You are on page 1of 41

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPARTAMENTO DE SEGURANA CONTRA INCNDIO CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO

SISTEMAS ESPECIAIS DE COMBATE A INCNDIO - BSICO -

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/Comb. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

Braslia, setembro de 2010

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

. SUMRIO

SUMRIO ........................................................................................................... 2 I INTRODUO .............................................................................................. 5 II AGENTES GASOSOS ................................................................................. 8 2.1. BREVE HISTRICO DO USO DE AGENTES GASOSOS NA EXTINO DE INCNDIOS. .......................................................................... 8 2.2. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS AGENTES EXTINTORES GASOSOS. ................................................................................................... 10 III - SISTEMAS ESPECIAIS DE EXTINO DE INCNDIO ............................ 12 3.1. ASPECTOS BSICOS DO FUNCIONAMENTO DE SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO POR AGENTES EXTINTORES GASOSOS. ................................................................................................... 12 3.1.1. HALON ............................................................................................ 15 3.1.2. AGENTES LIMPOS ......................................................................... 17 3.1.3. DIXIDO DE CARBONO - CO2 ...................................................... 22 3.2. ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM VERIFICADOS EM SISTEMA DE PROTEO POR GASES ...................................................................... 27 IV. SISTEMAS DE EXTINO DE INCNDIO EMPREGANDO ESPUMA. .... 29 4.1. ASPECTOS GERAIS DO SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO POR ESPUMA. .......................................................................... 29 4.2. TIPOS DE ESPUMA. ............................................................................. 30 4.3. FUNCIONAMENTO DE SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIOS POR ESPUMA. ........................................................................ 31 4.4. EQUIPAMENTOS DE DETECO E CONTROLE. .............................. 33 4.5. EQUIPAMENTOS DE APLICAO DE ESPUMA................................. 34 4.6. ITENS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS EM PROJETO (NBR 12615/1992).................................................................................................. 37 V - SISTEMAS DE PROTEO POR GUA NEBULIZADA ........................... 38 VI - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................... 40

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Descoberta do fogo. Figura 02: Representao esquemtica de um sistema fixo de proteo contra incndios por gases. Figura 03: Equipamento eletrnico protegido por gases. Figura 04: Instalao fixa de gs FM200. Figura 05: Sistema de CO2 em baixa presso. Figura 06: Sistema de CO2 em alta presso. Figura 07: Bateria de CO2. Figura 08: Comparao da eficincia de agentes extintores em termos de volume ocupado pela instalao. Figura 09: Esquema geral de sistema de gerao de espuma. Figura 10: Esquema de funcionamento de sistema de espuma em conjunto com sistema de chuveiros automticos. Figura 11: Sistema de alarme e deteco. Figura 12: Esguicho tipo canho. Figura 13: Gerador de espuma de alta expanso. Figura 14: Geradores de Espuma de Contra Presso Elevada. Figura 15: Compressor de gua nebulizada.

05 13 14 20 22 23 24 24 30 30 32 33 34 34 37

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Tipos de gases halons mais empregados. Tabela 02: Valores do NOAEL e LOAEL. Tabela 03: Caractersticas bsicas dos principais gases inertes. Tabela 04: Principais gases ativos e seus respectivos fabricantes. Tabela 05: Tempo seguro para exposio humana a determinadas concentraes de HFC 227 ea. Tabela 06: Fator de inundao para concentrao de 34%, em volume de Co2. Tabela 07: Quadro comparativo das caractersticas principais dos vrios agentes extintores em sistemas de proteo fixa. Tabela 08: diferenas entre sistema de chuveiros automticos e gua nebulizada.

17 18 19 20 20 25 26 37

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

I INTRODUO Durante milhares de anos os seres humanos temem e respeitam o fogo tendo sido este, em diversas ocasies objeto de mistrio, medo, superstio e adorao. Em determinado momento na histria, o homem aprendeu a dominar o fogo. Em algumas cavernas foram encontrados vestgios do uso do fogo pelo homem de Neanderthal h 50.000 anos e pelo homem de Pequim h 250.000 anos atrs. Esses e outros homens primitivos descobriram como usar o fogo para manter os corpos aquecidos, para cozimento, para proteger-se contra animais selvagens, bem como, meio de iluminao durante o perodo noturno. Embora no soubessem como produzir o fogo, nossos antepassados provavelmente se valeram da ocasio de incndios acidentais provocados por raios ou por lava expelida por vulces e aprenderam inicialmente, a manter o fogo. Os "guardies do fogo" vigiavam dia e noite esses incndios acidentais, alimentando-os com gravetos, folhas, etc. Como era bastante difcil acender o fogo com mtodos tradicionais, foi institudo os vigilantes do fogo para garantir que estes permanecessem acesos[ 5 ].

Figura 01: Descoberta do fogo. [15]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

O uso controlado do fogo proveniente da combusto (queima) significou uma transformao profunda na vida dos seres humanos, possibilitando feitos at ento inimaginveis. As transformaes qumicas que ocorrem no cozimento de alimentos, na produo de utenslios cermicos, na produo do ao, vidro, cimento, somente foram possveis em virtude da energia liberada nas reaes combusto. Por volta de 490 a.C. o filsofo grego chamado Empdocles concebeu uma teoria em que a base do universo era os quatro elementos terra, ar, gua e fogo, combinadas em diferentes propores. De acordo com sua teoria, por exemplo, a madeira contm terra por que slido e pesado; possui gua, pois ao ser aquecido libera gua; ar, porque emite fumaa; e fogo porque contm chamas. Posteriormente, j no sculo IV a.C., o tambm filsofo grego, conhecido como Aristteles, props em complemento teoria de Empdocles que cada um dos quatro elementos que formavam o universo, poderiam se transformar em algum outro dos quatro. Segundo Aristteles, todos os elementos tinham em comum o ter. Esta teoria aristotlica recebeu crdito por cerca de 2000 anos. Com o advento da cincia moderna, no perodo da renascena, no sculo XVI surgiu no homem a necessidade de racionalizar e explicar os fenmenos cientficos de forma rigorosa. Imbudo deste esprito, j no sculo XVII, o fsico-qumico ingls, Robert Boyle, considerado por muitos como o precursor da qumica moderna, conseguiu sistematizar o conhecimento qumico sobre muitas substncias e elementos a partir da acumulao de fatos experimentais, de onde obtinha generalizaes. Porm, foi o qumico francs Antoine Laurent Lavoisier quem realmente desvendou o fenmeno da combusto. Segundo ele nas reaes qumicas no h alterao na massa do sistema e que nas reaes de combustes era necessrio a presena de oxignio.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Ao longo da histria o homem tentou controlar o fogo e torn-lo seu aliado no desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas a melhorar as condies de vida das pessoas. Contudo, por vezes este aliado escapa ao controle do homem, transformando-se em inimigo, gerando transtornos, que em muitas ocasies so irrecuperveis. O fogo tem sido de grande importncia para os seres humanos, estando presente em nossa vida diria, sendo empregado em foges, aquecedores de gua, motores combusto interna, calefatores, isqueiros, em diversos processos industriais como produo de ao, cimento, vidro, dentre outros. Contudo, quando seu surgimento ocorre de forma involuntria, acidental e no prevista e seu desenvolvimento se d de forma descontrolada e em locais imprprios, nesse caso, passa a ser um elemento destruidor de vidas e bens, gerando prejuzos incalculveis. Portanto, o cuidado para evitar os efeitos nocivos do fogo deve ser constante.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

II AGENTES GASOSOS 2.1. BREVE HISTRICO DO USO DE AGENTES GASOSOS NA EXTINO DE INCNDIOS.

Inicialmente, o uso da gua se apresentava como melhor agente para extino de incndios. Contudo, medida que foram desenvolvidos novos materiais combustveis e processos industriais, tais como, derivados de petrleo, materiais sintticos, dentre outros, houve a necessidade de aperfeioar os equipamentos de combate a incndios base de gua e o desenvolvimento de elementos extintores mais modernos, tais como, p qumico, gases, espuma qumica ou mecnica, etc. Quando h necessidade de evitar incndios em locais que abrigam objetos de alto valor agregado, como Centrais de Processamentos de Dados (CPDs), salas de controle, centrais telefnicas, salas-cofre, arquivo de dados, laboratrios, bibliotecas e museus de arte, deve-se buscar o emprego de agentes extintores limpos, que no deixe resduos, que no sejam corrosivos, no-condutores de eletricidade, enfim, que no agravem os danos ocasionados pelo fogo no ambiente protegido aps seu uso. Atualmente o emprego de agentes gasosos se tornou a melhor alternativa para tais casos, pois funcionam como agentes extintores totalmente limpos e aps seu emprego faz-se somente necessria uma adequada aerao no ambiente para o reincio das atividades do local. Por mais de cem anos, agentes gasosos como o dixido de carbono (CO2), argnio, nitrognio, so utilizados eficazmente no combate a incndios e inertizao em diversas atividades industriais e comerciais por meio de sistemas fixos ou de extintores portteis. Em 1929 foi elaborada nos Estados Unidos a norma NFPA 12 (National Fire Protection Association), fornecendo os requisitos mnimos necessrios para todos os projetos, instalaes e manutenes de sistemas de dixido de carbono (CO2). Apesar de antiga, tal norma tem sido atualizada constantemente e sua ultima verso data de 2008. No Brasil e no mundo a norma NFPA 12 considerada como o principal documento tcnico na

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

elaborao de projetos de sistemas de combate a incndios por CO2, juntamente com os regulamentos locais. A principal limitao dos sistemas de CO2, argnio ou nitrognio que combatem incndios retirando o oxignio do ambiente, conseqentemente trazendo riscos de acidentes de asfixia em pessoas que possam estar no local da descarga do agente gasoso. Em virtude do problema apresentado pelo uso de CO2, na dcada de 60 e incio da dcada de 70, diversas empresas qumicas trabalharam no desenvolvimento de gases para emprego na extino de incndios. Tais gases tinham como premissa bsica a extino do fogo sem a retirada significativa de oxignio do ambiente, a fim de minimizar o risco de asfixia. Dentre os muitos gases lanados no mercado, o nico que teve ampla aceitao, em virtude de sua efetividade, foi o Halon 1301 (bromotrifluormetano) fabricado pela empresa DuPont. Conforme a NFPA 12A, o gs halon apresenta condies de segurana e pode ser usado em ambientes habitados sem nenhuma restrio presena de seres humanos, pois no era considerado asfixiante. Contudo, em concentraes elevadas pode causar danos a seres humanos e animais. Tambm podem reagir com produtos de combusto e gerar produtos txicos. Utilizado em concentraes entre 5 a 7%, ocupa menor espao quando comparado ao CO2, que era aplicado em altas concentraes entre 34 a 60% em volume. Havia tambm o Halon 1211, utilizado em extintores portteis devido sua alta capacidade propelente. A norma NFPA 12A, Sistemas de Extino de Incndio por Halon 1301, publicada em 1970, apresentou requisitos e orientaes para os projetos e instalaes de sistemas fixos utilizando gs Halon 1301. Esse perodo coincidiu com a rpida expanso dos centros de computao, locais com equipamentos sofisticados e delicados, o que fez do Halon 1301 um produto-padro, largamente utilizado na proteo desse tipo de ambiente, desde seu lanamento at 1987. Em 1987, com o advento do Protocolo de Montreal, evento que marcou significativamente o emprego de agentes gasosos destinados ao combate de incndios.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Protocolo de Montreal tinha como objetivo o controle e a eliminao em mbito global, da emisso na atmosfera de substncias capazes de destruir a camada de oznio, dentre os quais o Halon 1211 e Halon 1301, tendo o Brasil ratificado oficialmente o protocolo em 1994, junto com outros 23 pases. A proibio do uso, comercializao e importao de substncias controladas pelo Protocolo de Montreal foi regulamentada no Brasil por meio das Resolues do CONAMA de nmero 13 de 13/12/95 e nmero 229 de 20/08/97, posteriormente, substitudas pela resoluo nmero 267 de 14/09/2000. A partir da confeco do Protocolo de Montreal, foram desenvolvidos outros tipos de gases, que no ofereciam riscos camada de oznio.

2.2. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS AGENTES EXTINTORES GASOSOS. As principais caractersticas dos agentes extintores gasosos, reside no fato possurem poucos efeitos nocivos aos seres humanos e ao meio ambiente, bem como grande eficincia na extino de incndios. Segue abaixo algumas caractersticas dos agentes extintores modernos: - No conduzem eletricidade; - Vaporizam rapidamente e no deixam nenhum resduo; - So adequados para incndios classe A, B ou C; e - Aps a extino, permitem o reincio imediato das atividades do local. Caso o ambiente a ser protegido possuir equipamentos de alta tecnologia, alto valor agregado (sensveis gua), de difcil reposio ou essenciais continuidade das operaes do local, normalmente a escolha de um sistema de extino de incndios por agentes gasosos se torna recomendvel.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

10

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

2.3 SISTEMAS ESPECIAIS NO MBITO DO DISTRITO FEDERAL O emprego de sistemas especiais para combate a incndio no Distrito Federal regulado pelo DECRETO N. 21.361, DE 20 DE JULHO DE 2000, que aprova Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico do Distrito Federal (RSIP). Segundo o RSIP, os sistemas especiais previstos esto dispostos no Artigo 9, os quais so: sistemas fixos de espuma, gs carbnico (CO2), P Qumico Seco, gua nebulizada e gases especiais. Podero ser admitidos ainda, outros meios de Proteo no classificados no presente artigo, desde que devidamente reconhecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

11

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

III - SISTEMAS ESPECIAIS DE EXTINO DE INCNDIO 3.1. ASPECTOS BSICOS DO FUNCIONAMENTO DE SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO POR AGENTES EXTINTORES GASOSOS. As instalaes fixas de proteo contra incndio por gases possuem um modo de funcionamento relativamente simples, contudo os sistemas de ao automtica requerem a instalao de detectores automticos de incndio e um modo de gesto da informao relativa deteco e extino. O painel de controle do sistema permite gerenciar alarmes falsos e programar um lapso de tempo entre a recepo do sinal dos detectores de incndio e a ordem de abertura da vlvula de descarga do gs no espao protegido, para permitir a sada segura das pessoas, quando existe perigo aos ocupantes, por exemplo em instalaes de dixido de carbono. Quando inexiste ocupao ou quando se trata de um gs inofensivo, a ao do sistema de extino geralmente imediata. Os sistemas de atuao manual no apresentam esta complicao e dispensam os detectores de incndio, mas introduzem uma componente de deciso humana, o que em alguns casos se pode traduzir numa desvantagem considervel. Existem dois tipos principais de sistemas de supresso de incndio fixos por meio de agentes extintores gasosos, quanto ao seu modo de aplicao: sistemas de inundao total e os sistemas de aplicao local. Os primeiros geralmente destinam-se proteo de espaos confinados, como por exemplo, salas tcnicas ou salas de computadores. Nesse caso o agente extintor gasoso descarregado no espao confinado em determinada quantidade, de modo a obter-se uma concentrao de gs extintor relativamente uniforme nesse espao. Os sistemas de aplicao local, por outro lado, aplicam o agente extintor diretamente sobre o objeto ou equipamento em chamas, numa concentrao suficientemente elevada para extinguir o incndio num espao aberto. Os sistemas de extino fixos destinam-se proteo de riscos tais como: - Objetos de valor inestimvel (obras de arte etc.);

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

12

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

- Equipamentos ou objetos com alto valor agregado e sensveis ao uso dos agentes extintores convencionais (mquinas automatizadas em linhas de produo, CPD, centrais de sensoriamento remoto, centrais de telecomunicaes etc.); - Locais onde haja necessidade de isolamento do meio externo (laboratrios onde se armazenam agentes patolgicos, produtos radioativos etc.); - Sala de computadores; - Salas de comando; - Arquivos e museus; - Centrais Telefnicas; - Salas de equipamento eletrnico; - Depsitos de Artigos Valiosos; - Equipamento industrial crtico; - Aeronaves e embarcaes; - Centrais de processamento de dados; - Turbinas e geradores de centrais eltricas; - Instalaes onde a gua no pode ser utilizada como agente extintor; - Fitotecas; - Laboratrios; - Bibliotecas; e - Tomografia e ressonncia magntica.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

13

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 02: Representao esquemtica de um sistema fixo de proteo contra incndios por gases. [16]

1 Cilndro de gs extintor; 2 Painel de controle; 3 Tubulao (coletor de gs); 4 Circuito de extino; 5 - Circuito de deteco de incndio; 6 Detector de incndio; 7 Difusores do gs extintor.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

14

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 03: Equipamento eletrnico protegido por gases. [16]

3.1.1. HALON Em reas com ocupao humana, foi empregado, no passado, hidrocarbonetos halogenados ou halons, tais como o Halon 1301. Este agente extintor, muito eficiente, podia debelar a maioria dos incndios com apenas 3,5 % de concentrao em volume, constituindo assim, portanto uma boa soluo tcnica que no colocava em perigo a sade dos ocupantes do ambiente protegido. Possuindo caracterstica relativamente no txica a concentraes inferiores a 7% de volume no ar, os ocupantes da edificao poderiam realizar a sada segura de uma rea protegida, mesmo aps o acionamento do sistema de proteo. Na dcada de oitenta do sculo XX, em virtude da sua comprovada eficincia na extino de incndios e preo acessvel o halon substituiu amplamente a outros agentes extintores como por exemplo o dixido de carbono (CO2). Ainda na dcada de oitenta, porm, aps a descoberta dos efeitos nocivos dos produtos halogenados sobre a camada do oznio, o uso de halons comeou a ser limitada, sendo por fim banida e proibida, por ocasio do processo iniciado pelo Protocolo de Montreal de 1987, sobre as substncias que destroem a camada de oznio.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

15

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Este documento internacional estabeleceu diretrizes para a abolio paulatina dos produtos ou substncias com efeito destrutivo sobre a camada de oznio. Atualmente a utilizao do halon proibida. Com a excluso do halon despertou-se na comunidade centfica, especialmente nos especialistas ligados Engenharia de Incndio, o desafio relativo pesquisa de agentes extintores gasosos alternativos, eficientes, seguros, sem efeitos adversos para o ambiente, e a baixo custo. O Halon 1301 foi, durante cerca de 50 anos o agente extintor por excelncia, quer em sistemas de inundao total, quer em sistemas de aplicao local. Os halons so compostos gasosos constitudos por hidrocarbonetos (base etano ou metano) em que um ou mais tomos de hidrognio foram substitudos por tomos de elementos da srie dos halgenos (flor, cloro, bromo ou iodo). Esta substituio confere a muitos dos gases assim obtidos propriedades de no-inflamabilidade e de extino de chamas. O Halon 1301 em particular oferecia uma eficincia de extino de fogos quase tima e uma toxicidade reduzida. Em termos de propriedades gerais apresentava grandes vantagens: - Menor poder corrosivo; - Gs relativamente no txico, especialmente indicado para fogos em espaos ocupados na presena de lquidos inflamveis e combustveis, em sistemas eltricos e eletrnicos, tais como computadores e equipamento de comando de instalaes industriais; - No condutor de corrente eltrica: podia ser usado sobre equipamentos eltricos sob tenso, at cerca de 35.000 V. - Estvel at uma temperatura de 480C e inerte na presena dos materiais e equipamentos mais comuns, com exceo de alguns plsticos celulsicos (alis, esta propriedade est na origem da preservao dos corpos dos extintores de halon contra os efeitos da deteriorao); - No deixava resduos aps a sua utilizao, desde que esta fosse rpida, sendo por isso apropriado para locais sensveis ao aspecto da contaminao;

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

16

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

- No produzia choque trmico durante a utilizao, tal como acontece com o dixido de carbono, e portanto no requeria treino especial ou cuidados adicionais relativamente ao risco de queimaduras por parte do utilizador. Os gases halons no deixam resduos corrosivos ou abrasivos, possuem baixa condutividade eltrica, so mais densos que o ar (aprox. 5 vezes), so inodoros, incolores e se liquefazem sob presso. Os halons mais comumente empregados so:

GS

TIPO 1011 1211

NOME CIENTFICO Bromoclorometano Bromoclorodifluormetano Dibromotetrafluoretano Bromotrifluormetano Dibromotetrafluormetano

FRMULA MOLECULAR C H2 Br Cl C Br Cl F2 C Br2 F2 C Br F3 C Br F2 C Br F2

HALON

1202 1301 2402

Tabela 01: Tipos de gases halons mais empregados. [02]

3.1.2. AGENTES LIMPOS A partir do Protocolo de Montreal de 1987, vrias companhias qumicas desenvolveram agentes extintores capazes de substituir o Halon 1211 e Halon 1301. Diversos programas foram implementados a fim de identificar e avaliar as possveis alternativas de produtos que substitussem os produtos banidos. O programa de maior destaque foi o SNAP (Significant New Alternative Polices) criado pela EPA (Environmental Protection Agency), agncia de proteo ambiental dos Estados Unidos, que analisou uma srie de candidatos sob os mais diversos critrios e criou uma lista de produtos considerados aceitveis sob determinada tica enquanto que, de modo paralelo, porm coordenado, a NFPA (National Fire Protection Association) elaborava uma norma tcnica especfica para os novos agentes a norma NFPA-2001, aprovada em 1994. Os projetos e instalaes de sistemas de combate a incndios utilizando-se gases limpos, substitutos do Halon 1301, so realizados com base na norma NFPA 2001 da National Fire Protection Association.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

17

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Segue abaixo alguns conceitos importantes constantes na citada norma: - ODP (Ozone Depletion Potential): a capacidade de uma determinada substncia possui de provocar danos camada de oznio. - NOAEL (No Observed Adverse Effects Level): a maior concentrao de um determinado agente, em que no se observa nenhuma reao, efeito adverso ou sintoma em seres humanos submetidos a essa atmosfera. - LOAEL (Lowest Observed Adverse Effects Level): a menor concentrao de um determinado agente, na qual pode se observar qualquer reao, efeito adverso ou sintoma em seres humanos submetidos a essa atmosfera. Na Tabela 03 apresentam-se os valores de NOAEL e LOAEL dos diversos agentes limpos aprovados pela NFPA 2001. Cabe ressaltar, que para proteo de ambientes habitados a mxima concentrao do agente permitida o valor do NOAEL e o tempo mximo de permanncia no local de 5 minutos.

Tabela 02: Valores do NOAEL e LOAEL. [01]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

18

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

3.1.2.1. GASES INERTES Os gases inertes tm como princpio para extino de incndios a reduo da concentrao de oxignio presente no ar para at 12% em volume, que segundo a norma, a mnima concentrao de O2 sem riscos para a respirao humana. Os gases inertes so compostos basicamente por uma composio de argnio, Hlio, Dixido de Carbono e nitrognio, e so comercializados pelos produtos Argonite, Argon e Inergen. Este tipo de soluo tem sido empregada com maior freqncia em sistemas fixos para proteo contra incndios desde a proibio do halon. Contudo, a sua eficincia relativamente baixa pelo que geralmente so necessrias grandes quantidades de gs para proteo de espaos relativamente pequenos, que devem ser estanques para no permitir a disperso do agente extintor para o exterior. Por outro lado o custo destes sistemas relativamente mais baixo que outros, como por exemplo, os produtos halogenados.

Tabela 03: Caractersticas bsicas dos principais gases inertes. [01]

3.1.2.2. GASES ATIVOS O princpio de funcionamento dos gases ativos no a reduo de oxignio como nos gases inertes, mas atua na retirada da energia trmica
INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

19

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

que alimenta o fogo e no controle da reao em cadeia do processo de combusto. Os agentes ativos so formados por diversos compostos qumicos que no tiveram seu uso restrito pelo Protocolo de Montreal (1987) e comercializados pelos produtos FM-200, FE-227, Novec, entre outros. So misturas de elementos qumicos, no-asfixiantes, que extinguem incndios por meio da inibio da reao qumica entre combustvel e comburente, alm de sua ao resfriadora no incndio.

Tabela 04: Principais gases ativos e seus respectivos fabricantes. [01]

- FM 200 (HFC-227) O HFC-227 um gs cuja composio qumica CF3CHFCF3 (heptafluoropropano), o qual, em condies normais, se comporta como um gs incolor, inodoro, no condutor de eletricidade e que no deixa resduos. Por no danificar a camada de oznio considerado um agente limpo e por isso foi aprovado pelo Departamento de Proteo Ambiental/EPA (Entidade dos Estados Unidos para proteo do meio-ambiente). O HFC-227 considerado substituto ao Halon 1301 e 1211, para fins de extino de incndio. Conhecido pelo nome comercial FM-200 ou FE-227, o HFC-227 usado na extino de incndios por ao fsico-qumica. No princpio ocorre ao de

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

20

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

resfriamento da chama em nvel molecular. O HFC-227, por agir como excelente condutor trmico, atua removendo a energia trmica do incndio, impossibilitando a sustentabilidade das reaes de combusto. Simultaneamente, a ao qumica do HFC-227, por meio dos radicais livres age sobre o fogo, inibindo, a reao em cadeia entre combustvel, comburente e calor, interrompendo a combusto. Aps a descarga do gs no h alterao significativa da concentrao de oxignio no ambiente, ou seja, desde que sejam atendidos os ndices de concentrao especificados na NFPA 2001, o HFC-227 no provoca asfixia . Em virtude de tal caracterstica, o HFC-227 pode ser aplicado em ambientes habitados por pessoas. Nos Estados Unidos, so aceitas concentraes de at 9% do volume normalmente ocupado, e de at 10,5% do volume para espaos normalmente no ocupados. Apesar da possibilidade de se respirar em ambiente protegido pelo HFC227, a NFPA-2001 recomenda a no haja exposio ao gs, tal fato se deve porque em contato do gs com o fogo, h produo de subprodutos perigosos como o cido fluordrico. Por essa razo, a aplicao do gs para extino de incndio deve durar no mximo, 10 segundos. De qualquer forma, a presena de pessoas no local durante a descarga deve ser evitada.
CONCENTRAO(%) 9,0 10,5 11 11,5 12 TEMPO MXIMO DE EXPOSIO(MIN.) 5 1,13 0,60 0,49

Tabela 05: Tempo seguro para exposio humana a determinadas concentraes de HFC 227ea [9].

- FUNCIONAMENTO Os sistemas de proteo contra incndio so compostos de cilindros que armazenam o agente limpo a fim de ser descarregado na rea em risco efetivo.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

21

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Os agentes devem necessariamente inundar todo o volume do risco protegido em at 10 segundos, atingindo as concentraes mnimas requeridas pela norma NFPA- 2001. Para uma proteo mais eficiente necessria uma descarga em regime de inundao total, nos volumes do ambiente (onde os materiais/equipamentos esto presentes), entre - piso (onde os cabos de alimentao eltrica esto presentes) e entre - forro (onde todos os circuitos da rede de iluminao encontram-se instalados) simultaneamente.

Figura 04: Instalao fixa de gs FM200. [16]

3.1.3. DIXIDO DE CARBONO - CO2 O dixido de carbono um gs inerte e trata-se de um gs nico, e no de uma mistura de gases. o sistema de proteo por gases mais conhecido e que possui maior disponibilidade no Brasil. Ele ocupa uma categoria independente na classificao dos agentes extintores gasosos. O CO2 mais pesado que o ar e atua na inibio da combusto, sobretudo por substituio do oxignio (mas tambm parcialmente por resfriamento). Como se trata de um gs inerte, no deixa resduos aps aplicao, o que se revela bastante conveniente para proteo de equipamentos eletro-eletrnicos. 22

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

No entanto, o Dixido de Carbono pode ocasionar asfixia s pessoas que se encontram na rea protegida. Tal fato requer que algumas medidas de segurana sejam adotadas, em locais protegidos por sistema de CO2 e haja ocupao humana. Os sistemas de proteo automticos so geralmente dotados de temporizadores, a fim de permitir o abandono do ambiente antes da descarga do agente extintor. recomendado o emprego de CO2 em locais onde se faz necessrio um agente extintor, com uma alta resistncia dieltrica e que no deixe resduo. normalmente instalado sistema de proteo por CO2, em reas onde haja risco de incndio em equipamentos energizados casa de bombas, casa de mquinas, central de processamento de dados, transformadores, geradores de energia eltrica, laminadores, mquinas grficas, tanques de leo, dutos, armazenamento de lquidos inflamveis dentre outros. O CO2 um gs no txico, inodoro, no condutor de eletricidade (baixas e mdias tenses e, no deixa resduos corrosivos). Sua forma de extino se d pela reduo do nvel de oxignio do ambiente protegido, em funo do aumento de sua concentrao, para valores abaixo de 14%, impossibilitando a respirao humana. O CO2 ao ser descarregado na atmosfera aumenta o seu volume em 450 vezes, e expulsa o ar existente no ambiente. A instalao de sistemas fixos de CO2 deve atender ao disposto na NBR 12232/1992 e NFPA n 12. . 3.1.3.1. TIPOS DE SISTEMAS - CO2 BAIXA PRESSO Normalmente armazenado em tanque de ao, dotado de sistema de resfriamento, com capacidade para as necessidades da rea protegida, mantido presso de 300 psi (aprox. 20,4 atm.) a 18 C. Possui vlvula regulada por temporizador, de forma a fornecer a quantidade de CO2 correspondente ao volume do local protegido. Normalmente utilizado para quantidades de CO2 acima de 4.000 kg at 30.000 kg.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

23

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 05: Sistema de CO2 em baixa presso. [14]

- CO2 ALTA PRESSO So utilizados normalmente cilindros com capacidade at 45 Kg de CO2, para armazenar o gs, presso de 850 psi (57,8 atm), a 21 C.

Figura 06: Sistema de CO2 em alta presso. [14]

Com relao ao mtodo de aplicao, existem duas modalidades:

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

24

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

- CO2 APLICAO LOCAL O agente extintor aplicado somente no equipamento a ser protegido. O tempo de descarga dever ser no mximo 30 segundos. Para o clculo de quantidade de CO2 no caso de local com trs dimenses, emprega-se o mtodo do volume, conforme a tabela 06.

Tabela 06: Fator de inundao para concentrao de 34%, em volume de Co2 [1].

- INUNDAO TOTAL Este modo empregado quando possvel confinar o risco dentro de um volume definido, como dutos de cozinha, tnel de cabos, geradores, salas eltricas, cubculos eltricos, depsito de combustveis, etc. Tempo de descarga entre 1 a 7 minutos, com pelo menos 30% em 2 minutos. Nesse caso, aplicam-se concentraes que variam de 34% (gasolina, querosene) at 74% (hidrognio).

Figura 07: Bateria de CO2. [16]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

25

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

FIGURA 08: Comparao da eficincia de agentes extintores em termos de volume ocupado pela instalao. [16]

GS GS INERTE CO2 FM 200 HALON*

EFICCIA BAIXA MDIA ELEVADA ALTA

VOLUME NECESSRIO ALTO MDIO/ELEVADO REDUZIDO REDUZIDO

CUSTO REDUZIDO REDUZIDO ELEVADO REDUZIDO

TABELA 07: Quadro comparativo das caractersticas principais dos vrios agentes extintores em sistemas de proteo fixa (*o halon considerado nesta tabela apenas para efeitos de comparao). [16]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

26

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

3.2. ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM VERIFICADOS EM SISTEMA DE PROTEO POR GASES


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - Tipo de sistema fixo instalado; - Informar qual (is) norma(s) foi adotada para dimensionamento do sistema; - Tipo de agente extintor empregado; - Anotao de Responsabilidade Tcnica do responsvel pelo sistema, com discriminao dos sistemas projetados; - Forma de acionamento (manual ou automtico). Se automtico, indicar em prancha a localizao do ponto de acionamento alternativo do sistema; - Indicar a localizao em projeto do ponto de desativao do sistema; - Indicar em planta a localizao da central de alarme e baterias do sistema de deteco utilizado no acionamento do sistema preventivo fixo; - Indicar em planta os pontos de deteco de incndio, bem como o tipo de deteco empregada; - Indicar em planta a localizao do(s) cilindro(s) do sistema fixo; - Presena de sistema de alerta (placas de sinalizao) para informar aos ocupantes os riscos a que esto expostos, nos ambientes protegidos pelos gases, bem como, a indicao das rotas de sadas para abandono seguro da edificao; 11 - Sistema que garanta tempo de retardo, com alarme, para liberao dos gases para extino do incndio, a fim de que os ocupantes possam deixar o recinto com segurana; 12 13 14 - Laudos tcnicos do agente extintor que declare a no toxidade sade humana e a no agressividade ao meio ambiente, na concentrao de projeto. - Laudos dos cilindros, agentes extintores (eficincia) e equipamentos aprovados por entidade reconhecida nacionalmente; - Apresentar especificaes do agente utilizado, como NOAEL (Nvel onde no se observa efeitos adversos), LOAEL (nvel mais baixo onde se observam efeitos adversos), concentrao de projeto em percentagem e em volume, volume total armazenado nos cilindros e outras, conforme seja necessrio; 15 15 16 17 - Laudo de estanqueidade da instalao; - Verificar se h possibilidade do gs migrar para outro ambiente; - Proibida a instalao de gases diferentes para proteger o mesmo ambiente; - Deve haver controle manual para operao do sistema e este deve estar acessvel.
Quadro 01: Exigncias bsicas para sistemas de proteo por gases.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

27

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

A presena de proteo por gases no exclui a proteo por demais sistemas de proteo contra incndio. Salvo situaes especiais, onde no se possa usar gua e com anuncia expressa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

28

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

IV. SISTEMAS DE EXTINO DE INCNDIO EMPREGANDO ESPUMA. 4.1. ASPECTOS GERAIS DO SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO POR ESPUMA. A espuma como agente extintor amplamente utilizada na extino de incndios em lquidos inflamveis, derivados de petrleo e solventes, com o objetivo de criar uma cobertura de abafamento e impedir a formao de vapores. Tal fato ocorre em virtude de densidade da espuma ser mais baixa que a dos lquidos inflamveis. A espuma tambm age por resfriamento (retira calor do fogo) de forma secundria. A espuma mecnica condutora de eletricidade, portanto seu uso no aconselhvel em equipamentos energizados, sob pena de causar acidentes. As espumas podem ser qumicas ou mecnicas. As espumas qumicas so obtidas, por meio de reaes qumicas entre soluo de um sal alcalino e um sal cido, que so bicarbonato de sdio e sulfato de alumnio, respectivamente e um agente estabilizante que o alcauz. A reao entre os sais produz CO2, que eleva a presso interna do recipiente (cilindro), que em conseqncia expele a espuma produzida. J a espuma mecnica, segundo a norma NBR 12615/1992, deve ser entendida como agregado de bolhas cheias de ar, geradas por meios mecnicos, de solues aquosas contendo um concentrado de origem animal, sinttica ou vegetal. Os sistemas de combate a incndios empregando espuma so destinados a atender s classes de incndios A e B. Estes sistemas podem ser de baixa presso ou alta presso. O sistema de baixa presso destinado a combater incndios bidimensionais, j os de alta presso so destinados a combater incndios que se propagam nas trs dimenses. Este sistema, normalmente, adaptado a uma rede de hidrante, que pode funcionar como uma extenso deste. H um tanque de extrato de espuma, que um concentrado de origem animal, sinttico ou vegetal, conectado na rede de hidrante, atravs de um proporcionador que dosa a quantidade de extrato necessria a ser misturada na gua. Essa mistura chega at aos diversos equipamentos com aspirao de ar

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

29

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

(cmara de espuma, canhes monitores, esguichos lanadores, viaturas, sprinklers de espuma, spray de espuma, etc.).

4.2. TIPOS DE ESPUMA. - ESPUMA AQUOSA FORMADORA DE FILME (AFFF - AQUEOUS FILM-FORMING FOAM). Os Lquidos Geradores de Espuma (LGE's) tipo AFFF so formados em combinaes de surfactantes fluorqumicos, de surfactantes de hidrocarbonetos, e de solventes. Estes agentes necessitam de um reduzido consumo de energia para produzir uma espuma de qualidade elevada. Podem ser empregados com versatilidade em aeroportos, refinarias, fbricas. Uma caracterstica dos LGEs fluorados a capacidade de formar espuma com gua salgada ou salobra, alm da gua doce. - CONCENTRADOS RESISTENTES AO LCOOL (ARC - ALCOHOLRESISTANT CONCENTRATES). Espumas lcoois-Resistentes so baseadas na adio de polmeros composio qumica do AFFF. Estas espumas so os mais versteis dos agentes de espuma, pois so eficazes nos fogos que envolvem solventes polares como o metanol e o etanol bem como em hidrocarbonetos como a gasolina. Quando usado em solventes polares formada uma membrana polimrica que impede a destruio da espuma. Quando usado em hidrocarbonetos, o concentrado lcool-resistente produz a mesma pelcula aquosa reforada que um agente padro tipo AFFF. Os concentrados lcooisresistentes fornecem um combate rpido da chama e boa resistncia reignio quando usados em ambos os tipos de combustveis. - CONCENTRADOS DE ESPUMA DE PROTENA. A espuma de protena recomendada para a extino de fogos que envolvem hidrocarbonetos. So baseados em protena hidrolisada, em estabilizadores, e em conservantes. A espuma de protena produz uma espuma mecnica estvel com propriedades boas de expanso e caractersticas excelentes de resistncia reignio
INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

30

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

- CONCENTRADOS DE ESPUMA FLOR PROTEINADOS. Espuma flor proteinada baseada em protena hidrolisada, em estabilizadores, em preservadores, e em surfactantes sintticos de flor carbono. Quando comparados espuma de protena, as espumas com flor protena fornecem um controle melhor da extino, uma fluidez maior, e uma resistncia superior contaminao do combustvel. A espuma fluoroproteina til para a supresso do vapor de hidrocarboneto e reconhecida como sendo um agente muito eficaz de supresso do fogo. Esta espuma uma evoluo da espuma de protena com a incorporao de agentes fluorados. - CONCENTRADOS DE ESPUMA DE ALTA EXPANSO. Concentrado de espuma de alta expanso baseado em combinaes de surfactantes e de solventes do hidrocarboneto. So usados com geradores de espuma para a aplicao de espuma em grandes reas em sistemas de inundao total e em aplicaes tridimensionais tais como armazns, estocagem fechada de cargas de navios em portos, hangares de avies e poos de mina, grandes massas de lquidos inflamveis, como: gasolina, acetona, lcool, solventes e outros, querem em tanques externos, quer em depsitos em interiores. Em determinadas concentraes, a espuma de alta expanso eficaz em fogos do derramamento do hidrocarboneto da maioria dos tipos e em reas confinadas. So utilizados em instalaes onde so armazenadas grandes massas de lquidos inflamveis, como: gasolina, acetona, lcool, solventes e outros, querem em tanques externos, quer em depsitos em interiores.

4.3. FUNCIONAMENTO DE SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIOS POR ESPUMA. A espuma empregada para extino de incndios uma massa estvel de bolhas pequenas, cheias de ar com uma densidade mais baixa do que a do leo, da gasolina, ou da gua. A espuma composta de trs ingredientes: gua, um concentrado de espuma, e ar. A gua adicionada ao LGE

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

31

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

formando a soluo. Esta soluo misturada ento com o ar para produzir a espuma que flui prontamente sobre a superfcie dos combustveis. O proporcionador de presso balanceada o mtodo mais comum usado para aplicaes da espuma. A presso do concentrado da espuma balanceada com a presso da gua na entrada do proporcionador permitindo que a quantidade apropriada de concentrado de espuma seja misturada no fluxo de gua.

Figura 09: Esquema geral de sistema de gerao de espuma. [13]

Figura 10: Esquema de funcionamento de sistema de espuma em conjunto com sistema de chuveiros automticos. [13]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

32

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

12345-

Surgimento do fogo. O calor originado do fogo rompe o(s) bulbo(s) do chuveiro automtico do sistema de extino de incndios que inicia o fluxo da gua. A gua fluindo abre a vlvula de governo e alarme que permite que a gua abra a vlvula hidrulica do concentrado da espuma e opere o alarme movido gua. O LGE flui do tanque diafragma para o proporcionador onde misturado com gua, sendo dosada na porcentagem projetada para a soluo de espuma. A espuma gerada na medida que a soluo de espuma descarregada atravs dos aspersores do sistema de extino de incndios sobre o fogo.

O esquema acima representa a operao de um sistema tpico de extino de incndios de espuma-gua. Embora muitos outros tipos de sistemas estejam disponveis, um sistema bsico de espuma requerer sempre o armazenamento do agente da espuma (LGE), equipamento de proporcionamento, um ou mais dispositivos da descarga, e meios manuais e/ou automticos de detectar o fogo e de atuar o sistema. 4.4. EQUIPAMENTOS DE DETECO E CONTROLE. Em muitas situaes, incluindo hangares de avies e reas de carregamento de combustvel, as exigncias de proteo de fogo demandam um sistema automtico de deteco e de controle. Nestes casos, os detectores trmicos ou os detectores de chama de resposta rpida so instalados para fornecer o sinal de entrada para um painel de controle eletrnico. O painel de controle fornece funes de sada vitais, tais como: soar alarmes, desligar bombas de combustvel, promover a monitorao do fluxo da gua e de vlvulas de superviso, bem como atuar sistemas de espuma. Hoje em dia inclusive h a possibilidade de interligao com o sistema de segurana do empreendimento atravs de vrios meios inclusive com acesso atravs da Internet.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

33

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 11: Sistema de alarme e deteco. [13]

4.5. EQUIPAMENTOS DE APLICAO DE ESPUMA Os equipamentos de aplicao produzem a espuma expandida e orientam o fluxo ao local destinado. Alguns dispositivos de descarga de espuma possuem dispositivos especiais de aspirao do ar que se mistura soluo de espuma para formar uma massa expandida de bolhas. Dispositivos no aspirados podem ser usados com determinados agentes de espuma de baixa expanso que no necessitam de um colcho espesso de espuma para conseguir a extino. - MONITORES DE ESPUMA (CANHES) Os monitores de espuma so projetados para controlar descargas de grande capacidade tanto no sentido horizontal como no sentido vertical. Os monitores gua-osciladores movem-se automaticamente de lado a lado usando a presso da gua como fonte de energia. Os monitores com controle remoto usam um "joystick" eltrico conectado a um sistema hidrulico. Outros monitores so operados manualmente usando uma barra de comando, ou volantes, para controlar a direo e a elevao. Vrios esguichos aspirados e no aspirados tambm esto disponveis para o uso com monitores e/ou linhas manuais.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

34

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 12: Esguicho tipo canho. [13]

- BICOS DE CHUVEIROS AUTOMTICOS Vrios tipos de sprinklers esto disponveis no mercado, em ambas as verses: aspiradas e no aspiradas. Os sprinklers no aspirados, operando com agentes tipo AFFF, so mais econmicos, via de regra, e podem ser usados seja em sistemas de extino de incndios tipo dilvio (water spray) ou sistemas tipo fechado (sprinkler com bulbo). - GERADORES DE ESPUMA DE ALTA EXPANSO Os geradores de espuma de alta expanso fornecem grandes quantidades de espuma expandindo a soluo geradora de espuma (LGE) na escala de 200:1 a 1000:1. O geradores de espuma de alta expanso operam revestindo-se sua tela com a soluo de espuma de expanso elevada enquanto o ar soprado atravs desta tela para produzir a espuma expandida. Por causa de sua relao elevada de expanso, pouca gua requerida para gerar grandes quantidades de espuma que reduzem desse modo o potencial para os danos de alagamentos perigosos ou de danos por gua.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

35

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

Figura 13: Gerador de espuma de alta expanso. [13] As cmaras de espuma e os geradores de espuma de contra presso elevada so dispositivos que geram espuma aspirando o ar e so projetados para proteger tanques de armazenamento de lquido inflamvel. As cmaras de espuma aplicam a espuma expandida delicadamente para baixo no interior da parede do tanque at a superfcie lquida. Os geradores de espuma de contra presso elevada injetam a espuma expandida atravs de uma abertura apropriada na parede do tanque perto do fundo do mesmo permitindo que a espuma aflore delicadamente superfcie. Esta tcnica s aplicvel em hidrocarbonetos.

Figura 14: Geradores de Espuma de Contra Presso Elevada. [13]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

36

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

4.6. ITENS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS EM PROJETO (NBR 12615/1992). 123456789O sistema deve ser projetado para funcionamento independente; ART do sistema; Detalhes dos diversos riscos a serem protegidos; Especificao tcnica do Extrato Formador de Espuma; Especificao do tipo de espuma produzida para extino; Proporo da dosagem para a mistura (gua+EFE); Especificao tcnica e capacidade de gerao, vazo e/ou armazenamento de todos os equipamentos propostos; Certificado de garantia com prazo de validade dos equipamentos e do EFE; Sistema de alarme para iniciar o funcionamento do sistema;

10 - Deve ser previsto alarme indicador de defeitos; 11 - A tubulao deve ser apoiada de maneira protegida. Em locais fechados, onde haja risco de exploso, a tubulao no deve ser fixado no telhado. Quadro 02: Exigncias bsicas para sistemas de proteo por espuma.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

37

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

V - SISTEMAS DE PROTEO POR GUA NEBULIZADA O Sistema de gua Nebulizada (Water Spray) de alta velecidade, aplica a gua na forma de um chuveiro ou cone em expanso, com gotas finas em alta velocidade. Trs princpios de extino so empregados no sistema: Emulsificao, resfriamento e abafamento. um sistema em que 99% do volume total de gua composto por gotas de dimetros menores que 1.000 microns, na presso mnima de operao (VOLLMAN, 1995)). Tambm denominado Water mist system, caracteriza-se por aplicar a gua sob a forma de uma neblina muito fina e sem os danos usuais dos sistemas convencionais que utilizam a gua como agente extintor. projetado para manter uma nuvem de gua em torno do equipamento protegido propiciando resfriamento e abafamento das chamas. Dessa forma, pode controlar a combusto evitando, por um determinado perodo, que o calor no equipamento em chamas danifique os equipamentos vizinhos sem extinguir o incndio ou fazendo a extino no caso de incndios de pequenas propores. As principais diferenas em relao ao sistema de chuveiros automticos esto apresentadas na Tabela 10.

Tabela 08: Diferenas entre sistema de chuveiros automticos e gua nebulizada.[1]

5.1. MECANISMOS DE OPERAO A extino do fogo realizada por trs formas basicas: resfriamento, retirada do oxignio e reduo do calor radiante. 5.1.1. RESFRIAMENTO As gotas muito finas aumentam a rea da superfcie disponvel e, assim sendo, h uma maior absoro de calor e maior taxa de evaporao da gua. A

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

38

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

interrupo da combusto pode propiciar cerca de 30 a 60% de reduo de calor. 5.1.2. DESLOCAMENTO DE OXIGNIO A gua transforma-se em vapor e o volume expandido desloca o ar e reduzindo a quantidade de oxignio no ambiente. 5.1.3. REDUO DO CALOR RADIANTE O reduzido tamanho das gotas de gua interage mais livremente com as correntes de ar e por isso, espalham-se sobre os objetos bloqueando a transferncia de calor aos combustveis adjacentes. O tamanho da gota e a concentrao do volume so fundamentais para atenuar a radiao. As gotas menores que 50 mcrons absorvem mais calor radiante. 5.2. APLICAO So indicados para as seguintes aplicaes, entre outras: turbinas a gs, centrais telefnicas, CPDs e ambientes de equipamentos eletrnicos, reservatrios de lquidos inflamveis e cozinhas industriais.

Figura 15: Compressor de gua nebulizada. [03]

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

39

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

VI - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] - Seito, Alexandre Itiu, LIVRO SEGURANA CONTRA INCNDIO NO BRASIL, Projeto Editora, So Paulo, 2008; [2] - Freitas, Osvaldo Nunes; S, Jos Marques, MANUAL TCNICO PROFISSIONAL DE COMBATE A INCNDIO PARA BOMBEIRO, Braslia, 2000; [3] Manual de Combate a Incndios do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Mdulo 05, Braslia, 2006. [4] - BRENTANO, Telmo, PROTEO CONTRA INCNDIOS NO PROJETO DE EDIFICAES, T edies, Rio Grande do Sul, 2007; [5] MARCHAND, Pierre; O fogo, amigo ou inimigo? As origens do saber; Ed. Melhoramentos; So Paulo; 1994. [6] BAYON, Ren; PRVENTION DU FEU dans Le Project de btiment Aide-mmoire du descripteur; Ed. Eyrolles; Paris, Fr; 1976; [7] FIRE PROTECTION HANDBOOK; Vol. I; 20 ed. Ed. NFPA; 2008; [8] - NBR 12232/1992 Execuo de sistemas fixos automticos de proteo contra incndio com gs carbnico (CO2) por inundao total para transformadores e reatores de potncia contendo leo isolante; [9] - NBR 12615/1992 Sistema de combate a incndio por espuma; [10] - NFPA - National Fire Protection Association 11- Standard for LowMediumDioxide and High-Expansion Foam; 2005; Miami Beach, FL/USA; 2005; Extinguishing Systems; Miami Beach, FL/USA; 2005; [11] - NFPA - National Fire Protection Association 12 - Standard on Carbon [12] - NFPA - National Fire Protection Association 2001 - Clean Agent Fire Estinguishing System, Mass, USA;2003; [13] - NFPA 15 Standard for Water Spray Fixed Systems for Fire Protection 2001 Edition; [14] - CONAMA, Resoluo n 13 de 13 de dezembro de 1995; Brasil; [15] - Montreal Protocol Halons Technical Options Comitee Environmental Protection Agency. Final Rule, March/1994; [16] - Stio: http://www.risco.com.br/NL/MOL/08/Espumas-B.htm; [17] Stio: http://www.risco.com.br/NL/MOL/04/CO2-2a-Parte.htm; 40

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

CURSO DE ESPECIALIZAO E PREVENO DE INCNDIO CEPI/2010 - CBMDF

[18] Stio: http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=536; [19] - Stio: http://empresas.allianz.pt/riscos/brochuras/FichaPrevencao2004; [20] - INSTRUO TCNICA N 26/2004 - Sistema Fixo de Gases para Combate a Incndio; Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo.

INSTRUTOR: 1 TEN. QOBM/COMB. OMAR OLIVEIRA GUEDES NETO

41

You might also like