You are on page 1of 41

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO

Departamento de Cincias Ambientais Tecnolgicas DCAT Disciplina : Gerao e utilizao de vapor Professor: Alessandro Alisson de Lemos Arajo

Dimensionamento de tubulaes

Dimensionamento de tubulaes
O dimensionamento de uma tubulao deve ser feito visando a obter no final Das linhas,presses compatveis com o uso que se deseja fazer do vapor, isto Uma perda de carga tal que ainda se possa utilizar o vapor nas condies desejadas. Uma rede de distribuio de vapor nunca deve ser encarada como uma vlvula Redutora de presso. A mxima perda de carga admissvel para vapor de 0,5Kg/cm2 por 100m. Acima disso passa a haver uma eroso sensvel da Tubulao, o que encurtar sua vida til.

A maioria das vlvulas utilizadas em instalaes de vapor tem como nica Finalidade abrir e fechar o vapor, isto ou esto completamente abertas Ou completamente fechadas. Estas so chamadas de vlvulas de bloqueio. Em alguns casos, h necessidade de se exercer algum controle sobre o fluxo, Isto , modul-lo como no caso de uma vlvula de derivao. Em situaes de emergncia para substituir o controle existente.

As vlvulas encontra-se basicamente em trs tipos distintos:

Gaveta Esfera Globo

Vlvula de Gaveta So usadas para quaisquer presses e temperaturas. No so adequadas para velocidades de escoamento muito altas. O fechamento nessas vlvulas feito pelo movimento de uma pea chamada de gaveta, que se desloca paralelamente ao orifcio da vlvula. S devem trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas. Quando parcialmente abertas, causam perdas de carga elevadas .

Vlvulas de esfera (ball valves).


a vlvula de bloqueio que at pouco tempo representava a minoria das vlvulas instaladas, mas que partir do final da dcada de 80 passou a ganhar o espao perdido pelas vlvulas de gaveta, por serem mais eficientes e de menor custo (Figura 3). Sua principal caracterstica a mnima perda de carga para os modelos de passagem plena e a baixa perda de carga para os outros modelos devido pequena obstruo do fluxo quando totalmente abertas.

Vlvulas globo tm esse nome universalizado devido forma globular concebida inicialmente no projeto de seu corpo. Tambm conhecida como registro de presso, Tem como funo de regular vazo e bloquear o fluxo de fluidos em uma tubulao (Figura 4). Existem desde as vlvulas domsticas (a maioria das vlvulas de lavatrios, chuveiros e pias so vlvulas de globo, com a vedao sendo chamada de carrapeta).

Vlvulas de agulha (needle valves).


Tambm conhecida simplesmente por vlvula de agulha, ou ainda como globo ponta de agulha so as vlvulas destinadas regulagem precisa de vazo. A vlvula de agulha uma variao das vlvulas globo e portanto de funcionamento idntico. Ela difere basicamente no seu elemento de vedao (obturador) que se caracteriza pelo seu formato cnico extremamente agudo

Vlvulas de reteno (check valves)


As vlvulas de reteno caracterizam-se pela auto-operao proporcionada pelas diferenas de presso entre montante e jusante exercidas pelo fluido em conseqncia do prprio fluxo, no havendo necessidade da atuao do operador. As vlvulas de reteno so denominadas de vlvulas unidirecionais e so instaladas com a finalidade de evitar a inverso no sentido do fluxo, o refluxo. Quando ocorre a interrupo no fornecimento de energia das bombas e, conseqentemente ocorre a parada do escoamento, as vlvulas de reteno se fecham impedindo o refluxo e retendo a coluna do fluido na tubulao

Vlvulas de Bloqueio (block-valves)

Esse o tipo de vlvula mais importante e de uso mais generalizado. Os principais empregos das vlvulas de gaveta so os seguintes: i) Em quaisquer dimetros, para todos os servios de bloqueio em linhas de gua, leos e lquidos em geral, desde que no sejam muito corrosivos, nem deixem muitos sedimentos ou tenham grande quantidade de slidos em suspenso. ii) Em dimetros acima de 8 para bloqueio em linhas de vapor. iii) Em dimetros acima de 2 para bloqueio em linhas de ar.

A perda de carga da vlvulas de globo 40 a 60 vezes maior que a da vlvula de gaveta . A perda de carga da vlvula de esfera aproximadamente igual A vlvula de gaveta.

Dimensionamento pela velocidade


O dimensionamento de tubulaes pode ser feito levando em conta a Velocidade ou ento a perda de carga, isto determina-se qual velocidade ou perda de carga desejada para uma determinada vazo e, com esses Dados , calcula-se o dimetro necessrio.
Qv V

DK

K: constante adimensinal = 112,83


Q: vazo (kg/s) v: volume especfico (m3/kg) V: velocidade (m/s) Este mtodo s deve ser utilizado para dimensionamento de trechos curtos de Tubulao (no mximo 20 m).Com velocidades de vapor saturado , pode-se Indicar 20 a 30 m/s. Para vapor superaquecido as velocidade no pode ultrapassar 40 m/s.

Dimensionamento pela perda de carga

KvLQ2 P d5
3625[1 1011 3,6 ] d

v: Volume especfico (ft3/lb) L: comprimento equivalente (ft)

Q: Vazo de vapor (lb/h)


d: Dimetro interno do tubo (pol)

Tubulao um conduto forado, destinado ao transporte de fluidos. Uma tubulao constituda de tubos de tamanhos padronizados colocados em srie. Usam-se tubulaes para o transporte de todos os fluidos, materiais fluidos com slidos em suspenso e slidos fluidizados.

1.- Classificao dos tubos

Os tubos podem ser:

Metlicos

a)

Ferrosos:

- Ao-carbono - Ao-liga - Ao-inoxidivel - Ferro fundido - Ferro forjado

b) No Ferrosos:

- Cobre - Alumnio - Chumbo - Nquel - Outros Metais - Ligas

- Bitolas Comerciais
Os tubos de ao so construdos com dimetros desde 1/8 at 30: os de ao inoxidvel existem no mercado em dimetros at 12. Os dimetros comerciais so: 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 3/4, 1, 1 1/4, 1 1/2, 2", 3", 4", 6", 8", 10", 12", ...30. Os tubos acima de 30 so fabricados por encomenda. Os tubos de cobre, lato, bronze, alumnio e suas ligas existem em bitolas de 1/4 e 1/2. Os tubos de chumbo existem em bitolas de 1/4 a 12.

Espessuras Comerciais

As paredes dos tubos de ao tm espessuras padronizadas. Para o mesmo dimetro pode variar a espessura da parede, de acordo com o trabalho a que se destina a tubulao.A espessura designada por meio dos nmeros 10, 20, 30, 40, 60, 80, 120, 140,160. Estes nmeros so os Schedule Number, e quanto mais alto o Schedule, maior ser a espessura da parede do tubo.

Mxima temperatura de utilizao para algumas ligas de ao

A interligao da tubulao com equipamentos, tais como bombas, tanques, trocadores de calor, exige que seja possvel a desmontagem para manuteno dos mesmos. O meio mais prtico a ligao com flanges, as quais so normalizadas em dimenses, materias e aplicaes de servio.

Classificao dos sistemas de ligao de tubos a) Ligaes rosqueadas. b) Ligaes flangeadas c) Ligaes soldadas.

a) Ligaes Rosqueadas: So os mais antigos meios de ligaes usados para tubos. So de baixo custo, de fcil execuo, mas seu uso limitado para pequenos dimetros (at 3), assim mesmo em instalaes domiciliares ou servios secundrios em instalaes industriais, devido facilidade de vazamentos e a pequena resistncia mecnica que apresentam b)Ligaes soldadas: O uso das ligaes continuamente e atualmente muito usado. soldadas cresce

Vantagens do uso da solda:


Resistncia mecnica boa (quase sempre equivalente a do tubo); Pequeno peso e consequente simplificao do sistema de suporte; Menor custo em relao aos flanges para linha de alta presso Desvantagens do uso da solda: Dificuldade de desmontagem; Perigo de utilizao de solda com unidade funcionando: Dificuldade de equipamento para solda ou de um soldador habilitado.

Recomendaes de materiais para tubulaes de vapor.

Acessrios
Os acessrios de tubulao podem tambm ser classificados de acordo com o sistema de ligao empregado; teremos, ento. Os acessrios rosqueados so usados normalmente em tubulaes prediais e em tubulaes industriais secundrias (gua, ar, condensado de baixa presso etc.), todas at 4.

Os acessrios flangeados de ferro fundido esto padronizados na norma da ABNT e ANSI.B.16.1, que especificam dimenses e presses de trabalho.

-Purgadores de

vapor:

A perda de calor em linhas de vapor saturado produz a formao de condensado. A densidade do condensado aliado as altas velocidades de fluxo de vapor faz com que a presena do mesmo seja indesejvel nas linhas de distribuio, j que, o condensado acelerado pelo vapor pode provocar eroso. A drenagem das linhas de vapor, bem como dos equipamentos que utilizam vapor condensando feita pelos purgadores de vapor.

um acessrio de tubulao industrial, utilizado geralmente em linhas de vapor e serve para remover o condensado (gua) do interior da tubulao.

Purgador para drenagem de linhas de vapor

So as seguintes as causas do aparecimento de condensado em tubulaes De vapor.

Em tubulaes de vapor mido o condensado se forma por precipitao da prpria umidade.


Em tubulaes de vapor saturado o condensado aparece em consequncia das perdas de calor por irradiao ao longo da linha. Em tubulaes de vapor saturado ou superaquecido o condensado pode Aparecer em consequncia do arrastamento de gua, proveniente da caldeira

A remoo do condensado do ar e outros gases existentes nas linhas de vapor Deve ser feita pelas seguintes razes: Conservar a energia do vapor: O condensado no tem ao motora (mquina a vapor).A entrada ou permanncia do condensado nos aparelhos de Aquecimento diminui a eficincia desses aparelhos. Evitar a eroso rpida das palhetas das turbinas, que seria causada pelo impaCto das gotas de condensado. Diminuir os efeitos da corroso.O condensado combina-se com CO2 que possa Existir no vapor formando cido carbnico, de alta ao corrosiva. Evitar o resfriamento do vapor em consequncia da mistura com o ar e outros Gases.

Os purgadores de vapor so usados em dois casos tpicos de emprego: Para eliminao do condensado formado nas tubulaes de vapor Para reter o vapor nos aparelhos de aquecimento a vapor

Os principais tipos de purgadores compreendem:


-purgadores mecnicos,

-termostticos,
- termodinmicos

Os purgadores mecnicos agem por diferena de densidade. A presena de lquido no purgador aciona um mecanismo que abre uma vlvula de descarga do condensado, at drenar completamente. Ex: purgadores de bia Os purgadores termostticos agem pela diferena de temperatura entre o lquido saturado que se resfria e o vapor saturado, ambos a mesma presso. Ex: Purgadores de expanso metlica

No purgador termodinmico o condensado saturado se resfria , resfriando tambm o vapor acumulado sobre o disco de vedao. Com a diminuio de temperatura desta massa de vapor, cai tambm a presso, permitindo o levantamento do disco e expulsando completamente o lquido. Ex: Purgadores de impulso

Purgador tipo bia

Purgador de expanso metlica

Purgador termodinmico

A seleo do purgador de vapor adequado para um determinado servio. feita em duas etapas: Primeiro a seleo do tipo geral e em seguida a determinao do modelo do purgador, que principalmente relacionado com a sua capacidade de eliminao de condensado.

So os seguintes os fatores que influenciam na seleo de um Purgador: Natureza da instalao e finalidade do purgador. Presso e temperatura purgador;flutuaes Da presso e da temperatura; do vapor na entrada do

Quantidade de condensado a ser eliminada, por hora por dia;

Necessidade ou no de descarga contnua e descarga rpida;


Ocorrncia de golpes de arete ou de vibraes na tubulao Ao corrosiva ou erosiva do vapor ou do condensado Facilidade disponvel de manuteno Custo.

Presso

TIPO

Capacidad mxima e Permite elimina do vapor mxima descarga o (Kg/cm2) (Kg/h) contnua do ar

Resistncia
a golpes de arete Perda de vapor

Necessidade
de manuteno

Bia Panela Invertida Panela aberta Expanso metlica


Expanso lquida Expanso Balanceada Termodinmico Impulso

35 180 100
50 35 35 100 100

50000 15000 6000


4000 4000 1000 3000 1000

sim no no
pode ser pode ser pode ser no no

pode ser sim sim


sim sim sim sim no

no sim sim
sim no no sim sim

pouca pouca pouca


bastante bastante bastante regular regular

regular bastante bastante


regular regular regular quase nenhuma quase nenhuma

Clculo da quantidade de condensado a eliminar


Para os purgadores que se destinam drenagem de linhas de vapor, a quantidade de condensado pode ser calculada pela seguinte expresso:

Q n(Qa 0,5Qs )

(1)

Q= quantidade total de condensado ( capacidade de eliminao do purgador) n= coeficiente de segurana (tabela 2) Qa= Quantidade de condensado formado em consequncia da perda de calor Sofrida pelo vapor para aquecer a tubulao, no incio do funcionamento do Sistema

Qs= Quantidade de condensado formado em consequncia da perda de calor Por irradiao, com a tubulao em operao normal.

6,84 Lwt Qa Qi N

(2)

LatU Qs Qi

(3)

L= comprimento da tubulao (ft) w= peso unitrio do tubo vazio (lb/ft) t= diferena de temperatura entre o vapor e o ambiente (F) Qi= Calor latente do vapor na temperatura final (Btu) N= Nmero de minutos de durao do aquecimento da tubulao (toma-se geralmente N=5) a= rea lateral unitria do tubo (ft2/ft) U= Perda unitria de calor atravs do isolamento trmico (Btu/ft2/F/h)

Tabela 2
Tipos recomendados B Coeficiente de segurana 2

Servio

Drenagem de tubulaes de vapor( com retorno de condensado)

Drenagem de tubulaes de vapor( sem retorno de condensado)

Condies Alta presso: mais de 2MPa Vapor Saturado (=20kg/cm2) Mdia Presso : at 2MPa Baixa presso: at 0,2 Mpa (= 2Kg/cm2) Alta presso: mais de 2MPa Vapor superaquecido Mdia Presso : at 2MPa Baixa presso: at 0,2 Mpa Presses at 0,1 Mpa Vapor superaquecido (= 1kg/cm2) ou Vapor Saturado Presses acima de 0,1 Mpa

B-C C-B B-C C-B C-B C D

2 3 2 2 3 2 3

Aquecimento de tubulaes
Aparelhos de Aquecimento a vapor Serpentinas de tanques Altas vazes (mais de 4000 kg/h) Mdias e baixas vazes ( at 4000kg/h) Vazo constante Vazo varivel Vazo constante Vazo varivel

D
A-B A-B A-C C-A B-A

3
2 4 2 4 3

A- Purgador de bia B- Purgador de panela invertida C-Purgador termosttico ou expanso metlica D- Purgador termodinmico

Obs: As equaes (2) e (3) valem apenas para o caso de tubulaes de ao .

You might also like