You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Nancy Costa Noutras guas 8

Mais apoio a Pais de crianas doentes

Senhora do Monte tambm por c 6

Chama-se ABC Turismo. Vai crescendo medida do nosso desejo de dar mais um servio a quantos, dia aps dia, confiam em ABC. Divulgando o muito que temos para deliciar quantos querem, de facto, fazer Turismo.

Turismo vai crescendo!

11

Segunda-feira, 13 de Agosto 2012 | Ano III N.113

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


www.pcnewsnetwork.com

DISTRIBUIO GRATUITA

Um irmo

Melissa Grelo canta Portugal sua maneira

...que se foi!

Canad sorriu! Portugal nem tanto!

O nosso ouro s deu prata

Isto de der dois amores... no que d. Rimos pelo Canad. Torcemos o nariz... por Portugal. A verdade que a histria destes Olmpicos de Londres ainda est a ser escrita. E ns, naturalmente, no fugimos regra.

EUA e CANAD
Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com Um dos nossos leitores escreveu-me um Email muito interessante, referindo-se longa tradio poltica dos EUA. Por mim, fiquei a pensar que este ano se celebram os 200 anos da guerra de 1812. O assunto merece ser tratado. Quando me refiro ao assunto refiro-me tradio poltica dos EUA. As pessoas no reparam, mas este pas inventou a teoria moderna e actual de organizao poltica, antes dos EUA tnhamos os trabalhos dos clssicos, a monarquia e o feudalismo, como forma de organizao social e poltica. Se bem que os pas fundadores muito copiaram e aprenderam com os mestres do passado, e os mestres deles contemporneos, o mrito da criao do sistema constitucional dos EUA continua a ser s deles. Os EUA foram a primeira das colnias a emancipar-se, algo que o mundo s iria voltar a ver mais de 100 anos depois (com a nica excepo para o Brasil, mas este foi tambm das actuais grandes ex-colnias o nico que no teve de sangrar pela independncia), os Estados Unidos sempre foram assim desde a sua criao uma fonte de inspirao. Porque digo isto em relao guerra de 1812? Pois, bem: 1. nesse tempo o Canad era parte do imprio britnico, a guerra era com o imprio, no em especial com o Canad, simplesmente por partilharmos fronteiras fomos as vitimas da hostilidade da guerra; 2. tal como os EUA o Canad sempre representou um grande progresso para os que pensam em alargar os horizontes. Estes dois pases tem uma histria complexa, no que diz respeito relao mutua, mas muita boa cumplicidade existe na histria de ambos. No j avanado sc. XXI estes dois pases muito vo dar ao mundo, em especial o nosso Canad, que com o trabalho de todos avana para alcanar o seu lugar na histria. AT PARA A SEMANA.

2 . Nossa gente

13 Agosto 2012

Morreu Manuel Viveiros


Manuel Luis Sousa Viveiros, agente de viagens e contabilista, proprietrio da Eco Aor, faleceu, na sexta-feira de manh, no Hospital de So Jos. Era natural da Faj de Baixo, So Miguel, onde nascera a 7 de Abril de 1944. Deixa viva Cesaltina Viveiros e era pai de Ricardo e Marco Viveiros, e av da pequena Sofia. Ontem, domingo, houve visitas na agncia funerria Vescio, no 2080 da Dufferin Street (Dufferin e Rogers). Hoje, segunda-feira, haver Missa de corpo presente na Igreja de So Mateus, a partir das 9.30. famlia enlutada, os nossos sentimentos.

Foi-se embora mais um... irmo

Pois... mas ns perdemos um irmo


A notcia ficou por a. Com dados de quanto baste para dizer aos outros que, de facto, o Manuel Viveiros se foi. Que uma coisa parecida com um ataque cardaco o roubou aos seus. Fez com que ele embarcasse para o Alm, onde vai encontrar o Homem Grande, em quem acreditava bem sua maneira. S que para ns, aqui em ABC Portuguese Canadian Newspaper, Manuel Viveiros era mais do que o contabilista do Jornal, o conselheiro das coisas que deveriam ser feitas. Era mesmo o amigo, quase irmo. O amigo que perdemos agora e que tanta falta nos vai fazer. Dia aps dia . ou quase dia aps dia partilhvamos com ele o nosso dia-a-dia de Jornal e de noticiaristas das coisas que comunidade dizem respeito. Sempre ele nos dava o conselho amigo, o aviso quase omnisciente, a sua palavra de verdadeiro amigo. Uma

amizade que, para ns, j durava h muitos anos. E que haveria de se prolongar, no fora a morte nos ter roubado aquele que era j para ns um verdadeiro irmo. A sua mrte deixa, de facto, um vazio sua familia esposa, aos filhos, (at neta, que ele amava bem sua maneira) mas em ns esse vazio no menor. Sobretudo porque nos habitumos, ao longo dos anos, a confiar nele. E isso mesmo importante. No Manuel Viveiros... contava muito a confiana que no era, de facto, uma palavra v. Bem ao contrrio. Paz sua alma.-CG

Cambio

Clubes e Associaes
Envie-nos a sua lista de eventos semanais
CASA DA MADEIRA - Sbado e domingo, 18 e 19 de Agosto, Festa de Nossa Senhora do Monte, a realizar no Madeira Park. Abre na sexta-feira, 17, s 18h00, at domingo, s 20h00. Haver Missa Campal, no domingo, por Monsenhor Resendes com cnticos alusivos pelo Grupo Searas de Portugal. No domingo, entretanto, haver a procisso, com a Banda Lira Portuguesa de Brampton a acompanhar. Mais noite, a actuao do Unique Touch e do Rancho Folclrico da Casa da Madeira. No sbado, entretanto, na parte profana, haver a actuao do conjunto Unique Touch e um concerto da Lira Portuguesa de Brampton, com romagem s 18 e 30. Haver novena, seguida de procisso das velas. Dcio Gonalves e Joo Quintino, este vindo directamente da Madeira, actuaro na altura. CASA DO ALENTEJO Domingo, 19 de Agosto: Almoo tpico sardinhada domingueira, s 13h30. Domingo, 26 de Agosto: Almoo tpico moda da Lourdes alentejana, s 13h30. CASA DOS AORES De 23 a 27 de Agosto, excurso a Fall River, EUA, para participar nas Festas do Divino Esprito Santo. Se necessitar de hotel, marcar com antecedncia. Para reservas e mais informaes, contacte C.A.O. (416) 6032900; Cidlia Sousa (289) 997-8946 ou Luclia Simas (416) 532-3649. FIRST PORTUGUESE Sbado, 18 de Agosto, Noite Tropical com BBQ e baile, abrilhantado com Os Vadios, a partir das 19h00.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Jacks bakery
Ver que valeu a pena esperar! Novidade! Novidade! s esperar mais um pouco!

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

13 Agosto 2012 EDITORIAL

Material Editorial . 3
Queramos acreditar... mas no acreditamos. C longe, onde custa mais ser Portugus no Brasil ou no Canad, na frica do Sul ou na Venezuela ns, os outros Portugueses, j demos a receita para fugir s dificuldades econmicas. Trabalhmos... trabalhmos muito. Lutmos contra os papes do no conhecimento da Lngua e dos meandros de novas tcnicas. E se vencemos e muitos de ns vencemos... foi porque, de facto, entendemos que era possvel vencer e abrimos o livro do bem viver. Trabalhando. Poupando. Poupando. Trabalhando. Olhando o futuro. No nos parece que seja essa a receita deste Governo presidido por um homem que, noutras circunstncias e talvez at noutro pas era capaz de singrar. Era capaz de, copiando exemplos que vm nos compndios da Histria da Economia geral, fazer um trabalho menos mau. Diferente do que est a fazer por agora. E como as ordens vm, afinal, de quem injectou o dinheiro para que Portugal continuasse - e a Grcia, e a Irlanda, e outros pouco haver a fazer. No h muito demos connosco a dialogar com um grupo de Portugueses. Portugueses normais. Sem grandes conhecimentos de Economia (a no ser a economia domstica), mas com uma dose muito grande de amor verdade. Um deles, homem rude, talvez vindo das beras onde o amanho da terra era sinnimo de riqueza, olhava e ouvia, muito entusiasmado, para um dos ministros, que perorava, na altura, numa qualquer Televiso. Eu gosto deste homem, dizia ele. E quando lhe perguntmos porqu... a resposta foi apenas uma: que ele... mente to bem. C longe, na dispora que nem todos amam, guardamos a receita para vencer a crise. Guardamo-la e estamos ansiosos por a passar... aos que tm a obrigao de governar. Quer estejam j no Governo, quer estejam espera de o ser. E a receita tm apenas com trabalho. Trabalho que tem de vir como que em puirmide. De cima... para dar o exemplo.

Queramos acreditar...
Queramos acreditar. Andmos mesmo, de Jornal em Jornal, a indagar dados que nos levassem a acreditar que o Governo tem razo. Que a crise s mundial. Que as ondas de desamor que se notam entre os Poderes da Oposio... so mesmo, apenas e s, porque tm inveja dos xitos deste Governo. Que o chamado Estado Social tem sido ben trabalhado pelo Governo e que no h dinheiro... porque os que estiveram nos Governos anteriores e o povo em geral... no o deixaram nos cofres. Que h dfice... porque tem de haver dfice.

Helder Freire Jornalista(Lisboa) Finalmente parece que o governo comea a meter o dedo na ferida. Ou seja, perante a impossibilidade de subir mais os impostos, por absoluta incapacidade de os portugueses aguentarem, ter de ser do lado da despesa que ter de desencantar o dinheiro suficiente para compensar a retoma dos subsdios retirados aos funcionrios pblicos e reformados e que o Tribunal Constitucional chumbou. Na verdade, verificou-se que, cada vez que se subiam os impostos, descia a receita fiscal, com o aumento incontrolvel da economia paralela, que, essa sim, floresce a olhos vistos. O ministro das Finanas virou-se ento para as parcerias Pblico-Privadas e para as Fundaes. E as surpresas foram mais que muitas. Nos ltimos dias, as manchetes deram conta dos milhes que se esto a poupar com o corte nas rendas de grandes empresas, como a EDP, por exemplo e para s falar nesta cujo nome mais sonante, nas SCUTS, as tais autoestradas com que romperam o pas e por onde passam cada vez menos carros, porque as portagens so fogo e a rapaziada nem tem dinheiro para a gasolina, quanto mais para pagar para circular nelas. Resultado: mais acidentes nas estradas secundrias, mais tempo para chegar aos locais de destino, mas a vida assim mesmo. Agora, quanto s fundaes, o grupo de trabalho organizado pelo governo, detetou mais de 400 fundaes de tudo e mais alguma coisa, a maioria delas a mamar na teta do Oramento de Estado, sem atividade que se justifique e onde os administradores gastam tripa forra e ganham um escndalo de vencimentos. O mais curioso que ningum vai preso. Nem quem nomeou as administraes, nem quem prevaricou, nem quem beneficiou com a criao dessas fundaes. Ficou a saber-se agora, que os famosos cartes de crdito serviam para pagar almoaradas e outras mordomias mesmo aos fins de semana e durante as frias dos seus possuidores e as fundaes a pagarem, sem controle, at que o Tribunal de Contas decidiu dar corda aos sapatos e sair por a a investigar. Um escndalo de muitos milhes e no acontece nada. E o cidado comea a desconfiar, se calhar com razo, no s das verdadeiras intenes do governo, como da sua prpria capacidade para pr travo defenestrao do errio pblico. Quem leva para casa o salrio mnimo, ou menos que isso, no final de um ms de trabalho duro, nem quer acreditar que existam gestores com cargos em setenta empresas, outros que encomendam trabalhos de oramento chorudo a amigos, outros ainda que usam e abusam dos cartes de crdito, e mais aqueles que, simplesmente metem a massa ao bolso (muitos milhes) e andam por a espera que tudo isto prescreva. Os dos baixos salrios, se se atrasarem a pagar o IRS, cai-lhes o fisco em cima sem d nem piedade, penhoram-lhes os magros salrios e penses, ou levam-lhes os tarecos para vender em leilo e quem no gostar que v viver para debaixo da ponte. Aos outros, alm de chicos espertos, nem sei o que lhes chamar.

Como construir um pas em 90 dias


A 6 de Maio de 2012, Franois Hollande vencia a segunda volta das Eleies Presidenciais da Frana com 52 por cento dos votos, deixando pelo caminho Nicolas Sarkozy, candidato reeleio. 90 dias volvidos sob a sua tomada de posse que aconteceu a 15 de Maio , o actual presidente socialista da Frana parece estar mesmo determinado a fazer algo e a mudar as coisas para bem melhor do que estavam. Isto ao contrrio do que se vai passando em Portugal, sob a batuta de um Governo que mal se mostra em pblico. H at quem diga que os nossos governantes tm medo dos apupos do povo, insultos esses que se tm feito ouvir sempre que algum do executivo pe o p de fora do gabinete e se mostra aos olhos de qualquer portugus. Numa tentativa espero eu que no frustrada de inspirar o nosso Governo e com isso mudar o nosso triste fado, passo a enunciar algumas das medidas que alegadamente foram tomadas pelo jovem Governo francs. Nos primeiros trs meses como presidente, Hollande j suprimiu grande parte dos carros oficiais e deu ordens para que estes fossem leiloados. Os lucros desta iniciativa destinam-se ao Fundo de Previdncia e tm ainda por objectivo serem distribudos pelas regies com maior nmero de centros urbanos e com os subrbios mais ruinosos. Outra das medidas que se diz tambm j terem sido tomadas pelo presidente francs passa pelo envio de um documento (de 12 linhas) para todos os rgos estaduais que dependem do governo central, no qual comunicou a abolio do carro da empresa. Afinal, um executivo que ganha 650 mil euros por ano pode-se dar ao luxo de comprar um bom carro com o rendimento do seu trabalho Deixando de fora os veculos de marca Peugeot e Citron (marcas francesas), o Governo consegue poupar 345 milhes de euros, que sero utilizados na criao de 175 institutos de pesquisa cientfica avanada de alta tecnologia, que ir originar 2560 postos de traba-

Cristina Alves jornalista (Lisboa)


lho. Uma iniciativa que ir certamente aumentar a competitividade e produtividade da nao francesa. Diz-se ainda que Franois Hollande aboliu o conceito socialmente imoral de paraso fiscal, tendo emitido um decreto presidencial que cria uma taxa de emergncia de aumento lquido de 75 por cento em impostos para todas as famlias que ganham mais de cinco milhes de euros por ano. Com esse dinheiro que lhe permite manter assim o pacto fiscal poder contratar 59.870 licenciados desempregados, incluindo professores, sem com isso afectar o oramento disponvel. Em vez de atribuir igreja subsdios estatais para estas financiarem exclusivas escolas privadas, Hollande ter optado por utilizar a verba correspondente (no valor de 2,3 milhes de euros) na construo de 4.500 creches e 3.700 escolas primrias, projecto este integrado num plano de recuperao para o investimento em infra-estruturas nacionais. O novo presidente francs estabeleceu ainda um bnus-cultura, um mecanismo que permite a iseno de impostos a quem se estabelecer como cooperativa e abrir uma livraria independente, que contrate, pelo menos, dois licenciados desempregados. Resultado: A inflao no aumentou e a competitividade da produtividade nacional aumentou no ms de Junho, pela primeira vez em trs anos. Perante estes resultados, gostaria de perguntar Frana se por acaso no haver possibilidade de cederem a Portugal o seu gestor da Administrao Pblica nem que seja por uns escassos 100 dias?!

O dedo na ferida

Muitos jovens desalentados.


No temos dvidas que as novas geraes de aorianos em todas as ilhas deram um salto qualitativo no seu percurso acadmico e profissional e nunca como agora ascenderam a um nvel formativo to alto, o que publicamente reconhecido e que justamente nos regozijarmos. Contudo, em cada esquina, encontramos tantos jovens desalentados e sem perspetivas quanto ao seu futuro. Esta situao traz-nos memria a cano do grupo musical os Deolinda: Que parva que eu sou! Porque isto est mal e vai continuar, j uma sorte eu poder estagiar. Que parva que eu sou! E fico a pensar, que mundo to parvo, onde para ser escravo preciso estudar. Sou da gerao casinha dos pais, se j tenho tudo, pra qu querer mais? Filhos, maridos, estou sempre a adiar e ainda me falta o carro pagar. Sou da gerao vou queixar-me pra qu? H algum bem pior do que eu na TV. Que parva que eu sou! Sou da gerao eu j no posso mais! que esta situao dura h tempo demais. Uma forma que esta gerao encontrou, para chamar a ateno para os grandes problemas da atualidade, sejam eles de origem social, poltica ou econmica, pois est muito apreensiva quanto falta de expetativas, sem poder iniciar a sua prpria vida e ganhar a emancipao e assumir os seus prprios compromissos. a chamada gerao dos oitocentos euros que embora possuindo uma licenciatura, v como sada profissional apenas o perodo do Estagiar L. Com o final de mais um ano letivo, um numeroso grupo de jovens comea uma nova etapa na sua vida, sem que a palavra esperana ganhe algum significado nos seus objetivos de vida. O meu futuro e dos meus amigos vergonhoso, dizia um finalista universitrio, mesmo que nas Faculdades se incute o esprito de sacrifcio, da abdicao, do empenho, da justia e a sorte como os bons valores e estilo de vida. Mas, no final, tudo acaba por ficar no Antnio Pedro Costa Deputado Regional dos Aores mesmo. Mas no fim do curso, qual o rumo?. Por mais que os jovens invistam na sua formao profissional, em licenciaturas, ps-graduaes, mestrados ou doutoramentos, muitos deles fazendo um enorme esforo, face s possibilidades econmico-financeiras dos seus pais ou dos prprios, para obterem o seu diploma, acabam por chegar ao momento da dura realidade: o mundo do trabalho que se esvai e se desmorona. Infelizmente, hoje em dia, os jovens j no podem contar mais com um emprego estvel, quer seja na privada ou na funo pblica, como as facilidades que os da minha gerao tiveram h anos atrs. Acabam o curso e engrossam a fila dos que constam nas estatsticas da procura do primeiro emprego, pois em cada 100 jovens aorianos, mais de 20 est no desemprego. Uma dura realidade que importa refletir, tendo em vista ajudarmos a nova gerao a prosseguir os seus ideais de vida com afinco, contribuindo para que este mau momento passe depressa e uma nova perspetiva se abra no horizonte. Ficam em casa dos pais at aos de trinta e tal anos, dependentes e sem vida prpria. Mas se os jovens esto desalentados, os pais esto preocupados sem poderem dar a mo na busca de uma oportunidade para os seus filhos. At quando?

Se no vejamos

4 . Comunidades

13 Agosto 2012

Apoio a Pais de Crianas Doentes


*Novo seguro de desemprego benefcia pais de crianas criticamente doentes
O Primeiro-Ministro Stephen Harper acaba de anunciar uma proposta de lei que cria novos benefcios especiais para pais que tm de tirar tempo dos seus prprios trabalhos para tomar conta dos seus filhos doentes ou lesionados. Muitos pais fazem face a numerosos desafios emocionais e financeiros quando tm de tomar conta de crianas com uma doena crtica ou leso, e o Governo entende que deve ajudar a tornar a vida mais fcil, disse Stephen Harper. Os pais desempenham um papel vital na recuperao das crianas e o novo benefcio EI agora anunciado vai ajudar a diminuir a presso financeira, para que eles se possam concentrar no que importante, a sua famlia, acrescentou. O governo do Canad est empenhado em apoiar os pais e famlias. Para usufruir dos benefcios especiais de EI, os aplicantes (pais ou tutores legais) precisarm de ter trabalhado um mnimo de 600 horas no ltimo ano e tirar uma licena de seu emprego. Trabalhadores independentes que tenham optado no programa EI precisar ter rendimento no ano civil anterior (6.222 em 2012) para ser elegvel para o benefcio. Todos os candidatos tambm precisar apresentar um atestado mdico assinado por um certificado canadiano pediatra ou mdico especialista.

Maria Joo Lopo de Carvalho na Casa do Alentejo de Toronto


No mbito da deslocao da escritora Maria Joo Lopo de Carvalho a Toronto, a Coordenao do Ensino Portugus est a anunciar a sua presena, no prximo dia 18 de setembro, pelas 17:30, na Casa do Alentejo, numa iniciativa de incentivo leitura de contos infantis e juvenis num mundo de imagens. Coautora da coleo 7 irmos, e de muitos outros contos dirigidos a um pblico infantil e juvenil, Maria Joo Lopo de Carvalho publicou, em 2011, Marquesa de Alorna, romance histrico de grande sucesso em Portugal.

Os pais que devem tirar o tempo de trabalho para cuidarem de uma criana que com uma doena crtica ou leses podem requerer este novo benefcio especial at 35 semanas. O benefcio especial parte do programa do governo do Canad de ao continuada para ajudar os pais a equilibrar o trabalho e as responsabilidades familiares. Outras medidas EI incluem: expanso da elegibilidade para benefcios de cuidados compassivos; permitindo que os trabalhadores independentes possam usufruir do programa EI para receber a licena de maternidade, parental, doena e cuidado compassivo de benefcios, bem como este novo benefcio especial; e melhorar o acesso aos benefcios dos pais da EI para famlias de militares. O novo benefcio especial de EI para pais de crianas criticamente doentes dever estar disponvel em junho de 2013 e vai ajudar cerca de 6.000 famlias por ano. Novo seguro desemprego, benefcio para pais de crianas criticamente doentes

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

13 Agosto 2012

Comunidade . 5

Town Hall relacionado com jovens e com a preveno de crimes


Diversos elementos ligados ao Governo e Cmara, eleitos no York South-Weston, vo levar a cabo um chamado Town Hall para abordar servios juvenis e preveno do crime. A deputada provincial Laura Albanese, a vereadora Frances Nunziata e o vereador Frank Di Giorgio vo estar presentes, na quinta-feira, dia 30 de Agosto, a partir das 7 horas da noite, no York Civic Centre, no 2700 Eglinton Avenue West. O orador convidado para o evento ser o deputado Michael Coteau, que vai discutir a reviso de 30 dias do Governo Provincial, tendo em vista muitos programas e apoios destinados s pessoas mais jovens. A reviso apela a um plano de aco que especifique os investimentos estratgicos necessrios. Estaro presentes outras entidades, designadamente o deputado provincial de York South-Weston, Mike Sullivan, bem como funcionrios ligados aos ramos em causa, como For Youth Initiative, Urban Arts, Social Planning Toronto, Frontlines e Access Alliance. As palavras do orador principal sero seguidas por uma discusso em temas relacionados com a juventude e o respectivo plano de aco e um perodo de perguntas e respostas para a audincia.

Auto-estrada 7 para a criao de empregos


O Governo do Ontario continua a avanar com os planos para construir uma nova rodovia 7 entre Kitchener-Waterloo e Guelph que vo melhorar o fluxo de trfego, criar empregos e dar suporte ao crescimento econmico local. Para j, pretende-se criar mais 18 quilmetros. Vo ser investidos at 50 milhes para adquirir propriedades no novo corredor. O objectivo ser tambm trabalhar para garantir que as empresas e proprietrios locais tero acesso nova estrada. Ter-se- de adquirir terrenos na zona da Avenida de Shirley em Kitchener para apoiar as actividades de construo. As indicaes que temos do conta de que o Ontario continua a pressionar o governo federal para uma contribuio para este corredor de transportes regionais importantes. No fundo, pretende-se melhorar a rede de transportes, como parte do plano do Ontario para fortalecer a economia. Uma economia forte protege os servios que significam mais para famlias de Ontrio. Segundo Bob Chiarelli, ministro das Infraestruturas e Transportes, a auto-estrada 7 uma prioridade para este governo e estamos a avanar to rapidamente quanto possvel. Este projeto ir apoiar o crescimento econmico local, reduzir o congestionamento e manter bens e servios, fluindo com eficincia. Sabe-se que, desde 2003, o governo McGuinty comprometeu 1,270 bilies para trnsito, infraestruturas de rodovias, estradas municipais e pontes e outros projetos municipais na regio de Waterloo.

Eleies Provinciais Parciais


Uma nota do Departamento de Eleies diz que vai haver eleies parciais byelections nos distritos eleitorais de Kitchener-Waterloo e Vaughan. As eleies em causa servem para preencher as vagas actualmente existentes no Parlamento provincial. Como determina o Election Act, as eleies em causa devem ser chamadas na Quarta-Feira e decorrer na quinta Quinta-Feira, depois da publicao da nota. Assim, a data das votaes 6 de Setembro de 2012.

Portugus a residir no exterior?

Obter o Carto de Cidado em Portugal pode causar problemas


Em tempos recentes so muitos os portugueses que tm aproveitado visitas a Portugal, para tirarem o Carto do Cidado. Essa prtica no teria qualquer problema se os utentes declarassem o seu real endereo no exterior. No entanto, a prtica tem sido a de informarem um endereo em Portugal e a podero ocorrer problemas. Quem tira o Carto do Cidado em Portugal e no declara o seu endereo no exterior, passa a ser considerado como residente em Portugal, passando a ter com isto dois problemas: 1Caso esteja recenseado eleitoralmente no Consulado da rea onde reside, perder automaticamente essa condio e passar a estar apto para votar somente em Portugal na rea do endereo que declarou. Caso tenha interesse em solucionar o problema, a soluo passa por comunicar ao Consulado de sua rea de residncia essa disposio e o assunto ser facilmente corrigido; 2O problema mais grave tem a ver com quem declarou endereo em Portugal e pretende dirigir veculo em Portugal, com Carta de Conduo emitida no seu pas de residncia. Como exemplo, se um portugus com residncia em So Paulo e que dirija com Carta de Conduo emitida naquela cidade, ao deslocar-se a Portugal, somente poder dirigir com aquela carta desde que comprove que reside no Brasil. No entanto, se no Carto do Cidado no constar essa informao, por ter declarado endereo em Portugal, MUITO CUIDADO, estar a conduzir irregularmente e a POLCIA EST APREENDENDO OS VECULOS conduzidos por condutores nessa situao. Para corrigir esse problema de recomendar tirar um novo Carto do Cidado com endereo de residncia no seu pas de acolhimento ou Carta de Conduo Internacional, se esse seu caso. No vale a pena estargar as frias.

Don Kikas em Toronto

Como j dissemos, Massemba Productions, promotora de eventos culturais e no s, tem estado a trabalhar arduamente nos ltimos meses para a divulgao e o engrandecimento da Cultura Angolana na Amrica do Norte. Desta feita, tem na sua agenda para este ano, dois grandes concertos com um concentuado musico vindo de Angola. Don Kikas, como conhecido na arena musical, atuar em Toronto dia 15 de Setembro, actuando, depois, em Montreal, no dia 22. Para o evento de Toronto, a organizacao Massemba Productions oferecer um jantar maneira angolana e aulas de danas Kizomba e Kuduro, para quem chegar s 8 horas da noite. Para informacoes adicionais, podem os interessados contactar a organizao pelas seguintes vias: Rui DaSilva, Cell: +1 647 985 4RUI ou info@ massembaproductions.com

LEIA E DIVULGUE O ABC


Telf. 416 995-9904
CLASSIFICADOS!!! ANUNCIE COM ABC

6 6 .Comunidades . Comunidades Casa da Madeira em aco

20 de Junho 2011 13 Agosto 2012

Nossa Senhora do Monte tambm venerada entre ns


* Madeira Park vai encher-se de peregrinos a 18 e 19 de Agosto
Nossa Senhora do Monte a padroeira da Madeira. Compreende-se, assim, que todos os anos, por esta altura, muitos Madeirenses se unam l ou c para lembrar a terra e, naturalmente, para venerar a Padroeira da terra. Celebraes. Confraternizaes entre os milhares de devotos que acorrem sempre a este gnero de festividades. As novenas sucedem-se, pelo menos na Madeira, com a presena de muitos e muitos fiis.

Lenda que passa de geraes em geraes


E a verdade que todos os anos, por esta altura, ns contamos a tal lenda que anda nos livros e que j passou de gerao em gerao. Diz-se que h mais de 300 anos, no Terreiro da Luta, cerca de 1 quilmetro acima da igreja de Nossa Senhora do Monte, uma Menina, de tarde, brincou com certa pastorinha, e deu-lhe merenda. Esta, cheia de jbilo, refere o facto sua famlia, que lhe no deu crdito, por lhe ser impossvel que naquela mata erma e to arredada da povoao aparecesse uma Menina. Na tarde seguinte reiterou-se o facto e a pastorinha o recontou. No dia imediato, hora indicada pela pastorinha, o pai desta, ocultamente foi observar a cena, e viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santssima, e frente desta a inocente pastorinha que, a seu pai, inopinadamente aparecido, afirmava ser aquela imagem a Menina de quem lhe falava. O pastor, admirado, no usou tocar a Imagem e participou o facto autoridade que mandou coloc-la na capela da Incarnao, prxima da actual igreja de N. S. do Monte - nome que desde ento foi dado quela veneranda imagem. Lenda ou histria verdadeira, o facto que l est a pequenina Imagem a desafiar uma tradio de sculos.

L longe, a devoo comeou. Por c, e graas aos Madeirenses residentes, ela est a entrar na tradio.
muitos Madeirenses e muitos Portugueses, em geral, porque a festa de todos. A sua misso de Director at tem sido facilitada, j que todos se lembram, por esta altura, da sua terra, e entendem o chamamento da saudade. O presidente da Casa da Madeira, Salom Gonalves, faz apenas um apelo: que todos se desloquem quele verdadeiro baluarte da Madeira. O Madeira Park nosso, de todos, e todos ali podem ir. Conta-nos que h at autocarros especiais para levar os que no quiserem ir de carro prprio. Por ns, l estaremos.

A Festa de Nossa Senhora do Monte , de facto, a devoo maior dos Madeirenses, a jeito de acto de f, visvel at nas promessas. Entre ns, a Festa em honra de Nossa Senhora do Monte realiza-se no Madeira Park situado na auto-estrada 48, a 3 milhas a norte da Ravinshoe Road. Sbado e Domingo, sero decerto milhares as pessoas que ali se dirigiro. Haver Missa Campal, no domingo, por Monsenhor Resendes com cnticos alusivos pelo Grupo Searas de Portugal. No domingo, entretanto, haver a procisso, com a Banda Lira Portuguesa de Brampton a acompanhar. Mais noite, a actuao do Unique Touch e do Rancho Folclrico da Casa da Madeira. No sbado, entretanto, na parte profana, haver a actuao do conjunto Unique Touch e um concerto da Lira Portuguesa de Brampton, com romagem s 18 e 30. Haver novena, seguida de procisso das velas. Dcio Gonalves e Joo Quintino, este vindo directamente da Madeira, actuaro na altura.

Uma Garage Sale na Dundas


Uma Garage Sale na Dundas est agora a ser anunciada. Sarah, de Magwood, e Leah, de Dalston Grey, com o apoio do Dundas West BIA e o BIA do Little Portugal, esto a anunciar o Garage Sale da Dundas West. Um evento que est anunciado para decorrer no sbado, 22 de setembro. Todas as empresas ao longo da Dundas Street West - entre Lansdowne e Shaw podem participar. No h nenhum custo em participar. Os BIAs esto a receber as licenas e a cobrir os custos. Sarah e Leah tm vindo a trabalhar arduamente para que todos os membros possam ter a oportunidade de vender os seus produtos e anunciar os seus servios. Podem os interessados responder a Sarah atravs do endereo sarahmagwood.ca at 15 de agosto (nesta quarta-feira) se desejar aproveitar esta oportunidade.

A Festa de todos

Para Jorge Carvalho, director de festas da Casa da Madeira, trata-se de uma festa que servir para uma unio entre os muitos Madeirenses que h por c,

13 Agosto 2012 Luso-descendente apresenta manhs na CP24

Comunidades . 7

Melissa Grelo promove Portugal sua maneira


Qual a parte favorita no trabalho? Estrela nas manhas da CP24 e de origem portuguesa. Melissa Grelo, de pai luso-brasileiro, me filipina, j percorreu meio mundo, promovendo o Cavalo Lusitano, uma paixo da herana paterna. Quando afastada da redao, Melissa passeia a cavalo, pratica fitness, l e viaja. Dedica o seu tempo a algumas campanhas de angariao de fundos, nomeadamente para a Sociedade do Ontario Para a Preveno da Crueldade dos Animais e Associao Comunitria de Equitao para Deficientes. A minha parte favorita do trabalho encontrar o foco da notcia de todas as classes sociais e que fazem a diferena em pequenas ou grandes maneiras. Tenho muita sorte porque no CP24 Breakfast damos as boas vindas a todos, desde crianas que esto numa angariao de fundos para grandes causas, para os atores e msicos famosos que esto a lancar uma msica nova ou um novo filme. emocionante levar as noticias directamente para a casa das pessoas. Qual e a parte do trabalho que no gosta? No detesto nada do meu trabalho MAS o despertar cedo muito desafiador. Acordo s 3h30m da madrugada, de segunda a sextafeira. Escusado ser dizer que nunca o corpo se habitua a isso! Mudando de assunto, tem um prato favorito Portugus? radiodifundido. Sempre fui viciada em notcias, mas nunca considerei as noticias como principal carreira. Acontece que foi exatamente o que era para eu fazer. Quais os momentos, em estudio como pivot, ou em reportagem, que se destacam na sua carreira? H muitos destaques na minha carreira e eu estou apenas agora a comear! Em primeiro lugar, quando fazia co-anfitri da Manh Olmpica durante os Jogos de Vancouver em 2010, em Whistler, foi o destaque da minha carreira at agora. Testemunhando a histria que foi feita no nosso solo, em nossa casa, com atletas de top, foi indescritivel. Foi um momento muito, muito especial na minha vida pessoal e profissional. Outros momentos de destaque incluem o meu trabalho em reportagem nas notcias de ltima hora, em Toronto, como a exploso de gs propano que ocorreu em 2008 e do recente tiroteio no Eaton Centre bem como de viajar para o Louisiana para cobrir o furaco Katrina e em Londres, no casamento real. Mos para baixo... o meu prato Portugus favorito bacalhau! A minha me faz como ningum. Ela aprendeu e aperfeioou este prato quando conheceu o meu pai. Eu adoro peixe e ja como bacalhau h imenso tempo que me lembre! Quando viajou para Portugal onde esteve e gostou? Tenho a sorte de ter visitado Portugal diversas vezes desde que era muito jovem. Tenho muitos familiares l como o meu av, tias, tios e primos (e agora eles tem filhos tambm!). Vamos sempre visitar a cidade natal da meu pai que Caldas da Rainha e tambem alguns familiares na Figueira da Foz e no Porto. E, claro, visitamos quintas notveis, como a Escola Real Portuguesa de Arte Equestre e outros ligado area, em Vila Franca de Xira. Que mensagem quer deixar atravs do ABC para a comunidade portuguesa e leitores? Que sejam orgulhosos pela vossa origem e no que trazemos para uma cidade como Toronto e a um Pais como o Canada. Procurem no passado e encontrem inspirao para o futuro.

Sergio Mourato Jornalista


-Sente-se uma luso-canadiana? Qual o significado das suas raizes? ramos ns a iniciar a conversa. - Tenho muita sorte em o meu pai manter a sua herana portuguesa viva, em seguir a sua paixo pelo cavalo Lusitano, de Portugal. atravs do nosso trabalho com os cavalos que eu encontro uma ligao com as raizes portuguesas. Tenho viajado por todo o continente com os nossos animais e, ao faz-lo, tenho sido uma espcie de embaixadora de Portugal e da nossa cultura. Tem contacto com a comunidade portuguesa em Toronto ou no Canada?

Ainda a tempo

Amanh logo se v
Nem o vero escapa s ms notcias. No s os dias de calor tardaram em chegar, como nem agora nestes maravilhosos dias de vero as ms notcias no param de nos atormentar. Dois investimentos de grande porte e estruturantes que estavam planeados para o interior do pas, pararam por falta de financiamento da banca. A torneira do crdito fechou-se para o empreendimento turstico no grande lago do Alqueva como tambm para a fbrica de painis solares de Abrantes. O interior do pas que luta contra a sua desertificao e velhice viu todo um sonho desmoronar-se numa manh de vero. A semana at poderia ter sido melhor pelo menos com a medalha de prata conquistada pelos portugueses. Uma espcie de pedrada no charco na desiluso que tem sido a pauprrima prestao portuguesa nos jogos de Londres. Ainda mal o pas celebrava o feito j as estatsticas nos informavam que nem com o Vero o valores do desemprego descem. Alis at est a subir numa poca que tradicionalmente emprega mais gente. Mas a semana do euro milhes fez sonhar os milhares que se perfilaram em longas filas para preencher o milagroso boletim na esperana de resolver num pice todos os seus problemas. Mas Agosto. Tempo de romarias, festas e arraiais. No ms para se poltica e de problemas. A crise neste ms para estar de frias e no nos atormentar e interromper estes fins de tarde maravilhosos entre um copinho, sardinhas e os amigos.

Tony Costa Realizador de Cinema tonycosta@aipcinema.com


Que importa que a vida esteja cara e insuportvel se temos estes maravilhosos dias de petiscadas doseadas com meia dzia de anedotas? Quando acabar o Vero logo se v. Voltaremos de novo a sucumbir perante as novas e duras medidas do governo e da troika para reajustarmos o pas aos nveis de pobreza a que temos obrigatoriamente que nos habituar. Os ricos, esses, continuaro a safar-se como sempre. At o estado lhes d prmios e descontos por terem ao longo do ano colocado na Sua milhares de euros para fugir ao fisco. Sim, o Estado que deve zelar para que todos cumpram em igual medida faz vista grossa fuga ao fisco destes endinheirados dando-lhes um desconto considervel. Mas por outro lado o Estado que nem em Agosto para, vai penhorando os ordenados de quem no pagou ao fisco ou segurana social. Os bancos, esses desesperados, vo retirando as casas a quem no pague a hipoteca a tempo e horas sem se ralarem se h emprego ou no. Mas Agosto, tempo de frias e de petiscadas, para qu nos ralarmos com estas pequenas mesquinhices? tempo de conviver e de relaxar. Amanh outro dias e logo se v.

Nasci e fui criada na area rural de Caledon. No me liguei com a comunidade no centro de Toronto, mas foi a comunidade que veio at ns. Ha mais de trs dcadas, temos realizado inmeros eventos na nossa quinta. atravs desses que tenho mantido o contacto com os luso-canadianos em Toronto. A Melissa Co-anfitri da CP24 Breakfast, uma menina do campo. Fale-nos dessa experiencia? um longo caminho desde o campo mesa de co-anfitria do CP24 Breakfast! Tive a sorte de ter muita orientao e apoio dos meus pais e educadores pelo caminho percorrido. Vim de uma universidade para ser professora de grau 7/8 para me tornar jornalista. Em diversos aspectos, apresentar um programa na televiso no muito diferente do que ensinar na escola. H um grande elemento de desempenho, cativando o seu pblico e estar muito bem documentada e preparada. Quando que decidiu tornar-se jornalista? Apos alguns anos de dar aulas. Matriculei-me no Mestrado do Programa de Educao da Universidade de Toronto e decidi voltar para a escola e continuar os meus estudos. Nesse processo, algo dentro de mim mudou. Senti um puxo forte para procurar algo diferente ... Com a ajuda de um tecnico de negcios, aquele sentimento de algo acabou por ser jornalismo

Nancy Costa abre o seu livro de voluntariado


* Mais Bolsas de Estudo para jovens estudantes
No restam dvidas. Deve haver pouca gente que no conhea a Nancy Costa. Pouca gente que a no tenha ouvido a cantar. Pouca gente que a no tenho visto no palco a dedilhar as cordas da saudade, talvez, nas muitas canes que interpreta e vai interpretando. Pois... mas hoje ela apareceu a dedilhar outras cordas e a estabelecer outras metas. No fundo, dirige-se mesma gente que a viu comear. Talvez quando, com a idade dos 7 anos quem sabe l! comeou a frequentar a escola do First Portuguese Cultural Centre. E a cantar... cantar sempre, numa tentativa de espalhar a Arte que nasceu com ela. No fundo, durante umas duas dcadas, foi emprestando muito do seu talento artstico a vrios centros comunitrios. Como foi emprestando o seu dinamismo voluntrio, na maioria dos casos a outros tantos centros e clubes. Para ela, j ento, era a esperana de um melhor futuro para os nossos mais novos, bem como a continuar a promover a nossa cultura, com tudo o que ela tem para oferecer. A msica a dar as mos ao voluntarismo. O voluntarismo a espelhar, no fundo, os desejos de avanar ainda mais.

8 . Comunidades

13 Agosto 2012

Recorda que nos dois ltimos dois ou trs anos, tem tido algum sucesso com o Fado. S que, com a minha carreira no dia-a-dia nos Seguros, s vezes no d to certo... at porque eu tenho de viajar muito. Explicao para... parecer que, s vezes, no est to activa assim no mundo da Msica.

Um projecto sonho

Agora... h, ento, um grande projecto. O meu projectosonho como explica chama-se PIPA (Portuguese Insurance Professionals Association). uma associao que foi comeada por alguns profissionais da nossa indstria de seguros e pretende

Sem esquecer a Msica

H dias, estivemos com ela. Em caf rumorejante de pblico. No. Ela no esqueceu a Msica. At porque ela quem o diz a msica est sempre na alma. De resto, acabou, no h muito, de gravar o seu CD de Fado. Ainda no o lanou, talvez at por motivos financeiros, j que na vida... nem tudo bate certo e estou apenas espera de finalizar a parte de invlucro, digamos assim, com uma outra palavra escrita, designadamente com os nomes dos autores, e... pouco mais. Dentro de dois ou trs meses, tudo estar pronto. De resto, Nancy Costa esteve como que parada, quando do nascimento da filha hoje com 7 anos mas recomeou tudo.

Religio e F

Os efeitos da seca
A natureza este ano no tem sido gentil para com as pessoas que vivem nos Estados Unidos. As nuvens recusam-se a regar os campos em 48 estados, que esto semeados com milho e outros produtos agricolas. O resultado que os fazendeiros esto a ver que aquilo que semearam no vai ser ceifado e ficaro na runa. Sem chuva, as plantas no crescem e no do o fruto que to necessrio. No somente as searas esto em perigo de serem completamente perdidas, mas agora os fazendeiros esto a ver que os animais, como as vacas, ovelhas e porcos, tambm ficaro reduzidos, porque no h suficiente comida para os alimentar. O governo dos Estados Unidos est vendo que ter que socorrer os fazendeiros financeiramente, o que far a dvida do pas ainda mais alta. No somente os Estados Unidos est\ao a ser afectados com esta seca mas todos os que dependem dos produtos de milho e outros cereais sero afectados.

Rev. Joo Duarte


Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e o fizerdes, ento eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dar a sua novidade, e a rvore do campo dar o seu fruto: E a debulha se vos chegar vindma, e a vindma se chegar sementeira; e comereis o vosso po a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Todavida, em Deuteronmio 28:15,21-24 Deus disse o seguinte: Ser porm, que, se no deres ouvidos voz do Senhor, teu Deus, para no cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, ento sobre ti viro todas estas maldies, e te alcanaro:...O Senhor te ferir com a tsica e com a febre, e com a quentura, e com o ardor, e com a secura, e com a destruio de sementeiras e com a ferrugem; e te perseguiro at que pereas; e os teus cus, que esto sobre a cabea, sero de bronze; e a terra, que est debaixo de ti, ser de ferro. O Senhor, por chuva da tua terra, te dar p e poeira; dos cus descer sobre ti, at que pereas. A nao de Israel sabia dos avisos de Deus e ignorouos. O resultado foi que Deus cumpriu as suas promessas e todos os habitantes desta nao foram afectados com a falta de chuva e de comida. Agora, nos nossos dias, a mesma histria se est repetindo. Os pases dos Estados Unidos e do Canad foram abenoados por Deus no passado porque respeitavam a Deus e os seus ensinamentos. Todavia, a gerao de hoje nestas duas naes insulta a Deus e despreza os seus ensinamentos. Portanto, no fiquem admirados por esta seca e por outros males que a natureza est causando nestes dois pases e em outros lugares da terra. Quem controla a natureza Deus. Consequentemente, o que semeamos... um dia ceifaremos (Glatas 6:7).

encorajar a que os nossos filhos e netos, descendentes de famlias portuguesas, entrem nesta indstria e que possam ter uma vida boa. No fundo, quantos esto envolvidos nos seguros Portugueses ou desecendentes de Portugueses tm a sua associao. Pretendem, de resto, dar apoio aos que se interessam por este gnero de vida activa, angariando, de resto, alguns fundos para que todos possam seguir os nossos passos e entrar na indstria dos seguros. Vai dedilhando uma corda que entra, muitas vezes, no dia-a-dia da nossa gente. Somos muito dedicados ao trabalho, temos uma Cultura velha de sculos mas ainda no se v a percentagem de alunos portugueses a seguirem para a Universidade ou para o Colgio. E isso d-nos muita pena, porque eu acho que temos as possibilidades agora (...) de apoiar os alunos para que eles possam prosseguir os estudos. No fundo, uma associao que est no bom caminho. Juntamonos, fazemos eventos diferentes, agora, por exemplo, estamos a falar num Torneio de Golfe, mas temos diversos eventos, durante o ano, para angariarmos fundos para, depois, podermos trabalhar para arranjar Bolsas de Estudo. Damos os montantes para que possa haver Bolsas de Estudo aos alunos. At aqui, essas Bolsas tm sido dadas atravs da Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais.

Segundo as estatsticas, os Estados Unidos o pas que produz mais milho no mundo. Devido seca, o preo do milho subiu 50% desde Junho. Isto significa que os pases que dependem dos Estados Unidos para o milho, tambm sero afetados. Os preos dos produtos que usam milho j subiram. O Tim Hortons aumentou os preos esta semana em certas comidas que vendem, como os muffins e as sanduches. Os lderes da industria da comida esto avisando que os preos das comidas vo subir nestes prximos meses nos Estados Unidos e no Canad. O presidente da companhia Canadiana, Maple Leaf Foods Inc, disse na quinta-feira, 2 de Agosto, 2012, que o facto de os preos dos cereais estarem a subir - especificamente o milho, o qual usado para alimentar os animais - vai afectar o preo de todas as comidas. Portanto, no fiquem surpreendidos quando forem s compras e virem os preos das comidas mais altas do que o costume. Olhando para esta seca que est afectando todos que vivem na Amrica do Norte e nos outros pases que dependem dos produtos agricolas dos Estados Unidos, fezme lembrar das palavras que Deus disse nao de Israel. Em Levtico 26:3-5 lemos que Deus disse o seguinte:

Um Torneio de Golfe

O Torneio de Golfe deste ano segue, afinal, uma sucesso qtue tem vindo a acontecer desde h 5 anos. A PIPA, antigamente, no abria ao pblico. Tinham de ser pessoas que trabalhavam na indstria e comemos a ver que tambm no estaria muito justo, j que poderamos alcanar mais fundos se abrssemos as portas a famlias, amigos, mesmo a pessoas que no fossem Portuguesas, mas que queriam ajudar. No ltimo ano, decidimos abrir a oportunidade para toda a gente participar, quer seja a jogar Golfe, quer simplesmente estar presente no jantar. Estamos, assim, no quinto ano. Queremos ver se tudo isto enche ainda mais... E a temos mais um Torneio de Golfe. Desta vez, vai ter lugar a 28 de Setembro, uma sexta-feira, no Carlisle Golf & Country Club. As pessoas podem participar, ou participando no torneio em si ou num jantar. E mesmo que haja ainda pormenores, em breve, sabese que dever custar 150 dlares por pessoa ou, se for s ao jantar, 50 dlares, e esses fundos so para ajudar os nossos alunos que querem prosseguir os seus estudos pela porta das universidades ou dos colgios... Nancy Costa deixa-nos, entretanto, os seus contactos: ncosta@ elliottsr.com, ou pelo telephone 416-601-3139, ou 416-670-2954. Podem tambm visitar: www.pipaontario.com

Nos Olmpicos... que j l vo

13 Agosto 2012

Desporto. 9

Prata na canoagem... a 53 milsimos do ouro


Apenas 53 milsimos de segundo separaram a dupla portuguesa de K2 1000 metros do primeiro lugar, conquistado pela Hungria. Fernando Pimenta e Emanuel Silva completaram os mil metros na pista de Eton Dorney em 3.09.699, poucos centmetros atrs dos hngaros Rudolf Dombi e Roland Koreny, que terminaram com 3.09.646. Em terceiro lugar classificaram-se os alemes Martin Hollstein e Andreas Ihle, a cerca de meio segundo dos portugueses. Esta a primeira medalha conquistada por Portugal em Londres 2012, e a 23. do pas em 100 anos de participaes em Jogos Olmpicos. tambm a primeira medalha olmpica da canoagem portuguesa, que se estreou nos Jogos em 1988, em Seul.

Futuro de Hulk incgnita

*Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistaram, na quarta-feira, a primeira medalha para Portugal

O Hulk tem contrato, gosta do FC Porto, mas neste momento estamos todos num ponto de interrogao, disse Teodoro Fonseca, agente do internacional brasileiro. O empresrio de Hulk deixou, no entanto, uma ideia que levantou dvidas. Por vezes, queremos que um jogador continue, mas as condies no so melhores, disse RR, sem concretizar se as condies so financeiras, numa fase em que o Chelsea no perde de vista Hulk. Os londrinos tambm esto interessados em lvaro Pereira e podem mesmo avanar com uma proposta.

Mesmo com o ouro to perto, de louvar a corrida fantstica dos canostas portugueses em Eton Dorney, o palco da canoagem olmpica. Viram-se os primeiros sorrisos portugueses em Londres. A primeira medalha olmpica da canoagem portuguesa. Emanuel Silva, 26 anos, participa nos seus terceiros Jogos Olmpicos, enquanto Fernando Pimenta, 22 anos, que j foi vice-campeo mundial e europeu, atinge o mximo patamar em tenra idade.

Jackson j d asas ao drago


O seu anterior melhor resultado era o 6. lugar de Jos Garcia nos Jogos de Barcelona, em 1992. Portugal conquistou a primeira medalha olmpica dos Jogos Olmpicos de Londres. Os canostas Emanuel Silva e Fernando Pimenta conquistaram a prata na final da prova de K2 1000m masculinos. Em Eton Dorney, a canoa portuguesa passou em terceiro lugar aos 250, 500 e 750 metros, quebrando no incio do ltimo parcial. Todavia, a raa e a vontade dos representantes olmpicos portugueses foi inexcedvel, acabando por cruzar a meta em segundo lugar. A canoa portuguesa fez um tempo total de 3:09.699 minutos, apenas a 53 centsimos de segundo da dupla hngara Rudolf Dombi e Roland Kokeny, que venceram a medalha de ouro. O bronze foi arrecadado pelos alemes Martin Hollstein e Andreas Ihle. Trata-se da confirmao da incrvel evoluo da canoagem nacional no espao de quatro anos. Portugal, finalmente, a sorrir em Londres A Bandeira de Portugal subiu pela primeira vez em Londres. Todo o esforo, empenho, dedicao compensado com uma medalha nos Jogos Olmpicos. Fernando Pimenta e Emanuel Silva subiram ao olimpo ao ganharam esta quarta-feira a medalha de prata na final de K2 1000 metros.

FC Porto soma quarta supertaa consecutiva


Bem. Para j, nada mudou. O FC Porto somou, no sbado, a quarta Supertaa consecutiva, derrubando a Acadmica com um golo ao cair do pano de Jackson Martnez, o reforo mais caro dos drages neste Vero (8,9 milhes de euros). Foi o primeiro trofu da poca para o campeo nacional, que j leva 19 vitrias nesta prova. A Acadmica foi destemida e organizada. Alis, s se descomps uma vez na primeira parte e outra no final, na altura em que decidiu expor-se e correr riscos. At ao intervalo, a formao de Pedro Emanuel conseguiu conter o campeo nacional e ainda ameaou o golo, graas a um livre a escaldar de Hlder Cabral. O FC Porto atacou mais nessa fase, verdade, s que a defesa dos estudantes estancou bem a energia contrria. Na nica falha flagrante da retaguarda da Acadmica uma m sada do guarda-redes aps um canto , o defesa Mangala quase marcou de cabea. O 2 tempo foi mais difcil para a Acadmica por causa das mudanas operadas por Vtor Pereira, sobretudo a entrada de Moutinho. O internacional portugus imprimiu um ritmo mais pressionante ao FC Porto e a equipa conseguiu desfazer mais vezes as paredes dos estudantes, construindo melhores oportunidades junto da baliza da Acadmica. Jackson tentou o golo sempre com alguma atrapalhao. Djalma tambm. O central argentino Otamendi quis marcar num pontap de bicicleta. A bola acabou por entrar mesmo no fim, j depois de os estudantes renascerem num raide de Ogu.

Aps um centro de Miguel Lopes, o reforo Jackson colocou o brao na cara de Reiner Ferreira e, de cabea, desviou a bola para o fundo da baliza de Ricardo. Olegrio no viu. Jackson um goleador Vtor Pereira O treinador do FC Porto, Vtor Pereira, no tem dvidas que o golo frente Acadmica (1-0), que valeu a conquista da Supertaa, apenas o primeiro de muitos do reforo colombiano Jackson Martnez. Quanto ao Jackson, o que lhe peo para trabalhar para a equipa. Os golos vo acontecer naturalmente. um goleador, joga com muita qualidade. Com o tempo e o relacionamento com os colegas, vai crescer em termos de jogo individual e vai ajudar-nos a crescer em termos coletivo. Hoje, trabalhou muito e na hora certa apareceu a marcar um golo, afirmou Vtor Pereira, em declaraes RTP.

10 . Comunidades Trofu Cinco Violinos

13 Agosto 2012

Elias d triunfo ao Sporting diante do Olympiacos


por cima da baliza defendida por Rui Patrcio. Apesar do domnio o Sporting chegou a intervalo empatado e s na segunda parte, aos 54 minutos, conseguiu traduzir a superioridade quando Elias abriu o marcador perante a passividade grega. O brasileiro, entrada da rea, aproveitou uma bola mal aliviada pela defesa do Olympiacos, aps centro de Capel, para bater Roy Carrol. Pouco depois o extremo espanhol falhou o 2-0, na sequncia de uma boa jogada de entendimento entre Cedric e Carrillo. Apesar de estar a perder, o Olympiacos manteve o ritmo de treino com que iniciou o encontro. Mas mesmo a jogar devagar, aos 78 minutos, esteve perto de igualar o encontro, aps um remate de Mirallas, valeu Insua que tirou a bola em cima da linha de golo. O Sporting manteve o ascendente e o recm-contratado Labyad, aos 88 minutos, voltou a testar os reflexos de Roy Carroll, mas a bola saiu ligeiramente por cima da baliza. Em cima do apito final foi a vez de Andr Martins tentar a sorte mas teve o mesmo destino e o resultado manteve-se inalterado.

O Sporting conquistou ontem a primeira edio do Trofu Cinco Violinos, ao vencer o Olympiacos, de Leonardo Jardim, graas a um golo de Elias apontado aos 54 minutos e que mostrou a superioridade dos lees ao longo do encontro. A equipa grega entrou em ritmo de treino e acabou por ser uma presa fcil para um Sporting que comeou o jogo com os reforos Boulahrouz, Rojo e Gelson e os regressados Adrien e Cdric. Foi precisamente este ltimo que logo nos instantes iniciais cruzou para Gelson cabecear para defesa do guarda-redes Roy Carroll, dando o primeiro sinal de perigo do encontro. A jogar em 4x1x3x2, os lees tomaram a iniciativa do jogo, obrigando os pupilos do portugus Leonardo Jardim a correr atrs da bola, mas era o meio-campo do Sporting que ia tomando conta das ocorrncias, com Carrillo a colocar os nervos em franja aos gregos, como aconteceu, aos 24 minutos, quando o peruano escapou pela direita e meteu a bola em Adrien que encheu o p levando a bola a embater no peito de Carroll. Foi necessrio esperar at aos 35 minutos para ver uma jogada com princpio, meio e fim por parte do Olympiacos, quando Djamel Abdoun recebeu a bola de Mitroglou e centrou para Maniatis atirar

A II Liga de Futebol j rola


A II Liga de futebol arrancou no fim de semana sem triunfos das estreantes equipas B na competio, nomeadamente os grandes Benfica e FC Porto, que empataram, e o Sporting, que perdeu. Com uma nova designao e mais seis equipas em prova o figurino passou de 16 a 22 clubes -, Benfica B, FC Porto B, Sporting B, Sporting de Braga B, Martimo B, Vitria de Guimares B, Tondela e Feirense foram os clubes estreantes na competio. Os primeiros seis ao abrigo de um novo regulamento nos campeonatos profissionais de futebol, o Tondela proveniente da segunda diviso e o Feirense na qualidade de despromovido do escalo principal.

O Sporting volta a entrar em ao no prximo sbado, s 20:30 horas, na deslocao ao Estdio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitria de Guimares na primeira jornada da I Liga.

*FC Porto B e Benfica B estreiam-se com empates, Sporting B a perder


As equipas B de Benfica e Braga encontraram-se logo nesta primeira jornada e empataram a dois golos, no Estdio da Luz, num jogo disputado no sbado em que as guias evitaram a vitria bracarense j nos descontos.

EUROPA DUCT CLEANING

Fortuna vai fazer queixa UEFA


O presidente do Fortuna Dusseldorf, Peter Frymuth, anunciou que vai fazer queixa de Luiso e de outros jogadores do Benfica UEFA. Depois de ter cado no relvado e aparentemente ter perdido os sentidos, depois de um empurro do capito do Benfica, o rbitro alemo Christian Fischer decidiu, j no balnerio, que no voltaria ao campo para retomar o particular. Estou chocado. Estou h muitos anos no futebol e nunca vi uma coisa assim. No compreendo que os jogadores de uma equipa com a reputao do Benfica, que joga a Liga dos Campees, tenham uma atitude destas. Vamos pedir ajuda federao alem e falar com a UEFA sobre o que Luiso e os outros jogadores do Benfica fizeram. Espero que sejam severamente punidos, afirmou Peter Frymuth. Deveria ter sido de festa para ns, mas estamos agora perante uma ao deprimente. Estamos sem palavras, estamos mortos de tristeza, desabafou o presidente perante as cmaras de televiso.

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

EUROPA DUCT CLEANING


Fortuna e Benfica estavam dispostos a prosseguir o jogo, mas, segundo o dirigente, o rbitro recusou por causa do comportamento dos jogadores do Benfica.

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

O que aconteceu?
O jogo do Benfica, na Alemanha, no chegou ao fim, quando um subtil toque de Luiso teria atirado de pantanas o rbitro. a Imprensa alem a cair-nos em cima. a certeza de que Luiso useiro e vezeiro nestas coisas... mas que, desta vez, capaz de ter apanhado pela proa um rbitro to manhoso como ele... que se deixou cair e acabou o jogo. Quem estas linhas traa no adepto do Benfica. De qualquer maneira, reconhece que Luiso um excelente atleta. Talvez sarrafeiro, manhoso, e tambm um defesa seguro e que impe respeito. S que, dando por bons os conceitos de Francisco Moita Flores que j foi inspector da Policia Judiciria e hoje presidente de uma Cmara Municipal, alm de professor universitrio temos de rever as imagens em que envolvem Luiso com um rbitro alemo e no podemos deixar de sorrir ao ver que Luiso apanhou pela frente um manhoso muito melhor do que ele. Moita Flores diz mesmo que nunca viu nada igual. O rbitro assinala uma falta, Luiso e outro jogador do Benfica discutem a bondade da apitadela, e at possvel que o defesa se tenha encostado a ele. O alemo atira-se para o cho inanimado, ou fingindo-se inanimado, o jogo pra, entram assistentes, os jogadores das duas equipas no sabem

se ho-de rir se levar a coisa a srio, e a histria termina minutos depois com o tipo a levantar-se, a marchar para as cabines, e o jogo anulado. Acho que Luiso, a esta hora, ainda deve estar a perguntar-se onde que apareceu um sabido... maior do que ele. E agora corre o risco de o homem amuar por ter posto meio estdio a rir por causa da esquisitice da cena e escrever um relatrio onde o jogador pode correr o risco de ser irradiado. Risco srio, at. E j agora... deixem-nos continuar com o raciocnio de Francisco Moita Flores, para quem, qualquer lusitano, nestes dias de crise, deve reverenciar os rbitros alemes. So os donos da bola e do jogo que se disputa em todos os relvados governamentais, o que quer dizer que, no petisco europeu, tm a faca e o queijo nas mos. Ora Luiso ameaou armar-se em grego e o rbitro desmaiou depressa. E daqui retira-se uma concluso em jeito de metfora: sejam rbitros de futebol, sejam da troika, quando trimestralmente vm fiscalizar o comportamento do Pas face penhora que nos est imposta, a tentativa de encosto... (ou agresso, se quiserem, e ns no vimos) cai mal em pano germnico. E isto tem de ser dito, ainda que meio a rir meio a srio, j que futebol... s futebol. - CG

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

13 Agosto 2012

I ABC Turismo . 11

De gatinhar a andar... PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

Turismo

Summer in Lisbon is usually pleasantly warm; seldom does Portugals capital swelter. From this vantage point along the Calada do Duque, a prime tourist zone, clear skies and colorful bunting render Lisbon especially welcoming. Think about a short Lisbon break for a few minutes: good strong coffee and egg tarts

Summer in Lisbon

Esta a terceira edio do ABC Turismo e estamos a passar do gatinhar para o andar. Por isso, trazemos muitas sugestes e a primeira : que tal um pastel de Belm? Pois , os pastis de Belm fazem 175 anos e criaram umas embalagens comemorativas (que ainda ficam melhores com pastis dentro, claro!). Conhea melhor em www. pasteisdebelem.pt e bom proveito!

Douro Marina j foi inaugurada

for breakfast; grilled vinho verde for lunch; before sardines and a nice and an evening stroll dinner.

leisurely

This is our third edition of ABC Tourism and we are moving from crawling to walking. So we bring you lots of suggestions and the first one is what about a Pastel de Belm? For it is the Pastel de Belm 175th years and they created some commemorative packaging (which is better if filled with Pasteis de Belm, of course). Learn more at www.pasteisdebelem.pt and ... enjoy! FILIPE RIBEIRO

Conhecer o Douro atravs de um cruzeiro


*Serpentear por entre as arribas a bordo de uma embarcao uma experincia inesquecvel.
H propostas mais ou menos sofisticadas, mais ou menos demoradas, com ou sem estadia, tudo depende do tempo e principalmente do dinheiro que est disposto a gastar. Fazer um cruzeiro no Douro uma experincia inesquecvel, uma forma nica de conhecer os caminhos da regio - quer faa o mais curto cruzeiro das pontes ou siga numa embarcao que serpenteia at s arribas do Douro Vinhateiro, esta uma viagem que no deixa ningum indiferente. , portanto, uma proposta alternativa praia. A Douro Azul, maior operadora de cruzeiros tursticos no rio, tem vrias opes para pblicos diversos. Embora haja programas at oito dias em navio-hotel, as propostas de um s dia so as mais em conta. A mais barata, que custa 59 euros, faz o trajeto Porto-RguaPorto. O dia comea cedo, s 08.30, na estao de So Bento, para apanhar o comboio que leva os passageiros at Rgua, em cujo cais se far o embarque, e onde no pode deixar de provar os tpicos rebuados locais. E no se preocupe, as senhoras que os produzem l estaro a vend-los mal saia da composio. O troo ferrovirio acompanha as curvas do rio e a paisagem no vai deixar a sua mquina fotogrfica em paz.

A primeira fase da Douro Marina foi inaugurada sbado em Gaia e corresponde a um investimento de cerca de 6,5 milhes de euros numa estrutura com estacionamento para 300 embarcaes at 20 metros A partir deste sbado a Douro Marina, considerada a maior infra-estrutura nutica entre Cascais e a Galiza, permitir vrios tipos de utilizao, com possibilidade de estadias de curta durao (um ms ou menos) ou longa durao (mais de um ms), salientou Manuel Cunha, director geral da infraestrutura. Assumindo-se como um ponto de paragem obrigatrio para os navegadores em trnsito na costa ocidental, a marina permite alojar barcos com calado at trs metros e comprimento at 20 metros em todas as condies de mar, tendo j mais de 150 pr-reservas. Para a segunda fase, cuja concluso est prevista para Julho, ficam os edifcios de apoio e a abertura de uma zona comercial e de restaurao, bem como locais para apoio das actividades nuticas. Inicialmente anunciada para Junho de 2011, a Douro Marina acabou por ser alvo de uma redefinio do projecto dos edifcios, tendo o Grupo MCA optado por fazer um investimento suplementar que acabou por atrasar a concluso da obra. A rea de concesso compreende a zona de estacionamento de embarcaes, com cerca de 49 mil metros quadrados, e outra para estacionamento temporrio a seco para reparaes, com mais de quatro mil metros quadrados, apoiada por um edifcio oficinal. A cerimnia de inaugurao contou com a presena dos secretrios de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Antnio Almeida Henriques, das Obras Pblicas, Transportes e Comunicaes, Srgio Silva Monteiro, e da Solidariedade e Segurana Social, Marco Antnio Costa. A cerimnia, que foi presidida pelo presidente da cmara, Lus Filipe Menezes, teve ainda a actuao de Rui Veloso.

NEW HOTELS ON THE CARDS FOR THREE PORTUGUESE GATEWAYS


ANA Airports of Portugal has unveiled plans to open three new hotels at three different Portuguese airports over the next couple of years. The operator opened the countrys first airport hotel at Porto Airport back in March, but has plans to open one more at Lisbon Airport in the middle of next year with a further one due to be built at Faro Airport in the near future. The Park Hotel at Porto Airport opened as a result of a joint partnership between ANA Airports of Portugal, which provided the land, and the Portuguese hotel brand Park Hotel, which built and will be responsible for managing the 80-room budget hotel. The hotel is located about 100 meters from the terminal building with access by foot taking approximately 3 minutes. It is also situated in a prime position between two metro stations that give an easy access to the city of Porto. Park Hotel Oporto Airport has 80 soundproofed rooms with free Wi-Fi, a 24-hour reception, conference rooms for meetings and social events, and a private car park on site.

the land, and the Portuguese hotel manager Hotti Hotis, which will build and be responsible for managing the 170-rooms. The full service hotel it is located 100 meters from the terminal building, and it is accessible by foot. It also offers a 2000sqm of meeting and conference rooms, as well as a Meanwhile, a new hotel is currently under construction at fitness centre, spa and underground parking spaces. Lisbon Airport, which is due to open midway through 2013. This time the Lisbon Airport Tryp hotel is a partnership Furthermore, ANA Airports of Portugal has also revealed between ANA Airports of Portugal, which again provided that a third hotel is scheduled to be built soon at Faro Airport.

Port wine, labels and signs exhibition

12 . ABC Turismo II

13 Agosto 2012

The Rectory of the Porto University receives, from this Thursday on, the exhibition Images of Port wine, labels and signs, which illustrates the evolution of the design

of labels to the present day. In the exhibition, visitors will have the opportunity to observe the whole evolution of port wine in the design

of labels, packaging and original posters, up to today, with the collaboration of graphic arts firms, companies and port wine private collectors.

The labels and packaging will be displayed from Tuesday to Friday until 26 October, between 11am and 1pm and 2pm until 5pm, at Praa Gomes Teixeira.

Viaje connosco e parta descoberta...


no Vero que quer viajar? -Ainda est a tempo!
Pergunte no 2000 DUNDAS ST. W. Toronto, ON M6R 1W6 For more information and registration
Please contact New Wave Travel 1075 Bay Street, Toronto, Ontario M5S 2B1

Antnio Rodrigues General Manager


BENTOS TOURS INC O/A Bentos Travel Services Tel. 416 588 2000 Fax 416 588 2258

416-928-3113 or 1-800-463-1512
info@newwavetravel.net www.newwavetravel.net

13 Agosto 2012

A escolha sua! A entrada... essa grtis!


2012 Odisseia Kubrick Est patente em Vila do Conde, no Solar Galeria de Arte Cinemtica, a exposio 2012 Odisseia Kubrick, no mbito da 20 edio do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui vrias obras do cineasta. As sesses so de tera a domingo, at novembro e tm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponvel at ao ms de novembro. Concertos ao fim da tarde At setembro, e includo no evento Guimares - Capital Europeia da Cultura, todos os sbados decorrem concertos, pelas 19h00, entre o Largo da Cidade e a Rua de S. Francisco, em frente Pousada da Juventude. Uma Luz Diferente no Castelo de Portalegre Na Galeria de Exposies do Castelo de Portalegre est em exibio, at ao dia 31 de agosto, a Exposio de Pintura Uma Luz Diferente de Roger Oakes. So 20 obras, nas quais o autor faz transparecer as suas vivncias e onde mostra a luz, a paisagem, as pessoas, a vida selvagem e a cultura de dois pases, onde viveu e vive, respetivamente: Reino Unido e Portugal. Exposio A guitarra portuguesa At setembro, est patente a exposio A Guitarra Portuguesa, no Museu de Portimo, que d a conhecer os processos de construo deste instrumento musical, servindo como homenagem aos principais mestres de Portugal como, lvaro da Silveira ou Manuel e scar Cardoso.

Se o universo do caf tivesse corao, estaria num campo agrcola nos arredores de Lisboa, e no nas vastides africanas ou americanas onde produzido. Num pas onde no se produzem os gros com que se faz a bebida mais consumida no mundo, depois da gua, acabou por se desenvolver o conhecimento cientfico que impediu a repetio de catstrofes como a que ocorreu no final do sculo XIX no Ceilo, atual Sri Lanka, quando a ferrugem do cafeeiro destruiu por completo a principal produo agrcola do pas, levando-o bancarrota. em Portugal que uma dezena de investigadores mantm e desenvolve um projeto iniciado h pouco mais de meio sculo o Centro de Investigao das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), em Oeiras. Plantas de centenas de diferentes espcies, tamanhos e cores distribuem-se pelo complexo de estufas com uma rea equivalente a trs quartos de um campo de futebol, que reproduz o calor e o ar carregado de humidade indispensvel ao sucesso dos cafeeiros. Mas para ver o efeito prtico do trabalho realizado naquele canto da Estao Agronmica Nacional, necessrio ir sia ou Amrica do Sul. Na China e na Tailndia, a maioria dos cafezais nasceram de sementes produzidas no CIFC e, no Brasil, foi at dado o nome Oeiras a uma variedade de caf em homenagem ao centro de investigao portugus.

Os nossos mdicos do caf.

III ABC T urismo . 13

Eltrico entre Sintra e Praia das Mas voltou em Agosto


A circulao do eltrico de Sintra recomeou a 3 de agosto, voltando a fazer a ligao entre a vila histrica e a praia. Uma viagem com mais de um sculo de histria. As obras de melhoramento da linha j esto concludas e o eltrico poder assim voltar a fazer o percurso entre a serra e o mar Inaugurado em 1904, o eltrico um dos smbolos tursticos de Sintra e faz um percurso de doze quilmetros entre a vila e a Praia das Mas, circulando por Colares, Galamares e pela serra. Horrios: De 3 de agosto a 23 de setembro. Sexta, sbado e domingo O 1. eltrico sai de Sintra s 9h20 e o ltimo s 18h50; o primeiro sai da praia s 10h10 e o ltimo s 19h45 (a viagem repete-se, mais ou menos, de hora a hora - h excees, consulte o horrio no site oficial). O eltrico funciona tambm de tera a quinta para grupos (mediante reserva para Diviso de Turismo de Sintra) Preos: cada viagem bilhete normal 2; crianas at aos 6 anos inclusive, desde que no ocupem lugar, so grtis (a partir dos 7 anos pagam o bilhete normal); meio bilhete para sniores com idade igual ou superior a 65 anos. last at 7:45pm (the journey is repeated, more or less every hour - there are exceptions , see the schedule on the official website). The Tram also works from Tuesday to Thursday for groups (by reservation for the Tourism Division of Sintra) Price: each trip normal ticket 2, children under 6 years inclusive, provided they do not occupy the place, are free (from 7 years pay the normal ticket); half fare for seniors aged over 65 years

Mais de 90 por cento do caf produzido no mundo por espcies resistentes ferrugem resultaram de sementes produzidas no centro resistentes ferrugem, poupando os agricultores e o ambiente aos custos dos pesticidas usados quando a praga se instala para que as colheitas no se percam. A sade do caf persiste e recomenda-se na quinta de Oeiras.

Discoteca da Caparica na maior bola multimdia do mundo

Na Aldeia dos Capuchos, perto da Costa da Caparica, h um novo palco de animao para o vero: o Summer Spot que promete festas, espetculos e animao. Nas proximidades de um hotel e do campo de gof, o recinto onde cabem um palco exterior, restaurante, quatro bares e uma zona lounge destaca-se pela originalidade do espao envolvente: a maior bola de projeo de vdeo a 360 do mundo com 25 metros de altura. De 2 de agosto at 20 de outubro, o Summer Spot recebe as mais diversas atividades entre dana jazz, fado, humor, cinema ao ar livre e DJs, transformando-se em discoteca ao fim de semana. Em novembro passa-se do Summer ao Winter Spot. A bola mantm-se mas todo o recinto envolvente ser alterado. A ideia que tudo seja branco e que o gelo reine, tanto nos bares como numa pista para patinar.

The Tram between Sintra and Praia das Mas is back on track. The Sintra Tram is back since the 3rd August, returning to link the historic town and the beach. The improvement works have been completed on the line and the Tram could then return to fly the route between the mountains and the sea. Operating since 1904, the Tram is a symbol of Sintra and makes a journey of twelve miles between the village and Praia das Macas, circling Colares, Galamares and the mountains. Timetable: From August 3 to September 23. Friday, Saturday and Sunday The 1st Tram leaves Sintra at 9:20am and the last is at 6:50pm, the first leaves the beach at 10:10am and the

14 . ABC Turismo IV

Tomar the Home of the Knights


Tomar is an amazing place to visit. Within this small town is a beautiful castle built by the Knights Templar, a jewish quarter with the oldest synagogue in Portugal (museum as well) and one of the funkiest museums - the museum of matches. Over 40,000 matchbooks and match boxes are collected from all over the world. Walk the area around the Praa de Repblica exploring the winding narrow of Portugals oldest, built in 1430, and holds a small Jewish Museum named after Abraham Zacuto, a famous 15th-century astronomer and mathematician who helped build navigational aids for Vasco da Gama. Not too far is the 17th-century church of So Francisco with a Match Museum in its former cloisters. It is an eccentric and interesting museum with the largest collection in Europe, displaying over 43,000 matchboxes from 104 countries. The Order of the Knights Templar that helped the Portuguese fight the Moors in the 12th and 13th centuries were rewarded with extensive land and political power. King Dinis renamed it the Order of Christ and castles and churches were built to protect the Templars. One of those was the castle and convent of Tomar, one of Portugals most brilliant architectural accomplishments that was built in 1162. In 1418 Prince Henry the Navigator, Grand Master of the Order, built the extraordinary Charola and the Templars fortress. In the 1550s the Great Cloister and Manueline flourishes were added. An elaborate portal leads to the outstanding nave with exuberant Manueline decoration. Next to it is the Charola where the Templars attended mass on horseback, with a layout based on the Rotunda of Jerusalems Holy Sepulcher. It has a central octagon of altars and includes 16th-century paintings and frescoes. in white carrying towers of platters with bread and flowers on their heads, along with music and fireworks. On the following day, bread and wine, blessed by the priest, is handed out to local families. Some 20km (12 miles) south of Tomar is the Templar Castel of Almourol, located on a little island in the middle of the Tagus River. Gualdim Pais,

13 Agosto 2012

streets. This is where you will find the synagogue and Jewish museum. Tomar is a charming and historically outstanding town on the banks of the Nabo River. It is dominated by a 12th-century Templar castle containing one of the countries most significant and impressive

motifs of the ocean and the Age of Discovery: tangled ropes, seaweed, coral, the Cross of the Order of Christ, and the royal arms and armillary spheres of King Manuel, all evoking the feeling and spirit of the great Age of Discovery. Tomar is also the town of the spectacular festival called Festa dos Tabuleiros that takes place every four years. There is a procession of about 400 girls

Tomar was declared a World Heritage Site because: Originally designed as a monument symbolizing the Reconquest, the Convent of the Knights Templar of Tomar (transferred in 1344 to the Knights of the Order of Christ) came to symbolize just the opposite during the Manueline period - the opening up of Portugal to other civilizations.

http://www.visitazores.com

AZORES

Strategically located along routes between the Americas and Europe.

NEW ROUTES
AZORES

CANADA > PORTUGAL > AZORES > MADEIRA >EUROPE

From Toronto and Montreal to Azores_Portuguese islands > Ponta Delgada > Terceira > Horta > Santa Maria > Pico > S. Jorge > Flores to Madeira_Portuguese islands > Funchal > Porto Santo to Portuguese mainland > Lisbon > Porto > Faro

Azores Portuguese islands

Madeira Portuguese islands

Lisbon Capital Portugal

monuments, the Convent of Christ (declared a World Heritage Site by UNESCO). The main shopping street, the pedestrian Rua Serpa Pinto, leads to the Gothic Church of So Joo Baptista, on Praa da Repblica, the towns elegant main square surrounded by 17th-century buildings. The 15th century church has an elegant Manueline portal and inside are 16th century paintings, including a Last Supper by Gregrio Lopes, one of the finest of the countrys 16th century artists. In the heart of town on Rua Dr. Joaquim Jacinto is a wellpreserved synagogue, one

On a terrace above it is outstanding Manueline decoration, including a famous window that is the most extraordinary example of Manueline-style ornament. It was sculpted in 1510 with Master of the Order of the Knights Templar, built it in 1171, and the towers and walls remain perfectly preserved. There are a number of legends about this magical place, including one that says the castle is haunted by the ghost of a princess sighing for the love of her Moorish slave. UNESCO statement says that

Porto North Portugal

Faro Algarve Portugal

1274 Dundas Street West Toronto, Ontario Canada M6j 1x7 Tel.: 416 515 7188 Fax: 416 515 0106 fly@sata-express.ca ONLINE www.flysata.ca

sata_ad_toronto_star.indd 1

12-08-02 1:33 PM

13 Agosto 2012

Ainda a tempo . 15

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes
220 Forum Dr.- $ 439,900 Em mississauga, com menos de 4 anos de idade. 3 casas de banho, 3 quartos, piscina no complexo

1423 Upper Ottawa St.

32-137 Emerald St.- $54,900 Apartamento que lhe permite ir a Portugal por 6 meses, voltar quando quizer sem ter que pagar muito. 268.00 por ms cobre praticamente tudo.

24 Ward av. $379,900 Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes universitrios. Bem renovada

HAMILTON

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

391 Emerald St.N $ 87,900 Aposentar-se ou alugar. Com este preo tudo possvel. Presentemente alugada por $745 por ms.

400 Old Mud-$359,900 Uma beleza com apenas 6 anos de idade. Pisos de madeira, cave com 9 ps de altura. Um prazer...

304 Britannia Av. $ 122.900 Um s andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por ms.

60 Beechwood av. $137,900 Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por ms. Sero horas de ser senhorio?

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 6 a 10 de agosto

Parceria ABC/Montepio

Economia europeia
A semana passada, que antecedeu a divulgao da estimativa preliminar para o PIB do 2T2012 da Zona Euro (a divulgar na prxima tera-feira), foi fraca em termos de divulgao de indicadores econmicos para a regio como um todo, mas muito rica em termos de dados para as suas principais economias, tendo sido conhecidos os registos de junho sobre o comrcio externo e sobre o importante setor industrial. Dados que se revelaram positivos no primeiro caso, com a melhoria mensal do excedente da balana comercial alem a superar largamente o agravamento do dfice francs, mas tendencialmente negativos no caso da produo industrial, com quedas na maioria das principais economias da regio. Cingindo a nossa anlise aos dados do ndice de produo industrial excluindo a construo, utilizado pelo Eurostat como medida da atividade industrial na Zona Euro, foram reportados decrscimos mensais na Alemanha (-0.8%), em Itlia (-1.4%), em Espanha (-0.6%) e na Holanda (-0.5%), num contexto de estabilizao da produo em Frana. Estes dados sugerem um decrscimo de 0.6% da produo industrial na Zona Euro no ms de junho, depois de ter subido 0.9% em maio e cado 1.1% no 1 ms do trimestre, vindo corroborar o nosso cenrio de um regresso do setor e do prprio PIB s contraes no 2T2012. Com efeito, as nossas estimativas apontam para que o VAB da indstria na regio tenha contrado cerca de 0.5%, depois de ter estagnado no 1T2012, na altura custa do consumo anormalmente elevado de energia para aquecimento, em resultado das condies meteorolgicas adversas sentidas

* Dados sobre o comrcio externo e a atividade industrial nas principais economias da Zona Euro corroboram as nossas estimativas de uma contrao em cadeia do PIB da regio no 2T2012 entre 0.1% e 0.3%
no territrio europeu, sobretudo no ms de fevereiro. Assim, semelhana do que sucedera no 4T2011, quando caiu 1.7%, este setor dever ter sido novamente decisivo para a queda do PIB da Zona Euro no 2T2012, com o nosso indicador compsito para o PIB a continuar a apontar para uma queda em cadeia entre 0.1% e 0.3%. A economia ter-se- visto penalizada no 2T2012 sobretudo pela Espanha e pela Itlia (-0.4% e -0.7%, segundo as estimativas iniciais), com a Alemanha a dever ter conseguido, uma vez mais, evitar males maiores, estimando-se um acrscimo de 0.1%, num contexto de uma ligeira queda do PIB da Frana (estimada em -0.1%). De resto, as perspetivas para a regio continuaro a ver-se muito condicionadas pelas recesses que as importantes economias espanhola e italiana esto a enfrentar, designadamente no primeiro caso, onde a perda total de atividade ser mais acentuada, apontando-se para um regresso de Espanha aos crescimentos apenas em 2013, mas a ritmos anmicos, condicionada pelo elevado desemprego o maior entre os pases da Zona Euro , pela desalavancagem no setor privado, pelo ajustamento em curso no mercado imobilirio e pelos efeitos das medidas de austeridade que esto a ser implementadas pelo Governo espanhol com vista a reduzir o dfice oramental do pas e cujas mais recentes medidas v.g, uma nova subida do IVA (a taxa normal passar de 18% para 21%, a reduzida de 8% para 10%, mantendo-se a taxa super reduzida nos 4%), o corte dos subsdios de Natal dos trabalhadores e a reduo do subsdio de desemprego. Neste contexto, e ademais perante a recente intensificao da presso dos mercados sobre a dvida pblica e o sistema financeiro, a recuperao da economia dever continuar a revelar-se muito dependente da procura externa, esta tambm a atravessar uma fase mais complicada, num contexto de fraco mpeto de crescimento da economia global. No caso de Itlia, igualmente bastante penalizada pelas medidas de austeridade que tm vindo a ser implementadas no pas, provvel que se assista a um regresso aos crescimentos tambm somente no incio do prximo ano, e a ritmos igualmente bastante modestos. Contudo, as quedas previstas para o atual semestre so bastante menores do que as perspetivadas para a economia espanhola. Refira-se ainda que, para alm das medidas de austeridade, o Governo italiano introduziu medidas destinadas a estimular o crescimento econmico, atravs da liberalizao dos servios e de reduo da burocracia, tendo tambm recentemente apresentado um projeto de reforma do mercado de trabalho, incluindo mais liberdade para os empregadores realizarem despedimentos e um novo sistema de subsdios de desemprego. J a Alemanha continuar a suportar o crescimento da regio, ao passo que a Frana poder acabar por registar uma nova ligeira queda no 3T2012 e entrar em recesso tcnica, com as perspetivas para estes pases a continuarem, naturalmente, bastante condicionadas pelos desenvolvimentos no captulo da crise da dvida soberana e do sistema financeiro. Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt)

Carlos Morgadinho

Todos pela Madeira


hospitais ou ali ficaram internadas para tratamento tanto inalao de fumos como de queimaduras pelo fogo. H poucos dias atrs um artista local bem conhecido das nossas gentes, o Dcio Gonalves, que tambm acumulou as funes de MC (Mestre de Cerimnias), contou tambm com o Carlos Martins, Tony Cmara, Roger Leal, Vtor Martins e do brasileiro Joninho, tudo gratuitamente. O som e luzes esteve ao cuidado doutro madeirense, o Jorge carvalho, lder da banda musical Sangue Lusitano. Durante a noite a cozinha esteve sempre ativa na preparao de snacks, bifanas, sopa e outras delicias cuja receita das vendas ir juntar-se a ao montante a ser enviado para a Madeira. Um bravo ao Chef Lus e s cozinheiras daquela noite, todos voluntrios, pela causa da sua terra natal devastada por tal calamidade. divertiram na pista de dana. Ao acabar, o Dcio Gonalves informou os presentes de mais festas estarem a ser organizadas para mais coleta de fundos com destino s vtimas deste desastre que afetou aquela Ilha, e os nossos compatriotas madeirenses, em tragdia de que no h memria nestas ultimas dezenas de anos naquele Paraso Terrestre. Finalizou com um Todos pela Madeira. Obrigado amigos.

16 . Comunidades

13 Agosto 2012

Sbado, realizou-se uma festa nas instalaes da Casa da Madeira de Toronto com a finalidade de angariar fundos para socorrer as vtimas do fogo que alastrou e afetou algumas freguesias

daquela Regio de Portugal por muitos conhecida pela Prola do Atlntico. Fogo que destruiu milhares de hectares de floresta e centenas, para no dizermos milhares, de habitaes deixando inmeros

Gonalves, juntamente com o David Rodrigues, proprietrio da loja Portugal Mix, ambos naturais da Madeira, resolveram, com o apoio da Casa da Madeira Community Centre, fazer uma festa cuja receita ser

elementos da populao, famlias completas, sem abrigo e sem meios para sobreviver. Tudo o que tinham foi consumido pelos devastadores incndios que vem j por algum tempo propagado por muitos pontos da Ilha que a muito custo vem sendo contido pela defesa civil formado por bombeiros e populares. Segundo nos foi informado no local mais de 90 pessoas receberam tratamento nos

enviada em auxilio daqueles que ficaram sem meios para sobreviver aps a destruio das suas propriedades e bens. Esta festa de solidariedade embora infelizmente no tivesse lotado aquele recinto mas que teve uma participao aceitvel e comparncia de povo foi abrilhantada por diversos artistas dos quais destacamos, alm do organizador Dcio

Houve leilo de objetos ofertados por amigos e benfeitores que foram leiloados (arremataes) pelo presidente da Casa da Madeira, o Salom Gonalves, e pelo artista Dcio Gonalves. A noite, aps a atuao dos artistas continuou animada pela musica DJ do Jorge Carvalho e muitos pares se

13 Agosto 2012

Ainda a tempo . 17

Sondagem CM/Aximage:
Numa altura em que cerca de dois milhes de portugueses vivem em risco de pobreza e em que o Governo tem pela frente a preparao do prximo Oramento do Estado, a maioria dos portugueses no tem dvidas de que 2013 vai ser um ano ainda pior que o actual.

Economia vai piorar em 2013


Uma sondagem da Aximage para o Correio da Manh mostra que 52,6% dos inquiridos antecipam piores condies econmicas para as famlias e empresas no prximo ano. Apenas 19,1% arrisca dizer que a situao poder melhorar. Apesar do pessimismo actual, boa parte dos portugueses acredita numa luz ao fundo do tnel e antecipa uma inverso da tendncia recessiva. Quando questionados sobre como vai estar a economia portuguesa daqui a trs anos, a maioria dos inquiridos (45,9%) da opinio que estar melhor e s 24,5% prev uma situao ainda pior do que a actual.

Entre aqueles que acreditam numa melhoria das condies de vida no curto prazo estosobretudo pessoas que nas ltimas Legislativas votaram no Governo de coligao PSD/CDS-PP. Os mais pessimistas so os eleitores da CDU: 51,9% antecipa uma economia pior aps o programa de ajustamento.

Impotncia Sexual Masculina


Por: Venessa Barros N.H.C (ERVANARIA MUNDIAL 416 654-9133
Ol a todos. Espero que estejam todos bem. Esta semana tive alguns clientes procura de uma explicao sobre a Impotncia Sexual Masculina, as causas, possveis tratamentos e dietas para melhorar este tipo de condio. Espero que este artigo seja de benefcio para todos. Por mim, vou fazendo aquilo que gosto de fazer, ajudando voc a ajudar-se a si mesmo. Se quiser sugerir um artigo sobre um tpico especfico envie-me um email para ervanariamundial@yahoo.ca ou telefone para 416-654-9133. A IMPOTNCIA MASCULINA manifesta-se como a incapacidade de ter e manter uma ereo, bem como de ejaculao. As causas da impotncia podem ser fsicas e psicolgicas. As de origem fsicas se devem a: 1. Bloqueio das artrias que irrigam o pnis devido a aterosclerose (colesterol que obstrui as artrias e diabetes , os quais; detm o fluxo correto do sangue nos corpos do pnis). A presso do sangue dentro do pnis que produz a ereo; 2. O estresse, a ansiedade, as preocupaes e a depresso fazem com que seja produzida uma forma de adrenalina que bloqueia a ereo do pnis. 3. Falta de uma nutrio adequada que contenha zinco suficiente, vitamina E e vitaminas para o sistema nervoso, como a B1, B5, B6 e B12. 4. A vitamina E e o zinco so indispensveis para a produo do esperma. O zinco encontra-se em grande quantidade em alguns mariscos como as ostras. Tratamento: Aspectos fsicos: 1. Primeiro, confirmar com o mdico que no existe nenhum impedimento orgnico real; 2. Segundo, a impotncia e a frigidez se derivam muito freqentemente da falta de nutrio adequada. Para sanar essa defcincia, recomenda-se a ingesto de gelia real, plen e ginseng, j que so poderosos afrodisacos e energizantes. Esses produtos, alm de conter uma srie de hormnios que so necessrios para os procesos sexuais, so altamente energticos. muito importante tambm ingerir as vitaminas C e E e o zinco. A produo de smen fortemente influenciada por esses dois elementos indispensveis para a produo de espermatozides e o correto funcionamento das glndulas sexuais, tanto no homem como na mulher. Descobriu-se que o aminocido Arginina - que se encontra na Aloe Vera em 14 ppm - ajuda muito a produo de espermatazides. Para mulheres, recomenda-se adicionar dieta azeite de oliva, abacate e nozes, j que esses elementos ajudaro a incrementar a lubrificao vaginal. Aspectos psicolgicos ou mentais: Se o problema grave e de origem mental, a consulta com um psiclogo pode ser de grande utilidade, j que pode se encontrar alguma situao traumtica desde a infncia ou da adolescncia que esteja bloqueando a pessoa para que se desenvolva adequadamente nesse sentido. Alm de ser conveniente ingerir as vitaminas B1, B5, B6 e B12, as quais se encontram em alta concentrao na gelia real e no ginseng, pode-se complementar acrescentando 5 rng de extrato de testosterona 2 vezes a dia. Alm de incrementar o apetite sexual, tambm iro melhorar a concentrao mental e a imaginao da pessoa, to necessria para todo o processo sexual. O exerccio fsico tambm incrementa a atividade sexual, j que faz com que o crebro segregue substncias como a dopamina (a qual causa euforia nos esportistas), alm do hormnio testosterona e outros hormnios da sexualidade. Recomendaes: Alm disso, recomenda-se: 1. Vitaminas: B1, B5, B6, B12, C e E; 2. Minerais: Zinco 3. Outros: extrato de testosterona e arginina; 4. Gelia Real. Para maior eficcia colocar a gelia real abaixo da lngua at que se dissolva 2O a 3O min antes de comer qualquer alimento. Abaixo da lngua existem veias que absorvem diretamente os componentes da Gelia Real.; 5. Ginseng ; 6. Vitamina E; 7. Multiminerais. O zinco o mais importante. As ostras contm grande quantidade desse mineral; 8. Plen de abelha; 9. Vitamina C. Desejo-vos uma semana maravilhosa e saudvel.

Portugal na explorao de ouro?


O Governo Portugus acaba de assinar quatro contractos de explorao mineira com companhias interessadas em pesquisa de ouro, volfrmio e outros recursos, no nosso Pas de origem.

Segundo o ministro da Economia, lvaro Santos Pereira, Portugal espera que a indstria mineira seja um bom recurso para os prximos anos e que continui a avanar para estimular o crescimento e a criao de postos de trabalho, como acentuou aquele ministro, falando SIC TV.

A candidata do PSD/Aores a presidente do governo comprometeu-se hoje a chamar os jovens aorianos a participar na governao da Regio a partir de outubro, alegando que as ideias e energia da juventude so necessrias para o futuro do arquiplago.

Berta Cabral quer ideias e energia dos jovens na governao dos Aores
Estamos fartos de gente que repete sempre as mesmas palavras e os mesmos chaves sem resolver problema nenhum. O que os Aores precisam de querer e vontade. Os Aores precisam mesmo de vocs, afirmou Berta Cabral, dirigindo-se aos jovens aorianos.

Jacks bakery
A PENSAR... E quando o Jack pensa... h algo de novo na cidade!

ESPERE!
Precisamos das vossas ideias. Da vossa energia. Da vossa capacidade. Nunca os Aores tiveram uma gerao to preparada. To capaz. A vossa oportunidade a grande oportunidade dos Aores. Vocs so a nossa oportunidade, afirmou Berta Cabral, numa declarao destinada a assinalar o Dia Internacional da Juventude. A lder social-democrata salientou que pretende chamar os jovens aorianos a participar ativamente no novo ciclo que se vai abrir aps as eleies legislativas regionais de outubro, tendo referido que conta com a juventude para participar no debate e depois na ao. Berta Cabral considerou que seria um erro desperdiar esta gerao, sublinhando que os Aores precisam da irreverncia e do inconformismo da juventude. Algumas pessoas queixam-se da irreverncia e do inconformismo da juventude. Assustam-se com a vossa energia e agitao. Digo-vos que esto enganados. O que os Aores precisam mesmo do vosso inconformismo, disse. Para a candidata do PSD/Aores a presidente do governo, gente cinzenta e conformada com as coisas no faz falta Regio, pois os Aores precisam mesmo de irreverncia nas solues.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica
CONTACTE E TER BONS RESULTADOS

Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

18 . Ler e contar O Direito Dignidade! Jos Manuel Bolieiro defende:

13 Agosto 2012

Sao_baptista@hotmail.com

Conceio Baptista

s vezes, causa-me profunda indignao a situao dos nossos idosos, tendo ou no o estatuto de reformados, em Portugal e tambm aqui, por este pas das abundncias, onde vivemos. Esses dignos cidados, que deram sociedade, ao longo de toda uma vida, o seu trabalho, a sua importante participao, sempre renovando e reproduzindo o seu contributo, que foi fundamental para a sociedade - e por isso, merecem ser respeitados e ter condies dignas de existncia. As estatsticas falam verdade, dizem muitos... e eu penso que, depois de postas no papel, com palavras bonitinhas e ajeitadas, at so muito capazes de parecer bem. Mas a realidade, essa nua e crua verdade, dita pela voz do povo, no que eu verdadeiramente acredito. Gosto de conversar, e fao-o com muita gente, e conheo muita gente, das minhas caminhadas-voluntrias por esta nossa comunidade, que esto reformados, e ouo quase sempre dizerem, que tm uma penso de misria, e que tendo vivido uma vida inteira de sacrifcios e de trabalho pesado, agora a sua disponibilidade parece-lhes um vazio, mas cheio de solido, agravado, muitas vezes, por srias dificuldades econmicas. Ainda nunca ouvi, ao longo do tempo, um nico reformado dizer, que tinha uma boa penso, que vivia muito bem, que passeava e descansava sem preocupaes. Claro, que existem por a alguns casos de incrveis penses mas isso... s entre alguns polticos e classes privilegiadas... E eu, estou a falar da maioria, pois a que est o povo representado, que est a nossa gente, que se preocupa no dia a dia com dificuldades, por ser essa a altura da vida onde se necessita de mais cuidados, de mais medicamentos, de mais ajuda para meios de transporte, de melhores condies para fazer face ao custo de vida, e de mais recursos, para poderem viver uma vida com dignidade! Devemos pois, estar conscientes e solidrios com o bem-estar dos nossos idosos, pelo seu direito felicidade e dignidade, que um acto de justia - e tambm, pensar no nosso prprio futuro! E s vezes eles os reformados j nem querem falar. Deixaram de acreditar nos que mandam. Precisam, de facto, de quem fale por eles. O no acreditar... di, de facto, muito.

Incentivos aos jovens para manter tradies


O Presidente da Cmara Municipal de Ponta Delgada defendeu, tera-feira, a necessidade de continuar a incentivar os jovens no sentido destes manterem a cultura e as tradies aorianas, afirmando que esta tem sido, e continuar a ser, umas das preocupaes da autarquia. Jos Manuel Bolieiro falava, no Salo Nobre dos Paos do Concelho, na sesso de boas-vindas aos convidados de honra do XX Festival de Folclore da Relva - Mostra Folclrica do Atlntico. O autarca de Ponta Delgada, que recebeu o Rancho Folclrico Rosas do Lena, Rebolaria (Batalha, Alta Estremadura), o Folk Dance Group SAIME (Letnia) e o Mali Gorzowiacy Folk Dance Group (Polnia) voltou a realar a dimenso internacional que o Grupo de Cantares e Balhados da Relva tem dado cultura tradicional, com a realizao da Mostra Folclrica do Atlntico. Salientando que o apoio que a Cmara de Ponta Delgada ao folclore para continuar, porque faz todo o sentido ajudar a manter as

nossas tradies culturais, Jos Manuel Bolieiro disse que o Grande Festival de Folclore da Relva - Mostra Folclrica do Atlntico um grande exemplo do trabalho que tem de ser feito para divulgar as nossas tradies e, ao mesmo tempo, conhecer outras culturas. Referiu mesmo que, atravs desta Mostra, organizada h h 20 anos pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclrico de Cantares e Balhados da Relva, tambm se promove Ponta Delgada, a ilha de So Miguel e os Aores em geral. Recorde-se que a Mostra Folclrica do Atlntico reuniu, alm dos ranchos acima mencionados, os grupos folclricos do Porto Formoso, Nossa Senhora da Graa, Grujola, do Livramento e da Faj de Baixo (todos da ilha de So Miguel), bem como o grupo anfitrio (Grupo de Cantares e Balhados da Relva) que este ano comemora 36 anos de existncia e foi distinguido pela Cmara com o Diploma de Reconhecimento Municipal.

Juan Carlos, Sofa, Felipe e Letizia deram a 8 de agosto, incio agenda oficial de vero com o habitual jantar com as autoridades Baleares. Os reis Juan Carlos e Sofa e os prncipes Felipe e Letizia estiveram juntos no Palcio Almudaina, em palma de Maiorca, para darem incio agenda oficial de vero da famlia real espanhola. Cerca de 50 convidados foram recebidos pelos soberanos espanhis e pelos prncipes das Astrias no habitual jantar com as autoridades das Baleares. Esta foi a primeira vez que os quatro se juntaram em Maiorca, desde o incio das frias de vero, e mostraram-se bastante bemdispostos. Pela primeira vez, a famlia real espanhola vai romper com a tradio das frias em famlia. Os trs filhos dos reis no vo reunir-se este vero em Marivent, como tm feito at agora, j que os duques de Palma e os seus quatro filhos, Juan, Pablo, Miguel e Irene, que neste momento vivem em Washington, no vo passar frias a Palma de Maiorca.

Reis de Espanha e prncipes em Palma de Maiorca

Alm da tradicional fotografia de toda a famlia, que este ano fica incompleta ou poder nem ser feita, a famosa Copa do Rei de Vela de Maiorca no ir contar com a presena do prncipe Felipe, visto que na terceira semana de julho, semana em que se realiza a prova este ano para no coincidir com os Jogos Olmpicos, ainda tem agendados compromissos profissionais. Alm das ausncias, as frias reais vo ser tambm condicionadas pelo programa olmpico e pelos resultados dos desportistas espanhis nas Olimpadas. A famlia real vai andar num vai e vem entre Londres e Palma de Maiorca para poder assistir inaugurao, encerramento e competies de maior relevncia dos Jogos Olmpicos 2012. Ainda no h confirmao oficial, mas o embaixador de Espanha no Reino Unido, Frederico Trillo, assegura que a rainha Sofia estar presente na receo aos atletas espanhis, no dia 26 de julho, e que o prncipe Felipe ir ao encerramento das provas, no dia 12 de agosto. O vero da famlia real ser tambm marcado pela austeridade em solidariedade com os espanhis que esto a sofrer com a crise econmica. Os reis e os prncipes vo ter umas frias de acordo com as circunstncias do pas e at o iate Fortuna vai estar parado para no gastar combustvel.

Resistncia falhada
Resisti at onde foi possvel. Os meus amigos bem me pressionavam. Os familiares, tambm. Entendiam todos o que s eu no entendia. Que o homenzinho no prestava. Que lhe faltavam at os dentes do sizo... que, pelos vistos, nunca teve nem vai ter. No prestava, pronto. E eu... na minha. Era mesmo o que faltava. Um ministro todo atirado para a frente. A derimir foras contra os poderes ocultos dos anjos do anterior senhor do Governo, todo inteiro no apego ao lder, todo a olhar o futuro! Era l possvel. De repente, porm, o telhado das minhas convices que s o era... pelo que o umbigo me ia dizendo... desabou. Ficaram em estilhaos as tais convices que estavam enraizadas no meu bestunto pensador. Deixaram de fazer sentido todas as razes que eu tinha alinhadas no soto da minha incompetncia de investigador e que at ali balizavam o furor da minha resistncia.

O malandro do Daniel Oliveira, que escreve para o Expresso, atirou para a minha frente com um recorte de um Jornal, velho de 15 anos, onde se dizia, preto no branco, que ele no prestava. Que tinha no sei quantas direces em Tomar e em Lisboa para atirar para a mente dos incautos como eu quando fosse necessrio concorrer a eleies por este ou por aquele crculo. Entendia o enfant terrible do actual PSD que (entenda-se) nada tem a ver com o PSD do Francisco de S Carneiro que era importante ter as tais direces para consumo partidrio e para atirar aos olhos dos eventuais eleitores. Que eram capazes de querer mais um candidato que morasse mesmo ao lado ainda que a morada fosse fictcia do que outro, que viesse no sei de onde. Para alm disso, at dava para receber uns trocados do subsdio de deslocao. um malandro, sim senhores. Um malandro! Aquele Daniel Oliveira mesmo um malandro! Lembrar-me estas coisas e deitar por terra o que eu acreditava. Dizer-me, com provas, que ele no prestava... e que eu sacrificava, afinal, a um santo que no o era! Quando eu estiver com ele e pela foto nem muito forte vou entrar em luta fsica.

Depois... ainda tira concluses que eu nem era capaz de sonhar. Que o primeiro-ministro este que temos e no o outro que se foi para Paris s o escolheu por que ele manobrava o Partido, terava armas pelos chefes, jogava o jogo da verdade (mesmo quando era mentira... o cho em que se movimentava). E de provas em provas, de conversa em conversa... vamos todos chegando concluso que Miguel Relvas e dele que estou a falar no presta. Nunca prestou e se algum dia pareceu prestar... o seu prazo de validade chegou ao fim. Vai cair com estrondo. Um estrondo que h-de meter cursos tirados assim-assim, tomadas de posio a jeito do faz-de-conta, trapalhadas com as secretas do nosso descontentamento, e negcios que o no eram... mas que com ele passaram a ser. Por mim... no resisto mais. Miguel Relvas a pedra no sapato mais uma que o Pedro Passos Coelho tem. Uma pedra no sapato que o no deixa andar. E que s me leva a dizer como o fez Daniel de Oliveira que tudo isto uma montra da natureza tica de um governo que parece viver dos negcios e para os negcios. E como em poltica... o que parece ...! - Fernando Cruz Gomes

13 Agosto 2012 Londres2012 j tem vtima:

Ler e contar . 19

Adepto britnico morreu no hospital, depois de sofrer ataque cardaco


Uma notcia da LUSA, datada de Londres, diz que um adepto britnico, que tinha programado as frias para assistir aos Jogos Olmpicos Londres2012, morreu na sextafeira passada, vtima de ataque cardaco no veldromo de Stratford, e aps a equipa britnica se sagrar campe. De acordo com a EFE, que cita um funcionrio do veldromo, Conrad Readman, de 49 anos, sofreu um colapso quando se encontrava numa das casas de banho do recinto e foi assistido durante 23 minutos por uma equipa mdica no local, antes de ser transportado ao hospital, onde acabaria por morrer. O adepto foi encontrado na tarde em que Victoria Pendleton conquistou o ouro na prova de keirin e a seleo britnica feminina se sagrou campe olmpica de perseguio, com novo recorde mundial.

Carta a um Filho (que podes ser tu...)


Fernando Cruz Gomes
Ontem ou foi hoje...) encontrei no soto da minha memria uma carta que voltei a ler. Uma carta que nem sei se minha... e se pertence ao meu esplio, ou se a copiei de livro velho que vou lendo vezes sem conta. Uma carta. Simplesmente uma carta. Meu querido filho: No dia em que me vires velho... no dia em que j no seja eu... tem pacincia e tenta entender-me. Como eu fiz, vezes sem conta, no dia-a-dia dos teus diuas. Quando todos comerem e eu no conseguir... quando no puder vestir-me... tem pacincia. Recorda, afinal, as horas que eu passei a ensinar-te. As horas em que punha agora uma perna... logo outra... at tu vestires aquelas calas de que tanto gostavas. Se quando falar contigo repetir as mesmas coisas uma e muita vez, no me interrompas. Tenta escutar-me. Tenta ver at onde eu vou. Quando eras pequeno, na hora de dormir... eu tinha de te explicar vezes sem conta a roupagem do conto que te lia at tu comeares a dormir. No me envergonhes quando eu no quiser tomar banho. No me ralhes. No fundo, importante que recordes aquele tempo que eu tinha de andar atrs de ti. As mil e uma desculpas que me davas para no tomar banho. Quando anotares a minha ignorncia, face s novas tecnologias que tu j dominas de olhos fechados... dme o tempo necessrio. No me irrites com o teu sorriso de quase sarcasmo. Eu ensinei-te, afinal, tantas e tantas coisas! Tantas! A vestir-te. A comer bem. A contar, primeiro pelos dedos e depois com pedrinhas que estavam sempre ali mo de semear. Ensinei-te at a forma como enfrentar a vida. Algumas coisas que tu sabes... so afinal filhas do esforo e da perseverana dos dois. Quando, em algum momento, perder a memria ou no conseguir entender o fio meada. D-me o tempo necessrio para eu me recordar. E mesmo que eu me no lembre, no te preocupes, porque o mais importante para mim... estar contigo. Era sentir que me ouvias. Quando os meus membros cansados j me no deixarem caminhar... d-me a tua mo amiga. Ajuda-me tu. At recordando as mos que te ajudaram, tanta e tanta vez quando estavas a aprender a andar... quando davas os primeiros passos. E se eu algum dia te disser e isso pode acontecer que j no quero viver, que quero, antes morrer, no ligues, no te aborreas. Um dia entenders que isso no tem nada a ver contigo e com o teu amor, nem comigo, nem com o meu amor por ti. At porque entenders se que no entendeste ainda que na minha idade, o importante j no viver. sobreviver! Um dia entenders que, apesar dos meus erros, sempre desejei para ti o melhor. Sempre quis preparar o caminho que tu ests a trilhar. De resto, no te deves sentir triste ou zangado por me veres neste estado. Fica ao meu lado. Entende-me. Tenta entender-me, melhor dizendo. Como eu fiz quando tu estavas a comear a viver. Agora, toca-te a ti acompanharme no meu frouxo caminhar. Ajuda-me a acabar este meu caminho. Com amor. Com pacincia. Sou capaz de te pagar, apenas, com um sorriso. Mas c dentro, at, at ultima pulsao do corao, ainda conservo o intenso amor que sempre tive por ti. Amo-te, filho! A carta est assinada: O teu pai, a tua me, os teus avs. Se a carta no for minha e j me no lembro gostava que fosse...

O site do Correio da Manh avana com a notcia que Luciana Abreu vai mesmo divorciar-se de Yannick Djal.

Luciana Abreu vai mesmo divorciar-se de Yannick Djal

De acordo com o CM a cantora emitiu um comunicado a confessar que, embora tenha dado uma segunda hiptese ao seu casamento com o jogador de futebol, este no se ir manter por falta de confiana e de seriedade. Na sequncia das notcias que a imprensa tem veiculado sobre a minha reconciliao com o meu marido, tenho a informar que de facto aceitei dar uma segunda oportunidade ao nosso casamento, atendendo a que temos duas filhas to pequeninas, diz a cantora. Contudo, Luciana Abreu adianta que j chegou concluso queesse motivo no pode justificar a manuteno de uma relao com algum em quem no confio e, portanto, no mais alvo de amor. O mesmo site avana ainda com outro excerto do comunicado onde Luciana acusa o jogador do Benfica de este no se ter revelado um pai altura nem um marido com a seriedade que exijo dos que me rodeiam e de colocar frias e compras de carros frente do sustento dos filhos nos ltimos trs meses. Recorde-se que Luciana Abreu e Yannick Djal se casaram em maio de 2010 e tm duas filhas em comum, Lyonce Viiktrya, de um ano e meio, e Lyannii Viiktrya, de trs meses. Um assalto com... problemas Entretanto, a casa de Yannick Djal, na Moita, foi assaltada na passada sexta-feira, tendo sido roubadas jias, dois telemveis e um computador porttil. O jogador do Benfica revelou GNR que suspeita da sua prpria mulher.

Jovem s consegue comer queijo, batatas fritas e po


Na sequncia de uma fobia comida, uma jovem do Reino Unido s consome trs tipos de alimentos: po, queijo e batatas fritas. A restante comida provoca-lhe ataques de pnico. A adolescente, de 18 anos, Abi Stroud, sofre de Sndroma de Alimentao Seletiva desde os dez anos, pelo que passou desde os ltimos oito anos a comer apenas estes trs tipos de alimentos, de marcas especficas. At o simples facto de visualizar outra pessoa a comer uma pea de fruta pode desencadear um ataque de pnico na jovem britnica. Abi Stroud come, por semana, cerca de trs pacotes de queijo cheddar, trs pacotes de batatas fritas congeladas e trs embalagens de po de forma, fazendo apenas duas refeies por dia; almoo e jantar que so sempre preparadas pela me. As nicas refeies efetuadas fora de casa so o po e batatas comprados num restaurante perto de casa. Nunca janto fora com amigos ou outras pessoas porque preocupa-me que esperem que coma outra coisa, contou Abi Stroud ao Daily Mail. Aos 16 anos, Abi j pesava cerca de 90 quilos e o mdico aconselhou-a a mudar os hbitos alimentares ou ento seria provvel que morreria jovem. Abi, no entanto, no consegue alterar a sua forma de alimentao e a nica forma como consegue controlar o peso comer menos e fazer exerccio, tendo j reduzido para cerca de 80 quilos.

20 . Automobilismo

13 Agosto 2012

Faleceu Philippe Bugalski

Jaguar F-Type apresentado em Paris


A marca inglesa confirmou que o seu novo modelo vai estar presente no certame parisiense. A apresentao oficial est marcada para 27 de Setembro. Chama-se F-type e o mais recente desportivo da Jaguar. Feito em alumnio e com capacidade para apenas dois ocupantes, este trao traseira promete emoes fortes graas a dois motores de deixar gua na boca: um V6 de 3.0 litros, com verses de 340 e 380 CV, e um V8 de 5.0 litros com mais de 500 CV de potncia! Turbocomprimidas e com recurso injeo direta, estas duas unidades esto associadas a uma caixa automtica de oito velocidades da ZF e tero direito a um stop&start para reduzir as emisses e o consumo. O ambiente na Jaguar de grande expetativa. Adrian Hallmark, Diretor Global da Jaguar Cars, comentou: A apresentao do F-TYPE em Paris ser um dia verdadeiramente importante na histria da Jaguar, dado que ir marcar o regresso da companhia ao

Paulo Alves Carlos Moreira

O universo dos ralis ficou mais pobre com a morte de Philippe Bugalski, piloto francs de 49 anos de idade, vtima de uma queda acidental. No seu currculo, Bugalski contava com trs campeonatos de ralis de Frana (1998, 1999 e 2000), mas tambm com dois triunfos surpreendentes em provas do Mundial de Ralis, ao volante de um Citron Xsara Kit Car, em 1999, o que lhe concedeu maior notoriedade internacional. Nesse ano, Bugalski imps o seu Xsara de duas rodas motrizes na Volta Crsega e no Rali da Catalunha, surpreendendo os WRC no asfalto e mostrando que o modelo francs tinha potencial para rivalizar com os melhores World Rally Cars. Bugalski foi, assim, o primeiro vencedor pela Citron em provas do Mundial de Ralis. O francs foi um dos membros ativos no desenvolvimento do projeto da Citron para o Mundial de Ralis, ajudando evoluo do Xsara para World Rally Car. Bugalski saiu vitorioso ainda em dez provas do Campeonato Europeu de Ralis, tendo colocado um ponto final na sua carreira profissional em 2003, ento com 40 anos de idade, rumando empresa Automeca. Apesar disso, Bug, como era apelidado, manteve sempre a ligao competio, ajudando a marca gaulesa a desenvolver o C4 WRC mas

mercado dos veculos desportivos, um mercado que originalmente ajudou a criar. PS: A imagem que lhe trazemos um esboo da carscoop e no a imagem oficial do modelo. inspirada nas propores e linhas do C-X16.

Nuccio Concept vendido por 2 milhes de euros

O Nuccio, apresentado no ltimo Salo de Genebra, tem o nome do filho do fundador da mtica casa de design, Giuseppe Bertone, e serve de homenagem aos 100 anos de existncia da empresa. Mas este no caso nico e parece que os chineses descobriram a exclusividade dos prottipos. Basta recordar a compra, tambm por um chins, do prottipo Lamborghini Aventador J, por cerca de 2,8 milhes de euros, em Genebra. Em comum tm o facto de no terem planos para ser produzidos em srie e isso torna-os ainda mais exclusivos... e caros. Com formas agressivas e muito afiladas, o Nuccio mede 4,8 metros de comprimentos, 1,9 de largura e tem uma distncia entre-eixos de 2,6 metros. A altura de apenas 1,2 metros. O enorme pra-brisas percorre praticamente todo o tejadilho, de cor laranja, que contrasta com a cor escura da carroaria e sublinha ainda mais a sua aparncia desportiva e futurista. O motor escolhido de origen Ferrari, um V8 de 4,3 litros, montado em posio traseira, que oferece 480 CV de potncia. E s este extravagante proprietrio vai ter o privilgio de desfrutar deste carro nico, que est homologado para andar em estrada.

Sbastien Buemi espera regressar F1 em 2013

Afastado de um lugar como piloto titular da Toro Rosso no incio do ano, Sbastien Buemi est bastante confiante de poder regressar competio naquela modalidade em 2013, embora afirme que no pretende faz-lo ao volante de carros mais lentos, como so os da HRT ou da Marussia. O suo atualmente o piloto de testes da Red Bull, motivo que deixa Buemi orgulhoso e confiante na possibilidade de voltar F1: bom. A Red Bull a equipa nmero um na Frmula 1 e tenho um p na porta. Isso importante se eu quiser voltar competio no prximo ano, afirmou Buemi ao jornal suo 20 Minuten. Indicando que existem opes para voltar F1, Buemi refere no entanto que no pode dar mais detalhes at que tudo esteja no papel. E acrescenta que neste momento, parece que tudo est bem encaminhado, afianando ainda que se trata de uma formao competitiva. Quanto possibilidade de rumar a uma das formaes do fundo da grelha, como a HRT ou Marussia, o suo indicou que no o faria: Claro que quero voltar a competir, mas essas equipas esto demasiado longe dos outros. No se est bem na corrida se aps 15 voltas j estamos a tentar no atrapalhar a corrida dos outros, explicou. Quanto ao seu tempo na Toro Rosso e posterior afastamento, Buemi recusou tecer crticas e lembrou que esse captulo est terminado para mim e pertence ao passado.

O comprador chins vai ficar com um carro nico, com um design com assinatura Bertone e um motor de origem Ferrari. As marcas descobriram um novo nicho com a venda de prottipos. O Nuccio Concept, o ltimo prottipo da lendria casa italiana Bertone, deve passar para as mos do seu novo proprietrio, um comprador chins que se mantm no anonimato, no dia 19 deste ms, durante o concuros de elegncia Pebble Beach, na Califrnia. Isto depois deste extravagante chins ter desembolsado cerca de dois milhes de euros.

Rui Gonalves stimo na Repblica Checa


O portugus Rui Gonalves (Honda) foi stimo classificado no Grande Prmio da Repblica Checa e manteve o nono lugar na classificao geral do campeonato do Mundo de motocrosse. Rui Gonalves terminou as duas mangas da classe MX1 em 11. e 5., respetivamente, prova que decorreu na pista checa de Loket dominada pelo campeo em ttulo, o italiano Antonio Cairoli (KTM), que reforou a liderana do Mundial ao vencer as duas corridas.

13 Agosto 2012

Andy DeCampos no Gladstone


A frase publicitria interessante. Theres a small hotel... Andy De Campos plays The Gladstone! Para ns, tem a fora que lhe imprime, de resto, o facto de Andy ser nosso. um luso-canadiano interessado em crescer, sem deixar de divulgar, tambm, as nossas coisas. De facto, o Gladstone bem capaz de ser um pequeno hotel... mas tem por l um Artista nosso, designadamente filho de

Ainda a tempo . 21

Mais um homicdio

Naquele que j o homicdio 33 de 2012, a Polcia comunicou que em 7 de Agosto, s 5 e 45, foi chamada a um apartamento na 15 Sewells Road. Uma mulher, de 29 anos, foi encontrada com Neste caso, o Andy o Jazz evidentes sinais de trauma, tendo sido pronunciado Crooner, actuando com morta no local.
um Leitor de Portugus chamado Luis Campos, que trabalhou entre ns e que deixou saudades. Rick Maltese ao piano, Ken McDonald no baixo e Steve Farrugia, nos tambores, no The Gladstone Hotels Melody Bar, j na sextafeira, dia 17 de Agosto, a partir das 9 horas da noite. O Gladstone fica situado no 1214 Queen Street West e para reservas pode ligar para 416 531 4635.

Peter Gulyas, de 35anos, de Toronto, foi acusado de homicdio de Segundo grau. A Polcia, que tem estado a patrulhar a zona, pede q auem souber qualquer informao, que contacte o sargento-detective Terry Browns, pelo 416-8087403, Crime Stoppers anonimamente pelo 416222-TIPS (8477).

Mayor Ford no Hospital


O Mayor de Toronto, Rob Ford, deu entrada no hospital, na tera-feira noite, depois de se sentir indisposto. Logo a seguir, o secretrio de Imprensa, George Christopoulos, acentuava que o Mayor est actualmente em observao, numa medida de precauo e espera-se uma rpida e completa recuperao. De acordo com o Toronto Star, tratou-se de uma visita de rotina e o seu irmo, Doug Ford, disse que ele est bem.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina

Agora tambem em Bradford!

Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Esta no foi a primeira vez que Ford esteve no hospital, durante o seu tempo como Mayor. Em Fevereiro de 2011 foi submetido a uma

interveno para retirar uma pedra no rim. Anteriormente, tinha feito uma operao para remover um tumor da apndice.

Investigao de roubos
Entre sexta-feira, 23 de Maro, e sexta-feira, 3 de Agosto, a Polcia de Toronto e a Polcia Regional de Peel investigaram 14 assaltos a estaes de gasolina e lojas de comrcio geral em Toronto e na regio de Peel. tinha uma arma e exigindo dinheiro. Vrios dos assaltos foram filmados pelas cameras de segurana. No sbado, 4 de Agosto, a Polcia de Toronto prendeu um homem, Karthik Poologanathan, de 26 anos, de Mississauga. Tem 14 acusaes Alega-se que o acusado entrava nos de roubo e 14 de falhar no termo de locais com uma nota indicando que liberdade condicional.

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

TEM AGORA AO SEU DISPOR; TRATAMENTOS HOLSTICOS MASSAGENS TRATAMENTOS PARA PERCA DE PESOS CHS EXCLUSIVOS LEITURA DE CARTAS E TRATAMENTOS ESPIRITUAIS 425 Rogers Road (junto ao Silverthorn) em Toronto CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS - POR APONTAMENTO

Naturistas : Paula Soares e Venessa Barros

ERVANRIA MUNDIAL

Tel: 416 - 654 - 9133

22 . Passatempos

13 Agosto 2012

Gossip
Companhia area deixa recado em asa do avio sobre aparente falha.
Ao ver o que parecia ser uma rea danificada na asa do avio da companhia Alaska Airlines, um passageiro ficou impressionado ao perceber que havia algo escrito no local. Ao olhar pela janela, viu uma nota escrita mo a dizer: Ns sabemos disso. O passageiro fotografou o bilhete e a imagem foi divulgada na internet. Segundo a companhia area, realmente no havia nada para se preocupar. A porta-voz da empresa disse que era um reparo aprovado para a aba de canto na asa direita. Um tcnico de manuteno escreveu para dar a conhecer tripulao. A mensagem era o resultado de boas

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Um amigo pode necessitar de apoio emocional. Mas tambm se pode dar o inverso. Nesse caso, no hesite em pedi-lo. Desfrute da companhia dos amigos. Dar uma festa ou receber alguns familiares mais chegados poder ser muito agradvel.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Sente uma maior necessidade de falar e exprimir os seus sentimentos. Fazer confidncias a um amigo pode ser til.

Caranguejo - 21-6 A 20-7


intenes de algum, disse, mas a nota no era apropriada e no seguiu os procedimentos da empresa. A mensagem foi imediatamente removida e a empresa pediu desculpas por qualquer alarme que possa ter causado.

Estude diversas possibilidades e faa um plano que lhe traga uma forma diferente de ganho, quer a nvel sentimental como material.

Leo - 21-7 A 20-8

Momento de harmonia, de bem-estar interior, de tranquilidade, de segurana, de intuies, percepes profundas, de aspiraes.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
3 9 5 4 6 3 1 2 2 3 1
4 2 3 9 8

Palavras Cruzadas
6 2 8 1 8 4 9 5 7 4
7 5 6 1

Sentir maior predisposio para conversar sobre assuntos muito srios com aqueles a quem quer bem.

Balana - 21-9 A 20-10

4 7 4

1 1 2 3 4 5 2 3 6 7 8 9 2 8 10 11
Horizontais

8 9 10 11

Os afectos vo estar em destaque. A sua necessidade de amor faz com que as rotinas normais paream trabalhos penosos.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Nesta fase, conversas que partida poderiam parecer casuais, podero ter uma maior profundidade emocional.

As actividades ligadas especulao financeira ou criao artstica esto favorecidas, assim como a sua faceta romntica.

5 7

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais 1-Fileiras/Em tempo algum; 2-Capital de Marrocos/Ttulo honorfico em Inglaterra; 3-Doutor (abrev.)/Aglutinao da prep. com e do pron. demonstrativo a/Som de canho; 4-Afronta pblica; 5-Contraco de em com a/ Sociedade Annima/Governador rabe; 6-Eu te sado! (interj.)/O acusado/Preposio designativa de falta; 7-Queima/Televiso/Glio(s.q); 8-Que cumpre; 9-Peixe da fam. dos escmbrios
da ordem dos acantoptergeos/ Avanavam/Unio Europ. (sigla);

O seu inconsciente parece apoderar-se de si e controlar as suas atitudes. Faa uma auto-anlise. Mostre o seu lado mais cinzento.

Na esfera do trabalho podero surgir notcias inesperadas, uma inspirao diferente ou um dado novo.

O seu lado afectivo, romntico e apaixonado estar beneficiado. Aproveite para dar uma festa em casa.

1-Pessoa que vende jornais pelas ruas/Borracha (utenslio escolar); 2-Deixava escapar/Transportes Areos Portugueses; 3-Prefixo (oposio)/D ouvidos a; 4-Pequena mala (plural)/Desaparecer; 5-Conquistaram/Autores (abrev.); 6-Nesse lugar/Dcima sexta letra do alfabeto grego; 7-Outra coisa (ant.)/Que no intervm a favor nem contra; 8-Tumulto popular/Regressamos; 9-Mestre ou patro de embarcao /Sem ornatos; 10-Partido/Voz da raposa; 11-Prefixo que exprime a ideia de meio, metade/Governar (o navio);

Receita.

Ingredientes (4 pax.): -200ml de natas c/ cogumelos -450g de bife da vazia s tiras -2 colhe. de sopa de manteiga -150g de cogumelos laminad. -1 colher de ch de mostarda -1 colher de ch de gengibre -1,5 dl de caldo de carne -3 col. de sopa de vinho do Porto branco seco -sal q.b. -pimenta moda na altura q.b. -4 fatias de po de forma, cortadas em tringulo e fritas em azeite Confeco: Derreta manteiga numa frigideira e frite ligeira/ a carne em lume brando, durante 5min. Escorrra a

Bife da Vazia com Molho de Nata com Cogumelos

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1-Ardina; Safa 2-Largava; TAP 3-Ab; Escuta 4-Sacos; Sumir 5-Tomaram; Aa 6-A; Pi 7-Al; Neutral 8-Motim; Vimos 9-Arrais; Nu 10-Ido; Regougo 11-Semi; Marear

9 2 5 6 4 1 8

4 8 2 1 3 6 9 7

3 1 8 9 7 5 4 2

VERTICAIS 1-Alas; Jamais 2-Rabat; Lorde 3-Dr.; Ca; Trom 4-Ignomnia 5-Na; SA; Emir 6-Ave; Ru; Sem 7-Assa; Tu; Ga 8-Cumpridor 9-Atum; Iam; UE 10-Fatia; Longa 11-Aparar; Suor

6 9 4 8 2 7 3 5

7 5 9 3 1 8 2 6

8 3 6 7 5 9 1 4

5 6 1 4 9 2 7

2 4 7 5 8 6 1
3

1 7 3 2 6 4 5 9

10-Talhada/Slaba vogal cuja pronncia demorada; 11-Cortar as beiras de/Transpirao;

carne e coloque-a num prato e reserve. Na mesma frigideira, junte os cogumelos e coza 2-3min. nos sucos da carne. Adicione a mostarda, o gengibre, sal e pimenta. Coza 2 min. e junte o vinho do Porto seco, o caldo de carne e as natas com cogumelos. Deixe ferver at obter um molho cremoso. Deite o molho sobre a carne. Sirva a carne com os tringulos de po frito. Acompanhe com macarro cozido.

Palavras Cruzadas

13 Agosto 2012 O extracto do gro verde do caf

Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907

-Homem para fazer limpeza na rea de Toronto, do meio dia s 8 da noite. Contactar Manuel Bernardo. 416-782-0888. -Operrios construo civil, com experincia em telhados. 416-534-6482. -Cozinheira com experincia para churrasqueira. 416-7209590. -Assistente de apoio domicilirio. Fluente em portugus e ingls e com Certificado de Personal Support Worker. Enviar resum ateno de Patrcia Gomez. Fax 416-532-6873. -Secretria em regime de full time para escritrio de real estate. 416-658-1300. -Senhora para cuidar de senhora idosa. Contactar Alvie. Ligar depois das 18 horas. 905-279-4601. -Empregado com carta de conduo para armazm de produtos alimentares na rea de Mississauga. 416-5693428. -Operrio construo civil, com experincia em cofragem (framing) e cimento. 416-858-8466.

Coisas e loisas . 23 PEQUENOS ANNCIOS ALUGA-SE NO ALGARVE -Empregados de limpeza com


experincia. 416-939-8279. -Gerente para edifcio residncial em Toronto. 647995-8140. -Operrio construo civil, experincia em bricks e blocks. Contactar Victor. 905-8593082. Para frias excelentes, no Algarve, Albufeira, Portugal. Lindo duplex com vista de mar, perto da praia, local perfeito, Albufeira. Completamente equipado. 3 quartos grandes, todos com varandas e linda vista. Cozinha. 2 WC completos. Sala com saida para 2 grandes terraos com vista de mar. Piscina para adultos e crianas, Jardim. Uma excelente localizao, na Rotunda dos Relgios, junto a todo o comrcio, frente ao Shopping e mesmo ao lado do Pingo Doce, Restaurantes, Trnasportes e Clnicas. Farmcias, divertimentos, Correios, Bancos, etc. Contacto em Portugal: LINDA ANTUNES 962681955 ou 214661517

Hoje vou escrever sobre um produto que est a ser usado com muito sucesso nos tratamentos de emagrecimento e tambm como rejuvenescedor e antioxidante. Trata-se do extracto do gro verde do caf. Este produto extrai-se a partir do original gro da planta do caf que antes de ser tostado tem de facto cor verde em vez da cor castanha pela qual habitualmente conhecido. Na sua forma original (cor verde) o gro de caf, contm uma substancia activa chamada: cido clorogenico, muito activo e eficaz na perda de peso. Quando tostamos o caf e o gro se torna castanho, esse factor valioso perde-se, tornando-se o efeito do produto alterado. O cido clorogenico, contido no gro verde do caf, inibe a absoro das gorduras e estimula a activao do metabolismo gordo realizado pelo sistema hepatobiliar. Outro desempenho benfico deste polifenol, a neutralizao de vrias classes de substncias carcinogeneas (passveis de provocar a ocorrncia de cancros), antes de elas poderem provocar leses no ADN, provocando doena. O cido clorogenico do gro verde do caf, induz abaixamento no nvel de homocisteina do sangue, ao contrrio do que acontece no gro aps ser torrado. Sabemos que os altos nveis de homocisteina, ocorrem e so indicadores de Doena Cardiovascular. Sabemos igualmente que o extracto do gro verde do caf no prejudica e at ajuda no tratamento da hipertenso arterial, inibe a oxidao do LDL-colesterol, o que em conjunto com a reduo da obesidade ajuda complementarmente preveno da doena cardiovascular. O extracto de gro verde do caf, tem altos nveis de antioxidantes, beneficia a pele e encontra-se sob a forma de cremes normalmente usados no tratamento da celulite e tambm de dermatites e at das rugas. As frmulas do extracto do gro verde do caf, so elaboradas com secretismo. O gro verde do caf contem tambm vrios aminocidos, como o caso da arginina e da alanina, assim como vitaminas e sais minerais, tais como potssio, magnsio, clcio, sdio, cobalto, mangans, entre outros. Para perder peso pode associar ao extracto de mango, extracto de framboesa, extracto de ch verde, CLA e L- L-carnitina. Uma ptima semana.

Este espao pode ser seu...


ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar...

416 995 9904

Prevenir bem melhor que remediar... Na Ervanria mais antiga da Comunidade temos tudo. E agora... TUDO O QUE VEM DE PORTUGAL AGORA MAIS BARATO!!!

50% 50%

OFF

VISITE-NOS, VEJA e PAGUE S OFF TUDO O QUE VEM DE PORTUGAL AGORA MAIS BARATO!!!

416 791 0566

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer. PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like