You are on page 1of 3

G

R A

Prof. Ivan Veloso


Dvidas: prof_ivanveloso@yahoo.com.br

EIXO TEMTICO: ASSUNTO: O Espao Mundial Da Velha Nova (Des) Ordem Mundial
CONTEDOS A regionalizao do espao mundial: da bipolarizao multipolarizao

1. Contextualizao :

COMPETNCIAS Entender as relaes existentes entre a nova regionalizao em curso do espao geogrfico mundial (multipolarizao) e a reordenao ocorrida na economia-mundo.

HABILIDADES

Explicar como se deu a

mudana da ordenao bipolar do espao mundial para a atual ordenao multipolar

Relacionar o processo de

regionalizao em curso do espao geogrfico mundial consolidao da ordem mundial multipolarizada linguagem cartogrfica para obter informaes e representar a regionalizao atual do espao mundial analisar e relacionar informaes sobre regionalizao do espao mundial a partir de recursos como imagens, msicas, textos e documentos, dentre outros

Utilizar

Interpretar,

2. Origens : Precisamos retornar aos contextos das duas grandes guerras mundiais para que possamos compreender as origens desse conflito ideolgico no espao mundial:

1 MOMENTO : Final da I Guerra Mundial (1914-1919) Tivemos casos distintos, como uma potncia vitoriosa, a URSS, uma potncia derrotada, a Alemanha, e uma potncia emergente, os Estados Unidos. 2 MOMENTO : Perodo entre-guerras (1920-1938) A Alemanha viveu um perodo de Ditadura do Partido Nazista sob o comando de Adolf Hitler, que promoveu uma grande reconstruo alem e aguou novamente o imperialismo na Europa e no Mundo. Esse imperialismo alemo acabou culminando em uma nova guerra: a II Guerra Mundial. 3 MOMENTO: II Guerra Mundial (1939-1945) nesse contexto Estados Unidos e URSS lutaram lado a lado contra um inimigo comum e que ameaara seus objetivos imperialistas na Europa e no mundo: a Alemanha nazista. 4 MOMENTO : Final da II Guerra Mundial a Alemanha mais uma vez saiu derrotada e os Estados Unidos e a URSS vitoriosas. Porm, as potncias vitoriosas possuam sistemas scio-polticos diferentes: Estados Unidos (Capitalismo) e a URSS (Socialismo).
3. A Guerra Fria e o Perodo Bipolar : o Antagonismo: Capitalismo x Socialismo; o Potncias envolvidas: EUA (capitalista) e URSS (socialista); o Poder: baseado pelo investimento no setor blico; o Marco inicial: Doutrina Truman, criada pelo governo norte-americano Herry Truman, com o objetivo de expandir o capitalismo e conter o socialismo; o reas de Influncias: ambas as potncias buscavam ampliar suas reas de influncia e nelas implementar o seu respectivo sistema scio-poltico; o rgos Militares: foram criados com o objetivo de dar suporte militar e proteger as reas influenciadas pelas superpotncias: OTAN (EUA Capitalista) e Pacto de Varsvia (URSS Socialista); o Smbolo concreto: Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em uma rea Capitalista (RFA) e outra rea Socialista (RDA); o Fim: cansao do investimento no setor blico, j que pouco dinamizou as economias, tanto americana quanto sovitica. Esse cansao pde ser percebido nos EUA atravs da perda de reas de influncia e plo surgimento de novas potncias no cenrio mundial, j na URSS pode ser percebido atravs de reformulaes como a Glasnost (reformulao poltica) e a Perestroika (reformulao econmica), alm de seu desmembramento; o As regionalizaes: Leste (bloco socialista) x Oeste (bloco capitalista); Primeiro Mundo (Pases Capitalistas Ricos), Segundo Mundo (Pases Socialistas) e Terceiro Mundo (Pases Capitalistas Pobres); 4. A Nova (Des) Ordem Mundial : No final do sculo XX, com o desagregamento da Unio Sovitica e a queda do Muro de Berlim, o mundo deparou-se com a ecloso de uma Nova Ordem, marcada pelo surgimento, desaparecimento ou intensificao de processos, sendo eles: o Multipolaridade: deixa de existir uma ordem bipolar e passam a existir novos plos de poder no cenrio mundial. Os trs principais so os Estados Unidos, a Europa Ocidental e o Japo, que periferizam reas no espao mundial. o Poder: a lgica dessa ordem caracteriza um pas como superpotncia a partir da anlise da disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, qualificao da mo-de-obra, nvel de produtividade e ndices de competitividade. o Internacionalizao do Capital: com o fim do bloco socialista houve a ampliao do comrcio e da circulao de capital no espao mundial, que passou a interligar os vrios mercados existentes. o Interdependncia: com a ampliao das trocas comerciais, os mercados ficam dependentes cada vez mais uns dos outros. Assim, qualquer abalo em uma economia, os efeitos surgiro em economias no mundo todo.

o Ricos x Pobres: a diferena econmica e social entre os pases ricos e os pobres intensificaram-se, j que no comrcio mundial h uma dominao por parte dos pases ricos, o padro de vida muito mais baixo nos pases pobres, etc. o Globalizao: embora este processo tivera seu incio com as grandes navegaes, ele intensificou-se na Nova Ordem Mundial, j que nela existem fatores que contribuem para o seu avano, como o amplo avano tecnolgico, a integrao espacial, o avano nos meios de transporte e comunicao... sendo que a formao de um mercado global est mis prxima, embora existam processos que vem por travar seu avano. o Regionalizao: a formao de blocos aparece na Nova Ordem como uma alternativa de proteger as economias dos pases mais da concorrncia global e de fortalecer as economias inseridas em um bloco econmico ou de intensificar o comrcio regional. Por isso caracteriza-se como um processo antagnico e complementar Globalizao. o Neoliberalismo: como a globalizao transcende os aspectos econmicos e culturais, a poltica tambm passa por transformaes, como a mudana do papel do estado, que se ausenta dos setores econmicos e sociais, ou seja, tendo seu papel enfraquecido, com um carter Neoliberal no espao mundial. Desordem Mundial : O terma uma crtica que tenta enfatizar que a Ordem para muitos pases no existe, j que nunca se teve uma Ordem com tanta concentrao de renda e grande disparidade entre ricos e pobres.

EXERCCIOS
1. Ivan Veloso 2003

Aps a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem mundial, na qual o mundo se encontrava bipolarizado entre as superpotncias EUA e URSS, representando o antagonismo ideplgico entre o modelo capitalista e socialista. Neste contexto o governo americano cria a Doutrina Truman . (Ivan Veloso 2002)
2. Ivan Veloso - 2003

Baseado nas informaes contidas no texto acima e nos seus conhecimentos, responda: a) Qual o principal objetivo da Doutrina Truman? b) Mostre a maneira foi realizado o objetivo desta doutrina na Europa, no Oriente Asitico e na Amrica Latina.

Na dcada de 80 o socialismo entra em declnio no contexto internacional, e vrios pases que antes eram socialistas tornam-se capitalistas, como os do Leste Europeu. O declnio deste sistema deu fim tambm ao confronto entre Capitalismo x Socialismo (Guerra Fria), surgindo a partir da o que denomina-se de Nova (Des)Ordem Mundial.
(Ivan Veloso 2002)

Baseado no texto e somando aos seus conhecimentos, responda: a) Estabelea diferenas entre o perodo da Velha Ordem Mundial e o perodo da Nova Ordem Mundial. b) Por que a Nova Ordem Mundial caracterizada como uma Desordem Mundial?

You might also like