You are on page 1of 16

pg.

1
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Ps Graduao - Lato Sensu - EAD Curso: Formao de Professores para o Ensino Superior

Mdulo II

INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

UNIDADE II

Metodologia de Estudo: Instrumentos para a Produo da Cincia

MAIO, 2008 Prof. Diogenes Nielsen Jnior, M.Sc. Profa. Andrea Lcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, Dra.

pg. 2
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Metodologia de Estudo: Instrumentos para a Produo da Cincia


INTRODUO A metodologia de estudo pressupe o mnimo de organizao, uma vez que o tempo dispensado aos estudos reduzido e, portanto, necessrio organizar o tempo disponvel para um bom aproveitamento dos estudos. necessrio criar um ritmo de estudo e seguir rigorosamente o horrio de estudo. O processo de aprendizagem parte do geral para o particular. indicado que primeiramente sejam consultadas as obras de assuntos genricos e gradativamente passar para a leitura de trabalhos especficos sobre o tema escolhido. Ateno especial deve ser dada forma de armazenamento do material coletado que ser utilizado na redao do trabalho. Outro elemento essencial, para complementao dos dados a serem utilizados alm do bibliogrfico, a coleta e seleo de dados a partir da realidade a ser estudada e problematizada. Em ambos os casos, seja organizao sistemtica da leitura seja a organizao sistemtica dos dados coletados, no se deve confiar na memria, deve-se registrar tudo que leu, ouviu e descobriu. A seguir, vamos apresentar algumas possibilidades de registro e alguns instrumentos possveis de serem aplicados na produo do conhecimento cientfico, ou seja, da Cincia.

LEITURA E PROCESSO DE LEITURA


Quem no sabe ler cientificamente as obras escritas tampouco saber tomar boas anotaes (Cervo, Bervian, 2002, p. 96).

Para Luckesi (1987, p. 136), o texto mediatiza leitor e mundo. Ele serve de intermedirio elucidativo entre leitor e realidade. Se um texto no nos auxiliar a entender a melhor o mundo, ele nada fez; no cumpriu o seu papel. A produo do conhecimento cientfico deve partir da premissa de que o pesquisador tem conhecimento do que foi produzido e do que a Cincia produziu em relao ao objeto escolhido para a pesquisa. Desta forma, um dos principais instrumentos para se ter este conhecimento a leitura. Esta leitura deve ser feita a partir de um levantamento bibliogrfico sobre o objeto em questo. O pesquisador

pg. 3
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

deve buscar um levantamento bibliogrfico temtico e localizar fontes de informaes sobre o tema a ser pesquisado. Aps uma seleo prvia, deve iniciar o processo de leitura. A pesquisa bibliografia abrange toda bibliografia j tornada pblica em relao ao tema do estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, monografias e tese at meios de comunicao como rdio e gravaes audiovisuais. A finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto inclusive conferncias seguidas de debates que tenham sidos transcritos por alguma forma, quer publicadas ou gravadas (Lakatos, 2002).
Fonte: Microsoft Media Gallery

Segundo Fachin (2006), as fontes primrias so constitudas pela bibliografia que propicia o embasamento terico do assunto pesquisado, ou seja, a bibliografia bsica para aquele assunto. As fontes secundrias, por sua vez, compreendem a bibliografia complementar, ou seja, aquela que serve de apoio para o assunto estudado. Todo tipo de estudo deve, primeiramente, ter o apoio e o respaldo da pesquisa bibliogrfica, mesmo que o estudo se baseie em outro tipo de pesquisa, seja de campo, documental ou outra, pois a pesquisa bibliogrfica tanto pode conduzir um estudo em si mesmo quanto constituir-se em uma pesquisa preparatria para outro tipo de pesquisa (Cervo & Bervian, 2002). Uma das etapas da pesquisa bibliogrfica o levantamento dos livros, peridicos, em geral, revistas. Artigos de peridicos que abordam temrios da atualidade so considerados de suma importncia para um grupo de leitores, pela natureza das informaes.

pg. 4
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Segundo Cervo e Bervian (2002), a leitura pode ser feita para formar-se, distrair-se ou para informar-se. Desta forma, podemos classificar a leitura em: formativa, de distrao e informativa. Iremos nos aprofundar na leitura informativa que nos fornece dados ou informaes que so utilizadas na produo de trabalhos que visam responder
Fonte: Microsoft Media Gallery

questes especficas. Importante lembrar: para que

ela seja, de fato, informativa deve-se ter em mente os objetivos da pesquisa. A leitura informativa composta por 4 fases que sero apresentadas a seguir:

PR-LEITURA: A pr-leitura tem como objetivos: auxiliar o pesquisador na seleo de documentos que contm dados que podero ser utilizados na fundamentao do trabalho a ser realizado e fornecer uma viso global do assunto focalizado. Quando se trata de livro, deve-se percorrer o captulo introdutrio e o final; quando se trata de um captulo de livro, deve-se ler o primeiro e o ltimo pargrafo. Em se tratando de revistas semanais ou jornais, geralmente as idias principais se encontram no titulo do artigo e das partes, mas quando se trata de artigos cientficos deve-se ler o artigo na integra para uma boa compreenso do assunto (Cervo, Bervian, 2002).

LEITURA SELETIVA: Selecionar eliminar o dispensvel para fixar-se no que realmente interessante. Para que se possam selecionar os dados e informaes indispensvel definir os critrios de seleo, no caso, os objetivos do estudo.

LEITURA CRTICA OU REFLEXIVA: a fase de estudo, a fase de reflexo que envolve anlise, comparao, diferenciao, sntese, julgamento e apropriao das informaes lidas e selecionadas.

LEITURA INTERPRETATIVA: Nesta fase, o pesquisador deve extrair as afirmaes e concluses do autor e relacion-las com os propsitos do estudo do pesquisador. realizada, ento, a integrao racional dos dados.

pg. 5
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Severino (2002) sugere o seguinte esquema para uma boa leitura, anlise e interpretao de textos:
Preparao do texto Viso de conjunto Busca de esclarecimento Anlise Textual Vocabulrio Doutrina Fatos Autores Esquematizao do texto

Compreenso da mensagem do autor Tema Anlise Temtica Problema Tese Raciocnio Idias secundrias

Interpretao da mensagem do autor Situao filosfica e influncias Anlise Interpretativa Pressupostos Associao de idias Crtica

Levantamento e discusso de problemas Problematizao relacionados com a mensagem do autor

Reelaborao da mensagem com base Sntese na reflexo pessoal

Fonte: SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002, 61.

pg. 6
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

INSTRUMENTOS APLICADOS LEITURA INTERPRETATIVA APONTAMENTOS E ANOTAES importante que o pesquisador anote as principais idias, dados, informaes e afirmaes dos documentos estudados. Esses procedimentos, conhecidos como apontamentos e anotaes sero utilizados na fundamentao cientfica do trabalho e, tambm, para fazer as citaes. A principal diferena entre o
Fonte: Microsoft Media Gallery

apontamento e a anotao que o apontamento refere-se

transcrio das palavras textuais extradas de um documento e a anotao referese s reflexes e idias, que o pesquisador tem durante a leitura. Esses procedimentos iro facilitar na redao do trabalho (Cervo, Bervian, 2002). FICHAMENTO um procedimento prtico que sintetiza o contedo dos documentos estudados durante a pesquisa bibliogrfica. Baseia-se na organizao das idias do autor de forma resumida e sistematizada. O fichrio tem como finalidade facilitar a vida do pesquisador no momento de redigir o
Fonte: Microsoft Media Gallery

seu trabalho. Os tipos de fichamento mais conhecidos so: bibliogrfico, de leitura, temtico e biogrfico. FICHAMENTO BIBLIOGRFICO

Esse tipo de fichamento facilita a localizao de uma determinada obra e deve conter os seguintes itens: sobrenome e nome do autor; ttulo, subttulo (se houver); edio; local de publicao; editora; data de publicao. As fichas devem ser arquivadas em ordem alfabtica. Segue um exemplo de ficha bibliogrfica:
MATTAR NETO, Joo Augusto. Metodologia cientfica na era da informtica. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. NADLSKIS, Hndricas. Normas de comunicao em lngua portuguesa. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. 150 p. Fonte: FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. So Paulo: Saraiva, 2006, 130.

pg. 7
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

FICHAMENTO DE LEITURA Tambm conhecido como fichamento de resumo, esse tipo de fichamento deve conter o resumo sucinto e preciso das obras. As fichas podem ser iniciadas pela bibliografia do autor ou pelo assunto referente pesquisa. exemplos:
BUENO, ngelo (Org.). Cultura brasileira. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. 112 p.

Seguem dois

Estudo da identidade nacional. Est profundamente ligada reinterpretao da cultura popular brasileira que, por sua vez, est relacionada a grupos sociais e prpria construo do Estado brasileiro. Baseia-se no fato da ausncia de uma identidade autntica e na existncia de uma pluralidade de identidades culturais, construdas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos histricos. Os autores abordam a cultura brasileira da identidade nacional, assunto que segundo eles tem sua origem no Brasil antigo e permanece at os dias de hoje. Os elementos so mencionados como raa e meio e so fundamentos do conhecimento intelectual do povo brasileiro, imprescindveis para a construo e preservao da identidade cultural.

Fonte: FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. So Paulo: Saraiva, 2006, 132. O desenvolvimento do setor lcool aucareiro COSTA, Jos Carlos da. A cana-de-acar no Brasil. So Paulo: Moderna, 1992. 430 p. A cana-de-acar, no Brasil, cultivada na forma de monocultura, em grandes propriedades, onde o mximo rendimento condio primordial. Os cortes de cana so organizados por safras que obedecem a um prazo estipulado, mediante pocas de maturao da planta, e tambm por fatores relativos produo. No setor lcool-aucareiro houve grande desenvolvimento do controle de pragas, por meio de exaustivas e contnuas experincias na rea de inseticidas naturais e de mximo aproveitamento da planta com o uso de novos tipos de adubos, proporcionando vantagens como maior porte e maior produo de acar e lcool. Apresenta ainda avanado desenvolvimento tecnolgico no que tange s novas tcnicas de colheita. O plantio, objetivando o mximo rendimento, controlado com eficincia, por meio da utilizao da informtica; sua atuao se d no controle de mudas, rea de corte, prticas da lavoura etc. H um contnuo intercmbio entre usineiros, governo e at funcionrios, o que proporciona melhorias na produo, garante um relacionamento entre empresa-fabricantes-governo e, conseqentemente, aprimoramento nesta atividade de monocultura. A grande arrecadao de impostos e o nmero de mo-de-obra que absorve so de vital importncia no cenrio econmico nacional. Fonte: FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. So Paulo: Saraiva, 2006, 133.

FICHAMENTO TEMTICO

pg. 8
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

So as fichas mais importantes, pois contm os apontamentos das obras estudadas na forma de citaes diretas e indiretas que podero ser utilizadas na redao final do seu trabalho. Segue exemplo:
EPISTEMOLOGIA Conceituao

Segundo Lalande, trata-se de uma filosofia das cincias, mas de modo especial, enquanto essencialmente o estudo crtico dos princpios, das hipteses e dos resultados das diversas cincias, destinado a determinar sua origem lgica (no psicolgica), seu valor e seu alcance objetivo. Para Lalande, ela se distingue, portanto, da teoria do conhecimento, da qual serve, contudo, como introduo e auxiliar indispensvel. LALANDE, Voc. Tecn., 293.

Por epistemologia, no sentido bem amplo do termo, podemos considerar p estudo metdico e reflexivo do saber, de sua organizao, de sua formao, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais.

JAPIASSU, Intr., 16.

Japiassu distingue trs tipos de Epistemologia: 1. a Epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, coma virtualidade e os problemas do conjunto de sua organizao, quer sejam especulativos, quer cientficos; 2. a Epistemologia particular que trata de levar em considerao um campo particular do saber, quer seja especulativo, quer cientfico; 3. a Epistemologia especfica que trata de levar em conta uma disciplina intelectualmente constituda em unidade bem definida do saber e de estud-la de modo prximo, detalhado e tcnico, mostrando sua organizao, seu funcionamento e as possveis relaes que ela mantm com as demais disciplinas.

Fonte: SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002, 43.

FICHAMENTO BIOGRFICO

pg. 9
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

So fichas que contm as informaes sobre determinado autor no que diz respeito sua formao e rea de atuao. Segue exemplo:
JAPIASSU Hilton Ferreira Japiassu 1934-

Licenciou-se em Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro, em 1969; formou-se em Teologia, pelo Studium Generale Santo Toms de Aquino, de So Paulo. Fez o mestrado em Filosofia, na rea de Epistemologia, na Universit des Sciences Sociales, de Grenoble, na Frana, em 1970; nessa mesma Universidade, doutorou-se em Filosofia, em 1973. Fez ps-doutorado em Strasbourg, no perodo 84/85, tambm na rea de Epistemologia. Atualmente docente de Epistemologia e de Histria das Cincias e de Filosofia da Cincia, nos cursos de ps-graduao em Filosofia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve suas pesquisas nas reas de epistemologia, investigando as relaes entre cincia e sociedade, o sentido da interdisciplinaridade e o estatuto epistemolgico das Cincias Humanas em geral, e da Psicologia em particular.

Alm da traduo de vrios textos filosficos e da publicao de muitos artigos, Japiassu j lanou os seguintes livros: Introduo ao pensamento epistemolgico, 1975; O mito da neutralidade cientfica, 1975; Interdisciplinaridade e patologia do saber, 1976; Para ler Bachelard, 1976; Nascimento e morte das cincias humanas, 1978; Introduo epistemologia da Psicologia, 1978; A Psicologia dos psiclogos, 1979; Questes epistemolgicas, 1981; A pedagogia da incerteza, 1983; A revoluo cientfica moderna, 1985; As paixes da cincia, 1991; Francis Bacon: o profeta da cincia moderna, 1995.

Fonte: SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002, 45.

DEFINIO DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA

pg. 10
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Aps a escolha e delimitao do assunto, reviso bibliogrfica, definio dos objetivos, formulao do problema e das hipteses e a identificao das variveis, deve-se definir quais os instrumentos sero utilizados na pesquisa para coleta de dados.

A elaborao e organizao dos instrumentos de investigao uma etapa importante no planejamento da pesquisa. Normalmente, as obras sobre pesquisa

cientfica fornecem esboos que sevem de orientao na elaborao de questionrios, formulrios, roteiros de
http://office.microsoft.com fonte:

entrevistas

entre

outros

instrumentos

de

pesquisa

(Marconi & Lakatos, 2002).

Nesta etapa, deve ser feita a adequao metodolgica conforme as caractersticas da pesquisa a ser realizada. Os instrumentos de pesquisa mais utilizados so: a entrevista, o formulrio e o questionrio.

A ENTREVISTA deve ser uma conversa orientada que fornea dados importantes para a pesquisa. Nos ltimos anos, tornou-se um dos instrumentos mais utilizados por pesquisadores em cincias sociais.

fonte: http://office.microsoft.com

CRITRIOS PARA ELABORAO E REALIZAO DA ENTREVISTA

pg. 11
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Cervo & Bervian (2002) apresentam uma lista de critrios para tornar a entrevista mais produtiva:

a) planejar a entrevista, delineando cuidadosamente o objetivo a ser alcanado; b) obter conhecimento prvio acerca do entrevistado, sempre que possvel; c) marcar o local e o horrio para a entrevista com antecedncia; d) criar condies apropriadas para a entrevista, pois mais fcil obter informaes espontneas e confidenciais de uma pessoa isolada do que de um grupo; e) escolher o entrevistado de acordo com a sua familiaridade com o assunto escolhido; f) fazer uma lista de questes destacando-se as mais importantes; g) assegurar um nmero suficiente de entrevistados; h) antecipar as principais perguntas ao entrevistado, a fim de garantir os dados mais relevantes da pesquisa;

o entrevistador no deve confiar Observao importante demasiadamente em sua memria, deve registrar todos os dados fornecidos durante e aps a entrevista.

O QUESTIONRIO o instrumento mais utilizado para coletar dados, pois possibilita medir com

melhor preciso o que se deseja. Todo questionrio deve ter natureza impessoal para assegurar

uniformidade na avaliao de uma situao para outra. A vantagem do questionrio em relao entrevista
fonte:http://office.microsoft.com

que

devido

ao anonimato os

respondentes se sentem mais confiantes, o que possibilita coletar informaes e respostas mais reais.

pg. 12
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Os questionrios podem ser compostos por perguntas fechadas ou abertas. As perguntas fechadas so padronizadas, de fcil aplicao, codificao e anlise. As perguntas abertas embora possibilitem coletar dados mais ricos e variados apresentam maior dificuldade para sua codificao e anlise. Cervo & Bervian (2002).

O FORMULRIO uma lista informal destinado a coleta de dados resultantes de observaes ou interrogaes que preenchido pelo prprio

investigador. Destaca-se sua importncia pela possibilidade de comportar perguntas mais

complexas, apresentar garantia de uniformidade na interpretao dos dados e dos critrios. Aps a
fonte: http://office.microsoft.com

coleta dados por meio de tcnicas de observao controla, passa-se codificao e tabulao dos

mesmos (grficos, mapas e quadros estatsticos). Cervo & Bervian (2002).

A INTERNET COMO FERRAMENTA DE PESQUISA

Os documentos eletrnicos, principalmente os extrados da Internet, so um recurso tcnico com pouco tempo de existncia no cenrio da sociedade moderna. Sabe-se que as informaes eletrnicas no so duradouras, no ficam disponveis por muito tempo, assim podem se apresentar fragmentadas ou limitadas diante da realidade. So questes que devem ser analisadas pelo pesquisador, principalmente quando se trata de um trabalho de cunho cientifico.

BASE DE DADOS NA INTERNET

pg. 13
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Alguns exemplos para pesquisa:

Arquivo Pblico do Estado de So Paulo


Biblioteca das Universidades Pblicas Paulistas

www.arquivoestado.sp.gov.br http://biliotecas-cruesp.usp.br www.senado.gov.br/sf/biblioteca www.bn.br www.bdn.bn.pt www.bireme.br www.capes.gov.br www.cnpq.br www.dominiopublico.gov.br www.ebooksbrasil.org www.fapesp.br http://cgi.br/gt/gtbv/bibliotecas www2.capes.gov.br/rbpg www.scielo.org

Biblioteca do Senado Federal Biblioteca Nacional Biblioteca Nacional Digital Biblioteca Virtual em Sade CAPES CNPq Domnio Pblico Ebook Brasil FAPESP GT Bibliotecas Virtuais Revista Brasileira de Ps Graduao Scientific Eletronic Library Online Scielo

Universidades

Universidade Paulista UNIP Universidade de So Paulo USP Universidade Estadual Paulista UNESP Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Universidade Federal de So Carlos UFSCAR Universidade Federal de So Paulo UNIFESP

www.unip.br www.usp.br www.unesp.br www.unicamp.br www.ufscar.br www.unifesp.br

A Internet tambm pode auxiliar o pesquisador na delimitao do seu tema de pesquisa assim como no acesso produo cientfica. Um dos exemplos para esse auxlio o abaixo no que se refere utilizao de conceitos e de identificao de produo sobre determinado tema:

pg. 14
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Tesauro

Segundo o Dicionrio Houaiss, tesauro significa repertrio alfabtico de termos utilizados em indexao e na classificao de documentos ou vocabulrio de um ramo do saber que descreve sem ambigidade os conceitos a ele atinentes.
Fonte: http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=tesauro

O tesauro pode ser um aliado na delimitao do assunto. Exemplo: Tesauro (assunto) de educao (tema) Consulte no site: www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/

COLETA E SELEO DE DADOS

Esta a etapa da pesquisa em que se inicia a aplicao dos instrumentos elaborados e das tcnicas selecionadas a fim de efetuar a coleta de dados. Geralmente a fase que toma mais tempo e mais cansativa; exige do pesquisador: pacincia, perseverana e esforo pessoal, alm dos registros dos dados que devem ser realizados cuidadosamente. Segundo Marconi & Lakatos (2002), para a realizao da coleta de dados existem vrios procedimentos que podem variar de acordo com o tipo de investigao. Em geral, as tcnicas de pesquisa so: Coleta documental: instrumento de pesquisa que obtm os dados a partir de fontes primrias, ou seja, os documentos que serviro para posterior elaborao de informaes. Ex: fotografias, cartas, documentos oficiais, artigos.

Observao: deve-se ter conhecimento prvio do que ser observado; preparar-se para situaes inesperadas; registrar as informaes atravs de fotos e/ou vdeos; confeccionar o relatrio assim que terminar a observao (no confie na memria)

Entrevista: identificar quem deve ser entrevistado; elaborar um plano para a entrevista; elaborar as questes previamente; realizar um pr-teste para correo de possveis erros; diante do entrevistado estabelea uma relao amigvel; procure ser objetivo e anote tudo na hora (no confie na memria)

pg. 15
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Questionrio: importante instrumento de coleta de dados; a linguagem deve ser a mais simples e direta possvel; deve conter: carta de explicao (proposta da pesquisa); itens de identificao, itens sobre as questes.

Formulrio: um misto entre o questionrio e a entrevista. Geralmente as respostas so mais complexas

Medidas de opinies e de atitudes: tcnica de pesquisa que se caracteriza pela mensurao das respostas por meio de escalas. Ex: classificao por pontos, classificao direta, classificao por intensidade etc.

Tcnicas mercadolgicas: tcnica de pesquisa utilizada em sistemas econmicos e sociais, por empresas comerciais com e sem fins lucrativos. Muito utilizada em campanhas governamentais. Ex: vacinao e eleio. Testes: tipo de exame para verificao de veracidade atravs de provas ou listas de perguntas escritas ou orais. Existem vrios tipos de testes: de personalidade, de inteligncia, de aptido, de diagnstico. Sociometria: tcnica de pesquisa que tem como finalidade a observao e a anlise das relaes interpessoais e scio-afetivas de diferentes grupos (grupo de alunos, por exemplo). Apesar e sua eficcia no um instrumento muito utilizado atualmente. Anlise de contedo: Identifique o local da coleta e registre os documentos da forma mais apropriada: fotografias, vdeos, reprodues xerogrficas (quando autorizado); e finalmente estabelea critrios para a organizao dos documentos coletados. Histria de vida: instrumento de pesquisa qualitativa que tem como princpio a anlise da vida de uma personalidade e sua interseco no contexto social e compreenso de uma dada realidade. So fatores relevantes para a histria de vida: valores, atitudes, crenas, opinies, representaes etc.

pg. 16
INVESTIGAO E PRODUO DO CONHECIMENTO CIENTFICO: O TRABALHO MONOGRFICO

Aps a finalizao da coleta de dados, o pesquisador deve realizar uma verificao crtica para detectar possveis falhas ou erros, evitando informaes confusas, incompletas que possam prejudicar o resultado da pesquisa. A anlise e a interpretao dos dados so atividades distintas, porm

estreitamente relacionadas. A anlise procura evidenciar as relaes

existentes entre o fenmeno estudado e outros fatores. A interpretao dos dados busca dar um

significado mais amplo s respostas,


fonte: http://office.microsoft.com

associando-as

outros

conhecimentos. A interpretao significa, em geral, a exposio do verdadeiro significado do material apresentado, em relao aos objetivos propostos.

REFERNCIAS CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. DNOFRIO, Salvatore. Metodologia do Trabalho Intelectual. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. So Paulo: Saraiva, 2001. LUCKESI, C. C. Fazer universidade uma proposta metodolgica. So Paulo: Editora Cortez, 1987. MARCONI, Marina de A. & LAKATOS, Eva M. Tcnicas de Pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2006. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2002.

You might also like