You are on page 1of 91

SONIA HIRSCH

DEIXA SAIR
Dieta sem Dieta, Respirao, Movimento e Meditao

A cena se passou num terreiro de umbanda. Corria a sesso normalmente quando algum veio avisar ao Pai Jos que tinha uma velhinha passando mal. Pai Jos mandou trazer a velhinha uma senhora pequena, magrinha, de seus 70 anos, com cara realmente de estar nas ltimas. Sentaram-na numa cadeira. Pai Jos olhou, mediu, se concentrou, de repente perguntou baixinho pra ela: Sunc peida, filha? A velhinha, agoniada, olhou em volta pedindo ajuda. Algum traduziu: Ele quer saber se a senhora solta gases! A velhinha, agoniada que estava, mais ainda ficou. Pai Jos pediu ento para fazer um ch bem forte de dente-de-leo, e enquanto isso colocou sua mo direita vibrando em direo barriga da velhinha. Veio o ch, ela bebeu, e momentos depois

soltava uma sonorssima torrente de puns e sua expresso foi se aliviando, as cores voltando, e ela comeou a sorrir para o Pai Jos. Que sorriu de volta e comentou: Tem que peidar, n, filha? Seno, esse gs a dentro vai fazer sunc sair voando pelo cu antes da hora...

H muita coisa que a gente pe pra dentro todo dia, depois no deixa sair e ainda reclama: Estou engordando! Meu intestino no funciona! Tenho o colesterol alto! Triglicerdeos! A glicose alta tambm! Sinto clicas menstruais horrveis, pedras nos rins e na vescula, mau hlito, colite, diverticulite, rinite, sinusite, catarro nos pulmes, corrimento, alergias, suor fedido, ouvido meio surdo, articulaes emperradas, cistos, tumores, varizes, ameaas de enfarte, ai, que dor de cabea! Curioso. Porque o nosso corpo feito justamente pra deixar sair, e assim evitar qualquer doena. A gente faz coc, xixi, sua, arrota, peida, expira, tosse, chora, menstrua, assoa o nariz, tem orgasmo e outras coisas pra se livrar de excessos que, em ficando, perturbam o bom funcionamento fsico, mental e espiritual. Aquela tenso na nuca um excesso que tem que sair. Aquele ideal vibrando no peito um dia tem que sair. Talentos abandonados e apetites mal satisfeitos acabam virando doena. Quando no se deixa sair, o final mais provvel o hospital. Por isso que praticamente todo mundo tem seguro mdico-hospitalar, j que pode ficar doente a qualquer momento, e doena despesa. S que, como dizia Gandhi, a multiplicidade de hospitais no sinal de civilizao, sintoma de decadncia. No tem aquele papo de que pra baixo todo santo ajuda? Pois : pra piorar, t fcil. A comida moderna, o stress urbano, a poluio, a crise econmica, a pasteurizao cultural, tudo isso so presses e invases difceis de evitar, que acabam fazendo a gente se sentir meio qualquer coisa, vivendo de qualquer jeito.

Mas possvel reagir a isso em outro tom, construindo um mundo interno forte e bem protegido. E tambm possvel aprender a eliminar os excessos de toxinas fsicas e mentais atravs das cinco atividades essenciais da vida: alimentao, respirao, movimento, pensamento e relacionamento. So prticas simples, baseadas num princpio s, que o entra-e-sai. Olho vivo: a sada a sade. Quando uma pessoa est doente e o tratamento no d certo os mdicos modernos mudam de remdio; os antigos mudavam rapidamente de cozinheiro. Comida no tudo na vida, mas influi diretamente no resto. E a gente conhece a boa comida por trs qualidades fundamentais. Primeira: tem que ser nutritiva, cheia de microorganismos bons para as nossas clulas. Segunda: tem que ser gostosa, claro. Terceira: tem que deixar sair. A que o burro empaca. Pelo menos nas grandes cidades, o nutritivo deu lugar ao prtico. Comida fresca, por exemplo, virou frescura: congelar que o quente. Ou ento comprar em latas e pacotinhos instantneos, com as vitaminas adicionais includas no preo. Ou, melhor ainda, comer fora. Fora de casa, fora do srio e completamente fora de medida. Ah, pai! O po branco da padaria, aquele nosso de todo dia, s gostoso. No nutre, porque feito de uma farinha refinada que perdeu 80% de suas qualidades originais, nem deixa sair, porque no tem fibras. Pior: prende os intestinos e engorda. J o po integral, aquele mesmo que Jesus multiplicava para os gentios, e feito da farinha grossa e escura dos gros simplesmente descascados e modos; por isso nutre, gostoso e ainda faz o intestino funcionar.

Agora, me diz, se a gente no beija a primeira pessoa que encontra na rua, por que haveria de pr na boca a primeira comida que encontra no botequim? Seis doenas mortais vm basicamente da comida gordurosa, refinada, aucarada, salgada ou cheia de produtos qumicos do sculo 20: cncer, diabete, arteriosclerose, cirrose heptica, problemas cardacos e crebro-vasculares. Fora a obesidade, que se no mata d a maior fora; a priso de ventre, que atinge 75% da populao ocidental e causa 95% das doenas, porque o sangue vai se envenenando com as toxinas das fezes; e a hipoglicemia, causada pelo abuso de acar, cujos sintomas vo desde o mal-estar constante at a neurose suicida, e que afeta 60%das pessoas que se aucaram. Tem mais, tem mais! Sabe a aids? O vrus pode at no entrar pela boca, mas so as porcarias que a gente come e bebe (no mnimo) que formam o ambiente ideal para o vrus se instalar. Aqui , que uma pessoa bem nutrida vai pegar o vrus da aids, ou qualquer outro! Pega nada. Uma comida limpa no faz depsitos de lixo nos intestinos nem de muco nos pulmes nem de gorduras nas artrias, no destri a flora intestinal, no polui o fgado e o bao, no enfraquece as defesas do sistema imunolgico nem predispe o corpo a infeces, nem engorda. Pois . Mas o que entrou, entrou, e o caso agora deixar sair. Como? Comendo, ora. Entre outras coisas. Comendo bem uma comida gostosa, que nutre e limpa ao mesmo tempo. Mudando a rotina da comida, investindo na sade, escolhendo o alimento como se escolhe algum pra namorar com uma grande vantagem, j que a gente pode variar de alimento todo dia sem magoar ningum. Dieta Sem Dieta assim: uma proposta de organizar a dieta pra nunca mais fazer dieta.

Parece grego? E . Dieta vem de diaita, palavrinha inventada por Hipcrates o pai da medicina ocidental pra designar os hbitos dirios de alimentao. Dirios, veja s, e no eventuais. Dirios. A gente comea a pr pra dentro todo dia coisas boas que deixam sair, e assim faz do aparelho digestivo um canal sempre limpo por onde tudo passa e nada fica. A, se de vez em quando a gente come porcaria, a porcaria tambm no fica. Parece simples? Pois . Tem garantia de qualidade de me pra filha desde que o mundo mundo e se baseia somente nos princpios da natureza. A DIETA SEM DIETA DESINTOXICA LIMPA E REEDUCA OS INTESTINOS RECOMPE A FLORA INTESTINAL PURIFICA O FGADO, OS RINS E OS PULMES. QUEIMA GORDURAS ACUMULADAS AJUDA A BAIXAR AS TAXAS DE COLESTEROL, TRIGLICERDEOS E GLICOSE. ELIMINA O CATARRO E RENOVA COMPLETAMENTE O SANGUE EM TRS SEMANAS E depois das trs semanas, quem sabe de voc voc. Seus caminhos internos vo estar abertos para que os bons hbitos dirios de alimentao se tornem a sua dieta definitiva, livre e flexvel como prpria natureza do seu ser. Todas as escolhas sero suas. A Dieta Sem Dieta no tem contra-indicaes.

Mas converse com um mdico a respeito, se quiser, ou simplesmente observe bem as suas reaes, tanto fsicas quanto emocionais. Cada pessoa um universo; no h frmula que sirva igualmente para todo mundo e no h livro que possa substituir o seu bom senso. Primeira semana: cardpio Em jejum, Uma xcara de caldinho de r. Opcional, claro. Pode ser ch. Calma que a explicao j vem! Meia hora depois, Caf da manh, que de caf mesmo no tem nada. Mas tem vrias opes: Um prato de cereais macios com gersal e algas, salsinha e uma verdura de folha, crua ou cozida; Duas fatias de po integral torrado com pat de tofu + miss + verdes; Sumo de vegetais crus com uma boa fatia de cuscuz de arroz; Bolinhos de arroz com uma poro de verdura de folha; Rolinhos de alga nori com arroz e salsinha; Qualquer outra boa idia envolvendo basicamente cereais e verduras. Se quiser mais protena, junte tofu. Ch: dente-de-leo, habu, ou caf de cevada. Repare bem no quanto de alimento voc precisa de manh. Muita comida d moleza; pouca pode dar mal-humor ou depresso. Nenhuma, pra quem agenta bem um jejum matinal, ideal. Ajuda a eliminar mais em menos tempo. Quem come trs vezes por dia s elimina 60 a 70% do que deveria; comendo duas vezes, elimina 100%; e se comer uma vez s, elimina demais e se enfraquece.

No almoo Sopa de arroz do Pai Jos, o quanto quiser. Ch: dente-de-leo ou habu. Lanche Se der fome durante a tarde, o lanchinho pode ser uma das opes da manh ou uma tacinha de gelatina. Deixando um espao de 3 horas entre o lanche e as refeies. No jantar, Sopa de arroz do Pai Jos, vontade. Ch: dente-de-leo, habu; ou Artemsia pra relaxar. Primeira semana: receitas Caldinho de r Por favor, no faa essa cara, que as rzinhas se ofendem com muita facilidade. E todo mundo sabe que Deus as criou pensando justamente nisso: seu caldo um alimento medicinal usado h milnios para limpar e recompor a flora intestinal, fortalecer pulmes e eliminar catarros, curando pneumonia e tuberculose e ao mesmo tempo nutrindo o organismo todo. Coisa de bruxo mesmo, que sabe buscar as foras da natureza para reparar danos que a gente causa sem querer. Portanto encomende as rzinhas no brejo ou na peixaria; costumam vir limpas e sem pele. Lave com limo e ponha pra cozinhar, 4 copos de gua para 1 r. Ferveu fogo baixo, panela tampada por meia hora ou at o caldo se reduzir metade; d para dois dias. Beber quente, com umas gotinhas de shoyu e/ou limo. Pode cozinhar com algas, que combinam muito, e comer as algas. Pode juntar sumo de salsa ou coentro.

A carninha da r, desossada e refogadinha em azeite, cebola, alho e cheiro-verde, fica uma delcia para as outras pessoas da casa que no estiverem vegetarianas. Caldo de r, em jejum, especialmente indicado para fortalecer o sistema imunolgico. Cereais macios Quem nunca comeu no imagina a gostosura que uma papa cremosa de cereais integrais. Muitas combinaes so possveis, alm do arroz puro: Arroz+arroz moti integral (procure nas lojas japonesas)+ milho verde; Arroz + milho duro (canjiquinha), Arroz + trigo em gros e aveia em gro, papa de milho verde, aveia em gro pura, trigo + aveia e cevadinha, enfim: gro, voc combina como quiser e v no que d. Cozinhar com 4 vezes mais gua e 1 pitadinha de sal, uma hora e meia em panela de presso ou duas a trs horas em panela comum, grossa, tampada, de pedra ou barro, se possvel. bom deixar de molho na vspera. Bom tambm quando a papa puder ficar a noite inteira num fogo bem baixinho, sobre uma chapa, moda da roa. Os cereais do muita energia. Como so ricos em carboidratos, mdios em sais minerais e protenas e pobres em vitaminas, as verduras de folha verde-escuro so um complemento indispensvel. O gersal acrescenta protenas, leo de alta qualidade e, claro, sal. Por que vegetais e no frutas? Uma questo de energia. Eles proporcionam uma energia mdia de longa durao; elas, uma energia alta de curta durao, porque a entrada de frutose o acar das frutas no sangue d certa moleza.

Outra razo o equilbrio entre sdio e potssio, que, em ns, deve se manter estvel. Os vegetais so bem equilibrados, mas as frutas contm muitssimo mais potssio. Muito potssio em circulao faz o corpo se expandir e procurar automaticamente mais sdio para compensar, ou seja: mais sal, carnes, queijos, ovos, s vezes desesperadamente. a fissura de muitos vegetarianos por pizza ou a compulso dos carnvoros por churrasco. Pat de tofu + miss + verdes Tofu aquele queijo de soja que no tem gosto de nada, mas vai bem com tudo, e seu valor protico igual ao da carne de galinha. Compre ou faa em casa, cozinhe durante 15 minutos com um pouco de shoyu ou sal e guarde na geladeira dentro da gua em que cozinhou. Na hora de comer tempere com uma bolinha de miss e bastante salsinha, cebolinha, hortel, coentro, manjerico, o que for folhinha verde e voc gostar. Cuidado pra no exagerar no miss, por causa do sal. Se gostar, acrescente alho cr socadinho, cebola picada ou sumo de gengibre. O sumo de vegetais frescos uma grande fonte de minerais e vitaminas. Voc vai precisar de uma centrfuga ou de um bom ralador com um paninho tipo fralda pra espremer o bagao depois. Veja se gosta dos seguintes: cenoura, cenoura + aipo, cenoura+ couve chinesa (acelga), cenoura + salsa com (talo e tudo), cenoura + brotos de alfafa, cenoura + pepino, pepino puro, pepino + salsa, aipo com suas folhas. Se no tiver a centrfuga, rale os slidos e soque as folhas no pilo. Cuscuz de arroz

Conhece cuscuz, aquela espcie de bolo que geralmente se faz de milho? Este de arroz. Voc precisa de uma cuscuzera, aquela panela de dois andares com uma prateleira furadinha no meio, em cujo fundo se pe gua; o cuscuz cozinha no vapor. Primeiro vamos fazer a farinha. Torrando o arroz integral numa panela grossa, em fogo baixo e mexendo sempre at ele ficar moreninho e comear a pipocar; a batendo no liqidificador ou passando no moinho de cereais at obter uma farinha fina; peneirando e moendo de novo a parte grossa que sobrar. Ou pode fazer sem torrar, deixando o arroz de molho desde a vspera. Importante: a farinha, qualquer farinha, s conserva suas propriedades nutritivas integrais durante um dia. Depois disso, o contato das molculas com o ar faz com que muitos elementos se percam. Farinha feita, molhar com gua deforma a ter uma farofa grossa que se apertar d liga, se esfarelar solta. Sentiu? Um tico de sal, misturando bem; colocar na cuscuzeira sem apertar demais, no esquecer da gua embaixo; deixar ferver meia hora. Comer com gersal e algas, verdinhos, verduras. Bolinhos de arroz Nada mais fcil de fazer! Cozinhe o arroz com um pouco mais de gua pra ele ficar tipo grude, e aperte bolinhos nas mos molhadas, recheando com algas e/ou pedacinhos de ameixa umeboshi, se quiser. Agora vire um tabuleiro de boca pra baixo e use o fundo pra colocar os bolinhos no forno assim o calor chegar por igual. Deixe apenas o tempo de secar a superfcie dos bolinhos. E providencie uma latinha com gua dentro do forno para fazer umidade e evitar que a casca dos bolinhos fique dura. Como sempre, coma com verdes... Sushis de arroz

So aquelas iguarias japonesas, redondinhas, que a gente come rpido como quem rouba e fica querendo mais. O de fora alga nori, que vem prensada em folhas finas; o de dentro arroz com verduras, gersal, verdinhos. Passe levemente a folha de nori sobre a chama do fogo at ela mudar de cor. Coloque sobre a esteirinha prpria (de bambu, encontrvel nas lojinhas japonesas), estenda o recheio de arroz e verdurinhas deforma a ocupar 1/3 da folha, e enrole com a ajuda da esteira como se fosse um rocambole ou um cigarrinho. Molhe a beira da folha com gua para colar, e pronto, agora s cortar em rodelas com uma faca sempre limpa e molhada, que pra facilitar. E no desanime se na primeira vez os sushis sarem meio destrambelhados, depois melhora. As verduras que complementam os cereais podem ser cruas, cozidas ou prensadas, como voc preferir. Cruas? No h mistrio, s lavar bem e/ou deixar de molho em gua com vinagre ou limo durante 15 minutos para eliminar os possveis ovos de vermes. Cozidas? De vrias formas: no vapor da cuscuzeira; no fundinho da panela, sem gua, com ou sem 1 gota de leo; aferventadas durante 2 ou 3 minutos, deixando a gua ferver primeiro e ento colocando a verdura. Prensadas? Assim: corte a verdura, salpique sal marinho e deixe descansar uns minutos. A amasse bem as folhas com as mos e lave para tirar o sal. Acelga e chicria ficam especiais no vapor; mostarda e cebolinha, aferventadas; acelga, chicria, almeiro, prensadas.

Ch de dente-de-leo depurativo do sangue, age sobre o fgado, os rins e o corao. No ferva as folhas: faa infuso, pondo sobre elas gua fervendo. Tampe e aguarde 15 minutos para tomar.

Detalhe importante quanto a qualquer ch beber gua fervida j uma grande coisa em cidades como as nossas, onde quase nunca se pode dizer que a gua realmente bebvel. E com umas ervinhas medicinais, ento, nem se fala. Ch de habu O habu uma sementinha que no interior se conhece por fedegoso. Age sobre todo o sistema geniturinrio, limpando os rins e ajudando a eliminar secrees. anticido. Pra funcionar bem deve ser tomado o dia todo, feito gua. Preparo: tostar numa panela 1 colher de sopa de sementinhas, mexendo sempre e tampando quando elas comearem a pipocar, cuidando pra no queimar. Pr num bule de loua ou gata, juntar 1 litro de gua fervendo, tampar e esperar uma hora. Caf de cevada tnico do corao, ativa o bao e o pncreas. Ponha uma colher de sobremesa d p na caneca e junte gua fervendo; tampe, deixe assentar e pronto. Coar difcil, que o p incha e entope qualquer coador. No tome mais de uma vez por dia. Sopa de arroz do Pai Jos Esta a chave da Dieta Sem Dieta, porque limpa e nutre ao mesmo tempo. Panela grande. Dentro: 2 litros de gua, 3 cebolas mdias ou grandes, 6 talos de aipo com folhas e tudo, 2 alhos-pors de bom tamanho, tambm com tudo, e 1 cabecinha de alho mido, nacional, que no leva agrotxicos, ou 3 a 4 dentes de alho grandes.

Se tiver tempo, corte tudo em gomos (cebolas) e fatias diagonais (aipo e alho-por). Se no, ponha inteiros mesmo. Deixe ferver durante 40 minutos em fogo baixo, panela tampada, para obter um bom caldo. A, se no cortou tudo em pedacinhos, passe na peneira para retirar as fibras de celulose das verduras, e devolva panela. Junte 3 a 4 xcaras de arroz integral j cozido e ferva por mais dez minutos ou at o arroz ficar bem macio. Acrescente ento as folhas de 1 mao de bertalha, cozinhe s 1 minuto e apague o fogo. Tempere no prato com 1 colher de ch de miss e muitas folhinhas frescas de hortel ou cheiro-verde. Acrescente algas, se quiser. Detalhe: no por ser sopa que pode ir engolindo de qualquer jeito, n? Mastigar o lquido e beber o slido, sabe como ? A sopa de arroz do Pai Jos no tem inconveniente para ningum, pode servir aos convidados que o sabor timo e todo mundo adora saber que seus vegetais so ricos em nutrientes e substncias depurativas, como veremos j.

Alho a maravilha das panacias curativas. Alm de baixar a taxa de colesterol e triglicerdeos, ele anti-sptico, equilibra a flora intestinal impedindo o crescimento de bactrias indesejveis, vermfugo, tnico (a primeira greve da histria parece que foi durante a construo das pirmides, quando cortaram a rao de alho dos escravos e eles se sentiram fracos demais pra trabalhar), acaba com as verrugas (aplicando uma rodela de alho em cima delas), faz bem ao fgado e s glndulas endcrinas, reduz a hipertenso, regula a glicose do sangue (al al, diabticos), previne contra tumores malignos e relaxa os vasos sangneos que endurecem nos processos de arteriosclerose. Mais: ajuda os glbulos vermelhos a transportarem oxignio pelo sangue, desintoxica os fumantes e limpa os no-fumantes dos efeitos da poluio do ar. Seu nico defeito o lhito, perdo, hlito inconfundvel que fica na boca. Pra neutralizar,mastigue uns raminhos de salsa que a o benefcio duplo, porque a salsa tambm uma maravilha, riqussima em vitaminas A e C, em clcio, ferro, clorofila e um monto de coisas mais. Cebola

Tambm a maravilha das maravilhas, smbolo universal de vitalidade. Crua ou cozida estimula a digesto, limpa os intestinos, anti-sptica, reduz a presso arterial, melhora o humor, acaba com a insnia, diurtica at no uso externo: esfregue meia cebola na altura dos rins ou do estmago pra ver como aumenta o seu fluxo de xixi. Caldo de cebola serve pra regularizar os rins e acabar com pedras neles ou na bexiga; ajuda a curar gota e reumatismo. Comer bastante cebola timo em casos de infeco, pois ela faz suar e auxilia na eliminao das toxinas. Diabticos, acebolai-vos! Cebolas so riqussimas em glucoquinina, que baixa a taxa de glicose no sangue. Tm muita vitamina C. Acabam com a acne, limpando a pele de dentro pra fora, e fazem umas 413 coisas mais. Inclusive uma manteiga dulcssima, assim corte em gomos e refogue muitas cebolas num pingo de leo de manteiga (receita adiante), de milho ou de gergelim, at ficarem transparentes; baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar durante muito tempo, sem gua, at virarem um creme dourado. Use no po, no cuscuz da sua dieta (pode sim, pode sim!) ou sobre os vegetais. demais. Aipo (ou salso) Estimula a digesto no estmago, diurtico e laxativo, tonifica o organismo todo, desintoxica, limpa os rins, ajuda a emagrecer, alivia o reumatismo, acalma os nervos, rico em vitaminas e sais minerais e as folhas contm um tipo de insulina natural. Alho-por primo do alho e da cebola, tem mais ou menos as mesmas propriedades, acrescenta uma energia em expanso rpida e gostosssimo.

Bertalha Tem tudo de bom que as outras folhas verde-escuras tm e mais a propriedade de estimular o funcionamento do intestino, ajudando com sua viscosidade o bolo fecal a deslizar. Miss Deve ser usado diariamente, exceto em dias de multo calor. Limpa e desintoxica o organismo, sobretudo dos fumantes, alm de fornecer enzimas, vitamina BI2 e protenas. uma saborosa massa de soja salgada e fermentada que tem mil e uma utilidades na cozinha. Quando fervido perde as enzimas. Prefira as marcas caseiras, que no levam vinagre e so de fermentao lenta. Gelatina De algas, naturalmente, que excelente para a pele, os cabelos e os intestinos. Contm muitos sais minerais, fortficante e de faclima digesto, vem em p (agar-agar) e em barras (kanten). A medida uma barra ou 1 1/2 colher de sopa do p para cada litro de gua ou suco. Pode ser com melancia: voc bate a polpa no liqidificador com 1 pitada de sal, coa pra tirar os caroos e leva ao fogo com a gelatina. Mexe bem at ferver, deixa cozinhar 5 minutos e pe nas tacinhas pra esfriar. Pode ser com ma: descasque e ponha na panela de presso com 1 pitada de sal, ou miss, e 1 tiquinho de gua no fundo; acrescente, se quiser, canela e erva-doce. Quando a panela chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar 15 minutos. Apague o fogo, tire a presso e junte a alga j dissolvida, mexendo e cozinhando mais uns minutinhos.

Pode ser de mamo amarelo, a receita a mesma da ma. Mamo vermelho no d, que muito doce; e papaia, nunca! um produto quase artificial, base de adubos e engenharias genticas, as mesmas que esto criando tomates quadrados pra caberem melhor nas caixas. Segunda semana: cardpio Em jejum, Ch de raiz de ltus com 1 gotinha de shoyu. Meia hora depois, Caf da manh: as mesmas opes da primeira semana. J tentou ficar em jejum? No almoo, Sopa de arroz do Pai Jos; arroz com gersal e salsa, ou outros cereais; pra completar, uma raiz, um legume e uma verdura de folha formando um pratinho bem colorido, cru ou cozido. Se der fome durante a tarde, voc tem as mesmas opes da primeira semana. No jantar, um ou dois pratos da sopa de arroz do Pai Jos. O ch deve ser sempre o de raiz de ltus, a semana toda. Ele facilita a eliminao de muco e no funciona se voc tomar outros lquidos.

Segunda semana: receitas O ch de raiz de ltus Voc pode fazer da raiz fresca ou seca; procure nas lojinhas japonesas e mercadinhos naturais. A seca j vem cortada em rodelinhas. Medida: 10 rodelas para 1 litro de gua, ferver durante 20 minutos, tomar feito gua com 1 gotinha de shoyu. E comece a andar com uma caixinha de lenos de papel, pois o catarro e o muco se soltam completamente e voc vai ter que assoar bastante o nariz, cuspir, essas coisas. A raiz fervida pode ser comida ou apenas mastigada at virar um bagacinho que se pe fora. O arroz Desta dieta, de preferncia tipo cateto, de gro curtinho e grosso, deve ser cozido na panela de presso com um peso extra para ficar bem dinamizado e dar tudo aquilo a que voc tem direito. Medida: qualquer que seja a quantidade de arroz na panela, a gua dever cobrir o arroz e chegar at a primeira dobra do seu dedo indicador a tal da falangeta. Quer dizer, voc encosta o dedo em p no alto do arroz e pe gua at submergir a falangeta. D certssimo, independente no fogo alto. do tamanho da mo de cada um. Junta 1 colherinha de sal, tampa, pe

Quando a panela chiar, voc abaixa bem o fogo e pe um peso em cima da vlvula da panela de presso, aquele pino que balana, sabe? Pois , pe uma cumbuquinha de barro de boca para baixo, ou uma xcara de caf pesadinha, qualquer coisa at 150 gramas para uma panela de 4,5 litros. pr impedir que o vapor saia. A presso l dentro aumenta juro que sem perigo nenhum da panela explodir ou algo assim e o arroz parece que cozinha de dentro pra fora, fica delicioso. Importante: nunca encha mais da metade da panela. Deixe 50 minutos no fogo com o peso, ou menos, dependendo da chama do seu fogo. Se empapar porque tinha gua demais, da prxima vez ponha culos pra conferir a falangeta. Coma sempre bastante arroz. Ele o slido essencial da dieta, j que alguns de seus componentes tm o poder de limpar o organismo de todas as toxinas internas e externas. Suas fibras ajudam na evacuao; bem mastigado, elimina at os pesticidas usados nas verduras e as toxinas da poluio ambiental. Pesquisas recentes apuraram que ele tem propriedades anticancergenas. Outros cereais como milho, fresquinho, pode ser debulhado e cozido junto com o arroz, ou direto na espiga, tambm pode ser ralado para virar creme, ou transformado em pamonha, enfim: vale tudo. S no vale fub que envelheceu no pote e perdeu suas melhores qualidades um dia depois de ser modo. Um milho bom e barato aquele quebradinho, chamado canjiquinha, que geralmente se d aos pintos. No tem multo sabor, mas bem nutritivo. O trigo em gro fica uma delcia se for cozido e temperado como feijo com alho, cebola, limo e verdinhos. timo nas papas cremosas e nos bolinhos. Pode ser batido no liquidificador, depois de cozido, para triturar bem a casca. Peneirando fica um creme sem igual, base fantstica para sopas.

A cevadinha parece com arroz, cozinha como arroz e se presta mais que o arroz para sopas (cozinhar muito) e saladas (cozinhar pouco). A aveia em gro produz um creme delicioso quando cozida por bastante tempo; dissolvido, esse creme vira um leite pra ningum botar defeito. O trigo-sarraceno fica gostoso na papa de cereais, nos bolinhos, no cuscuz. D uma farinha interessante, que se faz como a farinha de arroz. Pode ser simplesmente cozido com cebola para acompanhar os vegetais. O trguilho trigo integral partido em pedacinhos, serve para fazer quibe, tabule, cuscuz. bom deixar de molho para ele amaciar. O paino, ainda pouco usado no Brasil, aquele cereal miudinho que passarinho adora, s que passarinho descasca no bico e a gente tem que comprar descascado. Pode ser cozido puro para acompanhar vegetais, ou com arroz na base do meio a meio, ou entrar em sopas, bolinhos, papas. Fortalece muitssimo o pncreas (al, diabticos). Gersal uma paoca feita de sementes de gergelim com sal. Gergelim claro ou escuro, ligeiramente tostado na frigideira at comear a pipocar e ser espremido entre os dedos sem dificuldade; a, no pilo ou no liquidificador, 1 parte de sal marinho natural, modo e peneirado, com 12 a 16 partes de gergelim. No triture muito, deixe metade em p e metade inteira. Use uma colherinha de caf, cheia, sempre que comer cereais. uma grande fonte de protenas, e tambm de leo de boa qualidade. E o sal, comido assim, tem um efeito menos contrativo sobre o organismo e no provoca sede.

Razes

So aquilo que d debaixo da terra, como todo mundo sabe: cenoura, bardana, mandioquinha (batata-baroa), nabo comprido e nabo redondo, rabanete comprido e redondo: inhame, car, batatadoce, beterraba, aipim (mandioca, macaxeira) e outros. Durante a dieta, escolha a primeira leva, pois do inhame em diante todas as razes tm muito amido e amido engorda. A beterraba contm muito acar e provoca acidez. Batata-inglesa algo a evitar, pois quase no tem valor nutritivo e de famlia bem txica, a das solanceas. Falando nisso, sabia que o Mobral recomenda que se coma cascas fritas de batata? E que a solanina, veneno mortal, est justamente na casca das batatas? E que isso to grave que a lei probe a venda de batatas brotadas, porque nos brotos que o veneno se concentra mais? Use as razes cruas ou cozidas no vapor, na presso, na gua (pouca), no meio do arroz. A bardana demora mais que a cenoura para cozinhar.

Legumes So os frutos da terra: chuchu, abbora, abobrinha, maxixe, jil, quiabo, pepino, alcachofra, cogumelos. Prefira a abbora japonesa, que se come com casca e tudo, aquela pequena e redonda de casca verde-escuro e miolo massudinho. Evite o pimento e a berinjela, que so da mesma famlia da batata-inglesa, e o tomate, que alm de ser primo fruta. Coma crus ou cozidos, como lhe souberem melhor. Verduras Que no acabam mais: couve chinesa (acelga), acelga brasileira, chicria, couve, mostarda, agrio, almeiro, catalunha, rcula, escarola, taioba, serralho, caruru, jambu, alface, alface crespa, repolho, beldroega, bertalha, folhas de cenoura, de nabo, de rabanete, de dente-de-leo.

Durante a dieta, evite brcolis, couve-flor e espinafre. Este porque multo cido, os outros porque tm muito enxofre e podem fermentar nos intestinos. Coma cruas, cozidas ou prensadas. Um dia a cincia ainda vai descobrir que a presena de clorofila no organismo mais importante do que tudo quanto se descobriu sobre remdios at agora.

Terceira semana: cardpio Em jejum, Novamente o caldo de r. Meia hora depois, Caf da manh com as mesmas opes da semana anterior. Bom para testar a criatividade, n? Alis, j tentou o jejum matinal? No almoo, Finalmente uma refeio completa! E mais a sopa de arroz do Pai Jos, de entrada. No lanche, Aquelas opes que voc j conhece. No jantar: Sopa de arroz do Pai Jos. Terceira semana: receitas Refeio completa Quer dizer o seguinte: quase metade do prato arroz integral, puro ou com outros cereais, e o restante do espao dividido harmoniosamente entre razes, legumes, verduras e um tipo de leguminosa seca vulgarmente chamada de feijo. Os feijes

So a melhor fonte de protena vegetal que h. Comidos junto com arroz integral, surge uma complementaridade de aminocidos que aumenta em at 30% o valor protico de ambos, e isso no atrapalha em nada a digesto, ao contrrio do que dizem as ms lnguas. bom variar a qualidade todo dia, j que a escolha farta: feijo azuki, preto, fradinho, mulatinho, roxinho, listradinho, manteiga, branco, jalo, feijode-corda, guando, mais lentinha, ervilha e gro-de-bico, mais um monto de variedades que h Brasil afora. Os menores so melhores como energia. Muita gente se queixa de que os feijes do gases, mas isso se deve maneira de preparar. O que neutraliza os gases o tempero alho, cebola, gengibre, aafro, cominho, sementes de coentro, louro. Se voc sensvel ao feijo,experimente a receita seguinte para ver se melhora. E no se esquea de que carne, ovo, peixe, aves, queijo, enfim: nenhuma protena completa deve ser comida junto com o feijo, que a a digesto se atrapalha pra valer. Deixe 1 xcara de feijo de molho durante a noite. A gua ativa o endosperma dos gros, fazendo eles ficarem com vontade de brotar, e isso mobiliza enzimas que facilitam a digesto. Leve ao fogo e jogue fora a gua da primeira fervura. Agora ponha na panela de presso, junto com um bom pedao de alga kombu que tambm tenha ficado de molho, aproveitando sua gua. Depois de uns 20 minutos de panela chiando apague o fogo.

Ai, numa frigideira, frite em pouqussimo leo de milho, de arroz ou de manteiga os seguintes temperos medicinais: 1/2 colher de ch de aafro ralado ou alho socado, 1 de cominho em p, 1 de sementes de coentro modas, 1 colherinha de gengibre ralado e 1 cebola cortada em gomos finos, pondo uma coisa de cada vez e mexendo bem at dourar. Destampe a panela do feijo, misture os temperos e cozinhe sem tampa at o feijo amaciar, acrescentando gua, se for o caso. A pimenta-do-reino tambm serve para neutralizar os gases, estimular a digesto e as mucosas do reto, facilitando a evacuao; mas pessoas sensveis podem no se dar bem com ela. O gengibre Dissolve catarros, ajuda na digesto das protenas e facilita a absoro e a eliminao das gorduras pelos intestinos. No descasque, que na casca esto os princpios mais ativos do gengibre. leo de manteiga, ou ghee, o que os indianos mais usam para cozinhar. Compreende-se: a vaca de l no sagrada toa, fornece alimento para muita gente e de muitas formas. O leite, por exemplo, que eles nunca bebem puro para no ficarem cheios de muco; diluem em gua, fervem, tomam quente e misturado com gengibre ou com pimenta. Na coalhada e no iogurte usam mel. Esses picantes tm a propriedade de dissolver as grandes molculas puxa-puxa da protena do leite. Os rabes tomam coalhada com alho pela mesma razo, e comem carne crua com muito alho e cebola, etc. O leo de manteiga considerado pela medicina ayurvdica, da ndia antiga, o menos prejudicial sade humana. Tambm chamado de manteiga clarificada, e, no nordeste, a famosa manteiga de garrafa.

Pra fazer, primeiro voc tem que conseguir uma manteiga purinha, com atestado de castidade e tudo. A pe na frigideira em fogo alto at ela derreter, baixando ento o fogo. Uma espuminha comea a se formar na superfcie, voc vai retirando com a escumadeira, sem se importar com os resduos do leite que vo descer l pro fundo. De repente o lquido pra de borbulhar e fica com cara de leo clarinho do qual toda a gua j evaporou, ento voc tira rpido do fogo pra no queimar. Os resduos l do fundo devem estar douradinhos, j que voc ficou de olho neles pra no deixar queimar. Coe, guarde em vidro e use nos seus quitutes. Limo Ta uma coisa que no deve faltar na sua refeio. Tempere com ele as saladas, as algas, bardana, o feijo; mesmo pouco, use todos os dias. riqussimo em vitaminas, neutraliza a acidez e previne um monto de carncias. E pronto, terminaram os 21 dias de limpeza, agora voc pode comear a procurar o seu equilbrio normal. Claro que no vai cair de boca numa feijoada, olhe o senso de medida! Que tal aproveitar a faxina pra conservar o organismo em bom estado? Pra sobreviver, a gente precisa de: carboidratos, protenas, gorduras, minerais e vitaminas. E gua, claro, e sol, terra, noite, essas coisas. Carboidratos, ou glicdios, so a grande fonte de energia do corpo. Esto, sobretudo, nos cereais e nas razes, e em menor quantidade nos outros vegetais, verduras e frutas. Em excesso, viram gordura e muco. Protenas, ou protdeos, so as molculas que formam a trama estrutural do corpo e se constituem de23 aminocidos, 8 dos quais devem estar sempre presentes na alimentao. Fontes de protena animal: Leite e derivados, carnes, peixes, aves, ovos, ovas inclusive caviar.

Fontes de protena vegetal: Feijes de todos os tipos, soja e seus derivados, amendoim, castanhas de caju, castanhas-do-par, castanhas portuguesas, pinhes, sementes de girassol, gergelim, abbora e melancia, caroo de jaca e por a afora. Os cereais tm pouca protena mas de alta qualidade, e sua combinao com feijes ou derivados da soja ou sementes e castanhas aumenta em at 30% o teor de protena assimilveis pelo corpo. No se deve misturar dois tipos de protena na mesma refeio, porque o estmago s consegue digerir um de cada vez. O outro, indigesto, vira muco ou gordura, e costuma dar azia, acidez, mal-estar, gases. O excesso de protenas pode gerar verrugas, calos, cistos, tumores e da pra pior. Gorduras, ou lipdios, so uma forma de estocar energia no corpo. A necessidade real de consumo baixa; o leo que se usa pra cozinhar d e sobra, considerando que cereais como arroz e milho j contm leo natural. A razo de se usar mais gordura na comida que ela retarda a digesto e por isso d sensao de plenitude por mais tempo. A um preo caro, pois est provadssimo que todas as doenas do corao, mais a arteriosclerose e o cncer do clon, do seio e da prstata so filhos da comida gordurosa, animal ou vegetal. E, em muitos casos, a diabete tambm. Os sais minerais

So micro nutrientes que permitem a interao das protenas com os carboidratos e as gorduras; sua presena na formao e na manuteno das clulas vital .Somos feitos de 19% de clcio, 22% de fsforo, 5% de potssio, 4% de enxofre, 3% de cloro, 2% de sdio, 0,7% de magnsio, 0,15% de ferro e mais iodo, mangans, cobre,nquel, arsnico, slica, bromo, zinco, selnio e outros menos cotados. De tudo o que tem no corpo, os minerais so a nica coisa que permanece depois que voltamos a ser p ou cinzas, conforme o caso. E, em se tratando de minerais, quantidade no quer dizer nada. Temos s 0,15% de ferro, mas sem ele no h ncleo para os glbulos vermelhos nem sintonia com o magnetismo universal. Por isso que a pessoa anmica fica meio perdida. Pesquisas recentes comprovam que a terra est cada vez mais pobre em minerais, que so o chamado sal da terra, porque a gua da chuva e os rios vo levando tudo para o mar. Assim, a tendncia do mar ficar cada vez mais salgado e nutritivo. Em So Paulo, o professor Francisco Antunes desenvolveu um concentrado de minerais chamado Skrill, que simplesmente gua do mar aliviada de seus sais pesados, e os resultados de seu uso so fantsticos, tanto em pessoas quanto na terra. Edson Broche Cio , especialista em agricultura natural e biodinmica,tem usado Skrill em suas plantaes com um aumento de 1 a 5 vezes na colheita Quer dizer no papo furado esse de que precisamos comer mais frutos do mar, especialmente vegetais, como as algas. E pra que isso acontea numa boa preciso parar j de poluir o mar, tratando de preservar a ecologia marinha antes que acontea com ela o que acontece na terra. Ou no? Fontes de minerais: todos os vegetais. Endereo do professor Antunes: Largo da Misericrdia, 23/909, So Paulo, SP.

As vitaminas tambm so micro nutrientes que atuam junto com as protenas, os carboidratos e as gorduras. Na verdade so elas que mantm a nossa vitalidade, e vm nas coisas mais vivinhas da terra, como as frutas e verduras frescas. Os produtos de origem animal poluem demais o organismo. Uma pesquisa recentssima da Corre Cotia mostrou que cocos vegetarianos tm um odor muito mais discreto que cocos carnvoros, o que alis se pode constatar perfeitamente ao comparar o que a vaca deixa sair, com a titica do gato. A razo: toxinas e putrefao. Os alimentos vegetais so digeridos por ns, os alimentos animais apodrecem dentro de ns fermentam e deixam resduos. Alm disso, so protenas de segunda mo. Por que vamos comer o animal se podemos comer diretamente da fonte, que vegetal? Outra coisa: o mximo que a gente deveria consumir de protena animal, por semana, seriam 750 gramas. Acima disso excesso que se acumula e faz doenas.

Os sabores so medicinais cido bom para o fgado. Em excesso faz mal ao fgado e ao estmago, ao bao e ao pncreas. Expande. Amargo bom para o corao. Em excesso prejudica o corao e os pulmes. Contrai e laxativo. Doce, De boa qualidade e em pouca quantidade, bom para o estmago, o bao e o pncreas; em excesso faz mal a eles e ao resto do corpo todinho, principalmente aos ossos, dentes e rins. dispersante. Acalma. Picante

bom para os pulmes, em excesso prejudica a eles e ao fgado. dispersante. Salgado bom para os rins. Em excesso prejudica os rins, o corao, o sistema nervoso, a tenso arterial, tudo. Contrai. As Cores da Comida So Medicinais

Branco: bom para o pulmo e os intestinos. Amarelo:ativa a vista,a pele,o estmago,o bao e o pncreas. Marrom e Preto:fazem bem ao corao e circulao. Verde : bom para o fgado,o sangue,os rgos sexuais. Sabe por que a gente engorda? Porque a comida mal digerida e a comida de m qualidade, das quais o organismo aproveita muito pouco, se transformam logo em gordura. O pior que o corpo continua pedindo os nutrientes que a comida no deu, ento a gente come, come, come, e quanto mais come mais engorda. Mastigando mal, ento, pior ainda. E comida em excesso sobrecarrega o fgado, que o grande maestro da sinfonia orgnica. Ele filtra e desintoxica o sangue com a ajuda das vitaminas e dos minerais; transforma os carboidratos em glicose, que o combustvel das clulas; pega os aminocidos das protenas e os reorganiza, formando outras molculas proticas de acordo com a nossa necessidade individual; produz a bile, que decompe, assimila e elimina as gorduras junto com as enzimas digestivas do pncreas. Como um bom maestro, vai liberando tudo harmoniosamente medida que o corpo precisa.

Mas quando trabalha demais fica estofado, deixa de ser um bom maestro e vira aquele batedor de pratos que entra sempre na hora errada. Dores de cabea, gases, diarria, constipao, dificuldade para acordar de manh, plpebras inchadas, articulaes doloridas, mal-humor, irritao, problemas emocionais, quem j no teve ao menos uma crise de fgado? E tem gente crnica na matria: ranzinza, chata, briquenta, pessimista, franzindo muito o cenho, piscando os olhos e reclamando de tudo. Na mosca: fgado. Quer dizer alm de gorda, a pessoa fica cheia de achaques. A resolve jejuar ou tomar comprimidos pra moderar o apetite e emagrecer. O raciocnio lgico: quando no recebe alimento, o corpo queima seu estoque de gorduras para manter-se em movimento. Mas essa gordura nutre as clulas? No, e ainda pe as toxinas em circulao. A pessoa, que j estava fraca devido a muita quantidade e pouca qualidade, fica ainda mais fraca. Podendo chegar a um ponto em que as prprias clulas comecem a se transformar de novo em protena para manter a pessoa viva, ou quase. Jejuar cincia e arte. Dietas tipo mgicas, como a de Beverly Hills, podem realmente fazer a pessoa perder peso. Mas so um desastre total quanto preservao da sade, pois agem extremizando situaes com as quais o corpo no foi feito para lidar. No sei quantos dias de fruta, a hambrguer com queijo e ovo, a um dia s de abacaxi, a gordura e sorvete, a mais fruta, a churrasco, a mais fruta, a flacidez generalizada, cansao dos processos de digesto e metabolismo, tendncia hipoglicemia por excesso de frutose (o acar das frutas), e certamente alguns anos de vida a menos por puro desgaste da vitalidade. Fora a decepo final, pois a maioria volta a engordar. No uma prtica alimentar, um quebra-galho; perfeito pra quem quer continuar comendo no McDonalds.

O problema da pessoa gorda no deixar de comer. Ao contrrio, comear a comer bem. Trocando alimentos fracos por outros de alta qualidade, e aprendendo a mastigar, ela vai facilitar a eliminao dos excessos pelas vias normais. Completando esses novos hbitos dirios de comer com exerccios simples que ativem o metabolismo e aumentem a entrada de oxignio, o resultado s pode ser bom. Sabe por que a gente acumula catarro? J vomitou alguma vez? No final no saiu uma gosminha? Aquilo muco, o mesmo que escorre pelo nariz, o mesmo que sobe garganta e a gente cospe, o mesmo que seca em contato com o ar e vira meleca ou catarro. H dois tipos de muco. Um a secreo normal das membranas mucosas. O outro, que est na berlinda, resultado da comida que o corpo nem conseguiu assimilar nem transformou em gordura. Ele nasce no estmago. Sobe sorrateiramente e invade as vias respiratrias, onde a passagem do ar faz com que fique grosso. Das vias respiratrias sobe novamente para a garganta e ela engole, olha o muco no estmago outra vez. E assim vai, da capo sine fine, a menos que a gente o expulse. Quando a gente se resfria ou gripa, se vomitar pe pra fora boa parte daquele muco que ia sair pelo nariz. J reparou como s vezes, junto com o coc, sai um catarro? ele. Atrapalha demais a assimilao de oxignio e de nutrientes, faz alergias e maltrata as vias respiratrias.

Agora, pra uma coisa o muco serve: pista de patinao de micrbios. Sabe aquele catarro amarelo? So eles. E o verde? Tambm, num estgio mais avanado. Sabe certos corrimentos? Pois . Tem um mau hlito que no vem do estmago, vem do pulmo: adivinhou? So eles. Focos infecciosos a granel pelo nosso sistema inteiro, por causa de coisas que a gente consome e depois no deixa sair: leite, laticnios, farinhas, gorduras, acar, excesso de comida, mistura de protenas entre si, e mais adoantes artificiais, drogas leves e pesadas, lcool, fumo, remdios, poluio... A chega uma hora em que o corpo d um brado de guerra: Atchim! E voc pensa: Diabos, peguei uma gripe. Pegou nada. Seu corpo que est querendo deixar sair. Gripe bno, e se for tratada do jeito certo, serve muito bem pra limpar. U, diz voc, mas t l no jornal que vrus... Pode ser, mas como que voc hospedou o vrus e seu vizinho no? Sinta o esprito da coisa: voc acumula catarro, o catarro acumula micrbios, os micrbios enfraquecem voc e o vrus toma conta. A voc se limpa, se fortalece, o vrus fica sem ter onde morar e se manda, ou morre direto de desgosto. O vrus da aids, no final das contas, pode ter uma utilidade muito grande como sinal de alerta para as pessoas que precisam se fortalecer, porque est provadssimo que ele s domina um organismo fraco onde j existam processos infecciosos. E al al, alopatas, que tal reavaliar esse excesso de antibiticos que vocs receitam por a? Antibitico enfraquece, certo? Sabe por que o intestino fica preso? Os intestinos so dois: o delgado, que vem primeiro, e o grosso, que vem depois. O delgado tem 7 metros e d uma poro de voltinhas dentro da barriga. O grosso curto e faz um U de cabea pra baixo, subindo pelo lado direito e descendo pelo esquerdo at desembocar no nus.

No intestino delgado os nutrientes da comida comeam a virar energia: so processados pela flora e pela fauna intestinais e o que serve separado do que resto. O que serve atravessa as paredes do intestino e vai para o fgado atravs do sangue. E o que resto continua seu caminho rumo ao intestino grosso, onde chega em forma de uma pasta aguada e cheia de fibras impossveis de digerir. A acontecem duas coisas. Primeiro, a gua vai sendo absorvida pelas paredes intestinais pra mais tarde virar xixi; segundo, uma multido alucinante de bactrias comea a transformar aqueles resduos na massa homognea que o coc. Mas s bactrias? No! H tambm fungos, vrus, fermentos e outros microorganismos, divididos em mais de 400 variedades e em nmero superior ao nmero de clulas do corpo inteiro. Tudo micrbio, quase um quilo e meio deles em plena atividade, exclusivamente para o seu conforto. E no vale dizer que eles s fazem merda, no, pois ainda fabricam preciosidades como a vitamina BI2 e defendem as paredes intestinais de irritaes, infeces, intoxicaes e outros es que voc pode arranjar quando come besteiras. Ah, sim: porque besteiras voc come, eu como, todos ns comemos, e se no fossem as bactrias l para nos defender, estaramos fritos. Os antibiticos de largo espectro arrasam com essas bactrias. A, como que elas vo-nos defender do que quer que seja? Pesticidas, herbicidas, aditivos qumicos e produtos artificiais tambm so fatais. E se ainda por cima a gente come coisas que apodrecem, tipo carne, as bactrias de putrefao proliferam vontade e fazem a festa. A pintam aqueles puns fedidos e a gente faz aquele coc desagradvel que empesteia o ambiente. chato, n? Se . Mas tem uma coisa pior ainda: no fazer.

Sensao de barriga cheia, a cabea enfumaada e talvez doendo, uma irritao incontrolvel, e no se consegue fazer coc. A muito custo, podendo at ficar com hemorridas, a gente vai l e faz um pedacinho. Duro. Bota supositrio qu isso, me, eu sou macho bota, meu filho, no custa nada bota, sente aquela vontade, vai l e plic: expele o supositrio. S. Constipou. Toma um laxante qu isso, me, no gosto de tomar remdio toma, minha filha, um ch de folhas de senne, carssimo, vem da Frana, produto natural a o ch bate no intestino e as bactrias ficam to irritadas que acabam forando o intestino a se mexer e empurrar o coc pra baixo. Ah, que alvio! Nasceu de novo. T limpo. Valeu. Agora j sabe: coc difcil, ch nele. At a hora em que as bactrias se acostumam e no h mais ch que faa efeito. Come mamo todo dia, com semente e tudo. Mistura farelo de trigo no iogurte. Deixa ameixa-preta de molho no copo d'gua durante a noite pra beber e comer de manh. s vezes funciona, muitas vezes, no. E agora, Jos? Vai ficar entupido? Cuidado que a diverticulite te pega! Diverticulite assim: o coc que no saiu gruda num ponto da parede do intestino, e ali vai desenvolvendo uma colnia de bactrias que acaba estufando a parede e formando uma bolsinha, que no final inflama e at arrebenta. E se no d diverticulite pode dar obstruo intestinal, tumores, cncer de clon que o primeiro colocado nos hospitais do mundo inteiro e coisas assim. Tudo isso por qu? Porque comeu errado. Muita carne, muito ovo, muita gordura, muito po branco, muito macarro, batata frita, pizza, muita sobremesa, muita protena e sal, sei l o que mais. Sei o que menos: fibras. Um coc sem fibras pode demorar uma semana, quinze dias, at percorrer o intestino inteiro quando percorre. Mas um coc de arroz integral, por exemplo, depois de seis horas j poder estar navegando alegremente gua abaixo no vaso sanitrio.

E se for no Japo, onde a lei de Lavoisier respeitadssima e nada se perde, tudo se transforma, no dia seguinte esse coc limpinho vira adubo pra produzir mais arroz. O problema intestino preso? Isso est ligado ao medo, que faz a gente reter as coisas, e represso, especialmente a sexual, que inibe tudo o que se refere regio inferior do corpo. Roupas apertadas tambm criam problemas, fazendo diminuir a circulao do sangue e a atividade geral na rea. Mas tem jeito. Se quer reeducar seus intestinos, de cara arranje um horrio certo pra ficar bem vontade no banheiro deixando sair o coc. Pra uns de manh, ao acordar, ou depois de um chazinho que desperte o movimento; pra alguns depois de comer, pra outros ao cair da tarde ou antes de dormir. Encontre o seu, lembrando sempre que a pressa inimiga da perfeio: s vezes tem mesmo que sentar e esperar um pouco. E nem sempre sai tudo de uma vez s. A, no sentae-espera, bom tomar conscincia do que est acontecendo e de como a coisa vai funcionar. Pelo menos, a gente sabe que o coc j est pronto. Bem. O intestino grosso aquele U de cabea pra baixo, lembra? Que sobe pelo lado direito do ventre, atravessa e desce pelo lado esquerdo. Ento no tem erro: feche os olhos e mentalize isso dentro de voc. Respire lenta, longa e profundamente, comandando o movimento com os msculos da barriga (no perca o prximo captulo), que tanto a respirao quanto o movimento so estimulantes. Pode tambm massagear sua barriga com as pontas dos dedos, suavemente, seguindo o trajeto do coc. Pode ficar de ccoras no vaso, se as suas articulaes forem bem azeitadas. E muitas pessoas acendem um cigarrinho nessa hora, que as primeiras tragadas do logo aquele tchan e o coc sai mas veja l, no v comear a fumar por causa disso! Respirar lenta e profundamente pela boca, tragando o ar, tambm d resultado. E praticar do-in ajuda demais, equilibrando o meridiano.

Duas comidas boas para descarregar intestinos: arroz cozido com o mesmo tanto de abbora e 20% de feijo azuki, e papa de aveia com abbora. Comer no almoo e no jantar, uma vez por semana.Ch de folhas de chicria, em jejum, durante sete dias seguidos, tambm surpreendente. Ler no banheiro tem um inconveniente: vicia. Voc vai duas ou trs vezes pra l com um jornal e depois j no consegue fazer coc desinformado. O problema intestino solto? Isso ligado a depresso, a sentimentos de abandono, de morte. um excesso de eliminao, e muitas vezes a pessoa parece estar querendo, digamos, autodefecar-se. Diarrias constantes tm a ver tambm com o excesso de frutas, lanches e sucos consumidos no lugar das refeies, ou podem ser conseqncia de lcool e/ou drogas tipo cocana. De qualquer modo, tanto a flora e a fauna intestinais quanto os neurnios do crebro ficam arrasados com essas perdas. Melhorar a dieta um movimento de vida. Se essa pessoa assumir uma boa dieta, o problema desaparece no ato. No toa que os intestinos so a raiz da nossa vida. Quer acelerar o processo de limpeza? Voc pode limpar os intestinos fazendo uma lavagem, clister, enema, aquela atividade que consiste em botar gua pra dentro atravs do nus com uma bomba ou algo semelhante e esperar que a natureza siga seu curso. Sempre em jejum. incrvel a sensao boa que vem depois. Durante, nem tanto: ficar de quatro no cho meio incmodo, tem aquela mo-de-obra de encher a bomba, introduzir, esvaziar e repetir isso umas quatro ou cinco vezes, mas vale.

A gua deve ser morninha, um litro, com uma colher de ch de sal; em vez de gua pode ser banch. Tenha o cuidado de passar uma vaselinazinha no bico do aparelho, ative o seu senso de humor e v em frente. No di. Quando sentir a barriga cheia, pare.Pode levantar e fazer algumas coisas pelo banheiro pra distrair, contraindo bem o nus e no dando muita bola para a situao porque bom a gua ficar l dentro um tempo e tambm porque a situao vai mudar logo. Assim: de repente d uma dor de barriga, a voc senta no vaso. Senta no vaso e passa at uns 15 minutos pondo pra fora, aos jatos, coisas que so nitidamente lixo da pior espcie, fezes que podiam estar retidas desde a infncia e que estavam se abrigando confortavelmente dentro de voc. Pode crer: como lavar os vidros do carro depois de uma estrada de terra e seguir viagem no asfalto. Voc pode tambm lavar o estmago, que onde vo se acumulando resduos e muco que se misturam aos novos alimentos que chegam. O mtodo simples: ponha uma colher de ch de sal e uma colher de ch de bicarbonato de sdio em um litro de gua morna e beba tanto quanto puder, o mais rpido possvel A, vomite tudinho enfiando seguidamente trs dedos na garganta. Beba mais um pouco e provoque o vmito final. A yoga e a bioenergtica adoram essa prtica de limpeza, que serve tambm pra deixar sair emoes estagnadas inclusive lgrimas e muito til quando a gente come demais e se arrepende. E se voc uma pessoa fantica por limpeza, limpe a lngua logo de manh, que ela fica cheinha de restos da digesto, de trtaro e de sua prpria pele em decomposio. Limpar como? Com uma colherinha, ora, raspando daqui pra l, de l pra c, de trs pra frente, de frente pra trs. D cada ug que s vendo. Outras eliminaes que voc pode ajudar. Furnculos, inflamaes, unhas encravadas :

Emplastro de inhame com gengibre: descasque e rale um tanto de inhame cru, misture com 10% (desse tanto) de gengibre ralado com casca e tudo, junte farinha branca pra dar liga, aplique e cubra com uma gaze, untando primeiro a pele com azeite ou leo de gergelim pra no provocar coceira. Esse emplastro timo tambm para quando se arranca um dente e os alvolos inflamam, ou quando os canais dos nervos esto infectados. S que a a gente enrola a mistura numa camadinha fina de algodo para fazer uma bolinha e aplicar no buraco do dente. Vale tambm para cries infectadas espera de um dentista. Espinhas, acne So o resultado das fermentaes intestinais, geralmente formadas no encontro de protenas com acar. Podem ser tambm eliminaes de gordura ou sais animais, a gordura aparecendo do lado direito do corpo e os sais do lado esquerdo. Vai tudo embora com a boa dieta. Uma rodelinha de alho sobre a espinha desinfeta e desinflama. Ch de habu tambm bom, tomado seguidamente com excluso de outros lquidos e de produtos animais, amendoins e gorduras em geral, durante uma semana ou mais. Para limpar e nutrir a pele do rosto: faa uma trouxinha de pano com 1 colher de ch de aveia em flocos dentro, molhe e friccione delicadamente no rosto todo, em crculos; deixe secar e enxge. No se espante se no incio aparecerem mais espinhas; so as que estavam encruadas e que a aveia puxa.

Catarro, tosse Caldo de r, ch de raiz de ltus, banch quase fervendo despejado sobre nabo e gengibre ralados, ch de hortel com mel, ou de poejo com levante e mel, ou de cebola, que voc ferve 10 minutos e mistura com mel, ou infuso de tomilho, ou xarope feito assim: 1 cebola grande cortada em gomos, 7 dentes de alho mido socados, mel suficiente para cobrir o feitio; deixar descansar 3 dias e tomar 3 colheradas por dia. Eliminar os laticnios, as farinhas e os doces; reduzir as frutas; se possvel, lavar o estmago e os intestinos. Gripes na mudana das estaes Elas acontecem porque o corpo quer se livrar dos excessos acumulados na estao anterior e se preparar para a prxima. Por exemplo: no vero a gente come mais frutas e toma mais lquidos, ento o corpo se expande. Mas com a chegada do inverno ele quer se contrair para reter melhor o calor, ento faz uma gripe pra expelir tudo aquilo. Lidar com a gripe simples: basta reduzir a alimentao em quantidade e variedade, dando preferncia a cereais integrais, ou tomando direto a sopa de arroz do Pai Jos, e repousar um ou dois dias. Outras medidas ficam por conta da iniciativa do fregus: chs, lavagens, exerccios de respirao, tudo isso ajuda. Pedras na vescula So formadas pelo excesso de colesterol que cristaliza. Eliminar toda e qualquer gordura da alimentao e comer bastante alho, cebola, gengibre, aafro, aipo e alcachofra. Aplicar compressas quentes de gengibre sobre o local: ferva 4 litros de gua, apague o fogo e ponha dentro uma trouxinha de pano com 250 gramas de gengibre ralado. Tampe. 15 minutos depois,molhe nessa infuso uma toalha, tora, aplique na rea da vescula, cubra com uma toalha seca e um cobertor; troque de 5 em 5 minutos. Com a ajuda de algum, claro, a menos que voc seja um polvo. (Polvo tem vescula?)

Pedras nos rins ou na bexiga Esquecer pra quase sempre o leite e os laticnios, e adotar o aipo em todas as refeies e de todas as formas sopa, sumo, salada; tomar diariamente caldo de cebolas com miss ; ch de quebra-pedra ou habu, feito gua. Estas pedras so calcificaes, isto , aglomerados de clcio. Calos e verrugas So excesso de protenas. Diminua durante uma semana o consumo de protenas de qualquer tipo, inclusive tofu e feijes; aplique no local um dente de alho socado, ou ento tomate com sal, e cubra com um esparadrapo. Se puder, lave com ch de artemsia. Sinusite Costuma dar mais em quem tem vergonha de assoar o nariz na frente dos outros, e por isso funga. A o catarro, que queria sair, obrigado a subir e entupir os snus, que so umas bolsinhas nos maxilares. Isso di, traz dor de cabea, reaes fortes claridade e um estado geral de inflamao. O remdio tomar ch de raiz de ltus ou Banch com nabo ralado e gengibre, seguidamente; fazer inalaes com ltus ou gengibre e aplicar compressas tambm de gengibre no local. A compressa assim: faa uma trouxinha de pano com 50 gramas de gengibre ralado e ponha em meio litro de gua fervendo. Apague imediatamente o fogo. Deixe 15 minutos em infuso, a mergulhe uma fralda dobrada ou algo assim, tora e aplique sobre o nariz e as mas do rosto, protegendo os olhos com algodo umedecido. Troque de 5 em 5 minutos, sempre cobrindo com uma toalha seca. Pode-se tambm fazer um emplastro frio de raiz de ltus fresca, ralando a raiz, misturando com farinha para dar liga e aplicando no local.

E ficar bastante tempo com a cabea debaixo do tambm no se deve lavar o rosto com gua fria. Menstruao

chuveiro

quente tambm ajuda, mas cuidado pra no tomar vento depois. Ah!

a eliminao que a mulher faz a cada 28 dias, mais ou menos, descarregando grande parte dos excessos do corpo e da cabea. Uma alimentao farta em folhas verde-escuras e cereais integrais, com pouco leite, laticnios e acar, favorece uma menstruao tranqila. Muita gordura, sal e protenas do clicas. Queijos e ovos so pssimos para os rgos de reproduo da mulher. Ch de artemsia, tomado vrias vezes ao dia antes e durante a menstruao, age sobre o sistema autnomo que rege o setor e ajuda o sangue a descer numa boa. Do-in tambm. Importante: se voc tem problemas menstruais e sempre lava a cabea durante o perodo, experimente deixar de lavar. Sua av no dizia que faz mal? Pois parece que faz mesmo, impede certas descargas. Papo de v que nem fumaa, sempre tem fogo atrs. Corrimentos Nove em dez so o muco provocado por queijos, farinhas, acar e excesso de frutas cidas. Melhorando a alimentao e tomando ch de habu eles vo embora. Lavagens? Pode ser, com Banch e 1 pitada de sal eventualmente umas gotas de limo. Banhos de assento? timos, em tina grande, com folhas de nabo secas. Para corrimentos que coam, compressas de alho funciona. Ferver 7 dentes de alho em 1 copo de gua durante 10 minutos; molhar um algodo e aplicar sobre a entrada da vagina, o mais quente que puder, trocando assim que diminuir a quentura. Ouvidos meio surdos

Sabe o lbulo? Pois aperte com o dedo a parte mole que fica bem atrs e debaixo dele, entre o maxilar e o pescoo. Di? sinal de muco acumulado, que com o tempo pode calcificar e provocar surdez. Trate com aplicaes de moxa, aquele incenso de artemsia que se queima bem junto pele; se no conseguir isso, mas tiver artemsia, faa um cigarrinho com as folhas, acenda e aproxime a brasa do local, trabalhando em crculos durante 2 minutos, para ver se a curto, mdio ou longo prazo consegue dissolver o muco. Pode tentar tambm compressas de gengibre. Fundamental: tomar bastante ch de raiz de ltus e esquecer os laticnios. Acontece at mesmo nas melhores famlias integrais, ento no custa nada fazer uma limpeza peridica. Uma receita polivalente: ficar em jejum at a hora do almoo, ou pelo menos at o meio da manh; quando no agentar mais a fome, comer um punhado de arroz integral cru deixado de molho desde a vspera para amaciar, e eventualmente socado no pilo com um punhado de sementes torradas e descascadas de abbora ou girassol. Sem sal. Meia hora depois, tomar um ch bem forte de artemsia. Almoar mais tarde. Repetir o tratamento de 3 a 7 dias. Cheiro forte de suor Significa que os excessos esto saindo pelo ladro, portanto bom dar um balano no que est entrando. Desodorantes s servem pra mascarar essa pista; os antiperspirantes, ento, impedem de vez a eliminao e podem causar srias doenas de pele. Se a alimentao estiver em ordem, voc no vai precisar de desodorante nunca. Mau hlito, Se no for dos dentes, pode significar resduos no estmago geralmente de produtos lcteos sobrecarga do fgado ou acmulo de catarro nos pulmes. Olho vivo! Colesterol e triglicerdeos

So gorduras que se juntam e vo formando placas nas paredes dos vasos sangneos, e se as placas aumentarem muito acabam impedindo a passagem do sangue e do oxignio. Nas artrias coronrias, a insuficincia de sangue acaba provocando infartos e matando o msculo do corao por falta de irrigao; nas artrias que abastecem o crebro, a conseqncia o derrame cerebral. O que faz baixar a taxa de colesterol e triglicerdeos exatamente aquilo que dissolve gorduras alho, gengibre e nabo comprido cru. Lecitina de soja tambm, dizem uns; outros desdizem, argumentando que ela no funciona isolada do resto de seu contexto. Todos os feijes contm lecitina, o que mais uma razo pra se comer feijo todo dia. E com bastante alho! Para se fortalecer contra aids e outros bichos, primeiro bom entender como a doena se instala. Geralmente em algum que dorme pouco, come mal e ainda se enfraquece com lcool e drogas pesadas, proibidas ou no; da para um quadro de pequenas infeces aqui e ali um passo. Para combater as infeces, o organismo produz determinadas clulas em grande quantidade. Ah, pra qu? O vrus da aids, que se alimenta justamente desse tipo de clulas, faz a festa e se multiplica. Pronto. Danou. O negcio no ter infeces, no ficar to vulnervel assim. Distrbios funcionais, tudo bem; ningum est livre de uma dor aqui, uma clica ali, um mal-estar de vez em quando. Mas infeco outra coisa. E a grande maneira de prevenir infeces manter o corpo limpo, por fora e por dentro.

Se voc acha que pode estar com o vrus, e no quer que ele tome conta, comece por eliminar da dieta os alimentos de alto risco: produtos animais, principalmente as carnes de qualquer tipo; acar, porque destri vitaminas, glbulos vermelhos, bactrias preciosas, e ainda cria um ambiente muito cido que os vrus adoram; contra outros agentes estranhos. Procure comer bem, dormir bem, tomar sol, fazer exerccios. Quer complementar a dieta? Tome levedo de cerveja em cpsulas ou em p, coma algas marinhas na sopa de miss diariamente, capriche nas verduras de folhas verde-escuras, porque a clorofila limpa o sangue, beba ch de habu; polen de flores boa pedida, picles natural tambm. Evite guaran em p, caf, chocolate, ch preto e outros estimulantes, pois eles vo fazer voc gastar uma energia que no est sobrando. No se preocupe muito e se ocupe ao mximo. Como? No consegue parar de se preocupar? Cante mantras que a cabea acalma! Ou procure um bom homeopata, que uma mistura de mdico com padre e psiclogo; pelo menos vai dividir as preocupaes. Mas, na verdade, bom mesmo seria todo mundo se preocupar um pouco. Porque hoje esse vrus da aids, amanh ningum sabe o que ser, e a grande maioria das pessoas est comendo de maneira a criar as condies ideais pra morrer numa epidemia. Comer muito mais do que mastigar, engolir, digerir e eliminar. Envolve emoes, sensaes, percepes, representaes e outros imponderveis es, no mesmo? Alm do mais, o que de gosto regala a vida, e s vezes mais peca quem se nega do que quem se entrega, que excesso de zelo tambm gula. Ento a gente procura ter uma rotina equilibrada e aceita pacificamente as excees quando elas acontecem. Aditivos qumicos, que intoxicam o corpo e sabotam as reaes de defesa

O problema no fazer das excees a regra, e deixar sair os excessos. Se o churrasco inevitvel, prefira as carnes brancas, coma pouco e mastigue muito. Se der, leve no bolso uns talos de aipo, uns ramos de salsa ou hortel, um dente de alho ou um pedao de gengibre como? Voc acha que no fica bem? Ah, o churrasco do governador? Bah, ch, ento o jeito apelar depois para um bom caldo de alho, cebola, aipo e alho-por, em casa e sem o governador saber. Mas que coisa! Subiu tanto na vida e ainda no aprendeu a comer verdura! Sabia que 1 parte de carne se equilibra com 7 de verdes? Se o programa comer pizza, alho e gengibre tambm ajudam a dissolver as pegajosas molculas de muzzarella, e alho socadinho toda pizzaria tem. Cru, claro. Depois de festinhas de crianas, onde brigadeiros, cajuzinhos e bolinhas de coco com abacaxi tiraram voc do srio, tome bastante ch de carqueja. Amarga, pra compensar. O lcool desidrata. Dizem que pra cada copo de bebida alcolica bom beber no mnimo cinco copos de gua depois. Ou de ch de dente-de-leo. Ressaca de lcool ou de cigarro se cura com caldo de algas com miss, ou mesmo s gua quente e miss, mais uns raminhos bem mastigados de SALSA FRESCA.

Ameixa salgada umeboshi fantstica contra azia, m digesto, gases, enjo, dor de cabea, gripes e resfriados. Encontra-se em lojinhas naturais e japonesas, meio cara mas vale a pena. Deixe desmanchar lentamente na boca ou dilua em Banch bem quente. anti-sptica e contm muitos minerais. Em caso de diarria ou disenteria, espete a umeboshi num garfo e torre na chama do fogo at carbonizar. Faa ento um ch de araruta, usando 1 colher de ch de polvilho de araruta para 1 copo de gua e mexendo sempre at ferver; a cozinhe 1 minuto e apague; dissolva a ameixa carbonizada nesse ch e v tomando, bem quente, de meia em meia hora. Esta receita boa tambm para gripes e resfriados fortes. Gases Se tiver tendncia a formar gases, tome sempre ch de dente-deleo depois de comer. s vezes ele no os impede de se formarem, mas pelo menos voc solta todos de uma vez s que nem a velhinha. Frituras bom servir junto um tantinho de nabo cru, ralado, temperado com shoyu e limo; ou alho socado, ou sumo de gengibre, tambm crus. De preferncia beba 15 minutos antes ou depois das refeies, nunca durante. Sucos de fruta atrapalham a digesto, gelados tambm.

Comilanas Se comeu demais no almoo, no jante; se comeu demais no jantar, tente passar a manh seguinte na base do ch; se passou o fim de semana todo numa orgia romana, tome a sopa de arroz do Pai Jos durante uns dias e os deuses, com certeza, no se ofendero nem um pouco. 4 a 6 horas o melhor intervalo entre as refeies permite uma digesto completa antes que entre comida de novo. E no se esquea de que barriga cheia de noite engorda e faz pesadelos: procure no comer nada 3 horas antes de dormir. Mate a fome no mate o estmago e no coma se no se sentir bem S coma quando tiver fome e s beba quando tiver sede. No tome como promessa, mas limpeza e felicidade andam juntas. Limpeza e espiritualidade tambm. Todas as religies antigas tm suas normas alimentares, a Bblia est cheia de observaes sobre o que puro e o que impuro. Se voc acha que vale a pena melhorar a rotina da comida, criando tambm bons hbitos dirios de respirao, movimento, pensamento e relacionamento com voc e com o mundo, a sua vida pode mudar. E quando a cabea se complicar, ou tiver que tomar decises importantes, ou achar que est sofrendo sem motivo, ou quiser falar com Deus, reduza a um mnimo a sua rao de comida. Faa meditao, movimente-se bastante, trabalhe duro, respire bem, ponha o corpo pra consumir menos e eliminar mais que a cabea logo clareia. Pare de ler um instante e observe a sua respirao. O que se mexe mais quando voc respira: o peito ou a barriga?

Se a barriga, timo! Quer dizer que voc est respirando fundo, levando ar novo a todos os minsculos alvolos que formam o tecido dos seus pulmes e retirando deles o gs carbnico que precisa ser eliminado. Mas se o peito que se mexe, voc est respirando s com a parte de cima dos pulmes. A parte de baixo fica l, estagnada, cheia de ar velho e de resduos, prontinha para adoecer. Alm disso, lgico que s entra a metade do oxignio que deveria entrar. Isso obriga voc a respirar em dobro para compensar. E precisa de oxignio pra qu? Ora, pra misturar com os carboidratos da comida, por exemplo, e fornecer combustvel para as clulas. Carboidrato sozinho no funciona, oxignio tambm no. Mas com uma grande diferena: a falta de 5% de oxignio no corpo d enjo e tontura, a falta de 10% pode fazer voc desmaiar e a falta de 30% mata. O faquir fica 100 dias sem comer, sem respirar ele no fica. Respirar ainda mais importante que comer. Tanto assim que a gente respira sem querer. Tente parar para ver como difcil viu? Pois : tudo por causa daquela grande mgica da natureza que o entrae-sai. Inspira, entra; expira, sai; os dois movimentos tm a mesmssima importncia. Quando no se deixa sair uma coisa, a outra no pode entrar. Muitas das eliminaes do corpo acontecem atravs da expirao, como por exemplo as toxinas das gorduras superaquecidas que a gente come (leia-se pastel do chins) ou o cheirinho de alho: no sai nas fezes nem na urina nem na pele, sai no ar. Agora, que tambm no s ar, a que est. energia vital o prana dos hindus, o ki dos japoneses e chi dos chineses, algo que to bvio para os orientais quanto misterioso no ocidente. A cincia sempre perguntou aos seus botes: Como que o corpo se relaciona com a mente? Longe, muito longe, os sbios da antigidade respondiam: Pelo prana, pelo ki.

Respira fundo!, dizemos a ns mesmos quando queremos coragem e como a respirao galopa OU fica presa quando vem o medo! Pela respirao a gente conhece o sono de algum lenta e profunda, a pessoa esta calma; ofegante, sem ritmo algo incomoda .O que a gente faz quando quer passar despercebida? Prende a respirao. Quando aguarda uma resposta importante, tambm. E assim que a coisa se resolve a gente respira, aliviada. E quando morre de saudades, ou desanima? Suspira deixa sair ali, expirando, uma coisa que parece estar presa no peito. E quando d uma boa risada, no um monte de ar que sai? R r r r r, olha s como a barriga encolhe na gargalhada ou no choro, que chorar tambm deixar sair, e quanto mais profundo o choro mais a gente expira (sabia que a composio qumica das lgrimas muda conforme a razo do choro?) H trs aspectos bsicos na respirao: ritmo, profundidade e durao. A respirao lenta acalma, deixa a pessoa pacfica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Ajuda a desenvolver uma percepo mais ampla de todos os fenmenos; atividades biolgicas e a temperatura tende a baixar. A respirao rpida excita, produzindo um estado mental instvel. A pessoa muda de emoes bruscamente e tem reaes inesperadas de ataque e defesa; torna-se mais subjetiva e egocntrica, v mais os detalhes que o todo, fica mesquinha. A respirao profunda gera harmonia entre todas as funes do corpo, e com isso h mais satisfao, estabilidade emocional, confiana e capacidade de expresso. Facilita a meditao e o sentimento amoroso. A respirao superficial gera carncia, j que no supre as necessidades orgnicas de oxignio, e isso se reflete no estado mental e emocional. A pessoa fica medrosa, volvel, insegura, ruim de memria e de intuio. A angstia tem muito a ver com isso . aprofunda o autoconhecimento e a conscincia universal. Diminui o rumo das

A respirao longa d poder de concentrao sintoniza a gente com o ritmo do universo; traz pacincia, calma, tolerncia, desenvolve uma viso profunda das coisas e a conscincia do aqui-agora. A memria e a viso do futuro se tornam mais extensas e claras. A respirao curta dispersiva, traz impacincia, cria um ritmo irregular; a gente muda muito de idia, tende intolerncia e ao mau humor. Custa a se adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo. Donde se conclui, sem muito esforo, que uma respirao longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de ns um osis particular de harmonia, paz e sade. De graa, veja s. Utilizvel em qualquer hora e em qualquer lugar, por qualquer pessoa, em qualquer situao. J pensou no guarda apitando furioso porque voc atrapalhou completamente o trnsito e voc ali, respirando lentalonga-profundamente enquanto as coisas se resolvem, sem abalar por um segundo sequer a harmonia do seu ser? Sem deixar a sua integridade, que afinal foi dada por Deus, ser atingida por uma mera contingncia do caos urbano? E na hora de pedir um emprstimo ao banco, ento? Ou de dizer ao patro que ele est errado? Ou de levar o seu projeto ao CNPq? Ou de se candidatar presidncia da associao de moradores do seu bairro? Ou de conquistar aquela pessoa que voc quer de qualquer jeito? A respirao sua arma.

Com ela voc domina a sua energia vital. Segundo os gnsticos, Jesus no morreu na cruz: simplesmente foi reduzindo a respirao, atravs de poderes extraordinrios desenvolvidos a partir de tcnicas orientais de meditao, e colocou seu organismo num estado semelhante morte. A viso catlica do fenmeno tirou o poder do homem transferindo-o a Deus; mas na viso dos yogues, dos monges do Himalaia que transmutam matria em energia e vice-versa com a maior naturalidade, Jesus Cristo foi mesmo um magnfico mestre dos poderes humanos de transformao. Deus estava nele, sim, com toda a grandeza, permitindo todos os milagres porque ele se submetia ordem do universo, respeitava suas leis e utilizava seu conhecimento para beneficiar a vida. Mas isso j outra histria. Voltemos a ns, reles mortais, quase no sculo 21 da era crist, que certamente no fazemos muita coisa igual a Jesus mas somos filhos de Deus do mesmo jeito. Deite confortavelmente de costas e ponha as duas mos sobre o ventre, abaixo do umbigo. Respire. V como a barriga sobe e desce, enchendo quando voc inspira e esvaziando quando expira? Pois . a respirao completa, dita abdominal, e o primeiro de todos os exerccios consiste simplesmente em tornar-se consciente dela. Segundo exerccio: Mantendo a posio deitada, acentuar essa respirao. Mover os msculos abdominais de forma a comandar atravs deles a entrada e a sada do ar. Assim: esvazie completamente os seus pulmes, puxando a barriga pra dentro, depois o peito, depois a parte mais alta do tronco, onde ficam as clavculas. Agora faa o ar entrar de novo l pro fundo dos pulmes, enchendo primeiro a barriga, depois o peito e em seguida a rea das clavculas. sempre a barriga que comanda. Pratique isso dez vezes na cama, depois fique em p e repita; sente de pernas cruzadas no cho e repita, ou adote a posio japonesa de sentar sobre as pernas e repita. Caminhe e repita.

Procure respirar assim em qualquer posio, em qualquer situao: na fila do bonde, tomando banho, dirigindo o carro, lendo de noite no sof. Flagre-se respirando assim de repente. Pouco a pouco o movimento vai se tornando espontneo, resultado de tanto exercitar, e voc no esquece mais como no esquece mais de pr um p na frente do outro para andar. Importante: sempre esvaziando os pulmes como primeiro movimento o velho sai, o novo entra. Uma vantagem imediata desse novo hbito que ele sereniza voc. As surpresas no sero mais to surpreendentes. Quando se tem o costume de respirar s com o peito, qualquer choque faz a gente prender o ar no peito e contrair a barriga colocando literalmente em pnico todos os nosso rgos e sistemas. Respirando abdominalmente, na hora do choque a tendncia a gente ficar de pulmes vazios e o impacto muitssimo menor. Lembre-se disso quando cortar um dedo: sangra menos. Ou quando der uma canelada na cadeira continue respirando com a barriga que a dor passa mais rpido. Ou quando estiver na cadeira do dentista com aquele motorzinho irritante vindo na sua direo. Respirar assim como fazer de conta que nada est acontecendo quanto mais terrvel a coisa, mais voc se concentra em respirar. A que comea o seu autocontrole. J ouviu falar no hara? o nosso centro de gravidade, fica quatro dedos abaixo do umbigo, exatamente na regio que voc fortalece quando respira com a barriga. Ta um bom investimento. Do hara fluem todo o nosso equilbrio, toda a nossa capacidade de ir ou ficar, toda a nossa calma. Quanto mais a gente energiza essa regio pelo movimento e pela concentrao mental, mais energia tem no corpo e na mente. Agora, veja s: a gente respira em mdia 18.000 vezes por dia. So 18.000 chances de nos fortalecer. de jogar fora?

Processos importantes do nosso corpo, como as secrees do sistema digestivo, os batimentos cardacos e o prprio funcionamento dos pulmes, independem da nossa vontade: so regidos pelo sistema nervoso autnomo. Mas quando controlamos a respirao conscientemente, regulando a inspirao e a expirao, passamos a comandar o movimento dos pulmes e, em conseqncia, os batimentos cardacos e as secrees digestivas. J ouviu falar nos chakras, aqueles centros de energia que temos ao longo do tronco e da cabea? Pois eles tambm se nutrem do prana ou ki ou chi que a respirao traz, atravs de milhares de canaizinhos de energia vital que nos povoam. Mergulhe em bons livros de yoga se quiser se aprofundar no assunto, que fascinante. H muito mais entre uma narina e outra do que supe nosso nariz. Pra dar um exemplo bobo: as duas narinas raramente funciona ao mesmo tempo, uma est sempre respirando mais que a outra durante perodos que vo de uma hora e meia a duas horas. Se entra mais ar pela narina direita ficamos mais ativos e atentos ao mundo exterior. Se entra mais ar pela narina esquerda ficamos mais quietos, mais passivos e voltados para o mundo interior. Pode-se tirar muito partido dessa coisa to simples. Descansando depois do almoo, digamos, voc deita sobre o lado esquerdo; isso faz sua narina direita se abrir e ativa os processos digestivos. Quando vai dormir, deita igualmente sobre o lado esquerdo para abrir a narina direita e gerar calor no corpo. Mas da a cinco ou dez minutos vira para o lado direito para abrir a narina esquerda. O que acontece? Relaxa, acalma, bem no ponto pra dormir.

Agora, sentiu por que um simples resfriado que entope o seu nariz pode trazer tanto mal-estar? Viva o nariz! Ele filtra, umedece e dirige o fluxo de ar aquece se for o caso. Sente o cheiro, cria MUCO, DESCARREGA O MUCO DOS SINUS, SE ESTIVER inchado e cheio de veiazinhas mostra que o corao t meio ameaado, se no funcionar bem afeta o sistema nervoso, tem a ver com a sexualidade, o nariz faz tanta coisa que no de espantar que s vezes se meta onde no chamado. Detalhe: nenhum outro animal tem essa protuberncia nasal. Mas atualmente nove entre dez pessoas respiram pela boca, principalmente as que foram criadas a po, acar e leite de vaca, porque o nariz est freqentemente entupido. No s a boca completamente incompetente para respirar 18.000 vezes por dia como isso acaba afetando a vida inteira da pessoa. Os dutos nasais se atrofiam, as amgdalas crescem, a parte superior da cabea recebe menos energia sobretudo o mesencfalo, parte central do crebro e os dentes de cima tendem a ficar pra fora. A respirao torna-se muito deficiente, deprimindo os pulmes, gerando estagnao e medo, insegurana e melancolia. E depois ainda querem que Freud explique! J se acostumou a respirar com a barriga? Ento experimente os seguintes exerccios sempre sentando com as costas eretas, seja numa cadeira, no cho com as pernas cruzadas ou sobre elas moda japonesa, as mos pousadas sobre os joelhos ou coxas e sem fazer pausa entre os movimentos.

Para acalmar, facilitando a meditao

Esvazie completamente os pulmes, a inspire contando at cinco. Expire recomeando a contar e tentando chegar at quinze. Use o tque-taque do relgio como referncia se for o caso; conte cada vez mais lentamente, medida que for praticando. A passagem do ar deve ser to suave que no mova nem uma peninha diante do seu nariz. Essa respirao harmoniza todas as funes fsicas, mentais e espirituais. Para ativar sua autoconfiana Esvazie os pulmes e inspire pelo nariz contando at cinco; em seguida expire pela boca entreaberto procurando contar at vinte ou vinte e cinco, produzindo um sonzinho bem suave. Essa respirao prepara voc para qualquer situao externa que aparea. Para deixar sair bloqueios fsicos e mentais Esvazie os pulmes e inspire pela boca ligeiramente aberta contando at cinco, expire tambm pela boca chegando a vinte ou vinte e cinco. O relaxamento que se segue demais. Para acumular energia Esvazie os pulmes e concentre-se fortemente no hara, aquele ponto que fica quatro dedos abaixo do umbigo. Inspire pelo nariz contando at cinco. Prenda o ar contando tambm at cinco. Expire pelo nariz,contando at dez ou quinze. Pratique o exerccio escolhido durante cinco a quinze minutos, parando quando sentir cansao, e repousando ento pelo menos cinco minutos. Para dar mais dimenso sua existncia

Feche os olhos, acalme a mente e repare qual das suas narinas est mais aberta. Coloque a mo direita junto ao nariz de modo que o polegar fique pronto a tapar a narina direita e o anular a tapar a narina esquerda. O dedo mdio se apoia na palma da mo, o indicador e o mnimo ficam feito duas anteninhas pra captar energia vital. Feche os olhos. Expire pela narina mais ativa, e inspire tambm por ela. Tape. Expire pela outra, inspire, tape. Expire pela primeira, inspire, tape. Expire pela segunda, inspire, tape. Faa isso trs vezes com cada narina. A respire com as duas narinas trs vezes e repita a srie alternando as narinas; novamente d um intervalo para respirar trs vezes com as duas e repita pela terceira vez a srie. Pronto. Algo mudou em voc o seu lado direito se harmonizou com o seu lado esquerdo, o passivo e o ativo se fundiram num s, voc cresceu. Detalhe: essa respirao deve ser o mais silenciosa possvel. Mas muita gente no precisa fazer exerccio respiratrio nenhum porque j faz naturalmente, sabia? Pois : cantando. Quem canta, seus males espanta. Srio. Mais uma vez a cincia se curva msica popular. Cantar junta vrias coisas. Primeiro, algo instintivo no ser humano e, como diz Ceclia Conde, famosa operria do canto que j criou o som de uma floresta inteira utilizando somente a prpria voz, cantar rompe a solido. A voz te faz companhia, outro personagem que sai de voc e entra pelo seu ouvido. Brincar com a voz uma coisa fundamental para o ser humano. Explorar todos os sons, soltar as emoes atravs da voz, improvisar sem lgica, quer coisa melhor do que dar um grito no meio da rua? Minha av era uma espanhola bem antiga,e eu me lembro que quando ela ia dormir levava uns quinze minutos gemendo at se acomodar.

Estava liberando as tenses, relaxando, buscando a melhor posio. Suspirava, dizia muito Ay Dios, bufava. uma coisa intuitiva, vem de dentro de voc. A cantiga de ninar, por exemplo: voc pega um beb no colo e comea a acalentar, intuitivamente vem o ritmo, vem a melodia que voc inventa, ou as cantigas tradicionais, voc nem percebe e j est cantando. Mas hoje cantamos muito pouco. Usamos palavras carregadas de emoes, mas no o som. No entanto, cantar ajuda mais a gente a dizer o que quer por causa da melodia ao cantar, sem querer voc respira melhor, articula melhor, fala melhor, sente-se mais aliviada. A msica uma forma de comunicao fantstica. Muitas vezes o no-verbal funciona mais que o verbal, traz contedos subjetivos que comunicam at mais profundamente do que a letra. Mas a gente hoje tem uma vida sedentria, muito passiva, consumindo tudo o tempo todo, ento quase no canta. No canta? No deixa sair! Isso grave para o adulto e muito mais para a criana porque qualquer criana canta por natureza desde pequena, est brincando e canta, est fazendo comidinha de boneca e canta. Canta pra enfrentar situaes novas ou de medo: est dentro do carro, v chegar aquele buraco escuro que o tnel, inventa logo uma musiquinha: vou-passar-no-tnel, vou-passar-no-tnel...

A criana sempre liga seus gestos aos sons, imita os sons das coisas, engrossa a voz que nem o bicho-papo, d gritinhos, criana toda sonorizada. Mas no est sendo estimulada a cantar. No participa de rituais de canto com a famlia porque a famlia tambm no canta. E na escola, ento, nem se fala. As professoras so mal preparadas, nenhuma tem voz. Quando vo cantar com as crianas usam geralmente o seu tom normal, adulto, que mais grave, e as crianas com seu timbrezinho agudo no conseguem acompanhar. Quando h piano desafinado, as professoras so desafinadas, esse problema das escolas gravssimo. Antigamente havia aulas de canto orfenico desde o primrio, agora a lei determina apenas uma aula por semana de educao artstica, em qualquer linguagem. Um absurdo. Cantar faz parte da educao da criana. Ela precisa muito da manipulao sonora, da explorao do som ligado s emoes, da pesquisa com a voz, o corpo e os instrumentos sonoros para se desenvolver porque tudo isso uma tendncia natural nela, que deve ser estimulada e no simplesmente ignorada ou desprezada como hoje. Falou, Ceclia! Tem que deixar sair. A entrevista, feita em 83, era para uma matria que o JB no publicou, sai aqui antes tarde do que nunca, colocando essas coisas to importantes para o universo individual e geral. Cantar bobagem? no senhor! E alm do lado instintivo, tem mais: um grande exerccio de respirar. A gente quando canta inspira rapidamente e expira longamente, como nos exerccios l de trs, gerando com isso uma forte harmonia entre as nossas funes fsicas, mentais e espirituais e acumulando confiana em ns mesmos. O ritmo modula nossas emoes, a melodia revela ou modifica nosso estado de esprito.

Tem mais ainda: quando cantamos usamos freqentemente sons mntricos. Mntrico vem de mantra, mantra um som muito primitivo que tem poderes vibratrios especiais. Os mantras vm da poca em que o ser humano no tinha palavras para se expressar. Quando percebia um objeto, a essncia vibratria desse objeto passava atravs dele e ele era capaz de expressar o objeto em som. A articulao da linguagem veio depois, num estgio de maior especializao da raa humana, embora conservasse muito da sonoridade anterior. Segundo o professor De Rose, grande ativador da yoga no Brasil, mantra a vocalizao de uma letra, slaba, palavra, frase ou texto, com ou sem notas musicais, que produz um determinado efeito objetivo ou subjetivo. O mantra pode curar, aliviar dores, despertar poderes extra-sensoriais, consumir karma, produzir concentrao e meditao, adormecer ou despertar, acalmar ou estimular, alterar funes orgnicas... H mantras capazes at de matar e desintegrar a matria, e que so usados pelos mestres em casos extremos de autopreservao. Em todos eles, o efeito sempre causado pelo ultrasom atuando por trs do som audvel. Hebraico, japons arcaico, grego, latim, snscrito e alguns dialetos africanos e rabes so idiomas mui mntricos, cheios de ultrasons, porque se criaram a partir das razes sonoras do inconsciente humano primitivo. No toa que as religies mais poderosas do nosso tempo utilizam esses idiomas, freqentemente cantando. A entoao de mantras leva a um estgio elevadssimo de concentrao, facilitando a limpeza dos nossos canais de energia e permitindo uma atuao em nveis mais sutis de existncia.

Uma amostrinha? Fique de p, os ps bem prximos, junte as mos em frente do peito, os antebraos bem horizontais. Feche os olhos, esvazie os pulmes, inspire profundamente e expire emitindo o mantra OM demorando metade da expirao no O e metade no M procurando fazer um som bem redondo e cheio de ressonncias. Repita vrias vezes, acalmando a respirao entre um e outro, observando a ao das vibraes sonoras no peito, no cu da boca e na regio do crebro enquanto canta. OM o mantra mais utilizado na yoga; considerado o som manifesto do universo, o som original, e por isso atua no sentido de ligar voc com voc mesmo em todas as dimenses do seu ser. Os japoneses pronunciam AUM e o professor Michio Kushi explica que o som A, pronunciado com a boca bem aberta, representa o universo infinito e faz vibrar a parte inferior do corpo; o som O, pronunciado com a boca semicerrada, representa a harmonia e vibra na regio superior do corpo e inferior da cabea; o som M, emitido com a boca fechada, representa o infinitesimal e vibra na nossa rea mais compacta, o crebro. Assim, pronunciar AUM exprimir o universo inteiro, fazendo vibrar nosso corpo e nosso canal espiritual, da parte mais baixa mais alta, e trazendo para nossas funes fsicas, mentais e espirituais uma carga ativa de vibraes e correntes eletromagnticas. Voc pode entoar os mantras OM e AUM em qualquer lugar ou circunstncia, que no tm contra-indicaes nem efeitos colaterais indesejveis. Outro mantra gostoso SU, que tem o dom de harmonizar a gente com o resto do mundo. Pode crer: acordar bem cedinho, esvaziar os intestinos, respirar bem, cantar e meditar so coisas que podem dar um encanto especial vida. Antes que o dia chegue com coisas novas, as velhas tero ficado para trs. Quando perguntaram a Jesus

onde ficava o Reino, ele respondeu: O Reino est em toda parte, mas ningum o v. representado por um movimento e uma pausa. Bonito, no? Um movimento e uma pausa, eis a a pulsao do universo, que nem o corao da gente: tum, tum, tum. Segredo da harmonia, processo invarivel da continuidade, intimidade do que eterno. Abrir e fechar, contrair e relaxar, agir e descansar, concentrar e dispersar. O movimento, pela ativao da energia, absorve e deixa sair; a pausa relaxa, reorganiza e prepara o prximo movimento, e tudo de um jeito to natural que a gente nem percebe quando passou de um para outro como no percebe que a Terra gira. Mexer o que ordena a vida. Cada enorme ou minscula coisinha no universo se mexe at encontrar o seu lugar, a se instala e continua se mexendo porque a natureza quer assim. At coisas que parecem absolutamente paradas, como as pedras, se mexem. rvore no sai do lugar, mas se mexe. gua e ar se mexem sem parar. A terra no s se mexe como constantemente remexida por fora e por dentro. E o fogo, ento, que um movimento s? Na gente, nada fica parado. O sangue circula levando vida e a linfa tambm circula, em sentido contrrio, catando as substncias mortas; o cabeloe as unhas crescem, a pele se renova, os rgos e sistemas trabalham no entra-e-sai, todas as clulas renascem a cada instante, e a energia no pra de percorrer o corpo para manter a unio, o todo. Supe-se que a gente deva se mexer tambm, caso contrrio no teramos membros; no teramos tambm tantas academias de ginstica em cada quarteiro, com as pessoas se esfalfando ao som de discoteca para ver se conseguem se livrar dos seus excessos.

T certo. O exerccio realmente ajuda a deixar sair, e se for vigoroso, produzindo bastante calor, age que nem a febre e queima possveis agentes perniciosos para o organismo; e depois a pausa relaxa msculos e nervos, libera tenses, desemperra articulaes, restaura o sistema nervoso central. Mas movimento bom mesmo aquele que a gente faz de um jeito natural, sem forar, descobrindo o nosso prprio ritmo. Com uma grande vantagem: grtis. espreguiar bem de manh, alongando cada pedacinho do corpo, cada musculinho, mexendo tudo de todos os jeitos num movimento total de dentro pra fora explorando o espao em todas as direes, procurando alguma parte que no se espreguiou para que se espreguice, lembrando de como o gato se estica todinho logo que acorda. Primeiro para espantar a preguia; segundo, pra mobilizar a energia; terceiro, pra relaxar. E se for o caso de uma pessoa tensa, espreguiar antes de dormir tambm tima forma de chamar o sono. Andar, simplesmente andar, o melhor exerccio. Uma hora de caminhada por dia, firme e contnua, mantm nossa energia fluindo pelo corpo todo e garante nossas capacidades sexuais, intelectuais, motoras e de autopreservao; uma manifestao de liberdade e de energia vital. A gente pode andar para o trabalho, para a escola, para as compras, comear a subir as ladeiras que nunca subiu, experimentar novos trajetos, e para isso s precisa realmente de uma coisa: sapatos confortveis. Andar no cansa, no obriga a esforo nenhum, no exige uniforme de jogging ou tnis carssimos, nada. E se uma hora lhe parece muito, tente duas caminhadas de meia hora ou trs de vinte minutos.

Nadar, que movimento maravilhoso!

Bno de podermos

pertencer tambm ao mundo das guas rio, lagoa, mar, nada mais perfeito para a gente se movimentar. Estar dentro da gua relaxa naturalmente, alegra, d leveza, e ningum precisa ser grande nadador para aproveitar um banho. Tem a ver com a origem da nossa vidinha animal, que marinha, e com o estado de esprito de um beb saudvel quando est na banheira maior? Ah, sim, vale tambm o banho de chuveiro. Aquela ducha gostosa batendo no corpo e a gente se esfregando de bucha, massageando tudo pra ativar a circulao e limpar a pele, friccionando depois com uma toalha mida at virar pele-vermelha: grande exerccio sem sair de casa! Depois da ducha quente, um jato bem frio: ativa a circulao do sangue, d o maior vigor. No chega? Ento experimente alternar um minuto de ducha quente com um minuto de ducha fria, repetindo sete vezes, pra ver o que acontece. do tipo levanta-defunto, timo para quem dormiu pouco. Andar de bicicleta, jogar bola, pular corda, saltitar feito borboleta no jardim, tudo isso prazer de se mexer. Danar, ento, nem se fala! No acredito num Deus que no saiba danar/, disse Nietzsche pela boca de Zaratustra. Shiva, aquela divindade hindu representada por um corpo com seis braos, danou ao entrar em samadhi, o estgio mais alto da conscincia humana. A umbanda, o candombl, os judeus ortodoxos e muitas outras religies tm isso em comum no ritual danam, e pela dana entram em transe. Danar, como cantar, completamente instintivo; danando que a maior parte da humanidade celebra suas festas, guerras e mortes,o corpo em movimento no espao, sendo em si mesmo uma linguagem cheia de significados. j viu alegria e espalhafato

Mas o ser urbano carrega o que Wilhelm Reich chamou de armadura corporal construda a partir de bloqueios internos, emocionais, que vo endurecendo partes do nosso corpo e modificando a postura, pondo rugas no rosto, introduzindo cacoetes e mudando completamente a linguagem gestual. Esse ser urbano tem a maior dificuldade em saltar, danar, correr, liberar o corpo espontaneamente; precisa ser estimulado. E no uma academia de ginstica ou jazz, atuando de fora pra dentro, que vai resolver o problema. Tem que ser um processo de dentro pra fora, um processo de redescobrir seu corpo, conhecer sua capacidade e suas limitaes, identificar os vcios de postura e abrir-se para novas possibilidades. Sem medo, que o medo paralisa. Como? Do-in uma idia. Simples, fcil, a gente faz sem precisar sair de casa. A aventura comea nas prprias mos, que vo massageando cada pedacinho do corpo para familiarizar-se com ele, sentir onde esto os bloqueios de energia e trabalhar neles at que se desfaam. Bastam 15 a 30 minutos por dia, que a gente nem sente passar, e os resultados comeam a surgir logo na primeira semana. Livro recomendado: Automassagem Oriental, de Jacques de Langre, Editora Ground, com um Mapa dos Meridianos tambm da Ground. E havendo tempo para fazer cursos, as aulas do mestre Juracy Canado do outra dimenso ao do-in. Informaes: Rua Siqueira Campos 143, sala 55, telefone (021) 236-7398, Rio de Janeiro.

Palavras de Juracy: O corpo a casa do esprito; do-in significa o caminho de dentro, o caminho de casa. Limpar o caminho permite que a energia corra mais livremente, tornando o interior mais confortvel. Nossa disposio muito afetada pelo funcionamento dos nossos rgos; esses rgos so comandados pela energia que corre atravs de canais invisveis chamados meridianos. Quando a energia estagna em algum ponto, ele di. Isso sinal no s de que estamos acumulando tenso ali como tambm de que o rgo correspondente est funcionando mal. A automassagem vem devolver a harmonia ao fluxo energtico, beneficiando assim o organismo todo. A conscincia que os orientais tm quanto energia que nos percorre incessantemente muito antiga. Graas a ela se desenvolveu a acupuntura, que faz com agulhas e em profundidade o que o do-in faz com os dedos na superfcie. Mas no s com agulhas e dedos se estimula ou se relaxa a ao dos meridianos. O tai-chi-chuan, a yoga, o chi-kun, a okiyoga e outras prticas orientais menos difundidas parecem uma dana lenta e do uma revitalizada geral. O tai-chi-chuan fascinante. Uma seqncia de movimentos suaves, que no exigem esforo algum alm da conscincia dos prprios movimentos, consegue mexer com absolutamente todas as articulaes e todos os msculos do corpo. E na verdade uma forma de meditao em movimento, embora seja tambm uma base slida para qualquer arte marcial. A gente fica leve e gil, com gestos suaves, tranqilos, bem coordenados. O hara, nosso centro de gravidade, ganha novas foras e d uma grande estabilidade ao corpo. O sistema nervoso relaxa, a mente se pacifica, a cabea clareia muito. Mgica? No: entra-e-sai. Respira, mexe, respira, mexe.

A yoga respira-mexe-pra, respira-mexe-pra, outra prtica fascinante, tambm meditao em movimento. S que um movimento, digamos, mais parado. Sua base so determinadas posturas em que a gente permanece durante um certo tempo, ou bem com os pulmes cheios de ar, ou bem com os pulmes vazios, sem nunca forar nada. A yoga relaxa, melhora a circulao, a respirao e a digesto, endireita a coluna, fortalece os msculos e nervos e deixa a gente mais esperta. Srio. A gente comea a entender coisas que nunca imaginou antes que entenderia, inclusive umas palavrinhas em snscrito. De todas as prticas orientais de bem-estar corporal, a yoga a mais acessvel no Brasil. Divide-se em vrias linhas, mas todas elas tm pontos em comum e do especial ateno coluna. A coluna nossa base, nosso eixo. Ela sustenta o corpo, permite os movimentos atravs de suas articulaes e dos msculos que a revestem e ainda protege uma parte vital do sistema nervoso que a medula espinhal. formada por 24 vrtebras e 2 ossos, o sacro e o cccix, feitos de vrtebras que se juntaram quando o ser humano se firmou na posio vertical. Posturas erradas e movimentos sem harmonia comeam a deslocar uma ou mais vrtebras de sua posio original, lentamente, meio milmetro de cada vez, e quando a gente percebe est de coluna torta. Isso acaba gerando problemas internos e dificuldade funcionais, uma vez que a coluna se relaciona com vrios rgos e sistemas do corpo. Outra coisa: o fgado comanda os msculos, a vescula rege as articulaes. Muitas vezes um problema de coluna comea a ser curado com uma boa dieta.

A espiritualidade tambm tem muito a ver com a coluna. Na verdade, ela a parte material do canal espiritual. J reparou como em todas as religies as posturas so de coluna ereta? Quando a gente fica de costas curvas e cabea afundada nos ombros, como se estivesse carregando o peso do mundo, acaba achando que nada vai dar certo; que viver difcil, que no vai conseguir enfrentar os obstculos e vencer. Mas quando endireita a coluna, erguendo a cabea e abrindo os ombros, olha s a diferena uma postura toda pra cima, forte, confiante, animada pra enfrentar qualquer pedra do caminho. A coluna torta acumula tenses para o corpo todo, a coluna ereta d passagem energia. Outro movimento importantssimo o abdominal Dentro da barriga que ocorre a maior parte dos bloqueios, geralmente por matria e energia que a gente no deixa sair. A, massagear a barriga uma boa forma de ativar o equilbrio interno, produzindo um efeito liberador,tonificante e relaxante ao mesmo tempo. Deite de costas, regularize a respirao, repouse um minuto. A esfregue as mos uma na outra para ativar a energia. Elas vo ser seu instrumento, assim junte os dedos pela parte de fora, ao contrrio de palma com palma, de modo que as pontas dos dedos fiquem voltadas para voc. com essas pontas das duas mos juntas que voc vai pressionar todo o seu ventre. Mas s quando expirar o ar. Inspira, pra; expira, pressiona. T? Ento expire e comece pressionando a parte mole que fica logo abaixo do osso central do peito. Inspire, desa os dedos um pouquinho, para o lado esquerdo, acompanhando as costelas, expire e pressione; repita isso at chegar l do lado, na cintura. Volte ao ponto central e faa a mesma coisa para o lado direito. Repita essa srie trs vezes. Agora recomece do ponto central, mas em vez de parar na cintura continue expirando e pressionando, de modo a percorrer um crculo na barriga, sempre beirando os ossos. De volta ao ponto central, desloque as mos um centmetro mais pra dentro e continue.

uma massagem em espiral que comea grandona e termina pequenininha em volta do umbigo, e as trs vezes para cada lado que voc fez l em cima foram s para relaxar bem os msculos da regio abdominal e voc no ficar depois com nuseas e mau humor. E tem um outro movimento, precioso, maravilhoso, que a gente pode fazer o tempo todo pra se melhorar e melhorar o mundo: sorrir. Sorrir relaxa os msculos da face e mais todo o resto do resto do resto que algum possa imaginar. Um leve sorriso j muda tudo, j um comeo de amor e boa vontade, j desarmar o esprito da couraa de medos que faz a gente ficar na defensiva. Voc t l, de cenho franzido, chafurdando na lama das preocupaes, de repente pra e sorri. O cenho desfranze, o peso derrete, a cabea desanuvia, a lama some. Nem preciso muita filosofia. Sorria. Satisfao garantida ou seu sorriso de volta. Gostou? Ento, que tal botar o corpo todo pra tudo, sorrir? Deite os confortavelmente de costas e relaxe. Relaxe desde

dedinhos dos ps at as pontinhas dos cabelos. V percorrendo mentalmente cada parte do seu corpo e soltando nervos, msculos, articulaes, deixando tudo afrouxar, fundir-se base onde voc repousa. Solte bem os ps, as pernas, as virilhas, relaxe o nus, o ventre, a coluna, afrouxe os ombros, o pescoo, as orelhas, o couro cabeludo, os msculos do rosto, os olhos, tudo. Deixe as plpebras ficarem muito pesadas e mergulhe num repouso profundo de dez minutos, sem precisar de relgio nem nada, que o cronmetro da cabea avisa. Esquea do mundo. E quando voltar, espreguice com gosto antes de levantar. Foi bom?

Pensar um estgio sofisticadssimo de articulao mental. Envolve o conhecimento e a suposio, a coisa experimentada e o completo desconhecido, o real e a imaginao. Pensa-se a partir de fatos concretos e de conceitos abstratos; quem pensa, tanto pode pensar em quantos paus fazem uma canoa quanto na relatividade relativa; e quanto mais palavras usar, mais diferenciado ser o pensamento. Palavra, fenmeno interessante. Muito antigamente, quando ela no existia, certamente fazia falta e por isso o ser humano comeou a utilizar sons para exprimir as vibraes que captava por a. Com o tempo ele foi articulando e organizando esses sons. Comeava a era da comunicao. Um troglodita chegava pro outro e dizia: Ali tem perigo. O outro no sabia se o perigo era um buraco, uma fogueira, uma fera faminta, um formigueiro em p de guerra ou um ninho de cascavis; tomava conhecimento e pronto. Mais modernamente, o quinquaneto do troglodita chegava pro outro e dizia: Ali tem perigo. Ao que o outro respondia: ? Que perigo? Pronto, j entabulavam uma conversa aquela coisa que a gente pensa e fala, pensa e fala, s vezes fala sem pensar e s vezes fala at o que no pensa, mas j algo mais elaborado. Algo que reproduz a realidade nas articulaes verbais, e este o grande privilgio da palavra ela faz uma abstrao e uma generalizao da realidade. No a realidade mas vale como se fosse. um cdigo, um sinal, um acendedor da memria e um simplificador do conhecimento. Portanto, quando voc diz uma palavra, est querendo se referir ao que ela legitimamente significa. Se diz cachorro, est se referindo ao animal de quatro patas que se for macho faz xixi no poste. Se disser rvore, vai estar falando da forma de existncia vegetal que nos d folhas, flores, frutos e sementes em cima de um tronco. Agora, e quando diz po? Est se referindo quele alimento sagrado de Jesus ou a essa coisa moderna, molenga e cheia de aditivos qumicos que vendem no supermercado com o nome de po?

E quando diz sade, est falando de uma estvel ausncia de doenas ou daquele seguro que o banco faz para as pessoas poderem ficar doentes numa boa? Doena um bom negcio? E Sade Bradesco? E Sade Sem Limite? E Itavida, etc, etc. ? Sanduche natural natural mesmo, de po de trigo modo com recheio de alface, cenoura e feijo, ou po- de- forma com atum de lata e maionese? Iogurte industrializado pode ser natural? Cream cracker integral integralmente feito de trigo integral? E no supermercado em que "importante voc, voc importante por qu? A propaganda hoje to sem-vergonha que se apropria das palavras mais caras ao ser humano ligadas a nascimento, morte, famlia, sexo, amor, criana, sade, natureza para convenc-lo a comprar mais, gastar mais, ficar mais dependente do sistema de consumo. Qualquer produto comercial de alto faturamento gasta dez vezes mais com embalagem e cem vezes mais com propaganda do que com o produto em si. E a gente vai ouvindo e vendo, se deixa levar sem perceber, quando d por si j est usando a marca tal, vendo o filme X, fumando Q, cheirando K, freqentando Z, bebendo P, querendo o carro H, se comparando com A e C. o pensamento aprisionado. E no adianta fazer discurso contra essa bandalheira cultural, porque o discurso apenas confirma a bandalheira. Mais uma vez, a revoluo pessoal: voc. Muda como? Libertando o pensamento soltando as amarras, redescobrindo as palavras, flexionando o seu pensar pra c, pra l e pracol sem medo, sem barreiras, sem gavetas de fundo falso cheias de pensamentos ocultos. Mantendo o pensamento nutritivo como a sua comida, limpo como seus intestinos, ereto como sua coluna e renovado como o ar de seus pulmes. Deixando sair fluentemente o que voc pensa, mesmo que a princpio seja s com seus botes.

Libertar o pensamento no fcil, porque afinal estamos muito condicionados a pensar de uma determinada maneira e a sociedade moderna parece encontrar um prazer especial em estagnar conceitos e preconceitos: quem entende de sade mdico, na universidade que se aprende, o que no cientfico no tem valor, sem o dinheiro no se faz nada, o governo que devia ver isso, o patro no gosta, isso no fica bem, o padre diz que pecado. Mas tambm no um bicho-de-sete-cabeas. Se voc acha que , experimente fazer o seguinte: sente numa cadeira ou no cho, as costas eretas, as mos repousando no colo(a esquerda sobre a palma da direita, ou ao contrrio se voc forma entre os canhotos), os polegares se tocando. Feche os olhos, comece a respirar lenta, longa e profundamente com a barriga e tente visualizar ou mentalizar um bicho de sete cabeas. Se conseguir, corte primeiro uma cabea, depois outra, depois outra e assim por diante at o monstrinho ficar acfalo e se transformar num pontinho de luz, certo? Ou comece logo mentalizando o pontinho de luz, tentando enxerg-lo no meio das sombras e traos luminosos que voc v quando fecha os olhos. Dirija seu olhar interno para uma altura prxima ao centro de sua testa, onde fica o seu terceiro olho, que o olho que tudo v. Mantenha a respirao lenta, longa e profunda, e firme o objetivo de visualizar o ponto de luz. No agarre os pensamentos que passam pela sua cabea, no deixe nada distrair voc, concentre-se somente no ponto de luz que vai surgir. Se desviar a mente por um instante, retome o fio da meada observando a respirao e volte a concentrar-se no ponto de luz.

Isso uma forma de meditao. Meditao um jejum mental, uma limpeza, um silncio do pensamento. Com o tempo e a prtica voc vai conseguir visualizar qualquer coisa que deseje, at mesmo o bicho de sete cabeas ou o ponto de luz; mas o simples fato de concentrar sua mente no vazio e interromper por alguns minutos o seu dilogo interno j modifica completamente a sua relao com a vida. A meditao como um relaxamento, s que mil vezes mais intensa. Ela relaxa as articulaes profundas de uma forma tal que nenhuma outra tcnica consegue. A mente, que no pra nem quando se dorme, descansa totalmente durante a meditao. Isso permite que todo o sistema mental e nervoso se renove, de um modo to objetivo que voc vai ter respostas muito mais serenas para qualquer problema depois que meditar. No porque meditou sobre eles, ou neles, mas porque deu novas energias ao seu prprio eu. Procure meditar num lugar tranqilo, onde ningum venha interromper. Se houver rudos, feche os olhos e concentre-se completamente no entrae-sai da sua respirao, e pouco a pouco essa concentrao formar um filtro e voc no ouvir mais os rudos. Pode tambm entoar mantras como forma de se concentrar. Quando for mergulhando nesse momento de profundo bem-estar voc pode beneficiar tambm outras pessoas. Por exemplo, imagine que comea a emanar de dentro de voc uma intensa luminosidade azul que vai se espalhando por todo o ambiente e que envolver todas as pessoas que passarem por ali. Veja ento essa mesma luz entrando na casa dos seus pais, irmos, filhos, amigos; ela os envolve numa aura de paz, sade e harmonia. Vibre assim intensamente por seus vizinhos, seus colegas de trabalho, sua comunidade. Ento relaxe. Esvazie a mente e permanea assim. Meditao transcendental, Raja yoga, meditao

Zen, meditao dinmica Rajneesh, Self Realization: so muitas as tcnicas que se pode usar para chegar ao mesmo objetivo. O tai-chichuan e o yoga so tcnicas de meditao. Ela no precisa ser esttica para acontecer; certos exerccios aerbicos intensos, como a corrida e a natao de longa distncia, tambm esvaziam a mente das preocupaes e intenes e produzem um estado de meditao dinmica. Danar pode levar ao mesmo estado, cantar tambm. E da mesma forma os trabalhos manuais que exigem concentrao intensa. O professor Michio Kushi ensina algumas tcnicas timas de meditao. Duas so bsicas: meditao yang e meditao yin. A meditao yang toda voltada para o hara, aquele famoso centro de energia que fica quatro dedos abaixo do umbigo e que muito concentrado, muito yang. Ele representa o centro da terra. Se voc tem preocupaes profundas, a meditao yang traz confiana e estabilidade; ativa o metabolismo e a temperatura sobe; se for praticada com muito empenho, os poderes fsicos aumentam. Sente na posio japonesa, sobre as pernas, os joelhos separados pela distncia da sua mo fechada. Coluna ereta, mos no colo com os polegares se tocando, a esquerda sobre a palma da direita ou o contrrio se voc for canhoto. Boca e olhos fechados, o olhar interno na direo do hara. . Inspire lentamente. Prenda o ar contando at cinco e expire mais lentamente ainda, sempre com a barriga comandando o movimento. Repita durante dois minutos e volte aos poucos respirao normal. A meditao yin toda voltada para o mesencfalo, que fica no meio do crebro e o outro centro de energia que a gente tem energia yin, expansiva, que representa o infinito. Se voc estiver sob tenso, extrema inquietao ou com excesso de energia, essa meditao acalma e organiza voc; reduz o metabolismo e esfria o corpo; se for levada ao extremo, a conscincia se separa do corpo e comea a fazer viagens astrais.

Sente moda japonesa, ou de pernas cruzadas no cho, ou numa cadeira, sempre com a coluna ereta. Relaxe bem o corpo, deixando a boca ligeiramente aberta. Olhos fechados, o olhar interno focando o centro da testa na altura do terceiro olho, cabea ligeiramente levantada. Inspire pela boca, longa e lentamente, puxando o ar para cima como se ele fosse fazer seu corpo levantar do cho. Expire suavemente e recomece. Depois de respirar assim por dois ou trs minutos, volte respirao normal.

A meditao yang reproduz a condio do nascimento, onde a nfase a expirao, o choro do beb; a meditao yin, onde a nfase est na inspirao, reproduz o ltimo suspiro, a morte. Calma, no se assuste! Morrer um pouco pode ser to bom quanto nascer de novo. s vezes a pessoa est meio viva demais da conta, com a energia incomodando, os limites sendo excedidos, e a no h nada como uma mortezinha pra regular as coisas. E assim como a vida e a morte so os dois lados da mesma moeda, os dois tipos de meditao se completam e um deles sempre serve pra ajudar a sair de uma situao difcil. Para uso dirio, mergulhar na meditao sem pretender visualizar nada, simplesmente procurando deixar que a mente se esvazie por si, uma boa. De olhos fechados ou abertos, tanto faz, desde que se fixem em algum ponto. E com essa nova perspectiva voc pode partir para reformular seus pensamentos, sacudir os seus conceitos, varrer os corredores do crebro e jogar fora muita coisa que incomoda. Por exemplo as frases: Eu no consigo. No levo jeito pra essas coisas. Acho que muito difcil. A gente no muda depois de certa idade. Pra que mudar se estou to bem assim.

No faz meu gnero. s mais um modismo. Cada vez que voc diz que no consegue uma coisa, o seu hipotlamo acredita e a que voc no consegue mesmo. O hipotlamo o departamento do crebro encarregado de comandar as aes e as reaes. atravs dele, e principalmente das palavras que dirige a ele, que voc pode se sugestionar ou sugestionar algum. Ento, digam os que voc se concentre fortemente, pegue uma agulha e espete no brao enquanto repete l pra dentro -- Eu no estou sentindo nada no vai sentir mesmo. Ou ento, vamos supor que voc mentalize um ferro em brasa encostando no seu brao vai aparecer uma bolha no lugar que voc mentalizou, sem nem precisar pensar a respeito, porque esta uma reao normal de defesa do organismo queimadura. A hipnose funciona assim. E tudo por causa do hipotlamo, esse inocente. Que sem a interferncia da conscincia crtica no diferencia a realidade da representao da realidade, ou seja, a palavra. Se voc sem mais nem menos comea a pensar ou dizer que est com medo, seu organismo vai produzir todas as reaes de medo possveis um cheiro forte, o corao disparando, os intestinos mexendo. Mas se voc pensa e diz calma, bem-estar, tranqilidade, confiana, todo o seu ser comea a flutuar nesse astral. Por isso que rezar faz bem. E quando voc lembra de sorrir, ento? Basta lembrar de sorrir que o hipotlamo logo relaxa e sorri tambm, feliz e satisfeito. Alis, maiores informaes sobre meditao e o leve sorriso no maravilhoso livrinho Para Viver Em Paz - O Milagre da Mente Alerta, do monge vietnamita Thich Nhi Hanh, traduo e prefcio da tambm maravilhosa Odette Lara, edio Vozes.

Libertar o pensamento o comeo do autocontrole em coisas que s vezes podem ser muito difceis, como, por exemplo, abandonar certos vcios. Um: o cigarro. A gente sabe que faz mal, uma coisa altamente industrializada, polui por dentro e por fora, custa caro, depois de um certo nmero de cigarros o gosto fica ruim e a gente nem tem mais vontade de fumar mas, que jeito, quando v j acendeu mais um. algo que fita passando por fora do controle e da vontade, submetendo a gente como se fosse uma fora superior. A a gente quer parar e no consegue. Mas no pra porque no consegue ou no consegue porque no pra?O tecido dos pulmes constitudo por 300 milhes de bolsinhas chamadas alvolos, cujas paredes finssimas se rompem quando so irritadas pela fumaa do cigarro. Vrios alvolos rompidos j abrem um buraco no pulmo. o tal de enfisema pulmonar se desenvolvendo quietinho atravs dos anos. Todos os fumantes, todos mesmo, tm enfisema em maior ou menor grau. Muitos no se do conta, mas o sintoma mais claro disso que ficam sem flego aps qualquer exerccio mais puxado. O fumo aniquila os clios das membranas muco encarregados de botar o muco pra fora; ento o muco dos fumantes fica no pulmo, no consegue subir para a garganta. E no pulmo ele literalmente deita e rola, prejudicando a oxigenao, entupindo os alvolos e servindo de morada para vrus, bactrias e micrbios invasores. Vamos e venhamos, a descrio do quadro motivo suficiente para qualquer leitor parar de fumar j, no ? Se no parar, porque no est vivenciando direito as palavras que leu e as que precisa dizer para si mesmo, que so: O cigarro me faz mal. Eu quero parar. J parei. J estou me sentindo melhor, e essa sensao boa vai aumentar a cada dia.

Palavra de ex-fumante: a sensao de vitria, de alvio e de poder interno quando a gente pra de fumar um grande barato. no estar mais carente daquela coisa que a Souza Cruz fabrica, anuncia e vende em qualquer botequim com o propsito explcito de nos manter viciados, dependentes, prejudicando a nossa vida a troco de absolutamente nada. Hollywood no o sucesso. Prazer de fumar? Existe, t certo. Mas, como do conhecimento universal, a quantidade altera a qualidade. Fumar de vez em quando um excelente fumo uma coisa; fumar num dia um mao inteiro, ou mais, de um produto altamente industrializado, cheio de qumicas e at de acar, e se encher de paranias se o mao acabar sem a gente ter outro de reserva, outra completamente diferente. Fumar, pode ser. Ser fumado, nunca! E isso sem contar com a maravilha que a gente deixar sair todo aquele muco que acumulou fumando, poder respirar e sentir que o pulmo se abre todo, refrigeradinho, flexvel, cheio de disposio... O olfato e o paladar voltando, os clios comeando imediatamente a nascer de novo, as paredinhas dos alvolos mais contentes... bom demais! Se no d vontade quando a gente pra? S d.Mas que nem vontade de ganhar na loteria, a gente sabe que tem vontade e pronto!H uma distncia enorme entre o registro da vontade e a inteno de satisfaz-la. O registro no compromete. Comigo assim, cada vez que sinto vontade de um cigarro respiro fundo e acho timo no ter fumado na vez anterior que tive vontade, caso contrrio no estaria com o pulmo to amplo e fresquinho. a conscincia do bem-estar que me impede de acender um cigarro, aps um condicionamento de anos e anos que no me deixava sentar pra escrever sem ter um mao de cigarros mo.

E j que entramos no assunto dos vcios, vamos em frente. Eles so quase sempre uma aquisio cultural: penetram primeiro atravs de pensamentos sutilmente introduzidos em nossas cabeas e se firmam quando perdemos o bom senso ou rompemos o cinturo de defesa representado pelas palavras No Devo, Proibido, Pecado, Faz Mal e outras. O acar, essa gostosura que adoa a boca, l dentro tem efeitos de bomba atmica. J leu o livrinho Sem Acar, Com Afeto? Fala do acar como o pior dos vcios pior, pela ingenuidade com que consumido. Porque cigarro todo mundo sabe que faz mal; bebida, ta na cara, tanto que at difcil beber pela primeira vez; mas acar j virou tradio e cultura, as mes pem acar na mamadeira de seus bebs porque acham que o leite puro muito sem graa e depois passam noites e noites chorando e rezando junto ao bero de bebs doentes, sem resistncia s infeces, cheios de catarro, febre e dores. No sabem a ligao que h entre o acar e a doena. Engraado: a maioria no sabe. Eu tambm no sabia. Quando descobri, lendo livros de macrobitica e o Sugar Blues, do William Dufty, fiquei com a sensao de ter violado um cofre do SNI. Eram os tempos da ditadura, quando a gente no podia nem pensar em voz alta qualquer coisa que pudesse ser mesmo remotamente associada desestabilizao do sistema. Mas eu tinha, e ainda tenho, a exata sensao de que se o governo e a sociedade tomassem conscincia do mal que o acar faz, muita coisa iria mudar neste pas. E no precisava acabar de vez com o acar branco, no era s desviar as pessoas, conscientizar a populao da necessidade de manter a sade em bom estado, botar as coisas em seus devidos lugares dosando melhor a quantidade, estabelecendo padres de qualidade para os biscoitos, bolos, pezinhos, controlando a indstria de balas, confeitos e refrigerantes que s servem para prejudicar a sade de adultos e crianas.

Entendo que a ditadura no tenha mexido com essas coisas, primeiro porque no eram governantes preparados para se ocupar do bem-estar do povo e segundo porque tudo o que trouxesse impostos ou outra forma de renda valia. Mais valia! Em 1985, quando escrevo estas mal traadas linhas, praticamente 81% de toda a .grana que o povo gasta com cigarros, refrigerantes e bebidas alcolicas vo para o governo em forma de impostos. Como que eles iam fazer campanha contra? Bebidas alcolicas so outra coisa inacreditvel em termos de permissividade. Por parte do governo, que no regulamenta a venda nem tenta prevenir o alcoolismo, e por parte dos prprios bebedores, que no se importam nem um pouco em ficarem bbados. Para muitos at questo de honra e macheza tomar um porre uma vez por semana. Ah, mas isso histrico, algum vai dizer. Certo. O porre faz parte at da Bblia, o pessoal amassava uvas nos ps, botava nos barris pra fermentar e nas festas de colheita tomava aquele pifo maravilhoso. E tinha a cerveja tambm, feita de cevada, malte e lpulo fermentados, coisa muito nutritiva at como o prprio vinho que volta e meia entortava o fregus mais sedento. Mas era como hoje? De jeito nenhum. Hoje se bebe como nunca se bebeu na histria, e muito mais bebidas destiladas usque, cachaa e similares do que fermentadas, como o vinho e a cerveja. Enquanto a cerveja tem 2 a 5% de lcool, e o vinho 9 a 14%, as bebidas destiladas tem 35 a 50%.. O lcool cria dependncia fsica e mental. Com o tempo o fgado se destri, os intestinos e os rins perdem a vitalidade e todos os outros rgos enfraquecem. Cigarro, acar e lcool trs drogas que no so consideradas drogas, trs vcios aceitos socialmente e estimulados pela propaganda . Mais: chegar numa festa e no fumar, tudo bem, mas dizer que no bebe nada? Nada mesmo? e no comer sequer um doce mas nem um docinho?? pe voc automaticamente no rol dos extraterrestres.

Tambm, pudera. Quem que agenta uma festa, hoje em dia, sem pr pra dentro um algo mais que anime um pouco, ou pelo menos d a iluso da animao? lcool desinibe, acar d um certo pique ou certa bobeira complacente, fumar ativa energias e desfaz alguns bloqueios. Perdo, no so drogas socialmente aceitas, so drogas socialmente necessrias. Cafzinho s, j no basta .Alguns executivos de empresas multinacionais recebem doses dirias de cocana para produzirem mais, enquanto muitos outros s tm saco pra trabalhar se fumarem maconha. Exatamente como os soldados americanos na guerra do Vietn. Melhorar os hbitos ou piorar os hbitos, tudo faz parte do mesmo esforo de agentar esse mundo maluco que est a. O que varia a perspectiva de cada um, e o nvel de prazer, ou de bem-estar, que se pode obter dentro dessa perspectiva. Quando a gente percebe que um leitinho doce antes de dormir tambm vcio e tambm aliena, quem mais drogado: o bebedor de leite ou o maconheiro? Quando a gente v granas astronmicas serem gastas na indstria blica enquanto milhes so subnutridos, quem mais transgressor, o juiz ou o ladro? O pensamento muito poderoso, tanto pra dentro quanto pra fora. Quando a gente pensa as cordas vocais se mexem, e esse movimento, como todos, produz vibraes. Essas vibraes formam ondas que circulam pelo espao, se atingem algum receptor, o pensamento captado. Novidade nenhuma: telepatia j fez sucesso at no circo. Mas enquanto poder, o do pensamento continua inexplorado pela maioria de ns. Como diz Sri Yogananda na Autobiografia de um Yogue Contemporneo: Todos os pensamentos vibram eternamente no cosmos. Por meio de concentrao profunda, um mestre pode descobrir os pensamentos de qualquer pessoa, viva ou morta. Os pensamentos tm razes de universalidade e no de individualidade uma verdade no pode ser criada, apenas percebida..

Todo pensamento errneo de um homem resulta de uma imperfeio, pequena ou grande, em seu discernimento. O objetivo da yoga acalmar a mente, de modo que, sem distores, esta possa ouvir o conselho infalvel da voz interior. Quem sabe se este final de milnio, com tanta decadncia, misria e contradio povoando a Terra, o momento certo para pr em ao o poder do pensamento? Voc conhece a histria do centsimo macaco? assim: tinha um arquiplago povoado por muitos macacos. Eles comiam principalmente as razes que tiravam da terra. Um dia, um macaco resolveu lavar as razes antes de comer. Os outros logo o imitaram, quando o centsimo macaco lavou sua raiz, nas ilhas vizinhas, sem que tivesse havido qualquer comunicao aparente, todos os outros macacos comearam a lavar suas razes antes de comer. o que se pode chamar de um novo contexto, ou de uma egrgora, ou de uma entidade do inconsciente coletivo, ou ainda de um novo vale morfogentico expresso relanada pelo cientista ingls Rupert Sheldrake em sua recente e polmica Teoria da Causalidade Formativa. O resumo pop-histrico dessa teoria diz o seguinte: Que o seu comportamento, leitor, influi diretamente sobre a mentalidade mdia da humanidade inteira, mesmo que voc esteja sozinho numa ilha deserta, e que esse processo est sujeito a uma acelerao: quanto mais um comportamento for repetido, mesmo que por indivduos isolados, mais chances existem de que seja adotado por todos. Mos obra, pois. Seu pensamento seu comportamento. Pense com clareza e limpeza, cuidando bem das palavras que diz, analisando o que ouve e o que l para ver se verdadeiro.

Se diz respeito vida e a voc. Se construtivo, se interessa, se representa bem a realidade. E cultive o seu silncio interior, descanso necessrio limpidez do pensamento. A, simplesmente siga o que a conscincia apontar. J pensou em como vai ser bom quando tudo der certo e tivermos uma comunidade sincera, honesta, calma, onde cada um respeite a si mesmo e aos outros e viva em harmonia com o Todo? Observando a natureza em toda a sua perfeio e coerncia, a gente de repente pra e se pergunta como que o ser, a devastao, a poluio geral, as armas atmicas, o capitalismo desenfreado, o poder ditatorial, a misria, o caos social, a violncia, a doena, a solido, tudo isso no somente o resultado de uma desnaturao humana, mas a prova conclusiva de que muitos de ns somos uns desmiolados. E que se continuarmos assim, em breve no teremos como sobreviver no planeta. Este o grande desafio para quem quer ir luta: melhorar o mundo. Mas antes de melhorar o mundo tem um desafio maior ainda que melhorar a si mesmo. Tarefa essa que se faz por partes e com um mnimo de mtodo, que pra dar certo. Melhorando logo de comeo a alimentao, a respirao, o movimento e o pensamento. Fica faltando o qu? O relacionamento consigo mesmo e com o grande universo infinito. Mas o relacionamento consigo mesmo j feito dessas coisas de comer, respirar, se mexer, pensar. E quando a gente comea a ter esses cuidados uma bela manh acorda saltitante e percebe que se ama. Corpo, mente, esprito. Que se sente bem na vida, querendo tratar bem das boas coisas velhas e despertar pra outras novas, ensinar e aprender, dar e receber, captar e transmitir, sublimar e transcender enfim, relacionar-se com o infinito da maneira mais ampla e livre possvel. O que est dentro est fora: caminhos limpos por dentro, caminhos livres pra fora.

Nessa hora a gente comea a pegar mais a vida na mo. Tambm comea a entender que um pouco j melhor do que nada, que devagar tambm depressa, que a caminhada pode ser longussima mas se a gente no der o primeiro passo nunca vai chegar l. uma hora de nascer de novo, reencarnar aqui mesmo, abandonar idias fixas e modelos em srie para deixar a prpria energia fluir e moldar o modo de ser. Deixando realmente sair o que no serve como quem abre o ba e liberta a vida morta, energia esgotada que est ali s impedindo a gente de mudar. Deixando sair, por exemplo, o apego. Eta priso! Apego vida, ao dinheiro, aos filhos, pessoa amada, aos objetos pessoais, aos planos apego que vira medo constante de morrer, usura, possessividade, mesquinhez, cime, teimosia, apego que impede a gente de seguir a correnteza e viver a vida que se apresenta. Deixando o apego sair, sai tambm o peso que manter esse apego. Manuteno custosa, trabalhosa, que ocupa multo a nossa energia. J reparou no cansao que d querer controlar a vida e insistir para que as coisas aconteam exatamente como a gente quer? Em vez disso, se voc comea a cultivar o desapego, todo o seu trabalho vai se resumir a estar bem com voc mesmo em sua viagem rumo ao infinito. O caminho o dos valores permanentes, que ningum compra e ningum prende os raios de sol, o vento balanando a ramagem, o movimento do mar, os verdes recortados no azul do cu; a serenidade da contemplao, a compreenso secreta, a pacincia. Seu eu mais profundo existindo livremente onde no pode ser magoado, ncora fincada nas estrelas, amor constante.

Desejos e paixes, sim! Mas tidos como prazer, no necessidades. Trocas e parceiros, sempre! S que sem peso de expectativas e ressentimentos. Voc passa ento a ver as outras pessoas no como o seu isto ou a sua aquilo, mas como viajantes que nem voc. No h mais verticalidade, tudo horizontal: um princpio de liberdade, igualdade e fraternidade que pode at ser uma bandeira, mas que s funciona mesmo quando brota em nossos coraes. Essa, alis, a tnica da era de Aqurio, em que estamos entrando agora. Como diz o astrlogo Antnio Carlos Bola Harres, Aqurio a busca da comunicao universal, de dar a todos a oportunidade de crescer, de criar uma fraternidade. O Aqurio simbolizado pelo aguador, embora seja um signo de ar e no de gua: um homem que tem um jarro e derrama fluidos. aquele que rega, que promove o progresso, tem uma simbologia de irradiao de vida. No corpo humano o Aqurio est ligado circulao so as artrias conduzindo a fora vital do sangue a todos os pontos do organismo. Mas Aqurio traz tambm muita cincia, muita tecnologia e uma certa frieza intelectual. Enquanto na era de Peixes o impulso mstico, essencialmente psquico e sensvel, na era de Aqurio esse impulso tcnico. Por isso mesmo a gente tem que ficar de olho e cultivar com o maior carinho os valores que ajudam Aqurio a se equilibrar e que vm do seu oposto complementar, Leo. Leo representa os valores essenciais da vida: amor, alegria de viver, vitalidade, desenvolvimento das capacidades fsicas, conscincia da necessidade de preservar a natureza, diz Bola. Nesse aspecto, os artistas sero os profetas da era de Aqurio, ressaltando esses valores que tendem a desaparecer.

A tecnologia freqentemente desrespeita os valores da vida. E estamos vendo que j existe um desenvolvimento tecnolgico muito grande e tambm uma violenta dilapidao da natureza. O amor vai surgir muito de um aspecto de afinidade intelectual, de troca, de interesses comuns. Na era de Aqurio existe a dificuldade de separar o que amizade e camaradagem do que amor, porque uma era muito ligada vibrao. Ento as pessoas vo vibrar e vo trocar, vai haver muito entusiasmo, mas muita dificuldade em conservar as relaes e os sentimentos. O objetivo das relaes amorosas da era de Aqurio a evoluo de cada um. Rola alerta tambm para uma coisa: a massificao gerada pela irradiao aquariana, que forma grandes estruturas onde as pessoas passam a ser meros nmeros. S h um meio de escapar a essa massificao: manter muito alerta a conscincia da prpria individualidade, dos valores da vida e dos direitos dos outros. Voltamos ao ponto que nunca demais repetir a revoluo pessoal, sua. Principalmente porque quando voc acorda e se sente bem, voc passa a querer que todos acordem se sentindo bem. A voc pode comear a pensar em duas coisas que talvez no aconteam com voc, s com os outros: a fome e o abandono. Fome, de dois tipos uma causada pela carncia de alimentos, outra por alimentos de baixa qualidade que no suprem as nossas necessidades biolgicas. Abandono, de todos os tipos. Mas em 1985,quando escrevo estas mal traadas linhas,praticamente temos oficialmente no Brasil 36 milhes, repito,36 milhes, de crianas carentes e abandonadas. A fome, ns sabemos, um blefe; acabar com a fome uma deciso poltica, e sairia mais barato acabar com ela do que manter um povo faminto. Quanto ao abandono, quem que vai construir o Brasil do ano 2000 seno esses 36 milhes de crianas?

Ah sim, eu sei que voc no entende nada de fome e de abandono, nem eu, mas se a coisa nos tocar o suficiente vai se tornar algo dentro de ns que de repente amadurece e encontra uma oportunidade de sair. O mnimo dos mnimos que a gente pode fazer criar esse novo contexto, aprofundar esse vale vibratrio com o nosso pensamento, firmar a idia de que precisamos modificar isso. Os comos e ondes vo surgir ento naturalmente de cada um. Experincias no faltam, espao e recursos tambm no. At mesmo crianas de 5 anos so capazes de ajudar na construo de uma casa, na plantao de uma roa, na confeco de um objeto para vender ou trocar, no desenvolvimento de novas comunidades brasileiras que modifiquem a face deste pais. Mesmo porque ningum pode ser so numa sociedade doente. Hoje, nossa maior tendncia adoecer. Temos 68% da populao do pas concentrados nas cidades onde as condies de vida so de baixssima qualidade poluio, barulho, trfego intenso, violncia, distncias enormes, contrastes imensos entre a opulncia e a pobreza, relacionamentos difceis em todos os nveis. E ainda por cima temos contra ns o peso de uma maioria anestesiada para quem est tudo bem. Por isso manter a sade em bom estado um desafio que se renova a cada dia, com muitos caminhos para se alcanar o mesmo objetivo. A, palmas para a Homeopatia! Ela tima para deixar sair. Principalmente a da linha unicista, que v a pessoa como um todo e no tem aquela parania de ficar tomando bolinhas de hora em hora, a no ser em caso de crise.A homeopatia atua muito bem nesses momentos, sim, ao contrario do que muitos pensam. Mas seu grande barato revelar a doena antes que ela se torne difcil de curar.

Digamos que voc no est sentindo nada muito especfico, mas percebe que algo no funciona bem e vai a um homeopata. Ele investiga a sua histria, pergunta tudo, xereta todos os detalhes, deduz que uma certa substncia de nomezinho latino pode funcionar e pimba, tasca-lhe a receita. Geralmente, dose nica. Bem. Voc, que no tinha nada, comea a ter. que a coisa estava em estado embrionrio, tipo vai-no-vai, gritando baixinho no seu ouvido; a a homeopatia faz ela crescer e aparecer, e a cura. No interessante? Cura? Isso um modo de dizer. A Stella, minha mdica, sempre diz que a cura ou a doena so uma questo de opo. Que a homeopatia no faz milagres, simplesmente pe a gente em condies de funcionar melhor e escolher. s vezes a gente cultiva certos traos que levam formao de doenas, e ento no h tratamento que chegue, nem dieta, nem exerccio. E conduzir o corpo, a mente e as emoes a um certo grau de equilbrio, a partir do qual o rumo a tomar deciso pessoal e intransfervel. Temos asas e razes. A mente voa livre por todo o universo, o corpo se harmoniza com a terra, me e amante. O tempo de crescer e se soltar no se faz anunciar por um relgio: a gente tem que ter tempo pra viver, pra viver o tempo que leva pra viver, e pra perceber em ns o equilbrio do universo em que asas e razes obedecem mesma lei. E cultivar asas para estarem sempre prontas essas calmas mos de Deus que nos levam ao infinito e cultivar razes para dar motivo e fora ao movimento. Cada ser livre pra fazer o que quiser. Para tanto tem um corpo, mais perfeito instrumento de tentar. Devagar. Sem perder tempo, sem ser lento, s com calma, devagar. Num inteiro crescer, num inteiro voar.

Amanhece. No meio de todas as folhagens, com seu grande rosto transparente, um velho me espia.. Ele sabe o que estou fazendo: Entre as folhas da folhagem passa a brisa. Talvez a brisa que passa, talvez o velho que, espia basta apenas saber que h algo na folhagem enquanto escrevo. Amanhece. Como nunca antes: de hoje, como sempre em todo o sempre: depois da noite, amanhece. E chuvisca. De onde vem essa gua pura que rega, lava e refresca? Das nuvens mas o que so nuvens seno uma velha gua? Pssaros cantam na rvore por cuja folhagem o velho me espia. Quem canta? Talvez o velho, talvez os pssaros, quem sabe at a folhagem ou todos em um, enquanto escrevo e amanhece. Vim de uma festa onde dancei, cantei e comi.

Cantei e dancei para as guas, o sol, o mato e a pedra, a espuma das cachoeiras, a vida, a morte, o ser. Comi camaro com feijo na palma da minha mo comi dessa mesma folhagem por onde esse velho me espia... Velho? Quem sabe, talvez, um moo, talvez um chins, um judeu, um hindu, um preto, um ndio, um pax, talvez nada disso: quem sabe somente um jeito, um modo especial de ventar que se faz passar por um velho. Como o palhao no circo que do circo sem ele? Como o ar e o mistrio: ambos esto por a. Passa uma brisa, move a folhagem, os pssaros cantam. Amanhece. Dentro de mim corre sangue. Meus ossos tm carnes em volta. Meus msculos movem meus ossos. Meus nervos movem meus msculos. Meu crebro move meus nervos, o ar que move meu crebro. E o ar tambm mistrio. O ar que estou respirando novo como este dia

e velho como este mundo, e velhas so as palavras que escrevo de formas novas para tentar colocar o velho novo que sinto: h um velho naquela folhagem o velho da prpria folhagem o velho de ser folhagem desde que o mundo mundo e ao mesmo tempo h o novo o novo do novo dia o novo do que eu percebo o velho que ali me espia a brisa que passa, os pssaros o som dessa cantoria mas tudo talvez seja velho, agora e venha a ser novo um dia. Comi camaro com feijo rezando o que s eu sei, depois olhei para o velho em cuja mesa ceei bendita seja, pensei, a chance de estar com um rei. Um rei? Talvez no. Talvez um velho. Talvez ningum. Brisa, poeira ou canto, coisa que nem corpo tem... E que entre a folhagem me espia enquanto amanhece-o dia.

http://br.groups.yahoo.com/group/digital_source

You might also like