You are on page 1of 20

ORIENTAES DE ENFERMAGEM PARA O AUTOCUIDADO NO PS-OPERATRIO DE CIRURGIA DE MAMA

Prezada Cliente: Este manual foi criado especialmente para voc, com a finalidade de oferecer informaes que a ajudem nos cuidados necessrios para uma boa recuperao da cirurgia.

G983o Gutirrez, Maria Gaby Rivero de. Orientaes de enfermagem para o autocuidado no psoperatrio de cirurgia de mama. / Maria Gaby Rivero de Gutirrez; Graziella Maria Amancio Taveira; Marcella Tardeli Esteves. -- So Paulo, 2010. 20p. Manual. Universidade Federal de So Paulo UNIFESP. 1. Prospecto para educao de pacientes. 2. Cuidados psoperatrios. 3. Neoplasias da mama. I. Ttulo. NLM WP870

1. CUIDADOS PESSOAIS
normal sentir-se um pouco indisposta e sonolenta nos primeiros dias aps fazer uma cirurgia; solicite ajuda para levantar-se e andar caso sinta-se insegura. Alimentao leve nos primeiros dias recomendvel; retorne ao seu padro de alimentao conforme a aceitao. Para prevenir a constipao, beba lquidos consuma mais fibras na alimentao. e

Voc pode tomar banho de chuveiro logo no primeiro dia de ps-operatrio. No dirija nem levante peso at o dia da consulta de retorno ps-operatria. Use o seu brao normalmente para as atividades dirias como escovar os dentes, pentear os cabelos e se alimentar; a dor o seu limite: se doer ao fazer algum movimento, no force. Evite realizar servios domsticos. Caso seja extremamente necessrio, procure no forar o brao do lado operado com atividades pesadas, como passar aspirador, varrer, lavar roupa no tanque, etc. at que haja liberao da equipe de sade. Os exerccios permitidos sero explicados pela fisioterapeuta.

2. CUIDADOS COM A FERIDA CIRRGICA


Os cuidados com a ferida cirrgica so importantes para que a cicatrizao ocorra normalmente;

Evite a contaminao lavando as mos com gua e sabonete antes e aps qualquer cuidado com a ferida e com o dreno;

A limpeza do corte e dos pontos de sutura que estiverem protegidos com um esparadrapo fino (micropore) deve ser feita diariamente durante o banho com gua e sabonete neutro fazendo movimentos leves (no esfregue). O micropore deve permanecer no local at a retirada dos pontos. Se houver um filme transparente (tegaderm) sobre os pontos, lave normalmente por cima dele sem esfregar; o filme transparente poder ser retirado 2 dias aps a cirurgia (48 horas ). No passe nenhum produto antissptico na ferida; Os pontos sero retirados pelo mdico ou enfermeira 7 dias aps a operao ou conforme a cicatrizao.

3. O DRENO
O dreno tem por finalidade escoar o lquido que se forma no local da cirurgia. Para evitar que o dreno saia do lugar ele fixado pele com pontos. Dependendo do volume drenado ele ser retirado em 7 dias, podendo ficar por mais ou menos tempo, conforme avaliao da equipe de sade.

4. ESVAZIANDO O DRENO
Nos primeiros dois dias, esvazie o dreno trs vezes ao dia. Depois, a quantidade drenada deve diminuir e s ser necessrio esvazi-lo uma vez ao dia. Para realizar este procedimento, siga os seguintes passos: 1- Lave as mos; (o uso de luvas necessrio caso no seja a prpria paciente que ir manipular o dreno)

2- Feche a pina que existe na extenso;

3- Abra a tampa da sanfona;

4- Retire todo o lquido fazendo movimentos circulares deixando cair o contedo num copo descartvel;

5- Aperte bem a sanfona retirando todo o ar;

6- Apoie em uma superfcie rgida e, mantendo a sanfona comprimida, feche a tampa;

7- Abra a pina na extenso do dreno para que o lquido volte a ser aspirado para dentro da sanfona;

No lave o interior da sanfona para evitar contaminao!

8- Aspire o lquido do copo com a seringa. Observe a cor e o volume drenado e anote na folha de controle. Em seguida, descarte o lquido no vaso sanitrio.

9- Aperte o balozinho da extenso pelo menos 3 vezes ao dia, para evitar o entupimento do dreno por cogulos;

5. CUIDADOS GERAIS
Cuidado para no puxar o dreno quando estiver tomando banho, trocando de roupa, sentando ou se movimentando;

Use de preferncia roupas largas;

Fique atenta para que a extenso do dreno no fique dobrada, pois isto impede a sada do lquido;
Procure observar a quantidade e cor do lquido que se acumula na sanfona sempre no mesmo horrio para poder comparar com o dia anterior; Durante as suas atividades dirias mantenha a sanfona sempre abaixo do nvel de insero do dreno para facilitar a sada do lquido. Para isso prenda a ala da sanfona no cinto ou apoie a sanfona numa superfcie mais baixa que o corpo;

Escala de Cores

Vermelho (hemtico)

Rseo (sero-hemtico)

Observe que com o passar dos dias a quantidade esvaziada ser cada vez menor e haver uma mudana na cor do lquido que de vermelho passa para rosado e depois para um amarelo claro. Isso indica que a ferida est cicatrizando normalmente.

Amarelo (seroso)

6. PROBLEMAS QUE PODEM ACONTECER COM O SEU DRENO:


Acumular ar dentro da sanfona: Se isso acontecer, retire todo o ar realizando os mesmos passos do esvaziamento da sanfona, porm sem retirar o lquido. Voc pode retirar o ar da sanfona sempre que achar necessrio. importante manter a sanfona sem ar, pois a presena deste interrompe a drenagem do lquido. Obstruir o dreno: Isto provoca um acmulo de lquido no local da cirurgia ou na regio da axila que pode ser identificado por inchao ou sada de lquido pelo orifcio de fixao do dreno ou pela regio dos pontos.

Neste caso, verifique se h dobras na extenso do dreno, aperte o balozinho vrias vezes e verifique se o fluxo de sada de lquido pelo dreno foi retomado. Caso o sistema permanea entupido, procure a equipe de sade.

Desconectar parte do sistema de drenagem: Caso alguma conexo do sistema de drenagem se solte, proceda da seguinte maneira: 1. 2. 3. 4. Lave as mos; Limpe as partes que se soltaram com lcool; Reconecte-as no lugar, fixando com esparadrapo; Em seguida, proceda retirando o ar que entrou na sanfona. Se o dreno sair totalmente do local de insero: Lave o local e proteja com uma gaze estril ou pano limpo e entre em contato com a equipe de sade assim que possvel. No tente recolocar o dreno!

7.QUANDO AVISAR A EQUIPE DE SADE


Se voc tiver febre (temperatura acima de 37,8 ); Se voc perceber sangramento anormal pela inciso ou hematoma que aumente de tamanho; Se a drenagem parar subitamente e o lquido comear a se acumular por baixo da pele; Se os pontos que prendem o dreno se soltarem e/ou se o dreno sair do lugar; Se algum dos pontos da cirurgia se romper e as bordas se separarem; Se a rea da pele em volta do dreno ou dos pontos da cirurgia ficar vermelha, mida ou dolorida alm do habitual; Se o volume do lquido que sai do dreno aumentar subitamente, ficar com aspecto purulento ou com mau odor;

Se o brao do lado da cirurgia ficar inchado.

8. LEMBRETES IMPORTANTES
Evite a gravidez por um perodo mnimo de 2 anos. No use plula anticoncepcional. Para evitar a gravidez consulte o seu mdico quanto ao melhor mtodo na consulta de retorno. Informaes a respeito do resultado da anlise do material retirado na cirurgia e da necessidade de tratamentos adicionais sero dadas nas consultas de retorno. Nos primeiros 2 (dois) anos aps a cirurgia, voc dever comparecer a consultas peridicas para controle da doena. O intervalo entre elas ser definido pelo mdico. A prxima etapa aps o tratamento poder ser a reconstruo da mama. Fale com o seu mdico. Se for do seu interesse, pergunte Enfermeira como conseguir uma prtese mamria de silicone ou de qualquer outro material que voc tenha conhecimento.

AMBULATRIO DA MASTOLOGIA Rua Marselhesa, 249 Vila Clementino Atendimento: segunda a sexta-feira das 7:00 s 17:00hs. Telefone: 5084-3108/5575-3451 ATENO: O atendimento aos finais de semana e feriados (24 horas) realizado no Pronto Socorro da Ginecologia (subsolo do PS GERAL do Hospital So Paulo) Rua Napoleo de Barros,771. Telefone: 5576-4224 O nome do seu mdico _____________________ Cirurgia realizada: ___________________________ Data da Cirurgia: _______/_______/________ No deixe de retornar ao ambulatrio no dia marcado! A sua 1 consulta de retorno est agendada para o dia ______/_______/_______ s ______:______ hs.

Anote aqui os dados coletados ao esvaziar seu dreno!


Data Hora Volume Dreno 1 Volume Dreno 2 Cor / Aspecto

Referncias Bibliogrficas: Gutirrez MGR, Pinelli FGS, Hashizume AE, Santos ICA. Orientaes de enfermagem para o autocuidado do psoperatrio de cirurgia de mama. Guia de cuidados. Universidade Federal de So Paulo. 2 edio. sd. Barreto RAS, Suzuki K, Lima MA, Moreira AA. As necessidades de informao de mulheres mastectomizadas subsidiando a assistncia de enfermagem. Revista Eletrnica de Enfermagem [internet]. 2008;10(1):110-123. Disponvel em: http://www.fen.ufo.br/revista/v10/n1/v10n1a10.htm INCA Instituto Nacional de Cncer. Orientaes mastectomizada. [internet] 2009. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=108 Wright A, Walker B. Surgical drains: home care. [internet] 2010. Disponvel em: http://www.cancercarecenter.org/content.aspx?sectionothertreatments&id=30718

Disciplina de Mastologia UNIFESP

Editores Docente da Escola Paulista de Enfermagem Prof. Dr Maria Gaby Rivero de Gutirrez Enfermeira responsvel pelo setor de Mastologia Graziella Maria Amancio Taveira Aluna do curso de graduao da Escola Paulista de Enfermagem Marcella Tardeli Esteves Apoio Escola Paulista de Enfermagem Universidade Federal de So Paulo Prof Dr Alba Lcia Bottura Leite de Barros Diretoria de Enfermagem do Hospital So Paulo Prof Dr Maria Isabel Sampaio Carmagnani Departamento de Ginecologia Prof. Dr. Afonso Celso P. Nazrio Disciplina de Mastologia Setor de Diagnstico Prof. Dr Simone Elias Ilustraes e Diagramao Graziella Maria A. Taveira Marcella Tardeli Esteves Foto da capa: http://obaudaveneno.zip.net/arch2008-10-26_2008-11-01.html Agradecimentos s pacientes que contriburam com suas sugestes para a elaborao deste manual. A presente obra encontra-se licenciada sob a licena Creative Commons Attribution-NoDerivs. Para visualizar uma cpia da licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/.

You might also like