You are on page 1of 4

O Treino da Velocidade - O meu mtodo de trabalho

por Preparador/Recuperador Fsico Mrcio Sampaio, sbado, 14 de Maio de 2011 s 22:53 Algumas pessoas simplesmente nascem velozes!! Aps anos estudando cincias do desporto, tive que aceitar que a dura realidade que o desempenho desportivo assim como o desenvolvimento fsico primariamente determinado pelo seu DNA. Agradeam ao seu pai e me pelo presente chamado - Fibras Rpidas (TIPO II) ou a falta delas. Isso significa que aqueles que no foram assim to favorecidos geneticamente devem desistir? De facto no! Apesar da gentica ser o factor primrio no desempenho da velocidade, ainda existem diversos outros factores que podem aumentar o seu potencial de velocidade: - Tcnica; - Tempo de Reaco; - Taxa de desenvolvimento de fora; - Acelerao;

Na minha opinio, fora e potncia muscular so variveis que elevam a velocidade ao mximo.

A no ser no desporto, ser rpido no tem tanta importncia. Claro que velocistas como Usan Bolt devem ser rpidos para vencer. Mas Michael Jordan tambm teve que correr rpido para ganhar. No nos esqueamos dos jogadores de futebol americano, baseball, etc, Pensem em especificidade. Especificando, pensem em utilizar movimentos no treino que esto em proximidade com a corrida, e executem estes movimentos de maneira que atinjam as demandas energticas apropriadas para o seu desporto. Focalizem o treino nas suas fibras rpidas e deixem as fibras lentas pra l! Sejam especficos velocidade.

Correr na Passadeira ou pedalar na bicicleta de spinning so excelentes atividades fsicas, mas na minha opinio nada acrescentam em melhorar a velocidade de corrida. Se vocs querem correr rpido, ento corram rpido. Utilizem o movimento que mais se assemelha sua actividade que queira melhorar. Outras actividades como pedalar no tem tanta transferncia para a velocidade da corrida como correr propriamente. Correr em primeiro lugar, extenso do quadril. Agachamento tambm extenso do quadril. Para ser mais especfico, agachar uma perna por vez. A melhor maneira de fazer isso segurando um par de halteres nas mos e subindo num step ou banco, por exemplo. O afundo tambm pode ser usado como exerccio para a corrida, mas costuma ser menos explosivo. Para imitar a aco explosiva da extenso do quadril da corrida, tente exerccios como o arremeso do levantamento olmpico saindo com a barra do solo. O uso do levantamento Stiff para os msculos posteriores e exerccios de abdominal para fora e estabilidade do tronco. disso que se trata a especificidade mecnica.

. Treine o sistema energtico especfico do seu desporto. A maior distncia a ser percorrida no futebol 100m, que deve durar mais ou menos 15s. Quando treinamos para melhorar a velocidade ou acelerao,

deveremos utilizar distncias e tempos iguais ou menores ao seu desporto. A especificidade metablica o prximo passo para maximizar o desenvolvimento da velocidade durante os treinos.Sabemos que o corpo tem 03 fontes de produo de enegia: sistem ATP-CP, metabolismo glicoltico e o oxidativo. O sistema ATP-CP fornece energia rapidamente e predominantemente em actividades de at 10s de durao. Por que um atleta querendo desenvolver a velocidade em modalidades que tenham corridas intensas e mudanas de direco (como futebol, basquete, baseball) faz corridas extensas aerbicas como correr 10 km? No deveria. Isso vai contra a especificidade metablica.

O terceiro modo de melhorar a velocidade, na minha opinio , treinar focalizado nas suas fibras rpidas. Essas fibras so estimuladas por actividades de alta intensidade e curta durao. Treinos com pesos de alta intensidade e repeties de sprints curtos iro estimular correctamente essas fibras. Igualmente importante no estimular as fibras lentas ao mesmo tempo. Essas fibras no ajudam a melhorar a velocidade. Fazendo grandes sries de repeties (15 ou mais) ou correndo grandes distncias corre-se o risco de converter as fibras rpidas intermedirias em lentas. Sendo isso um modo de diminuir a velocidade.

Exercicio 1

Exercicio 2

Exercicio 3,com Bola

Exercico 4, com variante de finalizao

Exerccio complementar Extenso do quadril

You might also like