You are on page 1of 3

Biografia

Fig. 1: Geraldo de Barros, auto-retrato, 1949.

Na cidade de Xavantes, So Paulo, em 1923, nasce Geraldo de Barros. Em 1945, aps se formar em economia e j morando em So Paulo, cidade para onde sua famlia se muda aps a morte de seu irmo mais velho, decide estudar desenho e pintura com Clvis Graciano, Collete Pujol e Yoshioka Takaoka, dedicando-se
inicialmente pintura de figura e paisagens. Desde o incio, mesmo antes do surgimento da arte concreta, nota-se presente em seus trabalhos a questo da abstrao.

J em 1947, realiza sua primeira exposio no Hall do Teatro Municipal de So

Paulo.
Durante os estudos no atelier de Takaoka, Geraldo de Barros conhece o fotgrafo Athayde de Barros, e tem seu primeiro contato com uma nova possibilidade de expresso, a fotografia. Em 1946, Geraldo de Barros inicia suas pesquisas com fotografias construindo ele prprio, uma mquina fotogrfica. Ao mesmo tempo em que descobre a fotografia, Geraldo de Barros, juntamente com Athayde de Barros e outros artistas formam o Grupo XV, instalam o atelier no centro da cidade, dividindo as despesas e improvisam neste um laboratrio fotogrfico, onde passam a fazer experimentaes fotogrficas. Nesta poca, Athayde de Barros, com a pretenso de tornar-se fotgrafo profissional, convida Geraldo para acompanh-lo em sadas onde fotografava jogos de futebol amador pela periferia da cidade, com o intuito de ganhar algum dinheiro. Entusiasmado pelas possibilidades artsticas que a fotografia lhe permite, logo em seguida, Geraldo de Barros compra cmera Rolleiflex 1939.
Sempre trabalhei com essa mquina, que me possibilita duplas ou mais exposies e permite compor quando fotgrafo, afirmou no documentrio biogrfico Sobras em Obras (1998), de Michel Favre.

Em 1949, Geraldo se separa de Athade e, para aprimorar seus conhecimentos, passa a frequentar o Foto Cine Clube Bandeirante. Em 1948, conhece Mrio Pedrosa, e apresentado teoria da Gestalt, teoria geral da forma, o que influenciaria e mudaria

definitivamente as caractersticas de sua obra. A partir da, Geraldo de Barros passa a priorizar a forma.

Ainda no final da dcada de 1940, inicia as intervenes em fotos, o que se tornaria sua marca registrada. Sob influncia do construtivismo e da arte concreta, torna-se pioneiro da fotografia abstrata e moderna e firma-se como um artista experimental, que busca formar suas imagens a partir da desconstruo e da reordenao de elementos para dar origem a uma nova composio.
(...) A Fotografia para mim um processo de gravura. Defendi esse pensamento quando tentei introduzi-la como categoria artstica, na 2 Bienal Internacional de So Paulo. Acredito tambm que o erro, na explorao e domnio do acaso, que reside criao fotogrfica. Me preocupei em conhecer a tcnica apenas o suficiente para me expressar, sem me deixar levar por excessivos virtuosismos. (BARROS, Geraldo de. A Fotografia. In: Fotoformas, So Paulo, 1994)

No mesmo ano em que se associa ao Foto Cine Clube Bandeirante, Geraldo de Barros convidado por Pietro Maria Bardi, diretor do Museu de Artes de So Paulo (MASP), ento com sede na rua 7 de abril, a montar um laboratrio fotogrfico e um curso de fotografia do museu, considerados inovadores para a poca. Nesse novo espao, Geraldo d continuidade s suas experimentaes plsticas e abstracionistas com a fotografia. No ano seguinte (1950), Geraldo realiza uma exposio no MASP, e apresenta um trabalho vanguardista, que viria a ser chamado Fotoformas. Geraldo de Barros fez parte da gerao de artistas que acompanhou assiduamente os eventos promovidos a partir das inauguraes do Museu de Arte de So Paulo (Masp), em 1947, do Museu de Arte Moderna de So Paulo (MAM/SP), em 1949, e da I Bienal Internacional de Artes do MAM/SP, em 1951.

You might also like