You are on page 1of 17

O AUTOMVEL, O AUTOMOBILISMO E A MODERNIDADE NO BRASIL (1891-1908)

Dr. VICTOR ANDRADE DE MELO


Professor do Programa de Ps-Graduao em Histria Comparada do Instituto de Filosoa e Cincias Sociais e da Escola de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Coordenador de Sport: Laboratrio de Histria do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br) Bolsista de produtividade em pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientco e Tecnolgico (CNPq)

RESUMO
O automvel um dos smbolos mais importantes do sculo XX. O automobilismo, em grande medida, entendido como o exponencial dessa representao simblica. Este artigo tem por objetivo, a partir de consideraes sobre a chegada do automvel e a congurao das prticas esportivas no Brasil na transio dos sculos XIX e XX, discutir os primeiros momentos do automobilismo no pas, seus sentidos e signicados naquele instante: a articulao das idias de progresso, cincia, desao, aventura. Argumentamos que o automobilismo nos permite lanar um olhar sobre nossa histria, a partir da melhor compreenso do conjunto de dimenses simblicas construdas ao redor de um novo artefato tecnolgico: o automvel. PALAVRAS-CHAVE: Automobilismo; automvel; histria do esporte; modernidade.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

187

Oh! O automvel o Criador da poca vertiginosa em que tudo se faz depressa. Porque tudo se faz depressa, com o relgio na mo e ganhando vertiginosamente tempo ao tempo. Que idia faremos do sculo passado? [...] O automvel fez ter uma apudorada pena do passado. Joo do Rio, 1911 apud GOMES, 2005, p. 601

INTRODUO

Este artigo tem por objetivo, a partir de consideraes sobre a chegada do automvel e a congurao das prticas esportivas no Brasil na transio dos sculos XIX e XX, discutir os primeiros momentos do automobilismo no pas, seus sentidos e signicados naquele instante: a articulao das idias de progresso, cincia, desao, aventura. Centramos nossos esforos de investigao e interpretao nas cidades do Rio de Janeiro e So Paulo, pela importncia que na poca ocupavam no cenrio nacional: a primeira, a capital federal, a que melhor encarnava as pretenses da modernidade; a segunda, uma das que mais rapidamente se industrializaria, j central nas decises polticas. Alm disso, em ambas identicamos as primeiras ocorrncias do automobilismo brasileiro. Encarado como substituto e superao da natureza (de cavalos e da fora humana), o automvel uma marca da chamada Segunda Revoluo Industrial e um dos smbolos mais importantes do sculo XX. O automobilismo, em grande medida, entendido como o exponencial dessa representao simblica. Nesse quadro, o automobilismo deve ser entendido a partir de uma dupla dimenso: no s o esporte das corridas de carros, considerando a idia de campo esportivo de Pierre Bourdieu (1983), como tambm o ato de utilizar o artefato automvel, que, inclusive, inicialmente era encarado como uma atitude esportiva, nesse caso eminentemente relacionada a um estilo de vida moderno:
Era como uma modalidade esportiva que os carros eram encarados em sua primeira apario na cena urbana, importados pelos novos protagonistas sociais, o que contribuiu de forma decisiva para sua instantnea identicao como o clmax da modernidade (SEVCENKO, 1998a, p. 558).

Inserido no contexto social, cultural, poltico e econmico do Brasil da transio dos sculos XIX e XX, argumentamos que o automobilismo nos permite lanar um olhar sobre nossa histria, a partir da melhor compreenso do conjunto de dimenses simblicas construdas ao redor de um novo artefato tecnolgico, o

1.

Citao retirada da crnica A era do automvel, de Joo do Rio, publicada originalmente no livro A vida vertiginosa do Rio (1911).
Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

188

automvel. Trata-se de uma mirada sobre o processo de modernizao do pas, de sua entrada na modernidade.
O DESEJO DE SER MODERNO
O automvel o smbolo por excelncia do moderno no incio do sculo XX. Sua chegada a diferentes partes do mundo ilustra a trajetria irresistvel da mobilidade. Chega a mquina bufante, o novo surio mecnico, o carro de fogo, envolvido numa nuvem de p. E montado no cavalo mecnico chega o mensageiro da motorizao. Enquanto o arauto medieval levava mensagens, determinava as festas de cavalaria e organizava os registros da nobreza, o piloto introduz o no visto e o estranho, na forma de antecipao do futuro. Vem de longe anunciando grande transformao. GIUCCI, 2004, p. 263

A inuncia e o impacto de novas invenes uma das caractersticas marcantes do rpido conjunto de mudanas em curso no decorrer do sculo XIX, notadamente na Europa e nos Estados Unidos, um processo que no demorou a ter reexos em outros pases, inclusive no Brasil. Esses novos artefatos, mais do que injunes de natureza econmica, contribuem para a reestruturao da forma de viver, tanto porque facilitam o cotidiano dos indivduos (ainda que inicialmente tenham sido mesmo os membros das elites os que podiam ter acesso a essas novas benesses modernas) quanto porque explicitam smbolos que expressam a construo de um novo iderio2. Idias caras modernidade relacionam-se a esses novos objetos, que, na verdade, comumente geram prticas ao seu redor: a cincia, o progresso, a velocidade, a fugacidade, a mobilidade. O avano tecnolgico no inuenciava somente os momentos do trabalho, mas tambm o tempo da diverso. Alis, uma decorrncia do desenvolvimento do modelo de produo fabril foi exatamente o estabelecimento de fronteiras mais claras entre os dois momentos. Nesse cenrio, inclusive em funo do crescimento das cidades, outra decorrncia das mudanas dos parmetros econmicos, e com a valorizao do espao pblico como locus privilegiado de vivncias sociais, as atividades de lazer ganham destaque3. Articulava-se, assim, tecnologia, progresso, cincia, diverso:
O fongrafo, o cinema (uma grande novidade, muitas vezes chamada de a inveno do sculo), as exposies universais (aliando a demonstrao de avanos tecnolgicos

2.

3.

Uma discusso sobre esses acontecimentos pode ser obtida nos estudos de Sevcenko (1998b) e de Charney e Schwartz (2001). Para mais informaes, ver estudo de Corbin (2001).
189

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

com situaes festivas), as exibies musicais e de dana, a melhoria das condies para a manuteno dos cafs abertos noite e para a realizao de funes teatrais noturnas (possveis graas milagrosa luz eltrica), a nova congurao dos espetculos esportivos (com os recordes e resultados sendo aferidos com preciso pelo uso de cronmetros) so alguns dos exemplos de como a tecnologia esteve presente no s na esfera do trabalho, mas tambm na da diverso, envolvendo todos e tudo em novas e cada vez mais crescentes estratgias comerciais, marcas de uma indstria cultural que dava seus primeiros passos, j congurada a partir da articulao das idias de consumo e espetculo (MELO; SCHETINO, 2008, p. 35).

O automobilismo deve ser entendido nesse quadro de ocorrncias. Automveis so teis para o trabalho (transporte de pessoas ou de cargas) e para a diverso (ampliavam as possibilidades de passeio e geraram um esporte especco). Serviam para potencializar a busca da natureza, algo valorizado nas dcadas nais do sculo XIX em funo do rpido crescimento das cidades, e tambm ajudavam a celebrar, com as competies e seus recordes, a grande excitabilidade urbana. Pertencem aos indivduos, funcionando mesmo como forma de status e distino, mas seu uso pblico: devem ser exibidos para o exponenciar de seus smbolos perante o teatro social4. O processo de transio do antigo regime para o capitalismo industrial, no qual o Estado-nao ocupa espao de importncia, desencadeou a necessidade de conquista de mercado mundiais, promovendo um forte trnsito de trocas culturais, em que o que vinha dos pases centrais, lderes do processo, tinha grande inuncia e impacto nas culturas locais. Como bem dene Eric Hobsbawm (1988): O mundo estava dividido entre uma parte menor, onde o progresso nascera, e outras, muito maior, onde chegava como conquistador estrangeiro, ajudado por minorias de colaboradores locais (p. 35). Nos anos nais do sculo XIX esse conjunto de idias, e no seu bojo os automveis, comea a chegar ao Brasil, ainda que o processo somente se tornasse mais bem congurado j na dcada inicial dos anos de 1900. A inuncia inglesa fazia-se perceber nos primrdios de nossa industrializao, mas do ponto de vista cultural forte tambm foi o impacto das reformas urbanas parisienses conduzidas pelo baro Haussmann (prefeito de Paris entre os anos de 1853 e 1870), no mbito do governo de Napoleo III5.

4.

5.

Para mais informaes sobre a importncia e o papel dos automveis, ver os estudos de Featherstone (2004), de Gartman (2004) e de Giucci (2004). Devemos, contudo, considerar cuidadosamente certas especicidades j que nosso contexto histrico era bastante distinto: o segundo momento da industrializao mundial foi para ns, na verdade, os primrdios desse modelo de produo (ainda que existam algumas espordicas e importantes iniciativas anteriores).
Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

190

O Rio de Janeiro, capital do Brasil quela altura, incorporava plenamente o papel da metrpole, sede do governo, centro cultural, foco do desenvolvimento, irradiadora dos novos hbitos e costumes. Nessa cidade identicamos claramente um processo de busca do espao pblico como locus de vivncia social e de valorizao das atividades de lazer, obviamente com peculiaridades e diferenas do que ocorria no cenrio europeu6. Em So Paulo, que assumiria o papel de liderana econmica do pas, o mesmo processo pode ser observado. Ainda que o processo de industrializao fosse mesmo mais intenso do que na capital e que, em grande medida, na dcada nal do sculo XIX, o protagonismo poltico estivesse para l se deslocando, a cidade ainda teria que passar por mudanas maiores do que as do Rio de Janeiro, inclusive do ponto de vista cultural. No eram poucas as tenses entre a elite ligada agricultura cafeeira, os novos industriais e uma populao composta por indivduos de muitas localidades distintas, j que a cidade recebera um grande uxo de migrantes e imigrantes7. Como arma Rago (2004):
possvel sugerir que a experincia histrica da vida urbana paulistana difere em grande parte da dos outros estados do pas, em princpio, devido ao fenmeno do desenraizamento produzido pela imigrao e pela mistura das vrias culturas que aqui se encontram favorecendo o cosmopolitismo (p. 420).

Nessas cidades cresce o desejo de ser moderno, de ajustar e inserir o pas na grande onda mundial do nal do sculo XIX. Industrializao, reformas urbanas, preocupaes com a higiene e com a sade, estabelecimento de novos hbitos, controle e perseguio de costumes ultrapassados, importao de produtos: essas so propostas que se encontram nos discursos e nas prticas de alguns daqueles que detm o poder de designar os rumos da sociedade brasileira. Uma clara expresso so as aes dos prefeitos Antonio da Silva Prado e Francisco Pereira Passos, ambos de famlias tradicionais, ligadas economia cafeeira, que se deixaram encantar pelas novas promessas da modernidade. Suas gestes so marcadas por projetos semelhantes, no sendo poucas as comparaes que foram estabelecidas pela imprensa do momento. No que nos interessa mais diretamente, uma das marcas foi a abertura de novas vias de acesso (ruas, avenidas e estradas), entre muitas outras intervenes no espao urbano8. Nesse cenrio, valoriza-se o automvel.

6. 7.

8.

Para mais informaes, ver os estudos de Needell (1993) e de Melo (2001). Sobre o impacto desse processo nas prticas de lazer da populao paulistana, ver os estudos de Bruno (1991) e de Miranda (2004). Antonio Prado foi um dos mais importantes polticos do Brasil na transio dos sculos XIX e
191

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

tambm no n de sicle que podemos observar nessas cidades:


a melhor estruturao de um mercado de diverses, que inclua espetculos musicais e teatrais, os primeiros momentos de nosso cinema e o crescimento da organizao, presena e diversicao das prticas esportivas, onde se destaca o remo. Ele fundamentalmente um esporte conduzido pelas camadas mdias e novo estrato das elites em formao (prossionais liberais, gente do comrcio e primeiros industriais). Sua identidade se constri em oposio ao turfe, j estruturado anteriormente (desde o incio da segunda metade do sculo XIX), muito relacionado aristocracia de origem rural. o esporte que vai se adequar mais plenamente s novas caractersticas urbanas em delineamento, estando eivado de uma forte preocupao moral que marcava os novos tempos (MELO, 2008, p. 65).

Nesse momento vemos a estruturao de outros esportes: o atletismo, a natao, o futebol, o ciclismo. Algumas modalidades, embora a comecem a se organizar, no chegaro a se desenvolver com fora no pas; o rgbi e o cricket so exemplos. Antigas prticas, mesmo que perseguidas, continuaro a dividir espao na preferncia popular: jogos de pelotas, brigas de galo, touradas. Os esportes passam a ser entendidos como um estilo de vida, adequado aos que se pretendiam modernos, expresso dos novos tempos, novos hbitos e de uma nova relao com o corpo, com a higiene e com a sade; sinal de um novo conjunto de smbolos valorizados (MELO, 2001). Os primrdios do automobilismo no Brasil so parte desse contexto histrico, dialogando com os aspectos sociais, econmicos, polticos e culturais, entre os quais se encontrava o delineamento do campo esportivo.
O AUTOMVEL CHEGA AO BRASIL9
E, subitamente, a era do automvel. O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mgicas e na natureza, asprrima educadora, tudo transformou com aparncias novas e novas aspiraes. Quando os meus olhos se abriram para as agruras e tambm para os prazeres da vida, a

9.

XX. Foi prefeito de So Paulo (1899-1911) e marcou sua gesto pelas intensas reformas urbanas, pelas tentativas de modernizao da cidade, pelo estmulo industrializao e pelo incentivo imigrao. Francisco Pereira Passos foi prefeito plenipotencirio do Rio de Janeiro na gesto Rodrigues Alves (1902-1906). Junto com Paulo de Frontin, Lauro Muller, Francisco Bicalho e Oswaldo Cruz foi um dos responsveis pelas grandes mudanas urbansticas e iniciativas de saneamento na cidade. Na construo dos prximos itens, foram utilizados os estudos de Gonalves (1966, 1988), Stiel (1984), Talock (1996), e Scali (2004).

192

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

cidade, toda estreita e toda mau piso, eriava o pedregulho contra o animal de lenda, que acabava de ser inventado em Frana. Joo do Rio, 1911 apud GOMES, 2005, p. 57

largamente aceito que o primeiro automvel tenha chegado ao Brasil pelas mos de Alberto Santos Dumont, um dos precursores da aviao, desde muito jovem interessado pelas fascinantes mquinas modernas, o que levou seu pai a envi-lo Europa, para que aprendesse mais sobre essas novidades do novo mundo. Em Paris, Dumont acompanhara com fascnio o desenvolvimento dos motores de exploso, tanto pelo gosto pela velocidade e pela aventura que cercava os novos automveis quanto porque vislumbrava a uma possibilidade de resolver seus problemas tcnicos relativos ao seu intuito de criar mquinas de voar. Em 1890, adquire seu primeiro carro, um Peugeot. Dumont adquiriu muitos outros veculos e sempre os usou como laboratrio para seus inventos, chegando a dar signicativas contribuies para o aperfeioamento dos motores. Acompanhou de perto a criao e foi membro ativo do Automvel Clube da Frana. Como piloto e organizador de provas, envolveu-se ativamente com corridas de automveis, normalmente nos poca comuns circuitos entre cidades (Paris-Nice; Paris-Amsterd; Paris-Rouen; Nice-La Turbie; entre outros). Chegou certa feita a armar:
bem certo que se no houvesse me dedicado aerostao, ter-me-ia feito entusiasta das corridas de automveis, passando continuamente dum tipo pra outro, procurando constantemente uma velocidade superior, avanando com os progressos da indstria, como fazem tantos do novel esprito esportivo parisiense10.

Em 1891, Dumont desembarca no Porto de Santos com seu Peugeot, com motor de dois cilindros da marca Daimler. Logo transferido para a cidade de So Paulo, pode-se imaginar a surpresa da populao ao ver aquela mquina barulhenta deslocando-se pelas ruas sem a necessidade de cavalos para a trao11. Logo a novidade atraiu a ateno de alguns membros das elites. Devemos ter em conta que, como demonstra Weber (1988), automveis, bicicletas, bales e avies estavam imersos em um mesmo contexto histrico, compartilhando smbolos caros modernidade: o amor ao perigo e novidade, velocidade e aventura (p. 251). No surpreende, assim, que, no Brasil, alguns

10.

11.

Citao retirada de Santos Dumont por ele mesmo, disponvel em: http://www.sbsica.org.br/ fne/Vol7/Num2/v13a02.pdf. Acesso em: 2 mar. 2008. Na verdade, quem mais usou esse carro foi seu irmo, Henrique Santos Dumont.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

193

personagens tambm se envolvessem simultaneamente com essas mquinas: alm de Dumont, podemos citar ainda Sylvio Penteado e Edu Chaves, ambos inclusive amigos do Pai da Aviao. Sylvio, em 1905, surpreendera So Paulo ao percorrer seus cus com um balo dirigvel. Foi proprietrio de um dos primeiros automveis da cidade e corredor em provas automobilsticas. A famlia Penteado mesmo emblemtica das mudanas na capital paulista. O patriarca, Antonio, embora ligado ao setor cafeeiro, era incentivador da industrializao, a comear por suas fazendas. O irmo, Armando, era colecionador de obras de arte, com predileo pelas inovaes artsticas. Olvia Guedes, casada com Incio Penteado, foi uma das a pioneiramente abrir os sales para artistas da vanguarda paulistana (como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade), e uma das primeiras militantes feministas do Brasil. Edu Chaves, lho de Ansia Prado (irm de Antonio Prado), era membro de uma tradicional famlia de cafeicultores e foi tambm proprietrio de um dos primeiros automveis do pas. Passou para a histria por suas conquistas na aviao: foi o primeiro, junto com Roland Garros, a voar o trecho So PauloRio de Janeiro e o pioneiro do mundo a realizar vos noturnos. No Rio de Janeiro, o primeiro automvel desembarcou alguns anos depois: em 1895, Jos do Patrocnio, lder abolicionista e importante personagem da poltica nacional, tambm importou o seu da Europa, um Serpollet, causando na populao sensaes semelhantes s observadas em So Paulo: Gente de guarda-chuva debaixo do brao, parava estarrecida como se tivesse visto um bicho de Marte ou um aparelho de morte imediata (Joo do Rio, 1911 apud GOMES, 2005, p. 57). Patrocnio tambm passou para a histria do automobilismo pelo acidente em que esteve envolvido com Olavo Bilac, poeta ligado defesa da modernizao do pas. No ano de 1897, com Bilac na direo, perderam o controle do veculo, que se chocou contra uma rvore, sem maiores danos para a sade de ambos12. No mesmo ano, ocorrera outro acidente na cidade, com o carro de lvaro Fernandes da Costa Braga, utilizado para transporte de mercadorias de sua empresa Moinho de Ouro: burros que tracionavam um bonde, assustados, atacam o veculo. J nos primeiros anos do sculo XX tem grande impacto na imprensa um atropelamento ocorrido no bairro da Tijuca. A grande repercusso dos acidentes tem relao com os personagens envolvidos, importantes guras da poltica e da cultura nacional naquela transio
12.

Curiosamente, no m de sua vida, Bonifcio tambm se dedicou ao sonho de voar, empenhandose, sem sucesso, na construo de um dirigvel.

194

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

de sculos, nomes emblemticos das mudanas em curso, mas tambm com as preocupaes que cercaram a chegada dos primeiros automveis, notadamente com a segurana dos transeuntes, inclusive porque as ruas no tinham qualquer forma de preparao para o trfego. O mesmo pode ser observado na Frana e nos Estados Unidos, como demonstra o estudo de Singer (2001). Giucci (2004) vai direto ao ponto:
O acidente a praga da modernidade cintica. Pode ser mencionada, mas indesejado, mal recebido e o drama o acompanha como uma sombra. Tudo projetado para estimular a uidez do sistema, para garantir a circulao permanente [...]. Mas vale aqui considerar os efeitos perversos, pois os projetos tm conseqncias inesperadas. quando os tcnicos so chamados para resolver imprevistos: somos perseguidos pelo fantasma da tecnologia fora de controle (p. 78).

O fato que a sensao de velocidade, inicialmente expressa pelo desempenho dos bondes eltricos, exige o ajuste do mecanismo sensrio, maior ateno e alerta. O automvel invadia as ruas onde antes pedestres passavam sem grande preocupao, a passos lentos. A cidade deveria ser ordenada e ele seria o novo rei, causando susto com seu barulho, sua imagem de poder. Na mesma medida, os carros fascinavam. No Rio de Janeiro, em 1900, foi, por exemplo, marcante a chegada do veloz Decauville de Fernando Guerra Duval, um automvel com motor de exploso, que tinha de ser abastecido com benzina em razo da falta de gasolina. Sobre essa relao dbia da populao com o automvel, bem capta Saliba (1998, p. 333):
No caso brasileiro, fosse porque sua utilizao s teria uma generalizao muito tardia apenas no comeo da dcada de 1930 , a representao desse moderno meio de transporte assume uma particularidade, ora metafrica, ora de rejeio moralista, mas sempre pardica.

O perl dos primeiros proprietrios brasileiros de automveis era semelhante: membros das elites, que gozavam de algum sucesso nanceiro no momento e que, mesmo quando originrios de famlias tradicionais, possuam, em maior ou menor grau, relao com o projeto de modernizao do pas. O uso do veculo estava relacionado inicialmente mais busca de elementos de status e distino, uma forma de vinculao ao civilizado mundo moderno, do que a interesses econmicos. Logo, todavia, ambos o sentidos dividiriam espao: indstrias e comrcios adquiriram carros para facilitar o escoamento de seus produtos13.

13.

Alm da j citada Moinho de Ouro, vale destacar a fbrica de chocolates Falchi, que em 1904 j tinha uma frota de veculos.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

195

Assim, no surpreende que, em So Paulo, alguns dos primeiros carros tenham sido de propriedade do Conde lvares Penteado e de Francisco Matarazzo. No Rio de Janeiro, em 1905 o Baro do Rio Branco importar o seu Protos, com o qual deslava pela recm-inaugurada Avenida Central. Scali (2004) estima que entre 1891 e 1907 tenham sido importados cerca de 600 carros; entre 1908 e 1913, mais 9.915 unidades foram trazidas do exterior. Com isso, se gestou um mercado: surgem importadoras14, fbricas de peas, mecnicos e chauffeurs, os responsveis pela conduo dos veculos daqueles que no sabiam ou no desejavam dirigir, caso de Felisberto Caldeira, motorista dos presidentes Campos Salles e Rodrigues Alves.
PRIMEIROS DESAFIOS, PRIMEIROS AVENTURAS
Creer que la naturaleza se encuentra donde existe el desorden, la incomodidad, lo catico (lo natural como dicen las almas agrestes) y sobre todo donde falta la mano del hombre, es un error lamentable. Los futuristas detestamos lo campestre, la paz del bosque, el murmullo del arroyo... Preferimos al hombre trastornado por la pasin o la locura del genio, las grandes barriadas populares, los ruidos metlicos, el rugido de la muchedumbre. Las pistas, las competiciones atlticas, las Carreras nos exaltan! La meta es para nosotros el maravilloso smbolo de la modernidad! BOCCIONI, 2004, p. 17

No contexto antes narrado, no demoraria tambm a se desenvolver no Brasil outros usos para os carros, j correntes na Europa: os desaos de longos percursos e as corridas de automveis. Logo no incio do sculo XX so realizadas algumas corridas, duas das quais deixaram algum registro, ambas contando com poucos competidores e com breves percursos. Estima-se que foram desaos entre entusiastas e que j tenham atrado um bom pblico, curiosos com a grande novidade que chegava ao pas. A primeira corrida ocorreu em So Paulo, em 1902, tendo como local o Hipdromo da Mooca; foi vencida por Jos Paulino Nogueira Filho15. A segunda

14.

15.

Uma das primeiras foi a Rodovalho e Cia, de propriedade de Antonio Proost Rodovalho, um dos pioneiros do comrcio em So Paulo. Membro de uma famlia de Campinas ligada ao comrcio, ao ramo nanceiro e aos primrdios da industrializao. Antimonarquistas e abolicionistas, os Nogueira estiveram engajados na busca da modernizao do pas. Nogueira Filho morou em Paris, onde conhecera o automvel, e no Brasil esteve envolvido com movimentos importantes da sociedade paulistana, como a criao do Automvel Clube de So Paulo e a fundao da Companhia Dramtica de So Paulo.

196

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

foi realizada no Rio de Janeiro, em 1905. Entre os nomes dos pilotos, sabemos da participao de Willy Borghoff16 e Primo Fioresi17. Essa corrida foi organizada, por sugesto de Pereira Passos, para comemorar as obras de remodelao do Largo do Machado. Devemos lembrar que Passos esteve tambm envolvido com outros esportes, notadamente com o remo, por ele entendido como uma forma de celebrar os novos tempos da sociedade brasileira. Mais ainda, tentara interferir no Carnaval carioca, substituindo as antigas prticas tradicionais (notadamente as brincadeiras do entrudo e os batuques) pelo corso, com desle de automveis, a exemplo do que ocorria na Europa. Da mesma forma, realizou muitas Batalhas das Flores, mais uma inspirao francesa, um concurso entre carros que deslavam ornados18. Lembremos ainda que algumas de suas principais obras foram grandes avenidas, como a Central e a Beira-Mar, que deveriam simbolizar o moderno e o futuro. Para inaugur-las, Passos as percorreu de carro. Em 1908 um evento de grande impacto marca a histria do automobilismo no pas: a pioneira aventura automobilstica em solos brasileiros. O fato bastante simblico: um francs (o Conde Lesdain), j conhecido como desbravador por seus feitos na sia e na frica, auxiliado por trs outros franceses (Henri Trotet, Gaston Conte e Albert Vivs), faz o percurso Rio de JaneiroSo Paulo, justamente as duas cidades mais envolvidas com o automvel, percorrendo 700 quilmetros em aproximadamente 35 dias; para tal, fez uso de um Brasier. Foi o segundo espanto que Lesdain causou na populao: anteriormente tinha subido o Corcovado de carro, o que atraiu a admirao e o investimento daqueles cariocas que j estavam envolvidos com o Automvel Clube do Brasil, criado em 1907, no Rio de Janeiro, instalado na antiga sede do Clube Guanabarense, em Botafogo. Para entender a insero do Automvel Clube do Brasil no quadro poltico nacional basta lembrar que seu primeiro presidente foi Aaro Reis, um dos mais convictos adeptos do positivismo, dirigente de vrias iniciativas marcadamente ligadas modernidade: foi um dos responsveis pela introduo do bonde eltrico no pas, diretor da Companhia Ferroviria, presidente de empresas e indstrias, urbanista

16.

17.

18.

Alemo, foi o primeiro no Brasil a importar carros da marca Opel. Depois estabeleceu negcios de autopeas. Sua famlia deu seguimento tanto ao envolvimento com o ramo quanto prtica do automobilismo. Fioresi foi um dos mais longevos pilotos do automobilismo nacional; chegou a disputar a importante prova Mil Milhas de Interlagos, em 1956, quando j tinha 73 anos. A Batalha de Flores tambm foi implantada por Antonio Prado em So Paulo.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

197

e engenheiro em importantes obras, inclusive a instalao da nova capital mineira, Belo Horizonte, alm de autor de vrios artigos sobre a importncia da eletricidade e das novas tcnicas modernas19. Mais do que uma agremiao que organizaria um esporte, pensava-se em uma associao que articulasse os interesses econmicos da nao, os novos smbolos em construo para a sociedade que se desejava e o controle dos sentidos e signicados de uma prtica. Na verdade, o mesmo j se observara com o turfe, cujos clubes argumentavam que um de seus intuitos era contribuir para o desenvolvimento da boa raa de cavalos brasileiros, e com o remo, cujos envolvidos argumentavam que um de seus interesses era o aperfeioamento da Marinha nacional (MELO, 2001). Os jornais cariocas e paulistanos informaram que Lesdain e equipe, no trajeto, tiveram que dinamitar barreiras, enfrentaram problemas de gasolina, se perderam no percurso, encararam pssimas estradas e pontes caindo; quase a narrativa de um lme de ao. A representao de que se tratava de uma grande aventura (e realmente o era, pelas condies do caminho), o que fascinou a muitos. Ao chegarem a So Paulo, foram saudados pela populao e recebidos com honra nas residncias mais ilustres, onde inclusive se encontravam alguns daqueles que seriam responsveis pelo desenvolvimento do automobilismo na cidade. Entre esses estava Antonio Prado Jnior, lho do prefeito Antonio Prado, dirigente de um importante clube (o Atltico Paulistano), um dos nomes mais importantes da nova gerao de So Paulo. Tendo voltado de recente perodo na Europa, de l trouxera o fascnio pelo automvel e o desejo de contribuir para consolidar sua presena no pas. Na verdade, Prado Jnior j estava envolvido com o ciclismo, com o futebol, com o atletismo, com o tnis, tendo sido um dos nomes mais importantes do esporte paulistano e brasileiro at a dcada de 1930, quando esteve ainda envolvido com a criao do Comit Olmpico Nacional e foi membro do Comit Olmpico Internacional20. Lesdain anunciara que o prximo desao era ir de So Paulo a Santos de carro. Prado Jnior e um grupo decidem realizar desao semelhante ainda no mesmo ano de 1908. Compunham a equipe: Paulo Prado (que no completou o percurso, voltando com o Sizaire et Naudin que quebrara), Clvis Glicrio (engenheiro e amante do esporte), Mrio Cardim (jornalista do jornal O Estado de S. Paulo), Bento Canavarro (sertanista), Mall (condutor) e Jos Carlos (mecnico).
19. 20.

Para mais informaes, ver artigo de Lopes (2003). Prado Jnior futuramente seria prefeito do Rio de Janeiro e uma das marcas de sua administrao foi conceber um plano de remodelao e embelezamento da cidade, no qual ganhou destaque a facilitao do uxo de automveis. Para mais informaes, ver estudo de Melo (2007b).

198

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

A narrativa da viagem uma vez mais refora o carter de aventura e de superao que mobilizou a equipe. O grupo teve que superar pssimas estradas (com barreiras, atoleiros, pedras e rvores cadas), ms condies de clima, um dos carros quebrados, inexperincia na conduo. Assim, depois de aproximadamente 37 horas de viagem, somente com um veculo, um Motobloc, a equipe chegou a seu destino. O feito foi denominado de Caravana de Bandeirantes sobre rodas de borrachas e saudado efusivamente na cidade. Trs foram os desdobramentos dessas aventuras. Um deles foi a reproduo de experincias semelhantes em outras cidades. Por exemplo, Gasto de Almeida21, Braz da Nova Friburgo e o mecnico Jean Chocolat, no mesmo ano de 1908, fazem o percurso Rio de JaneiroPetrpolis em trs dias, sendo da mesma forma saudados ao chegarem cidade da serra22. Outro foi a criao do Automvel Clube de So Paulo, em 1908, j tendo em vista a preparao de uma corrida de automveis, o terceiro desdobramento. A agremiao declarava que tinha por objetivo, para alm de promover competies, lutar pela construo e conservao de estradas adequadas. No mbito desse clube tambm estavam presentes as tenses do cenrio paulistano daquele momento:
Alis, nem mesmo entre as elites dominantes, os quatrocentes do caf e os industriais italianos, como Matarazzo, Crespi e Gamba, as portas estiveram totalmente abertas. At 1918, certos imigrantes ricos no tinham acesso aos clubes sociais de maior prestgio, como o Jockey, o Automvel Club e o Clube So Paulo. Os fazendeiros do caf aceitavam apenas parcialmente as alianas, inclusive as matrimoniais, que estabeleciam com as famlias dos empresrios imigrantes, mesmo daqueles que ganhavam maior espao na concorrncia econmica (RAGO, 2004, p. 399).

A cerimnia de fundao bem expressa o perl da iniciativa: no palacete Martinico, primeiro edifcio de escritrios da cidade (futura sede da Companhia de Eletricidade Light, do jornal O Estado de S. Paulo e de vrias instituies nanceiras), reuniram-se nomes de destaque da poltica e economia paulistanas, entre os quais o j citado Antonio Prado Jnior (entre outros tantos dessa famlia, inclusive seu pai), Antonio de Pdua Sales (deputado e um dos lderes da Guerra Civil de 1932), o j citado engenheiro Clvis Glicrio, Edgar Conceio e Numa de Oliveira (dois dos futuros organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922), o j citado Jos Paulino Nogueira Filho, e dois representantes da famlia Penteado, os irmos Slvio e Armando.
21.

22.

Almeida um dos pilotos mais importantes dos primeiros momentos do automobilismo brasileiro, participante e vencedor de muitas das corridas pioneiras. Para mais informaes, ver o acervo Histrico de Gabriel Kopke Reis, disponvel em: http://www. earp.arthur.nom.br/default.htm. Acesso em: 10 mar. 2008. Outras informaes tambm disponveis no stio do Instituto Histrico de Petrpolis: http://www.ihp.org.br.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

199

Foi esse grupo que organizou a primeira corrida de automveis mais estruturada do Brasil: o Circuito de Itapecerica, realizado ainda em 1908, assunto para um outro estudo23.
CONCLUSO

A chegada dos automveis tem um impacto signicativo no imaginrio da populao, inclusive nas percepes e sensibilidades cotidianas: a crescente excitabilidade pblica cerca a todos em um frenesi do qual poucos escapam. O automobilismo um ndice e indicador desse processo e tem relao inclusive com o conjunto de mudanas corporais e de vestimenta em curso (SANTANNA, 2001). O carro ainda era uma novidade, mas cada vez mais se fazia notvel. O automvel e o automobilismo, nos anos nais da dcada inicial do sculo XX, viveram um primeiro momento de popularidade. Em 1907, por exemplo, lanada uma das mais importantes revistas da poca, cujo intuito era exatamente apresentar um panorama da nova sociedade e sua excitabilidade pblica, os novos costumes, uma revista da moda, enm. Como nome adotou uma onomatopia ligada ao automvel: Fon Fon. Na Fon Fon e nas outras revistas da ocasio, os carros seriam constantemente retratados pelos novos ilustradores, marcas de um tempo em que o avano tecnolgico permitia uma reproduo mais adequada de imagens: entre eles, J. Carlos, Calixto e Raul Pederneiras. No cinema, o esporte pela primeira vez exibido em 1908, um curta sobre o Circuito de Itapecerica. Logo ele estaria tambm presente na obra de literatos como Joo do Rio e Lima Barreto. No surpreende, assim, que, nos anos iniciais da dcada de 1910, Joo do Rio v comentar:
Um simples mortal h vinte anos passados seria incapaz de compreender, apesar de todas as letras e as palavras por inteiro [...] Hoje, ns ouvimos dilogos bizarros: - Foste ao ACB? - Iss - Marca da Fbrica? - FIAT 60 HP Tenho que escrever ao ACOTUK . O que em palestra diz-se ligando as letras em palavras de aspecto volapuckeano, mas que traduzido para o vulgar signica que o cavaleiro tem uma mquina da Fbrica Italiana de Automveis de Turim, da fora de 60 cavalos e que vo escrever para o Automvel Club do Reino Unido (1911 apud GOMES, 2005, p. 59).

23.

Discuti mais profundamente esse momento posterior em artigo de 2007 (2007b).

200

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

Enm, nos anos iniciais do sculo XX as cidades do Rio de Janeiro e So Paulo j conviviam com novos nomes: Renault, Peugeot, Fiat, Daimler, Delage, Mercedes Benz, Alfa Romeo, Bugatti, Delage, entre outros. O mundo de quatro rodas e da velocidade desembarcava denitivamente no pas. Estava inaugurada a era do automvel e do automobilismo brasileiro.

The automobile, the automobilism and modernity in Brazil (1891-1908)


ABSTRACT: The automobile is one of the most important symbols of the twentieth century. The automobilism is understood as the exponential of this symbolic representation. This article aims, from considerations about the arrival of the automobile and conguration of sports in Brazil in the transition of the XIX and XX centuries, to discuss the early moments of the automobilism in the country, its senses and meanings at that moment: the articulation of ideas of progress, science, challenge, adventure. We argue that the automobilism allows us to launch a look at our history, from better understanding of all the dimensions symbolic built around a new technological artifact: the automobile. KEY WORDS: Automobile; automobilism; sport history; modernity.

El automvil, el automovilismo y la modernidad en Brasil (1891-1908)


RESUMEN: El automvil es uno de los smbolos ms importantes del siglo XX. El automovilismo es entendido, en gran medida, como el exponencial de esta representacin simblica. Este artculo tiene el objetivo, a partir de consideraciones sobre la llegada del automvil y la conguracin de los deportes en Brasil en la transicin de los siglos XIX y XX, discutir los primeros momentos del automovilismo en el pas, sus sentidos y signicados en aquello momento: la articulacin de las ideas de progreso, ciencia, desafo, aventura. Planteamos que el automovilismo nos permite lanzar una mirada sobre nuestra historia, desde la mejor comprensin del conjunto de dimensiones simblicas construidas alrededor de un nuevo dispositivo tecnolgico: el automvil. PALABRAS CLAVES: Automovilismo; automvil; historia del deporte; modernidad.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

201

REFERNCIAS BOURDIEU, P Como possvel ser esportivo? In: . Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 136-163. . Questes de sociologia.

BOCCIONI, U. Esttica y arte futuristas. Barcelona: Quaderns Crema, 2004. BRUNO, E. S. Histria e tradies da cidade de So Paulo. So Paulo: Hucitec, 1991. CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. (Orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naify, 2001. CORBIN, A. (Org.). Histria dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001. FEATHERSTONE, M. Automobilities: an introduction. Theory, Culture & Society, v. 21, n. 4-5, p. 1-24, 2004. GARTMAN, D. Three ages of the automobile: the cultural logics of the car. Theory, Culture & Society, v. 21, n. 4-5, p. 169-195, 2004. GIUCCI, G. A vida cultural do automvel. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. GOMES, R. Nossos clssicos Joo do Rio. Rio de Janeiro: Agir, 2005. GONALVES, V C. Automveis no Brasil 1893-1966. So Paulo: Editora do Automvel, 1966. . . A primeira corrida na Amrica do Sul. So Paulo: Empresa das Artes, 1988. HOBSBAWM, E. A era dos imprios. So Paulo: Paz e Terra, 1988. LOPES, H. M. Aaro Reis: pensamento econmico, social e poltico de inspirao positivista. Revista Eletrnica de Economia, v. 1, n. 1, mar. 2003. Disponvel em: <http://www.viannajr. edu.br/revista/eco/doc/artigo_00003.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2008. MELO, V. A. de. Cidade sportiva: primrdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumar/Faperj, 2001. . Dicionrio de Histria do Esporte sculo XIX e incio do sculo XX. Campinas: Autores Associados, 2007a. . Antes de Fittipaldi, Piquet e Senna: o automobilismo no Brasil (1908-1954). Rio de Janeiro: s.ed., 2007b (Mimeografado). . Esporte, propaganda e publicidade no Rio de Janeiro da transio dos sculos XIX e XX. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas: CBCE/Autores Associados, v. 29, n. 3, p. 25-40, maio 2008. .; SCHETINO, A. A bicicleta, o ciclismo e as mulheres na transio dos sculos XIX e XX. Estudos Feministas, v. 16, 2008 (no prelo).

202

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

MIRANDA, C. R. T. de. Na trilha da Macunama: ensaio para uma poltica pblica de lazer. Dissertao (Mestrado em Histria) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. NEEDELL, J. D. Belle poque tropical. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. RAGO, M. A inveno do cotidiano na Metrpole: sociabilidade e lazer em So Paulo, 1900-1950. In: PORTA, P (Org.). Histria da cidade de So Paulo. So Paulo: Paz e Terra, . 2004. p. 387-436. SALIBA, E. T. A dimenso cmica da vida privada na Repblica. In: SEVCENKO, N. (Org.). A histria da vida privada no Brasil: da Belle poque era do rdio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 289-366. SANTANNA, D. B. de. Corpos de passagem; ensaios sobre a subjetividade contempornea. So Paulo: Estao Liberdade, 2001. SCALI, Paulo. Circuitos de rua 1908-1958. Porto Alegre: Imagens da Terra, 2004. SEVCENKO, N. A capital irradiante: tcnica, ritmos e ritos do Rio. In: . (Org.). A histria da vida privada no Brasil: da Belle poque era do rdio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998a. p. 513-620. . O preldio republicano, astcias da ordem e iluses do progresso. In: . (Org.). A histria da vida privada no Brasil: da Belle poque era do rdio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998b. p. 7-48. SINGER, B. Modernidade, hiperestmulo e incio do sensacionalismo. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. (Orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac e Naify, 2001. p. 115-150. STIEL, W. C. Histria do transporte urbano no Brasil. So Paulo: Editora Pini/EBTU, 1984. TALOCK, A. C. El automvil en Amrica del Sur: orgenes Argentina, Brasil, Paraguay, Uruguay. Montevideu: Ediciones de la Banda Oriental, 1996. WEBER, E. Frana n de sicle. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Recebido: 30 mar. 2008 Aprovado: 20 maio 2008 Endereo para correspondncia Victor Andrade de Melo Praia de Botafogo, 472/810 Botafogo Rio de Janeiro-RJ CEP 22250-040

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 187-203, set. 2008

203

You might also like