You are on page 1of 6

APRENDA A UTILIZAR UMA BSSOLA

Perder-se, hoje, mais difcil que encontrar o caminho, tal o grande nmero de mapas e guias que apresentam os mais diferentes roteiros a seguir para chegar a qualquer cidade da Terra, por menor ou mais distante que ela seja. Nos cus ou no mar, por outro lado, o radar, o rdio e outros instrumentos evitam que mesmo o piloto mais inbil se desvie da rota. Orientar-se pode vir a ser um problema s em algumas regies desabitadas, como as florestas e desertos. Desde o incio da civilizao, quando os contatos e os deslocamentos humanos se tornaram mais freqentes, os homens viram-se s voltas com problemas de orientao, ou seja de como saber qual a direo a seguir para chegar a uma cidade, a um porto ou a qualquer outro local para onde bem entendessem ir. Naqueles primeiros tempos, os meios para resolver esse importantssimo problema eram certamente muito escassos: limitavam-se, na prtica, a um bom senso de observao, que permitisse distinguir e reconhecer os principais pontos de referncia em terra e no mar, como montanhas, rios vales, enseadas, ilhas ou promontrios. Mas isso no bastava para uma orientao segura.
O SOL E AS ESTRELAS

Essa maneira de orientar-se durante uma viagem apresentava enormes limitaes: no permitia, por exemplo, que se atravessasse um territrio desconhecido, e mesmo a mais familiar estrada tornava-se completamente estranha quando coberta de neve. Essas contingncias, relativamente previsveis e freqentes, levaram busca de novos meios de orientao que fossem mais seguros e se aplicassem a qualquer lugar. Uma primeira soluo nasceu do estudo do Sol e das estrelas, que despertavam a curiosidade dos astrnomos j nos tempos da civilizao assrio-babilnica - ou seja, milhares de anos do nascimento de Cristo. A partir desse estudo, os homens puderam identificar com exatido os quatro pontos cardeais - norte, sul, leste e oeste - elementos bsicos de qualquer mtodo de orientao. Norte: onde o Sol mais alto Todos os dias o movimento aparente do Sol desenha no cu uma parbola que atinge seu ponto mais elevado por volta do meio-dia. Nesse momento a posio do Sol indica precisamente a direo norte. Ateno, porm: isso vlido apenas para quem se encontra no hemisfrio sul; no hemisfrio norte a posio do Sol ao meio-dia indica exatamente a direo contrria, ou seja, o sul. Sul: para onde aponta a constelao do Cruzeiro Durante a noite, no hemisfrio austral (a metade da Terra que fica entre o equador e o plo sul), identificase facilmente uma constelao em forma de cruz - o Cruzeiro do Sul - que indica aproximadamente a direo sul (prolonga-se imaginariamente quatro vezes o brao maior da cruz e em seguida tira-se uma perpendicular ao horizonte). No hemisfrio boreal (do equador ao plo norte) h uma "estrela guia", a estrela Polar (da constelao da Ursa Menor), que indica exatamente a direo norte. Leste: onde o Sol nasce O Sol surge sempre mais ou menos no mesmo ponto do horizonte, denominado oriente (do verbo latino oriri, "surgir"). Mais precisamente, nos dias 21 de maro e 23 de setembro, o "ponto" em que o Sol surge no horizonte indica com exatido a direo leste. Oeste: onde o Sol se pe As mesmas consideraes so vlidas para a parte do horizonte onde o Sol se pe, denominada ocidente (do verbo latino occidere, "cair"). O "ponto" em que o Sol desaparece no horizonte nos dias 21 de maro e 23 de setembro indica exatamente a direo oeste. Para praticar algum tipo de esporte de aventura envolvendo a natureza temos que saber onde estamos, e para onde vamos e para isso temos que ter noes bsicas de direo e saber utilizar instrumentos de

orientao. Vejamos alguns desses instrumentos e qual a sua utilidade: Cartas topogrficas ou mapas servem para nos mostrar como o estudo plano de uma regio, descrevendo seu relevo, onde esto localizados picos, vales, plancies, entre outros. GPS (Global Position Sistem) um aparelho que, ao captar e processar sinais de satlite, nos fornece a posio exata em que nos encontramos e nossos movimentos em uma tela de cristal lquido. A bssola um instrumento que sempre aponta para o norte magntico e por ter essa caracterstica ela nos permite navegar, nos orientando dentro at mesmo dentro de cavernas e matas muito fechadas, alm de no precisarem de baterias e possuir um timo custo beneficio. Porm no adianta voc possuir uma bssola se voc no sabe para onde vai, ou at mesmo se voc no sabe a sua localizao. A partir do momento que voc sabe esses dados sua bssola ter uma serventia e ser bem utilizada na navegao. A expresso navegao utilizada quando voc pratica algumas tcnicas para alcanar seu objetivo, quando voc faz uma caminhada em direo a um objetivo voc pode enxergar o tempo todo, voc no est fazendo navegao, voc est simplesmente utilizando seu sentido de viso para isso, navegao portanto um conjunto de tcnicas pela qual voc determina uma rota, sua localizao e estima o tempo gasto para alcanar tal objetivo.

ORIGEM DA BSSOLA

A bssola , sem dvida, um dos instrumentos de navegao mais importantes a bordo, basicamente uma agulha magnetizada que flutuando dentro de uma caixinha transparente, aponta sempre para o plo norte magntico de nosso planeta, os chineses foram os primeiros a conhec-la, foram eles os primeiros a fazerem uso da propriedade da magnetite para procurarem os pontos cardeais, seu uso comeou por volta do sculo XII, inicialmente era composta por uma agulha de ferro magnetizada que se colocava sobre uma palhinha flutuando numa vasilha cheia de gua e que apontava o norte, inclusive levavam a bordo pedras de magnetite para imantar as agulhas medida que estas iam perdendo o seu magnetismo. Foi D. Joo de Castro o primeiro a descobrir o desvio de uma agulha, ou seja a agulha pode ser desviada por grandes quantidades de minrio de ferro, objetos de ao, linhas de alta tenso e outras bssolas quando estiverem prximas demais, neste caso, a agulha indicar uma falsa direo.
CARACTERSTICAS DE UMA BSSOLA

A bssola uma caixinha circular de material transparente que chamaremos de cpsula, dentro dela existe uma pea metlica que chamamos de agulha, esta agulha equilibrada sobre um eixo que tem livre movimento, como a agulha magnetizada, ela sempre indicar para o norte magntico. Em torno da cpsula temos um anel graduado denominado limbo ou anel graduado, dependendo do tamanho da bssola o limbo graduado de grau em grau ou de dois em dois graus ou mais, quanto menor o dimetro do limbo, mais graus haver entre as marcas. Normalmente a escala do limbo em graus, esta escala vai de 0 a 360, ou na marca "N" do limbo comeando e terminando no mesmo ponto, denominando-se norte-do-limbo. Os valores lidos no limbo so chamados de azimutes magnticos, que so valores angulares que comeam da direo do norte magntico apontado pela agulha e vo at uma direo escolhida por ns, seja ela um pico, uma rvore, ou outro referencial. No fundo da cpsula existe uma srie de linhas paralelas, as linhas finas servem para alinhar a bssola, as linhas de coordenada do mapa; as duas linhas centrais geralmente esto em destaque mais grossas ou de outra cor, a faixa entre estas linhas internas chamamos de setas-guia ou porto. Na placa base da bssola, seguindo da cpsula, existe uma seta apontando para extremidade desta placa que chamamos de linha-de-f ou seta de rumo. Existem dois plos nortes, o verdadeiro, Plo Norte Geogrfico (PNG), que o utilizado como referncia para a posio dos mapas e o Plo Norte Magntico (PNM), que o apontado pela bssola. A diferena angular entre estes dois plos chamada de declinao magntica.

UTILIZANDO UMA BSSOLA

PARA NAVEGAR DIRETAMENTE COM A BSSOLA, QUANDO VOC PODE VER O SEU OBJETIVO ANTES DE PARTIR: Com uma bssola, aponte a linha-de-f ou seta de rumo na direo do seu objetivo. Gire o limbo ou anel graduado de modo que o norte da agulha encaixe no porto ou seta-guia, leia o nmero de graus que esta marcando na marca ao p da seta e mantenha o limbo ou anel graduado nessa posio. Realizado este procedimento, voc j definiu a direo que tem que ir, daqui para a frente s consultar a bssola colocando o norte da agulha no porto ou seta-guia e a seta de rumo ou linha-de-f, estar automaticamente apontando a direo a seguir.
PARA A NAVEGAO COM O USO DE UMA CARTA TOPOGRFICA OU MAPA:

Este mtodo um pouco mais elaborado, em razo do ajuste que dever ser feito, pois o norte geogrfico que est localizado no mapa diferente do norte magntico apontado pela bssola, isto significa que as linhas norte-sul da carta topogrfica apontam para uma direo e a agulha da bssola aponta para outro, criando dessa maneira um conflito, mas essa declinao magntica poder ser resolvida atravs de uma operao matemtica. Faa uma linha a lpis ligando o ponto onde voc se localiza ao ponto onde quer chegar. Encoste a lateral da bssola conjugada, nessa linha que voc traou e gire o limbo ou anel graduado, at que as linhas norte-sul da bssola fiquem paralelas a linha norte-sul da carta topogrfica, o norte da carta topogrfica est sempre na parte superior. Utilize o transferidor para medir o ngulo entre o norte geogrfico (verdadeiro) e a direo do seu objetivo, que na realidade o seu rumo. Como voc mediu o ngulo a partir do norte geogrfico e a bssola trabalha com o norte magntico, voc ter que fazer uma compensao na declinao magntica.

Se a declinao magntica for "oeste", devemos som-la ao ngulo relativo ao norte geogrfico. Se a declinao magntica for "leste", devemos subtrair seu valor do ngulo relativo ao norte geogrfico. A indicao "leste" ou "oeste" e o valor da declinao magntica, normalmente vm escritos na carta topogrfica. Temos que observar se o valor escrito na carta topogrfica do ano corrente ou se precisa ser corrigido, geralmente vem marcado na carta topogrfica o quanto de correo anual devemos fazer. Esse procedimento feito quando pegamos os rumos na carta (rumo verdadeiro) e transferimos para a bssola (rumo magntico). Quando pegamos um rumo com a bssola (rumo magntico) e transferimos para a carta topogrfica (rumo verdadeiro), para determinarmos a posio, devemos executar a operao de modo inverso, onde somvamos, devemos subtrair, e onde subtramos devemos somar.
PARA A NAVEGAO COM O USO DE AZIMUTES:

Azimute um ngulo em relao ao norte, a melhor forma de explicar como ele funciona atravs de exemplos prticos. Suponha que voc est andando de carro por uma estrada e avista um pico a sua direita, decide parar e caminhar at o pico. Neste caso, dois azimutes bastaro para orient-lo at a caminhada, prevendo que depois que entrar na mata, haver momentos em que no ser mais possvel avistar nem o pico e nem a estrada. Neste caso, teremos que fazer duas visadas para marcao dos pontos. Na primeira, teremos que pegar a bssola do local onde estamos, no caso a estrada, e apontarmos para o sentido em que continuaramos percorrendo, vamos cham-lo de azimute da estrada. Feito isto, gire o limbo ou anel graduado de modo que o norte da agulha encaixe no porto ou setaguia, leia o nmero de graus que esta marcando ao p da seta e mantenha o limbo ou anel graduado nessa posio. Anote o valor de graus dado, este ser o azimute da estrada. Agora, no mesmo local, aponte a bssola para o ponto onde deseja chegar, neste caso o pico. Gire o limbo ou anel graduado de modo que o norte da agulha encaixe no porto ou seta-guia, leia o nmero de graus que est marcando ao p da seta e mantenha o limbo ou anel graduado nessa posio. Anote o valor de graus dado, este ser o azimute do pico. Agora s caminhar em direo ao pico, pelo rumo dado pela bssola ou seja o valor do azimute do pico. Geralmente, quando estamos dentro da mata, temos que desviar de alguns obstculos e nem sempre caminhamos numa reta, para isso temos que estimar o quanto foi desviado do azimute que estamos seguindo e a melhor maneira de voltarmos para ele. Neste caso, vamos supor que desviamos 100 metros do azimute do pico, se continuarmos seguindo o valor do azimute passaremos a 100 metros do pico, ento temos que descontar o valor desviado para voltarmos ao valor original dado pelo azimute do pico. Caso haja alguma dificuldade para o retorno a estrada, temos o valor dado pela visada no incio da caminhada, que o azimute da estrada, ento basta seguir para a esquerda um rumo perpendicular ao

azimute que cruzaremos a estrada.


MODELOS DE BSSOLA

Existem alguns modelos de bssola que so: Bssola Bssola Bssola Bssola Bssola com visada de preciso recta amortecida a fluido com termmetro conjugada (bssola e transferidor juntos)

Mas independente da trilha que for feita, ou a bssola a ser utilizada, navegao aprende-se na prtica, treinando e usando sempre a lgica e o bom senso, praticar at que tudo se torne automtico.
Aprenda a usar a bssola! Por: Maria Ramos A bssola um instrumento usado para orientao. Atualmente, existe uma grande variedade de formatos e tamanhos de bssola para atender s mais diversas necessidades. As que so usadas em navios e em aeronaves, por exemplo, so complexos aparelhos mecnicos ou eletrnicos capazes de compensar o movimento e a estrutura metlica da embarcao. As bssolas de bolso, de menor preciso, so mais usadas por excursionistas e adeptos das trilhas ecolgicas. Elas consistem, em geral, em uma agulha magnetizada, que flutua dentro de uma caixinha transparente, e tem uma das extremidades pintada de vermelho que aponta sempre para o Norte. Isso ocorre porque a bssola funciona como um m que se orienta segundo o campo magntico da Terra. Em caminhadas, a bssola mais usada a transferidora (do tipo Silva), leve e precisa o suficiente para orientao e navegao bsicas. Este modelo ideal para ser usado com mapas, porque combina bssola, rgua e transferidor num nico instrumento, evitando que eles sejam carregados separadamente como era feito antigamente. Ateno: Uma bssola com bolhas de ar uma bssola defeituosa! Usando a bssola sem um mapa Antes de qualquer coisa, voc precisa saber que as instrues aqui apresentadas so apenas para voc comear a aprender a usar uma bssola. Ento, comece treinando em um local fcil, como um parque ou um lugar perto da sua casa. No se aventure na mata fechada, porque sem experincia h grandes chances de voc ficar perdido! Agora, vamos s instrues. Em primeiro lugar, nunca use a bssola dentro de carro, perto de objetos metlicos ou circuitos eltricos, pois eles interferem na sua medio. Segurando a bssola na horizontal, aponte a seta de direo, a linha-de-f, para o lugar onde voc deseja ir vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado at que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magntica. Anote o valor do azimute, que o ngulo que aparece ao p da linha-de-f. Mantendo a bssola na horizontal, e a agulha magntica coincidente com o norte do mostrador, avance na direo indicada pela linha-de-f. Para regressar, s manter o mesmo valor do azimute, aquele que voc anotou na ida. Depois, apontar a linha-de-f para voc mesmo, e girar o seu corpo at que a parte vermelha da agulha fique alinhada novamente com a seta-guia. A, s caminhar na direo oposta a indicada pela linha-de-f. Bom, mas tudo isso funciona muito bem na teoria. Na prtica, voc pode ter que se desviar do caminho indicado pela bssola por conta de algum obstculo. Por exemplo: suponha que voc se desviou 100 metros do caminho indicado. Se continuar seguindo o valor do azimute, passar a 100 metros da montanha. por isso que muita gente se perde ao usar a bssola! Mas, em geral, este aparelho tambm no usado sozinho. Um mapa fundamental e, muitas vezes, sem ele a bssola torna-se realmente intil...

Usando a bssola com um mapa Usar a bssola para percorrer pequenas distncias (at 300 metros) muito simples. A primeira coisa que voc precisa fazer

colocar o mapa numa superfcie plana e horizontal. Depois, identifique no mapa a sua posio atual e o ponto onde quer chegar. Use a borda lateral da bssola para unir estes dois pontos, sendo que a seta de direo da bssola (linha-de-f) deve estar voltada para o ponto de destino. Ento, gire o anel graduado at que as linhas do mostrador da bssola estejam paralelas s linhas verticais do mapa. Mas preste ateno porque a seta-guia deve estar apontando para o Norte indicado pelo mapa (topo do mapa). Anote o ngulo que est ao p da linha-de-f este o seu azimute. Agora, gire a bssola at que a parte vermelha da agulha esteja coincidente com a seta-guia. A partir da a seta de direo da bssola estar indicando o seu destino. Para saber a distncia entre o seu ponto de partida e o de destino, utilize a rgua da bssola. Baseado na escala do mapa, voc pode fazer a converso da distncia medida em centmetros para metros. Numa escala de 1:10.000, por exemplo, cada centmetro indicado pela rgua corresponde a 10.000 centmetros percorridos no terreno, ou seja, 100 metros. Antes de seguir para o seu destino, procure saber tambm se existem obstculos no caminho, e localize no mapa outros pontos de referncia que possam ajud-lo em caso de voc precisar desviar da direo indicada pela bssola. Faa a leitura de azimutes destes pontos.

Em grandes distncias Ao usar a bssola para percorrer grandes distncias preciso levar em considerao um desvio provocado por um fenmeno chamado declinao magntica. A declinao a diferena entre a localizao do Norte Geogrfico, que usado como referncia nos mapas, e o Norte indicado pela bssola. Cada local possui um valor de declinao, que varia anualmente, e pode ser consultado nos mapas ou em sites especficos na Internet, como o Geological Survey of Canad (em ingls). Neste site, basta que voc indique sua longitude e latitude que ele faz o clculo para voc (clique aqui para descobrir a latitude e a longitude da sua cidade). Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a declinao atual 21 Oeste. Isto quer dizer que voc deve somar 21 ao valor do azimute lido no mapa para ter uma orientao precisa. Para isso, s girar o anel graduado para a esquerda, no sentido antihorrio. Se a declinao fosse a leste, ao contrrio, bastaria diminuir este valor do azimute. Depois de declinar a bssola, repita o mesmo procedimento descrito nas situaes anteriores: gire a bssola at que a parte vermelha da agulha esteja alinhada com a seta-guia, e siga na direo indicada pela linha-de-f. Para saber mais sobre a declinao magntica e sobre a histria da bssola, veja a matria Perdido no espao. Fontes de informaes: http://gsc.nrcan.gc.ca/geomag/index_e.php

You might also like