You are on page 1of 29

Operador de Empilhadeira Eltrica

SUMRIO 01. APRESENTAO..............................................................................................4 02. A EMPILHADEIRA..............................................................................................6 2.1. Equilbrio da empilhadeira................................................................................. 7 2.2. Empilhadeira de mastro retrtil..... .................................................................... 8 2.3. Transpaleteira............... ....................................................................................9 2.4. Descrio tcnica do equipamento...................................................................11 2.4.1Empilhadeira operador a p ou em p.................................. ..........................11 2.4.2 Transpaleteira operador a p ou em p.......................................... ...............11 2.4.3 Transpaleteira operador sentado...................................................................12 2.4.4 Empilhadeira operador sentado - retrtil.........................................................13 03. OPERAO ..................................................................................................... 14 3.1. Ficha de operao de empilhadeira e transpaleteira com timo ..................... 14 3.2. Ficha de operao de transpaleteira operador sentado.................................. 15 3.3 Ficha de operao de empilhadeira operador sentado.................................... 16 04. CARREGAR, TRANSPORTAR, EMPILHAR E DESEMPILHAR.......................17 4.1. Com empilhadeira operador a p ou em p .................................................... 17 4.2. Com empilhadeira operador sentado............................................................ .. 18 4.3. Com empilhadeira mastro retrtil..................................................................... 20 4.4. Com transpaleteira operador sentado, p ou em p....................................... 21 05. BATERIA ......................................................................................................... 23 5.1. Recarga da bateria..... .................................................................................... 23 5.2. Substituio da bateria.....................................................................................24 06. PLANO DE MANUTENO............................................................................. 25 07. SIMBOLOGIA....................................................................................................27 08. SEGURNA NA OPERAO DE EMPILHADEIRAS/TRANSPALETEIRAS...28

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador de Empilhadeira Eltrica

01. APRESENTAO

LEGISLAO

A segurana o fator primordial para a operao adequada de uma empilhadeira, tanto que a Portaria n 3214, que regulamenta a Segurana e Medicina do Trabalho nas empresas, em sua NR n 11 dispe sobre Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais, da qual ressaltamos os seguintes itens: NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais 11.1. Normas de segurana para operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras. 11.1.1. Os poos de elevadores e monta-cargas devero ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessrias nos pavimentos. 11.1.2. Quando a cabina do elevador no estiver ao nvel do pavimento, a abertura dever estar protegida por corrimo ou outros dispositivos convenientes. 11.1.3. Os equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, sero calculados e construdos demaneira que ofeream as necessrias garantias de resistncia e segurana e conservados em perfeitas condies de trabalho. 11.1.3.1. Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. 11.1.3.2. Em todo o equipamento ser indicado, em lugar visvel, a carga mxima de trabalho permitida. 11.1.3.3. Para os equipamentos destinados movimentao do pessoal sero exigidas condies especiais de segurana. 11.1.4. Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mos. 11.1.5. Nos equipamentos de transporte, com fora motriz prpria, o operador dever receber treinamento especfico, dado pela empresa, que o habilitar nessa funo. 11.1.6. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado devero ser habilitados e s podero dirigir se durante o horrio de trabalho portarem um carto de identificao, com o nome e fotografia, em lugar visvel. 11.1.6.1. O carto ter a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidao, o empregado dever passar por exame de sade completo, por conta do empregador. 11.1.7. Os equipamentos de transporte motorizados devero possuir sinal de
Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau 4

Operador de Empilhadeira Eltrica

advertncia sonora (buzina). 11.1.8. Todos os transportadores industriais sero permanentemente inspecionados e as peas defeituosas, ou que apresentem deficincias, devero ser imediatamente substitudas. 11.1.9. Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emisso de gases txicos, por mquinas transportadoras, dever ser controlada para evitar concentraes, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissveis. 11.1.10. Em locais fechados e sem ventilao, proibida a utilizao de mquinas transportadoras, movidas a motores de combusto interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador de Empilhadeira Eltrica

02. A EMPILHADEIRA

As empilhadeiras so construdas para serem usadas em servios de movimentao de materiais na indstria e comrcio. Elas deslocam, empilham, carregam e descarregam uma maior quantidade de material em um menor espao de tempo, com a mxima facilidade de operao. um veculo de grande utilidade que substitui com vantagens, talhas, pontes rolantes, monovias e tambm o prprio homem, pois realiza tarefas que ocupariam vrias pessoas, O uso de empilhadeiras est sujeito a determinados fatores que no podem ser anulados por meios puramente mecnicos. Por isso mesmo, a segurana da operao do veculo depende, em grande parte do bom senso do operador e de sua capacidade de evitar obstculos como tambm sua habilidade nas operaes de carga, descarga e transporte. Deve-se tomar muito cuidado com seu manejo e funcionamento. Existem muitos avisos na rea de trabalho e na prpria mquina, entretanto necessrio que o operador os obedea criteriosamente e se familiarize com a mquina, para que possa conseguir maior produtividade e segurana. Seu custo e manuteno so elevados e o operador deve ser orientado, treinado e conscientizado, pois tem em suas mos, diariamente, um patrimnio muito elevado. Dotada de garfos e outros dispositivos de sustentao de carga, a empilhadeira foi projetada de forma a permitir a movimentao e o deslocamento de materiais tanto no sentido horizontal como vertical. utilizada para transportar, empilhar e desempilhar cargas, possuindo a capacidade de se auto carregar e descarregar, de acordo com as especificaes dos fabricantes. As empilhadeiras eltricas so mais utilizadas nas empresas alimentcias, farmacuticas e em espaos confinados. Neste tipo de empilhadeira existe maior possibilidade de incndio.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador de Empilhadeira Eltrica

2.1. O EQUILBRIO DA EMPILHADEIRA

A empilhadeira construda de maneira tal que o seu princpio de operao o mesmo de uma gangorra. Assim sendo, a carga colocada nos garfos dever ser equilibrada por um contrapeso igual ao peso da carga colocada no outro extremo, desde que o ponto de equilbrio ou centro de apoio esteja bem no meio da gangorra.

Entretanto, podemos, com um mesmo contrapeso, empilhar uma carga mais pesada, bastando para isso deslocar o ponto de equilbrio ou centro de apoio para mais prximo da carga.

Assim sendo, muito importante saber qual distncia do centro das rodas at onde a carga colocada. Toda empilhadeira tem a sua capacidade de carga especificada a um determinado centro de carga, isto em virtude de transportar sua carga fora da base dos seus eixos, ao contrrio do que acontece com uma carga transportada por caminho. O centro da carga a medida tomada a partir da face anterior dos garfos at o centro da carga. Tem-se como norma especificar o centro de carga das empilhadeiras e transpaleteiras eltricas de 400 a 600 mm. Caso o peso da carga exceda a capacidade nominal da empilhadeira ou o centro da carga esteja alm do especificado para ela, poder ocorrer um desequilbrio e conseqentemente tombamento, com srios prejuzos tanto para o operador quanto para o equipamento ou para a carga.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador de Empilhadeira Eltrica

2.2 - EMPILHADEIRA DE MASTRO RETRTIL As empilhadeiras de mastro retrtil no devem ser dirigidas, carregadas ou no, com o mecanismo de alcance estendido. Devem estar paradas antes de se operar o mecanismo de alcance. Ningum deve andar sobre os garfos, nem colocar nenhuma parte do corpo entre o mastro e a unidade de fora se o veculo for capaz de ser operado. O movimento de alcance no deve ser usado para empurrar ou arrastar cargas, que devem ser transportadas sobre os garfos, no ficando apoiadas neles a menos que o veculo seja projetado especialmente para essa finalidade. Com o mastro para fora, uma empilhadeira de mastro retrtil se porta como uma frontal a contrapeso. Com o mastro recolhido, porque a carga est na base com rodas, menos provvel que a empilhadeira tombe. No entanto, se a carga for elevada e o mastro se inclinar para trs, existe um risco significativo de queda, particularmente se a carga estiver no alto e se a base com rodas do veculo for pequena e estiver em uma rampa; aqui, a presena de buracos aumenta o risco de instabilidade. A empilhadeira de mastro retrtil para corredores estreitos tem uma suspenso de quatro pontos. Este modelo tem uma possibilidade ligeiramente menor de tombar lateralmente, mas ele muito mais sensvel inclinao para trs por uma transferncia de peso na direo posterior. Uma vez que a carga transportada dentro da rea definida por quatro pontos de suspenso, o ponto de equilbrio da empilhadeira carregada est perto das rodas traseiras. Quando a carga elevada, uma parada repentina em marcha r pode criar um efeito de transferncia de peso suficiente para deslocar o ponto de equilbrio alm do eixo traseiro, tombando a empilhadeira para trs.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador de Empilhadeira Eltrica

2.3. TRANSPALETEIRAS A transpaleteira, diferentemente das empilhadeiras, no empilha materiais e to somente transportam. Normalmente possuem trs rodas (duas rodas de carga e uma de trao) com acionamento eltrico por bateria. O limite de carga esta diretamente relacionado ao centro de carga (400 a 600 mm) podendo chegar a 2000kg. PRINCIPAIS TIPOS DE EMPILHADEIRAS E TRANSPALETEIRAS EMPILHADEIRA TRANSPALETEIRA

Operador a p A empilhadeira eltrica operada a p possui duas rodas de carga, uma roda de trao acionamento eltrico por bateria e uma ou duas rodas de apoio O limite de carga esta diretamente relacionado ao centro de carga (600 mm) podendo chegar a 1500kg.

Operador a p A transpaleteira possui trs rodas (duas rodas de carga e uma de trao) com acionamento eltrico por bateria. O limite de carga esta diretamente relacionado ao centro de carga (400 a 600 mm) podendo chegar a 2000kg.

Operador em p A empilhadeira eltrica operada em p possui duas rodas de carga, uma roda de trao acionamento eltrico por bateria e duas rodas de apoio. Neste tipo de empilhadeira, existe uma plataforma na parte traseira da empilhadeira, onde o operador equilibrase se apoiando no timo. Em operaes
Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

Operador em p A transpaleteira eltrica operada em p possui duas rodas de carga, uma roda de trao acionamento eltrico por bateria e duas rodas de apoio. Neste tipo de transpaleteira, existe uma plataforma na parte traseira onde o operador se equilibra apoiando-se no timo. Em operaes em ambientes
9

Operador de Empilhadeira Eltrica

em ambientes restritos, o operador tem a opo de levantar a plataforma e transformar a empilhadeira para o tipo operador a p.

restritos, o operador tem a opo de levantar a plataforma e transformar a transpaleteira para o tipo operador a p.

O limite de carga esta diretamente relacionado ao centro de carga (600 mm) podendo chegar a 1500kg. Uma grande ateno foi destinada segurana do trabalho e para a disposio ergonmica do timo para as empilhadeiras e transpaleteira operadas a p ou em p. Todos os equipamentos foram projetados para atender s exigncias Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT e normas internacionais segurana em vigor para proporcionar o mximo desempenho nas operaes movimentao de cargas. So providas de elementos de comandos e segurana para facilitar e assegurar o mximo conforto. da de de de

Operador Sentado Este modelo rene cabine de operador com conforto, segurana, total visibilidade. Os comandos so facilmente acessveis, sendo a acelerao e frenagem feitas por pedais dispostos como nos automveis, permitindo ajuste contnuo de comandos ou equipamento opcional. O assento permite regulagem de inclinao do encosto e amortecimento.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

10

Operador de Empilhadeira Eltrica

.4. DESCRIO TCNICA DO EQUIPAMENTO 2.4.1 Empilhadeira Operador a p ou em p.


1 - Direo Timo giro de 180 graus. 2 - Freio Ajustvel acionado pelo movimento do timo e com atuao no eixo do motor. 3 Manopla direcional de Controle motriz: Trs velocidades frente e trs r. 4 - Roda de Trao 5 - Roda de Apoio 6 - Roda de Carga 7 Mastro 8 - Rolamentos laterais 9 - motobomba 10 alavanca Elevao e descida 11 - Sistema Instalao eltrica de 24 V sem ligao massa 12 Indicador de carga da bateria 13 - Hormetro 14 - Bateria Tracionria 24 v, proporciona autonomia para um turno completo de operao. No h necessidade de sua retirada para carga, porm sua substituio facilitada por se encontrar sobre suporte mvel. 15 Chave de contato/Motor eltrico em regime contnuo/alarme sonoro. 16 - Garfos Regulveis Transmisso: Redutor de velocidade com dupla reduo e lubrificao constante. Engrenagens de ao e acabamento retificado, proporcionando nvel de rudo reduzido ao conjunto

2.4.2 Transpaleteira Operador a p ou em p


1 Interruptor de contato .2 Manopla direcional seleciona o deslocamento frente ou r e a velocidade. 3 Botoeira de elevao dos garfos 4 Alavanca de descida dos garfos. 5 Timo 6 Tomada de bateria. 7 Marcador de descarga - Indica o estado de carga da bateria led vermelho significa 80% de descarga. 8 Led verde significa bateria com plena carga. 9 Hormetro Indica total de horas trabalhadas pelo equipamento. 10 Sono alarme - Buzina (opcional).

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

11

Operador de Empilhadeira Eltrica

2.4.3 Transpaleteira Operador Sentado


1-Chassi Cabina de comando 2-Direo Composta por volante 3- Barra articulada 4- Corrente de transmisso 5- Freio de servio eletromagntico 6- Pedal de freio. 19-Acelerador Controle Motriz composto por 20-Resistncia acelerador trs velocidades frente ou r. 7-Motor eltrico em regime contnuo 8-Transmisso Redutor de velocidade 9-Roda Motriz 10-Roda de Apoio Dupla 11-Roda de Carga 12- Motobomba Elevao e descida: 13-Alavanca de descida. 14-Instalao eltrica Sistema de 24 V. medidor de descarga de bateria 15-Hormetro 16-Interruptor de contato 17-Chave removvel 18-Sono-alarme. 19-Bateria Tracionria, com 24V, proporciona autonomia para um turno completo de operao. No h necessidade de sua retirada para recarga, porm sua substituio facilitada por se encontrar sobre suporte mvel. Suporte da bateria: suporte com roletes utilizado para inspeo e / ou manuteno da bateria. 1-Interruptor de contato 2-Interruptor direcional Seleciona o deslocamento frente ou r. 3-Pedal do acelerador 4-Pedal do freio 5-Botoeira da buzina 6-Alavanca de descida dos garfos 7-Botoeira de elevao dos garfos 8-Volante 9-Ajuste do banco para frente/trs 10-Tomada da bateria 11-Marcador de descarga Indica o estado de carga da bateria. O led vermelho significa 80% de descarga. O led verde significa bateria com plena carga. 12-Hormetro Indica total de horas trabalhadas pelo equipamento. 13-Sono-alarme Indica quando a bateria atinge 80% de descarga. 14-Interruptor de inatividade Paralisa todas as funes do equipamento caso o operador no possa pressionar o pedal.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

12

Operador de Empilhadeira Eltrica

2.4.4 Empilhadeira Operador Sentado/retrtil


1 - Chassi De chapas soldadas 2 - volante barra articulada 3 - engrenagens redutoras 4 - corrente de transmisso 5 - Direo Hidrulica 6 - Acelerao por pedal de Controle motriz eletrnico 7 - Freio hidrulico a tambor/ trao eltrico em regime contnuo 8 - Transmisso Engrenagens de ao tipo coroa-pinho 9 - Roda motriz 10 - Roda de carga 11 - Mastro: Em perfis de ao 12 - freio de estacionamento mecnico por alavanca manual 13 - Avano e recuo do mastro acionado hidraulicamente 14 - Motobomba Elevao, descida e inclinao do mastro 15 -Vlvulas de comando manual 16 - suporte do mastro 17 - Rolamentos 18 - Rolamentos laterais 19 - Assento do operador Cabina de comando:. 20 - Instalao eltrica 24V (48V). O circuito incorpora hormetro, medidor de bateria, chave de contato e interruptor geral. 21 - motor hidrulico

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

13

Operador de Empilhadeira Eltrica

03 OPERAO 3.1 Ficha de Operao da empilhadeira e transpaleteira com timo.


1-Conectar a tomada da bateria ao equipamento (6), inserir a chave no interruptor de contato (1) e girar para a direita. 2-Verificar se o led verde do marcador de descarga est aceso. (7). 3-Se o led vermelho ou amarelo acender, colocar a bateria para recarregar. Em caso de problemas na instalao eltrica verificar: 4-Se a tomada da bateria est encaixada. 5-Se os fusveis esto em perfeito estado. 6-ATENO: Em caso de emergncia e/ou manuteno, antes de abrir a tampa do sistema eltrico/hidrulico, desligue o equipamento e solte a tomada da bateria. 7-Elevar os garfos pressionando a botoeira, (3) no timo. 8-Descer os garfos movendo a alavanca, (4) para frente. 9-A velocidade de descida controlada pela inclinao imposta alavanca. 10-ATENO: Nunca liberar a alavanca de decida dos garfos repentinamente, este movimento deve ser suave. 11-Ajustar abertura mnima e mxima dos garfos, levantando o pino trava (B) 12- DESLOCAMENTO DO EQUIPAMENTO 13-Puxar o timo para a posio a fim de liberar o freio. Pressionar suavemente a manopla do timo (2) frente ou r. Para aumento de velocidade, acionar totalmente a manopla. 14-Verificar o funcionamento do freio posicionando o timo na vertical (B) ou horizontal (B). 15-ATENO: O timo na posio (B) desativa o motor de trao.

3.2 Ficha de Operao Transpaleteira Operador Sentado


Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau 14

Operador de Empilhadeira Eltrica

1-Ajustar o banco de tal forma que permita o acionamento da alavanca e comandos sem que o operador desencoste do banco. 2-Bascular o banco na direo do volante. Soltar os manpulos (9) , deslocando o banco para frente ou trs, at que a posio desejada seja obtida. Depois de encontrada a posio, travar o banco. O punho do volante que aciona a roda de direo, quando na posio extrema, dever ser alcanado plenamente pela mo esquerda do operador. 3-Conectar a tomada da bateria (10) tomada do equipamento. 4-Verificar se o led verde do marcador de descarga (11) est aceso. 5-Inserir a chave no interruptor de contato (1) e girar para a direita. 6-Se o led vermelho ou amarelo acender, colocar a bateria para recarregar. Em caso de problemas na instalao eltrica, verificar: Se a tomada da bateria est encaixada. Se os fusveis esto em perfeito estado. 7-Pressionar o interruptor Homem-morto (14) (item opcional). 8-ATE NO: Em caso de emergncia e/ou manuteno, antes de abrir a porta do quadro eltrico, desligar o equipamento e soltar a tomada da bateria. 9-Elevar os garfos pressionando a botoeira, (7) no painel de comando. 10-Descer os garfos movendo a alavanca, (6)na direo do mastro de elevao. 11-ATENO: Nunca liberar a alavanca de comando de descida repentinamente. Este movimento deve ser suave. 12-Selecionar o sentido do deslocamento (2). 13-Pressionar suavemente o pedal do acelerador (3). 14-Verificar o funcionamento do freio, pressionando suavemente o pedal (4).

3.3 Ficha de Operao Empilhadeira Operador Sentado


1-Posicionar o interruptor de direo na posio neutra. 2-Inserir a chave no interruptor de contato (2) e girar para direita. 3-Puxar o interruptor geral (1).
Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau 15

Operador de Empilhadeira Eltrica

4-Verificar se o led verde do marcador de descarga (14) est aceso. Com a bateria totalmente carregada, o primeiro LED verde estar aceso. Quando o equipamento comear a consumir a energia da bateria, o primeiro LED verde se apagar e em seguida acender o LED logo abaixo. Este processo se repetir at o instante que o primeiro LED vermelho comear piscar. 5-Neste instante, o operador ter 3 minutos para finalizar a operao e deslocar-se para rea de recarga da bateria. 6-Aps este perodo o medidor de descarga desligar o sistema hidrulico (com os dois LEDs vermelhos) piscando. 7-ATENO: O pedal do acelerador no deve ser acionado durante a seqncia acima 8-Em caso de problemas na partida do equipamento, verificar: 9-Se a tomada da bateria est conectada. 10-Se os fusveis esto em perfeito estado. 11-Se o interruptor de segurana (17) est sendo pressionado. 12-Em caso de emergncia, ou antes, de abrir a porta do quadro eltrico, pressionar o interruptor geral (1) para posio desligado. 13-Movimento de Torre e Garfos 14-Elevar os garfos movendo a alavanca (8) no sentido (T). A inclinao na alavanca determina a velocidade de elevao dos garfos. 15-Descer os garfos movendo a alavanca (8) no sentido (F). 16-ATENO: Nunca liberar a alavanca de comando de subida/descida repentinamente. Este movimento deve ser suave. 17-Avanar o mastro movendo a alavanca(1O) no sentido (F). 18-Recuar o mastro movendo a alavanca (40) no sentido (T). 19-ATENO: Micro chaves atua desligando o motobomba do sistema de avano e recuo, impedindo o choque de fim de curso de mastro. 20-Inclinar o mastro para frente movendo a alavanca (9) no sentido (T) 21-Inclinar o mastro para trs movendo a alavanca (9) no sentido (F). 22-Deslocar o corretor lateral para direita movendo a alavanca (16) no sentido (T). (Item opcional), 23-Deslocar o corretor lateral para a esquerda movendo a alavanca (16) no sentido (F). (Item opcional). 24-Ajustar abertura mnima ou mxima dos garfos, levantando a trava.

04 CARREGAR, TRANSPORTAR, EMPILHAR E DESEMPILHAR. Os operadores devem observar s seguintes regras bsicas:

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

16

Operador de Empilhadeira Eltrica

4.1 COM EMPILHADEIRAS ELTRICAS OPERADOR A P OU EM P

01- Parar a empilhadeira prximo carga, elevar os garfos at alcanar o palete desejado.

02- Avanar o equipamento, devagar e com cuidado para no deslocar cargas adjacentes.

03- Elevar a carga at altura necessria para retir-la, recuar o equipamento devagar.

04- Baixar a carga at 15 cm das patolas, transportar ao local necessrio.

05- No local de descarga, posicionar o equipamento.

06- Elevar a carga, avanar devagar a empilhadeira para frente. Baixar a carga, verificando sua estabilidade na

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

17

Operador de Empilhadeira Eltrica

estrutura com paletes, descer os garfos at solt-los do palete.

07- Recuar o equipamento o suficiente para livrar os garfos do palete.

08- Baixar os garfos at posio de base e retornar prxima carga a ser transportada.

4.2 COM EMPILHADEIRAS ELTRICAS OPERADOR SENTADO

1) Parar na frente da e pilha e brecar. Colocar o mastro na posio vertical. Se necessrio, ajustar a abertura dos garfos largura da carga e assegurar-se de que o peso da carga est dentro da capacidade do veculo.

2) Elevar os garfos at uma posio que permita a entrada no palete.

3) Se necessrio, dirigir para frente para aproximar o veculo da pilha e brecar novamente.
Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

18

Operador de Empilhadeira Eltrica

Avanar o mastro para frente, sob a carga.

4) Levantar a carga at ela se afastar da pilha e inclinar cuidadosamente para trs, o suficiente para estabilizar a carga.

5) Quando a carga estiver longe do alto da pilha, recolher o mastro. Quando necessrio, movimentar o veculo ligeiramente para trs, afastando-o da pilha certificando-se de que o caminho est livre e tomando cuidado para no deslocar cargas das pilhas adjacentes. Brecar novamente se o veculo foi movimentado.

6) Baixar a carga cuidadosa e uniformemente at a posio correta de percurso, inclinar para trs totalmente antes de ir embora.

4.3 COM EMPILHADEIRAS DE MASTRO RETRTIL

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

19

Operador de Empilhadeira Eltrica

1) Aproximar-se da empilhadeira com carga abaixada e inclinada para trs.

2) Reduzir a velocidade e parar na frente da pilha, brecar e diminuir a inclinao para trs at um ponto suficiente para manter a estabilidade da carga. 3) Elevar a carga empilhamento. at a altura desejada para o

4) Quando a carga estiver longe do alto da pilha, dirigir para frente, se necessrio, para aproximar o veculo da pilha, e brecar novamente. Avanar a carga, tomando cuidado para no deslocar cargas das pilhas adjacentes.

5) Quando a carga estiver sobre a pilha, colocar o mastro na posio vertical e baix-la.

6) Quando a carga estiver empilhada com segurana, baixar os garfos at solt-los do palete e recolh-los. Nesta posio, a inclinao para frente pode ser til (se os garfos no estiverem afastados totalmente da pilha, o veculo deve ser movimentado um pouco para trs depois de assegurar-se que o caminho est livre).

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

20

Operador de Empilhadeira Eltrica

7) Quando os garfos estiverem longe da pilha, brecar novamente se o veculo foi movimentado. Inclinar o mastro para trs e baix-lo antes de ir embora.

4.4 COM TRANSPALETEIRA OPERADOR SENTADO, A P OU EM P.

01- Parar a transpaleteira prximo ao palete.

02 Avanar a transpaleteira devagar e com cuidado para no deslocar cargas adjacentes.

03 Elevar o palete e transport-lo ao local desejado.

04- No local de descarga, posicionar o equipamento.


Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau 21

Operador de Empilhadeira Eltrica

05 - Baixar os garfos completamente.

06- Recuar a transpaleteira, o suficiente para livrar os garfos do palete.

07- Retornar prxima carga a ser transportada.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

22

Operador de Empilhadeira Eltrica

05 BATERIA Bateria tem funo importante na estabilidade do equipamento. Substituir por outra de mesmo peso. No retirar contrapesos adicionais. A recarga da bateria deve ser efetuada sempre ao trmino dos servios conforme manual do fabricante da bateria. O nvel da soluo deve ser observado diariamente em todos os elementos da bateria . Normalmente s necessrio completar o nvel uma vez por semana com gua destilada. O nvel de soluo deve ser mantido conforme manual do fabricante da bateria. Uma bateria nunca deve ser deixada sem carga por mais de 2h. Mantenha sempre a bateria limpa e seca externamente. Ela pode ser lavada em suas partes externas superiores com uma soluo de bicarbonato de sdio a 10% em gua comum (estando as tampas de ventilao colocadas no lugar) e depois seca com jato de ar comprimido e pano seco. Deve-se efetuar este mesmo tipo de limpeza nos bornes e terminais. Se for necessrio, mantenha os terminais de molho na soluo de gua + bicarbonato de sdio por 3Omin. e em seguida seque e lubrifique-os com vaselina em pequena quantidade. A limpeza do estrado da bateria deve ser feita com gua corrente seguida de jato de ar comprimido e lubrificao dos rolamentos dos roletes com graxa comum em pequena quantidade. Para maiores informaes consulte o manual do fabricante da bateria. 5.1.Recarga Da Bateria Girar a chave do interruptor de contato para posio de desligado a esquerda. Desconectar a tomada da bateria. Conectar a tomada do carregador tomada da bateria. ATENO: Sais de chumbo so venenosos. cido sulfrico corrosivo. Os gases desprendidos so explosivos.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

23

Operador de Empilhadeira Eltrica

5.2. SUBSTITUIO DA BATERIA Posicionar o carro da bateria ao lado da patola e trav-lo. Soltar o pino batente da bateria. Desconectar a tomada da bateria. Travar o carro suporte da bateria (girar a trava para posio A). Puxar a bateria para cima dos roletes do carro suporte. Girar a trava do carro suporte de bateria para a posio B. Levar a bateria ao setor de recarga.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

24

Operador de Empilhadeira Eltrica

06 PLANO DE MANUTENO Vlido por um turno de trabalho de 8 h. Procedimento de manuteno


10 x x x 10 50 K K K K K K K K K 100 x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x 500 1000 2000 50 100 500 1000 2000 Horas trabalhadas Nvel e densidade da soluo (transpaleteira) Nvel do fluido hidrulico (transpaleteira) Funcionamento dos instrumentos do painel (transpaleteira) Horas trabalhadas Lubrifica e ajustar se necessrio tenso das correntes de elevao (C) Lubrificar e examinar a corrente de direo. Ajustar se necessrio (B) Limpar respiro da tampa do reservatrio hidrulico Verificar conexes das mangueiras e tubos hidrulico. Reapertar se necessrio (B) Verificar o nvel, densidade do eletrlito e a tenso das clulas da bateria. Lavar e lubrificar o gabinete da bateria Limpar e lubrificar os bornes da bateria Verificar o funcionamento da chave geral Verificar as micro chaves do comando hidrulico, substituir se necessrio. Lubrificar pinos de pedal de freio Verificar o nvel do fluido de freio. Completar se necessrio Verificar fusveis. Substituir se necessrio Verificar desgaste dos contatos das contatoras, se necessrio substituir Verificar o funcionamento dos instrumentos do painel Engraxar os rolamentos do mastro de elevao atravs dos pinos graxeiras Limpar e engraxar as pistas dos rolamentos Limpar e lubrificar as pistas dos rolamentos do suporte do mastro (retrtil) Verificar os cames e micros do avano/recuo e ajustar se necessrio Engraxar pinos do cilindro de avano e recuo do mastro. Graxa transmisso (transpaleteira) e (Empilhadeira operao a p). Pino de graxeira do timo (Empilhadeira operao a p) Lubrificar pinos da coluna de direo Verificar os rolamentos da roda e substituir se necessrio

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

25

Operador de Empilhadeira Eltrica

Procedimento de manuteno
10 50 100 K K 500 1000 x x x x x x K x x K x x K x x K K K x x x x x x x x 10 50 100 500 1000 x x x K 10 50 100 x 2000 x K x x K K x x x K - Mquinas frigorficas. C - Primeiro reajuste com 100 hs 2000 2000 Horas trabalhadas Verificar os cabos da bateria, substituir se necessrio Ajustar placas de atrito do mastro e medir as correntes de elevao (A) Verificar e ajustar placas de atrito do suporte do mastro (A) Verificar o batente do retrak e substituir se necessrio Verificar o nvel de leo da transmisso e completar se necessrio Verificar quanto a rudos da transmisso e vazamentos Examinar as rodas quanto ao desgaste e avarias Verificar as porcas dos estojos da roda de trao. Apertar se necessrio (B) Verificar cabos e articulaes do freio Verificar batente da coluna de direo Verificar o freio de estacionamento e regular se necessrio Lubrificar cabos e articulaes do freio Examinar as sapatas de freios, lonas e conexes quanto a vazamentos Verificar o freio adicional nas rodas de carga (OPC) Verificar o nvel do leo hidrulico, completar se necessrio Verificar os cilindros hidrulico de elevao quanto a vazamentos Verificar conexes dos cabos eltricos. Verificar as escovas do motor de trao, substituir se necessrio Verificar as escovas da motobomba, substituir se necessrio Verificar os excntricos do suporte do mastro se necessrio Horas trabalhadas Verificar os cabos eltrico e os bornes dos motores de trao e motobomba Verificar o batente do timo substituir se necessrio (Empilhadeira operao a p) Verificar e substituir se necessrio lona dos freios (Empilhadeira operao a p) Substituir elementos do filtro hidrulico (D) Horas trabalhadas Verificar desgaste dos garfos Substituir leo hidrulico (D) Verificar folgas excessivas no carro de elevao que indicam o desgaste dos rolamentos * Trocar o leo da transmisso Substituir o fluido do freio no perodo indicado ou anualmente. Substituir a graxa da transmisso (Empilhadeira operao a p) A - Primeiro ajuste com 100 hs D - Primeira troca com 500 hs B -Primeiro reaperto com 100 hs E - Primeiro reaperto com 100 hs

500 1000

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

26

Operador de Empilhadeira Eltrica

07 SIMBOLOGIA A simbologia parte integrante da boa operao da empilhadeira ou transpaleteira. Da observao e operao correta do equipamento e da obedincia a sinalizao interna da empresa, resultam a produtividade com segurana e qualidade. Conclui-se da que, atravs do operador da empilhadeira, teramos uma quantidade expressiva de informaes de atos e condies inseguras reveladas pelo veculo, o que ajudaria significativamente o programa de segurana da empresa, pois riscos na empilhadeira demonstram: erros operacionais, m arrumao, materiais ou painis projetados para o corredor, leiaute (arranjo fsico) inadequado, etc.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

27

Operador de Empilhadeira Eltrica

08 REGRAS DE SEGURANA NA OPERAO DE EMPILHADEIRA OU TRANSPALETEIRA.

REGRAS BSICAS

01-No iniciar seu turno de trabalho inspecionar detalhadamente o equipamento

sem

02- No operar com equipamentos defeituosos ou modificados sem aprovao do fabricante.

03- No operar o equipamento sob o efeito de medicao forte ou bebidas alcolicas.

04- No passar sob os garfos quando elevados.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

28

Operador de Empilhadeira Eltrica

05- No fumar no local de recarga da bateria.

06- No transportar pessoas (carona)

07- No trafegar com braos e pernas fora do equipamento.

08- No permitir que pessoas no habilitadas operem seu equipamento.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

29

Operador de Empilhadeira Eltrica

09- No trafegar com velocidade acima do permitido para o local.

10- No frear bruscamente, sem necessidade, principalmente quando estiver com a carga.

11- No levantar cargas somente com um dos garfos.

12- No elevar cargas mais pesadas que as indicadas nas plaquetas de identificao.

13- No conduzir a empilhadeira com os garfos elevados.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

30

Operador de Empilhadeira Eltrica

14- No operar sem visibilidade. Sempre que possvel andar em sentido oposto aos garfos.

15- No se deslocar em rampas acentuadas (nas rampas a carga deve sempre estar voltada para o lado mais alto da rampa).

16- No estacionar ou abandonar o equipamento em local no permitido.

17- No abandonar o equipamento sem acionar o freio de estacionamento.

18- No estacionar com garfos elevados.

Centro de Treinamento SENAI de Mogi Guau

31

You might also like