You are on page 1of 9

CANCR DE INTESTINO

O Cncer de intestino um dos mais freqentes tumores do tubo digestivo, sendo que a cada ano cerca de 160 mil novos casos so diagnosticados nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem da doena. Est entre as principais causas de morte por cncer, considerando os de pulmo, mama na mulher e prstata no homem. No Brasil, este tipo de cncer est em quarto lugar entre os tumores mais freqentes do sexo masculino, atrs apenas do cncer de estmago, pulmo e prstata. A doena comea sempre como uma leso benigna que vai evoluindo lentamente at transformar-se num tumor maligno.

Para uma melhor abordagem desse tema conveniente recordarmos que o tubo digestivo est constitudo pelo esfago, estmago e intestino. Este por sua vez compreende dois segmentos distintos: Um segmento mais fino localizado aps o estmago, chamada intestino delgado que est relacionado com a digesto e a absoro dos alimentos, e outro segmento mais grosso, o intestino grosso, que tem a funo de armazenar, absorver gua e nutrientes e excretar resduos no aproveitados pelo organismo atravs das fezes.

O intestino grosso, por sua vez, dividido em duas partes: o clon e o reto. O clon a parte que se continua a partir do intestino delgado e vai at o reto, parte final do intestino grosso. As fezes formadas no intestino grosso so eliminadas pelo nus.
Enquanto o cncer muito raro nesse segmento mais fino (intestino delgado), muito freqente no intestino grosso. A doena comea sempre como uma leso benigna que vai evoluindo lentamente at se transformar num tumor maligno. Nessa longa fase de benignidade, possvel retirar a leso e com isso impedir sua degenerao e o aparecimento do cncer, da a grande importncia de sua preveno. Diagnstico precoce:

o emprego de exames para verificar a existncia de um problema de sade em pessoas que no apresentam sintomas. O diagnstico precoce do cncer muito importante porque a identificao da doena, quando ainda no h sintomas, geralmente significa que a doena

est em estgio inicial, onde as chances de cura so bem maiores. Por conseguinte, o bom resultado do tratamento do cncer do clon e do reto est diretamente relacionado ao diagnstico precoce, ou seja, quanto mais cedo se faz o diagnstico, maior o ndice de cura, chegando-se a mais de 90% nos casos iniciais. Fatores de risco para o cncer do clon e do reto: Atualmente acredita-se que o cncer do clon e do reto seja causado por uma associao de fatores genticos e ambientais. Dentre esses fatores de risco podemos citar: 1) Dieta com alto teor de gordura e pequena quantidade de fibra: Entre os ambientais, os fatores dietticos so muito importantes. Alimentao rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidncia desse tipo de cncer. importante citar os corantes porque so elementos qumicos que poderiam ser eliminados sem prejuzo, principalmente no Brasil onde existem pigmentos naturais que colorem os alimentos. Os corantes so fatores de risco porque liberam nitrosaminas no intestino, substncias reconhecidamente cancergenas. Se prestarmos ateno, veremos que atualmente as crianas ingerem uma quantidade enorme de corantes nos doces, balas, pirulitos, gelatinas e alguns refrigerantes. Atualmente at o algodo doce no mais branco. azul, corde-rosa, verde... Na dieta rica em gordura predominam as carnes gordas, a manteiga e os queijos amarelos. A carne vermelha em si no um alimento nocivo, mas a gordura que a acompanha bastante, especialmente quando a carne levada brasa. Os alimentos salgados e defumados (lingias, salames, salaminhos), assim como os corantes, contm substncias carcinognicas. Embora possamos usar o azeite, as frituras devem ser evitadas porque o leo e/ou azeite se decompe quando vai ao fogo. Recomenda-se evitar e no abolir, pois a alimentao deve ser agradvel ao paladar e variada. Se a pessoa gosta de gordura animal no deve privar-se de sabore-la, mas deve us-la com moderao e aumentar a quantidade de verduras, frutas, legumes e cereais ingeridos. Estes alimentos so ricos em fibras que protegem realmente o intestino porque facilitam a evacuao, vez que aumentam o bolo fecal, aceleram o trnsito intestinal e diminuem o tempo de contato das substncias carcinognicas com a parede do intestino. Obviamente que isso no ocorre de um dia para o outro. Acredita-se que o tempo para o desenvolvimento de cncer colorretal seja de dcadas, por isso a idade de maior incidncia do cncer de clon est em torno dos 60 anos. 2) Hbitos e estilo de vida:

Estudos mostram que indivduos que no praticam exerccios tm maior risco em desenvolver cncer colorretal. Alm disso, o fumo e o lcool esto direta e indiretamente relacionados com vrios tipos de tumores, incluindo o cncer do clon e do reto. Na verdade, o que est ocorrendo com o ser humano contemporneo um afastamento de padres mnimos de qualidade de vida, muitas vezes por culpa do prprio indivduo que no gerencia adequadamente seu tempo, nem mesmo para alimentar-se corretamente. Alm disso, o homem vive sob "stress" e sem lazer, fuma para diminuir a ansiedade e assim por diante. Todas as pessoas devem refletir sobre seu estilo de vida e buscar equilbrio dentro de suas possibilidades. O resultado aparecer, no s com relao preveno do cncer de clon, mas tambm com relao preveno de doenas crdio-vasculares e da obesidade, objetivando uma vida saudvel. 3) Idade: Quanto maior a idade, maior o risco. A idade um fator de risco muito importante, no s para os tumores de intestino, mas tambm para outros tipos de patologias. O cncer colorretal mais comum aps os 50 anos, contudo a doena pode ocorrer em pessoas mais jovens. 4) Plipos: Os plipos so tumores benignos, parecidos com verrugas que se desenvolvem na parede interna do clon e reto. Cerca de 60% dos plipos do intestino so adenomas, os quais apresentam potencial para malignizao. Por esse motivo, os plipos de intestino do tipo adenoma so considerados leses pr-cancerosas e da a importncia de seu diagnstico e tratamento precoces para evitar a evoluo para tumor maligno. Os demais tipos de plipos do intestino so de menor importncia clnica por no apresentar esse potencial para malignizao. Aproximadamente 5 em cada 100 adenomas se malignizam, sendo que esse processo se d entre 10 e 15 anos. So mais comuns aps os 50 anos, porm podem aparecer em idade mais precoce, especialmente se houver histria de cncer colorretal na famlia. Cerca de 40% dos indivduos com mais de 60 anos apresentam plipos. Muitas evidncias sugerem que a maioria dos tumores do intestino grosso se desenvolve a partir de plipos benignos. Quem j teve no passado um plipo intestinal tipo adenoma tem uma chance muito maior que a populao em geral de apresentar nova leso, podendo chegar at a 50% de possibilidade. Quem j teve vrios plipos, a chance pode chegar at a 80% de desenvolver novo plipo. 5) Histria familiar de cncer intestinal:

Quanto mais pessoas de uma mesma famlia tiveram diagnstico de cncer colorretal, maior o risco de desenvolver a doena. Se o indivduo tiver parentes prximos (pai, me, irmo, tios ou avs) que tiveram cncer de intestino o risco de contrair a doena aumenta muito especialmente se a doena acometeu um parente com menos de 40 anos de idade. Por isso, a partir dos 40 anos, para quem tem na famlia caso de cncer de intestino deve fazer periodicamente um exame endoscpico chamado colonoscopia. Atualmente est bem estabelecido que h doenas hereditrias relacionadas ao cncer colorretal. Dentre elas esto o Cncer Colorretal Hereditrio Sem Polipose (HNPCC = "Hereditary Nonpoliposis Colorectal Cancer") e Polipose Adenomatosa Familiar (FAP). Ambas so doenas hereditrias, ou seja, que so transmitidas de pais para filhos, caracterizadas pela presena de vrios casos de cncer colorretal na famlia. A Polipose Adenomatosa Familiar ou FAP corresponde a 1% dos casos de cncer colorretal. Caracteriza-se por centenas de plipos em todo o intestino que podem ser detectados na puberdade. Uma vez detectados, se no removidos transformam-se em cncer. Para determinar a presena de uma doena hereditria, alm da avaliao de um mdico especialista, necessrio um teste de predisposio ao cncer colorretal hereditrio (exame de sangue que determina o gene alterado). Em um futuro ainda sem previso, a meta ser a correo do defeito gentico herdado, evitando que a doena se manifeste em outras geraes. 6) Antecedentes pessoais de cncer: Mulheres que tiveram cncer de ovrio, corpo do tero (endomtrio) ou mama tm maior risco de desenvolver cncer colorretal. Quem j teve cncer de intestino no passado deve ficar atento ao funcionamento do intestino, pois o risco de desenvolver um segundo tumor alto quando comparado ao de outras pessoas sem histria pregressa de cncer. 7) Doena intestinal inflamatria: A retocolite ulcerativa e a doena de Crohn so doenas inflamatrias benignas que causam inflamao em graus variados na mucosa do intestino grosso. As doenas inflamatrias intestinais esto associadas ao maior risco de cncer colorretal, especialmente em indivduos com doena com mais de 8 anos de evoluo.
Preveno do cncer do intestino: A preveno significa evitar os fatores de risco e aumentar os fatores protetores. Alguns fatores de risco como a idade no podem ser evitados, contudo estudos realizados na populao permitem identificar situaes ou hbitos que podem reduzir ou aumentar a chance de uma pessoa desenvolver a doena. Dentre os fatores

protetores citamos: - Dieta rica em fibras e com pouca gordura de origem animal; - Prtica de exerccio fsico de forma regular; - No consumir fumo, bebidas alcolicas e alimentos com corantes; - Remover plipos (colonoscopia); Observao: atravs de estudos, ainda no concludos, observou-se que o uso de algumas substncias reduzem o risco de desenvolvimento do cncer colorretal. Dentre essas substncias esto as vitaminas E e C, o clcio e o selnio, todavia o seu uso deve ser realizado sob superviso mdica, dentro de protocolos de pesquisa.

Quando os exames de diagnstico precoce devem ser iniciados e com que freqncia: A "American College of Gastroenterology" preconiza: 1) Indivduos com risco mdio (assintomticos, com idade igual ou superior a 50 anos, sem outros fatores de risco: Indicado o exame de colonoscopia a cada 3 a 5 anos acompanhado de Exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes em 3 amostras, anualmente; 2) Indivduos com risco aumentado (indivduos com um ou mais parentes de primeiro grau (irmos, pais e filhos) com antecedentes de cncer ou plipo tipo adenoma do intestino: Oferecer as mesmas opes para o indivduo com "risco mdio" , porm iniciando os exames aos 40 anos de idade; 2.1) Indivduos com histria pessoal de plipo tipo adenoma (maiores de 1 cm ou mltiplos plipos (adenomas) foram encontrados e removidos por colonoscopia): Devem submeter- se a novas colonoscopias a cada 3 anos; 2.2) Indivduos com doena inflamatria intestinal: Devem submeter-se a colonoscopia a cada 1-2 anos; 2.3) Indivduos com histria familiar de Polipose Adenomatosa Familiar: Indicado realizar aconselhamento gentico e teste gentico para se verificar seu estado de portador do gene. Em caso de polipose, considerar colectomia; 2.4) Indivduos com histria familiar de Cncer Colorretal Hereditrio sem Polipose (HNPCC = "Hereditary Nonpoliposis Colorectal Cancer"): Indicado realizar aconselhamento gentico e teste gentico, alm de colonoscopia a cada 1-2 anos a partir dos 20-30 anos de idade e anualmente a partir dos 40 anos. Observao: Adultos com os sintomas j citados, em especial com mais de 40 anos de idade e portador de anemia apresentam indicao absoluta para submeter-se a colonoscopia, j que nessa faixa etria o cncer do lado direito do intestino a causa mais freqente de anemias. Vimos que quando diagnosticada precocemente essa doena oferece

excelente prognstico.

Priso de ventre e hbitos intestinais: A evacuao ideal deve ser diria e se caracteriza pelo bolo fecal consistente sem ser duro ou ptreo, nem lquido, vez que a evacuao diarreica nociva para a nutrio da mucosa intestinal. Os hbitos de evacuao, s vezes, se transformam num verdadeiro martrio para as pessoas que tm dificuldade para usar o banheiro e estabelecer horrios para o intestino funcionar. Fisiologicamente a cabea da pessoa que comanda o intestino, porque na realidade ela que comanda tudo. Quem tem intestino ressecado geralmente come mal. As pessoas pensam que se alimentam bem, mas uma folhinha de alface no prato o suficiente para acharem que comeram salada. preciso comer um prato enorme de salada para ingerir os ideais 20 ou 30 gramas de fibras. Quem no consegue fazer isso, deve complementar com frutas ou duas colheres de farelo de trigo ou de outro produto que contenha fibras preferencialmente de manh adicionados ao leite ou ao iogurte, por exemplo. Outra coisa a ressaltar que as pessoas, sobretudo as mulheres, comem fibras, mas no tomam o lquido necessrio para a formao do bolo fecal. Mulher avessa a tomar lquido, embora devesse tomar pelo menos 2 litros por dia. De um modo geral as mulheres so mais obstipadas porque se alimentam pior. Gostam de docinhos ricos em hidrato de carbono e, como tm a preocupao de no engordar, ingerem uma quantidade menor de alimentos. E tambm no bebem gua. Alm disso, so exigentes com a limpeza e no usam qualquer toalete quando esto na rua ou no shopping. s vezes, tm vontade de ir ao banheiro mas no vo. O mecanismo reflexo da evacuao muito interessante. Se elas deixam escapar aquele momento porque esto com pressa ou porque no podem parar com o seu trabalho, o reflexo s reaparece no dia seguinte quando as fezes j esto endurecidas porque houve absoro da gua que continham. Fezes duras, ou fecalitos, so difceis de eliminar e surge a dor, a fissura, as hemorridas. Progressivamente, para se defenderem, comeam a tomar laxantes e instala-se um crculo vicioso. O intestino se acostuma, perde o reflexo, e elas so obrigadas a tomar quantidades crescentes desses remdios. Do ponto de vista fisiolgico, no existe um nmero ideal de evacuaes dirias. Na verdade varivel, pois o tamanho do intestino difere de uma pessoa para outra. Os indivduos que tm intestino mais longo necessitam de quantidade maior de fibras e evacuam menos. No entanto no o nmero de evacuaes dirias que interessa. O importante ir ao banheiro uma vez ou duas por dia, ou dia sim, dia no, mas sem necessidade de fazer fora para evacuar. A consistncia pastosa do bolo fecal deve proporcionar fcil eliminao.

Hbitos Alimentares Muitos componentes da alimentao tm sido associados com o processo de desenvolvimento do cncer, principalmente cncer de mama, clon (intestino grosso) reto, prstata, esfago e estmago. Alimentao de risco Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos perodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma clula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderao. Neste grupo esto includos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingias, mortadelas, dentre outros. Existem tambm os alimentos que contm nveis significativos de agentes cancergenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estmago. As nitrosaminas, que tm ao carcinognica potente, so responsveis pelos altos ndices de cncer de estmago observados em populaes que consomem alimentos com estas caractersticas de forma abundante e freqente. J os defumados e churrascos so impregnados pelo alcatro proveniente da fumaa do carvo, o mesmo encontrado na fumaa do cigarro e que tem ao carcinognica conhecida. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, tambm esto relacionados ao desenvolvimento de cncer de estmago em regies onde comum o consumo desses alimentos. Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sdio nas tabelas nutricionais dos produtos. Cuidados ao preparar os alimentos O tipo de preparo do alimento tambm influencia no risco de cncer. Tente adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa. A Organizao Mundial da Sade recomenda o consumo de at 5 g de sal ou 2 g de sdio por dia, ou seja, o equivalente a uma tampa de caneta cheia. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de cncer de estmago e coloretal. Por isso, mtodos de cozimento que usam baixas temperaturas so escolhas mais saudveis, como vapor, fervura, poch, ensopado, guisado, cozido ou assado. Fibras x gordura Estudos demonstram que uma alimentao pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos nveis calricos (hambrguer, batata frita, bacon etc.), est relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de cncer de clon e de reto, possivelmente porque, sem a ingesto de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposio mais demorada da mucosa aos agentes cancergenos encontrados no contedo intestinal. Em relao a cnceres de mama e prstata, a ingesto de gordura pode alterar os nveis de hormnio no sangue, aumentando o risco da doena. H vrios estudos epidemiolgicos que sugerem a associao de dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver esses tipos de cncer em regies desenvolvidas, principalmente em pases do Ocidente, onde o consumo de alimentos ricos em gordura alto. J os cnceres de estmago e de esfago ocorrem mais freqentemente em alguns pases do Oriente e em regies pobres onde no h meios adequados de conservao dos alimentos

(geladeira), o que torna comum o uso de picles, defumados e alimentos preservados em sal. Ateno especial deve ser dada aos gros e cereais. Se armazenados em locais inadequados e midos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substncia cancergena. Essa toxina est relacionada ao desenvolvimento de cncer de fgado. Como prevenir-se Algumas mudanas nos nossos hbitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos cncer. A adoo de uma alimentao saudvel contribui no s para a preveno do cncer, mas tambm de doenas cardacas, obesidade e outras enfermidades crnicas como diabetes. Desde a infncia at a idade adulta, o ganho de peso e aumentos na circunferncia da cintura devem ser evitados. O ndice de massa corporal (IMC) do adulto (20 a 60 anos) deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso. Com IMC acima de 30 a pessoa considerada obesa. O IMC calculado dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). Veja a frmula. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destrurem os carcingenos antes que eles causem srios danos s clulas. Esses tipos de alimentos tambm podem bloquear ou reverter os estgios iniciais do processo de carcinognese e, portanto, devem ser consumidos com freqncia. Hoje j est estabelecido que uma alimentao rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de cncer de pulmo, clon e reto, estmago, boca, faringe e esfago. Provavelmente, reduzem tambm o risco de cncer de mama, bexiga, laringe e pncreas, e possivelmente o de ovrio, endomtrio, colo do tero, tireoide, fgado, prstata e rim. As fibras, apesar de no serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substncias cancergenas com a parede do intestino grosso. A tendncia cada vez maior da ingesto de vitaminas em comprimidos no substitui uma boa alimentao. Os nutrientes protetores s funcionam quando consumidos atravs dos alimentos, o uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos no recomendvel para preveno do cncer. Vale a pena frisar que a alimentao saudvel somente funcionar como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida. Neste aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hbitos alimentares do brasileiro, como o uso do arroz com feijo. Como se alimenta o brasileiro No Brasil, observa-se que os tipos de cncer que se relacionam aos hbitos alimentares esto entre as seis primeiras causas de mortalidade por cncer. O perfil de consumo de alimentos que contm fatores de proteo est abaixo do recomendado em diversas regies do pas. De acordo com uma pesquisa do Ministrio da Sade, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas, o padro alimentar no pas mudou para pior.

Apesar de consumir mais frutas e verduras, o brasileiro continua a comer muita carne gordurosa (1 em cada 3 entrevistados) e tem optado por alimentos prticos, como comidas semiprontas, que so menos nutritivas. A ingesto de fibras tambm baixa, onde se observa coincidentemente, uma significativa freqncia de cncer de clon e reto. O feijo, alimento rico em ferro e fibras, que tradicionalmente fazia o famoso par com o arroz, perdeu espao na mesa dos brasileiros. Para agravar o quadro, eles tambm tem se exercitado menos. Em 2006, 71,9% da populao revelava comer o gro ao menos cinco vezes na semana. Em 2010, a mdia caiu para 65,8%. No estado do Rio, a mdia de consumo do feijo ainda alta: 71,7%. A queda na mdia nacional pode ser atribuda s mudanas na dinmica da famlia brasileira, que tem tido cada vez menos tempo de preparar comida em casa e o feijo tem preparo demorado. O consumo de gorduras mais elevado nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorrem as maiores incidncias de cncer de mama no pas. Outro dado negativo que os refrigerantes e sucos artificiais que tm alta concentrao de acar - tm ganhado espao na preferncia dos brasileiros. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo quase que dirio aumentou 13,4% em um ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a popularidade dos refrigerantes ainda maior: 42,1% tomam refrigerantes quase todos os dias. Apesar de o mercado oferecer cada vez mais verses com menos acar, como os diet e os light , somente 15% dos brasileiros optam por eles. Os jovens tambm preferem alimentos como hambrguer, cachorro-quente, batata frita que incluem a maioria dos fatores de risco alimentares acima relacionados e que praticamente no apresentam nenhum fator protetor. Essa tendncia se observa no s nos hbitos alimentares das classes sociais mais abastadas, mas tambm nas menos favorecidas. O consumo de alimentos ricos em fatores de proteo, tais como frutas, verduras, legumes e cereais, tem aumentado, mas ainda baixo. Segundo o levantamento do Ministrio da Sade, 30,4% da populao com mais de 18 anos comem frutas e hortalias cinco ou mais vezes na semana. Entre os entrevistados, 18,9% disseram consumir cinco pores dirias (cerca de 400 gramas) desses alimentos, mais do que o dobro do percentual registrado em 2006.

You might also like