You are on page 1of 12

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

Canal dos Concursos Professor Marcelo Marques Questes de Adminsitrao Pblica (NOVAS TECNOLOGIAS GERENCIAIS) RECEITA FEDERAL (AUDITOR) ESAF MPOG 1. Indique a opo que apresenta somente reas de conhecimento em gerenciamento de projetos do Project Management Body Of Knowledge Guide (PMBOK Guide).

a) Qualidade, aquisies, segurana e confi abilidade. b) Integrao, riscos, custos e comunicaes. c) Recursos humanos, comunicaes, conhecimento e controle. d) Custos, riscos, confi abilidade e segurana. e) Tempo, qualidade, controle e conhecimento.

2. A estrutura organizacional, em que cada empregado subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de diviso e a um gerente de projeto ou de grupo, chamada de a) estrutura por processos. b) estrutura funcional. c) estrutura radial. d) estrutura matricial. e) estrutura em linha.

3. Burns e Stalker, em pesquisa realizada junto a organizaes industriais, identificaram dois modelos administrativos com caractersticas prprias. Correlacione a coluna A, modelos, com a coluna B, caractersticas.

a) A1 - B3; A1 - B7; A2 - B5; A2 - B4 b) A1 - B5; A1 - B1; A2 - B2; A2 - B3 c) A1 - B8; A1 - B5; A2 - B1; A2 - B6

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

d) A1 - B2; A1 - B4; A2 - B3; A2 - B7 e) A1 - B3; A1 - B6; A2 - B1; A2 - B8

4. Com relao viso contingencial correto afi rmar: a) O que deve ser feito e como deve ser feito depende do modelo da organizao. O grau de incerteza a que est sujeita a estrutura da organizao determinar o modelo mais eficaz. b) Tudo depende do contexto da organizao. Portanto o modelo a ser adotado deve ser flexvel e privilegiar o controle das variveis externas. c) O conceito de diferenciao diz respeito necessidade de coordenar atividades e fazer convergir esforos para atingir os objetivos globais da organizao. d) O desenho organizacional afetado pela tecnologia usada pela organizao, ento as empresas de produo em massa tendem a ter poucos nveis hierrquicos e padronizao. e) O ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizaes. O modelo mecanicista se adequa a ambientes estveis enquanto que o modelo orgnico a ambientes instveis.

5. Complete a frase com a opo correta. A essncia da organizao que adota uma estrutura ............... combinar duas formas de departamentalizao a funcional com a de produto ou projeto. Isso significa que h um balano delicado de dupla subordinao. a) matricial b) por equipes c) hierrquica d) em redes e) adhocrtica 6. Selecione a opo correta. O redesenho de um processo visando seu alto desempenho se apoia fundamentalmente em investimentos nas reas de a) expanso da frota de veculos. b) tecnologia da informao e qualificao da equipe de trabalho. c) levantamento de fluxos de trabalho. d) compra de equipamento de segurana. e) certificao ISO9000.

7. Selecione a opo que completa corretamente a frase a seguir. O ciclo de melhoria de processo ... a) tem a sua origem na reengenharia. b) pressupe a implantao de melhorias pontuais. c) constitue-se de planejamento, implementao, verificao e ao. d) d incio anlise do ambiente externo da organizao. e) foca a manualizao da estrutura organizacional. 8. Escolha a opo que completa corretamente a lacuna da frase a seguir: ................ refere-se maneira pela qual uma organizao pretende aplicar uma determinada estratgia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada viso de futuro.

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

a) Flexibilizao Organizacional b) Programa de Qualidade Total c) Benchmarking d) Planejamento Estratgico e) Aprendizagem Organizacional

9. Controle e subordinao, definio prvia de funes, forma verticalizada e unidade de comando so caracteristcas de uma estrutura organizacional a) matricial. b) por projetos. c) em trevo. d) hierrquica. e) virtual QUESTES DO PROFESSOR 10. A dificuldade para alcanar o equilbrio das demandas da sociedade frente aos recursos do governo tem sido um desafio para os gestores pblicos brasileiros. Mais difcil se torna a tarefa quando no se adota um modelo de gesto para toda a mquina pblica. Marque entre as alternativas abaixo, aquela que no se coaduna com cenrio. a) O MEGP fomenta utilizao do modelo de gesto da excelncia, que est alinhado ao princpio do estado democrtico em que o privado deve administrar o pblico para o pblico. b) Em qualquer forma de estado, a sociedade deve ser o foco das atenes do governo constitudo. c) Os governos em geral tm como nica fonte de recursos os impostos arrecadados da sociedade. A busca pelo equilbrio dos recursos disponveis e os servios demandados no s uma necessidade contbil, mas tambm uma demonstrao do esforo com vistas ao atendimento das prioridades definidas pelo governo d) O que se percebe a dificuldade de o governo encontrar uma soluo que atenda a todos os interesses da sociedade. Entretanto, essa aparente dificuldade, que pode se mostrar contnua, traz como conseqncia uma sinalizao para a necessidade de elevar o nvel do debate poltico e das reflexes acerca dos instrumentos apropriados e suficientes que consigam costurar os remendos do tecido social e descortinar o melhor caminho para o melhor viver da populao. e) O movimento da qualidade no Brasil e a construo de modelos de gesto para os ambientes privado e pblico surgem no incio do sculo XXI. 11. Observe o esquema abaixo e correlacione as colunas.

(1) Sutentabilidade (2) Eficcia (3) Eficincia (4) Efetividade (5) Qualidade (6) confiabiliade (7) Produtividade ( ) a capacidade de se atender os objetivos determinados, ou o grau em que um sistema realiza aquilo que dele se espera.

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

( ) Grau em que um sistema utiliza os recursos para atingir os objetivos programados ( ) Mede o grau de utilidade (efeito) das metas atingidas ou dos resultados alcanados (Silva, 2004) ( ) a relao entre o resultado produzido e os recursos (insumos) consumidos para a produo ( ) o grau no qual um conjunto de caractersticas inerentes satisfaz (est conforme) a requisitos (necessidades ou expectativas) da parte interessada. ( ) a medida da capacidade de se manter a qualidade ao longo do tempo. ( ) Capacidade de assegurar o sucesso do negcio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econmico e social da comunidade, um meio ambiente saudvel e uma sociedade estvel. a) 2 3 7 4 5 6 1 b) 3 2 4 7 5 6 1 c) 2 3 7 4 5 6 1 d) 2 3 4 7 5 6 1 e) 3 3 7 4 1 5 6

12. A ________ fazer mais e melhor com os recursos disponveis, que so escassos em funo da restrio fiscal e do desperdcio no mbito do Estado. a) Eficcia b) Efetividade c) Eficincia d) Conformidade e) Confiabilidade 13. Transparncia e participao so princpios basilares da gesto democrtica que permitem aos cidados se informarem sobre a agenda proposta pelo governo e, por meio dos canais adequados, participarem das decises sobre assuntos relacionados ao interesse pblico e a seus legtimos interesses particulares. Pretende-se a migrao de um Estado meramente regulador para um Estado promotor do desenvolvimento com incluso social, o que demanda polticas ativas de modernizao institucional. As decises, atividades inevitveis no mbito da Administrao Pblica, podem ser classificadas e caracterizadas. Marque, entre as alternativas, a incorreta. a) b) c) d) e) No No No No No nvel nvel nvel nvel nvel institucional predominam as decises estruturadas estratgico predominam as decises no rotineiras operacional predominam as decises rotineiras operacional predominam as decises programadas estratgico as decises lidam com variveis exgenas.

14. Aumentar a governana promover a capacidade do governo em formular e implementar polticas pblicas e em decidir, entre diversas opes, qual a mais adequada. Para isto, so necessrios o fortalecimento da inteligncia estratgica governamental e a adoo de novas prticas de interlocuo e participao. Marque, entre as opes abaixo, a que no se coaduna com o contexto.

a) O ajuste das estratgias, mediante a redefinio de suas misses, de seus objetivos e de suas metas e o desenvolvimento de sistemas contnuos de monitoramento e avaliao de polticas, programas, projetos e desempenho institucional.

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

b) A adequao das estruturas e modelos institucionais para agilizar o processo decisrio e de ao, otimizar a comunicao, permitir o alcance de resultados e a eliminao de lacunas, paralelismos e sobreposies. c) A otimizao dos processos de trabalho, adotando novos parmetros de desempenho, regras mais flexveis e incorporando inovaes tecnolgicas e gerenciais que permitam redimensionar, quantitativa e qualitativamente, os recursos humanos, oramentrios, financeiros e logsticos. d) O aprimoramento do atendimento ao cidado, mediante simplificao de processos, reduo de exigncias e controles desnecessrios e facilitao do acesso aos servios pblicos. e) A adequao dos quadros funcionais, reestruturando carreiras e quadros de cargos, remunerandoos em nveis compatveis com as responsabilidades e competncias exigidas e o aprendizado contnuo e a efetiva gesto do conhecimento, mediante, principalmente, capacitao intensiva e permanente de servidores e dirigentes 15. A experincia e o aprendizado histricos de transformao da administrao pblica indicam que a construo de um modelo de gesto pblica voltado ao desenvolvimento com incluso social deve pautar-se nos seguintes princpios ou premissas orientadoras, exceto: a) O Estado como parte essencial da soluo, voltado reduo das desigualdades e promoo do desenvolvimento. b) O cidado como beneficirio principal. Trata-se de consider-lo membro de uma comunidade cvica, organizada e plena de direitos e deveres, ampliando-se a conscincia cidad, recriando-se a solidariedade e definindo-se critrios de justia social; o cidado no um mero consumidor de bens ou servios pblicos. c) A proposta de gesto pblica deve ser construda,exclusivamente, no ncleo estratgico. d) Integrao do Plano de Gesto Pblica s demais polticas de Governo. e) Pluralismo de instrumentos, ferramentas e metodologias. A escolha ser feita em funo dos problemas identificados no diagnstico ao invs da adoo, a priori, de modismos gerenciais que possam induzir transplantao acrtica de idias e solues. 16. Buscar no movimento da qualidade, que no fundo um movimento da gesto, caminhos para atender a sociedade uma alternativa que o governo tem em mos, para prover as organizaes pblicas de tcnicas apropriadas para melhor servir a populao. As crescentes necessidades da populao e maior mobilizao social tendem a levar o governo a buscar alternativas inteligentes para a utilizao dos recursos do tesouro. Nesse sentido, utilizar as modernas tecnologias de gesto, muitas vezes oriundas na iniciativa privada, um caminho que pode ser trilhado, adaptando-as para as especificidades pblicas, sobrepondo as questes sociais s puramente econmicas. Sobre a temtica convergncias e diferenas entre gesto pblica e privada, marque a alternativa incorreta. a) b) c) d) e) No setor pblico, adota-se, a priori, estruturas mais horizontais. No setor privado lcito fazer tudo que lei no proba. O setor pblico, na sua essncia no visa ao lucro. No setor privado as fronteiras organizacionais no so bem definidadas. A TIC impacta a configurao das organizaes pblicas e privadas.

17. O desenvolvimento de um modelo de gesto dedicado s organizaes pblicas nasceu da compreenso de que havia a necessidade de se traduzir as tecnologias de gesto segundo a concepo do foco do aparelho estatal, onde as questes so empreendidas para atender a populao, considerando todos os extratos e todas as classes sociais. Sobre o tema, marque a alternativa incorreta.

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

a) A elaborao de um modelo de gesto vem ao encontro das necessidades tanto do lado do cidado, que requer mais agilidade do governo, quanto do prprio governo que deve obedincia a esses reclamos da sociedade. b) Um modelo que ajude as organizaes estatais a, por exemplo, melhor gerir os recursos, estabelecer indicadores de desempenho. c) Identificar as boas prticas de gesto, entender as oportunidades de melhorias e prestar contas sociedade, uma ferramenta de gesto de grande valia para o governo e que pode ser utilizado como resposta para esforos j empreendidos, de longa data, para a reestruturao da mquina pblica, visando a dot-la de mecanismos direcionadores para o atendimento ao cidado. d) O GESPBLICA, vinculado Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, tem como finalidade, segundo o decreto que o instituiu ...contribuir para a melhoria radical nos processos do Aparelho do Estado. e) O programa assume a vertente nica e verdadeira para as funes do Estado: ser excelente sem deixar de ser pblico, que, como o prprio programa preconiza, uma questo de princpios, recuperando a emblemtica frase de Hlio Beltro (Apud LIMA, 2007, p. 25): O Estado somente tem sentido de existncia para servir ao pblico.

18. O GESPBLICA dever contemplar a formulao e implementao de medidas integradas em agenda de transformaes da gesto, necessrias promoo dos resultados preconizados no plano plurianual, consolidao da administrao pblica profissional voltada ao interesse do cidado e aplicao de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem: I eliminar o dficit institucional, visando ao integral atendimento das competncias constitucionais do Poder Executivo Federal; II promover a governana, aumentando a capacidade de formulao, implementao e avaliao das polticas pblicas; III promover a eficincia, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ao pblica; IV assegurar a eficcia e efetividade da ao governamental, promovendo a adequao entre meios, aes, impactos e resultados; V promover a gesto democrtica, participativa, transparente e tica. a) b) c) d) e) somente I, II, III esto corretas somente II, III e IV esto corretas Todos esto corretas Somente a V est correta Somente a II e III esto corretas

19. O governo assume que necessria a busca da excelncia para que os servios possam ser mais bem produzidos e entregues, levando, como conseqncia, a um melhor patamar de percepo da satisfao do

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

cidado. Um caminho que busca a uniformidade de procedimentos, orientao comum e monitoramento do desempenho, que vai ao encontro do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica, elaborado pelo GESPBLICA. Objetivos que so cristalinos em relao a dotar o cidado com informaes sobre as aes governamentais, sejam elas da administrao direta ou indireta, permeado pelos preceitos legais sobre os quais surgiu para testemunhar o caminho da excelncia da funo pblica. O tema nos faz lembrar os Princpios de Reinveno do Governo. Marque entre as opes abaixo, a nica que no se coaduna com a temtica levantado por Osborn. a) Governo preventivo b) Governo empresrio c) Governo orientado por misses d) Governo descentralizador e) Governo orientado para o mercado 20. Visando facilitar a disseminao dos conceitos de tecnologia de gesto e promover o uso do modelo junto aos rgos da esfera pblica, o programa GESPUBLICA apresenta trs reas de atuao que, juntas, promovem apoio s organizaes para buscarem a melhoria contnua: A auto-avaliao, Gesto do atendimento e Desburocratizao. Julgue os itens abaixo, levando em considerao o tema. 1. Auto-avaliao da gesto: mediante um modelo de avaliao os rgos ou entidades pblicas avaliam as prticas de gesto e comparam com resultados de ciclos anteriores, normalmente anual, e com rgos que apresentam melhor desempenho. 2. Gesto do atendimento: so desenvolvidas aes para que os rgos possam melhor se preparar para o atendimento ao cidado. Est fortemente voltada para a divulgao de Cartas de Servios ao Cidado e do Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao (IPPS), produtos do GESPBLICA. Esta rea tem a nobre incumbncia de influenciar os rgos a perceberem que o mais importante atender as expectativas e necessidades dos cidados. Destaca-se, ainda, que este Instrumento poder ser aplicado em qualquer rgo pblico. 3. Desburocratizao: esta rea est vinculada melhoria dos processos, simplificao de procedimentos e rotinas e a busca pela desregulamentao, visando a garantir maior velocidade mquina estatal, condizente com as expectativas da sociedade. a) b) c) d) e) Todos esto corretos Somente o 1 est correto Somente o 2 est incorreto Todos esto errados Somente o 3 est correto

21. No se pode avaliar se no conhecer e, naturalmente, no se pode controlar, ou monitorar, o que no se conhece. O GESPBLICA se prope a ajudar as organizaes a medir o desempenho para controlar, monitorar e gerenciar, com base em fatos. O programa, com base nas melhores tcnicas, mtodos e tecnologias de gesto existentes, adaptados para o mbito governamental, convoca os administradores pblicos para implementarem uma linha gerencial que vai ao encontro dos interesses dos cidados, identificando pontos onde seja necessria a interferncia gerencial para garantir estabilidade nos processos e foco nas expectativas da sociedade. Observando a tendncia, encontramos a ferramenta BSC. Marque, entre as opes abaixo, a incorreta. a) O BSC uma orientao Top-Down, pois deriva da misso e viso. b) O BSC alinha as aes s estratgias. c) A ferramenta BSC tem 3 perspectivas, ou seja: a financeira, a de processos internos e clientes. d) A ferramenta BSC nasceu na iniciativa privado e hoje usada na gesto de resultados. e) O maior desafia de utilizar o BSC mensurar aqueles aspectos no to objetivos e quantitativos.

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

22. O macroambiente das organizaes constitudo por (A) um conjunto amplo de variveis demogrficas que inclui: o tamanho da populao, a estrutura etria, a distribuio geogrfica, a composio tnica e os nveis de renda dos potenciais consumidores. (B) um conjunto de fatores culturais, institucionais e psicossociais que influenciam de forma mais ampla a construo da identidade de uma organizao. (C) um conjunto de insumos de recursos e informaes, bem como suas sadas ou resultados; compreendendo consumidores, usurios, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores. (D) uma estrutura setorial que influencia a intensidade da competio entre as empresas que dele fazem parte, impondo algumas restries em suas operaes e oferecendo vrias oportunidades para que as empresas bem administradas obtenham vantagens sobre suas concorrentes. (E) um conjunto amplo e complexo de variveis tecnolgicas, polticas, econmicas, legislativas, sociais, demogrficas e ecolgicas que envolvem e influenciam as empresas.

23. luz do enfoque sistmico pode-se afirmar que as organizaes buscam a eficincia e a eficcia organizacionais. Estes dois conceitos expressam, respectivamente,
a) a capacidade da organizao de produzir determinada quantidade de bens ou servios; a comparao entre os objetivos realizados pela organizao e os indicadores de sucesso naquele setor de atividades. b) a capacidade da organizao de atender a seus clientes ou usurios com o menor dispndio de recursos; a medida da utilizao dos recursos organizacionais bsicos, isto , recursos fsicos, financeiros e humanos. c) a comparao entre os custos da organizao e os indicadores financeiros do mercado para aquele setor; a capacidade da organizao de manter sempre elevados seus ndices financeiros e econmicos. d) a medida da utilizao dos recursos prprios da organizao; a capacidade da organizao de transformar recursos escassos em produtos ou servios de alto valor no mercado. e) a relao entre os resultados alcanados e os recursos empregados para tanto, a capacidade da organizao de realizar um objetivo ou resolver um problema.

24. Gaebler e Osborne, empregado muitas vezes como enunciado das reformas de segunda gerao, se refere fundamentalmente a princpios e valores que devem orientar a reinveno do governo, sem aluso a etapas. E em sua maioria, estes princpios contm supostos instrumentais, no delimitam o papel do Estado, nem conduzem univocamente a um programa de ao. De acordo com seus enunciados e com a orientao adotada atualmente por um grande nmero de pases, a "reinveno" do governo supe a busca de maior efetividade na ao estatal, a qual, segundo esta viso, poderia ser obtida reunindo as seguintes condies, exceto: a) b) c) d) e) guiar-se por uma misso; orientar-se por resultados; ter uma orientao empresarial (ganhar no lugar de gastar); ter capacidade de antecipao; estar descentralizado; orientar-se para o mercado; servir ao cliente; cumprir um papel "provedor"

25. As diversas tecnologias existentes no governo eletrnico permitem vrias interfaces. Correlacione a 1 coluna com a 2. (1) G2C ( ) Governo e Setor Privado (2) G2B ( ) Governo e o Servidor Pblico

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

(3) G2G ( ) Governo e outros rgos do Governo (4) G2E ( ) Governo e Cidado a) 1 2 3 4 b) 4 3 2 1 c) 2 4 3 1 d) 4 2 1 3 e) 3 1 2 4

26. O enfoque gerencial da administrao pblica manifestou-se na Gr-Bretanha (Thatcher 1979) e nos EUA (Reagan 1980). O gerencialismo consiste na administrao voltada para ______________, orientada para os anseios do _____________. no Brasil, a administrao pblica gerencial, deu-se em um primeiro momento em 1967 Governo Castelo Branco - por intermdio do ________________, que promovia uma radical descentralizao da administrao pblica brasileira. a) processos contribuinte EC 19 de 1998 b) resultados contribuinte EC 19 de 1998 c) resultados cidado/usurio Decreto-Lei 200 d) resultados cidado/usurio Programa Nacional de Desburocratizao e) processos cidado Decreto Lei 200 27. A valorizao do servidor pblico (cliente interno) uma garantia ao cumprimento da misso da Administrao Pblica de atender com qualidade aos seus clientes externos - o cidado. A valorizao ser funo: a) da conscientizao, pelo servidor, do sentido e do valor de sua misso; b) da profissionalizao do servio pblico; c) da avaliao do desempenho por resultados, a partir de objetivos bem definidos; d) do reconhecimento do mrito. e) da necessidade da utilizao de formas padronizadas e rgidas de normas de atendimento e prestao de servios.

28. Adotar a Estratgia da Melhoria Contnua da Gesto ou Ciclo da Melhoria Contnua. (Ciclo PDCA), consiste em, exceto: a) Avaliar a Gesto b) Elaborar o Plano de Melhoria da Gesto c) Acompanhar e avaliar o Plano de Melhoria d) Reavaliar a Gesto. e) Conceber mtodos alternativos radicalmente diferentes. 29. o resultado da evoluo histrica de iniciativas do Governo Federal para a promoo da gesto pblica de excelncia. Tem como principais caractersticas ser essencialmente pblico, ser contemporneo, estar voltado para a disposio de resultados para a sociedade e ser federativo. a) PQAP b) O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GesPblica

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

c) TQM d) TQC e Reengenharia na Administrao Pblica 30. Dentre as opes abaixo, existe uma que no considaerada uma Ferramentas de Gesto na busca da qualidade no servio pblico. Encontre-a. a) Avaliao e Carta de Servios ao Cidado b) Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao IPPS c) Guia de Gesto de Processos d) Guia 'd' Simplificao e) Normas de Procedimentos de ao

31. o instrumento que visa modelagem e simplificao de atividades e normas, eliminando exigncias de rotinas que geram fluxos desconexos na tramitao de documentos que no agregam valor ao servio prestado pela organizao e, por consequncia, pelo Estado. aplicvel a rgos e entidades pblicos nos trs poderes e nas trs esferas de governo. a) Carta de servios ao cidado b) Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao IPPS c) Guia d Simplificao d) Valores Organizacionais e) Guia de Gesto de Processos 32. Entre os princpios da gesto centrada no cidado, encontram-se, exceto: a) Envolvimento de todos b) Viso de futuro c) Valorizao da pessoas d) Gesto reativa e) Gerncia de Processos e Informaes

33. O PROGRAMA NACIONAL DE GESTO PBLICA E DESBUROCRATIZAO GESPBLICA (PQSP) surgiu em 1991, no contexto do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade PBQP, com o propsito de melhorar a gesto das organizaes pblicas, tornando-as mais eficientes na administrao dos recursos pblicos, mais voltadas para o atendimento s demandas da sociedade do que para os seus processos burocrticos internos. O Programa foi passando por algumas transformaes quanto ao seu nome e foco, eatravs de Decreto Federal N 5.378 (23/fevereiro/2005), ocorreu juno dos Programas PQSP e Desburocratizao, passando a se chamar Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, cuja finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e para o aumento da competitividade do pas. coordenado nacionalmente pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Possui as seguintes iniciativas estratgicas, exceto:

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

a) b) c) d) e)

Criar valor pblico para o Gestor Pblico Garantir fidelidade e conquistar novos usurios Construir organizaes de alto desempenho Ter pessoas motivadas e comprometidas com o GESPBLICA
Garantir a expanso do GESPBLICA

34. A respeito das DIRETRIZES do GESPBLICA, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta. 1. A evidncias do bom desempenho do GESPBLICA se dar pela demonstrao da melhoria continua da qualidade do sistema de gesto e dos ganhos sociais de seus usurios. 2. Podem ser avaliados pelo GESPBLICA os rgos e entidades pblicos que tm sistema de gesto pleno, ou seja, que sejam passveis de avaliao em todos os critrios e itens de avaliao preconizados pelo Programa. 3. Os rgos e entidades pblicos que implementam um ou mais produtos do GESPBLICA auto-avaliao, desburocratizao, cartas de servio, pesquisa de satisfao de usurios e premiao so considerados participantes do programa; 4. As organizaes pblicas ou privadas e as pessoas, servidores pblicos ou no, que, de alguma forma apiam o GESPBLICA em sua misso de disseminao e assistncia aos rgos e entidades pblicos so considerados voluntrios e, por esse motivo, integrantes da Rede Nacional de Gesto Pblica. 5. Todas as pessoas e organizaes que atuam no GESPBLICA, de forma permanente ou temporria, esto submetidas ao Cdigo de tica do Programa. 6. A gesto e a execuo das aes do GESPBLICA so feitas de forma descentralizada, mediante delegao a organizaes e pessoas voluntrias. a) b) c) d) e) Todos esto certos Somente dois esto certos Somente trs esto certos Somente quatro esto certos Somente cinco esto certos

35. So trs as principais caractersticas do Programa Gespblica, julgue-as: 1. Ser essencialmente pblica a gesto das instituies pblicas pode e deve ser excelente, e ser tambm comparada com padres internacionais de qualidade em gesto, sem, no entanto, deixar de ser pblica. A qualidade da gesto pblica tem que ser orientada para o cidado e deve desenvolver-se no espao constitucional demarcado pelos princpios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia; 2. 3. Estar focada em resultados para o cidado o que significa o atendimento das demandas da sociedade traduzidas em polticas pblicas. A eficincia e a eficcia sero avaliadas pela capacidade de produzir mais e em benefcio da sociedade, com impacto na melhoria da qualidade de vida e na gerao do bem comum. Ser federativa a base conceitual e os Instrumentos de Avaliao do GESPBLICA no esto limitados a um objeto especfico ou a uma rea a ser gerenciada. Aplicam-se a toda a Administrao Pblica, em todos os poderes, nveis e esferas de governo. a) b) c) d) e) certo errado certo certo certo errado errado certo certo certo certo certo errado errado errado

Material 08 Curso Preparatrio para Auditores Fiscais, Tcnicos, Analistas e Carreiras Afins.

Administrao Pblica Prof Marcelo Marques www.cursoparaconcursos.com.br

Em BREVE divulgaremos os gabaritos das questes.

You might also like