You are on page 1of 68

l na io de ac da rn si te er In iv o iod An B da

Ano XI N. 33 22 de Setembro a 21 de Dezembro 2010

Esta Revista faz parte integrante da edio do Jornal de Notcias e no pode ser vendida separadamente Distribuio gratuita

Report: Desert islands Dunes: Douro estuary Migrations: European eel Reportagem MADEIRA: ILHAS DESERTAS Dunas ESTURIO DO DOURO Migraes ENGUIA-EUROPEIA

SUMRIO 3

Outono 2010
Reserva Natural Local do Esturio do Douro
Joo L. Teixeira

FICHA TCNICA
Revista Parques e Vida Selvagem Director Nuno Gomes Oliveira Editor Parque Biolgico de Gaia Coordenador da Redaco Jorge Gomes Fotograas Arquivo Fotogrco do Parque Biolgico de Gaia Propriedade Parque Biolgico de Gaia, E. E. M. Pessoa colectiva 504888773 Tiragem 120 000 exemplares ISSN 16452607 N. Registo no I.C.S. 123937. Dep. Legal 170787/01 Administrao e Redaco Parque Biolgico de Gaia, E.E.M. Rua da Cunha 4430-681 Avintes Portugal Telefone 227878120 E-mail: revista@parquebiologico.pt Pgina na internet http:// www.parquebiologico.pt Conselho de Administrao Nuno Gomes Oliveira, Mrio Duarte, Brito da Silva Publicidade Jornal de Notcias Impresso Lisgrca - Impresso e Artes Grcas, Rua Consiglieri Pedroso, 90 Casal de Santa Leopoldina 2730 Barcarena, Portugal Capa: Chasco-cinzento, Oenanthe oenanthe, na Reserva Natural Local do Esturio do Douro, em 17 de Setembro em passagem migratria. Foto de Joo L. Teixeira.

24 ESTURIO DO DOURO
dunas
Dia 17 de Setembro o centro de interpretao e os observatrios da Reserva Natural Local do Esturio do Douro foram inaugurados pela ministra do Ambiente, Dulce Pssaro, e pelo presidente do Municpio de Vila Nova de Gaia, Lus Filipe Menezes. Agora, quem visita o esturio sai ainda mais satisfeito.

SECES 9 Ver e falar 10 Fotonotcias 13 Portfolio 17 Quinteiro

39 MADEIRA: ILHAS DESERTAS


reportagem
Embora a proteco que pende sobre estas ilhas tenha surgido da necessidade de preservar os lobos-marinhos do Mediterrneo, o seu objectivo a conservao de toda a biodiversidade que ali vive. Como reconhecimento do valor natural destas ilhas, em 1992 o Conselho da Europa classicou-as como Reserva Biogentica.

29 Contra-relgio 23 Dunas 28 Espaos verdes 36 Entrevista 44 Reportagem 48 Pesquisa 51 Cartoon 63 Crnica

52 ENGUIA-EUROPEIA
migraes
Um pouco por toda a Europa paira uma nuvem negra: a enguia outrora to abundante evidencia uma reduo dramtica das suas populaes. Este peixe serpentiforme faz viagens fantsticas, descritas nesta edio.

Esta revista resulta de uma parceria entre o Parque Biolgico de Gaia e o Jornal de Notcias

Os contedos editoriais da revista PARQUES E VIDA SELVAGEM so produzidos pelo Parque Biolgico de Gaia, sendo contudo as opinies nela publicadas da responsabilidade de quem as assina.

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 3

4 EDITORIAL

Por Nuno Gomes Oliveira Director da Revista Parques e Vida Selvagem

Quanto vale a oresta portuguesa?


Tivemos um Vero anormalmente quente e seco, com excesso de raios ultravioleta, com muito fumo de incndios orestais e nveis de ozono troposfrico a ultrapassarem os valores-limite, vrias vezes durante Agosto
ora e a fauna sentiram-se: as btulas (Betula alba), por exemplo, que tm o limite Sul da sua distribuio nas montanhas do Centro-Norte de Portugal, sentiram bastante o calor, nas orlas da sua rea de distribuio, e alguns exemplares j adultos morreram. O papa-moscas (Ficedula hypoleuca), um excelente indicador do m do Vero, chegou este ano ao Parque Biolgico a 17 de Agosto, um pouco atrasado para o que habitual, e em pequena quantidade; s mais para o m de Setembro se tornou numeroso e, em incios de Outubro c continua, o que no habitual. Ventos anormalmente fortes em 27 de Fevereiro, com a passagem por Portugal do ciclone Xynthia, e em 3 de Outubro, zeram razia nas rvores, particularmente no espao urbano, obrigando a inmeros abates de emergncia. E a 9 de Outubro foi a vez do furaco Paula, formado no Atlntico, que se esfumou ao chegar a Portugal mas, mesmo assim, a agitao martima causou srios estragos que, no que toca ao Parque Biolgico, se saldaram na destruio parcial de centenas de metros de regeneradores dunares.

A oresta portuguesa vale, anal, muito pouco


Em 22 de Agosto o Pblico dava conta da situao dos fogos orestais que assolaram, mais uma vez, Portugal (mais de 71 mil hectares ardidos em 2010, at 15 de Agosto) e citava um investigador do grupo Portucel/

Soporcel que calcula o valor da oresta portuguesa em 7750 milhes de euros! Ora, assim sendo, a oresta portuguesa no vale quase nada; vale menos do que o Estado portugus pede todos os meses aos bancos, e representa pouco mais de metade da receita do IVA prevista no Oramento de Estado de 2010. E, alm disso, tem um elevado custo de proteco contra fogos: 103 milhes de euros, em 2010, segundo o Secretrio de Estado da Proteco Civil (Pblico, 04/07/2010). Ou seja, em 75 anos o Estado gasta, a proteger a oresta contra fogos (e com resultados pouco animadores), tanto quanto vale essa oresta; mau negcio, pelo menos para o Estado. Mas no discurso sobre a oresta h, sempre, dois problemas. O primeiro problema que a oresta portuguesa , maioritariamente (52% da rea), constituda por matas de produo de eucalipto e pinheiro-bravo, espcies particularmente sujeitas ao fogo, e que no desempenham muitos dos servios caractersticos da verdadeira oresta. Outro problema que se avalia a oresta apenas pelo valor dos tradicionais produtos orestais, esquecendo todos os servios associados oresta: defesa dos solos contra a eroso, recarga dos aquferos, regulao do clima, reteno de carbono, produo de oxignio, conservao da biodiversidade, valorizao da paisagem, promoo do turismo, e muitos outros. Se na avaliao se considerarem todos estes parmetros, ento a nossa oresta vale

muitssimo mais de 7750 milhes de euros. E bastaria reconverter a actual composio orestal do pas, aumentando a proporo de folhosas autctones, e aumentar a rea ocupada por oresta (actualmente 38% do territrio), para se resolver em poucos anos vrios problemas: diminuio drstica dos fogos orestais, diminuio da perda de solo por eroso, diminuio do assoreamento de rios e albufeiras, diminuio de enxurradas (ditas naturais), aumento de biodiversidade, aumento de carbono sequestrado, logo, aumento exponencial do valor da oresta. Se dos 103 milhes de euros gastos por ano, 10% fossem dedicados reconverso orestal, com instalao de folhosas, quer por plantao e sementeira quer por aproveitamento da regenerao natural, conseguiramos reorestar anualmente 25 mil hectares (considerando os custos mdios de orestao); ou seja, ao m de 33 anos teramos feito a reconverso de 50% da rea mais sujeita a fogos orestais e ao m de 67 anos toda a oresta especialmente sujeita ao fogo estaria reconvertida, praticamente acabando o problema dos fogos. Se a percentagem a afectar reorestao fosse aumentada para 25% da verba gasta com o fogo orestal, atingiramos em 13 anos 50% da reorestao e ao m de 27 toda a rea de eucalipto e pinheiro estaria reorestada, deixando de ser necessrio gastar milhes por ano na luta contra os incndios orestais. Nos tais 75 anos teramos reorestado 1,8 milhes de hectares da rea mais sujeita a fogos orestais, plantado 206 mil hectares

4 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

EDITORIAL 5

Joo L. Teixeira

de nova oresta, e poupado 4.4 milhes de euros na luta contra os incndios. Quer as operaes de plantao quer a posterior manuteno das reas orestadas, criaria milhares de novos empregos, e contrariaria o fenmeno de concentrao de populao nas cidades. Plano impossvel? Impossvel continuar assim!

Um mundo urbano
Em Setembro, a ONU lanou o relatrio A economia dos ecossistemas e da biodiversidade para polticas locais e regionais onde se revela que mais de metade da populao do Globo vive, j, em cidades que consomem 70% dos recursos naturais do planeta; em 2050, prev este relatrio, o Mundo ter 9,2 mil milhes de habitantes, e perto de 90% a viverem no espao urbano. Sendo a cidade um sistema heterotrco, isto , incapaz de se alimentar com a sua prpria produtividade primria, incapaz de sobreviver apenas com a gua da chuva que nela cai ou com os recursos materiais e energticos existentes dentro dos limites urbanos. A cidade isolada um sistema insustentvel, pelo que s pode sobreviver pela existncia do campo e dos espaos naturais; com 90% da populao a viver em cidades, quem se vai ocupar do mundo rural? No estaremos a caminhar rapidamente para um mundo insustentvel?

habitats, destruio essa provocada pelas actividades humanas. Em Portugal, o Plano Nacional de Conservao da Flora em Perigo (Maro de 2007) indica que sete destas espcies que s existem no nosso pas esto em perigo crtico: Corriola do Espichel (Convolvulus fernandesii), Linaria ricardoi, Narciso do Mondego (Narcisus scaberulus), Miostis-daspraias (Omphalodes kuzinskyanae), Diabelha do Algarve (Plantago algarbiensis), Diabelha do Almograve (Plantago almogravensis) e lcar do Algarve (Tuberaria major). Uma oitava planta, o Trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia), existe em vrios pases, mas tem vindo a regredir em Portugal. Mas em perigo crtico est, tambm, o Plano Nacional de Conservao da Flora em Perigo, de que no mais se ouviu falar.

Rede Internacional de Investigao sobre Pirilampos, acessvel em http://ren.org/forum, que rene muitos dos investigadores que participaram no Firey Meeting do Parque Biolgico.

Rola-brava
Apesar deste ser o Ano Internacional da Biodiversidade, o Governo continuou a autorizar a caa a uma espcie em perigo, a Rola-brava; a nica medida tomada foi adiar a abertura da caa 8 dias, para 22 de Agosto, o que claramente insuciente, particularmente num ano de migrao tardia No Portal do Caador (http://www. santohuberto.com/index.asp) pode lerse, escrito por um caador: ... no so necessrios grandes elaboraes e estudos cientcos para constatar o declnio acelerado ano aps ano da populao das vrias espcies de aves migratrias. At os cegos o podem constatar. Se nada de extraordinrio for feito e o extraordinrio aqui signica simplesmente parar a caa por vrios anos s espcies migrantes ameaadas localmente para avaliar a evoluo da situao (tal como vem sendo preconizado sistematicamente pelas organizaes ambientalistas europeias), podemos dizer adeus pelo menos s seguintes espcies: no imediato rolabrava, tordo, narceja; a prazo, as restantes migrantes. Como diz o autor da citao, at os cegos vem! Ou ser que o Estado no quer abdicar de cobrar durante o Vero os 6,7 milhes de euros que renderam as licenas de caa do ano passado?

Guardas e Vigilantes da Natureza


Em 12 de Agosto a Associao Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza divulgou um comunicado em que d conta do seu anseio de ver publicada legislao sobre a carreira de vigilante da natureza. De facto a vigilncia das reas naturais, principalmente dos parques e reservas, neste momento insatisfatria, situao que tem de mudar urgentemente, pois as actividades proibidas e ilegais so praticadas sem qualquer condicionalismo: caa furtiva, apanha de plantas e de cogumelos, pisoteio de reas sensveis, rudo, e tudo o mais se pode fazer impunemente.

Um quinto das plantas em perigo


Ainda em Setembro o Jardim Botnico de Londres (Kew Gardens), o Museu de Histria Natural da mesma cidade e a UICN (Unio Mundial de Conservao da Natureza) anunciaram o resultado de uma investigao sobre as cerca de 380 mil espcies de plantas existentes no planeta; chegaram concluso que um quinto corre risco de extino, essencialmente devido destruio dos seus

Rede internacional de investigao sobre Pirilampos


Na sequncia das diversas iniciativas internacionais de divulgao da investigao sobre Pirilampos, que se iniciaram no Parque Biolgico em 2006, foi criada em Agosto uma

Abutre-preto
O abutre-preto (Aegypius monachus), a maior ave de rapina da Europa, cuja envergadura pode ultrapassar 3 m, j no nidicava deste 1970 em Portugal; este ano, trs casais construram ninho em azinheiras do Tejo Internacional e duas crias nasceram; no

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 5

6 EDITORIAL

Papa-moscas cinzento, Muscicapa striata, uma das duas espcies migradoras que se dirigem ainda para frica

Joo L. Teixeira

entanto os ninhos viriam a cair e foi necessria uma operao de salvamento montada pela Quercus e pelo Instituto de Conservao da Natureza e da Biodiversidade para, nalmente, as crias voarem. Em 26 de Setembro, um abutre-preto veio visitar Vila Nova de Gaia, tendo sido encontrado em Valadares pelo SEPNA/GNR; estava muito debilitado e foi entregue no Parque Biolgico, para recuperao; ser, brevemente, restitudo natureza, no Sul do pas (ver pgina 34).

sido local de uma antiga colnia de amingos ou outras aves aquticas. Gaia e Porto cam mais bonitas com amingos no Douro.

Salvar a biodiversidade
A operao Countdown 2010 Save biodiversity falhou! O Comit de Ambiente do Parlamento Europeu considerou que isso foi uma falha tica, ecolgica e ambiental inaceitvel. A Europa vira-se, agora, para o ano de 2020 considerando que parar, at l, a perda de biodiversidade constitui a meta mnima. Comeou, tarde, a perceber-se o valor da biodiversidade.

Esturio do Douro, a primeira rea protegida local de Portugal; o acontecimento (ver pg. 24) contou com a presena da Senhora Ministra do Ambiente, Eng. Dulce lvaro Pssaro e do Presidente da Cmara Municipal de Gaia, Dr. Lus Filipe Menezes; a Senhora Ministra, de seguida, visitou o Parque Biolgico.

Arqueologia no Parque de Crestuma


Durante Agosto decorreu a 1. Campanha de Escavaes Arqueolgicas no Parque Botnico do Castelo, em Crestuma (ver pg. 36). Desde o primeiro momento de instalao deste parque que sabamos do seu valor arqueolgico e, portanto, toda a interveno teve o acompanhamento de arquelogos. Agora, esta campanha de escavaes vai permitir valorizar muito o Parque, criando um pequeno centro de interpretao do patrimnio e expondo algum do material recolhido nas escavaes e que est, neste momento, a ser estudado no Solar dos Condes de Resende. Gerir um parque, uma zona verde ou uma reserva natural no , apenas, tratar da ora e da fauna; todos os aspectos presentes, da arqueologia arquitectura rural, das tradies ao artesanato, devem ser respeitados e valorizados; foi isso que tentamos fazer em Crestuma, e que iremos continuar em anos futuros.

Flamingos no rio Douro


No dia 31 de Julho o fotgrafo de natureza Antnio Monteiro registou a presena de um bando de 14 amingos (Phoenicopterus roseus) no rio Douro, facto indito em tempos recentes, mas que foi registado por William Tait no seu livro de 1924, Birds of Portugal. Tait escreve que o Flamingo raro em Portugal; viu um bando na ria de Aveiro, em Julho de 1896 e outro em 1910, e registou informaes sobre a presena ocasional da espcie, em pequenos bandos ou isolada, no Esturio do Douro. Curiosamente este ano os amingos nidicaram na Lagoa dos Salgados, no Algarve; este o segundo registo de nidicao recente em Portugal, sendo o primeiro de Agosto de 1987, em Castro Marim. Tait, no seu livro j referido, sugere que a lha dos Ovos, na ria de Aveiro, pode ter

Primeira rea protegida privada em Portugal


A Faia Brava, em Figueira de Castelo Rodrigo, a primeira rea protegida privada a ser criada em Portugal; tem 600 hectares e foi instituda pela Associao Transumncia e Natureza, parceiro portugus da fundao holandesa Stichting Transhumance en Natuur (Fundao Transumncia e Natureza).

Primeira rea protegida municipal em Portugal


Em 17 Setembro abriram ao pblico os equipamentos da Reserva Natural Local do

6 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

OPINIO 7

Por Lus Filipe Menezes Presidente da Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Gaia mostra trabalho na rea do Ambiente


A visita da Ministra do Ambiente e Ordenamento do Territrio, Senhora Eng. Dulce lvaro Pssaro foi o reconhecimento das boas prticas ambientais do Municpio de Vila Nova de Gaia
senhora Ministra teve a oportunidade de inaugurar os equipamentos da primeira Reserva Natural Local criada em Portugal, no Esturio do Douro e visitou um equipamento de referncia, o Parque Biolgico de Gaia. Em sesso que ali decorreu, foi a senhora Ministra informada dos projectos ambientais do Municpio, nomeadamente do ambicioso projecto das Encostas do Douro, com a dupla valncia de criao de uma grande rea de recreio e lazer e de uma Paisagem Protegida Local.

Num tempo em que alguns se levantam contra as empresas municipais, houve oportunidade de comemorar os 10 anos da empresa municipal Parque Biolgico, apresentando contas dessa dcada de actividade. O Parque Biolgico investiu 6,7 milhes de euros, sendo o contributo da Cmara de 5,5 milhes de euros e os restantes milho e meio receita prpria. A rea sob gesto desta empresa municipal passou dos 41 ha, em 2000 (quando foi criada), para cerca de 214 ha em 2010. A criao e manuteno de toda esta rea

de parques, jardins e reas de conservao da natureza custou ao Municpio, em mdia nestes 10 anos, 135 mil euros por ms. A empresa fecha a dcada com resultados equilibrados, como determina a lei das empresas municipais e os seus activos cobrem com boa margem os passivos. Pelo que disse, a senhora Ministra gostou do que viu, e Gaia teve muita honra na visita e promete, para a prxima, mais obra para mostrar na rea do ambiente.

Momento da visita de Dulce lvaro Pssaro ao Parque Biolgico de Gaia, em 17 de Setembro

Joo L. Teixeira

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 7

8 OPINIO

Por Marco Antnio Costa Vice-presidente da Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Encostas do Douro: a antecmara do pas vinhateiro


O primeiro troo do futuro percurso ciclo-pedonal das Encostas do Douro foi aberto recentemente, entre a Ponte Lus I e o vale de Quebrantes, em Oliveira do Douro
Com baixssimos custos, usando a prata da casa, transformamos em pouco tempo antigos caminhos abandonados, sujos e cobertos de silvas e runas, num percurso agradvel e confortvel. Foi uma espcie de ensaio, de apuramento do mtodo, para prosseguir para o interior do concelho, ao longo das freguesias de Oliveira do Douro, Avintes, Olival, Crestuma e Lever. O Rio Douro e as suas margens tm, hoje, uma visibilidade que no tinham h uma dcada atrs; o turismo uvial subiu em echa, sendo actualmente mais de 200 mil os turistas que sobem o Douro de barco, anualmente. No se pode aceder maravilhosa paisagem vinhateira do Alto-Douro, entrando por um troo do rio menos cuidado; o projecto Encostas do Douro, na sua componente de proteco da paisagem, um contributo importantssimo para a dignicao deste produto turstico que tanto contribui para o desenvolvimento econmico da regio e, nomeadamente, para a criao de emprego. Mas, para alm disso, o projecto Encostas do Douro pretende criar uma grande rea de recreio e lazer, voltando a dar vida a embarcadouros, caminhos e quintas que a tiveram no passado, quando o Douro era a grande auto-estrada de circulao de pessoas e mercadorias.

8 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Joo L. Teixeira

VER E FALAR 9

Ler e participar
Assim que saiu a edio estival da Parques e Vida Selvagem, os comentrios dos leitores no tardaram a chegar...
De Alm-mar
Trcia Valverde envia uma mensagem de correio electrnico: Tomei conhecimento da vossa revista (Parques e Vida Selvagem) na cidade do Porto. Gostaria de saber informaes acerca de onde encontr-la e se existe a possibilidade de realizar uma assinatura. A revista mensal? Vocs enviariam para o Brasil? No aguardo de notcias, agradeo-lhes antecipadamente. Na resposta, explicou-se: como a revista, trimestral, no tem preo de capa no faz sentido haver assinantes. Assim, durante sensivelmente um ano, esta leitora arranjou vaga na lista de ofertas. Agradeo desde j a possvel ateno. Desta vez, se fssemos pela estatstica nem seria preciso olhar para as fotograas que nos foram enviadas: no seriam vboras. A probabilidade entre algum deparar com alguma das duas espcies de vbora do nosso pas to escassa que posta no prato de uma balana este cai quase sempre para o lado das serpentes que no so vboras. Usufruindo da vantagem transportada pelas fotograas que Fernando Carvalho enviou, ento as derradeiras dvidas esclarecem-se: so juvenis de cobra-de-gua-viperina, Natrix maura. Quando esto assustadas, as cobras triangulam a cabea, o que torna as suas cabeas mais encorpadas, como as vboras, rpteis que possuem nessa parte do corpo glndulas produtoras de veneno. A cobra-de-gua-viperina abundante de Norte a Sul do pas e, entre os nossos ofdeos, o que ocupa habitats especicamente mais aquticos. Ao caminhar junto de uma charca, de um aude, de um tanque de alguma aldeia um dos leitores j ter visto uma cobra desta espcie dentro de gua a caar girinos, ou a fugir das margens para a gua quando se est a aquecer ao sol da manh. Esta, como a maior parte das espcies do patrimnio natural portugus, no venenosa. Propomos aos leitores mais interessados que consultem a entrevista com Jos Carlos Brito, investigador, sobre as vboras ibricas, publicada na revista Parques e Vida Selvagem n. 29, pginas 50/54, que pode obter sem custos adicionais via internet. Basta ir ao site www. parquebiologico.pt, procurar Recursos e Revistas: a edio mencionada est a disponvel.

Centro de Documentao
Nuno Aldeia, presidente da Direco da Associao de Defesa da Praia da Madalena, escreve tambm por e-mail: A ADPM uma ONGA (Organizao no Governamental) que tem em funcionamento, desde 2009, um Centro de Documentao, onde rene alguns livros, revistas, peridicos das mais diversas reas para consulta de alunos, tcnicos e populao em geral. Assim, tendo esta Direco tomado conhecimento da existncia da vossa publicao vimos solicitar o envio peridico a ttulo de oferta e gratuito, para que possa ser consultada por quem assim desejar. Proposta aceite!

toda a gente a valorize e respeite e co triste com pessoas descuidadas que deixam o lixo em qualquer lado. Essas atitudes ho-de mudar progressivamente. Bem-haja!

As cobras-de-gua-viperinas, Natrix maura, no so venenosas

Perigosas ou no?
Fernando Carvalho sabe que lhe aparecem ao p da porta animais a que a maior parte da populao tem averso. Diz assim no seu e-mail: Gostaria de saber se me podem identicar a cobra das fotos anexas. So bichos que tm aparecido no nosso ptio de vez em quando (hoje foi um desses dias), e por uma questo de salvaguarda em caso de acidente, gostaria de saber de que se trata, no caso de se tratar de vbora (venenosa). So pequenas (talvez volta de 30 centmetros) e a de hoje era mais pequena e tinha um tom mais castanho. Tenho conseguido apanh-las sem as molestar muito e larg-las no mato que temos ao lado de casa, mais afastado.

Adorar a natureza
Manuel Amaral manifesta-se em 19 de Julho: Gosto muito da revista Parques e Vida Selvagem porque m adoro a natureza. Tenho pena que nem

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 9

10 FOTONOTCIAS

Quando a fome aperta


Como ns, seres humanos, os animais selvagens tambm tm de se alimentar. S que, em vez de darem um pulo ao supermercado para obterem os alimentos j devidamente embalados, tm de se fazer vida. Se assim no for morrem de fome, lentamente. Algumas aves nutrem-se de carne e no difcil ler esse perl nas suas caractersticas corporais, sejam elas diurnas, como o caso das guias, ou nocturnas, como as corujas: tm invariavelmente garras de respeito e bico recurvado, maneira de gancho; se as garras esvaem a vida da presa, usam depois o bico para depenar e arrancar pedaos de carne que engolem sem mastigar, at porque no tm dentes! Surgem estas palavras a respeito das fotograas, um mosaico de momentos que no so propriamente fceis de presenciar. Naquele dia frio tudo comeou com o alvoroo que atraiu a ateno do fotgrafo ao cercado dos gamos, no percurso de descoberta da natureza do Parque Biolgico de Gaia. Quem passasse junto s instalaes dos texugos, se levasse binculos, no ngulo certo poderia ter visto o que passava uma ave de rapina acabara de caar uma pomba. Uma aproximao desastrada iria afugentar a ave, pelo que, feita com cautela at ao observatrio dos gamos, as fotograas foram congelando a aco: um aor, entre estas aves um carnvoro de se tirar o chapu, prendia uma pomba nas garras, mas a contestao chegava em fora. As pegasrabudas residentes, ciosas do seu domnio territorial, maosas, comearam a provocar o aor, de tal maneira que, apesar do seu elevado poderio na cadeia alimentar, este no demorou a ir embora, abandonando a presa. No se estragou com certeza. As pegas so corvdeos que incluem hbitos necrfagos e o seu bico talhado funo pela natureza gizou algo como os dois em um: espertalhonas, enxotaram um predador singular do seu territrio, conscando-lhe, sem apelo nem agravo, a desejada ementa! Texto: JG Fotos: Joo L. Teixeira

As populaes de pombas assilvestradas regem-se pela disponibilidade de alimento, que as faz ora diminuir ora aumentar. Se no tivessem predadores, como este aor, no limite morreriam de fome, adoentadas. Estas ltimas so preferencialmente controladas pelos seres que esto acima na cadeia alimentar e que nivelam a sua propagao.

10 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

When the hunger burns


The population size of feral pigeons is governed by the availability of food, making the population either increase or decrease. The pigeons are controlled mainly by predators, such as the Goshawk, which are above them in the food chain.

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 11

12 FOTONOTCIAS

Paulo Pereira Pinto

Bagas e drupas
As toutinegras-de-barrete* so um dos casos desta poca. E a fotograa que Paulo Pereira Pinto nos envia sublinha o interesse da aplicao nos jardins de arbustos que fornecem alimento s aves. Nas suas palavras, perto de iniciarem a sua migrao, as toutinegras que o fazem alimentam-se efusivamente durante algum tempo. As bagas deste arbusto, alm de serem lindssimas e portanto adequadas a jardins, so exemplo de grande utilidade para as aves. Quando acabam, as toutinegras comeam a alimentar-se de nsperas que entretanto vo cando maduras. Durante o Outono e parte do Inverno alimentam-se tambm de goiabas; as oliveiras so tambm rvores importantes para proporcionar alimento a variadas espcies. Vem a propsito a curiosidade de alguns arbustos produzirem bagas que, sendo venenosas para as pessoas, no o so para as aves. Quando as plantas fruticam, entre as bagas e drupas que o ser humano hoje rejeita, diversas aves do asa e ao bico para levarem a vida adiante. o clima que proporciona a dobagem do tempo, ano a ano, de modo a que frutos sazonais apaream e reconfortem os viajantes alados que passam ao lado dos transeuntes sem serem vistos. Os melros e os tordos tambm so comensais tpicos dos arbustos de sabugueiro, de sanguinho-de-gua, loureiro e de outros, com contrato rmado desde a noite dos tempos. No h que saber: a planta envolve a semente numa polpa alimentar e a ave dispersa-a assim que atravessa, inclume, o seu aparelho digestivo. A esta conta seca, de resultado imediato, juntam-se talentos vrios, como o do gaio. Este no s come as bolotas geradas pelos carvalhos como as esconde em quantidades imensas, tal a abundncia no Outono, sem contudo conseguir lembrar-se exactamente de todos os esconderijos durante o perodo do Inverno. Estes exemplos, que se observam um pouco por todo o lado, eliminam aquela ideia meramente concorrencial de que a natureza se rege pela competio nua e crua e deixa a ideia de que a cooperao e a partilha de negcios naturais est bem mais difundida do que parece primeira vista. assim como para quem no botnico: torna-se fcil meter tudo no mesmo saco, o das bagas, no que s drupas diz respeito. Pedidos esclarecimentos, vem-se a apurar anal, a baga o fruto indeiscente, com mesocarpo carnudo e endocarpo no endurecido, geralmente comestvel. Por outro lado, drupa um fruto de mesocarpo carnudo e endocarpo duro (caroo). Na iminncia de se entrar no Ano Internacional das Florestas, abre-se uma paisagem diferente e at parece ouvir-se luz do vento que nada se cria, nada se inventa, tudo se transforma. Texto: JG
(*) Trata-se de um macho adulto. Fmeas e juvenis tm barrete castanho.

12 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

PORTFOLIO 13

Ourio-cacheiro

Ao colo do leite
Tm plo e, com frequncia, antes que este d nas vistas, quando nascem tm um instinto irresistvel: mamar. O lquido materno aperfeioou-se ao longo de milhares de anos e oferece recursos para que as crias cresam rapidamente. Juntando o prprio ser humano a doninhas e coros, a toires e cabras-bravas, para no falar de muitas outras espcies, a pulso espraia-se, unindo-os sob o signo dos mamferos. Este grupo do universo da biodiversidade vestiu-se das formas mais dspares, medida que conquistaram a terra, a gua e o ar. Nestas pginas, vrios autores do-lhe cada um o seu ngulo. Qui para que os olhe na sua exacta medida...

Morcego

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 13

Rosa Borges

Joo L. Teixeira

14 PORTFOLIO

Joo L. Teixeira

Gamo

Toiro

Manuela Matos Monteiro

Cabra

Coros

14 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Teixeira Joo Teixe a Joo L. Teixeira Joo L Teixeira o e eii

Jorge Gomes

Doninha
Pedro Gomes

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 15

Hugo Oliveira

16 PASSATEMPO Que ser isto?

a passada edio desta revista a leitora mais rpida a acertar numa das trs espcies publicadas foi Cludia Soa, da Moita. Em 14 Julho, cedinho, s 9h39, Cludia j tinha lido a pgina 37 e acertou na espcie de planta cuja fotograa foi publicada, embora comece por referir o rptil: Em relao ao lagarto penso que seja algum juvenil, pois no consegui identicar, tal como a mariposa que j vi vrias vezes noite a esvoaar de volta da iluminao. No que diz respeito planta j tenho mais certezas trata-se de uma planta muito apreciada por coelhos-bravos e comum nas nossas dunas. conhecida por couve-marinha ou Calystegia soldanella. As suas folhas verdes armazenam gua que servem de recurso nos perodos de seca; esta planta j foi utilizada no passado para ns medicinais pelos seus efeitos diurticos, febrfugos e vermfugos. As suas ores fazem lembrar trompetas. No mesmo dia, 16 minutos antes das 12h00, Susana Cruz, alm de acertar na espcie de

planta das dunas, enquadrou a borboleta nocturna na famlia dos Esngdeos, sendo a espcie Laothoe populi. Por m, e quando se estranhava ningum ainda ter acertado no lagarto juvenil, em 24 de Julho, Manuel Amaral resolve o assunto: O rptil da foto o lagarto-de-gua. um lagarto da famlia Lacertidae. endmico da Pennsula Ibrica. O seu habitat natural inclui orestas temperadas, vegetao arbustiva do tipo Mediterrnico, rios e pastagens. Est actualmente ameaado por perda de habitat, escreve tambm por correio electrnico. Tendo os prmios entretanto sido entregues aos concorrentes, surpreendeu a esmagadora maioria saber identicar a planta das dunas, face ao insecto e ao lagarto. Para a presente edio, a est uma ave e um cogumelo. capaz de identicar algum deles? Se for, no deixe de nos dizer! As fotograas publicadas so sempre de vida selvagem que j foi observada na regio. As respostas mais rpidas recebem como

prmio um livro editado pelo Parque, a obra Ecoturismo e conservao da natureza, de Nuno Gomes Oliveira. As respostas devem indicar um dos nomes vulgares reconhecidos ou, melhor ainda, o nome cientco. Se na sua resposta acertar numa s de ambas as espcies, igualmente considerada no ranking das mais rpidas. Envie-nos o seu e-mail (revista@parquebiologico.pt) ou carta (Parque Biolgico de Gaia Revista PVS - 4430-681 Avintes)! O prazo para as respostas termina em 10 de Novembro de 2010. Os leitores j premiados em edies anteriores s o sero se no houver outra resposta certa (este item s vlido durante um ano a partir da atribuio do prmio). Ento, j sabe o nome de alguma destas duas espcies?
Nota: os autores das fotos desta seco na edio anterior foram de Joo L. Teixeira (borboleta), Henrique Alves (planta) e Paulo Rosa (rptil).

A partir de agora j pode caar (com mquina fotogrfica, claro) no Parque Biolgico, sem necessidade de licena de caa. E pode levar os seus trofus: coros, bisontes, aores, pica-peixes e muitas outras espcies vo decorar as paredes de sua casa.

Poder fotografar ao longo do Parque ou utilizar um dos novos abrigos de caa-fotogrfica, instalados em locais calmos e fora do circuito de visitas.

16 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Manuel Santiago

Manuel Malva

QUINTEIRO 17

Por um melhor Outono

s aves juvenis que deixaram os ninhos na estao quente passam agora por duros testes, cando como certo que o nmero que agora anima as paisagens que os acolhem bastante superior aos que sobrevivero at Primavera. por isso que pessoas como o nosso leitor Ivo Coelho, de 26 anos e residente em Pinhal Novo (Setbal), so importantes para atenuar essa taxa de mortalidade. Ao instalar um comedouro para aves selvagens no seu jardim, faculta o reforo fundamental para que muitas delas consigam ver uma nova alvorada. Em dois dedos de conversa, Ivo explica que ganhou gosto pela natureza em 1990, tinha sete anos, quando recebi um livro A vida secreta dos animais, diz. Viu a pela primeira vez o pisco-peito-ruivo, a carria e outros animais, tais como o esquilo, o javali, a trepadeira-azul.... Impressionado pela cor viva do peito do pisco e pelo ninho redondo da carria, a partir desse dia interessou-se pela natureza e por tudo o que a envolve, tendo ainda hoje uma predileco por animais do bosque e oresta em relao a outros habitats. No demorou a comprar um guia de campo de aves, pois sempre foram os meus animais favoritos e um livro (que considero uma relquia de como tornar a nossa casa num lar para todos os animais) denominado Casa-Ninho. Comecei a tirar ideias e a idealizar um pouco

Quando chega a brisa outonal, j novas geraes de avifauna do asa


de como poderia ajudar as aves. Aos poucos a ideia tornou-se mais clara e concisa. Li alguns artigos vossos da seco Quinteiro no ano passado, assim como uns artigos referentes proteco das aves na Inglaterra (que um pas a anos-luz do nosso). Fiquei fascinado pelo facto de eles adorarem tomar o caf da manh enquanto observam as aves dos seus jardins, alm de colocarem comedouros, bebedouros e caixas-ninho nas suas casas (no nosso pas ainda vai demorar at as pessoas comearem a adoptar estas medidas frequentemente), sublinha. Assim, iniciei a criao de um bitopo no ano passado composto por um pequeno bosque, z a plantao de certas espcies de rvores e arbustos (azevinho, evnimo, cedros, etc.), coloquei caixas-ninho, um bebedouro e comedouro e tornei-me scio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves tambm no ano passado, tendo j feito um censo das aves comuns este ano. Como o interesse pelo assunto aumenta, at comprei uma mquina para fazer

fotograa de vida selvagem, em especial de aves. Espero este Inverno tirar boas fotos. Porque as aves selvagens so desconadas, assim que se instala um comedouro ou uma caixa-ninho, a minha ideia na atraco de aves para o meu bitopo consiste em permitir que estas criem ano aps ano naquele local, ganhando a sua conana, permitindo atrair novas espcies e conseguir maior nmero de aves na zona. Criando uma espcie de viveiro ao ar livre em que as aves voam e cantam livremente, nidicam sem diculdade e tenham sempre alimentao ao seu dispor. Querendo raciocinar como os seus amigos de asas, Ivo testa-os: Uma das minhas experincias foi a construo de um viveiro, no ano passado, no qual coloquei trs casais de bicos-de-lacre. A ideia era ver que impacto iria ter na espcie que ali residia no estado selvagem. Segundo o nosso jovem leitor, o resultado no podia ser melhor, j que na zona envolvente ao viveiro foram construdos trs ninhos de bico-de-lacre. Para Ivo, o segredo est associado a alguns factores tais como deixar as ervas daninhas crescerem (neste caso a milh que a favorita dos bicos-de-lacre) pois ir alimentar as aves alm de criar novas sementes para o prximo ano; haver locais para nidicar, rvores, arbustos e material para os ninhos, destaca. Do ocorrido tirou concluses: Com esta experincia percebi que seria possvel com

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 17

18 QUINTEIRO

Rola-turca

Cria de cuco fotografada por Ivo Coelho: as fmeas desta espcie m

outras espcies de aves, nomeadamente aquelas que por uma razo ou outra desapareceram ou diminuram na regio (por exemplo, o lugre). Nem tudo so favas contadas: Para j ainda estou cptico quanto a poder acontecer o mesmo com outras aves mas, se conseguir provar, um grande passo para aumentar o nmero de aves que tm andado desaparecidas e isto poder-se-ia aplicar em qualquer parte do mundo, escreve. Quanto s caixas-ninho, Ivo Coelho apura: Aps a sua colocao h cerca de um ano, e como j previa, nenhuma foi ocupada na zona, excepo de umas que coloquei em Tondela (Viseu), as primeiras a serem ocupadas, pois as aves residentes ocupam bem as caixas-ninho (carria, chapins, pica-paus). No local em que criou o bitopo, s nesta Primavera apareceram chapins-azuis e carrias, o que no muito usual ali, e agora espero que daqui a poucos anos alguma caixa-ninho que ocupada, ao todo 15. Voltando a Tondela, foi com entusiasmo que soube que uma carria tinha ocupado uma caixa, utilizando musgo. Para mim foi como

Ovos de pintarroxo

Ovos de melro

se tivesse ganho um prmio! Ajudei uma pequena ave que tem um canto magnco. Pensei: agora dar continuao ao trabalho que mais alegrias viro. No quer car por aqui: O meu prximo passo colocar ninhos para andorinhas-daschamins e mocho-galego. No que toca a comedouros, estes no Inverno foram bem aceites por piscos, melros e pardais, assim como os bebedouros no Vero. No passam ao lado de Ivo Coelho algumas

anomalias, na sua opinio associadas s alteraes climticas: J se fazem notar, visto que o nmero de algumas espcies aumentou muito em detrimento de outras, o que poder signicar a extino de espcies de aves a mdio prazo. Abre o livro: No ano passado registei que no m de Outubro um casal de bico-delacre ainda estava a nidicar. um bocado tarde. Este factor pode ser determinante no sucesso da prole, visto que nessa altura o Outono j se sente. que se isto se tornar

18 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

QUINTEIRO 19

migradora pem os seus ovos nos ninhos de outras espcies, no caso num ninho de toutinegra

Caixa-ninho

V registando os dados do seu jardim


Ninhos
Quantas ninhadas teve a sua caixa-ninho este ano? Tome nota, mas no decure outros stios onde espontaneamente as aves do seu jardim fazem ninho.

Insectos
Restrinja de incio este grande grupo a alguns itens mais acessveis: pirilampos, liblulas, borboletas e abelhas em geral.
Crias de melro

Pequenos rpteis
num hbito a probabilidade de sobrevivncia destas aves poder diminuir, pois o alimento tambm escasseia e o desenvolvimento car comprometido, assim como a resistncia da prpria ave. Nas suas observaes ao p da porta, as aves mais habituais so, por exemplo, na Primavera/Vero, o melro-preto, o pintarroxo, o pardal-comum, o pardalmonts, a rola-turca, a toutinegra-decabea-preta, o bico-de-lacre, o verdilho, o chamariz, a carria, o chapim-azul, o gaio, a andorinha-das-chamins, o mocho-galego e o cuco. Nesta poca mais fria, conta o pisco-depeito-ruivo, a felosa-comum, a alvolabranca, o peneireiro-cinzento, a toutinegrade-cabea-preta, o melro-preto e o pardal-comum. Quanto a aves mais raras, a lista passa pelo lugre, pelo pintassilgo, pelo picapeixe, tentilho, pica-pau-malhado-grande, estrelinhas, papa-moscas, peneireiro-vulgar e galinha-dgua. Que rpteis v no seu jardim? ao incio da manh e ao m da tarde que conseguir detect-los mais facilmente.

Anfbios
D uma olhadela ao seu jardim para contar as espcies e espcimes de anfbios que consegue ver, sobretudo de noite. Veja as chas de iniciao que zemos para si em www.parquebiologico.pt/revista

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 19

20 CONTRA-RELGIO

A gua e o bosque partilham razes comuns: este cria e protege o solo, regula a gua e ameniza o clima

20 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Como po para a boca


Sem lhe apresentar a factura ao m do ms, a natureza oferece inmeros bens e servios essenciais sua vida. Pode ser tambm por isso que os tem como garantidos, exactamente como se a fonte de onde provm nunca secasse. assim em relao ao ar que respira, gua que bebe ou aos alimentos que ingere
Um dos primeiros personagens a perceber a existncia de servios que os ecossistemas naturais oferecem ao ser humano ter sido Plato. Nos cenrios da Grcia Antiga, este pensador chegou a detectar plos de causa e efeito entre o abate de oresta na pennsula grega de tica e a eroso, a que se associou a perda das fontes de gua. Naquela poca no se desenhava com certeza a hiptese de um dia o ser humano car perto de esgotar recursos naturais. As feridas surgiam ento em reas circunscritas do tecido natural e, apesar de no se conhecer o Globo como hoje, ter parecido que nada seria capaz de uma devastao que pusesse em causa a sobrevivncia humana. Passada a II Grande Guerra, entendeu-se que a ruptura seria vivel, de incio com o espectro destruidor da bomba atmica, depois pelo progressivo consumo dos recursos naturais. Ainda com a memria viva dos bombardeamentos, em 1949, Aldo Leopold relacionou a importncia de predadores, como os lobos, na dinmica das populaes de veados na oresta. Nem dez anos passaram e, em 1956, um botnico de Yale, Paul Sears, reconheceu os servios prestados pelos microrganismos na reciclagem dos solos. Nos anos 60 e 70 tenta-se quanticar com o Programa Internacional de Biologia a capacidade produtiva da terra, estabelecendo-se o ecossistema como unidade de estudo. Nada como a celebrao do Ano Internacional da Biodiversidade neste ano de 2010 para sublinhar este axioma: os ecossistemas so a base onde assenta toda a vida na Terra. Esta palavra complicada, ecossistema, refere-se aos grupos de organismos que vivem numa rea e ao seu meio ambiente fsico, somadas as interaes entre eles. Na verdade, os ecossistemas trabalham como autnticas mquinas naturais usando sobretudo a energia do sol e a fora da gravidade que nos agarra terra.

Servios insubstituveis
Um dos servios imediatos que recebe a toda a hora destes dispositivos naturais o fornecimento do ar que respira. Verdade mais que provada e adquirida: as rvores trocam o dixido de carbono que expelimos pelo oxignio que vital. Alm disso, diversos poluentes atmosfricos das cidades cam retidos nas suas folhas, cando essa parte separada do nosso organismo, o que melhora a sade da populao. Passa-se o mesmo com o que bebe. O ciclo comea com a gua que evapora no mar e segue rumo a terra rme. A, por arrefecimento, cai como chuva. fcil perceber que os bosques so como esponjas que absorvem essa preciosa gua, comeando por amortecer a velocidade de queda da gua no solo, vindo a seguir a sua absoro. Ora, aqui que a porca torce o rabo: se os terrenos inclinados, como os das serras, so vandalizados por incndios sucessivos, a manta-morta das folhas secas e o musgo que as cobre no esto ali para se encharcarem. O fogo consumiu-os! Pelo contrrio, tm sim a substitu-las rocha nua, uma vez que a terra sem razes que a sustentem levada com as primeiras chuvas para ribeiros e rios,

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 21

22 CONTRA-RELGIO

saturando-os de nutrientes, retirando-lhes a qualidade da gua.

Mais benefcios
No cam por aqui as benesses oferecidas pelos ecossistemas da natureza. Um curto resumo agrupa a conteno de enchentes e secas, a decomposio do lixo, a gerao, renovao e fertilidade do solo, a polinizao fertilizao de espcies agrcolas e selvagens, o controlo de pragas, a disperso de sementes e a circulao de nutrientes, a manuteno da biodiversidade, a proteco contra raios ultravioleta atravs da camada de ozono, a estabilizao do clima, o controlo das temperaturas e dos vendavais e mars extremas, o suporte para as diversas culturas humanas... Estes ecossistemas superam o fornecimento de servios vitais: transcendem-se ao oferecerem-lhe ainda os horizontes da esttica nas suas variadas vertentes, deixando uir os estmulos intelectuais que tonicam o ser.

O verbo consumir
O problema reside em as naes ditas desenvolvidas, para fornecerem a sua indstria, terem suplantado a capacidade da atmosfera de absorver dixido de carbono e outros gases sem induzir mudanas climticas. certo e sabido que estas mudanas sempre existiram ao longo da histria da Terra e h quem explique por razes bvias que se estas no se vericassem a Terra seria um planeta estril, sem vida. A diferena, hoje, que as mudanas esto a ser demasiado rpidas para diversas espcies de seres vivos. Este detalhe no dar a muitos o tempo imprescindvel para que dentro de cada espcie os indivduos com organismos mais adaptveis s alteraes diferente disponibilidade de gua ao longo dos anos, amplitudes trmicas inesperadas, etc. consigam atingir o desiderato da sobrevivncia e, incapazes de se reproduzirem, levam diminuio do patrimnio que a diversidade biolgica.

Ecosystem services
Without submitting the bill at the end of the month, creatures of nature offer many services and goods essential to life. This may be the reason why we take them for granted, as if the source will never dry up. It is similar with regard to the air we breathe, the water we drink and the food we eat!

Direitos reservados

Coisa pouca
Se por acaso pensa que a lista negra das extines preocupante, veja ento o perl do pas litoral. Agora, precisa de ter em

conta que a mdio prazo a elevao do nvel do mar associada eroso costeira deixar debaixo de gua salgada uma boa poro de quilmetros quadrados. Com o clima instvel, medida que estes ecossistemas naturais se degradam, comeam tambm a aparecer com maior frequncia condies climatricas extremas. Os valiosos servios prestados pelos ecossistemas comeam a engasgar. O impacte das alteraes do clima cobrem o espao entre secas e ondas de calor no Sul da Europa e inundaes no Norte. No Globo, as cidades ocupam apenas 2%

da superfcie terrestre, mas acolhem metade da populao mundial. S na Europa, 75% da populao vive em cidades. Depois de muitas contas, o ideal seria, em vez de se danicar ecossistemas, sobretudo no havendo necessidade, comear a recri-los. Para o ano que vem as Naes Unidas conceberam o Ano Internacional da Floresta: haver melhor fonte de inspirao?

Texto: Jorge Gomes Fotos: Joo L. Teixeira

22 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

DUNAS 23

Joo L. Teixeira

Cordo dunar
Vila Nova de Gaia compreende cerca de 14 quilmetros de costa. Neste espao, o litoral ora se apresenta rochoso ora revestido de areia. Neste ltimo caso, paredes-meias com as praias, h estruturas de madeira que no passam despercebidas a quem passa ali e que fazem todo o sentido: os passadios. So eles que fazem com que as pessoas, ao us-los, no pisem a areia e as plantas que tendem a aparecer neste tipo de substrato to exigente para a vegetao. Sem os passadios, a primeira linha de sustentao das dunas as plantas adaptadas a estes habitats pelo simples facto de se passar por cima dela iria desaparecer. por isso que se tornam necessrias estruturas de madeira complementares, os regeneradores dunares. Estas ajudam a xar a areia, o que favorece a sucesso ecolgica prpria dos habitats dunares.
Centurea

Parque de Dunas da Aguda


A m de sensibilizar a populao para a importncia dos ecossistemas dunares, o Municpio de Vila Nova de Gaia, atravs do Parque Biolgico, e com a colaborao do Programa LIFE da Unio Europeia, instalou este parque de dunas num terreno situado a norte da Aguda. Aberto ao pblico desde 1997, neste parque esto preservados os habitats da Directiva 92/43/CEE, 2120, Dunas mveis do cordo dunar com Ammophila arenaria e 2130, Dunas xas com vegetao herbcea, sendo este ltimo um habitat prioritrio. Com este suporte vital, entre as largas dezenas de plantas que ali se instalaram h que destacar algumas espcies. o caso da mostarda-das-dunas(1), endmica do Litoral Norte Portugus. Esta planta ocorre em escassos locais do Douro Litoral e, dado o estado geral de degradao dos sistemas dunares, encontra aqui um ptimo nvel de preservao. Caso idntico o do boto-das-dunas(2) e da centurea ali existente, um endemismo ibrico(3). Os visitantes tm ao seu dispor, no prefabricado prximo de uma das entradas no parque, uma exposio sobre dunas e ora dunar que oferece a quem ali passa o essencial sobre este espao de educao ambiental. O parque est aberto todos os dias e a entrada grtis.
(1) de Coincya monensis (L.) Greuter & Burdet. subsp. cheiranthos (Vill.) Aedo, Leadlay & Muoz Garm. var. johnstonii (Samp.) Leadlay. (2) Jasione martima (Duby) Merino var. sabularia (Cout.) Sales & Hedge (=Jasione lusitanica Auct. non. A. DC.). (3) Centaurea sphaerocephala L. polyacantha (Willd.) Dostl.

Mostarda-das-dunas

Henrique N. Alves

Boto-das-dunas

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 23

24 DUNAS

Esturio do Douro
A Reserva Natural Local do Esturio do Douro viu os seus equipamentos de apoio ao turismo de natureza e observao das aves do litoral inaugurados pela ministra do Ambiente, Dulce Pssaro, e por Lus Filipe Menezes, presidente do Municpio de Vila Nova de Gaia, no passado dia 17 de Setembro
Esta solenidade atraiu a comunicao social

Um centro interpretativo do esturio do Douro e dois observatrios unidos por um passadio sobrelevado sintetizam o equipamento instalado pela Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia na baa de S. Paio, onde h anos os observadores de aves e fotgrafos da natureza ancoravam diante do fascnio de poderem ali observar inmeras aves selvagens. Diferentes garas, gaivotas, maaricos, mergulhes, borrelhos e outras espcies contam-se entre os protagonistas das migraes de milhares de quilmetros e um

esturio protegido durante essas viagens vem a calhar como refgio para alimentao e repouso. O Municpio est a dar sinais muito positivos na conservao da natureza e na preservao da biodiversidade, salientou Dulce Pssaro. Na opinio da ministra, quer a inaugurao destes equipamentos na Reserva Natural Local do Esturio do Douro quer o prprio Parque Biolgico de Gaia so reveladores da importncia que o Municpio d ao ambiente, conservao da natureza e preservao da biodiversidade.

Comentrios de uns e de outros


Na primeira semana aps a abertura, a Reserva Natural Local do Esturio do Douro recebeu meio milhar de visitantes. O facto ter sido inuenciado pelas notcias que circularam sobre a inaugurao dos observatrios e centro de interpretao deste espao protegido. Enquanto uns diziam que j tardava chegar a este ponto, claramente os apreciadores do valor deste espao paisagstico, outros diziam no perceber como se gasta dinheiro s para ver gaivotas. Embora no seja s para ver gaivotas, o que se faria sem o gasto de qualquer verba, este investimento abre benefcios em vrias direces, nomeadamente na educao ambiental, no turismo, na economia (os esturios so importantes maternidades de pescado) e na valorizao da paisagem.

Paulo Faria, tcnico do Parque Biolgico, identifica algumas das espcies cujas imagens ilustram o interior dos observatrios

24 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

DUNAS 25

Lus Filipe Menezes e Dulce Pssaro inauguraram os novos equipamentos de apoio Reserva Natural Local do Esturio do Douro

Menezes sublinhou nessa oportunidade aos jornalistas que este esturio uma zona de grande valor paisagstico e natural com interesse econmico e turstico, declarando ainda que Gaia j est numa fase diferente das restantes regies do pas, ou seja, a gesto do Municpio assenta numa lgica de sustentabilidade global e a vertente ambiental est presente em todas as decises que tm a ver com uma lgica intersectorial. Fotos: Joo L. Teixeira economia e a observao das aves
Sob a gide do Ano Internacional da Biodiversidade, eis mais um espao revalorizado para o turismo, a

Em 31 de Julho Antnio Monteiro nem hesitou ao ver um bando de amingos na Reserva Natural Local do Esturio do Douro. Comeou logo a dar o gosto ao dedo clique, clique! e foi registando imagens pouco habituais, precisamente na vspera da observao de aves programada para a manh de domingo na baa de S. Paio. Em deslocao, estas aves peculiares tm sido vistas com frequncia cerca de 40 quilmetros mais a sul, na ria de Aveiro. Estes 14 amingos observados no esturio do Douro eram na maioria juvenis. Sendo o local ainda procurado naqueles dias pelos veraneantes durante a poca balnear, no havia qualquer hiptese de permanecerem mais tempo.

Um bando de flamingos resolveu pousar no esturio do Douro

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 25

Antnio Monteiro

Flamingos e outras aves

26 DUNAS

O voo das aves: polacas no esturio


Veja, entre outros registos, os dois destaques de aves migradoras, ambas anilhadas na Polnia. Encontrar em breve uma lista maior se for a www.parquebiologico.pt e clicar no boto da Reserva Natural Local do Esturio do Douro...

Viajante do Norte
Em 21 de Setembro do corrente ano, surgiu na Reserva Natural do Esturio do Douro este pilrito-de-peito-preto, Calidris alpina alpina. Esta ave foi anilhada a 17 de Agosto de 2010 por Szymon Bzoma, numa das estaes de anilhagem do Water Research Group KULING (WRG KULING) localizada no Norte da Polnia, costa Sul do mar Bltico na regio da Pomernia (Golfo de Gdansk). Quando foi anilhada esta ave j se encontrava na sua rota migratria para Sul, signicando que para chegar a esta reserva natural local ter realizado uma viagem de mais de 3000 km...

Pilrito-de-peito-preto (Biegus Zmienny), Calidris alpina alpina observado na Reserva Natural Local do Esturio do Douro em 21 de Setembro de 2010, vindo da Polnia

Da Polnia para o esturio do Douro


Este guincho, Chroicocephalus ridibundus nascido em Lacha, na Polnia , foi anilhado no ninho no dia 6 de Junho de 2009, com anilha de leitura distncia (de refernciaTX57). Voltou a ser observado no dia 8 de Dezembro do mesmo ano nesta reserva a cerca de 2600 km do local de origem, a regio de Mazowieckie, em Lacha, a 4 km de Wisla, Jzefw. Texto: Paulo Faria Fotos: Joo L. Teixeira
Guincho (Mewa Smieszka), Chroicocephalus ridibundus, fotografado nesta Reserva Natural Local em 8 de Dezembro de 2009, anilhado na Polnia

26 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

LITORAL 27

1 - Eulalia viridis

2 - Perinereis sp.

3 - Nereis sp.

4 - Casulos de Sabellaria alveolata

5 - Sabellaria alveolata

6 - Barroeira

Fauna marinha do litoral de Gaia


Os aneldeos so vermes bnticos que se dividem em dois grupos distintos
Os poliquetas errantes so organismos de vida livre e, geralmente, carnvoros. A espcie mais frequente Eulalia viridis (g.1) mas existem outras abundantes que pertencem aos gneros Perinereis e Nereis (g. 2 e 3). Aparecem normalmente entre os mexilhes, nos espaos entre os casulos da barroeira e nos rgos de xao das grandes laminrias. Os poliquetas sedentrios vivem em tubos ou galerias, escavados no sedimento ou construdos com areia e pedacinhos de conchas, e alimentam-se de detritos orgnicos e plncton. A barroeira Sabellaria alveolata a espcie mais importante no litoral de Vila Nova de Gaia, tanto pela sua abundncia como pelas modicaes que introduz no substrato. A sua existncia facilmente detectada atravs de estruturas arenosas que cobrem as rochas e que tm o aspecto caracterstico dos favos de mel (gs. 4, 5 e 6). Forma verdadeiros recifes que albergam um conjunto de animais muito diversicado constitudo por pequenos crustceos, outros poliquetas, moluscos, equinodermes e peixes. Todos os casulos formam um substrato arenoso adicional sobre o substrato rochoso e criam numerosos locais, desde a superfcie das colnias e dos tubos desocupados pela barroeira at s cavidades e fendas abertas pela aco erosiva da gua, que so extremamente atractivos para muitas espcies (g. 7). A, os organismos podem encontrar abrigo, que lhes permite resistirem aos perodos de emerso durante a mar baixa, refugiaremse dos seus predadores e encontrarem recursos alimentares com grande abundncia e ptimas condies para as suas actividades reprodutoras. Cerca de 149 espcies vivem associadas aos recifes da barroeira, como mostrou a biloga Anabela Pereira, de Vila Nova de Gaia, em 1998, na sua tese de mestrado. A evoluo de uma colnia at um recife bem desenvolvido , geralmente, um processo que demora vrios anos. No seu mximo e sendo mais vulnervel, destrudo pela aco erosiva do mar (g. 8). Desta forma, criam-se condies para a implantao de um novo recife que acabar por ser substitudo por outro, segundo um processo cclico. Outro problema grave que as colnias da barroeira so estruturas frgeis e sensveis. O simples pisoteio chega para as esmagar e destruir. Pescadores desportivos procura de isco, veraneantes com bicheiros pesca de polvos e navalheiras, jovens equipados com ps, picaretas e outros instrumentos cortantes, caem sobre os recifes da barroeira e arrasam tudo. A importncia da barroeira reside no facto dos seus recifes contriburem para o aumento da biodiversidade que caracteriza a zona entre mars e, consequentemente, para o aumento dos recursos piscatrios costeiros de grande interesse para o Homem. Por Mike Weber e Jos Pedro Oliveira

7 Recifes da barroeira

8 - Eroso dos recifes

ELA - Estao Litoral da Aguda Rua Alfredo Dias, Praia da Aguda, 4410-475 Arcozelo Vila Nova de Gaia Tel.: 227 536 360 / Fax: 227 535 155 ela.aguda@mail.telepac.pt www.fundacao-ela.pt

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 27

28 ESPAOS VERDES

Ocinas de Inverno
Os campos e as ocinas de Vero foram a alegria dos mais novos. Em breve chegam as ocinas de Inverno...
Os campos e as ocinas de Vero j caram na memria. Ao todo foram quatro ocinas e trs campos, sempre muito concorridos. Enquanto os abrigos para observao de aves selvagens da Reserva Natural Local do Esturio do Douro se construam, o campo dos Veteranos, criado especialmente para os petizes que cresceram e gostam de voltar s suas frias no Parque, na manh de 18 de Agosto analisaram a ecologia das aves de esturio, nomeadamente das vrias espcies de gaivotas e garas. As gaivotas por exemplo anal no so uma s espcie, mas tambm verdade que uma mesma espcie pode ter vrias

Joo L. Teixeira

Parque da Lavandeira
Em Oliveira do Douro, o Parque da Lavandeira um espao verde cada vez mais procurado pela populao
Espao verde de recreio e lazer, o Parque da Lavandeira oferece a quem o visita vrias vertentes. Os percursos pedestres, agora que o Outono chegou, alteram a paisagem, ao toque das copas douradas das rvores de folha caduca e das temperaturas mais brandas que antecedem o frio. Quando visita este parque encontra nele espaos prprios para merendar, algo muito apreciado pelas crianas cujo sentido de descoberta especialmente aguado. Aqui e ali h jardins temticos e no caso para se sentir surpreendido se durante o passeio deparar com algum a praticar ioga ou tai-chi, actividades j de si uma verdadeira tradio neste parque. Aberto ao pblico em Agosto de 2005, o Parque da Lavandeira ocupa uma dzia de hectares e tem parques infantis, bar, WC e bons espaos de estacionamento. Localizado muito perto do centro de Gaia, resultou da aquisio, pelo Municpio de Vila Nova de Gaia, da antiga Quinta da Lavandeira, uma antiga propriedade agrcola e de recreio pertencente, de incio, a Joaquim da Cunha Lima Oliveira Leal.

Agenda
Dia Nacional do No Fumador
Sbado, 23 de Outubro, das 9h00 s 13h30 - Atelier de Construo de Instrumentos musicais. Organiza C. H. de Gaia. Mais detalhes: Recepo do Parque da Lavandeira.

As mulheres do campo vm vila


Aos sbados de manh, venda de legumes sem pesticidas.

Agenda
S Sbado no Parque
T Todos os primeiros sbados de cada ms o Parque Biolgico prope um programa d diferente e contempla os seus visitantes com v vrias actividades. Em 6 de Novembro, das 1 11h00 ao meio-dia, h o atelier Herbrio de O Outono. s 14h30 decorre uma conversa sobre Cogumelos, seguindo-se s 15h00 a a abertura e entrega de prmios da exposio d do concurso nacional de fotograa da n natureza PARQUES E VIDA SELVAGEM. P Pelas 15h30 h a visita guiada pelos t tcnicos do Parque e percurso ornitolgico. C Contudo, entre as 14h00 e as 17h00

Tai chi
Orientado pelo Prof. Pedro Coelho, s segundas e quintas-feiras, pelas 9h30.

Yoga
A orientao da responsabilidade da Dr. Lusa Bernardo, que proporciona a actividade em regime de voluntariado. s quartas e sextas-feiras s 9h45. A entrada gratuita! Para mais informaes consulte o site www.parquebiologico.pt ou envie um e-mail: lavandeira@parquebiologico.pt

28 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

roupagens seja pela idade seja pela roupagens, poca do ano em que as vemos. Em minoria, estavam ali algumas bem maiores, chamadas gaivoto-real, Larus marinus, mas estavam tambm as de patas-amarelas, Larus michaellis, e as de asa-escura, Larus fuscus, estas grandes viajantes entre a Europa e a frica. A meia dzia de garas-reais que ali se encontravam na altura vo multiplicar-

se agora que chegam no Outono as migradoras da mesma espcie, vindas do Norte. Duas mes que nessa altura descobriram o Parque no Facebook, quiseram registar ali o seu incentivo Silvana Curado escreveu: Parabns equipa do Campo de Vero do Parque Biolgico. Grande experincia para os midos! Recomendo vivamente! Obrigada pelo carinho e pela alegria!.

ocinas de Em breve chega a altura das ocinas de Inverno, que calham nas frias escolares de Dezembro: decorrem de 20 a 23 e de 27 a 30 de Dezembro, com entrada diria s 9h00 e sada s 17h30. Destinam-se a crianas e jovens dos seis aos 14 anos de idade e a inscrio obrigatria. Mais feio da poca em 2 de Outubro foi tempo de vindimar e de desfolhar o milho.

Veja alguns destaques das iniciativas do Parque Biolgico de Gaia


h a colheita de castanhas e magusto, sujeita a inscrio, bem como, entre as 22h00 e as 23h30, as observaes astronmicas (necessria inscrio).

Escolas: Colheita de castanhas e magusto


Quinta-feira, 11 de Novembro, entre as 10h30/12h00. No dia de S. Martinho h que experimentar abrir ourios com o p, sacar-lhe as castanhas sem se picar, ver a sua preparao para o magusto e prov-los. Sujeito a marcao.

Receba notcias por e-mail


Para os leitores saberem das suas actividades a curto prazo, o Parque Biolgico sugere uma visita semanal a www.parquebiologico.pt. A alternativa ser receber os destaques, sempre que oportunos, por e-mail. Para isso, pea-os a newsletter@parquebiologico.pt

Observao de aves selvagens na Reserva Natural Local do Esturio do Douro


Dia 7 de Novembro e 5 de Dezembro, entre as 10h00 e o meio-dia, leve, se tiver, um guia de campo de aves europeias e binculos Baa de S. Paio, no esturio do rio Douro, do lado de Gaia. Com telescpio, estar um tcnico do Parque para ajudar os visitantes a identicar as aves do Litoral.

Ocinas de Inverno
Para crianas e jovens dos 6 aos 14 anos de idade, estas ocinas decorrem de 20 a 23 e de 27 a 30 de Dezembro, com entrada diria s 9h00 e sada s 17h30. Inscrio necessria.

Mais informaes
Gabinete de Atendimento atendimento@parquebiologico.pt Telefone directo: 227 878 138 4430-757 Avintes - Portugal www.parquebiologico.pt

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 29

Joo L. Teixeira

30 ESPAOS VERDES

Dulce Pssaro libertou um aor reabilitado pelo Centro de Recuperao do Parque

Dez anos passados


Embora conte j 27 anos, o Parque Biolgico de Gaia s h dez anos que deixou de ser um departamento do Municpio para se transformar numa empresa municipal. Para celebrar a data, em 17 de Setembro contou com diversas presenas distintas, nomeadamente a da ministra do Ambiente e Ordenamento do Territrio, Dulce Pssaro, e de Lus Filipe Menezes, presidente da Cmara Municipal de Gaia. Menezes armou ento que o Parque Biolgico tem uma actividade que orgulha a autarquia: o Parque como empresa um xito do ponto de vista de entidade gestora, disse, destacando que hoje um exportador de servios, desenvolvendo projectos para outras autarquias e outros pases. Marco Antnio Costa, vice-presidente do Municpio gaiense, presente nesta mesma cerimnia, discursou sobre a criao do futuro Parque Natural Local das Encostas do Douro. Esta iniciativa requalicar progressivamente a margem do Douro, desde a ponte de D. Maria at Lever, numa lgica de valorizao paisagstica, patrimonial e ambiental: J existe l obra, mas uma aco mais consistente vai beneciar de uma parceria entre o Governo e a Autarquia, frisou. A rea de interveno de 1960 hectares, ao longo de 20 km. J foram executados 600 metros de obra, no mbito da primeira fase da interveno, entre o Largo de Lus I e o cais de Quebrantes. Os trabalhos centraram-se na demolio de construes ilegais, limpeza de terrenos, regularizao do pavimento e aplicao de vedaes. O projecto prev a criao do Parque Natural Local, instalao de percursos ciclo-pedonais ao longo da margem do rio, requalicao ambiental das linhas de gua, valorizao e reconverso das 36 quintas histricas existentes, numa lgica de promoo e valorizao patrimonial, arquitectnica e ambiental.

30 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

A Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte, representada aqui pelo seu vicepresidente, Paulo Pinho Gomes, escolheu o Parque Biolgico para realizar uma sesso de divulgao do Plano da Melhoria da Qualidade do Ar da Regio Norte

Qualidade do ar

ir-se-ia que o ar que se respira no est na primeira linha das preocupaes do cidado comum, mas o mesmo no acontece com a Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Sob a aco de directivas comunitrias, a CCDR-N intervm com a colaborao de vrias entidades. Embora no estejam vista de quem passa nas cidades, h diversos gases e partculas suspensas no ar, nocivas sade pblica. No domnio da Qualidade do Ar, a Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) assegura a recolha, o acompanhamento e a divulgao dos dados que resultam da medio diria de poluentes atmosfricos, obtida em estaes instaladas na Regio Norte. Os resultados podem ser consultados sob a forma de ndices de qualidade do ar. com base nesta recolha que a Agncia Portuguesa do Ambiente divulga diariamente os ndices da qualidade do ar

na Regio Norte atravs do portal www. qualar.org e disponibiliza dados dirios, mensais e anuais por zona. Em funo dos dados obtidos e divulgados, e tendo em considerao as directrizes legais, so elaborados e implementados planos de aco que preconizam uma melhoria da qualidade do ar. Com o objectivo de melhorar o ndice da qualidade do ar nesta regio, a CCDR-N est a implementar at ao nal de 2010, e em conjunto com parceiros pblicos e privados, um conjunto de aces de sensibilizao apresentadas em www.melhoraranorte.pt. Nesta sesso foi assinado um protocolo entre a Cmara Municipal de Gaia, o Parque Biolgico e a CCDR-N, com vista ao funcionamento de uma Estao de Medio de Qualidade do Ar. No Parque Biolgico, ao percorrer o percurso de descoberta da natureza, encontra essa mesma estao de medio na vizinhana do Biorama, instalada em 16 de Agosto, que visa a proteco da sade humana.

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 31

32 ESPAOS VERDES

Fauna

Gafanhoto-pigmeu-comum
Paratettix meridionalis (Rambur, 1838)
Gafanhoto-pigmeu-comum um insecto de dimenses particularmente reduzidas pertencente ordem Orthoptera, que inclui grilos, ralos, gafanhotos e saltes. O seu pronoto alongado, que cobre a totalidade do abdmen caracterstico da famlia a que pertence Tetrigidae. A maioria das espcies pertencentes a esta famlia apresenta uma forte anidade com reas com elevada humidade, sendo facilmente encontrados nas margens ou proximidades de corpos de gua. Algumas espcies so capazes de se deslocar sobre a gua ou mesmo nadar. Na Europa so conhecidas doze espcies de

gafanhotos pigmeus, metade das quais esto representadas em Portugal continental. Os indivduos desta espcie podem apresentar colorao bastante varivel pelo que a cor e o padro exibido no constituem carateres de identicao credveis. So reconhecveis pela quilha mdia do pronoto que se abate antes da extremidade anterior e pelas longas asas (que ultrapassam consideravelmente o comprimento do pronoto). O aspecto ondulado das margens dos fmures tambm muito caracterstico desta espcie. A rea de distribuio desta espcie abarca o Mediterrneo e estende-se pela

sia ocidental, ocorrendo igualmente nas Canrias. Em Portugal apresenta uma distribuio ampla ainda que restrita aos habitats favorveis. Os adultos ocorrem durante todo o ano ainda que as densidades populacionais variem. No

Flora

Heptica de lbulos dilatados


Frullania dilatata (L.) Dumort
Heptica folhosa, de cor castanha-escura, por vezes quase negra ou esverdeada, formando colnias extensas aplicadas ao substrato com ramos curtos e irregularmente ramicados. O gnero Frullania inconfundvel e com o auxlio de uma lupa possvel observar a organizao tpica destas colnias. Os ldeos (pequenas folhas) consistem num grande lobo dorsal de forma quase circular e num pequeno lbulo ventral aplicado ao substrato, em forma de capacete ou pequeno saco, com uma abertura dirigida para baixo e ligado ao caulide (eixo principal onde se inserem os ldeos). A parte ventral desta planta apresenta ainda uma terceira ada de ldeos, designados por angastros, dispostos em linha ao longo do caulide. Esta espcie bastante distinta das outras do mesmo gnero, pois quando est hidratada apresenta o lbulo ventral quase do mesmo tamanho que o lobo dorsal, da o seu nome comum heptica de lbulos dilatados. Tal caracterstica permite-lhe armazenar gua nessas pequenas folhas modicadas em forma de capacete ou saco e faz com que consiga tolerar perodos de extrema secura. Com frequncia, possvel encontrar organismos unicelulares e rotferos (animais aquticos microscpicos) que vivem nos lbulos dilatados das espcies de Frullania. tambm facilmente reconhecida no campo por se apresentar frequentemente frtil e exibir a superfcie dos periantos (rgo que circunda a parte sexual feminina) com projeces bastante ntidas. Coloniza preferencialmente troncos de rvores, em colnias bem visveis a olho nu, podendo por vezes cobrir quase totalmente os troncos. Neste habitat particular, esta espcie apresenta um papel fundamental na reteno de gua e considerada um ptimo bioindicador de poluio atmosfrica por ser sensvel a poluentes. Surge tambm sobre rocha, em zonas expostas, porm neste tipo de substrato no forma colnias to distintas, desenvolvendo-se sobretudo na parte inferior dos blocos rochosos e em concavidades com algum solo. Foi j demonstrado que as espcies do gnero Frullania apresentam compostos com potencial mdico, mas que podero causar reaces alrgicas. Com efeito, em determinadas reas da regio mediterrnica, foram j relatados casos de reaces alrgicas na pele em contacto com esta espcie, sobretudo em pessoas que realizam a apanha da azeitona, uma vez que os troncos de oliveiras apresentam populaes abundantes de Frullania. um elemento com uma distribuio bastante ampla, assinalada para toda a Europa e sia, sendo a Madeira e as Canrias o limite ocidental da distribuio desta espcie. Em Portugal, uma espcie frequente, especialmente nas regies de inuncia atlntica. No Parque Biolgico de Gaia pode ser facilmente observada em troncos de carvalhos. Texto: Helena Hespanhol (CIBIO-UP)

32 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Um lquen de dupla personalidade


Evernia prunastri (L.) Ach.
mais correcto talvez seja comear por esclarecer que o musgo dos carvalhos , na realidade, um lquen. A falsidade do nome herana de um passado no muito distante de comunho cientca com os musgos: at ao sculo XVIII lquenes e musgos constituam um grupo designado por Lichen (do grego Leikhen que signica que lambe, uma referncia ao facto do lquen parecer lamber a superfcie que ocupa). No caso do musgo dos carvalhos, o perigo de ser confundido com algum musgo advm apenas do tamanho, que raramente ultrapassa os 10 cm, e de uma vaga semelhana na cor, o verde-claro, sendo totalmente distinto na forma, a lembrar o esqueleto de um pequenssimo arbusto. A siologia dos lquenes tambm bastante mais complexa que a dos musgos. Segundo as ms-lnguas, os lquenes sofrem de dupla personalidade, por serem constitudos por membros de dois ou trs reinos distintos neste caso, estaramos perante uma situao de tripla personalidade! A Associao Internacional de Liquenologia opta pelo rigor da seguinte denio: (...) associao de carcter permanente entre um fungo e um simbionte fotossinttico da qual resulta um talo estvel (...). O termo simbionte remete para a existncia de uma relao de simbiose, com benefcio para os dois (ou trs) componentes da associao. So eles o fungo (reino Fungi) e uma alga verde unicelular (reino Protista), ou uma cianobactria (reino Monera), ou ambas em simultneo. Uma das consequncias desta simbiose a sntese de um elevado nmero de compostos qumicos, fruto do metabolismo secundrio do lquen, cujas aplicaes remontam a tempos ancestrais, sobretudo com grande impacto na histria da tinturaria. Mais recente o emprego de alguns lquenes em perfumaria. Este musgo dos carvalhos colhido massivamente no Sul da Europa e transportado para Frana, para emprego no fabrico dos perfumes mais sosticados. As substncias

Parque Biolgico de Gaia a sua observao possvel junto ao rio Febros, margens dos lagos e reas de elevada humidade, onde relativamente frequente. Texto e foto: Snia A. Ferreira (CIBIO-UP)

O falso musgo dos carvalhos, Evernia prunastri (L.) Ach.

Snia Ferreira

liqunicas actuam como xadoras de outras fragrncias e acrescentam uma ligeira fragrncia do tipo chipre oral. Estima-se que a indstria dos perfumes movimente anualmente cerca de 8 a 9 mil toneladas de musgo dos carvalhos, constituindo um dos principais factores de ameaa conservao da espcie. Trata-se, no entanto, de um lquen ainda bastante comum nos carvalhais e pinhais europeus mais bem conservados, a crescer pendente na zona mais alta do tronco e ramos mais expostos. Embora no esteja entre as espcies mais sensveis, dicilmente resiste aos nveis de poluio atmosfrica dos grandes centros urbanos, razo pela qual tem sido utilizada como modelo de estudo para biomonitorizao. Para encontrar o musgo dos carvalhos no Parque Biolgico de Gaia deve procurar qualquer rvore mais isolada e olhar para cima normalmente ao sol que prefere estar. Texto: Joana Marques (CIBIO-UP)

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 33

Snia Ferreira

34 ESPAOS VERDES

Anilhagem cientca de aves

Observatrio astronmico

Jos Manuel Carvalho

Em 14 de Outubro a Estao de Esforo Constante em funcionamento no Parque Biolgico de Gaia contou j quatro anos de anilhagem cientca de aves selvagens. Uma data a considerar face quantidade de dados entretanto registados e que so transmitidos Central Nacional de Anilhagem, do Instituto de Conservao da Natureza e da Biodiversidade. Duas vezes por ms, aos primeiros e terceiros sbados de manh, desde que no chova, este grupo de trabalho arregaa as mangas e atira-se ao trabalho ainda o sol no nasceu. Composto por dois anilhadores credenciados pelo ICNB, Rui Brito e Antnio Pereira, j tem uma mo-cheia de formandos, a caminho de se qualicarem para esta tarefa de reconhecido valor cientco.

Com quase meio ano de vida, ao observatrio astronmico do Parque no tem faltado animao. Ainda assim, como o que lhe interessa mais saber o que vai acontecer a curto prazo, prepare-se porque amanh, quintafeira, h uma Chuva de Estrelas, mais concretamente, trata-se de uma observao de Orinidas, que so uma chuva de meteoros com actividade moderada, apesar do pico de actividade ter lugar exactamente amanh! O nome deriva do facto de os meteoros

radiarem da constelao de Orionte. Estes meteoros tm origem no cometa 1P/Halley, um dos cometas mais conhecidos, cuja ltima passagem teve lugar em 1986. Normalmente tambm se faz observao a outros corpos celestes, mas os meteoros neste dia sero o prato principal. Para saber mais, consulte o calendrio e a agenda no site www.parquebiologico.pt, indo ao boto Venha da/Astronomia. No se esquea tambm de ligar ao Gabinete de Atendimento do Parque, pois normalmente estas actividades tm marcao obrigatria.

Abutre-preto aterra na auto-estrada


Em 26 de Setembro passado o SEPNA/GNR encontrou num estado de grande debilidade um juvenil de abutre-preto, Aegypius monachus, em Valadares (Vila Nova de Gaia). Entregue para recuperao no Parque Biolgico de Gaia, ser, brevemente, restitudo natureza. Note-se que o abutre-preto, a maior ave de rapina da Europa, considerado uma espcie criticamente em perigo em Portugal, onde nidicou at dcada de 70. A partir dos anos 90 tem aumentado o nmero de observaes no interior sul de Portugal. a primeira vez que h uma referncia de abutrepreto nesta regio, at porque esta ave de grande porte j s cria em Espanha, junto fronteira com o Alentejo. O indivduo recuperado um juvenil, que se afastou acidentalmente do habitat que lhe prprio e voltar a voar em liberdade logo que o processo de recuperao se conclua.

34 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Joo L. Teixeira

Joo L. Teixeira

RECUPERAR 35

Petos-verdes

Joo L. Teixeira

Jorge Gomes

Centro de Recuperao
Quando um camio em Avintes fazia marcha-atrs, em 19 de Maio, deu inadvertidamente uma pancada numa rvore ali instalada...
O rudo ter levado o condutor a parar a viatura e a vericar o que se teria passado. Para sua surpresa, o tronco parecia vivo: tinha dentro aves com um bico comprido. Momentos depois o ninho estava a entrar literalmente no Centro de Recuperao do Parque Biolgico, um autntico extracto de tronco, numa tarde ensolarada, de muito calor. Aves sensveis, os petos-verdes, a espcie de que se tratava, poderiam no conseguir sobreviver, mas os cuidados recebidos no Centro de Recuperao do Parque permitiram que ganhassem a bela plumagem verde que caracteriza esta espcie de picapau, entretanto solta a voar no bosque. rapidez, fazendo previamente uma avaliao do seu estado geral. Para isso, observamos inicialmente e ainda dentro das gaiolas a atitude dos pssaros, procurando alteraes como a plumagem (eriada, atitude em bola), respirao (difcil com movimento vertical da cauda, com o bico aberto), cabea (debaixo da asa), atitude (pouco alerta, diculdade de equilbrio, coordenao ou conscincia), asas (descadas, hemorragias) e outras alteraes. Pegamos ento um a um e avaliamos o estado da plumagem (estragada, cortada, ou suja), olhos (parcialmente fechados, pestanejar muito frequente), gemidos ou outros rudos anormais, condio corporal (msculos peitorais), possveis fracturas. Depois, se no exame geral a ave se apresentar bem, de imediato libertada, caso contrrio, e de acordo com o problema que apresenta, internada e tratada, de forma a que possa rapidamente ocupar o seu lugar na Natureza. Grande parte dos passeriformes apreendidos que so internados apresentam debilidade geral por no se alimentarem, seja por serem muitas aves na mesma gaiola, ou por stress aps captura, ou at ao tentarem libertar-se das redes de passarinheiros ou, ainda, por terem fracturas e luxaes em particular das Nmero de ingressos por classe animal
Mamferos 189 Anfbios Outros 40 12

Aves

1760

Rpteis 396 Insectos 263

asas). Essa libertao imediata nunca feita durante a noite.

Diga vinte e cinco


O Centro de Recuperao, contudo, no traz na sua esteira apenas histrias de pica-paus. Se consultarmos o relatrio do sector veterinrio publicado no primeiro semestre do Ano Internacional de Biodiversidade, vericase que nos seus 25 anos j celebrados de actividade, nos dados dos animais entrados no centro em 2009 h uma grande fatia para as aves: Tal como em anos anteriores, a classe das aves foi a que registou maior representatividade, com 66,2% das entradas, seguida da classe dos rpteis com 14,9%, cando este valor a dever-se em grande parte s tartarugas exticas entregues neste centro (274 animais).

H casos e casos
Todos os casos so diferentes, logo isso envolve uma srie de cuidados a ter com os animais antes que estes tenham condies para serem devolvidos natureza com xito, concretamente na esfera das aves capturadas por passarinheiros e apreendidas pela autoridade, conforme explica Vanessa Soeiro, mdica-veterinria: Como na generalidade dos casos de apreenso de passeriformes a captura foi recente, tentamos dentro do possvel libert-los com

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 35

36 ENTREVISTA

Crestuma: passado milenar vista

Com colherins (pequena p), picos, tesouras da poda, vassouras, baldes e muito trabalho, os vestgios aclaram-se mas ainda sero alvo de atento estudo a curto prazo

O Parque Botnico do Castelo, stio arqueolgico apontado no Plano Director Municipal, acolheu em Agosto uma equipa de arquelogos dirigidos por Joaquim Gonalves Guimares e A. Silva: alguns dos vestgios encontrados sero enquadrados numa exposio na casa da eira, espao existente no prprio parque botnico...

Sorriso aberto, Gonalves Guimares confessa: Tenho um amigo economista que brinca comigo: De um caco de cermica, os arquelogos escrevem 20 pginas!. Bem-disposto, explica: Um caco tem uma autoridade incrvel, mas isso no bem assim depende dos cacos!. O local promissor: A dada altura pensvamos que isto era tudo Alta Idade Mdia. Depois comea a aparecer aqui vidro romano, o que nos d ideia de que houve uma ocupao de perodo romano, tardoromano talvez, e depois voltou a ter uma reocupao na Alta Idade Mdia. Face ao trabalho agora empreendido, no ser mero devaneio uma reconstituio minimamente plausvel dos antigos cenrios do local, a estar patente na futura exposio. Pelo contrrio, compara-se ao talento dos desenhadores que so capazes de, mediante alguns dados descritivos, fazerem surgir um

36 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Peas extradas do castelo de Crestuma durante as escavaes arqueolgicas

Uma pegada de animal em telha romana que surgiu enquanto secava

Fragmentos de telha romana

Fragmento de pea de bronze

Fragmento de fbula de bronze

Crestuma Castle
The Botanic Park Castle in Crestuma, Vila Nova de Gaia, is also an important archeological site. Last August, an archeological campaign directed by Joaquim Gonalves Guimares and A. Silva took place. Some of the remains found there, will be on show in an exhibition to be presented at the Casa da Eira, in the Botanical Park.

Cermica sigillata

Pedra almofadada provavelmente pertencente a um edifcio romano de algum porte

retrato prximo do indivduo memorizado por uma testemunha. medida que se passeia no parque botnico vem-se encaixes no xisto negativos circulares (talvez de base de postes de madeira) ou rectangulares (para assentamento de silhares de pedra de construes) e, por analogia com outros stios onde se preservaram outros vestgios, possvel fazer um paralelo, pegar no desenho de outro stio e dizer isto aqui deve ter sido assim, com bastante plausibilidade. Portanto, as reconstituies fazem sentido. Especializado em contexto tardo-romano e Alta Idade Mdia, este arquelogo fez equipa com A. Silva, que escavou um castelo idntico, o de Valinhas, em Arouca, fazendo ainda parte da equipa, como arquelogos directores, Laura Sousa e Filipe Pinto. Metemo-nos conversa com os coordenadores do projecto.

Como caracteriza esta primeira campanha arqueolgica? Gonalves Guimares Esta interveno incidiu em duas frentes. Com uma equipa no alto do castelo, na cota mais alta do cabeo, e uma outra mais em baixo, na praia de Favais. No primeiro caso tratava-se de detectar possveis vestgios de construes que justicassem o antigo topnimo castelo e, no segundo, detectar estruturas romanas relacionadas com os vestgios de superfcie anteriormente conhecidos. O que resultou das escavaes? A. Silva Desta primeira interveno resultou uma grande quantidade e variedade do esplio arqueolgico que vir a ser tratado nos prximos meses por diversos tcnicos, nomeadamente pelos arquelogos tarefeiros que prestam servio no Solar Condes de Resende, sob a orientao dos responsveis pelo projecto, a que se seguir o seu estudo

cientco pelos mais diversos especialistas nas reas de arqueologia, geomorfologia, arqueobotnica e outras cincias. Mesmo enquanto se aguardam os resultados destes estudos, fundamentais para a compreenso do stio e para a orientao da prossecuo dos trabalhos, a direco do projecto pode j extrair algumas concluses dos resultados desta campanha. Que concluses, por exemplo? Gonalves Guimares Desde j, conrmase a grande extenso e valor do castelo de Crestuma como uma estao arqueolgica de grande importncia no contexto local e regional, cujo estudo, para alm do seu interesse especco, poder contribuir para aclarar alguns aspectos lacunares da histria do vale do Douro nos perodos tardo-romano, alti-medivico e Idade Mdia plena (sculos V a XII). Atesta-se igualmente a existncia de vestgios

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 37

38 ENTREVISTA

de construo no alto do castelo de Crestuma que podero ter a ver com as suas funes de controlo do rio Douro e da sua travessia naquelas pocas. Verica-se tambm a existncia de vestgios arquitectnicos romanos de grande porte que podero ter a ver com uma estrutura porturia. A grande quantidade, variedade e qualidade do esplio arqueolgico romano e medieval est conrmada, incluindo nomeadamente cermica de construo, transporte, armazenagem e domstica, abundantes fragmentos de recipientes de vidro, objectos metlicos e outras peas das referidas pocas nas sondagens e escavaes efectuadas. Est agora detectada a ocupao com construes em toda a rea do monte do castelo e na sua imediata periferia. Estes so os dados conrmados que a interveno proporcionou, devendo os mesmos ser potenciados nos prximos meses pelos estudos agora iniciados. Haver nova campanha para o ano? Gonalves Guimares A grande importncia cientca e patrimonial dos achados efectuados nesta campanha justicam plenamente a continuidade dos trabalhos de campo no prximo ano, de acordo com a programao prevista. Esta primeira equipa de prossionais contou com o patrocnio do Parque Biolgico de Gaia e foi organizada pelo Gabinete de Histria, Arqueologia e Patrimnio da Confraria Queirosiana. Texto: Jorge Gomes Fotos: Joo L. Teixeira

Gonalves Guimares, arquelogo, observa no Solar Condes de Resende um fragmento de cermica de uma antiga cidade chamada Focia, que ficava na regio da actual Turquia

Escavao arqueolgica na praia de Favais

Praia de Favais: vestgios promissores


A equipa de arquelogos estendeu o seu labor margem do rio Douro, mais concretamente praia de Favais. Neste local promissor, os investigadores no tardaram a encontrar fragmentos de diferentes louas, vidros, material decorativo... Isto devia ser de um shopping daquele tempo, brincavam. Do outro lado do rio, no longe estavam as minas de ouro exploradas fora de escravos, pelo que no ser descabido supor que poder ali ter havido um edifcio de monta: No conhecamos estas pedras!, diz A. Silva. Falaram-nos delas no incio de Agosto. So notveis. Quer este almofadado, este rebaixamento, quer estas marcas de gruas, de guindastes, so tpicos da construo romana. O importante que so indcio de grande construo. Se fossem pedras pequenitas poderiam ser de um casebre de pescadores, mas isto no. Sublinha: Para haver aqui destas pedras, porque era um cais importante veja que do lado de l a terra do ouro, as minas de Valongo , um cais que no est documentado nem arqueologicamente nem historicamente, ou seriam de alguma outra coisa de uma certa importncia. Tudo isto em termos de ocupao romana para esta regio uma total novidade. A hiptese refora-se com os vestgios encontrados de cermica oriunda do Norte de frica, de Cartago, do perodo romano e bizantino, bem como da Glia (Frana) e da Focia, que cava na regio da actual Turquia. Terminadas as escavaes arqueolgicas, est programado nos prximos meses o tratamento do esplio encontrado.

38 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

REPORTAGEM 39

Reserva Natural das Ilhas Desertas

Donas de uma mstica inquietante, elas reinam no horizonte como trs fortalezas. Conhecidas como Desertas, so o lar de uma abundante vida selvagem, onde se incluem dezenas de espcies nicas e de extrema raridade

Batidas pelas ondas mas aguentando rme, l esto elas, as Desertas. Quem as conhece sabe que o nome escolhido para estas trs ilhas no poderia ser mais errneo. Longe de estarem privadas de vida, o Ilhu Cho, a Deserta Grande e o Bugio so verdadeiros osis biolgicos onde podemos encontrar um sem-nmero de espcies vegetais e animais, muitas das quais exclusivas deste pequeno subarquiplago. Uma vez mais a nossa odisseia teve incio no Funchal. Os primeiros raios de sol ainda emergiam timidamente quando embarcamos para a viagem de 22 milhas que nos levaria at Deserta Grande, a maior das trs ilhas. A viagem foi rpida. Entre a visita de um grupo de golnhos-pintados e o avistamento ao longe de um sopro, daquela que muito provavelmente seria uma baleia-de-bryde, nem nos demos pela passagem das trs horas que nos levou a realizar a travessia. A chegada s Desertas um momento repleto de magia. Somos recebidos por um mar azul-turquesa mpar, to lmpido que parece abrir uma janela para o mundo das tmidas lobo-marinho que por estas guas se deliciam. O silncio tambm se faz notar. Excluindo o ocasional canto de um garajau,

tudo o que ouvimos o distante rebentar das ondas na pequena praia que d acesso casa do Parque Natural da Madeira (PNM), onde uma equipa de vigilantes da natureza zela pela salvaguarda do patrimnio natural que nos rodeia. A vontade de ir a terra grande mas de momento um mergulho rpido mostrase imperativo. Eis ento que as formas distorcidas que vamos a ziguezaguear a partir da superfcie ganham forma. Entre sargos, castanhetas e bodies so muitas as espcies de peixes que conseguimos observar mas, entre todas elas, destacase uma, o peixe-verde. Trata-se de uma espcie relativamente comum por todo o arquiplago da Madeira mas que no deixa de surpreender pelas cores luxuriantes apesar de se chamar peixe-verde, o seu corpo parece servir de tela para todas as cores do arco-ris dispostas no mais extico dos padres. Avistamos ainda um choco que se apressa a fazer uso da sua propulso a jacto para desaparecer no azul. uma das presas preferidas dos lobos-marinhos, no admira que estas se sintam to bem nestas guas. Terminado o banho segue-se uma visita a Terra. Somos recebidos por Maurcio Paixo

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 39

40 REPORTAGEM

Lobo-marinho

Madeira Desert Islands


Even though the present legal protection over the Desert Islands arose out of the need to defend the survival of the Mediterranean Monk Seal, Monachus monachus, its main purpose is to conserve its Biodiversity. In 1992, in recognition of these islands natural value, the European Council classied them as a Biogenetic Reserve.
Serinus canaria

e Ricardo Gouveia, vigilantes da natureza que trabalham h largos anos para o servio do PNM e que nos acompanham numa visita pelo circuito de educao ambiental que circunda a casa. Os painis informativos so uma excelente introduo histria e biodiversidade destas ilhas. A lemos que as Desertas e as guas que as rodeiam esto legalmente protegidas desde 1990 mas que o estatuto de Reserva Natural apenas foi adquirido em 1995. O que motivou a proteco das ilhas Desertas foi a existncia de uma pequena colnia de lobos-marinhos, conta Maurcio. Trata-se da foca mais rara do planeta. Desapareceu da quase totalidade da sua rea de distribuio histrica e actualmente apenas existem cerca de 400 indivduos, distribudos principalmente pelo mar Egeu, pela Mauritnia e aqui, nas Desertas, onde actualmente devero existir cerca de 35 animais, acrescenta. Os primeiros anos da campanha de proteco do lobo-marinho foram os mais difceis, adiciona Ricardo, na altura a populao de focas estava entre 6 a 8 indivduos e o risco de extino era enorme. Felizmente as coisas melhoraram e todos os anos temos tido vrios nascimentos. Hoje os relatos de observaes de focas na Madeira vo-se tornando cada vez mais frequentes

e at j foi possvel conrmar a existncia de lobos-marinhos residentes na ilha, conclui. Os lobos-marinhos so sem dvida o ex-lbris das Desertas mas esto longe de ser o nico atractivo da reserva. Tratando-se de ilhas ocenicas a sua fauna no particularmente rica em vertebrados terrestres nativos, que nestas ilhas apenas esto representados por uma subespcie nica de lagartixa, conhecida como Teira dugesii mauli. Apesar da ausncia
Sylvia atricapilla

de gatos domsticos, o seu principal predador nas vizinhas ilhas da Madeira e do Porto Santo, as lagartixas nas Desertas esto longe de levar uma vida descansada. C os perigos so outros. As jovens lagartixas so um manjar apreciado por um outro habitante endmico, a tarntula-das-desertas, aracndeo que apenas pode ser encontrado no vale da Castanheira, no topo da Deserta Grande e ainda de um outro invulgar

40 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

XXXXXXXX 41

Teira dugesii

Matthiola maderensis

predador, o corre-caminhos, Anthus berthelotii madeirensis, que conseguimos observar em plena aco, perseguindo freneticamente uma jovem lagartixa junto casa do PNM. Um outro passeriforme de fcil observao por estas bandas o canrio-da-terra. semelhana do corre-caminhos trata-se de uma espcie endmica da Macaronsia e c, nas Desertas, particularmente abundante. Vale a pena observar os seus bandos com
Anthus berthelotii madeirensis

ateno. No so poucas as vezes que aves da vizinha Madeira, ou at mesmo de destinos mais distantes, se inltram nos bandos desta espcie. um destes inltrados que observamos a descansar num ramo de Euphorbia piscatoria, arbusto endmico do arquiplago da Madeira e que em tempos idos era cobiado pelos pescadores que utilizavam a sua seiva para atordoar o peixe. O canto semelhante ao bater de duas pedras

e o barrete castanho no deixam margem para dvidas. Trata-se de uma fmea de toutinegra-de-barrete, e perto, esvoaando entre os canrios encontra-se um macho, com o seu distinto barrete preto. Outra surpresa a apario de uma rola-turca. A nidicao desta espcie foi recentemente conrmada na Madeira e no Porto Santo mas at agora ainda no tinha sido observada por estas paragens. Para conhecer os verdadeiros atractivos ornitolgicos destas ilhas preciso esperar pelo anoitecer. a que elas chegam, as aves marinhas. Contrariamente s Selvagens, onde as cagarras regressam ao m da tarde, aqui as primeiras comeam a chegar j o sol h muito se afundou no horizonte. Com a noite chegam tambm os roques-de-castro e as almas-negras que enchem o cu com os seus cantos peculiarmente semelhantes a ganidos. Esta provavelmente a maior colnia de almas-negras do Mundo, relembra-nos Maurcio, isso, aliado ao facto de termos c uma das aves mais raras do planeta, a freira-do-bugio, faz das Desertas uma das reas mais importantes para a nidicao de aves marinhas do Atlntico Norte, acrescenta. A riqueza botnica destas ilhas tambm no passa despercebida. Entre nativas e

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 41

42 REPORTAGEM

naturalizadas so cerca de 200 as espcies de plantas vasculares que podem ser c encontradas. Entre elas, contam-se inmeras espcies exclusivas da Macaronsia, do arquiplago da Madeira e at das Desertas, como o caso Musschia isambertoi descrita somente em 2007 e cujo nome serve de

homenagem ao vigilante Isamberto Silva do PNM, um dos maiores conhecedores do patrimnio natural madeirense. Os britos, com 38 espcies tambm se encontram bem representados, contando mesmo com uma espcie restrita apenas s escarpas da Deserta Grande, a Frullania sergiae.

Lar de alguns dos mais preciosos tesouros naturais do nosso pas, as Desertas, ancoradas ao largo da Madeira, aguardam pacientemente pela sua visita. Decerto no se ir desiludir. Texto e fotos: Ricardo Rocha

Reserva Natural das Ilhas Desertas


Parque Natural da Madeira Quinta do Bom Sucesso Caminho do Meio Site: www.pnm.pt E-mail: cispnm@netmadeira.com Telefone +351 291 214 360

42 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

CARTOON 43
Por Ernesto Brochado

Rpteis: parceria a favor da biodiversidade


Albert Martinez Silvestre, veterinrio e director do Centro de Recuperao de Anfbios e Rpteis da Catalunha (CRARC), esteve no Parque Biolgico de Gaia nos passados dias 6 a 8 de Setembro. Nessa oportunidade foi assinado um protocolo de colaborao entre o CRARC e o Parque no mbito da defesa e conservao da biodiversidade. O primeiro trabalho em conjunto teve j incio. Trata-se de um estudo sobre a capacidade reprodutiva, em meio natural, no nosso pas, de duas espcies de tartarugas exticas actualmente importadas para comrcio de animais de estimao e que podem representar um problema para a vida selvagem mundial: a Pseudemys concinna e Graptemys pseudogeographica. Alm da competio com as duas espcies nativas j de si sobre presso, viabilizam a introduo de enfermidades nos ecossistemas. O objectivo deste trabalho prever o perigo de perda de biodiversidade, nomeadamente

para as espcies de cgados autctones (Mauremys leprosa e Emys orbicularis), quando donos mal informados libertam as suas tartarugas nos nossos cursos de gua. Antes da cerimnia protocolar, Albert

apresentou um belssimo trabalho de investigao sobre tartarugas exticas em Espanha, j desenvolvido pelo CRARC. Por Ana Mafalda

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 43

Joo L. Teixeira

44 REPORTAGEM

O Parque Terra Nostra ainda hoje um jardim romntico do sculo XIX

O jardim do den
um lugar onde apetece permanecer, onde apetece car por tempo indeterminado. um jardim que j foi tido, h alguns anos, como um dos 12 jardins mais belos de todo o mundo
O Parque Terra Nostra provavelmente um dos locais mais conhecidos e visitados da localidade das Furnas, na ilha de S. Miguel, nos Aores. Tem plantas dos cinco continentes, mas tem muito mais. L iremos! A histria comeou em 1780. Nessa altura um senhor chamado Thomas Hickling, cnsul dos Estados Unidos em S. Miguel, quis ali erguer a sua casa de veraneio. A princpio o jardim que rodeava a manso tinha apenas dois hectares. Hoje tem mais de doze. Foi crescendo aos poucos e passou de gerao em gerao e actualmente est nas mos da famlia Bensaude. Um jardim botnico centenrio que guarda muitos tesouros. Tem por exemplo a maior coleco de Cycas da Europa. H tambm muitos fetos arbreos, exemplares notveis de uma espcie que pertence s primeiras plantas que conquistaram a terra. Este jardim est plantado numa das localidades mais altas da Ilha So Miguel. Alguns aoramentos montanhosos chegam aos 300 metros. O Parque Terra Nostra est tambm rodeado de alamedas que cheiram a exotismo, alguns lugares ou alguns recantos mais fazem lembrar apetecveis pedaos de selva tropical. H sombras, h muitas sombras, muitas delas, ddiva de rvores seculares. Tem, em termos botnicos, um tesouro ainda mais especial: O pinheiro Wollemi (Wollemia nobilis) em risco de extino. Foi o primeiro a ser introduzido no arquiplago dos Aores. Ora este parque tem tambm a maior piscina termal da Pennsula Ibrica. Quem sabe mesmo a mais antiga. Paula Aguiar, biloga do Observatrio Microbiano dos Aores, que nos acompanhou durante a nossa visita, diz-nos que esta gua frrea colonizada por muitos microrganismos, entre eles as cianobactrias que se encontram nas paredes do lago. Existem tambm xidos de ferro. Os turistas podem desfrutar de um banho relaxante mas tambm podem, atravs dos xidos, fazer mscaras que servem assim como produtos naturais de beleza. Pelo Parque Terra Nostra passam turistas nacionais e estrangeiros. Conta o senhor Fernando Costa, responsvel pela equipa que todos os dias faz a manuteno do jardim, As pessoas que amam jardins devem tambm desfrutar desta piscina termal que contribui para o descanso e relaxamento. O trabalho dirio de manuteno no fcil. H que podar, aparar, varrer, limpar e no menos importante vigiar com todo o cuidado a vegetao que est vista. O Parque Terra Nostra ainda hoje um jardim romntico do sculo XIX. Talvez tambm algo parecido com o Jardim do den. Texto: Lus Henrique Pereira Jornalista da RTP Fotos: Marcos Prata

44 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

The Garden of Eden


Terra Nostra Park, in the town of Furnas, on the island of So Miguel, Azores is a place where we feel like staying indenitely. A few years ago, this garden was considered to be one of the twelve most beautiful gardens in the world.

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 45

46 REPORTAGEM

O cagarro a ave rainha do arquiplago


provavelmente a ave mais conhecida e a ave mais falada do arquiplago dos Aores. tambm a mais abundante e a mais ruidosa. Calcula-se que existam para cima de duzentos mil casais reprodutores
a vida inteira. Regressam sempre ao mesmo local de nidicao. Normalmente os cagarros nidicam em falsias ou em zonas rochosas, outros preferem zonas com alguma vegetao endmica para a instalarem os ninhos. Em alguns casos nas zonas de nidicao mais arenosas podemos contar 10 ninhos em cada 100 metros quadrados. Os cagarros so aves escuras por cima e esbranquiadas por baixo. Tm cauda quase negra e a cabea de um cinzento acastanhado. O bico forte. Os cagarros comem muita coisa desde lulas, vrias espcies de peixe e crustceos se os apanharem. Os pescadores de alto mar conhecem bem os cagarros, eles so bons indicadores de cardumes de peixe. Muitas vezes tambm pescam quando os cardumes aparecem superfcie empurrados pelas bolhas em crculo, criadas pelos golnhos ou outros cetceos. O cagarro nidica ao longo de praticamente todas as ilhas e ilhus aorianos. So nove meses de ciclo reprodutor. Comea em Fevereiro e os juvenis comeam a aparecer fora dos ninhos ainda com penugem l para Outubro ou princpios de Novembro. A seguir, quando j adultos comeam a migrao. uma ave elegante em altomar, aproveita o vento junto gua com um planar que mais parece innito. belo demais para descrever. Os Aores so neste momento a rea mais importante do mundo na proteco, estudo e preservao do cagarro. Esta ave est protegida por vrias leis, desde logo no Anexo II da Conveno de Berna, a Directiva das Aves, entre outras. Se no continente muitos especialistas e apaixonados por ornitologia dizem que a guia-real a rainha dos cus, ento nos Aores bem pode dizer-se que o cagarro a ave rainha do mar, das arribas e das escarpas.

Marcos Prata

De resto, de acordo com alguns especialistas, a populao nidicante neste pedao de territrio da Macaronsia representa para cima de setenta por cento da populao mundial de cagarros. Pertence ao grupo das aves pelgicas, ou seja as aves que passam a maior parte do tempo da sua vida em alto-mar. As aves ocenicas ou aves marinhas esto perfeitamente adaptadas ao meio ambiente em que vivem ou seja: o altomar. por exemplo o caso dos albatrozes que passam largos meses sem vir a terra. Os cagarros so aves possantes. Chegam a ter mais de um metro de envergadura de asas. Os maiores machos pesam um quilo. O cagarro s vocaliza noite, altura em que regressa a terra para o ninho nas rochas ou ninho perfurado nas zonas mais arenosas. A vocalizao da fmea curiosamente bem mais grossa do que a do macho. s vezes os buracos dos ninhos tm mais de um metro de profundidade. Carlos Silva da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves que acompanhou a nossa equipa a um dos locais preferidos de nidicao (o Ilhu de Vila Franca, em So Miguel) explica: So aves que vivem toda a sua vida em alto-mar, s regressam a terra para o ciclo reprodutivo, saem ainda de madrugada para o alto-mar onde se podem afastar at quinhentos quilmetros para se alimentarem e para trazerem comida para os lhotes. Os casais so monogmicos, ou seja acasalam para

Texto: Lus Henrique Pereira, Jornalista da RTP

46 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Corys Shearwater
Corys Shearwater, Calonectris diomedea, is probably the best known and most spoken of bird in the Azores. It is also the most abundant and the noisiest!

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 47

Joo L. Teixeira

48 PESQUISA

Os ovos (sensivelmente do tamanho dos da galinha) no so postos todos de uma vez

A cria mais velha sai do ovo

Garas-vermelhas
A ria de Aveiro abriga uma das mais importantes colnias de nidicao de garas-vermelhas. Esse privilgio suscita o concurso de investigadores que registam dados, aplicam anilhas e constroem conhecimento cientco para melhor conservar essa espcie migradora, protegida por lei. Camilo Carneiro est a meio de um estudo de dois anos e conta a histria na primeira pessoa

4h40. O despertador no pra! Desligo-o e levanto-me. Assim comea o dia em que sero visitadas colnias de gara-vermelha (Ardea purpurea). Esta espcie est EM PERIGO, segundo o actual Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Tomo o pequeno-almoo e acabo de preparar a mochila. No me posso atrasar! Esta espcie aparentada com as cegonhas e os colhereiros visita o nosso pas na poca quente para se reproduzir, podendo ser observada principalmente entre Maro e Setembro. Entro no carro e saio de casa. O metro passa s 6h01. A partir da estao de Carolina Michaells tenho o prazer de ser

acompanhado pela Edna, que me d uma ajuda indispensvel. Vou estudar alguns aspectos da reproduo, do crescimento e da dieta da gara-vermelha, em Salreu, de forma a apresentar Faculdade de Cincias* a minha dissertao de mestrado.** Em Portugal, os dois locais mais importantes para a gara-vermelha so o esturio do Tejo e a ria de Aveiro. Chegamos a Campanh. So quase 6h50. O comboio parte s 7h14 e pra em Salreu s 8h00. As colnias localizam-se nos extensos caniais desta freguesia e as aves utilizam essencialmente o canio seco para construrem os ninhos. Neles poro ovos azul-esverdeados, que sero

chocados e passados cerca de dois meses depois de eclodirem as crias tornar-se-o independentes. Do apeadeiro at ao Centro de Interpretao Ambiental (CIA) ainda se demoram uns dez minutos. ali que trocamos das sapatilhas para as galochas que chegam ao peito, vestimos o impermevel e todo o material necessrio para a recolha dos dados dividido

48 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Crias com 4 a 10 dias de idade

Com mais 8 dias de idade j se nota a cor que lhes d o nome

Se encontrar uma anilha


A informao fornecida pelas anilhas muito importante. Pode facilmente contribuir: s precisa de estar atento e sempre que observar uma ave anilhada recolher o cdigo respectivo, bem como a cor da anilha e a pata em que est colocada. Depois no se esquea de enviar essa informao para a Central de Anilhagem - cempa@icnb.pt e/ou para a Associao Portuguesa de Anilhadores de Aves apaa@apaa.pt.

pelos bolsos do colete (que pena no ter mais!). Levam-se anilhas, alicates, lpis, papel, marcador, frascos, craveira, balana, sacos... A ajuda por parte da autarquia de Estarreja, que disponibiliza o Centro para guardar algum material e as bicicletas, e pontualmente pernoitar, preciosa! Pedalamos at uma colnia. O canial ainda est um pouco molhado, mas deve-se fazer

a visita a esta hora, que ainda no quente, e de forma o mais rpida possvel. Assim minimizado o stress causado s aves. Os ninhos foram marcados nas primeiras visitas e so monitorizados at as crias serem quase independentes dos progenitores. No ninho 4 j eclodiram 3 crias. Um ovo est em ecloso e existe ainda um que dever eclodir nos prximos dias. Todos os ovos

foram medidos e pesados na primeira vez que foram observados. A cada visita, as crias so pesadas e alvo de outras medies. Samos do canial e o estmago est a murmurar. altura para um lanche! Existe outra colnia, mas essa j s vai ser visitada ao nal da tarde porque o tempo comea a aquecer... Descansamos um pouco no centro de interpretao. Almoamos. E o corpo pede mais um pouco de descanso. Merece. Mas por vezes preciso aproveitar esse tempo para estudar... Quando o calor j no forte h que pedalar at outra colnia. Aqui, no ninho 19, algumas crias j esto desenvolvidas o suciente para sarem do ninho quando

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 49

50 PESQUISA

Purple Heron
Aveiro Lagoon is the location for one of the most important breeding colonies of Purple Heron, Ardea purpurea in Portugal. Its importance gives rise to friendly contests between of Researchers to register data, bird ringing and to build scientic knowledge to better conserve this migratory species, which is protected by law. A Biologist studying this species tells his personal story.

A certa altura, quando se sentem ameaadas, as crias escondem-se entre o canio

perturbadas. A aproximao cautelosa. A maior j tem as patas o sucientemente desenvolvidas para lhe serem colocadas as anilhas: uma de metal e uma colorida com uma inscrio, procurando aprender mais sobre a espcie atravs de futuras recapturas ou observaes. Esta cria est j quase independente dos progenitores. Quando tal acontecer, alguns deles iniciaro de imediato a migrao para os locais onde passaro o Inverno a sul do deserto do Sara. Os juvenis dispersam em todas as direces, partindo normalmente para frica depois dos adultos.

No ano seguinte, quando chegam ao nosso pas, deparam possivelmente com os vrios factores de ameaa que prejudicam tambm outras espcies. De entre eles devem-se destacar: a presso humana excessiva, a caa, a destruio dos ninhos e o roubo dos ovos, o abandono da cultura do arroz (locais onde as aves se alimentam) ou a converso para cultura de sequeiro, o corte e queima do canial (necessrio para a construo dos ninhos) e a poluio da gua e do solo com o uso inadequado de adubos, pesticidas e herbicidas (que contaminam os seus recursos alimentares).

Daqui a dois ou trs dias tenho de l voltar. Est a ser recolhida informao importante para o conhecimento acerca desta espcie relativamente pouco estudada, principalmente no nosso pas. Por pouco falhmos o comboio das 19h29. Agora s daqui a uma hora! J no chegamos nada cedo a casa... Por Camilo Carneiro olimac_c@hotmail.com
* Faculdade de Cincias da Universidade do Porto ** Orientao pelo Professor Doutor David Gonalves (FCUP; CIBIO-UP), Professor Doutor Antnio Lus (UA) e Dr. Rui Brito (EcoInside).

50 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Noitib

Mocho-galego

Avifauna do Esturio do Cvado


Marcado pela natural diminuio no uxo das aves, o incio do perodo estival na foz do Cvado ainda assinalado por um aumento das actividades humanas associadas ao turismo em reas de grande fragilidade ecolgica
A introduo deste factor de perturbao, tantas vezes agravado pela falta de sensibilidade dos muitos veraneantes para os valores naturais em presena, acentua os nveis de presso sobre as comunidades de fauna silvestre abrigada nas zonas hmidas. Sem garantias de tranquilidade nestes importantes habitats, onde poderiam dispor de condies adequadas para se alimentarem e reproduzirem, so muitas as espcies que debandam, transformando a observao recreativa das aves numa actividade bem menos atraente. Na busca de motivos com interesse ornitolgico em reas sob inuncia do Cvado, mas menos afectadas pela intensa presena humana, somos levados invariavelmente para sul pelo tamborilar dos petos-verdes (Picus viridis) e dos pica-pausmalhados-grandes (Dendrocopos major) at ao sistema agro-orestal envolvente e bem preservada mata de folhosas. Aqui, assim que os pirilampos se esforavam por nos alumiar o caminho, as imagens eram substitudas por sons e vocalizaes distintas que facilmente aprendemos a interpretar. A enigmtica cano dos noitibs (Caprimulgus europaeus) revelou-nos o seu sentido oportunista ao instalarem-se junto aos postes de iluminao na orla do pinhal, autnticas armadilhas para os insectos de que se alimentam. Nos campos de cultivo, caa, e anunciadas por sbitos gritos agudos, surgiram em clares as corujas-das-torres (Tyto alba) estimuladas pelas barulhentas crias. Ali prximo, os pequenos e mais reservados mochos-galegos (Athene noctua) tambm zeram irromper da escurido um piar queixoso pelas primas que lhes roubavam os roedores. Ao avanar, vimos as estacas que ladeiam os caminhos agrcolas a serem transformadas em pranchas de mergulho pelos bufos-pequenos (Asio otus), sempre em empenhada actividade predatria. E com a noite j alta, a despedida era chorada, ao longe, pelos chamamentos lamuriantes de uma coruja-do-mato (Strix aluco). Mas, apesar de tudo, algumas espcies de relevante interesse ecolgico privilegiaram esta poca e as zonas balneares para nos visitarem e entre as primeiras registou-se a assdua chegada de uma gara-imperial (Ardea purpurea) que durante todo o ms de Julho encontrou basto sustento pelos estreitos canais do esturio. Outras ocorrncias caractersticas do estio, como as invisveis codornizes (Coturnix coturnix), procuraram cmodo refgio nos tapetes de festucas, sob o olhar telescpico das geas (Falco subbuteo), enquanto as menos ameaadoras andorinhas-do-mar-comuns (Sterna hirundo) e as andorinhas-do-mar-ans (Sterna albifrons) interrompiam a agitada faina martima para umas proveitosas pescarias na serenidade das guas uviais. A destruio de formigueiros pelos torcicolos (Jynx torquilla) o habitual pressgio da passagem de muitas migradoras. Entre estas destacavam-se as limcolas que este ano anteciparam o regresso nalgumas semanas. Foi, pois, com alguma surpresa que em pleno ms de Agosto j se avistavam as seixoeiras (Calidris canutus), os pilritosde-bico-comprido (Calidris ferruginea), os combatentes (Philomachus pugnax), ou ainda os maaricos-de-bico-direito (Limosa limosa) e outras mais comuns, a palmilharem com avidez os lodaais a descoberto na mar. E o Vero evolua trazendo-nos um nmero quase incontvel de passeriformes a fugirem do frio nrdico e que apenas nesta fase do ano so observveis na regio. Tornavase obrigatrio apontar os binculos para a vegetao ribeirinha onde restabeleciam foras os cartaxos-do-norte (Saxicola rubetra), os rouxinis-pequenos-dos-canios (Acrocephalus scirpaceus), as felosas-dasgueiras (Sylvia borin), os papa-amoras (Sylvia communis), as felosas-musicais (Phylloscopus trochilus), ou os papa-moscas-pretos (Ficedula hypoleuca) at que a inslita viso do sobrevoo de um grande bando perlado de colhereiros (Platalea leucorodia) marcou a entrada denitiva no Outono. Texto e fotos: Jorge Silva www.verdes-ecos.blogspot.com

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 51

52 MIGRAES

Enguia:

por este rio acima


A enguia tem um ciclo de vida complexo. tudo menos claro e preciso aos olhos de quem a estuda. As certezas mais exactas centram-se na sua notvel migrao: entre o oceano e os rios, j teve melhores dias
Entre toda a pesca que vem do rio, as enguias destacam-se pela forma. H at quem as olhe de lado por se parecerem com cobras escuras, mas o facto que so mesmo peixe. Cozinhada em inmeras receitas, a enguia foi po para a boca do povo, animal que manipula o lodo e com ele esgrime talento, mano a mano com o pescador em jogo de esconde-esconde. Dorso cor-de-limo, escorregadio que eu sei l, ocultase nos buracos das margens, entre razes de amieiros e lama moldada pela corrente do ribeiro. evidente que enquanto cresce a enguia faz um voto de castidade e guarda-se para uma reproduo nunca observada em pleno oceano, numa rea chamada boa maneira portuguesa que se internacionalizou mar dos Sargaos. A enguia-europeia, Anguilla anguilla, hoje uma espcie ameaada, cujo estatuto se sublinha a vermelho: Em perigo. A razo desta etiqueta preocupante resulta do facto de a reduo da espcie no nosso pas nos ltimos 18 a 24 anos poder ter atingido 75% do nmero de indivduos maduros. Em todo o mundo, sofreu, durante as dcadas de 80 e 90, um decrscimo de 90% no recrutamento em toda a sua rea de distribuio, tendo esse valor atingido os 99% a partir do nal dos anos 90. As consequncias deste decrscimo so ainda desconhecidas mas tm a toda a fora implicaes no nmero de reprodutores que conseguem alcanar o mar dos Sargaos. Segundo a mesma fonte, o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, no se trata de uma situao estanque no tempo: prev-se que possa continuar a vericar-se. No qualquer peixe que consegue ter um ciclo de vida que abranja a gua salgada do mar e a gua doce dos rios! A enguia dos que consegue fazer isso. Assim que os seus ovos eclodem no mar dos Sargaos e a sua fase larvar apanha a boleia da corrente do Golfo que sobe para Norte comea a procurar os esturios onde aparece com a transparncia do vidro. Ter cerca de cinco centmetros? A espessura de um milmetro? Talvez. Abrangida pela proteco da lei, aqui conhecida como meixo ou enguia-de-vidro e, embora seja iguaria cobiada sobretudo pela culinria espanhola, h ainda quem estenda redes de malha na, ilegais, e capture juvenis de todas as espcies que ali passem, gerando consequncias fatais para a renovao das populaes da variedade de peixe em trnsito. Esto a negar aos seus netos o direito a esse recurso, j que uma espcie ameaada. As enguias que conseguem ultrapassar este obstculo vo escurecendo e, sem engano, assim que se criam as compensaes orgnicas para mudarem da gua marinha para a gua doce, sobem o rio. Estaro a procurar exactamente os mesmos rios que os seus progenitores? No se sabe. Se uma barragem no lhes disser Quem vem l faz alto!, sobem contra a corrente, at que se instalam num troo de rio, crescendo a anos a o. Nesta fase consomem uma ementa variada: larvas de insectos, aneldeos, moluscos, algas, pequenos peixes... Mais tarde, maduras, entram na fase prateada e ento que sentem o apelo da reproduo. L voltam elas a descer o rio imitando-o na procura do oceano Atlntico, profundo, repetindo caminhos de vrios milhares de quilmetros. No mar dos Sargaos, na regio das Bermudas, supe-se que as fmeas poro ovos, os machos fertiliz-los-o, e ali se esgotam no ltimo suspiro, para que a roda da vida erga novas geraes. Texto: Jorge Gomes Ilustrao: Ernesto Brochado

European Eel
A dark cloud surrounds Europe: The eel, once so abundant, is showing a signicant reduction in population. Here you will nd a description of the fantastic migratory journey of this serpentine sh.

Enguia-europeia Anguilla anguilla (Lin

Bibliografia
Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, edio ICNB. O livro da ignorncia sobre mundo animal, Casa das Letras. Peixes do Parque Natural do Guadiana, edio Parque Natural do Guadiana/ICN.

52 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Freud fartou-se de analisar enguias em laboratrio. Queria descobrir por que razo estes peixes paralisam a evoluo do seu sistema reprodutivo quando so capturados (nunca se reproduziram em cativeiro). Abriu centenas de espcimes na ideia de apurar como se desenvolviam os seus rgos sexuais. Por m, Trieste ouviu a sua tese, onde armava que sabia tanto sobre enguias naquele momento como quando comeara a investigao.

Aristteles dizia que as enguias derivavam de algas apodrecidas. S na dcada de 1920 se comeou a perceber o ciclo de vida destes animais, graas ao trabalho de um dinamarqus, Johannes Schmidt, que em 1905 recebeu do seu Governo a misso de localizar os locais de desova.

nnaeus, 1758)

ACTUALIDADE 55

A terra a arder
As imagens assustam, mas no tm o efeito dramtico sentido na pele pelas populaes afectadas pelo sinistros de Agosto. Segundo as fontes ociais, a maioria destes incndios so ateados. H mo criminosa a destruir vida, patrimnio e a deserticar as serras. Os incndios no so todos iguais. H queimadas que passam rpidas pela vegetao rasteira e h incndios de oresta que esterilizam o prprio solo a profundidades variadas, aniquilando fungos e inmeros seres vivos que reciclam e fertilizam a terra, libertando nutrientes, em suma, desempenhando o seu papel no quadro da biodiversidade em que respiramos. Esta forma de destruio continua a ser uma ndoa em diversos pases e Portugal ainda no conseguiu sair desse grupo.

AIZA: reunio anual


Entre 17 e 19 de Junho decorreu a reunio anual da AIZA (Asociacin Ibrica de Zoos y Acuarios), que uma entidade sem ns lucrativos que agrupa os principais parques zoolgicos e aqurios da pennsula Ibrica, entre os quais se conta o Parque Biolgico de Gaia. Aos trabalhos assistiu um total de 73 pessoas em representao de 31 parques zoolgicos e aqurios da Pennsula Ibrica. A reunio do grupo de aqurios contou com uma sesso dedicada discusso de protocolos de trabalho (qualidade e controlo do meio, captura e manipulao de exemplares, controlo da coleco). O Grupo de Conservao contou com 16 conferncias, que versaro sobre temas como protocolo e maneio, novidades institucionais, conservao in situ e exposies educativas.

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 55

Miguel Teotnio

56 ACTUALIDADE

Frum: Responsabilidade Social e Sustentabilidade


Amanh, 21 de Outubro, ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa o 4. Frum da Responsabilidade Social das Organizaes e Sustentabilidade, subordinado ao tema Redes de Valor/Value Networks. Estaro presentes especialistas de topo, nacionais e internacionais, de diferentes reas e sectores. O Instituto da Conservao da Natureza e da Biodiversidade foi convidado a colaborar nesta iniciativa atravs de um painel dedicado ao tema Biodiversidade e Negcios. O ICNB constitui um dos parceiros nesta iniciativa da Associao Industrial Portuguesa, em conjunto com diversas organizaes e entidades que trabalham o tema. Com entrada gratuita, este evento enquadrase no mbito do Ano Europeu do Combate Pobreza e Excluso Social e do Ano Internacional da Biodiversidade.

Cegonhas-negras

Biodiversidade underground
A bonita quantidade de 850 novas espcies para a cincia foi o resultado apresentado por uma equipa de investigadores australianos, ndos quatro anos de campanha. A particularidade a destacar que se trata de invertebrados vermes, insectos, aranhas, crustceos cujo habitat o subsolo rido do Centro e Sul da Austrlia. Segundo a pesquisa, estes animais devero ser descendentes de espcies que se refugiaram em grutas e em cursos de gua subterrnea durante as modicaes do clima ocorridas h cerca de 15 milhes de anos, no advento de um tempo mais quente e seco. Aps esta situao de isolamento em habitats subterrneos hmidos, estes bichos diferenciaram-se provocando o aparecimento de novas espcies. Mais: http://pascalis.univ-lyon1.fr/dl/SWSB_ book_of_abstracts.pdf Positivamente influenciado pelo Parque Biolgico de Gaia, de h uma dcada a esta parte, tenho prestado cada vez mais ateno aos habitats e fauna selvagem ao longo das minhas viagens mototursticas, escreve Ernesto Brochado. A visibilidade de 360 e a facilidade com que me movo na moto j me permitiu observar imensas espcies, desde abetardas, grous, abutres-pretos

frica Tropical: conhecimento da biodiversidade


Com vista a esclarecer o contributo da Universidade de Coimbra para o conhecimento da biodiversidade da frica Tropical, em 14 de Outubro decorreu nas suas instalaes um colquio sobre este tema. Estendendo-se pela manh e encerrando da parte da tarde, teve como oradores diversos investigadores portugueses e africanos, nomeadamente Jorge Paiva, Salomo Bandeira de Moambique, Justino Biai do Instituto da Biodiversidade e das reas Protegidas da Guin-Bissau e Faustino Oliveira do Jardim Botnico de So Tom. Este evento foi um tributo a todos os investigadores da Universidade de Coimbra que ao longo de sculos realizaram estudos cientcos em frica, contribuindo para criar e organizar as coleces de Histria Natural que esta Universidade possui.

Semana da Coruja
Com vista a sensibilizar a populao para os problemas da conservao da natureza, o Centro de Ecologia, Recuperao e Vigilncia de Animais Selvagens (CERVAS) promoveu a Semana da Coruja que consistiu na libertao de vrias rapaces reabilitadas em vrias localidades, em diferentes dias. Em 29 de Julho, assim que o sol se ps, em S. Romo, Seia, foi libertada uma corujadas-torres. Esta ave tinha sido recolhida por um tcnico do CERVAS na localidade aps ter sido encontrada por um particular cada do ninho. O seu processo de recuperao, tal como sucede com as aves juvenis desta espcie, consistiu na alimentao de modo a permitir um normal desenvolvimento corporal e da plumagem. Posteriormente foi colocada em contacto com animais adultos da mesma espcie, de modo a que adquirisse comportamentos tpicos, sendo ainda

submetida a treinos de voo e de caa, para que casse preparada para voltar natureza. A sua devoluo natureza decorreu na presena de cerca de 70 pessoas, sendo como habitual a ave baptizada desta vez com o nome Crestelo. O CERVAS uma estrutura do Parque

56 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Ernesto Brochado

sobre a auto-estrada

Ecologia da paisagem
Esteve em visita ao Azibo, na tarde do dia 23 de Setembro, um animado grupo de dezenas de participantes na Forest Landscapes and Global Change, que contava entre si com especialistas de nvel mundial em Ecologia da Paisagem tais como Monica G. Turner e Jiquan Chen. O grupo era constitudo por cientistas de muitos pases dos diversos continentes, estando, de Portugal, Joo Azevedo e Carlos Aguiar, entre outros. A receb-los esteve o presidente da Comisso Directiva da Albufeira do Azibo, Manuel Cardoso, que dirigiu palavras de boas-vindas e de explicao da existncia da PPAAzibo, a que se seguiu um cocktail no Bar da Fraga da Pegada. Os visitantes exprimiram os seus mais rasgados elogios PPAAzibo. Para alm dos acima referidos, na Forest Landscapes and Global Change participaram centenas de investigadores ao longo de uma semana, em Bragana, entre os quais Francisco Castro Rgo e Malcolm L. Hunter. importante que este evento tenha tido lugar no Nordeste de Portugal e um dos mais relevantes, na especialidade, que se realiza em todo o mundo.

e papa-figos a coros, veados, sacarabos, cobras e cgados, confirmando o tal hotspot que Portugal em termos de biodiversidade. E algumas observaes surpreendem bastante como a de h dias, no quente domingo de 15 de Agosto, ao subir a movimentada A1 para Norte, ia de carro. No indo eu a conduzir, naquela tarde de sol e calor pude fixar bem o olhar e no ter dvidas quanto s trs aves

escuras e grandes que bem iluminadas e prximas planavam sobre a principal via rodoviria do pas, na zona de gueda, perto da pateira de Fermentelos e vale do Baixo Vouga: eram trs cegonhaspretas (Ciconia nigra), que os manuais descrevem como rara, raramente vista em companhia e tendo como habitat a raia portuguesa, onde a sim, j avistei a espcie por quatro vezes, sempre isolada, desde Trs-os-Montes ao Baixo Alentejo.

Vamos a Noudar
O Parque de Natureza de Noudar tem ao dispor das escolas o pacote de actividades Vamos a Noudar que engloba vrias temticas: geologia, solos, gua, agricultura, arte, ora, fauna, tempo e matemtica. Em plena raia alentejana, com vrios percursos pelo vasto montado de azinho, esta herdade dispe ainda de algo muito importante, uma unidade de alojamento a Casa da Malta preparada para receber grupos. Para alm de outros temas, quem gosta de geologia pode contemplar uma coleco de amostras de rochas recolhidas por um gelogo no parque; quem aspira a ser Indiana Jones ter sua espera uma caixa de prospeco de arqueologia, mas antes ter de a procurar; os amantes da paleontologia iro de vasculhar no terreno vrios segredos do passado, sendo prova disso os fsseis l existentes.

Natural da Serra da Estrela, actualmente sob a gesto da Associao ALDEIA, em parceria com o ICNB, que tem como objectivo detectar e solucionar diversos problemas associados conservao e gesto das populaes de animais selvagens e dos seus habitats. Uma das principais reas de trabalho do CERVAS

a recuperao de animais selvagens. Este trabalho consiste na recepo e tratamento dos indivduos recolhidos, com o objectivo de os libertar no local em que foram encontrados. Mais: http://cervas-aldeia.blogspot. com/2010/07/libertacao-29-de-julhode-2010.html

Jorge Gomes

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 57

58 SEQUESTRO DE CARBONO

Cada dia que passa h mais empresas e cidados a conarem ao Parque Biolgico de Gaia
Agrupamento de Escolas Ovar Sul - Curso EFA B3 Alice Branco e Manuel Silva Ana Filipa Afonso Mira Ana Luis Alves Sousa Ana Luis e Pedro Miguel Teixeira Morais Ana Miguel Padilha de Oliveira Martins Ana Rita Alves Sousa Ana Rita Campos, Ftima Bateiro, Daniel Dias, Joo Tavares e Cludia Neves - 11. A (2009/10) Escola Secundria de Oliveira do Douro Ana Soa Magalhes Rocha Ana Teresa, Jos Pedro e Hugo Manuel Sousa Antnio Miguel da Silva Santos Arnaldo Jos Reis Pinto Nunes Artur Mrio Pereira Lemos Brbara Soa e Duarte Manuel Carvalho Pereira Bernadete Silveira Carolina de Oliveira Figueiredo Martins Carolina Sarobe Machado Caroline Birch Catarina Parente Colaboradores da Costa & Garcia Cnego Dr. Francisco C. Zanger Convidados do Casamento de Joana Pinto e Pedro Ramos Cursos EFA Bsicos (2009/10) da Escola Secundria Dr Joaquim Gomes Ferreira Alves Deolinda da Silva Fernandes Rodrigues Departamento Administrativo Financeiro da Optimus Comunicaes, SA - DAF DAY 2010 Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Dinah Ferreira Dinis Nicola Eduarda e Delm Brito Eduarda Silva Giroto Escola Bsica da Formigosa Escola EB 2,3 de Valadares Escola EB 2,3 Dr. Manuel Pinto Vasconcelos Pegada Rodoviria Segura - Ambiente e Inovao Escola Secundria Almeida Garrett - Projecto Europeu - Aprender a Viver de Forma Sustentvel Famlia Carvalho Arajo Famlia Loureno Fernando Ribeiro Francisco Gonalves Fernandes Francisco Saraiva Francisco Soares Magalhes Graa Cardoso e Pedro Cardoso Grupo ARES - Turma 12. B (2009/10) da Escola Secundria dos Carvalhos Grupo Cincia e Sade no Sec. XXI - Turma 12. B (2009/10) da Escola Secundria Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Hlder, ngela e Joo Manuel Cardoso Ins, Ricardo e Galileu Padilha Joana Fernandes da Silva Joana Garcia Joo Guilherme Stve Joaquim Pombal e Marisa Alves Jorge e Dina Felcio Jos Afonso e Lus Antnio Pinto Pereira Jos Antnio da Silva Cardoso Jos Antnio Teixeira Gomes Jos Carlos Correia Presas Jos Carlos Loureiro Jos da Rocha Alves Jos, Ftima e Helena Martins Lina Sousa, Luclia Sousa e Fernanda Gonalves Luana e Solange Cruz Manuel Mesquita Maria Adriana Macedo Pinhal Maria Carlos de Moura Oliveira, Carlos Jaime Quinta Lopes e Alexandre Oliveira Lopes Maria Guilhermina G. Maia da Costa, Rosa Dionsio Guedes da Costa e Manuel da Costa Dionsio Maria Helena Santos Silva e Eduardo Silva Maria Joaquina Moura de Oliveira Maria Manuela Esteves Martins Alves Maria Violante Paulinos Rosmaninho Pombo Mariana Diales da Rocha Mrio Garcia Mrio Leal e Tiago Leal Marisa Soares e Pedro Rocha Miguel Parente Miguel, Cludia e Andr Barbosa Nuno Topa Paula Falco Pedro Manuel Lima Ramos Pedro Miguel Santos e Paula Sousa Professores e Funcionrios (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Regina Oliveira e Abel Oliveira Ricardo Parente Rita Nicola Sara Pereira Sara Regueiras, Diana Dias, Ana Filipa S. Ramos - 11. A (2009/10) Escola Secundria de Oliveira do Douro Seram Armando Rodrigues de Oliveira Srgio Fernando Fangueiro Tiago Jos Magalhes Rocha Turma A do 8. ano (2008/09) da Escola EB 2, 3 de Argoncilhe Turma A do 9. ano (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Turma A e C do 10. ano (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Turma B e C do 12. ano - Psicologia B (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Turma B e D do 11. ano (2009/10) da Escola Secundria de Oliveira do Douro Turma E do 10. ano (2008/09) da Escola Secundria de Ermesinde Turma IMSI do Curso EFA (2008/09) ISLA Gaia Vnia Rocha

Para aderir a este projecto recorte o seguinte rectngulo e remeta para:


Parque Biolgico de Gaia, EEM Projecto Sequestro do Carbono 4430 681 Avintes V. N. de Gaia 1 m2 = e 50 = menos 4 kg/ano de CO2
apoiando a aquisio de Junto se envia cheque para pagamento Nome do Mecenas Recibo emitido ordem de Endereo euros. Procedeu-se transferncia para NIB 0033 0000 4536 7338 053 05

N. de Identicao Fiscal Email

Telefone

O Parque Biolgico pode divulgar o nosso contributo

Sim

No

O regulamento encontra-se disponvel em www.parquebiologico.pt/sequestrodocarbono

58 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

o sequestro de carbono

Posto de Abastecimento de Avintes

CONFIE AO PARQUE BIOLGICO DE GAIA O SEQUESTRO DE CARBONO


Ajude a neutralizar os efeitos das emisses de CO2, adquirindo rea de oresta em Vila Nova de Gaia com a garantia dada pelo Municpio de a manter e conservar e de haver em cada parcela a referncia ao seu gesto em favor do Planeta.

1 m2 = e 50 = menos 4 kg/ano de CO2


Para mais informaes pode contactar pelo n. (+351) 227 878 120 ou em carbono@parquebiologico.pt Parque Biolgico de Gaia, EEM Projecto Sequestro do Carbono 4430-681 Avintes Vila Nova de Gaia

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 59

60 BIBLIOTECA

William Tait e o livro The Birds

Filho do comerciante naval William Watson Tait (Liverpool, 1773-1857)1 William Auther (A com a esposa, Dorothy Maria e no Porto tiveram dois lhos: William e Alfred.

illiam Chester Tait (184407/04/1928) adquiriu a Quinta do Meio, na Rua de Entre Quintas, 155, onde construiu a sua casa, hoje conhecida por Casa Tait, na qual viveu deste 22 de Abril de 1900. Com o irmo, dirigiu a casa comercial Tait & C., esteve ligado ao vinho do Porto (Quinta dos Muras Rgua) e foi agente da Royal Marine Steam Packet Ca. Foi um notvel naturalista amador, que chegou a corresponder-se com Charles Darwin. O naturalista ingls Collingwood Ingram, conhecido como Cherry Ingram (18801981), dedicou-lhe em 1913 uma subespcie de Chapim-rabilongo, o Aegithalos caudatus taiti existente no Sul e SW de Frana NW de Espanha e Portugal. O irmo Alfred Wilby Tait (25/10/184715/03/1917), que recebeu de D. Carlos, em 11/06/1869, o ttulo de Baro de Soutelinho foi, tambm, um notvel naturalista amador, particularmente interessado na botnica, e estudou a ora do Gers, onde tinha casa. Geoffrey Murat Tait (25/03/1889-25/09/1972), lho de Alfred, incitou o seu tio William a publicar o Birds of Portugal e ajudou-o nesta obra. Tambm ele se dedicou ao estudo das aves, tendo publicado na revista Ardeola, da Sociedade Espanhola de Ornitologia, quatro trabalhos sobre aves anilhadas e recuperadas em Portugal desde 1954 a 1961. Por isso recebeu, em 1966, a medalha Tucker, concedida pelo British Trust for Ornithology, por relevantes servios prestados em Portugal a esta cincia. Foi fundador e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Ornitologia, criada no Porto, em 1964, pelo Professor Joaquim Rodrigues dos Santos Jnior (1901-1990). Em 1978, a lha de William Tait e de Mary Josephine Tait, Muriel Rosalie Tait (05/08/1886-1979), amiga e testamenteira de famosa violoncelista portuense Guilhermina Suggia (por testamento de 2/6/1950), viria a vender a Quinta do Meio ao Municpio do

Porto com a condio de nunca deixar de ser um jardim pblico com camlias, brincos-deprincesa e muitas outras plantas que os seus antecessores ali introduziram. William Tait publicou na revista inglesa Ibis (Tait, 1887) uma lista das aves de Portugal, referindo 277 espcies. Depois de percorrer Portugal de ls-a-ls, durante anos, em Janeiro de 1924 publica o livro The birds of Portugal (Tait, 1924); nele descreve o pas, refere-se com detalhe s migraes que por aqui passam, fornece abundantes notas sobre a avifauna de Portugal e regista um conjunto de aves anilhadas no estrangeiro e recuperadas em Portugal, de 1910 a 1922. Em 12 de Setembro de 1913 dois amigos meus viram uma guia-pesqueira capturando peixe junto foz do Douro, escreve o portuense William Tait, um dos primeiros

ornitlogos amadores de Portugal, e talvez o primeiro a fazer observaes no Esturio do Douro. Entre as muitas notas curiosas, Tait refere que em ... Setembro de1887, um juvenil [de guia-real] capturado vivo em Vila Nova de Gaia (...) num jardim perto da Serra do Pilar e que tem informaes da presena ocasional de Flamingos do Esturio do Douro; de resto viu bandos de Flamingos em Julho de 1896 e em 1910, na ria de Aveiro e levanta a hiptese da Ilha dos Ovos, ainda existente da laguna, dever o seu nome a uma antiga colnia de aves aquticas, porque no Flamingos? Refere a criao do Bufo-real nas fragas da Abitureira (Melres), e na Senhora do Salto (Aguiar de Sousa), e anota a captura de um Peneireiro-cinzento, em 7 de Maro de 1922, em Rio Tinto, tudo localidades perto do Porto.

60 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

of Portugal
(Darwin,1875), Darwin escreveu a propsito da Drosophyllum lusitanicum: Esta planta rara foi encontrada apenas em Portugal e, como me disse o Dr. Hooker, em Marrocos. Obtive espcimes vivos graas grande bondade do Sr. W.C. Tait e, depois, do Sr. G. Maw e do Dr. Moore. O Sr. Tait informou-me que ela cresce abundantemente nas encostas das colinas secas perto do Porto e que grande nmero de moscas adere s suas folhas. Este facto bem conhecido pelos habitantes locais, que lhe chamam mata-moscas e as penduram nas suas casas para esse m. As colinas secas perto do Porto, a que Darwin se refere, so as encostas da Serra de Santa Justa (Valongo/Gondomar), onde a espcie, 135 anos e milhares de pginas de legislao depois, se encontra beira da extino, sem qualquer medida de conservao. Na biblioteca do Parque Biolgico existem dois exemplares do livro The Birds of Portugal. William Tait merece, da parte dos naturalistas portugueses, a homenagem que ainda est por fazer. Por Nuno Gomes Oliveira

Arther?) Tait veio para Portugal em 1840,

Drosophyllum lusitanicum Recorda que no portuense Palcio de Cristal ...havia h muitos anos dois exemplares vivos de guia-imperial, o mais novo dos quais me informaram que veio da Serra da Estela. Em 1869 William Tait enviou a Charles Darwin exemplares da planta carnvora Drosophyllum lusitanicum, tudo indica colhidos na Serra de Santa Justa. Darwin respondeu a Tait2: Down, 12 de Maro, 1869 Recebi as suas duas cartas de 2 e 5 de Maro, e realmente no sei como de lhe agradecer sucientemente pela sua extraordinria bondade e energia. Fico satisfeito por saber que os habitantes locais conhecem o poder da Drosophyllum lusitanicum para apanhar moscas, pois isto tema de meus estudos. Tenho observado durante muitos anos o mtodo atravs do qual isso efectuado, e os resultados produzidos por vrias espcies de Drosera, e pela maravilhosa Dionoea americana, cujas folhas capturam insectos como se fossem uma armadilha para ratos. Assim, estava mais ansioso para saber como seria o processo da Drosophyllum lusitanicum, e por isso pedi ao director dos Royal Gardens em Kew que escrevesse, h alguns anos, para Portugal a m de me obter espcimes, mas no teve sucesso. Por isso, veja o grande favor que me fez. (...) E agora a vez de outros pontos na sua carta. Sou bastante ignorante quanto a fetos e no posso classicar o seu exemplar. A variabilidade das fetos passa todos os limites. Respeitosamente, Charles Darwin No seu livro Plantas insectvoras

Joo L. Teixeira

Bibliografia Darwin, C. (1875). Insectivorous plants. John Murray. London Tait, William (1887). A List of the Birds of Portugal. Ibis, Volume: 29, Issue: 1, 7796, January 1887; Volume: 29, Issue: 2, 182-201, April 1887; Volume: 29, Issue: 3, 302-314, July 1887; Volume: 29, Issue: 4, 372-400, October 1887. Tait, William C. (1924). The birds of Portugal. H. F. & G. Witherby, Londres.
(1) http://genforum.genealogy.com/cgi-bin/print. cgi?tait::621.html (2) http://darwin-online.org.uk/content/frameset? viewtype=side&itemID=F1548.2&pageseq=417

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 61

62 COLECTIVISMO

Tagis: Conservao de lepidpteros


O Tagis Centro de Conservao das Borboletas de Portugal uma organizao no governamental de ambiente formada no Museu Nacional de Histria Natural a 4 de Maro de 2004. Esta associao pretende aplicar ao grupo das borboletas as opes estratgicas fundamentais, denidas na Estratgica Nacional de Conservao da Natureza e da Biodiversidade, nomeadamente promover a investigao cientca e o conhecimento sobre o patrimnio natural, bem como a monitorizao de espcies e habitats, promover a valorizao das reas protegidas e dos stios e zonas de proteco especial integrados no processo da Rede Natura 2000, desenvolver aces especcas de conservao e gesto de espcies e habitats. Esta associao cria igualmente meios para a informao, sensibilizao e participao do pblico. Em termos de cooperao internacional, no nal de 2006, a Tagis recebeu um convite para integrar a Buttery Conservation Europe (www.bc-europe.org), uma organizao que coordena a investigao e iniciativas dos vrios pases com vista conservao da diversidade de borboletas e habitats naturais no espao europeu. Desde h alguns anos que tambm esto a ser desenvolvidos esforos para intensicar a unio ibrica relativa investigao em lepidpteros (borboletas), estabelecendo contactos prximos com Buttery Monitoring Scheme da Catalunha (www.catalanbms. org) e a mais recente associao espanhola dedicada s borboletas denominada Zerynthia (www.asociacion-zerynthia.org).

Tagis Centro de Conservao das Borboletas de Portugal Museu Nacional de Histria Natural Jardim Botnico da Universidade de Lisboa Rua da Escola Politcnica, 58 1250-102 Lisboa Tel. + Fax: 21 396 53 88 info@tagis.org www.tagis.org

Caa sustentvel
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) entende que a gesto da caa tambm relevante para a proteco das aves e da biodiversidade. Neste sentido, a SPEA tem uma perspectiva fundamentada sobre a caa, que pode contribuir para uma prtica cinegtica mais duradoura. Em 2001, a Comisso Europeia (CE) lanou a Iniciativa Caa Sustentvel (ICS), com a colaborao dos Estados Membros, BirdLife International e a Federao de Associaes de Caa e Conservao da UE (FACE). A ICS apoia a caa sustentvel e reconhece que a caa um dos usos possveis do territrio na Rede Natura 2000. Considera tambm, que pode contribuir para o esforo comum de gesto dos habitats essenciais para a biodiversidade da UE, como as zonas hmidas e as reas agrcolas. Em 2004, a BirdLife e a FACE assinaram um acordo internacional de caa, no mbito da Directiva Aves da UE e da ICS. Estas organizaes apelam CE e aos Estados-Membros que desenvolvam planos de gesto para as espcies cinegticas em estado de conservao desfavorvel e eliminem gradual da utilizao do chumbo de caa nas zonas hmidas da UE. Portugal parece passar margem dos movimentos por uma caa sustentvel. O nosso pas um dos poucos da Europa Ocidental que ainda usa munies com chumbo em zonas hmidas. Em Portugal tambm caamos patos em Agosto e Setembro, quando as populaes migradoras ainda no chegaram e as populaes locais (algumas ameaadas, como o Pato-colhereiro e o Zarro) ainda esto a criar ou a mudar a plumagem (no podem voar). Teimamos em caar espcies migradoras que esto diminuir drasticamente h dcadas, como a Rolacomum, que em toda a Europa diminuiu 66% nos ltimos 20 anos. A tutela da caa continua, ano aps ano, a tomar decises de gesto da caa sem considerar o estado das populaes em Portugal e na Europa e sem tornar pblica qualquer estatstica de abate minimamente credvel. Os caadores de Portugal devem ser os primeiros a exigir uma mudana em prole de uma prtica cinegtica duradoura. Uma mudana no sentido do rigor e da responsabilidade na gesto da caa. A a isc tutela da caa tem de: Fa Banir o uso munies com chumbo em todas as zonas hmidas, para erradicar os problemas do saturnismo; Suspender da caa s espcies migradoras fortemente ameaadas na Europa, em particular Rola-comum e ao Estorninhomalhado; Fixar a abertura da caa s aves aquticas em Outubro, para minimizar o abate de patos pertencentes s populaes reprodutoras ameaas e o abate de patosreais em situao de muda da plumagem; Tornar pblicos os nmeros do abate anual de cada espcie cinegtica; Utilizar as estatsticas da caa e a informao da monitorizao cientca das populaes de aves para fundamentar as decises anuais em sede de Calendrio Venatrio. S estando na linha da frente da defesa das espcies cinegticas e da gesto responsvel deste recurso, podemos garantir que no futuro tambm se possa caar. Domingos Leito

SPEA Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Avenida da Liberdade, n. 105 - 2. - esq. 1250 - 140 Lisboa Tel.: 21 322 0430 / Fax: 21 322 04 39 spea@spea.pt www.spea.pt

62 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

CRNICA 63

Por Jorge Paiva Bilogo, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra jaropa@bot.uc.pt

A Botnica no difcil
fundamental ensinar racionalmente a Botnica para que as pessoas no s a percebam bem, como tambm no a odeiem por decorarem conceitos e termos sem os entenderem
fundamental ensinar racionalmente biomassa, essas orestas tm uma elevada a Botnica para que as pessoas no Biodiversidade. s a percebam bem, como tambm Vamos, ento, observar uma planta vascular no a odeiem por decorarem [com vasos, isto , com lber (transporta a conceitos e termos sem os entenderem. seiva elaborada) e lenho (transporta a seiva Muitas pessoas, particularmente os alunos, bruta)]. O corpo destas plantas constitudo no gostam de Botnica por lhes terem por raiz [usualmente com geotropismo positivo fornecido uma imensidade de termos, (movimento em direco ao solo)], caule alguns at de difcil pronncia. A grande (geralmente com geotropismo negativo) e maioria desses termos so desnecessrios folhas. para se entenderem as plantas, respectivas O rgo mais primitivo destas plantas caractersticas, funcionalidade, ecologia e vasculares o caule, pois conhecem-se ciclo biolgico (no ciclo de vida, pois a vida fsseis de plantas s com caule (ex.: Rhinia no cclica; todos os seres nascem, vivem e major) e, claro, esporngios, pois reproduziammorrem). se por esporos. Tinham um caule subterrneo Assim, surgiu-nos a ideia de lhes mostrar (rizoma), mais ou menos paralelo superfcie que as rvores so seres vivos extremamente do solo, com rizides (plos para absorverem semelhantes a ns e, nesta Revista gua do solo) e um caule areo (verde, pois (Parques e Vida Selvagem 28: 64-66; 2009) no havendo folhas o caule que tem de j comparmos o corpo de uma rvore ser fotossinttico), em cujas extremidades com o corpo humano. As rvores apenas se inseriam os esporngios. Actualmente, h no precisam de boca para ingerirem as substncias nutritivas (glcidos, lpidos e Esporngio prtidos) essenciais para as funes vitais, pois basta-lhes estarem ao sol para as produzirem, como, tambm, j desenvolvemos em artigo anterior nesta mesma Revista (Parques e Vida Selvagem 22: 48-50; 2007). Os animais, como no conseguem produziCaule areo las, tm de comer plantas (herbvoros) ou (clorolino) comerem animais que se alimentam de plantas (carnvoros). Os omnvoros comem plantas e animais. Isto , sem as plantas os animais no Caule subterrneo sobreviveriam. por isso que o volume da (rizoma) biomassa vegetal o maior (89% da biomassa global) e extremamente relevante nos ecossistemas terrestres. Assim, por exemplo, Rhinia major como as orestas tropicais so as de maior

Fasciculadas Raizes

Aprumadas

um representante destas plantas vasculares primitivas, o Psilotum nudum, um pouco mais evoludo do que as Rhinia, pois os esporngios j no so terminais, mas inseridos no eixo caulinar. Portanto, a raiz resultou do caule, por geotropismo positivo, e as folhas resultaram do achatamento de ramicaes caulinares. As razes ou constituem o prolongamento do caule (razes aprumadas) ou esto inseridas em fascculos na base dos caules (razes fasciculadas). As folhas normalmente so clorolinas (nomlos), ou servem para proteger outros rgos das plantas (brcteas), sendo geralmente de tamanho reduzido e no clorolinas, ou so portadoras de esporngios com esporos (esporlos). Os esporos ou so todos do mesmo tamanho (isosporia) ou h uns de menor tamanho (micrsporos) do que outros (macrsporos), havendo, neste caso, heterosporia. Raramente existem micrsporos e macrsporos no mesmo esporngio. Geralmente, h esporngios apenas com micrsporos (microsporngios) ou apenas com macrsporos (macrosporngios).

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 63

64 CRNICA

No obrigatrio que um microsporngio Estame Carpelos seja de menor tamanho do que um macrosporngio, pois podem ser do mesmo tamanho. Um esporlo portador apenas de microsporngios um microsporlo, se contm somente macrosporngios, um Ptala macrosporlo. Os esporlos podem ter os esporngios inseridos na pgina superior (ex.: Selaginelas), ou na inferior (ex.: Polipdio). Receptculo floral Frequentemente, h ramos reprodutores Spala sem nomlos, mas com esporlos, muitas vezes com brcteas basilares. Estes raminhos Folhas orais reprodutores designam-se por estrbilos, particularmente nas Pteridtas (plantas n (folhas alternas); ou aos pares, no mesmo vasculares sem sementes). Nas Espermattas n e em face uma da outra (folhas opostas); (plantas vasculares com sementes), j tinham ou vrias no mesmo n (folhas verticiladas); ou outros nomes, quando se descobriu que ao na base do caule (folhas basilares). que designamos por pinhas, no so mais As folhas podem ter um nico limbo (folhas do que os estrbilos das Gimnosprmicas simples) ou vrios limbos (fololos) (folhas (Espermattas sem ores, nem frutos), e que compostas), que podem ser ssseis ou ter as ores no so mais do que os estrbilos um pedculo (pecilulo). No confundir uma das Angiosprmicas (Espermattas com folha simples (com pecolo e limbo), como, ores e frutos). Ento uma or no mais do por exemplo, a do loureiro, com uma folha que um ramo reprodutor (estrbilo), que tem unifoliada (com pecolo, pecilulo e limbo, ou umas folhas basilares e protectoras, ainda pecolo ariculado quando o fololo sssil), verdes e, no geral, de menor tamanho que os como, por exemplo, a da laranjeira e a do respectivos nomlos (spalas, cujo conjunto limoeiro. forma o clice); umas folhas geralmente com Uma folha pode ter a margem do limbo no cores vistosas (ptalas, cujo conjunto forma recortado (limbo inteiro, como, por exemplo, a corola); outras folhas que no so mais do as folhas do loureiro), ou miudamente que os microsporlos (j eram conhecidos recortado [ex.: as folhas crenadas de malvas; por estames, quando se descobriu que so dentadas do ulmeiro e serradas do castanheiro microsporlos e os respectivos micrsporos ou as folhas lobadas do carvalho-alvarinho) ou, so os gros de plen. O conjunto dos ainda, profundamente recortado (ex.: as folhas estames forma o androceu); e, nalmente, os partidas do carvalho-americano]. macrosporlos (carpelos, cujo conjunto forma Alm das folhas, as plantas podem apresentar o gineceu). Na maioria das ores, os carpelos outros rgos clorolinos achatados: os unem-se e formam o pistilo. Este sempre ldios (pecolos achatados, que so uma constitudo por ovrio (com os vulos no parte das folhas) e os claddios (ramos interior) e o estigma (rgo receptor dos gros achatados, que so, muitas vezes, oridos. de plen). Geralmente, o estigma ou sssil, Sendo uma or um ramo modicado, s pode ou est inserido no pice de um pedculo nascer num ramo e nunca numa folha). (estilete). Portanto, o pistilo ou constitudo Como j ilustrmos (Parques e Vida Selvagem por ovrio e estigma, ou por ovrio, estilete e 28: 64-66; 2009), aquilo a que designamos estigma. As folhas completas so constitudas por ovrio nas plantas no mais do que um por uma bainha basilar, por um pedculo rgo com funes idnticas ao tero dos (pecolo) e por uma parte laminar (limbo). mamferos. Quando se d a fecundao da Geralmente tm apenas o pecolo e o limbo, clula sexual feminina das plantas (oosfera), mais raramente s o limbo (folhas ssseis). o ovrio da planta, rgo correspondente Os estames, que, como vimos, no so mais ao tero animal, vai, tal como este, dilatardo que folhas reprodutoras (microsporlos), se e carregar-se de substncias nutritivas tm, geralmente um pecolo (lete) e um (fruto), com o embrio no seu interior. Nas limbo enrolado (antera), que tem no interior os Espermattas, a clula sexual feminina microsporngios (sacos polnicos), onde so (oosfera) est no interior de um rgo protector produzidos os micrsporos (gro de plen). e com substncias nutritivas, designado por As folhas inserem-se uma em cada n do vulo, por se ter pensado, durante muito caule, alternando sucessivamente de n para tempo, que correspondia ao vulo animal.

Ao formar-se o embrio no interior do vulo, este transforma-se na semente. O vulo tem uma parede (tegumento), que, logo aps a fecundao da oosfera, se espessa, formando a testa da semente, para que o embrio no perca gua, quando libertado para o Ambiente. Assim, uma semente um rgo com uma parede protectora (testa), por vezes dura, que tem no seu interior um embrio e tecidos com substncias nutritivas [endosperma (tecido haplide), nas Gimnosprmicas; albmen (tecido triplide), nas Angiosprmicas]. Por vezes o embrio gluto e digere todo o tecido nutritivo e, por isso, torna-se um embrio grande e conspcuo (bem visvel a olho nu), pois acumula as substncias nutritivas nas suas folhas (cotildones) (ex.: embries da fava e feijo). Quando o embrio no gluto, to pequeno, que dicilmente perceptvel (ex.: embries do milho e do coco). Um embrio das plantas vasculares tem o corpo idntico aos dos progenitores, com raizinha (radcula), caulinho (caulculo) e folhinhas (cotildones), tal como acontece com os mamferos, que, quando j prontos a sair do tero materno, tm cabecinha, tronco e membros. As ores podem ser completas (clice, corola, androceu e gineceu) ou incompletas, quando falta um destes rgos. No caso de faltar o androceu ou o gineceu, as ores dizem-se unissexuadas (respectivamente masculinas ou femininas). As ores com androceu e gineceu dizem-se hermafroditas. Os frutos podem ter uma semente (monosprmicos) ou mais (polisprmicos). So carnudos ou secos. Os carnudos, ou so totalmente carnudos (bagas) e geralmente polisprmicos (ex.: uva, melancia, banana); ou tm um caroo (drupas) e geralmente monosprmicos (ex.: pssego, cereja, ameixa). Os secos, ou so indeiscentes (aqunios) e mosnosprmicos (ex.: gro de milho, pevide de girassol, gro de arroz) ou deiscentes (cpsulas) e geralmente polisprmicos (ex.:vagem de feijo, silqua da couve). Basta as pessoas saberem que h estes 4 tipos de frutos (2 carnudos, a baga e a drupa; 2 secos, o aqunio e a cpsula). O resto so nomes especiais para determinados tipos de frutos, que so teis para os botnicos ou outros prossionais. Por exemplo, s bagas das cucurbitceas chamam pepnios (ex.: melancia, pepino, melo); s drupas das palmeiras chamam cocos; as cpsulas uniloculares (s um compartimento) das leguminosas so conhecidas por vagens (ex.:

64 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

Claddios

Claddios da gilbardeira (Ruscus aculeatus)

fava, ervilha, gro-de-bico, feijo); as cpsulas biloculares das crucferas, se compridas so silquas (ex. couve, nabo, rabanete), se curtas (geralmente to compridas como largas) so silculas (ex.: hstia-do-papa); os aqunios das compostas so conhecidos por gipselas (ex. pevide do girassol); aos das labiadas e das boraginceas chamam clusas (ex.: frutos dos orgos e das borragens) e aos aqunios alados chamam smaras (ex.: smaras dos ceres e dos ailantos). Estes so exemplos que complicam o ensino da botnica e que s so teis para especialistas. No h necessidade de ensinar Botnica com tanto nome. Os leigos e alunos no da especialidade s precisam de saber que h 2 tipos de frutos secos (aqunio e cpsula) e 2 de carnudos (baga e drupa). Tambm basta ensinar que as ores podem estar isoladas ou agrupadas e que um agrupamento de ores se designa por inorescncia e que h 2 tipos de inorescncias; as de eixo com crescimento ilimitado ou inorescncias racemosas ou indenidas [cachos, quando as ores so pediceladas (ex.: cacho de uvas) e espigas, quando as ores so ssseis (ex.: espiga de milho)]; e as de crescimento limitado ou inorescncias cimosas ou denidas (ex.: cimeiras da borragem). Nalgumas inorescncias racemosas o

pednculo dilata-se na parte superior formando um receptculo rodeado de brcteas. Neste caso, se as ores so pediceladas (pedicelos geralmente todos do mesmo tamanho), estas inorescncias designam-se por umbelas (ex.: umbelas da salsa e da cenoura) e sero captulos se as ores so ssseis ou subssseis (captulos dos malmequeres e girassis). Claro que h inorescncias simples e ramicadas ou compostas, tendo algumas nomenclatura prpria, mas que, para se ensinar Botnica, mencion-las s serviria para tornar a Botnica difcil e enfadonha. Com os frutos acontece o mesmo; tambm podem estar agrupados em infrutescncias, como o caso do go (scone) e do anans (sorose). Ora no preciso saber o que uma sorose ou uma scone, o que necessrio que as pessoas entendam que um go no um fruto, mas uma infrutescncia, assim como um anans. Tambm fundamental que as pessoas entendam que uma pinha, com pinhes, no uma infrutescncia como o anans, pois os pinhes no so frutos; so sementes. As Gimnosprmicas no do frutos. Assim, a pinha de um cipreste, que globosa (glbula) tambm no uma infrutescncia, mas um estrbilo com sementes. Finalmente, por serem frutos muito utilizados e

caractersticos da nossa ora, vamos tratar um pouco da bolota e da castanha. Uma bolota um fruto (aqunio) tal como uma castanha, que, nas respectivas rvores, esto rodeados total ou parcialmente por um invlucro (cpula), que nos castanheiros espinhoso (ourio) e recobre totalmente 1-4 frutos (castanhas) e nos carvalhos escamoso e no recobre o fruto (bolota). No preciso dizer ou explicar que uma bolota uma glande. Basta dizer que um aqunio. Realmente, a Botnica extremamente simples. H plantas sem vasos condutores de seivas, como as Britas e com vasos condutores de seivas, que so as plantas vasculares. Estas so as Pteridtas, [geralmente herbceas, raramente arbreas, e que se reproduzem por esporos (no produzem sementes)] e as Espermattas, que produzem sementes. Estas agrupamse em Gimnosprmicas [todas lenhosas (subarbustos, arbustos ou rvores); embries com 2-18 cotildones; lenho secundrio homogneo (com traquedos); sem ores, nem frutos] e Angiosprmicas [herbceas ou lenhosas; embries com 2 cotildones (Dicotiledneas) ou 1 cotildone (Monocotiledneas); lenho secundrio heterogneo (com traqueias e traquedos); com ores e frutos]. Todas estas plantas tm um ciclo biolgico

Parques e Vida Selvagem Outono 2010 65

66 CRNICA

Inteira

Crenada

Dentada

Serrada

Lobada Folhas (Recorte)

Partida

com uma fase de reproduo sexuada [fase gametta, que, nestas plantas, sempre haplide (ncleos tm uma guarnio cromossmica simples, isto , os cromossomas so todos diferentes, no h pares de cromossomas homlogos)] e uma fase de reproduo por esporos (fase esprica, que diplde). Nas Britas, a fase gametta muito mais desenvolvida do que a fase esporta, que, geralmente parcialmente parasita do gametto. Nas Britas o gametto ou pouco diferenciado ou, mesmo laminar (taloso) (ex.: Hepticas), ou bem diferenciado (folhoso), em rizide, caulide e ldeos (Musgos). Muitas vezes comparam os rgos do corpo das plantas vasculares (raiz, caule e folhas) com os referidos rgos do corpo das Britas (rizide, caulide e ldeos). Ora no so rgos homlogos (no tm a mesma origem), mas sim anlogos (exercem funes semelhantes), pois os rizides, caulides e ldeos so rgos de gamettos (haplides, portanto) e sem vasos, enquanto as razes, os caules e as folhas, alm de serem rgos vasculares, so rgos de esportos (diplides, portanto). Vimos que nas plantas vasculares as razes so aprumadas ou fasciculadas e que h vrios tipos de folhas, as do embrio (cotildones) as normais clorolinas

(nomlos), as reduzidas, geralmente no clorolinas e com funes protectoras (brcteas), e as dos ramos reprodutores (estrbilos) [nas Gimnosprmicas designamse por pinhas, quando cnicos, ou glbulas, quando globosos; nas Anttas (anthos, em latim signica or) so as ores], que nas Angiosprmicas ou Anttas so as spalas, as ptalas, os estames e os carpelos. Vimos ainda que, as ores se podem agrupar em dois tipos de inorescncias; umas indenidas (cachos, espigas, umbelas e captulo) e outras denidas (cimeiras). Vimos que h 4 tipos de frutos, carnudos (baga e drupa) e secos (aqunio e cpsula) e que, tal como as ores, podem estar agrupados, como, por exemplo, no go e no anans. No confundir infrutescncia com fruto mltiplo (ex.: morango e amora-da-silva), que so frutos que resultam de ores com vrios ovrios. Um morango constitudo por vrios frutos (pequeninos e duros, de cor escura, no seio de um receptculo carnudo), assim como a amora-da-silva (pequenas drupas) resultantes de uma s or e no de vrias ores. Ento, como as Gimnosprmicas s do sementes (no tm or, nem do frutos), os pinhes so sementes e no frutos. As pevides de abbora tambm so sementes,

mas resultantes de um fruto (baga). Porm, as pevides do girassol so frutos secos (aqunios) e no sementes. Apenas para acabar. Geralmente toda a gente sabe que as Angiospmicas formam dois grandes grupos: as Dicotiledneas e as Monocotiledneas. As primeiras tm embries com dois cotildones; geralmente raiz aprumada; feixes liberolenhos caulinares dispostos em crculo e abertos (desenvolvem um cmbio entre o lber e o lenho); folhas com as nervuras no paralelas; ores tetra ou pentmeras (peas orais em nmero de 4 ou 5 ou mltiplos de 4 ou 5); formao simultnea do plen (cada clula d simultaneamente os 4 gros de plen no m da meiose) (ex.: carvalhos, salgueiros, papoilas, giestas, urzes). As Monocotiledneas tm embries com um cotildone; geralmente raiz fasciculada; feixes libero-lenhosos caulinares dispersos e fechados (no desenvolvem um cmbio entre o lber e o lenho); folhas paralelinrvias; ores trmeras (peas orais em nmero de 3 ou mltiplos de 3); formao sucessiva do plen (ex.: lrios, palmeiras, milho, trigo, arroz). Realmente a Botnica no difcil. Apenas necessrio perceb-la e no decorar nomes esquisitos.

66 Parques e Vida Selvagem Outono 2010

2000

NO ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE VISITE O PARQUE BIOLGICO DE GAIA

You might also like