You are on page 1of 1

Documentao e legalizao do autnomo (Contribuinte individual)

Exigir toda a documentao necessria confirmao da condio de autnomo ou contribuinte individual:

1. CCM - Ficha de inscrio na prefeitura ou certificado do cadastro mobilirio


CADASTRO DE CONTRIBUINTES MOBILIRIOS (CCM)

Orientaes Gerais
O que o Cadastro de Contribuintes Mobilirios - CCM? o cadastro da Secretaria de Finanas do Municpio de So Paulo onde so registrados os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos mobilirios do Municpio. Quem so os contribuintes de tributos mobilirios? So as pessoas fsicas que exercem uma atividade econmica na forma de trabalho pessoal, sem relao de emprego (profissionais autnomos), e todas as pessoas jurdicas. O que so tributos mobilirios? Os tributos municipais dividem-se em tributos imobilirios e tributos mobilirios. Tributos imobilirios so aqueles cuja incidncia est relacionada com a propriedade de imveis, tais como o IPTU e o ITBI. Tributos mobilirios so, por excluso, os tributos que no tm sua origem relacionada a imveis. Basicamente os tributos mobilirios so o ISS e as taxas pelo exerccio do poder de polcia (taxas de fiscalizao). Quem so as pessoas fsicas? So as pessoas naturais, tambm denominadas autnomas, que exercem uma atividade econmica sem vnculo empregatcio. Quem so as pessoas jurdicas? So as empresas, associaes de diversas naturezas, organizaes religiosas, representaes consulares e de organizaes supranacionais, assim como as firmas individuais registradas no rgo competente (junta comercial, cartrios e demais rgos de registro). Quem deve se inscrever no CCM? Todos os contribuintes de tributos mobilirios esto legalmente obrigados ao registro no CCM, bem como a informar o encerramento de suas atividades ou qualquer atualizao ocorrida em seus dados cadastrais no prazo mximo de 30 dias aps o incio ou encerramento de suas atividades ou da ocorrncia da atualizao (Lei n 8.435, de 15/09/76). Onde devo comparecer e como devo proceder para fazer a inscrio, atualizao ou ainda o cancelamento de minha inscrio no CCM? Para inscrio, atualizao ou cancelamento de inscrio no CCM, voc deve preencher um dos formulrios eletrnicos especficos, que podem ser acessados por meio de links na pgina "Cadastro de Contribuintes Mobilirios (CCM)". A documentao necessria deve ser entregue na Subprefeitura mais prxima, se pessoa fsica. No caso de pessoa jurdica, a documentao deve ser entregue na Praa de Atendimento da Secretaria de Finanas, localizada no Vale do Anhangaba, 206/226, ao lado da Galeria Prestes Maia, de segunda a sexta-feira, das 8h s 18h. Para obter informaes mais detalhadas sobre inscrio, atualizao e cancelamento de inscrio no CCM, consulte as Portarias SF 041/2005 e 097/2005 e a Instruo Normativa SF-Surem 12/2008 ou envie e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br.

2. Documento de cadastramento do trabalhador / contribuinte individual 3. RPA - Recibo de pagamento de autnomo ou recibo de prestao de servio 4. Declarao de dependentes para fins de desconto do imposto de renda 5. Ficha financeira do autnomo
- Conceito do servio autnomo para Legislao do Imposto de Renda Para esta legislao, o conceito mais simples, pois a responsabilidade da Reteno do Imposto de Renda na Fonte se restringe nica e exclusivamente para pessoas jurdicas e empresas individuais a elas equiparadas, e pessoas fsicas de qualquer espcie de rendimento sujeito incidncia do imposto, tais como rendimento do trabalho sem vnculo empregatcio. Para tanto, o autnomo aquele que no tem vnculo empregatcio.

6. CERA - Controle da empresa que remunera autnomos

You might also like