You are on page 1of 9

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANPOLIS DEPARTAMENTO ACADMICO DE CONSTRUO CIVIL CURSO TCNICO DE GEOMENSURA

MDULO II UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA III 7.5 Planialtimetria 7.5.1 Topologia Tem por objetivo o estudo das formas da superfcie terrestre e das leis que regem o seu modelado. 7.5.1.1 Curvas de Nvel 7.5.1.1.1 Conceito So linhas que ligam pontos, na superfcie do terreno, que tm a mesma cota (mesma altitude). uma forma de representao grfica de extrema importncia. A planimetria possui uma forma de representao grfica perfeita de uma rea, que a planta (projeo horizontal). A altimetria, representada graficamente atravs de curvas de nvel, proporciona uma viso geral ou panormica do relevo contido no interior da rea, o que permite ao usurio experimentado uma viso imaginativa geral da sinuosidade do terreno. Qualquer tcnico experiente, observando uma planta com curvas de nvel, capaz de visualizar vales, grotas, espiges, divisores de gua pluviais, terrenos mais ngremes ou menos inclinados, terrenos mais sinuosos (acidentados) e menos irregulares, elevaes, etc., por um simples e cuidadoso exame. Desta forma o tcnico pode imaginar projetos conscientes e adaptados ao terreno em que sero implantados.

FIGURA 1: Exemplo de relevo representado atravs de vista panormica e em planta atravs de curvas de nvel. Os planos horizontais de interseo que contm as curvas de nvel so sempre paralelos e eqidistantes e a eqidistncia entre um plano e outro chama-se eqidistncia vertical.

FIGURA 2: Planos horizontais de interseo e eqidistncia vertical Para o traado das curvas de nvel os pontos notveis do terreno (aqueles que melhor caracterizam o relevo) devem ser levantados altimetricamente. a partir destes pontos que se interpolam, grfica ou numericamente, os pontos definidores das curvas. 7.5.1.1.2 Propriedades As curvas de nvel apresentam as seguintes propriedades: a- curvas de nvel muito afastadas apresentam terreno plano;

FIGURA 3: Curvas de nvel de terreno plano. b- curvas de nvel muito prximas apresentam relevo acidentado;

FIGURA 4: Curvas de nvel de relevo acidentado.

c- duas curvas de nvel jamais devem se cruzar

FIGURA 5: Curvas de nvel jamais devem se cruzar d- duas ou mais curvas de nvel no podem convergir para formar uma curva nica

FIGURA 6: Curvas de nvel no podem convergir para formar uma curva nica 7.5.1.1.3 Interpolao numrica O mtodo consiste em determinar os pontos de cota inteira e mltiplos da eqidistncia vertical por semelhana de tringulos:

di =

d AB ' hi h AB

FIGURA 7: Semelhana de tringulo

Exemplo 1: Calcular as distncias a partir do ponto A das cotas inteiras conforme croqui:

di =

d AB ' hi h AB

d2 =

27,0 0,3 = 2,5m 3,2

d3 =

27,0 1,3 = 11,5m 3,2

d4 =

27,0 2,3 = 19,4m 3,2

FIGURA 8: Interpolao numrica

7.5.1.1.4 Desenho em CAD

FIGURA 9: Representao das curvas de nvel em CAD.

7.5.1.2 Representao

FIGURA 10: Representao das curvas de nvel. 7.5.1.3 Modelagem digital de terrenos (MDT) O Modelo Digital do Terreno, ou simplesmente MDT (tambm pode ser chamado de Modelo Numrico do Terreno MNT, ou superfcie), uma representao matemtica da distribuio espacial da caracterstica de um fenmeno vinculada a uma superfcie real. A superfcie em geral contnua e o fenmeno que representa pode ser variado. Em topografia, o MDT visa representar a superfcie do terreno levantada, de forma a obter um conjunto de informaes necessrias aos clculos de reas superficiais, curvas de nvel, mapas de declividades, perfil, reas de inundao e visualizao em 3D, ou seja, o ponto base para todos os trabalhos de altimetria e volumetria. A representao do terreno se far em funo de equaes z = f(x,y), de modo que aps a clculo de MDT, ser possvel obter a cota em qualquer posio da rea levantada.

FIGURA 11: Representao tridimensional de uma rea gerada a partir de um MDT Para a criao do MDT de levantamentos topogrficos, existem diversos programas computacionais disponveis no mercado, entre eles, pode-se destacar: Topograph; Posio; DataGeosis; AutoCAD Civil 3D; GeoPack; TopoEVN e GeoOffice. Cada qual possui rotinas distintas para este fim, mas de uma maneira geral, o itinerrio de todos obrigatoriamente passar pelos seguintes passos:

a) Aquisio dos dados em campo, pelos mtodos topogrficos de posicionamento planialtimtrico. Processamento destas informaes e gerao de listagem de coordenadas X, Y e Z; b) Criao do arquivo de MDT (ou superfcie) no programa computacional; c) Importao dos pontos levantados topograficamente (coordenadas X, Y, Z); d) Interpolao dos pontos, criao da malha irregular triangular; e) Identificao ou importao das linhas de quebra ou ruptura ou breaklines; f) Anlise, edio e correo de pontos incoerentes, com cotas erradas ou que no devam ser utilizados na gerao do MDT (ex. topo de edificaes, fundo de bueiros pois no compem a superfcie do terreno); g) Edio e correo de triangulaes incoerentes ou que gerem informaes equivocadas; h) Criao e arquivamento da superfcie final, gerao dos produtos representando as informaes obtidas (curvas de nvel, perfis, seo transversal, clculos volumtricos, mapa hipsomtrico). Os dados de modelo numrico de terreno esto representados pelas coordenadas xyz, onde z, o parmetro a ser modelado, funo de xy, ou seja: z=f(x,y). Estes dados so usualmente adquiridos segundo uma distribuio irregular no plano xy. A aquisio destes dados realizada por levantamentos planialtimtricos de campo. O mtodo de aquisio de dados deve ser por pontos amostrados com espaamento irregular ou regular. O cuidado na escolha dos pontos e a quantidade de dados amostrados esto diretamente relacionados com a qualidade do produto final de uma aplicao sobre o modelo. Para aplicaes onde se requer um grau de realismo maior, a quantidade de pontos amostrados, bem como o cuidado na escolha desses pontos, ou seja, a qualidade dos dados, so decisivos. Quanto maior a quantidade de pontos representantes da superfcie real, maior ser o esforo computacional para que estes sejam armazenados, recuperados, processados, at que se alcance o produto final da aplicao.

FIGURA 12: Pontos levantados para a gerao do MDT. Em topografia, a aquisio de pontos na inflexo ou mudana de declividade do terreno indispensvel para a criao de um modelo que represente fielmente o terreno. Linhas de ruptura

de declividade no terreno tambm devem ser levantadas em campo, para uma boa definio do MDT. Primeira Interpolao Gerao da Malha Triangular:

FIGURA 13: Primeira gerao da malha triangular ressalta-se o erro na triangulao. Ao gerar a malha triangular por um software, este no tem como saber como o terreno e suas declividades. Portanto, os softwares utilizam um algoritmo que interpola pontos que so mais prximos, pois teoricamente tem mais chances de serem interpolados. Nesta primeira triangulao, representada na figura acima, percebe-se o erro na representao do relevo em foco. No houve necessidade de levantar mais pontos no p do talude, pois ele linear e com declividade constante.. Assim, o software ir gerar a malha triangular de forma errada, resultando numa representao da superfcie tambm errada, gerando produtos equivocados, como as curvas de nvel da figura a seguir.

FIGURA 14: Representao errada da superfcie por meio de curvas de nvel, sem a importao/gerao das linhas de quebra. Qualquer produto gerado a partir deste MDT, conter erros, pois o modelo no representa fielmente a rea levantada. Para se fazer correo desta superfcie, deve-se importar as linhas de p-de-corte como linhas de quebra, e novamente gerar a malha triangular do modelo, conforme figura a seguir.

Importao de Linhas de Quebra, Ruptura ou Breaklines

FIGURA 15: Segunda gerao da malha triangular com as linhas de quebra. As linhas de quebra, ruptura ou breaklines so as que definem descontinuidades na superfcie para os dois diferentes lados de uma linha de triangulao, como linhas de fundo de vale ou de cristas de morros. Um rio, por exemplo, pode ser editado como uma linha de quebra, pois ao longo de suas margens, h uma descontinuidade do relevo. Estas linhas de quebra podem ser ou no consideradas na gerao de uma grade triangular. Outros exemplos de linhas de quebra: fundos de vale; margens de rios, cristas de aterro e corte, ps de aterro e corte, muros de conteno de terreno, limites de lminas dgua (rios, lagos, mar); bordas e eixos de estradas, entre outros. Alguns softwares exigem que a linha de quebra deve ser tridimensional e a sua projeo no plano no pode ser atravessada pelas arestas da triangulao do MDT. Gerao de produtos representando as informaes obtidas

FIGURA 16: Representao da superfcie por meio de curvas de nvel. No s a criao de curvas de nvel feita a partir de MDTs. Perfis longitudinais e transversais, clculo de volumes, projetos de terraplenagem, maquetes eletrnicas entre outros, so exemplos de produtos que podem ser gerados a partir destes modelos digitais.

7.5.2 Levantamento topogrfico planialtimtrico

Apostila elaborada pelos professores: ngelo Martins Fraga Cesar Rogrio Cabral Markus Hasenack Rovane Marcos de Frana

You might also like