You are on page 1of 24

OU SEM GOSTAR DE LER!

(Eram os pais que liam para os filhos.)

VOC NO IMAGINA COMO ISsO PODE DAR CERTO!


7

Durante muitos anos, quando se sonhava em acabar com o analfabetismo no Brasil, todo mundo pensava na alfabetizao de adultos.

AGORA HORA DE PENSAR na

A partir de agora, no vamos deixar que nenhuma criana brasileira cresa analfabeta (isso assegura que, um dia, no haver mais analfabetos no pas). Com o mAIOR entusiasmo E TOTAL DISPOSIO, vamos mobilizar todos os brasileiros para realizar esse sonho! Jovens principalmente os jovens e adultos, autoridades e contribuintes, parentes e amigos, ONGs e entidades, clubes e organizaes: vamos ensinar toda criana brasileira, QUE ESTIVER ao nosso lado, a gostar de ler!

... seus filhos devem estudar em casa tudo o que os professores esto ensinando na escola. Isso bom para um aproveitamento melhor das lies recebidas. ... seus filhos devem fazer, com regularidade, o dever de casa. Nem pai nem me devem fazer o dever para os filhos, Mas podem ajudar quando eles tiverem alguma dificuldade. ... fazendo, com cuidado e zelo, o dever de casa, seus filhos aprendero mais e melhor. ... se seus filhos no conseguem completar o dever, vejam com eles e com os professores quais so as dificuldades. ... bom saber que no preciso que os pais saibam tudo o que os filhos esto aprendendo na escola. O importante o interesse dos pais em acompanhar como esto os estudos deles, pois isso contribui e muito para que eles aprendam sempre mais.

10

1 2 3 4 5 6 7 8 9
10

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Observem se as crianas esto felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e na hora da sada. Observem a limpeza e a conservao das salas e demais dependncias da escola. Conversem com as mes, os pais ou os responsveis pelos colegas de seu filho ou de sua filha sobre o que vocs observaram. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos esto nos estudos. Peam orientao, caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola. Procurem saber o que podem fazer para ajudar. Conversem tambm com o diretor ou a diretora e as outras pessoas da escola. LEIAM bilhetes e avisos que a escola mandar e respondam quando necessrio. Compaream s reunies da escola. Dem sua opinio.
11

12

Para aprender preciso dedicao. Alm da escola, as crianas tambm devem estudar em casa. Verifiquem o que seus filhos devem fazer em casa:
Estudar o que a professora est ensinando na escola. Isso ajuda a compreender a matria melhor e faz uma grande diferena no fim do ms. o dever de casa. Mas, ateno: vocs no devem fazer o dever para seus filhos. Se eles no conseguirem completar o dever, vejam com eles e com as professoras qual a dificuldade. Est provado que fazer o dever de casa ajuda a criana a aprender mais e melhor. Ler. Ler muito! (Sempre que possvel, vocs o pai ou a me devem ler para seus filhos. Se eles forem novinhos, leiam para eles na hora de dormir. bom para o futuro da criana dormir ouvindo uma histria.) Saber que tem hora para tudo: brincar, jogar, ver televiso, conversar e ESTUDAR.

E lembrem-se: No preciso que vocs saibam tudo o que seus filhos esto aprendendo. O interesse de vocs em acompanhar os estudos dos seus filhos contribui para que eles aprendam sempre mais.
13

Existem formas de saber se a escola dos seus filhos est indo bem. Para ajud-la a descobrir se est cumprindo seus objetivos, o Ministrio da Educao criou o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb). Por ele, vocs podem saber se a escola est garantindo que os alunos aprendam o que tm que aprender, na idade certa e no momento certo. Toda escola tem uma nota no IDEB, que vai de zero a 10. Os municpios e os estados tambm tm suas notas. Conheam a nota do IDEB da escola de seus filhos. Assim, vocs sabero qual o nvel da escola e como ela pode melhorar. As novas notas do IDEB so divulgadas pelo Ministrio da Educao a cada dois anos. O objetivo melhorar sempre, at o Brasil alcanar a meta em 2022: educao de qualidade para todos. Procurem a escola de seus filhos para saber se ela est conseguindo melhorar seu IDEB. Conversem com a diretoria, com os professores e com o Conselho Escolar sobre o resultado alcanado pela escola de seus filhos. Vejam com eles como vocs podem ajudar a aumentar o IDEB.
14

As crianas e os jovens tm o direito de estudar numa boa escola. ELES Precisam ir aula, fazer os deveres e aprender. A escola deve oferecer condies para que os alunos aprendam com maior facilidade e melhores resultados. Numa boa escola: os professores e funcionrios so pontuais e no faltam. os professores e funcionrios so valorizados. os professores so dedicados, bem formados e gostam da profisso. So pacientes, atenciosos e conhecem seus alunos. Sabem manter a disciplina.

16

os professores criam atividades que facilitam, s crianas da regio, aprender mais depressa, aprender do jeito delas. h participao das famlias e da comunidade nas reunies escolares e no Conselho Escolar. todos conhecem as necessidades de sade de seus alunos. (Isso muito importante!)

17

Conversem todos os dias com seus filhos sobre a escola, a professora, os colegas, o que eles esto aprendendo, o que mais gostam de fazer. Perguntem a eles uma coisa interessante que eles aprenderam na escola e podem ensinar para o resto da famlia. ( muito importante conversar em casa, falar das novidades, comentar os assuntos do momento, ouvir os palpites de todos.) Prestem ateno: seus filhos no devem faltar nem chegar atrasados s aulas.

18

Ajudem seus filhos a cuidar do material escolar e do uniforme. Prestem ateno na sade de seus filhos. Qualquer dvida, comuniquem direo da escola. Mantenham as vacinas em dia. Se vocs notarem que algum de seus filhos est ouvindo mal ou enxergando pouco, conversem com a professora e procurem o posto de sade.

19

Seus filhos tm direito a uma boa merenda escolar todos os dias. Isso no favor, obrigao do governo. Verifiquem se a escola de seus filhos est oferecendo merenda de qualidade. A escola recebe, do governo federal, livros para as crianas estudarem. Procurem saber se eles chegam s mos dos alunos e como so utilizados. A criana com qualquer deficincia tem o direito de ser matriculada nas classes comuns de ensino. ela pode e deve conviver e estudar com as crianas que no tm deficincia. A escola deve ter professores preparados e os recursos necessrios para esse atendimento. Os estudantes tm direito a ter 200 dias de aulas por ano e, no mnimo, quatro horas de aula por dia. Se o professor faltar, deve ser imediatamente substitudo.
20

A EDUCAO PBLICA RESPONSABILIDADE DE TODOS: DAS PREFEITURAS, DOS GOVERNOS ESTADUAIS, DA UNIO E DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. Se vocs observarem irregularidades, como falta de vagas, falta de professores, falta de merenda de qualidade e instalaes deficientes, no se conformem. Procurem a direo da escola e os rgos responsveis, como os Conselhos Tutelares e o Ministrio Pblico. COBRE E LUTE POR SEUS DIREITOS.

O Conselho Escolar ajuda a melhorar os resultados da escola. Ele ajuda a resolver os problemas do dia-a-dia. No se esqueam, isto muito importante: Se, na escola de seus filhos, ainda no existe um Conselho Escolar, vocs pai ou me devem exigir a sua criao. Vocs devem conhecer as pessoas que compem o Conselho e o trabalho que essas pessoas fazem. Vocs devem participar das reunies do Conselho Escolar sempre que puderem. Conversem com as pessoas do Conselho Escolar sobre as condies e o funcionamento da escola professores, resultados das avaliaes, biblioteca, laboratrios de cincias e informtica, tudo o que houver na escola. Vejam se h cuidado com o prdio, com os banheiros e com as salas de aula. Peam informaes sobre a administrao da escola, o trabalho dos professores, o resultado das provas e outros assuntos de seu interesse.
22

Falamos como vocs podem e devem apoiar a vida escolar de seus filhos. Mas e vocs? Concluram os seus estudos? Se no, procurem a escola de seu bairro e vejam se ela oferece cursos de alfabetizao e de educao de adultos. Convidem pessoas de sua famlia e de sua comunidade a fazerem o mesmo. Sempre tempo de aprender!

You might also like