You are on page 1of 4

(Informaes da aula) Isto foi o que eu escrevi em aula... precisamos acrescentar mais Informaes bibliogrficas. O que reticulcito?

? Hemcia jovem que perdeu o ncleo, mas tem organelas suficientes para completar a sntese da eritropoese no bao. encontrado no sangue perifrico no valor normal entre 0,5 - 1,5% do n de hemcias. A contagem dos reticulcitos precisa ser concluda at 6h - 7h aps a coleta para no haver erros, pois mesmo in vitro os reticulcitos continuam produzindo hemcias. Objetivo: A contagem de reticulcitos tem por objetivo avaliar a velocidade da eritropoese e principalmente avaliar como est a medula ssea do paciente. Se o paciente for portador de alguma anemia como por exemplo, a ferropriva ou a megaloblstica , o mdico precisa saber se a dose do medicamento est adequada e se est fazendo o efeito esperado, encontrando no resultado do exame um aumento do nmero de reticulcitos. Outro exemplo se o paciente estiver fazendo uma hiperhemlise, isso significa que h uma destruio excessiva do n de hemcias, aumentando o n de reticulcitos. Materiais e mtodos: Microscpio ptico Sangue Pipeta Pasteur Estante para tubos Tubos vazios Lminas Corante azul de cresil brilhante Colorao supra vital Luvas Caixa Coletora para descarte (Descarpack) Termmetro Aparelho para banho- maria ????

Utilizamos a proporo de 1:1 de sangue e corante, homogenizamos a amostra de sangue a ser utilizado e num tubo vazio colocamos 2 gotas de sangue e 2 gotas de corante azul de cresil brilhante e deixamos em banho -maria por 10 minutos a temperatura de 37graus , aps este processo colocamos 1 gotas da soluo na lmina e fazemos o esfregao, esperamos secar adicionamos 1 gota de leo mineral e visualizamos no microscpio optico com objetiva de 100x ( imerso), contamos 10 campos microscpicos para obter o resultado do exame.

Discusso: O resultado do exame igual ao n de reticulcitos encontrados dividos por 10. Na 1 amostra foram encontrados 210 reticulcitos, correspondendo a 21%. Na 2 amostra forma encontrados 200 reticulcitos, correspondendo a 20% e na 3 amostra forma encontrados 180 reticulcitos, correspondendo a 18%. Concluso Os resultados encontrados definem um aumento do n de reticulcitos nas 3 amostras devido ao histrico do paciente. Bibliografia:

Relatrio de outra turma para termos uma ideia... No para ser igual!!!! Introduo. Os reticulcitos so eritrcitos jovens; contm restos do cido nucleico ribossomal, que estava presente em quantidades maiores no citoplasma dos eritroblastos que lhes deram origem. Os ribossomos so precipitados e corados com corantes como o azul-brilhante-de-cresil ou novoazul-de-metileno para formar um precipitado azul ou prpura de grnulos e filamentos. Essa reao ocorre somente em coloraes supra vitais, com sangue no-fixado. Aspectos morfolgicos distinguem estgios de maturao dos reticulcitos. Os mais imaturos tm grande quantidade de material precipitvel; nos menos imaturos, s so vistos pequenos pontos ou curtos filamentos. Os reticulcitos podem classificar-se em quatro grupos, do mais imaturo, com grande grumo de reticulina, ao mais maduro, com escassos grnulos. Se uma distenso seca, fixada com metanol e corada com algum corante bsico, os reticulcitos aparecem como eritrcitos, com uma colorao basfila difusa. A perda final do material basoflico ocorre na periferia, particularmente no bao. Cr-se que o processo de amadurecimento dura de 2 a 3 dias, dos quais 24h so gastos na circulao. O nmero de reticulcitos no sangue perifrico um reflexo acurado de atividade eritropotica, assumindo que sejam liberados normalmente da medula e persistam na circulao pelo perodo normal. Essa hiptese nem sempre vlida, pois um estmulo eritropotico provoca liberao prematura para a circulao. O perodo de maturao da periferia desses reticulcitos estimulados pode durar at 3 dias. Nesses casos, possvel deduzir esse alongamento do perodo de maturao e calcular uma contagem corrigida, com dados obtidos da medidado turnover do ferro plasmtico. A informao suficiente entretanto, obtm-se s com a contagem de reticulcitos expressa como porcentagem e melhor ainda, tendo-se contagem de eritrcitos, como nmero absoluto. Objetivo( corantes)

Melhores resultados so obtidos com novo-azul-de-metileno do que com azul-brilhante-decresil: o material filamentoso cora-se de modo mais ntido e uniforme; a qualidade corante do azul-brilhante-de-cresil varia de partida a partida. O azur B purificado um substituto satisfatrio, pois apresenta a vantagem de no precipitar e ser obtido em forma pura. usado de modo idntico ao novo azul-de- metileno. Discusso (Mtodo) Dissolver 1,0g de novo-azul-de-metileno ou azur B em 100ml de tampo fosfato isosmtico, pH 6,5. Misturar 2 ou 3 gotas da soluo corante com 2 a 4 volumes de sangue do paciente, anticoagulado com EDTA em tubo de vidro 75 x 10 mm. Conservar a mistura a 37C por 15 a 20 minutos. Ressuspender as clulas por agitao delicada a fazer distenses do material em lminas de vidro de maneira usual. Quando secas, examinar sem fixar ou contracorar. O volume apropriado de sangue a acrescentar soluo do corante para melhor resultado depende da contagem de eritrcitos. Adicionar uma quantidade maior de sangue anmico e menor de sangue e menor de sangue policitmico do que de sangue normal. Em uma preparao bem corada, o material reticulo-filamentoso cora-se em azul-escuro, e os eritrcitos no reticulados coram se difusamente em matriz de azul-esverdeado plido. As lminas no devem ser contracoradas: o material retculo-filamentoso no fica melhor definido, e o corante precipitado pode causar confuso. Alm disso, corpos de Heinz no sero visveis em preparaes fixadas e contracoradas. Se a preparao for examinada em contraste de fases, tanto os reticulcitos como os demais eritrcitos ficam muito ntidos. Com tal tcnica, os reticulcitos tardios, caracterizados pela presena de restos de filamentos, so facilmente distinguidos de clulas com corpos de incluso. As contagens satisfatrias podem ser feitas em sangue (no corado) conservado por pelo menos 24 horas, embora a contagem tenda a cair discretamente aps 6 a 8 horas, a menos que o sangue seja conservado a 4C.

Concluso (Contagem) Escolher uma rea de distenso onde os eritrcitos estejam ntregos, e a colorao boa. Um erro comum fazer as distenses muito delgadas; contudo, os eritrcitos no devem sobrepor-se. Para a contagem, usar a objetiva de imerso x100 e, se possvel, oculares com um diafragma ajustvel. Na falta, um diafragma de papel ou cartolina, com um quadrado de 4 mm de lado cortado no centro, inserido em uma das oculares, serve como um substituto um pouco menos conveniente. O procedimento de contagem deve ser apropriado ao nmero de reticulcitos presentes. Um grande nmero de clulas deve ser examinado, se desejar uma exatido razovel, quando o nmero de reticulcitos for baixo. Quando o nmero for inferior a 10%, examinar campos sucessivos at contar, ao menos, 100 reticulcitos e contar eritrcitos em, ao menos, 10 campos, para ter uma mdia do nmero por campo. essencial que as lminas sejam bem distendidas para garantir uma distribuio homognea das clulas nos campos sucessivos. Quando o nmero de reticulcitos exceder 10%, o exame de um nmero relativamente pequenos de clulas ser suficiente para se obter um erro-padro < 10%.

Um mtodo alternativo baseia-se na amostragem balanceada, usando-se uma ocular de Miller. Trata-se de um disco de cristal, que inserido em uma das oculares, tendo um quadrado central, em um canto do qual h um quadradinho menor, com um nono da rea total. Os reticulcitos so contados em toda a rea do quadrado grande e os eritrcitos apenas no quadrado pequeno, o nmero de campos a examinar para obter-se um grau desejado de preciso depende da proporo de reticulcitos. Bibliografia

Clulas sanguneas: Um guia prtico 4 edio; Bain, Barbara J Hematologia prtica:Lewis, Bain E Bates

You might also like