You are on page 1of 13

n49 Junho a Setembro 2012

ana zanatti
Testemunho da sua experincia enquanto atriz, filha e cuidadora

O DiaGnStiCO PRECOCE Da DOEna DE aLzHEiMER


Por Dr. Celso Pontes, Coordenador da Comisso Cientfica

PaSSEiO Da MEMRia 2012

Uma iniciativa inserida no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Geraes

08 01

EDiToriAl
04 06 12
No ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Geraes, foi aprovada por unanimidade, na Assembleia da Republica, a Lei que reconhece a possibilidade de qualquer A nova Lei constitui um enorme desafio para os profissionais de sade que tero que se habituar a verificar se os seus pacientes em situao de incapacidade outorgaram ou no previamente algum testamento vital ou se constituram procurador para cuidados de sade. E vo ter que saber respeitar e interpretar a vontade previamente expressa. A consagrao legal das DAV ser ainda um enorme contributo para a investigao cientfica e para a realizao de ensaios clnicos em pessoas com demncia, sem os atuais constrangimentos da obteno do consentimento informado. Contudo, tal s acontecer se existir um enorme esforo de reflexo e debate pblico por parte do cidado comum, dos profissionais de sade, dos investigadores, dos juristas e da comunicao social sobre estas novas ferramentas do Direito Portugus. So muitos e delicados os desafios ticos e jurdicos que se levantam a respeito das DAV, neste momento circunscritas apenas s questes de sade (no submisso a tratamento artificial das funes vitais, ou a tratamento ftil, intil ou desproporcionado, submisso a cuida-

10

cidado maior, desde que no pleno uso das suas faculdades mentais, poder tomar decises fundamentais sobre questes de sade que possam surgir em futura situao de incapacidade. Podendo ter sido uma coincidncia, esta Lei surge como um brinde ao Envelhecimento Ativo, ainda que um brinde modesto, porque nesta matria, como noutras, sempre fomos bem mais ambiciosos.

dos paliativos, autorizao ou recusa de participao em investigao cientfica ou ensaios clnicos, nomeadamente). Pela nossa parte, estamos absolutamente determinados a promover o debate e a sensibilizar os diversos atores para a importncia de as pessoas conhecerem os meios legais que tm ao seu dispor para defender os seus Direitos, bem como para exigir medidas mais abrangentes que permitam decidir para o futuro tambm sobre questes pessoais e patrimoniais.

DESTAQUES
04 06 08 10
o DiAGnSTiCo PrECoCE DA DoEnA DE AlZHEiMEr
Por Dr. Celso Pontes, Coordenador da Comisso Cientfica

As decises antecipadas de vontade (DAV), terminologia que esta Lei adotou para designar os testamentos vitais e as procuraes para cuidados de sade, so formas de reconhecimento do direito

12 15 16 18

PASSEio DA MEMriA 2012


Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras rebem no dia 23 de Setembro o Passeio da Memria 2012

das pessoas autodeterminao. Atravs da outorga de um testamento vital ou da nomeao de algum de confiana para tomar decises sobre a sade PROCURADOR PARA CUIDADOS DE SADE consegue-se estender a capacidade de tomar decises livres e esclarecidas para momentos futuros, quando j no o conseguirmos fazer.

TEnHo DEMnCiA
Se tem Demncia, aqui pode encontrar algumas sugestes para cuidar de si prprio

nUTrio
Descubra quais os benefcios do consumo de gua com regularidade

Presidente da Direo Nacional da Alzheimer Portugal

AnA ZAnATTi
Testemunho da sua experincia enquanto atriz, filha e cuidadora

BEnEFCioS PArA ASSoCiADoS


Saiba quais os novos Protocolos que a Alzheimer Portugal tem para si

SEr CUiDADor
Tenha a noo de quais as adaptaes que pode fazer na sua cozinha

iniCiATiVAS AlZHEiMEr
Conhea as iniciativas da Alzheimer Portugal por todo o pas

FiCHA TCniCA n49 Junho a Setembro 2012


Propriedade e Edio: Alzheimer Portugal Associao Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer

Este boletim foi inteiramente escrito ao abrigo do novo acordo ortogrfico.

Periodicidade: Quadrimestral Direo: Maria do Rosrio Zincke dos Reis redao: Tatiana Nunes

Design e Edio: Marketividade, lda. impresso, Papel e Acabamento: Grfica Invulgar

02

03

CoMUniCADoS
Eleio dos novos Corpos Sociais para o trinio 2013/2015
Caros Associados Terminando o mandato dos atuais corpos sociais em 31.12.2012 e tendo lugar, a 17 de Novembro prximo, a Assembleia Geral Extraordinria para eleio dos novos corpos sociais para o trinio de 2013/2015, ficam todos os associados convidados a apresentar listas e respetivos programas. As listas e os respetivos programas devero ser entregues ou remetidos, por qualquer forma, para a sede da associao, ao cuidado da Presidente da Mesa da Assembleia, at ao prximo dia 10.10.2012, data limite para a sua apresentao. A partir do dia 17.10.2012, procederse- divulgao das listas a sufrgio, respetivos composio e programa, que ficaro disponveis para consulta na nossa pgina na internet, bem como nas instalaes da sede, delegaes e ncleo do Ribatejo.

Convocatria para Assembleia Geral ordinria


Convocam-se os Associados da ALZHEIMER PORTUGAL ASSOCIAO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER para a Assembleia Geral Ordinria que ter lugar no dia 17 de Novembro de 2012 nas suas instalaes sitas na Av. Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3, Quinta do Loureiro em Lisboa. A Assembleia reunir, em primeira convocatria, s 14.00h e em segunda convocatria, s 14.30h, com qualquer nmero de associados, tendo a seguinte Ordem de Trabalhos: 1. Informaes gerais. 2. Apresentao, discusso e votao do Plano de Aco e Oramento para 2013.1 A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Convocatria para Assembleia Geral Extraordinria


Convocam-se os Associados da ALZHEIMER PORTUGAL PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER para a Assembleia Geral Extraordinria que ter lugar no dia 17 de Novembro de 2012, nas suas instalaes sitas na Av. Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3, Quinta do Loureiro em Lisboa. A Assembleia reunir, em primeira convocatria, s 15.00h e em segunda convocatria, s 15.30h, com qualquer nmero de associados, tendo como ponto nico da Ordem de Trabalhos a eleio dos corpos sociais para o trinio 2013 / 2015.

MAiS UM PASSo PArA o DiAGnSTiCo


Os primeiros doentes fizeram pela primeira vez em Portugal, no incio deste ano, no Instituto de Cincias Nucleares Aplicadas Sade (ICNAS), em Coimbra, uma tomografia de emisso de positres (PET) cerebral com um radiofrmaco especial, designado composto B de Pittsburgh marcado com [11C], ou mais simplesmente, [11C] PiB. Este exame de difcil execuo tcnica, e poucos centros em todo mundo o realizam. A razo principal reside em que o radiofrmaco marcado com um istopo de semi-vida muito curta, e tem por isso de ser sintetizado imediatamente antes da administrao ao doente. Assim sendo, apenas unidades que dispem de um ciclotro para sntese do radiofrmaco podem efetuar o exame. A possibilidade de realizar o PET com [11C] PiB constitui um avano notvel. O radiofrmaco liga-se aos depsitos fibrilhares do pptido Beta-amilide cerebrais, que so considerados a marca mais importante da doena. assim possvel visualizar diretamente as alteraes patolgicas da doena de Alzheimer nas regies cerebrais afetadas. O PET com [11C] PiB tem sido utilizado essencialmente em investigao clnica, mas pode dar informaes preciosas para o diagnstico precoce da Doena de Alzheimer em pacientes jovens, e quando o diagnstico diferencial se revela difcil. Tambm os ensaios clnicos com novos frmacos, particularmente dirigidos contra o pptido Beta-amilide, alguns dos quais decorrem no nosso pas, beneficiam da informao obtida com o PET com [11C] PiB. O comeo da realizao do PET com [11C] PiB em Portugal, , pois, um marco importante, possvel graas dedicao e competncia de uma excelente equipa multidisciplinar, envolvendo mdicos de vrias especialidades, tcnicos, qumicos, fsicos, matemticos, entre outros profissionais, no Instituto de Cincias Nucleares Aplicadas Sade (ICNAS), em Coimbra. Alexandre de Mendona
Faculdade de Medicina de Lisboa e Instituto de Medicina Molecular

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Isabel Santana
Faculdade de Medicina de Coimbra e Hospitais da Universidade de Coimbra

(Manuela Fernanda Mouro de Oliveira Morais)

(Manuela Fernanda Mouro de Oliveira Morais)

Miguel Castelo Branco


Faculdade de Medicina de Coimbra, Instituto de Cincias Nucleares Aplicadas Sade Sugestes para leitura: Laforce R Jr, Rabinovici GD. Amyloid imaging in the differential diagnosis of dementia: review and potential clinical applications. Alzheimers Res Ther 2011 3:31.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral


1

(Manuela Fernanda Mouro de Oliveira Morais)

O Plano de Ao e o Oramento para 2013 encontram-se disponveis, para consulta, na nossa pgina da internet (www.alzheimerportugal.org), na sede, bem como nas instalaes das Delegaes e Ncleo do Ribatejo.

O PET com [11C] PiB tem sido utilizado essencialmente em investigao clnica, mas pode dar informaes preciosas para o diagnstico precoce da Doena de Alzheimer em pacientes jovens, e quando o diagnstico diferencial se revela difcil.

04
que j se iniciou, com alteraes na deposio de amilide e outras alteraes, fora-nos a admitir que a DA comea por alteraes pequenas que no do sintomas, correspondendo a uma fase pr sintomtica, evoluiria progressivamente para uma fase clnica de Defeito Cognitivo Ligeiro e ir-se-ia agravando para demncia desde a forma ligeira at forma mais grave. Desde o aparecimento das primeiras alteraes cerebrais detectveis at ao aparecimento dos primeiros sintomas podem passar muitos anos. Investigao realizada na ltima dcada permite, hoje em dia, determinar os valores de protena amilide e protena Tau no lquido cfalo-raquidiano e us-las como indicador de doena. Tambm a utilizao de outro exame de imagem, a tomografia de emisso de positres (PET), utilizando um ligando da amilide designado PiB, permite determinar se existe (j) deposio de amilide no crebro. Outros exames permitem estudar o consumo de acar (glicose) pelo crebro e verificar se existem zonas com menos atividade funcional. Assim, possvel, conjugando a utilizao destes e outros exames, fazer um diagnstico (muito precoce) de doena que no d ainda sintomas clnicos. Em 2007 reunindo toda essa informao, um grupo de investigadores, liderados por B. Dubois, publicou um artigo em que eram propostos novos critrios de classificao e de diagnstico, sobretudo para serem usados na investigao mdica, recorrendo aos meios mais recentes j descritos. Teoricamente j possvel detectar uma doena que nunca chegue a manifestarse clinicamente! Tambm se poderia admitir que fossem realizados exames a uma pessoa preocupada com o seu devir, e que naquele momento fosse excluda doena por ser muito precoce, e mais tarde vir a desenvolv-la. Porm, h j medicamentos, em fase de investigao, que so prometedores no sentido de fazer reverter a doena, pelo menos em alguns aspectos. E para a investigao mdica muito importante por um lado ter voluntrios que participem na experimentao e por outro ter certeza e saber da existncia de doena em fase pr-clnica ou clnica muito inicial, so

05

o DiAGnSTiCo PrECoCE DA DoEnA DE AlZHEiMEr


Dr. Celso Pontes, Coordenador da Comisso Cientfica
Como sabemos, a Doena de Alzheimer (DA) e outras demncias so, hoje em dia, um problema de sade e uma preocupao social importantes: pelo impacto econmico, pela devastao causada pela doena e pelo desgaste e sofrimento que causa aos familiares e cuidadores. Em 1906 Alis Alzheimer observou, e mais tarde descreveu, a primeira doente com os sintomas que hoje nos so comuns. E j nesses anos longnquos teve a possibilidade de reconhecer as alteraes verificadas no crebro e resultantes da doena, quer a olho nu, por exemplo a atrofia, quer ao microscpio, os depsitos de amilide e as tranas neurofibrilares. Era assim possvel ligar os sintomas da doena a alteraes identificveis no crebro dos doentes. Em 1984 foram fixados os critrios de diagnstico que permitiam, face a um determinado doente, apresentando um conjunto de sintomas, dizer se existia demncia e o tipo de demncia com um grau de probabilidade elevado (critrios NINCDS-ADRDA 1984). Assim passouse a dizer que um doente tinha a possibilidade ou mesmo a probabilidade de ter a doena, mas s o exame por biopsia ou o exame post mortem davam a certeza do diagnstico. Durante muitos anos passou-se a reconhecer a doena e a assistir evoluo crnica, progressiva e irreversvel sem possibilidade de intervir. Todavia durante os ltimos anos foram realizados progressos no conhecimento mais profundo dos processos biolgicos De facto os depsitos de amilide e as tranas vo-se acumulando progressiComeou a ser feita uma melhor caravamente, seguindo padres que foram cterizao e valorizao dos sintomas, muito bem descritos por investigadores, mesmo subtis e durante muito tempo nomeadamente Braak e Braak, e que menosprezados. atingindo inicialmente as localizaes cerebrais do lobo temO estudo das funes poral vo progressivanervosas superiores e Em 1984 foram mente estendendo-se a sua avaliao neurofixados os critrios a outras regies cerepsicolgica sofreram de diagnstico que brais, e segundo invesum grande desenpermitiam(...) dizer tigaes recentes (Neuvolvimento. rology Today 15 Maro se existia demncia Por outro lado, a pos2012), progredindo de e o tipo de demncia sibilidade de obter clula para clula. com um grau de imagens da morfoloprobabilidade elevado. Paralelamente foram gia cerebral, iniciada desenvolvidos medicanos anos 70 com a mentos, disponveis no tomografia axial commercado, capazes de influenciar o curso putorizada (TAC) e continuada com a da doena e melhorar a qualidade de ressonncia magntica nuclear (RMN), vida dos doentes. vieram permitir observar aspectos de atrofia causados pela doena, bem A possibilidade de influenciar o curso como reconhecer perturbaes da cirda doena atrasando a sua evoluo culao cerebral, tambm causadores levou ao conceito de que quanto mais de demncia. cedo se iniciasse o tratamento mais tempo se manteria o doente numa fase Tambm avanos no conhecimento ligeira da demncia. gentico vieram mostrar a existncia que determinam e levam doena. mais rara de DA geneticamente determinada e outras formas, mais frequentes e de aparecimento espordico, possivelmente causadas por genes que, embora no determinassem sempre a doena, facilitavam o seu aparecimento. Finalmente, progressos importantes tm permitido conhecer os processos biolgicos iniciais da doena, reconhecer o papel importante da formao da substncia amilide no crebro, da sua relao com as tranas neurofibrilares e da protena Tau que lhes est associada. Surgiu assim a necessidade de um diagnstico precoce. A necessidade de prever a doena mesmo antes de existir demncia e valorizar sintomas que, no correspondendo a demncia, traduziam no entanto um estado j no normal fez surgir o conceito de Defeito Cognitivo Ligeiro balizado pelos critrios de R. Petersen (1999). Por outro lado sabendo-se que a doena nas fases iniciais no se manifesta clinicamente, isto , no d sintomas, mas

(...) o diagnstico precoce sobretudo til, na perspectiva do doente, numa fase sintomtica inicial da doena.

para verificar se novos medicamentos capazes de impedir a progresso das alteraes j conhecidas. Trata-se aqui de um diagnstico que se

deseja muito precoce, e nesse sentido a utilizao dos exames j referidos, mais dispendiosos e sofisticados, encontra a sua justificao. Quando os medicamentos futuros surgirem disponveis no mercado e seguros para utilizao regular o significado do diagnstico precoce e os meios para o realizar iro ainda evoluir. O diagnstico ser feito em algum momento da evoluo da doena. Quanto mais cedo, em princpio, melhor. Deve, como qualquer acto mdico, ser encarado numa perspectiva biotica tendo o doente como sujeito, e resultar prioritariamente em bem para o doente, e com os meios para o fazer adequados a essa circunstncia.

Isto leva-nos a reflectir sobre o interesse do diagnstico precoce. Em primeiro lugar o interesse para o doente. Mas tambm o interesse para a investigao de novos frmacos e de futuros tratamentos. O interesse para decises futuras, etc. De facto, na maioria dos casos, o diagnstico precoce sobretudo til, na perspetiva do doente, numa fase sintomtica inicial da doena. Como os tratamentos de que dispomos hoje so sintomticos e no curativos, iniciando-os numa fase precoce podemos manter o doente numa fase ligeira da doena mais tempo. E o doente, sabendo do que sofre, pode tomar as disposies que entender mais teis para a orientao da sua vida futura.

06

07

TEnHo DEMnCiA
iMPorTAnTE CUiDAr DE MiM
Se tem Demncia, aqui pode encontrar algumas sugestes para cuidar de si prprio.
Receber o diagnstico de Demncia foi, provavelmente, um choque para si, assim como para a sua famlia e amigos. No entanto, existem muitas coisas que poder fazer para manter-se to independente quanto possvel e continuar a desfrutar da sua vida. seu telefone. Deve incluir os nmeros de emergncia, bem como uma descrio do stio onde reside; Marcaes de consultas ou outros compromissos;
o o o

Faa uma pausa quando sentir que alguma coisa muito difcil de realizar; Tente dividir uma tarefa em etapas menores e realizar uma etapa de cada vez; Providencie para que os outros o ajudem na realizao das tarefas mais difceis ou em parte delas;

Se se esquecer de um pensamento, no se incomode no existe qualquer problema em esquecer-se pode ser que mais tarde se recorde.

A sade
muito importante manter-se saudvel: Pratique regularmente exerccio fsico, de acordo com as indicaes do seu mdico. Pode tentar, por exemplo, andar a p ou fazer jardinagem; Mantenha uma alimentao equilibrada; Repouse sempre que se sentir fatigado; Tente incorporar a prtica regular de relaxamento no seu quotidiano; Limite o consumo de lcool. O lcool pode agravar, em algumas pessoas, os problemas de memria; Certifique-se que est a tomar a medicao conforme lhe foi prescrita - utilizar uma caixa organizadora de comprimidos pode ajud-lo nesta tarefa. O farmacutico poder colocar os medicamentos na caixa, de acordo com o guia da prescrio; Faa check-ups sua sade com regularidade; Mantenha-se ativo. Tente manter as atividades que aprecia mesmo que para tal necessite de fazer algumas modificaes.

As emoes
Poder sentir uma grande variedade de emoes ao vivenciar as alteraes causadas pela Demncia. Esta situao muito frequente e partilhar estes sentimentos poder ser uma ajuda. Converse com algum em quem confie e se sinta confortvel. Pode, tambm, procurar um grupo de ajuda e conhecer outras pessoas com Demncia, como forma de partilhar experincias e ideias para lidar com a doena.

Uma lista de coisas a fazer;

Nmeros de telefone importantes, incluindo o seu e aqueles que podem ser necessrios numa emergncia; Os nomes de pessoas que precisa de recordar;
o

Coloque etiquetas, nos armrios e gavetas, com palavras ou desenhos que descrevam os seus contedos, como por exemplo: pratos, facas e garfos; Mantenha um lugar especial para coisas importantes tais como: culos, carteira e medicao; Mantenha uma coleo de fotografias de pessoas que v regularmente. Coloque etiquetas com os seus nomes e aquilo que fazem; Uma forma de manter a noo do tempo ir riscando os dias num calendrio; Solicite famlia e amigos que telefonem imediatamente antes de visit-lo, como forma de lembrana adicional.

Para no se perder
Poder haver dias em que as coisas podem parecer-lhe desconhecidas, apesar de habitualmente lhe serem familiares:

Comunicar com os outros


importante que mantenha os seus contactos sociais. Algumas vezes, poder ser difcil encontrar as palavras certas para exprimir os seus pensamentos e compreender o que as pessoas esto a dizer: Demore o tempo que for necessrio; Informe as pessoas que tem um problema de pensamento, comunicao e memria;

Se gosta de andar a p, tente fazer sempre o mesmo caminho; No tenha medo de pedir ajuda; Explique s pessoas que tem um problema de memria e que necessita de auxlio; Mantenha sempre consigo a sua identificao, incluindo o seu nome, endereo, nmero de telefone e contacto de emergncia. Estes elementos podem ser guardados na mala, bolso ou gravados numa pulseira. Mantenha estas informaes atualizadas; Considere a compra de uma pulseira ou colar que esteja ligado a um servio de assistncia, 24 horas por dia, de forma a ser localizado, no caso de se perder.
Adaptado de: Alzheimer Australia

A sua morada e um mapa que assinale onde a sua casa;


o

Um registo das suas atividades dirias, para as poder recordar;


o

Lidar com a perda da memria


Apesar de poder lembrar-se de acontecimentos ocorridos h muito tempo, os acontecimentos mais recentes podem ser facilmente esquecidos. Poder ter dificuldade em manter a orientao em relao ao tempo, pessoas e lugares. Haver dias em que a sua memria melhor do que noutros, e apesar de perturbador, este tipo de flutuao normal: Registe num caderno ou bloco de notas as coisas importantes que deve recordar e tente mant-lo, sempre, consigo. Este caderno pode conter:

Quaisquer pensamentos ou ideias que pretenda manter;


o

Tente estabelecer uma rotina regular, diria ou semanal. Isto ajud-lo- a reduzir a necessidade de confiar na sua memria; Coloque um quadro num lugar de destaque, como por exemplo na cozinha, em que possa afixar ou escrever as coisas importantes que pretende recordar durante o dia ou semana; Escreva os nmeros de telefone em letras grandes e coloque-os junto do

Ao longo do dia
Poder achar mais difcil ou levar mais tempo a fazer coisas que anteriormente fazia com facilidade como por exemplo preparar refeies, gerir o dinheiro e controlar as contas: Demore o tempo que for necessrio e no permita que os outros o apressem;

Se no compreender o que algum diz, solicite-lhe que repita; No existe qualquer problema em perguntar vrias vezes a mesma coisa; Procure um lugar mais tranquilo quando, num stio, se sentir incomodado por muitas pessoas ou muito barulho;

08

09

AnA ZAnATTi

O amor e a compaixo esto na base de tudo


Estivemos conversa com Ana Zanatti, que nos falou da sua experincia enquanto cuidadora de uma pessoa com Doena de Alzheimer, a sua me. Para a atriz, o amor, carinho e respeito so a chave para proporcionar uma boa qualidade de vida a quem sofre de Demncia. O diagnstico atempado permitiu a Ana Zanatti tomar as medidas necessrias para evitar que a sade da sua me se agravasse rapidamente.

compaixo sabermos estar ao lado do outro na sua dor, na sua desdita, na sua doena. Se conseguirmos dar a estes doentes o que gostaramos que nos dessem se estivssemos na mesma situao, seria j uma grande ajuda. Por outro lado, os familiares devem sempre que possvel encontrar um tempo para si prprios, para se mimarem, fazerem algo que lhes d prazer e os relaxe para no correrem o risco de se deixarem abater pelo desgaste e tenso. Isso pode dar muito mau resultado e traduzir-se at em falta de pacincia para o doente. O que fez para ajudar a manter essa qualidade de vida?

da ainda muito no incio. Havia pequenos indcios e foi o urologista que a operou e que era nosso amigo que, em conversa comigo, quando lhe contei algumas reaes dela, me sugeriu que a levasse a um neurologista. No entanto devo dizer que, como no havia medicao apropriada ou eficaz, o diagnstico atempado serviu-nos mais para evitar uma degradao acelerada por falta de cuidados. importante que associaes como a alzheimer Portugal divulguem a doena e alertem a sociedade civil para esta problemtica?

pessoas capazes de nos esclarecer e ajudar a lidar com estes doentes, o conselho que dou que recorram a essas pessoas. Recorram APFADA, por exemplo, peam informao, mantenham-se a par dos passos que se vo dando para que estes doente e os seus familiares vivam com mais qualidade, no se fechem nem isolem porque viver isto na solido tremendamente duro e no d bom resultado nem para o doente nem para os familiares. Ser atriz famosa faz com que as pessoas prestem mais ateno quilo que defende. isso importante para si enquanto pessoa e cidad? Hoje em dia, s me faz sentido ser pessoa pblica pela possibilidade que isso me d de defender e ajudar as causas em que acredito ou pelo menos algumas delas. O meu trabalho orienta-se cada vez mais para participar ativamente em prol de causas que defendo e pretendo ajudar, em prol da abertura de conscincia daqueles com quem comunico medida que a minha prpria conscincia se vai expandindo. Espero cada vez mais s trabalhar em projetos que me faam sentido, projetos criativos que me ajudem a comunicar a partir da inteligncia do meu corao para a inteligncia do corao de quem me escuta ou l. uma ferramenta de grande valor a possibilidade de chegar a milhares de pessoas e, s posso honrar esta ddiva, utilizando-a para o bem comum e no apenas em meu prprio favor. Considera que ainda h preconceito em relao a esta doena? Calculo que sim embora no lhe saiba dizer de que formas se traduz. Embora inconscientemente, temos todos a tentao de avaliar, julgar, tecer ideias e conjeturas sobre aquilo que nem sempre conhecemos a fundo. Ter ideias formatadas, reproduzir o que se ouve sem avaliar o que se diz, comum. Seja a propsito do que for. Assim se perpetuam preconceitos que demoram geraes a desaparecer.

atravs da sua me, lidou de perto com a Doena de alzheimer. na altura, o que que sabia sobre este tipo de demncia? Muito pouco. Tinha ouvido falar vagamente mas no tinha qualquer informao. Creio que nem os mdicos podiam adiantar muito o que tornou a situao mais penosa. Durante quanto tempo que a sua me teve Doena de alzheimer? Cerca de oito anos. Mas a minha me nunca perdeu totalmente o contacto com a realidade que a cercava nem morreu dessa doena. Enquanto filha e cuidadora, quais as principais dificuldades que sentiu? Perceber que uma pessoa to ativa na sua vida pessoal e social, to capaz de lidar com diversas situaes em simultneo, to cheia de vitalidade e independncia, estava a perder as suas faculdades foi uma dor imensa. Ter de assumir a responsabilidade pelo seu dia a dia, interferir nas mnimas decises, impedir que ela sasse sozinha para a proteger, seguir-lhe quase os passos dentro e fora de casa, originou momentos de grande tenso entre mim e ela. Vi-a muitas vezes revoltada comigo e no queria dizer-lhe o que se estava a passar para no a fazer sofrer. Por outro lado, os cuidados e atenes que quem sofre desta doena precisa, no se compadecem

com os nossos horrios de trabalho, com a nossa vida privada e quando se filho nico como eu, no podia partilhar as preocupaes e as ocupaes com ningum. Tivemos algumas empregadas excelentes mas elas tambm se deparavam com a dificuldade de lidar com algum com esta doena. Tudo isto numa altura em que pouco se avanara sobre esta doena e, alm dos mdicos que pouco me adiantavam, no tinha a quem recorrer at ao momento em que soube da existncia da APFADA. acha que possvel manter a qualidade de vida, mesmo sendo portadora de Doena de alzheimer? No sei como responder a essa pergunta. Depende do que cada um entende por qualidade de vida. Para ser totalmente sincera, se da qualidade de vida fazem parte a nossa independncia e discernimento, acho que no. Mas, com os cuidados certos e sobretudo com muito amor por parte de quem est perto, a qualidade de vida sobe muito. Acho que a qualidade de vida destes doentes , em grande parte, diretamente proporcional ao amor com que so cuidados. O que lhe diz a sua experincia, enquanto pessoa que lidou de perto com a Doena de alzheimer? Que o amor e a compaixo esto na base de tudo. Compaixo uma palavra erradamente conotada com pena e outras coisas do gnero, mas

Muitssimo importante. Em determinada altura do percurso da doena da minha me, senti-me completamente perdida, Tentei que a minha me no perdesse o desorientada, com dificuldades em licontacto com as poucas memrias que dar com ela, em que o pessoal que nos ia guardando. Havia um fio tnue que apoiava lidasse com ela, em gerir o meu a ligava ao passado e fui alimentando tempo em funo do tempo e preocuesse fio como pude, mantendo o conpao que a situao me exigia, em mantacto com pessoas amigas de que ela ter a minha vida prpria se lembrava e a quem com alguma qualidade estava ligada pelo (...) o diagnstico e expresso. Algum afeto, ia com ela a satempado serviu-nos me falou na APFADA e tios que ela recordava, mais para evitar uma liguei. E s posso dizer por exemplo levava-a degradao acelerada que tive duas pessoas a almoar pastelaria por falta de cuidados. maravilhosas que me Versailles que ela frederam imenso apoio, quentara bastante, Lusa Pomar e Manuela Morais. Pessoas falava-lhe de pessoas e acontecimentos que tinham vivido a mesma experincia e que a pudessem ligar realidade e no me falavam com conhecimento de causa, a confrontar com o seu esquecimento, cumplicidade e amor. Estou e estarei grata tentei manter-lhe os mesmos hbitos, ir APFADA para o resto da minha vida e sei ao mesmo cabeleireiro, vestir das mesdo mrito que tm os seus membros na mas lojas, contactar tanto quanto pospreveno, divulgao e apoio aos familsvel com as mesmas pessoas, alm de iares destes doentes. a ter constantemente vigiada pelos mdicos especialistas de que ela precisava, no apenas pela Doena de Alzheimer, Que conselho quer deixar aos que tm mas pela parte oncolgica. os seus amigos ou familiares afetados pela Doena de alzheimer? Considera que um diagnstico atemAlm de lhes darem todo o amor que pado da Doena de alzheimer poderia puderem, que tenham a conscincia ter alterado o seu desenvolvimento e de que o amor por vezes s por si no at mesmo a vossa qualidade de vida basta, h que saber como d-lo. Por como famlia? vezes o que nos parece bem a ns e dar Penso que sim, no meu caso, como sempre estive bastante atenta sade da minha me, a doena foi-lhe diagnosticade ns como um gesto de amor, para o doente pode parecer uma agresso, uma contrariedade. J que hoje em dia existem

10

11

SEr CUiDADor

ConHEA AS ADAPTAES QUE PoDE APliCAr nA SUA CoZinHA

to, como por exemplo num armrio alto, para desligar o fogo; Retirar os botes; Como ltimo recurso, desligar o fogo completamente.

causar danos, se forem consumidos. Se a pessoa tem dificuldade em lembrar-se de fechar o frigorfico, eleve-o ligeiramente frente. Isto ir fazer com que a porta se feche, caso tenha sido deixada aberta.

Aqui pode encontrar sugestes para tornar a cozinha um local mais seguro e prtico para a pessoa com Demncia, sua famlia e cuidadores. Apesar das sugestes no serem aplicveis a todas as pessoas ou situaes, aqui pode encontrar a soluo para um problema que tenha, atualmente, nesta diviso. Os objetivos de introduzir mudanas na cozinha so: promover a segurana e manter as competncias e participao da pessoa com Demncia, durante tanto tempo quanto possvel. Tente simplificar a cozinha e ao mesmo tempo mant-la o mais familiar possvel. No reorganize desnecessariamente os armrios e bancadas, nem modifique a decorao. Se a pessoa com Demncia j no consegue participar nas atividades da cozinha, e se o espao assim o permitir, pode colocar uma cadeira confortvel para que ela se possa sentar perto do cuidador enquanto este trabalha na cozinha. Isto ir permitir pessoa com Demncia continuar a vivenciar as atividades, barulhos e cheiros da cozinha.

Alguns modelos, mais recentes, de foges a gs, possuem um dispositivo de segurana que corta automaticamente o gs, caso no exista chama. A instalao de um interruptor de segurana, em foges j existentes, pode permitir aos cuidadores desligarem temporariamente o gs. Outras medidas de segurana contra o sobreaquecimento ou incndio so a colocao de um sensor de calor em cima do fogo e de um detetor de fumos na sua proximidade.

armrios
Identifique os contedos dos armrios, rotulando-os, de forma a ajudar a pessoa a encontrar ou colocar as coisas. Gradualmente limpe os armrios, reduza o nmero de itens de cada artigo e mantenha apenas algumas das coisas mais utilizadas. Se a pessoa com Demncia j no puder utilizar os armrios, tente colocar as coisas na bancada ou numa prateleira. Outra soluo ser tirar as portas de alguns armrios de forma a permitir uma melhor visibilidade e identificao. Colocar os artigos mais utilizados dentro do alcance fcil ser uma maneira de evitar que a pessoa suba para chegar aos armrios mais altos e til no caso de j no conseguir utiliz-los. Retire o lcool, molhos e produtos alimentares que possam causar danos se forem ingeridos. Se for necessrio, retire as facas, tesouras ou quaisquer outros utenslios de cozinha afiados. Proporcione o acesso fcil a alguns armrios e gavetas de artigos no essenciais, para que a pessoa possa remexer.

Se for necessrio, retire os fsforos


Um detetor de fuga de gs poder ser instalado, perto do fogo, de forma a fazer soar um alarme caso o gs tenha sido aberto e no exista presena de chama. Alguns detetores desligam automaticamente o gs em caso de uma fuga. possvel, ainda, instalar um alarme, que toque noutro stio, por exemplo na casa de um vizinho, ou conect-lo a um modem telefnico que ir fazer tocar um nmero de telefone previamente determinado. Estas medidas podem ser teis se a pessoa com Demncia vive ou est sozinha durante o dia.

Eletrodomsticos
Quando a pessoa com demncia j no consegue lembrar-se de desligar o jarro eltrico, compre um que se desligue automaticamente. As torradeiras, jarros ou ferros de engomar que se desligam automaticamente so os aparelhos mais seguros. A pessoa pode no conseguir aprender a utilizar aparelhos novos, por isso quando necessitar de substituir um eletrodomstico, compre outro da mesma marca e modelo, se possvel, de forma a ajud-la a manter a capacidade de utiliz-lo.

Quando a pessoa j no consegue utilizar um jarro eltrico, talvez consiga reconhecer e utilizar um termo.

Fogo
Pintar os botes do fogo, com uma tinta fluorescente verde ou vermelha ou com verniz de unhas vermelho, pode ajudar a localizar a posio de ligado e desligado, tornando deste modo mais bvio se o boto no estiver fechado. Coloque uma nota na parede com a frase: desligar o fogo ou escreva as instrues passo a passo. Considere a possibilidade de retirar e trancar o leo alimentar, caso a pessoa possa deix-lo ao lume sem vigilncia, de forma a evitar o risco de um incndio. Pode instalar um temporizador no fogo, regulando-o para um tempo mdio de cozedura, aps o qual o fogo se desligar automaticamente. Pode ainda estabelecer um tempo limite ou mximo para o fogo estar ligado. Algumas formas de impedir a pessoa com Demncia de utilizar o fogo so: Tapar os botes; Colocar um interruptor num stio discre-

Forno Micro-ondas
O forno micro-ondas poder ser til para aquecer a comida, fornecida por um servio de apoio domicilirio. Algumas pessoas com Demncia so capazes de usar ou aprender a utilizar um forno microondas, se este tiver comandos simples e se forem fornecidas as instrues passo a passo. Assinale que no podem ser utilizados, no micro-ondas, recipientes de metal.

Preparar ch ou caf
A substituio de um copo, utilizado regularmente, por uma caneca ou copo de cor diferente, poder fazer com que a pessoa no os reconhea como copos. Se a pessoa j no reconhecer as saquetas de ch, tente utilizar ch a granel e um bule. Coloque todos os elementos necessrios preparao do ch, juntos e num lugar visvel, como por exemplo perto do jarro eltrico e em cima da bancada. Coloque o jarro eltrico, se for possvel, afastado do fogo de maneira a evitar que a pessoa o coloque ao lume.

Medicamentos e Produtos txicos


Os medicamentos, produtos de limpeza, solventes e pesticidas tm de ser trancados quando a pessoa com Demncia j no consegue ler, reconhecer objetos ou distinguir esses produtos da comida ou bebida. Verifique se os medicamentos tm tampas de segurana e retire os medicamentos fora da validade. Mantenha os nmeros de emergncia, incluindo o do Centro de Informao Antivenenos, perto do telefone.
Adaptado de: Alzheimer Australia

Frigorfico
No frigorfico, mantenha os produtos em lugares fixos de forma a serem facilmente localizados. Retire os alimentos, molhos e quaisquer outras coisas que possam

12

13

23 de setembro 2012

Coimbra FunChal matosinhos oeiras

PASSEio DA MEMriA 2012


Por UM DiAGnSTiCo ATEMPADo 2012 | Ano EUroPEU Do EnVElHECiMEnTo ATiVo E DA SoliDAriEDADE EnTrE GErAES
Este Ano Europeu visa chamar a ateno para a importncia do contributo dos idosos para a sociedade e incentivar os responsveis polticos e todas as partes interessadas a tomarem medidas para criar as condies necessrias ao envelhecimento ativo e ao reforo da solidariedade entre as geraes. o que se entende por envelhecimento ativo? A noo de envelhecimento ativo refere-se possibilidade de envelhecer com sade e autonomia, continuando a participar plenamente na sociedade enquanto cidado ativo. Independentemente da idade, todos podem continuar a desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida. O desafio consiste em aproveitar da melhor forma o enorme potencial que cada um conserva at ao fim da vida. O Ano Europeu 2012 visa promover o envelhecimento ativo em trs domnios: Emprego: medida que a esperana de vida aumenta em toda a Europa, a idade da reforma aumenta tambm, mas muitos receiam no conseguir manter o emprego ou no encontrar outro de forma a poderem usufruir de uma reforma decente. necessrio dar melhores perspetivas de emprego aos trabalhadores mais idosos. Participao na sociedade: sair do mercado de trabalho no significa ficar inativo. O contributo dos mais velhos para a sociedade muitas vezes ignorado. De facto, esquecemos que so eles que cuidam frequentemente dos netos e at dos prprios pais ou do cnjuge, alm de fazerem muitas vezes um trabalho de voluntariado. O Ano Europeu pretende assegurar um maior reconhecimento do contributo dos idosos para a sociedade e criar condies para lhes dar mais apoio. Autonomia: a sade deteriora-se muitas vezes com a idade, mas as consequncias desse deteriorao podem ser atenuadas de muitas maneiras. Pequenas mudanas nossa volta podem melhorar significativamente a vida das pessoas com deficincia ou problemas de sade. O envelhecimento ativo significa tambm desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o mximo de tempo possvel.

Uma iniciativa inserida no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Geraes
Em 2011, centenas de pessoas caminharam 6km naquele que foi o primeiro Passeio da Memria em Portugal, que teve lugar em Oeiras. Em 2012, a Alzheimer Portugal visa alargar o Passeio da Memria a todo o pas. Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras vo ser palco, no dia 23 de Setembro, do Passeio da Memria 2012. O Passeio da Memria tem como objetivos informar e consciencializar para a importncia de reduzir o risco de desenvolver demncia, para os sinais de alerta da Doena de Alzheimer e, sobretudo, para a importncia do diagnstico atempado, permitindo a prescrio de medicao que alivie os sintomas e retarde a progresso da doena, a interveno no farmacolgica que promova a manuteno das suas capacidades, a ocupao e o envolvimento social e que, deste modo, aumente o seu bem-estar e qualidade de vida, assim como a dos seus cuidadores. Porque 2012 o ano europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Geraes, apelamos participao de todos, crianas, jovens, adultos e idosos. Junte a famlia e venha apoiar a Alzheimer Portugal. Para mais informaes sobre o Passeio da Memria, consulte regularmente o site da Alzheimer Portugal ou contacte a Sede ou Delegao mais prxima de si.

Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras vo ser palco, no dia 23 de Setembro, do Passeio da Memria 2012.

14

15

DiA MUnDiAl DA PESSoA CoM DoEnA DE AlZHEiMEr


21 DE SETEMBro AgendA
LiSbOa
Alzheimer Caf 21 de Setembro - das 16:30h s 19:00h Sede da Alzheimer Portugal

DELEGaO CEntRO - POMbaL


Festa intergeracional Vista-se de Verde! 21 de Setembro 10:00h Jardim do Cardal, Pombal 1 por 5 minutos de palavras 21 de Setembro 21:30h Caf Concerto - Teatro Cine de Pombal Passeio da Memria 2012 23 de Setembro 09:30h Parque Verde do Mondego, Coimbra

GrUPoS DE SUPorTE
Uma oportunidade de encontro de familiares e amigos de pessoas com demncia, cuidadores que vivem problemas idnticos e que, em comum, os podem analisar, trocando impresses e experincias, dando e recebendo sugestes. SEDE LiSbOa Primeiro sbado de cada ms, s 14:30h, no Centro de Dia Prof. Doutor Carlos Garcia. Terceiro ou quarto sbado de cada ms, s 10:00h, no Centro de Dia Prof. Doutor Carlos Garcia. DELEGaO nORtE ltima quarta-feira de cada ms, s 14:00h, no Hospital S. Joo. DELEGaO CEntRO ltima quinta-feira de cada ms, s 17:00h, nas instalaes da Delegao Centro. DELEGaO Da MaDEiRa ltimo sbado de cada ms, s 16:00h, nas instalaes da Delegao da Madeira. nCLEO DO RibatEJO ltima quinta-feira de cada ms, s 18:00h, nas instalaes do Ncleo do Ribatejo. Para mais informaes e para confirmar a sua presena, contacte a Sede ou respetiva Delegao.

Passeio da Memria 2012 23 de Setembro 09:30h Marginal de Oeiras

nUTrio

DELEGaO nORtE - MatOSinHOS


Campanha de divulgao e angariao de fundos 19 de Setembro - das 10h s 21h Shopping Via Catarina Passeio de barco Porto-rgua-Porto 20 de Setembro Partida da Estao de S. Bento, Porto Passeio com utentes e familiares do Centro de Dia Memria de Mim 21 de Setembro Parque da Cidade de Matosinhos Passeio da Memria 2012 23 de Setembro 09:30h Marginal de Matosinhos

oS BEnEFCio Do ConSUMo DA GUA


A gua simples no fornece energia (Kcal) ao nosso organismo. A gua que consumimos apresenta sempre na sua constituio uma variedade de sais minerais e de oligoelementos os quais condicionam e favorecem o funcionamento do organismo. A gua potvel a principal fonte deste nutriente e a forma mais indicada de satisfazer a sede, no entanto existem outros alimentos com uma grande quantidade de gua, como o caso do leite, iogurte, frutos (melo, melancia, morango, etc.), produtos hortcolas (tomate, abbora, alface, etc.). A gua essencial para a vida, ela constitui o equilbrio hdrico do nosso organismo. A gua para alm de um papel estruturante desempenha um papel de maior importncia na concentrao de sais no corpo, na regulao da temperatura, nas funes intestinais e no transporte de outros nutrientes no organismo, representando cerca de 60 a 65% do peso corporal. Cerca de 10 a 15 litros de gua circulam permanente no tubo digestivo de um adulto de estatura mdia, de modo a assegurar a transformao e digesto dos alimentos, bem como a sua posterior assimilao. Como componente essencial e indispensvel para o organismo humano necessria a ingesto diria de cerca de 1,5 a 3 litros de gua, por forma a compensar as perdas quotidianas pela urina, pelas fezes, evaporao cutnea e pulmonar. Um consumo insuficiente de gua desencadeia a desidratao, sendo esta numa primeira fase responsvel por digesto difcil, obstipao e elevada concentrao da urina. Em casos extremos, a desidratao constitui causa de morte. Helena vila M.
Associao Portuguesa dos Nutricionistas

DELEGaO Da MaDEiRa - FunCHaL


Passeio para os cuidadores e familiares de pessoas com Doena de Alzheimer 15 de Setembro Funchal Jantar de Angariao de Fundos 21 de Setembro Funchal (local a definir) Passeio da Memria 2012 23 de Setembro 09:30h Funchal

DELCia DE iOGuRtE E MORanGOS


ingredientes: - 6 iogurtes (natural, cremoso ou o que mais gostar) - 1/2 pacote de bolacha Maria - 500 gr. de morangos Preparao: Triture as bolachas maria. Corte os morangos aos pedaos e coloque um pouco no fundo das taas. Por cima disponha 3/4 de cada iogurte em cada taa. Distribua os restantes morangos pelas taas e coloque mais um pouco de iogurte por cima desta ltima camada de morangos. No final, polvilhe com a bolacha j desfeita. Sugestes: Pode variar o tipo e sabor do iogurte. Pode tambm substituir os morangos por outra fruta. A bolacha Maria pode ser substituda por outras bolachas ou por frutos secos.

16

17

BEnEFCioS PArA ASSoCiADoS


nOvOs prOtOcOlOs

ForMAo
A Alzheimer Portugal Acreditada como Entidade Formadora pela DGERT (Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho), desde 2006. Apresentamos-lhe algumas das Aes de Formao j agendadas at Outubro de 2012. Para consultar o calendrio atualizado das atividades de formao visite www.alzheimerportugal.org ou contacte a Sede ou Delegao mais prxima de si. Para frequentar as Aes de Formao e os Workshops obrigatrio efectuar a inscrio e o respetivo pagamento.

SEDE - LiSbOa
Aes de Formao para Pblico em Geral: 12 de Julho 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Estratgias para Maior Bem-Estar ou Abordagem Centrada na Pessoa 12 de Julho 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer - Nutrio 20 de Setembro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Ocupao 20 de Setembro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Preveno de Quedas e Adaptaes em Casa 24 de Setembro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Respostas Sociais 25 de Setembro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Aspetos Jurdicos 26 de Setembro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer Relaes Interpessoais 10 de Outubro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer - Estratgias para Maior Bem-Estar 10 de Outubro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer - Nutrio Aes de Formao para Cuidadores Formais nvel 1 - Auxiliares de Ao Direta: 19, 22, 23, 24 e 25 Outubro 2012 | Ao de Formao para Cuidadores Formais de Pessoas com Doena de Alzheimer

DELEGaO nORtE
Aes de Formao para Cuidadores informais - Familiares: 17 de Outubro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer: Stress e relaxamento Aes de Formao para Cuidadores Formais nvel 1 Auxiliares de Ao Direta: 10 de Outubro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer: Estratgias para dia a dia Aes de Formao para Cuidadores Formais nvel 5 Tcnicos Superiores: 20 de Outubro 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer: Cuidar do cuidador 24 de Outubro de 2012 | Workshop Lidar com a Doena de Alzheimer: Uma nova perspetiva na abordagem pessoa com demncia

DELEGaO CEntRO
Aes de Formao para Cuidadores informais Familiares e Cuidadores Formais nvel 1 Auxiliares de Ao Direta: 06 de Julho 2012 | Workshop Posturas e Transferncias

DELEGaO MaDEiRa
Aes de Formao para Cuidadores informais - Familiares: 09, 11 e 13 de Julho 2012 | Workshop Cuidar da pessoa com Doena de Alzheimer

HabiCuiDaDOS

LiSbOa bRiGaDa autnOMa COM CES DE RESGatE

Fique a conhecer todos os protocolos que a Alzheimer Portugal tem vindo a estabelecer com diversas entidades pblicas e privadas, procurando sempre benefcios e mais-valias para todos os associados, nas seguintes reas:
Material Mdico; Equipamentos Hospi-

At 15% de desconto na prestao de servios ao domiclio (Apoio Domicilirio, Enfermagem, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Babysitting, Nutrio, Limpezas, Reparaes); Descontos de 10% no aluguer de equipamento hospitalar; Descontos de 10% na venda de camas articuladas, colches e cadeiras de rodas.
Unidade de lisboa - Av. Estados Unidos da Amrica n. 94, 13. A 1700-178 Lisboa T. 213 430 956 lisboa@habicuidados.pt Unidade de Aveiro - Rua Capito Sousa Pizarro n 21 3810-076 Aveiro T. 234 098 310 aveiro@habicuidados.pt Unidade de Ponta Delgada - Rua Morgado Botelho n 1 9500-333 Ponta Delgada T. 296 098 779 ponta.delgada@habicuidados.pt Unidade de Cascais - Rua de Itlia n 33, Loja B Quinta de So Gonalo 2775-407 Carcavelos T. 210 939 480 cascais@habicuidados.pt www.habicuidados.pt

Servio gratuito de busca e salvamento, prestado por uma equipa de pessoas e ces treinados para localizar pessoas desaparecidas.
T. 914 927 021 barc.barc@gmail.com barc-portugal.blogspot.pt

Bairro Dr. Lus Manuel Viana de S, lote 2, R/C direito. 7080-184 Vendas Novas T. 265 891 481 / 938 911 247 geral@desfrutemcasa.com www.desfrutemcasa.com

FiSiOHanD 15% de desconto sobre os servios de Fisioterapia, Correo Postural, Osteopatia, Mesoterapia Homeoptica e Consultas de Nutrio; 5% de desconto sobre as Consultas de Acupuntura; 20% de desconto sobre Massagens de Relaxamento integrais e parciais; 10% de desconto sobre servios de Fisioterapia ao Domiclio; Oferta: Consulta de Avaliao e Diagnstico.
Estrada dos Marinheiros, 100 loja 2, 2415-380 Leiria T. 244 745 272 geral@fisiohand.com www.fisiohand.com

Praa Antnio Marques de Campos Telhadela 3850-714 Albergaria-a-Velha T. 234 540 060 / 969 771 130 info@solardascamelias.pt www.solardascamelias.pt

CEntRO RESiDnCia GERitRiCa Santa inS 10% de desconto sobre a tabela de preos em vigor.
Av. do Brasil N 29, 2750-309 Cascais Tel: 214 812 110 santainesres@netcabo.pt residenciageriatricasantaines.pt

ELOS DE tERnuRa aPOiO DOMiCiLiRiO 5% de desconto no servio de apoio domicilirio e em servios complementares (Enfermagem, Terapia da fala, Fisioterapia, Podologia, Massagens e Baby-sitting).
Av. Jlio Sal Dias, N 158, R/C 4480-673 Vila do Conde T. 252 055 480 / 936 305 104 elosdeternura@gmail.com www.elosdeternura.pt

talares; Ajudas Tcnicas;


Apoio Domicilirio; Servios de Higiene; Apoio Pessoal; lar de idosos; Centros de Dia; Clnicas; Centros de Enfermagem; Sistemas de localizao; Farmcias; Diversos.

SOLaR S. GiO 10% de desconto nas mensalidades de servio de Lar e Centro de Dia.
Avenida Principal, n. 19 Vale de So Gio 2665-382 Milharado T. 219 758 440 / 916 319 917 info@solarsaogiao.com www.solarsaogiao.com

CauSa POSitiva aPOiO DOMiCiLiRiO aO iDOSO 15% de desconto sobre os servios de apoio domicilirio; 20% de desconto sobre os servios de apoio domicilirio, acompanhamento 24h/ dia, 7 dias/semana; 5% de desconto sobre a venda de produtos e ajudas tcnicas.
Rua das Romeiras - N38 R/C B 3030 - 471 Coimbra T. 239 705 208 / 914 574 505 / 964 769 634 / 964 046 016 / 910 130 080 geral@causapositiva.com www.causapositiva.com

COM.SEntiDO 10% de desconto no servio de apoio domicilirio a pessoas dependentes/idosas e no servio de sade, nomeadamente no servio de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala e podologia.
Avenida Gil Vicente, N 617 4400-166 Mafamude, V. N. Gaia T. 227 127 153 / 934 390 658 geral.comsentido@gmail.com www.comsentido.pt

nORtE SOLaR DaS CaMLiaS 10% de desconto sobre a mensalidade (para alojamento permanente) ou sobre a diria (para alojamento temporrio); 5% de desconto sobre os medicamentos comparticipados com receita; 5% de desconto sobre o PVP dos restantes produtos e servios.

DESFRutEMCaSa aPOiO DOMiCiLiRiO 6% de desconto sobre: prestaes de servios superiores a 2 horas dirias; venda de material de incontinncia; aluguer de ajudas tcnicas a partir do montante de 50,00.

Para conhecer o Dossier de Protocolos visite o site da Alzheimer Portugal: www.alzheimerportugal.org

18

19

iniCiATiVAS

Projeto Juntas de Freguesia


O Projeto Juntas de Freguesia dinamizado pelo Ncleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal tem como principal objetivo dar uma resposta mais prxima e acessvel s populaes e combater as dificuldades de deslocao destas aos servios da Alzheimer Portugal em Almeirim. Assim, so as tcnicas da Alzheimer Portugal que se deslocam junto das populaes, procurando responder s suas necessidades Desde Janeiro de 2012, as Juntas de Freguesia de Almeirim, Raposa, Fazendas de Almeirim, Samora Correia e Benfica do Ribatejo, recebem Aes de Informao e transformam-se em Gabinetes de Apoio Psicossocial, onde os tcnicos da Alzheimer Portugal procuram responder s necessidades dos cuidadores de pessoas com Demncia.

AlZHEiMEr PorTUGAl
Jornadas da Sade - Casa do Povo do Canio
A Delegao da Madeira esteve presente, no dia 2 de Maro, nas Jornadas da Sade, organizadas pela Farmcia do Canio e que tiveram lugar na Galeria da Casa do Povo do Canio. Com o objetivo de clarificar algumas dvidas e informar a populao, foram abordadas questes como: que Doena de Alzheimer, quais as suas causas, tratamentos existentes, formas de reduo do risco, assim como os principais sintomas e sinais de alerta. um crebro ativo, cujo objetivo foi clarificar algumas dvidas sobre a Doena de Alzheimer, deixando alguns conselhos sobre formas de reduzir o risco desta doena.

tornar a arte acessvel a pessoas com Demncia, proporcionando-lhes momentos de bem-estar e estimulao cognitiva. A promoo do envolvimento social e a melhoria da qualidade de vida so uma constante, incluindo nas sesses conversas, debates e anlises de obras adaptadas s capacidades das pessoas com demncia.

mover os laos existentes entre geraes, reforando o papel da pessoa idosa na sociedade e na famlia, sendo as crianas agentes fundamentais no estreitamento e estmulo desses laos. O livro O Pequeno Elefante Memo, editado pela Alzheimer Portugal, serve de base a este projeto.

uart Caf alzheimer


(con)Viver com a demncia: desafios para as famlias que cuidam projeto de empreendedorismo social UArt Caf Alzheimer centra-se na criao de um espao inovador de interao social. Pretende-se, numa atmosfera informal e a pretexto da degustao de um caf ou um ch, proporcionar s famlias que experienciam a doena de Alzheimer (ou outras demncias) o acesso a informao relevante sobre a doena e, simultaneamente, fomentar a interao, o lazer e o convvio social, aliado a momentos de arte (e.g., msica, drama, exposies, pintura, literatura, entre outros). Esta iniciativa pretende desenvolver, na Universidade de Aveiro, um espao de interao social UArt Caf Alzheimer onde informao, caf e arte se aliam para apoiar e proporcionar bem-estar aos familiares de pessoas com doena de Alzheimer (ou outras demncias).

Colquio Doena de alzheimer em almeirim


O Ncleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal promoveu no passado dia 6 de Junho de 2012, um colquio sobre a Doena de Alzheimer, com entrada livre, no Auditrio da Biblioteca Municipal de Almeirim. Neste evento, foi assinado o Protocolo do Projeto Juntas de Freguesia, bem como apresentadas comunicaes no mbito da Psicologia Clnica e Psicoterapia, da Terapia Ocupacional e, ainda, no que respeita a questes jurdicas de interesse para a pessoa com Doena de Alzheimer.

Projeto O contador de histrias a Kelembra esqueceu


No mbito do Projecto A Kelembra Esqueceu, a Delegao Norte da Alzheimer Portugal esteve presente desde Janeiro de 2012, em 7 escolas: EB1 Viterbo de Campos; Escola EB 1 Pires de Lima; EB/1 de Alquebre; EB/1 de Megide; EB/1 do Outeiro; EB/1 da Serpente; e EB/1 S. Loureno. Um projeto criado a pensar nos mais pequenos e nas relaes que estabelecem com os seus avs. O principal objetivo sensibilizar as crianas para a importncia do apoio aos avs, no dia-a-dia, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades que surjam, sobretudo, devido aos problemas de memria. Pretende-se, de igual forma, pro-

baile de angariao de Fundos em Pombal


O Lions Club de Pombal organizou um Baile de Angariao de Fundos destinados ao equipamento do Centro de Dia para Pessoas com Doena de Alzheimer da Delegao Centro da Alzheimer Portugal. O Baile com Jantar teve lugar no dia 5 de Maio de 2012 na Quinta do Ti Lucas, em Vale Coimbra.

Projeto Eu no MusEu Ensaio Geral Solidrio encheu o teatro Cames


No dia 23 de Maio, mais de 600 pessoas assistiram ao ensaio geral de La Valse (curta metragem de Joo Botelho) e A Sagrao da Primavera (coreografia de Olga Roriz), pela Companhia Nacional de Bailado. Todos os fundos reverteram para a Alzheimer Portugal, em especial para a Casa do Alecrim, primeira unidade residencial da Associao. O Ensaio Geral Solidrio da Companhia Nacional de Bailado foi, assim, uma oportunidade de assistir ao ltimo perodo de trabalho dos bailarinos antes da Estreia sendo, ao mesmo tempo, uma forma de apoiar a Alzheimer Portugal a prosseguir o seu grande objetivo de alcanar uma sociedade que integre as Pessoas com Demncia e reconhea os seus Direitos. Eu no MusEU um projeto conjunto da Delegao Centro da Alzheimer Portugal e do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, para a aproximao de pessoas com Doena de Alzheimer arte. O grande objetivo

Lembrar alzheimer Colquio sobre a Doena de alzheimer


A Delegao Centro da Alzheimer Portugal, em parceria com a Associao Oportunidades Iguais e com a Associao de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de So Romo, organizou o Colquio Lembrar Alzheimer. O colquio teve lugar no dia 8 de Junho de 2012, tendo sido apresentadas diversas comunicaes sobre: Diagnstico precoce e evoluo teraputica; O papel do Cuidador na Doena de Alzheimer; O Apoio Social/Recursos Sociais direcionados para o Doente/Familiar/Cuidador; Terapia Ocupacional na Doena de Alzheimer; O Papel da Fisioterapia no doente de Alzheimer, entre outros. Foi tambm apresentado o projeto Eu no MusEU, assim como o Frum Scio Ocupacional para pessoas com doenas neurodegenerativas, uma resposta inovadora na cidade de Coimbra.

26 Reunio do GEECD - Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demncias


A 26 Reunio do GEECD decorreu nos dias 29 e 30 de Junho de 2012, no Hotel dos Templrios, em Tomar, com a colaborao da Alzheimer Portugal. O evento contou com a participao de Neurologistas, Psiquiatras, Psiclogos e outros profissionais, bem como de Investigadores Clnicos e de Cincias Bsicas, tendo sido abordados temas relacionados com a investigao e tratamento das Demncias.

vi Feira da Sade de Machico


A Delegao da Madeira esteve presente, entre os dias 14 e 18 de Maio, na 6 Edio da Feira da Sade de Machico, organizada pela Junta de Freguesia de Machico. No dia 17, foi apresentada a conferncia A Aerbica dos Neurnios sugestes para ter

20

21

noTCiAS
DEMnCia aFEta MaiS DE 35 MiLHES EM tODO O MunDO

35.6 milhes de pessoas sofrem de demncia em todo o mundo, nmero que pode duplicar em 2030 e mais do que triplicar em 2050. Segundo a Organizao Mundial de Sade, a falta de informao, os elevados custos com a doena, a falta de programas dedicados demncia e o diagnstico tardio ou inexistente so os problemas mais relevantes e aos quais urgente dar resposta.
H CaDa vEz MaiS iDOSOS COnSiDERaDOS inCaPazES DE GOvERnaR a Sua viDa

bebidas alcolicas ou de estupefacientes e, por isso, se mostrem incapazes de reger convenientemente o seu patrimnio. Provada a situao, atravs de testemunhas e percias psiquitricas, nomeado pelos tribunais um tutor ou curador que passa a ter ascendente sobre a vontade da pessoa, o que entendido como uma forma de proteo. () Maria do Rosrio dos Reis lembra que se no forem os tribunais a decretar a interdio, no h legitimidade por parte dos familiares para administrarem os bens e, pior ainda, essa administrao no est sujeita a escrutnio. Um reduzido nmero de processos que poderia ser um sinal de aproveitamento, afirma. No entender da presidente da Associao Alzheimer Portugal, o envelhecimento da populao (16,4% dos portugueses tinham 65 anos ou mais em 2001, dizem os Censos) pode ser uma das causas mais importantes para o elevado nmero de casos de demncia, logo, de aes de interdio. O advogado Adalberto Costa nota que h cada vez mais idosos que vivem sozinhos e quem est isolado perde capacidades mais depressa.
Fonte: Pblico (22/05/2012)

tEStaMEntO vitaL aPROvaDO EM PORtuGaL

A Assembleia da Repblica aprovou, por unanimidade, dia 1 de Junho de 2012, a lei do Testamento Vital. O texto final que foi consensualizado a partir de vrios projetos de lei (CDS, BE, PSD e PS) foi votado favoravelmente por todos os partidos. As Diretivas Antecipadas de Vontade, designadamente sob a forma de Testamento Vital, so o documento unilateral e livremente revogvel a qualquer momento pelo prprio, no qual uma pessoa maior de idade e capaz, que no se encontre interdita ou inabilitada por anomalia psquica, manifesta antecipadamente a sua vontade consciente, livre e esclarecida, no que concerne aos cuidados de sade que deseja receber, ou no deseja receber, no caso de, por qualquer razo, se encontrar incapaz de expressar a sua vontade pessoal e autonomamente.1
1

PEtiO CRiaR E aPROvaR O EStatutO DO DOEntE CRniCO, taL COMO a tabELa naCiOnaL DE inCaPaCiDaDE E FunCiOnaLiDaDES Da SaDE

A petio n 42/XII Petio Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crnico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Sade vai ser discutida em sesso plenria da Assembleia da Repblica do dia 06 de Julho. A petio deu entrada na Assembleia da Repblica em 27 de Setembro de 2011 com 10863 assinaturas e baixou Comisso de Sade em 12 de Outubro de 2011. O Relatrio Final foi enviado a sua Exa. a Presidente da Assembleia da Repblica em 09 de Maio de 2012. Milhares de pessoas sofrem em Portugal de doenas crnicas. No entanto, a legislao no define com clareza e rigor tcnico-cientfico o que doena crnica, nem existe uma tabela nacional de incapacidades e funcionalidades da sade.

() Na ltima dcada mais do que duplicou o nmero de processos judiciais relativos a interdio e inabilitao, de acordo com nmeros do Ministrio da Justia. () O Cdigo Civil estabelece que a interdio se aplica a todos aqueles que por anomalia psquica, surdez-mudez ou cegueira se mostrem incapazes de governar suas pessoas e bens. Quanto inabilitao, abrange mais casos mas menos limitadora: aplica-se quelas mesmas situaes e a pessoas que faam abuso de

Texto Final apresentado pela Comisso de Sade relativo aos Projetos de Lei n.s 21/XII/1. (BE), 62/XII/1. (PS), 63/XII/1. (PPD/PSD) e 64/XII/1. (CDS-PP)

ProGrAMA APoio nA inConTinnCiA


A Alzheimer Portugal recebeu 122 candidaturas ao Programa Apoio na Incontinncia 2012. No entanto, a verba angariada com a Venda de Natal 2011, donativos e outras iniciativas no foi suficiente para responder positivamente a todas as candidaturas. Desta forma, e para conseguirmos apoiar mais famlias, reduzimos o plafond atribudo a cada candidato para 200 euros. Conseguimos, desta forma, incluir no Programa Apoio na Incontinncia 86 famlias.

VEnDAS DE nATAl 2012


Contamos com a sua ajuda! Faa chegar as suas ofertas Sede ou Delegao mais prxima de si, at ao incio do ms de novembro. Faltam cerca de seis meses para celebrarmos o Natal de 2012! Porqu ento falarmos j das tradicionais Vendas de Natal da nossa Associao? A razo , no entanto, simples e premente! que, sabem, uma Venda de Natal no se improvisa. H que prepar-la com muito, muito empenhamento e, acima de tudo, com muito amor. Uma Venda de Natal o produto de meses de trabalho, meses de imaginao e de criatividade, meses de pedinchice, meses de esperana na sensibilizao daqueles que, felizmente, no sentem diretamente o enorme problema que constitui garantir o bem-estar das pessoas a quem a Doena de Alzheimer tocou. Meses em que nos interrogamos todos os dias sobre se os seus esforos e as ddivas de tantos dos nossos Associados e de muitas empresas e cidados annimos iro ser suficientes para dar resposta queles que recorrem ao Programa Apoio na Incontinncia a que integralmente se destina o resultado das Vendas de Natal. por isso que no cedo para falarmos das Vendas de Natal 2012! Pelo contrrio, a hora certa para mais uma vez recordarmos que se todos derem um pouco se conseguir fazer muito! As candidaturas quele apoio so cada vez mais e os donativos, embora sempre generosos, comeam a no ser suficientes para uma resposta minimamente satisfatria. Por tudo isto, pensmos que valia a pena conversar com todos vs e perguntar: Querem ajudar-nos a cumprir mais um ciclo de Vendas de Natal por todo o pas com qualidade e amor para aqueles que tanto precisam de apoio? Se a resposta for um SIM generoso e amigo, como sinceramente esperamos, basta que todos - EMPRESAS e PARTICULARES - nos faam chegar as vossas ofertas at ao incio do ms de Novembro, para a Sede ou Delegao mais prxima. E, j agora, no conhecem na Baixa de Lisboa, na zona do Porto, Funchal e Coimbra/Pombal uma loja livre que nos possam emprestar durante o perodo da Venda de Natal? Pela resposta positiva a estes apelos recebam antecipadamente a nossa gratido!

Conferncia

DOEna DE aLzHEiMER: tEORia E PRtiCa


8 e 9 de novembro de 2012 Teatro Cine Pombal

SEDE Av. de Ceuta Norte, Lt. 15, Piso 3 Quinta do Loureiro, 1300-125 Lisboa T. 213 610 460/8 | F. 213 610 469 geral@alzheimerportugal.org Centro de Dia Prof. Doutor Carlos Garcia Av. de Ceuta Norte, Lote 1, Loja 1 e 2 Quinta do Loureiro 1350-410 Lisboa T. 213 609 300 DElEGAo norTE Centro de Dia Memria de Mim Rua do Farol Nascente N.47A R/C 4455-301 Lavra T. 226 066 863 | F. 223 754 484 geral.norte@alzheimerportugal.org DElEGAo CEnTro Rua Marechal Antnio Spnola, Loja 26 (Galerias do Intarmarch) 3100-389 Pombal T. 236 219 469 geral.centro@alzheimerportugal.org

Gabinete de Coimbra Bairro So Jos n 13 - 3030 Coimbra T. 239 716 374 iris.laranjeira@alzheimerportugal.org DElEGAo DA MADEirA Complexo Habitacional da Nazar, Cave do Bloco 21 - Sala E 9000-135 FUNCHAL T. 291 772 021 | F. 291 772 021 geral.madeira@alzheimerportugal.org nClEo DE AVEiro Santa Casa da Misericrdia de Aveiro Complexo Social Qta. da Moita - Oliveirinha 3810 Aveiro T. 234 940 480 geral.aveiro@alzheimerportugal.org nClEo Do riBATEJo R. Dom Gonalo da Silveira N31 -A 2080-114 Almeirim T. 243 000 087 geral.ribatejo@alzheimerportugal.org

GABinETES CoM o APoio AlZHEiMEr PorTUGAl: AlAnDroAl Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, n13 7250-138 Alandroal. T. 268 447 025 gada.alandroal@gmail.com FAro Espao Sade em Dilogo Praceta Azedo Gneco, 17 Bloco E 8000-163 Faro T. 289 829 132 gabinetealzheimerfaro@gmail.com FTiMA Estrada de Leiria, n. 55 2495-407 Ftima T. 249 538 352 geral@misericordiafatimaourem.com AZEiTo Gabinete Alzheimer da Casa dos Avs Conforto dos Avs Residncia Geritrica Rua da Salmoura, n.9 a 9B Brejos de Azeito T. 212 889 120

www.alzheimerportugal.org

You might also like