You are on page 1of 17

A IMPORTNCIA DA MATRIA ORGNICA DO SOLO NO CICLO DO CARBONO PARTE I O CICLO DO CARBONO NA NATUREZA E A QUALIDADE DO SOLO DO PONTO DE VISTA QUMICO

MARIA OLMPIA DE OLIVEIRA REZENDE www.iqsc.usp.br/mrezende

AGRADECIMENTOS: Parte do texto foi extrado da tese de doutorado de Mirian Ribeiro Alves Maiola. Influncia da incorporao de resduos orgnicos a um latossolo vermelho amarelo e a ao das minhocas como agentes de descontaminao ambiental, e da dissertao de mestrado de Antonio Benedito Filho Influncia do vermicomposto na soro de atrazina, associado ao cultivo de milho, a quem agradeo.

Os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem para a agricultura, a pecuria, a indstria e os centros urbanos no levaram em considerao o ambiente. O solo, o ar e a gua so usados como depsitos do lixo produzido. Como resultado, ocorrem as chuvas cidas, as mudanas climticas, a eroso, a desertificao, a contaminao dos alimentos por metais e pesticidas, os buracos na camada de oznio, o perigo de extino de muitas espcies animais e vegetais, e vrios outros problemas ambientais srios. A contaminao ambiental uma

preocupao mundial. rgos como a EMBRAPA e o IBAMA vm estudando mtodos que auxiliem no desenvolvimento agrcola sem comprometer o meio ambiente. Nesta apresentao discute-se o desenvolvimento sustentvel.

1. Introduo Os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem para a agricultura, a pecuria, a indstria e os centros urbanos no levaram em considerao o ambiente. O solo, o ar e a gua so usados como depsitos do lixo produzido. Como resultado, ocorrem as chuvas cidas, as mudanas climticas, a eroso e a desertificao do solo, a contaminao dos alimentos por metais e pesticidas, os buracos na camada de oznio, o perigo de extino de muitas espcies animais e vegetais, e vrios outros problemas ambientais srios e, praticamente, irreversveis. A contaminao ambiental uma preocupao mundial. rgos como a EMBRAPA e o IBAMA vm estudando mtodos que auxiliem no desenvolvimento agrcola sem comprometer o meio ambiente.

1.1 A evoluo do homem A evoluo do homem, de ser indgena, integrado como qualquer outro animal aos ciclos que lhe garantiam a vida, para um ser civilizado e socializado, resultou na sua sada dos ciclos naturais. Esse afastamento, conquanto tenha sido gradual e parcial, retirou o homem de uma importante participao, isto , a devoluo aos depsitos da natureza dos materiais dela absorvidos. E isto teve como conseqncia uma forte interferncia nas atividades da natureza, causando mudanas em seu

ciclo

original

de

auto-regenerao.

Assim,

vem

ocorrendo

uma

degradao, muitas vezes irreversvel, de seu sistema de sobrevivncia. Sistema este que no pertence s ao homem, mas que afetado pelo homem. Tal fato pode ser observado quando se focam, por exemplo, as mudanas no ciclo de carbono no planeta.

1.2. O ciclo do carbono O equilbrio de carbono na Terra funo da interao que existe entre os trs reservatrios desse elemento, o oceano, com 39000x1015 g de C; a atmosfera, com 750x1015 g, e o sistema terrestre, com 22000x1015 g. Esses reservatrios esto em equilbrio dinmico, cada um interagindo e trocando C com o outro. Um recente consenso sobre o efeito estufa e a diminuio da camada de oznio tem levado a estudos sobre a quantidade, qualidade, distribuio e comportamento do C nos diferentes ecossistemas. Muitos desses estudos tm como proposta a avaliao do impacto sobre a mudana potencial no clima global e sua contribuio no tocante agricultura. Uma importante concluso desses estudos poder ser a definio de procedimentos que resultem no alvio dos efeitos na mudana climtica global, que tem uma relao direta com a agricultura e, mais especificamente, com a matria orgnica presente no solo. O balano de C no ecossistema terrestre pode ser mudado, marcantemente, pelo direcionamento do impacto das atividades humanas incluindo desflorestamento, queimada de biomassa, mudana do uso e manejo da terra e poluio do ambiente. A causa principal do aumento no CO2 atmosfrico no se concentra somente na queima de combustveis fsseis, mas tambm pelas prticas usadas na agricultura. Recentes estudos sugerem que o seqestro de C

pelo solo um possvel meio de aliviar o aumento de CO2 na atmosfera, mas o que se tem observado que tipos de manejos de solo utilizados at o momento tm promovido a perda de C do solo para a atmosfera, colaborando para o aumento de CO2 neste meio. Tal quadro poderia ser revertido por meio de algumas alternativas, tais como a abolio do uso de queimadas para a limpeza do terreno pscultivo e o uso de fertilizantes verdes e orgnicos, como fontes de reposio de matria orgnica (MO). Alm, poder-se-ia devolver ao solo parte do C que lhe foi tirado. Alguns pesquisadores levantam a hiptese de que o manejo do solo afeta sua qualidade, atravs de modificaes na MO, conduzindo a mudanas na capacidade de estocagem de CO2. Assim, a perda dos complexos organo-minerais estveis e lbeis afetada pelo cultivo e tipo de fertilizao pode reduzir a capacidade de estocagem de C no solo. 1.3. A explorao agrcola A explorao agrcola desenvolveu-se desviando uma considervel parte do fluxo de nutrientes e de energia dos ciclos naturais para o benefcio de uma nica espcie. E se fez acelerando a velocidade com que os nutrientes passam pelos ciclos naturais. Inicialmente, o aumento do consumo de alimentos e de outros materiais resultou em uma demora na devoluo dos nutrientes ao reservatrio de onde foram removidos; e depois esta devoluo foi feita de maneira nem sempre adequada, causando desequilbrio entre o que era necessrio repor e o que foi reposto. O solo tem um papel de fundamental importncia nos ciclos da natureza, participando, direta ou indiretamente, da maioria das atividades que ocorrem no planeta.

Qualidade de solo pode ser amplamente definida como a capacidade do solo para aceitar, estocar e reciclar gua, nutrientes e energia. A qualidade de qualquer solo depende, em parte da sua composio natural e, tambm, das alteraes relacionadas ao seu uso e manejo. O solo, alm de sustentar fisicamente as plantas, intermedirio no fornecimento de gua e oxignio e nutrientes s plantas atravs de suas razes. SOLO - um imenso e complexo repertrio de atividades. Esta afirmao leva a refletir sobre a dinmica existente no solo, onde milhes de criaturas passam grande parte de sua existncia se no toda, e tudo que lhe necessrio sobrevivncia lhe fornecido por este suporte. Alm do movimento de compostos inorgnicos e orgnicos que ali ocorrem ininterruptamente. Atualmente, um dos maiores desafios da tecnologia agrcola mundial propiciar aumentos substanciais na produtividade de diversas culturas, levando o agricultor a obter maior retorno sobre os investimentos e, conseqentemente, a lhe auferir maiores lucros. Para tanto, o manejo agrcola induz a alteraes que, geralmente, afetam as propriedades funcionais e estruturais do solo e o comportamento do sistema como um todo. Qual , ento, a importncia do solo para a agricultura? 2. O solo O solo um corpo natural, a parte superficial intemperizada da crosta terrestre, no consolidada, que contm MO, inorgnica e seres vivos. No solo se desenvolvem vegetais que atravs das razes obtm a gua e os nutrientes de que necessitam.

O solo resultante das interaes da litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. No se deve esquecer, entretanto, a contribuio antrpica. O solo o produto da interao dos fatores de sua formao: material de origem, clima, relevo ou topografia, organismos e tempo. O material de origem, ou seja, a rocha, sofre a ao dos demais fatores: clima: a temperatura e a umidade fragmentam a rocha, devido s dilataes e contraes e solubilizao de minerais; relevo ou topografia: altera o microclima, alterando, por sua vez, a temperatura e umidade do corpo em formao, e as perdas e os ganhos de materiais; os organismos: pela decomposio da MO. tempo: nada tira, nada pe. Apenas indica a durao dos outros fatores. Em sntese: A rocha inicial intemperizada, meteorizada. Durante a formao do solo, muitas reaes qumicas tm lugar. Permanecem os minerais primrios (existentes na rocha original) menos solveis, ex: quartzo, e os secundrios (formados a partir dos minerais primrios solubilizados) ex: argilas. Aparecem os nutrientes em formas disponveis, os elementos, as substncias txicas, a MO. As substncias solveis e as partculas coloidais, minerais e orgnicas, podem se movimentar pela ao da gua. As partculas finas formam os agregados, ao se aglutinarem pela ao de vrios fatores. O resultado da ao de todos esses fatores (fsicos, qumicos e biolgicos) sobre o material original e sobre seus produtos de alterao o aparecimento gradual de uma srie de camadas, de estrutura e

composio diferentes, chamadas horizontes. O conjunto dos horizontes denominado perfil do solo. A estrutura do solo apresenta-se em camadas ou horizontes, denominados de O, A, B, C e R. O horizonte O apresenta detritos orgnicos no humificados e humificados. Tais detritos so folhas, galhos e restos orgnicos em diferentes estgios de decomposio. O horizonte A do solo a camada mineral prxima superfcie. Apresenta um acmulo de MO, em grande parte humificada; empobrecido por perdas de materiais slidos translocados para o horizonte B. No horizonte A est a camada arvel, de constituio mais ou menos estvel, na qual se adicionam os insumos agrcolas. Na figura, o termo solum engloba todos os horizontes que de alguma forma interferem nas culturas agrcolas.

Figura - Perfil do solo

A figura ilustra o processo de formao de um solo, mostrando a contribuio da rocha intemperizada e dos componentes orgnicos.

Figura - Representao do processo de formao de um solo As trs fases distintas do solo - gasosa, lquida e slida - variam de solo para solo e mesmo em um mesmo solo. Ex:

O ar do solo localiza-se no interior dos poros, competindo com a gua pelo mesmo espao. uma fase descontnua e varivel, devido s reaes qumicas e atividade biolgica. O ar do solo apresenta os mesmos componentes que o ar atmosfrico, com diferenas quantitativas, por exemplo: O2 ar atmosfrico ar no solo 21% 19% CO2 0,035% 0,90% N2 78% 79%

A composio do ar do solo varivel devido respirao das razes e de outros organismos, por causa da decomposio da MO e de reaes que consomem O2 e liberam CO2. De um modo geral, os sintomas de falta de O2 (amarelecimento das folhas, por exemplo) aparecem quando a concentrao de O2 nos poros menor que 15%. Acima de 21% parece no haver benefcio em aumentar-se a concentrao de O2. da fase lquida ou soluo do solo que as plantas retiram a gua necessria ao seu metabolismo. Quando o teor de gua atinge um limite mnimo, o solo retm o lquido e as plantas no conseguem mais retirar a gua e murcham. A soluo do solo contm nutrientes e outros elementos no essenciais dissolvidos, em concentrao varivel, dependendo do tipo de solo e teor de umidade. Estabelece-se, contudo, um equilbrio entre a forma inica solvel e a correspondente retirada na fase slida, principalmente trocvel. nas partculas coloidais, numa forma denominada

Os ons da soluo do solo so disponveis s plantas. A fase slida, ou melhor denominada particulada, formada pelos constituintes minerais e orgnicos. A frao mineral inclui todos os minerais: primrios e secundrios. A frao orgnica compreende os restos vegetais e animais, em variados estados de decomposio. O que representa essa frao orgnica formada de restos vegetais e animais, em variados estados de decomposio? Qual sua importncia ambiental? 2.1 A importncia da matria orgnica do solo A MO do solo refere-se ao material orgnico no-vivo do solo. Os componentes vivos fazem parte da biota. A MO do solo proveniente da degradao, em vrios estgios, de resduos animais e vegetais. Como a degradao pode estar em processo, inclui-se na frao orgnica desde os materiais inalterados ou pouco alterados ou, isto , que conservam sua identidade, at aqueles totalmente decompostos, ou seja, que perderam a integridade. Todos os produtos transformados so chamados de hmus. O hmus constitui as substncias hmicas e as substncias no hmicas. Nos ltimos anos, os profissionais da rea agrcola e cientistas ambientais esto em busca de novas alternativas para a correo do solo, procurando corretivos que reponham a MO perdida pelo uso constante do solo e, em adio, a reposio dos macro e micronutrientes. A MO do solo rege vrios processos pedogenticos e interfere quer nos processos geoqumicos, quer nas propriedades fsicas e qumicas dos solos. Nas condies naturais h um equilbrio entre o solo e a vegetao que o reveste, a qual, atravs das rvores, arbustos e plantas rasteiras

10

fornece ao solo, permanentemente, enormes quantidades de resduos orgnicos. Os animais so, usualmente, considerados como uma fonte secundria de MO. Usando, na sua generalidade, as plantas como alimento, os animais contribuem com seus excrementos, e ao final do ciclo de suas vidas, incorporam ao solo suas prprias carcaas. Todos esses resduos, quer de origem animal ou vegetal, sero decompostos por microrganismos, principalmente fungos, bactrias, actinomicetos e protozorios invertebrados, que habitam o solo. A quantidade e natureza dos componentes orgnicos do solo esto na dependncia de vrios fatores como por exemplo: a natureza dos resduos vegetais e animais que os originam, as propriedades do solo, o clima e o tipo de manejo, entre outros. Apesar de se encontrar em reduzida quantidade, variando de 1,5 a 5%, a MO tem influncia em quase todas as propriedades do solo, atuando de maneira marcante no crescimento dos vegetais. A sua presena caracteriza os solos de boa fertilidade, aos quais proporciona uma estruturao favorvel vida das plantas. A MO do solo , praticamente, a principal fonte de nitrognio para as plantas, sendo, ainda, fornecedora de elementos como o fsforo e o enxofre, bem como vrios micronutrientes. Cientistas h tempos tm reconhecido a importncia da MO, em especial, do hmus como fator de controle das propriedades fsicas e qumicas do solo. Propriedades como capacidade tamponante, soro de compostos orgnicos hidrofbicos, estabilidade de agregados de partculas do solo, capacidade de reteno de gua dependem da quantidade de MO presente no solo. A permeabilidade de gua em dois solos de idnticas composio mineral e distribuio granulomtrica geralmente maior em solos com alta quantidade de hmus.

11

Em climas tropicais e subtropicais, a MO do solo crucial para a produtividade do mesmo e sua quantidade depende de quo intenso o seu manejo. Nesses tipos de clima a taxa de decomposio da MO no solo bastantes elevada, cerca de cinco vezes mais rpida quando comparada de regies temperadas. A MO um indicativo da qualidade do solo, por ser provedora de nutrientes e proporcionar condies de mudanas estruturais, alm de promover e sustentar a atividade biolgica. A MO responsvel pela sustentabilidade de muitos agro-sistemas porque torna o solo resiliente e elstico. A MO do solo , portanto, o componente-chave de qualquer ecossistema terrestre, e qualquer variao na abundncia e composio perfaz importantes efeitos na dinmica que ocorre entre os sistemas de armazenamento de C. Na busca de melhores condies para o cultivo do solo, a reposio da MO um passo de extrema importncia. Assim, vrias tcnicas tm sido aplicadas com tal intuito. A substituio das tradicionais queimadas por cortes tem sido uma das mais utilizadas em muitas partes do mundo. Como exemplo disto podem-se citar as plantaes no semirido nordeste brasileiro. Muitas vezes a incorporao das cinzas, aps as queimadas, aumenta a quantidade de Ca e Mg, mas a quantidade de N e K reduzida. Muito da MO perdida durante o manejo do solo tem sido reposto das mais variadas formas. O uso de fertilizantes orgnicos uma alternativa bastante usada, devido ao resultado proporcionado ao solo, e a sua viabilidade econmica.

2.2 A importncia das substncias hmicas no processo da civilizao

12

As antigas civilizaes sempre tiveram lugar em regies de vales e plancies banhadas por grandes rios: Egito, no vale do rio Nilo, Mesopotmia, entre os rios Tigre e Eufrates, ndia, s margens dos rios Indo e Ganges e China, nos vales dos rios Amarelo e Azul. Sem a presuno de uma abordagem histrica, descreve-se apenas a ttulo de ilustrao, a importncia das substncias hmicas na fertilidade do solo e, conseqentemente, no processo de civilizao, citando o caso do vale do Nilo como exemplo. Egito - O Vale do Nilo A colheita era para os antigos egpcios talvez a mais importante de todas as atividades. Os egpcios no mediam o ano pela revoluo do sol, mas sim pelo tempo necessrio para a produo de uma colheita. E a colheita sempre dependia da inundao. O Nilo era considerado mais que um rio, era um deus, o deus Hpi. Durante a enchente, o Nilo cobria todo o vale e corria por entre os dois desertos, transformando cidades e aldeias em ilhas, e estradas em diques. Quatro meses aps a primeira manifestao da cheia, o Nilo comeava a decrescer, retornando ao seu leito normal. Esse perodo de quatro meses formava a primeira estao do ano: a inundao. Logo que o Nilo voltava ao seu leito, a terra se deixava facilmente trabalhar. Assim que as guas retrocediam, os camponeses espalhavam-se pelos campos e, sem dar terra tempo de endurecer, semeavam e lavravam. Depois disso, durante quatro ou cinco meses, s precisavam irrigar os campos. Ento, vinha o tempo da ceifa e, aps a ceifa, recolhidos os cereais, a debulha e os outros trabalhos. Havia, ento, depois da estao da inundao, a estao da emergncia das terras, perit, seguida pela estao das colheitas, chemu. Os antigos egpcios dividiam o

13

ano em trs estaes em vez de quatro. Diviso esta baseada na lavoura, baseada, por sua vez, na emergncia das guas. Etimologia e significaes simblicas Em sua origem latina, a palavra hmus significa terra, solo, cho. Porm, seus correlatos oferecem uma srie de variveis para se pensar o significado que hmus possui no contexto da Histria do ser humano. Relacionado palavra homo - homem, significa aquele que vive na Terra: terrqueo. J humo significa materiais enterrados, depositados e, no caso de seres humanos, sepultados. Hmus est tambm na raiz da palavra mido - que tem ou conserva gua, que alaga; e na palavra humilde: aquele que se encontra ao nvel do cho; que come o p, ou do p. Hmus, por outro lado, tem uma vinculao estreita com cultus, cultivo e culto. O cultivo e o trato do solo, sua preparao para o plantio; mas, em nvel simblico, tambm o culto: a sagrao da terra, principalmente como lugar onde homo - o homem, deposita o humo restos mortais de seus antepassados. A assistncia aos mortos, desde as eras mais remotas da histria, denota uma atitude para com o esprito dos antepassados [...]. A terra (hmus) na qual repousam os antepassados (humo) considerada como o solo do qual brota a cada ano, magicamente, o sustento alimentcio da comunidade. Assim, cultus o sinal de que a sociedade que produziu seu alimento j tem memria e constri cultura, no sentido de uma conscincia grupal, operosa e operante que desentranha da vida presente, os planos para o futuro. A cultura possui uma dimenso de projeto. Projeto de vida, baseado em valores antigos e em suas constantes atualizaes no presente.

14

A busca de significado das palavras, em suas origens, nos obriga a refletir sobre o significado de nossas relaes atuais com o solo, o cho. Primeiramente, que perdemos nossa humildade diante da terra, a que fornece alimento e onde sepultamos os antepassados; depois, que esquecemos a dinmica que nos mantm vivos: a matria que repousa e se transforma pela ao da umidade doa, prdiga, o que nos faz sobreviver e, acima de tudo, onde o culto e o cultivo da terra podem gerar uma cultura, um projeto de vida que, ao se sedimentar, transforma. O humo depositado transforma-se em hmus; o hmus sustenta o homo; o homem pratica o culto, repe o humo, refora o solo, lavra e louva a Terra qual pertence, de onde provm e para onde voltar. No conhecimento dos benefcios da utilizao do hmus encontrase, pois, a expresso de um processo onde natureza e cultura convergem para a perpetuao das prticas que levam manuteno da vida, sua expresso atravs dos ciclos naturais de nascimento, crescimento e morte; bem como do trabalho humano que, ao se apropriar dos mtodos de fazer o solo gerar, mantm a natureza e cultura em estreito e significante convvio. 2.3 A importncia ambiental das substncias hmicas do solo A diferenciao da MO em produtos quimicamente inalterados e em produtos transformados, apesar de baseada essencialmente em observaes visuais, prope transformaes bioqumicas. Para uma diferenciao baseada nas caractersticas qumicas, toda a MO pertencente a classes bem definidas (ex: carboidratos e peptdios) chamada de substncias no hmicas. O material amorfo restante, altamente decomposto, no pertencente a nenhum grupo estabelecido uma diferenciao por resultado de

15

de compostos orgnicos classificado como substncias hmicas. No tm estrutura definida, no tm propriedades qumicas e fsicas definidas, como p. f., p. e., densidade, etc. O processo de humificao essencialmente biolgico e aerbio, que envolve degradao e sntese de vrios compostos orgnicos. A MO do solo uma mistura complexa de compostos orgnicos, em vrios estgios de decomposio, sujeita s mais diversas associaes com minerais, ctions metlicos e xenobiticos. A MO do solo contribui significativamente no balano global de C e a maior componente envolvida no ciclo de C da Terra em termos do total e do fluxo anual. Os nveis da MO do solo so sensveis a variaes de temperatura, chuva e s concentraes de CO2 atmosfrico As estimativas so de que a MO do solo contenha 1500 x 1015 g de C. Esse nmero difcil de avaliar devido variao espacial de solo para solo e escassez de dados em algumas regies. A maioria das estimativas para o C proveniente da MO do solo oscila entre 1100 x 1015 a 3000 x 1015. Todas indicam que h mais C no solo que na atmosfera ou na biomassa. A MO desempenhada em papel importante em vrias propriedades do solo: capacidade de troca catinica, estrutura do solo, reteno e ciclo de nutrientes, interao com metais e pesticidas etc, controle e acidez do solo. As substncias hmicas (SH) so compostos presentes no hmus que sustentam os ciclos de vida da biomassa do solo. So macromolculas produzidas pela ao microbiana, que diferem dos biopolmeros devido estrutura molecular no definida dos primeiros e longa persistncia no solo. Esta definio de SH no implica em nenhum grupo particular de compostos orgnicos. O que essencial a falta de uma estrutura

16

definida, desenvolvida gradualmente, cuja natureza biologicamente refratria.

2.4 Uso do solo para agricultura ndices de qualidade que avaliem a degradao e produtividade do ecossistema solo e explorem seu potencial para remediao tm sido, geralmente, baseados em produtividade agronmica e propriedades qumicas e fsicas do solo. O uso de propriedades mais seletivas e mais especficas, tais como atividade enzimtica, perda de CO2, estrutura e funes das substncias hmicas, fracionamento e porosidade, tem provido informaes sobre a funcionalidade e produtividade de solos degradado sob vrias prticas de melhoramento. A complexidade do solo e dessa dinmica est refletida nos fatores de natureza fsica, qumica e biolgica que interagem de forma contnua e simultnea. As unidades estruturais, uma vez formadas no solo, rapidamente desapareceriam e/ou recombinar-se-iam com outras se no fossem alguns fatores que as tornam estveis. A MO e seus constituintes so fatores de demasiada importncia, quando se trata de qualidade de solo. bom lembrar que a fertilidade do solo depende da cultura.

17

You might also like