You are on page 1of 6

Priso

Conceito: privao de liberdade de locomoo determinada por ordem escrita da autoridade competente ou em caso de flagrante delito. Espcies de Priso: 1. Priso-pena ou priso penal: a que ocorre aps o transito em julgado da sentena condenatria em que se imps pena privativa de liberdade. 2. Priso sem pena ou priso processual: a priso cautelar, tambm conhecida como priso provisria e que inclui a priso em flagrante, a priso preventiva, a priso resultante da pronuncia, a priso resultante de sentena penal condenatria no transitada em julgado e a priso temporria (lei 7960, de 21-12-1989).

3. Priso civil: a que decretada em casos de devedor de alimentos e (CF, art. 5 LXVII). 4. Priso disciplinar: permitida para o caso de transgresses militares e crimes militares (CF, art.5, LXI). 5. Priso para averiguao: a privao momentnea da liberdade, fora das hipteses de flagrante e sem ordem escrita do juiz competente com a finalidade de investigao. Esse tipo de priso inconstitucional e configura crime de abuso de autoridade. Mandado de Priso: O mandado de priso instrumento escrito que corporifica a ordem judicial de priso. De acordo com o art. 285 do CPP: a autoridade que ordenar a priso far expedir o respectivo mandado. O mandado de priso deve obedecer a uma serie de requisitos que so: 1. Deve ser lavrado pelo escrivo e assinado pela autoridade competente; 2. Deve conter a infrao penal que motivou a priso, pois a Constituio Federal exige que a ordem seja fundamentada de acordo com o estabelecido em ser art. 5, LXI; 3. Deve designar a pessoa que deve ser presa, por seu nome, alcunha ou sinais caractersticos. 4. Deve indicar qual o agente encarregado de seu cumprimento, se oficial de justia ou agente da policia judiciria; Cumprimento do Mandado:

1. A priso poder ser efetuada a qualquer dia e a qualquer hora, inclusive domingos e feriados, e mesmo durante a noite, respeitada apenas a inviolabilidade do domicilio. 2. O executor entregar ao preso, logo depois da priso, cpia do mandado, a fim de que o mesmo tome conhecimento do motivo pelo qual est sendo preso; 3. O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado (CF art. 5, LXIII); 4. O preso tem o direito a identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio extrajudicial (CF, art. 5, LXIV); 5. A priso poder ser feita sem a apresentao do devido mandado desde que o preso seja imediatamente apresentado ao juiz que determinou sua priso; 6. No permitida a priso de eleitor, desde cinco dias antes at 48 horas depois da eleio, salvo flagrante delito ou em virtude de sentena penal condenatria; Priso em Domicilio: Segundo a constituio federal, a casa asilo inviolvel do individuo ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinao judicial. Com isso, duas situaes distintas se apresentam: 1. Durante a noite, somente se pode penetrar no domicilio alheio em quatro hipteses: com o consentimento do morador, em caso de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro. 2. Durante o dia, so cinco as hipteses: consentimento do morador, flagrante delito, desastre, para prestar socorro ou mediante mandado judicial de priso ou de busca e apreenso. Havendo mandado de priso, a captura, no interior do domicilio, somente pode ser efetuada durante o dia (das 6.00 s 18.00 horas), dispensando-se, nesse caso, o consentimento do morador. Durante a noite, na oposio do morador ou da pessoa a ser presa, o executor no poder invadir a casa, devendo esperar que amanhea para se dar cumprimento ao mandado. Deve-se aguardar at o amanhecer e, ento arrombar a porta e cumprir o mandado. A violao do domicilio a noite para cumprir o mandado, sujeita o violador a crime de abuso de autoridade, consistente em executar medida privativa de liberdade individual sem as formalidades legais ou com abuso de poder. Priso em Perseguio:

Nesta hiptese, contanto que a perseguio no seja interrompida, o executor poder efetuar a priso onde quer que alcance o capturando, desde que dentro do territrio nacional (CPP art. 200, primeira parte). Priso fora da Jurisdio: Quando o ru estiver no territrio nacional, em lugar estranho ao da jurisdio, ser deprecada a sua priso, devendo constar da precatria o inteiro teor do mandado (CPP, art. 289). Em caso de urgncia, como no de iminente fuga do territrio nacional, o juiz poder requisitar a priso por telegrama ou telex, que reproduziro o contedo do mandado. Priso Especial: Determinadas pessoas, em razo da funo que desempenham ou de uma condio especial que ostentam, tem direito a priso provisria em quartis ou em cela especial. Tem direito a priso especial: os ministros de Estado, os governadores e seus secretrios, os prefeitos e seus secretrios, os membros do Poder Legislativo de qualquer das esferas federativas, os chefes de policia, os cidados inscritos no Livro dos Mritos, os oficiais, os magistrados e membros do Ministrio Publico, os ministros de confisso religiosa, os ministros do Tribunal de Contas, os jurados, os delegados de policia, os policiais militares, os oficiais da Marinha Mercante Nacional, os dirigentes e administradores sindicais, os servidores pblicos, os pilotos de aeronaves mercantes nacionais, os funcionrios da policia civil, os portadores de diploma universitrio, os professores de ensino do 1 e 2 graus e os juizes de paz. O Superior Tribunal de Justia j decidiu que, na ausncia de acomodaes adequadas em presdio especial, o titular do beneficio poder ficar preso em estabelecimento militar. A priso especial perdurara enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria. Aps esta, o condenado ser recolhido ao estabelecimento penal comum. O presidente da Repblica, durante o seu mandado, no esta sujeito a nenhum tipo de priso provisria j que a Constituio Federal exige sentena condenatria. Priso em flagrante: O termo flagrante vem do latim flagrare, que significa queimar, arder. o crime que ainda arde, isto , que esta sendo comedido ou que acabou de ser. medida restritiva de liberdade, de natureza cautelar e processual que independe de ordem escrita do juiz e que aplicada quele que surpreendido praticando um crime ou logo aps ter praticado. Espcies de flagrante:

1. Flagrante prprio aquele em que o agente surpreendido cometendo uma infrao penal ou acaba de ter cometido (CPP, art. 302, I e II). Nesta ultima hiptese, devemos interpretar a expresso acaba de comete-la de forma restritiva, no sentido de absoluta imediatidade, ou seja, o agente deve ser encontrado imediatamente aps o cometimento da infrao penal (sem qualquer intervalo de tempo). 2. Flagrante imprprio ocorre quando o agente perseguido, logo aps cometer o ilcito em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao (CPP art. 302. III). No caso do flagrante imprprio, a expresso "logo apos no tem o mesmo rigor do inciso precedente ("acaba de comete-la"). admite um intervalo de tempo maior entre a prtica do delito, a apurao dos fatos e o incio da perseguio. Assim, "logo aps" compreende todo o espao de tempo necessrio para a polcia chegar ao local, colher as provas da ocorrncia do delito e dar incio a perseguio do autor. No tem qualquer fundamento a regra popular de que de vinte e quatro horas o prazo entre a hora do crime e a priso em flagrante, pois, no caso do flagrante imprprio, a perseguio pode levar dias, desde que ininterrupta.

3. Flagrante presumido - o agente preso, logo depois de cometer a infrao com instrumentos, armas, objetos ou papeis que faam presumir ser ele o autor da infrao (CPP, art. 302, IV). No necessrio que haja perseguio, bastando que a pessoa seja encontrada logo depois da prtica do ilcito em situao suspeita. Essa espcie de flagrante usa a expresso "logo depois", ao invs de "logo aps" (somente empregada no flagrante imprprio). Embora ambas as expresses tenham o mesmo significado, a doutrina tem entendido que o "logo depois", do flagrante presumido, comporta um lapso temporal maior do que o logo aps do flagrante imprprio. Temos assim, que a expresso "acaba de comete-la" empregada no flagrante prprio, significa imediatamente aps o cometimento do crime; "logo aps" no flagrante imprprio, compreende um lapso temporal maior; e, finalmente "logo depois", do flagrante presumido, engloba um espao de tempo maior ainda. 4. Flagrante obrigatrio (compulsrio) - assim chamado porque o agente obrigado a efetuar a priso em flagrante, no tendo discricionariedade sobre a convenincia ou no de efetiva-la. Ocorre em qualquer das hipteses previstas no art. 302(flagrante prprio, imprprio e presumido) e diz respeito a autoridade policial e seus agentes que tem o dever de efetuar a priso em flagrante. 5. Flagrante facultativo - consiste na faculdade de efetuar ou no o flagrante, de acordo com critrios de convenincia e oportunidade. Abrange todas as espcies de flagrante previstas no art. 302 e se refere as pessoas comuns do povo. Esta previsto no art. 301, primeira parte do Cdigo de Processo Penal: "Qualquer do povo poder...prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito" 6. Flagrante preparado - na definiao de Damsio de Jesus, "ocorre crime putativo por obra do agente provocador quando alguem de forma insidiosa

provoca o agente a pratica de um crime, ao mesmo tempo em que toma providencias para que o mesmo no se consume. Trata-se de modalidade de crime impossvel pois, embora o meio empregado e o objeto material sejam idneos, ha um conjunto de circunstancias previamente preparadas que eliminam totalmente a possibilidade da produo de resultado. assim, podemos dizer que existe flagrante preparado ou provocado quando o agente, policial ou terceiro, conhecido como provocador, induz o autor a prtica de um crime, viciando a sua vontade, e, em seguida, o prende em flagrante. Neste caso, em face da ausncia de vontade livre e espontnea do infrator e da ocorrncia do crime impossvel, a conduta considerada atpica. Esta a posio pacifica do STF, consubstanciada na Smula 145:"No h crime quando a preparao do flagrante pela policia tona impossvel a consumao". Tambm nesse sentido, a jurisprudncia do Tribunal de Justia de So Paulo:"somente na aparncia que ocorre um crime exteriormente perfeito. Na realidade, o seu autor apenas um protagonista inconsciente de uma comedia. O elemento subjetivo do crime existe, certo; mas, em toda a sua plenitude, mas, sob o aspecto objetivo no h violao da lei penal, seno uma insciente cooperao para a ardilosa averiguao da autoria de crimes anteriores, ou uma simulao, embora ignorada pelo agente, de exterioridade de um crime (RT,689/333). " Se o agente policial induz ou instiga o acusado a fornecer-lhe a droga que no momento no a possua, porm saindo do local e retornando minutos depois com certa quantidade de entorpecente pedido pelo policial que, no ato da entrega lhe d voz de priso, cumpre reconhecer a ocorrncia de flagrante preparado". 6. Flagrante esperado: - nesse caso, a atividade do policial ou do terceiro consiste em simples aguardo do momento do cometimento do crime, sem qualquer atitude de induzimento ou instigao. considerando que nenhuma situao foi artificialmente criada, no ha que se falar em fato atpico ou crime impossvel. O agente comete crime e,portanto, poder ser efetuada a priso em flagrante. esta a posio do STJ: "no ha flagrante preparado quando a ao policial aguarda o momento da pratica delituosa, valendo-se de investigao anterior, para efetivar a priso, sem utilizao de agente provocador"(RSTJ,10/389). 7. Flagrante prorrogado ou retardado: esta previsto no art. 2, II da Lei n. 9.034/95, chamada de Lei do Crime Organizado e, "consiste em retardar a interdio policial do que se supe ao praticada por organizaes criminosas ou a ela vinculada, desde que mantida sob observao e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz do ponto de vista da formao de provas e fornecimento de informaes ". Neste caso,portanto, o agente policial detm discricionariedade para deixar de efetuar a priso em flagrante no momento em que presencia a prtica da infrao penal, podendo aguardar o momento mais importante, do ponto de vista da investigao criminal ou da colheita de provas. somente possvel essa espcie de flagrante diante da ocorrncia de crime organizado, ou seja, somente em ao praticada por organizaes criminosas ou a elas vinculada.

8.Flagrante forjado: nesta espcie, os policiais ou particulares criam provas de um crime inexistente, colocando, por exemplo, no interior de um veculo substancia entorpecente. Neste caso, alm de, obviamente no haver crime, respondera o policial ou terceiro por crime de abuso de autoridade

You might also like