You are on page 1of 6

MELQUISEDEQUE

Bblia Apesar das raras referncias a ele na Bblia, o Livro Sagrado refere-se a Melquisedeque como um sbio rei de uma terra chamada Salm e "sacerdote do Deus Altssimo." (Gnesis 14:18). No Novo Testamento, ele comparado a Jesus, de que dito ser "da ordem de Melquisedeque" (Epstola aos Hebreus). Segundo o texto do Pentateuco, Melquisedeque foi o rei da cidade de Salm (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalm. Melquisedeque teria tido importncia no direcionamento de Abrao - o primeiro registro bblico da doao de dzimos decorre desta ocasio. Abrao e Melquisedeque seriam, portanto, contemporneos, de acordo com as narraes bblicas. Destaca-se na sua histria a ausncia de menes (comuns nos registros bblicos) a seus antepassados. Como se pode interpretar de alguns versos (Hebreus 7:3), Melquisedeque fora um homem sem genealogia, sem filhos ou parentes conhecidos. O lugar onde seu corpo jaz tambm ignorado, o que aumenta a crena de que sua real existncia seja improcedente, ou de que se tratava de um homem de prestgio perante divindade e que, por esta razo, seu corpo no tenha sido destrudo, como se ter passado a Enoque ou a Moiss, talvez. Ao nome Melquisedeque pode ainda ser atribudo o significado "Rei de Justia" em funo de ser uma possvel juno de mais de uma palavra do idioma hebraico. Seu nome j foi usado nas denominadas "ndias", que se referiam atual Etipia, ndia e Himalaia.Nessas 3 culturas havia referncias a um "Rei da Terra", que seria o prprio Melquisedeque.

Desde o alvorecer dos tempos, existe a tradio de uma Terra Sagrada ou Paraso Terrestre, onde os mais elevados ideais da humanidade so realidades. Povos de todo o mundo antigo conheciam pelos nomes de Monte Olimpo, Ratnasanu, Hermadri, Monte Meru, cidade celestial(que ficava na terra de Asar, dos povos da Mesopotmia), Terra de Amenti (Livro Sagrado dos Mortos, dos antigos egpcios), cidade das Sete Ptalas de Vishnu( ou Cidade dos Sete Reis de Edom, ou den da tradio judaica), Na sia Menor no passado e hoje acreditam em uma cidade que conhecida como Shamballah( o templo dos Deuses. O Erdami dos tibetanos e mongis), Para os persas era Alberdi ou Aryana terra de seus ancestrais, Os hebreus a chamam de Cana, Os conquistadores espanhis a chamavam El Dorado, os celtas chamavam de Terra dos Mistrios, Na Idade Mdia era a Ilha de Avalon. Cristofania Alguns telogos cristos acreditam que Melquisedeque teria sido uma apario do Messias antes de seu nascimento. No Antigo Testamento h vrias menes ao Anjo do SENHOR que muitos acreditam terem sido aparies de Cristo antes de encarnar. No entanto, Melquisedeque poderia ter sido o aspecto terreno da pr-encarnao de Cristo em uma forma corprea temporria. Outros telogos, no entanto, acreditam que Melquisedeque teria sido apenas uma tipologia de Cristo, tratando-se, pois, de um acontecimento ou de um ensinamento que se relaciona com as realizaes de Jesus. Na epstola aos Hebreus, o autor leciona que Melquisedeque no teve nem pai e nem me, nem ascendncia e nem descendncia: Porque este Melquisedeque, que era rei de Salm e sacerdote do Deus Altssimo, e que saiu ao encontro de Abrao quando ele regressava da matana dos reis, e o abenoou; a quem Abrao deu o dzimo de tudo, e primeiramente , por interpretao, rei de justia e depois tambm rei de Salm, que rei de paz; sem pai, sem me, sem genealogia, no tendo princpio de dias nem fim de vida, mas, sendo semelhante ao

filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Hebreus 7:13) Segundo os cristos certo que Melquisedeque "tipo" de Jesus. Na Biblia,Melquisedeque referido como sacerdote do Deus Altissimo em Genesis 14:18.19 quando traz po e vinho e recebe de Abro o dizimo do conquistado,e abenoando-o disse:"Bendito sejas Abrao, do Deus Altissimo,o Possuidor dos cus e da terra e bendito seja o Deus Altissimo que entregou teus inimigos em tuas mos" .Referenciado tambm em Salmos 110.4:"Jurou o Senhor e no se arrepender:Tu s um Sacerdote Eterno segundo a Ordem de Melquisedeque." Em Hebreus,alm do j citado temos 7:4 :Considerai,pois,quo grande era este a quem at o patriarca Abro deu os dizimos dos despojos" havendo outras citaes e explicaes ,havendo no 5:11 "Do qual muito temos que dizer,de dificil interpretao,porquanto vos fizestes negligentes para ouvir." o que abre um leque de possibilidades que em principio ,considerando-se a afirmao de Paulo,no devem ser consideradas cristofanias.

Melquisedeque na Biblioteca de Nag Hammadi Uma coleo de primitivos textos Gnsticos encontrados em 1945, conhecidos como Biblioteca de Nag Hammadi, contm um tratado sobre Melquisedeque (Cdice IX). Nele, o autor afirma que Melquisedeque "" Jesus. Como Jesus Cristo, Melquisedeque vive, prega, morre e ressuscita, tudo numa perspectiva Gnstica. A Vinda do Filho de Deus Melquisedeque trata sobre seu retorno para trazer a paz, apoiado pelos deuses, e ele o Rei e Lder Religioso que distribui a justia. O Reino de Agartha, formado por 7 cidades sagradas e uma 8 cidade, denominada Shamballah. Segundo a tradio governada pelo monarca chamado Melki-Tsedeq (conhecido como o Rei do Mundo). Melki-Tsedeq tambm conhecido como Melquisedeque (citado na Bblia (Gnesis 14.18-20 e Hebreus 6.17-20;7.1-3).

Ele abenoou Abrao no nome de El Elyon ("Deus Altssimo") Melquisedeque, cujo nome significa rei de justia, foi um rei de Salm (Jerusalm) e sacerdote do Deus Altssimo (Gnesis 14:18-20; Salmo 110:4; Hebreus 5:6-11; 6:20-7:28). O aparecimento e desaparecimento repentinos de Melquisedeque no livro de Gnesis so misteriosos. Melquisedeque e Abrao se conheceram pela primeira vez depois da vitria de Abro contra Quedorlaomer e seus trs aliados. Melquisedeque ofereceu po e vinho a Abrao e aos seus homens que estavam muito cansados, demonstrando amizade. Ele abenoou Abrao no nome de El Elyon ("Deus Altssimo") e louvou a Deus por ter dado a Abrao vitria na batalha (Gnesis 14:18-20).

Este homem (Melquisedeque), porm, que no pertencia linhagem de Levi, recebeu os dzimos de Abrao e abenoou aquele que tinha as promessas (de Deus)(Hb 7.6; TAB Verso Ampliada).

http://andredecotelli.blogspot.com/2008/09/o-fatormelquisedeque.html Segundo o relato bblico, entre os cananeus, temos a figura de Melquisedeque, um rei e ao mesmo tempo sacerdote que tem um encontro inusitado com Abrao. Ele era de Salm, uma lugar cujo o nome significava paz na lngua dos cananeus. Esse nome mais tarde faria surgir a significativa saudao hebraica Shalom e a rabe Salaam, assim como tambm o nome da cidade Jerusalem. A figura de Melquisedeque, para o autor a chave hermenutica para a revelao de Deus para o mundo, ou segundo ele, a revelao geral. A formao espiritual de Melquisedeque era superior a de Abrao. O encontro entre os dois se caracteriza pela entrega de po e vinho para Abrao por Melquisedeque e do dzimo

para Melquisedeque por Abrao. De forma oculta, Melquisedeque adorava o mesmo Deus que Abrao adorava. A nica diferena seria apenas os nomes, Jav para Abrao e El Elyon para Melquisedeque.

http://www.reformadoresdasaude.com/com/index.php?option=c om_content&view=article&id=46:4-4-1&catid=35:fehist 4.4.1. QBC - A Antiga Jerusalm A Jerusalm remota a muito antes do perodo de Moses, o seu primeiro relato se encontra em vrios textos como os textos 10.5.355, 10.5.15083-15085,10.5.30066-30068 , como nome de Salm.A cidade de Salm a abreviao natural do nome Jerusalm, cidade ou fundamento de paz. A cidade de Salm envolve a posio de cidade sacerdotal, e principia na ao de ligao do homem com Deus mediante um sacerdote, o principal fator de Salm "Em Salm est a sua tenda"10.5.15083-15085 ou seja o santurio de Deus o principal fator de Salm que Jerusalm. A origem do nome tem o seu significado provavelmente "a cidades do (deus) Shalim", como era conhecido pelos cananeus e amorreus no perodo de Abrao mas em hebreu provavelmente "a cidade da paz". Em textos egpcios dos sculos XIX e XVIII a.C., o nome pronunciar-se- Urusalimum. Nas cartas de Tell-el-Amarna do Sculo XIV a.C. aparece como Urusalim. Em aramaico, chama-se Yershelem.Tal cidade declaradamente muito antiga e ligada sempre a Divindade, tal fator dos povos antigos constituiam em cidade sagrada para um Deus ligado a paz ou possuidor dela, sendo o monte um ponto sagrado, em relao aos povos da regio. A ligao histrica destes conceitos nos determina que a regio um local sagrado desde tempos imemoriais e respeitada tanto por cananeus, amorreus, sumrios e egpcios. No livro sagrado considerado como cidade de Deus, local do seu tabernculo.O principal fator da Cidade de Jerusalem esta na existncia do santurio de Deus e sua morada, e desde tempos imemoriais tem se ligado a Divindade a esta cidade, a falta de tal divindade descaracteriza historicamente a

existncia dela.Nas Escrituras Sagradas foi previsto uma descaracterizao deste tipo, "cr-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalm adorareis o Pai"10.5.26177 . Tal fundamento determina um outro estudo sobre o ponto de adorao alterado, que era padro para o tempo do velho testamento, e para os patriarcas bblicos10. 5.30066-30068.Jerusalm se situa em situao to importante que o velho testamento determina-se a orar em direo dela 10.5.9030, 10.5.11321. De forma que devesse se orar em direo ao templo. Caso o templo deixe de existir descaracteriza a orao ao templo n o e istente , ,shlm, shaw-lame\', O mesmo que H8003; Lugar de Pz; Shalem, uma abreviao do nome Jerusalem: - Salem.

You might also like