You are on page 1of 5

MESTRADO EM TEOLOGIA

Com nfase no Novo Testamento

OBJETIVOS: O programa de Mestrado em Teologia, com nfase no Novo Testamento do ITG visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo teolgico, filosfico e social, assim como a formao de docentes, com a capacidade para a compreenso dos grandes temas e problemas teolgicos-filosficos da atualidade, bem como para a anlise e reflexo crtica da realidade social local, regional e nacional. QUANDO O ALUNO PODE INICIAR O CURSO? O aluno poder matricular-se e iniciar seus estudos em qualquer poca do ano, pois, os nossos cursos so oferecidos no sistema EAD (Ensino Distncia). PUBLICO ALVO: Lderes, Pastores, Missionrios, Diconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanlise, Psicologia, Antropologia, Direito, Histria, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenes e conselhos de pastores, seminrios teolgicos, institutos teolgicos, fazer misses, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bblicos, seminrios, conferncias, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teolgico, Lingustico, Filosfico, Bblico, Ministerial e Exegtico. OBJETIVO DO CURSO: Visa a pesquisa cientfica com a finalidade de formar professores com perspectivas analticas em cosmovises diversificadas. CAMPO DE ATUAO: Fazendo o Curso de Mestrado em Teologia distncia do ITG, voc estar apto para fazer o Curso de Doutorado em Teologia em qualquer outra instituio equivalente, e ainda estar habilitado para atuar nas seguintes reas: Liderana Crist - desenvolver atividades administrativas, docncia bblica na comunidade. Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral s famlias, adolescncia, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus. Misses - implantar igrejas nas reas urbanas e rurais, no alcanadas pelo evangelho. Evangelismo - levar a mensagem de esperana e salvao das escrituras ao prximo, atravs da prdica da palavra de Deus, e outros meios. Docncia - exercer uma atuao educativa nos estabelecimentos de educao que necessitem de formao teolgica, Igrejas, Seminrios, etc. Como tambm atuar nas reas de estudos e pesquisas, aps o termino do curso ingressar em especializaes, mestrados.

DURAO DO Curso de Mestrado em Teologia distncia: Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicao, compromisso e esforo pessoal. Geralmente, nossos alunos fazem nossos cursos em mdia de 06 (seis) a 12 (doze) meses. REQUISITOS: Para matricula-ser no Curso de Mestrado em Teologia, o interessado dever ter concludo o Bacharelado em Teologia, Filosofia, Cincias Sociais da Religio ou rea afins. Tendo concludo nesta ou em qualquer outra instituio equivalente. DOCUMENTAO EXIGIDA: Cpia do Diploma de Bacharel em Teologia, Filosofia, Cincias Sociais da Religio ou reas afins; Foto 3/4; Cpia de Identidade e CPF; Comprovante de endereo; Cpia do comprovante de depsito bancrio referente matrcula. OBS: todos os documentos acima citados, deve ser digitalizados e enviados por e-mail, para : instgamaliel@gmail.com INVESTIMENTO: O valor do curso MESTRADO EM TEOLOGIA (NA PROMOO), consiste em uma TAXA NICA , depositada em conta ou pago atravs do sistema Pagseguro, dando direito ao curso completo, com todas as apostilas, provas, diploma, credencial de formao teolgica e histrico escolar, sem nenhum valor a mais. ENVIO DAS DISCIPLINAS: As disciplinas sero enviadas para o endereo de e-mail informado pelo aluno, no prazo de at 48hs teis, aps a confirmao do pagamento.

DISSERTAO: Alm das disciplinas do currculo, o aluno dever apresentar uma dissertao referente especializao escolhida, no mnimo cinqenta (50) pginas datilografadas em espao duplo, fonte arial, ou trinta e seis (36) pginas no computador, em espao normal. EGRESSOS: Desenvolver atividades prticas pertinentes ao campo teolgico-filosfico e tarefas tericas da pesquisa cientfica teolgica-filosfica, social e do fato religioso; Praticar a docncia do ensino religioso, tanto para o nvel pblico como para o privado; Praticar a crtica teolgica-filosfica de conformidade com a rigorosa tcnica da exegese e da hermenutica; Cooperar com a os rgos pblicos na tarefa de prestao de cidadania e de bem estar para as comunidades. REA DE CONCENTRAO: Religio e Cultura. Nesta rea, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relao estrutura dos elementos que compem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas. LINHA DE PESQUISA: Cultura e Sistemas Simblicos. Esta linha de pesquisa discute os conceitos bsicos de antropologia como a noo de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vrios sistemas simblicos, objetos do fazer antropolgico como parentesco, as relaes econmicas, a arte, a cincia, est tambm a religio.

As Linhas de Pesquisa so compostas pelos blocos temticos em que as pesquisas devem estar inseridas. Modalidade do Curso de Mestrado em Teologia distncia: Os Cursos de Teologia do ITG por serem "Cursos Livres no Sistema EAD em nvel de graduao, no sujeitos a fiscalizao ou credenciamento pelo MEC esto amparado por Leis Federais: 1821/53, 34.330/53, 5540/68 , Artigo 210, 1 da Constituio Federal, respaudados nos pareceres: 241 de 15/03/99; 296 de 10/08/99; 97 de 06/04/99; 241/99; Decreto Lei 1051/69 art. 1; Decreto Lei n 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD); Decreto n 5.622 de 20/12/05; Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1. Assim, pessoas com atuao nas mais diversas reas optam por um Curso aberto, no s pela facilidade de curs-lo, enquanto prosseguem em sua atividade profissional ou estudantil, mas tambm porque, em geral, os Cursos de Teologia tendem a ser mais focados na aplicabilidade prtica dos conceitos, melhorando assim sua atuao. - Nossos diplomas podem ser convalidados em qualquer Faculdade de Teologia que presta este servio, e aceitos pelo CFT - Conselho Federal de Telogos. NOTA PARA APROVAO: Exige-se nota mnima sete (7.0), para a aprovao.

PREO PROMOCIONAL PARA ESTE MS, APROVEITE! PROGRAMA DE PESQUISA DO MESTRADO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 Didtica do Ensino Superior Fundamentos da Educao Crist Sociologia Filosofia Geral Filosofia da Religio Bibliologia Introduo a Psicologia Teologia Sistemtica Teologia Sistemtica do Novo Testamento Teologia do Novo Testamento Os Evangelhos Atos e Epstolas Paulinas Hebreus e Epstolas Gerais Apocalipse Histria da Igreja Metodologia de Pesquisa Cientfica

FAA AGORA A SUA SOLICITAO! ENTREGA DOS TRABALHOS: Os trabalhos devero ser enviados para o e-mail: instgamaliel@gmail.com

CARTEIRA DE ESTUDANTE: O aluno poder solicitar gratuitamente sua Carteira de Estudante. Para isso, dever enviar FOTO 3X4 via e-mail. GRAU CONFERIDO: O ITG emitir o Diploma com o grau de Mestre em Teologia.

O CURSO RECONHECIDO PELO MEC?


No dia 15 de Maro de 1999 o Conselho Nacional da Educao aprovou o Parecer CEC 241/99 que abre jurisprudncia para o reconhecimento dos cursos em Teologia. NOTA:
importante salientar que o parecer possui vigor para as instituies teolgicas iniciem apenas, os seus processos de regulamentao junto ao MEC. Um detalhe muito importante que o Parecer pode ou no se tornar Resoluo ou Portaria, mas o fato dele ter sido dado, justifica a abertura do processo ao possvel reconhecimento ao curso teolgico; Existem alguns problemas que as instituies teolgicas ainda enfrentam, o principal deles a diretriz para o reconhecimento, (carga horria, corpo docente, acervo bibliotecrio, etc), que at o momento no fora divulgado pelo MEC, acredita-se que seja semelhante ao de bacharelado em filosofia nvel C; O DECRETO-LEI N 1051/69 autoriza a validao dos estudos aos portadores de diploma de cursos realizados em Seminrios Maiores, Faculdades Teolgicas ou instituies equivalentes de qualquer confisso religiosa (Art.1); Como o ensino militar, o ensino religioso foge as limitaes dos sistemas vigentes (Par. 286/8). Tais cursos so ditos livres, no necessitando de prvia autorizao para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educao Competente; A jurisprudncia do Conselho Federal de Educao tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalncia, de acordo com regras amplas e flexveis, o que se depreende da leitura da Lei 1821/53, do Decreto 34.330/53,

dos pareceres do CFE, n 279-64 (doc.31, p.69) e n 884/65 (doc.92, p.60) e n 3174/77 (doc.204, p.17) entre outros; O pargrafo nico do art. 7 da Lei 5.692/71 coloca o ensino Religioso como disciplina facultativa para os alunos, devendo obrigatoriamente constar dos horrios normais do estabelecimentos oficiais do ensino de 1 e 2 Graus. Tal Lei est respaldada e enfatizada hoje pelo art. 210, pargrafo 1 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil; De acordo com o acima exposto e sendo a FAETESP registrada de acordo com todas as normas do pas e pertencendo a uma Confisso religiosa, Igreja Evanglica Assemblia de Deus, tem o amparo da Lei para o funcionamento, quanto ao RECONHECIMENTO DO CEC, como todas as entidades que ministram teologia ainda est em andamento. (Processo de Credenciamento).

Atenciosamente, -Pr. Flvio Nunes de Souza Filiado ao CFT 000.752/081 Representante do CFT 026/081-09

ITG - Instituto Teolgico Gamaliel Rua: Major Joo Gomes, 27 1 Andar - Sala 02 Bairro: Centro Belo Jardim - PE CEP 55.150-050 www.institutogamaliel.com CNPJ: 11.501.786/0001-47 instgamaliel@gmail.com

You might also like