You are on page 1of 91

Fotos Capa Bruno Spada Erasmo Freitas

Apresentao

Apresentao Apresentao
A III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada em julho de 2007, em Fortaleza, foi o momento de culminncia de um processo que comeou bem antes. Na verdade, comeou logo depois da II Conferncia, em maro de 2004. Naquele momento, foram estabelecidas prioridades e objetivos, que orientaram o trabalho realizado pelo Consea nos trs anos seguintes que se sucederam. Quando a III Conferncia foi convocada, programou-se a realizao de eventos em todos os estados, tais como oficinas, seminrios e conferncias estaduais, e isso significou, ao final, algo notvel, que o fato de que milhares de pessoas, em todo o Brasil, discutiram a poltica pblica de segurana alimentar e nutricional e como fazer para implement-la, desde o plano local at o federal. Isto representa algo que difcil dimensionar, tal sua importncia. Mais uma vez, agora a partir dos resultados da III Conferncia, est traada uma importante agenda de trabalho para o Consea, em especial com a construo do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e o estabelecimento de uma Poltica Nacional nesta temtica. Nesse sentido, o relatrio final da Conferncia torna-se um instrumento de grande valia, pois ser nosso guia ao trazer as diretrizes, aprovadas com grande representatividade, para a poltica e o sistema. Traduz, em sntese, a vontade de uma maioria presente na Conferncia, que representava o vigoroso movimento em prol da segurana alimentar no Brasil. Fica tambm como um legado de todos aqueles que trabalharam com o Consea, no perodo entre a II e a III Conferncia. Estamos certos de que os esforos dispendidos nesse perodo oferecem um resultado que contribui para um Brasil em que o direito alimentao para todos passa a ser uma conquista definitiva.

Chico Menezes Presidente do Consea (2004/2007)

ndice

ndice ndice
A Conferncia .............................................................................................................................................. 07 Data e Local Tema Objetivo Geral Objetivos Especficos Eixos Temticos Participantes Cotas Etapas Conferncias Municipais Conferncias Estaduais Regimento Regulamento Comisso Organizadora Outras Conferncias

Declarao Final .......................................................................................................................................... 12 Contextualizaes e Propostas Aprovadas ................................................................................................... 15 Eixo Temtico 1 ........................................................................................................................................... 16 Segurana Alimentar e Nutricional nas Estratgias Nacionais de Desenvolvimento Contextualizao Propostas Aprovadas Eixo Temtico 2 ........................................................................................................................................... 28 Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional Contextualizao Propostas Aprovadas Eixo Temtico 3 ........................................................................................................................................... 56 Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional Contextualizao Propostas Aprovadas Moes Aprovadas ....................................................................................................................................... 66 Carta Aberta ................................................................................................................................................ 83 Atividades Integradoras ............................................................................................................................... 86 Glossrio ..................................................................................................................................................... 89

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Conferncia

A Conferncia A Conferncia
Data e Local
3 a 6 de julho de 2007, no Centro de Convenes, em Fortaleza CE. Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional.

Tema
Por um Desenvolvimento Sustentvel com Soberania e Segurana Alimentar e Nutricional. O debate sobre esses eixos foi permeado pelas seguintes premissas: eqidade; diversidade; sustentabilidade; soberania alimentar; direito humano alimentao adequada; participao e controle social; descentralizao; intersetorialidade.

Objetivo Geral
Construo do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan)

Objetivos Especficos
Propor: diretrizes de Soberania e Segurana Alimentar e Nutricional como eixos estratgicos para o desenvolvimento com sustentabilidade; bases para o marco regulatrio e implementao do Sisan com vistas a assegurar o direito humano alimentao adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade; diretrizes, eixos e prioridades da Poltica e do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional; orientaes para que o Estado brasileiro promova sua soberania alimentar e contribua para a realizao do direito humano alimentao adequada no plano internacional.

Participantes
A III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional contou com a participao de diversos segmentos da sociedade civil organizada e representantes de rgos pblicos das trs esferas de governo, totalizando mais de 2.100 representantes. Os participantes estavam divididos nas seguintes categorias: delegados(as) estaduais, eleitos(as) nas conferncias estaduais conforme nmero de vagas definidas no Regimento da Conferncia, mantendo a proporo de 1/3 de delegados(as) governamentais e 2/3 da sociedade civil, incluindo-se cotas para segmentos especficos; delegados(as) nacionais, representados pelos conselheiros(as) do Consea Nacional e representantes do Governo Federal; convidados(as) nacionais e internacionais;

Eixos Temticos
Para atender aos objetivos, foram definidos trs eixos temticos: Segurana Alimentar e Nutricional nas estratgias de desenvolvimento;

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


expositores(as) dos 26 estados e Distrito Federal, dos(as) patrocinadores(as) e da Prefeitura de Fortaleza; e equipe de imprensa e de organizao. Conferncia Estadual, tendo como referncia o Manual Orientador produzido pela Comisso Organizadora. Alguns estados realizaram Conferncias Municipais, outros optaram por Conferncias Sub-regionais, reunindo municpios prximos. Ao todo, foram realizadas 536 conOs delegados tiveram direito a voz e voto, enquanto os convidados tiveram direito a voz durante os trabalhos em grupo e plenrias. ferncias municipais e/ou regionais e 46 seminrios e encontros preparatrios. Esses eventos contaram com cerca de 60.000 participantes.

Cotas
Uma importante inovao da III Conferncia foi a adoo de um sistema de cotas nas delegaes estaduais, visando garantir a participao de segmentos da sociedade que se encontram em maior situao de insegurana alimentar e nutricional no Pas. Com base em dados estatsticos e informaes dos rgos responsveis, foram definidos quantitativos de cotas para delegados dos povos indgenas, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro e para a populao negra. Participaram da III Conferncia, como delegados estaduais, 49 representantes indgenas, 63 representantes quilombolas, 40 representantes de comunidades de terreiro e 103 representantes da populao negra. Cabe destacar que, atendendo a orientao da Comisso Organizadora, participaram, como delegados estaduais ou convidados representantes de outros povos e comunidades tradicionais, bem como de portadores de necessidades alimentares especiais e pessoas com deficincia.

Etapa Estadual at 30 de abril de 2007. Foram realizadas Conferncias nos 26 estados e no Distrito Federal, contando com aproximadamente 9.000 participantes, dentre os quais 1.143 representantes da populao negra, povos indgenas, comunidades quilombolas, de terreiros e outros povos e comunidades tradicionais. Nessa etapa, foram eleitos(as) os(as) delegados(as) estaduais e discutidas e encaminhadas propostas para a Conferncia Nacional, a partir do documento-base apresentado pelo Consea. Foram tambm feitos diagnsticos e avaliaes das polticas de segurana alimentar e nutricional em mbito estadual e elaboradas propostas para a atuao dos Conseas Estaduais. Isso foi resultado do processo construdo de setembro de 2006 a abril de 2007, iniciado com a realizao dos encontros preparatrios e das Conferncias Municipais e Regionais.

Etapa Nacional de 3 a 6 de julho de 2007. Nessa etapa, foram discutidas e aprovadas as propostas oriundas do documento-base, incorporando-se as contribuies oriundas das Conferncias Estaduais, do Consea e do Governo Federal. Participaram da Conferncia Nacional 1.188 delegados(as) estaduais, 462 convidados(as) nacionais, 50 convidados(as) internacionais, 94 expositores(as) e 37 representantes da imprensa . A Conferncia contou tambm com 164 delegados(as) nacionais, divididos entre os(as) conselheiros(as) nacionais (titulares e suplentes) e representantes do Governo Federal.

Etapas
A III Conferncia Nacional foi a etapa final de um processo iniciado pelos municpios e estados com a realizao de conferncias municipais e estaduais.

Etapa Municipal e Sub-Regional a partir de outubro de 2006 at maro de 2007. Cada Consea Estadual definiu a melhor forma de realizar o processo preparatrio da sua

Conferncia

Regimento
Aprovado pela Resoluo Consea no. 002/2006, de 26 de setembro de 2006, publicada no Dirio Oficial da Unio (DOU) de 11 de dezembro de 2006; alterado (mudana de data) pela Resoluo Consea no. 001/2007, de 13 de maro de 2007, publicada no DOU de 19 de maro de 2007. O Regimento foi aprovado no dia 06 de setembro de 2007 pelo Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e publicado no DOU no dia 11 de dezembro de 2006. A publicao definiu procedimentos de realizao, temrio, metodologia, organizao, comisso organizadora, atribuies, recursos e disposies gerais. Em fevereiro de 2007, a Comisso Organizadora alterou a data da Conferncia de maio para os dias 3, 4, 5 e 6 de julho de 2007. No dia 19 de maro de 2007 saiu publicada no DOU uma resoluo com a referida alterao de data.

to Social e Combate Fome (MDS) Edmar Guariento Gadelha Consea Onaur Ruano MDS Maria Emlia Pacheco Consea Regina Barros Miranda Consea Roberto Ricardo Vizentin Ministrio do Meio Ambiente (MMA) Ubiraci Dantas de Oliveira Consea

Subcomisses
Subcomisso de Contedo e Metodologia Coordenadora: Maria Emlia Pacheco Consea Adriano dos Santos Martins Consea Adriana Veiga Aranha MDS Albaneide Peixinho Ministrio da Educao (MEC/ FNDE) Azelene Kaingang Consea Crispim Moreira MDS

Regulamento
A proposta de Regulamento teve como objetivo definir as regras de funcionamento da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. O documento foi lido e submetido aprovao em Plenria, no dia 3 de julho de 2007, como primeiro ato da programao da Conferncia.

Delzi Castro Consea Dulce Cunha Consea Jacinto Ferreira Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa/Conab) Mrcia Molina Rodrigues FNDE Michelle Lessa Ministrio da Sade (MS) Pedro Kitoko Consea

Comisso Organizadora
A III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional foi organizada pelo Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea) da Presidncia da Repblica e pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS).

Raimundo Konmannanjy Consea Renato Maluf Consea Silvio Porto Mapa/Conab Subcomisso de Mobilizao Coordenador: Edmar Gadelha Consea Alade Oliveira MEC/FNDE

A Comisso Organizadora foi formada por uma Comisso Executiva e trs Subcomisses:

Aldenora Pereira da Silva Consea Andra David Consea Carlos Eduardo Leite Consea

Comisso Executiva
Coordenador: Francisco Antonio da Fonseca Menezes Presidente do Consea Adriana Veiga Aranha Ministrio do Desenvolvimen-

Celiana Barbosa Pereira Consea Emma Siliprandi Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) Milton Marques MDS

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Onaur Ruano MDS Regina Miranda Consea Sillas Vieira Consea Werner Fuchs Consea Zorilda Gomes Arajo MDS Subcomisso de Infra-estrutura e Financiamento Coordenador: Ubiraci Dantas de Oliveira Consea Andr Roberto Spitz Assessoria Especial da Presidncia da Repblica Carolina Martins dos Santos Chagas MEC/FNDE Gleyse Maria Couto Peiter Consea Jos de Arimatia Rodrigues Frana Consea Kamila Thabita Alves da Silva MDS Llian dos Santos Rahal MDA Maria do Carmo de Jesus Botafogo MEC/FNDE Maristela de Melo MDS Regina Barros Miranda Consea Suely Nazar de Oliveira Linhares Consea Subcomisso Local Elza Braga Consea Regina Barros Miranda Consea

Grupo Operacional da III Conferncia


Alessandra Andreazzi Antonilena Duarte Erlen Matta Tnia Monteiro

Outras Conferncias
Conferncia Nacional de Segurana Alimentar
De 27 a 30 de julho de 1994, em Braslia DF . Cerca de 1.800 delegados, convidados e observadores. Tema - "Fome: uma questo nacional" Objetivos: discutir o conceito de segurana alimentar como componente de um projeto nacional transformador da realidade que produz e reproduz a fome, a misria e a excluso; obter consenso sobre prioridades e diretrizes para formulao de polticas e proposio de instrumentos de interveno; discutir o processo de construo da cidadania; identificar alternativas e promover a troca de experincias em desenvolvimento na sociedade; e identificar novas formas e mecanismos de parceria e articulao entre aes governamentais e no governamentais, tendo em vista a construo de uma nova relao Estado/sociedade. O evento foi resultado de um processo que comeou com o lanamento da Ao da Cidadania Contra a Fome e a Misria e Pela Vida.

Assessores da Presidncia do Consea


Adriano dos Santos Martins Regina da Silva Miranda Renato Srgio Maluf

Secretaria do Consea
Alosio Melo Carmem Priscila Bocchi Ceclia Jorge Cibele Oliveira Danielle Silva Edna Gasparina Laura Fernandes Marcelo Torres Michelle Andrade Ronaldo Jos

II Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


De 17 a 20 de maro de 2004, em Olinda PE. e observadores(as). Tema - "A construo da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional" Objetivos: propor diretrizes para o Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional,

Cerca de 1.400 delegados(as), convidados(as)

10

Conferncia
alm de avaliar aes e experincias. Foram aprovadas 153 propostas de aes estratgicas. A Lei que cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional foi a principal deliberao da II Conferncia.

11

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Declarao Final Declarao Final


A III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CNSAN), realizada no Centro de Convenes do municpio de Fortaleza CE, nos dias 3 a 6 de julho de 2007, teve a participao de cerca de 1.800 pessoas, sendo 1.333 delegados(as) da sociedade civil e de governos (federal, estadual e municipal), 360 convidados(as) nacionais e 70 convidados(as) internacionais oriundos de 23 pases. Sua realizao representa a consolidao de um amplo processo de mobilizao e participao social pela afirmao da segurana alimentar e nutricional como um direito humano fundamental e uma expresso da soberania alimentar dos povos. Participaram desse processo mais de 70 mil pessoas envolvidas na realizao de conferncias preparatrias estaduais, subregionais e municipais nos 26 Estados e no Distrito Federal. Importa destacar que todas essas atividades procuraram contemplar a diversidade de gnero, geracional, tnica, racial e cultural que caracteriza a populao brasileira, em especial, pela participao de representantes dos povos indgenas, quilombolas, populao negra, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, caboclos, pescadores artesanais, pomeranos e outros povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficincia, e GLBTTs. Os eventos preparatrios e a prpria Conferncia englobaram intensa interao entre organizaes, redes e movimentos sociais das diversas reas abrangidas pela segurana alimentar e nutricional. Realizada sob a gide da Lei da Segurana Alimentar e Nutricional (Lei n. 11.346/2006), as deliberaes da III Conferncia constituem diretrizes e prioridades para a construo do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e para a formulao e implementao da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN) para a realizao do direito humano alimentao adequada e da soberania alimentar. A III Conferncia reafirmou que o objetivo da segurana alimentar e nutricional implica uma concepo de desenvolvimento scio-econmico que questiona os componentes do modelo hegemnico no Brasil geradores de desigualdade, pobreza e fome e com impactos negativos sobre o meio ambiente e a sade. A busca desse objetivo requer que a PNSAN seja orientada por seis diretrizes integradoras dos diferentes setores de governo e da sociedade civil: (i) promover o acesso universal alimentao adequada e saudvel; (ii) estruturar sistemas justos, de base agroecolgica e sustentveis de produo, extrao, processamento e distribuio de alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educao e capacitao em segurana alimentar e nutricional e direito humano alimentao adequada; (iv) ampliar e coordenar as aes de segurana alimentar e nutricional para povos indgenas e demais povos e comunidades tradicionais definidos pelo decreto n. 6.040/2007; (v) fortalecer as aes de alimentao e nutrio em todos os nveis de ateno sade, de modo articulado s demais polticas de segurana alimentar e nutricional; (vi) promover a soberania e segurana alimentar e nutricional em mbito internacional. As deliberaes aprovadas na III Conferncia constituem um conjunto de aes e programas prioritrios cuja concretizao impe o incio imediato da construo do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan) previsto na Lei. O Sisan deve contar com Conseas legitimados em todas as trs esferas de governo, capacitados e equipados para efetiva participao na formulao, implementao e controle das polticas de segurana alimentar e nutricional, bem como com instncias governamentais intersetoriais que dem efetividade s proposies emanadas dos Conselhos. Avanos tm sido conseguidos desde a realizao da II Conferncia, em 2004, a comear pela incorpora-

12

Declarao Final
o poltica da segurana alimentar e nutricional e do direito humano alimentao adequada na agenda pblica no Brasil, com a recriao e consolidao dos Conseas a partir de 2003, a prpria realizao das Conferncias e a progressiva apropriao das diferentes dimenses de soberania e segurana alimentar e nutricional pelas redes, articulaes, fruns e movimentos sociais. Vrios indicadores mostram ter havido reduo na pobreza e nos ndices de fome e desnutrio, com melhoria no acesso alimentao, para o qu foram fundamentais as polticas sociais de transferncia de renda e proteo social Bolsa Famlia, Benefcio de Prestao Continuada ou BPC e previdncia rural a recuperao do emprego e do valor do salrio mnimo, entre outros. No campo da produo, aes importantes de apoio agricultura familiar, agroextrativismo e pesca foram implementadas, com destaque para a expanso do PRONAF e a criao do Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Igualmente importante tem sido a reorientao e ampliao do Programa Nacional de Alimentao Escolar, bem como a retomada da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. A incorporao do enfoque da segurana alimentar e nutricional contribuiu para a integrao ainda incipiente entre aes e programas na direo da intersetorialidade. crescente tambm a participao da sociedade civil na construo da poltica e na implementao de aes inovadoras tais como o Programa 1 Milho de Cisterna e de convivncia com o Semi-rido. Concluda a III Conferncia, os(as) delegados(as) afirmam as prioridades a serem alcanadas e os caminhos a serem percorridos para a construo de processos sustentveis de desenvolvimento scioeconmico com segurana alimentar e nutricional, progressiva realizao do direito humano alimentao adequada e soberania alimentar, por intermdio da PNSAN e do Sisan. Isso pressupe a implementao de polticas fundadas em novos valores democrticos, ticos e de direitos humanos, e de dinmicas contra-hegemnicas. Entre as prioridades aprovadas pelos(as) delegados(as), destacam-se: coordenar as polticas econmicas e sociais de modo a subordinar o crescimento econmico a prioridades sociais e sustentabilidade ambiental, mantendo e intensificando a recuperao da capacidade de acesso aos alimentos pela populao; fortalecer o Estado em sua capacidade de regulao, distribuir riqueza e prover direitos, preservar o ambiente e promover a integrao soberana entre os povos; aprofundar a integrao dos programas e aes de segurana alimentar e nutricional, rompendo a fragmentao setorial e incorporando as dinmicas de desenvolvimento territorial; incorporar os princpios e mecanismos de exigibilidade do direito humano alimentao adequada como forma de expurgar prticas clientelistas e assistencialistas e promover a cultura de direitos; implementar polticas de segurana alimentar e nutricional e de garantia do direito humano alimentao adequada dos segmentos mais vulnerveis, reconhecendo as exigncias da diversidade de gnero, geracional, tnica, racial e cultural e das pessoas com deficincia; prosseguir com a promoo do direito renda dos grupos sociais mais vulnerveis e pessoas com deficincia, fortalecendo a articulao entre programas de transferncia de renda e a gerao de oportunidades aos beneficirios; realizar reforma agrria ampla, imediata e irrestrita e a promoo da agricultura familiar enquanto poltica pblica estratgica ao desenvolvimento, incluindo a demarcao e titulao de terras indgenas e quilombolas; intensificar o apoio agricultura familiar e agroextrativismo com incorporao da agroecologia nas polticas de desenvolvimento rural, bem como revisar a Lei de Biossegurana, especialmente, suspender a liberalizao de produtos transgnicos; estruturar uma poltica nacional de abastecimento que priorize a participao da agricultura familiar e agroextrativismo por meio do fortalecimento do PAA; definir uma poltica energtica sustentvel que no

13

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


comprometa a segurana alimentar e nutricional, oferea oportunidades agricultura familiar e fortalea sua capacidade de produzir alimentos diversificados, e regule e limite o avano das monoculturas; promover a sade e a alimentao adequada e saudvel por meio da PNAN de forma integrada ao Sisan, fortalecendo os instrumentos de controle social, a vigilncia nutricional, a fiscalizao de alimentos e o monitoramento da propaganda e rotulagem; instituir processos participativos de educao em segurana alimentar e nutricional, com base nos princpios da Losan; gerar emprego e trabalho dignos, promovendo formas econmicas comunitrias, a cooperao, a economia e comrcio solidrios; assegurar acesso universal gua de qualidade como direito humano bsico de toda a populao e sua preservao, e ampliao dos processos de captao de gua das chuvas para consumo humano produo no Semi- rido. promover um processo participativo de revitalizao da bacia do rio So Francisco e suspender de imediato sua transposio.

Fortaleza CE, 6 de julho de 2007.

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional Fortaleza CE

14

Contextualizao e Propostas Aprovadas

Contextualizao e Contextualizao e Propostas Aprovadas Propostas Aprovadas


As propostas finais da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional so resultado de um processo preparatrio cujo ponto de partida foi a elaborao de um documento-base, disponibilizado para discusso em janeiro de 2007. O texto do documentobase foi elaborado por meio de um processo participativo que envolveu oficinas e reunies, bem como debates nas instncias e plenrias do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea). O documento-base foi debatido e alterado durante a realizao das Conferncias Estaduais, produzindo diversas contribuies. Estas contribuies foram sistematizadas e resultaram num novo documento, fruto das proposies estaduais, das contribuies do governo federal e de uma plenria do Consea (realizada em maro de 2007) e cujo teor foi objeto da discusso dos grupos e das plenrias ocorridas durante a Conferncia Nacional. Ao todos foram 40 grupos que, durante a Conferncia, discutiram e fizeram propostas relativas aos 3 eixos da Conferncia. Todos os 40 grupos debateram e fizeram proposies para o eixo 1 Segurana Alimentar e Nutricional nas Estratgias de Desenvolvimento e o eixo 3 Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. Em relao ao eixo 2, que trata da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, houve uma subdiviso dos 40 grupos, contemplando as seis diretrizes da Poltica. As contribuies dos grupos foram sistematizadas por uma equipe de relatoria, tendo sido apresentada, nas sesses plenrias da Conferncia, a sntese destas contribuies e as divergncias de contedo, quando fosse o caso, para que fossem debatidas e votadas. O texto a seguir apresenta as propostas aprovadas nas sesses plenrias da III Conferncia Nacional. Seguem a lgica dos eixos e so precedidas de uma contextualizao, cujo teor no foi votado na Conferncia, porm discutido durante o processo preparatrio nos estados.

1

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Eixo temtico 1 Eixo temtico


Contextualizao

Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento

A lgica econmica predominante limita os investimentos e a implementao das polticas necessrias para a construo de estratgias de desenvolvimento que enfrentem as causas histricas da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Ela tambm, torna o Pas fortemente dependente da exportao de produtos de baixo valor agregado, oriundos de modelos produtivos injustos, porque concentram os ganhos e a propriedade, e insustentveis no uso dos recursos ambientais. A alternativa estaria em aprofundar o processo recente de reduo da desigualdade no Pas pela desconcentrao da renda e da riqueza, com a expanso do mercado interno numa estratgia assentada na recuperao das rendas do trabalho e pela promoo de pequenos e mdios empreendimentos urbanos e rurais.

Segurana alimentar e nutricional constitui objetivo estratgico para o desenvolvimento com abrangncia intersetorial, que se orienta pelos princpios do Direito Humano Alimentao Adequada e Saudvel (DHAA) e da Soberania Alimentar. A promoo da segurana alimentar e nutricional, nesta perspectiva, questiona:

Contextualizao

1. o modelo de desenvolvimento do Brasil nos seus componentes que geram pobreza, concentram riqueza e degradam o ambiente;

2. as polticas pblicas que contribuem para reproduzir esses componentes em lugar de induzir modelos distintos;

A crescente relevncia dada s polticas sociais no Brasil tem sido acompanhada de conflitos com a orientao econmica hegemnica, que colocam o risco de as polticas sociais ficarem restritas a aes de proteo frente aos efeitos danosos da poltica macroeconmica. As diferentes reas responsveis pela formulao das polticas econmicas e sociais e a hierarquizao entre elas, agravadas pela baixa participao da rea econmica nos espaos institucionais que definem as polticas de Segurana Alimentar e Nutricional e de outras polticas sociais, acentuam os problemas apontados e impedem que a segurana alimentar e nutricional possa exercer, mais efetivamente, o papel de um dos componentes na construo de um novo modelo de desenvolvimento.

3. o contexto internacional quando globaliza a pobreza e amplia as disparidades entre os pases e no interior deles.

O enfraquecimento dos Estados nacionais e a dominao dos interesses financeiros das grandes corporaes, apoiados na hegemonia do pensamento econmico neoliberal desde o final da dcada de 1980, impuseram polticas econmicas contrrias aos interesses da maioria da populao e que afetam a soberania alimentar do Pas. A poltica econmica ainda vigente restringe a ampliao de atividades econmicas geradoras de emprego de qualidade e de oportunidades de trabalho digno. Esse modelo transfere vultosos recursos para o ganho financeiro especulativo e para o pagamento da dvida pblica.

No contexto atual, as polticas sociais do governo tm fortalecido a promoo do direito humano alimentao adequada e saudvel para milhes de brasileiros(as), vtimas das iniqidades do atual modelo econmico. O conjunto dessas polticas tem

1

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


sido o principal responsvel pelo fato de o nmero de pessoas em pobreza extrema ou indigncia no Brasil ter diminudo. reconhecida a iniciativa do atual Governo Federal no sentido de reformar o Estado para possibilitar a afirmao destas polticas pblicas que realizam o DHAA. Dados do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) revelam que o nmero de pessoas em pobreza extrema caiu 26,2% de 2001 a 2005. J a populao vivendo em condies de pobreza caiu 11,5%, de 60,9 milhes de pobres (36,5% do total da populao brasileira), em 2001, passou para 53,9 milhes de pessoas (30,3%), em 2005. Estudo da Fundao Getlio Vargas (FGV) tambm identificou reduo da pobreza, com aumento na participao dos mais pobres na renda total. Segundo a pesquisa, 8,4 milhes de pessoas deixaram de ser extremamente pobres no Brasil, entre 2003 e 2005. Apesar disso, a desigualdade de renda permanece bastante elevada. A expanso do agronegcio e das formas privadas de apropriao dos recursos naturais a ele associadas contriburam para acentuar a j elevada concentrao da propriedade da terra no Brasil e para limitar o avano das polticas de reforma agrria. Tem sido negado o direito terra a mais de dois milhes de famlias rurais. A concentrao fundiria e a morosidade na implantao da reforma agrria constituem, hoje, um dos principais obstculos ao desenvolvimento e consolidao dos sistemas familiares de produfamiliar e do agroextrativismo estratgico para a A realizao da segurana alimentar e nutricional requer a construo de uma nao em que o Estado se declare pela conquista de um pas justo, multirracial, plural, livre, fraterno, solidrio, promotor da eqidade dos direitos. As estratgias predominantemente adotadas para a promoo do desenvolvimento brasileiro no tm objetivado construir uma Nao plural e igualitria; ao contrrio, estimulam a competio, a discriminao e a excluso de uma grande parcela de seu povo. As populaes negras, pelo contexto histrico que lhe peculiar devido ao processo de escravizao, foram submetidas a um modo de excluso de maior gravidade e com caractersticas prprias. Os dados dos indicadores nacionais de insegurana alimentar e nutricional deixam evidente esta realidade. A expanso desordenada da fronteira agrcola especialmente associada monocultura, mediante a grilagem de terras ocupadas tradicionalmente por povos indgenas, remanescentes de quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais , associada lentido no reconhecimento e demarcao de terras, uma das principais causas de insegurana alimentar e nutricional e de violaes do DHAA destas populaes. O processo de modernizao conservadora da agricultura e o padro de desenvolvimento rural no Brasil constituem outra expresso do modelo econmico dominante, na forma da hegemonia do agronegcio empresarial, apesar da importncia da agricultura familiar na produo de alimentos para o mercado interno e na sustentao de algumas das cadeias de Nos ltimos anos, tem ocorrido um crescimento da oferta difusa de gua, de modo especial nas experincias desenvolvidas no Semi-rido e protagonizadas por agricultores e agricultoras familiares. No entanto, a oferta centralizada por grandes adutoras e barragens e as prticas e polticas de crescente mercantisoberania e a segurana alimentar e nutricional das populaes do campo e da cidade. Integra esse quadro o acirramento da violncia no campo, a criminalizao da luta pela terra e da ao dos movimentos sociais, a morosidade da justia, o xodo rural e a situao de vulnerabilidade social vivenciada por parcelas significativas da populao urbana. o rural no Brasil. O desenvolvimento da agricultura produtos de exportao. O segmento do agronegcio produto histrico da articulao entre o capital financeiro, o capital industrial e a grande propriedade territorial baseia-se em um modelo que poupa mode-obra e usa intensamente a mecanizao, irrigao e insumos industriais como agrotxicos, sementes transgnicas e raes.

1

Contextualizao

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


lizao da gua prejudicam a garantia desse direito a essas populaes. A proposta de integrao de bacias que implica a transposio de guas do rio So Francisco reproduz polticas convencionais baseadas na construo de grandes obras, bem como apresenta os riscos da privatizao e comercializao da gua, da morte de seus afluentes, do assoreamento e de o rio se tornar intermitente. impactos negativos sobre os modos de vida, a soberania e a segurana alimentar e nutricional das populaes urbanas e rurais, e coloca em risco a biodiversidade e o patrimnio cultural alimentar. Esse modelo de produo e distribuio orienta-se pelo interesse comercial de aumentar o tempo de conservao do alimento durante o transporte e a exposio na prateleira, portanto, sem ter necessariamente como objetivo a qualidade alimentar e nutricional. Alm disso, res O sistema brasileiro de abastecimento de alimentos deu prioridade aos produtos pr-preparados e embalados, comprados em grandes redes de supermercados, acompanhando movimentos semelhantes ocorridos na Europa Ocidental e Amrica do Norte. O padro tecnolgico adotado atualmente na produo e transformao dos alimentos colocados para consumo compromete a qualidade da alimentao, fomentando hbitos de consumo no saudveis pela populao. Essas tendncias no esto dissociadas da crescente integrao e concentrao das atividades agrcolas, industriais e comerciais relacionadas com os alimentos. A intensa concentrao econmica ocorrida no varejo de alimentos no Brasil revela-se no fato de que, em 1994, 20,9% desse varejo eram controlados por quatro grandes empresas que, em 2004, j concentravam 38,8% do mercado, com participao, praticamente hegemnica, de empresas transnacionais. Os nveis de concentrao existentes no varejo de alimentos tambm se estendem ao setor de insumos e ao de processamento dos alimentos. Os efeitos adversos do modelo de desenvolvimento hegemnico sobre a condio alimentar e nutricional da populao, especialmente das camadas mais pobres, provocam danos sade e qualidade de vida. Historicamente, fome e pobreza sempre andaram juntas. A insuficincia de renda, a baixa escolaridade, a fase do curso da vida (como infncia e terceira idade), o pertencimento a grupos tnicos (negros e indgenas) e as deficincias e patologias relacionadas com a alimentao e nutrio, expem um contingente amplo e diversificado da populao insegurana alimentar e nutricional. Em determinadas regies e bolses de pobreza do Pas, h contingentes considerveis de crianas, mulheres, jovens e idosos com deficit de peso em relao ao esperado para a sua idade ou altura. tringe, de diferentes formas, os direitos territoriais das comunidades, provocando a eroso de conhecimentos tradicionais relacionados ao manejo da agrobiodiversidade, alimentao e nutrio, bem como promove a privatizao dos recursos genticos e da gua.

Contextualizao

A desvalorizao do agricultor familiar rural, urbano e periurbano contribui para o desestmulo dos jovens a permanecerem na atividade, reforando o xodo rural. Ela se reflete no desconhecimento da populao de como a agricultura familiar responsvel por parte significativa do abastecimento dos alimentos bsicos no Brasil. Desconsidera-se tambm o potencial da agricultura familiar de base ecolgica nas reas urbanas e periurbanas para segurana alimentar e nutricional nas cidades e para a gerao de trabalho e renda.

Estudos na rea de sade tm demonstrado que as diferenas na incidncia de doenas especficas e na mortalidade infantil so devidas, entre outras, a diferenas existentes quanto disponibilidade de gua, remoo de lixo e afastamento de dejetos (esgoto), decorrentes, por sua vez, de diferenas nas condies socioeconmicas. Tambm as condies de moradia tm chamado a ateno do setor sade por representar um ambiente criado para cumprir funes: a) biolgicas: repouso, sono, alimentao e reproduo; b) psicolgicas e sociais: proteo, privacidade e comunicao.

Valorizar o alimento mais como mercadoria fonte de lucro do que como elemento essencial vida provoca Entre os avanos j registrados, os dados mais re-

1

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


centes sobre desnutrio infantil na regio do Semirido mostram que ela caiu 63% em relao a 1996, sendo que 92,8% das crianas fazem, pelo menos, trs refeies dirias, segundo o inqurito Chamada Nutricional 2005 (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/Ministrio da Sade). As crianas cujas famlias recebiam transferncia de renda tinham 30% a menos de chance de ficarem desnutridas, proteo que chega a 62% na faixa etria de 6 a 11 meses. De acordo com o Ministrio da Sade, entre 2002 e 2005 a taxa mdia de internao por desnutrio grave no Pas caiu 37,8%. mentar grave, em razo de viverem em situao de pobreza (829.944 dessas crianas viviam nas regies Norte e Nordeste). As famlias de baixa renda tm elevada dependncia de polticas pblicas essenciais como sade, educao, transferncia de renda e previdncia social para obter condies mnimas de vida e segurana alimentar e nutricional, devendo ser priorizadas na implementao dessas polticas. Polticas universais, como a de ateno bsica sade, tm relevncia no contexto da promoo da segurana alimentar e nutricional em nvel familiar e comunitrio, requerendo que sejam fortalecidas as aes de alimentao e nutrio nesses programas e que elas Uma importante iniciativa foi a de avaliar a percepo da populao sobre sua prpria condio alimentar e nutricional, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 2004. O levantamento mostrou que cerca de 72 milhes de pessoas (cerca de 40% da populao) convivem com algum grau de insegurana alimentar, ou seja, tm o seu DHAA violado. Destes, 14 milhes (7,7% da populao) vivem em insegurana alimentar grave, isto , passaram fome ou conviveram, de forma rotineira, com o pesadelo da fome, inclusive de suas crianas, nos trs meses que antecederam o inqurito. A desigualdade tnico-racial ficou mais evidenciada ao ser constatado que 52% da populao negra vive em insegurana alimentar moderada e grave, contra 28% dos brancos. Observa-se que a pesquisa foi realizada em 2004, ou seja, antes do impulso dado pela poltica de transferncia de renda por meio do Programa Bolsa Famlia e outras medidas. Alm da fome e da desnutrio, surgiu um novo problema: a ampliao do nmero de pessoas com excesso de peso e com obesidade. Este um fenmeno que afeta todos os segmentos e classes sociais. Est associado a um maior consumo de alimentos ricos em gorduras e acares, urbanizao do Pas, automatizao de atividades do cotidiano, ao aumento da cobertura de transportes motorizados e reduo da prtica de atividades fsicas. A sociedade urbano Apesar de a desnutrio infantil ter diminudo nos ltimos anos, os dados mostram que a fome e a desnutrio ainda subsistem no Brasil e ocorrem, essencialmente, devido desigualdade de acesso, j que o Pas produz alimentos em quantidade suficiente para atender s demandas de sua populao. Segundo dados do mesmo estudo citado no item anterior (Pnad/ IBGE), o Pas abrigava em 2004 um contingente de 1.542.654 de crianas menores de 5 anos (10,3% da populao nesta faixa etria) em insegurana aliindustrial abriga famlias deslocadas de reas rurais que j no produzem para seu prprio consumo. A alimentao fora de casa tambm cada vez mais importante. Tais mudanas favorecem o consumo de alimentos processados, padronizados e de alta densidade calrica, com crescente substituio de carboidratos por lipdios e de protenas de origem vegetal por protenas de origem animal. Acrescente-se que os excedentes da produo agrcola e a reduo nos preos de alimentos bsicos muitas vezes so colocados A complexidade do problema da segurana alimentar e nutricional no Brasil comprova a importncia de estudos multidimensionais, contemplando a incorreto entendimento do problema. Isso porque as estatsticas nacionais (mdias nacionais) nem sempre mostram a dramtica realidade de determinadas populaes e de grupos minoritrios e isolados dos grandes centros. tersetorialidade e a multidisciplinariedade, para o ocorram de forma intersetorializada.

1

Contextualizao

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


no mercado na forma de alimentos industrializados de baixo custo e baixa qualidade nutricional. Populaes mais pobres tm, por fora do menor custo e da desinformao, maior acesso a estes tipos de alimentos, o que tem gerado o rpido crescimento da obesidade entre estas pessoas. quadro mundial no menos desalentador quando so considerados os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, estabelecidos pelas Naes Unidas. Entre as metas est a reduo pela metade do percentual da populao em condio de pobreza extrema ou indigncia at 2015. Cabe observar que tais objetivos no estabelecem qualquer obrigao para os pases A dupla carga de doenas (de um lado, problemas como baixo peso, doenas provocadas por carncias e por infeces; de outro, sobre-peso, obesidade e doenas crnicas no transmissveis) se evidencia como um fenmeno recente em pases em desenvolvimento. As populaes pobres, ao contrrio de estarem protegidas da obesidade, sofrem maior risco de atingirem peso excessivo do que os mais ricos. Alm disto, se tiverem sofrido de desnutrio na infncia, apresentam risco ainda maior de desenvolver formas mais graves de doenas crnicas no transmissveis (presso alta, diabetes tipo II, doenas cardiovasculares, dislipidemias). As prprias estratgias governamentais que visam a reverso dos problemas nutricionais podem constituir risco sade de grupos populacionais, como por exemplo, a fortificao da farinha com o mineral ferro para a reduo da anemia ao no considerar a ocorrncia da anemia falciforme, em especial, na populao negra. A alimentao do brasileiro sofreu mudanas nos ltimos 50 anos e essas mudanas vm se acelerando com a poltica internacional de mercado livre, um componente da globalizao. Essa perspectiva comercial, endossada por setores do governo e da sociedade, contrasta com as iniciativas do prprio governo brasileiro de propor aes internacionais de A Cpula Mundial da Alimentao, em 1996, estabeleceu o objetivo de reduzir o nmero de pessoas desnutridas pela metade at o ano de 2015. Recente avaliao do Comit de Segurana Alimentar Mundial da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO) constatou que, nos ltimos 10 anos, o nmero absoluto de pessoas vulnerveis fome no mundo manteve-se na faixa dos 850 milhes. Frente a estes resultados, ficou demonstrado que as polticas empregadas para combater o problema so inadequadas, e que persiste a falta de vontade poltica e de comprometimento da maior parte dos governantes. Entre as regies do mundo onde se registraram progressos, esto a Amrica Latina e o Brasil. Em termos percentuais, houve reduo da desnutrio infantil de 20% para 17% no mundo, entre 1992 e 2003; enquanto, no Brasil, foi de 12% para 8%. O O papel de destaque desempenhado pelo Brasil nas negociaes internacionais, em particular, nas relaes com os pases em desenvolvimento, refora a importncia de o Pas se pautar pelo objetivo de criar condies para sua soberania alimentar e contribuir para a soberania dos demais pases. Isto se faz, por exemplo, pelo reforo das estruturas produtivas nacionais, pela busca das complementaridades entre os pases, respeitando as diversidades nas suas vrias manifestaes e, tambm, pelo compartilhamento das lies aprendidas com suas prprias experincias bem-sucedidas para a erradicao da fome e para a promoo da segurana alimentar e nutricional. Atuar combate fome e pobreza, e de promover a soberania e a segurana alimentar e nutricional no mundo, conforme sugerido pelo Consea. O atual contexto internacional contribui para a insegurana alimentar e nutricional e ameaa a soberania alimentar dos pases do Terceiro Mundo, entre eles, o Brasil. Submetidos a uma ordem econmica injusta, esses pases so induzidos a depender do comrcio internacional, que no fonte confivel de segurana alimentar e nutricional. Nos moldes em que realizado e regulado, esse comrcio compromete a soberania alimentar, isto , compromete o exerccio soberano de polticas de segurana alimentar e nutricional. desenvolvidos em relao a essa meta.

Contextualizao

20

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


nessa perspectiva atende os compromissos assumidos pelo Pas em diversos acordos internacionais, desde o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (1966). A tica da soberania e segurana alimentar e nutricional nos compromissos internacionais envolve tambm o controle do acesso aos recursos naturais e a proteo do meio ambiente e do patrimnio natural, da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais. Estes compromissos devem abranger, alm dos acordos sobre agricultura, um conjunto de reas com incidncia sobre a Segurana Alimentar e Nutricional (propriedade intelectual, servios, investimento e compras governamentais).

21

Contextualizao

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Propostas Aprovadas
Componentes da Estratgia Nacional de Desenvolvimento 1. Enfrentar as lgicas econmicas promotoras de desigualdades sociais, tnico-raciais, espaciais, regionais e tecnolgicas, de forma a reger o desenvolvimento pela tica da soberania alimentar e da segurana alimentar e nutricional, da permanente promoo e preservao dos direitos humanos fundamentais e da garantia da equidade, fortalecendo a sociedade civil e o estado nacional. Para tanto, preciso avanar na formulao e implementao de polticas de desenvolvimento econmico e tecnolgico com incluso social e sustentabilidade ambiental, assegurando aos(s) brasileiros(as), considerados(as) em sua diversidade tnica, racial e cultural, o direito humano a uma alimentao adequada e saudvel atravs de polticas sociais garantidoras de direitos.

dos para construo de obras pblicas ou privadas que comprometam a soberania e a segurana alimentar e nutricional como afirmao do contexto histrico no qual esto inseridos, cumprindo as metas do III Plano Nacional de Reforma Agrria, garantindo insumos necessrios produo com base em princpios agroecolgicos e promovendo aes de intersetorialidade e estmulo ao comrcio local.

3. Promoo de formas rurais, urbanas e periurbanas eqitativas, sustentveis e justas de produo, comercializao e distribuio de alimentos, com nfase no fomento da economia solidria e fortalecimento do comrcio familiar de produtos bsicos, no comrcio justo e na ampliao e integrao das polticas para valorizao da agricultura familiar, agroecolgica, aqicultura e pesca artesanal. 4. Valorizao das economias locais e da produo e consumo regionais de alimentos, com base nas especificidades culturais, na biodiversidade e nas condies agroecolgicas, estimulando a aproximao entre produo e consumo de alimentos e garantindo a infra-estrutura logstica necessria.

Propostas Aprovadas

2. A incorporao do objetivo da segurana alimentar e nutricional na definio da estratgia nacional de desenvolvimento deve contemplar os seguintes componentes:

1. Ampliao das possibilidades de obteno de renda pela regularizao e acesso terra urbana e rural e gua, garantia ao trabalho digno e decente como condio para o acesso alimentao adequada e saudvel, com aes prioritrias especficas para as famlias beneficiadas por programas de complementao de renda e as que vivem em rea de vulnerabilidade social.

5. Desconcentrao territorial da produo econmica e de bens sociais, com a integrao de polticas no mbito dos territrios, considerando o aspecto da diversidade de culturas e o zoneamento econmico-ecolgico dos territrios, que seja construdo de forma dialogada entre governo, sociedade civil e pesquisa, com definio de parmetros, limites territoriais e condicionantes para o estabelecimento de cultivos em cada ecossistema brasileiro. 6. Compatibilidade entre as polticas econmicas e sociais, orientando e medindo a eficcia do crescimento e do desenvolvimento scioeconmico pela reduo da pobreza em todas as suas dimenses, cumprimento de metas

2. Acelerao da implementao de uma reforma agrria ampla, irrestrita e imediata com garantia do acesso terra s famlias acampadas, utilizando os instrumentos da desapropriao, demarcao e regularizao fundiria dos territrios dos povos indgenas, quilombolas e comunidades tradicionais e de terreiros. No utilizao das terras dos povos menciona-

22

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


sociais e realizao do DHAA e demais direitos humanos. meios de comunicao e respeitando as especificidades dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades 7. Implantao e implementao de mecanismos adequados de efetivo monitoramento e avaliao dos impactos scio-econmicos e ambientais de projetos industriais, de energia, de monocultura, de conservao ambiental, entre outros sobre a segurana alimentar e nutricional dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, sobretudo na Amaznia, com a promoo de contrapartida social e a socializao dos estudos ambientais, que envolvam governo e sociedade civil, na perspectiva da reduo da pobreza. 8. Reviso da orientao liberalizante nas negociaes comerciais para resguardar, em particular, a produo de alimentos pela agricultura e aqicultura familiar. 9. Garantia da soberania do Estado brasileiro no controle dos recursos naturais que sustentam a produo de alimentos, principalmente a terra, a gua difusa para consumo e produo, as sementes e a biodiversidade, mediante a ao articulada entre governo e sociedade e a preservao dos modos de organizao dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, definidos pelo Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. 12. Maior investimento pblico para o fortalecimento da agricultura familiar e agroextrativismo como modelo de agricultura estratgico para a dinamizao da economia e promoo da soberania e segurana alimentar e nutricional, bem como a reviso e reformulao das atuais polticas de apoio ao agronegcio exportador, de estmulo desenfreado produo de agrocombustveis e de monoculturas de exportao e seus respectivos pactos tecnolgicos (insumos 10. Promoo de uma alimentao adequada e saudvel por meio da educao alimentar e nutricional, considerada em sua transversalidade, nos estabelecimentos de ensino, em outros organismos governamentais e no-governamentais, em espaos privados, junto aos 13. Valorizao e promoo da sade com direito e garantia do desenvolvimento humano qumicos, mecanizao, transgnicos, etc.) que comprometem a soberania e geram insegurana alimentar aos brasileiros e brasileiras. 11. Democratizao da elaborao e da execuo do oramento pblico, incluindo todas as Diretrizes Oramentrias (LDO), Lei Oramentria Anual (LOA) e outros, debatendo e deliberando junto sociedade organizada as prioridades na alocao de recursos no campo da segurana alimentar e nutricional, bem como incentivando a criao de mecanismos de gesto e coordenao nas trs esferas de governo, com controle social e participao dos conselhos de segurana alimentar e nutricional. etapas desde o Plano Plurianual (PPA), Lei de de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais. No espao escolar, tal ao dever ser executada de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Portaria Interministerial n. 1010/2006 e demais normas do Programa Nacional de Alimentao Escolar quando pertinentes, considerando orientaes de profissionais habilitados e assegurando o controle social em sua execuo, de modo complementar s aes de educao familiar.

23

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


desde o incio da vida e ao longo de toda a vida adulta e idosa, estimulando o aleitamento materno exclusivo at, pelo menos, os seis meses de idade. Metas do PPA 14. Garantia da sustentabilidade, pelo manejo adequado, de recursos slidos e orgnicos. 5. Reduzir a desigualdade social, inclusive, com o estabelecimento de metas e dotao oramentrias no PPA 2008-2011 e LDOs que priorizem aqueles que 15. Garantia da preservao das fontes naturais, dos mananciais e da qualidade da gua para o consumo humano, como elemento natural e soberano para a segurana alimentar e nutricional. vivem em situao de insegurana alimentar e nutricional, promovendo o DHAA e uma alimentao adequada e saudvel com respeito aos hbitos e culturas alimentares, recuperando, revitalizando, preservando o meio ambiente e produzindo com sustentabilidade, reconhecendo a diversidade e as formas especficas 3. Priorizar as atividades geradoras de trabalho digno e que promovam a distribuio da riqueza na medida em que ela produzida, especialmente nas de organizao social como formas de assegurar o desenvolvimento sustentvel com soberania e segurana alimentar e nutricional e DHAA. Estabelecer mecanismos de acompanhamento e monitoramento do cumprimento das metas do oramento dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais. governo deve garantir que os acordos polticos internacionais no interfiram na soberania e segurana alimentar e nutricional.

Propostas Aprovadas

atividades relativas produo, ao beneficiamento, ao armazenamento, distribuio e ao consumo de alimentos. Incluir o fomento das diversas relaes de trabalho digno, entre as quais a economia solidria, com garantia dos padres socialmente acordados e baseados em princpios constitucionais e de direitos humanos. Somado a isso, necessria a constituio de um slido sistema de proteo social tendo como base a famlia, reconhecendo e respeitando as especificidades da organizao social dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, que assegure os direitos fundamentais de todos(as) e esteja associado a aes e programas que contribuam efetivamente para a emancipao econmica, social, poltica e cultural das pessoas que se encontram em situao de maior vulnerabilidade.

Regulao do Estado 6. Recuperar a capacidade reguladora do Estado, orientando-a no sentido de sobrepor o interesse pblico lgica privada estrita, e de adotar uma perspectiva inclusiva na direo de um pas justo e soberano, respeitador dos seus povos, dos direitos humanos e da natureza.

Participao Social 7. Ampliar, assegurar e fortalecer a participao social, elemento indispensvel construo dos processos de desenvolvimento, desde a sua elaborao, no monitoramento e na avaliao, com criao, valorizao e ampliao dos espaos pblicos e dos mecanismos de divulgao e de interlocuo entre governo e sociedade civil que permitam o reconhecimento e debate sobre as distintas vises do desenvolvimento, garantindo a institucionalidade do Consea. Tal perspectiva envolve o oramento participativo e a construo de objetivos comuns

Soberania alimentar 4. O Pas tem o direito de definir suas prprias polticas e estratgias de produo, distribuio e consumo de alimentos que garantam o direito humano alimentao adequada para toda populao, respeitando suas mltiplas caractersticas culturais; o

24

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


que, alm da esfera econmica, incluam as dimenses social, cultural, jurdica, agrria, urbana, ambiental, territorial, poltica de gnero, tnico-racial e religioso, orientados pelos princpios da educao popular. Alm disso, deve assegurar a participao plena e efetiva dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais na definio e aprovao de projetos de desenvolvimento que afetem, direta ou indiretamente, a sua segurana alimentar e nutricional, garantindo a aplicao do princpio do consentimento prvio, livre e informado e a realizao das consultas de boa-f, conforme a Conveno 169 da Oganizao Internacional do Trabalho (OIT).

Preservar a soberania e a segurana alimentar e nutricional face ao estmulo exportao dos produtos da agricultura brasileira, sem prejuzos para a produo alimentar de consumo interno.

Negociaes Internacionais 8. Preservar a soberania e a segurana alimentar e nutricional face ao estmulo exportao dos produtos da agricultura brasileira, sem prejuzos para a produo alimentar de consumo interno, com as negociaes internacionais refletindo e potencializando as polticas nacionais de desenvolvimento, conforme as prioridades estabelecidas na Lei de Segurana Alimentar e Nutricional, e garantindo a proteo dos biomas. Alm disso, as negociaes comerciais devem atender diversidade da produo nacional, de modo que a busca pela abertura de mercados no comprometa a preservao e proteo dos setores sensveis da produo como a agricultura familiar, o agroextrativismo, a aqicultura e a pesca artesanal. As negociaes devem priorizar os acordos de complementao produtiva e o comrcio justo e solidrio, em lugar dos acordos de livre comrcio, garantindo o abastecimento interno. Especial ateno deve ser conferida por todas as instncias governamentais, com participao e controle social, expanso das monoculturas (como a cana-de-acar e os eucaliptos) e os OGMs (transgnicos), em relao aos seus impactos scio-ambientais, na sade do trabalhador e na segurana alimentar e nutricional do pas. Os Conseas nacional, estaduais e municipais devem orientar os municpios para que estabeleam, em leis municipais e nos seus planos diretores, limites mximos de reas destinadas a este tipo de plantao, respeitada a diversificao de culturas. necessrio tambm a regulao pblica, para evitar a concentrao e a estrangeirizao da terra e garantir a definio e regulamentao de zoneamento agrcola, a fim de que a monocultura no gere devastao de nossas reservas florestais e das reas de produo de alimentos, atravs de estudo e plano de impacto ambiental e nutricional do setor e a reviso do seu marco jurdico, de modo a promover a sade e a segurana alimentar e nutricional no Brasil.

2

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Transposio do rio So Francisco 9. O projeto de integrao de bacias que implica a transposio do rio So Francisco deve ser suspenso imediatamente, pois o diagnstico atual indica a morte de seus afluentes, seu assoreamento e ameaa de se tornar um rio intermitente e representa um grave risco de privatizao e comercializao da gua. Deve ser implementado um processo participativo e democrtico de revitalizao da bacia do rio So Francisco parte de um projeto maior de desenvolvimento sustentvel promotor da soberania e segurana alimentar e nutricional do povo do Semi-rido. Agricultura Familiar 12. Maior investimento pblico para o fortalecimento da agricultura familiar e do agroextrativismo, como modelo de promoo estratgico para a dinamizao da economia e promoo da soberania e segurana alimentar Integrao de Bacias e Revitalizao dos Rios 10. A implementao de grandes projetos de integrao de bacias hidrogrficas, como a do Rio S. Francisco, dos mega projetos na Amaznia, projetos de pequenas hidroeltricas no Centro-Oeste, Madeira/Mamor e e nutricional, bem como a reviso e reformulao das atuais polticas de apoio ao agronegcio exportador, de estmulo desenfreado produo de agrocombustveis e de monoculturas de exportao e seus respectivos pacotes tecnolgicos (insumos qumicos, mecanizao, transgnicos, etc), que comprometam a soberania e geram insegurana alimentar aos brasileiros e brasileiras. Bacia Hidrogrfica 11. A bacia hidrogrfica amaznica, que a maior bacia hdrica do mundo e concentra cerca de 14% das guas doces do pas, deve ser preservada e o Estado brasileiro, em todas as instncias, deve implementar uma poltica que garanta esta bacia como parte estratgica e integrante da poltica nacional de segurana alimentar e nutricional.

Propostas Aprovadas

outros, deve ser sempre amplamente debatida, com a participao social, em especial os Comits de Bacias e Conselhos de Meio Ambiente e da sociedade, a fim de ampliar a compreenso sobre o alcance do projeto em suas mltiplas dimenses, garantir a segurana alimentar e nutricional e o desenvolvimento sustentvel, evitar a reproduo de prticas convencionais danosas e perversas e assegurar a gerao de alternativas efetivas de desenvolvimento que beneficiem a populao envolvida, incluindo consulta pblica via plebiscito. O Estado brasileiro, em todas as suas esferas, deve implementar uma poltica de revitalizao dos rios como estratgia integrante do Programa de Segurana Alimentar e Nutricional.

Assegurar a participao plena e efetiva dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais na definio e aprovao de projetos de desenvolvimento.

Povos e Comunidades Tradicionais 13. Assegurar a participao plena e efetiva dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais na definio e aprovao de projetos de desenvolvimento que afetem, direta ou indiretamente, a sua segurana alimentar e nutricional, garantindo a aplicao do principio do consentimento prvio, livre e informado e a realizao das consultas pblicas de boa f, conforme reza a conveno 169/OIT e outros pactos internacionais.

2

Eixo temtico 1 - Segurana alimentar e nutricional nas estratgias nacionais de desenvolvimento


14. Criar programas governamentais que garantam aquisio de animais de pequeno e mdio porte, atravs de cadastramento dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, comunidades rurais e urbanas para sua auto-sustentabilidade.

Economia Solidria 15. Adotar a economia solidria como estratgia poltica de desenvolvimento nacional e de promoo da segurana alimentar e nutricional.

Recursos Financeiros 16. Instituir a obrigatoriedade da utilizao parcial dos peculao financeira em aes produtivas que contemplem a segurana alimentar e nutricional e o DHAA. recursos financeiros no produtivos provenientes de es-

2

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Eixo temtico 2 Eixo temtico


Contextualizao

Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

razes de gnero, tnico-raciais e geracionais na sociedade brasileira.

O Encontro Nacional de Segurana Alimentar e

Ampliao dos recursos e das modalidades de apoio agricultura familiar, estimulando modelos sustentveis, ecolgicos, cooperativos e solidrios de produo e acesso aos mercados.

Nutricional promovido pelo Consea (Braslia, 2006) realizou um balano das aes, polticas e programas pblicos, constatando avanos na construo desta poltica, a partir de iniciativas governamentais e no-governamentais. Os principais avanos da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional identificados no encontro, foram: A Segurana Alimentar e Nutricional est sendo considerada como uma questo de interesse social e prioridade na agenda pblica nacional. Criao de requisitos institucionais para a formulao e implementao de uma Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional com participao e controle social, com destaque para a recriao do Consea e a aprovao da Lei de Segurana Alimentar e Nutricional (Losan). Identificao e fortalecimento das interfaces com as polticas pblicas j existentes e que compem o cenrio intersetorial da Segurana Alimentar e Nutricional. Crescente e mais qualificada participao social nas instncias de formulao, implementao e controle das aes pblicas relacionadas com a Segurana Alimentar e Nutricional. Ampliao das aes voltadas para garantir o acesso aos alimentos, no mbito da estratgia Fome Zero, com a unificao dos programas de transferncia de renda, recuperao e reformulao da alimentao escolar, impulso ao Programa Um Milho de Cisternas e retomada do debate sobre a poltica de abastecimento alimentar. Maior reconhecimento das desigualdades por

Maior conscincia sobre a importncia de promover hbitos alimentares saudveis e adequados. Desencadeamento de um processo consistente de acompanhamento e avaliao das polticas pblicas de Segurana Alimentar e Nutricional e de divulgao dos resultados gerados pelas pesquisas. Instituio e funcionamento da Comisso Permanente do DHAA, no Consea, para a anlise de polticas pblicas a partir dessa tica. Instituio e funcionamento da Comisso Especial de Monitoramento das Violaes do DHAA, no mbito do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

Contextualizao

A atuao do Consea contribuiu para que fossem

registrados avanos na introduo da segurana alimentar e nutricional na agenda pblica nacional e tambm nas polticas pblicas. Apesar disso, ainda necessrio ampliar o grau de reconhecimento do Conselho, pelo governo e pela sociedade, como espao pblico de construo de aes integradas e de monitoramento dos programas relacionados com a segurana alimentar e nutricional. Registram-se, em resumo, as seguintes iniciativas do Consea: Formulao de proposta de Projeto de Lei instituindo o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan), conforme deliberao da II Conferncia Nacional. A proposta

2

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


foi aceita pelo Governo Federal, aprovada no Congresso Nacional e sancionada em 15 de setembro de 2006 (Lei 11.346/06). Desenvolvimento de metodologia para a anlise do Oramento Geral da Unio com o enfoque da segurana alimentar e nutricional, aprimorando a capacidade de apresentar propostas oramentrias. Discusso permanente das polticas pblicas relacionadas ao incremento da agricultura familiar, tanto no componente crdito (Programa Nacional de Fortalecimento das Agricultura Familiar Pronaf) quanto no Programa de Aquisio de Alimentos (PAA). Formulao de proposta de uma Poltica Nacional de Abastecimento Alimentar. Formulao de proposta de incorporao de critrios de segurana alimentar e nutricional nas negociaes internacionais. Pronunciamentos, nem sempre consensuais, com relao ao modelo de produo agroalimentar vigente. Proposies relacionadas com aes e programas para a regio do semi-rido. Proposies ao Programa Bolsa Famlia. Aumento do valor por estudante das transferncias feitas pelo Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) e participao direta na elaborao de proposta de um Projeto de Lei para o programa. Encaminhamento de proposta para a criao de um repasse financeiro aos estados e municpios para o incentivo ao preenchimento do Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional (Sisvan). Desenvolvimento de uma concepo intersetorial para um programa de alimentao adequada e saudvel. Discusso permanente visando construo de programas e aes voltadas para a segurana alimentar e nutricional das populaes negras e indgenas. Ampliao das aes coordenadas entre o 3. Instituir processos permanentes de educao e capacitao em Segurana Alimentar e Nutricional e direito humano alimentao adequada. 2. Estruturar sistemas justos, de base agroecolgica e sustentveis de produo, extrao, processamento e distribuio de alimentos. 1. Promover o acesso universal alimentao adequada e saudvel. Propem-se as seguintes diretrizes para a Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional: 3. Assegurar a apropriao coletiva dessas prticas aps a III Conferncia Nacional. 2. Indicar formas de acompanhamento de uma diretriz intersetorial no mbito do PPA e do Oramento Federal. 1. Transpor para programas e aes as dirementar e nutricional. No perodo que antecede a III Conferncia NacioConsea nacional e os estaduais e municipais e que dever ser bastante ampliada com a instituio do Sisan.

nal, devem ser tomadas iniciativas visando a criao de compromissos com a construo da Poltica e do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, com base nas diretrizes, prioridades e instrumentos de interveno propostos nesse documento base. Esses compromissos devem ser buscados nos debates das Conferncias Estaduais e em outros espaos que congregam reas afins, bem como no acompanhamento da elaborao do Plano Plurianual do Governo Federal (PPA 2008-2011) com o objetivo de:

2

Contextualizao

trizes estratgicas derivadas da segurana ali-

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


4. Ampliar e coordenar as aes de segurana alimentar e nutricional voltadas para povos indgenas e demais povos e comunidades tradicionais definidos pelo Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007.

5. Fortalecer as aes de alimentao e nutrio em todos os nveis de ateno sade, de modo articulado s demais polticas de segurana alimentar e nutricional.

6. Promover a soberania e segurana alimentar e nutricional em mbito internacional.

Contextualizao 30

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Propostas Aprovadas
Diretriz 1 Promover o acesso universal alimentao adequada e saudvel

pectativa da especulao mercadolgica e sim para uma oferta com menor custo do alimento, considerando a sua qualidade, com reduo dos juros reais, na perspectiva de gerar oportunidades de trabalho e renda e reduzir a desigualdade social, fatores diretamente relacionados ao acesso aos alimentos.

Conceito de Alimentao Adequada e Saudvel 17. Garantir a todos alimentao adequada e saudvel conceituada como: a realizao de um direito humano bsico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prtica alimentar adequada aos aspectos biolgicos e sociais dos indivduos, de acordo com o ciclo de vida e as necessidades alimentares especiais, considerando e adequando quando necessrio o referencial tradicional local. Deve atender aos princpios da variedade, qualidade, equilbrio, moderao e prazersabor), s dimenses de gnero, raa e etnia, e s formas de produo ambientalmente sustentveis, livre de contaminantes fsicos, qumicos e biolgicos e de organismos geneticamente modificados. Gerao de Trabalho e Renda 20. Priorizar a gerao de trabalho digno e renda, por meio do fomento das diversas relaes de trabalho, inclusive as vrias modalidades de associativismo, cooperativismo e autogesto. Tornar prioritrias, tambm, as iniciativas democrticas e de autogesto da produo e da comercializao baseadas nos princpios da economia solidria, assegurando o desenvolvimento local sustentvel, com apoio da vigilncia sanitria local. A gerao de renda deve assegurar condies adequadas de trabalho, remunerao bsica compatvel com as condies dignas de vida, proteo aos trabalhadores, seguridade e monitoramento das conseqncias da modernizao na qualidade de vida dos trabalhadores e no ambiente. Objetivo Central da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional 18. Adotar e garantir o direito humano alimentao adequada que implica na universalizao do acesso alimentao adequada e saudvel como um dos objetivos centrais que sintetiza vrias dimenses englobadas pela Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e todas as polticas a ela relacionadas. Essa perspectiva deve contemplar aes intersetoriais, garantindo integrao, articulao, descentralizao e exigibilidade das polticas pblicas na erradicao da fome e na promoo da segurana alimentar e nutricional e da sade do conjunto da populao brasileira. Programa Intersetorial de Alimentao Adequada e Saudvel 21. Formular um programa intersetorial de promoo da alimentao adequada e saudvel que estimule o consumo, a produo e a comercializao de alimentos saudveis de acordo com o guia alimentar para a populao brasileira. Alm da promoo da sade, o programa deve resgatar e valorizar o patrimnio alimentar e os hbitos culturalmente referenciados, de maneira articulada e integrada com a promoo da agricultura familiar, do desenvolvimento sustentvel e da segurana alimentar e nutricional. As diretrizes desse programa devem ser articuladas com as de ouOrientao da Poltica Econmica 19. Orientar prioritariamente a poltica econmica na direo da satisfao das necessidades de segurana alimentar e nutricional, condicionando a exportao de alimentos bsicos at que esta segurana esteja plenamente contemplada. Promover a dinamizao das atividades e o crescimento sustentvel, sem a extros programas e aes pblicas, como o Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA). Dever ser criado um espao (comit, cmara ou outro) de monitoramento, gesto e avaliao deste programa, j que ele ter aes intersetoriais. Este espao poder estar inte-

31

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


grado cmara interministerial do Sisan. fortalecimento da vigilncia alimentar e nutricional, com divulgao sistemtica dos reEstratgia Fome Zero 22. Assegurar a institucionalizao e integrao dos programas de acesso alimentao adequada e saudvel que compem a estratgia Fome Zero, que integre poltica de Estado incluindo os programas em parceria com a sociedade civil e garantindo o controle social. sultados, desmembrando as informaes por localidade, quesito raa, cor/etnia, gnero, povos e comunidades tradicionais e pessoas com necessidades alimentares especiais. 3. Definir os titulares de direito ao Bolsa Famlia como pblico prioritrio de outras aes do governo como, por exemplo, os programas de gnero, economia solidria, agricultura faAes Estruturais 23. A Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional deve pautar-se, prioritariamente, por aes estruturais que garantam populao (sujeito das aes) o seu empoderamento e autonomia. As aes e programas emergenciais de assistncia alimentar devem ter estreita vinculao com as aes estrutu4. Expanso das medidas para favorecer o fortalecimento das economias nos locais onde vivem as famlias titulares de direito. 5. Continuidade e intensificao do esforo de Alimentos Especiais 24. Estimular a produo, industrializao, comercializao e distribuio, bem como a informao e reduo de impostos dos produtos para consumo de pessoas com necessidades alimentares e nutricionais especiais, por exemplo: celacos, diabticos, intolerncia lactose, fenilcetonricos, anemia falciforme e outros. 6. Garantia de aes de educao alimentar e nutricional de alcance nacional, voltada para os titulares de direito do programa. Programa Bolsa Famlia 25. Assegurar a continuidade do Programa Bolsa Famlia, no mbito de um programa de transio para renda bsica de cidadania assegurada pela Lei n. 10.835/2004 e de aquisio de alimentos, considerando a necessidade de fortalecer os seguintes pontos: 7. Definio e disseminao de mecanismos especficos, facilmente acessveis, para denncia, reclamao e exigncia dos direitos relativos ao programa Bolsa Famlia e aos servios de educao e sade objeto do acompanhamento desse Programa. Para a implementao desses mecanismos, deve-se buscar a parceria 1. Correes no valor do benefcio, proporcional aos reajustes do salrio mnimo, visando manuteno do seu poder de compra. 8. Fortalecimento do acompanhamento direto 2. Aprimorar o acompanhamento da freqncia escolar e da ateno bsica em sade para crianas, gestantes e nutrizes, com nfase no das famlias por meio de conselhos de controle social em todos os municpios, desde que criados os conselhos municipais de secom o Ministrio Pblico, conselhos tutelares e com outras instituies. garantir a gratuidade do registro civil, Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e Registro Geral (RG) para todos os cidados, titulares de direito ou no ao Bolsa Famlia. miliar, aproveitamento de recursos hdricos, gerao de trabalho e renda e formao educacional e profissional , de forma a garantir a sua efetiva emancipao.

Propostas Aprovadas

rantes e sua temporalidade relacionada emancipao das famlias atendidas.

32

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


gurana alimentar e nutricional, obedecidas as representaes da sociedade civil e poder pblico recomendados pelos conselhos estaduais e/ou nacional de segurana alimentar e nutricional, associando-os aos planos de desenvolvimento local para garantir a emancipao das famlias e aos critrios de avaliao dos gestores municipais estabelecidos pelo MDS. 9. Desenvolver mecanismos de responsabilizao dos gestores municipais nas polticas de SAN quanto s aes que garantam acesso freqncia escolar e ateno bsica em sade para crianas, gestantes e pessoas com necessidades alimentares especiais, com acompanhamento efetivo do Sisvan. 3. Ampliao da rede de cooperao tcnica internacional para implementao de Programas de Alimentao Escolar em pases latinopromover o recadastramento especfico dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais. 11. Capacitao permanente em gesto e operacionalizao para tcnicos e conselheiros envolvidos no programa e estmulo criao de fruns de famlias titulares de direito, com vistas a implementar o controle social. 12. Aperfeioamento das estratgias de comunicao entre o MDS, gestores locais e beneficirios, garantindo maior transparncia na gesto do programa. 4. Apoiar e recomendar a contratao de profissionais tecnicamente competentes para a atuao no PNAE, em todos os seus nveis de execuo. 2. Implementao, desenvolvimento e ampliao dos Centros Colaboradores de Alimentao Escolar, condicionando sua criao ao debate com os fruns da sociedade civil relacionados ao tema e elaborao de parecer dos Conseas estaduais, municipais e comisses regionais de segurana alimentar e nutricional, para desenvolvimento de aes intersetoriais, especialmente nas reas de educao e sade. para subsidiar as aes do PNAE, com ampla divulgao dos resultados, inclusive nos locais onde foram desenvolvidos.

5. Garantir o cumprimento da Portaria Interministerial MS/MEC n. 1.010/2006, com a formulao de cardpios adequados aos escolares e com diversificao da alimentao escolar; pela capacitao e orientao das merendeiras e cozinheiras sobre boas prticas na produo e armazenamento dos alimentos; pelo incentivo ao consumo de alimentos saudveis e de baixo custo, com reduo de desperdcio e aprendizagem de tcnicas de aproveitamento integral dos alimentos sem agrotxicos; pela implantao de hortas e pomares de carter pedaggicos, valorizando as diferenas tnicas e culturais e hbitos alimentares locais e regionais e regulamentando a comercializao de produtos alimentcios nas cantinas escolares.

Alimentao Escolar 26. Ampliar as aes do Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) para alm da compra de gneros alimentcios e capacitao dos Conselhos de Alimentao Escolar (CAEs) e demais agentes envolvidos no controle social do PNAE, de modo a incluir:

6. Prever correes no valor per capita da alimentao escolar, visando manuteno do seu poder de compra.

1. Desenvolvimento de projetos e pesquisas

33

Propostas Aprovadas

10. Atualizao peridica do cadastro nico e

americanos, africanos e asiticos.

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


27. Garantir a toda a populao escolar uma alimentao adequada e saudvel, dando as condies legais e necessrias para a compra e venda de produtos oriundos da agricultura familiar local, preferencialmente dos sistemas produtivos de base agroecolgica, do agroextrativismo e de pequenos fornecedores urbanos, com controle social, aprovando o decreto de alterao do Programa Aquisio de Alimentos (PAA) que cria a modalidade de compra direta da agricultura familiar com recursos financeiros do PNAE. larizao dos equipamentos de fornecimento de gua tratada em domiclios, espaos pblicos, escolas, escolas comunitrias, CEFFAs, creches, locais de trabalho inclusive dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais e outras unidades coletivas de acolhimento de populaes especficas (carcerrias, idosos, crianas e adolescentes, pessoas com deficincia, entre outras). Nos estabelecimentos coletivos, sejam pblicos ou 28. Aprovar e implementar o Projeto de Lei da Alimentao Escolar, formulado com a contribuio do Consea, extensivo para a educao de jovens e adultos e aos alunos de ensino mdio. Alm disso, incluir como responsabilidade do Estado as escolas e creches comunitrias pertencentes s organizaes da Programa de Alimentao do Trabalhador 32. Criar mecanismos que ampliem o Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), visando incluir outros segmentos profissionais privados e pblicos e fortalecer as pequenas e microempresas. Implementar os novos parmetros nutricionais da Portaria Interministerial 66/2006, baseados nos princpios de uma alimentao saudvel e adequada e de direitos 29. Garantir recursos financeiros para a formao continuada e permanente de movimentos organizados e escolas para a implantao e manuteno de hortas comunitrias e escolares, com incluso no currculo escolar, utilizando os espaos escolares e demais espaos disponveis nas comunidades. Propor a integrao entre o Consea e o Conselho de Alimentao Escolar (CAE). humanos, garantindo o monitoramento da sua aplicao, inclusive incorporando profissionais com competncia para o acompanhamento tcnico do programa, bem como o controle social atravs dos conselhos do trabalho e de segurana alimentar e nutricional. Fortalecer a equipe tcnica do programa no mbito do Ministrio do Trabalho e Emprego, incluindo a destinao de recursos oramentrios para sua efetiva gesto e fiscalizao. As refeies e/ou cestas de alimentos fornecidas atravs do PAT devem ser livres de 30. Garantir as correes no valor per capita da alimentao escolar na manuteno do poder de compra, incluindo a obrigatoriedade da contrapartida dos gestores estaduais e municipais, ofertando assim uma alimentao saudvel e adequada. Poltica Nacional de Habitao 33. Articular a implementao da Poltica Nacional Saneamento e Abastecimento de gua 31. Promover a expanso da rede pblica de saneamento ambiental, permitindo e assegurando a capide Segurana Alimentar e Nutricional com a Poltica Nacional de Habitao de Interesse Social e seus respectivos espaos de participao e deliberao nas contaminao qumica, fsica e biolgica, atender as necessidades nutricionais de acordo com a atividade profissional exercida, respeitando as restries alimentares e os valores tnico-sociais e culturais. sociedade civil, bem como garantir os recursos financeiros para a sua execuo, respeitando a carga horria oferecida aos escolares (parcial ou integral) e prevendo repasse per capita diferenciado para os alunos de assentamento, com base na diferenciao oferecida aos indgenas e quilombolas. privados, assegurar que o abastecimento de gua siga os regulamentos vigentes sobre as boas prticas para os servios de alimentao com tratamento de resduos slidos e guas servidas.

Propostas Aprovadas

34

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


vrias esferas de governo, levando em considerao as diretrizes de preservao do meio ambiente e de controle de novas construes em reas de risco e a erradicao de submoradias (saneamento bsico, infra-estrutura, dentre outras) nas reas perifricas urbanas e rurais, inclusive em terras indgenas e territrios de populaes tradicionais. Reforma Agrria 37. Realizar a reforma agrria ampla, imediata e irrestrita, enquanto uma poltica pblica estratgica ao Cesta Bsica 34. Definir a cesta bsica de alimentos regionalizados e monitorar seu custo, com base nas diretrizes alimentares de promoo da alimentao adequada e saudvel e proteo sade, estabelecidas no Guia Alimentar da Populao Brasileira, do Ministrio da Sade, como indicador importante da segurana alimentar e nutricional. desenvolvimento econmico e social do Pas, dando prioridade ao assentamento das famlias em luta pela terra: acampadas, famlias atingidas por barragens, bem como trabalhadores sem terra, famlias brasileiras que esto sendo expulsas de terras estrangeiras nas regies de fronteira, mulheres arrimos de famlia, jovens e famlias vivendo em reas de risco, suprindo de infra-estrutura necessria as famlias assentadas. Realizar a regularizao fundiria das terras dos povos indgenas, populaes tradicionais, ribeirinhos e Alimentao saudvel e produo Industrial 35. Investir no desenvolvimento de tecnologias que atendam aos princpios da Alimentao Adequada e Saudvel (baixo teor de refinamento, gorduras, sal e acar e sua comercializao a preos acessveis a toda a populao). Isso exige mudanas imediatas nas prticas de industrializao de alimentos. Este princpio deve nortear a produo industrial em geral e no estar restrita apenas para o grupo dos chamados alimentos para fins especiais. 1. Estabelecer o limite mximo do tamanho de propriedade com base em mdulos fiscais. 2. Revogar a Medida Provisria (MP 2027/2000) que impede a vistoria em reas ocupadas. integral da norma constitucional que prev a funo social da propriedade nas dimenses ambiental, econmica, scio-cultural e da legalidade das relaes de trabalho, implicando dentre outra medidas: quilombolas. Regulamentar e efetivar o cumprimento Diretriz 2 Estruturar sistemas justos, de base agroecolgica e sustentveis de produo, extrao, processamento e distribuio de alimentos

Sistema de Informao da Ateno Sade Indgena 36. Utilizar o cadastro do Sistema de Informao da Ateno Sade Indgena (Siasi/Funasa) para a comparao com o Cadastro nico de modo que as populaes indgenas possam ser contempladas com os benefcios do Bolsa Famlia, superando a excluso em que se encontram submetidas.

3. Revisar os ndices de produtividade para efeito de desapropriao das terras.

4. Exigir a aprovao da Proposta de Emenda Constitucional que prev a expropriao de reas onde ocorre o trabalho escravo incluindo nela a explorao do trabalho infantil.

5. Efetivar o que dispe o artigo 243 da Constituio Brasileira, ou seja, expropriao de terras onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas.

6. Regularizao fundiria das terras devolutas.

3

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


38. Desenvolver programas para o fortalecimento dos assentamentos rurais com a participao plena dos movimentos sociais, de modo a: populao. A violao desse direito seja por rgos pblicos ou agentes privados deve ser reparada de forma imediata. Com o objetivo de assegurar gua de qualidade com acesso descentralizado, incluindo 1. Priorizar a matriz produtiva agroecolgica com tamanho de propriedade necessrio ao desenvolvimento de atividades e garantia da qualidade de vida. 1. Integrar os programas e aes relacionados com o uso racional, manejo sustentvel e distribuio da gua, bem como assegurar a 2. Consolidar sistemas de agricultura familiar, agroextrativistas, de pesca artesanal e de aqicultura sustentveis, visando a segurana alimentar das famlias assentadas. 2. Apoiar as experincias da sociedade civil de construo de pequenas obras de infraestrutura, com baixo custo para a captao 3. Garantir aos assentados(as) uma poltica de crdito e de assessoria tcnica que fomente um desenvolvimento ecolgico adaptado a cada bioma. e armazenamento de gua para consumo humano e animal, como cisternas calado e de captao de telhado, barraginhas, barragens subterrneas, etc, ampliando e divulgando o Programa Um Milho de Cisternas. 4. Garantir nos assentamentos a infra-estrutura necessria para seu amplo e permanente desenvolvimento com a construo e manuteno de estradas e ramais para possibilitar o escoamento da produo de forma permanente, considerando as particularidades regionais em relao s distncias e na distribuio de recursos. 4. Assegurar o cumprimento da lei que obriga a preservao de vegetao s margens das nascentes, crregos e rios e a imediata recu5. Assegurar o acesso ao saneamento bsico e aos servios bsicos de sade e educao. perao da vegetao destruda com retirada de animais que comprometem a garantia da conservao dos mananciais. 39. Adequar a poltica de reforma agrria s especificidades e diversidades regionais culturais, redefinindo a estrutura organizacional e misso do INCRA, conjugando a democratizao do acesso terra com a democratizao do acesso gua. Ajustar a poltica tambm ao atendimento das diversas demandas hdricas (consumo humano e animal, agricultura etc.) da populao dispersa no territrio, como a caracterstica da agricultura familiar no semi-rido. 6. Assegurar a aplicao de sanes e punies pela contaminao da gua por agrotxicos e resduos qumicos das indstrias e aviao agrcolas. 5. Desprivatizar os audes construdos com recursos pblicos e efetivar a regularizao fundiria dessas reas. 3. Garantir o acesso gua de qualidade e em quantidade suficiente, contemplando as especificidades das diversas regies do Pas. aplicao da lei de crimes ambientais. o uso difuso para a produo, prope-se:

Propostas Aprovadas

Acesso gua 40. O acesso gua de qualidade um direito humano bsico que necessita ser efetivado para toda a

7. Garantir o acesso gua como meio de produo para a pesca artesanal e aqicultura familiar.

3

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


8. Estimular o desenvolvimento tecnolgico para a deteco de patgenos humanos veiculados pela gua e que no so contemplados nas legislaes especficas, que definem a potabilidade e a balneabilidade. 6. Garantir a transferncia de renda s famlias e s iniciativas comunitrias, por exemplo, Fundo Rotativo Solidrio, como forma de inPromoo da Agroecologia 41. Garantir a promoo da agroecologia por meio de: 7. Garantir o acesso ao Pronaf agroecolgico 1. Implementao de um programa massivo de crdito, em especial para investimento, assegurando recursos financeiros, subsdios e incentivos fiscais que favoream os processos de transio e converso agroecolgica para o pblico do Pronaf incluindo povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais. 2. Incentivar e apoiar os processos de transio agroecolgica, valorizando a construo de conhecimentos a partir de intercmbios, resgate de valores culturais locais, sistematizao e divulgao de experincias agroecolgicas, apoiando as diversas formas de organizao e formao das famlias agricultoras. 3. Reformulao do Pronaf buscando adequar a anlise da capacidade de pagamento lgica da transio agroecolgica. Criao de novos instrumentos de crdito e financiamento que assegurem o maior acesso dos jovens, povos indgenas e comunidades tradicionais. 11. Difundir as prticas de hortas perenes e medicinais 4. Reformulao do Pronaf Mulher assegurando a desburocratizao e o acesso igualitrio e independente das mulheres individualmente ou atravs de coletivos de agricultoras para promover a sua autonomia econmica, poltica e cultural. Promoo da Agrobiodiversidade 42. Criar um programa nacional de conservao e manejo sustentvel da agrobiodiversidade que contemple aes de conservao das sementes, em especial 5. Reorientao do Pronaf Florestal para estias crioulas, tradicionais, das raas locais de animais, do com base agroecolgica, alm das hortas de hortalias usuais associadas alimentao sustentvel. 10. Garantir mercado institucional para a aquisio da produo da agricultura familiar agroecolgica. 9. Implementao de um programa intensivo de reduo no uso de agrotxicos no meio rural e na agricultura urbana e periurbana. 8. Incentivo e fomento abertura e manutendireta, como o exemplo das feiras agroecolgicas, espaos e lojas nos aeroportos do Pas, visando a promoo de prticas alimentares mais saudveis, a educao ambiental, o consumo consciente, a economia solidria e o comrcio justo e solidrio. aos agricultores familiares, assentados, agroextrativistas e povos indgenas e outros povos e comunidades tradicionais em fase de transio agroecolgica, sem a necessidade de certificao auditada e sim priorizando os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs). centivo transio agroecolgica. mular os sistemas agroflorestais e a agrobiodiversidade.

3

Propostas Aprovadas

o de espaos pblicos de comercializao

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


patrimnio florestal, faunstico e pesqueiro nos diversos biomas, para assegurar a reproduo dos sistemas de produo segundo as especificidades scio-culturais nos vrios ecossistemas e a diversidade dos padres alimentares e aes de apoio comercializao e estruturao de redes de produo e comercializao justa e solidria da agrobiodiversidade. Garantir a efetividade de mecanismos de fiscalizao para a defesa do patrimnio gentico florestal e recursos pesqueiros. agroextrativismo, assentamentos, assim como dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, valorizando o seu papel ativo como produtores e disseminadores de conhecimento. Constituir espaos de interao social entre as instituies oficiais e as organizaes populares, destinando recursos pblicos para intercmbios entre os agricultores e as agricultoras, aqicultores e Sementes Crioulas ou Tradicionais 43. Implementar programas que fomentem o uso Biossegurana 46. Rever a Lei de Biossegurana, garantindo o impedimento produo e comercializao de produtos e cultivos transgnicos, uma vez que ameaam a soberania alimentar dos povos, causam danos irreversveis ao meio ambiente, prejudicam a sade e inviabilizam a agricultura familiar por manter o controle das sementes nas mos das grandes empresas. No caso de constatao da existncia de prticas irregulares e contrrias a essa diretriz de plantio e comercializao, caber ao Estado brasileiro estabelecer mecanismos para garantir a indenizao das famlias agricultoras cujas lavouras tenham sido contaminadas pelos produtos transgnicos e as devidas sanes e punies aos que desrespeitarem essa diretriz. Implementar tambm uma vigilncia sanitria nas trs esferas de governo que monitore a contaminao qumica, fsica, biolgica e microbiolgiPrograma Nacional de Mudas e Sementes 44. Criar, Programa Nacional de Mudas e Sementes com recursos destinados ao desenvolvimento de produo de alimentos, com sementes e mudas da agrobiodiversidade, priorizando espcies nativas e excluindo organismos geneticamente modificados com gesto compartilhada com produtores. ca, controlando os ndices de resduos de agrotxicos, drogas de uso veterinrios e transgnicos, assegurando a ausncia de agrotxicos e transgnicos. Estimular a pesquisa sobre doenas transmitidas pela gua e alimentos com nfase nos agentes no contemplados pelo Servio de Inspeo Federal (SIF). Assegurar a participao da sociedade civil nas reunies da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio). Pesquisa e Assistncia Tcnica 45. Orientar a poltica pblica de pesquisa, assessoria, assistncia tcnica e extenso rural para apoiar a transio agroecolgica e o desenvolvimento de sistemas policultores sustentveis da agricultura familiar, urbana e periurbana, aqicultura e pesca artesanal, Abastecimento alimentar 47. Implantar as aes necessrias ao efetivo funcionamento da Poltica Nacional de Abastecimento Alimentar. Estas aes devem ser adotadas conforme proposta j aprovada pelo Consea, que prev: livre e autnomo das sementes crioulas ou tradicionais sob um enfoque agroecolgico e que favoream a multiplicao de experincias como casas de sementes, bancos de sementes e outras desenvolvidas pelas organizaes populares. Definir um marco jurdico especfico sem exigncia de enquadramento dessas variedades nos sistemas atuais de registro e sem o seu patenteamento ou qualquer forma de propriedade intelectual, entendendo as sementes como bens culturais que integram o patrimnio dos povos a servio da humanidade e no podem ser confundidas como mero insumo agrcola regulado por interesse de empresas privadas e o seu uso no pode ser fator limitante para o acesso ao financiamento, crdito e seguro agrcola, assegurando a sua reproduo e comercializao por meio das organizaes sociais. aqicultoras, pescadores e pescadoras artesanais.

Propostas Aprovadas

3

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


1. Regulao dos processos de intermediao comercial com investimento pblico para organizao e fortalecimento dos pequenos e mdios empreendimentos rurais e urbanos, incentivando a aproximao entre esses setores e a agricultura familiar, aqicultura e pesca. 7. Consolidao do Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), visando a sua definio, fortalecimento, manuteno e ampliao, transformando-o em poltica pblica continuada, alocando recursos, no inferiores a 10% do oramento do PRONAF e garantindo arranjo , fiscal e financeiro que viabilize o fluxo regular 2. Fortalecimento da Poltica de Garantia de Preos Mnimos, la Conab, incluindo exemplo praticado peoutros produtos da 8. Implantao de um programa de pequenos investimentos, no reembolsveis, visando estruturao de circuitos locais e regionais de abastecimento. O programa deve ser orientado pelos princpios da segurana alimentar e nu3. Fortalecer a Conab na atividade armazenadora e estruturar um programa de armazenagem dirigido aos pequenos e mdios produtores. 9. Criao, nos moldes do PAA, de um programa especfico de apoio produo e comer4. Criao e revitalizao de estruturas pblicas de comercializao, visando a promover a compra e venda direta da produo de associaes e cooperativas de base familiar e empreendimentos da economia solidria e comrcio justo e solidrio. 10. Fortalecimento do sistema pblico de informaes, desenvolvido pela Conab, referentes 5. Estruturao e revitalizao, pelos governos locais, da rede de equipamentos pblicos e de servios em seus territrios, com especial ateno s populaes em insegurana alimentar, com restries de acesso ao sistema privado de abastecimento. 11.Revitalizao das centrais de abastecimento com base na criao de um sistema integra6. Priorizar e regulamentar a compra de alimentos da produo oriunda do pblico do PRONAF por meio do PAA, com nfase para a , produo agroecolgica e da scio e biodiversidade, nas aquisies destinadas alimentao escolar efetuadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), assegurando, tambm, a abertura de outros segmentos do mercado institucional (hospitais, presdios etc) para este pblico. 12. Fortalecimento, ampliao e institucionalizao dos mecanismos de controle social sobre os programas de abastecimento, com amplo estmulo participao das organizaes da sociedade civil. do que oriente suas aes, dando seqncia ao trabalho desenvolvido atualmente pelo Programa Brasileiro de Modernizao do Mercado Hortigranjeiro (ProHort). produo e ao mercado de produtos agrcolas, aqicolas e pesqueiros, livre da interferncia dos diferentes agentes mercantis e acessvel a um conjunto diversificado de usurios. cializao de produtos oriundos da sociobiodiversidade (no madeireiros e no alimentcios) com ao especifica de valorizao das mulheres e dos jovens. tricional e de sustentabilidade ambiental. de recursos durante todo o ano.

agrobiodiversidade, com base em um enfoque de segurana alimentar e nutricional e tendo como nfase o abastecimento do mercado interno.

3

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


13. Estruturao de um programa de armazenagem dirigido alimentos refrigerados e congelados. 3. Criao de programa permanente, com recursos oficiais, de capacitao de agricultores(as) Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar 48. Implementar aes e programas que fortaleam o mercado institucional e garantam estabilidade e segurana nas relaes comerciais para as organizaes de base familiar, incluindo os empreendimentos de economia solidria. Neste sentido, estas iniciativas devem dar continuidade e ampliar o Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), em especial as aes desenvolvidas pela Conab, visando o desenvolvimento regional. Alm disso, adaptar o PAA, permitindo a compra direta de estoques de alimentos perecveis e refrigerados, diminuindo o desperdcio de alimentos. 5. Estmulo organizao da sociedade para o associativismo, cooperativismo e empreendedorismo no marco da economia solidria. 4. Ampliao e desburocratizao das linhas de crdito. familiares nas reas de processamento, armazenamento e comercializao. Formao, assistncia tcnica e extenso rural, priorizando a produo de base agroecolgica, incluindo a Rede de Escolas Famlia Agrcola. impactos culturais do acesso energia.

Propostas Aprovadas

Apoio e Valorizao da Agricultura Familiar 49. Desenvolver programas setoriais a partir do diagnstico e mapeamento dos sistemas de produo de base familiar para as cadeias produtivas dos principais produtos alimentares de forma a promover aes integradas da produo ao consumo. Os programas devem ser desenvolvidos com ampla participao dos atores sociais interessados, inclusive as Escolas Famlia Agrcola, buscando coordenar essas aes com as estratgias orientadas pelos enfoques em sistemas integrados de produo, comercializao, distribuio e desenvolvimento territorial.

6. Aprovao de projeto de lei que estabelea mecanismos que facilitem a comercializao, nos moldes do PAA, dos produtos da agricultura familiar, assentados da reforma agrria e dos povos e comunidades tradicionais para a alimentao escolar e demais mercados institucionais.

7. Monitoramento sistemtico com controle social do PRONAF em todas suas modalidades.

8. Estruturar uma poltica de comercializao que promova garantia de renda e sustentao de preos para produtos oriundos da agricultura familiar, assentados da reforma agrria e dos povos e comunidades tradicionais.

50. Valorizao e fortalecimento da agricultura familiar e de assentados assegurando os seguintes pontos:

1. Acesso e regularizao da terra e acesso gua de qualidade para o consumo e produo.

9. Moradia Rural.

2. Acesso rodovirio adequado e eletrificao rural e urbana, expandindo o Programa Luz para Todos, sendo que, no que se refere aos povos indgenas, desenvolver programas de acompanhamento e conscientizao sobre os

10. Criao de Fundo Municipal para fortalecimento da agricultura familiar.

11. Fortalecer os processos da pedagogia da alternncia.

40

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


12. Acesso previdncia rural de qualidade. cializao dos produtos da aqicultura e da pesca artesanal em especial a Poltica Geral 13. Apoiar, resgatar e estimular as manifestaes culturais comunitrias, segundo os valores e crenas das comunidades locais. 6. Monitoramento sistemtico do Pronaf PesAgricultura Urbana 51. Implantar uma poltica nacional de agricultura urbana e periurbana e pesca artesanal sustentveis atravs de um projeto de lei, incluindo indgenas no aldeados entre seus beneficirios, com dotao oramentria e linha de crdito especial, integrando iniciativas de produo, extrativismo, beneficiamento/transformao, comercializao e servios (assessoria, formao e capacitao) de alimentos em bases agroecolgicas e de economia solidria, integrada com o Programa Luz para Todos. Regulamentar o uso de reas ociosas para hortas e pomares comunitrios. Articular essas iniciativas com a gesto territorial e ambiental, incorporandoas nos planos diretores dos municpios. Realizao de um encontro nacional de agricultura urbana e periurbana e pesca artesanal no ano de 2008. 8. Criar um programa de incentivo compra de mquinas de gelo comunitrias e garantir a qualidade sanitria do gelo. 7. Implementar programa e aes de assistncia tcnica para as mulheres pescadoras artesanais e aqicultoras. ca com controle social. de Preos Mnimos (PGPM ), PAA e acesso ao mercado institucional em geral.

53. Promover a articulao entre o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan) e o Programa de Comrcio Justo e Solidrio e os empreendimentos de economia solidria, fortalecendo suas complementaridades, buscando instituir fluxos comerciais diferenciados baseados no estabelecimento de relaes justas entre todos os elos das redes de produo, comercializao e consumo solidrios. Garantir a criao de um marco jurdico adequado, formao, assistncia tcnica e financiamento aos empreendimentos da economia solidria, atravs de instrumentos de finanas solidrias, como fundo solidrio, banco comunitrio e cooperativas de crdito, que atendam as vocaes regionais e as diferenas culturais, pautados na promoo do desenvolvimento sustentvel. Manuteno do benefcio social para usurios de sade mental participantes de empreendimentos econmicos solidrios.

Pesca e Aqicultura 52. Valorizao e fortalecimento da aqicultura em economia familiar e pesca artesanal sustentvel assegurando os seguintes pontos:

1. Acesso, ampliao e desburocratizao do crdito.

2. Capacitao e estmulo introduo de alternativas de cultivo sustentvel de crustceos e peixes.

3. Formao e assistncia tcnica continuada e gratuita.

Poltica Energtica 54. Adequar a poltica energtica com a PNSAN, implantando instrumentos de avaliao dos impactos dessa poltica, assegurando a participao dos grupos sociais diretamente afetados ou envolvidos por esses empreendimentos. A substituio de combustveis fsseis por agroenergia, que reduz a emisso

4. Estmulo formao de empreendimentos comunitrios, associativos e cooperativos.

5. Estabelecimento de mecanismos de comer-

41

Propostas Aprovadas

Economia Solidria

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


de poluentes no dever ser implementada na forma de monocultivo e nem colocar em risco a segurana alimentar e nutricional. Para visar a soberania energtica nacional e a reduo na emisso de poluentes dever ser implementada na forma de policultivo e dos mdulos de agricultura familiar com a criao de micro-usinas de beneficiamento, tendo por base o modo agroecolgico de plantio, conjugando o cultivo para produo de bioenergia e com a produo de alimentos, garantindo assim a segurana alimentar e nutricional. garantem o controle e fiscalizao da produo, importao, exportao, comercializao e utilizao de agrotxicos na agricultura brasileira, impedindo a flexibilizao dos critrios de importao e registro dos produtos. As decises relativas aos procedimentos de registro, controle e fiscalizao devero ser tomadas de forma conjunta pelos Ministrios da Sade, Meio Ambiente e Ministrio da Agricultura e Abastecimento como forma de proteo dos consumidores, da sade, do meio ambiente e de garantia do DHAA, a vida e a sade. Toda e qualquer modificao na legislao que regulamenta os agrotxicos Suasa 55. Pactuar com os estados e municpios que faam adeso ao Sistema Unificado de Ateno Sanidade Agropecuria (Suasa), institudo pelo Decreto n. 5.741 de 30 de maro de 2006 da Presidncia da Repblica, para que os alimentos da agricultura familiar e ecolgica, da aqicultura e da pesca produzidos de forma segura e artesanal sejam inspecionados com critrios adequados legislao do Sistema Brasileiro de Inspeo de Produtos de Origem Animal (SisBi), escala de produo, garantindo o acesso da populao a alimentos saudveis e de qualidade com agregao de renda para os agricultores, aqicultores e pescadores artesanais. no Brasil dever envolver um amplo debate pblico e um processo transparente e democrtico de consulta sociedade civil.

Propostas Aprovadas

Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) e Agrcola 56. Fazer um zoneamento ecolgico-econmico e zoneamento agrcola com base em indicadores construdos e definidos com a participao da sociedade civil organizada, estabelecendo mtodos e mecanismos de punio, fomento, apoio e incentivos para o ZEE e para quem no cumprir o zoneamento agrcola e ecolgico e colocar em risco a segurana alimentar e nutricional.

Servios Ambientais 57. Proposio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que regulamente pagamento de servios ambientais no Brasil

Agrotxicos 58. Manter e assegurar a aplicao das normas que

42

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Diretriz 3 Instituir processos permanentes de educao e capacitao em Segurana Alimentar e Nutricional e Direito Humano Alimentao Adequada Patrimnio Alimentar 61. Promover a revitalizao e resgate do patrimnio alimentar do povo brasileiro, concretizado nas dimenses biolgicas, simblicas e culturais do alimento e da alimentao, num movimento de educaProcessos Participativos 59. Promover processos participativos de educao alimentar e nutricional permanente, sob a tica da soberania alimentar, da segurana alimentar e do DHAA, que: (i) possibilitem o empoderamento e a autonomia do sujeito tanto nas escolhas alimentares, expressas na produo e consumo de alimentos, quanto na exigibilidade desse direito; (ii) resgatem e valorizem as histrias alimentares regionais nutricionalmente adequadas; (iii) reconheam e preservem os saberes populares e a biodiversidade local em dilogo com o conhecimento cientfico e acadmico. Contedos e Diretrizes Curriculares 62. Inserir e atualizar os contedos de educao alimentar e nutricional e inserir os de DHAA sob a tica Aes Permanentes 60. Promover a alimentao adequada e saudvel com base nos princpios agroecolgicos e nas diretrizes alimentares, previstas no artigo 9 da Lei da Segurana Alimentar, de promoo da alimentao saudvel e proteo sade, estabelecidas pelos Ministrios envolvidos na segurana e soberania alimentar, por meio de aes permanentes de educao alimentar e nutricional nos diversos espaos, considerando tambm dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, alm de programas pblicos e privados (como os de abastecimento alimentar, incentivo ao aleitamento materno exclusivo at seis meses de idade, apoio agricultura familiar, sade da famlia, transferncia de renda, farmcias vivas, alimentao escolar e assistncia social) com capacitao dos profissionais envolvidos nesses programas, nos meios de comunicao e nas redes de ao social prestadoras de assistncia alimentar, com difuso de experincias bem sucedidas por meio da criao de banco de dados. Programa Intersetorial de Sade 63. Criar um programa intersetorial de promoo de sade e segurana alimentar e nutricional na escola (incluindo-se as escolas indgenas e quilombolas) da soberania e segurana alimentar e nutricional nas diretrizes curriculares nacionais e nos projetos polticos pedaggicos, de maneira transversal, com a realizao de dinmicas prticas, tericas e avaliativas que envolvam toda a comunidade escolar, incluindo sindicatos e associaes dos profissionais de educao, secretarias de ensino e conselhos afins educao, com respeito ao patrimnio e cultura alimentar, incluindo a dos povos e comunidades tradicionais estabelecidos pelo Decreto n. 6.040/2007, bem como a valorizao dos alimentos regionais, respeitando as diversidades como parte dos princpios orientadores para a formulao de programas e polticas voltadas para a educao infantil, ensinos fundamental, mdio e superior. Para tanto, promover a formao permanente dos profissionais de educao na temtica de segurana alimentar e nutricional sustentvel e otimizar a dimenso pedaggica do Programa de Alimentao Escolar. o alimentar e nutricional oposto globalizao da alimentao, do consumo e das dietas inadequadas. Esse resgate e revitalizao devem contribuir para a promoo da sade, da soberania alimentar e da preservao da identidade alimentar e cultural no Brasil. As diversas formas dos sistemas de classificao dos alimentos devem valorizar o conceito comida como expresso de identidade cultural, social, de gnero e da ancestralidade dos povos e das etnias de forma emancipatria.

43

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


com base nas diretrizes da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio, na Lei de Segurana Alimentar e Nutricional da Poltica Nacional de Promoo da Sade e da Portaria MS/MEC n. 1010/2006, que estabelece a promoo da alimentao saudvel no ambiente escolar, incluindo as escolas indgenas, envolvendo os trs nveis de governo e sociedade civil. Incentivar a formulao e aprovao de Lei Federal que efetive as aes previstas na referida Portaria, destinando recursos humanos e oramentrios adequados sua efetiva implementao. Rotulagem e Publicidade 66. Estabelecer mecanismos de regulao da rotulagem (com a devida indicao de sua composio) e da publicidade de produtos alimentcios, fomentando pactos entre as indstrias, o governo e a sociedade, com vistas a estimular a produo e o consumo de alimentos saudveis, sem agrotxicos e livres de transgnicos conforme o estabelecido na Poltica de Promoo da Sade, reforando o controle social e o papel do Estado na proteo sade: (i) regulamentao e fiscalizao da publicidade de alimentos voltados ao pblico infantil; (ii) fiscalizao e adequao Pesquisas 64. Fomentar pesquisas sobre alimentao e nutrio nos diversos campos de conhecimento, popular e acadmico, garantindo que os resultados sejam amplamente socializados, com destaque a temas como Fruns e Observatrios 67. Criar, implementar e fortalecer fruns municipais, regionais e estaduais de discusso e observatrios de experincias em educao alimentar e nutricional, DHAA e segurana alimentar e nutricional, fomentando a articulao entre ncleos de estudo e pesquisa, instituies de ensino superior, sociedade civil, Ministrio Pblico e Defensoria Pblica. da rotulagem de alimentos, considerando os portadores de necessidades alimentares especiais.

Propostas Aprovadas

consumo alimentar, valores nutricionais de produtos orgnicos, aproveitamento integral dos alimentos, patrimnio cultural, produo e armazenamento de alimentos e outros de relevncia epidemiolgica com o objetivo de subsidiar a formulao de polticas pblicas de segurana alimentar e nutricional adequadas sua efetiva implementao.

Capacitao de Conselheiros Educao Alimentar e Nutricional nos Sistemas Pblicos 65. Fomentar e avaliar as aes de educao alimentar e nutricional no mbito do Sistema de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan), no Sistema nico de Sade (SUS) por meio da incorporao de nutricionista na equipe do Programa Sade da Famlia (PSF), ateno bsica e demais nveis de complexidade, e no Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), promovendo modos de vida saudveis, com ampliao e capacitao das equipes multiprofissionais de ateno bsica sade Programa Sade da Famlia (PSF), Programa de Agentes Comunitrios de Sade (PACS) e Unidades Bsicas de Sade (UBS) e das equipes dos Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS), elaborando materiais educativos que tambm abordem hbitos no saudveis a exemplo do sedentarismo, tabagismo, uso de lcool e outras drogas. Capacitao das Populaes do Campo e Urbanas 69. Promover a capacitao e formao permanente de populaes do campo e urbanas atravs de educao contextualizada, por meio de: (i) ampliao e fortalecimento das Escolas Famlias Agrcolas; (ii) formao geral e profissional no ensino regular das escolas rurais e urbanas, articuladas com Centros ou Redes de cincia, tecnologia e extenso agrcolas; (iii) 68. Promover iniciativas de capacitao, com garantia de dotao oramentria, para os membros dos Conseas nas diversas esferas de participao, e demais agentes sociais das comunidades para uma participao social qualificada. Promover formao permanente de conselheiros(as), tcnicos(as) e gestores(as) pblicos(as) das diversas reas afins segurana alimentar e nutricional na construo de competncias, responsabilidades e reparao do DHAA.

44

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


acesso aos cursos superiores para os movimentos sociais ligados questo agrria; (iv) insero da agroecologia no ensino superior e tcnico de agricultura; e (v) oferta de cursos para qualificao profissional dos pequenos produtores, considerando os saberes populares locais. Consumo Sustentvel 74. Promover a educao para o consumo sustentvel e consciente em diversos setores da sociedade, em Capacitao de Manipuladores(as) de Alimentos 70. Promover a capacitao sobre boas prticas sob a tica de segurana alimentar e nutricional para manipuladores(as) de alimentos que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de alimentos, por meio de parcerias entre o poder pblico e as organizaes no governamentais. DHAA na Formao de Profissionais 75. Incorporar a concepo do DHAA e da segurana alimentar e nutricional na grade curricular dos cursos das reas de cincias humanas e sociais, agrrias, sade e outras reas relacionadas segurana alimentar agentes comunitrios de sade, equipes de sade da famlia, e equipes multidisciplinares, para desenvolverem aes de segurana alimentar e nutricional. e nutricional. Promover a capacitao permanente de especial nas escolas, associaes comunitrias e instituies ligadas defesa do consumidor. Implementar medidas para a diminuio da gerao de resduos. a discusso do tema, reconhecendo-a como importante instrumento para implementao do DHAA e acompanhamento da poltica nacional.

Campanhas Educativas 71. Destinar recursos para programas, campanhas sobre alimentao saudvel e oficinas de incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos, nas comunidades urbanas e rurais, escolas e outras instituies.

72. Estabelecer campanhas pblicas de comunicao social de forma continuada, que informem e valorizem a adoo de modos de vida saudveis, conjugando a promoo da alimentao saudvel e a prtica de atividade fsica regular. Propagar os contextos da segurana alimentar e nutricional para a populao brasileira urbana e rural, por meio de campanhas educativas na mdia escrita, falada e televisionada, com destaque aos desenhos animados, artes cnicas, msica e histrias em quadrinhos, quando o pblico alvo for as crianas; aos estudantes, atravs da premiao de projetos em sala de aula; e aos universitrios, em aes junto aos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, com pesquisas, troca de conhecimento e programas de segurana alimentar e nutricional.

Centro de Referncia de Segurana Alimentar e Nutricional 76. Criar e fortalecer Centro de Referncia de Segurana Alimentar e Nutricional (CSAN).

Aes Educativas Permanentes 73. Criar centros de educao permanente em segurana alimentar e nutricional com vistas a fomentar

4

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Diretriz 4 Ampliar e coordenar as aes voltadas para povos indgenas e demais povos e comunidades tradicionais definidos pelo Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007 comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, de modo que possam ter acesso pleno aos seus direitos humanos econmicos, sociais, culturais e ambientais, civis e polticos, individuais e coletivos, conforme reza a Conveno 169 OIT.

Estratgias Diferenciadas nas Polticas 77. Implementar e incorporar estratgias diferenciadas de segurana alimentar e nutricional nas polticas pblicas, respeitando os distintos setores e grupos populacionais. Devem ser baseadas na tica dos direitos humanos, na diversidade cultural, tnico-racial e religiosa, no respeito s tradies ancestrais dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais; no reconhecimento das formas especficas de organizao social, da territoriali-

3. Garantir e assegurar o acesso s polticas pblicas sociais e a participao de representantes dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais nas instncias de controle social.

Propostas Aprovadas

dade e da soberania, adequando as aes respectivas s mltiplas caractersticas culturais e necessidades alimentares especiais dessas populaes.

4. Garantir nos programas e aes de incluso social recortes diferenciados voltados especificamente para os povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais.

Povos e Comunidades Tradicionais 78. Efetivar, transformando em lei, a Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel para os povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais (Decreto n. 6.040/2007), conduzida pela Comisso Nacional de Desenvolvimento Sustentvel para Povos e Comunidades Tradicionais, priorizando as aes e estratgias de segurana alimentar e nutricional desses povos e de gesto scio ambiental de suas terras e territrios. Entre seus princpios prever sua articulao e integrao com o Sisan. Os objetivos desta poltica devem incluir: 1. Garantir o acesso ao territrio e aos recursos naturais com iseno fiscal, respeitando a cultura de cada povo e agrobiodiversidade tradicional.

5. Implementar e fortalecer programas e aes de polticas pblicas de segurana alimentar e nutricional voltados s relaes de gnero, com vista ao Plano Nacional de Poltica para Mulheres, orientao sexual, gerao (idosos e jovens), dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais.

6. Apoiar e garantir a incluso produtiva com a promoo de tecnologias sustentveis, respeitando o sistema de organizao social dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, valorizando os recursos naturais

2. Reconhecer, com celeridade, a auto-identificao dos povos indgenas, populao negra,

4

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


locais e as prticas adequadas, saberes e tecnologias tradicionais. rica da insegurana alimentar e nutricional das populaes negras e dos povos indgenas, quilombolas, comunidades de terreiro, povos e comunidades traRecursos Naturais 79. Instituir e fortalecer programas de conservao, preservao e recuperao de recursos naturais necessrios para a garantia da Segurana Alimentar dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, reconhecendo, demarcando, titulando e garantindo a posse da terra por meio da regularizao fundiria. Este processo deve ser feito atravs da implantao de sistemas agroflorestais, remunerao de servios ambientais, agroextrativismo sustentvel e repovoamento de reas degradadas de pesca, saneamento bsico, criao de corredores etno-ecolgicos, respeitando os saberes e as tradies regionais, religiosas e equidade de gnero. Proibio de projetos de carcinocultura, do avano do setor hoteleiro e do setor porturio e de outras formas de ocupao irregular do solo em reas de mangue, bem como projetos que degradem rios, lagos, igaraps e nascentes . Garantir a fiscalizao e a proteo dos territrios dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais e o cumprimento da legislao ambiental vigente. Aes Educativas Permanentes 82. Instituir processos continuados de educao, capacitao e qualificao profissional da populao negra, dos povos indgenas, comunidades de terreiro, de quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais, respeitando suas diversidades e particularidades, com vistas reparao do dficit educativo e de qualificao profissional aos quais estes povos foram historicamente submetidos e ainda instituir processos de educao em direitos humanos voltados sociedade em geral. Assegurar a implantao de escolas pblicas diferenciadas e que estejam voltadas para atender a diversidade cultural da populao afro-brasileira, povos indgenas, comunidades de terreiro, de quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais. dicionais pautados no princpio do desenvolvimento, do protagonismo, da participao social, dos direitos humanos, do respeito pelas diversidades, da solidariedade e do reconhecimento dos saberes e fazeres ancestrais. Valer-se, nesta formulao, de processos educativos e construdos pelo dilogo e incorporao dos movimentos sociais, das lideranas do movimento negro, dos povos indgenas e caboclos e de seus agentes sociais, das comunidades de terreiro e quilombolas, entre outras (Ex. Apoio aplicao da lei n. 10.639/2003 que institui a histria da frica e da cultura afro-brasileira nos currculos, em respeito e considerao pluralidade tnica da populao brasileira e a aplicao do Decreto n. 6.040/2007).

Pluralidade como Componente de Segurana Alimentar e Nutricional 80. Reconhecer e respeitar a complexidade tnico-racial, cultural, ancestral, de gnero, orientao sexual, religiosa, territorial do povo brasileiro, propondo-se a estud-la e compreend-la, garantindo financiamento pblico para pesquisa, atravs do PPA, de modo que esta pluralidade multicultural e multilingstica seja componente fortemente levado em considerao na construo do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, com vistas a assegurar o DHAA.

tica 83. Promover polticas pblicas que busquem conhecer, compreender, respeitar e aplicar a tica ecolgica (culturas, mitos, tradies, rituais e manifestaes religiosas) africana, indgena, cabocla e de outros povos e comunidades tradicionais.

Reparao Histrica 81. Formular programas dirigidos reparao hist-

Estudos e Pesquisas 84. Promover o estudo, reconhecimento e preservao

4

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


dos modos de organizao dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, no que tange s estratgias de promoo do direito humano alimentao adequada e da segurana alimentar e nutricional dos mesmos. pulao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, sem que se tenha amplo debate e consentimento prvio livre e informado desses povos e da sociedade sobre os impactos scio-ambientais futuros, conforme a Conveno 169 da OIT e ratificado pelo Decreto Legislativo n. 143/2002, promulgado Patrimnio Cultural Alimentar 85. Reconhecer, respeitar, resgatar, divulgar e valorizar a gastronomia africana, indgena, cabocla, dos povos e comunidades tradicionais, como patrimnio cultural e religioso alimentar do Brasil, que se revelou como verdadeira estratgia alimentar de sobrevivncia e resistncia dos povos, contribuindo para a concretizao da segurana alimentar e nutricional e do direito humano alimentao adequada. Populaes excludas 89. Implementar programas de segurana alimentar e nutricional para populaes excludas scio-economicamente, garantindo a incluso dos catadores de materiais reciclveis, moradores em situao de rua, povos indgenas no aldeados, idosos, pessoas com deficincias, populao em regime de internao, populao GLBTTs, moradores de ocupao urbana, poProduo e Comercializao 86. Incentivar a produo, beneficiamento (agroindstria), comercializao, desenvolvimento do comrcio justo e solidrio para os povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, bem como reconhecer os valores sociais, culturais, religiosos e ambientais agregados nos produtos. pulaes atingidas por fenmenos naturais e provocados, populao carcerria, dependentes qumicos, portadores de necessidades alimentares especiais, inclusive portador de doenas crnicas que interferem no nvel de renda como a anemia falciforme e outros grupos excludos. pelo Decreto n. 5.051/2004.

Propostas Aprovadas

Direito Humano Alimentao Adequada 87. Garantir que a implementao da Poltica Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto n. 6.040/2007) e a Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional incorporem os princpios e as diretrizes do DHAA, inclusive o monitoramento e a criao e fortalecimento de mecanismos de exigibilidade para a plena realizao desse direito.

Impacto de Projetos 88. Garantir que no sejam implementados projetos de minerao, de hidreltricas, de extrao de madeiras, pesquisa ssmica e extrao de petrleo, dentre outros que impactem os povos indgenas, po-

4

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Diretriz 5 Fortalecer as aes de alimentao e nutrio em todos os nveis de ateno sade o e Nutrio no SUS, nas trs esferas de governo e das aes de alimentao e nutrio no Subsistema de Sade Indgena, em todas as fases do curso da vida, Articulao entre Sistemas Pblicos 90. Efetivar a articulao entre Sisan, SUS e SUAS, nas trs esferas de governo, com vistas a implementar aes de promoo dos direitos sociais, humanos, econmicos e culturais da populao brasileira. Para tanto, preciso garantir e fortalecer as aes da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio na Ateno Bsica Sade, com a incluso de nutricionistas nas equipes de Sade da Famlia e da Poltica Nacional de Promoo da Sade e demais nveis de complexidade para a preveno, deteco precoce e controle dos distrbios e carncias nutricionais e promoo da alimentao saudvel e adequada. Os Sistemas de Sade, Assistncia Social e Segurana Alimentar e Nutricional devem atuar de forma complementar e integrada na implementao da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional com acompanhamento e contribuies dos respectivos Conselhos. 4. Ateno sade da criana e adolescente com reforo do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e das aes de vigilncia alimentar e nutricional, com nfase nas Sade e Alimentao das Mulheres e Crianas 91. Promover a sade por meio da alimentao adequada e saudvel partindo de uma abordagem integrada s aes de preveno, controle e tratamento das carncias nutricionais, doenas infecciosas e doenas crnicas no transmissveis associadas alimentao. imperativo promover a sade das mulheres e crianas, rompendo com o ciclo da desnutrio maternoinfantil com incidncia maior em populaes mais vulnerveis, econmica e socialmente, especialmente indgenas e quilombolas. A promoo de uma alimentao saudvel engloba um escopo amplo de aes que contemplam a formao de hbitos alimentares saudveis desde a gestao, o aleitamento materno exclusivo at os seis meses e complementar at os dois anos de idade ou mais, respeitando os hbitos alimentares culturais e regionais com base nos Guias Alimentares Brasileiros do Ministrio da Sade. 7. Incorporao de aes de educao alimentar e nutricional nos programas de preveno e controle das doenas crnicas no transmissveis (diabetes, hipertenso, obesidade, disliAlimentao e Nutrio no SUS 92. Fortalecimento da Poltica Nacional de Alimentapidemias, osteoporose e alguns tipos de cncer) e doenas genticas (anemia falciforme, 6. Fortalecimento das aes e dos programas de preveno e controle da desnutrio e das carncias por micronutrientes (anemias, hipovitaminose A, deficincia de iodo, entre outros). intervenes. 3. Garantir a promoo, proteo e apoio ao aleitamento materno. 2. Ateno sade da mulher com garantia e fortalecimento das aes do pr-natal e do perodo ps-parto. 1. Garantia, como direito humano, da oferta das aes bsicas de sade enquanto parte das obrigaes do Estado brasileiro. com investimentos em recursos humanos e financeiros, prioritariamente voltados para as seguintes reas:

5. Garantir a implementao de programas de ateno sade e nutrio para lactentes, prescolares, escolares, adolescentes, adultos e idosos. Especial ateno deve ser dada educao, monitoramento e assistncia nutricional populao idosa, com vistas ao envelhecimento saudvel e ativo.

4

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


doena celaca, fenilcetonuria, galactosemia, intolerncia lactose e outras). 15. Ampliar a licena-maternidade para seis 8. Fortalecimento das aes de promoo da alimentao saudvel. meses a todas as mulheres, inclusive as que trabalham no setor pblico, nas trs esferas de governo, tendo em vista os benefcios para 9. Implementao e intensificao das aes de monitoramento da situao alimentar e nutricional de toda a populao brasileira por meio do Sisvan nacional e do Sisvan indgena e de estudos e pesquisas populacionais em consonncia com as aes de monitoramento previstas no Sisan. 16. Implementao de programas de ateno sade e nutrio para as pessoas com deficincias, nos quais estes cidados tenham garantia de uma avaliao diagnstica do seu quadro clnico, realizada pelos profissionais 10. Normatizao e capacitao dos profissionais de sade para a ateno nutricional nos mbitos ambulatorial e hospitalar. em suas especificidades. o aleitamento materno exclusivo e para o fortalecimento do vnculo me e filho. bsicas e Estratgia Sade da Famlia.

17. Estmulo ao consumo de alimentos da produo agroecolgica.

Propostas Aprovadas

11. Ateno alimentar e nutricional a grupos populacionais especficos, tais como comunidades tradicionais, populao negra, populao indgena e pessoas com necessidades alimentares especiais. 93. Contribuir para a erradicao da fome, da desnutrio por meio do fortalecimento das aes de promoo da alimentao saudvel na ateno bsica sade, incluindo profissionais capacitados para a abordagem da ateno nutricional coletiva e individual da populao usuria do SUS e subsistema de sade indgena. Exigir mecanismos de incentivo incorporao do nutricionista na ateno bsica, particularmente na Estratgia de Sade da Famlia, bem como nos demais nveis de ateno sade. Tais aes devem ser articuladas intersetorialmente com as polticas de educao, abastecimento alimentar, 13. As polticas pblicas devem desenvolver aes no sentido de promoo da segurana alimentar e nutricional das mulheres, considerando os hbitos culturais e regionais a fim de atender s peculiaridades do seu perfil nutricional relativas gestao, lactao, puerprio, climatrio, anemia etc. Aes de Preveno 94. Assegurar aes de preveno para as populaes suscetveis a quaisquer agravos ou distrbios relacionados alimentao e nutrio, bem como 14. Assegurar profissionais de sade qualificados em nmero suficiente na ateno bsica sade, garantindo a incluso do profissional de nutrio nas equipes de sade em unidades aes de tratamento desses agravos, prioritariamente para as famlias em insegurana alimentar e nutricional, com monitoramento dos indicadores gerados pelo Sisvan. transferncia de renda, acesso ao trabalho e terra, assistncia social, economia solidria, aqicultura e agriculturas familiar e urbana.

12. Monitoramento e apoio implementao de aes de saneamento bsico fundamentais para a garantia do acesso gua potvel e para a preveno de doenas veiculadas pela gua, garantindo o controle social.

0

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Vigilncia Sanitria 95. Garantir e fortalecer as aes da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) e sua rede nos estados e municpios em relao ao controle de qualidade dos alimentos e no que se refere regulamentao da propaganda, rotulagem e da comercializao de alimentos inadequados promoo de uma alimentao saudvel, por meio das seguintes iniciativas: 1. Garantir e reforar os sistemas de avaliao de risco, monitoramento e anlise de alimentos, assegurando sua sanidade microbiolgica, fsica e qumica, tambm relacionada aos resduos de agrotxicos e aditivos alimentares nos limites estabelecidos, e aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); para tanto garantir laboratrios pblicos em quantidade e qualidade para realizao de anlise de alimentos e acessibilidade anlise toxicolgica humana, com ampla divulgao destas atividades e resultados. Ateno Nutricional nos Servios de Sade 97. Implantar e garantir a ateno nutricional nos servios de sade, inclusive no subsistema de sade 2. Sistematizao do monitoramento do cumprimento da Norma Brasileira de Comercializao de Alimentos para Lactentes e Crianas de Primeira Infncia, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, atentando para possveis propostas de alterao da lei, com divulgao e punio das empresas infratoras. Sade e Alimentao das Crianas 98. Inserir a notificao obrigatria e dar assistncia prioritria em todos os nveis de ateno do SUS 3. Regulamentao da propaganda, comercializao e rotulagem de alimentos ricos em acares, gorduras trans e saturadas e sdio, especialmente dirigidas s crianas e jovens. da desnutrio infantil grave em todo o Pas, com base nos critrios da Organizao Mundial de Sade (OMS) e com identificao das causas, visando sua eliminao e garantindo o encaminhamento das famlias ao cadastro nico, instituindo no setor sade 4. Monitoramento e avaliao do impacto da sade da populao, especialmente dos portadores de anemia falciforme, da fortificao das farinhas de trigo e milho com ferro e cido flico e da iodao do sal. 99. Ampliao da rede de Banco de Leite Humano nos hospitais de referncia e incentivo implementao de postos de coleta de leite humano em empre5. Tornar obrigatria a declarao da quantidade de ferro nos alimentos fortificados e de fenilalanina em todos os alimentos industrializados. sas pblicas e privadas, com garantia de alocao de recursos, sendo vedadas quaisquer formas de comercializao do leite humano. um mecanismo concreto de aferio do cumprimento do direito humano alimentao. indgena, garantindo referncia e contra referncia para a preveno e controle das doenas associadas alimentao e nutrio, com criao de equipes multiprofissionais. Direito Humano Alimentao Adequada 96. Revisar todas as polticas relacionadas alimentao e nutrio desenvolvidas pelo SUS, SUAS e Ministrios, com vistas a que respeitem, protejam, promovam e garantam a realizao do DHAA e outros direitos humanos correlatos, e incluam a instituio de mecanismos de exigibilidade, reclamao e proteo contra possveis violaes a estes direitos. 7. Garantir que a comercializao de suplementos nutricionais seja realizada somente por meio de prescrio nutricional. 6. Garantir a aprovao do PL 2302/03 onde se inclui a frase Lavar antes de abrir nas embalagens de alimentos prontos para o consumo.

1

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Sisvan 100. Garantir, estimular e aperfeioar o monitoramento e o controle social da situao alimentar e nutricional nos municpios e Distritos Sanitrios Especiais Indgenas (DSEIs), por meio de: a) aquisio e manuteno peridica de equipamentos antropomtricos padronizados; b) reforo da capacitao de profissionais de sade em antropometria; c) ampliao da cobertura do Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional (Sisvan) na rede de sade; d) implantao do Sisvan para a populao escolar; e) implementao do Sisvan para a populao indgena; f) realizao peridica de inquritos populacionais de antropometria, de consumo alimentar e de prevalncia de carncias e doenas associadas alimentao e nutrio e anlise dos seus fatores determinantes; g) alocao de recursos especficos para tal; h) assegurar a disponibilizao dos dados municipais de vigilncia alimentar e nutricional a fim de servirem como base para a formulao e implementao de polticas pblicas; i) garantir mecanismos de implementao do Sisvan nos municpios com baixo IDH. Articulao entre SUS e Sisan 103. Organizar, institucionalizar e fortalecer as reas tcnicas de alimentao e nutrio do Ministrio da Sade (Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio CGPAN) e da Fundao Nacional de Sade, fazendo-as constar na estrutura organizacional das respectivas instituies, considerando sua relevncia no contexto do Sisan e da Losan. Esta mesma recomendao aplica-se s demais esferas do governo e Distritos Sanitrios Especiais Indgenas. Deve-se, ainda, prever financiamento das aes, alocao e capacitao de recursos humanos e controle social, de forma a operacionalizar as diretrizes da Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio e contribuir para a ao intersetorial no Sisan.

Propostas Aprovadas

Fortalecimento Institucional 104. Institucionalizar e fortalecer a rea Tcnica do Ministrio da Sade, atual CGPAN, responsvel pela Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio, fazendoa constar da estrutura organizacional do Ministrio da Sade, considerando sua relevncia no contexto da construo do Sisan e da Losan.

Rotulagem de Alimentos com Transgnicos e Agrotxicos 101. Regulamentar rotulagem de alimentos transgnicos e produzidos com agrotxicos, sendo feita de forma clara e entendvel para que os(as) consumidores(as) tenham a oportunidade de escolher o produto que querem consumir.

Reviso de Normas 105. Reviso e regulamentao da Norma brasileira de Comercializao de Alimentos para Lactentes e Crianas de Primeira Infncia, com especial ateno propaganda, rotulagem e comercializao de alimentos.

Fiscalizao de Alimentos 102. Estruturar os rgos de fiscalizao de alimentos para: a) garantir a aplicao de boas prticas em todas as etapas da cadeia produtiva (processamento, manipulao, armazenamento, transporte, distribuio, venda e consumo), considerando as especificidades dos modelos das redes de produo solidria e da agricultura familiar; b) implementar as aes do Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos (PARA) em todas as esferas de governo.

Regulamento Sanitrio Internacional 106. Garantir a ampla divulgao da proposta do regulamento sanitrio internacional.

2

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Diretriz 6 Promover a soberania e a Segurana Alimentar e Nutricional em mbito internacional produo domstica de alimentos oriunda da agricultura familiar e suas modalidades regionais e do agroextrativismo. Princpio da Soberania Alimentar 107. Pautar a atuao internacional do governo brasileiro pela defesa do princpio da soberania alimentar, que reconhece o direito de cada pas definir suas prprias polticas e estratgias sustentveis de produo, distribuio e consumo de alimentos que garantam o DHAA para toda a populao, respeitando as mltiplas caractersticas culturais dos povos, de modo que o exerccio da soberania alimentar no comprometa ou coloque em risco a segurana alimentar e nutricional de outros pases, garantindo que os acordos e/ou tratados internacionais no interfiram na soberania e segurana alimentar e nutricional. 1. Suspenso dos subsdios que distorcem o mercado mundial, especialmente os subsdios exportao que deprimem os preos no mercado internacional e afetam negativamente a renda dos agricultores sobretudo aqueles dos pases em desenvolvimento. Alimentos e Modos Sustentveis de Produo 108. Rejeitar a qualificao de simples mercadoria atribuda aos alimentos nos posicionamentos brasileiros (individuais e em conjunto com outros pases) nas negociaes internacionais sobre comrcio. As negociaes comerciais internacionais no podem comprometer a promoo dos modos de produo sustentveis, principalmente, a agricultura familiar, sem transgenia, de forma que a Organizao Mundial do Comrcio deve isentar os alimentos bsicos de quaisquer compromissos de reduo tarifria e outros que impliquem reduo da soberania alimentar brasileira e nem comprometer a universalizao do acesso a uma alimentao adequada e saudvel. 3. Reduzir a diferena estabelecida pelos pases desenvolvidos entre as tarifas cobradas para produtos processados e para suas respectivas matrias-primas, o que direciona as exportaes brasileiras para produtos de baixo grau de processamento, restringindo a agregao de valor dos itens exportados. 2. Manuteno de nveis adequados de proteo tarifria, especialmente nos produtos de segurana alimentar, coordenando com o Mercado Comum do Sul (Mercosul) a adequao da Tarifa Externa Comum do bloco. Diretrizes de Negociao Comercial 110. Envolver a sociedade civil organizada nos processos de negociao comercial, dispondo de dados que permitam uma anlise detalhada de seus impactos para o conjunto da populao. As negociaes devero seguir as seguintes diretrizes:

Abastecimento Alimentar 109. Sustentar que as trocas do comrcio internacional tenham papel no abastecimento alimentar domstico subordinado s estratgias e polticas de desenvolvimento nacionais respeitando a pesquisa de vocao do solo, os biomas e micro climas locais garantindo a introduo de espcies exticas desde que no provoquem impactos scioambientais negativos. Com isso, afirmar a importncia scio-econmica, cultural e ambiental da

4. Ampliao de mercados que valorizem e possibilitem a agregao de valor produo nacional, com ateno especial para potencialidades sustentveis da diversidade brasileira, inclusive a ambiental.

5. Busca pelo fim das barreiras no comerciais que inibem o comrcio e que sejam desnecessrias proteo da sade humana.

3

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


6. Fim dos financiamentos pblicos s empresas multinacionais e nacionais, no tocante s monoculturas, especialmente s no alimentares. rizao da complementao produtiva, de estratgias integradas de produo e comercializao e de participao mais direta da sociedade civil organizada, movimentos sociais e do setor privado nos diferentes nveis 7. Proteo de culturas alimentares tradicionalmente brasileiras, in natura ou beneficiadas, contra patentes e outras formas de apropriao por parte de pases estrangeiros, por meio de instituio de normas e punies em mbito nacional e internacional. Cooperao Internacional 8. Criao de um sistema de monitoramento das empresas financiadas, junto ao Ministrio de Trabalho e Emprego, da Previdncia Social e do Meio Ambiente (Declarao de Aptido ao Pronaf ou DAP empresa social), para evitar o financiamento pblico de empresas promoto113. Desenvolver, ampliar e aperfeioar mecanismos de cooperao internacional que promovam a segurana alimentar e nutricional e produo local de alimentos nos pases beneficirios e que os produtos a serem distribudos no sejam transgnicos e provenham da agricultura familiar e de cooperativas de produo familiar dos pases em desenvolvimento. de negociaes comerciais do bloco. Dever ser buscada uma implementao efetiva de polticas estruturais para diminuio das assimetrias no bloco a partir de fontes de financiamento comuns, como o Fundo para a Convergncia Estrutural do Mercosul.

Propostas Aprovadas

ras de condies de trabalho infantil, precrio, escravo e degradao do meio ambiente.

Diretrizes Voluntrias do DHAA na PNSAN 9. Garantir o funcionamento dos mecanismos de salvaguarda e listas de produtos especiais para proteger segmentos na agricultura familiar em risco. 114. Buscar o protagonismo no estabelecimento de mecanismos de monitoramento da implementao, em mbito internacional, das Diretrizes Voluntrias do Direito Humano Alimentao Adequada e Saudvel institudas pela FAO. Reunir esforos institucionais para implement-las no mbito da PNSAN como forRelaes Comerciais e Cooperao Sul-Sul 111. Aprofundar as relaes comerciais com os pases em desenvolvimento, preservando as prerrogativas de soberania e segurana alimentar e nutricional destes, e manter o trabalho de coordenao entre os pases do Hemisfrio Sul (Sul-Sul) nos fruns multilaterais de negociaes, a exemplo do que foi o trabalho do G-20 (grupo de pases em desenvolvimento criado em 2003) na Organizao Mundial do Comrcio (OMC), bem como intensificar a cooperao Sul-Sul relativa formulao e implementao de polticas nacionais de segurana alimentar e nutricional com participao social. Codex Alimentarius (Cdigo Alimentar) 115. Participar de forma ativa na definio das normas do Codex Alimentarius, tendo em vista a incorporao das recomendaes da estratgica global de nutrio, atividade fsica e sade, tais como as aes de rotulagem e publicidade, especialmente bebidas alcolicas, e a reduo da ingesto energtica procedente das gorduras e acares simples, a limitao do consumo de sal, o equilbrio entre as gorduras saturadas e gorduras insaturadas, a reduo do consumo de gorduras trans e Relaes Comerciais Sul-Sul 112. Incrementar o comrcio com os pases do Mercosul por meio de maior articulao entre as cadeias produtivas, de aprofundamento da integrao, de prioaumento do consumo de frutas e hortalias, submetidas ao maior controle sobre resduos de agrotxicos. ma de reforar e apoiar as instituies na realizao progressiva desse direito.

4

Eixo temtico 2 - Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Biocombustveis 116. Garantir que os acordos bilaterais, visando o aumento da produo de biocombustiveis para o abastecimento do mercado internacional, no interfiram na quantidade de alimentos produzidos internamente, tendo em vista que o aumento da produo do biocombustvel poder se ampliar nas reas utilizadas/utilizveis para a produo de alimentos, assim como em reas de pastagem. 3. Ser utilizada a metodologia adotada pelo Consea, para acompanhamento do oramento Patente 117. Defesa no mbito internacional da excluso de normas que permitam a patente ou apropriao da fauna e flora naturais. da Unio, para a poltica nacional de segurana alimentar e nutricional, resultante da construo de uma lista de programas e aes e todas as suas interfaces na perspectiva de abordar a transversalidade, a intersetorialidade e a incluso de povos e comunidades tradicionais, Plano Plurianual Propostas para o PPA 118. As orientaes estratgicas contidas neste documento constituiro a base para a elaborao do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e devero ser convertidas em programas e aes de governo no mbito do Plano Plurianual (PPA). O PPA 2008 2011, em elaborao pelo Governo Federal, dever manter e ampliar as referncias s proposies relativas Segurana Alimentar e Nutricional, tanto nos mega-objetivos e respectivos desafios, quanto nas aes e programas. As orientaes estratgicas contidas neste documento tambm constituiro a base para a elaborao dos planos estaduais e municipais de segurana alimentar e nutricional. 120. Prope-se que o desafio n. 1 do mega-objetivo 1 (Incluso social e reduo das desigualdades sociais), do PPA em vigor, seja mantido e ampliado nos termos da Lei n. 11.346/2006 (Losan), passando a ter a seguinte formulao: Erradicar a fome e promover a soberania e Segurana Alimentar e Nutricional na perspectiva do direito humano alimentao adequada e saudvel, garantindo o carter de inser119. A elaborao do Plano Plurianual (PPA) e das demais peas oramentrias (Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, e Lei Oramentria Anual LOA) dever incorporar, nas diferentes esferas de governo: A consolidao do Programa de Aquisio de Alimento da agricultura familiar (PAA) enquanto poltica publica, vinculada a Poltica Nacional 1. O financiamento do Sisan. de Segurana Alimentar e Nutricional, assegurando o equivalente a 10% dos recursos do 2. A definio de programas e aes estratgicas para a promoo do DHAA e garantia da segurana alimentar e nutricional e, como tais, consideradas de prioridade social e econmiPRONAF para o PAA, a serem operacionalizados pela a Conab/Mapa/MDA/MDS. o, integralidade e cidadania, priorizando: 4. A adoo, pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia, dos programas de inovaes tecnolgicas populares para a melhoria da produo de alimentos populares. conforme a Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. ca. Tais programas e aes devem constituir-se no Oramento da Segurana Alimentar e Nutricional e as peas oramentrias dos governos devero fazer meno proteo destes programas e aes contra cortes e contingenciamentos, inerentes ao processo da gesto oramentria.



Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Eixo temtico 3 Eixo temtico


Contextualizao

Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Conforme estabelecido na Lei n. 11.346/2006 (Lo-

san), o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan) ser regido pelos seguintes princpios: Universalidade e eqidade no acesso alimentao adequada e saudvel, sem qualquer espcie de discriminao. Preservao da autonomia e respeito dignidade das pessoas. Participao social na formulao, execuo, acompanhamento, monitoramento e controle das polticas e dos planos de segurana alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo. Transparncia dos programas, das aes e dos recursos pblicos e privados e dos critrios para sua concesso.

Contextualizao

Integram o Sisan a Conferncia Nacional de Se-

gurana Alimentar e Nutricional, o Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea), a Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional (CISAN), rgos e entidades da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios e as instituies privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas segurana alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o sistema.

O Consea composto por um tero de represen-

tantes governamentais Ministros de Estado e Secretrios Especiais responsveis pelas pastas afetas consecuo da Segurana Alimentar e Nutricional e por dois teros de representantes da sociedade civil, escolhidos a partir de critrios de indicao aprovados na III Conferncia Nacional.



Eixo temtico 3 - Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Propostas Aprovadas
Poltica e Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional 121. Nos termos da Lei Orgnica da Segurana Alimentar e Nutricional, o Sisan tem como atribuio maior formular uma proposta de Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN), a partir das diretrizes e prioridades aprovadas pela III Conferncia Nacional, atendendo s diferenas regionais. Essa proposta a base fundamental para o Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional a ser elaborado pela Cmara Interministerial e submetido apreciao e aprovao do Consea Nacional. A Poltica e o Plano devem promover a articulao intersetorial envolvendo o conjunto de planos, programas e aes nacionais e os sistemas pblicos neles inseridos. O sua incluso no PPA, LDO e LOA, iniciando em 2008. O monitoramento da execuo oramentria dever ser feito tambm pelo Consea. Plano dever ser elaborado num prazo que possibilite

que interajam e fortaleam polticas pblicas consagradas e tambm promovam o empoderamento das comunidades e de processos de superao da insegurana alimentar de modo sustentvel e participativo.

5. A intersetorialidade da poltica.

6. No regresso dos resultados positivos obtidos.

7. Aes de incentivo ao consumo de feijo e de outros produtos que fazem parte da alimentao tradicional brasileira em atendimento poltica de segurana alimentar e nutricional.

mentar e nutricional, ainda que regionais, sazonais, que necessitem da interveno dos vrios rgos em nveis de governo.

122. A definio das prioridades da Poltica e do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional dever levar em conta:

9. Programas e aes estratgicas definidas no PPA dos diferentes ministrios, intrinsecamente relacionados s diretrizes definidas na Losan.

1. Aes de maior impacto nas vrias dimenses da segurana alimentar e nutricional, tendo em vista as seis diretrizes da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional.

10. Estratgias capazes de reverter os ndices de insegurana alimentar e nutricional nos segmentos populacionais mais vulnerveis.

Estratgia de Implementao da PNSAN 2. Polticas Pblicas e Programas com carter estratgico. 123. A estratgia de construo da PNSAN, de implementao do Plano Nacional e de avaliao das aes, programas e metas deve combinar a proposi3. Aes governamentais que promovam a organicidade e garantam o carter permanente da implementao das polticas de segurana alimentar e nutricional como polticas de Estado com a participao das organizaes da sociedade civil. Consea Critrios de Representao 4. Propostas inovadoras da sociedade civil 124. A representao da sociedade civil no Consea o de diretrizes de curto, mdio e longo prazo para o enfrentamento das causas da insegurana alimentar e nutricional utilizando metodologias participativas, apoiando aes inovadoras e considerando critrios de raa, gnero e etnia.



Propostas Aprovadas

8. Programas emergenciais de segurana ali-

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


dever orientar-se pelos seguintes critrios: Consea Nacional Composio 125. A composio da representao da sociedade civil 1. Atuao relevante do e da representante no campo da Segurana Alimentar e Nutricional e no DHAA, preferencialmente em Conseas estaduais, do Distrito Federal ou municipais. 1. Reforma agrria, agricultura familiar, pesca2. Representao da diversidade regional nos vrios segmentos e que seja eleito pelos seus pares. dores artesanais e aqicultores, extrativistas, assalariados rurais, marisqueiras, agricultura urbana, meio-ambiente e agroecologia. no Consea procurar tambm contemplar os seguintes segmentos sociais e temticas, dando prioridade para aqueles com atuao regional e/ou nacional:

3. Garantia do equilbrio de gnero e gerao.

2. Segmento empresarial da indstria alimentcia, abastecimento e comrcio de alimentos, turismo, agronegcio, pequenas indstrias de alimentos e Sistema S.

4. Representao com equilbrio proporcional diversidade da populao negra, tnicoreligiosa e cultural.

Propostas Aprovadas

3. Sindicatos, Federaes, Confederaes e 5. Participao direta dos grupos mais vulnerveis, que atuam na rea de segurana alimentar e nutricional. 4. Consumidores(as) e associaes comunitrias. 6. Ocupantes de cargos pblicos governamentais de livre nomeao e exonerao no podero exercer o mandato de conselheiro como representante da sociedade civil. 6. Organizaes no-governamentais (ONGs e OSCIPs), redes e fruns nacionais e estaduais 7. Deve-se respeitar as formas especficas de representao dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, e demais povos e comunidades tradicionais. 7. Instituies de ensino e pesquisa, entidades nacionais de pesquisa e de sade coletiva, associaes e conselhos de profissionais que atuam na rea de segurana alimentar e nu8. A indicao dos seus representantes deve ser de responsabilidade das prprias organizaes sociais, devendo ser rechaada qualquer interferncia ou imposio na sua escolha pelo poder pblico. 8. Pessoas com necessidades alimentares especiais, pessoas com deficincia, gestantes, crianas e idosos, entidades scio-assistenTer prioridade o representante que atenda simultaneamente a diferentes critrios acima relacionados. ciais beneficirias dos programas de segurana alimentar e nutricional. tricional, priorizando os que trabalham com populaes vulnerveis. e movimentos sociais, comunitrios, populares, tnicos, de mulheres e de GLBTTs. 5. Economia solidria e comrcio justo. Centrais sindicais.



Eixo temtico 3 - Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


9. Povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas, ribeirinhos, pomeranos e demais povos e comunidades tradicionais (Lei n. 6.040/2007). 6. Respeitar os direitos adquiridos e os resultados positivos conquistados. 5. Ampla participao social, considerando a diversidade tnica, racial, de gnero e cultural.

10. Representaes religiosas.

7. Responsabilizao dos setores que integram o Sisan.

11. Entidades nacionais e regionais de DHAA. 8. Criar um mecanismo de integrao de infor12. Entidades que integram outros conselhos de controle social e polticas pblicas afins. maes dos programas, suas metas fsicas e financeiras, e tornar pblico sociedade utilizando para isso: os meios de comunicao so13. Cooperativas e clubes de servios. cial; pontos do GESAC-MC; e outros programas sob responsabilidade dos fruns e os Conseas 14. Juventude e segmento estudantil. municipais em todos os municpios do Pas.

Princpios do Sistema de Monitoramento 126. Adotar um sistema de monitoramento que permita uma ampla e criteriosa anlise da situao da segurana alimentar e nutricional no Pas, pautada pelo DHAA e pela soberania alimentar. O sistema de monitoramento deve integrar o Sisan regimentalmente e ser parte do ciclo de gesto das polticas pblicas, servindo de instrumento de avaliao continuada da evoluo dos indicadores de segurana alimentar e nutricional, da realizao progressiva do DHAA, das polticas pblicas e do prprio desempenho do Sisan. Os princpios orientadores do sistema de monitoramento so:

9. Os Conseas estaduais e municipais integraro o sistema de monitoramento.

Dimenses do Monitoramento 127. Constituir e manter o Sistema de Monitoramento do Sisan como uma ao do PPA, nas trs esferas de governo e no Distrito Federal (j no PPA 2008-2011), no mbito da regulamentao do Sisan, com alocao de recurso especfico na LDO e LOA e uma secretaria tcnica, incluindo suas funes e atribuies no Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional a ser elaborado pela Cmara Interministerial. A matriz para seleo e anlise dos indicadores de monitoramento englobar as seguintes dimenses de segurana alimentar e nutricional:

1. Realizao progressiva do DHAA, com garantia da soberania alimentar.

2. Foco nas populaes vulnerveis na perspectiva no racista, no sexista, no homofbica e no classista.

1. Produo, condies de comercializao e disponibilidade de alimentos.

2. Acesso ao trabalho digno, renda e condies 3. Transparncia e acesso irrestrito aos dados e mtodos adotados. 3. Acesso alimentao saudvel, logstica de 4. Enfoque da universalizao e da indivisibilidade dos direitos e da tica. distribuio e tendncias do consumo alimentar. bsicas de vida.



Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


4. Sade e acesso prestao aos servios pblicos de sade. 16. Incidncia de obras pblicas na seguran5. Perfil alimentar, nutricional e de morbidade das doenas que apresentam relao direta com a alimentao dos grupos populacionais segundo vrios critrios (de renda, de classe, de gnero, gerao, etrio, cultural, regional, tnico-racial, orientao sexual, portadores de necessidades especiais, portadores de necessidades alimentares especiais, populaes em estado temporrio de vulnerabilidade social e outros). Articulao do Monitoramento 128. Articular a criao do Sistema de Monitoramento do Sisan com a implementao efetiva da Cmera Interministerial, o fortalecimento da Comisso Especial de Monitoramento de Violaes do DHAA do Con6. Acesso, permanncia e promoo educao e incluso digital com qualidade social. selho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Secretaria Especial de Direitos Humanos , da Comisso Permanente do DHAA do Consea, do Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional (Sisvan) Nacional e Indgena do Sistema de Vigilncia Sanitria (SIVISA) e do Ministrio Pblico e Defensoria Pblica, com a alimentao peridica dos dados, priorizando as 8. Segurana dos alimentos quanto questo higinico sanitria, nutrientes, transgnicos, resduos qumicos, contaminantes fsicos e biolgicos, de acordo com as normas da legislao em vigor. populaes e grupos em situao de vulnerabilidade social e dos dados da vigilncia sanitria e epidemiolgica. O monitoramento objetivar: a investigao, documentao e encaminhamento para reparao dos casos de violao do DHAA; a obteno de informao contnua sobre as condies nutricionais da populao e os fatores que as influenciam, fornecen9. Sustentabilidade scio-ambiental . do uma base para decises a serem tomadas pelos responsveis por polticas, planejamento e gerencia10. Acesso e regularizao da terra, gua de qualidade, habitao e saneamento ambiental e infra-estrutura. mento integrado de programas e aes relacionados com a melhoria dos padres de consumo alimentar e do estado nutricional. 17. Acesso tecnologia digital. a alimentar e nutricional das populaes atingidas. 15. Facilidade de acesso s polticas pblicas

Propostas Aprovadas

7. Programas e polticas pblicas relacionadas com a segurana alimentar e nutricional sustentvel.

11. Acesso extenso rural.

129. Compatibilizao do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel com os demais sistemas de monitoramento e avaliao dos impactos socioeconmicos e ambientais de projetos - industriais, de energia, de monocultura, de conservao ambiental, entre outros - que afetam a segurana alimentar e nutricional das populaes locais, promovendo a contrapartida social e a socializao dos estudos ambientais.

12. Acesso aos servios da assistncia social .

13. Garantia da soberania alimentar nos acordos internacionais de comrcio.

14. Auto-percepo da insegurana alimentar.

0

Eixo temtico 3 - Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Censos e Pesquisas 130. Garantir recursos fsicos e financeiros e humanos especializados, no passveis de contingenciamento, atravs do PPA, para a realizao contnua de pesquisas, aprovadas pela Cmara Interministerial, em especial pesquisas amostrais de base populacional relativas ao diagnstico da segurana alimentar e nutricional no Pas, principalmente para as populaes em situao de vulnerabilidade, incluindo a populao urbana e rural, com dados desagregados para povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais e demais povos e comunidades tradicionais, formando uma base de dados especfica da SAN para livre consulta da populao. Entre os levantamentos, destacam-se: Propor, ainda, que as pesquisas amostrais, sejam realizadas com participao popular e tenham recorte por etnia, cor, raa, gnero, gerao, religio, localidade e pessoas com deficincias, povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais e demais povos e comunidades tradicionais (conforme o Decreto n. 6.040 de 7 de fevereiro de 2007), entre outras populaes que hoje so excludas nas pesquisas amostrais, possibilitando a desagregao dos dados e estimulo pesquisa na rea de soberania e segurana alimentar e nutricional, incluindo aspectos culturais, sociais e tecnolgicos. Solicitar ao IBGE e a todas as demais instituies que realizam pesquisas populacionais, que incluam a representatividade das comunidades tradicionais (povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas ribeirinhos, pescadores artesanais e demais povos e comunidades tradicionais) em todas as suas pesquisas amostrais ou de contagem da populao (Censo). Propor ao IBGE a incluso da existncia dos Conseas Municipais na pesquisa de informaes sobre os municpios. As bases de dados a serem pesquisadas devero ser previamente aprovadas no mbito do Consea. (PNAD/IBGE), com nfase na investigao suplementar sobre a condio de segurana alimentar e nutricional; Pesquisa Nacional sobre Oramentos Familiares (POF/IBGE); Censo Agropecurio (IBGE); Sistema de Informao de Assistncia da Sade Indgena (Siasi/Funasa); Censo Populacional; Censo Quilombola (Fundao Cultural Palmares e coordenaes estaduais e nacional/Coordenaes Quilombolas Estaduais e Nacional/ Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial - Seppir, e outras instituies); Censo da populao indgena (aldeado e noaldeado); Pesquisa Nacional em Demografia e Sade (PNDS); Pesquisa Nacional sobre Sade e Nutrio (PNSN); Pesquisa Nacional sobre Impacto da Iodao do Sal no Brasil (PNAISAL); Pesquisa Nacional sobre Alimentao Escolar Sistemas Estaduais, Distrital, Territoriais e Municipais 131. Orientar e apoiar a criao e estruturao de e dados Educacionais (INEP); Informaes da Relao Anual de Informao Sociais do Ministrio do Trabalho (RAIS); Pesquisa do Mapeamento da Economia Solidria e o Sistema de Informao da Economia Solidria (SIES); Chamadas Nutricionais (MS/MDS) e dados do Cadastro nico (MDS); Pesquisa de Zoneamento Agroecolgico; Censo Pesqueiro e Aqcola (IBGE); Munic Mdulo sobre Conseas Municipais (MDS)

1

Propostas Aprovadas

Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


sistemas estaduais, distrital, territoriais e municipais, conforme as diretrizes para a descentralizao do Sisan, buscando: dos gestores, sem interrupo dos programas de segurana alimentar e nutricional para a populao.

1. Criar mecanismos de estmulo e induo, por parte do Governo Federal, pactuados com os estados e municpios, para realizao de aes que resultem na promoo da segurana alimentar e nutricional e do DHAA em nvel local; convnios, contratos, campanhas institucionais e outros instrumentos de parceria ou repasse financeiro entre as esferas de governo, com controle social, especialmente atravs do Consea e com ampla divulgao.

6. Prever e propor as fontes de financiamento da PNSAN nos oramentos no PPA, LDO, LOAS e outros de todos os entes federativos, incluindo recursos do BNDES, com controle social.

7. Apoiar e estimular a elaborao de polticas e planos nas esferas estaduais, distrital e municipais nos termos do artigo 11 da Lei n. 11.346/2006 - Losan.

8. Elaborar projeto de lei especfico para aces2. Incentivar a criao, fortalecer ou reestruturar os conselhos de segurana alimentar e nuso a recursos pblicos por parte de povos e comunidades tradicionais.

Propostas Aprovadas

tricional estaduais, distrital e municipais - segundo os mesmos critrios de representao do Consea nacional, cmaras intersetoriais ou similares, respeitando as especificidades dos entes federados. Articulao de Polticas nas Vrias Esferas 132. Potencializar as polticas federais, estaduais e municipais de segurana alimentar e nutricional, fortalecendo as atribuies e competncias de cada es3. Incluir indicaes para formulao e implantao de polticas e planos estaduais e municipais, com foco nas populaes e grupos em situao de vulnerabilidade social, incluindo: povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, com dotao oramentria, recursos tcnicos, humanos e logsticos. fera de governo, levando em conta a legislao vigente e articulando as iniciativas entre as esferas. Alm da implementao descentralizada de programas finalsticos federais e das atribuies especficas de estados, municpios e Distritos Sanitrios Especiais Indgenas (DSEIs) previstas em lei, cabe impulsionar aes sub-nacionais de capacitao em segurana alimentar e nutricional e em DHAA, e tambm priorizar a articulao de aes envolvendo diferentes municpios, redes sociais territoriais e supramunicipais e consrcios pblicos. Apoiar iniciativas e cooperar com outros pases, especialmente os do Mercosul, 4. Definir claramente as atribuies das vrias esferas de governo, de modo que a adeso s polticas e programas que asseguram direitos garantidos pela Constituio Federal seja eficiente e efetiva. Participao da Sociedade Civil 133. Assegurar a escolha dos representantes da sociedade civil entre seus pares e em frum prprio, 5. Prever, criar e desenvolver mecanismos de superviso, controle, responsabilizao e punio poltica, civil, administrativa e criminal no processo de regulamentao e implementao do Sisan, nas trs esferas de governo, a participao da sociedade civil no controle social, bem como a interaem polticas pblicas de segurana alimentar e nutricional.

2

Eixo temtico 3 - Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


o entre o Consea, Comisses Regionais de Segurana Alimentar e Nutricional (CRSANs) e demais conselhos, comisses e fruns, a exemplo do conselho de educao, sobretudo aqueles que tratam de aes e polticas diretamente relacionadas com a segurana alimentar e nutricional nas reas de trabalho e renda, economia solidria e comrcio justo e solidrio, direitos humanos, desenvolvimento humano sustentvel, desenvolvimento urbano, rural e territorial sustentvel, cidades, incluso digital, assistncia social, desenvolvimento agrrio, assistncia tcnica e extenso rural (ATER), educao, alimentao escolar, sade, gnero e orientao sexual, geracional, promoo da igualdade racial e dos povos indgenas aldeados ou no, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, caboclos, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais e demais povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficincias. 4. Outras fontes de recursos, tais como valores de multas advindas de empresas pblicas e privadas que provoquem desastres ambientais que causem situaes de insegurana alimentar, recursos financeiros apreendidos pelo poder pblico frutos de atividade criminosa. IPI recolhidos de cigarros, produtos agrotxicos, alimentos, bebidas no saudveis (aqueles com teores fora dos padres estabelecidos de gorduras, acares e sdio ou baixos teores de vitaminas, minerais e fibras) conforme as normas da coordenao geral das polticas de alimentao e nutrio, do Ministrio da Sade, e bebidas com qualquer teor alcolico, bem como de outras fontes tais como CIDE, CPMF ITBI, ISSQN e ISS oriundo de eventos , que promovam o consumo destes produtos.

Fundos de Segurana Alimentar e Nutricional 134. Criar um Fundo Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, de carter intersetorial, gerido pelo Consea, bem como fundos estaduais e municipais como elementos componentes do Sisan, para financiar e implementar a poltica nacional de segurana alimentar e nutricional. Os conselhos municipais, estaduais e nacional de segurana alimentar e nutricional devero propor as diretrizes e critrios para a utilizao dos recursos dos respectivos fundos, bem como acompanhar e monitorar as suas aplicaes. Os recursos destes fundos sero oriundos do oramento e das fontes tais como:

5. Taxas sobre latifndios produtores de culturas no alimentares ou que tenham mais de 50% de sua produo voltada para a exportao, a fim de criar principal meio de financiamento do Fundo Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional.

Conseas 135. Manter os Conseas com maior atribuio deliberativa e assessoramento consultivo fiscalizador com a garantia de 2/3 para sociedade civil e 1/3 para poder pblico e a participao de representantes dos povos indgenas e demais povos e comunidades tradicionais. Garantir autonomia administrativa e financeira para o custeio do desenvolvimento das aes de controle social. Incentivar e mobilizar a sociedade para participar no Consea e capacitar continuamente os (as) conselheiros (as) nas trs esferas de governo. Incentivar a participao de profissionais de reas afins a segurana alimentar e nutricional nos Conseas. Garantir na LDO - Lei de Diretrizes Oramentrias e no oramento pblico das trs esferas governamentais recursos necessrios e compatveis com os objetivos do Plano Nacional para manuteno, funcionamento, controle social dos

1. Recursos doados por pessoas fsicas e jurdicas que tero possibilidade de deduzir at 6% desse valor doado do Imposto de Renda devido no respectivo ano fiscal.

2. 10% dos valores de multas advindas de infraes ambientais e de infraes sanitrias legislao de alimentos.

3. 10% dos valores de alquotas do ICMS e do

3

Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


programas de segurana alimentar e nutricional, divulgao e demais aes dos conselhos. Realizar encontros e intensificar o processo de comunicao e socializao de experincias, a exemplo de uma ligao telefnica tipo 0800, entre o Consea nacional e os conselhos estaduais e municipais de segurana alimentar e nutricional. Alm de promover a articulao entre o Consea e outros conselhos, nacionais e internacionais, relacionados com a segurana alimentar e nutricional. Assegurar que todos os convnios sejam analisados e aprovados pelos Conseas municipais. 3. Fortalecimento da Comisso de DHAA no mbito do Consea, que subsidia aes de exiFruns Regionais de Conseas 136. Propor a criao de fruns regionais permanentes para intercmbio dos Conseas municipais. Realizar encontros e intensificar o processo de comunica4. Capacitao e construo de competncias continuadas no que se refere ao DHAA, nas trs esferas governamentais, considerando as especificidades de todos os grupos populacionais. Conselhos Municipais 137. Os conselhos municipais devero se constituir de forma condicionada adeso aos programas sociais de segurana alimentar e nutricional existentes. 5. Proibio da propaganda de bebidas alcolicas como forma de garantir o direito humano alimentao adequada. o e troca de experincias entre o Consea nacional e os conselhos estaduais e municipais de segurana alimentar e nutricional. gibilidade deste direito no contexto das polticas pblicas. 2. Estabelecimento de cooperao com a Comisso Especial de Monitoramento de Violaes do DHAA do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), de forma autnoma e independente, dotada de infra-estrutura tcnica e financeira. de aes integradas com o Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, entre outros.

Propostas Aprovadas

Sustentabilidade do Consea Nacional 138. Garantir no oramento da Presidncia recursos necessrios para a manuteno da secretaria e equipe tcnica, assegurando o pleno funcionamento do Conselho.

Regulamentao Losan 140. Regulamentar a Losan, garantindo e incentivando a criao e aplicao de leis orgnicas da segurana alimentar e nutricional nos estados, Distrito Federal e municpios, prevendo a integrao das esferas federal, estadual, municipal e DF com os conselhos de controle social relacionados ao tema, assegurando ampla divulgao por meio de campanha nacional de mdia (TV, rdio, jornais etc) para que os cidados brasileiros tomem conhecimento. No processo de elaborao da Losan estadual e municipal deve ser assegurada a participao da sociedade civil (seminrios, audincias pblicas, entre outros). Considerar a possibilidade do Consea promover audincias pblicas no parlamento do MERCOSUL a fim de difundir a poltica brasileira de segurana alimentar e nutricional e propor a realizao de uma

Exigibilidade 139. Incorporar de forma mais efetiva as dimenses da promoo e da exigibilidade do DHAA, no contexto do Sisan com a:

1. Criao de mecanismos, nas trs esferas governamentais, de exigibilidade e de acesso justia de indivduos e grupos em situao de violao do DHAA no planejamento, na execuo e avaliao das polticas pblicas, atravs

4

Eixo temtico 3 - Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Conferncia Latino-Americana de Segurana Alimentar e Nutricional.

141. Garantir na regulamentao do Sisan que os projetos, programas e aes de Segurana Alimentar e Nutricional passem por apreciao e avaliao nos respectivos Conseas.

142. Garantir a participao do Consea nacional na Cmara Interministerial com direito a votos.

Divulgao da Losan 143. Que o Governo Federal faa uma campanha em nvel nacional atravs da mdia (TV, rdios, jornais etc) de divulgao do que a Losan e o Sisan, para que os cidados brasileiros tomem conhecimento.

rgos Intersetoriais para Povos e Comunidades Tradicionais 144. Assegurar e estimular a criao, dentro das secretarias e rgos que atuam com a segurana alimentar e nutricional nos estados e municpios, de organismos intersetoriais voltados para a segurana alimentar e nutricional dos povos indgenas, populao negra, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caboclos e demais povos e comunidades tradicionais, com dotao oramentria, recursos tcnicos, humanos e logsticos. Estes organismos tero por objetivo diagnosticar e reparar a insegurana alimentar histrica desses povos e comunidades do Brasil, bem como propor, promover, coordenar e garantir a segurana alimentar e nutricional dos referidos povos e comunidades.

Ouvidorias 145. Criao de ouvidorias de segurana alimentar e nutricional com atribuies para receber denncias tais como: violaes de DHAA, propaganda enganosa, abusiva, dentre outras, encaminhando-as aos rgos competentes.



Propostas Aprovadas

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Moes Aprovadas Moes Aprovadas


Tema: Consea e IV CNSAN
1. Moo de apoio candidatura do estado do Par para sediar a IV CNSAN O coletivo presente do estado do Par, participante da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, vem se candidatar para sediar a IV Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. A anlise da conjuntura atual da poltica de segurana alimentar e nutricional na regio apontou, na correlao de foras existente, a desvantagem entre o projeto poltico popular e o neoliberal na Amaznia. A proposio se faz necessria devido implantao do modelo exploratrio regional que est posto, bem como s diversidades e adversidades amaznicas que precisam ser resgatadas. Outra garantia o momento mpar por que passa o estado do Par, com governo democrtico e popular eleito recentemente, que inclusive se compromete em construir esse rico momento da democracia participativa, juntamente com a Sociedade Civil Organizada. A idia promover o debate em torno da segurana alimentar e o direito humano alimentao. Podem ter a certeza que o povo paraense, com seu jeito hospitaleiro, se sentir honrado em sediar esse evento de grande relevncia para a democracia, bem como receber nossos irmos de outros estados da Federao. 10 anos que o socilogo Hebert de Souza, o Betinho, faleceu depois de uma longa batalha contra o vrus HIV. Betinho foi um dos criadores da Ao da Cidadania contra a Fome, a Misria e pela Vida, movimento social que deflagrou o debate da garantia do Direito Humano Alimentao Adequada e a construo no Sistema de Segurana Alimentar e Nutricional para o Pas. Betinho tambm foi um dos principais responsveis pelo sucesso da primeira Conferncia Nacional de Segurana Alimentar, em 1994, em Braslia, que teve como articulador principal o Bispo Dom Mauro Morelli, poca presidente do primeiro Consea, na gesto Itamar Franco. Betinho tambm fundou o IBASE e a ABIA (Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS), alm de articular a criao do COEP No se pode esquecer que . Betinho tambm foi um grande militante pela Reforma Agrria desde o lanamento da Carta da Terra, na dcada de 1990. Dez anos depois de sua morte, a realizao desta III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional prova que as sementes que Betinho plantou continuam dando fruto. Que esta III Conferncia e seus participantes se mobilizem para homenagear Betinho e ao mesmo tempo reforar com atos pblicos em todo o Pas, neste 09 de agosto de 2007, para que se mantenham vivos os sonhos de Betinho, que antes dele tambm foram os ideais de Josu de Castro, Dom Helder Cmara e Paulo Freire: a luta por um pas mais justo, solidrio e sem fome. Propomos ainda, que o Governo Federal, atravs dos Cor2. Moo de aplauso a Betinho No prximo dia 9 de agosto de 2007, completar-se-o reios, lance um Selo comemorativo em sua memria. Pedimos pela aprovao desta moo.

Tema: Homenagens



Moes
3. Moo de aplauso a Dom Mauro Morelli Ns, delegados e delegadas da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada em Fortaleza/CE, nos dias 3 a 6 de julho de 2007, vimos atravs desta moo indicar o nome de Dom Mauro Morelli Presidente de Honra do Consea Nacional. Tal indicao representa o reconhecimento de sua incansvel atuao em favor da garantia do direito humano alimentao adequada no Brasil, durante toda a sua vida. 7. Moo de apoio incluso das pessoas com defi4. Moo de aplauso aprovao do Projeto de Lei n. 2.302/2003 Ns, participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, reunidos em Fortaleza/CE, manifestamos nosso apoio APROVAO DO PROJETO DE LEI n. 2.302/2003, que trata da incluso da frase LAVAR ANTES DE ABRIR nas embalagens de alimentos prontos para o consumo, que vo direto boca antes de serem consumidos. O Brasil ser pioneiro com esta normativa, que garantir uma maior segurana aos consumidores, principalmente s crianas. cincia nas Polticas Pblicas de Desenvolvimento Sustentvel A Associao Varzagrandense de Deficientes Fsicos do estado de Mato Grosso tem o objetivo principal de buscar a cada dia a valorizao da dignidade humana e o resgate da cidadania das pessoas com deficincia. A nossa luta a cada hora est apenas comeando, pois enquanto o deficiente no for encarado e tratado como cidado comum com direitos e deveres que devem ser respeitados, ns continuaremos em busca de alternativas. Considerando que a III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional tem como objetivo geral a construo do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, bem como apontar estratgias pblicas que compartilhem valores, princpios, prticas e o conjunto de lutas histricas com as classes populares e os setores excludos da sociedade, vimos 5. Moo de apoio garantia de assento da pessoa com deficincia nos Conselhos de Segurana Alimentar e Nutricional Ns, do segmento de pessoas com deficincia, cientes da importncia e da necessidade da nossa participao nos diversos fruns de discusses (conselhos, assemblias e conferncias) nas trs esferas governamentais, entendemos a relevncia de termos a garantia de assento pessoa com deficincia nos Conseas municipais, estaduais e nacional. Agradecemos aos delegados(as) pelo social que existe em cada um, de apoiar a incluso das pessoas com deficincia. neste ato solicitar, realmente, a incluso das pessoas com deficincia nas polticas publicas de desenvolvimento sustentvel com soberania e segurana alimentar e nutricional, participando direta e indiretamente das reunies e decises nacionais, estaduais e municipais. Solicitamos ainda, se possvel, a incluso de uma pessoa com deficincia no Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. Na oportunidade agradecemos aos Conseas municipais, estaduais e nacional e aos participantes por estarmos aqui contribuindo com esta Conferncia. 6. Moo de apoio garantia, por lei, da no representao da sociedade civil por funcionrio(a) pblico(a) Considerando as manobras poltico-partidrias de setores alheios vontade da sociedade civil, pedimos que seja garantido, por lei, e que esta seja divulgada, que Funcionrios Pblicos das trs esferas de governo no possam ser representantes da sociedade civil nos conselhos e/ou nas conferncias.

Tema: Participao e Controle Social



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


8. Moo de apoio ampliao da participao da sociedade civil na elaborao do PPA, LDO e LOA Os canais de participao da sociedade civil na elaborao, implementao e fiscalizao dos programas de polticas pblicas existentes so precrios e de pouca eficincia. Neste sentido, estamos propondo plenria final da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional uma moo no sentido de garantir a participao no processo de elaborao do Plano Plurianual (PPA), das Leis de Diretrizes Oramentrias (LDO) e das Leis Oramentrias Anuais (LOA). Se cada setor, como o da soberania e segurana alimentar e nutricional, puder ter ampla participao, por meio das audincias pblicas em todas as unidades da Federao, na discusso do ciclo oramentrio (PPA, LDO e LOA), sem dvida, teramos um maior comprometimento e fiscalizao por parte das organizaes da sociedade civil em relao aos programas governamentais. Alm das bases dos segmentos sociais possurem uma viva criatividade, os processos de participao podero se tornar momentos pedaggicos de educao democrtica. Para isto, estamos propondo que o Consea nacional apresente uma emenda que inclua uma alnea (a) no Pargrafo nico do art. 48, do Captulo IX Da Transparncia, Controle e Fiscalizao, Seo I Da Transparncia da Gesto Fiscal, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com a seguinte redao: Art. 48. So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal e as verses simplificadas desses documentos. 9. Moo de repdio ao Projeto de Decreto LegislaPargrafo nico A transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao tivo n. 44/2007 Ns, membros da delegao quilombola comunidade de terreiro, comunidade negra, comunidade indgena, comunidade ribeirinha e povos das comunidades traABRANDH Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP) que tem como misso promover a realizao e a exigibilidade do Direito Humano Alimentao Adequada no Brasil e em outros pases. Proponentes: INESC Instituto de Estudos Socioeconmicos uma organizao no governamental, sem fins lucrativos, no-partidria e com finalidade pblica. Tem por misso: Contribuir para o aprimoramento da democracia representativa e participativa visando garantia dos direitos humanos, mediante a articulao e o fortalecimento da sociedade civil para influenciar os espaos de governana nacional e internacional. e de discusso dos planos, lei de diretrizes oramentrias e oramentos. a) Os trs nveis do Executivo Federal, Estadual e Municipal garantiro as condies fsicas e financeiras para a realizao das audincias pblicas, abertas a todos os cidados e cidads, em todas as unidades federativas, incluindo o custo destas audincias nos seus respectivos oramentos anuais.

Tema: Populao Negra, Povos Indgenas, Quilombolas, Comunidades de Terreiro, Extrativistas, Ribeirinhos, Pescadores Artesanais, Cablocos e demais Povos e Comunidades Tradicionais



Moes
dicionais participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada de 3 a 6 de julho de 2007, em Fortaleza/CE, repudiamos o Projeto de Decreto Legislativo n. 44/2007, de sustao da aplicao do Decreto n. 4.887/2003, que regulamenta os procedimentos de titulao das terras ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos, por ferir a Conveno n. 169/1989 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), ratificado pelo Congresso Nacional atravs do Decreto Legislativo n. 143/2002 e promulgado pelo Decreto n. 5.051/2004. o da Segurana Alimentar e Nutricional entre os povos indgenas. Considerando a importncia de se monitorar e acompanhar a situao nutricional da populao indgena, essencialmente pela insegurana Alimentar e Nutricional em que vivem os povos indgenas, a Funasa assume em julho de 2006 a responsabilidade de implantar o Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional dos Distritos Sanitrios Especiais Indgenas (DSEIs), por meio da publicao da Portaria n. 984, de 2006. Considerando o papel fundamental do Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional nos Distritos Sanitrios 10. Moo de apoio a criao da Rexex Baixo Rio Branco Roraima Ns, participantes da III Conferncia, ocorrida em Fortaleza de 3 a 6 de julho de 2007, apoiamos a luta das Populaes Ribeirinha e Extrativista do Estado de Roraima, moradoras do Municpio de Rorainpolis na regio do Jauaperi Bairro Rio Branco, que lutam pela criao da Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco, cujo processo est em tramitao final na Casa Civil, tendo sido terminados todos os trmites tcnicos por parte do Ibama, restando enfim a deciso poltica. Essa populao encontra-se em Insegurana Alimentar, pois tem seus Direitos Humanos violados a partir da indefinio da poltica da concesso da rea s populaes tradicionais moradoras daquela regio e da ao indiscriminada dos pescadores profissionais e tartarugueiros que invadem a rea e desrespeitam a populao local, ameaando-a constantemente e incentivando a pesca e caa indiscriminada. Especiais Indgenas Sisvan Indgena para a construo da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e alimentao do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional Sisan com os indicadores nutricionais monitorados dos povos indgenas; Considerando que os dados do Sisvan Indgena do primeiro trimestre de 2007 revelam a vulnerabilidade do estado nutricional das crianas menores de cinco anos, os quais variaram entre 5% e 41% nas prevalncias de baixo peso para idade em 22 DSEIs, com uma mdia nacional de 13% deste indicador. Considerando, ainda, que a Organizao Mundial da Sade OMS estabelece que prevalncias de mais de 10% de baixo peso para idade significa magnitude mdia de dficit nutricional; Assim, pelo exposto e pela necessidade de manter e fortalecer as aes do Sisvan Indgena no Departamento de Sade Indgena e nos Distritos Sanitrios Especiais Indgenas da Funasa, informamos que, todos os signatrios apiam o Sisvan Indgena. 11. Moo de apoio ao Sisvan indgena Considerando o amplo contexto da Segurana Alimentar e Nutricional, que considera o estado nutricional um indicador sinalizador de riscos e vulnerabilidade, primordial para o direcionamento das aes; Sabendo que por meio da identificao e conhecimento do estado nutricional de uma populao possvel agir precocemente, com aes de sade direcionadas das equipes e articulaes intersetoriais para promo12. Moo de apoio ao povo indigena Trememb/Cear Ns, delegados da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, reunidos em Fortaleza/CE de 3 a 6 de julho de 2007, REPUDIAMOS a violncia e perseguio ao Povo Indgena Trememb, residente no municpio de Itapipoca, perpetuada pela Empresa Nova Atlntida, com a participao de policiais militares da 3 Cia de Itapipoca e da Prefei-



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


tura Municipal. Essa empresa imobiliria pretende construir um grande empreendimento turstico na terra do Povo Trememb, ainda no demarcada pela FUNAI. Esta terra, no litoral norte do Cear, possui grande beleza e recursos naturais preservados pelos indgenas. Ao mesmo tempo, REIVINDICAMOS que a FUNAI, o Ministrio Pblico Federal e a Polcia Federal tomem providncias em defesa do Povo Indgena Trememb e de seus aliados: o professor Jeov Meireles, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Cear (UFC), e a professora Marclia Marques, da Universidade Estadual do Cear (UECE), perseguidos e ameaados. 15. Moo de representao dos povos indgenas do Paran 13. Moo de alterao do Decreto n. 6.040, de fevereiro de 2007 Ns, Povos Indgenas, Comunidade Quilombola, Populao Negra, Comunidade de Terreiro, Extrativistas, Ribeirinhos, Pescadores Artesanais, Caboclos e demais Povos e Comunidades Tradicionais presentes na III Conferncia, vimos solicitar ao Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica Luis Incio Lula da Silva a alterao do Decreto n. 6.040, de fevereiro de 2007, no que se refere nomenclatura povos e comunidades tradicionais, substituindo por Povos Indgenas, Comunidade Quilombola, Populao Negra, Comunidades de Terreiro, Extrativistas , Ribeirinhos, Pescadores Artesanais, Caboclos e demais Povos e Comunidades Tradicionais. Tal Reivindicao baseiase no disposto na Conveno 169 da OIT, nas discusses ocorridas e acordadas na III CNSAN e na luta histrica destes Povos, Populaes e Comunidades pelo reconhecimento das suas especificidades culturais, lingsticas, territoriais, econmicas e sociais e da necessidade de afirmar suas identidades e t-las reconhecidas no diploma legal acima mencionado. Ns, representantes dos Povos Indgenas do estado do Paran, participamos da II Conferncia Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional do Paran, vimos por meio deste instrumento informar ao Consea nacional que, no dia 15 de dezembro de 2006, enviamos moo de descontentamento para o Consea/PR. Entretanto, observamos que nenhuma organizao dos Povos Indgenas fez parte da lista de escolha para que representssemos os povos indgenas do estado do Paran, onde os ndios e sua comunidade possam ingressar em defesa de seus interesses, como costume, lngua, crena e tradies e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo Unio demarc-la, proteger e fazer respeitar todos os seus bens e resgatando as suas culturas. Portanto, vimos pedir esclarecimentos sobre esta situao e reconsiderao deste ato para que tenhamos uma representatividade maior dentro deste Conselho e, assim, mais autonomia junto com a populao indgena. Pois h muitas questes que nos afligem e situaes que precisam de aes polticas que atendam com mais eficincia as causas indgenas. Por isso, enviamos esta minuta conforme consta na Constituio Federal no art. 215, pargrafo 1; art. 14. Moo de repdio permanncia dos arrozeiros na reserva Raposa Serra do Sol, estado de Roraima Ns indgenas e participantes da III Conferncia, repudiamos a permanncia dos arrozeiros na reserva 129, pargrafo 4; e artigos 231 e 232, a qual trata de interesse dos povos indgenas. Sem mais para o momento, contamos com a compreenso de todos e aguardamos uma posio sobre esta situao e que seja escrita teologicamente. Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, pois os mesmos esto causando conflitos e poluindo rios, lagos, solos e igaraps atravs do uso de agrotxico, prejudicando assim o habitat natural e os hbitos alimentares dos ndios MACUXI, WAPIXANA, PATAMONA, INGARIC E TAUREPANG, que utilizam a caa e a pesca como forma indispensvel de alimento e cultura. Pedimos s autoridades brasileiras e o apoio do Consea nacional para que cumpram o decreto presidencial de homologao, retirando os invasores e garantindo os direitos conquistados pelos povos indgenas.

0

Moes
16. Moo sobre o PPA para os povos indgenas Ns, delegados indgenas da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, considerando que: conquistamos em 2006, como fruto da nossa luta, e com o apoio do Consea e do Governo Federal, em especial o Ministrio do Desenvolvimento Social e de Combate Fome e o Ministrio do Meio Ambiente, a incluso no PPA de uma ao especfica da promoo da segurana alimentar e nutricional indgena; que esta ao fundamental para assegurar polticas pblicas especificas para estes povos, que apresentam altos ndices de desnutrio e, em especial, de mortalidade infantil, com taxas, de acordo com dados do IBGE/2005, equivalentes ao dobro da mdia nacional. 18. Moo de apoio pactuao da poltica nacional de sade integral da populao negra Ns, delegados e delegadas participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, apoiamos e solicitamos a imediata pactuao da Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra, aprovada no Conselho Nacional de Sade CNS/Ministrio da Sade em 10 de novembro de Decidimos, por unanimidade reivindicar, que esta ao especifica seja mantida e fortalecida do PPA 20082011, visando promoo de SAN para os povos indgenas e, conseqentemente, a reduo dos drsticos ndices de desnutrio e mortalidade infantil. 2006, na Comisso Tripartite (Ministrio da Sade, CONASS e CONASEMS). A implantao da referida Poltica para a populao negra essencial para garantir a sade deste grupo na segurana alimentar e nutricional. nmero significativo de indgenas vivendo na periferia das cidades, em conseqncia de processos que desestruturam o modo de vida de vrios povos. Os indgenas que moram em rea urbanas vivem em condies de pobreza e insegurana alimentar e nutricional e, em larga medida, no tm acesso s polticas pblicas e assistncia da FUNAI e da Funasa e de outras instncias responsveis pela execuo de polticas pblicas.

17. Moo de reivindicao do reconhecimento da existncia das populaes indgenas nas reas urbanas Ns, delegados indgenas da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, reivindicamos que: Todas as polticas pblicas para os povos indgenas reconheam a existncia das populaes indgenas residentes em reas urbanas e efetivamente as incluam em seus programas e aes, em especial as voltadas para a segurana alimentar e nutricional; Definio das aes de governo para promover as condies necessrias ao retorno daquelas populaes a seus territrios de origem, com garantia de terra e qualidade de vida.

19. Moo de repdio aos ataques da mdia s comunidades quilombolas em todo territrio nacional As Comunidades Quilombolas do estado de Sergipe vm apresentar uma moo de repdio aos ataques da mdia s Comunidades Quilombolas em todo o territrio nacional. Temos assistido durante alguns meses aos constantes ataques da mdia brasileira, especialmente a Rede Globo, s Comunidades Quilombolas, atravs de reportagens cuja finalidade o enfraquecimento e a descaracterizao, com a negao da origem dos remanescentes de quilombos, fragilizando seus direitos em relao posse do seu espao territorial e dos seus aspectos sociais, culturais e econmicos. Sendo assim, temos de mostrar nossa indignao com essa forma covarde de induo da sociedade brasileira ao preconceito em relao s Comunidades

Tal reivindicao se d porque hoje, no Brasil, existe um

Quilombolas.

1

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


20. Moo de apoio imediata aprovao do Projeto de Lei para a anistia de Joo Cndido Felisberto, Almirante Negro, heri da Revolta das Chibatas A Comisso Especial de Polticas da Igualdade Racial/GHC/ Ministrio da Sade, representada nesta III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, pela Delegada Jacira Rosa Rodrigues e pelo Delegado Rubem Silva, apia a imediata aprovao do Projeto de Lei, que tramita no Congresso Nacional, para a Anistia de Joo Cndido Felisberto, Almirante Negro, Heri da Revolta da Chibatas. Essa moo dever ser encaminhada imediatamente pela Comisso Organizadora do evento, com a participao de sua instncia de Controle Social, s seguintes Instituies Governamentais: Palcio do Planalto Excelentssimo Senhor Presidente Luiz Incio Lula da Silva Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Excelentssima Senhora Ministra Matilde Ribeiro Congresso Nacional Presidente da Cmara, Excelentssimo Senhor Deputado Federal Arlindo Chinaglia Senado Federal Presidente do Senado, Excelentssimo Senhor Senador Renan Calheiros Bancadas dos Partidos no Congresso Nacional Bancadas dos Partidos no Senado Federal Secretaria Nacional de Direitos Humanos Fundao Cultural Palmares Ministrio da Sade Ministrio da Educao Ministrio da Cultura Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Ministrio da Fazenda Ministrio da Justia Reivindicamos que: o Governo Federal promova a urgente regulao publica para o setor do etanol, desde a agricultura at o consumidor final e as exportaes; o Governo Federal promova a reviso do marco jurdico sobre a compra de terras por estrangeiros, garantindo o direito a terra pelos brasileiros; o Governo Federal fortalea a agricultura familiar e suas organizaes para seu protago 21. Moo de apoio a um programa de agroenergia sustentvel Considerando que: necessrio compatibilizar as estratgias de segurana alimentar e autricional com a segurana energtica e ambiental; as oportunidades para o Brasil e diversos pases em desenvolvimento, em funo da crescente demanda por biocombustveis, no sero aproveitadas sem uma ao organizada por parte do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada; o modelo atual de produo e expanso do etanol no Brasil aumenta as concentraes fundirias, contribuindo para a estrangeirizao da terra, e que o sistema de monocultivo em grandes reas de cana-de-acar aprofunda relaes precrias de emprego e traz prejuzos ambientais; a poltica nacional do biodiesel, no que tange a participao da agricultura familiar, no possui dispositivos que assegurem a simultnea produo diversificada de alimentos; h a necessidade de um debate amplo de todos os riscos e as alternativas envolvidas na implantao de um programa de agroenergia sustentvel no Brasil.

Tema: Produo e Abastecimento

2

Moes
nismo na produo e agregao de valor nos biocombustveis; o Governo Federal realize a certificao social e ambiental do etanol, transformando uma oportunidade de produo de energia em desenvolvimento sustentvel com incluso social; o Governo Federal estabelea que o selo social de produo do biodiesel seja concedido somente quando a agricultura familiar fornecedora da matria-prima para esse biocombustvel estiver simultaneamente produzindo alimentos de forma sustentvel; o Consea, em parceria com rgos governamentais, representantes da agricultura familiar, organizaes da sociedade civil e demais parceiros, como a FAO, promova um processo de debates sobre agroenergia sustentvel por meio de encontros regionais e um encontro nacional em 2007 2008. artesanais, indgenas e atingidos por barragens, atendendo aproximadamente 7,5 milhes de pessoas em situao de risco nutricional. Em 2006 a Conab adquiriu alimentos produzidos por 86.546 famlias de agricultores familiares, distribudos a mais de 4.200.000 pessoas em situao de insegurana alimentar. Estes outros resultados alcanados pela empresa durante o perodo foram atingidos atravs de um permanente dilogo com os movimentos sociais e com as organizaes da sociedade civil, que se sentiriam construtores do processo de reestruturao da Conab como empresa pblica. Recebemos com grande apreenso a mudana ocorrida na Presidncia da Conab, interrompendo uma gesto marcada no apenas pelo zelo s questes relativas ao cumprimento da misso institucional da companhia, mas, tambm, por uma grande capacidade de dilogo com as necessidades das populaes rurais e com as demandas das organizaes da sociedade civil. 22. Moo de apoio manuteno do compromisso da Conab com os agricultores familiares, camponeses e agroextrativistas A Companhia Nacional de Abastecimento foi uma das poucas empresas pblicas que resistiu ao processo de privatizao no Brasil, vivenciando, no inicio do Governo Lula, um quadro de grande fragilidade. Acompanhamos com admirao, durante os ltimos anos, os esforos da empresa em seu projeto de revitalizao, invertendo uma trajetria histrica de atendimento exclusivo s demandas da agricultura empresarial e atuando, de forma comprometida, no fortalecimento da agricultura familiar, na valorizao de produtos da biodiversidade, no incentivo a formas sustentveis de produo de alimentos e na garantia da soberania e segurana alimentar do nosso Pas. O Programa de Aquisio de Alimentos, que teve na Conab um agente fundamental em sua formulao e operacionalizao, beneficiou, entre 2003 a 2005, cerca de 239 mil famlias rurais, incluindo camponeses e agricultores familiares, agroextrativistas, acampados e assentados da reforma agrria, quilombolas, pescadores 3. A continuidade de todos os programas e aes voltados ao atendimento dos camponeses, agricultores familiares e agroextrativistas e execuo das polticas de segurana alimentar e nutricional em parceria com as organizaes da sociedade civil. 2. A continuidade do processo de revitalizao da empresa nos moldes como vem sendo desenvolvido. 1. Que nenhuma nova alterao seja feita na Diretoria Colegiada da Conab, que tem estado, durante todo esse perodo, altura dos desafios vividos pela companhia. Entendemos que o projeto de revitalizao da Conab, assim como os compromissos assumidos pela empresa com os agricultores familiares, camponeses, e extrativistas em todo o Brasil encontram-se em risco. Defendemos, nesse sentido:

3

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


4. O compromisso da Conab com a formulao e execuo de uma poltica nacional de apoio comercializao da agricultura familiar e com a construo da poltica nacional de abastecimento, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Consea e pela III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. tria de alimentos, e no podem estar restritos s questes de produo e do comrcio nacional e internacional de alimentos, como expresso na misso do MAPA, de Promover o Desenvolvimento Sustentvel e a Competitividade do Agronegcio em Benefcio da Sociedade Brasileira. Nesse contexto e considerando a Lei de Segurana Alimentar e Nutricional Lei n. 11.346, de 15 de setemNo aceitaremos nenhum retrocesso nos compromissos assumidos pela Conab com o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e do agroextrativismo. bro de 2006, que estabelece que a alimentao adequada direito fundamental do ser humano, inerente dignidade da pessoa humana e indispensvel aprovao do anteprojeto de lei, tal qual ele se apresenta.

23. Moo de protesto ao anteprojeto de Lei que dispe sobre o controle do processo produtivo de vegetais no mbito exclusivo do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) O Anteprojeto de Lei que dispe sobre a padronizao, a conformidade, o cadastro, o registro, a certificao, o credenciamento, a fiscalizao, a inspeo, a superviso, a auditoria, a acompanhamento e o controle dos servios, da produo e do processo produtivo de produtos vegetais in natura, semi ou minimamente processados, processados e industrializados, seus subprodutos, derivados e resduos de valor econmico foi apresentado Casa Civil da Presidncia da Repblica pelo Ministrio da Agricultura e Abastecimento (MAPA), com aes exclusivas para aquele Ministrio. Este Anteprojeto de Lei ignora as atribuies legais do Sistema nico de Sade (SUS), atualmente contempladas no artigo 200 da Constituio Federal. Essas atividades so desenvolvidas pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, compreendendo aes de controle, fiscalizao e inspeo de alimentos, inclusive dos produtos vegetais processados e industrializados. A misso precpua dos rgos de vigilncia sanitria a proteo e promoo da sade da populao brasileira por meio do controle do risco sanitrio de produtos e alimentos. Os casos j identificados de botulismo nas embalagens de palmito e de doena de chagas vinculadas ao consumo de caldo de cana e aa exigem a interveno do setor sade, por meio da inspeo sani-

24. Moo de repdio tentativa de flexibilizao da legislao de agrotxicos O Brasil o terceiro maior consumidor de agrotxicos no mundo e o primeiro no contexto da Amrica Latina. Entre 1972 e 1998, a quantidade de ingrediente ativo vendida no Pas cresceu 4,3 vezes, passando de 28.043 toneladas para 121.000 toneladas por ano. Desde os anos 1980, a sociedade civil brasileira vem trabalhando, ativamente, no sentido de alertar a populao em relao aos riscos associados ao uso desses produtos para a sade, o ambiente e a segurana alimentar e nutricional da populao. Essa influenciou a criao e implementao da Lei 7.802, de julho de 1989, referente a produtos fitossanitrios e outros produtos, estabelecendo que os mesmos devam ser previamente registrados, atendendo s diretrizes e exigncias dos rgos federais das reas da sade, agricultura e meio ambiente. Recentemente, fortes presses vm sendo feitas pelas indstrias qumicas e demais setores vinculados ao agronegcio, no sentido de: Liberalizar o comrcio de agrotxicos no mbito do Mercosul, com a flexibilizao dos critrios de importao e registro dos produtos. As diferenas existentes entre as legislaes nacionais fazem com que produtos proibidos ou severamente restritos no Brasil sejam ainda permitidos em pases vizinhos. A harmonizao das legislaes, nos modelos como est

4

Moes
sendo encaminhada, tende a promover um nivelamento por baixo no que diz respeito aos critrios de segurana. Avanar na implementao de procedimentos de registro, simplificando para produtos equivalentes ou genricos, com grande risco de liberao de produtos para uso no Brasil, sem que os mesmos tenham sido suficientemente testados. 26. Moo de protesto atuao e recomposio da CTNBio Por isso, reivindicamos: Que sejam mantidas as normas que garantem o controle e fiscalizao dos agrotxicos no Pas, impedindo-se toda e qualquer flexibilizao dos critrios de importao e registro dos produtos. Que as decises relativas aos procedimentos de registro, controle e fiscalizao sejam tomadas de forma conjunta pelo Ministrio da Sade, Ministrio do Meio Ambiente e Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, como forma de proteo dos consumidores, da sade, do ambiente e de garantia do Direito Humano Alimentao Adequada, Vida e Sade. Que toda e qualquer modificao na legislao que regulamenta os agrotxicos no Brasil tenha por base um amplo debate pblico e um processo transparente e democrtico de consulta sociedade civil. Considerando que o Brasil tem uma lei que obriga a avaliao dos riscos ambientais e para a sade da populao dos produtos transgnicos; considerando que a CTNBio , Comisso encarregada de avaliar a biossegurana desses produtos, est composta por uma forte maioria de cientistas escolhidos pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia que no acreditam em riscos dos transgnicos, como o prprio Ministro declarou no acreditar; considerando que os cientistas da CTNBio no foram escolhidos por serem especialistas em biossegurana, mas sim por serem especialistas em desenvolvimento de transgnicos; considerando que esses cientistas ostensivamente recusaram-se a assinar uma carta identificando seus conflitos de interesse, tal como exige a regulamentao da Lei de Biossegurana, e no vem problemas em votar a liberao dos transgnicos de empresas que financiam suas pesquisas; considerando que a maioria pr-transgnicos da CTNBio se recusa a discutir os incontestveis questionamentos da minoria de biovigilantes; 25. Moo de repdio produo e comercializao das sementes e alimentos transgnicos e do uso de agrotxicos Ns, os Povos Indgenas do Brasil, reunidos no Seminrio da Pr-Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizado nos dias 1 e 2 de julho de 2007, no Hotel Plaza em Fortaleza/CE, vi considerando que a CTNBio no definiu regras de avaliao de riscos para orientar as suas decises, mas libera novos transgnicos assim mesmo, sem regras definidas; considerando que a CTNBio se recusa a discutir a mais que certa contaminao pelos cultivos no-transgnicos pelos transgnicos; considerando que vrios representantes da somos de pblico repudiar a produo e comercializao das sementes e alimentos transgnicos e o uso de agrotxico pelas seguintes razes: destruio da biodiversidade, rios e nascentes, provocando, com isso, o aparecimento de vrias doenas, bem como violando a soberania dos direitos alimentares.

Tema: Recursos genticos e transgnicos



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


ciedade civil foram escolhidos pelo governo de forma irregular, trazendo ainda mais militantes pr-transgnicos para a CTNBio, propomos que o Governo realize uma investigao sobre a composio da CTNBio, suspendendo sua atuao e recompondo-a com verdadeiros especialistas em biossegurana que possam avaliar os riscos com iseno. Propomos: que a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renovveis (Ibama), valendo-se da competncia legal atribuda pelo artigo 16, 7o 27. Moo de protesto liberao do milho transgnico A Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana aprovou o pedido de liberao comercial do milho transgnico, resistente ao herbicida glufosinato de amnio e patenteado pela Bayer. A aprovao ocorreu com grandes ilegalidades no procedimento de avaliao de risco, tais como o sigilo de diversos documentos, documentao tcnica em ingls, insuficincia da Audincia Pblica, ausncia de respostas a questes apresentadas pela sociedade civil, insuficincia da anlise de risco sobre possveis danos sade humana e animal e ausncia da anlise de risco ambiental nos diferentes ecossistemas brasileiros. Essas questes colocam em dvida perante a sociedade brasileira a conduta da CTNBio. Desta forma e considerando que: inexiste, no Brasil, um plano de coexistncia de cultivos transgnicos com outros sistemas de cultivo (convencional, orgnico ou agroecolgico), o que poder causar enormes prejuzos aos mais de 4 milhes de pequenos agricultores e ao patrimnio gentico do Pas; os casos de contaminao da produo de soja orgnica e convencional por transgnicos demonstram que a coexistncia de outros sistemas de produo com a produo transgnica impossvel nas atuais condies da cadeia produtiva no Brasil; o Brasil detentor de uma grande agrobiodiversidade de espcies cultivadas de milho; 28. Moo de apoio criao do Programa Nacional de Agrobiodiversidade e sua incluso no PPA 2008 2011 Encontram-se em andamento hoje no Brasil centenas de experincias locais voltadas ao uso e conservao da agrobiodiversidade. Essas iniciativas, protagonizadas por camponeses, agricultores familiares, assentados da reforma agrria, agroextrativistas e povos e comunidades tradicionais, enfrentam hoje inmeras ameaas, com o avano das monoculturas, o crescente controle das transnacionais sobre o setor agroindustrial, a contaminao por transgnicos e a simplificao dos padres alimentares da populao. O processo de eroso gentica gerado pelo atual modelo agrcola exige respostas imedia da Lei de Biossegurana apresentem recurso para que o Conselho Nacional de Biossegurana anule a deciso da CTNBio; que o Conselho Nacional de Biossegurana, conforme dever legal (art. 8, II da Lei n. 11.105/2005), analise a convivncia e oportunidade da liberao comercial do milho transgnico e o seu impacto na agricultura familiar brasileira; que o Conselho Nacional de Biossegurana, estabelea diretrizes para a atuao da CNTBio, calcadas no Princpio da Precauo. que o Exelentssimo Senhor Ministro Patrus Ananias encaminhe ao Conselho Nacional de Biossegurana todas essas questes, eis que so fundamentais para a segurana alimentar. o milho alimento de uso dirio da populao brasileira e utilizando tambm em larga escala na alimentao de animais e produtos industriais.



Moes
tas no campo das polticas publicas, visando a preservao in situ (no local de origem), e nas unidades produtivas e comunidades dos recursos genticos de uso agrcola e alimentar manejados pelos grupos anteriormente mencionados. A preservao desse patrimnio um elemento fundamental para a garantia da soberania e segurana alimentar de nossa populao. O Programa Nacional de Agrobiodiversidade uma iniciativa de poltica publica que busca se contrapor a essa tendncia, promovendo a conservao e uso sustentvel da agrobiodiversidade, com base em princpios agroecolgicos e de segurana alimentar das populaes urbanas e rurais. Trata-se de uma proposta que est sendo construda pelos movimentos sociais, redes e organizaes da sociedade civil, juntamente com o Consea, Ministrio do Meio Ambiente, Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Conab e Embrapa. Contempla diferentes aes, incluindo implantao de sistemas comunitrios de uso e conservao da agrobiodiversidade; e apoio comercializao de produtos da agrobiodiersidade, entre outras. O Programa encontra-se atualmente em analise no Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, para que se possa construir em um dos programas do PPA 2008-2011. Tendo em vista a relevncia dessa proposta, demandamos: a aprovao do programa Conservao e Manejo Sustentvel da Agrobiodiversidade, que est sendo apresentado ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto no PPA 20082011. Este programa oramentrio especfico a base para a criao do Programa Nacional de Agrobiodiversidade. que sejam providas todas as condies tcnicas, oramentrias, financeiras, polticas e institucionais necessrias para a efetiva implantao dessa iniciativa. que seja garantida a plena participao das organizaes da sociedade civil em todo o processo de construo e implementao do programa. 30. Moo de protesto s tecnologias de restrio de uso (Terminator) Tramitam atualmente no Congresso Nacional propostas de lei que visam viabilizar a liberao das Tecnologias de Restrio de Uso (GURTs), conhecida como Terminator. Estas se caracterizam pela realizao de modificaes genticas nas plantas para produzirem sementes estreis, ou seja, a semente que guardada da colheita de uma variedade com esta tecnologia no poder ser usada para plantio na safra seguinte. Esta tecnologia foi desenvolvida para garantir o domnio total das multinacionais das sementes sobre 29. Moo de repdio tentativa de violao dos direitos dos agricultores ao uso prprio das sementes A Lei n 9.456 de 25 de abril de 1997, chamada Lei de Cultivares, instituiu direitos de proteo intelectual das sementes aos melhoristas. Mas preservou o direito do agricultor reservar sementes protegidas para uso prprio, sem precisar da autorizao da empresa dona e sem pagar os royalties. Encontra-se hoje em elaborao no mbito do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento uma proposta de alterao do texto da lei. Essa proposta estabelece fortes restries ao uso prprio das sementes e veta totalmente o uso prprio para espcies ornamentais. Prope ainda que o direito das melhoristas seja estendido aos produtos agrcolas obtidos a partir das sementes protegidas, e tambm sobre seus derivados, criando maneiras para garantir que a empresa dona da semente receba royalties. Essas medidas devero atingir todas as espcies vegetais, fungos e algas cultivadas. O temor dos agricultores aumenta mais porque no est claro se essas medidas se estendem tambm s espcies nativas. No aceitamos de forma alguma restries ao uso prprio da semente ou qualquer outra mudana legislativa que comprometa o acesso dos agricultores aos recursos da biodiversidade e aos resultados gerados pelas suas colheitas. Este um direito estabelecido, inclusive internacionalmente, e viola, entre outras coisas, o Direito Humano a Alimentao e Adequada.



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


os agricultores e camponeses e comunidades tradicionais, que com o uso destas sementes ou a contaminao das suas por estas, tero de adquirir ano a ano as sementes das multinacionais, ameaando gravemente a biodiversidade e a soberania e segurana alimentar da Nao. Conscientes da grave ameaa que estas novas tecnologias representam, DENUNCIAMOS as tentativas de flexibilizar a legislao brasileira para permitir a liberao das tecnologias de restrio de uso (GURTs) ou Terminator representando estas uma grave ameaa autonomia dos agricultores e soberania nacional tal qual proposta pelo PL n. 5.694/2005, de autoria da atual senadora Ktia Abreu (DEM/TO). Neste sentido, PROPOMOS: que o Governo Brasileiro proba a utilizao de qualquer tecnologia gentica de restrio de uso; que o Governo Brasileiro tenha uma posio firme e clara sobre a Conveno da Diversidade Biolgica, da qual exerce a Presidncia, na manuteno da moratria internacional s tecnologias genticas de restrio de uso - GURTs, inclusive condenando a tentativa de patenteamento destas tecnologias, em curso na Unio Europia; que o Congresso Nacional rejeite o PL n. 5.694/2005 que tramita na casa, respeitando a moratria internacional tecnologia Terminator e garantindo a soberania nacional em relao ao uso e reproduo das sementes. Com a transposio do rio So Francisco, na certeza, 31. Moo de apoio Justia Federal do Paran Ns, delegados da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada nos dias 3 a 6 de julho de 2007, em Fortaleza/CE, manifestamos nosso apoio Justia Federal do estado do Paran por proibir a CTNBio de autorizar qualquer pedido de liberao comercial de milho transgnico at o momento da apreciao da liminar sobre ao civil pblica ajuizada por organizaes da Campanha Por um Brasil Livre de Transgnicos. Em funo de tal 33. Moo de recomendao a criao de grupo de trabalho Ns, delegados integrantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, reunidos em Fortaleza/CE, de 03 a 06/07/2007, propomos a criao de um Grupo de Trabalho formado por 70% da sociedade civil e 30% do poder pblico, de divero Olho, o Ventre, a Nossa Pachamama ser completamente violada, e VIOLAO CRIME. A Terra nossa Me, Nuestra Pachamama, Os rios so as hortas, Igaraps so vasos. 32. Moo de repdio tranposio do rio So Francisco Ns, os povos indgenas do Brasil e participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional realizada nos dias 3 a 6 de julho de 2007, em Fortaleza/CE, vimos de pblico repudiar a atitude do Governo brasileiro no que diz respeito transposio do rio So Francisco, com isto, desrespeitando os Povos Indgenas que milenarmente vivem nesses lugares, nos mesmos costumes de seus ancestrais. Este projeto no s desconsidera os indgenas, como tambm; ribeirinhos, camponeses, quilombolas e outras comunidades tradicionais que h mais de 500 anos residem nestas terras e desfrutam deste manancial de gua doce. deciso, a deliberao sobre a autorizao comercial de mais duas variedades de milho transgnico foi retirada da pauta da reunio da CTNBio.

Tema: Rio So Francisco



Moes
sas regies e movimentos sociais, para estudar, debater, divulgar, em constante dilogo com o governo e a sociedade, a revitalizao e reviso do projeto original da transposio do rio So Francisco. Que este grupo de trabalho seja guiado pelos princpios da segurana alimentar e nutricional eco-sustentvel. Francisco. O diagnstico atual indica a morte de seus afluentes, seu assoreamento e ameaa de se tornar um rio intermitente. Manifestamos o nosso apoio a um processo de revitalizao participativo e democrtico da bacia do rio So Francisco, parte de um projeto maior de desenvolvimento sustentvel do semi-rido promotor 34. Moo de repdio deciso do Governo Federal de levar frente o Projeto de Transposio do rio So Francisco Os participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada em Fortaleza, no perodo de 3 a 6 de julho de 2007, vm atravs desta Moo demonstrar, publicamente, o seu repdio ao Projeto de Transposio de guas do rio So Francisco. O acesso gua um direito humano bsico que necessita ser urgentemente efetivado para toda a populao, em especial para os agricultores e agricultoras familiares do Semi-rido brasileiro e moradores de cidades que padecem com a falta de gua. As polticas de recursos hdricos, desenvolvidas ao longo dos anos para o Semi-rido brasileiro, caracterizadas pelas ofertas centralizadas de gua, atravs de grandes barragens e adutoras, beneficiam os grandes proprietrios, as grandes empresas e o agronegcio. Alm de no democratizarem o acesso gua de qualidade para toda a populao, provocam ainda a degradao ambiental e a excluso social. As legislaes em vigor apontam para a crescente mercantilizao da gua, suprimindo o direito das populaes tradicionais a esse bem essencial vida. O recente Atlas Nordeste, produzido pela Agncia Nacional de guas, demonstrou que, com metade dos recursos (3,3 bilhes de reais) destinados ao Projeto de Transposio das guas do rio So Francisco, seria resolvido o deficit hdrico para consumo humano de 34 milhes de habitantes de 1356 sedes municipais de 9 estados do Nordeste, incluindo o norte de Minas Gerais, at 2015. Repudiamos a deciso do Governo Federal de levar frente o Projeto de Transposio de guas do rio So 35. Moo de apoio notificao compulsria da desnutrio grave e articulao com os programas sociais No Brasil de hoje, a desnutrio grave atinge ainda 70 mil crianas menores de 5 anos. Esses nmeros confirmam o evidente desrespeito ao cumprimento do Direito Humano Alimentao Adequada. Crianas indgenas e quilombolas, por exemplo, so ainda mais vulnerveis a esse evento. A Lei de segurana alimentar e nutricional, sancionada em setembro de 2006, estabelece o direito de todos alimentao saudvel e adequada. Nos ltimos anos, a prevalncia da desnutrio de todas as formas vem diminuindo. Mas a desnutrio grave, em nmeros absolutos, ainda muito relevante. O Brasil, um pas que pretende alcanar a Segurana Alimentar e Nutricional para todos, no pode conviver com esta situao. Para super-la, entende ser necessrio dar visibilidade ao problema e promover polticas articuladas e convergentes na direo de sua superao. Assim, defende-se a imediata implantao, em nvel nacional, da NOTIFICAO COMPULSRIA DA DESNUTRIO GRAVE para que, alm do acesso ateno sade para a recuperao nutricional, essa criana e sua famlia sejam includos, prioritariamente, na rede de proteo social, que se inicia no cadastramento nico e conseqente acesso aos diferentes programas sociais e seus critrios. da soberania e segurana alimentar e nutricional dos povos do semi-rido.

Tema: Sade e Nutrio



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


36. Moo de repdio ao direta de inconstitucionalidade sobre a Lei n. 3.695/2005 de promoo da alimentao saudvel no ambiente escolar As mudanas ocorridas nos ltimos 30 anos no padro alimentar e no perfil nutricional da populao brasileira demandam esforos conjuntos, em termos de polticas pblicas que apiem a perspectiva de uma alimentao saudvel e adequada enquanto um direito humano. O espao escolar um importante aliado na promoo da alimentao saudvel. Neste sentido, medidas de regulao da publicidade de alimentos, bem como de comercializao de alimentos, so fundamentais. Essas aes podem apoiar efetivamente mudanas em relao aos nveis de insegurana alimentar e nutricional, expressos por altas taxas de obesidade na populao brasileira. O Distrito Federal aprovou, em 2005, uma lei distrital (Lei n. 3.695, de 15 de novembro de 2005) que se prope a regulamentar o comrcio de alimentos no saudveis no ambiente escolar, bem como a promover atitudes permanentes de educao nutricional nas escolas. Contudo, em 2006, o ento governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, impetrou uma ao direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei. Por isso, imperativo fazer com que prevaleam as demandas sociais que sustentam esse debate e reafirmar a obrigao do Estado na proteo da sade e do bem-estar social. Nesse sentido, solicitamos a retirada da ADIN sobre a Lei n. 3.695/2005 pelo Governo do Distrito Federal e que a mesma entre imediatamente em vigor, seguindo os preceitos da intersetorialidade e da articulao das aes entre Estado e Sociedade Civil, integrando tambm as universidades. 39. Moo de apoio criao de polticas pblicas para os celacos Ns, participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, realizada de 3 a 6 de julho de 2007, em Fortaleza/CE, em apoio criao de polticas pblicas em prol dos portadores de necessidades alimentares especiais (doena celaca, fenilcetonria, diabetes, hipertenso, doenas renais, anemia falciforme, alergias e intolerncias alimentares e outras), com ateno especial aos portadores de Doena Celaca. A Doena Celaca uma intolerncia permanente ao glten (protena presente no TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA E MALTE), geneticamente determinada, independente de raa, etnia e gnero, que se caracteriza pela inflamao da mucosa do intestino delgado, 37. Moo de apoio proposta de regulamentao para publicidade de alimentos proposta pela Anvisa Considerando a alta prevalncia do sobrepeso e da obesidade no Brasil, inclusive em crianas e adolesimpedindo a absoro adequada dos alimentos e desenvolvendo agresso sistmica ao corpo humano de alta gravidade. Quando no adotada a dieta isenta de glten, o celaco poder morrer em conseqncia da doena. 38. Moo de apoio incluso da propaganda de bebidas alcolicas na proposta, da Anvisa, de regulamentao para publicidade de alimentos Ns, participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional sustentvel, reunidos em Fortaleza/CE, manifestamos nosso apoio proposta de que se inclua a regulamentao da propaganda das bebidas alcolicas. centes, e o reconhecimento do papel que a publicidade de alimentos com quantidades elevadas de acar, gordura saturada, gordura trans e sdio desempenha nas escolhas alimentares da populao, ns, delegados da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, apoiamos a proposta de regulamentao para publicidade de alimentos proposta pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa por meio da Consulta Pblica n. 71/2006 e a consideramos um meio importante de se garantir a segurana alimentar e nutricional no pas.

0

Moes
Tendo em vista a grande prevalncia da Doena Celaca no Brasil, onde, apesar da falta de estudos populacionais, as pesquisas existentes apontam para prevalncia na ordem de 1.681 dentre os doadores de sangue a 1.169 dentre indivduos atendidos em servios de sade, e a demora no diagnstico, que compromete a sade de seus portadores, promovendo a Insegurana Alimentar e Nutricional, onde o Direito Humano a uma Alimentao Adequada est sendo violado. Esta elevada prevalncia desencadeou uma campanha no Dia Internacional do Doente Celaco no ano de 2006, coordenada pelo Ministrio da Sade, com o slogan: DOENA CELACA: VOC PODE TER E NO SABER. Existe a DOENA CELACA SILENCIOSA, com sintomas inespecficos, mas to grave quanto a no silenciosa, podendo levar ao desenvolvimento do cncer. Para que os celacos possam ter a sua VIDA PRESERVADA necessrio diagnstico, para que ele assuma uma alimentao isenta de glten e conquiste polticas no campo da SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL de forma a ter acesso a alimentos seguros, isentos de glten nos diferentes espaos sociais. Diante do exposto, os delegados da III Conferncia solicitam que o Ministrio da Sade, por meio da Secretaria de Assistncia e Ateno Sade (SAS), concretize o protocolo clnico e diretrizes da doena celaca e implemente a capacitao dos profissionais que atuam no Sistema nico de Sade (SUS), prioritariamente os que atuam na ateno bsica e no Programa da Sade da Famlia (PSF). 42. Moo de recomendao utilizao da caderneta de sade da criana para avaliao do crescimento Considerando a orientao e novos estudos da Organizao Mundial de Sade (OMS) sobre o padro de avaliao do crescimento infantil, adotado em outros pases, recomendamos que o Ministrio da Sade utilize na caderneta de sade da criana, a partir de 2007, a Curva de Desvio Padro para avaliar o cresci40. Moo de apoio ao reconhecimento dos Bancos de Leite Humano (BLH) como equipamentos de segurana alimentar e nutricional O respeito ao Direito Humano a uma Alimentao Adequada deveria se iniciar na primeira infncia por meio da amamentao. Vrios estudos comprovam os benefcios do consumo do leite materno para a sade integral do beb e da mulher. Entretanto, pesquisas tambm evidenciam que a no adeso e o abandono precoce ao aleitamento materno so prticas comuns e com conseqncias graves, principalmente, em pa43. Moo de apoio ampliao do Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT) Considerando que a alimentao um direito humano universal. Considerando que uma pessoa ou trabalhador(a) tem melhores condies de trabalho, inclusive na preveno de acidentes, se tiver com uma alimentao adequada. mento da criana. 41. Moo de repdio ao desrespeito s questes de segurana alimentar e nutricional promovido pela propaganda e marketing das indstrias de alimentos Ns, delegados e delegadas participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Nacional e Nutricional repudiamos as propagandas e o marketing da indstria de alimentos que desrespeitam as questes de segurana alimentar e nutricional. Dessa forma, utilizam meios para mascarar os efeitos nocivos do alimento, enganando e estimulando a populao a consumir seus produtos, aproveitando a cincia da nutrio para legitimar sua marca, objetivando o lucro, bem como a explorao do pblico infantil atravs da associao de elementos ldicos aos alimentos. ses onde a desnutrio endmica. Neste contexto, a ampliao, a divulgao, e o reconhecimento dos Bancos de Leite Humano como equipamentos de segurana alimentar e nutricional uma medida de carter urgente.

1

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Considerando que numa poltica de segurana alimentar imprescindvel a garantia de uma boa alimentao no local de trabalho, possibilitando dar as condies para que o trabalhador desempenhe bem as suas responsabilidades laborais. Solicitamos a ampliao do Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), por meio da elaborao de medida provisria pelo Poder Executivo, para: Trabalhadores das micros e pequenas empresas; Trabalhadores rurais; Servidores pblicos federais, estaduais e municipais.

2

Carta aberta

Carta Aberta s autoridades Carta Aberta s autoridades do Brasil e do Mundo do Brasil e do Mundo
Ns membros da delegao quilombolas, comunidades de terreiros, comunidade negra, comunidade indgena, comunidade ribeirinha e povos das comunidades tradicionais, participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. Vimos cumprimentar e pedir as bnos dos orixs, inquices e voduns, dos ancestrais e dizer que estivemos reunidos em um ambiente solidrio e para refletir e debater a respeito da segurana alimentar nutricional sustentvel de nossos parentes moradores dos campos e das cidades e estados de todo Brasil, neste momento reforamos a leitura da Carta Aberta s autoridades do Brasil e do Mundo, fruto do II Seminrio Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional das Populaes Negras realizado em Salvador/BA, de 23 a 25 de novembro de 2006, promovido pelo Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea). Nossa histria foi marcada pela tentativa do Estado de promover genocdio dos diversos grupos tnicos africanos que foram trazidos para o Brasil e escravizados, com derramamento de sangue e muito sofrimento de nossos antepassados, mas, apesar de tudo, estamos vivos. O Estado brasileiro nos submeteu por muito tempo condio de animais de carga e de procriao, nos negou o direito de expressarmos nossas religies e nossas culturas, fomos impedidos de falar nossas lnguas, cantar nossos cantos, constituir nossas famlias, criar e educar nossos filhos e filhas. Essa reflexo nos choca e muito, porm, continuamos refletindo agora a respeito da libertao dos escravos e do alto preo que pagamos para tentarmos nos desvencilhar desta opresso institucional, marcada pela tentativa de extermnio das comunidades quilombolas, chegando a tirar a vida de Zumbi dos Palmares. Mas ns resistimos e insistimos, nossa histria existe e esta sendo reconstruda. Agora, pensando na histria recente, no que foi negado novamente pelo Estado brasileiro ao nosso povo, a posse e o uso dos territrios tradicionais, apesar de dominarmos tcnicas e sabedorias para cultivar e plantar a vida. Vida esta marcada pela nossa resistncia e pelo amor que temos pelos nossos valores e nossos filhos. Hoje continuamos sendo muitos e muitas, quase 70% da populao brasileira. Os nmeros, apesar de mostrar que somos fortes, tambm mostram a crueldade vivida pelos negros no Brasil, com mais de 50 milhes de pessoas vivendo abaixo da linha da misria, e elas so negras. A segurana alimentar nutricional sustentvel, que passa pelo acesso ao arroz, feijo e salada, que d sustana, mas, fundamentalmente passa pelo reconhecimento, demarcao, titulao e homologao dos territrios que tradicionalmente ocupamos, assim como o acesso a polticas pblicas diferenciadas, que contemplem nossas singularidades culturais. Essa situao desumana de violncia dirigida ao nosso povo desestrutura as nossas comunidades, forando-nos a vir para as cidades e nos submetermos s precrias condies de vida. Assim sendo, ns, participantes da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, vimos exigir a reparao dos danos histricos sofridos e o pleno exerccio dos nossos direitos civis e coletivos, os quais relacionamos abaixo: A Regularizao fundiria e a proteo dos territrios tradicionais urbanos e rurais, imprescindveis nossa reproduo social, cultural e econmica.

3

III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


Garantir a permanncia das comunidades quilombolas nos territrios definidos como reas de conservao. Implementao de polticas pblicas diferenciadas, adaptadas s nossas realidades e singularidade socioculturais. Garantia de participao nas instancias de controle social, bem como na concepo, construo e implementao de programas e aes governamentais voltados para nossas comunidades. O Reconhecimento, fortalecimento e formalizao das nossas instituies e a proteo dos nossos conhecimentos e prticas tradicionais. A iseno fiscal sobre os nossos territrios tradicionais. O Incentivo produo sustentvel de alimentos e outros gneros necessrios nossa reproduo fsica, cultural e Polticas Pblicas voltadas para gerao de emprego e renda. Acesso garantia de escoamento da produo local e flexibilidade de linhas de crdito, garantindo autonomia dos processos produtivos locais. Assegurar discusso e consentimento prvio aos processos relacionados implementao de grandes projetos sobre nossos territrios, incluindo hidreltricas, gasodutos, oleodutos, rodovias, hidrovias, portos, aeroportos, complexos tursticos, unidade de conservao de proteo integral, complexos agro-exportadores, etc. Garantir o reconhecimento e a valorizao das religies de matriz africana e afro-brasileira (candombl, candombl de caboclo, umbanda, tambor de mina, xang, mina gge, batuque, entre outros). Efetivar e ampliar as cotas para ingresso de negros e negras nas universidades pblicas, bem como criar cotas na implementao do PROUNI e a manuteno e permanncia desses acad micos na universidade e outros incentivos educacionais na rede privada de ensino. Garantir ampla divulgao das polticas pblicas voltadas para nossas comunidades, chegando-nos em linguagem acessvel e em tempo hbil para acesso. Reconhecer a organizao social e a institucionalidade de grupos e comunidades negras urbanas. Garantir a recuperao das reas degradadas, matas ciliares e implementar medidas compensatrias e indenizatrias pelos danos causados aos nossos territrios tradicionais. Garantir a implementao de escolas diferenciadas, bem como a formao e capacitao em servio dos professores das nossas comunidades; cumprindo a lei n. 10.639/2003. Assegurar a revitalizao das prticas tradicionais, sejam elas religiosas, ldicas e recreativas, bem como prticas esportivas, artsticas voltadas para a autonomia e auto afirmao das nossas comunidades. Garantir no sistema previdencirio aposentadoria diferenciada para nossas comunidades, considerando nossas atividades laborais e scio/religiosas. Garantir o reconhecimento e a valorizao, respeito e resgate da gastronomia africana e das comunidades tradicionais como patrimnio cultural alimentar do Brasil, que se revelou como verdadeira estratgia alimentar de sobrevivncia e resistncia dos povos e que contribuem para a concretizao da segurana alimentar e nutricional e do direito humano alimentao adequada. Garantir implementao de Polticas Pblicas econmicas e sociais com princpios ticos, solidrios e sustentveis que visam o fortalecimento das redes de cadeia produtiva, comercializao e consumo de produtos de comunidades tradicionais (comunidade quilombola,

4

Carta aberta
comunidade de terreiro, comunidade ribeirinha, comunidade indgena e outros povos das comunidades tradicionais). Considerando que as proposies acima so apenas uma parte do que temos direito, solicitamos s autoridades competentes brasileiras, sobretudo Presidncia da Repblica, bem como s autoridades internacionais que defendem os Direitos Humanos e particularmente os direitos das comunidades tradicionais, que as garantam na implementao de polticas e na reparao dos processos histricos de excluso, violncia e discriminao.

Fortaleza, 6 de julho de 2007.



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional

Atividades Integradoras Atividades Integradoras


As atividades integradoras da III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional foram realizadas no dia 4 de julho de 2007, das 18h30 s 20h30, e tiveram como objetivo apresentar experincias exitosas relacionadas ao tema da soberania e segurana alimentar e nutricional. Ao todo foram 41 eventos no formato de oficinas temticas, palestras, ou outras formas de expresso scio-educativa e cultural, cujos temas foram propostas por entidades da sociedade civil e rgos governamentais.

Entidade Proponente
1. Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educao 2.1. Instituto de Assistncia Tcnica e Extenso Rural/RN

Ttulo
Aes de promoo da alimentao saudvel nas escolas na diretriz da instituio de processos permanentes de educao e capacitao em segurana alimentar e nutricional. 2.1 PAA em um municpio nordestino: avaliao de gesto governamental de segurana alimentar e nutricional.

2.2. Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/CE 3.1 Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/ES 3.2 Faculdade Salesiana de Vitria 4.1 Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/CE 4.2 Segurana alimentar e nutricional: Um estudo com as famlias das hortas comunitrias no municpio de Natal. 5. Associao dos Celacos do Brasil 6. Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/MG 7. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SESAN; Companhia Nacional de Abastecimento; Ministrio do Desenvolvimento Agrrio/SAF 8. Associao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos - ABRANDH

2.2 Articulando a alimentao escolar e a produo da agricultura familiar no municpio de Santana do Acara: uma experincia inovadora. 3.1 Oficina Cultural Panelas de Barro do Esprito Santo e Muqueca Capixaba. 3.2 Adaptao de um prato tpico da culinria brasileira a base de feijo em preparao light. 4.1 A economia solidria no Cear como componente da poltica de segurana alimentar e nutricional. 4.2 Segurana alimentar e nutricional: Um estudo com as famlias das hortas comunitrias no municpio de Natal. Doena celaca na perspectiva de segurana alimentar e nutricional. Por uma legislao estadual de segurana alimentar e nutricional sustentvel: a experincia de Minas Gerais. O Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) como uma ferramenta para promoo da segurana alimentar e da permanncia do homem no campo, com garantia de renda.

Oficina de capacitao em DHAA.



Atividades Integradoras

9. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SESAN;

9.1 CONSADs - Territrios de Integrao de Polticas Pblicas de Desenvolvimento Local e Segurana Alimentar e Nutricional. 9.2 Experincias exitosas do CONSAD Mdio Jequitinhonha - MG e do CONSAD Baixada Cuiabana - MT

10. Universidade Catlica de Gois 11. MInA Movimento dos Indgenas no Aldeados do Tringulo Mineiro e Alto Paranaba 12. Comit nacional de implementao do DHAA/ COMIDha; Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria/ANVISA 13. Programa Fome Zero/PI

Segurana Alimentar e Nutricional prevenindo as doenas crnicas no transmissveis. Povos de Corao Gigante e Alma Serena: o imaginrio de 1500 a 2006

Regulao da publicidade de alimentos para crianas e adolescentes: uma questo de direitos humanos.

13.1 Restaurante Popular Hebert de Sousa Betinho Teresina. 13.2 Livro: Fome Zero em Mltiplas Facetas.

14. Coordenadoria-geral da Poltica Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel/MG 15. Frum Brasileiro de Segurana Alimentar e Nutricional (FBSAN) 16. Ministrio da Sade/DAB/SAS/ CGPAN 17. Rede de Intercambio de Tecnologia de Tecnologias alternativas/MG 18. Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/CE; FCSAN e TALHER/CE 19. SESC/SP 20. Instituto de Terras de MG e Conselho de Segurana Alimentar e Nutricional/MG 21. Secretaria de Aqicultura e Pesca/PR 22. Pastoral da Criana 23. Frum Brasileiro de Segurana Alimentar e Nutricional 24. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SESAN; Articulao do Semi-rido (ASA). 25. Rede de Educao Cidad Talher Nacional 26. Fundao Nova Vida/Secretaria de Estado da Educao, Cincia e Tecnologia de SC.

Desafios e potencialidades na construo do Plano Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel: a experincia de Minas Gerais. Experincias internacionais de construo da soberania e da segurana alimentar e nutricional e do DHAA. A Desnutrio grave e suas conseqncias: proposta de notificao compulsria de desnutrio grave. Poltica Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana resultados da pesquisa. Capacitao de aes sociais e constituio de uma rede de segurana alimentar e nutricional. Alimentao e seus aspectos culturais. Programa de segurana alimentar e nutricional em reas de acampamentos e pr-assentamentos de MG. A aqicultura e pesca na segurana alimentar e nutricional no Brasil. A Pastoral da Criana na promoo da segurana alimentar e nutricional. Experincias locais de segurana alimentar e nutricional na construo de um novo modelo de desenvolvimento As alternativas descentralizadas de abastecimento no Semi-rido o acesso gua como componente fundamental de garantia da segurana alimentar e nutricional. Educao popular e mobilizao social para a construo da soberania alimentar: a experincia da Rede de Educao Cidad/Talher Nacional AMBIAL Educao Ambiental, Alimentar e Profissional.



III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional


27. Conselho Nacional de Sade/CIAN/ CGPAN 28. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SENARC 29. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/ Assessoria Fome Zero 30. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SAIP 30.1 Guia de Aes para Gerao de Trabalho e Renda constantes do Oramento Fiscal da Unio. 30.2 Fundos Rotativos Solidrios 31. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/SAIP 31.1 Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Povos e Comunidades Tradicionais- PNPCT. 31.2 Articulao de parcerias para construo de uma ampla rede de proteo e promoo social. 32.1 Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS); 32.2 Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/Ouvidoria 33. Articulao Nacional de Agroecologia 34. Agentes de pastoral Negros do Brasil 35. Fundo de Desenvolvimento das Naes Unidas para a Mulher UNIFEM Brasil e Cone Sul 36. Departamento Nacional do SESI 37. Escritrio Regional da FAO pra Amrica Latina e Caribe 38.1 FURNAS CENTRAIS ELTRICAS 38.2 COEP 39. Petrobrs 40. FETRAF/SUL; Consea/PR 41. EMATER/RS Programa SESI Cozinha Brasil: Experincias e Resultados. Direito Humano Alimentao: desafios implementao das leis de DHAA. 38.1 Furnas promove Sade de Ferro. 38.2 Instrumentos de mobilizao da Rede COEP - Comunidades, Organizaes e Pessoas: Banco de Projetos e Mobilizadores. Projetos Sociais na Petrobrs Biocombustveis X Segurana Alimentar: Uma Perspectiva para a Agricultura Familiar? Banco de Sementes Reconverso da Matriz Produtiva Gnero e Segurana Alimentar e Nutricional: o protagonismo histrico das Mulheres Negras. 32.1 CNAS: Controle Social na perspectiva do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) e a Integrao com as demais Polticas Pblicas. 32.2 Atuao das ouvidorias pblicas no processo de formulao da poltica nacional de segurana alimentar e nutricional. Programa Nacional de Agrobiodiversidade: valorizao das experincias agroecolgicas de uso e conservao da biodiversidade. Economia Solidria Segurana Alimentar e Populao Negra O fortalecimento do controle social nas aes de sade na alimentao e nutrio. O Programa Bolsa Famlia e os impactos na melhoria da segurana alimentar das famlias beneficirias. Lies aprendidas pelo Fome Zero: Impacto, resultados e desafios da gesto social integrada.



Glossrio

Glossrio Glossrio
Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006: cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan) com vistas em assegurar o direito humano alimentao adequada e d outras providncias. peitar, proteger, promover, prover, informar, monitorar, fi scalizar e avaliar a realizao do direito humano alimentao adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade. (Lei n. 11.346/2006 art. 2) Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007: institui a Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel de Povos e Comunidades Tradicionais. Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas prprias de organizao social, Segurana Alimentar e Nutricional: a segurana alimentar e nutricional consiste na realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas alimentares promotoras da sade que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econmica e socialmente sustentveis. (Lei n. 11.346/2006 art. 3) que ocupam e usam territrios e recursos naturais como condio para sua reproduo cultural, social, religiosa, ancestral e econmica, utilizando conhecimentos, inovaes e prticas gerados e transmitidos pela tradio. (Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007).

Soberania Alimentar: a consecuo do direito humano alimentao adequada e da segurana alimentar e nutricional requer o respeito soberania, que confere aos pases a primazia de suas decises sobre a produo e o consumo de alimentos. (Lei n. 11.346/2006 art. 5).

Direito Humano Alimentao Adequada e Saudvel: A alimentao adequada direito fundamental do ser humano, inerente dignidade da pessoa humana e indispensvel realizao dos direitos consagrados na Constituio Federal, devendo o poder pblico adotar as polticas e aes necessrias para promover e garantir a segurana alimentar e nutricional da populao. A adoo dessas polticas e aes dever levar em conta as dimenses ambientais, culturais, econmicas, regionais e sociais. dever do poder pblico res-



You might also like