You are on page 1of 5

EXCELLER INFORMTICA

PEAS DO COMPUTADOR

Professora: Mane ALuna: Luma Cleto Pavan

MARO 2012

Introcuo Este trabalho abordar como tema princpal as peas do computador, suas utilidades, marcas importantes e detalhes relevantes com o objetivo de melhor assimilao do contedo apendido durante as aulas do curso de montagem e manuteno da exceler informtica.

concluso Concluo este trabalho com as seguinte consideraes, um computador um complexo de peas que se comunicam, e para o perfeito funcionamento do PC deve-se consgiderar essas intercomunies e a peas de forma conjunta, sempre sonsiderando o todo ou seja todas as peas para a subtituio ou incluso de qualquer pea nova.

Bibliaografia Apostila do curso de montagem e manuteno EXCELLER http://www.videoinformatica.com.br/materia/Montar-Computador.aspx http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/2580-quais-as-diferencas-entre-ide-sata-e-sataii-.htm

SUMRIO

PEAS DO COMPUTADOR

Fonte o componente vital para o funcionamento do computador, proporciona a alimentao de anergia e converte a corrente alternada(AC) em corrente continua(DC).

Placa Mae ou Motherboard responsvel pela interconexo de todas as peas que formam o computador, ela quem oferece as conexes. importante lembrar que a escolha da placa mae est condicionada a escolha do processador pois tem que ser especifico. Pode ser onboard- possuem um ou mais dipositivos de expano integrados, ex.: placa de som, video, modem, rede. Vantagem reduo de custos, Pode ser offboar - no esto integrados (video, som e rede) apensa mouse e USB.

Memorias: ROM(read only memory) memoria de leitura, as informaes so gravadas apenas uma vez e depois lida. Essa memoria constituida por 3 tipos de progrmas, BIOS(basic imput/output System) conjuto de intrues que permite o micropocessados trabalhar com perifricos basicos, como uncade de disquete. POST(Power onself test) auto teste de inicializao sempre que o micro e reinicializado. SETUP(configusao de sistema) programa de configurao de hardware da computador. Memoria RAM(random acess memory) Seu contedo pode ser modificado, apagado e regravados. TIpos antigos: SDRAM, DIMM, EDO, PC- 100, FPM Tipos atuais: DDRs

Memoria cache: memoria mais pontente que auxilia o processador pois se a unica existente fosse a RAM, ficara o processador subutilizado. Tipos: Cache L1 - presente no micropocessador, cache L2

- presente na plaa-mae e nos mais novos processadores.

Processador conectado a placa mae em um conentor chamado socket, existem diferentes tipos e marcas de processador, sua diferena se encontra emcapacidade de processamento, memria cache, tecnologia de facbricao, consumo de energia, quantidade de terminais entre outros, os pricipais fabicantes so AMD E INTEL PENTIUM. IMPORTANTE: ao escolher processador observar a capacidade suportada pela placa seno ser inutil ter um processador superpotente que a placa mae no suporta.

Islots de Expano So eles que torno possvel a conexo de placas que adicionam funes ao PC, os tipos mais conhecidos so PCI, AGP, CNR e o PCI - express(que tende substituias os outros) e as placas mae mais antigas usavam slot ISA.

Plug de alimetao o cabo da fonte de alimentao, pode ser AT e ATX, a placa mae sozinha consegue alimentar os dispositivos nela conectados no entando todoas os outros precisam desse plug.

Conectores IDE, SATA1 e SATA2 O IDE, do ingls Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padro que integrou a controladora com o Disco Rgido. Os primeiros HDs com interface IDE foram lanados por volta de 1986 e na poca isto j foi uma grande inovao porque os cabos utilizados j eram menores e havia menos problema de sincronismo, o que deixava os processos mais rpidos.

O SATA ou Serial ATA, do ingls Serial Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rgidos que utilizam o padro SATA transferem os dados em srie e no em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronizao e interferncia, permitindo que frequncias mais altas sejam usadas nas transferncias.

SATA2 Os cabos possuem apenas sete fios, sendo um par para transmisso e outro para recepo de dados e trs fios terra. Por eles serem mais finos, permitem inclusive uma

melhor ventilao no gabinete. Um cabo SATA pode ter at um metro de comprimento e cada porta SATA suporta um nico dispositivo (diferente do padro master/slave do IDE). chamado de SATA II ou SATA 2, basicamente todos os produtos da segunda gerao do SATA (aquela com especificao de 3.0Gbit/s). A diferena entre o SATA e o SATA II a basicamente a velocidade para transferncia de dados.

Conectores de teclado, mouse, usb, impressora e outros Ficam assecves na parte traseira apos instalada no gabinete. Furos e encaixe - Para que a placa mae seja fixada no gabnete Chipset - o repsonsvel pelo controle de uma srie de itens da placa mae como acesso a memoria, barramentos. Nas placas mae atuais comum encontramos 2 chips desse tipo ponte SUL(geralmente usado para controle dos dispositivos de entrada e saida como interface IDE e SATA, nas placa onboard podem incluir esses controles na ponte sul) e Ponte norte(trabalho pesado, geralemnte requer dissipador de calor, tarefas de controle FSB(velociada que o processador se cominica com os componente da placa mae e a memoria.

Hard Disk, disco rgido O HD uma pea que serve para guardar tudo aquilo que voc faz ou instala no seu computador. O HD um dispositivo de armazenamento, existem hd's com vrios tamanhos ou seja com vrias capacidades de armazenamento

You might also like