You are on page 1of 36

Ephraim Ferreira Medeiros

"F acreditarmos no que no vemos; e a recompensa dessa f vermos aquilo em que acreditamos."

Santo Agostinho APRESENTAO Durante muitos sculos a humanidade encara o constante desafio da sobrevivncia e da longevidade. Todos os povos, desde a antigidade, desenvolveram mtodos teraputicos eficazes na tentativa de, seno a imortalidade, atingir uma idade avanada gozando de sade plena. Um ponto em comum entre todas as culturas e seus mtodos teraputicos o aspecto da preveno. Antecipar-se ao mal para que ele no advenha. Os mdicos, na antiga China, tinham parte do soldo temporariamente cortada, caso algum dos seus pacientes ficasse impedido de trabalhar por motivo de doena e, sendo assim, o mdico sentia-se obrigado a dar muito valor profilaxia. A acupuntura uma terapia que remonta a proto-histria da humanidade. As primeiras agulhas foram confeccionadas em pedra lascada e somente aps o domnio o fogo e do processo de fundio de metais que foi se aprimorando a tecnologia que possibilitou construir agulhas como conhecemos e trabalhamos atualmente. A tcnica da Acupuntura consiste na insero de finas agulhas em determinados pontos especiais da pele, chamados acupontos. A estimulao das agulhas produz intensos efeitos teraputicos que abrangem desde analgesia local at alteraes em nvel psquico. A acupuntura se desenvolveu no oriente, juntamente com um conjunto de valiosos conhecimentos mdicos que hoje denominamos de Medicina Tradicional Chinesa e que incluem a Moxaterapia, a Massagem Tui Na, a Fitoterapia, a Diettica, os mtodos de Sangria e os Exerccios Respiratrios ( como o Qi Gong ), entre outros. Enquanto os chineses desenvolviam a acupuntura, quase simultaneamente eles, os egpcios foram os primeiros a desenvolver mtodos e receitas teraputicas utilizando leos essenciais extrados de ervas aromticas que, por sua vez, j eram conhecidas e usadas desde o perodo neoltico. A Aromaterapia tomou grande impulso quando os rabes, no final do sculo X, dominaram o processo de destilao e assim foi possvel obter leos essenciais com alto grau de pureza, cuja obteno era impossvel anteriormente. A partir da o comrcio de compostos aromticos tomou grande um impulso ( existem evidncias de que esse tipo de comrcio j existia h 4000 anos atrs ) e desenvolveram-se novos compostos, perfumes e frmulas teraputicas, muitos dos quais ainda so utilizados at hoje por terapeutas e pela industria cosmtica.

Podemos encontrar citaes sobre o uso de ervas aromticas na Bblia 1 e em vrias obras e cerimnias sagradas2 de diferentes religies, o que comprova a importncia e o simbolismo mstico destas plantas. Dentre as "Propriedades Msticas" de muitas destas plantas estaria a de, sob determinadas condies especiais, como durante a meditao e a orao, ampliar o sentido visionrio, indispensvel para se ter contato com o que Aldous Huxley em sua obra "O cu e o Inferno" chama de "Os Antpodas da Mente", isto , dimenses do subconsciente coletivo ou o mundo visionrio propriamente dito. Da o uso e o grande valor atribudo essas plantas aromticas em diversas cerimonias msticas e religiosas. A descrio das funes energticas dos leos essenciais, segundo a terminologia da Medicina Tradicional Chinesa, algo bastante recente 3 nesta escala cronolgica e possibilitou o encontro e a fuso da Aromaterapia com a Acupuntura, duas conhecidas terapias milenares de cura holstica. Possibilitou tambm a fuso da aromaterapia com tcnicas milenares de massagem corporal, criando a Acupressura Aromtica, uma tcnica que une o poder teraputico dos leos essenciais com a eficincia da massagem aplicada com os dedos, sobre pontos de acupuntura previamente selecionados. Na Acupuntura Aromtica, tanto os leos essenciais quanto os acupontos so escolhidos para associao de acordo com o quadro energtico e sintomatolgico apresentado pelo paciente e pelos dados colhidos atravs de mtodos de diagnstico tradicionais, como a pulsologia radial e o exame da lngua, entre outros. Essa associao pode ser feita de maneira sistemtica, cruzando as funes energticas dos leos essenciais com a dos pontos de acupuntura. A Acupuntura Aromtica uma nova prtica que, apesar de independente, deve ampliar e integrar perspectivas teraputicas nas duas reas que abrange, fazendo com que acupuntura e aromaterapia complementem-se de maneira especial e trabalhem intimamente juntas, visando o bem estar fsico e espiritual do paciente. Essa obra pretende introduzir um sistema bsico para a utilizao da Acupuntura Aromtica. Futuramente ser publicado um sistema mais amplo, que abrange todos os pontos de acupuntura, possivelmente mais leos essenciais integrados.

"Meu amado para mim como um ramalhete de MIRRA sobre os meus seios...".Trecho de Cntico dos Cnticos de Salomo. 2 O leo essencial de Benjoim ( Styrax benzoin ) um importante ingrediente do incenso usado nos templos budistas e hindus. 3 A esse respeito podemos destacar os trabalhos de Peter Holmes " The Energetics of Western Herbs " (1989) e, de Gabriel Mojay, " Aromatherapy for Healing de Spirit " (1996).

AS BASES TERICAS DA ACUPUNTURA AROMTICA


Como surgiu a idia de associar leos essenciais com pontos de acupuntura ? Quais seriam as bases tericas para essa associao/integrao ? As respostas estas perguntas certamente podem ajudar muito o leitor na compreenso dos fundamentos da Acupuntura Aromtica. A Acupuntura Aromtica foi criada integrando os princpios fundamentais da Aromaterapia com os da Acupuntura Tradicional Chinesa. Cada leo essencial tem caractersticas teraputicas individuais, o que lhe confere , segundo Gabriel Mojay, uma "Assinatura Teraputica nica " 4 que a expresso mxima da sua energia vital, chamada de Qi 5 pela Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ). Ainda, segundo Gabriel Mojay , para se apreender o Qi de um leo essencial necessrio que se atente para as suas caractersticas, detalhes, estrutura botnica, qumica, aroma, propriedades e usos. A Acupuntura, utiliza a estimulao dos acupontos para distribuir e fazer circular da melhor maneira possvel o Qi do paciente dentro dos meridianos. Durante o diagnstico, o terapeuta distingue a natureza do desequilbrio do Qi e onde ele se encontra e, a partir da, traa um esquema teraputico para desenvolver o tratamento. Muitas vezes preciso preencher os meridianos afetados pelo Qi em desequilbrio com os princpios energticos curativos provenientes das plantas medicinais. Utilizando a Fitoterapia, em conjunto com a Acupuntura, pode-se dar um "Quantum" energtico ao paciente, o que ajuda a promover um restabelecimento mais rpido e duradouro do quadro clnico. A Aromaterapia seria uma espcie de " Fitoterapia Celular ", pois os princpios ativos dos leos essenciais extrados de plantas medicinais podem penetrar diretamente na circulao atravs da pele. Como os leos essenciais so compostos extremamente concentrados e fortes, todos os autores concordam que as duas melhores e mais seguras maneiras de utiliz-los so via inalao e, principalmente, atravs do contato com a pele. Ao contrrio das utilizaes anteriores, a ingesto de leos essenciais no recomendada sem a superviso de um aromaterapeuta qualificado e bastante experiente e/ou de um mdico, pois pode gerar graves efeitos colaterais ao organismo e causar danos irreversveis mucosa gstrica. Segundo descreve Marguerite Maury, os leos essenciais postos em contato com a superfcie da pele, so capazes de penetr-la e alcanar o lquido extracelular. Os elementos introduzidos so levados at os rgos onde so retidos seletivamente. Estima-se que se leva de 10 a 20 minutos para que os leos entrem na corrente sangnea, mas acima de trs ou seis horas para serem completamente absorvidos pelo corpo, sendo eliminado qualquer excedente pela urina aps duas oito horas. Por esta razo no se recomenda lavar os pontos ou tomar banho num perodo de trs a seis horas aps uma sesso de Acupuntura Aromtica, pois se estaria perdendo um importante efeito teraputico posterior sesso.

4 5

Aromatherapy for Healing the Spirit , Gaia Books, 1996 pronuncia-se Chee

O ponto de acupuntura, quando comparado com outras regies da pele , apresenta um padro anatmico diferente, contendo, por exemplo, maior concentrao de terminaes nervosas livres e encapsuladas. Durante a estimulao da acupuntura, a regio correspondente ao ponto de acupuntura , torna-se um centro de transformaes, tanto no campo energtico, quanto neural, humoral e imunolgico, sendo possvel, durante e aps a estimulao, detectar no sangue modificaes ( aumento ou diminuio ) na secreo de diversas substncias ( como neuro-hormnios, neurotransmissores, interleucinas e outros) circulantes. Sobre os efeitos neurais da Acupuntura Ysao Yamamura descreve 6 : "A insero da agulha nos pontos de acupuntura tem dois efeitos imediatos : 1. Mudana no potencial eltrico local, determinado pelas cargas eltricas que existem no ponto da agulha. 2. Leso tissular - promovendo um estmulo de ordem mecnica. O efeito eltrico da agulha assegura a formao imediata de um potencial de ao ao nvel do sistema nervoso, explicando as reaes conhecidas na Medicina Tradicional Chinesa como Te Qi 7..." "...a presena, na regio do acuponto, de uma grande concentrao de mastcitos, determina uma reao orgnica mais lenta e duradoura, que a expresso da regenerao cicatricial dos tecidos injuriados, a qual assegura o efeito da Acupuntura no perodo de at 15 dias aps cada insero, perodo este que coincide com o processo cicatricial orgnico". A modificao do padro de liberao de todas essas substncias e do padro de resposta neural que ocorre durante a acupuntura visa, e geralmente resulta, no restabelecimento ou na manuteno do equilbrio metablico interno ( homeostase ) do paciente. A penetrao dos componentes qumicos dos leos essenciais nessa regio leva a crer que esses compostos exercem algum papel ativo importante e direto, dentro desses processos metablicos, dados os resultados que a Acupuntura Aromtica vem apresentando. Numa pesquisa cientfica que se inicie para estudar a Acupuntura Aromtica, pode-se investigar , entre outras coisas, se na regio dos pontos de acupuntura, as substncias ativas dos leos essenciais apresentam alguma interao local direta ou indireta com as substncias liberadas pelo organismo durante a estimulao por acupuntura ou se estimulam ainda mais a produo dessas substncias. Energticamente, no entanto, no h dvida de que a aplicao de um leo essencial sobre um ponto de acupuntura tem grande potencial teraputico, devido ao fato de se acrescer funo energtica do ponto o Qi extremamente concentrado dos leos essenciais. Para que isso ocorra, tanto o leo essencial quanto o acuponto associados devem ter funes energticas similares ou, melhor ainda, os leos podem ser ligados pontos de acupuntura abertos na hora do tratamento que j esto recebendo o impacto natural dos Troncos Celestes e Ramos T errestres e que tambm esto abertos para que medicamentos possam entrar no organismo com maior eficincia. A prtica da Acupuntura Aromtica tem mostrado fortes evidncias de que leos essenciais e pontos de acupuntura, quando ligados diretamente, produzem fortes e amplos efeitos teraputicos. Sabe-se tambm, que os componentes qumicos dos leos essenciais tem propriedades farmacolgicas importantes, conhecidas e estudadas, como por exemplo o Mentol, presente no leo essencial de Mentha piperita e que amplamente usado em pacientes com bronquite pois, dentre outros efeitos reduz a concentrao de acetilcolina , substncia responsvel pelos espasmos dos brnquios , no sangue ou, segundo a viso da MTC, atua dispersando o VentoCalor que se alojou no Pulmo, originando a bronquite. At o momento foram discutidos aqui os efeitos dos leos quando aplicados sobre a pele, mas temos obrigao de levar em considerao que na Acupuntura Aromtica tambm beneficiamos o paciente com a inalao das molculas aromticas constituintes do leo essencial.

6 7

Yamamura,Y - Acupuntura, A Arte de Inserir. So Paulo , Roca, 1995

No Te Qi ideal, o paciente sente uma forte sensao semelhante um "choque " e que percorre o trajeto do meridiano estimulado. 5

A inalao de substncias aromticas contidas nos leos essenciais pode, por exemplo, estimular a produo de endorfinas na pituitria 8 , de noradrenalina no locus ciruleus 9 e de encefalinas no tlamo 10, o que por si, j demonstra que existem relaes ntimas entre as vias fisiolgicas ativadas pelos compostos presentes nos leos e pela estimulao por Acupuntura. Segundo Robert Tisserand, ... A abbada interna do nariz revestida de uma fina camada de muco de onde se projetam plos muito delgados ; no se sabe ao certo se os plos se projetam para alm do muco ou simplesmente dentro dele. Eles constituem um tipo de haste semelhante s clulas nervosas olfativas, e h de seis a doze plos olfativos para cada clula. Os plos so extenses desguarnecidas das verdadeiras clulas neurais, de modo que o olfato excepcional entre todos os sentidos, pelo fato de envolver uma interao extremamente direta entre o neurnio e a fonte de estmulo. A outra extremidade do neurnio se vai diretamente para o bulbo olfatrio do crebro. 11 Assim o efeito olfativo tem a capacidade de produzir uma resposta imediata no crebro, ainda na primeira fase de ao da Acupuntura Aromtica ( a descrio dessa fase ser mostrada mais a seguir ). Geralmente esse efeito se traduz por um paciente mais calmo e tranqilo ( ou, pelo contrrio, mais ativo e animado nos casos de letargia ) e algumas vezes, durante a sesso ocorre um interessante fenmeno no qual vem mente do paciente fatos importantes que foram esquecidos ou bloqueados, tais como traumas, culpas, perdas e situaes crticas da infncia. Mas essa lembrana, excepcionalmente, resgatada de maneira tranqila, sendo acolhida e compreendida de uma forma mais elaborada e pacfica, segundo revelam os prprios pacientes aps a consulta. Valnet 12 descreve algo semelhante essa sensao em suas pesquisas com diversos leos essenciais usados no tratamento de depresso e ansiedade : " Dir-se-ia que os pacientes se sentem como transportados pelo leo essencial at um mundo diferente, mais agradvel e aceitvel, de modo que muitos dos seus instintos reativos so refreados e eles gradualmente voltam normalidade" Marguerite Maury 13 tambm observou esse efeito em seus pacientes e opinou : "...o maior interesse o efeito da fragrncia sobre o estado psquico e mental do indivduo. Os poderes de percepo se tornam mais ntidos e mais acurados, e h a sensao de se ver mais objetivamente e em conseqncia, em uma perspectiva mais real. Portanto, pode-se admitir que os desconfortos emocionais que costumam obscurecer a percepo praticamente so suprimidos. " Robert Tisserand 14, chama esse parte desse fenmeno de "efeito reanimador": "...a essncia nos transporta acima dos nossos problemas, fazendo com que nos sintamos mais leves e livres...". Muitos acupunturistas j se utilizam da aromaterapia durante as sesses, seja aromatizando o consultrio com essncias calmantes, seja embebendo as agulhas em determinados leos essenciais, quase sempre a Lavanda, antes de inseri-las nos pacientes, visando uma complementao da esterilizao das agulhas, visto que todos os leos essenciais em maior ou menor grau so notadamente bactericidas e/ou fungicidas. Nunca antes, entretanto, se props um estudo sistemtico relacionando especificamente leos essenciais e pontos de acupuntura, visando obter efeitos teraputicos mais amplos, a partir dessa interao. Na Acupuntura Aromtica o tratamento tem 2 fases principais, podendo ainda existir uma terceira fase, onde o paciente tem papel ativo. A primeira fase onde predominam os efeitos da acupuntura, quando o paciente, aps avaliao da sua condio energtica, recebe a puno das agulhas no seu corpo e logo

8 9

Os leos essenciais de Jasmim, Slvia, Ylang Ylang, Patchouli tem esse potencial.

10 11 12

Os leos essenciais de Cardamomo, Junpero, Limo, Alecrim tem esse potencial. Os leos essenciais de Grapefruit, Jasmim, Slvia e Rosa tem esse potencial.

Tisserand,R. A Arte da Aromaterapia. So Paulo. Roca,1993. Valnet, J. The Practice of Aromatherapy. Saffron Walden , Inglaterra : C.W.Daniel, 1980. 13 Maury, M. The Secret of Life and Youth ( trad. Francs Le Capital Jeunesse) , 1961. 14 Tisserand, R. A Arte da Aromaterapia , Ed. Roca, 1993 6

em seguida, a aplicao de gotas dos leos essenciais selecionados junto alguns pontos, na regio da pele em torno das agulhas j inseridas . Durante a sesso de acupuntura, o estmulo das agulhas produz um efeito equilibrador na energia do paciente. Esse efeito somado ao efeito produzido pela aplicao de uma gota de um leo essencial puro, selecionado especificamente para atuar sobre um par de pontos de acupuntura que j est sendo estimulado pelas agulhas. A escolha do leo e dos pontos que sero associados feita levando em considerao os objetivos do esquema teraputico que est sendo utilizado. Para obtermos os melhores efeitos teraputicos possveis, devemos, por exemplo, associar um leo essencial cuja funo energtica esfriar o sangue, com um acuponto que tenha essa mesma funo ( BP10, por exemplo ) e ainda aplicarmos esse mesmo leo no grupo de pontos abertos da hora do tratamento. Na segunda fase da Acupuntura Aromtica predominam os efeitos dos leos essenciais no organismo do paciente. Essa fase inicia durante a sesso de acupuntura, depois de inseridas as agulhas e obtido o Qi, no momento em que os leos so aplicados em torno da pele que circunda as agulhas que esto estimulando os acupontos chave, previamente selecionados . Esta segunda fase se estende at algumas horas depois da sesso, pois os leos essenciais continuam biolgica e energeticamente ativos, Estimulando a energia nos pontos chave, utilizados durante a sesso e dando uma suave continuao no estmulo aps a sesso de Acupuntura Aromtica. Para que essa segunda fase tenha o melhor resultado possvel, ressalta-se novamente que preciso recomendar ao paciente que evite lavar os pontos onde os leos essenciais foram aplicados possibilitando, assim, a continuidade na penetrao dos princpios ativos at as regies mais profundas de pele. Uma terceira fase tem a participao direta do paciente e dele depende para haver com sucesso. Nesta fase o paciente adota no seu cotidiano, prticas de aromaterapia em geral, utilizando outros leos essenciais importantes no seu tratamento e que porventura no puderam ser utilizados na sesso de Acupuntura Aromtica. Isto pode ser feito atravs de inalaes, aromatizao de ambientes, massagens, compressas e outras formas . O terapeuta pode seguir a linha teraputica da PRESCRIO INDIVIDUAL de Marguerite Maury e preparar uma mistura individual, selecionando para tanto os leos que melhor se encaixem nas caractersticas energticas, psicolgicas e fsicas do paciente que tratado. Acupuntura e leos essenciais atuando estreitamente unidos na Acupuntura Aromtica, modulam-se reciprocamente nessa relao e resultam em um efeito quase sempre rpido e duradouro. A Acupuntura Aromtica valoriza ainda mais o papel dos leos essenciais e traz eles uma nova perspectiva, integrando-os e , pelos primeiros resultados clnicos, reservando eles lugar de honra junto gama de conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Na Acupuntura Aromtica o que mais interessa no momento da aplicao no propriamente a planta e seus componentes qumicos, mas a sim a vibrao, a energia, o Qi contido no leo essencial das plantas aromticas. A planta e seus componentes qumicos marcam presena mais efetiva na terceira fase, quando o paciente aplica os leos essenciais em uma maior quantidade no seu corpo, permitindo com que o organismo assimile as propriedades qumicas e no somente vibratrias das plantas de onde foram extrados os leos. A Acupuntura Aromtica vem se mostrando eficiente em pacientes cujo tratamento isolado, seja por acupuntura ou por aromaterapia no est respondendo satisfatoriamente aos estmulos aplicados e est sendo til em todos os tipos de pacientes, exceto, por ora, em epilpticos, grvidas e, sempre deve ser evitada em pacientes que sejam alrgicos algum leo essencial indicado ( o que muito raro ).

Os tratamentos psicoterpicos, de um modo geral, so extremamente beneficiados como uso da Acupuntura Aromtica, pois une-se o poderoso efeito psicolgico produzido pela acupuntura, com o tambm igualmente poderoso efeito teraputico dos leos essenciais sobre os estados psicolgicos patolgicos, podendo em muitos casos substituir ou reduzir em muito a dosagem de tranqilizantes e estimulantes usada no tratamento. O professor Paolo Rovesti, estudioso dos efeitos das essncias sobre a psique comenta: "A possibilidade de aplicar novas terapias nessas psiconeuroses comuns , portanto, de importncia considervel. Para tais fins, ento, interessa levar em conta o uso de leos essenciais como apoio ou mesmo nico remdio em psicoterapia." A Acupuntura Tradicional Chinesa tambm uma ferramenta teraputica extremamente valiosa nesses casos e que a Acupuntura Aromtica pode ser ainda mais importante.

OS SISTEMAS DE ACUPUNTURA AROMTICA


SISTEMA BASE O Sistema Base possibilita utilizar a Acupuntura Aromtica de maneira rpida e prtica no dia-a-dia do consultrio. O Sistema Base se fundamenta na Teoria dos Pontos Abertos e no Mtodo da Tartaruga Mstica ( para determinar esses pontos abertos ) onde postulado que a cada duas horas do dia ( o equivalente a uma hora chinesa ) existe um ponto de abertura de vaso maravilhoso e um grupo de pontos Su ou Shu antigos ( pontos de equilbrio dos 5 elementos ) recebendo impacto das energias celestes e terrestres. Os Vasos Maravilhosos, tambm chamados de Meridianos Curiosos tem por funo irrigar os espaos compreendidos entre os meridianos principais. Segundo os antigos, seria como se os meridianos principais fossem os rios e os meridianos curiosos os lagos. Os Vasos Maravilhosos so condutores que transportam a energia ancestral dos Rins para diferentes partes do corpo, inclusive para os meridianos principais, recebendo as energias Yong ( nutridora ) e Wei ( defensiva ), de modo que tanto nos meridianos principais como fora deles, na superfcie e na profundidade, nos rgo e nas vsceras, circulam sem parar as 3 energias fundamentais para a manuteno da vida. No momento do nosso nascimento e no momento em que estamos sendo tratados em acupuntura, existia e existem pontos que esto energeticamente mais receptivos( os pontos abertos do nascimento e da hora do tratamento ) a todo e qualquer estmulo externo como acupuntura, massagens e aplicao de medicamentos. Saber o ponto aberto da hora do nascimento do paciente, caso seja possvel, permite ao acupunturista pesquisar posteriormente a consulta e encontrar os leos essenciais de maior afinidade teraputica com a personalidade ou estado atual do paciente. Esse dado importante, pois podemos orientar o paciente para criar o hbito de fazer acupressura diariamente o seu ponto aberto da hora do nascimento e caso seja possvel ( por questes de horrio ), na mesma faixa de duas horas onde se encontra a hora do seu nascimento . Para esta massagem preparamos para o paciente uma quantidade de um dos seus leos de afinidade diluda em leo carreador com funo de Imperador em uma mistura com outros leos importantes. Essa prtica visa reforar o Qi essencial do paciente e fazer circular a energia por todo o corpo. Aplicar os leos essenciais nos pontos abertos da hora do tratamento e/ou nascimento do paciente permite que Qi dos leos penetre por eles e alcance todo o organismo. No sistema base essa caracterstica muito valorizada para fazer penetrarem no corpo o Qi dos leos essenciais escolhidos e essa energia inerente ao leo vai, atravs dos Vasos Maravilhosos, ganhar o resto do corpo. Conclui-se que todo e qualquer leo essencial que seja colocado sobre o ponto aberto da hora do tratamento ter suas funes energticas melhor distribudas se, comparativamente, este mesmo leo for aplicado em associao com qualquer outro ponto de acupuntura.

Assim, tendo determinado o leo para o tratamento e os pontos abertos, basta aplic-lo sobre os pontos abertos aps a insero da agulha e obteno do Qi ou segundo os mtodos que sero explicados mais a seguir.

O Sistema de Conjuno
O Sistema de Conjuno um sistema mais complexo que integra os pontos abertos do sistema base com outros pontos de ao importante no organismo. Por exemplo, porque no associar, alm dos pontos abertos, o ponto B13 e o ponto P9 com leo essencial de Gengibre, nos casos de afeces devidas ao Vento-Frio alojado nos Pulmes ? Os dois pontos citados acima, possuem afinidade uma afinidade muito grande com a funo energtica do de Gengibre e uma associao entre eles, permite que tambm haja um alcance mais Completo do Qi do leo junto ao rgo afetado, complementando a estimulao dos pontos abertos do Sistema Base. No Sistema de Conjuno adicionamos, ento, aos pontos de equilbrio do sistema base, pontos de ao fisiolgica, usados no tratamento de desequilbrios, dentro do universo dos 5 elementos, das 6 influncias perniciosas e das 7 emoes ( 7 demnios internos ) e que, juntamente com os pontos de abertura de vaso maravilhosos e os Shu antigos do Sistema Base, constituem um valioso recurso teraputico . Para cada uma dessas condies em desequilbrio existe um grupo de leos que pode ser associado pontos de acupuntura de efeito teraputico anlogo. Exemplo: Shen Agitado devido Yang do Corao em elevao. Um dos Pontos mais indicados para o tratamento: C7 ( Shen men)
Harmoniza o Qi do Corao Harmoniza o Yong Qi Acalma o Shen, fortalece a Mente Transforma a Mucosidade do Corao Faz a limpeza de Calor do Corao Refresca o Calor do Sangue Dispersa a Mucosidade e o Vento Perverso

leos indicados para o tratamento dessa condio e que podem ser ( e posteriormente usados isoladamente, diludos em um carreador ) com o C7 :
Lavanda Ylang Ylang Melissa Neroli Rosa

associados

At agora, os resultados observados utilizando esse sistema foram : 1) Efeitos teraputicos mais acentuados e, em alguns casos, mais rpidos. 2) Efeitos teraputicos de durao maior. 3) Pacientes que no respondiam ao estmulo da acupuntura, passando a apresentar melhora ( em alguns casos pequena em outros significativa ). 4) Pacientes que tem algum temor das agulhas mais tranqilos durante a sesso. 5) Pacientes reconhecendo e utilizando os efeitos teraputicos da aromaterapia n o perodo entre as sesses de tratamento e , aps receberem alta, incorporando no cotidiano o uso de compostos aromticos visando a manuteno do equilbrio aps o tratamento.

A Prtica da Acupuntura Aromtica Uma vez feito o diagnstico, determinados os pontos a serem estimulados procedimento normal de uma sesso de acupuntura ) e enfim selecionamos o (s) leo (s) para o tratamento com Acupuntura Aromtica, podemos prosseguir com a parte prtica da Acupuntura Aromtica. Na prtica, devemos ter sempre em mente a seguinte regra: PREPARAR O TERRENO PARA SEMEAR Isto , PRIMEIRO ESTIMULAR, DEPOIS ASSOCIAR Assim sendo, o estimulo no acuponto deve ser efetuado antes da aplicao do leo, seja atravs de Agulha, seja atravs de Moxa ou estmulo de outra natureza. Esse procedimento visa Abrir/ Semear o ponto para torn-lo receptivo ao Qi do leo que posteriormente ser aplicado, assim como aumentar a vascularizao da pele na regio do acuponto, permitindo uma melhor captao do leo essencial pelo organismo e tambm o acesso mais eficiente do Qi ao organismo. Quando inserimos a agulha no ponto de acupuntura, devemos procurar obter o Te Qi, uma sensao de parestesia ( adormecimento, sensao de peso, formigamento, um leve choque, vermelhido ao redor do p onto ) e aps a chegada do Qi, podemos aplicar uma pequena gota do leo essencial na pele junto agulha. Quando usamos Moxa, devemos proceder normalmente e aps a sesso aplicar o leo nos pontos chave. Quando trabalhamos com eletroacupuntura, podemos aplicar o leo igualmente aps a obteno do Qi ou antes de serem ligados os eletrodos. Na Auriculoterapia aromtica pode-se aplicar o leo aps a agulha ter sido inserida, da mesma forma que na acupuntura sistmica ou, nos caso de agulhas semipermanentes na fita adesiva ( preferencialmente do tipo Micropore ) que fixa a agulha. Algumas Consideraes Importantes O PACIENTE DEVE ESPERAR ALGUMAS HORAS PARA TOMAR BANHO E LAVAR PONTOS ONDE FOI APLICADO O LEO. Esse procedimento sugerido para que o paciente no interrompa a Segunda fase da Acupuntura Aromtica, Os leos essenciais aplicados na sesso permanecem penetrando pela pele, podendo isso ocorrer por algumas horas aps a sesso, dependendo da taxa de evaporao do leo. O Qi do leo permanece vibrando sobre o ponto um bom tempo aps o termino da Acupuntura. Lavar o ponto interfere negativamente neste processo. Pele transpirando pode reduzir os efeitos teraputicos da Acupuntura Aromtica. Uma pele que transpira excessivamente, no est receptiva para o Qi de um leo essencial, mesmo assim podemos considerar o uso do leo, mas devemos esperar efeitos mais reduzidos. Acupuntura Aromtica nunca deve ser aplicada sobre uma pele danificada. No aplicar leos em uma pele ferida ou danificada uma mxima muito usada em aromaterapia, mas que pode ser questionada ( Dr. Jean Valnet, um dos fundadores da Aromaterapia moderna, era mdico do exrcito francs e aplicava leos essenciais nos ferimentos dos soldados da Segunda Guerra Mundial ). Podemos considerar a Acupuntura Aromtica nos casos de cicatrizes que no fecham e ulceraes persistentes. -

10

- Acupuntura Aromtica no deve ser aplicada em pacientes com cncer, a menos que haja permisso do mdico responsvel pelo paciente. Existe uma advertncia ao uso de leos essenciais em pacientes com cncer avanado, mas que tambm deve ser debatida com o mdico responsvel pelo paciente, pois existem casos em que os leos essenciais tambm podem ser muito benficos se usados em conjunto com Acupuntura, pois ambos execrem papel regulatrio nas vias de controle da dor no Sistema Nervoso Central. No devemos usar uma quantidade excessiva de leo ao redor do ponto, na Acupuntura Aromtica. Os leos essenciais contm o Qi extremamente concentrado ( 1 gota de leo de rosa, por exemplo, representa o poder teraputico concentrado de mais de 25 xcaras de infuso preparada da mesma planta). Uma quantidade muito grande de leo aplicada pode produzir um efeito reverso ao pretendido. Vejamos o exemplo da Lavanda, geralmente usada para acalmar o Qi e esfriar o Corao, mas que em quantidades muito grandes pode aquecer e ser estimulante do Qi. Podemos usar outros leos como por exemplo o de Gengibre, em uma quantidade muito menor e obter o mesmo efeito, sem que haja desperdcio. -

As 6 Condies Externas ( ou As influncias Perniciosas )


Para podermos prosseguir o estudo detalhado da energtica dos leos essenciais, vamos primeiramente relembrar o papel das 6 energias da natureza que podem adquirir um carter patolgico ao penetrarem em um organismo energticamente debilitado ou desajustado. Vento, Frio, Fogo (Calor), Umidade, Sequido e Cancula (Calor de vero) so mudanas climticas normais. Quando os homens conseguem adaptar-se a elas, elas no so patognicas, mas quando ocorrem variaes climticas brutais ou anormais, ou ento a diminuio da resistncia do organismo, elas podem penetrar e tornar-se nocivas (patognicas), originando doenas. Nesse caso, as seis energias passam a se chamar seis excessos ou tambm seis viciados ou seis incorretos (Xie). Frio um fator patognico Yin (que portanto consume Yang Qi) que pode ser causado devido a um excesso de Yin ou quando o Yang do Corpo est deficiente. Manifestaes clnicas do Frio so: arrepios, membros frios, diarria com alimentos no digeridos, urina clara e abundante, palidez. O Frio est associado com o inverno. O Frio contrai, obstrui e atrasa o movimento normal, e inativa. O Frio pode bloquear a energia do Qi do Sangue, causando dores severas (cortantes e como cibras). Sinais da invaso do Frio: - Temor do Frio - necessidade de bebidas quentes e falta de sede - necessidade de Calor e aquecimento constantes (friorento) - dores intensas e cortantes - resposta baixa a doenas - sintomas piorando com o Frio e melhorando com o Calor - tendncia ao catarro ser fluido, transparente ou branco e copioso - urinas freqentes - pulso lento - lngua com revestimento branco.

11

CALOR O Calor ou o Fogo de natureza Yang, por ser uma energia ativa e quente. Est mais associado ao Vero, mas pode surgir em qualquer outra poca do ano. O Calor caracterizado por ser uma energia que provoca disperso, dano ao Yin com tendncia de se aprofundar e afetar a mente ( Shen ) . O Calor tambm provoca Vento e agitao internos que podem ocasionar dores de cabea, delrio, convulses e rigidez na nuca. Existem duas diferenas entre Calor e Fogo: 1) O Calor de origem externa e o Fogo de origem interna. 2) O Fogo normalmente est dentro dos rgos e os aquece e produz transformaes ( um desequilbrio interno pode fazer surgir Sndromes do tipo O Fogo o Corao inflama-se no alto). Sinais da invaso do Calor: - Temor do Calor - Desejo constante de frescor ou frio - Sede e desejo de bebidas geladas - Sintomas fortes ( Irritabilidade e inflamaes ) - Dor ardente e do tipo queimao - Tendncia a sentir Calor ( Calorento ) - Sente-se bem quando o tempo est frio ou fresco - Excitabilidade e comportamento ansioso, nervoso ou irrequieto. - Sintomas pioram com o Calor e melhoram com o frio - Tendncia a apresentar catarro viscoso e pegajoso - Alta temperatura corprea, inchaos, dores de cabea, dor de garganta, boca seca - Irritabilidade, insnia ou delrio - Face vermelha, olho avermelhados ou urine avermelhada - Tendncia a Ter infeces de pele do tipo, furnculos, ulceraes e bolhas com vermelhido e inchao local. - Pulso Rpido - Lngua vermelha podendo apresentar revestimento amarelado UMIDADE A Umidade perversa de natureza Yin pois se caracteriza por ser molhada, pesada e lenta. Viver ou trabalhar em locais midos ou vestir roupas midas pode permitir com que a Umidade invada o nosso corpo. A Umidade turva, pesada, colante e estagnante. Por ser de natureza Yin a Umidade tende a ir para o interior e a ferir o Yang Qi. Ela turva, pesada, suja, colante e estagnante. A Umidade est tradicionalmente relacionada a manifestaes externas como doenas de pele, ulceraes e abcessos ( sempre com presena de pus ), urina turva, diarria e leucorria com muito pus e odor repugnante. A Umidade tambm afeta as funes digestivas. Sinais da invaso do Calor: - Letargia - Muco ou catarro copioso ( sinal de Umidade-Frio ) - Esteve em ambiente de alta Umidade por um longo tempo. - Alimentao rica em amido e doces - Metabolismo lento - Temperamento fleumtico - Catarro claro ou branco e coriza. - Infees por fungos, especialmente Candida albicans - Tendncia a eructaes, dispepsia congestiva, constipao e reteno - Predisposio crnica a ter infecces de baixo grau - Hbito de comer comida gordurosa e altamente calrica - Hbito de ingerir lcool e usar drogas ( remdio tambm ) - Secrees e excrees corpreas mal cheirosas - Catarro pegajoso e amarelado ( Sinal de Umidade-Calor ) - Dificuldade de digerir gorduras e lcool - Pulso escorregadio - Lngua ou revestimento lingual de aspecto gorduroso. 12

SEQUIDO A Sequido freqentemente citada como uma condio restritamente ambiental.Mas na pratica clnica esse conceito mais extenso. A Sequido est associada ao outono e um fenmeno de natureza Yang, pois est muito relacionada com o Calor. A Sequido tende a causar desidratao, e seus primeiros sintomas so nariz, lbios e lngua secos; pele seca e rachada. Clinicamente, a Sequido no considerada um fator to importante. Sinais da invaso da Sequido: - vulnerabilidade para ter mucosas irritadas - desidratao e sede - diminuio das defesas corpreas superficiais, especialmente do sistema respiratrio, mucosas e pele - tendncia a condies atpicas tais quais: eczema seco, asma e rinite alrgica - dificuldade de respirar em um ambiente seco - pele seca - tosse seca e no produtiva - rinite alrgica - eczema alrgico seco - falta de flego e respirao ofegante Vento O Vento no interior do corpo se comporta da mesma maneira que no exterior. O Vento movimento e tambm gera movimento. O Vento afeta o corpo da mesma maneira que ele movimenta um galho de rvore. As dores mveis, que so aquelas em que o paciente no consegue determinar um lugar fixo para a dor que sente e diz que a cada hora ela est em um lugar so associadas com o Vento, pelo carter de movimento que ele tem. Coceiras, erupes na pele que mudam de local, espasmos, tremores nas extremidades, dores do tipo contratura e tonturas tambm esto relacionadas com o vento. O Vento relacionado com o primavera, mas suas desarmonias podem surgir em qualquer poca do ano. O Vento um influncia perniciosa que raramente est sozinho. Quase sempre acompanhado de outras energias perversas como Frio e Umidade. A presena do vento permite e aumenta a invaso do corpo por outras energias perversas. Sinais da invaso do Vento Externo: Temor do Vento Sintomas mveis ou flutuantes de aparecimento e desaparecimento sbito Transpirao Cefalias de aparecimento sbito Narinas entupidas Coceira na garganta Coceiras Sinais da produo do Vento Interno: Vertigens, tonturas Febre intermitente Espasmos musculares Tendncias reumticas Membros dormentes

13

O Estudo e conhecimento das funes energticas dos leos essenciais permite com que o acupunturista os associe com segurana aos pontos abertos e outros pontos. O estudo a seguir no um estudo completo nem usa todos os leos possveis para cada situao, mas visa dar ao acupunturista, elementos bsicos para a utilizao da Acupuntura Aromtica no tratamento de diversas condies. Algumas das sugestes de leo para associao ( como no caso do paciente em coma ) no foram testadas ainda e merecem ateno e relato, caso algum acupunturista as aplique. Vejamos, ento, a seguir, qual a atuao de diversos leos essenciais frente s diferentes condies de desajuste energtico que a vida no impe.

A Energtica dos leos Essenciais

Os leos que liberam o exterior so usados para condies onde os males do Vento, do Frio e do Calor afetam os nveis exteriores. Essas condies ocorrem tipicamente nas desarmonias agudas. So leos sudorficos, que expulsam o Calor e aliviam os msculos e as dores de artrite, harmonizando e aliviando o exterior. Existem 2 principais causas para essas condies: 1) O VENTO-FRIO: Devemos orientar a teraputica para aquecer o Tai Yang Devemos usar leos que atuem nos Pulmes e na Bexiga, visando fortalecer o Wei Qi e aliviam os sintomas ceflicos. Caso haja sintomas digestivos, devemos usar leos que alcancem os Pulmes, o Estmago e o Bao- Pncreas.

leos Que Liberam o Exterior

LEOS INDICADOS: Gengibre, Menta, Tomilho

2) VENTO-CALOR: Devemos refrescar o estagio Wei do Tai Yang Devemos usar leos que atuem nos Pulmes e no Fgado , este ltimo, principalmente se houverem sinais oftlmicos de vermelhido, irritao ou lacrimejar excessivo, devemos atentar em proteger o sangue armazenado.

LEOS INDICADOS: Eucalipto , Sndalo Com presena de sintomas oftlmicos associar tambm um dos leos : Bergamota ou Limo.

leos Que Aliviam o Calor/Fogo Interno


As principais causas do calor interno residem nos excessos. Podemos identificar 5 tipos de calor interno que correspondem : 1) 2) 3) 4) 5) Fogo queimando a camada Qi ou Calor no meridiano Yang Ming; Calor no Sangue; Umidade-Calor internos; Acumulo de Calor e toxinas; Penetrao e acmulo do Calor de Vero.

Para tratar esses males, devemos usar leos de natureza fria, exceto nos casos de Calor no Sangue e de Calor de Vero como veremos mais adiante.

14

No caso de Calor no Yang Ming ou camada Qi, devemos tratar usando leos que limpem o fogo interno.

LEOS INDICADOS: Lavanda, Camomila, Gernio, Rosa, Sndalo.

No caso de Calor que queima o Sangue, devemos atentar para o uso de leos que protegem e nutrem o Sangue, pois o Calor acaba por danificar os nutrientes do Sangue e se , nesse caso , apenas dispersarmos o Calor, teremos como resultado um sangue fraco e tendendo ao resfriamento. LEOS INDICADOS: Gernio, Rosa, Alecrim ( deve ser combinado com outro leo e ponto, caso contrrio pode aquecer mais ainda), Neroli.

No caso de acmulo de Umidade-Calor, devemos utilizar leos que limpem o Calor e a Umidade. LEOS INDICADOS: Limo.

No caso de acmulo de Calor provocado por excesso de toxinas devemos dispersar utilizando leos que promovem limpeza e que tenham forte ao anti-sptica. LEOS INDICADOS: Junpero, Tea Tree, Lavanda, Limo. J no caso do aquecimento interno pela penetrao do Calor de Vero, devemos utilizar leos que atuem fortalecendo o TR mdio e principalmente elevando o Qi do Bao, pois geralmente a funo digestiva est em desarmonia.

LEOS INDICADOS: Patchouli, Gernio, Lavanda Alecrim e Erva-Doce.

leos Purificadores
1) Purificadores de Ataque. Estimulam o peristaltismo intestinal e atuam de forma semelhante aos purificadores do Fogo e da Umidade-Calor Perversos. Geralmente so utilizados leos frescos para constipao por estagnao de energia na regio abdominal devido excesso de Calor interno: LEOS INDICADOS: Camomila, Gernio, Menta, Rosa, Bergamota, Laranja

15

Nos casos caracterizados como Excesso de Frio interno diminuindo o metabolismo e causando acmulo de toxinas, devemos utilizar leos que aqueam o interior, alm de estimular o peristaltismo. LEOS INDICADOS: Erva-doce, Gengibre, Tomilho

2) Umidificadores Quando a sequido ataca os intestinos necessrio o uso de leos laxantes suaves que umedecem os Intestinos. Como essas condies so freqentemente acompanhadas de deficincia no Yin e/ou no Sangue, podemos usar pontos e leos para tonificar essas funes. LEOS INDICADOS: Gernio, Sndalo, Rosa

3) Diurticos Fortes Devemos ter cuidado ao usar esses leos com pontos de Rim e Bexiga ( como R7 e B60 ) pois eles podem danificar o Yin e o Qi. So leos extremamente fortes e devem ser usados em Acupuntura Aromtica somente em casos severos de edemas e acumulaes pelo corpo em geral.

LEOS INDICADOS: Junpero

Drenar a Umidade
Os leos para drenar a Umidade tem efeitos um pouco semelhantes aos leos diurticos. Se a Umidade se acumula e fica estagnada, isso pode causar problemas no metabolismo dos fluidos. Nesses casos, utilizar somente leos diurticos no resolve o problema. Devemos utilizar leos que atuem nos rgo relacionados com a regulao e distribuio de gua e esses rgos so : Bao, Pulmes e Rins e Bexiga. leos que atuam no Bao so indicados para o controle dos fluido no corpo todo. LEOS INDICADOS: Patchouli, Cedro, Alecrim, Erva-doce leos que atuam na Bexiga s aumentam a sada de urina. LEOS INDICADOS: Junpero, Erva-Doce

16

Existe uma outra via de eliminao da Umidade Perversa, principalmente quando ela est associada ao Calor, que utiliza o Corao, que envia o excesso para o Intestino Delgado e este ento para a Bexiga que elimina. LEOS INDICADOS: Gernio

O Vento mido causo uma condio chamada Bi ( obstruo dolorosa ). Nessa condio vemos uma energia de natureza dinmica ( o Vento ) associada a outra de natureza estagnante ( a Umidade ). Quando essas duas energias combinadas, invadem o corpo elas provocam fortes dores e inchao. como se o Vento ficasse o tempo todo tentando empurrar a pesada Umidade que, ao penetrar no organismo, vai se colando e estagnando e esse embate entre o Vento e a Umidade que provoca o inchao e a dor, podendo estar associado tambm ao Frio ou ao Calor ( se o paciente melhora com aplicao de Calor , por exemplo, um sinal de que a causa devida ao Vento-Frio-mido ) Como as articulaes dos dedos das mo, punhos, dedos dos ps e calcanhares so dos lugares preferidos da Umidade p ara se grudar essa invaso pode acabar gerando um quadro de Reumatismo ( Sndroma Bi ) que deve ser tratado observando todos os fatores mencionado acima. Devemos, ento, usar leos que expulsem o Vento-mido alm de procurar o nvel da dor para reforar a raiz do problema. Dores ao nvel de tendes ( Fgado ) LEOS INDICADOS: Bergamota, Laranja, Mileflio, Neroli Caso acompanhadas de Sinais de Frio: Alecrim ( associar a pontos Ashi locais ) Caso acompanhadas de Sinais de Calor: Lavanda ( associar a pontos Ashi locais )

Drenando o Vento mido

Dores ao nvel do ossos e articulaes ( Rins ) LEOS INDICADOS: Geral : Cedro, Gengibre, Erva-Doce, Pinheiro, Mileflio Caso acompanhadas de Sinais de Frio: Alecrim ( associar a pontos Ashi locais ) Caso acompanhadas de Sinais de Calor: Lavanda ( associar a pontos Ashi locais )

Transformando o Fleuma do Pulmes e Acalmando a Tosse


Os Pulmes so os reservatrios do Fleuma no corpo e, por esse motivo, o acmulo do Fleuma afeta principalmente a funo dos Pulmes. Outros rgo envolvidos so o Bao e o Estmago. O Bao envolvido em tendncias crnicas de acmulo. A insuficincia no Bao gera o Fleuma. O Fleuma quando instalado no Estmago deixa o paciente sem apetite, podendo provocar nusea e vmitos. Devemos usar leos que atuem nos Pulmes, no Bao e no estmago, de acordo com a diagnstico. Existem Duas categorias de Fleuma: Fleuma Calor e Fleuma Frio . Identificando as duas situaes devemos escolher a teraputica adequada para transformar o Fleuma e associar com os pontos d acupuntura para reforar as funes e correspondentes. 17

LEOS INDICADOS PARA RESOLVER FLEUMA-CALOR : Menta, Eucalipto, Lavanda

LEOS INDICADOS RESOLVER FLEUMA-FRIO: Gengibre, Alecrim, Pinheiro, Esclaria, Jasmim. Tumores e Acumulaes Palpveis geralmente so devidos congesto da Umidade associada desmoronamento da energia do Bao. Os leos transformadores do Fleuma tambm so indicados nesses casos. LEOS INDICADOS: Mirra, Junpero ( associado com Lavanda ), Eucalipto Uma conseqncia do acmulo de Fleuma nos Pulmes a irritao do trato respiratrio, resultando em tosse. Devem ser usados, nesses casos , leos que resolvam o Fleuma e acalmem a tosse. LEOS INDICADOS: Jasmim, Eucalipto, Lavanda

Transformando a Umidade
So usados leos d ao similar aqueles para transformar o Fleuma, mas com uma e ao mais direta nesse caso. Para resolver o Fleuma devemos transform-lo antes, enquanto que para resolver a Umidade podemos ser mais radicais e sec-la. O Fleuma no se resolve por uma ao desse tipo, por que ele mais denso ( Numa analogia ele seria como o mel, enquanto que a Umidade seria como a gua em termos de densidade ) e bem menos dinmico. O Acmulo de Umidade, geralmente se reflete devido a insuficincia de Qi ou Yang no Aquecedor Mdio, especialmente no Bao e no Estmago. Devemos usar leos que reforcem essas funes para que a transformao da Umidade seja eficiente.

LEOS INDICADOS: Esclaria, Alecrim, Gengibre

Aliviando a Estagnao de Alimentos


A estagnao de alimentos tem padres etiolgicos similares aos da estagnao de Qi nos rgos digestivos, incluindo o Estmago, o Fgado, a Vescula Biliar e os Intestinos e por isso geralmente usamos tanto leos para regular o Qi quanto para aliviar a estagnao de alimentos. A estagnao de alimentos pode estar associada tanto ao Frio quanto ao Calor. Uma anlise dos sinais e sintomas que permite a determinao do tipo de tratamento.

18

leos que promovem a secreo de suco gstrico e promovem o peristaltismo podem ser usados.

LEOS INDICADOS: Bergamota, Lavanda, Laranja, Erva-Doce, Camomila, Menta

Regulando e Removendo o Qi Estagnado


A estagnao do Qi geralmente ocorre no Estmago e no Fgado em seu estado inicial. O Qi estagnado no Estmago resulta em distrbios digestivos e para o tratamento devem ser usados leos que dispersem e circulem o Qi estagnado, pois geralmente h estagnao de alimentos associada. A estagnao do Qi no Fgado geralmente ocorre junto com a do Estmago. A grande maioria dos leos que regulam o Qi, tem ao pelo Fgado, que responsvel pela manuteno da circulao do Qi pelo corpo. Devemos usar leos reguladores do QI e leos que faam o Qi circular via Fgado.

LEOS INDICADOS: Alecrim, Eucalipto, Esclaria, Camomila, Melissa, Cipreste, Lavanda, Mileflio.

Regulando o Sangue
Tambm so leos que atuam no Fgado, havendo tanto os leos hemostticos e os leos que regulam o Sangue.

LEOS INDICADOS: Cipreste, Lavanda, Limo

Aquecendo o Interior
O acmulo de Frio interior devido deficincia severa de Qi ou Yang. Devemos usar leos que elevem o Qi e o Yang, principalmente de Rins e Bao.

LEOS INDICADOS: Gengibre, Alecrim, Tomilho

Tnicos
Devemos usar tnicos somente em casos de deficincia ( atentar para o falsos excessos ) e o tipo correto de deficincia deve ser diagnosticado. Nos casos de deficincia de Qi, devemos usar leos que atuem no Bao e no Pulmo, pois esses so rgos responsveis pela produo de Qi.

LEOS INDICADOS: Cedro, Tomilho

19

Quando o caso de deficincia de Yang devemos usar tnicos Yang combinados com tnicos do Yin ou Qi , pois se tonificamos somente o Yang, corremos o risco de perder a energia tonificada , pois o Yang energia pura ( que tem forte tendncia a se dispersar espontaneamente ).

COMBINAES DE LEOS INDICADAS: Gengibre com Rosa Alecrim com Lavanda Tomilho com Lavanda

No caso de deficincia o Yang dos Rins, devemos podemos usar dois tipos de estratgia: 1) leos que atuam nos Rins e no Bao, quando h sintomas de Fadiga, diarria e incontinncia urinria.

LEOS INDICADOS: Junpero, Erva-doce

2) leos que atuam nos Rins e no Fgado, quando h atrofia dos tendes e degenerao dos ossos.

LEOS INDICADOS: Junpero, Neroli, Cedro, Pinheiro Nos casos de deficincia de Yin e Sangue geralmente ocorre a presena da Sequido Perversa. Esse tipo de deficincia causado geralmente por um excesso de Yang ( Calor ) prolongado. Devemos usar leos que fortaleam o Yin e o Sangue.

LEOS INDICADOS: Gernio, Rosa Todos os tnicos do Sangue atuam via Fgado. Os tnicos Yin podem atuar via Pulmes e Estmago, restaurando o Yin e debelando a febre ou pelo Fgado e Rins , atuando em um nvel mais profundo de debilidade. Qualquer dano prolongado no Yin provoca dano no Yin dos Rins e do Fgado, pois os Rins so a fonte do Yin e o Fgado o rgo filho dos Rins.

Adstringentes
Existem trs situaes onde podemos usar leos deste grupo. 1) Quando h deficincia energtica nos Rins ( Yang ou Yin ) , devemos usar esses leos para conter nutrientes e fluidos nos corpo evitando a eliminao dos mesmos pelo corpo.

LEOS INDICADOS: Limo, Cedro, Erva-Doce, Pinheiro

20

2) Nos casos onde h deficincia no Bao devemos usar leos para controlar a diarria e evitar a perda excessiva de nutrientes e a desidratao.

LEOS INDICADOS: Patchouli, Gernio, Cedro, Alecrim, Erva-Doce, Tomilho 3) Os Pulmes regem a respirao e a pele. Um excesso de transpirao pode acarretar perda de nutrientes pela pele e assim devemos usar leos adstringentes para evitar essa perda.

LEOS INDICADOS: Cedro, Pinheiro

Pacificando o Esprito
Para este caso existem os leos que acalmam o Esprito ( Shen ) e tambm aqueles que acalmam e nutrem o Esprito, sendo estes ltimos mais potentes que os primeiros, pois atuam tonificando o Yin do Corao e do Fgado ( o desequilbrio nesses rgo pode gerar quadros de ansiedade, insnia e distrbios mentais )

LEOS INDICADOS: Ylang Ylang, Lavanda, Bergamota, Rosa, Neroli, Melissa, Jasmim

Nos casos de coma, desmaios e colapso ocorre o fechamento dos orifcios. Devemos utilizar leos que abram os orifcios restaurem a conscincia. LEOS INDICADOS: Alecrim ( Puncionar todos os pontos Ting em casos de coma e associar ao leo )

Abrindo os orifcios

Extinguindo o Vento interno


O aparecimento do Vento Interno sempre uma conseqncia de um desequilbrio raiz. Tremores, paralisias, contraturas so conseqncias desses desequilbrios. O Fgado e os Rins so os rgo mais comuns e devem ser estimulados. LEOS INDICADOS: Bergamota, Laranja, Mileflio

21

A Energia Perversa no a causa de uma desarmonia. somente uma parte dela.

AS FUNES ENERGTICAS PRINCIPAIS ( e algumas indicaes de uso ) DOS 40 LEOS ESSENCIAIS MAIS USADOS EM AROMATERAPIA. Alcarvia ( Caraway )
Promove a circulao do Qi no Estmago e nos Intestinos : Distenso abdominal, nusea, eructaes e flatulncia. Eleva o Yang Qi do Bao-Pncreas e previne a acumulao da Umidade Perversa: Obesidade, cansao, resfriados freqentes.

Alecrim ( Rosemary )
Tonifica o Yang Qi do Corao: Fadiga cardaca, palpitaes, hipotenso, mos e ps frios, falta de concentrao e memria, debilidade nervosa, falta de autoconfiana, moral baixa. Promove a circulao o Qi e do Sangue no corpo: Dores musculares, fadiga muscular, reumatismo de origem Frio. Dispersa o Frio Perverso dos Pulmes :Tosse com muco claro ou branco, bronquite. Fortalece o Qi do Bao-Pncreas : Distenso abdominal, flatulncia, dispepsia.

Benjoim ( Benzoin )
Aquece e combate o Frio e a Umidade nos Pulmes : Bronquite crnica, asma de natureza fria, tosse com muco claro ou branco; Aquece e combate o Frio e a Umidade na Bexiga: Cistite e uretrite; Eleva o Yang Qi do Bao-Pncreas : Letargia; membros frios, falta de apetite, distenso abdominal, excesso de pensamentos, preocupao, obsesso.

Bergamota ( Bergamot )
Promove a circulao do Qi no Estmago e nos Intestinos : Distenso abdominal, indigesto e clica; Relaxa e Harmoniza o Qi e o circula o Qi acumulado no Fgado : Indigesto de origem nervosa, perda de apetite devido stress, Raiva no expressa, tenso nervosa, irritabilidade, depresso nervosa, ansiedade e frustrao .

Camomila ( Chamomile )
Promove e harmoniza a circulao do Qi em todo o corpo, regulando o seu movimento: Tenso nervosa crnica e insnia; indigesto por causa nervosa e nusea; constipao e clon irritvel, cefalias e asma; tenso pr-menstrual e clicas menstruais. Dispersa o Calor Perverso: Gastrite, cistite, artrite reumatide, ouvidos inflamados, dermatite, eczema e pruridos.

Cardamomo ( Cardamom )
Estimula o movimento do Qi no processo de digesto : Indigesto, nusea, distenso abdominal, clicas, soluos, halitose e flatulncia; Eleva e d suporte ao Qi do Bao-Pncreas : Letargia, falta de apetite, falta de concentrao, preocupaes excessivas; Eleva o QI dos Pulmes e elimina as Mucosidades : Acmulo de mucosidade nos Brnquios devido digesto fraca.

22

Cedro ( CedarWood )
-

Tonifica o Qi dos Rins: Debilidade nervosa, dores lombares, falta de memria, insegurana; Tonifica o Qi do Bao-Pncreas : Letargia, falta de concentrao; Drena a Umidade-Frio : Distenso Abdominal e diarria crnica, celulite, excesso de peso, edema por acmulo de umidade. Aquece e expulsa a Umidade-Frio dos Pulmes: Resfriados; Aquece e expulsa a Umidade-Frio da Bexiga : Cistite e infeces no trato urinrio.

Cipreste ( Cypress )
Regula o fluxo da Energia Sangue : Hemorridas, veias varicosas; Harmoniza e promove o fluxo do Qi e do sangue no TR Inferior: Dismenorria, metrorragia, tenso pr-menstrual, colite espasmdica. Descongestiona o Qi obstrudo: Acne, congesto linftica, dores reumticas, pessimismo.

Coentro ( Coriander )
Circula o Qi no Estmago e nos Intestinos : Falta de Apetite, indigesto, distenso abdominal e flatulncia. Circula o Qi e dispersa o frio nas obstrues dolorosas : Osteoartrite, neuralgia, dor reumtica. Fortalece a Funo do Bao-Pncreas : Debilidade, fadiga mental, exausto nervosa, depresso causada por excesso de preocupaes que geram ansiedade e nervosismo.

Slvia Esclaria ( Clary Sage )


Eleva, Relaxa e circula o Qi do corpo : Fadiga Mental, debilidade nervosa, agitao mental tenso, falta de lucidez, depresso caracterizada por indeciso, mudanas bruscas de humor e confuso emocional. Promove o fluxo de Qi nos TR Mdio e Inferior : Distenso Abdominal, flatulncia, clon irritvel, tenso pr-menstrual, clicas menstruais, dores do parto. Refora e circula o Qi dos Pulmes : Respirao curta e falta de flego, asma, bronquite , tosse produtiva, infeces de garganta, mgoa, tristeza com sentimento de perda e falta de proteo.

Espicanrdo ( Spikenard )
-

Acalma o Qi do Corao e o Shen : Ansiedade, insnia, tenso nervosa, taquicardia, arritmia; Regula o Fluxo de Qi no Aquecedor Mdio: Nusea, constipao e clicas intestinais. Promove a circulao do Qi e do sangue via Fgado : hemorridas, veias varicosas, anemia.

Erva Doce ( Fennel Sweet )


Circula o Qi no Estmago e nos Intestinos: Indigesto, sensao de bolhas na regio abdominal, nusea, eructaes e flatulncia, clon Preguioso; Regula o Qi e Dispersa o Fleuma Frio nos Pulmes : Tosse produtiva, asma de origem nervosa. Fortalece o Qi dos Rins e do Bao- Pncreas : Gordura estagnada, reteno de gua, obesidade, celulite. Fortalece o Qi do Bao- Pncreas : Falta de apetite, preocupao excessiva, excesso de anlise e tenso gerada por dificuldade de expresso de idias.

23

Eucalipto ( Eucaliptus )
-

Dispersa o Fleuma Frio dos Pulmes : Resfriados, sinusites, laringites, bronquite crnica, melancolia. Tonifica o QI dos Pulmes : Melhora a qualidade da Respirao e promove a captao de oxignio pelas hemcias. Dispersa a Umidade-Frio estagnada no TR inferior: Cistite, leucorria, infeces genitourinrias em geral; Eleva o Wei Qi ( Qi defensivo ) : Tonifica o sistema imunolgica, previne infeces recorrentes. Circula o Qi e dispersa o frio nas obstrues dolorosas : Reumatismo causado pelo Frio perverso, Dores musculares e neuralgia.

Gengibre ( Ginger )
-

Dispersa o Frio Perverso : Reumatismo Bi de natureza Frio Fortalece o Qi do Corao e da Circulao : Mos e ps frios, fadiga cardaca, angina Aquece e estimula os Pulmes : Bronquite crnica com muco claro ou branco, gripe, infeces respiratrias recorrentes; Eleva o Yang Qi dos Rins : Dores lombares associadas com fadiga muscular, falta de autoconfiana, impotncia e frigidez, principalmente nos indivduos que sofrem de fadiga crnica.

Gernio ( Geranium )
-

Dispersa o Calor Perverso do corpo : Inflamaes, nervosismo, ansiedade, agitao, irritabilidade. Estimula a circulao do Qi e do Sangue : Neuralgia, oftalmia , reumatismo, hemorridas, veias varicosas, sangramentos menstruais excessivos; Tonifica O Qi do Bao-Pncreas : Letargia, diarria, congesto linftica; Tonifica o Yin Qi do corpo : Ansiedade c rnica, infertilidade, sintomas da menopausa, exausto.

Grapefruit

- Drena o Calor Perverso e o Qi estagnado acumulados no Fgado: Distenso abdominal, constipao, nusea, boca amarga, irritabilidade, tenso, frustrao, humor instvel; - Estimula o QI do Bao-Pncreas e dos Rins : Excesso de fluidos, celulite, obesidade e excesso de peso; - Dispersa a Umidade-Calor do sangue : Hipertenso, arteriosclerose, reumatismo de origem Calor;

Hissopo ( Hyssop )
-

Fortalece o Wei Qi ( energia defensiva ): Deficincia imunolgica, resfriados e gripes freqentes Fortalece o Yang Qi dos Pulmes : Pouca vitalidade, falta de flego , bronquite, faringite, sinusite, melancolia , pessimismo. Dispersa o Frio dos Pulmes : infeces respiratrias com caracterizadas pela presena de catarro claro. Fortalece o Yang Qi do Bao-Pncreas : Falta de apetite, digesto lenta, falta de concentrao, Estimula o Qi dos Rins e aquece o Sangue: Reumatismo de origem Frio.

Jasmim
Acalma o Qi e fortalece o Shen ( a mente ) : Ansiedade nervosa, cansao, depresso Regula o Qi do Aquecedor Inferior : Impotncia e frigidez ( especialmente quando o paciente se sente rejeitado ou pouco desejado pelo parceiro ) , leucorria, corrimentos genitais.

24

Junpero ( Juniper )
-

Fortalece o Yang Qi dos Rins : Cansao crnico, mos e ps frios , dores lombares, edemas ( reteno de fluidos ) Dispersa a Umidade-Frio acumulada no Bao-Pncreas : Distenso abdominal, obesidade, arteriosclerose, letargia. Dispersa a Umidade-Frio do corpo : Reumatismo de natureza Frio, cistite, infeco urinria, bronquite ( causada pelo frio ).

Louro ( Laurel )
-

Circula e regula o Qi : Osteoartrite e reumatismo de origem Frio; Dispersa o fleuma frio do Aquecedor Mdio : Digesto lenta, clicas e flatulncia; Expulsa o Frio perverso dos Pulmes: Resfriados com produo excessiva de catarro, bronquite crnica. Fortalece o Shen ( a mente ) : Falta de memria, debilidade nervosa crnica, pouca concentrao.

Laranja ( Orange Sweet )


Remove a estagnao de Qi do Fgado: Enxaqueca com nuseas, tenso, irritabilidade, insnia, frustrao. Remove a estagnao de Qi do Estmago e do Intestinos: Distenso abdominal, dor abdominal, falta de apetite, indigesto, flatulncia, nusea, vmitos, constipao, clon irritvel.

Lavanda ( Lavander )
Dispersa o Calor : Inflamaes, irritabilidade, dores espasmdicas, dores musculares, cansao geral; Acalma e fortalece o Qi do Corao : Tenso nervosa, insnia, palpitaes, hipertenso. Dispersa o Calor Perverso do Aquecedor Mdio : Clicas intestinais, Clon irritvel. Dispersa o Calor Perverso do Aquecedor Inferior : Tenso pr-menstrual, clicas menstruais. Acalma e estabiliza o Shen ( a mente ) : Agitao, tenso nervosa, frustrao, pnico, histeria, emoes fortes.

Limo ( Lemon )
-

Dispersa a Umidade-Calor estagnada : Congesto linftica, obesidade, celulite, taxa de colesterol alta, arteriosclerose; Dispersa o Calor e remove as toxinas estagnadas no Fgado : Nusea, irritabilidade, insnia; Movimenta o Sangue estagnado : Capilares frgeis, veias varicosas, hipertenso, hemorridas. Dispersa o Calor dos Pulmes : Gripes e resfriados com presena de muco amarelado ou verde; Dispersa a Umidade-Calor do Bao-Pncreas e clareia o Intelecto ( e tambm o Shen ): Digesto lenta, confuso mental, preocupaes excessivas, ansiedade.

Manjerona ( Marjoram )
-

Tonifica e circula o Qi do corpo: Contratura musculares, espasmos e clicas intestinais, osteoartrite, Letargia crnica, exausto nervosa, tenso alternada com falta de descansa gerando ansiedade e insnia Dispersa o Fleuma Frio : Asma, resfriado e tosse nervosa com muco claro ou branco; Acalma o Shen ( a mente ) e o Qi do Corao : Palpitaes , taquicardia, hipertenso arterial. Restaura o Qi do Bao-Pncreas : Agitao nervosa por excesso de pensamentos, obsesso.

25

Melissa
-

Remove o Qi estagnado : Espasmos do epigstrio, indigesto nervosa, nusea, flatulncia, e clicas menstruais. Acalma o fluxo de Qi nos Pulmes : Asma nervosa, tosse e bronquite com catarro amarelado. Dispersa o Calor no Fgado : Raiva, irritabilidade, enxaqueca; Harmoniza o Qi do Fgado com o do Corao: Depresso causada por excesso de ansiedade frente presses, sentimento constante de mal agouro. Dispersa o Calor no Corao e acalma o Shen : Cansao, impacincia, agitao nervosa,

Hortel-Pimenta ( Pepermint )
-

Circula o Qi : Dispersa o Fleuma Calor : Resfriados e gripes com febre alta e fortes dores de cabea, Asma brnquica e bronquite crnica com produo de muco amarelo e pegajoso. Estimula a circulao do Qi no Estmago e nos Intestinos : Dispepsia, nusea, distenso do epigstrio, flatulncia, clicas intestinais, colite e hepatite, falta de concentrao e dificuldade para digerir idias.

Mileflio ( Yarrow )
-

Estimula e regula a circulao do Qi no Fgado: Indigesto, clica abdominal, produo de bile insuficiente. Remove as obstrues dolorosas ( Bi ): Entorses, reumatismo, neuralgia. Dispersa o Calor: Gripe com febre alta e cefalia forte Tonifica o Qi do Corao e da Circulao: Circulao deficiente, presso baixa. Tonifica o Qi do Rins: Cistite, uretrite, urina pouco mas com muita freqncia

Mirra ( Myrr )
-

Remove a Umidade acumulada por deficincia de Qi no Bao-Pncreas: Letargia, frio interno, diarria crnica, corrimento vaginal, excesso de preocupaes, distrao. Fortalece a Wei Qi (energia defensiva) : Infeco na boca, gengiva e garganta, laringite, perda de voz, bronquite, vaginite.

Neroli
-

Remove o Calor e estabiliza o Qi do Corao e o Shen ( a mente) : Impacincia, ansiedade insnia, palpitaes, hipertenso arterial, tenso nervosa. Fortalece o Qi do Bao-Pncreas e Fgado : Dispepsia nervosa, espasmo e clica abdominal, diarria ( principalmente nas crianas ).

Olbano ( Frankincense )
Acalma o fluxo do Qi : Irritabilidade e insnia, tenso nervosa, exausto nervosa, reumatismo, menstruaes dolorosas, dor no epigstrio. Fortalece o Wei Qi ( Energia Defensiva ) Clareia o Shen e acalma a mente : Agitao e ansiedade.

Palmarosa
-

Fortalece o Yin Qi do Corao e acalma o Shen ( a mente ) : Palpitaes, cansao, insnia, ansiedade. Dispersa o Calor do Corpo : Todas as condies em que o Calor perverso gera tenso e exausto.

Patchouli
-

Fortalece o Qi do Bao-Pncreas: Fadiga, distenso abdominal, membros lassos e pesados, imunidade baixa devido stress por excesso de trabalho mental e ansiedade crnica por preocupaes, impotncia e frigidez ligados preocupaes.

26

Pinheiro ( Pine )
-

Dispersa o Fleuma frio dos Pulmes: Infeces respiratrias, congesto nos sinus e nos brnquios , tosse, asma , bronquite , resfriados e gripe com catarro claro ou embranquecido, melancolia, pessimismo. Tonifica o Qi dos Rins : Cistites, pielite, excesso de cido rico, dores reumticas e artrite, exausto acompanhada de respirao curta e dores lombares.

Rosa ( Rose )
Dispersa o Calor : Todos os tipos de inflamao, intoxicaes condies infecciosas relacionadas ao Calor Perverso. Restaura o Yin Qi : Ansiedade, depresso, insnia. Regula Qi e dispersa o Calor estagnado no Fgado : Tenso, irritabilidade, dores de cabea, constipao. Promove o Fluxo de Qi na Vescula Biliar : Nusea, colecistite. Movimenta o Qi e o Sangue estagnados: Menstruaes dolorosas e irregulares. Tonifica o QI do tero : Sangramento menstrual excessivo. Tonifica o Yin Qi do Corao e acalma o Shen ( a mente ): Ansiedade, insnia, palpitaes.

Sndalo ( SandalWood )
-

Dispersa o Calor do Corpo : Insnia, exausto nervosa, dores de cabea. Dispersa o Calor dos Intestinos: Diarria com sensao de queimao, colite mucosa. Dispersa o Calor da Bexiga e do Aquecedor inferior: Cistite com forte sensao de queimao, corrimento vaginal amarelado. Dispersa o Calor dos Pulmes: Bronquite envolvendo tosse dolorosa e com muco pegajoso e amarelado, dores de garganta.

Sempre Viva ( Everlasting )


-

Promove e Regula o Fluxo de Qi no Fgado e na Vescula Biliar : Clicas biliares espasmdicas, tenso, depresso causada por muita frustrao, ressentimento, raiva acumulada, amargura de esprito. Dispersa o Calor Perverso acumulado no corpo: Reduz as inflamaes, acalma os quadros de alergia, particularmente as acompanhadas de espirros, coceira e vermelhido na pele e catarro. Circula o Qi estagnado no corpo : Dor de cabea, enxaqueca, dores musculares, neuralgia, clon irritvel; Regula o fluxo do Sangue no corpo : Hematomas, veias varicosas.

Tea Tree
-

Fortalece o Wei Qi : baixa resistncia, infees recorrentes, letargia crnica. Fortalece o Qi dos Pulmes: Bronquite, sinusite, resfriado, gripe , respirao curta, Aquece o Aquecedor inferior: cistite e corrimento vaginal. Fortalece o QI do Corao : Palpitaes, circulao sangnea fraca, debilidade nervosa e falta de concentrao.

Tomilho ( Thyme )
-

Tonifica o Yang Qi do Corpo: Debilidade nervosa, ansiedade crnica. Dispersa o Frio Perverso dos Pulmes : Fadiga crnica, respirao curta, bronquite com muito catarro claro ou branco, resfriado, gripe, pessimismo, melancolia. Tonifica o Yang do Corao: Taquicardia, arritmia, circulao sangnea fraca, dores reumticas de origem Frio, artrite. Tonifica o Qi do Bao-Pncreas : Distenso abdominal, flatulncia, gastroenterite. Fortalece o Qi do Aquecedor Inferior: Cistite e infeces urinrias.

27

Vetiver
-

Dispersa o Calor : Artrite reumatide, febre, cefalia, insolao, sede excessiva, agitao. Fortalece o Yin Qi do corpo: Falta d apetite, perda de peso, anorexia, anemia, mal e absoro dos alimentos, exausto por excesso de trabalho intelectual.

Ylang Ylang
Fortalece o Yin Qi do Corao: Palpitaes, hipertenso, taquicardia. Acalma o Shen : Agitao, insnia, epilepsia, impotncia e frigidez devido ansiedade e tenso.

Preparando um leo diludo para uso posterior sesso de Acupuntura Aromtica


Quando possvel, aconselhvel prepara para o paciente um pouco dos leos usados na sesso de Acupuntura Aromtica diludos em um leo carreador e orientar o paciente para usar o leo fazendo Do In em pontos chave para o seu problema. Esta uma forma de dar continuidade ao tratamento e manter o corpo recebendo o impacto do Qi dos leos essenciais no perodo entre as sesses. Todo leo diludo deve ser, preferencialmente preparado seguindo a lgica chinesa de preparao frmulas magistrais: Imperador o principal leo da mistura. Deve atuar diretamente no rgo ou funo, que a base da doena. Ministro o leo que ir auxiliar o imperador a realizar as suas funes. Esta funo significa que ele tambm atua na condio bsica que causa a doena, porm menos potente que o imperador. General o leo que visa abortar os sintomas que incomodam o paciente. Tem uma ao paliativa mas til para que o sintoma melhore rapidamente. Embaixador o leo que visa harmonizar os outros leos na mistura e reduzir algum possvel impacto negativo no organismo. O leo embaixador mais indicado o de LAVANDA EXEMPLO DE MISTURA Mistura para condio Asmtica envolvendo falta de ar e muco congestionando as vias

areas.

Imperador- Manjerona Ministro- Pinheiro ( refora qualidade expectorante da Manjerona ) General Esclaria ( por seu efeito antiespasmdico e clareador sobre o sistema respiratrio ) Embaixador Lavanda ( harmoniza o QI resultante da mistura ). Podemos orientar o paciente a massagear os seus pontos abertos da hora do nascimento, no mesmo horrio do nascimento, o que , salvo impedimento de ordem prtica, deve ser considerado como melhor opo para usar a mistura. Ao contrrio da fitoterapia chinesa, onde vrias plantas podem compor uma frmula, numa mistura de leos devemos evitar usar mais de 4 leos diferentes pelo fato de que um leo essencial j deve ser considerado por si , u ma mistura com diferentes propriedades e enfoques energticos e a mistura com vrios outros leos essenciais pode gerar uma sinergia energtica e qumica no muito confiveis , pois quanto mais misturamos diferentes leos essenciais, mais perdemos a preciso teraputica e o controle sobre o efeito da mistura.

28

Formas de aplicao de leos essenciais que so valiosas para serem aplicadas no perodo entre as sesses de tratamento por Acupuntura Aromtica ( A massagem requer preferencialmente um profissional especializado )
Massagem Procedimento Use uma maca e cubra a pessoa com lenis, expondo somente a rea que est sendo massageada. Dosagem De 7 a 10 gotas de OE por 25 ml de leos carreador, para uma massagem completa. Benefcios Beneficia problemas fsicos e psicolgicos. Boa para fadiga e dores musculares, tenso nervosa e ansiedade. Cremes e Pomadas Procedimento Requer um creme base confeccionado com leo vegetal extrado a frio. Pode-se usar outros leos como o de Grmen de trigo ou Calndula numa proporo de 20 %, em adio ao leo essencial. Dosagem 5 a 20 gotas de leo (0,5 a 2%) em 50g do creme ou pomada. Benefcios Doses mais elevadas (2%) devem ser aplicadas para problemas respiratrios, contuses, dores nas juntas, tores e deslocamentos. Em doses menores que 0,5%, benfico para pele sensvel e inflamada. Compressas Procedimento Adicione leo essencial em uma tigela com gua fria ou quente. Coloque um pedao de pano na gua e tora-o. Aplique na rea afetada por 5 minutos. repita de 2 a 4vezes. Dosagem 3 a 5 gotas para cada 600 ml. Benefcios Compressas quentes so adequadas para condies frias caracterizadas por: dor fixa com sensaes de cibras, que pioram com o tempo frio. Compressas frias so benficas para condies quentes e de inchao, acompanhados com sensaes de ardncia e inflamao. Inalao do Vapor Quente Procedimento Adicione leo essencial em uma tigela com gua fervente. Coloque uma toalha sobre a cabea e respire o vapor por 1 a 2 minutos apenas. Repita 2 a 4 vezes, aps uma breve pausa de alguns minutos. Dosagem 2 a 3 gotas para cada 600 ml. Benefcios Efetivo para complicaes respiratrias: congesto dos brnquios e dos sinus; tosse e bronquite; garganta inflamada; resfriado e gripe.

29

Banhos Procedimento Adicione leo essencial uma banheira com gua bem quente, mexendo vigorosamente a gua enquanto se goteja o leo essencial para que haja uma completa disperso. Dosagem 4 a 6 gotas (adultos) 3 a 5 gotas (13-16 anos) 2 a 4 gotas (10 a 12 anos) 1 a 3 gotas (7 a 9 anos) 1 a 2 gotas (4 a 6 anos) 1 gota (abaixo de 3 anos) Benefcios A melhor forma de relaxar (desde os tempos antigos, quando egpcios, gregos e romanos adotavam essa prtica com freqncia em suas vidas ). Especialmente benfico para problemas de tenso nervosa, cansao acompanhado de dores musculares. Para insnia indicado antes de deitar-se, usando leos calmantes. Vaporizao Procedimento Adicione leo essencial a um Rechaud ou a um prato contendo gua que possa ser fervido com segurana, ou use um difusor eltrico (sem gua). Dosagem 5 a 20 gotas em um Rechaud e 20 a 200 gotas em um difusor eltrico. Benefcios mais adequado para tratamentos psicoteraputicos e para melhorar e elevar o humor. Este mtodo deve ser o escolhido quando deseja-se desinfetar o ar e melhorar a respirao.

30

TABELA DE CONSULTA RPIDA

Essa tabela, apesar de incompleta, pode ajudar muito o acupunturista no momento da consulta, pois ele pode recorrer a ela, tanto para confirmar algum leo que deseje usar, como tambm para verificar se existe outra opo possvel e que esteja disponvel em seu kit. A tabela pode tambm agilizar uma procura, mas no deve ser sempre usada como nica fonte de consulta, salvo situaes onde realmente seja preciso rapidez, pois a tabela no foi confeccionada pensando em sintetizar a totalidade de raciocnio que envolve as interaes entre Acupontos e leos essenciais, mas apenas de fornecer uma idia prtica para um desenvolvimento maior pelo prprio acupunturista que a utiliza. Consulte os nmeros referentes aos leos na lista aps a tabela ESTAGNAES Qi estagnado 5 -12-16- 17 -18 22- 25- 33 - 37-40 Qi do Estmago estagnado 6719 -22 - 31 35 Qi dos Intestinos estagnado 6719 -22 - 31 35 Qi do Fgado Estagnado 67 8 9 33 34 - 39 Qi da Vescula Biliar estagnado 8- 33 Qi Estagnado no Aquecedor Mdio 1734 Qi Estagnado no Aquecedor inferior 16 -1729 Sangue estagnado 12 26 -33 QI e Sangue estagnados 4- 8 -34 Obstrues dolorosas ( Sndromes Bi ) 16- 20 3539 VAZIOS Qi Vazio 5- 17 Yang Qi Vazio 12- 21- 32 Yin Qi Vazio 4- 8 -11 QI do Fgado Vazio 24 Qi do Corao Vazio 1- 3 21- 3239 Yang Qi do Corao Vazio 12 29 Yin do Corao Vazio 8 28- 38 Qi do BP Vazio 2 -4 5 9 -12 13 19 21- 24 35- 40 Yang do BP Vazio 19 27 - 30 31 - 36 Qi da Circulao-Sexo ( tambm Chamado 32- 39 Mestre do Corao ou Pericrdio ) Vazio Shen Fraco 37 Qi dos Pulmes Vazio 116 1732 - 40 Yang dos Pulmes Vazio 27 Qi dos Rins Vazio 29 - 19-23 27 39 Yang dos Rins Vazio 32 36 Qi do Aquecedor Inferior Vazio 21- 29 Qi do tero Vazio 8 Energia defensiva Wei Pobre 114 15 -16 27 Qi do BP desmoronado 5 AGITAES E DESARMONIAS Qi Insubmisso 38 15 17 -1819 29 37 Sangue Agitado 20 -33 Qi e Sangue Agitados No Aquecedor Inferior: 20 Qi dos Pulmes Agitado 25 Shen Agitado 3 5 8152425 -28-29- 34-38 Fgado e Corao em desarmonia 25

31

ACMULOS e EXCESSOS Toxinas Acumuladas Calor Acumulado

Frio Acumulado

Mucosidades Acumuladas nos Pulmes ( Por deficincia de BP ) Umidade Perversa Acumulada Umidade- Frio Acumulada

3 -26 36 Corpo: 3 4-8- 10-11-18 -33 - 38- 39 Nas Obstrues Bi: 9 No Sangue: 4 No Corao: 24- 25 No Fgado: 8-925 26 Nos Pulmes: 10-26 Nos Intestinos: 10 Na Bexiga: 10 No Aquecedor Mdio: 3 No Aquecedor Inferior: 3- 10 Corpo: 32 Nos Pulmes: 21-27- 37 No Sangue: 27 Pulmes: 12 30- 32 Bexiga: 30 Nas Obstrues Bi : 35 No Aquecedor Inferior: 1 14-40 29- 31 Corpo: 2- 36 Pulmes: 2- 30 Bexiga: 2- 30 No Bao: 36 No Corpo: 26 No Sangue: 9 No Bao-Pncreas: 26 32 Nos Pulmes: 22 Nos Pulmes :5- 12 1916 23 29-3032 No Aquecedor Mdio: 37

Umidade- Calor Acumulada

Acmulo de Frio no tero Acmulo de Fleuma-Calor Acmulo de Fleuma-Frio

32

Numere, obrigatoriamente, os seus frascos de acordo com a lista abaixo , para poder utilizar a tabela , sem incorrer em erros. ** leos com alguma restrio de uso por segurana 1. Tea Tree ( Tea Tree ) 2. Cedarwood ( Cedro ) 3. Lavander ( Lavanda ) 4. Geranium ( Gernio ) 5. Marjoram ( Manjerona ) 6. Bergamot ( Bergamota )** 7. Orange ( Laranja ) 8. Rose ( Rosa ) 9. Grapefruit ( Grapefruit )** 10. SandalWood (Sndalo) 11. Vetiver (Vetiver) 12. Rosemary ( Alecrim )** 13. Patchouli ( Patchouli ) 14. Myrrh ( Mirra ) 15. Frankincense ( Olbano ) 16. Eucalyptus ( Eucalipto ) 17. Clary Sage ( Esclaria ) 18. Camomille ( Camomila ) 19. Fennel ( Erva-Doce ou Funcho)** 20. Cypress ( Cipreste ) 21. Thyme ( Tomilho )** 22. Pepermint ( Hortel-Pimenta)** 23. Pinus ( Pinheiro ) 24. Neroli ( Neroli ou nerol ) 25. Melissa ( Melissa )** 26. Lemon ( Limo )** 27. Hyssop (Hissopo )** 28. Ylang Ylang ( Ilangue Ilangue ) 29. Jasmim ( Jasmim ) 30. Benzoin ( Benjoim ) 31. Caraway ( Alcarvia )** 32. Ginger ( Gengibre ) 33. Everlasting ( Sempre viva ) 34. Spikenard ( Espicanardo ) 35. Coriander ( Coentro) 36. Juniper ( Junpero ou Zimbro ) 37. Laurel ( Louro )** 38. Palmarosa (Palmarosa) 39. Yarrow ( Mileflio )** 40. Cardamom ( Cardamomo) A seguir fornecida uma Tabela de Acesso Rpido para utilizar leos essenciais em combinaes de pontos ( Frmulas Teraputicas). A mesma advertncia da tabela anterior deve ser observada. No pense que a sua Acupuntura Aromtica pode se resumir algumas tabelas, pois voc estar, em algum momento perdendo tempo e dinheiro usando leos caros em situaes que podem merecer outros leos mais eficientes. Procure desenvolver suas prprias tabelas assim como seus prprios sistemas, seja aprimorando os que foram apresentado aqui, seja criando um prprio esquema de trabalho.

skqinch

33

ACNE: IG 4 ( 3 - 6 -10 ) IG 11 ( 6- 11) ASMA : P5 (25) P9 ( 3- 16 - 25- 27 ) F3 ( 3- 20- 27 ) BLEFARITE : IG4 (3) F2 (3 - 18 ) F3 ( 3- 8- 18 ) BRONQUITE: P9 ( 3- 10-16- 27 ) IG4 ( 3- 6- 10 - 22 ) F3 ( 3- 6 ) CISTITE F2 (3- 6) F3 (3- 6) COLECISTITE F3 (8) CLICAS: A) INTESTINAL IG2 (17) VB38 (6) F2 (6- 18) F3 (6- 18) B) VESICULAR VB38 (6) F2 (6- 18) F3 (6- 18) COLITE ID3 (6- 12) F3 (3- 6 -18 ) CONJUNTIVITE IG4 (3) DEPRESSO P5 (25) C5 ( 5-3-25-24-8) C9 ( 29) ID3 ( 6 - 10) DIABETES BP2 (4- 36) BP3 (4) DIARRIA IG4 (3- 10 - 22) F2 (3- 18) F3 (3 - 18- 20) DISENTERIA F2 (18 - 25) F3 ( 18- 20- 25 ) DISPEPSIA E45 (14- 40 ) BP3 (3- 5- 15 ) BP5 (14)

DOR DE DENTE IG4 (22) IG11(22) R3 (18) ECZEMA IG4 (6- 3) IG11 (16) CS7 (3) VB38 (3) F2 (3- 18) EDEMA R7 (36) ENFISEMA P9 ( 16 ) ENURESE F3 ( 20) ENXAQUECA ID3 (12- 22) IG2 (17) IG4 (3- 17- 22) IG11 (22) E45 (17) E41 (22) C5 (3- 5- 25) C7 (3- 5- 25) ID4 (3- 17) B64 (3) TR3 (12- 22) VB38 (3) EPILEPSIA ID3 (12) IG4 (3) C7 (3) ID4 (3) R3 (3) F2 (3) F3 (3) NUSEA P5 (25) BP2 (40- 19) C7 (3- 8 25) CS7 (3- 8- 25) F2 (3- 25) F3 (3- 8- 25) ESTOMATITE IG4 (6) E42 (6) FEBRE P5 (25) IG4 (6- 22) IG11 (6- 22) F3 (6- 25) CS7 (25) C7 (25) TR3 (6 - 22) BP2 ( 27) E 41 (6- 22) GASTRALGIA BP3 (4) BP2 (4)

GENGIVITE E45 (14) GLOSSITE IG4 (6) ID3 (6) GOTA BP2 (19- 30 -36) GRIPE IG4 (3 - 22) IG11(22) C9 (12) HALITOSE CS7 (3) HEMIPLEGIA P9 (3) IG4 (3-22) IG11(22) ID3 (22) ID4 (22) VB38 (3) F2 (3) HEMORRAGIA P9 (16) HEMORRIDA BP5 (14) R7 (36) F3 (20) HERPES ZOSTER IG4 (6- 22) IG11(6 -22) F3 (6) HIPERTENSO P5 (25) P9 (17- 27) R3 (3) CS7 (3- 5- 25- 28) HIPOTENSO P9 (27) C9 (12) CS9 (12) HISTERIA BP2 (5 - 27) CS7 (3 - 5- 24) IMPOTNCIA F8 (8) INSNIA P9 (3- 10) BP2 (5) C7 (3- 5- 8- 24- 28) R3 (3- 18) LARINGITE IG4 (3-10) F2 (3) F3 (3)

LEUCORRIA F2 (3- 6) F3 (3- 6- 8) NEURASTENIA C7 (3- 5) R3 (3) VB38 (3) OBESIDADE R7 ( 36) OLIGRIA C5 ( 3 ) C7 ( 3 ) F2 ( 3 ) F3 ( 3 ) OTITE IG4 (3) ID4 (3) PALPITAES C7 (3- 24- 25-28) C5 (3- 24- 25) C9 (12) F2 (3- 25) PARALISIA FACIAL IG4 (3- 22) P9 (3 ) PARTO IG4 (3) F3 (3) PIELITE R7 (2- 36) PRURIDO IG11(22) F2 (22) C9 (29) F3 (18) R7 (22) PSORASE CS7(3) IG11(6) F2 (3- 6) QUEIMADURAS C5 ( 3) R3 (3- 18) F3 (3- 18 ) REUMATISMO P9 (3- 16) IG4 ( 3) BP2 ( 30- 27) BP3 (3-20) ID3 (12) SINUSITE IG4 (3- 22) IG11 (22) TR3 (22) URTICRIA F3 (18) VARIZES VB38 (3- 6) F3 ( 3- 6- 20 )

34

Nomes Cientficos dos leos essenciais descritos neste trabalho leo essencial Nome Cientfico Traduo
1. Tea Tree 2. Cedarwood 3. Lavander 4. Geranium 5. Marjoram 6. Bergamot 7. Orange 8. Rose 9. Grapefruit 10. SandalWood 11. Vetiver 12. Rosemary 13. Patchouli 14. Myrrh 15. Frankincense 16. Eucalyptus 17. Clary Sage 18. Camomille Melaleuca alternifolia Cedrus atlantica Lavandula angustifolia/officinalis Pelargorium graveolens/asperum Origanum Marjorana Citrus aurantium, ssp bergami Citrus sinensis Rosa damascena Citrus paradisii Santalum album Vetiveria zizanoides Rosmarinus officinalis Pogostemon nardus Commiphora molmol Boswellia carterii Eucalyptus globulus Salvia sclarea Anthemis nobile Chamomila recutita Ornemis mixta Foeniculum vulgare var. dulce Cupressus sempervirens Thyme vulgaris Mentha piperita Pinus sylvestris Citrus aurantium var. amara Melissa officinalis Citrus limoum Hyssopus officinalis Cananga odorata Jasminum officinalis Styrax benzoin Carum carvi Zingiber officinalis Helicrysum italicum ssp. serotinum Nardostachys jatamansi Coriandrum sativum Juniperus communis Laurus nobilis Cymbopogon martinii var. motia Achillea millefolium Elettaria cardomomum Tea Tree Cedro Lavanda Gernio Manjerona Bergamota Laranja Rosa Grapefruit Sndalo Vetiver Alecrim Patchouli Mirra Olbano Eucalipto Salvia Esclaria

Origem

19. Fennel 20. Cypress 21. Thyme 22. Pepermint 23. Pinus 24. Neroli 25. Melissa 26. Lemon 27. Hyssop 28. Ylang Ylang 29. Jasmim 30. Benzoin 31. Caraway 32. Ginger 33. Everlasting 34. Spikenard 35. Coriander 36. Juniper 37. Laurel 38. Palmarosa 39. Yarrow 40. Cardamom

Austrlia Marrocos Frana Marrocos Espanha Itlia Israel Bulgria EUA Nova Calednia Haiti Espanha Indonsia Somlia Somlia Espanha Frana Frana Alemanha Camomila Marrocos Fennel Frana Cipreste Frana Tomilho Frana Hortel-Pimenta Marrocos Pinhe iro Frana Neroli sia Melissa Mediterrneo Limo Itlia Hissopo Frana Ylang-Ylang Ilhas Comoros Jasmim sia e Egito Benjoim Tailndia Alcaravia Europa Gengibre Sudeste Asitico Sempre Viva Frana Espicanardo Nepal Coentro Asia Junpero Asia Louro Mediterrneo Palmarosa Nepal Mileflio Leste Europeu Cardamomo Sri Lanka

35

Bibliografia Adicional :
AROMATERAPIA 1. 2. 3. 4. 5. Mojay G., Aromatherapy For Healing The Spirit Gaia Books, Inglaterra, 1996. Tisserand R. - Aromatherapy for Everyone Arkana Penguin Books Inglaterra, 1990. Tisserand R. - A Arte da Aromaterapia Roca, So Paulo 1993. Valnet, J. The Practice of Aromatherapy. Saffron Walden , Inglaterra : C.W.Daniel, 1980. Maury, M. The Secret of Life and Youth ( trad. Francs Le Capital Jeunesse) , 1961.

FITOTERAPIA 6. Botsaris A. , As Frmulas Mgicas das Plantas -

Nova Era , Rio de Janeiro, 1997.

BOTNICA 7. Juscafresa B., Enciclopdia Ilustrada- FLORA medicinal txica aromtica condimenticia AEDOS, Espanha, 1975. ACUPUNTURA 8. Auteroche B. , Navailh P., O Diagnstico em Medicina Chinesa, Andrei, So Paulo 1992. 9. Yamamura Y., Acupuntura Tradicional- A Arte de Inserir Roca, So Paulo, 1995. 10. Sussmann D.J., Acupuntura Teora Y Prctica Kier 1995

36

You might also like