You are on page 1of 24

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo desse fascculo.

o. Cpia no autorizada crime.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias


Redao, Interpretao, Literatura e Lngua Estrangeira
Diego Pereira, Fonteles e Idlia Parente

1 0

U TO ATblicIaro GR u

p e Esta pode s da. o n rcializa e site: com l no nve com.br/ o Disp w.fdr. 12 ww nem20 e

Prezado(a) Leitor(a),

ia com a 2, disponibiliza, em parcer seu sucesso no Enem 201 hado em contribuir para : Linguagens, Cdigos O Colgio Christus, empen ersas reas do conhecimento cculos contemplando as div doze fas ncias Humanas e suas eza e suas Tecnologias; Ci Fundao Demcrito Rocha, nologias; Cincias da Natur tica e suas Tec e suas Tecnologias; Matem ortante Tecnologias. iro ajud-lo bastante no imp desses fascculos, os quais ortncia a leitura atenta os contedos descritos na Assim, de fundamental imp orientaes especficas sobre ade. Neles, voc encontrar ilidades necessrias a universid m as competncias e as hab objetivo de ingressar em um vrios exerccios que explora m 2012, alm de matriz de referncia do Ene do Enem. para responder s questes ades a serem demonstradas as competncias e as habilid a desenvolver ou aprimorar io Christus possibilita icado par ecficas nessa rea, o Colg H tambm um espao ded disponibilizar informaes esp jeto, voc ter o, alm de line. Participando desse pro na redao. Com esse objetiv Christus - Redao 1000 on ente o Prmeio do projeto es do Colgio Christus. Som a voc treinar a escrita por o da equipe de professor sa sua redao corre mo Enem. Compartilhe des oportunidade de submeter nota 1000 na redao do lti para participar. obteve nove alunos com a ristus e encontre mais informaes Universitrio do Colgio Ch .com.br, leia o regulamento , acesse o site www.christus ente as dvidas iniciativa. Para isso e objetivo, no encerra totalm o todos que se propem a ess informaes este trabalho, com nitivo, mas de um elenco de Convm ressaltar ainda que trata, portanto, de algo defi peito do assunto. No se imento adquirido durante o e os questionamentos a res as quais, aliadas ao conhec dos professores do Christus, ncia e orientaes fruto da experi ance do objetivo. ano, facilitaro o alc Bom xito!

Redao
O Enem solicita uma redao estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, cientfica, cultural ou poltica. Nesse texto, sero avaliadas as cinco competncias da Matriz do Enem, referentes produo de um texto: I. Demonstrar domnio da norma-padro da lngua escrita. O estudante deve utilizar o registro adequado a uma situao formal de produo de texto escrito: a norma-padro. Para isso, deve ter ateno aos aspectos gramaticais, como sintaxe de concordncia, de regncia e de colocao, pontuao, flexo nominal e verbal e crase; s convenes ortogrficas e ao registro adequado ao texto solicitado conforme a situao formal de produo textual exigida. II. Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O estudante deve ler atenciosamente a proposta para compreender a temtica e, assim, instaurar uma problemtica em que se analisam, interpretam-se e se relacionam fatos, dados, informaes, argumentos e opinies em defesa de um ponto de vista; precisa tambm demonstrar conhecimento da estrutura tipolgica de texto dissertativo-argumentativo e estabelecer um projeto de texto para desenvolver o tema configurando autoria. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Em dada situao formal de interlocuo, o estudante deve demonstrar desempenho no tocante seleo, organizao, relao e interpretao de fatos, dados, informaes, argumentos e opinies em defesa do enfoque dado ao tema proposto, estabelecendo relaes lgicas e coerentes. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. Nessa competncia, o estudante deve demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo e a articulao dos argumentos, dos fatos e das opinies selecionados para a defesa de um ponto de vista, especialmente com relao ao emprego de recursos coesivos, como conectivos, tempos verbais, sequncia temporal, re3

Universidade Aberta do Nordeste

V.

laes anafricas, conexes entre os vocbulos, as sentenas e os pargrafos, objetivando o estabelecimento da coeso lexical (repetio, reiterao, emprego de sinnimos, hipernimos, conexos), da coeso gramatical e da coeso referencial. Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. O autor do texto precisa apresentar propostas de interveno relacionada com o tema proposto e com o projeto de texto desenvolvido sobre o tema, bem como a indicao de possveis variveis para solucionar a problemtica desenvolvida, respeitando os direitos humanos. Deve atentar tambm para a viabilidade das propostas.

importante tambm destacar que o texto solicitado pelo Enem em prosa porque deve ser redigido em pargrafos e dissertativo-argumentativo porque se estrutura sob a seguinte forma: proposio (ou tese), argumentao e concluso e tem o objetivo de defender, por meio de argumentos convincentes, uma ideia ou uma opinio. Observe o quadro abaixo e veja uma das possibilidades de desenvolver o texto dissertativo-argumentativo para o Enem. Lembre-se: no se trata de um modelo ou uma receita infalvel para a construo de texto, mas sim de uma possibilidade de construo.

Introduo

Parte em que se estabelece a tese, que a ideia que se defende, uma afirmativa suficientemente definida e limitada e constitui o eixo central do texto para o qual vo concorrer todas as outras ideias que reforam a posio apresentada. Parte em que se usam diversas estratgias argumentativas para envolver o leitor, para impression-lo, para convenc-lo, para gerar credibilidade da tese que se est defendendo. Esses argumentos podem ser configurados como exemplos, dados estatsticos, fatos comprovveis, evidncias, testemunhos, fatos histricos e outros. A concluso solicitada a de soluo ou proposta. Para chegar a essa concluso, toda a construo argumentativa deve ter como objetivo a apresentao de possveis solues para a questo levantada. A soluo ou as solues, porm, devem resultar de uma relao lgica e coerente com os argumentos, as opinies, as informaes e os dados apresentados no desenvolvimento.

Desenvolvimento

Concluso

Manual de Capacitao para Correo da Redao do ENEM 2011

Para produzir esse tipo de texto, voc dever desenvolver bem a habilidade de argumentar. Para isso, vamos revisar o que argumentar. Voc j refletiu sobre esse termo? Argumentar a habilidade de persuadir e convencer. A persuaso se estabelece no plano das emoes, quando o interlocutor levado a fazer o que deseja o enunciador. J o convencimento se d no plano das ideias, quando o locutor gerencia uma informao, com demonstraes e provas, para mudar a opinio do outro. Pode-se convencer por meio de argumentos e razes, visando a levar o leitor a seguir uma linha de raciocnio que o possibilite a concordar com os argumentos expostos. Essa linha de raciocnio pode ser bem estabelecida quando se faz um bom projeto de texto. O texto argumentativo, portanto, mais complexo que os outros, pois um recurso que leva em considerao a experincia humana e est em contato com o saber. Por isso, necessrio que se tenha conhecimento do tema sobre o qual se vai argumentar, e, para isso, importantssimo que se esteja em constante contato com a leitura.
ABREU, Antnio Surez. A arte de argumentar: Gerenciando razo e emoo. 2 ed.-So Paulo: Ateli Editorial, 2000.

Alm de dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa, o estudante deve ter conhecimentos diversificados uma vez que os temas solicitados no Enem so de ordem social, cientfica, cultural ou poltica, por isso necessrio que voc esteja atento aos acontecimentos, leia bastantes jornais, revistas e sites
4

que possam contribuir para a construo de seus argumentos. As leituras diversas, com propsito definido, ativam seu conhecimento prvio e, consequentemente, contribuem para solidificar seu conhecimento de mundo. Relembre os temas j solicitados:

1999 Cidadania e participao social 2000 Direito da criana e do adolescente: Como enfrentar esse desafio nacional 2001 Desenvolvimento e preservao ambiental: como conciliar os interesses em conflito 2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformaes sociais que o Brasil necessita? 2003 A violncia na sociedade brasileira: como mudar as regras do jogo? 2004 Como garantir a liberdade de informao e evitar abusos nos meios de comunicao? 2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira 2006 O poder de transformao da leitura 2007 O desafio de se conviver com as diferenas 2008 Meio ambiente 2009 A valorizao do idoso (prova anulada) 2009 O indivduo frente tica nacional 2010 O trabalho na construo da dignidade humana 2011 Viver em rede no sculo XXI: os limites entre o pblico e o privado
http://educacao.uol.com.br/album/redacao_enem_album.jhtm

Linguagens, cdigos e suas tecnologias


Semana de Arte Moderna

Leia mais!
Para redigir um bom texto dissertativo-argumentativo, importante que voc evite obscuridade: diz respeito ao uso de palavras ou expresses que dificultam o sentido da mensagem para o leitor. ambiguidade: emprego de palavras ou expresses cujos sentidos no estejam bem delimitados e precisos. H dois tipos de ambiguidade: A. A ambiguidade resultante do emprego inadequado de uma palavra ou uma expresso que possibilita duas ou mais interpretaes; B. A ambiguidade de referncia, ou seja, quando o termo pode referir-se a mais de um elemento, mas a situao contextual no especifica. prolixidade: consiste na utilizao exagerada e desnecessria de palavras para exprimir uma ideia. Se se pode expressar a ideia com quatro ou cinco palavras, por que se devem usar dez ou mais?

Ateno!
Para treinar seus conhecimentos e suas habilidades no processo de produo escrita do Enem, participe do Christus - Redao 1000 online! Para isso, acesse o site www.christus.com.br e informe-se mais.

Este ano, a Semana de Arte Moderna est completando 90 anos, e por ter sido um dos movimentos mais representativos no cenrio artstico e cultural brasileiro, foi o tema escolhido para iniciarmos o nosso estudo da literatura brasileira e sua relao com as artes. Ainda no se sabe ao certo quem teria dado a ideia de realizar uma mostra de artes em So Paulo. De acordo com o jornal O Estado de So Paulo, de 18 de fevereiro de 1922, a sugesto teria sido dada por Marinete Prado, esposa de Paulo Prado, filho do mais importante fazendeiro de caf do sculo XX. Contudo, j em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922, ano do centenrio da Independncia, uma ao dos artistas, adeptos das novas ideias, que marcasse, de forma contundente, os festejos do centenrio. A Semana de Arte Moderna foi possvel graas arrecadao de fundos junto aos fazendeiros e aos exportadores de caf. O primeiro a contribuir foi Paulo Prado. importante mencionar um fato ocorrido em 1917, que concorreu, de forma decisiva, para a realizao da Semana de Arte Moderna. Esse fato foi a crtica feita por Monteiro Lobato exposio de Anita Malfatti. Anita chega ao Brasil depois de quatro anos de estudos na Alemanha e nos Estados Unidos e faz uma exposio de pinturas de influncias expressionistas e cubistas no salo de ch da loja Mappin, na rua Lbero Badar, em So Paulo. No primeiro dia, a exposio obteve relativo sucesso, recebendo, inclusive, reservas de quadros. No segundo dia, porm, Monteiro Lobato, na poca crtico de arte do jornal O Estado de So Paulo, que visitara a exposio na vspera, publica o artigo Paranoia ou Mistificao?, em que, apesar de admitir que a artista tinha talento, denigre seu trabalho, e as reservas dos

Universidade Aberta do Nordeste

quadros so canceladas. A violenta crtica feita por Lobato Anita Malfatti fez que aqueles artistas e escritores que defendiam o moderno nas artes sassem em defesa da pintora, gerando um sentimento de grupo em torno da defesa das ideias modernistas. A Semana de Arte Moderna concentrou-se em trs sesses, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Em cada um desses dias, houve a predominncia de uma temtica. Durante toda a semana, o saguo do Teatro Municipal de So Paulo ficou aberto ao pblico. Nele havia uma exposio de artes plsticas. Na primeira noite (132-1922), houve uma conferncia proferida por Graa Aranha abrindo o evento. Essa conferncia intitulada A emoo esttica na arte moderna mostrava o apoio do escritor ao movimento modernista. Logo aps a conferncia, houve declamao de poemas, por Guilherme de Almeida e Ronald de Carvalho, e apresentao de msicas de Ernani Braga e Villa-Lobos. Na segunda noite (15-2-1922), a mais tumultuada e a mais importante das trs, houve uma conferncia de Menotti del Picchia com o objetivo de negar a ligao do modernismo brasileiro com o futurismo de Marrinetti e defender a integrao da poesia com os tempos modernos, como tambm a criao de uma arte genuinamente brasileira com liberdade criadora. Na ltima noite (17-2-1922), a mais tranquila das trs, houve um longo recital de Villa-Lobos, Alfredo Gomes, Paulina dAmbrsio, Lima Viana, Maria Emma, Lcia Villa-Lobos, Pedro Vieira e Anto Soares. A imprensa, de um modo geral, desdenhou a Semana de Arte Moderna; porm, O Estado de So Paulo, maior jornal paulista da poca e um dos maiores do pas, conservou uma sobriedade at certo ponto simptica para com o evento. A Semana de Arte Moderna tinha os seguintes objetivos fundamentais: 1. Reivindicar o direito permanente pesquisa esttica, atualizao da arte brasileira e criao de uma conscincia criadora nacional. 2. Reagir contra o academicismo de uma maneira geral. 3. Defender o uso da linguagem coloquial e da livre expresso. 4. Valorizar a realidade nacional. 5. Exaltar as ideias modernistas.

os escritores de maior destaque dessa fase defendiam a reconstruo da cultura brasileira sobre bases nacionais, a promoo de uma reviso crtica de nosso passado histrico e de nossas tradies culturais. Eram, portanto, defensores de uma viso nacionalista, porm crtica, da realidade brasileira. Durante essa primeira fase, vrios manifestos ganharam o cenrio intelectual nacional, numa investigao profunda, e por vezes radical, de novos contedos e de novas formas de expresso. Os resultados deixados por esse perodo de pesquisas foram a implantao definitiva do movimento modernista e a maturidade e a autonomia da literatura brasileira. Falemos um pouco sobre os manifestos ps-semana de 22. PAU-BRASIL (1924) - Tem incio quando Oswald de Andrade lana o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, na edio de 18 de maro do Correio da Manh. Essa corrente propunha uma arte brasileira de exportao, de raiz, telrica e primitiva. VERDE-AMARELO (1926) - As primeiras manifestaes do movimento Verde-Amarelo aconteceram em 1926, criticando a esttica Pau-Brasil, por julg-la afrancesada, e pregando uma arte genuinamente nacional, de tom ufanista, com a valorizao do elemento indgena e sem fazer nenhuma concesso aos estrangeirismos. O Verde-Amarelo evoluiu para o Movimento da Anta, de franco carter direitista, com enunciaes fascistas. ANTROPOFAGIA (1928) - Revidando com sarcasmo o primitivismo xenfobo da Anta, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Bopp lanaram, em 1928, o mais radical de todos os movimentos do perodo: a Antropofagia. O movimento foi inspirado no quadro Abaporu (antropfago, em tupi), que Tarsila do Amaral tinha dado de presente a Oswald de Andrade. O movimento prope a devorao da cultura e das tcnicas importadas e sua reformulao com autonomia, transformando o produto importado em exportvel. Questo comentada

Manifestos Ps-Semana de 22
A primeira fase do Modernismo brasileiro, conhecida como Gerao de 22, caracterizou-se pelas tentativas de solidificao do movimento renovador e pela divulgao de obras e ideias modernistas. Apesar da diversidade de correntes e ideias, pode-se dizer que, de modo geral,
Amaral,Tarsila do. O Mamoeiro. 1925, leo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

(Enem) O modernismo brasileiro teve forte influncia das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referncia o quadro O Mamoeiro, identifica-se que, nas artes plsticas, a A. imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas. B. forma esttica ganha linhas retas e valoriza o cotidiano. C. natureza passa a ser admirada como um espao utpico. D. imagem privilegia uma ao moderna e industrializada. E. forma apresenta contornos e detalhes humanos.

Soluo comentada
A opo A est errada, pois afirma que a imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas, quando, na realidade, o que se observa a predominncia do Cubismo na tela de Tarsila do Amaral. Como se sabe o Cubismo foi das vanguardas europeias. A opo B est correta, pois em funo da influncia do Cubismo, percebe-se a utilizao de linhas retas na confeco da obra, tambm se observa que a realidade cotidiana brasileira destacada na obra. Isso uma influncia direta da Semana de Arte Moderna, pois um dos postulados do modernismo brasileiro foi a valorizao da realidade nacional. A opo C est errada, pois afirma que a natureza admirada como um espao utpico, e, como sabemos, Tarsila fez parte do Manifesto Pau-Brasil que tinha uma viso nacionalista crtica e no utpica. A opo D est errada porque afirma que a imagem privilegia uma ao moderna e industrializada, enquanto a tela de Tarsila nos mostra uma cena de uma cidadezinha, possivelmente do interior, sem nenhuma marca de industrializao. A opo E tambm est errada porque a imagem mostra uma cidadezinha com casas, plantas, gua, uma ponte e algumas pessoas e no contornos e detalhes humanos. Portanto, a resposta letra B.

brasileira que se tornou o maior nome da Semana de Arte Moderna. B. revitalizar a arte romntica brasileira, pois observou que o gosto brasileiro no comportava tanta inovao no uso da cor. C. ao ser criticada, chamou a ateno para as inovaes na arte e revelou que sua pintura apontava novos caminhos, principalmente no uso da cor. D. ao ser criticada por Lobato, preferiu dar sua pintura um novo vis. Torna-se a grande representante do Surrealismo no Brasil. E. iniciar uma inovao revolucionria na pintura mundial, pois mesclou o Impressionismo ao Expressionismo dando incio Semana de Arte Moderna. 2. Que importa a paisagem, a Glria, a baia, a linha do horizonte? O que eu vejo o beco (Manuel Bandeira, Poema do beco.) Manuel Bandeira compe, juntamente com Oswald e Mrio de Andrade, a trade maior da primeira fase modernista, responsvel pela divulgao e pela solidificao do movimento modernista em nosso pas. Entre as inmeras contribuies deixadas pela poesia de Bandeira, uma est exemplificada no poema posto acima e pode ser identificada como A. B. C. D. E. 3. Texto 1 Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro.
ANDRADE, Oswald de. Seleo de textos. So Paulo: Nova Cultura, 1988)

Para aprender mais!


1. A exposio de Lasar Segall, em 1913, no causou polmica. Afinal, tratava-se do trabalho de um estrangeiro, que teria, portanto, o direito de apresentar uma arte estranha ao gosto brasileiro. Mas, com a exposio da pintora brasileira Anita Malfatti, a reao foi diferente. Sua exposio, em 1917, provocou a publicao de um artigo com severas crticas por parte do escritor Monteiro Lobato. Em funo das crticas desfavorveis a Anita Malfatti, muitos artistas se uniram a ela em busca de uma arte brasileira livre das regras impostas pelo academicismo. Eis a grande importncia histrica de Anita Malfatti: A. trazer de volta os valores clssicos para a arte brasileira, pois as crticas feitas por Lobato promoveram uma profunda reflexo na viso da grande pintora

o rigor mtrico. a forte musicalidade simbolista. a violenta crtica social. a perfeita escolha lexical. o verso livre.

Universidade Aberta do Nordeste

Texto 2 Iniciar a frase com pronome tono s lcito na conversao familiar, despreocupada, ou na lngua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (...)
(CEGALLA, Domingos Paschoal. So Paulo: Nacional, 1980)

E.

o rigor formal, personificado pelo uso do soneto e pelas formas de composio com mtrica regular.

Leia mais!
Centenrio de nascimento de Nelson Rodrigues (23-8-1912/21-12-1980) Nelson Rodrigues foi importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro, tido como o mais influente dramaturgo do Brasil. Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se, em 1916, para a cidade do Rio de Janeiro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manh, de propriedade de seu pai. Foi reprter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experincia para escrever suas peas a respeito da sociedade. Sua primeira pea foi A Mulher sem Pecado, que lhe deu os primeiros sinais de prestgio dentro do cenrio teatral. O sucesso mesmo veio com Vestido de Noiva, que trazia, em matria de teatro, uma renovao nunca vista nos palcos brasileiros. A consagrao se seguiria com vrios outros sucessos, transformando-o no grande representante da literatura teatral do seu tempo, apesar de suas peas serem tachadas muitas vezes de obscenas e imorais. Em 1962, comeou a escrever crnicas esportivas, deixando transparecer toda a sua paixo por futebol. Veio a falecer em 1980 no Rio de Janeiro.

O uso do pronome tono no incio das frases destacado por um poeta e por um gramtico nos textos postos acima. Comparando a explicao dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos A. B. C. D. E. condenam essa regra gramatical. acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. criticam a presena de regras na gramtica. afirmam que no h regras para o uso de pronomes. relativizam essa regra gramatical.

4. A imprensa, de um modo geral, desdenhou a Semana de Arte Moderna; houve at publicaes que antecipadamente se declararam contra o evento sem saber sequer do que se tratava. O Estado de So Paulo, maior jornal paulista da poca e um dos maiores do pas, manteve uma postura sbria sobre o evento. Apesar da resistncia dos grupos mais conservadores, aps a Semana de Arte Moderna de 1922, ocorreu uma revoluo nas artes brasileiras, revelando novas linguagens, formas e abordagens, que chocavam pelo ineditismo e ousadia. O perodo vivido pela Gerao de 22, tambm chamado de fase heroica, em decorrncia da implantao do Modernismo no Brasil em um momento ainda fortemente marcado por tendncias conservadoras, caracterizado por intenso experimentalismo, tanto na forma como na temtica. Nesse primeiro momento do Modernismo, desenvolveram-se a poesia, mais intensamente, a prosa e ainda a prosa-potica. Em todas essas formas, observam-se inovaes como A. o rompimento com o passado e a conservao do academicismo literrio. B. a incorporao e a valorizao do prosaico, do vulgar, do cotidiano, inclusive da linguagem coloquial, na poesia e na prosa. C. a prevalncia do nacionalismo ufanista e a rejeio do nacionalismo crtico. D. a rejeio do prosaico, do vulgar, do cotidiano e da linguagem coloquial no texto literrio.

Funes da linguagem
importante, ao estudarmos as funes da linguagem, que conheamos os elementos constitutivos de todo processo lingustico, de todo ato de comunicao. Esses elementos so: 1. Emissor, Destinador ou Remetente - aquele que emite a mensagem; pode ser uma firma, uma pessoa, um jornal, etc. 2. Receptor ou Interlocutor - aquele que recebe a mensagem; pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas (os leitores de um jornal, os alunos de uma sala de aula, etc.). 3. Mensagem - o conjunto de informaes transmitidas. 4. Cdigo - o conjunto de signos e regras de combinao desses signos, utilizados na transmisso de uma mensagem. A comunicao s ser efetiva se o receptor souber decodificar a mensagem. 5. Canal de comunicao - o meio concreto pelo qual a mensagem transmitida (voz, livro, revista, emissora de TV, jornal, computador, etc.).

6. Contexto ou Referente - a situao ou o assunto a que a mensagem se refere. Segundo Roman Jakobson, cada um dos seis fatores anteriormente determinados define uma diferente funo da linguagem. Normalmente no se encontram mensagens verbais que se relacionem a uma nica funo. A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da funo predominante. Vejamos quais so elas: 1. Funo referencial - a que se volta para a informao, para o prprio contexto. A inteno transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo. 2. Funo emotiva ou expressiva - nessa funo a inteno do emissor posicionar-se em relao ao tema de que est tratando, expressar seus sentimentos e emoes, produzindo um texto subjetivo, escrito em primeira pessoa, que se transforma num espelho de seu nimo, de suas emoes, de seu estado, enfim. 3. Funo conativa ou apelativa - ocorre essa funo quando a inteno do emissor influenciar o receptor, pois a mensagem est centrada nele (receptor) em forma de ordem, apelo ou splica. Os verbos no imperativo, o uso de vocativos e da segunda pessoa so marcas gramaticais dessa funo. 4. Funo ftica - ocorre essa funo quando a preocupao do emissor manter contato com o receptor, prolongando uma comunicao ou ento testando o canal de comunicao. 5. Funo metalingustica - essa funo acontece quando a preocupao do emissor est voltada para o prprio cdigo utilizado, ou seja, o cdigo o tema da mensagem ou utilizado para explicar o prprio cdigo. 6. Funo potica - essa funo est centrada na mensagem e se caracteriza pela criatividade da linguagem. Ocorre quando a linguagem considerada em seu significante, no seu valor rtmico, sonoro ou visual. Questo comentada
A propaganda pode ser definida como divulgao intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditrio visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenmenos. A propaganda est muitas vezes

ligada ideia de manipulao de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princpios da propaganda so: o princpio da simplificao, da saturao, da deformao e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionrio de poltica)

(Enem) Segundo o texto, muitas vezes a propaganda A. no permite que minorias imponham ideias maioria. B. depende diretamente da qualidade do produto que vendido. C. favorece o controle das massas difundindo as contradies do produto. D. est voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto. E. convida o comprador reflexo sobre a natureza do que se prope vender.

Soluo comentada
O texto apresenta informaes sobre a propaganda, sabe-se que, no texto publicitrio, predomina a funo apelativa ou conativa da linguagem, pois como o objetivo de toda propaganda influenciar o receptor da mensagem a tomar uma determinada deciso, todos os argumentos textuais utilizados concorrem para esse fim. Evidentemente, se o alvo o receptor para tentar convenc-lo a fazer algo, o texto publicitrio est voltado especialmente para os interesses de quem vende o produto. Da a predominncia da funo apelativa, pois, para vender o produto, necessrio convencer o comprador, ou seja, o receptor da mensagem. Portanto, a opo correta a letra D que afirma que a propaganda est especialmente voltada para os interesses de quem vende o produto.

Para aprender mais!


5. Ol, como vai? Eu vou indo, e voc, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo, correndo, Pegar meu lugar no futuro, e voc? Tudo bem, eu vou indo em busca De um sono tranquilo, quem sabe? Quanto tempo... Pois ... Quanto tempo... (Viola, Paulinho da. Sinal fechado.) Observando o trecho da cano posta acima, que reproduz uma conversa entre duas pessoas que no se encontram h muito tempo e no tm muito sobre o que falar, percebe-se que nesse texto predomina a funo A. metalingustica. B. conativa.

Universidade Aberta do Nordeste

C. potica. D. ftica. E. emotiva. 6. L fora h uma treva dos diabos, um grande silncio. Entretanto o luar entra por uma janela e o nordeste furioso espalha folhas secas no cho. horrvel! Se aparecesse algum...Esto todos dormindo. Se ao menos a criana chorasse...Nem sequer tenho amizade a meu filho. Que misria! Casimiro Lopes est dormindo. Marciano est dormindo. Patifes! E eu vou ficar aqui, s escuras, at no sei que horas, at que, morto de fadiga, encoste a cabea mesa e descanse uns minutos.
(Ramos, Graciliano. So Bernardo.35. Ed.Rio de Janeiro: Record, 1980. p. 191.)

C. apelativa. D. ftica. E. emotiva. 8. benesse// s.2g. 1 ECLES emolumento a que tm direito os curas, vigrios e outros eclesisticos; p-de-altura; direito de estola 2p.ext. aquilo que se doa; presente, ddiva (a solidariedade brasileira cumulou de b. os flagelados) 3p.ext. vantagem ou lucro que no deriva de esforo ou trabalho; sinecura 4 fig. Condio favorvel; vantagem, ajuda (as b. da mocidade) [...]
(Antnio Houaiss e Mauro de Salles Villar. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2001)

Analisando esse fragmento, retirado da obra So Bernardo, de Graciliano Ramos, observa-se a presena de interjeies, de alguns sinais de pontuao (reticncias, ponto de exclamao ) e o emprego da primeira pessoa do singular. Esses elementos textuais apontam para a predominncia da funo A. B. C. D. E. 7. emotiva. ftica. referencial. potica. conativa.

Observa-se que o fragmento posto acima, retirado de um dicionrio da lngua portuguesa, tem como fator essencial o cdigo. O objetivo da mensagem referir-se prpria linguagem. Portanto, esse fragmento exemplifica a funo A. B. C. D. E. metalingustica. apelativa. potica; conativa. referencial.

O texto
A palavra texto proveniente do latim textum que significa tecido. H, pois, uma razo etimolgica para que ele seja entendido como se fosse uma textura, ou seja, um entrecruzamento de frases, como os fios de um tecido. E tal como os fios de um tecido, essas frases so estanques, independentes, embora unidas entre si, produzindo significados diferentes, de acordo com o contexto em que esto inseridas. Da a necessidade de se fazer um confronto entre todas as partes que compem um texto, a fim de apreender o que est contido nas entrelinhas. Tendo em vista que um texto no uma simples reunio de frases isoladas, conclui-se que, para entender qualquer uma de suas passagens, necessrio confront-la com as demais partes que compem, pois, do contrrio, pode-se chegar a um significado oposto ao que realmente ele tem. Por isso, deve-se levar sempre em conta o contexto em que est inserida a passagem lida. 1. O contexto a unidade lingustica maior (conhecimento ) na qual se encaixa uma unidade lingustica menor (texto). Desse

Observa-se que o texto posto acima busca persuadir o receptor, no caso o consumidor, tentando convenc-lo a consumir o produto anunciado. Nesse tipo de texto, predomina a funo A. metalingustica. B. potica.
10

modo, uma frase se insere no contexto de uma orao, que se insere no contexto de um perodo, que se insere no contexto do pargrafo, que se insere no contexto do captulo, que se insere no contexto de toda a obra. O contexto deve vir sempre explicitado linguisticamente ou ento deve estar implcito, o que ocorre quando os elementos do enredo em que se produz o texto no necessitam de maiores esclarecimentos e do como pressuposto o contexto em que ele est encaixado. Uma boa leitura nunca pode basear-se em trechos isolados de um texto, porquanto o significado das partes sempre determinado pelo contexto dentro do qual se situam. Assim, a leitura ideal deve apreender sempre o pronunciamento contido nas entrelinhas do texto e perceber a posio tomada pelo autor frente a uma questo qualquer. 2. Como ler e entender o texto Diante de um texto, deve-se proceder a dois tipos de leitura: a informativa e a interpretativa. Na informativa, h que se identificar, em primeiro lugar, a palavra-chave de cada pargrafo e as palavras que estruturam as frases bsicas da informao. J a leitura interpretativa exige que se tenha a capacidade de compreenso, anlise e sntese das informaes que se encontram nos diversos pargrafos do texto. 2.1 Leitura informativa Sua finalidade dar respostas especficas e, para tanto, exige que a leitura seja seletiva e crtica. I. Leitura seletiva - Para uma leitura seletiva, deve-se procurar identificar, em cada pargrafo, a ideia-ncleo, pois em torno dela que o autor desenvolve as ideias secundrias. A ideia-ncleo quase sempre se encontra no primeiro perodo do pargrafo e raramente, no ltimo. A ideia ncleo (uma generalizao) constitui a base de tudo o que o autor relata no pargrafo. conhecida como tpico frasal e, a partir dela, seguem-se as demais ideias, as secundrias (especificaes). Quando o tpico frasal est no primeiro perodo, diz-se que o pargrafo desenvolvido com raciocnio dedutivo. Quando no ltimo, diz-se que com raciocnio indutivo. Nesse tipo de leitura, ou seja, a seletiva, tambm deve-se selecionar, na continuidade do texto, os tpicos frasais de cada um dos pargrafos. Ao fazer essa seleo, obtm-se a sntese ou resumo do texto. II. Leitura crtica - Para fazer esse tipo de leitura, necessrio que o leitor tenha uma viso que abarque todo o assunto que est em pauta. A leitura crtica

exige o conhecimento da pertinncia dos contedos do texto, com base no ponto de vista do autor, e no do leitor, e a relao contida entre esse ponto de vista e os tpicos frasais. Com isso, observa-se a subordinao entre a ideia principal e as que a subsidiam. 2.2 Leitura interpretativa Esse tipo de leitura exige, em primeiro lugar, que se tenha o domnio da leitura informativa e, a seguir, que o leitor domine as seguintes capacidades: I. Compreenso global do texto - O leitor deve entender a mensagem literal contida no texto, isto , a ideia central, o objetivo, a tese defendida, o ponto de vista e a postura ideolgica do autor. II. Anlise do texto - Refere-se capacidade de saber decompor um texto em suas diferentes partes, partindo do tpico frasal de cada pargrafo e verificando a sua relao com o contexto. III. Sntese do texto - a reconstituio do texto j decomposto pela anlise, eliminando-se o suprfluo, com fixao no essencial. 3. Erros Clssicos I. Contradio - Um ou outro item conclui contrariamente ao texto. Para o leitor, parece estar correto, mas, se verificar com mais cuidado, ver que a afirmao diz o contrrio do texto ou omite passagens importantes para fugir do original. Deve-se tomar cuidado com algumas palavras: pode, deve, no, exceto, inclusive e outras. II. Extrapolao - Ocorre esse erro quando o examinador faz a questo fora do texto, ou diz mais do que o texto, ou generaliza o que particular. Muitas vezes so fatos reais, mas no esto expressos no texto. O leitor deve ater-se somente ao que est relatado. III. Reduo - Ocorre quando se particulariza o que geral ou ento se despreza o contexto e entende-se apenas uma parte do texto, com outro significado que no foi dado pelo autor. Questo comentada
O politicamente correto tem seus exageros, como chamar baixinho de verticalmente prejudicado, mas, no fundo, vem de uma louvvel preocupao em no ofender os diferentes. muito mais gentil chamar estrabismo de idiossincrasia tica do que de vesguice. O linguajar brasileiro est cheio de expresses racistas e preconceituosas que precisam de uma correo, e at as vrias denominaes para bbado (pinguo, bebo, p-de-cana) poderiam ser substitudas por

Universidade Aberta do Nordeste

11

algo como contumaz etlico, para lhe poupar os sentimentos. O tratamento verbal dado aos negros o melhor exemplo da condescendncia que passa por tolerncia racial no Brasil. Termos como crioulo, nego etc. so at considerados carinhosos, do tipo de carinho que se d a inferiores, e, felizmente, cada vez menos ouvidos. Negro tambm no mais correto. Foi substitudo por afrodescendente, por influncia dos afro-americans, num caso de colonialismo cultural positivo. Est certo. Enquanto o racismo que no quer dizer seu nome continua no Brasil, uma integrao real pode comear pela linguagem.
(VERSSIMO, L, F. Peixe na cama. Dirio de Pernambuco. 10 jun.2006 adaptado)

Para aprender mais!

(Enem) Ao comparar a linguagem cotidiana utilizada no Brasil e as exigncias do comportamento politicamente correto, o autor tem a inteno de A. criticar o racismo declarado do brasileiro, que convive com a discriminao camuflada em certas expresses lingusticas. B. defender o uso de termos que revelam a despreocupao do brasileiro quanto ao preconceito racial, que inexiste no Brasil. C. mostrar que os problemas de intolerncia racial, no Brasil, j esto superados, o que se evidencia na linguagem cotidiana. D. questionar a condenao de certas expresses consideradas politicamente incorretas, o que impede os falantes de usarem a linguagem espontnea. E. sugerir que o pas adote, alm de uma postura lingustica politicamente correta, uma poltica de convivncia sem preconceito racial.

(http://www.google.com.br. Acesso 14 jul. 2012)

9. Observando-se o contedo da tira posta acima, principalmente o questionamento feito por Mafalda no ltimo quadrinho, lcito inferir-se que Mafalda A. se mostra otimista com relao ao futuro por isso critica a postura do animal. B. tem certeza de que o futuro ser catastrfico, por isso afirma que o animal no tem futuro. C. tem dvida com relao existncia de um futuro bom. D. critica toda e qualquer viso ufanista sobre o futuro. E. no consegue ter uma viso sobre o futuro porque no entende o presente. 10. Orfandade Meu Deus, me d cinco anos me d um p de fedegoso com formiga preta, me d um Natal e sua vspera, o ressonar das pessoas no quartinho. Me d a negrinha Fia pra eu brincar, me d uma noite pra eu dormir com minha me. Me d minha me, alegria s e medo remedivel, me d a mo, me cura de ser grande, meu Deus, meu pai, meu pai.
(PRADO, Adlia. Poesia reunida. So Paulo: Scipione, 2001)

Soluo comentada
Pela leitura do texto, percebe-se que a argumentao feita pelo autor ao estabelecer uma comparao entre a linguagem cotidiana do brasileiro e o comportamento politicamente correto tem como objetivo sugerir que o pas no somente adote uma linguagem politicamente correta com os vrios segmentos sociais vtimas de preconceito, mas tambm adote uma poltica de convivncia social livre de preconceito racial. Portanto, a opo correta a letra E.

Pela leitura do poema posta acima, percebe-se que o eu lrico se sente completamente rfo
12

A. por ter perdido os saudosos momentos de sua infncia. Por isso suplica a Deus que lhe d novamente a sua vida de criana e o faa esquecer que j adulto, e que tudo de bom se foi. B. por ter perdido sua me. Por isso lamenta a ausncia dela e lembra os momentos tristes de solido junto a um pai ausente e insensvel que s pensava no trabalho. C. por ter perdido a boa condio financeira que teve na infncia. Por isso no aceita a carncia material vivida no presente e busca desesperadamente recuperar a antiga condio social. D. por ter perdido sua f em Deus. Por isso tenta resgatar essa f perdida e voltar a ser algum crente e cheio de esperanas para poder seguir a caminhada da vida. E. por ter perdido totalmente a crena no ser humano. Por isso busca resgatar a vida buclica cercada de animais que teve na infncia quando viveu na fazenda de um tio. 11.

qual se est lendo. De acordo com Palinscar e Brown, a compreenso do que se l produto de trs condies. 1. Da clareza e coerncia do contedo dos textos, da familiaridade ou conhecimento da sua estrutura e do nvel aceitvel do seu lxico, sintaxe e coeso interna. 2. Do grau em que o conhecimento prvio do leitor seja relevante para o contedo do texto. Em outras palavras, da possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos necessrios que lhe vo permitir a atribuio de significado aos contedos do texto. 3. Das estratgias que o leitor utiliza para intensificar a compreenso e a lembrana do que l, assim como para detectar e compensar os possveis erros ou falhas de compreenso. Estas estratgias so as responsveis pela construo de uma interpretao para o texto e, pelo fato de o leitor ser consciente do que no entende, para poder resolver o problema com o qual se depara. De tal sorte, importante que o leitor conhea e aplique as estratgias de leitura durante a realizao da prova de espanhol do Enem, como tambm de outras provas que avaliem a leitura e a interpretao em lngua espanhola. Portanto, vamos apresentar as cinco estratgias de leitura, que, de acordo com Isabel Sol, devem ser utilizadas na leitura e na interpretao em lngua espanhola levando em conta as peculiaridades desse idioma. 1. Compreender os propsitos implcitos e explcitos da leitura. Equivaleria a responder s perguntas: O que tenho que ler? Por que tenho que ler este texto? 2. Ativar e aportar leitura os conhecimentos prvios relevantes para o contedo em questo. O que sei sobre o contedo do texto? O que sei sobre contedos afins que possam ser teis para mim? Que outras coisas sei que possam me ajudar: sobre o autor, o gnero, o tipo de texto...? Vale lembrar que o conhecimento prvio do leitor deve ser utilizado para ajudar na compreenso da leitura do texto e na percepo da melhor soluo para a situao-problema apresentada pela questo, mas nunca para responder questo em si, pois isso poder levar o aluno a cometer o erro da extrapolao textual.

A declarao de Hagar revela uma viso de mundo A. B. C. D. E. democrtica e inovadora. polarizada e restrita. conciliadora e altrusta. capitalista e comunista ao mesmo tempo. reacionria e humanitria.

Lngua Espanhola
Para a realizao de uma boa prova de lngua estrangeira, necessrio que o aluno tenha um bom conhecimento das estratgias de leitura e seja um leitor competente, pois, o Enem, nas provas de espanhol realizadas at hoje, tem mostrado interesse basicamente pela interpretao textual. Por isso, daremos nfase abordagem da leitura e da interpretao em lngua estrangeira, no caso, lngua espanhola. bom lembrar que ler no apenas decodificar, mas, para ler, preciso saber decodificar, ou seja, ter um conhecimento, ainda que mnimo, do lxico da lngua na

Universidade Aberta do Nordeste

13

3. Dirigir a ateno ao fundamental, em detrimento do que pode parecer mais trivial. Qual a informao essencial proporcionada pelo texto e necessria para conseguir o meu objetivo de leitura? Que informaes posso considerar sem relevncia, por sua redundncia, por seu detalhe, por no serem pertinentes aos propsitos que persigo? 4. Comprovar continuamente se a compreenso ocorre mediante a reviso, a recapitulao peridica e o questionamento. O que se pretende explicar neste pargrafo? Qual a ideia fundamental que extraio daqui? Posso reconstruir o fio dos argumentos expostos? Posso reconstruir as ideias contidas nos principais pontos? Tenho uma compreenso adequada dos mesmos? 5. Elaborar e provar inferncias de diversos tipos, como interpretaes, hipteses, previses e concluses. Questo comentada El Tango
Ya sea como danza, msica, poesa o cabal expresin de una filosofa de vida, el tango posee una larga y valiosa trayectoria, jalonada de encuentros y desencuentros, amores y odios, nacida desde lo ms hondo de la historia argentina. El nuevo ambiente es el cabaret, su nuevo cultor la clase madia portea, que ameniza sus momentos de diversin con nuevas composiciones, sustituyendo el carcter malevo del tango primitivo por una nueva poesa ms acorde con las concepciones estticas provenientes de Londres y Pars. Ya en la dcada del 20 el tango se anima incluso a traspasar las fronteras del pas, recalando en lujosos salones parisinos donde es aclamado por pblicos selectos que adhieren entusiastas a la sensualidad del nuevo baile. Ya no es privativo de los bajos fondos porteos; ahora se escucha y se baila en salones elegantes, clubs y casas particulares. El tango revive con juveniles fuerzas en ajironadas versiones de grupos rockeros, presentaciones en elegantes reductos de San Telmo, Barracas y La Boca y pelculas forneas que lo divulgan por el mundo entero.
(disponvel em: http://www.elpolvorin.over-blog.es. Acesso em: 22 jun. 2011. Adaptado)

D. E.

manifestar seu valor primitivo nas diferentes camadas sociais. ignorar a influncia de pases europeus, como Inglaterra e Frana.

Soluo comentada
A opo A est errada porque informa que o tango, ao longo de sua histria, permaneceu sem alteraes, enquanto o texto nos diz que o tango, ao longo do tempo, foi se adaptando a novas situaes e realidades sociais. A opo B tambm est errada, pois afirma que o tango no chegou a outros lugares alm do subrbio. Porm, observa-se que o texto afirma que o tango conquistou outros espaos, inclusive, no exterior. A opo C est correta, pois afirma que o tango sobreviveu e se difundiu chegando, inclusive, ao exterior podemos comprovar essa informao no terceiro pargrafo do texto. A opo D est errada porque diz que o tango manifestou seu valor primitivo em diferentes camadas. Porm, o texto, no segundo pargrafo, diz: ...sustituyendo el carcter malevo del tango primitivo por una nueva poesa ms acorde con las concepciones estticas provenientes de Londres y Pars. A opo E tambm est errada, pois afirma que o tango ignorou a influncia de pases europeus. Essa informao est em desacordo com o contedo do segundo pargrafo. Portanto, a opo correta a C.

Para aprender mais!


12. Hablando sobre el ltimo partido del Boca el arquero Crceres dijo a un periodista tras el juego que no comprendi lo que pas hoy en la cancha en la final del torneo clasura. En su opinin el equipo no ha jugado bien, pero ha perdido.
(El Clarn, cuaderno de deportes.)

Aps a leitura do fragmento posto acima, possvel observar que A. o goleiro Crceres mostra grande conhecimento sobre o futebol e soube expressar seu ponto de vista com muita coerncia. B. a postura do atleta revela uma total falta de viso crtica, pois, apesar de fornecer explicaes lgicas para a derrota do time, no a aceita. C. a declarao de Crceres incoerente, pois no h relao de adversidade entre o fato de o time no ter jogado bem e ter perdido; pelo contrrio, seria possvel estabelecer uma relao de adio ou de concluso. D. o jogador revelou que tem conhecimento de fatos internos do clube que levaram a uma derrota inesperada e inexplicvel.

(Enem) Sabendo-se que a produo cultural de um pas pode influenciar, retratar ou, inclusive, ser reflexo de acontecimentos de sua histria, o tango, dentro do contexto histrico argentino, reconhecido por A. manter-se inalterado ao longo de sua histria no pas. B. influenciar os subrbios, sem chegar a outras regies. C. sobreviver e se difundir, ultrapassando as fronteiras do pas.

14

E.

h uma tentativa do reprter em conduzir a resposta do jogador, pois, sendo ele o reprter ligado ao clube adversrio, deseja gerar uma crise interna no Boca.

14.

13.

De acordo com a tira, pode-se afirmar que A. h uma referncia flacidez corporal que vem com a idade. B. h uma crtica ao comportamento excessivamente calmo dos adultos. C. h uma comparao entre a infncia e a fase adulta no que diz respeito postura diante da vida. D. a personagem se mostra triste diante da calma de alguns adultos. E. a fase adulta vista como sendo melhor que a juventude. 15. La cumbia es una danza y ritmo con contenidos de tres vertientes culturales distintas: indgena, negra y blanca(espaola), siendo fruto del largo e intenso mestizaje entre estas culturas durante la conquista y colonia de tierras americanas. La presencia de estos elementos culturales se puede apreciar as: - En la instrumentacin estn los tambores de claro origen africano, las maracas, el guache y los pitos (millo y gaitas) de origen indgena, mientras que los cantos y coplas son aporte de la potica espaola, aunque - Las vestiduras tienen claros rasgos espaoles: adaptadas desde luego.

Pelo contedo da charge, percebe-se que a mulher A. tem saudade da poca em que o homem tinha bons modos na presena dela. B. no se sente vontade na presena do marido. C. gostaria de ser estranha como o marido. D. pensa que ela e o marido so pessoas de fino trato social. E. continua perdidamente apaixonada pelo marido.

Universidade Aberta do Nordeste

15

- Presencia de movimientos sensuales, marcadamente galantes, seductores, caractersticas de los bailes de origen africano. largas polleras, encajes, lentejuelas, candongas, etc. Y los mismos tocados de flores y el maquillaje intenso en las mujeres; camisa y pantaln blancos, un paoln rojo anudado al cuello y sombrero en los hombres.
(El Pas, Espaa)

cal e elipse) 2. Associao A associao se d pelo processo da seleo lexical (seleo de palavras semanticamente prximas). 3. Conexo A conexo se d pelo estabelecimento de relaes sinttico-semnticas entre termos, oraes e pargrafos. Essas relaes se estabelecem por meio de preposies, conjunes, advrbios e respectivas locues. Questo comentada Es posible reducir la basura
En Mxico se producen ms de 10 millones de metros cbicos de basura mensualmente, depositados en ms de 50 mil tiraderos de basura legales y clandestinos, que afectan de manera directa nuestra calidade de vida, pues nuestros recursos naturales son utilizados desproporcionalmente, como materias primas que luego desechamos y tiramos convirtindolos en materiales intiles y focos de infeccin. Todo aquello que compramos y consumimos tiene una relacin directa con lo que tiramos. Consumiendo racionalmente, evitando el derroche y usando slo lo indispensable, directamente colaboramos con el cuidado del ambiente. Si la basura se compone de varios desperdicios y si como desperdicios no fueron basura, si los separamos adecuadamente, podremos controlarlos y evitar posteriores problemas. Reciclar se traduce en importantes ahorros de energa, ahorro de agua potable, ahorro de materias primas, menor impacto en los ecosistemas y sus recursos naturales y ahorro de tiempo, dinero y esfuerzo. Es necesario saber para empezar a actuar...
(Disponvel em: http://www.tododecarton.com. Acesso em: 27 abr. 2010. Adaptado.)

A cultura e as tradies de um povo podem ser observadas, muitas vezes, por meio de sua msica e de suas danas. Um dos ritmos mais populares da Colmbia a cumbia. Sobre essa manifestao folclrica e popular, pode-se afirmar que A. a influncia espanhola na formao da cumbia se evidencia nos instrumentos musicais. B. a presena de movimentos sensuais, marcadamente, galantes e sedutores, mostra a influncia africana nessa dana colombiana. C. a vestimenta usada na cumbia evidencia a influncia indgena nessa dana. D. na formao da cumbia observamos apenas a influncia das culturas espanhola e africana. E. a cumbia uma dana essencialmente americana, pois no mostra nenhuma influncia europeia.

A coeso textual
A funo da coeso a de promover a continuidade do texto, a sequncia interligada de suas partes, para que no se perca o fio de unidade que garante a sua interpretabilidade. O que se diz precisa ter sentido. Para que tenha sentido o que a gente diz, as palavras devem estar interligadas; os perodos, os pargrafos devem estar encadeados. A compreenso que se consegue ter do que o outro diz resulta dessa relao mltipla que se estabelece em cada segmento, em todos os seus nveis. importante, pois, ressaltar que a continuidade que se instaura pela coeso , fundamentalmente, uma continuidade de sentido, uma continuidade semntica, que se expressa, no geral, pelas relaes de reiterao, associao e conexo. Falemos um pouco sobre essas relaes. 1. Reiterao A reiterao se estabelece por meio dos seguintes processos: repetio (parfrase, paralelismo e repetio propriamente dita) e substituio (substituio gramatical, substituio lexi-

(Enem) A partir do que se afirma no ltimo pargrafo: Es necesario saber para empezar a actuar..., pode-se constatar que o texto foi escrito com a inteno de A. informar o leitor a respeito da importncia da reciclagem para a conservao do meio ambiente. B. indicar os cuidados que se deve ter para no consumir alimentos que podem ser focos de infeco. C. denunciar o quanto o consumismo nocivo, pois o gerador dos dejetos produzidos no Mxico. D. ensinar como economizar tempo, dinheiro e esforo a partir dos 50 mil depsitos de lixo legalizados. E. alertar a populao mexicana para os perigos causados pelos consumidores de matria-prima reciclvel. Soluo comentada
O comando da questo localiza a situao-problema no ltimo pargrafo do texto. Esse fato facilita a resoluo da ques-

16

to por parte do aluno, pois direciona a ateno do leitor apenas para um determinado ponto do texto, porm no se deve esquecer que todo texto um conjunto. Isso significa que, mesmo direcionando a ateno para o ltimo pargrafo na resoluo da situao-problema, no se pode desprezar as outras informaes presentes no texto. A citao colocada no comando da questo Es necesario saber para empezar a actuar... evidencia que a inteno do autor do texto informar o leitor a respeito da importncia da reciclagem para a conservao do meio ambiente.

Para aprender mais!


16.

luego del encuentro realizado en Mxico qued bien claro que uno de los retos es detener lo ms pronto posible esta pandemia que nos afecta a millones de personas confirmadas, sin que se tengan en realidad datos de los millones quizs de portadores que an no asumen la responsabilidad de hacerse la prueba y cuyo temor es comprensible. Doctor, s que su informacin se convertir en una voz de esperanza para muchos de nosotros que esperamos ansiosos ese da que espero no sea lejano. Estoy seguro que los desafos a la ciencia no pueden ser en vano y ms cuando existen seres con mucha capacidad e inteligencia para lograrlo. Un abrazo y muchas gracias de nuevo por su dedicacin a acompaarnos. Je Respuesta del dr. Natterstad Querido Je Tu pregunta es de lo ms oportuna. Creo que el ao 2010 seal un momento decisivo para la bsqueda de la erradicacin(una cura) del VIH. Fue un ao en el que la discusin de una cura realmente previsible desempea un papel ms importante que nunca en muchas conferencias y publicaciones cientficas. De hecho apareci en una revista mdica en diciembre un informe de seguimiento que trata de un hombre (el paciente de Berln) que llevara ms de tres aos curado. Hay ms buenas noticias: ! un grupo internacional de investigadores se ha fijado una meta de encontrar una cura en la prxima dcada!? Qu te parece esa voz de esperanza? Un abrazo fuerte, Dr. Steve Natterstad.

A charge, posta acima, remete o leitor a um problema que sempre afligiu o ser humano. Esse problema, nos dias atuais, tem se mostrado uma constante na vida de muitas pessoas que moram nas grandes cidades e tm uma vida muito agitada. Estamos falando de um problema relacionado A. B. C. D. E. sade fsica do homem. situao financeira do homem. a um estado de esprito do ser humano. a uma questo poltica e social. a uma questo religiosa.

17. O ttulo de um texto procura antecipar para o leitor o tema que ser tratado pelo autor. Com base na leitura do texto posto acima, o ttulo mais adequado para ele A. B. C. D. E. ltimos avances para la cura del VIH. Aumenta el nmero de casos de Sida en todo el mundo. Se ha encontrado la cura para el VIH Sida. Casos del VIH Sida en nios recin nacidos. Disminuyen las muertes por el VIH Sida.

18. Aps uma leitura do texto, deduz-se que Texto para as questes 17 e 18. Reciba un fraternal saludo y bendiciones por su magnfica labor. Quisiera saber que informacin a la fecha tiene sobre una posible cura del VIH. Tengo entendido que A. ...portadores que an no asumen la responsabilidad de hacerse la prueba... faz referncia s pessoas que possivelmente tm Aids, porm sem confirmao.

Universidade Aberta do Nordeste

17

B. o dr. Natterstad, em sua resposta a Je, considerando fatos como a cura do paciente de Berlim, argumenta que em 2010 se encontrou uma soluo definitiva para a Aids. C. na frase lo ms pronto posible, a palavra pronto apresenta uma ideia de distncia. D. a palavra lejano pode ser substituda por cercano sem alterar a informao fornecida pelo texto. E. as informaes apresentadas no texto mataram todas as esperanas dos portadores do HIV. 19.

A leitura do fragmento posto acima, evidencia propostas do Movimento Modernista de 22. Com base nisso, o fragmento a seguir que evidencia as propostas do Movimento Modernista de 22 A. Torce, aprimora, alteia, lima/ A frase; e, enfim/ No verso de ouro engasta a rima,/ Como um rubim. B. Descrever o objeto matar trs quartos dele C. Buscamos e defendemos a Arte pela Arte D. No rimarei a palavra sono/ com a incorrespondente palavra outono./ Rimarei com a palavra carne/ ou qualquer outra, que todas me convm. E. Eu quero compor um soneto duro/ como poeta algum ousara escrever./ Eu quero pintar um soneto escuro,/ seco, abafado, difcil de ler 2.

Observando-se a tira, percebe-se que Gaturro A. tem uma viso negativa sobre o aleitamento materno. B. considera o leite materno um alimento de alta qualidade. C. pensa em fazer uma campanha para divulgar o leite materno. D. ao comparar o leite materno gasolina, transmite uma viso negativa sobre o aleitamento materno. E. tem saudades de quando era um recm-nascido.

A origem do nome de um dos quadros mais importantes do Modernismo brasileiro O Abaporu o mais importante quadro j produzido no Brasil. Tarsila do Amaral pintou-o como presente de aniversrio a Oswald de Andrade, seu marido na poca. O nome significa aba (homem) e poru ( antropfago). O quadro inspirou Oswald de Andrade a escrever seu Manifesto Antropofgico, bero de um movimento que propunha a deglutio da cultura europeia, transformando-a em algo brasileiro. Mas qual o significado do quadro? Difcil dizer, mas, na opinio de certos crticos, o homem avantajado com a cabea pequena seria o brasileiro desmiolado. Quanto aos ps e as mos, enormes, era como Tarsila via nosso povo (sofridos trabalhadores). O sol simboliza a penosa rotina do homem do campo, dando duro debaixo de sol inclemente. Ainda hoje, a polmica obra tem avivado acaloradas discusses.
(Contrim, Mrcio. Revista Lngua Portuguesa. Ano, 5, n 59, set. de 2010. Adaptado.)

Ampliando conhecimentos para o Enem


1. Queremos libertar a poesia do presdio canoro das frmulas acadmicas, dar elasticidade e amplitude aos processos tcnicos, para que a ideia se transubstancie, sinttica e livre (...). Nada de postio, meloso, artificial, arrevesado, preciso: queremos escrever com sangue, que humanidade com eletricidade, que movimento, expresso dinmica do sculo; violncia, que energia bandeirante.
18

A leitura do texto e a observao da imagem permitem concluir que A. o autor tece leve crtica a Tarsila por ter a artista produzido uma obra em que retrata o brasileiro como um povo de cabea pequena, ou seja, um povo desmiolado. B. necessrio decifrar o Abaporu para fazer parte do patrimnio cultural nacional, em virtude, inclusive, do seu valor material. C. o Abaporu foi criado e seus significados esclarecidos por Tarsila do Amaral, no havendo, portanto, necessidade de qualquer outra interpretao. D. o Abaporu foi representativo para a criao do Movimento Antropofgico, inspirando Oswald de Andrade na fundao dessa manifestao artstica brasileira. E. o Abaporu, alm de ter inspirado Oswald de Andrade na criao do Movimento Antropofgico, representa o incio da fase social na pintura de Tarsila do Amaral. Isso se d pela forte crtica social presente na tela ao fazer aluso ao sofrimento do trabalhador brasileiro. 3. A Semana de Arte Moderna, vista isoladamente, no deveria merecer tanta ateno. Os jornais da poca, por exemplo, no lhe dedicaram mais do que algumas poucas colunas, e a opinio pblica ficou distante. Seus participantes no tinham sequer um projeto artstico comum; unia-os apenas o sentimento de liberdade de criao e o desejo de romper com a cultura tradicional. Apesar disso, a Semana foi aos poucos ganhando uma enorme importncia histrica e rejeitando o chamado colonialismo mental, pregando uma maior fidelidade realidade brasileira e valorizando bastante o regionalismo. Os reflexos da Semana fizeram-se sentir em todo o decorrer dos anos 1920, atravessaram a dcada de 1930 e, de alguma forma, tm relao com a arte que se faz hoje. Com isso, pode-se dizer que A. o romance regional assumiu caractersticas de exaltao, retratando os aspectos romnticos da vida sertaneja. B. a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorizao dos modelos clssicos. C. o movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade. D. os modelos arquitetnicos do perodo buscaram sua inspirao na tradio do barroco portugus.

E.

a preocupao dominante dos autores foi retratar os males da colonizao.

4. Em 1924, Oswald de Andrade lanou o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, dando incio ao movimento Pau-Brasil, que, a exemplo do nosso primeiro produto de exportao, o pau-brasil, defendia a criao de uma poesia brasileira de exportao. Demonstrando irreverncia e revolta contra a cultura acadmica e a dominao cultural europeia em nosso pas, o movimento propunha A. uma poesia primitivista, construda com base na reviso crtica de nosso passado histrico e cultural e na aceitao e valorizao dos contrastes da realidade e da cultura brasileiras. B. a defesa do nacionalismo ufanista com evidente inclinao para o nazifascismo e um forte vis de xenofobia pregando a rejeio de toda e qualquer influncia estrangeira. C. que, assim como os ndios primitivos devoravam seu inimigo, acreditando que, desse modo, assimilariam suas qualidades, se fizesse a devorao simblica da cultura estrangeira, aproveitando suas inovaes artsticas, porm sem perder a identidade nacional. D. uma poesia brasileira com forte trao xenfobo que buscasse a irreverncia e a revolta contra a cultura acadmica e a dominao cultural europeia no Brasil. E. uma poesia nacionalista que denunciasse as contradies sociais presentes no Pas e que, apesar de buscar o novo, defendesse todos os padres acadmicos usados na literatura at ento. 5. Tentativa Andei pelo mundo no meio dos homens! uns compravam joias, uns compravam po. No houve mercado nem mercadoria que seduzisse a minha vaga mo. Calado, Calado, me diga, Calado por onde se encontra minha seduo. Alguns, sorriram, muitos, soluaram, Uns, porque tiveram, outros porque no. Calado, Calado, eu, que no quis nada, por que ando com pena no meu corao?
(Ceclia Meireles. Obra potica. Rio de Janeiro, 1978. Fragmento.)

No fragmento posto acima, observa-se o envolvimento

Universidade Aberta do Nordeste

19

pessoal do emissor, que comunica sentimentos, emoes, inquietaes, avaliaes e opinies centradas na expresso de eu, de seu mundo interior. Essas caractersticas citadas mostram que no fragmento predomina a funo A. conativa. C. referencial. E. potica. 6. Linguagem inata Se voc uma daquelas pessoas que odeiam estudar gramtica, talvez se sinta mais confortvel em saber que voc j nasceu sabendo. o que sugere um estudo de Marie Coppola e Elissa Newport, especialistas em cincias cognitivas da Universidade de Rochester, em Nova York. Um experimento com um grupo de surdos da Nicargua indica que a lngua de sinais que utilizam, aprendida em casa e sem uma educao formal, incorpora o conceito gramatical de sujeito da orao, presente em todas as lnguas humanas conhecidas. Tal fato parece confirmar uma tese de que o linguista americano Noam Chomsky defende desde os anos 50: a de que a gramtica inata ao homem, em vez de adquirida pelo aprendizado. Para Chomsky, a rapidez com que uma criana aprende uma lngua se deve a uma disposio inata para o domnio da gramtica.
(Superinteressante, So Paulo, mar. 2006)

Que ouvia a chuva Como quem assiste missa Como quem hesita, mestia, Entre a pressa e a preguia.
(Paulo Leminski. Caprichos e relaxos. So Paulo: Brasiliense, 1983)

B. D.

expressiva. ftica.

No fragmento posto acima, observa-se que a nfase recai sobre a construo do texto, a seleo e a disposio das palavras. Isso evidencia que a funo predominante a A. metalingustica. C. conativa. E. potica. 8. PELA CULATRA Perdi meu amor na balada: campanha viral alvo de processos No incio do ms, comeou a circular na internet um vdeo que mostra um rapaz pedindo ajuda para encontrar uma garota que tinha conhecido em uma casa noturna de So Paulo. No entanto, a pea fazia parte de uma campanha da Nokia para divulgao de novo celular, o que se descobriu em vdeos divulgados posteriormente. O Procon-SP e o Conselho Nacional de Autorregulamentao Publicitria (Conar) j abriram processos para investigar se houve violao das regras de publicidade e do Cdigo de Defesa do Consumidor. Chamado de Perdi meu amor na balada, o vdeo gerou alguma comoo nas redes sociais. A representao contra a Nokia no Conar foi motivada por denncias de consumidores que se sentiram enganados. Para o Procon-SP, a publicidade deve ser veiculada de forma que o consumidor, fcil e imediatamente, a identifique como tal. A Nokia ainda no se pronunciou sobre o caso e a agncia Na jaca, responsvel pela pea, afirmou por meio da sua assessoria de imprensa que no ir manifestar-se.
Disponvel em: http://www.istoe.com.br/assunto/semana/historico/paginar/2. Acesso em: 25 de julho de 2012.

B. D.

ftica. referencial.

Observando o contedo do texto posto acima, percebe-se que a funo da linguagem predominante a referencial. Isso decorre do fato A. de a inteno essencial do emissor do texto se transmitir informaes sobre o referente limitando as interferncias pessoais ao mnimo. B. da inteno do emissor em testar o canal de comunicao. C. de a nfase recair sobre a construo do texto, a seleo e a disposio das palavras. D. de o destaque recair no receptor a quem se deseja persuadir atravs da mensagem do texto. E. de a nfase ser dada ao papel do emissor, observando-se o envolvimento pessoal dele que comunica seus sentimentos usando verbos e pronomes em 1 pessoa do singular. 7. Lembrem de mim Como de um

Tendo em vista que um texto um todo harmnico, para entender qualquer uma de suas passagens, necessrio confront-la com as demais partes que o compem. No texto lido, qual o fragmento que explica a expresso PELA CULATRA? A. No incio do ms, comeou a circular na internet um vdeo que mostra um rapaz pedindo ajuda para encontrar uma garota que tinha conhecido em uma casa noturna de So Paulo.

20

B. O Procon-SP e o Conselho Nacional de Autorregulamentao Publicitria (Conar) j abriram processos para investigar se houve violao das regras de publicidade e do Cdigo de Defesa do Consumidor. C. A representao contra a Nokia no Conar foi motivada por denncias de consumidores que se sentiram enganados. D. Para o Procon-SP, a publicidade deve ser veiculada de forma que o consumidor, fcil e imediatamente, a identifique como tal. E. A Nokia ainda no se pronunciou sobre o caso e a agncia Na jaca, responsvel pela pea, afirmou por meio da sua assessoria de imprensa que no ir se manifestar. Texto para as questes 9 e 10.

D. sugerir o consumo de sucos naturais. E. condenar o consumo excessivo de produtos com corantes artificiais. 10. Temos no texto da propaganda ...Fanta: refresca, alegra, sabe tan bien... ao dizer que fanta sabe tan bien, o emissor do texto informa ao receptor que o refrigerante anunciado A. B. C. D. E. 11. Para hacer un anlisis del poder que no sea econmico, de qu disponemos actualmente? Creo que de muy poco. Disponemos, en primer lugar, de que tanto la apropiacin como el poder no se dan, no se cambia, ni se retoman sino que se ejercen, no existen ms que en acto. Disponemos adems de esta otra afirmacin, que el poder no es principalmente mantenimiento ni reproduccin de las relaciones econmicas sino ante todo una relacin de fuerza. La pregunta consistira pues ahora en saber: si el poder se ejerce, qu es este ejercicio?, en qu consiste?, cul es su funcionamiento? Hay una respuesta imediata que me parece proviene de muchos anlisis actuales: el poder es esencialmente lo que reprime. El poder reprime la naturaleza, los instintos, a una classe, a los individuos. Aun cuando se encuentra en el discurso actual esta definicin del poder, una y otra vez repetida, como algo que reprime, no es el discurso contemporneo quien la ha inventado, ya lo haba dicho Hegel, Freud y Marcuse. En cualquier caso, ser rgano de represin es en el vocabulario actual el calificativo casi onrico del poder. No debe pues el anlisis del poder ser en primer lugar y esencialmente el anlisis de los mecanismos de represin?
(Microfsica del poder, Michel Foucault)

tem sabor estranho. tem vrios sabores. sabe como agradar o consumidor. tem sabor agradvel. tem gosto de fruta.

De acordo com o texto, pode-se inferir que A. a condio onrica do poder algo que j havia sido dito por Hegel, Freud e Marcuse. B. para se fazer uma anlise do poder econmico, dispomos atualmente de muito pouco. C. a natureza, os instintos, uma classe e indivduos so reprimidos pelo poder. D. o poder uma relao de fora e sua anlise nunca
21

9. O texto posto acima tem como objetivo principal A. induzir o pblico-alvo a consumir o produto divulgado. B. alertar sobre os riscos de consumir produtos industrializados. C. divulgar um refrigerante diettico.

Universidade Aberta do Nordeste

E.

deve ser primeiramente a anlise dos mecanismos de represso. no h uma relao entre poder e represso.

B. C. D. E.

os subsdios para manter a indstria cultural. o refgio na leitura para compensar o desnimo. a ajuda de mecenas para o apoio s artes. o impulso produo de cultura exportvel.

Texto para as questes 12 a 14. La excepcin cultural latinoamericana El rechinar de dientes del otoo europeo tiene su contrapeso en la tmida primavera que llega a esos pases que llaman emergentes. Y lo que vale para el clima vale para la cultura. Mientras la crisis del Viejo Continente obliga a Gobiernos a mandar su cuota de prestigio cultural al aparcamiento de los presupuestos, Latinoamrica quiere colocarla en la va rpida de las autopistas, includas las que le quedan por construir. En medio de una crisis de la Amrica Latina parece estar a salvo, la constante invocacin a la cultura tiene que ser tambin una forma de exorcizar el fantasma del control econmico. Como explica el politlogo brasileo Emir Sader, impulsor del Foro Social de Porto Alegre, a mayor desarrollo econmico, mayores condiciones para el desarrollo en la produccin cultural; sin embargo, esta ltima no se explica por el mayor o menor nivel de desarrollo econmico. Y recurre al ejemplo de la literatura contempornea: Difcilmente podra decirse que la produccin ms significativa proviene de los pases del centro del capitalismo; y cuando lo hace, es de la mano de autores cuyas races se hunden en la periferia. Basta pensar en las antiguas colonias en el caso del ingls o en la literatura latino-americana del siglo XX en el caso del espaol. No es, pues, extrao que las migraciones sean otro de los ejes de un congreso en el que todo es cultura.
(MARCOS, J. R. La excepcin cultural latino-americana. Dispinible en: http//:www.elpas.es. Aceso en 10 jun. 2012)

14. No segundo pargrafo, o autor expe que a cultura deve A. B. C. D. E. deslocar-se para a Amrica Latina. revoltar-se contra os polticos. inspirar-se nos pases comunistas. distanciar-se da submisso economia. submeter-se aos interesses dos europeus.

Texto para as questes 15 e 16.

15. Observando o contedo da tira, percebemos que a postura de Felipe em relao cultura A. B. C. D. E. elogiada por todos os seus amigos. criticada por todos os seus amigos. no compartilhada por seus amigos. fere a tica e a moral. representa uma viso plenamente factvel.

12. As expresses rechinar de dientes del otoo europeo y tmida primavera da primeira orao do primeiro pargrafo, carregam A. B. C. D. E. uma significao idntica. um contedo metafrico. ideias inverossmeis. preconceitos sobre a Europa. pressupostos econmicos.

16. No balo do primeiro quadrinho, observamos que o comentrio feito por Mafalda estabelece uma A. B. C. D. E. violenta crtica. interrogao filosfica. dvida existencial. explicao ambgua. ressalva ao elogio.

13. No incio do texto, assinala-se que a crise que afeta a Europa justifica, nesse continente, A. a reduo do oramento destinado cultura.

22

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ABREU, Antnio Surez. A arte de argumentar: gerenciando razo e emoo. 2. ed. So Paulo: Ateli Editorial, 2000 ANTUNES, Irand. Lutar com palavras: coeso e coerncia. 2. ed. [s.n] Parbola Editorial. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 4 ed. So Paulo: Editora Cultrix, 2008. CNDIDO, Antnio; Castelo, J. Aderaldo. Presena da literatura brasileira: histria e antologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. CEREJA, William Roberto; Cleto, Ciley; Magalhes, Thereza Cochar; Interpretao de textos: construindo competncias e habilidades em leitura. 1. ed. So Paulo: Atual, 2009. CEREJA, William Roberto; Magalhes, Thereza Cochar. Literatura brasileira: ensino mdio. 3. ed. So Paulo: Atual, 2005. COUTINHO, Afrnio. Introduo Literatura no Brasil. 19. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. INFANTE, Ulisses. Curso de literatura de lngua portuguesa: ensino mdio. V. nico. So Paulo: Scipione, 2005. JOUVE, Vincent. A leitura. Traduo de: Brigitte Hervor.. So Paulo: Editora UNEP, 2002. KLEIMAN, ngela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura.14 ed. Campinas: Editores, 2011. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola editorial, 2008. MARTIN, Robert. Para entender a lingstica: epistemologia elementar de uma disciplina. 2. ed.[s.l]: Parbola Editorial, [s.d]. MOISS, Massaud. A anlise literria. So Paulo: 17 reimpr. [s.l]: [s.n],1969. ___________. Histria da literatura brasileira. 6 ed. So Paulo: Editora Cultrix, 2007. OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Arte literria brasileira. So Paulo: Moderna, 2000. PROENA, Graa. Descobrindo a histria da arte. 1 impr. 1. ed. So Paulo: tica, 2005 SARMENTO, Leila Luar. Oficina de redao. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2006. SAVIOLI, Plato Francisco; Fiorin, Jos Luiz. Para entender o texto. 12. ed. So Paulo: Editora tica, 2001. SOL, Isabel. Estratgias de leitura. Traduo de: Cludia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. TERRA, Ernani; Nicola, Jos de. Prticas de linguagem: leitura & produo de textos. So Paulo: Scipione, 2008.

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no www.fdr.com.br/enem2012


Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Eloisa Vidal Coordenao Pedaggica: Ana Paula Costa Salmin Coordenao de Produo Editorial: Srio Falco Editor de Design: Deglaucy Jorge Teixeira Projeto Grfico e Capas: Dhara Sena e Welton Travassos Editorao Eletrnica: Dhara Sena Ilustraes: Karlson Gracie

Apoio

Parceria

Realizao

Promoo

Universidade Aberta do Nordeste

23

You might also like