You are on page 1of 42

SISTEMAS COMMON RAIL

MS6.3

NOME: DATA: CONCESSIONRIA:

INTRODUO

Histrico Common Rail Incio dos Anos 80: A FIAT desenvolve o primeiro motor com injeo direta, montado na FIAT Croma em 1987. Em 1987: A FIAT inicia a pesquisa para criao de um sistema de injeo direta com uma nica galeria (Common Rail). Em 1990: O sistema j est totalmente desenvolvido e se inicia o processo de prindustrializao do sistema unijet. Em 1993: Completada a atividade de pr-industrializao. Em 1994: A FIAT sede a Robert Bosch o direito de industrializar e comercializar o sistema Unijet. Em 1997: A FIAT comercializa o primeiro veculo com o sistema Common Rail Unijet.

As Leis Brasileiras de Emisses Segundo a resoluo 315 de 29 de Outubro de 2002 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, todos os veculos pesados fabricados no Brasil a partir de 2006 devem atender aos ndices exigidos pelo PROCONVE 5 (P5). Para veculos produzidos a partir de 2009, os veculos devem atender ao PROCONVE 6 (P6) que mais rigoroso que o P5. Os ndices P5 e P6 equivalem s normas EURO III e IV respectivamente que, por sua vez, so representadas pelas fases V e VI do CONAMA.

Introduo Emisso de Poluentes

O Diesel obtido pela destilao fracionada do petrleo e formado por uma variedade de hidrocarbonetos com ponto de ebulio que varia de 180C a 360C (Norma DIN 51 601 aplicadas na Alemanha). A composio do Diesel aps a destilao ir variar de acordo com a qualidade do Petrleo usado. a quantidade de enxofre e outros compostos indesejveis devem ser tratados e monitorados pelo fabricante. A relao terica ideal ar/combustvel do Diesel de 14,5 partes de ar para 1 parte de Diesel. Durante o funcionamento do motor a mistura ar/combustvel extremamente pobre, com Lambda variando de 1,1 a 1,4.

ESQUEMA DAS INFORMAES DE ENTRADA E SADA DE CENTRAL A figura abaixo ilustra os componentes de um sistema Common Rail.

Legenda 1. Eletrobomba de combustvel; 2. Eletrovlvula da turbina de geometria varivel; 3. Compressor do ar condicionado; 4. Eletrovlvula da EGR; 5. Contagiros; 6. Eletroventilador do arrefecimento; 7. Central das velas de pr-aquecimento; 8. Sensor de posio do pedal acelerador; 9. Interruptores de freio e de embreagem; 10. Sensor de presso de combustvel; 11. Debmetro; 12. Sensor de temperatura do liquido de arrefecimento; 13. Sensor de temperatura do combustvel; 14. Controles do cruise control; 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. Sensor de presso do turbo Sensor de fase; Sensor de rotaes e PMS; Sensor de velocidade; Tenso da bateria; CODE Conector de diagnstico; Regulador de presso de combustvel; Eletroinjetor; Vela de pr-aquecimento; Eletrovlvula da borboleta; Espia das velas de pr-aquecimento; Espia de injeo; Espia de mxima temperatura do motor; Espia de presena de gua no combustvel;

Sistema de injeo eletrnica de alta presso (Common Rail MS6.3)


Generalidades O sistema Common Rail MS6.3 um sistema de injeo de alta presso, para motores de alta rotao, com injeo direta. As caractersticas principais so: - Presses de injeo elevadas (1.350 bar). - Possibilidade de modular as presses de 150 bar ao mximo de 1.350 bar, independentemente da rotao e carga do motor. - Possibilidade de operar em altas rotaes (at 6.000 rpm). - Preciso de injeo (ponto e durao). - Reduo do consumo. - Reduo das emisses. As funes principais do sistema so as seguintes: - Controle da temperatura do combustvel. - Controle do lquido de arrefecimento do motor. - Controle da quantidade de combustvel injetada. - Controle da rotao de marcha lenta. - Corte do combustvel ao soltar o pedal do acelerador. - Controle da flutuao de vlvulas. - Controle da pr-ignio (detonao). - Controle da fumaa em acelerao. - Controle da recirculao dos gases de escape EGR, se houver. - Controle da rotao mxima. - Controle do sistema de partida a frio. - Controle do sistema de ar condicionado. - Controle da bomba de combustvel auxiliar. - Controle da posio dos cilindros.

- Controle de avano de injeo e piloto. - Controle da presso de injeo e trmino da injeo.

- Controle da presso de sobre-alimentao. - Auto-diagnstico. - Conexo com o sistema Imobilizer, se houver. Este sistema permite efetuar uma pr-injeo (piloto) antes do PMS, com a vantagem de controlar a subida de presso no interior da cmara, tornando o motor mais silencioso, o que uma caracterstica dos motores Common Rail. A central eletrnica controla a quantidade de combustvel injetada, regulando a presso na tubulao e a durao da injeo. As informaes que a central utiliza para controlar a quantidade de combustvel a ser injetada so: - Rotao do motor. - Presso de sobre-alimentao. - Temperatura do ar. - Quantidade de ar aspirado. - Tenso da bateria. - Presso do combustvel. - Posio do pedal do acelerador.

COMPONENTES DO SISTEMA COMMON RAIL MS6.3

Funcionalidades do sistema
Auto-diagnose - Blink Code O sistema de auto-diagnose da central eletrnica compara os sinais vindos dos sensores com os valores admissveis (veja captulo correspondente). Comunicao com o Imobilizer A central quando recebe o sinal da chave na posio MAR, comunica com o sistema para possibilitar o arranque do motor. Controle da temperatura do combustvel Com temperaturas do combustvel acima de 75C, a central atua na reduo da presso no acumulador hidrulico. Se a temperatura ultrapassa os 90C, a potncia do motor reduzida 60%. Controle da temperatura do lquido de arrefecimento do motor Com a temperatura do lquido a 98C, a central aciona o ventilador eletromagntico. Com a temperatura do lquido a 105C, a central acende a lmpada de alarme no painel de instrumentos. Controle da quantidade de combustvel Injetada A central de acordo com os sinais recebidos dos sensores e comparando com os valores programados: - Aciona o regulador de presso. - Varia o tempo da injeo piloto at 2.200 rpm. - Varia o tempo da injeo dos eletro injetores. Controle da marcha lenta Elabora os sinais provenientes dos vrios sensores e controla a quantidade de combustvel injetada. - Aciona o regulador de presso; - Varia os tempos de injeo dos eletroinjetores. Dentro de certos limites, leva em considerao a tenso da bateria.

Interrupo do combustvel, quando o pedal do acelerador solto (cut-off) Quando o pedal do acelerador solto, a central atua da seguinte forma: - Interrompe a alimentao aos eletroinjetores. - Reativa, parcialmente, a alimentao aos eletro-injetores antes do motor atingir uma rotao mnima. - Aciona o regulador de presso do combustvel. Controle do equilbrio dos cilindros na marcha lenta A central, de acordo com os sinais recebidos dos sensores, controla a regularidade do funcionamento da marcha lenta. - Varia a quantidade de combustvel a ser injetada pelos eletro-injetores (tempo de injeo). Controle de regularidade da rotao do motor Garante a regularidade da rotao do motor. A central ao receber as informaes dos sensores, determina a quantidade de combustvel a ser injetada atravs: - Da vlvula reguladora de presso. - Do tempo de abertura dos eletro-injetores. Controle da fumaa no escape, em acelerao Durante as aceleraes bruscas, a central, de acordo com as informaes recebidas dos sensores, determina a quantidade de combustvel a ser injetada: - Aciona a eletrovlvula reguladora de presso. - Variando o tempo de injeo dos eletro-injetores. Controle da recirculao dos gases de escape EGR (caso seja utilizado) A central, de acordo com a carga do motor e a posio do pedal do acelerador, limita a quantidade do ar aspirado, compensando com uma aspirao parcial dos gases de escape. Controle da rotao mxima do motor A central, atua de dois modos: - A 4.250 rpm limita a quantidade de combustvel, reduzindo o tempo de abertura dos injetores. - Acima de 5.000 rpm desativa os injetores.

Verificao e regulagem da rotao em acelerao Assegura um aumento constante das rotaes atravs do monitoramento e ajuste da presso de injeo e do tempo de abertura dos injetores. Controle da partida a frio A central, nas fases de partida e aquecimento, temporiza o funcionamento do sistema de partida a frio. Controle do funcionamento do sistema de ar condicionado A central comanda o acionamento do compressor do ar condicionado de dois modos: - Acionando/desacionando quando o interruptor correspondente ligado/ desligado. - Desacionando, por cerca de seis segundos, nos casos de forte acelerao do motor ou necessidade da mxima potncia do motor ou ainda se o lquido de arrefecimento alcana 105C. Controle da bomba eltrica de combustvel A central, independentemente do regime de rotaes: - Alimenta a bomba de combustvel com a chave de partida na posio MAR. - Interrompe a alimentao da bomba de combustvel se o motor no for acionado dentro de alguns segundos. Controle do pr-aquecimento do diesel Temporiza o funcionamento do pr-aquecedor, de acordo com a temperatura ambiente. Controle da posio dos cilindros A central, durante cada rotao, identifica qual cilindro encontrado na fase de injeo, e manda a seqncia de injeo ao cilindro adequado. Controle do avano das injees principal e piloto ou pr-injeo A central, de acordo com os sinais dos vrios sensores, inclusive do sensor de presso atmosfrica (incorporado a prpria central), determina o ponto timo de injeo. Controle da presso de injeo A central, de acordo com a carga do motor e do sinal dos vrios sensores, aciona a vlvula reguladora de presso, para obter a presso otimizada na linha. Dosagem do combustvel A dosagem do combustvel calculada conforme: - A posio do pedal do acelerador. - As rotaes do motor.

10

- A quantidade do ar admitido. O resultado pode ainda ser corrigido em funo da: - Temperatura da gua. Ou para evitar: - Rudo. - Excesso de fumaa. - Sobrecargas. - Superaquecimento. - Sobre-rotao no turbocompressor. A dosagem do combustvel poder tambm ser alterada em caso de: - Interferncia de sistemas externos, tais como: ABS, ABD e EBD. - Inconvenientes graves que impliquem na reduo de potncia ou parada do motor. A central, alm de haver determinado a massa de ar admitida, medindo o volume e a temperatura, calcula a massa correspondente de combustvel a ser injetada no devido cilindro (mg/injeo), levando tambm em considerao a temperatura do diesel. A massa de combustvel assim calculada e convertida em volume (mm/injeo) e em graus de rotao da rvore de manivelas, definindo a durao da injeo. Correo do volume injetado de acordo com a temperatura dgua Com o motor frio, o lubrificante tambm estar frio e assim os atritos internos sero maiores e as folgas estaro mais justas, tornando mais difcil os primeiros giros. Alm disso, com o cilindro frio, o combustvel injetado tende a condensar-se nas paredes frias. Com o motor frio a dosagem de combustvel maior do que com o motor j aquecido. Correo da dosagem para evitar rudo, fumaa e sobrecargas Uma vez que so conhecidas as causas de tais inconvenientes, a programao da central tem as instrues para evit-las. Reduo da potncia (De-rating) No caso de superaquecimento, a dosagem de combustvel injetada reduzida de modo proporcional temperatura alcanada pelo lquido de arrefecimento.

11

Controle eletrnico do avano de injeo O avano, momento do incio de injeo, expresso em graus, pode ser diferente de uma injeo a outra, e tambm de um cilindro a outro, calculado de modo semelhante ao da dosagem de combustvel por injeo e de acordo com a carga do motor (posio do acelerador, rotaes do motor e ar admitido).

O avano corrigido: - Nas fases da acelerao. - De acordo com a temperatura dgua e tambm para obter: - Reduo das emisses, rudo e sobrecarga. - Melhorar a acelerao do veculo. No momento da partida, o avano aumentado, e muito, dependendo da temperatura dgua. A informao do instante de funcionamento dada pela impedncia da vlvula do eletroinjetor. Regulador de rotaes O regulador eletrnico de rotaes tem as mesmas caractersticas dos reguladores de: - Mnima e mxima. - Todos os regimes de rotao. Partida do motor Nas primeiras rotaes, durante a partida, ocorre a sincronizao dos sinais de fase e de reconhecimento do cilindro nmero 1 (sensor do volante e sensor do eixo comando). No momento da partida, o sinal do sensor do pedal do acelerador ignorado. A dosagem de injeo determinada, exclusivamente, atravs da temperatura dgua, por meio de um mapa no programa da central. Quando a central identifica que o motor j est girando a uma rotao superior a de partida (arraste com o motor de partida), o pedal do acelerador reabilitado. Partida a frio Se um (apenas um) dos sensores de temperatura (gua, ar ou combustvel) indicar uma temperatura inferior a 10C, o sistema de partida a frio acionado. Quando acionada a chave de contato a luz indicadora da partida a frio, no painel, acende, e assim permanece por um perodo que varia de acordo com a temperatura (at que a vela aquecedora na entrada do coletor de admisso aquea o ar). A seguir a luz passa a piscar. Nesse momento, pode ser dada a partida do motor. Com o motor funcionando, a luz do painel apaga, no entanto, a vela aquecedora

12

continuar ligada por um tempo, realizando o ps-aquecimento. Se durante o perodo em que a luz indicadora estiver piscando intermitentemente, e o motor no for acionado dentro de 20 a 25 segundos, o sistema ser desativado para no descarregar as baterias. O tempo de pr-aquecimento tambm varivel, dependendo da carga das baterias. Partida a quente Se as temperaturas indicadas pelos trs sensores forem todas superiores a 10C, a luz indicadora acender por (2 segundos), para um breve teste, e apagar. Neste momento, pode ser dada a partida no motor. Partida (Run up) Quando for acionada a chave de contato, a central transfere memria principal, as informaes armazenadas no momento da ltima parada, do motor (veja ps rodagem - after run) e efetua uma diagnose do sistema. Ps rodagem (After run) Cada vez que o motor pra atravs da chave de partida, a central permanece alimentada por alguns segundos, atravs do rel principal. Isso permite ao microprocessador transferir alguns dados da memria principal (tipo flash) a uma memria (do tipo EPROM), que pode ser apagada e gravada, de forma que estejam disponveis para a prxima partida (veja partida run up). Esses dados consistem de: - Diversos valores. - Calibraes de alguns componentes. - Memria de falhas (blink code) Nota: muito importante que esse procedimento no seja interrompido, por exemplo, desligando-se a chave geral da bateria, sem que tenha decorrido pelo menos 10 segundos desde a parada do motor. Ainda que isso ocorra, o funcionamento do sistema est garantido, no entanto, a repetio desse fato pode danificar a central eletrnica. Cut-off a funo de interrupo do envio de combustvel durante a desacelerao do veculo. Pedal do acelerador no acionado. Balanceamento entre cilindros Esse balancemento contribui para aumentar o conforto. Essa funo permite um controle individual e personalizado da dosagem do combustvel e do incio da injeo para cada cilindro, podendo variar entre eles, para compensar as tolerncias hidrulicas dos injetores.

13

As diferenas de fluxo (caractersticas de vazo) entre os injetores no podem ser avaliadas diretamente pela central eletrnica, uma vez que informao s obtida pela leitura do cdigo de barras de cada injetor, a qual feita no final da linha de montagem do motor.

Sincronizao Caso no receba o sinal do sensor do eixo comando de vlvulas, a central eletrnica reconhece os cilindros para os quais dever injetar o combustvel Se isso ocorrer com o motor em funcionamento a seqncia de combustes j estar estabelecida e assim a central eletrnica seguir a seqncia na qual j est sincronizada. Se isso ocorrer com o motor parado, a central energiza apenas uma eletro-vlvula. Em no mximo duas rotaes da rvore de manivelas, no cilindro ocorrer a injeo, e assim, a central eletrnica se sincronizar com a ordem de combusto e acionar o motor. Funcionamento Uma bomba de pistes fornece o combustvel a uma presso regular, equivalente presso de injeo (de at 1.350 bar). Uma eletrovlvula de duas vias mantm a presso no valor desejado. O combustvel, sob presso, armazenado no acumulador hidrulico (rail) que atenua os pulsos de presso da bomba. Um sensor montado no acumulador hidrulico fornece um sinal de retroalimentao ao sistema de regulagem da presso. Os eletro-injetores so alimentados pelo acumulador hidrulico e seu funcionamento determinado pela excitao da vlvula eletromagntica, integrada ao corpo de cada eletro injetor, permitindo sua abertura. Na central eletrnica esto integradas as unidades de controle e de potncia para o acionamento dos eletro-injetores, estando preparada para o controle de todo o sistema de injeo. Os sensores conectados central eletromagntica possibilitam a determinao, a cada instante, do estado do motor e do sistema de injeo, alm da demanda de potncia por parte do condutor. O sistema pode tambm controlar o EGR (recirculao dos gases de escape), do turbocompressor com waste-gate ou conforme o que for utilizado pela variante de motor.

14

Circuito de Combustvel

Eletrobomba de Combustvel

Funo da eletrobomba: Enviar combustvel para a entrada da bomba de alta presso. Vazo: 155 litros / hora Presso da linha de baixa presso: 2,5 bar (em qualquer situao de carga do motor/valor medido entre a sada da eletrobomba e a entrada do filtro). Presso da linha de retorno: 0,1 bar

15

Filtro de Combustvel O filtro de combustvel, alm da funo principal de filtrar o combustvel, pode ainda possuir componentes em seu conjunto que desempenham as seguintes funes: Medir a temperatura do Diesel; Aquecer o Diesel; Regular a presso na entrada da bomba de alta presso; Detectar a presena de gua no Diesel;

O aquecimento do Diesel comandado sempre que sua temperatura chegar a 6 C e fica ativado at 15 C. Componentes 1. Pr-aquecimento do combustvel. 2. Cartucho do filtro. 3. Tampa com sensor de presena de gua no filtro. 4. Sensor de temperatura do combustvel.

Bomba de Alta Presso do Combustvel A bomba de alta presso possui 3 pistes radiais comandados pelo came. A presso de envio ao rail modulada pela central eletrnica atravs da eletrovlvula do regulador de presso. A bomba lubrificada e arrefecida pelo prprio combustvel.

1. Vlvula de descarga. 2. Eletrovlvula de controle da vazo. 3. Vlvula de admisso

4. 5. 6. 7.

Pisto. Eixo. Came. Eletrovlvula reguladora de presso.

Regulador de Presso de Combustvel Tenso aplicada com motor em marcha lenta: ~230 mV Resistncia eltrica: 3 ohms a 20C Freqncia de trabalho em marcha lenta: aproximadamente 260 Hz Pinos: Com a chave de ignio na posio STOP, a eletrovlvula encontra-se aberta, portanto no existe presso na linha de baixa presso. Ao se colocar a chave de ignio na posio MARCHA, a eletrobomba de combustvel do tanque acionada para pressurizar a linha de baixa presso (2,5 bar) enquanto a central de injeo comanda o regulador de presso no sentido de fechamento do retorno. A presso aumenta no interior da bomba de alta presso, preparando o sistema para uma possvel partida do motor. Se a partida no for dada em 12 segundos, a Central de Injeo desliga o rel principal, cortando a alimentao do regulador de presso. Este fica aberto, causando a despressurizao da linha de baixa presso. A mola interna do regulador de presso age no sentido de fechamento do canal de retorno. A eletrovlvula interna tem tambm a funo de ajudar no fechamento do canal de retorno, atuando no mesmo sentido da mola.

Eletrovlvula de Desacoplamento do Pisto da Bomba Atuao: Acima de 4200 rpm, a central comanda esta eletrovlvula com tenso da bateria a fim de desativar um dos pistes de bombeamento. Essa ao tem a finalidade de diminuir a vazo da bomba de alta presso e a temperatura de combustvel. Resistncia eltrica: ~28 ohms

Pinos: A20/A21

Sensor de Temperatura do Lquido de Arrefecimento Caractersticas: -Sensor do tipo NTC. -Localizado junto Vlvula Termosttica. -Informa a temperatura do lquido de arrefecimento somente para a central. Para o quadro de instrumentos existe outro sensor. -Quando em circuito aberto (C.A.) ou curto-circuito (C.C.), a unidade de comando adota um valor recovery de -40C e a central comanda o acionamento dos dois eletroventiladores. - a central detecta erro no acionamento das bobinas dos rels de 1 e 2 velocidades. - A 1 velocidade acionada com a temperatura em C, e a 2 acionada com aproximadamente C. - Alteraes neste sensor provocam o aumento do tempo de injeo.

Resistncia: 20 C - 2500 Ohms 100 C - 186 Ohms Tenso: 30 C -3,45Volts 40 C -3,01Volts 50 C -2,60Volts Pinos: A1/A30

Sensor de Presso e de Temperatura do Ar

O sensor de presso e temperatura do ar aspirado um componente que tem como funo medir a presso e a temperatura do ar no interior do coletor de aspirao.

Componentes: 1- Sensor de presso do turbo. 2- Sensor de temperatura do ar. Pinos: A2/A3/A19/A34

Caractersticas Eltricas do Sensor de Presso Absoluta Durante o funcionamento do motor, o efeito da depresso do ar na membrana instalada no sensor provoca uma deformao na mesma. A deformao desta membrana provoca variao da resistncia eltrica do elemento piezoresistivo sensor. A variao da resistncia eltrica deste elemento convertida em variao de tenso pela ponte de Weastone e amplificada por um circuito eletrnico instalado dentro do prprio sensor.

Terminais do Sensor: 1. 2. 3. 4. Sinal do sensor de temperatura do ar; Alimentao (-) para o sensor; Alimentao positiva do sensor de presso; Sinal do sensor de presso.

Caractersticas Eltricas do Sensor de Temperatura do Ar O sensor de temperatura do ar um termistor do tipo NTC (Coeficiente de Temperatura Negativo). Isto significa que a sua resistncia eltrica diminui quando a temperatura aumenta. O sensor recebe uma tenso de referncia de 5V da unidade eletrnica de comando e est instalado em srie com um resistor fixo, instalado dentro da prpria unidade. Assim, o termistor faz parte de um divisor de tenso. Desta forma, o NCM tem a capacidade de avaliar as mudanas de resistncia do sensor por meio da queda de tenso do prprio sensor. Sensor de Temperatura do Ar Temperatura 0C 20C 60C 80C 100C Resistncia 5860 Ohms 2500 Ohms 590 Ohms 320 Ohms 180 Ohms Sensor de Presso Presso 914 mbar 980 mbar 1025 mbar Tenso 1,72 Volts 1,81 Volts 1,93 Volts

Sensor de Rotao e PMS

O sensor de rotao um sensor do tipo indutivo e est localizado prximo ao volante do motor. a referncia para o sensor so furos no volante do motor (60-2). Folga entre sensor e o volante 0,8 a 1,5mm. Sem este sensor o motor no entra em funcionamento. Pinos: A29/A37 Resistncia eltrica: 860 Ohms.

Sensor de Posio do Pedal do Acelerador Este sensor muito importante porque toda a determinao de torque e carga solicitados ao motor feita pela posio angular do mesmo. O sensor de posio do pedal acelerador composto de um potencimetro instalado na perede corta fogo e acionado atravs de cabo pelo pedal acelerador. MS 6.3

1 2 3 4 5

(+) sinal (-) sinal E sinal S

Pinos: B2/B13/B27/B29/B35

EDC 16

1 2 3 4 5

Pinos: K8/K9/K30/K31/K45/K46

Na falta deste sensor a rotao fica limitada em 800 rpm.

Interruptor de Freio e Embreagem

Interruptor do pedal do freio: informa que o veculo est sendo desacelerado para que a central possa realizar a funo dash pot. Faz plausibilidade com o sinal do sensor com o pedal do acelerador. Interruptor de embreagem: informa a central sobre as mudanas de marcha para que a central possa fazer o controle de emisses tambm nesta situao.

Sensor de Presso do Combustvel Possui a funo de medir a presso de combustvel no rail.

Terminais:

1. Alimentao positiva 2. Sinal do Sensor 3. Alimentao negativa Pinos: A6/A13/A33

Caractersticas: Tenso de trabalho Presso 0 bar 1500 bar Tenso 500 mV 4500 mV

Caso o sensor apresente circuito aberto ou curto-circuito, a central adota um valor fixo de 1500 bar e coloca a vlvula reguladora de presso em 23% com o motor em marcha lenta.

A central modifica este valor tomando como base a carga do motor pelo pedal do acelerador. O giro mximo do motor fica limitado a 3.600 rpm.

Sensor de Fase O sensor de fase do tipo Hall. Polia com 5 dentes (4 + 1 para reconhecimento da fase) Alimentao: 12 Volts. Distncia do sensor referncia na polia: 0,8 a 1,5mm. Com este sensor desligado o motor no entra em funcionamento. Resistncia eltrica: 860 Ohms. Pinos: A4/A31

Eletroinjetor O eletroinjetor do tipo eletromagntico e comandado diretamente pela central eletrnica. A demanda de combustvel controlada pelo tempo que o injetor mantido aberto. Este tempo chamado de tempo de injeo.

A figura abaixo mostra os principais componentes do eletroinjetor.

Pinos: - cilindro 1 A12/A40 - cilindro 2 A10/A43 - cilindro 3 A23/A42 - cilindro 4 A24/A41

Eletroinjetor Injetor Fechado Quando a eletrovlvula do injetor est desligada, a presso de leo igual em todos os pontos da agulha. Nesta condio a mola interna mantm o injetor fechado.

Eletroinjetor Injetor Aberto Quando a eletrovlvula ligada, ocorre uma diferena de presso entre o topo e a ponta da agulha. Esta diferena de presso quem cria a diferena de foras na agulha e esta se move, dando incio injeo. Quando a eletrovlvula desligada a presso sobre a agulha volta a ser uniforme e a mola fecha o injetor.

Quadro de Sinais O quadro de sinais ao lado ilustra a defasagem de tempo que ocorre entre o comando da eletrovlvula e a abertura da agulha do injetor. Este atraso compensado pela central eletrnica.

QUADRO DE SINAIS

Quadro 1: Sinal do Sensor de Fase, dos pulsos de injeo e do sensor de rotaes

Quadro 2 e 3: Pulsos Injeo e Sincronismo dos sinais

PINOUT DA CENTRAL CONECTOR A

A1 A2 A3 A4 A6 A7 A8 A9 A10 A12 A13 A15 A19 A20 A21 A23 A24 A29 A30 A31 A33 A34 A37 A40 A41 A42 A43

- Sensor de Temperatura do Lquido de Arrefecimento. - Sensor de Temperatura e Presso do Ar EDC. - Sensor de Temperatura e Presso do Ar EDC. - Sensor de rotaes da Distribuio. - Massa do Regulador do Rail. - Rel da bomba de Combustvel (pino 2). - Massa comum Unidade de Controle da EDC Rels Comandados pela EDC. - Eletrovlvula para Regulagem da Presso. Injetor 2. Injetor 1. Sensor para Regulagem da Presso do Combustvel. Sensor (Temperatura do Combustvel) para aquecimento do Diesel. Massa do Sensor de Temperatura e Presso do Ar. Massa Comum a EDC e as eletrovlvulas radialjet e Presso. Eletrovlvula para Comando da Bomba Radialjet. - Injetor 3. - Injetor 4. Sensor de Rotao do Motor. - Massa EDC e sensores de Temperartura. - Sensor de Rotao do Motor. Sensor de Regulagem da Presso do Combustvel. Sensor de Temperatura e Presso do Ar (com EGR). - Sensor de Rotao do Motor. - Injetor 1. - Injetor 4. - Injetor 3. - Injetor 2.

PINOUT DA CABINE AO VO MOTOR CONECTOR B

B2 B4 B7 B9 B10 B12 B13 B14 B16 B19 B20 B21 B23 B24 B27 B29 B31 B35 B37 B38 B40 B41 B42 B43

- Sensor de carga no acelerador (pino 1). - Sinal de velocidade ao quadro de instrumentos. - Tomada de diagnose. - Alimentao EDC via Fusvel. - Alimentao EDC. - Massa. - Sensor de carga do acelerador (pino 5). - Massa sinal de velocidade A20 do quadro. - Sinal de contra-rotaes A17 quadro de instrumentos. Tomada de diagnose. Fusvel 2 alimentado sob chave. Led de sinalizao pr-aquecimento motor A30 do painel. - Led de sinalizao pr-aquecimento motor A29 do painel. Massa bateria. Sensor de carga do acelerador (pino 3). Sensor de carga acelerador (pino 4). Alimentao com pedal de freio acionado. - Sensor de carga do acelerador (pino 2). Comando unidade de controle pr-aquecimento para F 1A. Rel embreagem acionada para EDC. Sensor de temperatura do diesel. Alimentao EDC. Comando rel pr-aquecimento / Comando da unidade de controle pr-aquecimento F1A Massa bateria

ESQUEMA ELTRICO SISTEMA BOSCH MS 6.3 FOLHA 1/2

ESQUEMA ELTRICO SISTEMA BOSCH MS 6.3 FOLHA 2/2

You might also like