You are on page 1of 19

CARTILHA

PROGRAMA 10S

CARTILHA PROGRAMA 10S:


Orientaes para Implementao
Coordenao: Lorien Eliane Zimmer Claudete Hara Klein

Embrapa Sunos e Aves Concrdia, SC 2007

Exemplares desta publicao podem ser adquiridos na: Embrapa Sunos e Aves Rodovia BR 153 - KM 110, 89.700-000, Concrdia-SC Caixa Postal 21 Fone: (49) 3441 0400 Fax: (49) 3442 8559 http://www.cnpsa.embrapa.br sac@cnpsa.embrapa.br Comit de Publicaes da Embrapa Sunos e Aves Presidente: Claudio Bellaver Secretrio-Executivo: Tnia M.B. Celant Membros: Teresinha M. Bertol Ccero J. Monticelli Gerson N. Scheuermann Airton Kunz Valria M.N. Abreu Suplente: Arlei Coldebella Coordenao: Lorien E. Zimmer* e Claudete H. Klein Coordenao editorial: Tnia M.B. Celant Revisor de texto: Tnia M.G. Scolari Normalizao bibliogrfica: Irene Z.P. Camera Editorao eletrnica: Vivian Fracasso Ilustraes: Geordano Dalmdico 1 edio 1 impresso (2007): 300 exemplares Todos os direitos reservados. A reproduo no-autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n9.610). Programa 10Ss / Lorien Eliane Zimmer e Claudete Hara Klein. - Concrdia: Embrapa Sunos e Aves, 2007. 00p.; 21cm 1. Qualidade

CDD 574.5248 Embrapa 2007

* Mais informaes podero serem obtidas na pgina eletrnica http://www2.cnpsa.embrapa.br/sgq/index.html

INTRODUO
O Programa 10S um sistema de mudana comportamental de hbito e atitudes que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudvel onde o empregado sinta-se bem consigo mesmo e com os demais. Trata-se de uma importante ferramenta para promover a organizao e a melhoria do ambiente de trabalho. O Programa calcado em uma filosofia de prticas simples, que exige o comprometimento de todos. Promove o crescimento contnuo das pessoas, num aperfeioamento constante da rotina do trabalho dirio e, conseqentemente, a melhoria da qualidade de vida. um processo estruturado para mobilizar a organizao para o uso responsvel dos recursos nos aspectos fsicos (equipamentos, mquinas e reas de trabalho), procedimentos e atitudes.

Objetivos
O Programa 10S visa melhoria do ambiente de trabalho, no sentido fsico, lgico e mental. Sua base educativa e prepara as pessoas para a observao crtica da sua realidade e atuao nos desperdcios, na desorganizao, sujeira, nos fatores que acarretam doenas e conflitos e em outras anomalias do ambiente.
3

1-SENSO DE UTILIZAO
(SEIRI)

O que : Refere-se identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utenslios, informaes e dados necessrios e desnecessrios, descartando, ou dando a devida destinao quilo que considerado desnecessrio ao desenvolvimento das atividades. Aplicao do Senso de Utilizao: ! Classificar os objetos, materiais e equipamentos necessrios e desnecessrios; ! Os objetos necessrios devem ser agrupados conforme a freqncia de uso; ! Quanto aos objetos desnecessrios no trabalho, verificar: sem uso potencial (dispor), potencialmente teis ou valiosos (transferir para onde forem teis); ! Promover uma faxina geral inicial, aproveitando para listar os equipamentos e materiais que precisaro ser removidos ou consertados; ! Analisar a documentao que deve ser guardada e eliminada; ! Documentar e divulgar os resultados obtidos com a mobilizao; ! Persistir na educao a longo prazo, principalmente por meio da identificao e soluo de problemas em equipe.

1-SENSO DE UTILIZAO
(SEIRI)

Principais Vantagens: ! Liberao de espaos, utenslios, equipamentos e documentos desnecessrios; ! Eliminao de tens fora de uso e sucata; ! Reduo do tempo de procura; ! Melhor visualizao do local de trabalho; ! Diminuio do risco de acidentes.

2-SENSO DE ORDENAO
(SEITON)

O que : Aps feita a atividade do senso de utilizao, o que sobrou deve ser arrumado. O Senso de Ordenao tem como objetivo principal a simplificao, sendo que os materias devem ser colocados em local de fcil acesso, para que a organizao seja facilitada. Aplicao do Senso de Ordenao: ! Melhorar o layout de forma a facilitar o fluxo das atividades e pessoas; ! Identificar todos os recursos de forma bem visvel; ! Dispor os itens de acordo com a freqncia de uso; ! Usar rtulos e cores vivas para identificar os itens; ! Guardar objetos semelhantes no mesmo lugar; ! Cuidar para que a comunicao seja fcil e rpida; Principais vantagens: ! Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos; ! Economia de tempo; ! Controle de uso de equipamentos e documentos necessrios; ! Estmulo atividade; ! Diminuio de acidentes.
7

3-SENSO DE LIMPEZA
(SEISON)

O que : Consiste em deixar o ambiente de trabalho, equipamentos e materiais sempre limpos, devendo-se investigar as rotinas que geram sujeira, modificando-as. importante que todos estejam envolvidos, para que o ambiente encontrado limpo seja deixado limpo para o uso de uma prxima pessoa. O Senso de Limpeza pode ter um sentido mais amplo como ser honesto no modo de se expressar, ser transparente com amigos, famlia, subordinados, vizinhos, etc. Aplicao do Senso de Limpeza: ! ! ! ! Definir responsveis por reas; Estabelecer horrios para que todos faam sua limpeza; Estabelecer procedimentos para no sujar; Educar e treinar os empregados para no sujar; Principais vantagens: ! ! ! ! Equilbrio fsico e mental; Melhoria do ambiente de trabalho; Melhoria das reas comuns; Melhoria nas condies de segurana.
8

4-SENSO DE SADE E HIGIENE


(SEIKETSU)

O que : a fase onde cuida-se da padronizao e do ambiente psicolgico da empresa, significa preocupar-se e cuidar do asseio e da aparncia pessoal, conservar a higiene, tendo cuidado para que os estgios de utilizao, ordenao e limpeza, que j foram alcanados, no tenham sido em vo. O Senso de Sade e Higiene procura garantir um ambiente no agressivo, livre de agentes no poluentes, com boas condies sanitrias nas reas comuns, zela pela higiene pessoal e cuida para que as informaes e comunicados sejam claros, de fcil leitura e compreenso. Aplicao do Senso de Higiene e Sade: ! Manter e melhorar os Sensos de Utilizao, Ordenao e Limpeza; ! Difundir material educativo sobre sade em geral; ! Incentivar a prtica de esportes; ! Estimular um clima de confiana, amizade e solidariedade. Principais vantagens: ! ! ! ! Equilbrio fsico e mental; Melhoria do ambiente de trabalho; Melhoria das reas comuns; Melhoria nas condies de segurana.
9

5-SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
(SHITSUKE)

O que : Com o Senso de Auto-Disciplina, torna-se necessrio que cada um tenha compromissos ticos, tcnicos e morais, desenvolvendo o hbito de observar e seguir normas, regras, horrio, procedimentos e atender especificaes. Importante que no seja uma imposio, mas, sim, um reconhecimento individual da necessidade deste comprometimento. Esse senso promove a substituio gradativa de hbitos inadequados por outros saudveis e mantm o programa 10S atravs do tempo. Aplicao do Senso de Auto-Disciplina: ! ! ! ! ! Compartilhar a misso, viso e os princpios da empresa; Educar para a criatividade; Melhorar as comunicaes em geral; Atribuir responsabilidades e delegar autoridade; Criar um clima de confiana e solidariedade. Principais vantagens: ! Cumprimento natural dos procedimentos operacionais e administrativos; ! Cultivo de bons hbitos; ! Valorizao do ser humano; ! Garantia de qualidade de vida.
10

6-SENSO DE DETERMINAO DE UNIO


(SHIKARI YARO)

O que : o senso que requer a participao da Alta Direo em parceria com a unio de todos os colaboradores, buscando a melhoria e o aumento de produtividade. As chaves do senso so a motivao, a liderana e a comunicao. Aplicao do Senso de Determinao de Unio: ! Identificar sugestes e expectativas dos empregados; ! Implantar caixa de sugestes e banco de idias; ! Promover aes de sensibilizao. Principais vantagens: ! Aumento da confiana dos empregados dentro da Unidade; ! Maior compromisso dos empregados visando os resultados desejados. ! Melhoria nas relaes interpessoais.

11

7-SENSO DE TREINAMENTO
(SHIDO)

O que : Capacitao (educao e treinamento) visando qualificar o profissional e engrandec-lo como ser humano, que passa a ser mais criativo e ter maior empregabilidade, essencial para ocupar novas posies dentro e fora da empresa.

Aplicao do Senso de Treinamento: ! Identificar necessidades de capacitaes; ! Educar e treinar os empregados; ! Implementar banco de potenciais lideranas. Principais vantagens: ! Maior empregabilidade; ! Aumento da produtividade com resultados; ! Desenvolvimento de talentos.

12

8-SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AO DESPERDCIO


(SETSUYAKU)

O que : Este senso ir ajudar nos resultados da Unidade, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Deve-se estimular os empregados para que criem novas alternativas de reduo de perdas de materiais e servios, dandolhes noes da realizao do trabalho com qualidade, contribuindo com a prtica da reciclagem e com o meio ambiente. Aplicao do Senso de Economia e Combate ao Desperdcio: ! ! ! ! ! Definir responsveis por rea; Identificar os pontos de desperdcio; Estabelecer metas de reduo; Educar e treinar os empregados; Monitorar ou avaliar os resultados. Principais vantagens: ! ! ! ! Economia para a Unidade; Reduo de retrabalho; Preservao do meio ambiente; Reeducao das prticas de aquisio de materiais.

13

9-SENSO DE PRINCPIOS MORAIS E TICOS


(SHISEI RINRI)

O que : Ter tica ser capaz de voltar esforos para objetivos mais nobres e importantes da Unidade. Devem ser definidos padres de conduta para que cada empregado saiba o que certo e o que errado. Uma postura prativa, ou seja, no ficar restrito apenas s tarefas, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporrio. Aplicao do Senso de Princpios ticos e Morais: ! Definir responsveis por rea; ! Internalizar o cdigo de tica, misso, viso e valores da Unidade; ! Definir e implementar o cdigo de tica na pesquisa. Principais vantagens: ! Empregados mais comprometidos com os resultados da Unidade, procurando agir com tica perante a Unidade, com clientes e fornecedores.

14

10-SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


(SEKININ SHAKAI)

O que : A responsabilidade social vai muito alm dos pagamentos de impostos e tributos e o cumprimento da legislao trabalhista e ambiental. A Unidade e seus empregados devem ter um compromisso com a sociedade. Deve haver incentivo da Unidade juntamente com seus colaboradores para realizao de trabalho voluntrio. Aplicao do Senso de Responsabilidade Social: ! Definir responsveis por rea; ! Definir uma poltica de responsabilidade social e estabelecer objetivos e metas; ! Implantar, a partir das aes passveis de serem realizadas, um plano de ao, estimulando a participao das pessoas. Principais vantagens: ! Melhoria da imagem institucional; ! Maior produtividade dos empregados; ! Participao no crescimento scio-econmico da populao.

15

OS DEZ MANDAMENTOS DOS 10S

I. Ficarei com o estritamente necessrio. II. Definirei um lugar para cada coisa. III. Manterei cada coisa no seu lugar. IV. Manterei tudo limpo e em condies de uso. V. Combaterei todas as causas de sujeira. VI. Identificarei toda a situao de risco. VII. Trabalharei com segurana. VIII. Questionarei toda norma ou padro at entend-lo. IX. Procurarei formas de melhorar meu trabalho. X. Honrarei todos os compromissos.

16

CONCLUSO
O Programa 10S trabalha conceitos fundamentais relativos formao e manuteno de hbitos essenciais sobrevivncia humana. Ele se desenvolve de forma divertida, organizada, participativa e agregadora, onde o bem est criado por meio da limpeza e organizao do ambiente, gerando motivao para o trabalho e para melhoria das relaes intra e inter-pessoais. Aprende-se a compartilhar, respeitar, conviver com valores universais bsicos na formao do ser humano. O Programa 10S no uma atividade temporria. Os sensos devem ser compreendidos, incorporados e praticados por todos diariamente, visando diminuir o desperdcio e garantir um ambiente de trabalho cada vez mais saudvel, por meio do entendimento das pessoas, da necessidade de se economizar, organizar, limpar, ter higiene e disciplina, fatores fundamentais elevada produtividade. Seu objetivo especfico melhorar as condies de trabalho e de criar um ambiente de qualidade, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realizao.

17

VOC A PARTE PRINCIPAL DO SUCESSO DESTE PROGRAMA!

PARA VOC QUE ELE EST SENDO IMPLANTADO!

VOC DEVE TRANSFORMAR SUA CAPACIDADE EM REALIZAES PESSOAIS E PARA A UNIDADE!

Estabelea aqui os seus objetivos e expectativas:

1. Eu espero:

2. Eu vou:

3. Minhas metas:

Data:

Assinatura:
19

You might also like