You are on page 1of 5

Faculdade Aluna: Curso: Psicologia A - Atividades Integrativas II Professora:

Referncia Bibliogrfica SPINK, Peter Kevin . Pesquisa de campo em psicolgia social: uma perspectiva ps-construcionista. PUC - So Paulo, 2003

FICHAMENTO
(...) discutimos, em ocasies diversas, o que pesquisa em Psicologia Social e o que pesquisa de campo. Essa reflexo perpassou cinco eixos temticos. Um primeiro eixo de discusso se preocupou com a relao entre pesquisado e pesquisador e englobou a pesquisa colaborativa, a pesquisa ao, a pesquisa participativa e a tica que orienta a pesquisa. O segundo eixo envolveu a questo dos mtodos e a experincia do Ncleo com o uso de mltiplos e diferentes mtodos dentro da mesma investigao sem se preocupar com argumentos sobre triangulao ou compatibilidade. (pg. 19)

O terceiro eixo de discusso, mais terico, aproximou os membros do Ncleo a uma abordagem construcionista sobre processos sociais e a uma valorizao da anlise de prticas discursivas (...) como estando situadas em lugares e no tempo. O quarto eixo de reflexo trouxe o reconhecimento de que (....) a pesquisa tendia a se dar a partir da identificao de um ponto de partida, a partir da qual: iria se caminhando sem saber direito como e onde .(...) O quinto eixo de discusso foi uma conseqncia dos demais e se referiu a como contar ou narrar esses processos ou histrias. (...) (pg.20)

Nesta viso, a pesquisa de campo se referia observao e interao com as pessoas no seu habitat natural, no lugar especfico da ao fora das paredes do laboratrio. Era um campo que existia num lugar e quando o pesquisador no

estava no lugar, tambm no estava no campo. O campo portanto era onde o pesquisador ia para fazer seus estudos. (pg. 21)

O campo comeou a ser visto no como lugar especfico, mas como a situao atual de um assunto, a justaposio de sua materialidade e socialidade (LAW & MOL, 1995). Nesta tica, no o campo que tem o assunto, mas seguindo Bourdieu (ORTIZ, 1983) - o assunto que tem um campo.(...) Ns contamos histrias e ns nos tornamos as histrias que ns contamos. Os contadores e contadoras de histrias nos contam sobre valores, sobre heris, heronas, sobre o passado e sobre o presente, para que possamos vir a ser as histrias que so contadas. (pg. 22)

Mas na vida cotidiana h muitos contadores de histrias e, diferente do Pinquio, no h um grilo falante para dizer (...) as histrias que devemos ou no devemos acreditar. (...) Em 1964, um colecionador de artesanato indgena, Alexander Girard, sugeriu ceramista Helen Cordero, do Pueblo de Cochiti, a incluso de mais crianas nas figuras de me e criana que fazia (...) A figurinha foi feita em memria a seu av Santiago Quintana, um famoso contador de histrias para crianas. A pequena boneca contadora de histrias, portanto, conta histrias e tambm tem uma histria (...) comprei uma pequena boneca contadora de histrias para presentear uma pessoa muito especial que tinha acabada de editar um livro sobre prticas discursivas. (pg. 23)

No h um campo independente das bonecas contadoras de histria porque estamos sempre potencialmente no campo das bonecas contadoras de histria, mesmo que nossa presena seja quase impossvel de detectar (...) (pg. 24)

Ao relatar, ao conversar, ao buscar mais detalhes tambm formamos parte do campo; parte do processo e de seus eventos no tempo. (...)

H campo-temas que j foram declarados psicologicamente relevantes tantas vezes que corremos inclusive o risco de assumi-los como bvios - como fatos independentes e autnomos. (...) (pg. 25)

(...) Investigar uma forma de relatar o mundo e a pesquisa social tanto um produto social para relatar quanto um produtor de relatos; uma maneira de contar e produzir - o mundo. A pesquisa nasce da curiosidade e da experincia tomados como processos sociais e intersubjetivos de fazer uma experincia ou refletir sobre uma experincia. (...) a questo da nossa contribuio acadmica levanta muitas questes morais; alis, ela a questo moral. (...) (pg. 26)

(...) Precisamos aprender que ser parte do campo-tema no um fim de semana de pesquisa participante e muito menos uma relao de levantamento de dados conduzido num lugar extico, mas , antes de mas nada, a convico moral que, como psiclogos sociais, estamos nesta questo, no campo-tema, porque pensamos que podemos ser teis. (...)Tornar algo psicologicamente relevante no um processo simples e muito menos sem problemas.(...) Trata-se de uma escolha tica que precisamos fazer entre possesso ou contribuio; propriedade ou utilidade; de ser um agrupamento de interesses privados ou ser parte da coletividade social. (pg. 27)

Se o campo no um lugar especfico, delineado, separado e distante, segue que estamos sempre potencialmente em mltiplos campos. Podemos variar em relao nossa centralidade no campo, mas as matrizes do campo esto sempre presentes (...) (pg. 28)

Nada acontece num vcuo; todas as conversas, todos os eventos, mediados ou no, acontecem em lugares, em espaos e tempos, e alguns podem ser mais centrais ao campo-tema de que outros, mais accessveis de que outros ou mais conhecidos de que outros. (...) (pg. 29)

A boneca contadora de histrias ao mesmo tempo uma histria social e um artefato. (...)Todos os artefatos so sociais: no somente os termos, mas tambm as terminologias e as mltiplas construes histricas cujas materialidades so parte do dia a dia. Caminhos, automveis, casas, mquinas, computadores podem parecer ser os artefatos tcnicos de um mundo objetivo, mas sua materialidade construda em falas, s vezes consensualmente e s vezes muitas vezes no. (pg. 30)

As pessoas no so iguais e onde elas falam, como elas falam e quando elas falam so partes mutuamente constitutivas (...) (pg. 32)

Esta interao entre uma Psicologia Social puramente social e uma Psicologia Social que incorpora a construo das materialidades tambm incorpora alguns elementos do trabalho de Kurt Lewin. (...) Ao tratar da Psicologia Individual o campo dentro do qual o cientista tem que trabalhar o espao de vida do indivduo. O espao de vida consiste da pessoa e o ambiente psicolgico que existe para ele.(...) (pg.33)

(...) Para Lewin, a teoria de campo no era uma teoria, mas um mtodo de analisar relaes causais e construir conceitos; de trabalhar com a noo de que qualquer evento o resultado de mltiplos de fatores. (...) (...) Lewin discutiu a relao entre os espaos psicolgicos e nopsicolgicos a partir de trs noes: o espao de vida psicolgico (ou o equivalente em termos do grupo, instituio ou comunidade); o reconhecimento de que h mltiplos processos no mundo fsico e social que no afetam o indivduo (ou grupo, instituio ou comunidade) neste momento de tempo; e a zona fronteiria, onde certas partes do mundo fsico e social podem afetar o estado do espao de vida do indivduo, grupo, instituio ou comunidade naquele momento. (...) (pg. 34) (...) O campo o mtodo e no o lugar; o foco est na compreenso da construo de sentidos no espao de vida do indivduo, grupo, instituio ou comunidade. (...)

Campo o campo do tema, o campo-tema; no o lugar onde o tema pode ser visto (...) (pg. 35)

Quando fazemos o que ns chamamos de pesquisa de campo, ns no estamos indo ao campo. J estamos no campo, porque j estamos no tema. O que ns buscamos nos localizar psicossocialmente e territorialmente mais perto das partes e lugares mais densos das mltiplas intersees e interfaces crticas do campotema onde as prticas discursivas se confrontem e, ao se confrontar, se tornam mais reconhecveis (...)Para fazer isso, no h mtodos bons ou ruins (...)Mtodo, nada mais de que a descrio do como, onde e o que.(...) O campo-tema no um aqurio que olhamos do outro lado do vidro; algo do qual fazemos parte desde o primeiro momento em que dissemos, estou trabalhando com... (...) (pg. 36)

Lugares, eventos, pessoas, rostos, artefatos, documentos, impresses, recortes, anotaes, lembranas, fotos e sons em partes e em pedaos (muitos pedaos); um confronto de saberes uma negociao de sentidos numa busca de ampliar possibilidades de transformar prticas. (...) (pg. 37)

(...) Os saberes so processos sociais e coletivos e a pesquisa em Psicologia Social tambm um processo social e coletivo; um processo no qual somos considerados membros competentes como tambm somos membros competentes de outros processos e outros saberes. (...) (pg.38)

(...) Podemos olhar para outras disciplinas para ver outras solues possveis, no somente as Cincias Humanos e Sociais mas tambm nos meios artsticos e literrios. (...) Precisamos lembrar que psiclogos e psiclogas sociais so, antes de mais nada, seres sociais... (pg. 39)

You might also like