You are on page 1of 118

1

Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

As ferramentas do Astrnomo
O que medimos, como medimos e o que aprendemos.
Roberto Cid Fernandes Jr., Antnio Kanaan, Jean Michel S. de M. Gomes (UFSC)

Prefcio
Durante muito tempo a Astronomia se ocupou primariamente da medida da posio dos astros e da compreenso de seus movimentos. Este tipo de trabalho desempenhou um papel importante na histria da humanidade, propiciando o desenvolvimento de ferramentas de orientao teis (por exemplo, nas grandes navegaes) e contagem do tempo, tarefa que at pouco tempo era de responsabilidade exclusiva de observatrios astronmicos. A compreenso da natureza fsica dos astros, contudo, requer medidas mais detalhadas de suas propriedades do que sua posio no cu. Hoje em dia, ao apontar um telescpio para uma estrela, astrnomos podem inferir sua temperatura, luminosidade, composio qumica, massa, estrutura interna, idade, campo magntico, taxa de rotao, se ela possui planetas a seu redor, etc.. Observando galxias, podemos descobrir que tipos de estrelas vivem nela, quando ela se formou, quanto gs ela contm, a temperatura e geometria desse gs, como estrelas e gs se movimentam dentro da galxia, como est distribuda a matria, com que velocidade a galxia se afasta de ns, se ela possui um buraco negro super massivo em seu ncleo, etc.. A Astrofsica a cincia que coleta e analisa toda esta informao, com o objetivo nada modesto de entender como nascem, vivem e morrem estrelas, galxias e demais peas desse quebra cabea csmico que o universo. Os objetivos deste texto so (1) apresentar alguns dos tipos de medidas realizadas corriqueiramente em observatrios astronmicos e (2) descrever como essas medidas se relacionam com propriedades fundamentais dos astros - uma espcie de be--b da Astrofsica moderna. Ao percorrer esse caminho dos dados interpretao, vamos nos deparar com vrios tipos de objetos astronmicos, como estrelas, galxias, nebulosas e planetas, tpicos que so geralmente apresentados de forma estanque em textos de introduo a astronomia. De fato, cada um deles mereceria um captulo parte o leitor pode (e deve) aprofundar seus conhecimentos sobre objetos especficos consultando a bibliografia recomendada. Tambm comum separar a discusso de tcnicas de observao da teoria por trs de cada tipo de objeto. Neste texto, ao contrrio, o experimental e o terico esto deliberadamente misturados, em uma tentativa de ilustrar como dados observacionais so combinados com princpios fsicos bsicos para estudar diferentes tipos de astros. O texto faz uso de conceitos de fsica bsica equivalentes ao ciclo bsico de uma graduao em Fsica, embora boa parte do material aqui apresentado possa ser aproveitado ou adaptado para uso no ensino mdio. Especificamente, supe-se que o leitor tenha

2
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

conhecimentos bsicos de Mecnica, Termodinmica, ptica e noes elementares de estrutura atmica. Habilidades matemticas mnimas so suficientes; derivadas e integrais praticamente no so usadas. No se supe nenhum conhecimento prvio de Astronomia ou Astrofsica, porm, este texto est longe de ser uma introduo completa a esses temas. Tpicos como coordenadas e movimento celeste, eclipses, medidas de tempo e estaes do ano, no so sequer mencionados. Outro tpico pouco discutido Evoluo Estelar. Embora fenmenos associados evoluo de estrelas apaream ao longo do texto, a discusso insuficiente para uma compreenso adequada deste que um dos pilares da astrofsica moderna. Futuras revises deste texto trataro de corrigir este lapso. Como todo livro texto, esta uma obra em perptuo desenvolvimento... Comeamos com uma descrio geral de como funcionam telescpios e demais aparatos usados para observar o Cosmos (captulo 1). Feito isso, nos concentramos em duas tcnicas de observao, imagens (captulo 2) e espectroscopia (captulo 3), explorando a informao fsica que elas nos oferecem quando aplicadas a estrelas, galxias, etc. O apndice contm uma tabela de constantes teis para a resoluo dos exerccios propostos. importante alertar o leitor que boa parte dos exerccios espalhados ao longo dessa unidade vo bem alm de simples aplicaes de frmulas. De fato, vrios tpicos especficos so abordados exclusivamente em exerccios! (Portanto, leia os exerccios, mesmo que voc no pretenda resolv-los!) Bom proveito. Roberto Cid Fernandes Jr. Antnio Kanaan Jean Michel S. de M. Gomes

Florianpolis, maro de 2002.

3
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Captulo 1

Telescpios, instrumentos e detectores


A maior parte das medidas em Astrofsica lida com a coleta e anlise de radiao eletromagntica proveniente de estrelas, galxias e outros objetos. Historicamente, a astronomia se desenvolveu a partir de observaes na faixa do ptico (luz visvel), pelo simples fato de que nesta faixa que enxergamos. Hoje em dia, porm, possvel coletar radiao desde ondas de rdio at raios gama, cobrindo praticamente todo o espectro eletromagntico (figura 1.1). Observaes em certas faixas espectrais, como os raios-X, ultra-violeta e infra-vermelho, tm de ser realizadas a partir de satlites, pois a atmosfera terrestre absorve estes comprimentos de onda () com tamanha eficincia que impede a captao de ftons em observatrios na superfcie da Terra (figura 1.2). Boa parte dos progressos recentes da astrofsica devida a vrios satlites que nos permitem estudar os astros nestes s, tais como o Telescpio Espacial Hubble (que capta ftons do ultra-violeta at o infra-vermelho prximo), os satlites infra-vermelho IRAS (Infra-Red Astronomical Satellite) e ISO (Infra-Red Space Observatory), Einstein, Chandra e XMM-Newton (que enxergam na faixa de raios-X), COBE (Cosmic Background Explorer, que detecta micro-ondas) e muitos outros. Sem a viso pancromtica, que estas observaes multi- do cu proporcionam, no seramos capazes de sequer detectar certos tipos de objetos astronmicos. Nuvens frias (T ~ 10100 K) de Hidrognio neutro ou molecular, por exemplo, emitem primariamente em ondas de rdio, enquanto que o gs quente (T > 107 K) que permeia aglomerados de galxias emite, principalmente, em raios-X (lembre-se da Lei de Wien, que diz em que um corpo de temperatura T emite mais: max T = 0,0029 m.K). O cu literalmente diferente em faixas espectrais! Se fosse possvel, e voc observasse o cu em, digamos, ondas de rdio, dificilmente reconheceria algo. Nossa viso do universo seria tremendamente limitada se ainda estivssemos presos pequena faixa do espectro eletromagntico que nossos olhos percebem, aproximadamente de 4000 a 7000 .

4
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 1.1 - O espectro eletromagntico, indicando as escalas de comprimentos de onda (), freqncia () e energia (E = h). A escala de temperatura corresponde Lei de Wien: T = 0,0029/ K.m. Os painis (a)-(d) ilustram imagens em diferentes faixas espectrais. (a) Imagem em ondas de rdio ( = 6 cm) da galxia Cignus A, com seus jatos relativsticos se estendendo quase 1 Mpc! A galxia propriamente dita o pequeno ponto no centro da imagem. Dados do rdio telescpio Very Large Array. (b) Imagem da galxia NGC 4414 na faixa do visvel, obtida com o Telescpio Espacial Hubble. (c) Mapa das flutuaes de temperatura da radiao csmica de fundo obtida pelo satlite COBE na faixa de microondas. Regies mais quentes so pintadas de azul e as mais frias de vermelho. A radiao de fundo tem uma temperatura de 3 K, enquanto as flutuaes ao redor desse valor so de apenas ~ 30 K (ou seja, T/T de 1 parte em 100000). (d) Imagem da nebulosa do Caranguejo em raios X, obtida com o satlite Chandra.

5
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 1.2 - A atmosfera da Terra absorve parte da radiao proveniente de objetos celestes. Esta absoro diferente em diferentes comprimentos de onda. Este grfico mostra a que altura acima do nvel do mar a intensidade da radiao que vem do espao reduzida metade. A radiao nas faixas do visvel e ondas de rdio praticamente no afetada pela atmosfera. J em outras faixas espectrais, como o ultravioleta e os raios X, a atmosfera opaca, e praticamente, toda radiao incidente absorvida antes de chegar ao solo. Se fosse possvel enxergarmos em raio-X, por exemplo, no veramos praticamente nada! Para saber como o cu nestes s necessrio realizar observaes a partir de satlites. EXERCCIO 1.1: Pequenas partculas de poeira espalhadas pelo corpo de uma galxia so aquecidas a temperaturas de ~10 a 100 K pela radiao proveniente de estrelas. Em que faixa espectral voc escolheria estudar a emisso dessa poeira? (Dica: Use a lei de Wien: max T = 0,0029 m.K). Considerando a figura 1.2, voc escolheria fazer suas observaes da terra ou do espao?

Os equipamentos usados para captar e contar ftons provenientes de objetos astronmicos variam em tamanho, forma e tecnologia de uma faixa espectral para outra, mas basicamente consistem de quatro elementos fundamentais (ver figura 1.3):

6
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 1.3 Diagrama ilustrando o funcionamento de um espectrgrafo e foto do telescpio de 1,6 m do Laboratrio Nacional de Astrofsica (Itajub, MG).

(1) Uma superfcie coletora, que intercepta uma parte do feixe de luz incidente e o focaliza, isto , o redireciona, fazendo-o convergir para um ponto focal. Exemplos: a lente objetiva de uma mquina fotogrfica ou de uma luneta, o espelho em um telescpio ptico e a antena (ou o prato) em um rdio-telescpio. Tanto lentes como espelhos podem ser usadas para este fim, mas devido a dificuldades tcnicas para se construir lentes de grande porte todos os grandes telescpios do mundo usam espelhos como superfcies coletoras. O espelho pelo qual a radiao coletada chama-se espelho primrio. Quanto maior a rea do espelho primrio mais radiao ser coletada. Por exemplo, um telescpio com um espelho primrio de 2 m de dimetro se capta um quarto de luz que em um telescpio de 4 m. Certos objetos astronmicos, como galxias distantes ou estrelas muito fracas, so to pouco brilhantes que necessitam de telescpios muito grandes para serem detectados e analisados. Isso explica porque astrnomos do mundo inteiro esto permanentemente engajados na busca de tecnologias que permitam construir espelhos cada vez maiores. O maior telescpio ptico em operao hoje em dia (2003) o Keck, localizado no Hawaii, com seu espelho primrio de 10 m de dimetro. Rdio telescpios podem ser bem maiores (o de Arecibo, em Porto Rico, tem 300 m de dimetro), pois a perfeio exigida na forma da superfcie bem menor do que a de telescpios pticos, uma vez que os comprimentos de onda em rdio (da ordem de metros) so muitssimo maiores dos que os no ptico ( ~ 5x10-7 m).

7
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

-------------------------------------- QUADRO I Montagens ------------------------------------Telescpios necessitam seguir o movimento de astro no cu. A maneira como isto feito depende da montagem, isto , de seu sistema de eixos e motores. As montagens dividem-se basicamente em equatoriais e altazimutais, ilustradas na figura 1.4. Nas equatoriais um eixo est paralelo ao eixo de rotao da Terra e outro perpendicular. Nas altazimutais um eixo paralelo vertical do lugar, apontando para o znite. A grande vantagem das montagens equatoriais est no fato de que movimentos em apenas um eixo so necessrios para acompanhar o movimento diurno (e noturno!) dos astros j que um eixo paralelo ao eixo de rotao. Este eixo chamado de eixo polar. Basta girar o eixo polar a uma velocidade de uma rotao por dia que o telescpio acompanha as estrelas. Nas montagens altazimutais o eixo vertical e o horizontal precisam ser movidos simultaneamente para que possamos acompanhar o movimento diurno dos astros. Isto requer um sistema computadorizado para o clculo dos movimentos em cada eixo. Isto trivial hoje em dia, mas era bastante complicado at a dcada de 80, razo pela qual a grande maioria dos telescpios mais antigos ainda usa sistema equatorial. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Figura 1.4 Diferentes montagens de telescpios (vide quadro I). Mostram-se as variaes de montagens equatoriais de (a) at (d) e uma montagem altazimutal em (e). (a) Montagem Germnica. (b) Montagem inglesa modificada. (c) Montagem inglesa. (d) Montagem tipo garfo. Nessas montagens, de tipo equatorial, o telescpio acompanha o movimento de um astro (causado pela rotao da Terra) acionando um motor no eixo leste-

8
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

oeste. (e) Montagem Dobsoniana. Nesta montagem, de tipo altazimutal, o telescpio acompanha o movimento de um astro por meio de motores que atuam nos eixos de altura e azimute. (2) Um sistema ptico que focaliza a radiao coletada a um ponto focal. A luz refletida pelo espelho primrio pode passar por outros espelhos (secundrios, tercirios...) e lentes, cujas geometrias e funes dependem do desenho do telescpio e do tipo de observao que se deseja. Em um telescpio com um arranjo de tipo Cassegrain, ilustrado nas figuras 1.3 e 1.5, a radiao que incide sobre o espelho primrio refletida para o secundrio, que por sua vez remete o feixe de luz para um pequeno buraco no centro do primrio. O foco nesse caso se encontra abaixo do espelho primrio, e ai que se colocam instrumentos para, por exemplo, registrar a imagem formada. Existem vrios outros tipos de arranjos pticos, cada um com suas vantagens e desvantagens (ver figura 1.5).

Figura 1.5: Diferentes arranjos pticos de telescpios. (a) Foco primrio: usado para imageamento de campos de tamanhos de o at 2o. (b) Foco Newtoniano: atualmente usado apenas em telescpios amadores. (c) Foco Cassegrain: o mais comum em telescpios profissionais, (d) Foco Coud: usado para espectroscopia de alta resoluo. (3) Um instrumento que atua sobre o feixe de luz, por exemplo, selecionando apenas uma certa faixa de comprimentos de onda (como um filtro) ou ento deixando passar apenas os raios com campo-eltrico orientado em uma certa direo (um polarmetro), ou dispersando o feixe em diferentes s (como um prisma ou uma rede de difrao), ou ainda separando, com um conjunto de fibras pticas, diferentes partes da imagem formada no plano focal e canalizando estas partes para outros instrumentos. Hoje em dia existe uma imensa variedade de instrumentos que exploram diferentes maneiras de processar um feixe de luz e

9
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

permitem analisar diversas propriedades do objeto em estudo. Pode-se dizer que o instrumento a principal parte do sistema, pois de nada vale um telescpio gigante sem um bom instrumento a ele acoplado. O desenvolvimento de instrumentao astronmica uma rea intensa de pesquisa, envolvendo tecnologia de ponta em vrias reas da Fsica e Engenharia (eletrnica, mecnica, novos materiais, computao, etc.). (4) Um detector, que basicamente mede a intensidade da radiao que passa pelo sistema como um todo. O olho humano foi o primeiro detector astronmico. Porm, a imagem romntica de um cientista louco e cabeludo com a cara enfiada em sua luneta no pico de uma montanha remota no poderia estar mais distante da realidade atual. Astrnomos continuam meio loucos (e, alguns, cabeludos), mas hoje em dia eles rarissimamente olham atravs de telescpios! O papel do olho foi substitudo por, inicialmente, filmes e placas fotogrficas, e mais recentemente por cmeras digitais (CCDs), fotmetros e outros dispositivos eletrnicos que transformam radiao em corrente eltrica (pela gerao de fotoeltrons), que pode ser medida facilmente. Esses detectores, alm de serem mais sensveis que o olho humano, permitem medir de maneira quantitativa (isto , no subjetiva) a intensidade da luz proveniente do objeto. Alm disso, eles podem fazer algo que o olho no faz: Integrar! Se voc aponta um desses detectores para, digamos, a Grande Nuvem de Magalhes, por um certo tempo texp, a imagem obtida ser mais ntida e exibir mais detalhes (como estrelas cada vez mais fracas) quanto maior for o tempo de exposio, pois mais luz coletada. Obviamente, podemos regular o tempo de exposio a nosso gosto. J com o olho, no importa quanto tempo voc fique olhando sem piscar para a Grande Nuvem: a imagem que se forma em sua retina no se altera. Isto porque no podemos regular texp voluntariamente, pois a retina acumula a luz apenas por uma frao de segundo, descartando-os passado este intervalo. O que feito com a radiao que chega ao ponto focal depende, portanto, do tipo de instrumento e detector que acoplamos ao telescpio. Podemos, por exemplo, simplesmente contabilizar a intensidade da radiao incidente, o que nos forneceria uma medida de quo brilhante o objeto para o qual apontamos o telescpio. Fotmetros so detectores que se enquadram nessa descrio. Alternativamente, podemos adaptar uma cmera de imageamento ao telescpio, sobre a qual se formaria uma imagem (uma fotografia) do objeto, seja ele uma nebulosa, uma estrela ou uma galxia. Esta modalidade de observao permite medir a intensidade da radiao proveniente de diferentes regies do objeto, preservando, portanto, a informao sobre sua forma, ao passo que um fotmetro apenas mede a intensidade total da radiao proveniente do objeto, independente de sua morfologia (assim como a leitura de uma balana no permite dizer se voc alto ou baixo). Uma outra maneira de usar os ftons coletados jog-los sobre um espectrgrafo, que dispersa a radiao incidente nos seus comprimentos de onda constituintes. Essencialmente, um espectrgrafo funciona como um prisma, dividindo o feixe em azul, verde, vermelho, etc, ou seja, com o prprio nome diz, o espectrgrafo nos fornece o espectro do objeto. Este pequeno arco-ris ento projetado sobre um detector (por exemplo, uma cmera CCD) que registra a intensidade da luz em funo de .

10
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Nos captulos seguintes estudaremos os princpios gerais e que tipo de informao fsica se extrai a partir destas duas principais tcnicas de observao astronmica: imagens e espectroscopia. ------------------------------------- QUADRO II - Cmeras CCD ---------------------------------Um CCD um chip eletrnico, feito de material semicondutor, como o Silcio, e manufaturado para ser sensvel ao impacto da luz sobre sua superfcie. Este chip dividido em uma matriz formada por elementos chamados pixel. Quanto maior o tamanho da matriz, maior a rea do cu que pode ser imageada. Quanto menor o tamanho de cada pixel, melhor a resoluo da imagem, isto , mais detalhes ela exibe. Tipicamente, um CCD tem uma rea de 1,5 cm x 1,5 cm, e 1000 x 1000 = 1 milho de pixels, com pixels de 15m de lado tipicamente. Um fton, ao cair sobre um pixel, libera um eltron do chip, graas ao efeito fotoeltrico. Assim, cada pixel funciona como um balde que armazena gua da chuva. Quanto mais gotas/ftons chovem no balde/pixel, mais eltrons ele acumula. Depois de acabada a exposio, basta contar quantos eltrons se acumularam em cada balde que teremos nossa imagem digital. Cmeras CCD so muito comuns hoje em dia. Mquinas fotogrficas digitais e cmeras de vdeo usam estes dispositivos. Os CCDs usados em astronomia so muito mais sensveis, pois tm que captar intensidades muito baixas de luz. Uma vantagem de CCDs que eles so bastante lineares, isto , a relao entre ftons coletados pelo nmero de ftons incidentes praticamente constante. Isto facilita a converso de carga coletada em nmero de ftons, procedimento que chamado de calibrao da imagem. Em filmes ou placas fotogrficas, essa converso bem mais delicada. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Figura 1.6 CCDs so chips de dimenses pequenas, divididos em uma matriz de pixels. Cada pixel coleta ftons assim como cada balde na figura coleta gotas de chuva. CCDs podem ser acoplados a telescpios para registrar tanto imagens como espectros.

11
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Captulo 2

Imagens
Quando voc tira uma fotografia de uma paisagem, digamos, o pr do Sol em uma praia, a foto revela 3 tipos de informao: (1) Forma e tamanho: A foto mostrar que o Sol tem uma forma redonda, ou, se ele estiver se pondo no mar, voc ver um crculo cortado na linha do horizonte. Voc pode facilmente medir qual o dimetro do Sol na foto usando uma rgua. Digamos que voc obtm Dsol = 2 cm. O tamanho do Sol em cm na foto depende da tica de sua mquina fotogrfica, se voc usou um zoom, da ampliao na revelao, etc. Como sabemos que o Sol tm um dimetro de grau no cu, a correspondncia entre centmetros na foto e graus no cu 2 cm / 0,5 grau, ou seja, 4 cm / o. Astrnomos chamam este valor de escala de placa. (2) Intensidade: A parte da foto que contm o Sol ser mais brilhante do que, por exemplo, a que contm o cu ou o mar, pois a luz proveniente do Sol mais intensa do que a dos demais elementos na foto. Em uma fotografia comum voc no tem como quantificar este nvel de intensidade, a menos que voc digitalize a foto (por exemplo, com um scanner) e a processe com um programa de tratamento de imagens. (3) Cor: Filmes fotogrficos e cmeras digitais comerciais so capazes de distinguir cores. Assim, o Sol aparecer avermelhado, o cu azul e a areia da praia esbranquiada. Cores podem tambm ser obtidas atravs da composio de imagens obtidas atravs de filtros diferentes. Fotos com um filtro azul, outro verde e um vermelho, por exemplo, podem ser combinadas para reconstruir a foto colorida da paisagem mesmo que usemos um filme preto e branco. Estes so tambm os trs tipos de informao que obtemos em imagens astronmicas. A principal diferena que astrnomos necessitam quantificar, isto , transformar em nmeros, a intensidade, forma e cor da nebulosa, estrela, galxia, ou seja l o que for. Por que? Ora, porque a partir desses nmeros inferimos vrias propriedades fsicas do objeto. Vamos comear nosso estudo pela da medida de intensidade da radiao, a partir da qual podemos calcular quanta energia luminosa o objeto produz por unidade de tempo, ou seja, sua potncia. Astrnomos chamam a potncia de um astro (que, como para uma lmpada, se pode medir em Watts) de Luminosidade (L).

12
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

2.1 LUMINOSIDADE E FLUXO


A luminosidade de um astro est intimamente ligada a processos fsicos que geram energia. No caso de uma estrela, este processo a fuso nuclear que ocorre no ncleo da estrela, um gigantesco reator onde elementos leves so transformados em elementos mais pesados, liberando energia de ligao nuclear (que no fundo corresponde converso de massa em energia segundo E = mc2). No caso de uma galxia, a luz que vemos na faixa do ptico provm principalmente das estrelas que a habitam, de modo que a luminosidade medida nos permite inferir quantas estrelas ela contm (tipicamente, de centenas de milhes a dezenas de bilhes de estrelas). No ncleo de certas galxias, conhecidas como galxias ativas ou quasares, a radiao provm de outra fonte: a liberao de energia gravitacional de gs sendo engolido por um Buraco Negro milhes de vezes mais massivo que o Sol. A energia potencial liberada na queda vira energia cintica que, por mecanismos de viscosidade, transformada em calor e finalmente em radiao. O mesmo processo ocorre em algumas estrelas binrias, nas quais uma estrela transfere matria para a outra. Em nebulosas, a emisso pode provir de sua energia trmica (ou seja, do movimento dos ons, tomos ou molculas que a constituem), ou de ftons liberados por eltrons que caem de nveis de energia altos em direo ao estado fundamental (uma cascata quntica) aps serem excitados por radiao proveniente de uma estrela muito quente, ou de um ncleo ativo. Existe, portanto, muita Fsica por trs da luz que coletamos de objetos astronmicos. Apenas com medidas quantitativas da intensidade da radiao podemos usar os dados coletados para estudar as propriedades fsicas do objeto, como sua massa, temperatura e composio qumica, e assim entende-los melhor. A maneira de medir a intensidade de luz depende do tipo de detector que usamos. Cmeras CCD (figura 1.6) so os detectores mais populares hoje em dia (ver quadro II) para observaes entre o ultravioleta e o infravermelho. Esses detectores dividem a imagem em uma matriz. A luz que incide sobre cada pixel, isto , sobre cada elemento desta matriz, gera eltrons numa proporo de aproximadamente um eltron por fton. Contando o nmero de eltrons acumulados em uma imagem com uma exposio de durao texp, obtemos quantos ftons chegam ao detector por unidade de tempo. Se soubermos a energia de cada fton (o que podemos controlar usando diferente filtros ver seo 2.4), obtemos quanta energia atinge o detector por unidade de tempo. Esta no , ainda, a luminosidade do objeto, pois de todos os ftons por ele emitidos apenas uma frao nfima interceptada pela superfcie coletora do telescpio! Para entender isso, imagine uma estrela como o Sol, que radia 3,9 x 1026 W, valor conhecido como luminosidade solar (L). A luz que ela radia se espalha em todas direes do espao, e quanto mais longe ela estiver mais fraca parecer. Digamos que esta irm gmea do Sol est a uma distncia d = 10 anos-luz= 3,06 pc = 9,46 x 1016 m de ns. Dos 3,9 x 1026 Joules que ela emite a cada segundo, apenas uma frao minscula chega aqui na Terra. Imagine toda esta luminosidade cruzando uma superfcie esfrica de raio d centrada

13
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

na estrela. A rea desta esfera 4 d2, de modo cada metro quadrado aqui na Terra recebe 3,9 x 1026 / 4 (9,46 x 1016)2 = 3,5 x 10-9 Joules por segundo. Se nosso telescpio possui uma superfcie coletora de 10 m2 (que corresponde a um espelho primrio de 3,6 m de dimetro), ele coleta 3,5 x 10-8 W, ou seja, 3 bilhes de vezes menos que uma lmpada de 100 W e 1034 vezes menos do que a estrela emite! Os nmeros podem assustar, mas apenas refletem o fato de que a radiao se dilui com a distncia segundo a lei do inverso do quadrado. Para passar da potncia medida para a potncia intrnseca L da estrela temos necessariamente que saber a que distncia ela se encontra. Matematicamente, esta relao se d atravs do conceito de Fluxo: F = L / 4 d2

Figura 2.1 O conceito de Fluxo. Na figura da esquerda, o balde A coleta mais ftons por segundo do que o balde B pois est mais prximo da fonte. Sendo L a luminosidade da fonte, os fluxos em A e B so FA = L / 4dA2, e FB = L / 4dB2. A relao entre FA e FB FA / FB = (dB /dA)2. A figura da direita tambm demonstra a diluio do fluxo com o inverso do quadrado da distncia. A radiao que cruza uma unidade de rea a uma distancia d cruza quatro unidades de rea a uma distncia 2 d.

Como demonstrado no exemplo acima, F mede quanta energia cruza uma unidade de rea em uma unidade de tempo. A unidade de fluxo , portanto, J s-1 m-2, ou W m-2, embora astrnomos freqentemente usem magnitudes para expressar fluxos (ver quadro III abaixo). Este conceito de fluxo o mesmo usado para quantificar a intensidade do som, ou a intensidade de chuva em uma certa regio. Dizer que choveram 10000 litros de gua no de nenhuma utilidade se no dissermos durante quanto tempo choveu (Uma hora? Uma

14
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

semana? Um ano?) nem sobre que rea caram os 10000 litros (1 m2? 1 km2? Em toda Bahia?). S depois de especificarmos o fluxo saberemos se se trata de uma goteira, uma garoa ou um dilvio. Os fotoeltrons que contamos em nosso CCD medem, portanto, o fluxo de radiao proveniente do objeto, e no sua luminosidade. Em astronomia, a medida de fluxos chamada de fotometria. EXERCCIO 2.1: Uma metralhadora isotrpica dispara balas em todas direes a uma taxa de 1000 balas por segundo. Um balde com abertura de 1 m2 est embocado na direo da metralhadora, a uma distancia de 5 m desta. Quantas balas o balde intercepta por segundo? Quanto tempo demora para ele acumular 3000 balas? E para um balde a 50 m de distncia? EXERCCIO 2.2: Sendo a luminosidade do Sol 3,9 x 1026 W e a distncia do Sol Terra de 150 milhes de km, qual o fluxo do Sol na Terra, em W m-2? A quantas lmpadas de 100 W vistas de 1 m de distncia corresponde este fluxo? EXERCCIO 2.3: Suponha que o comprimento de onda mdio dos ftons que saem do Sol de 5000 , o que equivale a uma energia E = hc / = 4 x 10-19 J. Calcule (a) quantos ftons o Sol emite por segundo, e (b) quantos ftons incidem por segundo na palma de sua mo, assumindo que ela tem uma rea de 80 cm2. EXERCCIO 2.4: Imagine a superfcie da Terra inteiramente coberta com lmpadas de 100 W, cada uma com 30 cm2 de rea. Sabendo que o raio da Terra de R = 6731 km, qual seria a luminosidade da Terra? Parece muito? Ento expresse o resultado em luminosidades solares (L = 3,9 x 1026 W). EXERCCIO 2.5: Digamos que uma pessoa tem uma rea de 0,85 m2 quando vista de frente. Quantos Joules incidem sobre essa pessoa durante uma hora deitada na praia, com o Sol a pino? Quantas duchas de 5 minutos em um chuveiro de 1000 W voc poderia tomar com essa energia?

Em princpio, o fluxo no nos diz se o objeto intrinsecamente luminoso ou no; F nos d apenas o brilho aparente! A estrela gmea do Sol no exemplo acima, apesar de possuir a mesma luminosidade que o Sol, obviamente muito menos brilhante (isto , seu fluxo medido menor que o do Sol), simplesmente porque se encontra muito mais distante. Outro exemplo que ilustra o efeito da distncia que uma galxia tpica possui dezenas de bilhes de estrelas, sendo portanto dezenas de bilhes de vezes mais luminosa que uma estrela individual. Contudo, a olho nu, vemos milhares de estrelas no cu (todas elas pertencentes a nossa galxia), mas apenas trs galxias, Andrmeda e as duas Nuvens de Magalhes, e mesmo essas galxias so difceis de visualizar. Galxias esto to distantes

15
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

que, apesar da enorme luminosidade, o fluxo pequeno demais para ser percebido pelo olho humano. Mtodos para medir a distncia de objetos astronmicos so fundamentais para calcularmos suas luminosidades. Alguns desses mtodos sero discutidos no decorrer deste texto (consulte a bibliografia recomendada para mais detalhes). EXERCCIO 2.6: O fluxo proveniente de Sirius A, a estrela mais brilhante no cu (fora o Sol, claro), de 9,5 x 10-8 W m-2. Sabendo que sua distncia 2,66 pc = 8,21 x 1016 m, mostre que sua luminosidade L =8 x 1027 W = 20 L. Existem muitas estrelas mais luminosas que Sirius em nossa Galxia, algumas chegando a L = 106 L. Ela a mais brilhante (maior fluxo) apenas porque est prxima. ------------------------------------- QUADRO III Magnitudes -----------------------------------No caso de intensidade sonora a unidade mais comum o decibel (dB), que expressa o fluxo de energia sonora em uma escala logartmica. Se F o fluxo de energia sonora em W m-2 ento o volume em dB definido por 10 log (F / 10-12). Sons mais fracos que 0 dB, e portanto com fluxo menor que 10-12 W m-2, so inaudveis (ao ouvido humano), enquanto acima de 120 dB o barulho insuportvel (limiar da dor). Astrnomos tambm usam uma escala logartmica para medir fluxos. Para um astro de fluxo F, definimos sua magnitude aparente, m, por m = -2,5 log F + C = -2,5 log [L / 4d2] + C onde C uma constante que depende da faixa espectral na qual as observaes so realizadas. Alis, na prtica, m quase sempre se refere a uma faixa espectral, como por exemplo a banda B (3900 < < 4900 ), ou a banda V (5000 < < 6000 ). Note que o sinal de negativo na frente de log F implica que m e F crescem em sentidos opostos: Quanto maior o fluxo menor a magnitude aparente! A diferena de magnitudes entre duas estrelas, uma com fluxo F1 e outra 100 vezes mais brilhante, F2 = 100 x F1, de m1 m2 = -2,5 log F1/F2 = 5 magnitudes. Assim como o fluxo, a magnitude aparente depende da distncia, mas da maneira inversa: Quanto mais distante maior m. Esta escala estranha tem sua origem histrica na Grcia antiga, mas ainda muito utilizada hoje em dia. A estrela mais brilhante no cu Sirius, cuja magnitude aparente m = -1,44 na faixa entre 5000 e 6000 (a banda V). Em noites lmpidas, longe das luzes da cidade, o olho humano chega a perceber estrelas at magnitude ~ 6. Isto corresponde ao brilho que o Sol teria se estivesse a 1,44 pc de distncia. Esta uma distncia astronomicamente minscula! Basta lembrar que nossa galxia tem mais de 10 kpc de raio. Portanto, existem muito mais estrelas no cu do que seu olho pode ver! Assim como a magnitude aparente est relacionada ao fluxo, a magnitude absoluta, simbolizada pela letra M, est associada luminosidade. Define-se M como a magnitude aparente que um objeto teria se estivesse localizado a uma distncia d = 10 pc.

16
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

M = m(d=10 pc) = -2,5 log [L / 4 (10pc)2] + C A diferena entre m e M depende apenas de d, e chamada de mdulo de distncia: m - M = 5 log d(em pc) - 5 Na faixa do visvel, M = +4,82 para o Sol e + 1,45 para Sirius. Desses nmeros deduz-se que Sirius 22 vezes mais luminosa que o Sol o 22 vem de 10 elevado (4,82 1,45) / 2,5. Para galxias grandes, como a Via Lctea, M tipicamente da ordem de 21,5, o que implica que elas contem da ordem de 3x1010 sis. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.1.1 Extino Interestelar A equao F = L / 4 d2 presume que nada acontea com a luz da fonte em sua viagem at ns, isto , nada alm da diluio com o inverso do quadrado da distncia. Isto nem sempre verdade. O espao entre as estrelas, apesar de ser muito mais rarefeito do que o melhor vcuo que se consegue em um laboratrio, no vazio. O meio interestelar contm gs e partculas minsculas, compostas de grafite, silicatos e uma camada de gelo. Essas partculas, cujos tamanhos so tipicamente de 0,1 a 1 m, so chamadas de poeira. Em termos relativos, a quantidade de poeira em nossa galxia pequena: So ~ 107 M contra mais de 1010 M em estrelas. Porm, como a galxia vasta, o efeito da poeira sobre a luz no pode ser desprezado. EXERCCIO 2.7: Considere que o disco da Galxia tenha uma espessura de 200 pc e um dimetro de 30 kpc. Qual a densidade da poeira em kg / m3? Aproveite que estamos falando no assunto e faa algo semelhante com as estrelas: Sabendo que existem aproximadamente 100 bilhes de estrelas em nossa Galxia, quantas estrelas por pc3 existem? Agora suponha que cada estrela tenha massa igual ao Sol e converta o resultado anterior para kg / m3. Voc notar que o universo incrivelmente pouco povoado por matria! EXERCCIO 2.8: Imagine-se andando pela galxia com um balde de 1 m2 de rea. Quantos metros voc tem que caminhar at coletar 1 kg de poeira? E quantos quilos voc coletaria indo daqui at o centro da galxia?

Quando um raio de luz incide sobre um gro de poeira, ele pode ser defletido para outra direo. Assim, se no caminho de uma estrela at ns existirem nuvens de poeira, parte da radiao da estrela que vem em nossa direo ser desviada por gros de poeira, e no chegar at ns. Vista sob esse vu de poeira, uma estrela parece mais fraca do que :

17
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

O fluxo observado Fobs menor do que o fluxo intrnseco Fint = L / 4 d2. Esse fenmeno conhecido como extino interestelar. Em uma noite perfeita, longe das luzes da cidade, voc pode perceber uma faixa escura cortando a Via Lctea como uma espinha dorsal (figura 2.2a), para usar a expresso de Carl Sagan. Esta faixa no se deve ausncia de estrelas, mas presena de poeira, que esconde as estrelas atrs dela. Esta faixa escura tambm vista em outras galxias, como a famosa galxia do Sombrero, ilustrada na figura 2.2b. Note como, em ambos casos, a poeira est concentrada no plano do disco da galxia. Outro exemplo de extino o Saco de Carvo, uma nuvem escura que pode ser observada nas proximidades do Cruzeiro do Sul.

Figura 2.2 (a) Imagem ptica da Via Lctea. A avenida leitosa, que nada mais do que a luz de muitas estrelas, cortada ~ ao meio por uma faixa escura. So nuvens de poeira, que bloqueiam a luz de estrelas atrs delas. (b) O mesmo efeito visvel na imagem da galxia M 104 (o Sombrero). Note como a poeira se concentra no disco da galxia. (c) Ao contrrio do que acontece na faixa do visvel, a poeira interestelar praticamente no afeta ftons de grandes comprimentos de onda. Se voc pudesse enxergar luz infravermelha, teria uma viso bem mais limpa da Via Lctea, tal qual nesta imagem obtida pelo satlite COBE.

Obviamente, quanto mais poeira houver no caminho, menor ser a razo Fobs/Fint. Matematicamente, isto se expressa da seguinte maneira:

18
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Fobs = Fint e- onde a chamada profundidade ptica da poeira. A profundidade ptica proporcional ao nmero de gros de poeira no caminho da estrela at ns. Quanto maior for esse caminho, mais poeira haver e maior ser . No disco de nossa galxia, e para a faixa espectral entre 5000 e 6000 , vale em mdia ~ 1 para estrelas a 1 kpc de distncia, 2 para estrelas a 2 kpc e assim por diante. Assim, o fluxo observado de uma estrela a d = 1 kpc Fobs = Fint e-1 = 0,37 Fint, ou seja, 2,7 vezes menor do que o fluxo intrnseco. A 2 kpc, Fobs = 0,14 Fint, 0,05 Fint a 3 kpc, etc. fcil perceber que a simples aplicao de Fobs = L / 4 d2, ignorando a presena de extino, nos leva a superestimar a distncia. O valor de d assim obtido e+/2 vezes maior do que o valor verdadeiro. Por exemplo, para uma distncia verdadeira d = 1 kpc, e portanto ~ 1, a expresso (L / 4 Fobs)1/2 forneceria uma distncia aparente de 1,6 kpc, um erro de 60%. J para d = 3 kpc, obteramos 13,4 kpc, um erro de mais de 300%! EXERCCIO 2.9: Definindo a distncia aparente como dap =(L / 4 Fobs)1/2 e a distncia verdadeira como d =(L / 4 Fint)1/2 , prove, usando a relao Fobs = Fint e-, que dap = d e+/2. Calcule dap/d para = 1, 2, 3, 5 e 10. EXERCCIO 2.10: Como em todo processo de interao radiao-matria, a extino depende do comprimento de onda: maior para s menores. Considerando esta dependncia, voc acha que olhando o cu com culos azuis voc enxerga mais longe do que com um filtro vermelho? Explique.

Fica claro dos exemplos acima que no possvel ignorar os efeitos da extino! E para corrigir esse efeito precisamos conhecer . Conhecendo L e d, podemos determinar pela comparao de Fint = L / 4 d2 com o fluxo observado Fobs. Porm, isso raramente possvel. Embora existam mtodos para medir d que independam da extino (ver seo 2.2), a determinao de L geralmente requer medidas de fluxo, que so fortemente afetadas pela extino. Basicamente, o problema que no trivial distingir uma estrela muito luminosa que parece fraca porque sofre muita extino de uma estrela intrinsecamente pouco luminosa que pouco extinta. Uma das maneiras de estimar avaliando o efeito que a poeira causa sobre as cores da estrela. Alm de diminuir o fluxo, a poeira muda a cor da radiao que a atravessa: Ela se torna mais vermelha. Esse fenmeno, conhecido como avermelhamento, se deve ao fato de que os gros de poeira espalham mais eficientemente ftons de menor que ftons de maior . Matematicamente, isso implica que maior quanto menor for . Uma explicao simplificada de porque isto ocorre pode ser dada comparando o comprimento de onda de um fton com o tamanho dos gros de poeira, que varia entre ~ 0,1 e 1 m. Um fton grande, isto , de comprimento de onda grande comparado com o tamanho do gro, passa

19
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

por ele praticamente sem percebe-lo, como uma caminho ultrapassando uma bicicleta. J um fton pequeno, v o gro como se ele fosse uma enorme parede. Assim, os gros espalham mais ftons azuis do que ftons vermelhos, alterando a cor da estrela. Neste sentido, mais correto dizer que a poeira torna a estrela menos azul do que mais vermelha. A figura 2.2c mostra uma imagem da Via Lctea montada a partir de observaes no infra-vermelho. Ftons nessa faixa espectral tm >> que os gros de poeira, e portanto sofrem pouqussima extino. O centro de nossa galxia, com seu bojo arredondado, claramente visvel nessa imagem, o que no acontece em imagens pticas, pois a extino nessa faixa tal que o fluxo das estrelas no centro de nossa galxia diminudo mais de 10000 vezes! A figura 2.3 compara imagens do centro de nossa galxia em trs s diferentes. O centro galctico completamente invisvel no ptico. Em = 2 m a profundidade ptica ~ 10 vezes menor que no ptico, o que j nos permite pelo menos ver algo, enquanto em = 25 m, a escurido vira luz! Estrelas frias, nebulosas e a emisso da poeira aparecem na imagem do satlite IRAS, embora ela tenha uma resoluo (seo 2.3.3) bem inferior s outras duas imagens. Outro exemplo de como observaes no infravermelho nos permitem ver atravs da poeira dado na figura 2.4, onde comparamos uma imagem ptica com imagem em = 1,5 m da nebulosa de Orion, uma maternidade de estrelas. Como todas outras regies de formao estelar, Orion rica em gs e poeira. Isto, alis, no coincidncia: estrelas se formam a partir da contrao de nuvens de gs, e onde h gs tambm h bastante poeira.

Figura 2.3 Imagens do centro da Via Lctea. (a) ptico, do Palomar Optical Sky Survey. (b) Infravemelho prximo, = 2 m, do 2 Micron All Sky Survey. (c) Infravermelho distante, = 25 m, do satlite IRAS. A imagem em = 25 m mais borrada devido baixa resoluo do IRAS.

20
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.4 Comparao de uma imagem no ptico (a) com uma imagem em = 1,5 m (b) da nebulosa de Orion. As reas escuras na imagem ptica so regies encobertas por nuvens de poeira. A extino to grande no ptico que apenas as estrelas mais brilhantes podem ser vistas. J a imagem no infravermelho prximo, que nos permite ver atravs da cortina de poeira, revela um grande nmero de estrelas, algumas delas ainda em formao (proto-estrelas). ------------------------------ QUADRO IV - O Universo de Kapteyn ----------------------------Apenas nos anos 1940 astrnomos se convenceram definitivamente da existncia de um meio interestelar opaco, o que suscitou a reviso de muitos dos resultados obtidos at ento. Ao redor de 1910, o astrnomo holands J. Kapteyn e colaboradores de vrios paises embarcaram em um grande projeto observacional visando estimar o tamanho e geometria de nossa galxia e nossa posio nela. O resultado obtido, que veio a ser conhecido como o Universo de Kapteyn, talvez o exemplo mais dramtico de como a extino interestelar pode nos enganar. Kapteyn & Cia planejaram construir um mapa tri-dimensional da Via Lctea baseado na relao fluxo-distncia, F = L / 4 d2. Apenas para simplificar a discusso, suponha que L fixa, de modo que medindo o fluxo de uma estrela imediatamente sabemos sua distncia. J sabemos que isto no certo (por exemplo, exerccio 2.6), mas pode-se facilmente generalizar o argumento abaixo para estrelas com luminosidades diferentes. O que Kapteyn & Cia fizeram foi medir o fluxo de todas estrelas (pelo menos todas que as placas fotogrficas da poca permitiam detectar) em todo cu na verdade eles selecionaram 200 regies do cu. Findo este trabalho monumental, que tardou vrios anos, eles tinham uma tabela gigante com as 3 coordenadas espaciais de cada estrela: d (deduzida a partir de F) e as duas coordenadas celestes, que especificam a latitude e longitude no cu.

21
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Mapeando esse conjunto de dados, digamos em um sistema cartesiano (x,y,z), Kapteyn obteve a distribuio de estrelas na galxia. Desse mapa 3D, ele deduziu que a galxia tem uma forma achatada, cerca de ~ 5 vezes maior ao longo do plano do que perpendicular a ele. Ele inferiu a existncia de estrela at d ~ 8 kpc ao longo do plano, mas a esmagadora maioria delas estariam a menos de d ~ 3 kpc. At a nada de mais, pois esta concluso apenas uma verso quantitativa da existncia do disco da Via Lctea, que podemos observar a olho nu. A concluso mais surpreendente de seu estudo foi a localizao do centro da distribuio de estrelas. Segundo ele, o Sol estaria a 650 pc do centro dessa distribuio. Ou seja, o Sol estaria prximo do centro da galxia! Finalmente ns terrqueos encontramos um motivo de orgulho csmico: vivemos em uma posio privilegiada, pertinho do centro do universo... Desnecessrio dizer que esta concluso falsa. Mas onde foi que Kapteyn errou? Ele errou ao desconsiderar os efeitos de extino. No podemos culp-lo por isso, pois, poca, a prpria existncia de um meio interestelar ainda estava por ser comprovada. A localizao prxima ao centro das estrelas apenas uma iluso de ptica causada pela extino, que facilmente explicada com a seguinte analogia. Imagine que voc est em um campo de futebol com milhares de pessoas, digamos assistindo a um concerto de rock. Voc est sentado na marca do pnalti, portanto longe do centro do campo. fcil perceber que voc no est no centro da distribuio de pessoas: Olhando para trs voc v apenas algumas dezenas de pessoas, enquanto que olhando na direo do centro do campo voc ver muito mais gente. De repente, baixa uma forte neblina. To forte que voc no enxerga nada alm de uns poucos metros. Agora, olhando em qualquer direo voc v sempre o mesmo numero de pessoas, o que lhe d a falsa impresso de estar no centro! As concluses de Kapteyn foram contestadas por H. Shapley, que obteve resultados completamente distintos a partir do mapa tridimensional da distribuio de aglomerados globulares. A histria desse embate, que em muitos aspectos to relevante quanto a revoluo Copernicana, pode ser encontrada em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/diamond_jubilee/debate_1920.html. (Vide tambm a discusso sobre a zona proibida na seco 2.3.5) --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.2 DISTNCIAS
Como deve ser bvio a todos, infelizmente no h como usarmos os mtodos mais comuns de medida de distncia para medirmos distncias astronmicas. Espichar uma fita mtrica ou qualquer tipo de corda daqui ao astro mais prximo (a Lua est a uma distncia de 380 000 km) certamente uma tarefa impossvel. Outro mtodo comumente usado nos tempos modernos o de radar. Hoje em dia existem distintas verses deste mtodo e topgrafos o usam diariamente enviando feixes de luz infravermelha a um espelhinho que a reflete. A luz retorna ao ponto de partida e captada no interior do aparelho. Internamente

22
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

o computador de bordo calcula a distncia at o espelho multiplicando a velocidade da luz pelo tempo de viagem do feixe de luz. Em astronomia o mtodo de radar comeou a ser usado depois da dcada de 1950 e hoje usado com bastante sucesso para alguns corpos do sistema solar. Exemplo da mxima preciso deste mtodo o Laser Ranging Service (http://almagest.as.utexas.edu/~rlr/mlrs.html). Quando os astronautas foram Lua l deixaram um conjunto de espelhos que refletem a luz incidente de volta sua direo original. Agora astrnomos enviam feixes de laser Lua e medem o tempo de ida e volta do feixe para calcular a distncia at a Lua. A preciso alcanada nestas medidas de alguns centmetros. Sem o uso de espelhinhos, que at hoje s foram colocados na Lua, a distncia at alguns planetas do sistema solar j foi medida enviando-se ondas de rdio superfcie dos planetas e medindo o tempo para retorno de seu reflexo, o que equivale a usar o planeta inteiro como um espelho! Para que esta medida possa ser efetuada a intensidade das ondas e a sensibilidade do aparelho detector devem ser muito grandes, pois medida que tratamos de objetos mais distantes mais fraca se torna a radiao refletida. Assim, este mtodo tipo radar no pode ser aplicado para objetos fora do sistema solar, e mesmo se ele fosse tecnicamente possvel, passariam 8 anos entre o envio do sinal e a recepo do eco da estrela mais prxima. Como vemos, os mtodos terrenos de medida de distncias no se aplicam aos objetos celestes. Ento, o que fazemos para saber a que distncia estamos deles? Espiche seu brao em frente ao seu rosto e segure um lpis em p. Agora feche um olho e note na frente de que objeto o lpis est. Feche o olho aberto e abra o fechado. O lpis deve ter se movimentado contra os objetos no fundo, quanto mais distantes estiverem os objetos no fundo melhor. Agora encolha o brao e repita a operao. O lpis deve ter se deslocado ainda mais. Coloque o lpis a uns dois metros de distncia e repita. Agora o lpis deve ter se deslocado menos. Vemos portanto que o deslocamento depende da distncia do lpis. Analisemos o desenho na figura 2.5. A distncia entre os olhos d, o ngulo pelo qual o lpis se desloca ao trocarmos de olho podemos calcular a distncia l at o lpis usando um pouquinho de trigonometria: tg = d / l l = d / tg l d / A ltima aproximao vlida para pequenos ngulos, quando tg . (Verifique voc mesmo a validade desta aproximao, fazendo uma tabela de contra tg para entre 0 e 0,5 radiano). O valor obtido para est obviamente em radianos. Para convert-lo para graus ou segundos de arco precisamos lembrar que 180o = radianos. Este movimento aparente do lpis, que surge devido ao fato de que cada olho o v desde um ngulo diferente, se chama de paralaxe trigonomtrica. O ngulo / 2 chamado de ngulo paraltico.

23
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.5 Paralaxe conforme vemos com os nossos olhos.

Podemos usar esta mesma idia para medir a distncia at objetos remotos que, ao contrrio do lpis, no podemos alcanar nem com o brao nem com o mais potente foguete. No passado este mtodo foi usado para medir a distncia at a Lua e planetas mais prximos. Veja o exerccio 2.11 para ter uma idia da preciso necessria para medidas de paralaxe. EXERCCIO 2.11: Calcule o valor do ngulo para: a) um objeto situado a 2m do seu rosto admitindo que a distncia entre seus olhos de 7,5cm; b) um objeto situado a 20m; c) a 200m; d) para a Lua estando dois observadores afastados de 400 km um do outro (eles iro bater fotos ao mesmo tempo e compar-las depois); e) de Marte com dois observadores separados de 400km; f) de Marte, com os observadores separados de 10 000 km; g) da estrela Centauri (a mais prxima da Terra, situada a 4,3 anos luz de distncia) utilizandose o movimento da Terra ao redor do Sol, tirando-se uma foto em um dia e outra seis meses depois (lembre-se que a distncia Terra-Sol de ~150 milhes de km, valor conhecido como Unidade Astronmica).

Como vimos no exerccio 2.11, medida que tentamos ver objetos mais distantes o ngulo paraltico diminui vertiginosamente. Atualmente as melhores medidas de paralaxe foram obtidas com o satlite Hiparcos (http://astro.estec.esa.nl/Hipparcos/) e tm uma preciso de 1 mili-segundo de arco para estrelas mais brilhantes. Voc saberia calcular a que distncia isso corresponde?

24
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

------------------------------ QUADRO V A definio de parsec -------------------------------Vrias vezes neste texto citamos distncias e tamanhos em unidade de parsec (pc). Caso voc ainda no tenha consultado a tabela de constantes, saiba que 1 pc = 3,08 x 1016 m. Mas de onde vem esta unidade estranha, s usada por astrnomos? A definio de parsec nasce precisamente da medida de distncias usando o mtodo da paralaxe trigonomtrica. Defini-se 1 pc como a distncia de uma estrela cujo ngulo paraltico de 1 segundo de arco, o que equivale 2 / 206265 = 9,70 x 10-6 radianos. Imagine que voc hoje olha para uma estrela e a v em certas coordenadas no cu. Daqui a 6 meses, a Terra estar do outro lado da sua rbita do Sol, e portanto a uma distncia D = 2,99 x 1011 m de onde estamos hoje. Vista desta outra posio, a estrela parece ter coordenadas ligeiramente diferentes (do mesmo modo como o lpis se mexe no exemplo discutido acima) devido ao efeito de paralaxe, tal qual ilustrado na figura 2.6. Se durante esses 6 meses a estrela se move um ngulo 2 = segundos de arco, sua distncia d = D / 2. Fazendo as contas: d = 2,99 x 1011 m / (2 x 4,85 x 10-6 rad) = 3,08 x 1016 m, ou seja, 1 pc! Duas outras unidades de distncia comuns em astronomia so a unidade astronmica, 1 UA = 1,496 x 1011m, que nada mais que a distncia mdia da Terra ao Sol, e o ano luz = 9,46 x 1015 m, que dispensa apresentaes. Passados outros 6 meses, a estrela volta a sua posio de origem, a menos que ela tenha realmente se movido! De fato, estrelas se movimentam pela galxia, mas este movimento s pode ser detectado para estrelas prximas. Sirius, por exemplo, anda 1,33 segundos de arco por ano no plano do cu. Este movimento chamado de movimento prprio. A velocidade tpica de estrelas prximas de 10 a 20 km s-1 com respeito ao Sol. Pode parecer rpido, mas no em termos astronmicos. Ao longo de milhares de anos, este movimento vai aos poucos mudando a cara do cu, deformando as constelaes! O Cruzeiro do Sul, por exemplo, um dia no ter mais a cara de cruz. Habitantes de sistemas onde as estrelas esto mais prximas umas das outras e/ou se movimentam mais rapidamente (como em aglomerados globulares ou no ncleo de galxia) vem o cu mudar bem mais rpido. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.6 O movimento anual da Terra ao redor do Sol pode ser usado para calcular distncias at estrelas usando o mtodo da paralaxe trigonomtrica. Conhecendo a distncia Terra-Sol e medindo o ngulo paraltico , obtm-se a distncia at a estrela. Dentro de alguns anos entrar em funcionamento a Misso Interferomtrica Espacial (Space Interferometric Mission, ou simplesmente SIM, com previso de lanamento para 2009; ver http://sim.jpl.nasa.gov) que consistir em um grupo de telescpios dedicados medida de paralaxes e que deve atingir uma preciso de micro-segundos de arco usando tcnicas de intereferometria (ver quadro VII). Com esta preciso angular incrvel, 1000 vezes melhor do que a obtida com o Hiparcos, astrnomos podero medir a paralaxe para estrelas 1000 vezes mais distantes, e assim produzir um mapa detalhado da galxia, uma lista de endereos estelares maior que a lista telefnica de So Paulo! Esta rea da astronomia, que lida com medidas precisas de posio, chamada de astrometria. Mesmo com este instrumento maravilhoso poderemos apenas medir distncias bastante pequenas comparadas com a dimenso do universo. Na verdade a SIM apenas permitir medidas de paralaxe de objetos dentro de nossa Galxia e nas vizinhas Nuvens de Magalhes. Como podemos ento falar de distncias de bilhes de anos-luz o tempo inteiro se no podemos medi-las? verdade que a nica medida direta de distncia que dispomos hoje a paralaxe, porm outras medidas menos diretas, mas bastante razoveis, podem ser usadas, dentre elas: Paralaxe espectroscpica: Imagine que encontremos no cu uma estrela muito parecida com o Sol (uma estrela muito parecida com o Sol ter um espectro muito parecido com o do Sol). Pronto, mesmo que essa estrela esteja a uma distncia

26
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

muito grande j podemos saber sua distncia, pois se a estrela for idntica ao Sol ento ter uma luminosidade total idntica luminosidade do Sol, L. Conforme vimos na seo 2.1, o fluxo total relaciona-se com a distncia por F = L / 4d2. Assim, podemos calcular a distncia a um objeto se medirmos o seu fluxo e pudermos inferir sua luminosidade a partir de algum conhecimento prvio a seu respeito, no exemplo citado pela semelhana do espectro da estrela com o do Sol. O mesmo pode ser feito para outras estrelas, de preferncia mais brilhantes (para que possamos v-las mais longe) desde que encontremos uma delas a uma distncia pequena o suficiente para podermos medir sua paralaxe. Cefeidas: Se olharmos o cu em uma noite escura longe das luzes da cidade, alm da Via-Lctea, veremos no sul um par de manchas prximas Via-Lctea que parecem duas nuvens. Essas nuvens so as Nuvens de Magalhes e so na verdade duas galxias satlites da nossa. No comeo deste sculo a astrnoma HenriettaLewitt estudava estrelas na Grande Nuvem de Magalhes cujo brilho variava periodicamente, estrelas Cefeidas, segundo o nome da mais famosa delas, que a estrela Cephei. Um belo dia ela resolveu fazer um grfico do brilho mdio dessas estrelas contra o perodo da variao e fez uma descoberta que se tornaria das mais importantes na Astrofsica. Quanto mais brilhante a estrela mais longo o perodo da variao. Por que essa descoberta to importante? Bem, em primeiro lugar lembremos que todas estrelas esto na Nuvem de Magalhes e portanto se uma estrela mais brilhante que as outras porque ela intrinsicamente mais brilhante e no porque est mais prxima. Assim sendo, ao vermos uma estrela Cefeida em alguma galxia distante podemos medir as suas variaes e determinar o seu perodo. Depois basta que a comparemos s estrelas da Nuvem de Magalhes para que saibamos a sua luminosidade. Para uso desta tcnica est implcito que acreditamos que as estrelas Cefeidas so iguais em galxias diferentes e tambm que conhecemos a distncia at a Nuvem de Magalhes. Este mtodo nos permite medir distncias at o limite em que no mais podemos distinguir estrelas Cefeidas nas galxias. Esta distncia limite atualmente da ordem de 20 Mpc. Tipo de galxia: Da mesma forma que assumimos que estrelas de espectro semelhante possuem a mesma luminosidade podemos tambm assumir que galxias do mesmo tipo morfolgico (que, como o nome diz, caracteriza a forma da galxia) possuam aproximadamente a mesma luminosidade. Desta forma quando olhamos galxias em aglomerados de galxias muito distantes podemos identificar o tipo morfolgico de algumas galxias e novamente usar a relao F = L/4d2 para determinar a distncia ao aglomerado. Uma variante deste mtodo assumir que todas galxias de um certo tipo morfolgico tm o mesmo tamanho intrnseco. Medindo seu tamanho aparente, podemos inferir sua distncia. (Voc ter oportunidade de ver como esse mtodo funciona no exerccio 3.10.) Galxia mais brilhante em um aglomerado: Quando olhamos aglomerados ainda mais distantes at mesmo o tipo morfolgico das galxias torna-se difcil de identificar, em mdia as galxias mais brilhantes de um aglomerado tm o mesmo brilho. Costuma-se usar a terceira galxia mais brilhante em um aglomerado como

27
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

um indicador de luminosidade. Ou seja, assume-se que a terceira galxia mais brilhante de qualquer aglomerado de galxias tem sempre a mesma luminosidade. Enquanto isso certamente no exatamente verdade, sabemos que em mdia correto para aqueles aglomerados que podemos medir a distncia por outros mtodos, o que nos permite usar este mtodo para estimar distncias.

2.3 TAMANHO ANGULAR, TAMANHO FSICO E FORMA


No apenas o fluxo de radiao que diminui quando a distncia cresce. Tambm o tamanho angular diminui quanto maior for a distncia do objeto. Tente ler este texto a 10 m de distncia e voc imediatamente perceber o efeito! O ngulo subentendido por um objeto de tamanho fsico D localizado a uma distncia d >> D , em radianos, dado por = D / d [radianos] (ver figura 2.7). Note que esta a mesma equao deduzida acima ao discutirmos o efeito de paralaxe trigonomtrica. Para galxias, D da ordem de 10 kpc, enquanto d da ordem de 10 Mpc para galxias relativamente prximas. Alm disso, normalmente dado em unidades de segundos de arco: 1 segundo de arco = 1/3600 o = 4,85 x 10-6 rad. Fazendo as converses de unidades a equao acima fica = 206 (D/10 kpc) / (d/10 Mpc) [segundos de arco] Ou seja, uma galxia de 10 kpc de dimetro a 10 Mpc de ns subentende um ngulo no plano do cu de apenas 206 segundos de arco, o que corresponde a 206 / 3600 = 0,057o. Isto equivale a um ano de 1 m de altura visto de 1 km de distncia!

Figura 2.7 A base do tringulo acima tem um comprimento D = 2 d tan /2. A grandes distncias, d >> D, o ngulo se torna pequeno o suficiente para utilizar a aproximao tan /2 ~ /2, de modo que D = d . Note que esta expresso vale apenas para expresso em radianos! Para em segundos de arco, a expresso D = d / 206265.

28
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

EXERCCIO 2.12: (a) Sabendo que o Sol tem um dimetro de 0,5o no cu e que ele est a d = 1,5 x 1011 m de ns, mostre que seu raio Ro de aproximadamente 700000 km. (b) A Lua muito menor que o Sol, mas ambos tm aproximadamente o mesmo tamanho angular. Sabendo que o dimetro da lua de 3500 km, calcule a distncia Terra-Lua.

Figura 2.8 Trs galxias espirais a diferentes distncias e com diferentes inclinaes com respeito linha de visada. Todas imagens tm o mesmo tamanho angular de 15 x 15 minutos de arco = 900 x 900 segundos de arco. (a) M74; (b) M99; (c) M88. EXERCCIO 2.13: Na figura 2.8, a galxia M99 parece menor que M74. Na verdade, elas tm tamanhos fsicos parecidos, ambas com um dimetro de ~ 30 kpc, mas M99 parece menor que M74 porque est mais distante. (a) Assumindo que ambas tm o mesmo dimetro D = 30 kpc, podemos calcular a distncia at elas medindo seu dimetro angular, que chamaremos de . Para fazer isso, mea com uma rgua o tamanho de cada galxia ao longo da direo de maior extenso, ou seja, ao longo do eixo-maior. Converta a leitura da rgua para segundos de arco, sabendo que cada figura tem 15 minutos de arco de lado, o que corresponde a 900 segundos de arco. Como voc perceber ao fazer as medidas, a presena de estruturas espirais e assimetrias nos discos dessas galxias torna a medida de um tanto subjetiva. (Voc deveria obter ~ 10 segundos de arco para M74 e ~ 5 segundos de arco para M99.) (b) Convertendo para radianos, calcule a distncia usando d = D/. (c) Estime a incerteza na medida de , e, usando propagao de erros, calcule a incerteza nas distncias. (d) Se as duas galxias tm a mesma luminosidade, quantas vezes mais fraco o fluxo de M99 comparado com o de M74?

29
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

2.3.1 Inclinao Naturalmente, a descrio do tamanho de um objeto deve ser acompanhada de uma descrio de sua forma. Apenas objetos esfricos podem ser descritos por apenas um nmero: o valor de seu raio ou dimetro. Para descrever objetos de forma elptica, por exemplo, precisamos fornecer os valores de seus semi-eixos maior (a) e menor (b). Em princpio, objetos circulares, como anis planetrios ou discos de galxias, podem ser descritos apenas por um nmero, seu raio R. Contudo, sua aparncia no cu pode ser diferente da de um crculo se ele estiver inclinado com relao nossa linha de visada, isto , se a linha entre ns e ele no coincidir com seu eixo. Quando o ngulo i entre estas duas direes for diferente de 0, o objeto ter a aparncia de uma elipse cujo semi-eixo maior ter a dimenso a = R, mas seu semi-eixo menor ser b = R cos i. Como podemos facilmente medir a e b a partir de uma imagem, podemos inferir o ngulo de inclinao i = arc cos(b/a). Este um exemplo do efeito de projeo, onipresente em astronomia: sempre que observamos um astro o vemos projetado no plano do cu. Imagens revelam apenas 2 da 3 dimenses espaciais; elas no nos do a noo de profundidade EXERCCIO 2.14: Demonstre que a = R e b = R cos i para um disco inclinado por um ngulo i com relao linha de visada. (Dica: Desenhe um crculo, coloque o observador a um ngulo i do seu eixo e desenhe a projeo do circulo no plano do cu. O efeito o mesmo que ocorre quando voc olha de longe para um prato inclinado. Apesar de ser redondo, ele parece achatado.) EXERCCIO 2.15: Examine as imagens das galxias M74 e M88 na figura 2.8. Assim como a Via-Lctea, essas galxias possuem um disco circular de estrelas e gs, e uma regio mais esfrica central (o bojo). Qual das duas est mais inclinada? Calcule o ngulo de inclinao para cada galxia, estimando com uma rgua os valores de a e b. Expresse os valores em unidades de segundos de arco. (Dica: No exerccio 2.13 voc j mediu o dimetro angular de M74, que nada mais que o dobro do semi-eixo maior: = 2 a. Para medir b, posicione a rgua ao longo da direo de menor extenso, ou seja, ao longo do eixo-menor e repita o procedimento.)

2.3.2 Forma: Morfologia quantitativa de galxias

Embora o tamanho de um objeto seja uma informao relevante, por si s este nmero fornece uma descrio muito simplria de sua morfologia. Descrever uma galxia com disco, braos espirais e bojo apenas pelo seu tamanho um pouco como descrever um animal pelo seu tamanho, sem dizer se ele gordo ou magro, tem tromba ou chifres, duas ou quatro patas. Ao longo desse texto vamos nos contentar com esta descrio simples, mas

30
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

convm introduzir alguns dos conceitos bsicos envolvidos da descrio quantitativa da forma de galxias e objetos extensos em geral. No caso de galxias espirais (como as da figura 2.8), uma descrio mais apropriada pode ser obtida se especificarmos o tamanho e brilho do disco e o tamanho e brilho do bojo. Isto pode ser feito mediante uma anlise matemtica da imagem. Essa anlise usa o fluxo que provm de cada pixel da imagem. O pixel na linha i e coluna j do CCD contm um fluxo F(i,j). A cada par (i,j) correspondem coordenadas (x,y) no plano do cu, que podemos definir de modo que a origem esteja centrada no ncleo da galxia. A funo F(x,y) nada mais que o fluxo oriundo da posio (x,y). Em geral, trabalha-se com o brilho superficial (x,y), que mede o fluxo em (x,y) por unidade de rea angular no cu. Como cada pixel corresponde a uma rea angular x , temos que (x,y) = F(x,y) / 2. A unidade natural para W m-2 (segundo de arco)-2. Uma propriedade interessante de que ele no depende da distncia. Tanto F como diminuem a medida que d aumenta, mas estas dependncias se cancelam ao dividir F por 2. Cada pixel varre uma rea fsica l x l = (d x ) x (d x ) na superfcie da galxia, e o fluxo F que sai desta rea corresponde a uma luminosidade L = 4d2 F, de modo que = F / 2 = L / 4 l2. Assim, nos diz quanta luminosidade produzida por unidade de rea na galxia, que podemos medir em unidades de Lo por pc2. Se em uma dada regio x,y da galxia o brilho superficial de 1 L pc-2, imediatamente sabemos que cada pc2 dela tem um Sol. Se em outra posio = 100 L pc-2 ento as estrelas esto mais concentradas: cem sis por pc2. Para se ter uma idia, se viajssemos para fora da Via Lctea e olhssemos para a posio do Sol, mediramos cerca de 15 L pc-2. Olhando para o ncleo da Via Lctea, encontraramos muito mais estrelas: > 100 L pc-2. Obviamente, para saber a luminosidade total da galxia temos que integrar (x,y) sobre toda a rea que ela cobre na imagem. Podemos analisar a funo (x,y) da mesma forma que analisamos a topografia de uma montanha a partir de medidas de sua altura h(x,y) a partir do nvel do mar. Curvas de mesmo brilho superficial, chamadas isofotas, podem ser traadas do mesmo modo que curvas de nvel so usadas em mapas de relevo (figura 2.9). Podemos tambm adotar um modelo matemtico para (x,y), como por exemplo um no qual cai com a distncia r = (x2 + y2)1/2 ao centro da galxia segundo uma lei exponencial: (r) = (0) exp(-r/rd). Comparando as medidas com este modelo obtm-se os valores de (0) e rd minimizando o resduo quadrtico entre modelo e medida (como em um trabalho de Fsica Experimental I daqueles em que voc ajusta uma reta aos pontos medidos). Este modelo em particular funciona muito bem para discos de galxias espirais. Em bojos e galxias elpticas o comportamento matemtico de diferente, (r) = (0) exp[-(r/rb)1/4], mas o procedimento de anlise da imagem o mesmo. Finalizando o processo de modelagem de uma imagem, teremos uma descrio quantitativa bem mais rica do que apenas um tamanho, que podemos usar para, por exemplo, testar teorias que tentam explicar a distribuio de luz em galxias.

31
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.9 Imagens e isofotas. (a) Imagem CCD da galxia elptica NGC 6861. (b) A mesma imagem representada em isofotas, ou seja, curvas de mesmo brilho superficial. (c) Imagem CCD do par de galxias NGC 4105 e NGC 4106. (d) A mesma imagem em isofotas. Note como as isofotas externas so distorcidas, envolvendo ambas galxias, que esto interagindo gravitacionalmente. Os pontos brilhantes nestas imagens so estrelas da nossa galxia; elas no tm nada a ver com as galxias. Alguns dos pontos mais fracos (por exemplo, ao redor de NGC 6861), so aglomerados de estrelas ao redor da galxia. A barra horizontal tem 30 segundos de arco de comprimento. Cada imagem varre ~180 x 180 segundos de arco. EXERCCIO 2.16: Uma certa galxia espiral tem um perfil de brilho superficial central que segue uma lei (r) = (0) exp(-r/rd), com (0) = 100 L pc-2 e escala de tamanho rd = 3 kpc. (a) Calcule a luminosidade L contida dentro de raios r = 1, 3 e 10 kpc. Faa um grfico com os resultados, ilustrando o comportamento de L em funo de r. (Guarde bem este resultado. Ele ser necessrio mais adiante, quando discutirmos a existncia de matria escura em galxias espirais!) (b) Calcule tambm a luminosidade total do disco. Dica: Para obter L voc deve integrar (r) em anis concntricos de rea 2r dr, ou seja, L = (r) 2r dr.) EXERCCIO 2.17: Observaes de um aglomerado globular esfrico nos dizem que seu raio de 2 pc e que, no centro da imagem, cada pc2 emite uma luminosidade de 60000 L. Assumindo que suas estrelas esto homogeneamente distribudas dentro de R = 2pc, calcule quanta luminosidade produzida a cada pc3. Se a luminosidade de cada estrela do

32
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

aglomerado em mdia metade da luminosidade solar, calcule a densidade de estrelas no aglomerado, ou seja, o nmero de estrelas por pc3. Calcule tambm o nmero total de estrelas no aglomerado e sua luminosidade total. 2.3.3 Poder de resoluo A imagem formada por um telescpio de ptica perfeita uma figura de difrao, os anis de Airy (consulte a literatura recomendada ou seu livro de tica preferido para rever os conceitos de difrao e anel de Airy). O tamanho angular desta figura depende do comprimento de onda da luz e do dimetro (dtel) do espelho primrio: = 1,22 / dtel [rad]. Este valor define a resoluo angular de um telescpio. Duas fontes separadas por um ngulo menor que aparecem superpostas na imagem. Na figura 2.10 mostramos as figuras de difrao de dois objetos separados por um ngulo . Na figura da esquerda, a observao feita com um instrumento cuja resoluo angular = 1,22 / dtel maior do que a separao entre os objetos, ou seja, > . A imagem no nos permite concluir que so dois objetos; eles no esto resolvidos. J nas outras figuras, principalmente a da direita, a observao foi feita com um resoluo angular bem melhor (digamos, usando um telescpio maior), tal que < . Agora sim, pode-se claramente distinguir os dois objetos. A resoluo angular impe um limite para medidas de tamanho em astronomia: objetos com um tamanho angular menor do que simplesmente no podem ser resolvidos. Podemos medir o fluxo combinado, mas no seu tamanho nem os fluxos individuais.

Figura 2.10: Dois objetos observados com instrumentos de diferentes poder de resoluo. Na figura da direita, os objetos aparecem superpostos, no resolvidos, pois sua separao angular menor do que a resoluo angular do telescpio. EXERCCIO 2.18: Que resoluo angular seria necessria para observar um homem na Lua?

33
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

EXERCCIO 2.19: A estrela Srius A a estrela mais brilhante no cu. Ela possui uma estrela que gira ao seu redor chamada Srius B (figura 2.11). Srius B uma an branca, uma estrela quente, T = 50000K, e pequena, R = raio da Terra. Srius A est a uma distncia de 2,66 pc do Sol. A estrela Srius B a uma distncia de ~ 20 unidades astronmicas, ou 3 x 109 km, de Srius A. Que resoluo angular necessria para que vejamos as duas estrelas separadas? Que tamanho de telescpio seria necessrio para resolver essas duas estrelas? interessante notar que, como o planeta Netuno, a existncia de Sirius B foi inferida antes dela ser vista! Em 1844, Bessel percebeu que Sirius A apresentava um movimento de vai e vem com perodo de ~ 50 anos, embora a outra massa do sistema (Sirius B) no fosse visvel na poca. Tambm a ttulo de curiosidade, Sirius B bem mais brilhante que Sirius A quando observada em raios X, como se v na imagem do satlite Chandra em http://chandra.harvard.edu/photo/cycle1/0065/index.html.

----------------------------- QUADRO VI ANS BRANCAS -----------------------------------Em uma estrela duas foras competem o tempo inteiro: A gravidade das camadas internas puxa as camadas externas para dentro, enquanto a presso do gs no interior empurra as camadas internas para fora. Qualquer desequilbrio neste balano leva a um rpido reajuste na estrutura da estrela trazendo-a de volta a uma configurao de equilbrio. As estrelas passam a maior parte de sua vida tranformando hidrognio em hlio (ver exerccio 2.23 e pargrafo seguinte sobre o diagrama de Hertzprung-Russel), quando o hidrognio esgotase, a estrela perde sua fonte de energia. A temos um srio desequilbrio entre presso e gravidade. A gravidade nunca se desliga. Com isso a estrela sofre um auto esmagamento. O resultado deste auto esmagamento (para estrelas cuja massa original inferior a 8M) uma an branca. Ans brancas possuem massa aproximadamente igual a do Sol mas um raio aproximadamente igual ao da Terra (veja exerccio 301 para calcular o raio de uma an branca). Se a gravidade nunca desliga a pergunta que surge : Por que ento a contrao pra quando a estrela tem o tamanho da Terra e no segue at que a estrela desaparea? Curiosamente, a explicao reside na mecnica quntica. medida que a estrela vai ficando mais compacta os ncleos dos tomos e os eltrons (o interior da estrela to quente que a matria est completamente ionizada) vo ficando cada vez mais prximos e portanto cada vez mais confinados. Assim sendo a incerteza na posio dos eltrons tornase cada vez menor, pois eles no tem muito espao para se mexer. Basta lembrarmos do princpio da incerteza para ver que isto nos leva a uma situao interessante: Pouca incerteza na posio, muita incerteza no momento, ou seja, as partculas andaro em alta velocidade. Partculas de um gs em alta velocidade sinnimo de alta presso. esta presso que finalmente se ope ao esmagamento gravitacional. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

34
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.11: A estrela binria Sirius. A imagem torrada de Sirius A, que, no ptico, milhares de vezes mais brilhante que sua companheira Sirius B, uma an branca de massa quase igual a do Sol, mas raio muito parecido com o da Terra! Ans brancas so to densas que uma colher de caf desse material pesaria vrias toneladas!

-------------------------- QUADRO VII INTERFEROMETRIA ------------------------------A limitao na resoluo angular de telescpios convencionais pode ser contornada com tcnicas de interferometria, que usam vrios telescpios separados por uma grande distncia para simular o que seria um super telescpio, de tamanho comparvel separao dos telescpios que fazem parte da rede. claro que dois telescpios com espelhos de 8 m separados por 1 km de distncia no coletam o fluxo equivalente a um telescpio de 1 km de dimetro, mas a resoluo espacial que se pode atingir com esta configurao da ordem da que se obteria com este espelho gigante. As principais aplicaes desta tcnica so feitas em rdio astronomia (um exemplo o Very Large Array, no Novo Mxico, EUA). Aplicaes para comprimentos de onda menores, como na faixa do visvel, requerem tecnologias que apenas recentemente foram desenvolvidas. Em um futuro muito prximo veremos os resultados desses avanos. O Very Large Telescope, um conjunto de quatro telescpios de 8 m cada, localizado em Cerro Paranal (Chile) e gerenciado por um consrcio de pases europeus, ser um dos primeiros a implementar a tcnica de interferometria na faixa do visvel. Vrios outros projetos em andamento utilizaro esta tcnica, que promete revolucionar a astronomia na prxima dcada, revelando detalhes at hoje desconhecidos da estrutura de nebulosas, galxias, etc.. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------2.3.4 Efeito da atmosfera Seeing Alm do limite instrumental discutido acima, a resoluo angular tambm limitada, e muito, pelas condies atmosfricas. Isto porque movimentos turbulentos na atmosfera distorcem a frente de onda vinda de um astro, distorcendo a imagem, borrando-a. Assim, mesmo com um telescpio gigantesco que nos permitisse atingir uma resoluo excepcional, a imagem obtida de um ponto no infinito seria bem pior do que a resoluo angular instrumental. O tamanho angular da imagem deste ponto, que podemos considerar ser uma estrela distante, chamado disco de seeing, ou simplesmente seeing. Nos observatrios com melhores condies atmosfricas (como os de Mauna Kea, no Hawaii, e

35
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

o de La Palma, nas Ilhas Canrias) o seeing , nas melhores noites, de ~ 0,25 segundos de arco, que equivale ao dimetro que o Sol teria se visto de uma distncia de 0,1 pc! No nvel do mar, em uma cidade como Salvador, o seeing bem maior, da ordem de 3 segundos de arco em noites boas. Para atingirmos um poder de resoluo de 0,25 segundos de arco basta um telescpio de 55cm, telescpios so feitos maiores apenas para coletar mais luz, no para aumentar a resoluo. A figura 2.12 d uma idia do efeito dramtico da atmosfera sobre a resoluo angular. A imagem da esquerda mostra uma imagem obtida de um telescpio terrestre, a do centro do telescpio Hubble antes do conserto e a da direita do Hubble consertado. Esta ltima, por ser obtida fora da atmosfera terrestre, no sofre a degradao do seeing. A imagem obtida da Terra obviamente mais borrada do que a obtida do espao, exibindo, portanto, muito menos detalhes estruturais do que a imagem do Hubble. A imagem do centro melhor que a terrestre, mas ainda com fortes aberraes, enquanto a imagem depois do bem mais ntida. Sob muitos aspectos, o Hubble na verdade um telescpio ultrapassado, que, se colocado na Terra, no seria l grande coisa. Contudo, devido sua posio privilegiada, ele produziu algumas das imagens astronmicas mais impressionantes j obtidas (consulte www.stsci.edu para uma coleo de imagens do Hubble).

Figura 2.12 Imagens do mesmo grupo de estrelas tomadas (esquerda) a partir de um observatrio terrestre, do telescpio espacial Hubble (centro) antes do conserto e (direita) aps o conserto. A imagem tem aproximadamente 10 segundos de arco de lado. EXERCCIO 2.20: A maioria das pessoas imagina que ao observar uma estrela em um telescpio potente a superfcie dela seria visvel, isto , que poderia distinguir um pequeno crculo e ver detalhes sobre o crculo assim como vemos crateras na Lua e manchas no Sol. (a) Calcule o dimetro angular em segundos de arco que o Sol teria se o observssemos a uma distncia de 10 pc. Considerando o efeito seeing atmosfrico, voc acha que isto possvel? (b) Ignorando tais efeitos, qual seria o dimetro necessrio de um telescpio para que ele pudesse resolver a estrela? (c) Qual a maior distncia para a qual uma estrela do tamanho do Sol pode ser resolvida considerando um seeing de 0,5 segundos de arco?

36
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

------------------ QUADRO VIII PTICA ATIVA/ADAPTATIVA-------------------------Se voc soubesse de alguma maneira como a frente de onda que chega ao telescpio foi distorcida pela atmosfera, em princpio distorcendo o espelho no sentido contrrio voc poderia compensar o efeito da atmosfera e obter uma imagem melhor. Parece delrio mas no . Alm de ser possvel, j feito! Quando a luz atravessa a atmosfera h glbulos de densidade mais alta e mais baixa, e a velocidade da luz varia de acordo com a densidade. Assim, ao chegar no espelho de nosso telescpio, partes da frente de onda esto atrasadas em relao a outras partes que atravessaram glbulos onde a velocidade era mais alta. Quando a luz est a caminho de nosso instrumento, depois de j ter sido refletida no espelho primrio, as defasagens podem ser compensadas se obrigarmos a luz a refletir em um espelho deformvel. Este espelho possui muitos pistes presos a ele e as deformaes so aplicadas de formas a compensar as defasagens na frente de onda. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.3.5 Mapeamentos do cu O tamanho que um certo objeto compreende em uma imagem astronmica pode ser transformado em seu tamanho angular no cu usando a escala de placa, que, como j mencionado, depende da ptica do telescpio. Alm disso, o tamanho angular da regio do cu coberta pela imagem depende do tamanho do detector. Cmeras CCD, por exemplo, so pequenas, mais ou menos do tamanho de uma unha (menos que ~ 1cm x 1 cm)! Um CCD dessas dimenses acoplado a um telescpio com uma escala de placa de 10 segundos de arco por milmetro cobre uma rea do cu de apenas 100 x 100 segundos de arco. Isto suficiente para tirar imagens de galxias a 60 Mpc de distncia, mas no para cobrir as Nuvens de Magalhes, ou o aglomerado de galxias da Virgem, que varrem vrios graus no cu. Para cobrir estes objetos uma outra configurao, razo focal menor e/ou um detector maior, necessria, como, por exemplo, um telescpio tipo Schmidt com uma placa fotogrfica de ~ 30cm x 30cm como detector. Ou ento, se tivermos tempo e pacincia, pode-se montar um mosaico com muitas imagens CCD, cada uma cobrindo um pedacinho do cu. A outra alternativa fazer um mosaico de CCDs e montar vrios CCDs no plano focal do telescpio. Um exemplo de tal mosaico est em operao no telescpio de 4m do Observatrio Interamericano de Cerro Tololo (http://www.ctio.edu), nele 8 CCDs de 2000 x 4000 pixels foram colados lado a lado. Tais mapeamentos (surveys) de grandes regies do cu possibilitam a descoberta de grandes nmeros de objetos (estrelas, galxias e nebulosas), que podem ser posteriormente investigados em mais detalhe com observaes especficas. ( como se voc planejasse uma viagem a Lichtenstein ou ilha de Tonga: Antes de embarcar voc consultaria um mapa-mundi para descobrir como chegar l!) ----------------------------------- QUADRO IX Surveys -------------------------------Um exemplo recente de mapeamento do cu inteiro a 2 Micron All Sky Survey (http://pegasus.phast.umass.edu), que obteve imagens CCD na faixa de = 2m do cu

37
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

inteiro. Cerca de 300 milhes de estrelas e alguns milhes de galxias foram catalogadas! Outro exemplo atual (ainda em andamento) a Sloan Digital Sky Survey (http://www.sdss.org) que est observando do cu usando CCDs e um conjunto de 5 filtros cobrindo desde 3500 at 9100 . Ao final do mapeamento, sero 100 milhes de imagens de objetos celestes! Alm disso, sero obtidos 1 milho de espectros de galxias! Esta quantidade astronmica de dados est transformando o modo de fazer pesquisa em Astrofsica. Boa parte da astrofsica do sculo XXI se basear na aplicao de ferramentas matemticas, estatsticas e computacionais para explorar a informao contida em bases de dados gigantescas como essas. J se fala at em Observatrios Virtuais, que reuniro essas e outras observaes em uma super base de dados com bilhes de Gigabytes, que poder ser explorada da mesma maneira que os primeiros astrnomos exploraram o cu com seus telescpios. -----------------------------------------------------------------------------------------------------A figura 2.13 mostra um mapa de metade do cu (ou seja, apenas um hemisfrio) onde cada ponto corresponde a uma estrela. A Via Lctea facilmente reconhecida como a faixa diagonal com grande concentrao de estrelas. Essa estrutura, facilmente visvel a olho nu, imediatamente nos diz que vivemos em uma galxia que contm um disco estelar, ou seja, uma galxia de tipo espiral. Habitantes de galxias elpticas, se que eles existem, vem estrelas distribudas de maneira aproximadamente uniforme por todo cu. Habitantes de galxias espirais tm no cu um sistema de coordenadas natural, com latitude e longitude galcticas definidas com respeito ao disco. A latitude (b) de um objeto conta quantos graus acima ou abaixo do disco ele se encontra; b varre a faixa de 90o a +90o, ou seja, do plo Sul ao plo Norte galctico. J a longitude (l) um ngulo azimutal, que vai de 0 a 360o no plano do disco. A escolha de l = 0o to arbitraria e irrelevante quanto a conveno de que l = 0o no caso das coordenadas terrestres o meridiano de Greenwich. Ns, terrqueos, definimos l = 0o na direo do centro da galxia. Este sistema, no qual os mapas abaixo foram desenhados, se chama de sistema de coordenadas galcticas. Este sistema de coordenadas melhor ilustrado em um mapa do cu inteiro projetado como um mapa-mundi, tal qual o exemplo da figura 2.14.

38
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.13 Mapa de metade do cu, contendo todas estrelas com magnitude mV mais brilhantes que 7 na faixa do visvel (o que equivale a um Sol visto a 27 pc de distncia). A faixa diagonal com maior concentrao de estrelas, conhecida como Via Lctea, corresponde ao disco de nossa Galxia. O mapa da figura 2.13 contm todas estrelas conhecidas com magnitude visual (5000 < < 6000 ) mV < 7, o que equivale a um fluxo na faixa do visvel FV > 4 x 1011 W m-2. Apenas a ttulo de exemplo, considere que todas estrelas so como o Sol, cuja luminosidade no visvel de 3,6 x 1026 W. Usando F = L / 4 d2, e ignorando por simplicidade os efeitos de extino interestelar, o limite de FV > 4 x 10-11 W m-2 equivale a d < (LV / 4FV)1/2 = 8,5 x 1017 m = 27 pc. Dito em palavras, a figura no contm sis mais distantes que 27 pc. Obviamente, um mapa mais profundo, isto , atingindo fluxos menores, conteria mais estrelas, pois enxergaria mais longe. J os mapas da figura 2.14 mostram apenas galxias. O da figura 2.14a foi feito por Charlier em 1920. Nessa poca ainda no se sabia que outras galxias existiam; o prprio conceito de galxia ainda no havia se firmado. Charlier cartografou as coordenadas das nebulosas espirais conhecidas na poca. O mapa 2.14b apenas uma verso mais atual desse mesmo mapa, incluindo quase 15000 galxias mais brilhantes que F = 10-14 W m-2 entre 3900 e 4900 (magnitude na banda B < 14,5), o que equivale a um Sol visto a 640 pc. Ambos correspondem faixa do ptico. Em ambos mapas se percebe que galxias tendem a viver amontoadas em grupos; sua distribuio no cu lembra um pouco a de cidades em um mapa geogrfico. Mas a caracterstica mais notvel nesses mapas a ausncia de galxias na faixa equatorial, aproximadamente entre b = -15o e b = + 15o, exatamente a zona em que mais existem estrelas (figura 2.13)! O vazio to grande que chega a sugerir que as galxias evitam essa zona proibida! De fato, no comeo do sculo XX, antes da descoberta de que as tais nebulosas espirais eram na verdade galxias

39
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

distantes, chegou-se a especular que a Via Lctea repelia as nebulosas espirais devido a um tipo desconhecido de fora... Nada disso. A zona proibida nada mais que o plano da Via Lctea, no qual est concentrada a poeira. Se a extino nesta zona capaz de esconder estrelas a apenas alguns kpc de distncia, que dizer de galxias a muitos Mpc! Existem sim galxias na zona proibida; apenas no as podemos ver (pelo menos na faixa do ptico). Astrnomos da primeira metade do sculo XX demoraram em se convencer da existncia de poeira e de seus efeitos sobre a radiao de estrelas e galxias, o que naturalmente causou muita confuso e polmica (quadro IV). Mapeamentos do cu inteiro so muito teis, mas tomam muito tempo para serem feitos. Na prtica as imagens obtidas no atingem nveis de fluxo muito baixos, pois isso demandaria grandes tempos de exposio, o que inviabilizaria o projeto. A conseqncia disso que deixamos de ver as fontes mais fracas, que, em mdia, so tambm as mais distantes. Um tipo de estudo complementar a mapeamentos do cu inteiro observar apenas uma pequena regio, mas com um tempo de integrao enorme, o que permite a deteco de fontes muito fracas. Na figura 2.15 a mostramos um mapa de uma regio minscula do cu: ~ 140 x 140 segundos de arco. Isto corresponde a uma mosca de 1 cm vista a 15 m de distncia, a 1/13 do tamanho da lua ou a 1/26000000 do cu inteiro. Esta imagem foi tirada pelo telescpio espacial Hubble, que em 1995 ficou olhando para esta regio durante 10 dias! Esta a imagem mais profunda obtida at hoje. Ela ficou conhecida como o campo profundo de Hubble (Hubble Deep Field, ou HDF).

40
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.14 Mapas da distribuio de galxias no cu. (a) Mapa feito nos anos 1920 dos objetos do New General Catalogue (NGC) publicado por J. Dreyer em 1895 como uma reviso do catlogo original de J. Herschell. A maioria dos objetos neste mapa so galxias espirais, que poca eram conhecidas como nebulosas espirais. (b) Mapa contendo as 15000 galxias dos catlogos UGC, ESO e MCG mais brilhantes que 10-14 W m-2 no filtro B. Pouqussimas galxias so visveis na zona do equador galctico devido ao obscurecimento por poeira nessa regio (vide figura 2.2). Praticamente todas as fontes nessa imagem so galxias! So cerca de 1000 delas neste pedacinho minsculo do cu! A maioria esmagadora delas no poderia ter sido detectada em exposies mais curtas. De fato, uma imagem menos profunda da mesma regio do cu mostra apenas umas 3 ou 4 galxias (figura 2.15b). Extrapolando o HDF para o cu inteiro, seriam ~ 1000 x 26000000 galxias, o que d uma idia de quo incompleto est o mapa da figura 2.14b, com suas 15000 galxias. Na verdade, ele completo, mas apenas at seu fluxo limite, que da ordem de 100000 vezes mais brilhante que o do HDF. Podemos usar esses nmeros para ter uma idia grosseira da profundidade relativa dos mapas 2.14b e 2.15a. Sendo n o nmero mdio de galxias por unidade de volume no universo e R a distncia da galxia mais distante em um mapeamento, ento o nmero de

41
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

galxias observadas seria da ordem de N ~ n 4 R3 / 3. As profundidades de dois mapeamentos A e B podem ser comparadas pela razo dos nmeros de galxias detectadas: NA/NB: ~ (n 4 RA3/3) / (n 4 RB3/3) = (RA/RB)3, e portanto RA/RB ~ (NA/NB)1/3. Usando NA = 2,6 x 1010 para o HDF (extrapolado para todo o cu) e NB = 1,5x104 para o mapa 2.14b, obtemos que o HDF atinge uma distncia RA ~ (2,6 x 1010 / 1,5x104)1/3 RB ~ 120, ou seja, da ordem de 100 vezes mais profundo que o mapeamento 2.14b. Hoje em dia existem mapas de grandes regies do cu muito mais profundos do que o da figura 2.14b. Um exemplo varrendo ~ do cu e contendo ~ 3 milhes de galxias pode ser encontrado em http://www.nottingham.ac.uk/~ppzsjm/apm/apm.html.

Figura 2.15 (a) O Hubble Deep Field. O formato dentado da imagem devido ao formato dos 4 CCDs do telescpio espacial Hubble. (b) A mesma regio do cu, porm observada da Terra em placas fotogrficas e por muito menos tempo que o HDF, mostra apenas umas 3 ou 4 galxias. EXERCCIO 2.21: Considerando a ausncia de estrelas no HDF, qual dos seguintes valores para sua latitude galctica b lhe parece plausvel para o HDF: b = 0o? 15o? 30o? 90o?

2.4 CORES
Fotografias coloridas, como a do pr do Sol com a qual iniciamos esta discusso sobre imagens, so raras em astronomia, pois a maioria dos detectores profissionais no distingue ftons de diferentes cores. Eles simplesmente medem o fluxo incidente, seja ele de ftons azuis, verdes, vermelhos ou todos misturados (branco). Para recuperar a informao cromtica em imagens, utilizam-se filtros. Filtros so posicionados antes do feixe de luz

42
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

atingir o detector, de modo que este v apenas a radiao que o atravessa. Um filtro faz com que apenas ftons de certa cor (isto , dentro de uma faixa ao redor de um certo central) atinjam o detector, bloqueando a passagem de ftons fora da sua faixa de transmisso, como um culos de Sol. Por exemplo, um filtro comumente usado em telescpios pticos o filtro B, que deixa passar luz dentro de uma janela de =1000 centrada em 4400 (isto , entre = 3900 e 4900 ), correspondendo faixa do azul. Outros filtros, como os filtros U (central = 3600 , = 1000 ) e V (central = 5500 , = 1000 ), selecionam outras faixas espectrais. Filtros j apareceram, de forma meio disfarada, nesse texto (por exemplo, na discusso dos mapas 2.13 e 2.14). Nesta seco veremos o que se pode aprender com medidas desse tipo. ----------------------------------------- QUADRO X: Cores falsas ---------------------------------Uma advertncia: Muitas das imagens astronmicas que voc v por ai so coloridas artificialmente! Imagine que tiramos uma foto do Sol, que, como bem sabemos, amarelo. O fluxo que vem da superfcie do Sol menor nas bordas do que em seu centro devido a um fenmeno conhecido como obscurecimento de bordo. Mas isso difcil de ver a olho nu. (Nem tente; voc pode ficar cego!). Para facilitar a visualizao desse efeito, podemos estabelecer uma escala arbitrria de cores: As partes mais brilhantes sero representadas pela cor azul e as menos brilhantes por vermelho; brilhos intermedirios assumiro cores intermedirias (verde, laranja, etc.) A imagem final exibir o obscurecimento de bordo, com as partes externas em vermelho e centro em azul. Mas as cores usadas para pintar a imagem so totalmente arbitrrias! O que fizemos foi associar uma cor a um nvel de fluxo apenas para efeitos de anlise da imagem. O mesmo efeito poderia ser conseguido usando uma escala de branco a preto, passando por diferentes gradaes de cinza, muito embora o Sol no seja nem branco, nem preto nem cinza. Tenha isso em mente quando ver uma imagem astronmica. Voc acha, por exemplo, que as cores na figura 2.9 so reais? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.4.1 Cores e a Temperatura de Estrelas Imagens obtidas atravs de diferentes filtros podem ser combinadas para determinar a cor de objetos astronmicos, que reflete essencialmente sua temperatura (outra vez, lembre-se da lei de Wien). Estrelas quentes, por exemplo, so mais azuis que estrelas frias. Se duas estrelas tm o mesmo fluxo em uma imagem em V, a estrela que aparecer com maior intensidade em B ou U ser mais quente do que a outra. Ou seja, quanto maior a razo FB/FV dos fluxos em B e V, mais azul a estrela e vice-versa. Cores portanto refletem a razo dos fluxos em dois s. Para visualizar esta propriedade, considere a figura 2.16, na qual exibimos os espectros de corpos negros, com T = 5000, 7000 e 8000 K. As barras verticais entre = 3900 e 4900 indicam a faixa coberta pelo filtro B, enquanto que as barras entre 5000 e 6000 indicam o filtro V. Como se deduz da figura, a razo entre estas reas maior quanto maior for a temperatura.

43
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.16 Planckianas de temperatura 5000, 7000 e 8000 K. As barras verticais indicam as faixas cobertas pelos filtros B e V. O quociente FB/FV dos fluxos contidos nestas bandas cresce com T.

Nos exerccios abaixo exploramos a conexo entre cores e temperatura de forma quantitativa. EXERCCIO 2.22: Usando a lei de Planck, demonstre que para um corpo negro de temperatura T a razo entre os fluxos em um comprimento de onda B e outro V dada por F(B) / F(V) = (V / B)5 [exp(hc/kTV) 1] / [exp(hc/kTB) 1] Esta expresso aproximadamente igual a razo FB/FV dos fluxos em duas bandas, B e V, de mesma largura . (A expresso exata para FB/FV requer a integrao numrica de Planckianas sobre o intervalo em varrido por cada filtro.) Assuma que estrelas irradiam como corpos negros e considere temperaturas T = 30000, 20000, 10000, 8000, 6000, 4000 e 2000 K. Calcule, para cada temperatura, a razo FB/FV

44
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

entre os fluxos em B= 4400 e V = 5500 , que correspondem s bandas B e V respectivamente. Grafique os resultados com FB/FV na abcissa e T na ordenada. Para facilitar a visualizao use um papel log-log, ou ento use um papel milimetrado normal, mas grafique log FB/FV contra log T. Trace uma linha unindo os pontos. Estrelas no emitem exatamente como corpos negros, mas este exerccio d uma boa idia de como se pode determinar a temperatura de estrelas atravs da medida de suas cores. A figura 2.17 mostra o que voc deveria obter.

Figura 2.17 Relao entre a razo dos fluxos nos filtros B e V e a temperatura de um corpo negro. Quanto mais quente um corpo, mais azul ele .

EXERCCIO 2.23: A tabela abaixo contm os fluxos medidos nas bandas B e V de algumas das ~ 700 estrelas no aglomerado das Pliades (figura 2.18). Faa um grfico com log FV no eixo Y e log FB/FV no eixo X. Voc deveria encontrar que as estrelas de maior fluxo so tambm as mais azuis. Astrnomos chamam este grfico de diagrama cormagnitude. Usando o resultado do exerccio acima, converta a escala de FB/FV em uma escala de temperatura. Para fazer isso, simplesmente marque na escala de log FB/FV o valor de T que

45
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

voc infere a partir da figura do exerccio 2.22. Estime a temperatura das estrelas na tabela abaixo.

Tabela I: - Fluxos nas bandas B e V para 11 estrelas do aglomerado das Pliades


Estrela Fluxo na Banda B (J/s.m2.) 1,219 5,084 1,466 6,702 2,119 9,687 3,359 1,112 4,038 2,980 1,337 10-12 10-13 10-13 10-14 10-14 10-15 10-15 10-15 10-16 10-16 10-16 Fluxo na Banda V (J/s.m2.) 5,943 2,594 7,835 3,750 1,242 5,943 2,366 9,420 3,750 3,119 1,493 10-13 10-13 10-14 10-14 10-14 10-15 10-15 10-16 10-16 10-16 10-16

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Figura 2.18 O aglomerado das Pliades, visvel a olho nu prximo da constelao do Touro. A nebulosidade ao redor das estrelas mais brilhantes provm da reflexo da luz dessas estrelas por nuvens de poeira neste aglomerado jovem. Em imagens coloridas, essas nebulosas de reflexo tem uma colorao azulada, devido ao fato de que a poeira espalha ftons de menores s mais eficientemente. (O efeito anlogo ao que faz com que o cu seja azul!)

46
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

O que voc acaba de fazer um diagrama de Hertzprung-Russel, pea chave da teoria de estrutura e evoluo estelar! Como todas estrelas das Pliades esto a aproximadamente a mesma distncia de ns, as de maior fluxo so tambm as mais luminosas, de modo que dos diagramas acima voc deveria deduzir que as estrelas mais luminosas so tambm as mais quentes. A linha ao longo da qual as estrelas se organizam no diagrama de Hertzprung-Russel chamada de Seqncia Principal. Estrelas na Seqncia Principal so mantidas pela queima de H em He em seus ncleos. (O Sol, por exemplo, se encontra nessa situao, e deve permanecer na seqncia principal por mais uns 5 bilhes de anos.) Quando todo o H do ncleo for consumido nesse processo, a estrela perde sua fonte interna de energia e colapsa sob o peso das camadas externas, at que a temperatura no ncleo cresa a ponto de permitir a fuso do He em elementos mais pesados. Durante essa evoluo a estrela viaja ao longo do diagrama Hertzprung-Russel. Dessa forma, a simples medida da temperatura e luminosidade de uma estrela nos d uma idia muito boa de seu estgio evolutivo. EXERCCIO 2.24: Podemos aproveitar os exerccios acima para ilustrar um possvel mtodo para calcular a distncia at as Pliades. Com os clculos acima voc deveria ter encontrado que a estrela nmero 10 da tabela tem uma temperatura de ~ 6000 K, talvez um pouco menos. Esta temperatura bem parecida com a do Sol, o que nos leva a crer que esta estrela seja um clone (pelo menos parecida) do Sol. Sabendo que a luminosidade do Sol no filtro V de 5,3 x 1025 W, e usando o fluxo de 3,2 x 10-13 W m-2 medido para a estrela # 10 nesse mesmo filtro, calcule sua distncia usando LV = 4d2FV. Esta a essncia do mtodo de paralaxe espectroscpica para determinao de distncias a estrelas (seo 2.2). Ele funciona bastante bem. No caso das Pliades, conhecemos d por medidas de paralaxe trigonomtrica, o que nos d uma distncia de 116 pc. Compare este valor com o que voc obteve acima e julgue voc mesmo se o resultado satisfatrio.

2.4.2 Poeira Interestelar e Avermelhamento Alm da temperatura, a quantidade de poeira interestelar afeta diretamente as cores de uma estrela. Como vimos na seco 2.1.1, a extino interestelar causa um avermelhamento das cores. Quanto mais poeira houver no caminho at a estrela (isto , quanto maior for a profundidade ptica ), mais vermelha ela se torna. Qualitativamente, o efeito o mesmo de reduzir a temperatura: quanto mais fria mais vermelha. Como podemos separar os dois efeitos? Ou seja, como podemos saber se uma estrela vermelha intrinsecamente to fria quanto aparenta ou se ela na verdade quente, porm avermelhada pelo efeito extrnseco da poeira interestelar? Felizmente, apesar de qualitativamente similares, os efeitos de temperatura e avermelhamento so quantitativamente diferentes. Para ilustrar isso, vamos construir um diagrama cor-cor, com, por exemplo, a razo FB/FV no eixo X e FU/FB no eixo Y. Quanto mais azul for uma estrela, maiores sero tanto FB/FV como FU/FB. Assumindo que estrelas

47
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

radiam como corpos negros, podemos traar uma seqncia de temperaturas nesse diagrama usando as seguintes expresses, ambas deduzidas a partir da frmula de Plack: (FB / FV)int = (V / B)5 [exp(hc/VkT) 1] / [exp(hc/BkT) 1] (FU / FB)int = (B / U)5 [exp(hc/BkT) 1] / [exp(hc/UkT) 1] onde U = 3600, B = 4400 e V = 5500 so os comprimentos de onda das bandas U, B e V respectivamente. A figura 2.19 mostra esta seqncia de temperatura. A estrela mais fria nesse grfico (no canto inferior esquerdo) tem T = 3000 K, enquanto que a mais quente tem T = 50000 K. Na prtica a seqncia de temperaturas no to linear como nesse diagrama devido ao fato de que estrelas no radiam exatamente como corpos negros, mas este detalhe no altera nossa argumentao.

Figura 2.19 Diagrama cor-cor terico. A linha da direita une as cores FB/FV e FU/FV de seis estrelas (na verdade corpos negros) com temperaturas de 5000, 10000, 15000, 20000, 25000 e 30000 K. A linha tracejada une as mesmas estrelas, porm com cores avermelhadas por (V) = 2 de poeira interestelar. (Note que os eixos so logartmos). Obviamente, at aqui estamos falando de cores intrnsecas, no afetadas por extino por isso o sub-ndice int nas expresses acima. O avermelhamento interestelar modifica a

48
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

posio de uma estrela nesse diagrama, deslocando-a para a esquerda e para baixo. Para determinar exatamente a direo desse deslocamento, precisamos conhecer a funo () nos comprimentos de onda das bandas U, B e V. Conforme vimos (seco 2.1.1) , a extino transforma um fluxo intrnseco Fint em Fobs = Fint exp(-). Na banda B, por exemplo, FB,obs = FB,int exp[-(B)], e analogamente para U e V. Aps uma lgebra trivial, obtemos a seguinte expresso para as cores observadas (FB / FV)obs = (FB / FV)int exp[(V) - (B)] (FU / FB)obs = (FU / FB)int exp[(B) - (U)] Vamos reescrever essas relaes re-arranjando os termos dentro das exponenciais: (FB / FV)obs = (FB / FV)int exp{-(V) [(B)/(V) - 1]} (FU / FB)obs = (FU / FB)int exp{-(V) [(U)/(V) - (B)/(V)]} O motivo para este rearranjo que conhecemos os termos (B)/(V) e (U)/(V) a partir da lei de avermelhamento, que descreve a forma da funo (). Vamos usar (V) para medir a quantidade de extino, e usar () para converte-la para U e B. (Extino e avermelhamento, como se v, vm sempre de mos dadas.) Estudos detalhados do meio interestelar em nossa galxia demonstraram que aproximadamente proporcional ao inverso de l , o que nos permite deduzir que (B)/(V) ~ (B/V)-1~ (4400/5500)-1 = 1,25 e (U)/(V) ~ (3600/5500)-1 = 1,53 os valores exatos so 1,31 e 1,56, respectivamente. Com esses valores, o termo de avermelhamento na equao para (FB / FV)obs fica exp{-0,31 (V)}, e exp{-0,25 (V)} para (FU / FB)obs. Portanto, para avaliar o efeito da poeira sobre as cores de uma estrela, basta sabermos quanta extino ela sofre na banda V. A seta larga na figura 2.19 mostra como a seqncia de cores intrnsecas deslocada para (V) = 2. Quanto maior (V) maior ser este deslocamento. A separao entre as seqncias de cores intrnsecas e cores avermelhadas na figura 2.19 imediatamente sugere uma estratgia para determinar se uma dada estrela sofre extino. Basta medirmos suas cores (FB / FV)obs e (FU / FB)obs e verificar em que ponto do diagrama elas caem. Se elas caem fora da seqncia de cores intrnsecas porque a estrela sofre extino. Para determinar quanta extino, isto , para medir (V), tudo o que temos que fazer traar uma reta entre as cores observadas e a seqncia de cores intrnsecas na direo do vetor de avermelhamento (mas obviamente no sentido oposto ao da figura). EXERCCIO 2.25: Imagine uma estrela to avermelhada que ela se encontra no canto inferior esquerdo da figura 2.19, onde log (FB/FV) = -0,5 e log (FU/FB) = -0,5. A partir desse ponto, trace (com uma rgua) uma reta paralela seta de avermelhamento na direo da seqncia de cores intrnsecas. (a) Estime grosseiramente a temperatura da estrela. (b) Comparando o comprimento da reta traada com o da seta desenhada na figura, estime

49
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

(V). (c) Sendo (V) ~1 para cada kpc de distncia, estime a que distncia estaria esta estrela. EXERCCIO 2.26: Construa um diagrama cor-cor anlogo ao da figura 2.19, mas usando as cores (FB/FV) e (FV/FI), onde FI o fluxo na banda I, centrada em 9000 . Para traar a seta de avermelhamento voc precisar saber que (I)/(V) = 0,48. Este diagrama lhe parece mais til que o da figura 2.19?

Existem vrias incertezas nesse e em outros mtodos para calcular a extino, incertezas que se tornam crticas para objetos altamente avermelhados. Uma maneira de evitar problemas com a poeira estudar objetos fora do disco da galxia, pois, como patente na figura 2.2, a que a poeira se concentra. Obviamente, esta no uma alternativa vivel para astrnomos que trabalham com estrelas ou outros objetos no disco da nossa galxia, mas se voc est mais interessado em outras galxias, o melhor a fazer busc-las em direes o mais distante possvel do plano da Via Lctea, pois nessas direes existe muito pouca poeira. Na verdade, como se v na figura 2.14, esta a nica opo para quem estuda galxias!

2.4.3 Cores em galxias Cores no so teis apenas no estudo de estrelas. No estudo de galxias, imagens em diferentes s permitem discernir os ingredientes bsicos dos quais elas so feitas: Estrelas, gs e poeira. A figura 2.20 mostra uma seqncia de imagens da galxia M81 em comprimentos de onda progressivamente maiores: (a) ultravioleta, (b) ptico, (c) infravermelho prximo e (d) ondas de rdio. Estrelas quentes se sobressaem na imagem UV. O conjunto de pontos nessa imagem so regies de formao estelar (parecidas com Orion, figura 2.4), cada uma delas contendo muitas estrelas quentes. Note como estas estrelas traam perfeitamente os braos espirais. O ncleo de M81 tambm emite radiao UV. Na imagem ptica, o bojo de M81, que no emite no UV, aparece claramente. Os braos espirais aparecem claramente, mas v-se tambm que a regio entre os braos espirais tambm contm estrelas. Como essas regies no aparecem na imagem UV, presume-se que essas estrelas so mais frias do que as que vivem nos braos. A principal caracterstica na imagem no infravermelho prximo o bojo, que cresce em tamanho em comparao as imagens em s menores. Pelo mesmo argumento usado acima, deduz-se que as estrelas do bojo so mais frias do que as do disco. De fato, as prprias cores pticas (como FB/FV) indicam que o disco mais azul que o bojo: (FB/FV)disco > (FB/FV)bojo. Se lembrarmos que as estrelas mais quentes so tambm as mais luminosas e mais massivas, essas imagens nos levam a concluso de que os braos espirais contm muito mais estrelas quentes do que outras regies do disco e tambm do bojo. Por que ser?

50
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 2.20 Imagens de M81 em vrios comprimentos de onda. Campo: 8,7 x 12,3 minutos de arco. (a) Ultravioleta: 1500 2500 . Nota: Os dois pontos brilhantes, ao sul do ncleo, que estragam a forma espiral da imagem UV so na verdade estrelas da nossa galxia que por azar esto na frente de M81. (b) ptico: composio de imagens no azul, amarelo e vermelho. (c) Infravermelho prximo: 1,2 2,2 m. (d) Ondas de rdio: = 20 cm ( = 1,5 GHz).

A explicao que a densidade de gs em braos espirais maior do que em outras partes do disco de galxias, devido passagem de ondas de densidade de forma espiral. A compresso do gs induz a formao de estrelas. Estrelas massivas e quentes vivem pouco (alguns milhes de anos), de modo que durante suas vidas elas no se afastam muito do lugar onde nasceram, e portanto esto umbilicalmente ligadas a posio dos braos espirais da mesma forma que uma criana recm nascida no se afasta de sua me. A imagem em rdio (figura d) mostra a distribuio de gs denso (a me na analogia acima), do qual se formam estrelas, que tambm reala bem a estrutura espiral. J estrelas de menor massa, que so mais frias, vivem mais e, com o passar do tempo, se dissociam dos braos espirais, como filhos que saem de casa ao atingir a maioridade. Isto explica porque as estrelas quentes so apenas vistas ao longo dos braos em galxias espirais. O fato de que o bojo mais vermelho que o disco (compare as figuras b e c) devido ao fato de que existe pouco gs no bojo, o que significa que ele no possui mais a matria prima para formar estrelas. Portanto, as estrelas que povoam o bojo so todas velhas, ou seja, elas nasceram muito tempo atrs. Como apenas estrelas de baixa massa e frias tm vida longa, o bojo tem uma cor vermelha. Imagens de um mesmo objeto em diferentes s podem ser muito distintas, como revela o exemplo acima (reveja tambm as figuras 2.3 e 2.4). Um exemplo mais dramtico dado nas figuras 2.21 a, b e c, que mostram imagens obtidas no ptico ( = 4400 ), em raios-X moles ( = 75 ) e infra-vermelho ( = 60m) da galxia NGC 253. A morfologia de cada uma destas imagens to diferente que se no soubssemos que todas foram obtidas da mesma regio do cu, dificilmente acreditaramos que se trata da mesma galxia! (A propsito, voc capaz de se reconhecer em uma radiografia sua?) A radiao ptica provm quase que exclusivamente das estrelas na galxia. Vemos que se trata de uma galxia espiral, com dois braos principais, porm altamente inclinada (b/a = 0,25, e portanto i = arc cos (b/a) = 76o ver exerccio 2.15). J os raios-X so produzidos por gs quente, com temperaturas T > 106 K, bem mais quente do que estrelas normais. A estrutura ~ bi-cnica que se observa devida a um supervento galctico, gs que empurrado para

51
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

cima e para baixo do disco da galxia a velocidades de centenas a milhares de km/s pela presso gerada por exploses de supernovas, que ocorrem a uma taxa alucinante no ncleo da galxia. Cada supernova injeta 1044 Joules de energia cintica no meio, e a ao coletiva de muitas delas ocorrendo em um espao curto de tempo (~ 107 anos) capaz de enviar o gs da regio central da galxia grandes distncias, como em uma grande exploso. A faixa escura que corta a imagem em raiosX na diagonal na verdade o efeito de uma cortina gs frio e poeira no disco da galxia. Este gs absorve os raiosX, impedindo que enxerguemos a emisso do gs quente nesta zona. J a imagem em 60 m revela a emisso da poeira, que com uma temperatura da ordem de ~10 a 100 K, emite muito nesta faixa espectral. A faixa escura vista na imagem em raios-X preenchida pela emisso da poeira na imagem no infravermelho. As labaredas para cima e para baixo do disco na imagem em 60 m so devidas poeira que carregada junto com o gs inter-estelar pelo supervento.

Figura 2.21 Trs imagens da galxia NGC253. (a) Na faixa do ptico/azul, (b) raiosX moles e (c) infravermelho. Todas imagens cobrem 30 por 30 minutos de arco, que correspondem a 20 kpc x 20 kpc distncia da galxia (d = 2,4 Mpc).

Voc tem todo direito de achar que interpretao demais para apenas algumas imagens! De fato, estas explicaes envolvem conceitos de formao e evoluo estelar, dinmica de galxias e do meio interestelar que vo bem alm do que apresentamos neste captulo. Porm, importante frisar que esses conceitos foram desenvolvidos precisamente a partir de observaes como as que apresentamos acima. Sem a inspirao dos dados, dificilmente elaboraramos teorias sobre super-ventos galcticos. Para citar um exemplo mais conhecido, sem as observaes de Hubble de que o universo est em expanso, Einstein teria provavelmente seguido acreditando que vivemos em universo esttico. A interao constante entre dados e teorias a principal caracterstica da Astrofsica moderna, para no dizer da cincia como um todo.

52
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Captulo 3

Espectroscopia
O comportamento do fluxo de um objeto em funo do comprimento de onda, ou seja, seu espectro F(), contm informaes acerca da sua natureza que vo muito alm daquelas que podemos extrair por meio de imagens. Se todos objetos no universo irradiassem como corpos negros, seus espectros seriam Planckianas perfeitas, cujas temperaturas poderiam ser inferidas a partir de imagens em diferentes filtros (vide exerccios 2.22 e 2.23), tornando desnecessrio o uso de espectrgrafos. Felizmente, a natureza no to simples quanto uma Planckiana. Mesmo objetos cujo espectro globalmente bem descrito por um corpo negro, como estrelas, apresentam linhas espectrais em comprimentos de onda correspondentes a transies de eltrons entre nveis qunticos de energia em tomos, ons ou molculas. A presena dessas transies em um espectro F() permite medir vrias propriedades fsicas, como densidade, composio qumica e temperatura, servindo basicamente como impresses digitais do objeto, o que torna seu estudo extremamente informativo. No exagero dizer que a espectroscopia a ferramenta mais poderosa da astrofsica. H quem diga que uma imagem vale 1000 palavras, mas um espectro vale 1000 imagens! Para detectar linhas espectrais precisamos examinar F() com uma lupa em comprimento de onda, isto , em passos pequenos de , j que, por estarem associadas a transies entre nveis quantizados de energia, linhas espectrais ocorrem em intervalos muito pequenos ao redor do da transio. Em princpio poderamos construir o espectro F() de um objeto tirando muitas imagens com filtros de largura bem estreitas centrados em diferentes s. Isto, contudo, muito menos prtico (para no falar nas dificuldades tcnicas em construir tais filtros) do que fazer o feixe de luz incidir sobre um espectrgrafo e registrar F() diretamente (figura 1.3). Ao invs de registrar o fluxo proveniente de diferentes regies de um objeto, como quando tiramos uma imagem, um espectrgrafo geralmente seleciona um pedao da imagem que se forma no plano focal (por exemplo, o ncleo de uma galxia, ou a estrela mais brilhante do campo) e extrai o espectro correspondente a essa regio. Perde-se, portanto, a informao morfolgica, mas ganha-se a informao espectral. O ideal seria combinar os dois tipos de informao. De fato, existem instrumentos que fazem precisamente isso: registrar o espectro para diferentes partes de uma imagem. Nesta seo nos concentraremos na informao fsica que se pode extrair a partir de espectros de objetos astronmicos, deixando de lado tais aspectos tecnolgicos. ------------------------------------ QUADRO XI: Resoluo espectral ---------------------------Assim como o grau de detalhes exibido em uma imagem depende da resoluo angular (seo 2.3.2 ), o grau de detalhe em um espectro F() ditado por sua resoluo espectral , que depende das caractersticas do espectrgrafo. Se o espectrgrafo usa uma rede de

53
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

difrao, ser tanto menor quanto mais linhas por milmetro a rede possuir. Assim como a resoluo angular limita nossa capacidade de distinguir objetos espacialmente prximos, a resoluo espectral limita nossa capacidade de distinguir linhas espectrais adjacentes. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.1 ESPECTRO CONTNUO, LINHAS DE EMISSO E ABSORO: As Leis de Kirchoff


Espectros podem ser caracterizados em termos de trs componentes bsicas: linhas de emisso, linhas de absoro e espectro contnuo. Nesta seo descrevemos estas trs componentes, como, onde e porque elas so vistas em objetos astronmicos. As condies sob as quais estas componentes se produzem so bem descritas por 3 regras deduzidas a partir de experimentos de laboratrio conduzidos pelo fsico alemo Gustav Kirchoff no sculo XIX: 1a Lei Gases densos e quentes, slidos e lquidos emitem um espectro contnuo. (Exemplos: lmpadas incandescentes, estrelas). 2a Lei Gases transparentes (rarefeitos) e quentes produzem um espectro com linhas de emisso, cujos s dependem da composio qumica do gs. (Exemplos: lmpada de Neon, nebulosa planetria). 3a Lei Se o espectro contnuo de um gs denso e quente atravessa um gs transparente, rarefeito e de menor temperatura, linhas escuras (de absoro) aparecem superpostas ao espectro contnuo. Os s dessas linhas dependem da composio qumica do gs frio. (Exemplos: a atmosfera da Terra vista contra o Sol, o meio interestelar visto contra uma estrela brilhante).

54
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

A figura 3.1 ilustra esquematicamente estas regras.

Figura 3.1 As Leis de Kirchoff. De cima para baixo: 1a, 2a e 3a lei. A lmpada representa um gs quente e denso, que, segundo a 1a lei, emite um espectro contnuo. A nuvem de gs quente no painel do meio tem densidade baixa, e portanto emite um espectro de linhas de emisso (2a lei). Igualmente, a nuvem de gs frio na figura de baixo tem baixa densidade, o que causa as linhas de absoro sobre o espectro contnuo que a atravessa (3a lei). Na figura da esquerda os espectros so apresentados tal qual seriam vistos atravs de um prisma, com linhas brilhantes (emisso) ou escuras (absoro). A forma mais comum de apresentar um espectro em um grfico de F() contra , tal qual ilustrado nos painis direita.

3.1.1 A Fsica por trs das regras de Kirchoff Em termos gerais, um espectro contnuo consiste de um espectro sem linhas espectrais, de modo que F() uma funo suave de , sem descontinuidades. O principal exemplo de um espectro contnuo um espectro de tipo corpo negro, que corresponde radiao emitida por um corpo em equilbrio termodinmico. Como estrelas so nada mais que um punhado de gs quente e denso, a 1a regra de Kirchoff nos diz que elas devem exibir um espectro contnuo. De fato, em uma primeira aproximao, o espectro de estrelas razoavelmente bem descrito por uma funo de Planck. Na prtica, como estrelas consistem de um ncleo quente rodeado por uma atmosfera mais fria, espectros estelares apresentam linhas de absoro, tal qual descrito pela 3a regra. A figura 3.2 mostra o espectro do Sol entre 3500 e 10000 , ao qual est superposto uma Planckiana de T = 5800 K, que, apesar de descrever razoavelmente bem a forma geral do

55
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

espectro, no explica as muitas linhas de absoro presentes no espectro. O fluxo que vemos em linhas de absoro provm de camadas mais externas e frias do Sol, enquanto que o contnuo provm de regies mais internas e quentes. Isto , em diferentes s vemos a radiao proveniente de zonas com diferentes temperaturas, o que explica porque o espectro observado no exatamente o de um corpo negro. Este fato suscita a seguinte pergunta: Como ento podemos medir a temperatura de estrelas? Na prtica, define-se a temperatura efetiva de uma estrela como a temperatura de um corpo negro que emite a mesma luminosidade total. Podemos obter Tef a partir a Lei de Stefan-Boltzmann: L = L() d = 4 R2 SB Tef4 onde SB = 5,67 x 10-8 W m-2 K-4 a constante de Stefan-Boltzmann. A luminosidade total L tambm chamada de luminosidade bolomtrica. Sendo a luminosidade bolomtrica do Sol L = 3,9 x 1026 W e seu raio R = 6,96 x 108 m, obtemos que sua temperatura efetiva Tef = (L / 4R2SB)1/4 = 5799 K. Segundo a Lei de Wien, um corpo negro a esta temperatura tem seu pico de radiao em max= 0,0029 m K / 5799 K ~ 5000 , em bom acordo com o que se v na figura 3.2.

Figura 3.2 - Espectro do Sol na regio do ptico. Note as muitas linhas de absoro, as linhas escuras primeiramente identificadas for Fraunhofer em 1814. Os pontos a partir de > 7000 foram obtidos com uma resoluo espectral bem pior que os demais. A curva suave um corpo negro de T = 5800 K. EXERCCIO 3.1: Como vimos no exerccio 2.6, a estrela Srius A possui uma luminosidade de bolomtrica L = L() d = 8 x 1027 W = 20 L. Analisando a forma de seu espectro conclumos que sua temperatura efetiva de ~ 9400 K. Calcule o raio de Sirius A usando a lei de Stefan-Boltzmann. Expresse o resultado em unidades do raio do Sol, R = 6,96 x 108 m. Essa combinao de medidas de L e Tef uma das principais maneiras de determinar o raio de estrelas.

56
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

EXERCCIO 3.2: A estrela Srius B tem um brilho ~ 700 vezes menor que o de Srius A, e sua temperatura de 24000 K. Use estas informaes para calcular o raio de Srius B. (No se assuste se o resultado for da ordem de grandeza do raio da Terra. Afinal de contas, Sirius B uma an branca.) ---------------------------------- QUADRO XII: Unidade de F() -------------------------------- At aqui, nossa definio de fluxo era tal que sua unidade era [F] = J s-1 m-2 = W m-2. J um espectro F() descrito em unidades de energia (J) por unidade de rea (m2) por unidade de tempo (s) por unidade de (), ou seja [F()] = W m-2 -1. Assim, F() d mede quantos Joules devidos ftons com comprimento de onda entre e + d cruzam uma rea de 1 m2 durante 1 segundo. Para obter o fluxo em um certo intervalo de 1 a 2 basta integrar F() d entre 1 e 2. Por exemplo, imagens de uma estrela na banda B nos fornecem o fluxo FB = F() d, cuja unidade W m-2. A rigor, F() deveria ser chamado de densidade de fluxo, mas, por preguia, freqentemente o chamamos apenas de fluxo ou espectro. As mesmas consideraes se aplicam a L(), o espectro de luminosidade, cujas unidades so J s-1 -1. O fluxo e luminosidade total (bolomtrica) so dados pelas integrais F() d e L() d de = 0 at . Um espectro pode igualmente ser representado em termos da freqncia (= c/) ou energia (E = h= hc/) dos ftons. As unidades nesses casos seriam [F()] = W m-2 Hz-1 e [F(E)] = W m-2 eV-1, respectivamente. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------Linhas de absoro se formam quando um fton de energia h incide sobre um tomo e eleva um de seus eltrons para um nvel de energia mais alto. Como os nveis de energia so quantizados, esta excitao-radiativa s ocorre para alguns valores de h. No tomo de hidrognio (H), a diferena de energia entre dois nveis com nmeros qunticos principais n e m satisfaz a regra de Rydberg: Enm = En - Em = 13,6 eV (n-2 m-2) Para levar um eltron no estado fundamental n=1 para o segundo andar do tomo de H (m=2) so necessrios 13,6 (1-2 2-2) = 10,2 eV, o que corresponde a um fton com = hc/E12 = 1216 (a linha da srie de Lyman). Para elevar o eltron ao nvel m=3 seriam necessrios 12,1 eV, ou = 1026 (Lyman ), e assim por diante (ver figura 3.3). Um fton de, digamos, = 1100 , no leva o eltron a lugar nenhum, pois no existe um nvel de energia 11,3 eV acima do estado fundamental. A excitao radiativa um processo anlogo ao de ressonncia em uma corda de violo, que possui um conjunto discreto de freqncias ressonantes (os harmnicos). Alis, esta analogia a base do modelo de Bohr para o tomo. O processo de excitao radiativa tambm pode ser esquematicamente descrito como uma reao fton + tomo => tomo excitado, tal qual ilustrado na figura 3.4. Transies eletrnicas entre estados de energia de um tomo so chamadas de transies ligado-ligado. Na maioria dos exemplos abaixo usaremos o tomo de H, pois

57
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

sua estrutura atmica relativamente simples. Apenas a ttulo de ilustrao, a figura 3.5 mostra um diagrama com algumas das transies para o on Ca+. Em geral, quanto maior o nmero atmico, mais complexa a estrutura de nveis.

Figura 3.3 Diagrama dos nveis de energia do tomo de Hidrognio. Algumas das transies entre nveis esto indicadas com os comprimentos de onda correspondentes.

Figura 3.4 Foto-excitao e desexcitao radiativa. Um fton com a energia certa pode levar um eltron de um nvel de energia a outro mais alto em um tomo. Um eltron pode pular para um nvel de energia mais interno em um tomo (desde que haja espao livre no andar de baixo, ou seja, desde que no se viole o princpio da excluso), liberando um fton.

58
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.5 Diagrama ilustrando alguns dos nveis de energia do on do Clcio uma vez ionizado. Cada reta conectando dois estados corresponde a uma transio eletrnica, que pode ser vista em absoro ou emisso.

Imagine uma estrela quente que emite como um corpo negro, e que em algum ponto do caminho entre a estrela e ns, existe uma nuvem fria, com tomos de H no estado fundamental, tal qual esquematizado na figura 3.6. Ao atravessar a nuvem, ftons com = 1216 oriundos da estrela sero absorvidos pelos tomos de H, que usaro esta energia incidente para levar seus eltrons do nvel 1 para o nvel 2. Ftons com uns poucos a mais ou a menos que este valor no sero absorvidos, e atravessaro a nuvem ilesos. Assim como acontece com Lyman , ftons com energia h = E1 - Em = 13,6 eV (1-2 m-2) sero absorvidos pela nuvem. Sem a nuvem no meio do caminho, o espectro que detectaramos na Terra seria o de um corpo negro, isto , um espectro contnuo. Com a nuvem, o espectro ser o de um corpo negro exceto nos s da srie de Lyman, nos quais o fluxo ser bem menor do que o do corpo negro devido absoro pela nuvem. Esta a explicao quntica por trs da 3a regra de Kirchoff.

59
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.6 Quando observamos uma estrela atravs de uma nuvem fria, tomos da nuvem produzem linhas de absoro que se sobrepem ao espectro da estrela. No exemplo acima, a nuvem tem tomos de H no seu estado fundamental (n = 1). Ftons que saem da estrela com = 1216 so comidos pela nuvem, que os usa para excitar o H ao nvel n = 2. Ftons com ligeiramente diferente podem atravessar a nuvem sem serem absorvidos. tomos excitados ao nvel n = 2 eventualmente voltam para n = 1 emitindo ftons de = 1216 , mas em qualquer direo (Linhas de absoro so tambm produzidas na prpria atmosfera da estrela).

Esta explicao pode ser adaptada para entender porque espectros de estrelas apresentam linhas de absoro mesmo sem a presena de nuvens na linha de visada. Em uma estrela, tanto a temperatura como a densidade caem de dentro para fora, de modo que podemos consider-las como um ncleo quente rodeado por uma atmosfera fria. Esta atmosfera mais rarefeita e fria que o ncleo faz o papel da nuvem na figura 3.6. As linhas de absoro se formam na atmosfera, enquanto que o contnuo provm das regies mais internas e mais quentes, como no caso do Sol, discutido acima. Tanto no caso de uma atmosfera estelar como para uma nuvem entre uma estrela ns, intuitivamente bvio que uma linha de absoro ser tanto mais profunda quanto mais tomos existirem no estado inferior da transio. Por exemplo, quanto mais tomos de H existirem no nvel n = 1, mais ftons sero absorvidos na srie de Lyman; quanto mais tomos existirem em n = 2, mais profundas sero as linhas de Balmer, e assim por diante. O mesmo se aplica a todos outros elementos qumicos, com suas transies em outros s. Este simples fato nos permite inverter o problema, isto , calcular quantos tomos de um certo elemento existem a partir da medida da profundidade de suas linhas de absoro em

60
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

um espectro. Para ser mais preciso, a quantidade de absoro matematicamente quantificada por quanto fluxo do contnuo comido pela linha. assim que astrnomos estudam a composio qumica dos astros! Por exemplo, analisando as linhas no espectro do Sol (figura 3.2), chegamos concluso que 90% de seus tomos so de H, 9% so tomos de He e 1% so elementos mais pesados, que astrnomos erradamente chamam de metais. (A quantidade de metais chamada de metalicidade.) Dentre os metais, o Oxignio o mais abundante, com um tomo de O para cada 1200 tomos de H. A composio qumica do Sol est resumida na tabela abaixo. Na verdade, essa a composio das camadas externas do Sol, pois da que vem a radiao que observamos. Em seu ncleo quente (~107 K) e denso, o Sol est transformando H e He pelo processo de fuso nuclear, o que altera dramaticamente sua composio qumica interna. Quando todo H do ncleo for queimado, comear a queima do He em Carbono e Oxignio, e assim por diante. Apenas no final da vida de uma estrela esses produtos se tornam visveis, quando ela explode como uma supernova, ou ento ejeta parte de sua massa, criando uma nebulosa planetria (que ser o caso do Sol). TABELA II Abundncias de alguns elementos qumicos na superfcie do Sol, expressas em relao quantidade de Hidrognio Elemento Smbolo Nmero Atmico Abundncia X/H Hlio He 2 9,77 102 Litio Li 3 1,44 1011 Berlio Be 4 1,41 1011 Boro B 5 3,98 1010 Carbono C 6 3,63 104 Nitrognio N 7 1,12 104 Oxignio O 8 8,51 104 Flor F 9 3,60 108 Neon Ne 10 1,23 104 Sdio Na 11 2,13 106 Magnsio Mg 12 3,80 105 Alumnio Al 13 2,95 106 Silcio Si 14 3,55 105 Fsforo P 15 2,81 107 Ferro Fe 26 3,47 105 Cobre Cu 29 1,60 108 Zinco Zn 30 3,9 108 Molibdnio Mo 42 8,32 1011 Praseodmio Pr 59 5,13 1012 Ouro Au 79 1,02 1011

61
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

--------------------------- QUADRO XIII: Composio Qumica: Terra x Sol ---------------Apenas uma pequena parte da massa da Terra est contida em tomos (molculas ou ons) de H, enquanto que no Sol, assim como no universo como um todo, o H disparado o elemento mais abundante, com 70% da massa, o que equivale a 90% dos tomos. Porm, Sol, Terra e demais planetas certamente se formaram a partir da contrao da mesma nuvem me. Sendo assim, por que a Terra possui muito menos H que o Sol? Uma das causas para esta diferena a evaporao dos elementos mais leves. tomos ou molculas na atmosfera terrestre se encontram em equilbrio, com uma temperatura T ~300 K. Sendo o H o elemento de menor massa, ele o que possui maiores velocidades, pois em equilbrio termodinmico todas partculas do gs possuem a mesma energia cintica mdia <> = 3/2 kT = <1/2 mv2>. Para uma molcula de H2 e T = 300 K, a velocidade mdia de 2 km s-1. Na distribuio de Maxwell-Boltzmann de energia cinticas, algumas partculas possuem altas energias, substancialmente maiores do que <>. Dentre essas, as molculas de H2 so as que tero as maiores velocidades. Algumas dessas molculas velozes tero velocidade maior que a velocidade de escape, vesc = (2 G MT / RT)1/2 = 11,2 km s-1, e podem escapar do campo gravitacional da Terra para o espao. Obviamente, escaparo mais partculas leves do que pesadas, o que explica porque a Terra to pobre em H com respeito ao Sol: Nosso planeta no suficientemente forte para reter gravitacionalmente as molculas mais velozes. J a velocidade de escape na superfcie do Sol de vesc = (2 GM/R)1/2 = 618 km s-1, o suficiente para segurar o H, mesmo considerando que l a velocidade mdia de um tomo de H (3 k T / mH)1/2 = 12 km s-1. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alm de linhas de absoro de diversos elementos qumicos, espectros estelares freqentemente exibem uma profunda descontinuidade em = 912 , que corresponde a uma energia de 13,6 eV. Isto ocorre porque ftons com h 13,6 eV so capazes de arrancar o eltron do H, ionizando-o, processo conhecido como foto-ionizao. O efeito o mesmo que em linhas de absoro, exceto que ocorre para uma grande faixa de energias: A nuvem (ou a atmosfera estelar) absorve todos ftons com 912 , de modo que a absoro tem a forma de uma descontinuidade no espectro, com F(<912 ) << F(>912 ). Descontinuidades anlogas associadas ionizao de outros elementos (como o Hlio), ou mesmo do H a partir de nveis n > 1 tambm ocorrem, dependendo da temperatura. A foto-ionizao, bem como o processo inverso, a recombinao, so exemplos de transies ligado-livre. Linhas de emisso se formam pelo processo inverso ao que d origem a linhas de absoro, ou seja, pela reao tomo excitado => tomo + fton (ver figura 3.4). Imagine um tomo de H cujo eltron esteja no nvel n = 4. Este no , obviamente, seu estado de menor energia. Seguindo a tendncia natural de sistemas fsicos, esse tomo tende a decair a seu estado de menor energia. Existem vrios caminhos possveis entre n = 4 e n =1. Um deles consiste do eltron despencar diretamente do 4o andar para o 1o, em cujo caso um fton de energia E = E4 E1 = 13,6 / (12 42) = 12,8 eV ser liberado, produzindo a linha da srie de Lyman ( = 973 ). Este processo chamado de desexcitao radiativa.

62
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Outros caminhos possveis para o eltron decair emitindo ftons so: 4-3 (produzindo um fton com = 18756 ; a linha Paschen ) seguido de 3-1 ( = 1026 ; Lyman ), 4-2 ( = 4861 ; a linha Balmer , ou simplesmente H) seguido de 2-1 ( = 1216 ; Lyman ) ou, finalmente, 4-3 seguido de 3-2 ( = 6563 , H) e 2-1 ( = 1216 , Lyman ). Em uma coleo de tomos nesta situao, alguns eltrons decaem pelo primeiro caminho, outros pelo segundo, etc., de acordo com as probabilidades associadas a cada transio. Essas probabilidades esto diretamente relacionadas s sees de choque que podemos calcular por meio da mecnica quntica. O que veramos se apontssemos um telescpio equipado com um espectrgrafo para uma nuvem de H nestas condies? Veramos ftons saindo com s correspondentes s transies 4-3, 4-2, 4-1, 3-2, 3-1 e 2-1 ( = 18756, 4861, 973, 6563, 1026, 1216 respectivamente). Alm destas, outras transies do H seriam observadas se nveis acima de n = 4 forem excitados. A quantizao dos nveis de energia do tomo de H o impede de produzir ftons com qualquer energia, de modo que nenhuma emisso seria detectada em outros s. O espectro F() observado portanto revelaria um conjunto de linhas de emisso, tal qual enunciado na 2a regra de Kirchoff. EXERCCIO 3.3: Desenhe um diagrama de nveis de energia para o tomo de H de n = 1 at n = 4. A partir do nvel n = 4, trace todos caminhos possveis para um eltron chegar em n = 1. Quantos caminhos existem? Para um conjunto de 600 tomos originalmente no nvel n = 4, e supondo que todas transies so igualmente provveis (o que no correto), calcule quantos ftons sero produzidos em cada transio, isto , calcule quantas transies 4-3 ocorrero, quantas transies 4-2 e assim por diante. Repita o exerccio para 5 nveis. A figura 3.7 mostra um pedao pequeno (entre 4300 e 4800 ) dos espectros pticos das nebulosas planetrias NGC 7009 e NGC 6826, cujas imagens esto ao lado. Ambas nebulosas circundam estrelas ans brancas quentes (~ 40000 K ou mais). Em objetos como esses, o gs da nebulosa ionizado e aquecido pela radiao proveniente da estrela central. O espectro da nebulosa apresenta uma grande quantidade de linhas de emisso, produzidas por vrios tomos e ons. A intensidade de cada linha depende de quantos tomos/ons daquele tipo existem. Por exemplo, quanto mais tomos de Argnio existirem, mais ons de Ar++ existiro e maior ser a intensidade da linha em = 4738 produzida por este on, visvel no espectro de NGC 7009 acima. Assim como no caso de linhas de absoro, o espectro de emisso est intimamente ligado composio qumica do objeto. No caso da nebulosa planetria NGC 7009, a anlise de suas linhas de emisso nos leva a concluir que para cada tomo de oxignio existem 3700 de H, o que em geral se escreve O/H = 2,7 x 10-4. Nesta notao as abundncias de, por exemplo, nenio e enxofre so Ne/H = 7,6 x 10-5 e S/H= 6,3 x 10-6. J NGC 6826 mais evoluda quimicamente, com abundncias O/H = 6,9 x 10-4, Ne/H = 1,3 x 10-5 e S/H= 1,0 x 10-5. A anlise espectral funciona como um exame de sangue da nebulosa, com a diferena que no podemos coletar o sangue e analis-lo sob um microscpio, mas apenas observ-lo de longe. No

63
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

impressionante que possamos obter este tipo de informao to detalhada para astros que se encontram a distncias (literalmente) astronmicas?

Figura 3.7 - Pores ampliadas dos espectros pticos das nebulosas planetrias NGC 7009 e NGC 6826 e suas imagens, obtidas com o telescpio espacial Hubble.

3.1 2 Quando se detecta absoro e quando se detecta emisso? O leitor atento deve ter percebido uma aparente contradio nas explicaes acima de quando se formam linhas de absoro e quando se formam linhas de emisso. Se uma nuvem com tomos excitados produz linhas de emisso, por que que a nuvem da figura 3.6a, que intercepta a luz proveniente de uma estrela, produz linhas de absoro? Afinal de contas, os tomos de H da nuvem fria que so excitados pela radiao incidente deveriam se desexcitar radiativamente, emitindo precisamente os mesmos ftons que absorvem! Por exemplo, um tomo de H que est no nvel n = 2 aps absorver um fton de = 1216 deve muito rapidamente decair para o nvel n = 1, liberando um fton tambm com = 1216 , idntico ao que absorveu.

64
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

A nuvem que produz linhas absoro deve, portanto, tambm produzir linhas de emisso! Ocorre que o fton liberado na desexcitao pode ser emitido em qualquer direo. Apenas uma frao nfima dos ftons assim produzidos ter a mesma direo da radiao incidente. J os ftons da estrela que chegam nuvem tm todos a mesma direo; eles chegariam inclumes Terra no fosse sua interao com a nuvem. A nuvem age como um tenista ruim, que rebate as bolas que vm do outro lado da quadra para qualquer lado. Mais que isso, o tenista, que cumpre o papel do tomo de H, rebate apenas algumas bolas (ftons), as que tm energia igual a um dos Enms admitidos pela estrutura atmica do H. Quem estiver atrs deste tenista desqualificado receber todas bolas com energia E = h Enm, mas poucas bolas com energia igual a umas das energias ressonantes Enm. Em outras palavras, espectadores atrs desse tenista vero linhas de absoro sobre um espectro contnuo. Mas e os outros espectadores? Ao contrrio dos que esto atrs do tenista maluco, os espectadores sentados em outras posies jamais sero atingidos pelas bolas sacadas pelo tenista do outro lado da quadra (a estrela), j que elas no so enviadas em suas direes. Eles no vem o espectro contnuo emitido pela estrela, pois no esto olhando para ela, e sim para a nuvem. Em compensao, de vez em quando recebem uma bolada com energia Enm, rebatida pela nuvem, isto , pelo tenista maluco. Ou seja, espectadores em outras posies vem um espectro com linhas de emisso. A figura 3.8 ilustra a geometria desta partida de tnis csmica. Se observarmos uma estrela atravs de uma nuvem, vemos um espectro de absoro. J se observamos a mesma nuvem de um ngulo diferente, sem a estrela por trs, vemos apenas a emisso da nuvem. No havendo nenhuma estrela por trs da nuvem nesta direo, ela no poderia produzir um espectro de absoro pelo simples fato de que no haveria do que absorver!

Figura 3.8 Segundo a 3a Lei de Kirchoff, um observador que v uma estrela atravs de uma nuvem fria v linhas de absoro sobre um espectro contnuo, como j ilustrado na figura 3.6. J um outro observador que olha para a nuvem de um outro ngulo (sem a estrela por trs) v a emisso da nuvem (2a Lei de Kirchoff). No caso da figura, esse

65
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

observador v tanto a radiao intrinsecamente produzida na nuvem como ftons que vieram da estrela, excitaram um tomo da nuvem e foram recriados na desexcitao, como se os ftons estelares tivessem sido rebatidos pela nuvem. O leitor muito atento talvez tenha percebido outra aparente contradio. No exemplo da nebulosa planetria, apresentado acima (figura 3.7), tem-se uma estrela rodeada por um nuvem. Porm, ela exibe um espectro de emisso, enquanto, segundo a 3a regra de Kirchoff, deveramos observar um espectro de absoro! Certo? Sim e no! Acontece que a nebulosa muito maior do que a estrela! Projetada no cu, a an branca central compreende um ngulo minsculo, enquanto a nebulosa, como se v na figura, muito mais extensa. A geometria , portanto, uma mistura das duas geometrias ilustradas na figura 3.8, de modo que o espectro deve ser uma mistura de uma componente de absoro com outra de emisso. A componente de absoro, porm, corresponde apenas parte da nebulosa que est diretamente em frente da estrela, o que corresponde a uma frao nfima da rea total da nebulosa. J a emisso provm de toda extenso da nebulosa, sendo, portanto, muito mais intensa que a absoro. Ou seja, na soma das componentes de absoro e emisso, a emisso ganha disparado. Para observar a componente de absoro seria necessrio captar apenas a luz proveniente do pedao do cu correspondente ao tamanho da estrela no cu, impedindo que a luz da nebulosa ao redor da estrela entre no espectrgrafo. Isolar um feixe to estreito de luz impossvel, tanto por dificuldades tecnolgicas como pelos efeitos de seeing atmosfrico. Desse modo, toda luz da nebulosa entra no detector, o que faz com que o espectro observado seja dominado por linhas de emisso. Estes efeitos geomtricos tambm ocorrem em atmosferas estelares, que exibem espectros de absoro. Nesse caso, porm a absoro ganha da emisso, pois a atmosfera na verdade uma casca esfrica fina, de espessura R muito menor que o raio R da estrela, de modo que na soma de absoro + emisso a componente de absoro quem ganha. EXERCCIO 3.4: Nebulosas Planetrias freqentemente apresentam a forma de anel, como o caso da Nebulosa do Anel, ilustrada na figura 3.9. Apesar dessa aparncia, sua estrutura tri-dimensional na verdade a de uma casca esfrica. Voc tem alguma idia de como possvel distinguir entre um anel e uma casca esfrica a partir da imagem de uma nebulosa? O esquema direita na figura figura 3.9 d uma idia de como isso pode ser feito. (A idia bsica analisar quanta luz provm de cada regio da nebulosa.)

66
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.9 Exerccio 3.4.

3.1.3 O papel da densidade Em toda essa discusso assumimos implicitamente que a nuvem rarefeita, isto , tem uma densidade baixa, condio enunciada explicitamente na 2a e 3a regras de Kirchoff. Vejamos porque. Se a nuvem for densa, ento um fton resultante do decaimento de n = 2 para n = 1 muito provavelmente encontraria um tomo de H no estado n = 1 em seu caminho, o que resultaria na sua re-absoro dentro da prpria nuvem. Este tomo excitado ento decairia emitindo outro fton Lyman e a histria se repetiria muitas vezes. De espalhamento em espalhamento, o fton descreve uma trajetria aleatria, como o movimento Browniano de uma molcula no ar. Esta analogia to boa que podemos aproveitar um conceito da teoria cintica dos gases: O de livre caminho mdio (l). Como o prprio nome diz, l a distncia (mdia) percorrida entre duas colises. No caso do ar que voc respira, l a distncia percorrida por uma molcula antes dela bater em outra. No caso de ftons em uma nuvem, a distancia percorrida entre sua produo e absoro. Tanto a coliso de uma molcula com outra como a absoro de um fton por um tomo so descritas por uma seco de choque , medida em unidades de m2. Quanticamente, expressa a probabilidade da interao ocorrer. Classicamente, podemos interpretar como a rea do alvo. fcil provar (consulte seu texto predileto de teoria cintica dos gases) que l = (n )-1

67
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

onde n a densidade de partculas alvo. Desta expresso deduz-se que quanto maior a densidade e/ou a seco de choque, menor o livre caminho mdio, como esperado. EXERCCIO 3.5: Considerando a figura 1.2, em que faixa espectral lhe parece que o livre caminho mdio de ftons na atmosfera terrestre menor? E em que faixa l maior? Em uma nuvem densa, o livre caminho mdio para um fton Lyman pequeno. Se l for < que o tamanho da nuvem, ele ser absorvido e re-emitido vrias vezes, ziguezagueando como um bbado (figura 3.10). Eventualmente, este fton pode chegar a beira da nuvem e escapar sem ser espalhado novamente. Mas como ele passa muito tempo zanzando de c pra l dentro da nuvem, outras coisas podem acontecer. Por exemplo, digamos que um tomo que foi excitado por um fton colida com um outro tomo, ou talvez com um eltron livre da nuvem. Nesta coliso, a energia armazenada no estado n = 2 pode ser transferida outra partcula na forma de energia cintica. Ou seja, o tomo volta ao estado n = 1, mas ao invs de liberar um fton, os 10,2 eV se transformam em energia cintica dentro da nuvem, processo que chamamos de desexcitao colisional. Note que o fton foi destrudo! Colises subseqentes entre as partculas da nuvem dividiro esta energia cintica democraticamente, estabelecendo um equilbrio termodinmico no qual a nuvem passa a emitir como um corpo negro.

Figura 3.10 Movimento Browniano de um fton em uma nuvem densa, como o interior de uma estrela. Como o livre caminho mdio muito menor do que o tamanho da nuvem, o fton interage muitas vezes com o gs antes de escapar da nuvem (se que ele escapa, pois possvel que ela seja destrudo no caminho). Quanto maior a densidade do gs mais eficiente esse processo de termalizao, no qual emisso e absoro de ftons se balanceiam, produzindo um espectro contnuo descrito por uma funo de Planck. De fato, precisamente a interao freqente entre ftons e tomos e a interao das partculas do gs entre si, que fazem com que o sistema se aproxime de um estado de equilbrio termodinmico (No custa lembrar que a prpria noo de equilbrio de um sistema est inextricavelmente ligada s interaes entre suas partes. um pouco como viajar de carro. Se a estrada est livre, voc pode viajar a qualquer velocidade, independente dos outros carros. J se a estrada est congestionada, seu movimento depender da velocidade dos outros carros. O trnsito se equilibra a uma dada velocidade pelas interaes entre carros). Gases densos e quentes, portanto, emitem um

68
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

espectro contnuo, tal qual nos diz a 1a regra de Kirchoff. Apenas para densidades baixas podemos ignorar estes efeitos, o que explica porque a 2a e 3a regras incluem esta condio.

------------------------------------- QUADRO XIV Regies HII ---------------------------------Para que uma estrela ionize uma nuvem de gs ao seu redor ela deve produzir um nmero significativo de ftons com energia h > 13,6 eV para poder arrancar eltrons do H. Isso requer temperaturas T > 30000 K. Estrelas massivas, 20 M < M < 100 M, j nascem com T entre 30000 e 50000 K, e conseqentemente ionizam o gs ao seu redor criando uma regio de H+, que astrnomos chamam de regio HII. Nestas nuvens aproximadamente esfricas, com temperaturas de ~ 10000 a 20000 K e densidades baixas (n ~ 100 partculas por cm3), um on H+ eventualmente se encontra com um eltron livre resultante de outro evento de foto-ionizao e o captura, liberando um fton. Durante a cascata quntica do eltron at o nvel n = 1 vrias linhas de emisso so produzidas. O mesmo acontece com outros elementos qumicos. O resultado final um espectro repleto de linhas de emisso, parecido com o da nebulosa planetria na figura 3.7, ou da galxia Markarian 463 na figura 3.15. Voc deveria estar se perguntando: Por que o gs ionizado no irradia como um corpo negro? Afinal, estrelas com a mesma temperatura (~10000 a 20000K) tambm contm gs ionizado, mas irradiam mais ou menos como corpos negros (descontando as linhas de absoro). Afinal, qual a diferena? A densidade! Em uma regio HII a densidade cerca de 1010 vezes menor que em uma atmosfera estelar. Em estrelas, a alta densidade fora ftons e tomos a interagirem freqentemente, o que garante um equilbrio entre matria e radiao, resultando em um espectro tipo corpo negro. J em regies HII, a densidade to baixa que um fton produzido na nuvem (digamos, um fton H) escapa da nuvem sem interagir com suas partculas. Em outras palavras, o livre caminho mdio deste fton muito maior do que o prprio tamanho da nuvem. O campo de radiao e o gs no esto em equilbrio. Basta ver que embora a temperatura da nuvem seja de 10000K, o gs est imerso em um campo de radiao muito mais quente (T > 30000 K), proveniente da estrela. A imagem UV da galxias M81 (figura 2.20) mostra vrios pontos brilhantes, que como discutimos, so estrelas quentes recm nascidas. O gs ao redor dessas estrelas ionizado, formando regies HII. As nebulosas de Orion (figura 2.4) e da Roseta (figura 3.11) so exemplos de regies HII em nossa galxia. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

69
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.11 Nebulosa da Roseta, exemplo de uma regio HII em nossa galxia. A nuvem de gs ionizada pela radiao proveniente das estrelas quentes e massivas no centro da nebulosa. A colorao vermelha da nuvem se deve intensa emisso de ftons H ( = 6563 ). Filamentos escuros ao norte e a nordeste do centro so nuvens de poeira.

3.1.4 Outros efeitos

A esta altura j apresentamos os elementos bsicos necessrios para a compreenso das leis de Kirchoff. (Na verdade, fomos bem alm disto!) Porm, existem vrios outros processos que no discutimos acima, mas que participam da fsica por trs da produo de um espectro. Por exemplo, em toda discusso acima citamos apenas mecanismos radiativos de excitao. Uma outra maneira de excitar eltrons em um tomo faze-lo colidir com outro tomo ou, o que mais provvel em nebulosas astrofsicas, um eltron livre. Parte da energia cintica EC da coliso pode ser consumida na elevao do eltron de um nvel de energia En a outro nvel Em > En. Para que esse processo de excitao colisional seja efetivo, EC, que da ordem de 3kT/2 (onde T a temperatura do gs e k a constante de Boltzmann) deve ser comparvel a E. Por exemplo, para excitar tomos de H do seu nvel fundamental para o nvel n = 2, temperaturas da ordem de T ~ 2(E2 E1) / 3k = 79000 K so, em princpio, necessrias. Este valor muito alto para a superfcie de uma estrela

70
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

normal, mas vale lembrar que 3kT/2 apenas a energia cintica mdia das partculas do gs. Na distribuio de Maxwell-Boltzmann de energias cinticas uma frao nada desprezvel das partculas ser bem mais energtica que a mdia, de modo que a excitao de n = 1 para n = 2 pode ocorrer para temperaturas bem menores que este valor. De qualquer modo, em geral o nvel n = 2 povoado mais por ressonncia (ou seja, excitao radiativa) com ftons Lyman do que por colises. J para excitar eltrons de n = 2 para n = 3 mais fcil; basta uma temperatura T ~ 2(E3 E2) / 3k ~ 15000 K. (Como o leitor deve ter percebido, a excitao colisional nada mais que o inverso da desexcitao colisional.) Outra maneira de produzir tomos em nveis excitados pela recombinao de um eltron livre com um on (brevemente discutido no quadro sobre regies HII). Enquanto a foto-ionizao arranca o eltron do H, na recombinao um desses eltrons livres encontra um H+ e cai para um nvel de energia, liberando um fton cuja energia ser a energia cintica do eltron livre mais a energia de ligao do nvel para o qual ele decai. Por exemplo, um eltron que tem energia cintica de 1 eV (e portanto uma velocidade de ~ 600 km/s) que se re-combina para o nvel n = 3 do H (E3 = - 1,5 eV) produzir um fton de 1 + 1,5 = 2,5 eV (o que d = 4960 ). A partir da o eltron cascatear at chegar a n = 1. Existem tambm processos de interao de ftons com tomos, ons, molculas e eltrons livres, que, ao contrrio das transies ligado-ligado, operam sobre ftons de qualquer energia. Tais transies so chamadas transies livre-livre, pois no envolvem alterao de estados ligados. Um exemplo o espalhamento Compton, no qual um fton cede parte de sua energia para um eltron livre, que ganha energia cintica (ou vice-versa no espalhamento Compton inverso). Outro fenmeno a interao de um eltron livre com outra carga, como um on ou outro eltron livre. Durante a interao Coulombiana ocorre a acelerao de cargas, que, segundo a teoria eletromagntica clssica, produz radiao. Tratar todos esses processos simultnea e consistentemente obviamente uma tarefa complicadssima, porm possvel. Para ilustrar o grau de sofisticao que a anlise espectral atingiu em astronomia, a figura 3.12 compara o espectro observado de uma estrela com um espectro terico. A concordncia entre observao e teoria excelente! Para construir esse modelo, foi necessrio resolver um sistema complexo de equaes acopladas, descrevendo a estrutura de temperatura, ionizao, presso e densidade da atmosfera da estrela, e equaes que tratam dos processos de criao e destruio de ftons, as quais fazem uso de gigantescas bibliotecas de dados atmicos, com seces de choque para milhes de transies radiativas e colisionais de todos elementos qumicos em seus diversos graus de ionizao. Parece pouco?

71
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.12 Comparao entre o espectro observado do Sol e de um espectro terico, calculado atravs da modelagem de sua estrutura de temperatura, densidade, presso e sua composio qumica. ------------------------------------ QUADRO XV O azul do cu ---------------------------------Voc j se perguntou porque o cu azul? Aqui vai uma pista bvia: noite o cu no azul, o que sugere que a explicao deve envolver o Sol... De fato, o fenmeno por trs desse fato to corriqueiro o espalhamento da luz solar por molculas na atmosfera terrestre, tecnicamente chamado de espalhamento Rayleigh. A interao de ftons solares com essas molculas tal que os ftons de menor comprimento de onda so mais espalhados que os de maior comprimento de onda, em direta analogia com o que vimos ao estudar o avermelhamento da radiao de estrelas devido interao com gros de poeira interestelar (sees 2.1.1 e 2.4.2). Ao olharmos para o cu diurno, o que vemos radiao solar espalhada, ou seja, raios solares que foram desviados para baixo ao cruzar a atmosfera. Se esse espalhamento fosse independente de , o cu teria a cor do Sol, pois todos ftons seriam igualmente espalhados. Mas no assim. Imagine 10 ftons azuis, 10 amarelos e 10 vermelhos que saem do Sol em direo a Terra, cruzando nossa atmosfera a uma certa altura. Dos 10 ftons azuis, 6 sero espalhados pela atmosfera, enquanto apenas 4 dos amarelos e 2 dos vermelhos sero espalhados; os demais atravessam a atmosfera terrestre inclumes, seguindo viagem galxia afora. Obviamente, a radiao espalhada ser mais azul (ou menos vermelha, o que d no mesmo) do que a que vem do Sol (figura 3.13). A parte desse fluxo espalhado que vem para baixo nos d a colorao azul do cu. Um fenmeno muito semelhante acontece em nebulosas de reflexo, como no aglomerado das Pliades (figura

72
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

2.18), com a diferena de que l os agentes espalhadores so partculas de poeira interestelar. Nebulosas de reflexo tambm exibem uma colorao azulada. E o pr do Sol? Por que ele vermelho? Ora, pela mesma razo! Ao olhar o Sol, voc na verdade v apenas os ftons que no foram espalhados pela atmosfera. Como os ftons de menor so os que mais interagem com as molculas do ar, o Sol que vemos menos azul, e portanto mais vermelho, do que o Sol real, que os astronautas vem de fora da atmosfera. Isto ocorre a qualquer hora do dia, mas o efeito mais dramtico no crepsculo simplesmente porque quando o Sol est prximo ao horizonte, seus ftons atravessam uma camada atmosfrica muito maior do que quando ele est a pino, o que aumenta o efeito do espalhamento. (No linguajar da seo 2.1.1, a profundidade ptica da atmosfera maior na direo do horizonte do que no znite.) --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Figura 3.13 Ao olhar para o cu diurno, o que vemos luz solar espalhada pela atmosfera da Terra. Como a atmosfera espalha mais ftons azuis (menor ) do que vermelhos (maior ), o cu tem uma cor azulada. J ao olhar para o Sol no poente, boa parte dos ftons azuis desviada ao cruzar a longa camada de ar, o que explica porque o Sol se avermelha ao se pr. EXERCCIO 3.6: Em plasmas altamente ionizados, o espalhamento eletrnico, tambm chamado de espalhamento Thomson, um dos processos mais efetivos de interao entre radiao e matria. Nesse processo, um fton simplesmente rebatido por um eltron livre, sem que eles troquem energia. A seco de choque dessa interao de apenas e = 6,65 x 10-29 m2, o que equivale a dizer que um fton que se aproxima de um eltron o v com esta rea. Ftons que se aproximam de tomos de H no nvel fundamental vem uma rea ~1 milho de vezes maior, de modo que muito mais provvel um fton interagir com um tomo de H do que com um eltron livre. Porm, se o H estiver todo ionizado, tomos de H viram pares de prtons de eltrons livres, e o espalhamento eletrnico passa a ser a interao mais relevante. Considerando o Sol como uma bola de prtons e eltrons livres com massa = 1 M = 1,99 x 1030 kg e raio R = 6,96 x 108:

73
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

(a) Calcule o nmero total de eltrons, Ne. (Lembre-se que a massa de um prton mais um eltron de 1,67 x 10-27 kg.) (b) Calcule a densidade mdia de eltrons, ne. (Simplesmente divida Ne pelo volume do Sol.) (c) Calcule o livre caminho mdio de um fton, l = (ne e)-1. (Voc deveria obter pouco menos de 2 cm.) (d) Comparando l com o Raio do Sol, voc diria que um fton produzido no centro desse Sol de mentirinha (mas nem tanto!) capaz de chegar superfcie e escapar sem bater em nenhum eltron no caminho? (e) Se, por um milagre, em todas interaes de um fton com eltrons ele mantivesse sua direo radial, quantas interaes ocorreriam no caminho do centro superfcie? (f) Na verdade, o espalhamento eletrnico redireciona o fton para uma direo aleatria, de modo que ele descreve um movimento Browniano anlogo ao andar de um bbado (figura 3.10). Neste movimento, estatisticamente se espera que aps N interaes o fton percorra uma distncia de N1/2 livres caminhos mdios. Sabendo disso, recalcule sua resposta ao item anterior, isto , calcule quantas interaes so necessrias para que um fton produzido no ncleo chegue superfcie. (g) Sendo Ntot a resposta ao item anterior, o caminho total percorrido pelo fton em seu zigue-zague at a superfcie Ntot l. Quanto tempo dura essa viagem? (Lembre-se que ftons viajam c = 3 x 108 m s-1. No se surpreenda se voc obter algo ao redor de 30000 anos!) Compare o valor obtido com o tempo R/c que a viagem duraria sem as interaes. (h) Sempre que se fala das distncias s estrelas, se diz que olhando o cu vemos o passado. Este exerccio talvez o(a) convena que isto tambm se aplica no caso do Sol, apesar de ele estar a menos de 10 minutos-luz de ns! EXERCCIO 3.7: Aglomerados de galxias so conjuntos de milhares de galxias concentradas em uma regio ~ esfrica de raio da ordem de R = 1 Mpc. Ao contrrio do que imagens pticas nos levam a crer, o espao entre as galxias no est vazio. Ele contm gs tnue, com densidade n de 10-4 a 10-2 partculas por cm3, e muito quente, T ~ 107 108 K (e portanto ionizado) que emite fortemente em raios-X (figura 3.14). O principal mecanismo radiativo nesse gs o Bremsstrahlung, ou emisso livre-livre, que a radiao produzida por eltrons acelerados ao interagir com ons positivos. Assumindo apenas eltrons e prtons (ou seja, um gs de H puro), neste processo cada cm3 emite = 2,4 x 10-34 n2 T1/2 Watts, onde n dada em cm-3 e T em K. Se assumirmos que n e T so constantes e que esse gs se confina todo dentro de um raio R, sua luminosidade total simplesmente L = 4R3/3. Devido a alta temperatura, praticamente toda esta luminosidade emitida em raios X. No Aglomerado de Coma Berenices, a densidade de n ~ 10-3 cm-3, a temperatura de 3 x 107 K e o gs ocupa uma esfera de R ~ 0,9 Mpc = 2,8 x 1024 cm. Com esses nmeros aproximados, calcule: (a) A Luminosidade em raios X desse aglomerado, em luminosidades solares. (b) O nmero total N = n 4R3/3 de partculas do gs intra-aglomerado.

74
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

(c) A massa total do gs, assumindo que a massa mdia por partcula (mp + me) / 2 ~ mp/2, onde mp e me so as massas do prton e eltron, respectivamente. (Isto equivale a supor que o gs de H puro, e est totalmente ionizado.) Voc deveria obter Mgas ~ 4 x 1013 Mo. Esta massa da mesma ordem de grandeza que a massa em todas galxias do aglomerado! (Vide exerccio 3.16).

Figura 3.14 Imagem ptica de um aglomerado de galxias distante. Praticamente todos pontos nessa imagem so galxias. As isofotas traam a emisso em raios X do gs quente que permeia o aglomerado.

3.1.5 Informao fsica a partir da anlise de espectros A principal concluso a que voc deveria ter chegado depois de passar por toda esta discusso que existe muita fsica por trs de um espectro! Muito mais, alis, do que pudemos mencionar. Obviamente, esta riqueza implica que a anlise de espectros uma tarefa complexa, pois envolve conhecimentos de teoria eletromagntica, termodinmica, mecnica estatstica e fsica quntica. Ou seja, praticamente toda Fsica! No toa que essa rea da astrofsica, conhecida como Processos Radiativos ou Transferncia Radiativa, j produziu (e seguir produzindo) uma gigantesca literatura. Como fruto do trabalho de vrias geraes de fsicos e astrofsicos que se dedicaram a este tema complexo, hoje dispomos de uma teoria que permite extrair uma enorme quantidade de informao a partir da anlise de espectros astronmicos. A partir da anlise espectral, podemos determinar, entre outras coisas, (1) a estrutura de temperatura, densidade, presso e gravidade, (2) a geometria, (3) o campo de velocidades e a (4) composio qumica de estrelas, nebulosas e outros objetos. Nada mal para quem obrigado a lidar com objetos a dezenas, milhares ou milhes de anos luz!

75
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Assim como a teoria da transferncia radiativa um exemplo da Fsica a servio da Astronomia, tambm a Astronomia contribui para o avano da Fsica na medida em que as condies fsicas em objetos astronmicos so to extremas que no podem ser reproduzidas em laboratrios. No raro, por exemplo, se usar medidas astronmicas de linhas espectrais para deduzir parmetros associados estrutura atmica de tomos ou molculas complexas, que no podem ser estudados em condies terrqueas ou cuja modelagem imprecisa.

3.2 MEDINDO MOVIMENTO O Efeito Doppler e suas 1001 utilidades


Alm de ajudar a desvendar as condies fsicas intrnsecas de um astro, espectros so muito teis para estudar o movimento entre a fonte e o observador e movimentos internos ao objeto. Ambos tipos de informao so valiosssimos! Nesta seo estudaremos como funcionam estes efeitos e como explor-los para melhor entender o cosmos. Quando medimos a radiao proveniente de um astro que se movimenta ao longo da linha de visada, seu espectro se apresenta deslocado em comprimento de onda devido ao efeito Doppler. Se o astro se afasta de ns, os observadores, seus ftons so deslocados para o vermelho (s maiores, redshift), e vice-versa. Um fton que sai do objeto com comprimento de onda 0 observado em = 0 + = 0 (1 + z), onde z = / 0 = ( 0) / 0. A relao entre z e a velocidade do objeto ao longo da linha de visada dada por z = vr/c para velocidades no relativsticas, isto , desde que vr << c. importante frisar que vr apenas a componente ao longo da linha de visada de um vetor de velocidades. O efeito Doppler no nos oferece qualquer informao sobre as outras duas componentes desse vetor. Movimentos no plano do cu, e portanto perpendiculares linha de visada, s podem ser medidos para estrelas muito prximas (acompanhando suas posies no cu ao longo de vrios anos), de modo que em geral temos que nos contentar com apenas uma das trs componentes de v. Por conveno, associamos velocidades negativas (vr < 0) a um movimento de aproximao, e vr > 0 a um afastamento. Para identificar o deslocamento Doppler a partir da observao do espectro F() de, digamos, uma galxia distante, precisamos identificar a que 0 o observado

76
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

corresponde, isto , precisamos identificar no espectro observado certa marcas que sabemos serem originalmente produzidas em um certo 0, mas que so medidas em . Para isso, utilizam-se as transies atmicas (linhas de absoro ou emisso) discutidas acima, nas quais um eltron salta de um nvel a outro absorvendo ou emitindo um fton cuja energia E = h0 = hc/0 precisamente a energia associada a este salto quntico (figura 3.15). Por exemplo, um eltron em um tomo de H que cai do nvel n = 4 para o nvel n = 2 produz um fton H, com 0 = 4861 . Se no espectro de nossa galxia hipottica reconhecemos a linha H deslocada para o vermelho, em = 4913 , conclumos que = ( 0) = (4913 4861) = 52 , o que nos diz que a galxia se afasta de ns com velocidade vr = c / 0 = 3209 km s-1. Talvez a mais famosa aplicao do efeito Doppler foi feita por Hubble, que descobriu a expanso do universo: galxias se afastam umas das outras, sendo que a velocidade de afastamento de uma galxia (medida tal qual no exemplo acima) tanto maior quanto maior for sua distncia.

Figura 3.15 Espectros das galxias Markarian 463E e NGC 1358. Ambas apresentam linhas de absoro, oriundas de estrelas, e linhas de emisso, provenientes de gs ionizado, mas as linhas de emisso de Markarian 463E so to brilhantes que no possvel identificar nem o contnuo nem as linhas de absoro na escala da figura acima. Os comprimentos de onda 0 de vrias linhas de emisso e absoro se encontram assinalados sobre os espectros. Note que em ambos casos as linhas se encontram deslocadas em para o vermelho.

77
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

EXERCCIO 3.8: (a) Identifique a linha H no espectro de Markarian 463E na figura 3.15. Com o auxilio de uma rgua, mea o comprimento de onda no qual esta linha observada. Sabendo que H produzida com um comprimento de onda original 0 = 4861 , calcule o deslocamento Doppler = 0 e a velocidade com que essa galxia se move ao longo da linha de visada, vr = c / 0. Ela est se afastando ou se aproximando de ns? (b) Repita o clculo para a linha do Oxignio uma vez ionizado, cujo comprimento de onda de repouso 0 = 3727 . (c) Repita o exerccio para NGC 1358. Neste caso, utilize H e a linha de absoro do Ca+ em 0 = 3934 . O efeito Doppler usado em muitas reas da astrofsica, desde a deteco de planetas fora do sistema solar at o mapeamento da expanso do universo. Na discusso que segue, discutiremos como usar o efeito Doppler para (1) determinar o movimento sistemtico da fonte com respeito a ns, e para (2) estudar o movimento interno do sistema. Basearemos esse estudo em diversos exemplos, extrados de diferentes contextos astrofsicos.

3.2.1 A Lei de Hubble A descoberta da expanso do universo comea em 1912, quando Vesto Slipher, ao obter um espectro da galxia de Andrmeda observou que suas linhas espectrais estavam bastante deslocadas para o azul, indicando um movimento de aproximao de ~ 300 km s1 . Intrigado com o resultado, ele deu incio a um longo e rduo estudo de espectros de galxias, chegando concluso de que na maioria das galxias o deslocamento Doppler para o vermelho, ou seja, a maioria das galxias se afasta de ns. Alm disso, ele notou que quanto mais fraca a galxia maior sua velocidade de afastamento. Indiretamente, esse fato sugere que quanto maior a distncia maior a velocidade vr, que a essncia da Lei de Hubble. O motivo pelo qual a Lei de Hubble de Hubble e no de Slipher que Hubble foi o primeiro a medir distncias a galxias. Isto foi na dcada de 1920. Usando o ento novo telescpio de Mount Wilson, com seu espelho de 2,5 m de dimetro, Hubble identificou estrelas individuais em galxias prximas, o que at ento no fora possvel. Inspecionando cuidadosamente vrias fotos de Andrmeda tomadas em diferentes datas, ele percebeu que algumas estrelas apresentavam variaes peridicas de brilho, similares s da estrela da constelao da Cefeida, cujas variaes eram conhecidas desde o sculo XVIII. Em estrelas deste tipo, conhecidas como Cefeidas, o fluxo sobe e desce, sobe e desce..., com perodos que vo de ~ 10 a 100 dias. O que torna estas estrelas particularmente importantes para astronomia extragalctica que existe uma relao direta entre o perodo e a luminosidade da estrela, originalmente descoberta por Henrieta Leavitt nos anos 1910. Portanto, medindo o perodo P, o que fcil, podemos inferir a luminosidade L = L(P), o que no nada fcil.

78
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Como tambm podemos medir o fluxo F da estrela, basta utilizar a relao L = 4 d2 F que obtemos a distncia. Ou seja, podemos usar Cefeidas como indicadores de distncia. Hubble identificou Cefeidas em outras galxias, mediu seus fluxos e perodos, e, usando a relao perodo-luminosidade, calculou as primeiras distncias extra-galcticas. As distncias que ele obteve eram enormes para os padres da poca. Para Andrmeda, por exemplo, ele obteve d = 300 kpc, o que colocava Andrmeda totalmente fora dos limites da Via Lctea. Isto teve um tremendo impacto, pois naquela poca o prprio conceito de galxia ainda no estava estabelecido. Muitos astrnomos acreditavam que as nebulosas espirais eram na verdade objetos pequenos (muito menores que a Via Lctea) que se encontravam dentro da Via Lctea. O trabalho de Hubble acabou com essa idia, e provou que a Via Lctea apenas uma entre milhes de outras galxias no universo. Junto com seu colega Milton Humason, Hubble obteve espectros para vrias galxias e deduziu suas velocidades vr usando o efeito Doppler. Combinando essas medidas com as distancias inferidas pelo mtodo das Cefeidas, Hubble construiu seu famoso grfico de vr contra d. Na figura 3.16 mostramos a verso original e uma verso atual deste grfico. V-se que a relao linear, do tipo vr = H0 d onde H0, a inclinao da reta, a famosa constante de Hubble. Esta equao, a Lei de Hubble, diz que galxias mais distantes se afastam mais rpido. Ou, dito de forma mais dramtica: O universo est em expanso!

Figura 3.16 Lei de Hubble, relacionando a velocidade de afastamento de galxias com sua distncia. (a) Dados originais de Hubble (1929). (b) Dados atuais. Note a diferena nas escalas! A figura (a) caberia em um pequeno quadrado no canto inferior esquerdo da figura (b).

79
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

EXERCCIO 3.9: Em 1994, um time de astrnomos detectou 20 Cefeidas na galxia M100 usando o Telescpio Espacial Hubble. Atravs da relao perodo-luminosidade, eles inferiram que M100 se encontra a uma distncia de d = 17 Mpc. (a) Sabendo que sua velocidade de recesso vr = 1570 km s-1, estime o valore de H0. (b) Como M100 faz parte do aglomerado da Virgem, provvel que o valor de vr seja afetado pela atrao gravitacional do aglomerado. De fato, sabe-se que M100 est do lado de c do aglomerado, e parece que ela est caindo em direo ao centro dele. Comente como este efeito afeta sua estimativa de H0.

Note como a relao originalmente obtida por Hubble tem um grande espalhamento. O principal motivo para este espalhamento que ele no observou objetos muito distantes; todas galxias observadas por Hubble so (d < 2 Mpc, segundo suas medidas) e lentas, vr < 1000 km s-1. Boa parte da velocidade vr dessas galxias devida a atrao gravitacional exercida por outras galxias e/ou conjuntos de galxias em suas vizinhanas. De fato, algumas das galxias mais prximas esto se aproximando de ns, como o caso de Andrmeda. Outras, como as Nuvens de Magalhes, so galxias satlites em rbita ao redor da Via Lctea. Obviamente, o movimento dessas galxias no se enquadra na Lei de Hubble. Mesmo para galxias mais distantes, apenas parte de vr devida a expanso do universo. Este efeito tambm est presente na figura 3.16b. Porm, como neste caso as distncias e velocidades chegam a valores muito maiores do que os originais (compare as escalas nas figuras a e b), os desvios com respeito relao vr = H0 d se tornam praticamente imperceptveis. Tais movimentos gravitacionais, tambm chamados de movimentos peculiares, produzem velocidades de no mximo ~ 1000 km s-1, de modo que seus efeitos se tornam desprezveis para galxias com vr > 10000 km s-1. Em grandes escalas, a expanso do universo domina vr. Comparando com cuidado as figuras 3.16a e 3.16b, percebe-se que a inclinao da relao vrd, que dada por H0, bem maior nos dados originais do que nos dados atuais. Isto se deve a um erro na calibrao da relao perodo-luminosidade usada por Hubble, que o levou a subestimar as distncias. De fato, ele inferiu H0 ~ 500 km s-1 Mpc-1, enquanto os dados atuais indicam H0 = 65 5 km s-1 Mpc-1. Um grande nmero de astrnomos se dedicou ao problema de medir H0. Como medir vr relativamente fcil, a chave para determinar H0 a medida de distncias. Muitos mtodos foram inventados. O exerccio abaixo ilustra um possvel procedimento para determinar H0. (Ele no o mtodo mais preciso, mas ilustra bem a lgica da coisa.) EXERCCIO 3.10: No exerccio 3.8 voc aprendeu a medir a velocidade de recesso (vr) de uma galxia a partir da identificao de linhas em um espectro. L atrs, no exerccio 2.13, voc aprendeu a medir o dimetro angular () de galxias espirais e a converter este ngulo em um dimetro fsico (D) usando a distncia (d) da galxia. Neste exerccio, voc aplicar estes conhecimentos a uma causa nobre: Determinar a constante de Hubble H0! Para tanto, voc assumir que todas galxias espirais tm um dimetro D = 20 kpc = 0,02

80
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Mpc. (No l a melhor das hipteses, mas tampouco das piores.) Com esta hiptese em mos, fica fcil medir H0: Basta obter imagens e espectros para um conjunto de galxias espirais. Das imagens, voc medir e deduzir d usando d = D/. Dos espectros, mede-se vr. Do grfico vr x d obtm-se H0, tal qual Hubble em seu trabalho histrico. Da idia aos dados: Medindo as distncias Suas imagens so mostradas na figura 3.17. Todas cobrem ~270 por 270 segundos de arco. chegada a hora de medir . Faa isso com uma rgua. Como as imagens esto meio espremidas na figura, voc talvez prefira ampliar as imagens em uma foto-copiadora antes de medir os dimetros! Feita a ampliao, digamos que cada imagem tem 10 cm de lado o valor exato depender da ampliao. Portanto so 270 / 10 = 27 segundos de arco por cm, o que equivale a 1,31 x 10-4 radianos por cm. Vamos chamar esta constante de converso de K. Mea o comprimento X de um lado ao outro para cada galxias, sempre ao longo de seu eixo maior. Digamos que para a galxia # 2 voc obteve X = 1,15 cm. Usando a converso acima deduzimos que seu dimetro angular = 1,15 cm x 1,31 x 10-4 rad/cm = 1,51 x 10-4 rad. (Este valor o que os autores do livro mediram para esta galxia. Use-o para verificar se suas medidas batem com as nossas!) Como em qualquer trabalho experimental, importante conhecer as incertezas nas medidas. A medida de X tem pelo menos uma fonte de incerteza: O erro de leitura, que depende da escala da rgua que voc usou. Em uma rgua comum (dessas de 30 cm) a menor diviso de escala de 0,1 cm, o que lhe permite atingir uma preciso de (X)~ 0,05 cm. Assim, nossa medida da galxia # 2 seria de X = 1,15 0,05 cm. Na verdade, como voc certamente se deu conta ao fazer as medidas, nem sempre fcil definir onde a galxia acaba! (Por exemplo, voc poria sua mo no fogo pelos dimetros medidos para as galxias #1 e #9?). Esta uma incerteza inerente medida de dimetros de galxias. Para facilitar a anlise dos erros, vamos desconsiderar esta dificuldade e levar em conta apenas o erro de escala, (X)~ 0,05 cm. A relao entre X e simplesmente = X x K. Portanto, para transformar o erro em X em um erro em basta calcular () = K x (X). Preencha na tabela abaixo os valores de X, (X), e (). Use unidades de cm para X e (X) e rad para e (). Calcule agora as distncias, usando d = D/, com D = 0,02 Mpc. A incerteza (d) nas distncias dada por (d) = (D/2) () Esta frmula misteriosa sai diretamente da propagao do erro em para o erro em d; basta notar que o termo D/2 nada mais do que a derivada de d com respeito a .

81
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

(Consulte seu texto preferido de fsica experimental.) Note que ao contrrio do que ocorre com os erros em X e , (d) no o mesmo para todas galxias. As mais distantes so tambm as que tem maior incerteza em d. Anote os valores de d e (d) na tabela, em unidades de Mpc. Medindo as Velocidades hora de medir vr. Para isso, voc provavelmente vai precisar ampliar os espectros da figura 3.17. A qualidade dos espectros no das melhores. Basta ver que difcil distinguir linhas de absoro do rudo. Porm, as linhas de emisso so facilmente identificveis, o que suficiente para medir vr. Em principio, para medir vr basta identificar uma linha e medir seu deslocamento Doppler. Porm, para melhorar a estatstica, vamos usar trs linhas para cada espectro. So elas: A linha do O+ em 0 = 3727 , H em 0 = 4861 e a linha em 0 = 5007 do O++. Para facilitar a identificao destas linhas, o espectro de calibrao na figura 3.18 mostra como elas apareceriam em um objeto com vr = 0, e portanto sem deslocamento Doppler. Note que este espectro contm outras linhas de emisso, como H em 4340 e outra linha do O++ em 4959 . Porm, estas linhas no aparecem claramente nos espectros de algumas de nossas galxias, de modo que vamos nos limitar s trs linhas acima. Para usar a notao astrofsica, vamos cham-las de [OII], H e [OIII] respectivamente. Para cada galxia, primeiramente identifique as trs linhas de referncia. (A intensidade das linhas pode variar de galxia a galxia, mas suas posies relativas no espectro so sempre as mesmas.) Naturalmente, elas aparecem deslocadas para maiores s devido ao afastamento das galxias. Com o auxlio de uma rgua, mea o no qual a linha [OII] aparece. Repita o procedimento para H e [OIII]. Para cada um desses valores calcule a velocidade correspondente usando vr = c ( 0) / 0, onde c = 3 x 105 km s-1 a velocidade da luz. Por exemplo, para a galxia # 1 voc deve encontrar a linha do [OII] em ~ 3850 , o que d vr = 3 x 105 (3850 3727) / 3727 = 9900 km s-1. Anote os valores de vr([OII]), vr(H) e vr([OIII]) na tabela, em unidades de km s-1. Para cada galxia, calcule a mdia <vr> destas medidas. Para ter uma idia da incerteza em vr, calcule tambm o desvio padro (vr) = [(1/3) (vr - <vr>)2]1/2 ( bem verdade que calcular um desvio padro com apenas 3 pontos forar a barra, mas pelo menos voc pega o esprito da coisa!) Galxia 1 2 d (Mpc) (d) (Mpc) Tabela do exerccio 3.10 vr([OII]) vr(H ) vr([OIII]) (km s-1) (km s-1) (km s-1) <vr> (km s-1) (vr) (km s-1)

82
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

3 4 5 6 7 8 9 10 Medindo H0 Chegou o grande momento! Para obter sua medida da constante de Hubble construa um grfico com os valores de d na abcissa e <vr> na ordenada. A rigor, voc deve tambm indicar as barras de erro (d) e (vr) em cada medida, pois no aconselhvel dar muita importncia medidas muito incertas. Trace uma linha reta que passe pelos pontos. Faa isso de maneira que a reta tambm passe pela origem, pois a Lei de Hubble, vr = H0 d, a equao de uma reta com coeficiente linear = 0 (ou seja, y = a x + b com b = 0). Para medir H0, basta voc analisar o coeficiente angular da reta traada. Por exemplo, se para um intervalo d = 100 Mpc no eixo horizontal a reta varre um intervalo vr = 5000 km s-1 no eixo vertical, H0 = vr / d = 5000 / 100 = 50 km s-1 Mpc-1. (Este no o valor que voc deve obter!) A rigor, voc deveria ajustar a equao vr = H0 d aos dados, usando, por exemplo, um procedimento de mnimos quadrados. Este ajuste lhe daria o melhor valor de H0 e uma estimativa da incerteza (H0). Uma estimativa mais artesanal de (H0) pode ser obtida traando as retas de maior e menor inclinao que lhe paream aceitveis. A diferena entre os valores de H0 obtidos com estas duas retas pode ser usada como uma medida de (H0).

Galxia

Espectro

Galxia

Espectro

83
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.17 10 galxias e seus respectivos espectros.

Figura 3.18 Espectro de calibrao.

84
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Uma interpretao ingnua da lei de Hubble a seguinte: Imagine que um tempo t0 atrs, as galxias estavam todas amontoadas ao redor da Via Lctea. Nesse instante algum ou algo gritou J!, e todas as galxias, menos a nossa, saram correndo para todos os lados, cada uma com sua velocidade. Uma galxia que saiu com velocidade v hoje se encontra a uma distncia d = v t0. Invertendo essa equao obtemos v = (1/t0) d, que idntica a Lei de Hubble, com H0 = 1/t0. Nesse modelo simples, as galxias mais distantes esto longe simplesmente por que fogem mais rpido. O que h de errado com esse modelo? Para comear, ele nos coloca em uma posio desconfortavelmente especial, o centro do Universo. A histria da cincia j nos vacinou contra tais antropocentrismos. De fato, no h nenhuma evidncia de que nossa galxia seja especial; existem inmeras outras Vias Lcteas universo afora. Um modelo no qual qualquer observador em qualquer galxia tenha uma viso equivalente do universo seria mais aceitvel. Esta a essncia do que cosmlogos chamam de princpio cosmolgico. Outra falha desse modelo que ele localiza o Big-Bang em um ponto do espao, enquanto que modelos cosmolgicos descrevem a expanso do universo como uma expanso do espao, e no no espao. Se a exploso tivesse ocorrido em um certo endereo csmico (x,y,z), certamente ele ainda conteria vestgios de tamanho evento. Este lugar especial no existe; o universo no tem centro. Por fim, a equao d = v t0, que nada mais que um movimento retilneo uniforme, claramente ignora o efeito da atrao gravitacional entre galxias, que deve introduzir uma certa desacelerao na expanso do universo. Apesar de errado, este modelo serve para ilustrar a conexo direta entre a constante de Hubble H0 e a idade do universo t0. Mesmo em modelos cosmolgicos mais elaborados a relao entre H0 e t0 difere pouco de H0 = 1/t0. Por exemplo, no modelo de Einstein-deSitter H0 = 2/3t0. Portanto, medindo H0 podemos estimar a idade do universo! EXERCICIO 3.11: Calcule a idade do universo t0 = 1/H0 para H0 = 500 km s-1 Mpc-1, tal qual medido originalmente por Hubble. Considerando que as estrelas mais velhas em nossa galxia tm cerca de 1,5 x 1010 anos de idade, voc acha que este valor de H0 pode estar correto? Repita o clculo para H0 = 50 e 100 km s-1 Mpc-1 e discuta a compatibilidade do resultado com a idade das estrelas mais velhas.

Durante a segunda metade do sculo XX, os valores de H0 obtidos variaram entre 50 e 100 km s-1 Mpc-1, discrepncia que foi motivo de muita controvrsia. Por exemplo, estudiosos de evoluo estelar juravam de ps juntos que H0 no pode ser 100 km s-1 Mpc-1, pois existem estrelas em nossa galxia mais velhas do que a idade do universo que se deduz desse valor de H0. Alguns cosmlogos, por sua parte, diziam que os estudiosos de evoluo estelar deveriam estudar mais e descobrir o que estavam fazendo de errado... Devido a esta controvrsia, que apenas se dissipou nos ltimos 10 anos, astrnomos inventaram a seguinte notao: H0 = h x 100 km s-1 Mpc-1, que basicamente substitui H0

85
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

por uma constante de Hubble adimensional, h. Assim, quem prefere H0 = 50 km s-1 Mpc-1 usa h = 0,5, quem prefere 100 km s-1 Mpc-1 usa h =1. Nesta notao, a distncia a uma galxia que se afasta a vr = 10000 km s-1 escrita como d = 10000 / 100 = 100 h-1 Mpc. Portanto, no se surpreenda se um h misterioso aparecer do nada quando se menciona uma quantidade que depende de H0. --------- QUADRO XVI O destino do Universo: Expanso eterna ou colapso? ---------O universo vai se expandir para sempre? Ou ele um dia parar e colapsar em um big-bang s avessas? Voc certamente j ouviu muitas vezes essa questo. A chave para respond-la determinar a densidade de matria do universo, pois quanto mais matria houver maior ser o freamento gravitacional da expanso. Vejamos como formalizar esta idia. Considere uma galxia de massa m, a uma distncia r de ns (figura 3.19). De acordo com a Lei de Hubble, ela se afasta com velocidade v = H0 r, e portanto sua energia cintica Ecin = m (H0 r)2. Para calcular sua energia potencial vamos considerar apenas a atrao gravitacional exercida pela massa M(r) interior a r, e considerar esta massa como se ela estivesse toda concentrada em r = 0 (ver seco 3.2.3). Com estas hipteses, Epot = -G m M(r) / r. Sendo a densidade mdia na esfera de raio r, podemos re-escrever M(r) = 4r3/3 e portanto Epot = - 4 G m r2 / 3. A energia total da galxia, E = Ecin + Epot, pode ser negativa, positiva ou nula. Se E > 0, a atrao gravitacional exercida pela massa M(r) no suficiente para parar m. Apesar da desacelerao, a galxia continuar fugindo para sempre. Porm se E < 0, a galxia no tem energia cintica suficiente para fugir de M para sempre. Ela eventualmente pra e comea a cair. Se estas afirmaes lhe parecem tiradas da cartola, revise seu livro de Fsica I ou II, no captulo de gravitao. Neste tratamento clssico, o problema o mesmo que o arremesso de uma massa para o espao. Se E > 0, ela vencer o campo gravitacional da Terra e no retorna. Se E < 0, ela permanece ligada a Terra, e cair como um giz atirado para cima. A distino entre uma expanso eterna e um eventual colapso pode portanto ser feita em termos de E. O divisor de guas E = 0. Neste caso limtrofe temos que Ecin = - Epot m (H0 r)2 / 2 = 4 G m r2 / 3 que fornece a seguinte expresso para = crit = 3 H02 / 8 G = 1,9 x 10-26 h2 kg m-3 Esta a chamada densidade crtica. Se a densidade do universo for maior que crit ento o colapso ocorrer. Caso contrrio, este um universo em uma viagem apenas de ida. Estas duas possibilidades so chamadas de universo fechado e universo aberto.

86
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Mas enfim, qual o valor de , e como ele se compara com crit? O universo aberto ou fechado? Esta uma das questes mais intensamente estudadas hoje em dia. Ainda no h uma resposta definitiva, mas vrias evidncias sugerem que < crit, o que implica em uma expanso eterna. Estimativas para variam entre ~ 10 e 40 % de crit, incluindo a matria escura. H quem ache coincidncia demais que, dentre tantos universos possveis, seja to prximo de crit, e que, em nome da elegncia e simplicidade, deveramos tomar = crit! Este argumento esttico-filosfico suportado por modelos cosmolgicos, como o modelo do universo inflacionrio, que postula = crit. Curiosamente, estudos recentes sugerem que existe uma outra forma de energia no universo, a chamada energia escura, uma espcie de anti-gravidade, que, se includa nas contas levaria a concluso de que = crit. Esta forma misteriosa de energia foi originalmente postulada por Einstein, que no se conformava com o fato de que suas equaes teimavam em indicar que o universo no pode ser esttico. Para resolver o problema, ele postulou a famigerada constante cosmolgica. Ao tomar conhecimento dos resultados de Hubble, Einstein disse que havia cometido o maior erro de sua vida ao inventar a constante cosmolgica, que nem ele sabia o que era. Nos ltimos anos, porm, ela foi ressucitada com base nos estudos observacionais que indicam a existncia da misteriosa energia escura. Talvez o maior erro de Einstein tenha sido achar que cometeu um erro... --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Figura 3.19 Segundo a cosmologia Newtoniana, o movimento de uma galxia a uma distncia r de ns ditado pela atrao gravitacional exercida pela matria dentro da esfera de raio r nesta figura. Se a densidade mdia nessa esfera for maior que a densidade critica crit = 3 H02 / 8 G a galxia eventualmente cessar sua fuga. Neste caso, o universo ento colapsar sob a ao de seu prprio peso. Caso contrrio, a expanso ser eterna.

87
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

3.2.2 Mapeando o Universo A principal aplicao prtica da Lei de Hubble na medida das distncias de galxias. Junto com as coordenadas celestes (latitude e longitude no cu), a distncia determina o endereo tri-dimensional de uma galxia no universo! A partir de medidas espectroscpicas de vr, podemos construir um mapa da distribuio de galxias no universo. Este mapa bastante mais custoso de construir do que os mapas bidimensionais discutidos na seco 2.3.5, que requerem apenas imagens, pois o tempo de exposio necessrio para se obter um espectro bem maior do que o tempo para se obter uma imagem. Por que? Pense assim: No fundo, um espectro como um monte de imagens em filtros bem estreitos. Para que um espectro com resoluo espectral = 10 tenha a mesma qualidade de uma imagem na banda V, que varre o intervalo de = 5000 a 6000 , ele deve conter em cada canal o mesmo nmero total de ftons que a imagem. Como o filtro V 100 vezes mais largo que , isto requer tempos de exposio 100 vezes maiores. Obter espectros para todas galxias conhecidas ainda impraticvel. Uma alternativa selecionar uma rea do cu e obter espectros para todas galxias conhecidas nesta rea, ou pelo menos para todas brilhantes o suficiente. A figura 3.20a mostra um exemplo no qual escolhemos uma fatia fina do cu, de 70o x 2o. Como somente obteremos espectros para as galxias mais brilhantes que um certo fluxo limite Flim, nosso mapa s conter galxias at uma distncia limite dlim = (L / 4 Flim)1/2, que, para a luminosidade L de galxias normais corresponde a ~ 6 x 108 anos-luz = 184 Mpc. (Em velocidade este limite corresponde a vr = H0 dlim = 18400 h km s-1.) Alm desta distncia apenas galxias muito luminosas sero detectadas, o que faz com que o mapa seja muito incompleto para d > dlim. O volume a ser explorado tem portanto o formato de uma fatia de pizza (figura 3.20b), onde o vrtice corresponde a nossa posio. Depois de vrios turnos de observao, coletamos algumas centenas de espectros, dos quais medimos vr e inferimos d = vr / H0. chegada a hora de construir o mapa. sempre difcil fazer um grfico tri-dimensional, mas como neste caso o volume tipo fatia de pizza, um mapa 3D praticamente 2D. O resultado ilustrado na figura 3.20c. A distribuio de galxias no homognea. Galxias se distribuem em uma bela teia, com filamentos e paredes ao redor de gigantescos vazios, que lembra a estrutura de uma esponja. Nas interseces desses filamentos encontram-se grandes aglomerados de galxias, como os que discutiremos logo abaixo.

88
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.20 Mapeamento da distribuio de galxias em uma regio do cu. (a) Primeiro seleciona-se a rea a ser estudada, neste caso uma faixa estreita de ~ 70o x 2o. (b) Obteremos espectros das galxias at d = 6 x 108 anos-luz dentro deste retngulo, o que define um volume com forma similar de uma fatia de pizza. (c) Mapa da distribuio 3D de galxias nesse volume, com distncias medidas atravs da Lei de Hubble. Este tipo de trabalho chamado de redshift survey, que poderamos traduzir como levantamento de velocidades radiais. A estrutura em grande escala do universo revelada por esses levantamentos est diretamente relacionada evoluo do universo como um todo, tema que pertence fascinante rea da cosmologia. H muitos anos astrofsicos tericos vem desenvolvendo simulaes da formao e evoluo de estruturas no universo. A figura 3.21a mostra uma simulao deste tipo. A estrutura simulada razoavelmente similar observada, o que demonstra que a teorias esto, pelo menos, aproximadamente corretas. Em termos gerais, a teoria por trs dessas simulaes descreve a competio entre a atrao gravitacional e a expanso do universo. A gravidade tende a frear a expanso, e formar estruturas que aos poucos se fragmentam (formando galxias) e coagulam (formando aglomerados, super-aglomerados, etc.). O crescimento de estruturas , de certa forma, anlogo ao crescimento de cidades na Terra, com cidades satlites se aglutinando ao redor de metrpoles. A figura 3.21b ilustra esta analogia. A descrio terica desse processo envolve vrias hipteses, desde as condies fsicas no big-bang at a natureza da matria escura, sobre as quais ainda h muita incerteza. Em um futuro prximo, novas observaes permitiro testar essas hipteses de modo mais conclusivo. Com o contnuo aprimoramento das observaes da estrutura em grande escala, astrnomos esto aos poucos se aproximando de uma resposta.

89
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.21 (a) Simulao da distribuio de galxias no universo. (b) Mapa dos Estados Unidos noite. A distribuio de cidades neste mapa se assemelha qualitativamente distribuio de galxias.

3.2.3 Movimentos internos: Aglomerados de galxias Alm de permitir medir a velocidade com que certo objeto se aproxima ou se afasta de ns, o efeito Doppler tambm nos permite estudar movimentos internos ao objeto, ou seja, como as partculas que o constituem se movem umas em relao s outras. Vrios tipos de objetos podem ser estudados dessa maneira. Nas sees que seguem veremos alguns exemplos, comeando por aglomerados de galxias. Algumas galxias so encontradas em pares. Outras, como a Via-Lctea, vivem solteiras, mas carregam um squito de pequenos satlites (como as Nuvens de Magalhes e outras pequenas galxias que nos orbitam). Umas vivem em conjuntos pequenos ou subrbios com algumas dezenas de galxias, que astrnomos denominam grupos de galxias. (A Via Lctea, por exemplo, pertence ao Grupo Local, que contm Andrmeda e ~ 30 galxias de menor porte.) Outras so encontradas em grupos maiores, chamados aglomerados. Aglomerados de galxias so metrpoles csmicas gigantes, contendo milhares de galxias concentradas em uma regio de raio da ordem de R = 1 Mpc. Os aglomerados mais prximos, como o da Virgem e o de Coma Berenices (figura 3.22), cobrem vrios graus no cu! Naturalmente, as galxias no esto paradas. Elas se movimentam sob o comando do campo gravitacional do aglomerado. As galxias danam ao redor do centro do aglomerado com velocidades de ~1000 km s-1, em um vai-vem que lembra um enxame de abelhas, ou moscas ao redor de um po, tal qual ilustrado na figura 3.25. (Uma curiosidade: Em Portugal aglomerados de galxias so chamados de enxames de galxias, uma expresso gozada como no poderia deixar de ser porm mais adequada neste caso.) Este tipo de movimento, que consiste de rbitas altamente excntricas, s vezes chamado de movimento randmico, ou movimento peculiar. Quanto maior a massa do aglomerado, maior a fora gravitacional sentida por cada galxia e mais rpido ela se move.

90
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.22 Imagem das partes centrais do aglomerado de Coma.

Podemos medir a velocidade para galxias de um aglomerado usando a mesma tcnica usada por Hubble. Do espectro da galxia nmero i deduzimos sua velocidade na linha de visada vr,i. Aps observar N galxias, calculamos a mdia <vr> = vr,i / N e o desvio padro de vr: r = [( (vr,i )2 / N) - ( vr,i / N)2]1/2 = [<vr2> - <vr>2]1/2 A velocidade mdia <vr> apenas nos diz com que velocidade o aglomerado como um todo se afasta de ns devido expanso do universo. Podemos us-la para, com o auxlio da Lei de Hubble, calcular a distncia at o aglomerado. Por exemplo, para as galxias do aglomerado de Coma Berenices, <vr> = 7000 km s-1, o que implica uma distancia d = <vr> / H0 = 70 h-1 Mpc (lembre-se que h = H0 / 100 km s-1 Mpc-1). Como esse movimento j foi discutido, no que segue vamos adotar <vr> = 0, ou seja, vamos descontar o afastamento do aglomerado, o que equivale a nos situar em um referencial no centro do aglomerado. J o desvio padro r, que astrnomos chamam de disperso de velocidades, reflete o movimento interno das galxias no aglomerado, devido fora gravitacional do aglomerado. Este o movimento que nos interessa aqui. Como j alertamos, vr apenas uma das trs componentes de um vetor de velocidades v = (vx,vy,vz). No caso de sistemas de simetria esfrica, a ausncia de um eixo preferencial sugere que o movimento deve ser similar ao longo dos eixos x, y e z. Assim, sendo v2 = vx2+ vy2+ vz2 o quadrado do mdulo de velocidade de uma galxia, podemos supor que em mdia < vx2> = < vy2> = < vz2>. Podemos identificar a linha de visada com,

91
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

digamos, o eixo x, de modo que < vx2> = < vr2> = r2. Em mdia, portanto, < v2> = < vx2> + < vy2> + < vz2> = 3 < vx2> = 3 r2. Ou seja, multiplicando por 31/2 a disperso de velocidades r medida ao longo da linha de visada, obtemos a disperso de velocidades tridimensional! Para que serve isso? A principal aplicao de r na estimativa da massa do aglomerado. Galxias se movem mais rpido quanto maior for a massa que gera o potencial no qual elas vivem, de modo que espera-se que quanto maior r maior a massa M do sistema. Matematicamente, esta relao se d atravs do Teorema do Virial, que diz que, em um sistema em equilbrio, as energias cintica e potencial se relacionam da seguinte maneira: 2 Ecin + Epot = 0 EXERCCIO 3.12: Verifique que o movimento da Terra em torno do Sol satisfaz o teorema do Virial. Lembre-se que a energia potencial nesse caso -GMTerra Mo / R, onde R a distncia Terra-Sol.

Em um aglomerado de galxias, Ecin nada mais do que a soma das energias cinticas de cada galxia, Ecin = m v2. Para simplificar, vamos assumir que todas galxias tm a mesma massa. Assim, Ecin = m v2 = m v2 = m N 2 = M 2 onde M = N m a massa total em galxias. Nessa expresso, podemos substituir 2 = 3 r2, onde r a disperso de velocidades medida, tal qual definida acima. A energia potencial total Epot o resultado da soma da energia potencial gravitacional -G mi mj / rij de cada par de galxias no aglomerado. Ela portanto depende tanto da massa total do aglomerado como da separao media entre as galxias. Feitas as contas, chega-se Epot = - G M2 / 2 R onde R o raio do aglomerado. Na verdade, nessa expresso R o raio no qual a densidade superficial de galxias cai metade do valor encontrado no centro do aglomerado (que astrnomos chamam de raio de core), mas vamos ignorar tais sutilezas tcnicas. O importante que R uma quantidade que podemos medir diretamente a partir de imagens do aglomerado. Inserindo essas expresses para Ecin e Epot no Teorema do Virial, obtemos, aps uma lgebra trivial, uma expresso para a massa do aglomerado: M = 2 R 2 / G = 6 R r2 / G que, expressa nas unidades naturais do problema, fica

92
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

M = 1,4 x 1015 M (R / Mpc) (r / 1000 km s-1)2 EXERCCIO 3.13: Deduza a equao acima para a massa M do aglomerado. A importncia dessa relao bvia: Medindo R e r, podemos estimar a massa do aglomerado! (Isso extremamente conveniente, j que jamais poderemos trazer um aglomerado de galxias para dentro de um laboratrio e pes-lo em uma balana...) Quando as primeiras aplicaes dessa expresso to simples foram realizadas, os resultados foram surpreendentes. Veja voc mesmo, resolvendo o exerccio abaixo! EXERCCIO 3.14: A tabela abaixo lista a velocidade ao longo da linha de visada vr para 20 das milhares de galxias do aglomerado de Coma Berenice (figura 3.22). (a) Calcule a mdia (<vr>) e o desvio padro (r) das vrs nesta lista. Voc deveria obter <vr> um pouco maior que 7200 km s-1 e r = 1127 km s-1 se voc usa N-1/2 na definio de desvio padro ou 1156 km s-1 se voc usa (N-1)1/2. (b) Feito isso, obtenha a distncia ao aglomerado atravs da lei de Hubble, <vr> = H0 d. Use o valor de <vr> obtido acima e H0 = 100 km s-1 Mpc-1 para a constante de Hubble. (c) O aglomerado cobre um raio angular = 0,33o. (Na verdade este apenas o raio de core. Coma contm galxias bem mais espalhadas no cu.) Converta em um raio fsico R = d . (No se esquea de converter em radianos!) (d) Usando o teorema do Virial, M = 2 R 2 / G = 6 R r2 / G, mostre que a massa do aglomerado MVirial ~ 7,5 x 1014 Mo.

Tabela III Velocidade ao longo da linha de visada para algumas galxias do aglomerado de Coma Berenice Galxias # 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 vr (km s-1) 7336 8300 6719 5327 8054 8085 7203 6948 8164 5445

93
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

7441 6845 6424 7026 6969 10504 5498 7063 7547 7384

Em princpio, essa massa deveria estar contida nas galxias do aglomerado. Porm, atravs da fotometria do aglomerado, sabemos que a luminosidade total de todas suas galxias Ltot ~ 2 x 1013 L. Combinando esta medida com a da massa acima, conclumos que a cada L do aglomerado correspondem ~ 38 M. Este nmero muito grande! Nenhuma estrela que se preze emite to pouca luz por unidade de massa! Assumindo que as estrelas das galxias em Coma so em mdia iguais ao Sol (o que no uma aproximao muito ruim), da luminosidade total de 2 x 1013 L deduziramos uma massa de apenas M ~ 2 x 1013 Mo. Isso muitas vezes menor do que a massa obtida pelo teorema do Virial! Existe uma enorme discrepncia entre a massa luminosa, que deduzimos a partir de Ltot, e a massa dinmica, ou seja, a massa que causa o movimento de galxias no aglomerado (medida pelo teorema do Virial). Obviamente, no estamos vendo toda massa que causa o movimento das galxias em Coma...

O astrnomo suo Fritz Zwicky foi o primeiro a concluir (em 1933) que as massas de aglomerados de galxias medidas pelo teorema do Virial so cerca de dez vezes maior do que a soma das massas das galxias, ou seja, a massa visvel no aglomerado. bem verdade que Zwicky, que no dispunha de telescpios de raios-X, no sabia que aglomerados contm um bocado de gs quente entre as galxias (vide exerccio 3.7 e figura 3.14). Porm, mesmo incluindo a massa do gs intra-aglomerado no computo da massa luminosa, o problema no desaparece: Mvisvel = M + Mgas ~ 2 x 1013 + 4 x 1013 = 6 x 1013 Mo, o que equivale a apenas 8% de MVirial ~7,5 x 1014 Mo. Mais de 90% da massa em aglomerados de galxias est na forma de matria escura! Se voc desconfia que este nmero nasce de alguma hiptese errada nas contas acima, saiba que medidas da massa usando mtodos completamente diferentes levam a mesma concluso. Um destes mtodos faz uso do fenmeno de lentes gravitacionais. A trajetria da luz de um astro distante pode ser desviada pela curvatura do espao-tempo causada por um corpo massivo. Por exemplo, uma galxia muito distante, localizada atrs de um aglomerado de galxias, ter sua imagem distorcida ao atravessar o aglomerado, criando figuras bastante bonitas, como no exemplo da figura 3.23. Mesmo sem entender patavinas de relatividade geral, fcil aceitar a idia bsica de que esta distoro depende da massa da lente, neste caso do aglomerado. As massas obtidas dessa maneira superam

94
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

em muito a massa visvel, corroborando portanto a idia de matria escura. Voltaremos a nos deparar com a tal matria escura abaixo, ao discutir a rotao de galxias espirais.

Figura 3.23 Imagem do aglomerado de galxias Abell 2218, obtida com o Telescpio Espacial Hubble. A teia de arcos o resultado do fenmeno de lentes gravitacionais, originalmente previsto por Einstein no contexto da Teoria da Relatividade Geral. O aglomerado to compacto e massivo que a luz que o atravessa desviada por seu enorme campo gravitacional, mais ou menos como uma lente ptica colima um feixe de luz. Raios de luz de uma galxia atrs do aglomerado que no apontavam para ns so dessa maneira redirecionados em nossa direo. Nesse processo, a luz que vem de objetos atrs do aglomerado amplificada e distorcida, criando as mltiplas imagens que vemos acima. Abell 2218 est a uma distncia de ~ 2 bilhes de anos luz, enquanto a galxia atrs dele, cuja imagem distorcida pelo efeito de lente, est ~ 5 vezes mais distante! Alm de permitir estudar a distribuio de massa em aglomerados, lentes gravitacionais nos permitem estudar galxias extremamente distantes, e assim investigar o passado remoto do universo. Voc deveria estar se perguntando: Afinal, do que feita a matria escura? Tudo o que podemos dizer que voc no o(a) nico(a)! A natureza da matria escura ainda um mistrio, um dos maiores problemas em aberto da astrofsica contempornea.

3.2.4 Alargamento de linhas espectrais: Aglomerados globulares Aglomerados globulares so conjuntos de ~ 105 estrelas espremidas dentro de ~ 1 pc ou menos (figura 3.24a). Assim como galxias em um aglomerado de galxias, as estrelas de um aglomerado globular se movem como um enxame de abelhas (figura 3.25a), danando ao redor do centro em rbitas altamente excntricas com velocidades da ordem de 10 km s-1.

95
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.24 (a) Um aglomerado globular em nossa galxia. (b) Uma galxia elptica. Note como se podem distinguir estrelas individuais nas partes externas do aglomerado globular, o que no possvel na galxia elptica devido a sua grande distncia.

A analogia com o que vimos sobre aglomerados de galxias evidente, o que nos sugere que podemos empregar as mesmas ferramentas para medir a massa desses aglomerados estelares a partir de medidas da disperso de velocidades r. De fato, esses dois problemas so formalmente idnticos. Porm, existe uma diferena tcnica: Em aglomerados de galxias, as galxias esto bem separadas no cu, o que nos permite apontar o telescpio para cada uma delas e obter espectros individuais, dos quais inferimos vr pelo deslocamento Doppler de suas linhas espectrais. J aglomerados globulares so to compactos que muito difcil obter espectros para cada uma de suas estrelas. Na prtica apontamos o telescpio para o aglomerado e obtemos o espectro integrado de todas suas estrelas. Como, ento, faremos para inferir o desvio padro r das velocidades estelares a partir de um s espectro? Em poucas palavras, a resposta : pelo alargamento das linhas espectrais causado pelos movimentos das estrelas dentro do aglomerado. Em muitas palavras, a explicao a seguinte. Imagine que cada uma das estrelas exiba, em seu espectro de absoro, a linha K do Clcio uma vez ionizado, em 0 = 3933,6 . Uma das estrelas do aglomerado tem um vetor de velocidade v cujo mdulo 20 km s-1 e cuja direo faz um ngulo de 30o com respeito linha de visada, isto , com respeito linha que sai da Terra e aponta para a estrela. A componente de v na linha de visada portanto vr = v cos = +17,32 km s-1. A estrela se afasta de ns a 17,32 km s-1, de modo que sua linha K est deslocada = 0 = 0 vr/c, = 3933,6 x 17,32 / 3 x 105 = 0,23 para o vermelho de 0. J uma outra estrela tem uma velocidade tambm de 20 km s-1 em mdulo, mas move-se com um ngulo = 120o com respeito linha de visada, de modo que ela se aproxima de ns a vr = v cos = -10,00 km s-1. Enquanto a linha K da estrela anterior aparece em = 3933,83 , para esta a linha aparece deslocada para o azul, em = 0 + = 3.933,60 (1 10,00 /

96
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

3.105) = 3933,47 . Pequenas diferenas, mas que podem ser medidas, e para muitas outras linhas. EXERCCIO 3.15: Faa um desenho com estrelas viajando diferentes ngulos com respeito linha de visada, ilustrando projeo do vetor v em vr tal qual discutido acima.

Ao apontar um telescpio para o aglomerado, coletaremos a luz proveniente de todas suas estrelas (ou pelo menos de um grande nmero delas, dependendo da resoluo angular e outros detalhes tcnicos). Se as estrelas estivessem congeladas (v = 0), seus espectros apareceriam perfeitamente superpostos. Se, alm disso, todas estrelas fossem idnticas ao Sol (o que no verdade, mas no afeta o argumento), o que obteramos seria apenas o espectro de um super-Sol, com luminosidade ~105 L, mas forma idntica ao espectro do Sol. A linha K teria uma largura estreita, igual a sua largura no Sol. Mas como as estrelas se movem, cada uma exibe a linha K em um diferente e o que observamos uma linha alargada em , tal qual ilustrado na figura 3.25.

Figura 3.25 (a) Em aglomerados globulares, assim como em galxias elpticas e em bojos de galxias espirais, estrelas descrevem rbitas excntricas, como abelhas em um enxame. (b) Linhas de absoro no espectro de cada estrela do aglomerado so deslocadas devido a

97
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

seu movimento ao longo da linha de visada. Como vr diferente para cada estrela, na soma dos espectros estelares individuais as linhas de absoro aparecem alargadas. Da largura das linhas de absoro podemos inferir a velocidade tpica das estrelas. (c) Comparao entre o espectro de uma estrela o do ncleo de uma galxia. As linhas de absoro (em particular o tripleto do Mg perto de = 5200 ) so mais largas na galxia do que no espectro de uma estrela. Esse alargamento faz com que o espectro da galxia parea uma verso suavizada do espectro da estrela. Obviamente, a largura da linha ser tanto maior quanto maior for a velocidade das estrelas. Digamos, apenas para simplificar, que todas estrelas se movem com v = 20 km s-1, mas cada uma em sua direo. Neste caso, como 0 360o, teramos que -20 km s-1 vr = v cos +20 km s-1, de modo que os maiores deslocamentos Doppler da linha K seriam 0,26 para o azul e 0,26 para o vermelho e a linha varreria o intervalo entre min = 0(1 v/c) = 3933,34 e max = 0(1 + v/c) = 3933,86 . Portanto, medindo a largura de um extremo ao outro da linha, obteramos = max - min = 2 0 v/c, o que nos permite deduzir a velocidade v com que as estrelas se movem dentro do aglomerado! Existem vrias possveis definies para a largura de uma linha, todas elas qualitativamente equivalentes. No exemplo acima, definimos como o intervalo entre o comprimento de onda no qual a linha comea a aparecer (min) e aquele no qual ela some outra vez no contnuo (max), ou seja, definimos como a largura da linha em sua base. Uma outra medida freqentemente usada a largura meia altura, que simplesmente conta quantos existem entre um lado e outro da linha, medindo este intervalo quando F() se encontra na metade do caminho entre a base e o fundo da linha. Na prtica, mais comum ajustar o perfil da linha com uma funo Gaussiana, do tipo exp[-( 0)2 / 22], cuja profundidade e largura determinada por mtodos numricos padres. Para linhas com forma Gaussiana, fcil provar que a largura meia altura vale 2,35 , o que prova a equivalncia das duas definies. Para converter esta largura em comprimento de onda em uma medida das velocidades das estrelas dentro do aglomerado basta usar = 0 r/c. O valor de r obtido dessa maneira precisamente a disperso de velocidades que buscamos! Para justificar esta afirmativa, temos que estudar como estrelas se movem dentro de um aglomerado.A interao gravitacional entre estrelas em um aglomerado globular faz com que elas atinjam um estado de equilbrio anlogo ao equilbrio termodinmico entre molculas do ar. Nesse equilbrio, as energias cinticas das partculas se distribuem segundo uma distribuio de Maxwell-Boltzmann (consulte seu livro preferido de termodinmica ou mecnica estatstica), enquanto suas velocidades se distribuem segundo uma distribuio Gaussiana. Em uma dimenso, o nmero de tomos com velocidades entre vr e vr + dvr proporcional exp[-(vr - < vr >)2 / 2r2]. Essa forma Gaussiana ser tambm a forma da linha de absoro, que ser mais profunda em seu centro do que nas asas. Existe, portanto, uma fundamentao terica por trs da escolha de uma Gaussiana no ajuste de linhas. Alm disso, fcil provar que o r que entre nessa expresso o desvio padro das velocidades vr para o conjunto de estrelas. Para converter esta disperso de velocidades unidimensional r em uma disperso em trs dimenses, , nos

98
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

valemos do argumento de simetria j empregado no caso de aglomerados de galxias: = 31/2 r. De posse dessa medida espectroscpica de r e de uma imagem que nos fornea o raio R do aglomerado, podemos calcular sua massa usando o Teorema do Virial. EXERCCIO 3.16: O aglomerado globular -Centauri (que voc pode ver a olho nu na constelao do Centauro, prximo ao Cruzeiro do Sul) possui um raio angular de 153 segundos de arco e uma luminosidade total de L ~ 106 L. Medidas espectroscpicas nos dizem que a linha do Ca+ em 0 = 3933,60 sofre um alargamento Gaussiano com = 0,18 devido ao movimento interno de suas estrelas a) Sabendo que -Centauri est a uma distncia d = 5,1 kpc, mostre que seu raio fsico R = 3,8 pc. b) Calcule a disperso de velocidades r = c /0 ao longo da linha de visada e a disperso de velocidades tri-dimensional , ambas em km s-1. c) Segundo o Teorema do Virial, , R e a massa M do aglomerado esto relacionados por M = 2 2 R / G. Calcule M (em massas solares). d) Calcule quantas massas solares emitem cada luminosidade solar nesse aglomerado. Em outras palavras, calcule a razo massa-luminosidade M/L em unidades de M/L. e) Compare esse valor com o obtido para o aglomerado de galxias de Coma (exerccio 3.14). Considerando que em estrelas de baixa massa, como as que vivem em -Centauri, a razo M/L da ordem de 1, voc acha que h necessidade de invocar matria escura em -Centauri? f) Voc deveria encontrar que M/L muito menor em -Centauri do que em Coma. Enquanto para o primeiro no h evidncia de matria escura, para o segundo a evidncia inequvoca. Conclui-se, portanto, que, seja l o que for, a matria escura est distribuda espacialmente em escalas muito maiores do que as de aglomerados globulares. Existe muita matria escura, mas ela est to espalhada que tem uma influncia desprezvel na dinmica de objetos pequenos.

3.2.5 Galxias elpticas e bojos de espirais Podemos aplicar exatamente a mesma anlise para galxias elpticas (figura 3.24b) e bojos de galxias espirais. Ambos tipos de sistema se parecem a aglomerados globulares sob muitos aspectos, como a geometria, rbitas estelares e at a idade tpica das estrelas. A diferena, claro, que so bem maiores (R da ordem de alguns kpc) e muito mais massivos (M > 109 M). O poo de potencial mais profundo do que em aglomerados globulares, o que faz com que estrelas e movam mais rpido. No surpreendente, portanto, que enquanto r ~1020 km s-1 em aglomerados globulares, os valores medidos em galxias elpticas e bojos so bem maiores, da ordem de r ~200 km s-1. As linhas de

99
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

absoro ficam bem mais largas do que em estrelas, como mostra o exemplo na figura 3.25c. Por esse motivo, a resoluo espectral necessria para medir r em galxias no precisa ser to boa quanto para realizar a mesma medida em aglomerados globulares. 3.2.6 Alargamento trmico Em toda anlise acerca do alargamento de linhas espectrais devido ao movimento das estrelas fizemos a hiptese de que nas estrelas individuais as linhas so muito estreitas. Implicitamente, tratamos o espectro intrnseco de cada estrela como se suas linhas de absoro se comportassem como funes de Dirac (aquelas que valem zero em todos pontos menos em um), centradas em =0. Ser que isto verdade? E, caso contrrio, o que define a largura de uma linha em uma estrela? A noo de que linhas espectrais devem ser intrinsecamente estreitas vem do fato de que elas so produzidas por transies eletrnicas entre nveis com energias muito bem definidas. Isto s quase verdadeiro. Imagine um eltron que de alguma maneira foi parar no nvel n = 2 do H. Passado um certo tempo t ele decair para o estado fundamental n = 1. O princpio da incerteza nos diz que, durante este tempo sua energia no pode ser conhecida com uma preciso maior que E tal que E t > h/2. A menos que ele decaia instantaneamente (t = 0) para n = 1, sua energia pode assumir qualquer valor em uma faixa de largura E ao redor de sua energia de ligao E2. Tipicamente, o tempo de vida de um eltron em um estado excitado da ordem de 10-7 s, de modo que oscilaes de energia da ordem de E ~ 10-8 eV so possveis. Este efeito conhecido como alargamento natural. Assim, um fton Lyman produzido durante o decaimento de n = 2 para n = 1 pode ter uma energia ligeiramente diferente dos 4,53 eV previstos pela lei de Rydberg. Podemos traduzir esta variao infinitesimal de energia na correspondente variao em : dE = d(hc/) = - hc/ 2 d, ou |dE / E| = |d / |. Para o fton Lyman ( = 1216 ), obtemos uma variao d de menos de 10-5 . Traduzindo em velocidade, dv = c d/0, obtemos menos do que um msero metro por segundo. O que estas contas aproximadas nos dizem que o efeito da incerteza nas energias dos estados atmicos certamente desprezvel para quem lida com velocidades da ordem de km s-1 ou maiores. (Em algumas circunstncias o alargamento natural produz efeitos pronunciados, mas devido a processos de transferncia radiativa que no sero discutidos aqui.) Outro efeito que introduz alargamento das linhas espectrais em atmosferas estelares o movimento trmico dos prprios tomos. Em uma atmosfera de temperatura T, as partculas do gs se movimentam com energia cintica mdia <> = <mv2/2> = 3kT/2. Para um tomo de H, cuja massa de 1,67 x 10-27 Kg, isto implica uma velocidade quadrtica mdia <v2>1/2 = (3kT/m)1/2 de 12 km s-1 para T = 5800 K (a temperatura do Sol), ou 31 km s-1 para T = 40000 K (tpica de uma estrela de massa ~ 60 M na seqncia principal). Note que essa velocidade inclui os trs graus de liberdade de um movimento tri-dimensional da que vem o 3 na equao acima para <v2>1/2. Na linha de visada, ou seja, em uma dimenso, a velocidade quadrtica mdia vale <vr2>1/2 = (1 kT/m)1/2, sendo portanto 31/2 vezes menor que os valores acima.

100
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Como este movimento trmico se traduz em um alargamento de linhas espectrais? Efeito Doppler! Imagine um tomo de H em n = 2 na atmosfera da estrela, que se move com uma velocidade vr = -20 km s-1 na linha de visada, entre ns e ele, isto , ele se aproxima de ns e foge do centro da estrela. Olhando para dentro da estrela, este tomo v um espectro contnuo oriundo das camadas internas mais quentes. Como ele se afasta do centro da estrela, em seu referencial, ele v esses ftons deslocados para o vermelho. Um fton que a estrela emite em 6562,36 ser visto pelo tomo em 6562,36 (1 + 20 / 3.105) = 6562,80 . Este precisamente o comprimento de onda de H, e portanto o tomo o absorver, excitando-se ao nvel n = 3. Este tomo portanto comeu um fton que sai da estrela em 6562,36 , ou seja, 0,44 para o azul da linha H. J um outro tomo de H movimentado-se no sentido oposto, mas tambm 20 km s-1, absorver ftons que saem do ncleo estelar 0,44 para o vermelho da linha H. E assim para tomos com outras vrs. Resumindo, devido ao movimento trmico dos tomos, ftons um pouco para a direita e um pouco para a esquerda do comprimento de onda central so tambm absorvidos, produzindo um alargamento da linha. Este mesmo problema apareceu em nossa discusso de como o movimento de estrelas em um aglomerado estelar produz um alargamento das linhas espectrais. Basta substituir o que antes chamvamos de estrela por tomo e voc reconhecer a perfeita analogia entre os dois problemas! No caso dos aglomerados temos um gs de estrelas, ao passo que no caso de atmosferas estelares as partculas do gs so os prprios tomos que o constituem. Num caso, o movimento regido por um potencial gravitacional, enquanto que no outro os movimentos so trmicos, resultantes do equilbrio termodinmico atingido pelas freqentes colises entre tomos na atmosfera. Diferenas a parte, fica claro que, assim como o movimento de estrelas em aglomerados produz um alargamento das linhas de absoro, o movimento trmico dos tomos em uma atmosfera estelar produz um alargamento trmico das linhas. Qual a largura tpica de uma linha alargada termicamente? A disperso de velocidades na linha de visada (r) que mediramos a partir da anlise dos perfis de linhas de absoro em uma estrela seria igual velocidade quadrtica mdia em uma dimenso, r = <vr2>1/2 = (kT/m)1/2. Estrelas quentes, portanto, devem ter linhas mais largas que estrelas mais frias. Alm disso, tomos mais pesados produzem linhas mais estreitas do que tomos mais leves, pois m entra no denominador de r. Numericamente, para tomos de H temos que r = (kT/m)1/2 = 91 T1/2 m s-1, o que d 9,1 km s-1 para T = 10000 K. Para linhas de tomos A vezes mais pesados que o H este nmero A1/2 vezes menor. Comeamos esta seco questionando a validade da hiptese de que linhas de absoro em estrelas so infinitesimalmente estreitas, e conclumos que no bem assim. Elas possuem uma largura intrnseca, ditada pelos movimentos trmicos dos tomos em suas atmosferas. Quantitativamente, porm, o movimento gravitacional de estrelas em galxias elpticas e bojos de galxias espirais muito mais veloz (r ~ 200 km s-1) do que o movimento trmico de tomos nas atmosferas estelares (r < 10 km s-1). Portanto, o alargamento de linhas observado em sistemas como esses predominantemente devido ao movimento gravitacional; o alargamento trmico tem um efeito desprezvel. J em

101
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

aglomerados globulares, a velocidade com que estrelas se movimentam pelo aglomerado da mesma ordem de grandeza que a velocidade dos tomos nas atmosferas estelares. Neste caso, uma anlise mais requintada do alargamento necessria para separar os dois efeitos. Existem ainda vrios outros efeitos, tanto fsicos como instrumentais, que contribuem para o alargamento de linhas espectrais. De fato, importante alertar o leitor para o fato de que, devido a efeitos de transferncia radiativa em meios de alta densidade, linhas de absoro em atmosferas estelares so freqentemente muito mais largas do que a largura trmica correspondente temperatura da estrela. Portanto, a discusso acima deve ser vista apenas como uma introduo simplificada ao problema da formao de linhas em estrelas. EXERCCIO 3.17: Em nebulosas planetrias e regies HII, o gs que emite um espectro repleto de linhas de emisso tem uma temperatura de tipicamente 10000K. Assumindo que a largura das linhas unicamente devida a movimentos trmicos, calcule a largura (em ) esperada para a linha H do H (0 = 6562,80 )? Transforme em uma disperso de velocidades r (em km s-1). Repita as contas para H (0 = 4861,32 ) e para a linha do O++ em 0 = 5006,90 . Freqentemente, nebulosas apresentam um movimento de expanso. Nebulosas planetrias se formam quando estrelas ejetam suas camadas externas, enquanto que em regies HII, ventos provenientes da(s) estrela(s) massiva(s) no centro da nuvem podem empurrar o gs para fora. Esta expanso pode ser bem mais veloz do que a velocidade trmica, o que faz com que o perfil das linhas seja mais largo do que r = (kT/m)1/2. Para uma velocidade de expanso de 50 km s-1, e desprezando o movimento trmico dos tomos na nebulosa, calcule o menor e maior s nos quais observamos a linha H. De que lado da nebulosa provm os ftons deslocados para o azul ( < 4861 )? E os deslocados para o vermelho?

3.2.7 Rotao At este ponto discutimos como podemos usar o efeito Doppler para estudar dois tipos de movimento: a aproximao ou afastamento entre ns e a fonte, e a agitao interna de um objeto, seja ela a agitao trmica de tomos em atmosferas estelares ou a agitao gravitacional em aglomerados de estrelas ou galxias. Existe ainda um outro tipo de movimento interno extremamente comum em astronomia: rotao. Planetas giram ao redor de estrelas, estrelas giram ao redor de seus eixos e galxias espirais, como a em que voc vive, possuem discos que giram, para citar apenas alguns exemplos. Como podemos usar o efeito Doppler para estudar a rotao, e que tipo de informao fsica interessante podemos extrair? Nesta seo abordaremos estas questes, concentrando-nos em dois problemas especficos: a rotao de galxias e a de planetas ao redor de estrelas.

102
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

3.2.7.1 Rotao de galxias Em galxias espirais, a maior parte das estrelas e do gs se distribui em um disco cujo raio da ordem de 10 kpc e cuja espessura no passa de 1 kpc. Sobre este disco se observam braos espirais, que do o nome as galxias. De certa forma, os braos espirais so uma iluso de ptica, pois eles so to brilhantes que do a impresso de que no existem estrelas entre os braos, o que no verdade. Como discutimos ao estudar imagens de galxias (figura 2.20), isso ocorre porque na regio dos braos existem muitas estrelas quentes e massivas, que, apesar de serem bem mais raras do que estrelas mais frias e menos massivas (como o Sol), so muito luminosas, o que as torna muito visveis. Por simplicidade, na discusso que segue ignoraremos a presena de tais braos, e trataremos o disco como se a matria estivesse homogeneamente distribuda nele. Por si s, a forma de disco sugere rotao. Seria muito estranho que as rbitas de estrelas em discos fossem similares s rbitas tipo enxame de abelha que estrelas descrevem em aglomerados globulares, galxias elpticas e bojos, pois nesse caso o disco no teria cara de disco; ele seria mais arredondado. Como podemos comprovar que discos galcticos giram? Como galxias so imensas, no deve ser possvel v-las girando do mesmo modo que vemos os ponteiros de um relgio girar. De fato, logo concluiremos que os perodos de rotao envolvidos so da ordem de 108 anos, de modo que seriam necessrias umas cem mil geraes humanas para ver uma galxia girando no plano do cu! Se voc no est disposto a esperar todo esse tempo pela resposta, use o efeito Doppler. ------------ QUADRO XVI Histria de uma medida errada de rotao ------------------No comeo do sculo passado, o astrnomo Adriaan van Maanem, trabalhando no observatrio de Mount Wilson (EUA), reportou ter detectado a rotao de algumas nebulosas espirais. Segundo ele, comparando fotografias tiradas ao longo de muitos anos, percebe-se um movimento de rotao de aproximadamente 3,6 graus a cada 1000 anos, o que corresponde a um perodo de rotao de T = 105 anos. Este resultado implicaria que as tais nebulosas espirais no poderiam ser muito grandes. Elas no poderiam ser galxias! Para entender porque, imagine um ponto a uma distancia R do centro de uma galxia. A velocidade de rotao nesse ponto dada por v = R, onde a velocidade angular, = 2 / T. Sendo T ~105 anos, fcil verificar que para R > 5 kpc a velocidade v excede a velocidade da luz! Uma coisa to grande girando to rpido no parece nada normal! Portanto, somos forcados a concluir que R deve ser muito menor que 5 kpc, e que portanto as nebulosas espirais so pequenas comparadas com o tamanho da Via Lctea. Essas medidas estavam erradas. Isto causou muita confuso, pois naquela poca sequer se sabia se as tais nebulosas espirais eram de fato universos ilha, ou seja, galxias como a nossa vistas a grandes distncias. Havia gente muito respeitvel que dizia que essas nebulosas pertenciam Via Lctea, e que, portanto, no estavam muito distantes nem eram grandes como a Via Lctea. As observaes de van Maanem apoiavam este ponto de vista. Ningum sabe muito bem o que ele fez de errado, mas no resta nenhuma dvida de que ele errou. No possvel ver galxias girando no cu como o ponteiro de um relgio, nem se o ponteiro dos minutos completasse uma volta em 105 anos.

103
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Imagine um disco de raio R, bem longe de ns (d >> R). O disco gira ao redor de seu eixo a uma velocidade vrot(r) que depende apenas da distncia r ao centro. Queremos determinar esta funo, chamada de curva de rotao, que contm informao valiosa acerca da massa da galxia. O disco contm estrelas e gs, que produzem vrias linhas de absoro e emisso que podem facilmente ser identificadas espectroscopicamente. Uma maneira de medir vrot(r) apontar um telescpio para diferentes partes do disco e medir, digamos, a linha H em emisso (qualquer outra linha pode ser usada). Pelo deslocamento Doppler = ( 0) = 0 vr/c inferimos a velocidade vr ao longo da linha de visada em cada posio do disco, o que nos permite (1) deduzir se ele de fato gira e (2) medir sua curva de rotao vrot(r). Note que para que a rotao produza um efeito Doppler observvel o disco no pode ser visto de frente, pois neste caso a rotao se daria totalmente no plano do cu, e portanto perpendicular linha de visada. O nico efeito Doppler neste caso seria o de afastamento ou aproximao da galxia como um todo; este movimento global no nos interessa na anlise da rotao, e de fato o ignoraremos no que segue. S possvel medir a rotao para galxias inclinadas. Como vimos ao discutir imagens (vide figura 2.8 e seco 2.3.1), um disco de raio R visto de um ngulo de inclinao i entre seu eixo e a linha de visada aparece projetado no cu como um elipside, com semi-eixo maior a = R e semieixo menor b = R cos i. (Voc pode se convencer disto olhando para um prato raso ou um CD desde diferentes ngulos.) Podemos determinar o ngulo de inclinao a partir da medida de a e b em uma imagem: cos i = b/a (exerccios 2.14 e 2.15). Para determinar a velocidade de rotao a diferentes distncias r do ncleo, vamos obter espectros apontando o telescpio para diferentes posies ao longo do eixo maior. Ao longo deste eixo, que vamos chamar de eixo x, o disco vai de x = -R at x = +R, de modo que |x| a distancia r ao centro da galxia. Apontando o telescpio para a posio x = -R medimos um deslocamento Doppler do qual inferimos a velocidade vr(x=-R). Feito isso, apontamos o telescpio para a posio x = -0,9 R e tomamos outro espectro, que nos d vr (x=-0,9 R). E assim por diante, at chegar ao outro extremo do disco, em x = +R. Ao final da seqncia de observaes teremos a funo vr(x) para R x +R. A figura 3.26 ilustra esse procedimento.

Figura 3.26 Procedimento para medir a curva de rotao de uma galxia. Primeiro voc escolhe uma galxia inclinada (figura a) e determina seu eixo maior (figura b). Para cada posio x ao longo desse eixo voc obtm um espectro, do qual infere vr(x), obtendo algo como a figura c.

104
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

A curva vr(x) tambm chamada de curva de rotao, mas note que vr no igual a vrot, por dois motivos. O primeiro que, alm da componente de rotao, vr sempre contm a velocidade de afastamento da galxia, que pode ser facilmente descontada fazendo vr(x) vr(x=0). O segundo motivo que vr apenas a velocidade ao longo da linha de visada. Como o disco est inclinado, o vetor de velocidade no est alinhado com a linha de visada, isto , ele no aponta para ns. O que medimos na verdade a componente vr = vrot sen i. Portanto, para corrigir o efeito da inclinao basta fazer vrot(x) = vr(x) / sen i. (Se voc no est convencido de que esta a componente que observamos, considere o caso limite i = 0. Neste caso a galxia vista de frente, e no deveramos medir nenhum deslocamento Doppler. Tambm intuitivamente bvio que quanto mais de lado estiver a galxia maior ser a projeo do vetor de velocidade na nossa direo, o que condiz com a equao vr = vrot sen i.) EXERCCIO 3.18: Prove, com o auxlio de um desenho, vr = vrot sen i.

Digamos que a galxia, tal como vista projetada no cu, gira no sentido anti-horrio, tal qual no esquema da figura 3.26. Neste caso, na metade x > 0 do disco, o gs se afasta de ns. A linha H aparece deslocada para o vermelho, de modo que vr = c ( 0) / 0 positiva. J na metade x < 0 do disco a rotao tal que o gs se aproxima de ns, e H aparece deslocada para o azul, o que implica vr < 0. Portanto, se o disco realmente gira, a velocidade ao longo da linha de visada deve trocar de sinal quando vamos de um lado ao outro do disco! Ou seja, se fizermos um grfico de vr(x) contra x, vr(x<0) ter o sinal oposto a vr(x>0), como no exemplo da figura 3.26c. De fato, isto que se observa (figuras 3.27 e 3.28), o que nos permite concluir que discos galcticos realmente giram. Alm disso, a rotao deve ser simtrica, ou seja, igual nos dois lados do disco: vr(-x) = -vr(x). Isto tambm observado, como se v nos exemplo das figuras 3.27 e 3.28, embora pequenas diferenas existam devido a efeitos que no levamos em considerao, como a influencia de braos espirais ou barras na curva de rotao.

105
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.27 Curvas de rotao vr(x) para algumas galxias espirais. O eixo x a distncia angular ao centro da galxia, em unidades de segundos de arco. O eixo y contm o valor de vr para cada posio x, medida ao longo do eixo maior. (Note que os valores de vr no esto centrados em vr = 0, porque a velocidade de afastamento da galxia como um todo no foi descontada.) Praticamente todas galxias espirais tm curvas de rotao como estas, nas quais vr ~ constante longe da regio central. EXERCCIO 3.19: Observando as escalas na figura 3.27, o intervalo em tamanho angular varrido parece estar relacionado aos valores de vr medidos: Quanto maior o intervalo em x menor os valores de vr. Formule uma explicao simples para este fato. (Dica: Pense na Lei de Hubble.) A figura 3.27 mostra curvas de rotao tpicas. A forma de vrot(r) praticamente idntica em todas espirais. Esta forma universal esquematicamente ilustrada na figura 3.26c. Saindo do ncleo, onde vrot(r=0) = 0, vrot cresce com r at atingir um patamar constante de tipicamente vrot ~ 200 km s-1 a partir de r = uns poucos kpc. Em outras palavras, a curva de rotao de espirais praticamente plana! Este o principal resultado deste tipo de estudo. Como veremos logo, ele nos diz que galxias espirais, incluindo a nossa, esto rodeadas de matria escura! EXERCCIO 3.20: Considerando o comportamento observado de vrot(r): (a) Voc acha que discos de galxias giram como um corpo rgido? (b) Quem leva mais tempo para completar uma volta: Uma estrela distncia r do ncleo ou uma estrela distncia 2 r? EXERCICIO 3.21: A figura 3.28 mostra uma imagem ptica da galxia NGC 5746. A escala da imagem de 490 x 140 segundos de arco. A figura de baixo mostra a curva de rotao projetada vr(x), obtida a partir de observaes espectroscpicas ao longo do eixomaior. Neste exerccio voc usar estes dados para medir o tamanho, inclinao, distncia e velocidade de rotao dessa galxia. No exerccio 3.25 os resultados desta anlise sero usados para calcular a massa de NGC 5746. Preencha suas respostas no formulrio abaixo. (a) Mea o comprimento angular dos semi-eixos maior (a) e menor (b) do disco de NGC 5746. Ao avaliar a extenso do eixo menor, tente no ser influenciado pelo bojo da galxia. (b) Calcule o ngulo de inclinao i = arcos b/a. (c) Localize a posio do centro da galxia na curva vr(x) e anote o valor de vr correspondente. Chame este valor de v0. Esta a velocidade com que a galxia como um todo se afasta de ns. (d) Calcule a distncia a NGC 5746 usando o valor de v0 na Lei de Huble. Adote H0 = 65 km s-1 (apenas para variar um pouco). (e) Converta o raio angular (a) no raio fsico R da galxia: R = a d. (No se esquea de converter a para radianos!)

106
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

(f) Olhe para a curva vr(x). A galxia est girando no sentido horrio ou anti-horrio? (g) A curva de rotao de NGC 5746 um tanto acidentada. Desenhe por cima dela uma curva de rotao simplificada, tal qual a da figura 3.26c. Esta curva deve ser plana longe do centro. O eixo vertical dessa curva simplificada deve estar centrado em vr = 0. Para tanto necessrio descontar a velocidade v0 de afastamento da galxia como um todo (calculada no item c). Descontando este movimento sistemtico, vr(x) mede apenas a rotao da galxia vr(x) ser positiva a esquerda do ncleo e negativa direita. (h) Estime o valor de vr na parte plana da curva de rotao. Faa isso tanto para a parte de vr(x) esquerda do ncleo (x<0) como para a parte direita (x>0). Em mdulo, os dois valores devem ser iguais, pois os dois lados do disco devem girar mesma velocidade. Calcule a mdia dos mdulos desses dois valores. Vamos chamar este valor de vproj, a velocidade de rotao projetada. (i) Calcule o valor da velocidade de rotao vrot , desprojetando vproj, isto , usando vrot = vproj / sen i. (j) Com os resultados acima, trace esquematicamente a curva de rotao de NGC 5746, agora com r (em unidades de kpc) na direo espacial e vrot(r) no eixo vertical. Semi-eixo maior a Semi-eixo menor b i v0

Distncia d

R (rad)

Horrio ou anti-horrio?

vproj

vrot

Figura 3.28 Imagem ptica e curva de rotao para a galxia NGC 5746. A escala espacial est dada em segundos de arco, medidos a partir do ncleo. O eixo vertical na figura de baixo (vr) a curva de rotao, em km s-1. Note que vr inclui a velocidade de afastamento da galxia como um todo.

107
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Voc poderia estar se perguntando: Por que decidimos medir a curva de rotao ao longo do eixo maior? A resposta : Porque mais simples! Certamente, no poderamos medir vrot ao longo do eixo menor, pois, a rotao ao longo deste eixo se d perpendicularmente linha de visada, no causando efeito Doppler (convena-se voc mesmo fazendo um desenho). Na verdade, poderamos apontar para todas posies do disco e medir o mapa de velocidades vr(x,y), do qual se pode inferir vrot(r). Em geral, este tipo de observao se faz com instrumentos que combinam espectroscopia com imageamento, tirando, de uma s vez, muitos espectros cobrindo toda a imagem da galxia, ou ento tirando uma srie de imagens da galxia em vrios s ao redor de uma linha de emisso. Embora tenhamos usado H na discusso acima, curvas de rotao so mais freqentemente obtidas usando a linha do H neutro em 0 = 21cm, observada com rdiotelescpios. (Nesta transio de baixssima energia o eltron no estado fundamental troca a orientao de seu spin com relao ao spin do prton.) Esta linha facilmente detectada em nuvens fria de H, que so muito difceis de detectar em qualquer outro . A vantagem de usar nuvens de H neutro para traar a curva de rotao que essas nuvens se estendem muito alm da regio opticamente visvel de galxias espirais, o que nos permite calcular vrot(r) a grandes distncias do ncleo.

3.2.7.2 A massa de galxias espirais: Matria escura de novo!

A importncia de curvas de rotao vai muito alm de simplesmente provar que discos de galxias giram. Medidas de vrot(r) nos permitem deduzir como a massa est distribuda em galxias espirais. Considere uma partcula de massa m (que pode ser uma estrela qualquer, uma nuvem de H neutro ou um acaraj perdido no espao) localizada a uma distncia r do centro da galxia e girando com velocidade vrot ao redor dele. A um movimento de rotao est associada uma acelerao centrpeta = vrot2 / r. A fora que causa esta acelerao certamente de natureza gravitacional, pois outras foras so irrelevantes nas escalas de distncia que estamos tratando. A acelerao , portanto, causada pela atrao gravitacional exercida por uma massa M, ou mais precisamente, por uma distribuio de massa na galxia. Apenas para simplificar, vamos assumir que esta massa tem uma distribuio esfrica, e vamos chamar de M(r) a massa contida dentro de um raio r. Por exemplo, se a densidade de massa for constante, M(r) = (4/3) r3. Se no for constante ento M(r) deve ser obtida da integral dM(r)/dr = (r) 4 r2 Voc deve estar familiarizado com o fato de que, em um sistema gravitacional com simetria esfrica, uma partcula em r sente apenas a fora exercida pela massa interior a r. A resultante das foras exercidas por camadas externas a esfera de raio r nula, uma

108
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

propriedade originalmente provada por Newton (consulte seu livro de Mecnica Geral ou de Fsica II preferido). por isso, por exemplo, que podemos tratar o movimento da Terra ao redor do Sol como se toda massa do Sol estivesse concentrada em seu centro. Igualmente, podemos calcular a fora que faz com que nossa partcula hipottica gire ao redor do centro da galxia como se toda massa M(r) estivesse contida em r = 0. A fora que mantm a partcula M em rotao , portanto, F = G.m.M(r)/ r2, segundo a lei da gravitao universal. Usando a 2a lei de Newton, F=ma G.m.M(r) / r2 = m.vrot2 / r chegamos seguinte equao para vrot(r): vrot(r) = [ G M(r) / r ]1/2 Note que se M(r) estiver toda concentrada dentro de um raio << r, como no caso do sistema solar, vrot cai com r-1/2, o que explica porque os planetas mais externos tm perodos maiores. EXERCCIO 3.22: O tempo P que a massa m leva para varrer o permetro 2 r com velocidade vrot P = 2 r / vrot. Substituindo vrot = 2 r / P na equao acima obtemos que P2 = (42/GM) r3, que nada mais do que a terceira lei de Kepler descrevendo a relao entre os perodos de rotao e as distncias dos planetas. Sabendo que a Terra completa uma volta ao redor do Sol em 1 ano e que a distncia ao Sol de 150 milhes de km, calcule a massa do Sol. EXERCCIO 3.23: Sabendo o Sol est a ~ 8 kpc do centro da Via Lctea, e que gira ao redor dele a uma velocidade de 200 km s-1, mostre que o perodo de rotao de ~ 250 milhes de anos. Sabendo que o Sol existe h 5 x 109 anos, estime quantas voltas ele j deu ao redor da galxia. Calcule tambm a massa M(r) da Via Lctea dentro do crculo solar, r = 8 kpc. A equao vrot(r) = [G M(r) / r]1/2 pode ser diretamente comparada com a curva de rotao de galxias espirais para deduzir a massa M(r). Como vimos, em praticamente todas galxias espirais estudadas a curva de rotao vrot(r) essencialmente constante, isto , vrot no varia com r (afora uma regio pequena prxima do ncleo). A prpria Via Lctea, na qual voc vive, apresenta uma curva de rotao praticamente constante, com vrot = 200 km s-1. Para vrot(r) constante, a massa M(r) = vrot2 r / G

109
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

cresce linearmente com r. Dobrando r, dobra-se M(r), triplicando r triplica-se M(r), e assim por diante. Voc deveria estar desconfiado da validade desta equao, pois ela foi deduzida assumindo uma distribuio esfrica de massa, enquanto em galxias espirais a massa parece estar concentrada em um disco, no em uma esfera. Esta desconfiana perfeitamente pertinente. Porm, ao refazermos as contas para uma distribuio de massa tipo disco, encontramos uma equao idntica a que achamos acima, a menos de um fator multiplicativo da ordem de 1, que no afeta a dependncia de M com r. Portanto, a equao acima bastante geral, e pode ser usada para medir massas a partir de curvas de rotao. Mas do que feita esta massa? Voc, assim como os astrnomos que realizaram estes experimentos pela primeira vez, deve estar pensando na resposta bvia: estrelas e gs. Afinal, isso que vemos em galxias, no? Sim, isto que vemos. Precisamente porque podemos ver estrelas e gs atravs da radiao que estas emitem, e porque conhecemos bem a fsica destes objetos, podemos calcular suas massas medindo a quantidade de radiao que eles produzem. No caso de galxias, podemos usar o perfil de brilho superficial, que mede o fluxo proveniente de diferentes posies da galxia (ver seco 2.3.2), para calcular o perfil de massa equivalente. Obviamente, esta conta requer a converso de luminosidade em massa. Esta uma converso bem conhecida. Para dar um exemplo simples, digamos que todas estrelas do universo sejam idnticas ao Sol, cuja massa e luminosidade so 1 M e 1 L respectivamente. Vamos tambm assumir que tudo no universo so estrelas, isto , vamos esquecer o gs, poeira e outras coisas. Assim, a cada L de luz corresponde uma M de massa. Se em uma galxia a luminosidade L(r) contida dentro de um raio r = 10 kpc 1010 L, ela deve conter 1010 Sis, e portanto pesar 1010 M. Se a proporcionalidade entre M(r) e r deduzida a partir da curva de rotao se aplicasse tambm a L(r), deveramos ver uma luminosidade L(r = 20 kpc) = 2 L(r= 10 kpc) = 2 1010 L dentro de r = 20 kpc, 3 1010 L dentro de r = 30 kpc, e assim por diante. Ser que galxias espirais so assim? No! Obviamente, a luminosidade L(r) contida dentro de r cresce medida que r cresce, pois quanto maior a rea observada, mais luz coletamos. Contudo, o crescimento observado de L(r) com r bem menos rpido do que a relao linear citada acima. Se a distribuio de massa M(r) seguisse a distribuio de luz L(r), a curva de rotao deveria decair rapidamente nas partes mais externas de galxias, como ilustrado na figura 3.29. Mas vrot(r) permanece constante desde r ~ 2 ou 3 kpc at a borda externa da galxia. Este comportamento simples, porm misterioso, da curva de rotao de galxias implica em uma massa bem maior do que a que vemos em estrelas. O que est errado?

110
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.29 Curva de rotao esperada para uma galxia espiral, baseado na distribuio de luz observada. Fora da regio central, vrot deveria cair com r, mas as observaes nos dizem vrot(r) se mantm constante. EXERCCIO 3.24: Se voc resolveu o exerccio 2.16, deve ter obtido que para uma galxia com perfil de brilho tipo exponencial, (r) exp r/rd, a luminosidade L(r) contida dentro de um raio r proporcional a (1 + r/rd) exp(-r/rd). Demonstre graficamente que esta expresso cresce com r mais lentamente do que uma relao linear, L(r) r. Dica: Como s queremos saber qual L(r) cresce mais rpido o grfico no precisa ter unidades! Pelo mesmo motivo, o valor de rd no relevante nesse exerccio; assuma o valor de rd = 1 por convenincia.

Certamente a hiptese de que galxias so feitas inteiramente de Sis um tanto ruim. Porm, mesmo fazendo as contas de maneira correta, incluindo tanto gs quanto estrelas de todas massas e luminosidades, o problema persiste: A massa dinmica M(r) medida atravs da curva de rotao cresce mais rpido do que a massa luminosa M(r) deduzida a partir da luminosidade L(r) observada. bvio, portanto, que a massa dinmica maior que a massa luminosa. Considerando uma galxia inteira, a massa que vemos apenas uma pequena frao, cerca de 10%, da massa que causa o movimento de rotao. O que nos leva a chocante concluso de que ~90% da massa de galxias no emite luz! Ela feita de algum tipo de matria escura! ( como se voc olhasse para um amigo seu e chutasse: Voc deve pesar uns 70 kilos. Mas quando ele sobe numa balana, esta diz que ele pesa 700 kilos! Obviamente, seu amigo deve ter muita matria escura escondida nos bolsos!) A existncia de matria escura j apareceu antes neste texto, ao discutirmos o movimento de galxias dentro de aglomerados de galxias. A constatao de que ~90% da massa do universo feita de matria escura um dos principais resultados da astrofsica moderna. Vrias teorias foram propostas para explicar a natureza fsica da matria escura,

111
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

boa parte delas envolvendo partculas elementares exticas, mas a questo ainda no foi resolvida. Uma outra possibilidade aventada que a lei da gravitao universal (F = G m M / r2), de Newton, deixa de ser vlida em grandes distncias, o que pode em princpio explicar curvas de rotao planas sem invocar matria escura. Esta teoria, porm, rejeitada pela maioria da comunidade cientfica. Mesmo sem saber do que feita a matria escura, sabemos que ela (1) causa gravidade, e (2) se distribui aproximadamente na forma de halos ao redor de galxias. Esta segunda informao vem, por exemplo, da anlise cuidadosa de curvas de rotao. A discrepncia entre a massa luminosa e a massa dinmica se torna progressivamente maior medida que nos afastamos do centro da galxia. Isto apenas outra maneira de dizer que M(r) cresce mais rpido do que L(r). A matria escura est menos concentrada do que a matria luminosa. Os efeitos da matria escura apenas se fazem sentir em escalas muito grandes de distncia, da ordem de dezenas de kpc ou mais. Dentro do sistema solar, por exemplo, a matria escura no causa nenhum efeito detectvel. Tambm dentro de sistemas pequenos, como aglomerados globulares (exerccio 3.16), a quantidade de matria escura desprezvel, no afetando o movimento das estrelas. (Se voc acha que pesa 70 kg mas a balana insiste em indicar 90 kg, no vale dizer que a culpa da matria escura!). J em aglomerados de galxias, ela se faz notar de maneira at mais dramtica do que em galxias individuais, o que concorda com a noo de que quanto maior a escala de tamanho do objeto estudado, mais significante ser a contribuio da matria escura. EXERCICIO 3.25: Calcule a massa para a galxia do exerccio 3.21 acima. Sabendo a luminosidade de NGC 5746 de 5 x 1011 L, e assumindo que em mdia a cada 1 L corresponde 1 M, calcule a massa luminosa, em M. Comparando esses dois valores para a massa, voc acha que existe evidncia de matria escura nesta galxia? EXERCICIO 3.26: Do que feita a matria escura? (Se voc responder esta nos avise!!) 3.2.7.3 Planetas Exo-Solares Um dos assuntos que mais desperta a curiosidade de todos a possibilidade de vida extraterrestre. Na situao que nos encontramos atualmente estamos mais para ser descobertos do que descobrir, porm o primeiro passo est sendo dado, que o de encontrar planetas em outros sistemas solares. Dezenas de planetas fora do sistemas Solar foram descobertos nos ltimos anos. Voc deve estar curioso para saber como eles so, se so gasosos (como Jpiter) ou rochosos (como a Terra), se possuem gua, qual a composio qumica e, claro, se eles abrigam seres vivos. Por enquanto a maioria dessas questes no pode ser respondida. Mas no deixa de ser entusiasmante saber que esse tema, que mexe tanto com a imaginao do homem, finalmente est saindo do reino da fico cientifica para o da realidade cientifica.

112
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Ao contrrio de estrelas, o brilho de planetas no emana da luz produzida em seu interior. Eles apenas refletem a luz da estrela que ele rbita, exatamente como no caso da Lua, que se tivesse brilho prprio estaria sempre cheia. Planetas so portanto pouqussimo brilhantes. Apenas podemos ver nossos companheiros do sistema solar porque eles esto prximos de ns. Se colocssemos, digamos, Jpiter distncia da estrela mais prxima, seu fluxo seria to pequeno que no seramos capaz de v-lo. E mesmo que fosse possvel medir seu fluxo, teramos srias dificuldades em separar a imagem do planeta da imagem da estrela devido pequena separao angular entre eles. Faa a conta voc mesmo nos exerccios abaixo. EXERCICIO 3.27: O fluxo de Jpiter, que est em mdia a d = 5,2 unidades astronmicas (ou seja, 7,8 x 1011 m) do Sol, de ~ 3 x 10-7 W m-2. Imagine que a estrela Centauri, a mais prxima do Sol, a uma distncia de 1,3 pc, tem um clone de Jpiter como planeta. Chamemos esse clone de Jpiter B. (a) Qual seria o fluxo de Jpiter B medido aqui da Terra? Quantas vezes mais fraco Jpiter B comparado com nosso Jpiter? (b) Sendo a Luminosidade de Centauri L = 1,6 L, calcule quantas vezes mais brilhante ela do que o Jpiter B que (hipoteticamente) a rodeia. (c) Qual seria a separao angular entre Centauri e Jpiter B? Exprima o resultado em segundos de arco. Isto muito ou pouco, comparado com o seeing atmosfrico? EXERCICIO 3.28: Para ter uma idia numrica da luminosidade de um planeta, suponha que a Terra reflete 100% da luz do Sol que incide sobre ele. Vista do Sol, a Terra parece um crculo de rea RT2, onde RT o raio da Terra. A quantidade de energia que a Terra recebe do Sol a cada segundo simplesmente o produto dessa rea pelo fluxo F = L / 4 d2, onde d a distncia Terra-Sol. Faa as contas e calcule a luminosidade da Terra. Repita o clculo para Jpiter. Se no podemos ver planetas fora do sistema solar, ento como sabemos que eles existem? Como se faz tal deteco? A idia bastante simples. Ela consiste simplesmente em detectar os movimentos de uma estrela que sejam causados por um planeta que ande ao redor dela. Se tal movimento detectado ento podemos afirmar que o planeta existe! Se voc acha que este mtodo muito indireto lembre-se que foi assim que o planeta Netuno e a estrela Sirius B foram descobertos. Estamos acostumados a dizer que a Terra e os demais planetas giram ao redor do Sol, mas, como voc bem sabe, isto apenas uma simplificao. Na verdade todos giram ao redor do centro de massa do sistema. O mesmo vale, por exemplo, para estrelas binrias, pares de galxias e planetas ao redor de outros Sis. Assim, O Sol no fica parado enquanto os planetas giram ao redor dele; ele tambm se move.

113
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

A localizao do centro de massa de um sistema a mdia ponderada das posies de suas partculas, ponderada pelas massas dessas partculas. No sistema solar as duas maiores massas so o Sol e Jpiter. Para saber onde est o centro de massa do sistema SolJpiter, basta calcular XCM = (XSol MSol + XJpiter MJpiter) / (MSol + MJpiter) Colocando o Sol na origem do sistema de coordenadas (XSol = 0) e usando a distncia de Jpiter ao Sol (XJpiter = 7,8 x 108 km), massa do Sol (MSol = 2 x 1030 kg) e de Jpiter (MJpiter = 1,9 x 1027 kg) obtemos XCM = 740000 km. Note que este valor praticamente idntico ao do Raio do Sol, de modo que o centro de massa do sistema est na superfcie do Sol. por isso que nos acostumamos a lidar com o Sol como se ele estivesse parado, pois sua rbita ao redor do centro de massa muito pequena. EXERCCIO 3.29: Calcule a posio do centro de massa do sistema Sol-Saturno. E do sistema Sol-Mercrio. EXERCCIO 3.30: Visto desde Centauri, qual o tamanho angular do Sol? J que o Sol gira ao redor do centro de massa do sistema (que est na superfcie do Sol) que tamanho angular ter o movimento do Sol visto desde Centauri. Quanto tempo levaria para vermos este movimento completo? Com que telescpio/equipamento poderamos detectar movimentos to pequenos?

Apesar do mtodo sugerido pelo exerccio 3.30 ser factvel e ser realmente empregado por vrios grupos em busca de planetas exo-solares, um outro mtodo chegou antes primeira descoberta. medida que Jpiter e o Sol andam ao redor do centro de massa do sistema, a superfcie do Sol se afasta e se aproxima de quem o estiver observando distncia. Observar um objeto em movimento implica em efeito Doppler. Portanto observadores distantes olhando o nosso Sol veriam linhas no espectro do Sol deslocarem-se ora para o vermelho, ora para o azul. Este ciclo se repete a cada rbita. No caso do sistema Sol-Jpiter esta rbita dura 11,8 anos. muito tempo para se esperar! Porm, se Jpiter estivesse distncia da Terra, bastaria esperar 1 ano e observaramos o ciclo completo. EXERCCIO 3.31: Para calcular o efeito Doppler resultante da rotao do Sol ao redor do centro de massa do sistema Sol-Jpiter, faa um desenho da rbita de Jpiter e do Sol e posicione um observador no plano do papel. (Como vimos ao estudar a rotao de galxias, no possvel detectar efeito Doppler observando o sistema desde uma linha de visada perpendicular a seu movimento). Qual a distncia total percorrida pelo Sol, ou seja, qual o permetro de sua rbita? Em quanto tempo ele completa a volta? Tendo distncia e tempo, automaticamente temos uma velocidade. De quanto essa velocidade? Ela fcil de ser medida? Compare com o que j foi detectado em outros sistemas.

114
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Aps muitos anos de tentativas, em 1995 Mayor e Queluz fizeram a primeira deteco segura de um planeta fora do sistema solar. Hoje (Setembro de 2003) 110 planetas (objetos com massa < 13 MJpiter) so conhecidos. H uma coleo de informaes sobre todos os planetas extra solares descobertos em http://cfa-www.harvard.edu/planets/encycl.html, onde possvel conferir em detalhes os mtodos usados na deteco de cada planeta e as caractersticas orbitais de cada planeta.

Figura 3.30: O planeta ao redor da estrela 51 Peg foi descoberto por Mayor e Queluz em 1995 graas s medidas apresentadas nesta figura. O perodo orbital deste planeta de apenas 4,231 dias e a velocidade observada de 56 m/s. Note que a figura apresenta as medidas em fase e no tempo, o que s possvel aps conhecermos o perodo. A figura 3.31 mostra os dados em funo do tempo para dar uma idia mais concreta do tipo e qualidade das medidas usadas.

115
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Figura 3.31: Medidas de velocidade radial de 51 Peg obtidas por Marcy e Butler. Aqui as medidas so apresentadas em funo do tempo.

Um resultado aparentemente surpreendente desses estudos que grande parte dos planetas j descobertos so parecidos com Jpiter ou mais pesados, porm a distncia entre eles e a estrela-me parecida com a distncia de Mercrio ao Sol! Isto muito diferente do nosso sistema Solar, no qual os planetas gigantes esto muito longe do Sol. Contudo, necessrio lembrar que o mtodo de busca de planetas pelo efeito Doppler tende a encontrar planetas mais massivos e mais prximos da estrela central, pois estes causam maior efeito Doppler. Embora esse seja um efeito de seleo bvio, muita discusso tem surgido sobre porque os sistemas extrasolares encontrados so to diferentes do nosso. At que as tcnicas de deteco tenham avanado o suficiente para podermos detectar planetas de baixa massa no podemos tirar concluses gerais sobre outros sistemas solares. Este um campo efervescente da astronomia e muitos esforos esto sendo investidos nesta rea. Na prxima dcada esperamos ter um quadro muito mais completo das propriedades de sistemas planetrios e a partir desse momento poderemos ter uma idia mais concreta da existncia de planetas semelhantes Terra, e conseqentemente da possvel existncia de formas de vida semelhantes que conhecemos. Alm disso, espera-se que o estudo desses sistemas venha a aprimorar nossas teorias sobre a formao de sistemas planetrios, incluindo a do nosso prprio sistema. Como em tantos outros exemplos, a Astronomia, esta cincia que lida com coisas aparentemente to distantes do nosso dia a dia, est ao poucos nos levando a entender melhor nossas prprias origens.

116
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Bibliografia
Adouze, J. & Israel, G., 3a edio; The Cambridge Atlas of Astronomy; Cambridge University Press; ISBN: 0-521-43438-6 Kepler, de Souza Oliveira Filho & Saraiva, Maria de Ftima Oliveira, 2000; Astronomia e Astrofsica; Editora da Universidade (UFRGS). Kitchin, C. R., 2a edio, 1991; Astrophysical Techniques, Adam Hilger. Shu, Frank H., 1982; The physical universe: An introduction to astronomy; University Science Books. Jatenco-Pereira, Vera; Astronomia: Uma viso geral do universo; ISBN:65-5140462-2; Edusp. Silk, Joseph, 1989;The Big Bang. Freeman. Zeilik, Michael, 1997; Astronomy: The evolving universe; John Willey & Sons, INC.

117
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

Apndice
Algumas constantes fsicas e astrofsicas
h = 6,6256 x 10 34 J . s k = 1,3805 x 10 23 J . K 1 = 5,672 x 10 8 J . m 2 . K 4 m = 9,105 x 10 31 Kg mp = 1,672 x 10 27 Kg Terra R= 6,371 x 10 5 m M = 5,98 x 10 24 kg g = 9,7805 m . s 2 v = 11,2 x 10 3 m . s 1 Raio da terra Massa da terra Acelerao da gravidade ao nvel do mar no equador Velocidade de escape da terra Constante de Planck Constante de Boltzmann Constante de Stefan-Boltzmann Massa do eltron Massa do prton

Sol
R = 6,96 x 10 8 m M = 1,98 x 10 30 Kg g = 2,74 x 10 2 m . s 2 Raio do sol Massa do sol Acelerao da gravidade na superfcie do sol

118
Observatrios Virtuais As ferramentas do Astrnomo (Cid Fernandes, Kanaan, Gomes)

L = 3,96 x 10 26 W T = 5740 K V = 600 x 10 3 m . s 1 1 U.A. = 1,496 x 10 11 m 1 p.c = 3,086 x 10 8 m c = 2,9979 x 10 8 m . s 1 G = 6,67 x 10 8 dyn . cm 2 .g 2

Luminosidade do sol Temperatura do sol Velocidade de escape do sol

Distncia do sol terra Parsec Velocidade da luz Constante gravitacional

You might also like