Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica
Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica
Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica
Ebook92 pages1 hour

Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica

Rating: 4.5 out of 5 stars

4.5/5

()

Read preview

About this ebook

A série “Liderança Bíblica” é formada por cinco (05) livros que visam fomentar os princípios e práticas bíblicas essenciais para o líder cristão. Devido à grande importância da liderança na edificação da Igreja, aquele que é chamado para liderar deve se dedicar, entre outras coisas, ao aprendizado dos princípios, práticas e estratégias de liderança bíblica, pois seus valores diferem do que é ensinado e praticado no mundo. Assim, esta série foi desenvolvida para ajudar no ensino e na prática de conhecimentos fundamentais que um líder cristão deve possuir e desenvolver para tornar-se um dedicado líder na igreja de Jesus Cristo. O quarto livro, Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica, apresenta os princípios gerais da exegese e interpretação da Bíblia, os fatores que conduzem a uma interpretação acurada da Escrituras, a interpretação da linguagem figurada da Bíblia, como interpretar o Antigo e o Novo Testamentos, como realizar uma pesquisa interpretativa nas Escrituras e como aplicar as verdades bíblicas.

LanguagePortuguês
Release dateMar 17, 2016
ISBN9781310785603
Hermenêutica: Princípios de Interpretação Bíblica
Author

Evaristo Filho

Evaristo Filho é teólogo, cientista social, escritor e professor. Ele é o fundador e diretor do SETEB – Seminário Teológico Evangélico Bíblico, um ministério cristão que oferece cursos ‘livres’ de teologia. Através do SETEB, o autor tem facilitado o acesso a uma educação teológica de qualidade a líderes brasileiros e luso-africanos em várias partes do mundo. Sua grande paixão é ver centenas de igrejas sendo edificadas de acordo com o padrão estabelecido por Deus no Novo Testamento, a fim de que o evangelho seja pregado a milhares de pessoas que se converterão e serão discipuladas.

Read more from Evaristo Filho

Related to Hermenêutica

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Hermenêutica

Rating: 4.583333333333333 out of 5 stars
4.5/5

12 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Hermenêutica - Evaristo Filho

    Sobre a Série Liderança Bíblica

    A série Liderança Bíblica é formada por cinco (05) livros que visam fomentar os princípios e as práticas bíblicas fundamentais para o líder cristão. A liderança cristã é ao mesmo tempo uma vocação divina e uma habilidade a ser desenvolvida com o propósito de preparar os cristãos para a obra do ministério, que é a edificação do Corpo de Cristo. Devido à grande importância da liderança na edificação da Igreja, aquele que é chamado para liderar deve se dedicar, entre outras coisas, ao aprendizado dos princípios, práticas e estratégias de liderança bíblica e teológica, pois os seus valores diferem do que é ensinado e praticado de acordo com os princípios mundanos. Assim, esta série foi desenvolvida para ajudar no ensino e na prática de conhecimentos e habilidades fundamentais que um líder cristão deve possuir e desenvolver para se tornar um dedicado líder teológico na igreja de Jesus Cristo.

    O primeiro livro da série, Princípios de Liderança Cristã, apresenta o conceito, as bases, os princípios e as qualidades que um líder cristão deve apreender e praticar a fim de ser um líder segundo o coração de Deus. O segundo livro, Princípios de Administração Eclesiástica, provê um ensino consistente sobre o que a Bíblia ensina sobre o tema e as suas bases, pilares e importância, além de proporcionar algumas ideias práticas sobre como administrar o tipo de igreja que deseja cumprir os propósitos de Deus. Introdução ao Estudo da Teologia é o terceiro livro da série e tem por objetivo iniciar o líder cristão nas questões fundamentais da teologia cristã, diferenciar e relacionar teologia e doutrina, mostrar as divisões principais do estudo teológico e prover uma visão geral dos principais temas da teologia sistemática (as doutrinas da Bíblia, Deus, Cristo, Espírito Santo, homem e anjos). O quarto livro, Hermenêutica – Princípios de Interpretação Bíblica, apresenta os princípios gerais da exegese e interpretação da Bíblia, os fatores que conduzem a uma interpretação mais acurada da Escrituras, especialmente, como interpretar a linguagem figurada da Bíblia, o Antigo e o Novo Testamentos, como realizar uma pesquisa interpretativa nas Escrituras e como aplicar as verdades bíblicas que estudamos. O último livro da série, Homilética – Pregação e Ensino, explica os propósitos principais do ministério da Palavra (pregação e ensino), como usar os recursos homiléticos na preparação de exposições da Bíblia e como ministrar a Palavra escrita como Jesus a ministrou.

    Nenhum desses livros da série foi escrito com o propósito de expor tudo o que a Bíblia ou a teologia ensina sobre os temas que eles apresentam. Além disso, eles não visam meramente transmitir informações. O propósito desta série é levar o leitor a considerar a vocação e a prática da liderança cristã à luz das Escrituras. Portanto, você não deve ler os livros desta série apenas para obter um conjunto de boas ideias sobre a liderança; antes, você deve deixar que Deus fale ao seu coração a fim de ensinar-lhe as verdades bíblicas que são aqui ensinadas e, assim, que as suas ações, atitudes, sentimentos e pensamentos contrários à vontade de Deus sejam transformados, a fim de que você seja diariamente conformado à semelhança de Jesus Cristo.

    Informações Gerais

    Este livro está dividido nas seguintes partes:

    Aquecimento: Antes do texto principal, há uma série de questões e/ou exercícios e/ou tarefas que foram elaboradas para prepará-lo, tanto mental quanto espiritualmente, para o estudo principal deste livro. Você deverá completar estas tarefas de ‘aquecimento’ antes de iniciar o estudo principal e realizar as tarefas que exigirão mais de você.

    Estudo principal: Esta seção contém o texto para estudo que ensinará o tema e os principais tópicos, conceitos, princípios etc., que o aluno deve aprender para concluir seus estudos satisfatoriamente. O estudo principal não busca cobrir todos os tópicos relacionados ao tema, mas apenas prover um sólido fundamento sobre o qual o aluno poderá construir novos e maiores conhecimentos sobre o assunto.

    Questões para revisão: Ao concluir o estudo principal, complete as questões para revisão. O propósito desta seção é ajudá-lo a focar nos principais pontos do estudo e prepará-lo para o projeto final. Você pode usar tanto as suas notas pessoais como o conteúdo do estudo principal, além de citar versículos para fundamentar as suas respostas. Quando as respostas exigirem que você use o estudo principal, procure respondê-las, primeiramente, sem consultar este livro. Se você não conseguir, ache as respostas no texto e estude essas partes mais uma vez antes de prosseguir.

    Trabalho Final: Ao final do estudo principal há um trabalho final que foi elaborado para ajudá-lo a viver e/ou ministrar o tema deste livro. As ideias e conceitos que você aprendeu são muito importantes para nós. Desse modo, o trabalho final é importante para sabermos o que você aprendeu e como aplicará esse aprendizado em sua vida e/ou ministério.

    Observação: a formatação deste livro não segue o padrão de publicações acadêmicas, por exemplo, da ABNT. Isso se dá, primeiramente, porque o mesmo não foi escrito para atender ao leitor acadêmico. Em segundo lugar, por causa das limitações resultantes de usarmos uma única formatação para os diferentes tipos de arquivos digitais em que este livro está sendo distribuído. Adicionalmente, ele não segue o padrão acadêmico porque este texto foi escrito há muitos anos, quando não havia a preocupação, da parte do autor, em registrar corretamente as citações e referências usadas, enfim, de algumas das fontes bibliográficas utilizadas. Contudo, apesar de tais limitações, o valor bíblico e teológico do conteúdo aqui apresentado se mantém intacto.

    Estrutura e procedimentos para estudar

    Unidade I: Aquecimento

    Passo 1:

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1