You are on page 1of 2

Metalurgia extrativa O que : Ramo da metalurgia que tem como foco a extrao de metais ferrosos ou no, tal como

o prprio ferro (usado em siderurgias para fabricar o ao), nquel, ouro, alumnio entre outros Como se divide A metalurgia extrativa pode ser dividida em dois ramos, a pirometalurgia e a hidrometalurgia --> Pirometalurgia Seu foco est no uso de calor (provenientes de fornos para a obteno do metal de interesse, o caso mais comum da pirometalurgia a produo de ao (liga ferro carbono) mas existem diversos outros metais extrados em processos pirometalurgicos tais como nquel , silcio que por estes processos so obtidos atravs de ligas de ferro nquel e ferro silcio respectivamente. O uso de reaes do tipo de oxireduo comum neste processo , em primeiro lugar temos a reduo, neste caso usamos C para retirar o excesso de oxignio, um exemplo clssico disto o caso da siderurgia onde usamos no alto forno coque(elemento rico em carbono) para reduzir a hematita Fe2O3 em ferro metalizado Fe0, mas tambm temos outros fornos que fazem tarefas semelhantes tais como o uso de fornos a arco eltrico. Ainda podemos falar em pr reduo, neste caso a reao ocorre em fornos (tais como forno calcinador) que visa tirar a gua estrutural do minrio, mas tambm contribui para pr reduzir o minrio , ou seja passar de um nox mais alto para um nox mais baixo , mas sem o metalizar (fazer chegar a nox zero), o que economiza combustvel ou energia no prximo forno alm de evitar formao de gases no prximo forno que iria atrapalhar o processo, um exemplo de pr reduo pode ser visto no caso da hematita Fe2O3 para FeO. Aps o processo de reduo, ou seja, do metal ser metalizado temos que tirar o C em excesso bem como outros elementos tais como S , P etc... . Para isto se usa forno onde o objetivo e usar O para tirar carbono restante e adicionar fundentes para que elementos tais como S escorifiquem. Estes fornos so conhecidos como fornos de refino.

--> Hidrometalurgia Seu foco esta no uso de reaes qumicas de oxireduo que acontecem em meio aquoso, esta reao conhecida por lixiviao e fatores tais como temperatura do meio lixivianete, concentrao do meio lixiviante (que define o PH) , e quantidade de Oxignio ou de outro agente redutor (que define o EH) so essenciais para o processo.

Olhando para o histrico de lixiviao podemos ver de forma clara a evoluo do processo , que sempre buscou maior recuperao do metal, menor tempo, maior segurana e menor custo, no incio tal reao acontecia pelo mtodo chamado in situ, depois foi criado mtodos em pilha, em tanques, tanques agitados e mtodos que usam tanque s agitados e auto claves para prover alta presso e temperatura (processo HPAL) No geral o processo hidrometalurgico mais caro e mais complicado que o processo pirometalurgico, pois pode usar elementos de pirometalurgia (fornos) e elementos de eletrometalurgia nele. Alguns metais que so obtidos por hidrometalurgia so : Ni, Cu, Au, Zn, Ag, Co ainda se deve lembrar que a hidrometalurgia cria a possibilidade de produo de sub produtos, por exemplo, na produo de Ni se pode obter o Co como subproduto, na produo de Au se pode obter a Ag como subproduto. Alguns lquidos lixiviantes para a lixiviao a ser citados : Au -- cianeto (usar por segurana o PH maior que 10,5) Cu -- cido sulfrico H2SO4 Ni -- amnia

OBS: No esquecer de verificar o Ph a ser usado em cada lixiviao usando o diagrama de Proubaix OBS : No esquecer que ao lixiviar uma determinado minrio , lixiviado um monte de outros elementos com ele, assim se deve verificar o diagrama de proubaix de cada elemento, pois se pode saber quais elementos estaro sendo lixiviados, o que necessrio para o processo unitrio seguinte, beneficiamento de licores. Aps a lixiviao tem outras reas numa usina hidrometalrgica , o chamado beneficiamento de licor e o processo eletrometalrgico que se baseia em uso de eletricidade para modificar ou agir na cintica (aumentar a velocidade de reao) do processo de eletrodeposio, e ainda o refino.

You might also like