You are on page 1of 2

Projeto Cuidar do Planeta cuidar da Vida

Outra economia possvel

Como cuidar do planeta sem antes mudarmos nossos hbitos alimentares, nossa maneiras de nos vestirmos, de coletar nosso lixo, de cuidar da nossa economia. Para isso somos convocadas a conhecer a Economia Solidaria. O que a Economia Solidaria? um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que preciso para viver. sem explorar ningum, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Tambm entendida como uma estratgia de enfrentamento da excluso social e da precarizao do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidarias de gerao de trabalho e renda. A Economia Solidria est ao nosso lado. s abrir a janela do nosso corao para sentir e ouvir quantos trabalhos alternativos existem no intuito de cuidar do nosso Planeta e da nossa vida. Vamos participar deste momento solidrio na Provncia.

Como podemos participar?


1. Consumindo solidariamente e corretamente J existem no Brasil milhares de empreendimentos solidrios: so cooperativas ou associaes de trabalhadores do campo e da cidade, feiras agroecolgicas e artesanais, brech, reciclagem, sebo, entre outros empreendedorismos onde h cooperao e respeito pela me natureza. Abrir nossa cabea a esta realidade Frequentar feiras e eventos de economia solidria. No nosso bairro, na nossa praa... Fazer exposio e venda de trabalhos artesanais feitos pelas irms em beneficio da misso.

Incentivar e acompanhar o trabalho artesanal com produtos naturais da regio. Ex. Rondnia, Par e Maranho. Fazer doao ao Brech daquilo que no est sendo usado. Trabalhar nosso espirito de consumismo. Repassar livros para o sebo. Aproveitar nossos espaos para fazer nossas hortalias e plantas medicinais.

2. Fazendo coleta seletiva Aprendendo a separar o nosso lixo, informando-se quais os materiais que so reciclados e os que no so reciclveis para depois entregar a grupos que j tem um trabalho voltado para esta realidade. Assim estamos colaborando com cuidado do Planeta. Fazer os recipientes para a coletiva seletiva. Ampliar o trabalho seletivo j existente nas comunidades e colgios. Fazer uma caixa para coleta de pilhas usadas e entregar nas lojas apropriadas. Hiper BomPreco... Trabalhar com pilhas recarregveis. Destinar o lixo orgnico para animais e ou adubo. Fazer o prprio composto biolgico. Reduzir o uso do leo e ter um recipiente para separar o leo saturado e entregar a grupos que fabricam sabo.

3. Consumindo conscientemente a gua e energia. Sabemos que existem varias fontes de energia limpa. No Brasil a grande maioria provem de energia no renovvel, ou seja, suja. Como contribuir com essa mudana? O que podemos fazer para que o planeta comece a sentir a leveza de nosso gesto? Faz parte de nossa economia solidaria. Colocar sensor de presena Manter chuveiros, torneiras, descargas sem vazamento. Utilizar bem a mquina de lavar roupas, o ferro de engomar e o chuveiro eltrico. Visitar os sites relativos ao tema e aproveitas as ideias. 4. Informando e passando adiante a noticia de que outra economia possvel. Podemos, a partir da nossa experincia e prtica, divulgar os empreendedorismos solidrios de nossa cidade, mostrar a importncia do consumo consciente para amigos, vizinhos, professores, alunos, pais, funcionrios, Irms, Agentes de Pastoral, famlias .

Como se informar?
Sobre Economia Solidria(ES), Reciclagem(R), Fontes de Energia Renovveis (FER), Nossa Caminhada como cuidadoras do Planeta e da Vida(NCCP), na internet. Saiba como e onde voc pode se informar? 1. Voc pode ter acesso s ultimas noticias, documentos e artigos e reflexes sobre a Econ. Solidria no Site: www.fbes.org.br 2. A Reciclagem uma comunidade on-line que interagem com quem quer descobrir melhor este trabalho. Site: www.lixo.com.br 3. As fontes de energia renovveis voc pode acessar o site: http://planetasustentavel.abril.com.br 4. E para saber como estamos caminhando no nosso proposito de mudar de vida podemos acessar o Blog: www.comiteverde.blogspot.com Lembre-se que ele ser nosso informativo on-line. A construo dele depender de cada uma de ns.

You might also like