You are on page 1of 9

O meu interesse pela escultura de rua de Lisboa comeou com um trabalho terico que fiz na faculdade, com um professor

que no queria saber de arte contempornea, apenas tolerando trabalhos que discursassem sobre matria com um mnimo de 50 anos de idade. Eu manifestei vontade de trabalhar sobre o Estado Novo, e o professor sugeriu o tema da famlia na escultura dessa poca. Quis que eu trabalhasse sobre a escultura porque essa era a minha vertente curricular no curso de artes plsticas; imagino que o tema da famlia se tenha devido ao facto de eu ser mulher, e, no enquadramento cultural de h 50 anos atrs, dessa rea, por assim dizer. Apesar de no concordar com os aspectos polticos desta sugesto, a ideia interessou-me por haver muito pouco escrito sobre o assunto, e a abordagem feminista que imprimi ao trabalho tornou-o bastante divertido de fazer. Deste trabalho terico extra uma concluso relativa colocao das esculturas no espao urbano:
() verifica-se uma predominncia do jardim como local escolhido para as homenagens aos escritores; note-se que mesmo aqueles situados na Avenida da Liberdade se encontram no meio das faixas arborizadas. Os estadistas so preferencialmente enquadrados em praas e rotundas de envolvncia geomtrica e dimenses maiores. () O espao por excelncia da estaturia que tem como tema a Mulher ou a Me o jardim ()

...... O Marqus foi de frias seria um ttulo possvel para o ensaio de fotomontagem que encerra o volume anterior, e a sua descontextualizao arquitectnica torna-o um pouco absurdo, emproado e de leo em punho no meio das hortas da Brandoa. O Duque da Terceira foi l colocado como um parente invejoso, escuro e voltado de costas, mas numa verso posterior em que substitu a vegetao para uniformizar a luminosidade da imagem, o Duque j no est presente.

Em retrospectiva, essa remoo talvez tenha sido um erro (embora a esttua do Duque estivesse luminicamente incoerente com a do Marqus) porque colocar uma esttua ao lado da outra retira-lhes muita da sua monumentalidade. Com o terreno todo para si, ainda que campestre, o Marqus gera uma espcie de espao devocional sua volta.

Este estudo conduziu a uma srie de experincias em torno da escultura pblica de Lisboa, a primeira das quais deveria ser um depsito de esculturas ao ar livre.

Seria um cemitrio para os mamarrachos de pedra e bronze rejeitados por um novo planeamento urbano. Procurei o terreno mais adequado: um baldio atrs do Parque das Conchas pareceume interessante.

Entretanto, comecei a experimentar com fotografias das esculturas, e acabei por abandonar a ideia inicial e fazer uma srie de reconfiguraes posicionais de peas, juntando-as por grupos ou afinidades.

A Famlia de Leopoldo de Almeida abandonou a sua heteronormatividade fundindo-se com uma Me e Filho do mesmo autor, ambas tristemente cobertas de intervenes a tinta.

Mais tarde experimentei criar uma manifestao de esculturas femininas no Parque Eduardo VII, montagem cujos problemas lumnicos nunca resolvi completamente.

Uma pesquisa no Arquivo Fotogrfico Municipal de Lisboa levou-me a encontrar algumas imagens interessantes, entre as quais uma do Padro dos Descobrimentos rodeado de caixotes.

Ainda na zona de Belm, levei a cabo uma srie de tentativas de domesticar a imponncia geomtrica da fonte monumental da Praa do Imprio, atravs da sua pintura em cores garridas e da sua transformao em piscina, colocando guarda-sis e palmeiras em redor e, numa primeira instncia, um guarda-sol gigante mesmo por cima da bacia da fonte. O espao ficou igual, largamente devido sua rigorosa horizontalidade, indiferente a qualquer acrscimo de fundo ou colorao. Posteriormente, tentei colocar a fonte num cenrio mais acidentado, mas essa tentativa no resultou muito bem por questes de escala. Em suma, nada que eu fizesse poderia levla a mudar de carcter.

Logo pensei que o prprio Padro poderia ser desmontado e embalado naqueles caixotes, e comecei a retirar-lhe bocados.

No decorrer da minha investigao descobri que uma estranha construo, hoje j demolida, que se situava no lado norte do jardim do Campo Grande e durante anos me tinha intrigado, fazia parte de um Monumento ao Marechal Carmona.

Este reencontro levou-me a observar que situaes semelhantes de vandalismo aplicado escultura de rua de Lisboa se encontram por toda a parte, e tm quase sempre como objecto representaes do corpo feminino. Dei ento incio a uma recolha fotogrfica destas ocorrncias, trabalho que, at ao presente, continua em progresso.

A esttua em bronze do Marechal tinha sido retirada do seu plinto logo aps o 25 de Abril e alojada sombra de umas rvores no vizinho Museu da Cidade, onde se encontra at hoje. Na sequncia de uma visita ao Marechal encontrei, no mesmo Museu, uma escultura minha conhecida, que desaparecera da rua anos antes, substituda por uma rplica em bronze. Os seus frgeis dedos de pedra eram repetidamente partidos por vndalos e o seu corpo pintado a spray.

You might also like