You are on page 1of 3

a) Definio da mquina: Retificadora

Retificadora, ou retfica, so mquinas operatrizes tambm derivadas dos tornos mecnicos. So altamente especializadas em retificar e polir peas e componentes cilndricos ou planos. Os virabrequins de motor a exploso, por exemplo, depois confeccionados, tm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora. Outro exemplo seriam os corpos como barramentos e prismas de preciso das prprias mquinas operatrizes que so acabados em suas medidas finais por retficas planas e cilndricas. So altamente especializadas na atividade de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peas e componentes cilndricos ou planos. O processo de retificao executado por ferramentas chamadas de esmeratrizes, que so pedras fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilndricos, ovalizados, esfricos, etc. Em geral, as pedras so presas a eixos (pontas montadas) e giram em altssima rotao. Dessa forma, o componente a ser retificado montado num suporte, numa mesa coordenada ou num eixo, e recebe o atrito da esmeratriz, que vai retirando o material em quantidades muito pequenas, at chegar ao ponto ou dimenso determinada pelo projeto.

b) Identificao dos componentes (partes, peas e conjuntos)


Caixa de Transmisso com Polias e Correias. Eixo rvore Vias deslizantes/Barramento Base Cabeote Mesa Estrutura Carcaa Engrenagens/Buchas Rolamentos Rebolo Parafusos

c) Identificao do material que composto/formado.


Polias: Fabricadas em Alumnio Liga, pois no podem conter porosidades, pois a correia se desgastar facilmente. Correias: Fabricadas em Couro, materiais fibrosos e sintticos (a base de algodo, pelo de camelo, viscose, perln, e nilon), e material combinado (couro e sintticos).

Eixo rvore: Fabricado em Ao Nquel 3340, pois o Nquel (Ni): em mdia, para cada 1% de nquel, a resistncia trao aumenta 40 MPa, mas o limite de elasticidade mais favorecido. Melhora significativamente a capacidade de tmpera, possibilitando reduo da velocidade de resfriamento. O nquel altera a alotropia do ferro e teores acima de 25% fazem reter a austenita em temperaturas usuais, fazendo um ao austentico, que no magntico e bastante resistente corroso. Com 36% de Ni, o ao tem o menor coeficiente de dilatao trmica e usado em instrumentos de medio. Em conjunto com o cromo, o ao pode ser austentico com a combinao 18% Cr e 8% Ni. Vias deslizantes/Barramentos: Ferro Fundido Cinzento FC20/FC25 Mesa/Cabeote/Estrutura: Ferro Fundido FC20/FC25 Base da Mquina/Carcaas Metlicas: Ferro Fundido FC15 Engrenagem/Buchas: Ferro Fundido Cinzento FC30/FC35 Rolamentos: Ao Carbono 51100, devido a sua resistncia a fadiga/Desgaste/Resistncia Mecnica/Dureza e a estabilidade dimensional (62HRC) Temperado e Retificado. 1,5% de Cromo e 1% de Carbono Gaiola dos Rolamentos: Ao Carbono 1010/1020 Parafusos: Aos Carbono 1045/1050 Beneficiados por meio de tempera e revenimento. Rebolo: Rebolo Para Retificadoras Cilndricas FE38A Norton 12x1x3.

d) Descrio dos processos produtivos:


Polias: obtido por processo de laminao o eixo bruto, e depois usinado. Eixo rvore: obtido por laminao e usinagem. Vias deslizantes/Barramentos/Estrutura/Cabeote/Mesas/Bases e Carcaas: obtido por meio de fundio, e aps isso, so retificadas. Rolamentos: Os rolamentos so usinados em mquinas com sistema CNC, para garantir sua melhor exatido, e depois so montadas em um processo especfico de cada empresa, com seus prprios meios de produo.

e) Identificao quanto proteo superficial:


Vias Deslizantes e Barramentos: Sempre proteger com leos lubrificantes como o leo PTFE e o Bissulfeto de Molibdnio.

Estrutura/Cabeote/Mesas/Bases e Carcaas Metlicas: Para esses componentes a proteo superficial feita pela Tinta Epxi Verde RAL 6011, que uma tinta base de resinas epoxdicas, fornecidas em dois componentes, tendo como caractersticas bsicas: alta resistncia qumica, dureza, brilho, poder contra abraso, alta resistncia a gua, ao arrancamento (NBR14050). Rolamentos: Para os rolamentos existe um clculo que feito onde se baseia de sua carga, RPM e o tipo de rolamento, para quanto ser colocado de Graxa em gramas para a lubrificao e proteo do mesmo.

f) Sugestes e melhorias (quanto a materiais e a processos)


As engrenagens alm de ser de FoFo Cinzento, tambm podem ser de FoFo Malevel, que o custo menor, ou de FoFo Nodular, que tem alta resistncia ao desgaste e a gripagem. As polias tambm podem ser fabricadas de Ao 1020, FoFo Cinzento ou materiais sintticos, pois tem elevada usinabilidade, e no desgastam fcil a correia. As correias podem ser tambm de Borracha revestida de lona com cordoanis vulcanizados, para poder terem mais fora de trao. Barramentos tambm podem ser feitas de FoFo Branco, pois ele tem elevada resistncia a abraso. Os parafusos podem ser tambm, de Ao 1020 e 1010, mas eles devem ser beneficiados com tmpera e revenimento assim como o Ao 1045 e o 1050. O rebolo da retificadora tambm pode ser trocado pelo Rebolo FE39 a FE60 para poder atender at aos de alta dureza. Por Patrick Baldin. Todos os Direitos Reservados

You might also like