You are on page 1of 5

1

Problemas gerais da lngua culta 1) Todo O pronome todo, quando acompanhado de artigo, particulariza o objeto; sem o artigo, generaliza-o. Compare estas duas frases: - Todo o programa perfeito. (significa que o programa a que me refiro perfeito do princpio ao fim) - Todo programa traz sempre algum benefcio ao usurio. (significa qualquer programa)

2) medida que / na medida em que No confunda medida que com na medida em


que. A primeira locuo d idia de proporo e a segunda de causa. Voc vai ser promovido medida que for desempenhando um bom trabalho. ( proporo que) - Vamos seguir o regulamento na medida em que ele foi aprovado. (uma vez que, porque, j que) Obs: Deve-se evitar a forma medida em que, resultante do cruzamento das duas locues estudadas.

3) Seno / se no O primeiro significa no caso contrrio, de outro modo, a no ser, mas sim. - Faa seu trabalho com ateno, seno ficar sem. O segundo significa quando no ou caso no. - Voc foi muito rspido, se no mal-educado. 4) Por que / por qu / porque / porqu Por que a) nas perguntas - Por que voc no veio? b) quando uma expresso equivalente a motivo pelo qual; razo. - Ele no me disse por que faltou ontem. c) quando puder ser substitudo por pelo(a) qual, pelos(as) quais. - No vou lhe dizer as razes por que deixei de vir ontem.

Por qu usado no final da frase ou quando a expresso estiver isolada - Voc no veio ontem por qu? - Nunca mais volto aqui. Por qu? Porque quando equivale a pois, uma vez que, pelo fato. - Ela no veio porque no quis. - Venha porque precisamos de voc. Porqu quando estiver substantivado, ou seja, precedido de o / um - No me interessa o porqu da sua ausncia.
5) Sequer / se quer - No disse sequer uma palavra para agradecer. (pelo menos, ao menos) - Se quer pedir demisso, pea. (conjuno se mais o verbo querer) 6) Mau / mal Mau (adjetivo) significa ruim, de m ndole, de m qualidade. Ope-se a bom e apresenta forma feminina m. - Ele estava de mau humor. - Tem um corao mau.

Mal (advrbio) significa irregularmente, erradamente, de forma inconveniente ou desagradvel. Ope-se a bem. - Ele muito mal-humorado. - Era previsvel que ele se comportaria mal. Mal (substantivo) pode significar doena, molstia; em alguns casos aquilo que prejudicial ou nocivo. - A pirataria um mal para as grandes empresas. 7) Malcriado / mal criado Malcriado sem educao. - Criana malcriada.

Mal criado tratado mal. - um cafezal mal criado.


8) Ao invs de / em vez de Ao invs de significa ao contrrio de. - Ao invs de chorar, ele sorria.

Em vez de significa em lugar de. - Em vez de trabalhar, preferiu dormir.


Obs: Em vez de pode ser usado tambm no primeiro caso. Ao invs de s usado quando marca uma oposio. 9) Acerca de / cerca de / a cerca de / h cerca de acerca de sobre. - No disse nada acerca do programa que elaborou. cerca de durante, aproximadamente. - Falamos cerca de duas horas. a cerca de idia de distncia. - Meu trabalho fica a cerca de 300 metros da minha casa. h cerca de faz aproximadamente. - H cerca de dez anos que eu trabalho como analista de sistema. 10) H / a H tempo passado. Para saber se seu emprego est correto, substitua o verbo haver por fazer. - H oito anos que no tiro frias.

a exprime distncia ou tempo futuro. - Daqui a um ano estarei formado. - Meu trabalho fica a quinhentos metros daqui.
Obs: Veja a diferena de a tempo e h tempo. - Chegou a tempo de participar da palestra. - Ele est na Austrlia h tempo. 11) Afim / a fim

Afim d idia de semelhana. - Temos temperamentos afins. A fim indica finalidade. - Estamos aqui a fim de trabalhar.
12) Aonde / onde Aonde indica idia de movimento ou aproximao. Ope-se a donde, que exprime afastamento. A forma aonde costuma referir-se a verbos de movimento. (ir, chegar, dirigirse, levar) - Aonde vocs vo? Onde indica o lugar em que se est ou em que se passa algum fato. Normalmente, refere-se a verbos que exprimem estado ou permanncia. - Onde esto vocs? 13) Menos / menos No existe menas. - Eu tenho menos trabalho do que voc. 14) Mas / mais Mas a conjuno adversativa, equivalente a porm, contudo, entretanto. - Tentou, mas no conseguiu.

Mais pronome ou advrbio de intensidade, opondo-se normalmente a menos.. - Ele foi quem mais tentou; ainda assim, no conseguiu.
15) Ao encontro de / De encontro a Ao encontro de indica ser favorvel, aproximar-se de. - Ainda bem que sua posio veio ao encontro da minha. Pudemos, assim, unir nossas reivindicaes.

De encontro a indica oposio, choque, coliso. - Como voc queria que eu te ajudasse se suas opinies sempre vieram de encontro s minhas? Ns pertencemos a mundos diferentes.
16) Demais / de mais Demais pode ser advrbio de intensidade, com o sentido de muito; aparece intensificando verbos, adjetivos ou outros advrbios. - Aborreceram-nos demais; isso nos deixou indignados demais. tambm pode ser pronome indefinido, equivalendo a os outros, os restantes. - Fiquei sabendo posteriormente que os demais membros da comisso tambm acabaram abandonando os projetos. 17) Ao nvel de / Em nvel de Ao nvel de mesma altura. - O barco estava ao nvel do mar.

Em nvel de hierarquia. - Isso foi resolvido em nvel de governo estadual. 3

Obs: A nvel de no existe! 18) Em princpio / a princpio Em princpio em geral. - Em princpio, concordo com tudo isso. A princpio no incio. - A princpio, eu lecionava ingls; agora, leciono portugus.

Exerccios 1) Complete com a opo correta: a) _________________ o tempo passava, ele ia ficando mais nervoso. ( medida que / na medida em que) b) _________________ voc aceitou o emprego, no pode reclamar. ( medida que / na medida em que) c) Ele saiu _________________ horas. (a / h) d) Corra que voc chegar _________________ tempo. (a / h) e) _________________ ficar folheando revistas, v estudar. (em vez de / ao invs de) f) Voc no se saiu _________________ durante o debate (mal / mau) g) uma pessoa lenta, _________________ preguiosa. (seno / se no) h) Fale alto _________________ ningum vai ouvi-la. (seno / se no) i) Ele empregou _________________ energia que tinha para conseguir o emprego. (toda / toda a) j) _________________ vestibular deveria ter redao. (todo / todo o) k) Eles esto _________________ de arranjar outro emprego. (afim / a fim) l) Eu e meu chefe temos idias _________________. (afins / a fins) m) _________________ de dez analistas de sistema discutindo _________________ de computadores velozes. (acerca / cerca) n) Eu queria _________________ conversa sobre esse assunto. (menos / menas) o) _________________ ele foi mandado embora por justa causa. (de repente / derepente) p) Eu irei trabalhar sozinho _________________ de segunda-feira. (a partir / apartir) q) Vrias pessoas expuseram opinies que vieram _________________ minhas durante o debate, o que muito me animou. (ao encontro das / de encontro s) r) Muitas pessoas tm opinies que vm _________________ minhas, o que no chega a me desanimar. (ao encontro das / de encontro s) s) No h nada _________________ em gostar _________________ de trabalhar. (de mais / demais) t) No gosto dela, _________________ tenho de admitir que _________________ inteligente do que eu supunha. (mas / mais) u) _________________ est seu orgulho? (onde / aonde) v) Irei _________________ voc quiser. (onde / aonde) 2) Complete com porque, porqu, por que ou por qu: a) b) c) d) e) f) g) h) i) No sei _________________ voc tem tanto medo da informatizao. Ele est assim _________________ perdeu o emprego. No fez o trabalho _________________ passou a noite inteira jogando. A causa _________________ lutamos muito justa. Eu quero saber o _________________ do seu aumento de salrio. Eles no dormiram _________________? No se sabia o _________________ da tua revolta. _________________ a empresa no comprou programa _________________ crime. Jamais te pedirei emprego. _________________?

pirata?

You might also like