You are on page 1of 2

Inteligncia Artificial Mrio Srgio Cortella* Na segunda metade do sculo 20, de profundas e rpidas mudanas tecnolgicas, o diablico_ que,

se tomado em sua acepo etimolgica mais simples, significa: jogar separado, desagregar _ parece ter-se metamorfoseado de muitas maneiras, ganhando ares mais eficazes e potentes: a magia do cinema, a companhia do rdio, o vcio da televiso, a liberalidade do vdeo cassete e depois do DVD, o ensimesmamento do walkman, a narcotizao do videogame. Mas, eis que surge a suprema metamorfose (por reunir em si todas as anteriores) a encarnao luciferina: o Computador. A foi demais. Se pudemos conviver de forma medianamente pacfica com as outras metemorfoses (s vezes ignorando-as, outras vezes nos deixando possuir), essa trouxe uma ameaa fatal: ele especialista em inteligncia, a nossa especialidade. Pior ainda, ele especialista em algo impossvel para muitos de ns: inteligncia artificial, sem materialidade, sem peso, sem odores, sem carne, sem sentimentos; enfim, desumana. Pronto, a estaria a sada para os que querem rejeit-lo, combat-lo e derrot-lo: sua desumanidade.Ele sim, o computador,a temoriza,pois tem inteligncia. Mas, ela artificial e, por isso, diriam alguns, merece ser exorcizada, na busca de uma vida mais humana. Nesse caso, o equvoco maior mergulhar preventivamente na informatofobia, marcada pelo medo preconceituoso e gerador de rejeies que, sem dvida, bloqueiam a explorao adequada desse instrumento humano. Porm, h ainda outro equvoco: supor que a informtica a soluo final para os problemas da humanidade, entendendo que, sem o computador, no possvel produzir uma existncia coletiva digna. Vivemos atualmente uma espcie de sndrome da modernidade: tudo o que estiver envolvido em uma aura de tecnologia em sua produo e disseminao considerado de qualidade positiva. Sendo a informatizao, com toda a razo, entendida como a marca mais significativa destes tempos, o que a ela estiver atrelado ganha um pendo de moderno e, portanto, de imprescindibilidade. Ser imprescindvel nos nossos dias o quesito mais atraente para a aquisio de uma mercadoria qualquer; a noo central : voc no pode ser completo sem isto, seno... estar ultrapassado e deixar de ser up to date! A novidade, mesmo aleatria, continua sendo o obscuro objeto do desejo de muita gente. preciso cautela com a informatolatria. Tecnologia em si mesma no requisito exclusivo para avaliar e fomentar a qualidade da produo e da vida humanas. Afinal, no a utilizao de avanados editores de textos que possibilitou, por exemplo, a elaborao de grandes obras na literatura; a maioria delas, at hoje, foi registrada com estiletes, penas de pato, grafites, canetas ou mquinas de escrever e pode, tambm, originar-se de computadores. Ademais, o impacto das tecnologias informatizadas em relao qualidade de vida das pessoas pode ser medido no seguinte exemplo: nos anos 70, uma datilgrafa trabalhava em um

escritrio, usava mquina de escrever manual, ganhava dois salrios mnimos, trabalhava oito horas por dia e vivia mal; nos anos 1980, o escritrio adquiriu uma mquina de escrever eltrica e ela continuou a ganhar dois salrios mnimos, trabalhar oito horas por dia e a viver mal; nos anos 1990, o escritrio informatizou-se e ela continuou com seu salrio, jornada e condio de vida. Ou seja, continuou na mesma! Infelizmente, essa situao caricatural pode ser estendida a outros campos da atividade humana. Ser a inteligncia artificial uma ferramenta demonaca ou, finalmente, estamos prestes a redimir Prometeu por nos ter entregado o fogo roubado dos Deuses?

*Mrio Srgio Cortella filsofo com mestrado e doutorado em educao pela PUC-SP, na qual docente desde 1977. Foi assessor especial e Chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educao de So Paulo (1989-1991), a quem substituiu no cargo de secretrio.

CORTELLA, Mrio Srgio. No espere pelo epitfio... provocaes filosficas. 8 ed. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2010. p. 105-108.

You might also like