You are on page 1of 3

Egito

O rei Men foi o primeiro fara, e unificou o Egito sul com o norte por volta do ano 3.000 a.C. Essa unificao facilitou a politica e a administrao dos nomos (cidadesestados). A populao egpcia se desenvolveu as margens do rio Nilo, e eles extremamente dependentes desse rio, precisando dele na pecuria, atividades agrcolas, transporte de mercadorias e comunicao com outras cidades. A navegao pelo rio Nilo era to boa que nem precisavam construir estradas. O controle das cheias do rio Nilo, foi um fator essencial para o desenvolvimento dessa civilizao. Eles desenvolveram Diques e Reservatrios para reter guas para utilizao por meio de irrigao. Quando a cheia do rio ia embora, ela deixava um timo fertilizante chamada Hmus (tinha cor escura), no qual ajudou MUITO o crescimento da agricultura egpcia. Quem construa as pirmides eram os camponeses livre, e no os escravos. A escravido existia, mas em baixa escala. Embora a maioria das pessoas fosse livre, eles deveriam prestar de tempos em tempos, ajuda gratuita a obras do estado como forma de tributo. O papiro era usado para fazer papel. Antigo Imprio: Construo de pirmides, crescimento de produtividade agrcola, desenvolvimento de grandes construes (templos e palcios), e da cincia (matemtica, medicina). Nesse perodo no houve muita expanso territorial. Mdio Imprio: Aumentou o poder do estado, a produtividade agrcola e formas de irrigao do rio Nilo. Por volta de 1640 a.C. os egpcios foram dominados pelos hicsos que eram um povo asitico. Os hicsos conheciam o bronze que era desconhecido pelos egpcios. Eram um povo guerreiro, hbil com cavalos e carros de guerra. Novo imprio: Ocorreu entre 1550 e 1076 a.C. foi importante pois deu inicio a expanso territorial pela sia, da conquista na Palestina, Sria e Fencia, Chegando at o rio Eufrates, na Mesopotmia. A criao de um imprio na sia ajudou na criao de um exercito formado por mercenrios lbios e nbios, utilizando novas armas e carros de guerra.

Durante o novo imprio foi intensificado o comercio com as ilhas de Creta e Chipre, no mar mediterrneo, e com a Fencia. E foram feitas novas pirmides e palcios, com os recursos dos povos dominados. Thutms 3 (1469-1436), em uma de suas 17 expedies militares trouxe como butins de guerras centenas de prisioneiros, 924 carros, 2.238 cavalos, 44 mil cabeas de gado e 200 quilos de ouro. Os faras tinham dificuldades em manter o domnio da sia e da Nbia, por havia rebelies, presses nas fronteiras de povos que queriam a riqueza do Egito e conflitos dentro internos por causa da superpopulao (o que causou perodos de fome). Assurbanipal no sculo 7 a.C., rei dos Assrios (povo da Mesopotmia), dominou o Egito, mas no por muito tempo. Logo foi expulso. No sculo 6 a.C. o Egito perdeu a independncia. Cambises imperador da prsia em 525 a.C. invadiu e ocupou o Egito e se manteve l por pelo menos 200 anos. Os persas introduziram o camelo no Egito. Em 332 a.C Alexandre Magno que j havia conquistado a Grcia, a sia Menor, a Palestina e a Fencia, tambm ocupou o Egito. Vinte oito anos depois seus herdeiros deram inicio a Dinastia Ptolomeus que foi at 30 a.C. , quando os romanos invadiram e tomar o Egito. Os egpcios acreditavam cegamente em vida aps a morte, e por isso eles colocavam nos tmulos todas as suas riquezas para continuar com eles aps a morte. Eles cultuavam o Deus Osris que era considerado o Deus da Agricultura mas esse Deus foi trado e morto pelo irmo e rival Seth. sis convenceu os outros Deuses a trazerem de volta Osris. Ele era responsvel por julgar as pessoas depois da morte, se eram culpadas ou no. O politesmo no Egito foi brevemente interrompido pelo Fara Amenfis 4 (1380 1362 a.C.) que mudou seu nome para Akenaton e divulgou o culto ao Deus Aton. Akenaton pretendia com isso diminuir os poderes do clero, enriquecido pelo pagamento de tributos (dados pelo povo livre), que exercia forte influncia poltica. Akenaton fundou uma nova capital, perseguiu sacerdotes inimigos que foram contra a sua reforma, e no obteve apoio popular. Aps sua morte o politesmo voltou e a capital voltou para Tebas.

Cronologia do Egito Antigo


Perodo Pr-dinstico: 3300 - 3000 (dois reinos) Perodo Protodinstico: 3000 - 2670 (1 e 2 dinastias) Antigo Imprio: 2670 - 2150 (da 3 at a 6 dinastia) I Perodo Intermedirio: 2150 -2100 (desintegrao da unidade poltica) Mdio Imprio: 2100 - 1750 (11 e 12 dinastias)

II Perodo Intermedirio: 1750 - 1550, sendo que de 1640 at 1550 os hicsos controlaram o Egito (15 e 16 dinastias) - reao de Tebas (17 dinastia) Novo Imprio: 1550 - 1076 (da 18 at a 20 dinastia) III Perodo Intermedirio: 1076 - 712 (da 21 at a 24 dinastia) - perodo do controle nbio sobre o Egito. poca Tardia: 712 - 332 (da 25 at 30 dinastia) Perodo Ptolomaico: de 332 a.C. at 30 d.C.

You might also like