You are on page 1of 10

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIO CENTRO-SUL FUNDASUL ESCOLA DE EDUCAO PROFISSIONAL FUNDASUL

Cronograma:

Noes de Farmacologia Curso Tcnico em Enfermagem

Data 01/08 07/08 15/08 22/08 29/08 05/09 12/09 19/09 26/09 03/10 10/10 17/10

Atividade Introduo e Conceitos de Farmacologia Vias de administrao das drogas / Absoro e excreo dos Medicamentos Regras para administrao dos medicamentos em geral Introduo a clculos em farmacologia Introduo a clculos em farmacologia PROVA 1 Drogas que agem sobre o sistema nervoso autnomo (SNA) / Drogas que agem sobre o sistema nervoso central (SNC) Drogas que agem sobre o aparelho vascular Drogas que agem sobre o aparelho respiratrio Drogas que agem sobre o aparelho digestivo Antibiticos / Autacides PROVA 2 RECUPERAO

Kim Suso

24/10

Conceitos gerais de Farmacologia

Farmacologia

a cincia que estuda os medicamentos. Medicamento: toda substncia qumica que tem ao profiltica, teraputica ou auxiliar de diagnstico.

Ao profiltica: medidas preventivas contra as enfermidades. Exemplo: vacinas.

Ao teraputica: meios adequados para aliviar ou curar as doenas. Exemplo: antibiticos, anti-hipertensivos, antihistamnicos...

Auxiliar de diagnsticos: meios para auxiliar na realizao de exames. Exemplo contraste, substncia facilitar os exames radiolgicos. empregada para

Conceitos

Droga: toda substncia capaz de alterar os sistemas fisiolgicos ou estados patolgicos, com ou sem benefcios para o organismo. No primeiro caso incluem-se os medicamentos; entre as drogas que no trazem benefcios podemos citar, por exemplo, a cocana.

Remdio: todo meio utilizado para combater um estado patolgico. Medicamentos Aes fsicas (ex.: massagem) Psquicos (ex.: terapia).

Frmaco: substncia quimicamente definida que apresenta ao benfica no organismo.

Forma Farmacutica: a maneira fsica pela qual o produto farmacutico se apresenta. Comprimido, suspenso, emulso, soluo, drgea, cpsula,etc...).

Frmula Farmacutica: a descrio do produto farmacutico, ou seja, quais os ativos e excipientes que o compem e que quantidade.

Princpio ativo: substncia quimicamente ativa, responsvel pela ao do medicamento, representado pelo nome genrico.

Veculo: substncia lquida que d volume frmula, no apresentando ao farmacolgica.

Excipiente: substncia inerte que d volume frmula, sem ao farmacolgica.

Exemplo: Paracetamol Cada comprimido contm: Paracetamol.....................................750 mg Excipiente qsp ................................ 1 g

Nome genrico: nome do princpio ativo (DCB).

Nome comercial: escolhido pelo fabricante.

Ao dos medicamentos

Os medicamentos sistmica.

podem

ter

ao

local

ou

Ao local: a ao ocorre no prprio local onde o medicamento aplicado, no passando pela corrente sangunea, podendo ser aplicado: na pele (pomadas, loes, etc...) Na mucosa (supositrios, vulos vaginais, colrios, gotas nasais, colutrios); Slidos e lquidos de ao no aparelho digestivo (ex.: os anticidos que neutralizam a ao do suco gstrico e so eliminados sem serem absorvidos)

Ao Sistmica: O princpio ativo ter de ser absorvido e entrar na corrente sangunea para, ento, chegar ao seu local de ao. Exemplos: O paciente toma um comprimido de furosemida (Lasix) ao chegar ao estmago, este princpio ativo ser absorvido e entrar na corrente sangunea, para ento chegar ao rim e exercer sua ao diurtica. O paciente recebe uma injeo de furosemida (Lasix) a droga, ao ser injetada na veia do paciente, entrar na corrente sangunea, para ento ir diretamente at o rim e exercer a sua ao.

Formas farmacuticas

Podem existir vrias formas farmacuticas de um determinado princpio ativo. Os Motivos so: Facilitar a administrao. Garantir a preciso da dose. Proteger a substncia durante o percurso pelo organismo. Garantir a presena no local de ao. Facilitar a ingesto da substncia ativa.

A escolha da forma farmacutica deve assegurar ao medicamento o mximo de ao e o mnimo de inconvenientes. Os medicamentos podem ser slidos, lquidos, pastosos e gasosos.

Slidos

Ps Comprimidos Drgeas Cpsulas Supositrios vulos

P O medicamento apresenta-se na forma de p, devendo ser tomado em colheradas, como o bicarbonato de sdio, ou ento acondicionado em sachs, como a acetilcistena (Fluimucil).

Vantagens:

Desvantagens:

Possuem efeito farmacolgico mais rpido e regular Possui maior absoro gastro-intestinal Facilidade de deglutio (-) Pronunciado Sabor e Odor Decomposio de materiais higroscpicos,

Comprimidos o p comprimido em formato prprio. Os comprimidos podem, algumas vezes, ser divididos em duas ou em quatro partes. Para isso, eles devem ter um sulco, isto , uma pequena reentrncia que facilita o seu corte, de maneira que as partes resultantes tenham a mesma quantidade de princpio ativo.

As especialidades mdicas que mais utilizam so a pediatria e a geriatria.

Vantagens

Boa apresentao, fcil uso, portveis (forma, cor) Podem apresentar vincos e gravaes Dosagem correta e alto grau de preciso Maior estabilidade em relao as outras formas Menor sensao de sabores e odores desagradveis Permitem utilizar revestimentos externos Permite o controle na liberao do frmaco Resistente a choques e abraso

Drgea contm um ncleo com o medicamento e um revestimento de goma-laca, acar e corante. Sabor ou odor desagradvel; Absoro no intestino (os comprimidos se dissolvem, em sua maioria, no estmago, mas as drgeas so produzidas de maneira que sua liberao seja entrica); Conterem substncias que atacam as mucosas e devem ser mascaradas; Ex: Diclofenaco potssico drgea (Cataflan) so medicamentos irritantes da mucosa gstrica. Tomados em drgeas, provocam efeitos menos irritantes.

Desvantagens

Menor absoro comparados as solues Podem provocar irritao na mucosa gstrica Favorece a formao de complexos com os alimentos

Cpsula constituda por um invlucro de gelatina e por um medicamento em forma slida , semi-slida ou lquida (desde que este no dissolva a cpsula). Vantagens Eliminar sabor e odor desagradvel; Facilitar a deglutio; Facilitar a liberao do medicamento; Desvantagens Por ser de fcil abertura, algumas pessoas com dificuldade para engolir cpsulas, acabam retirando o p e engolindo, fazendo com que muitas vezes seu efeito seja alterado. Possibilidade de aderncia no esfago.

Supositrio de formato cnico ou ogival, destina-se a aplicao retal. Pode ser de ao local ou sistmica. ao local: supositrio de glicerina, que tem efeito laxante. ao sistmica: supositrio de indometacina (Indocid), de ao antiinflamatria sistmica.

vulo So preparaes farmacuticas slidas, com


formato adequado para a aplicao vaginal; devendo dispersar ou fundir temperatura do organismo

Usos: Substituem as preparaes que se administram por via gastrointestinal frmacos irritantes, nauseosos, com cheiro e sabor desagradvel H diversos princpios ativos que so melhor absorvidos por via retal do que por via oral Sais de clcio, vitamina D, meticilina. Substituem a administrao endovenosa quando esta for arriscada, ou o doente no tolerar injees. Desvantagem: Desconforto teraputico As especialidades mdicas que mais utilizam os supositrios so a pediatria e a geriatria. Pode ser administrado em pacientes inconscientes.

Usos: Efeito Local Frmacos Adstringentes e Anti-infecciosos Desvantagens: Pode ocorrer irritao na mucosa vaginal Pode ocorrer absoro de substncias que deveriam agir apenas no local de aplicao e o mesmo passa a agir sistematicamente A especialidade mdica que mais utiliza os vulos a ginecologia.

Lquidos
Solues Xaropes Elixires Suspenses Emulses

Solues So misturas homogneas de duas ou mais substncias, resultando em um produto final com uma nica fase, de aspecto lmpido.

Vantagens: Rapidez de absoro no trato gastrointestinal (em relao s cpsulas e comprimidos); Facilidade de deglutio (adequado para idosos e crianas ); Homogeneidade na dose (melhor que suspenso independe de agitao); Flexibilidade de doses. Desvantagens: Apresentam menor estabilidade fsico-qumica e microbiolgica, do que as formas slidas; A solubilizao reala o sabor do frmaco, para princpios ativos com sabor desagradvel; Difcil acesso ao sistema de medida de volume uniforme.

Xarope So preparaes farmacuticas aquosas e lmpidas que contm um acar, como a sacarose em concentraes prxima da saturao, formando uma soluo hipertnica. Vantagens Possibilidade de correo de sabor (efeito edulcorante ) Boa conservao (formulao auto-preservante ) Desvantagens Restrio de uso em diabticos

Elixir soluo contendo 20% de lcool e 20% de acar. Vantagens: Adequado para frmacos insolveis em gua, mas solveis em misturas hidroalcolicas. Desvantagens Menos doce e menos viscoso que os xaropes. Menos efetivo no mascaramento do sabor. Alta graduao alcolica, varia de 15 a 50%.

Suspenso Forma farmacutica lquida que contm partculas slidas dispersas em um veculo lquido, no qual as partculas no so solveis. AGITE ANTES DE USAR.

Desvantagens: Sistema instvel partculas sofrem sedimentao (fora da gravidade), exigindo agitao para a uniformizao das partculas antes do uso.

Vantagens:

Emulso Sistemas heterogneos, de aspecto leitoso, constitudo por um lquido imiscvel em outro lquido sob a forma de gotculas por ao de um agente tensoativo. Vantagens: Destinadas tanto ao uso interno como ao uso externo; Possibilidade de mistura de substncia imiscveis; Mascaramento de odor e sabor; Formas farmacuticas lquidas de fcil deglutio. Proteo de frmacos (oxidao).

Melhoram a estabilidade, menor contato do frmaco com solvente. (antibiticos); Mascara sabor e odor desagradvel partculas insolveis tm menor capacidade de entrar em contato com as papilas gustativas. Fcil deglutio (crianas e idosos) Permite administrao de altas doses do frmaco; Permite ajuste de dose pelo volume a ser administrado (relao dose x peso corporal); Possibilidade de injees intramusculares para liberao lenta e ao prolongada

Desvantagens: Baixa Estabilidade Tendncia a separao de fases

metilprednisolona suspenso injetvel - ao por 14 dias;

Pastosos
Pomadas Cremes Pastas Geis

Pomadas

So preparaes semi-slidas, de aspecto homogneo, destinadas a serem aplicadas na pele ou em certas mucosas, com a finalidade de exercerem uma ao local ou de promoverem a penetrao percutnea dos princpios medicamentosos. As pomadas obturam poros originando a diminuio da transpirao, favorecendo os edemas. contra indicada em leses agudas porque determinam uma ocluso da pele e acabam diminuindo as trocas gasosas cutneas, acentuando o processo inflamatrio. Pouca penetrao na pele.

Creme

uma emulso semi-slida de duas fases, leo e gua, bem dispersas. Boa penetrao na pele.

Efeitos mais lentos e intensos que as pomadas. Administrao Tpica.

Pasta Forma semi-slida de consistncia macia, contendo 20% de p. A presena de elevadas concentraes de ps, torna as pastas completamente diferentes das pomadas, pois apresentam um ligeiro efeito secante, no causando congesto dos tecidos, como sucede com as pomadas. Os dermatologistas receitam-nos em doenas da pele que haja tendncia para a formao de crosta ou de vesculas. As pastas so utilizadas para aes estritamente epidrmicas, j que o poder de penetrao dos frmacos diminuto, so especialmente empregadas como veculo de frmacos anti-spticos e adstringentes.

Vantagens: Podem ser aplicadas tanto em superfcies midas quanto molhadas, j que apresentam poder de absorver secrees. Apresentam ao refrescante, pois h evaporao dos constituintes lquidos da pasta. Desvantagem: Menor atividade teraputica, se comparada com as pomadas.

Gel forma semi-slida, coloidal, de pouca penetrao na pele. Ex.: Escina gel (Reparil)

Gasosos

Aerossis
uma suspenso de partculas lquidas ou slidas de tamanho to pequeno que flutuam temporariamente no ar ou noutros gases. Embora existam aerossis em estado natural, no campo mdico so obtidos atravs da nebulizao de medicamentos lquidos. Um aparelho nebulizador serve para transformar uma preparao lquida em aerossol. Os aerossis fazem a nebulizao de substncias ativas sobre a pele ou mucosas acessveis externamente (trato respiratrio)

So usados principalmente para a administrao de substncias volteis. Podem seu includos, aqui, os aerossis, que so medicamentos slidos ou lquidos acrescidos de gases para nebulizao.

FORMAS FARMACUTICAS ESPECIAIS/DIFERENCIADAS

Sabonete:

forma farmacutica slida com forma varivel dependendo do molde de obteno, derivada da ao de uma soluo de lcali em gorduras ou leos de origem animal ou vegetal. Destinado aplicao na superfcie cutnea.

Denominam-se Formas Farmacuticas Especiais aquelas que, ou no se podem facilmente inserir num determinado grupo, ou que tem insero em mais de um grupo.

FORMAS FARMACUTICAS DIFERENCIADAS

Pirulitos medicamentosos

O tipo de paciente tem estimulado a indstria farmacutica a diferenciar suas formas farmacuticas e tornar seus medicamentos mais "agradveis" ao uso. As formas farmacuticas diferenciadas facilita a adeso ao tratamento. As farmcias de manipulao de Houston (Texas) aviam medicamentos em formas farmacuticas que vo do pirulito, passando pelo sorvete, balas, chiclets, formulaes transdrmicas e outros, onde antifngicos, antibacterianos e at anorexgenos so utilizados em formas alternativas.

O fato de dissolver lentamente na boca, torna a escolha certa para frmacos que precisam ficar mais tempo em contato com a mucosa, como por exemplo antifgico para tratar candidase oral (nistatina) e o fluoreto de sdio, na preveno de crie oral. Devido a aparncia e sabor agradvel, se torna uma alternativa eficiente para uso peditrico.

Gomas e jujubas

Chocolates teraputicos

Jujubas Forma farmacutica a base de gelatina e glicerina, sendo utilizada para a administrao de medicamentos. Goma de Mascar: Forma farmacutica slida de dose nica contendo um ou mais princpios ativos, que consiste de material plstico insolvel, doce e saboroso. Quando mastigada, libera o princpio ativo na cavidade oral. Destinada administrao pela boca. No deve ser deglutida

elaborado sem acar e sem lactose, sua base contem 54% de cacau. Cada chocolate pesa cerca de 5 g e possvel incorporar at 2 g de prcipio ativo. Os chocolates teraputicos so excelentes veculos de ativos porque mascaram o gosto amargo de alguns remdios, alm de possuirem os efeitos benficos do cacau. Alm de tudo saciam o desejo por doces, principalmente para choclatras.

10

You might also like