You are on page 1of 40

Biorremediao 1 semestre - 2012

Prof. Daniela Rodrigues de Melo

Horrio de aula
Sexta-Feira.
Primeiro perodo: 19h15 20h45 Intervalo de 15 min Segundo perodo: 21h00 - 22h40.
Geralmente, no segundo perodo sero dados exerccios correspondentes Lista de Exerccios e, portanto, sero parte da avaliao.

Objetivo Geral
Desenvolver a capacidade do aluno no que diz respeito ao conhecimento, diferenciao e aplicabilidade dos procedimentos de biorremediao de acordo com o tipo de ambiente e poluente em questo.

Cronograma Parte 1
Aula Data 1 24/02 Contedo Biorremediao: conceito e histrico Introduo microbiologia: classificao e metabolismo microbiano, estrutura e desenvolvimento de comunidades microbianas Poluentes / xenobiticos Biodegradabilidade de compostos orgnicos e rotas de biodegradao Biorremediao de solos: Conceitos Biorremediao de solos: Caracterizao Principais tcnicas de biorremediao de solos Biorremediao de guas: Conceitos 1 Prova Metodologia AE

2 3 4 5 6 7 8 9

02/03 09/03 16/03 23/03 30/03 06/04 13/04 20/04

AE AE AE AE AE AE AE PR

Cronograma Parte 2
Aula Data 12 27/04 12 04/05 13 11/05 14 18/05 15 25/05 16 01/06 17 08/06 18 15/06 19 22/06 20 29/06 Contedo Biorremediao de guas: Propriedades dos ecossistemas aquticos Principais tcnicas de biorremediao de guas Biossoro e Lixiviao Metodologias de isolamento e caracterizao de espcies microbianas biodegradadoras Metodologias de acompanhamento de reaes de biodegradao Enzimologia aplicada biorremediao Feriado Corpus Christi (recesso) Biotecnologia aplicada biorremediao: Organismos geneticamente modificados (OGM) 2 Prova Exame Metodologia AE AE AE AE AE AE AE PR PR
5

Critrio de Avaliao
As avaliaes P1 e P2 sero individuais. A mdia das Listas (ML) ser computada para clculo de M, de acordo com a mdia ponderada:

Se o aluno atingir M maior ou igual a 7,0 e possuir 75% de presena, este estar automaticamente aprovado na disciplina.
6

Critrio de Avaliao
Caso contrrio, ser necessria a realizao do Exame (EX), e a Mdia Final (MF) da disciplina ser dada por:

Se MF for maior ou igual a 5,0, o aluno ser aprovado. O aluno somente ser aprovado na disciplina se atingir M 7,0 ou MF 5,0 E tiver 75% de presena nas aulas. Caso o aluno NO atinja a freqncia mnima de 75%, este ser automaticamente reprovado na disciplina, independentemente da M ou MF obtida.
7

Bibliografia Sugerida para Estudo


Bibliografia Bsica
MELO, I.S. (Org.) ; AZEVEDO, J.L. (Org.) . Microbiologia Ambiental. 2. ed. Jaguarina: Embrapa, 2008. v. 1. 647 p. ALEXANDER,M.; Biodegradation and Bioremediation. Academic Press, London, 1991.

Bibliografia Complementar
MELO, I. S.; GHINI, R.; SOUZA SILVA, C.M.M.; FARIA VIEIRA, R.F.; FAY, E.F.; ABAKERLI, R.B. Ecologia Microbiana. 2 ed. Embrapa, 647p, 2008.

Introduo Biorremediao

Conceito de Biorremediao Exemplos de Aplicao


9

Conceitos de Biorremediao
Uso direto de microorganismos, como bactrias e fungos, para resolver problemas ambientais. Metabolismo como ferramenta para degradar poluentes ou substncias perigosas (infectantes) em substncias no txicas ou menos nocivas.

10

Conceitos de Biorremediao

11

Conceitos de Biorremediao
Envolve:
Engenharia Microbiologia Bioqumica Biologia Molecular (Engenharia gentica / OGM)

Atuao: Solo, gua e ar


12

Vantagens
Biorremediao detoxifica as substncias nocivas ao invs de simpelesmente transferir os contaminantes de um meio ambiente para outro. O processo de biorremediao compromete menos o ambiente do que, por exemplo, processos baseados em aterramento. Os custos do tratamento de poluentes in situ utilizando as tecnologias de biorremediao so menores em relao aos mtodos de tratamento convencionais como: s13 aspirao, absoro e a incinerao.

Vantagens
Aceitao pblica positiva Pode ser realizado in situ Permite a eliminao permanente de degetos. Pode ser acoplada tratamento. a outras tcnicas
s14

de

Desafios da biorremediao
Qualidade tecnolgica Disponibilidade de mercado Investimento de capital Gerenciamento competente do processo Conhecimento regulatrio Gerenciamento do tempo Boa recepo pblica Disseminao da informao
15

Introduo Microbiologia

Bactrias, Bolores e Leveduras

16

Clulas Procariontes e Eucariontes


PROCARIONTE EUCARIONTE

As clulas so as unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos.


17

Clulas Procariontes e Eucariontes


Em relao s diferenas na organizao e estrutura de clulas procariontes e eucariontes, a tabela abaixo apresenta as diferenas principais: Caracterstica Envoltrio Nuclear Nuclolo Retculo Endoplasmtico Complexo de Golgi Mitocndrias Cloroplastos Transporte de eltrons Procariontes Ausente Ausente Ausente Ausente Ausente Ausente Membrana Eucariontes Presente Presente Presente Presente Presente Presente em vegetais Mitocndria

18

Reino Protista
Reino Protista

Procariontes

Eucariontes

Bactrias

Cianofceas

Fungos

Algas

Protozorios

Bolores

Leveduras

19

Reino Protista
Classificao do reino Protista
Organizao biolgica simples quando comparada s clulas animais e vegetais. Organismos unicelulares ou pluricelulares.
No caso de organismos pluricelulares, as clulas no apresentam diferenciao entre si; diferentemente de animais e plantas.

Agrupamentos no reino dos protistas sugerem diferenas entre os microorganismos: requerimentos nutricionais, crescimento, reproduo, taxa de liberao de produto.

20

Bactrias
Possuem clulas procariticas. Apesar de serem unicelulares, em alguns casos podem formar colnias ou filamentos. Sendo assim, podem se apresentar basicamente de 3 formas:
Espirilos: Corpo rgido e apresenta vrios espirais
Vibries: quando o corpo rgido e forma de vrgula.

Cocos: ao se dividirem podem dar origem a agrupamentos caractersticos Bacilos: ao se dividirem permanecem em cadeias e so chamados de estreptobacilos.

21

Bactrias
So clulas pequenas:
Esfricas possuem um dimetro de 0,5 4 m Cilndricas: comprimento raramente ultrapassa 19 m.

A maioria utiliza energia qumica para sobreviver, so capazes de se movimentar e se reproduzem por diviso binria simples.
22

COLORAO DE GRAM

Membrana externa Camada espessa de peptideoglicanos Camada fina de peptideoglicanos

Classificao das Bactrias


Gram-positivas e Gram negativas:
Diferenas bsicas relacionadas estrutura da parede celular. Quanto a colorao das clulas de bactrias: ausncia de colorao violeta indica que a bactria gram-negativa

24

COLORAO DE GRAM

Gram positivas e gram negativas


O diagrama de cima mostra o resultado da colorao de gram em Staphylococcus aureus e, na foto de baixo, bactrias Gram negativas da espcie Pseudomonas aeruginosa.

26

Classificao das Bactrias


Aerbicas e anaerbicas
Bactrias aerbicas: precisam de oxignio para realizar suas atividades metablicas; Bactrias anaerbicas: adaptadas a obteno de energia utilizando nitrato, sulfato ou CO2
Importantes nos processos de BIORREMEDIAO!!

27

Bactrias
Possuem a capacidade de formar endosporos quando o ambiente encontra-se adverso ao seu desenvolvimento.
Resistentes ao calor, radiao, componentes qumicos e falta de nutrientes
Algumas bactrias, cujas formas vegetativas so mortas a 45 C, formam esporos que sobrevivem ebulio por diversas horas. No processo de esterilizao quente, os esporos demandam alta temperatura, o que exige uso de uma autoclave, onde a temperatura atinge valores superiores a 120 C.
28

Reino Protista
Reino Protista

Procariontes

Eucariontes

Bactrias

Cianofceas

Fungos

Algas

Protozorios

Bolores

Leveduras

29

Fungos - Leveduras
Esto dispersas na natureza e facilmente so encontradas no solo e em regies de baixa umidade relativa. No conseguem extrair energia da luz solar (uma vez que no possui clorofila). So microorganismos unicelulares pequenos (5 a 30 m de comprimento e 1 a 5 m de largura). Podem se reproduzir tanto de forma sexuada quanto assexuada, por brotamento ou fisso, que so as formas mais comuns das leveduras se reproduzirem. Importantes na biorremediao de leos por possurem caractersticas metablicas lipolticas.
30

Leveduras Reproduo Assexuada

31

Fungos - Bolores
Possuem uma estrutura vegetativa chamada miclio, composta por filamentos longos de clulas chamadas hifas. No possuem clorofila e geralmente so fixos. A reproduo, que pode ser assexuada ou sexuada, geralmente realizada por meio de esporos.

32

Classes importantes na Biorremediao


Aspergillus e Penicillium

33

Actinomicetos
Grupo peculiar com propriedades similares entre bactrias e fungos;
Classificado como bactria, possui semelhanas com fungos por produzir hifas.

So utilizados na Indstria farmacutica na produo de antibiticos;

34

Aplicaes na biorremediao
Biodegradao biodegradveis de polmeros sintticos e plsticos Indstria produz 40 bilhes de quilos de plstico/ano. Dispostos em aterros(grande rea) ou incinerados (gases txicos). Polmeros (polietileno, polistireno) so altamente recalcitrantes e os microrganismos tm dificuldade de degrad-los. Alternativas de plsticos biodegradveis (biopolmeros) constitudos associados com amido obtido por sntese microbiana poliidroxibutirato (PHB). Biopolmeros so degradados por fungos (Penicillium, 35 Aspergillus, Fusarium).

Aplicaes na biorremediao
Biodegradao do petrleo Petrleo principal fonte mundial de combustvel. O petrleo uma mistura complexa de hidrocarbonetos (H e C) metano, aromtico poli cclico. Impacto ambiental: resduos de refinaria de petrleo, contaminao do solo em reas adjacentes, vazamentos de oleodutos e de tanques, derramamentos acidentais mar negra. A habilidade em degradar hidrocarbonetos no restrita a apenas alguns gneros de microrganismos.

36

Aplicao na biorremediao
- Vrios grupos de bactrias, fungos e actinomicetos tem capacidade de degradar hidrocarbonetos.

- Sistema eficiente de absoro de hidrocarbonetos, com stios especiais de ligao e/ou substncias emulsificantes para o transporte do hidrocarboneto ao interior da clula

- Enzimas especficas - resposta positiva do organismo ao petrleo e seus constituintes.


37

Aplicaes na biorremediao

Acinetobacter Alcaligenes Bacillus Pseudomonas Nocardia Flavobacterium Klebsiella etc. Culturas mistas possuem vantagens sobre as culturas puras, pois a capacidade biodegradativa de uma comunidade maior quantitativamente e qualitativamente. 38

Aplicaes na biorremediao
Biodegradao de lignocelulolticos compostos orgnicos por basidiomicetos

Subdiviso Basidiomycota: fungos amplamente distribudos na natureza, principalmente sobre madeira em decomposio e resduos vegetais. Brasil so conhecidas 2500 espcies de fungos basidiomicetos lignocelulolticos. Degradam componentes da madeira, celulose, hemicelulose e lignina, obtendo energia para seu crescimento e reproduo. Os basidiomicetos lignocelulolticos so os nicos microrganismos conhecidos com capacidade de metabolizar completamente a molcula de lignina a CO2 e H2O. Fungos causam a podrido branca da madeira.
39

Aplicaes na biorremediao
- Fungos so capazes de degradar vrios compostos orgnicos: fenis clorados (pentaclorofenol, triclorofenol, diclorofenol), inseticidas (DDT, lindane, dieldrin), anilinas cloradas (3,4-dicloroanilina), dioxinas, hidrocarbonetos policclicos aromticos (fluoreno, antraceno, pireno), corantes (cristal violeta, azul de bromofenol, azo corantes).

40

You might also like