You are on page 1of 5

ALFABETIZAO NATURAL Metodologia de alfabetizao criativa, fundamentada nos princpios de educao atravs da arte, que consiste no oferecimento de estmulos

scio-ambientais especficos, que visam reproduo do processo natural e espontneo de construo dos esquemas de leitura no ser humano, que se d atravs das motivaes, potencial e linguagem do aluno, que inclusive escolhe o prprio vocabulrio que servir de base aprendizagem. A obra foi reeditada, revista e ampliada, apresentando maior e melhor detalhamento dos princpios psicolgicos em que se baseia a metodologia, um maior nmero de sugestes de jogos, atividades de leitura, escrita e gramtica e acrescenta um captulo dedicado avaliao do processo de construo da leitura e da escrita do aluno. O VOCABULRIO DE APOIO O Vocabulrio de Apoio expe as palavras escolhidas para estudo e ilustradas pelos alunos. Ele cresce at que contenha todos os sons e letras do alfabeto.

O SENTENCIADOR Cada palavra nova escolhida vai imediatamente para o sentenciador, formando frases completas, que o aluno possa ler.

A composio e a leitura de frases no sentenciador um trabalho dirio, onde figuras devem substituir palavras desconhecidas a fim de no limitar a expresso de idias do aluno s palavras j memorizadas.

O CADERNO VOCABULRIO

Cada palavra nova escolhida pela turma escrita e arquivada no Caderno Vocabulrio individual. Cada aluno faz a ilustrao a sua maneira. O caderno utilizado para estudo das palavrinhas e serve de apoio ao aluno durante a escrita de frases

LIVRINHOS DE AO Os Livrinhos de Ao estimulam a compreenso da leitura de frases e fixam as aes estudadas no vocabulrio da turma.

JOGOS DE LEITURA O jogo da memria um dos variados tipos de jogos que facilitam a memorizao das palavras do vocabulrio escolhido. Os jogos so sempre oferecidos como uma das atividades do trabalho diversificado de livre escolha dos alunos.

A CAADA A caada um procedimento de rotina na anlise fontica de palavras lembradas pelos alunos, segundo a semelhana do som inicial com o de outra palavra j conhecida visualmente por eles, no caso, o Dd, de dinossauro. Eles procuraram, em revistas, gravuras de palavras que comeassem de forma semelhante; colaram estas gravuras sobre uma folha grande, que foi colocada num cabide e pendurada na parede. Um aluno, de cada vez, enunciou o nome da sua gravura, enquanto a professora a escrevia. Depois, a palavra foi lida pelo aluno, de forma lenta, fazendo a "preguicinha". Numa segunda leitura, ele destaca, com uma linha vermelha, "caando", e copia a letra do som que estava sendo estudado, o d de dinossauro.

CAADINHAS Material de estudo independente para fixao de grafias especficas. Uma caixa plstica acondiciona uma coleo de fichas que apresentam relaes de palavrinhas comeadas pelo som inicial de uma palavra conhecida. Uma pequena gravura, colada ao alto, evoca o significado da primeira palavra. O aluno usa estas "caadinhas" de diferentes maneiras na composio de frases.

SABONETEIRAS DE CAADA Material para estudo independente cujo objetivo a ortografia. Cada saboneteira acondiciona uma coleo de palavras com o mesmo som inicial, destacado pela cor vermelha

AS CINCIAS A Alfabetizao Natural no ocorre no vazio, ela est integrada ao estudo do meio ambiente e a vida, ao redor do aluno, que gera os motivos de estudo, que so registrados, por escrito, depois de estudados.

Fonte: http://www.gildarizzo.pro.br/alfanat.html

You might also like