You are on page 1of 12

INSTITUTO DE EDUCAO PROFESSOR DENIZARD RIVAIL UNIDADE I ENSINO MDIO COORDENAO DE LNGUA PORTUGUESA E REDAO

PROJETO DE PESQUISA:

Adolescentes: quem somos?

MANAUS NOVEMBRO 2012

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

INSTITUTO DE EDUCAO PROFESSOR DENIZARD RIVAIL UNIDADE I ENSINO MDIO

PROFESSORA IDEALIZADORA Alcione Alves

Projeto de pesquisa apresentado no 4 bimestre como proposta de avaliao no Ensino Mdio na Disciplina de Lngua Portuguesa.

MANAUS NOVEMBRO 2012

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

TEMA: Adolescncia DELIMITAO DO TEMA: O adolescente e suas percepes Ttulo: Aborrescente No!!!, apenas algum que est se descobrindo... Pblico-Alvo: Alunos do 9 Ano do Ensino Fundamental e 1 Ano do Ensino Mdio do Instituto Denizard Rivail reas de Conhecimento: Linguagens e suas tecnologias e Cincias Humanas Idealizadora: Professora Alcione Alves Produto Final: Exposio oral sobre as percepes de mundo e vida dos adolescentes analisadas por eles mesmos, no dia 21.09.12 s 10h s 11h30min, no Hall da Unidade I; Banners e murais Palestra com a psicloga sobre a Adolescncia PROBLEMA O Adolescente sempre visto como aborrescente, mas o que quer e deseja este quase excriana e quase futuro adulto? HIPTESE

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

Por vrias razes pensa-se que ser adolescente algo complexo e muito difcil, no entanto adultos no sabem ao certo quem so esses seres que buscam a vida e a liberdade de pensar e agir, que possuem seus prprios anseios e medos. JUSTIFICATIVA Todos os anos comemora-se, em 21 de setembro, o Dia do Adolescente, institudo em 1996 atravs de projeto de lei do ento deputado Horcio de Matos Neto, falecido em julho de 2008 em Salvador, Bahia. Muito se discute atualmente o adolescente e sua falta de limites, irresponsabilidade e inrcia enquanto cidado. Mas, quem so essas pessoas? O que querem? O que lhes interessa? Quem ou o que os motiva? A Psicologia busca esclarecer esses questionamentos. Mas quantos pais, professores e adolescentes tm acesso a um psiclogo? A Psicologia da Educao, estudada por todos os professores durante a Licenciatura apenas a ponta de um iceberg de emoes, diferenas e instabilidades. E, com isso, os pais e os adolescentes acabam dependendo da escola para adquirir esse conhecimento muitas vezes relegado a algo desnecessrio. Pouco, com isso, sabe-se do adolescente e ele sabe menos ainda que o adulto, uma vez que vivencia experincias e emoes as quais nem mesmo quem por elas j passou consegue explicar-lhe. Por se tratar de uma fase difcil para os adolescentes, importante que haja compreenso por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o dilogo neste perodo so fundamentais. Em casos de mudanas severas (comportamentais ou biolgicas) importante o acompanhamento de um mdico ou psiclogo. Atualmente, cada vez mais precocemente, crianas assumem o papel de adolescentes. E, como consequncia, essa adolescncia precoce desencadeia uma puberdade precoce, principalmente feminina, onde se encontram casos de meninas menstruando e desenvolvendo seios com apenas 9-10 anos de idade. Por isso, uma pesquisa para construir esse perfil por ele mesmo vai revelar-nos algo mais que simples crianas-crescidas ou adultos em formao.
Professora Especialista Alcione Alves 2012/2 4

OBJETIVOS Analisar a situao do Adolescente na atualidade, com foco no seu papel social, cultural, histrico e antropolgico no ltimo sculo. Especficos: Desenvolver a linguagem oral, a habilidade e capacidade de expresso e produo de conhecimento; Pesquisar as possibilidades do Adolescente a partir de fatores culturais e sociais a ele atribudos; Debater questes iconogrficas que permeiam o dia a dia do Adolescente; Comparar as atitudes do Adolescente de hoje com o Adolescente do incio do sculo XX; Traar um perfil do Adolescente do sculo XXI; Identificar fatores histricos e antropolgicos que interferem no perfil do adolescente.

FUNDAMENTAO TERICA:

Adolescncia uma etapa intermediria do desenvolvimento humano, entre a infncia e a fase adulta. Este perodo marcado por diversas transformaes corporais, hormonais e at mesmo comportamentais. No se pode definir com exatido o incio e fim da adolescncia (ela varia de pessoa para pessoa), porm, na maioria dos indivduos, segundo a Organizao Mundial de Sade, um perodo de vida que comea aos 10 e vai at os 19 anos. Entretanto, a realidade cada vez mais mostra que o trmino adiado, principalmente na classe mdia alta, onde comum encontrarmos jovens de at 27 ou 28 anos de idade ainda morando com seus pais, sem sair de casa ou assumindo sua independncia financeira e no sendo capaz de formar um novo ncleo familiar. Muitas pessoas confundem adolescncia com puberdade. A puberdade a fase inicial da adolescncia, caracterizada pelas transformaes fsicas e biolgicas no corpo dos meninos e meninas. durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os
Professora Especialista Alcione Alves 2012/2 5

meninos) que ocorre o desenvolvimento dos rgos sexuais. Estes ficam preparados para a reproduo.
A palavra adolescncia tem sua origem etimolgica no Latim ad (para) + olescere (crescer); portanto adolescncia significaria, strictu sensu, crescer para. Pensar na etimologia desta palavra nos remete ideia de desenvolvimento, de preparao para o que est por vir, algo j estabelecido mais frente; preparao esta para que a pessoa se enquadre neste frente que est colocado (Pereira & Pinto, 2003). como se a adolescncia fosse uma fase que tem que ser transposta para alcanar aquilo que ideal. H algum tempo que a adolescncia tem sido vista como o problema, um momento de crise (Rena, 2001; Brando, 2003).A sociedade ocidental vem reproduzindo esta ideia, limitando a compreenso da adolescncia, como se esta se resumisse puberdade, acreditando que somente as mudanas fisiolgicas comandam este momento da adolescncia, normatizando e naturalizando os possveis conflitos atravs da ideia de que estes esto atrelados a uma passagem de hormnios, menosprezando o sujeito de desejo que confronta seu lugar no mundo, atravs de discursos minimalizadores do tipo todo adolescente assim. Como foram construdos estes discursos? Quais concepes foram e esto sendo feitas sobre as/os adolescentes? possvel pensar novos discursos a serem construdos junto com as/os adolescentes? So questes a serem discutidas neste trabalho como desafio de experimentar uma metodologia que se aproxime da realidade deste pblico. (PEREIRA, 2004)

A Adolescncia uma transformao bio-psico-social e no deve ser confundida com a puberdade que diz respeito apenas s mudanas antomo-fisiolgicas, as quais, nas meninas, se caracterizam por crescimento de glndulas mamrias, o surgimento de pelos nas axilas e rgos sexuais, aumento de gordura nas ndegas e dilatao da bacia plvica, e a menarca (primeira menstruao). J, nos meninos, teremos, o desenvolvimento dos rgos sexuais( testculos e pnis ), a mudana do timbre de voz ( para mais grave ), o aparecimento de pelos na regio pbica (em torno dos rgos sexuais ), nas axilas e na face. Estas transformaes de base neurohormonal levam ao desenvolvimento da sexualidade. Durante a adolescncia ocorrem significativas mudanas hormonais no corpo. Alm de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormnios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relao ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitao, preguia so comuns entre muitos adolescentes neste perodo. Uma marca comum da maioria dos adolescentes a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades so importantes e do aos adolescentes a sensao de fazer parte de um
Professora Especialista Alcione Alves 2012/2 6

grupo de interesses comuns. A Adolescncia uma atitude ou postura do ser humano perante essas transformaes e mediante as influncias transmitidas pelo meio familiar e pela cultura a que pertence. A Adolescncia , ento, um papel social que surge quase sempre simultneo puberdade.

METODOLOGIA O projeto ser desenvolvido no formato de pesquisa fenomenolgica, por meio da qual os alunos desenvolvero pesquisas bibliogrficas, aplicao de questionrios, anlise de casos que resultaro em Workshop. As turmas sero divididas em quatro grupos, para os quais sero sorteados temas. Os alunos, organizados em equipes, montaro um plano de ao (modelo em anexo) a ser executado, dando o direcionamento de seus atos. Devero montar vdeos, murais e banners, exposio oral com ou sem auxlio de data show, acerca dos seguintes temas e atentando para o foco aqui determinado:
1. ADOLESCENTE: Origem e evoluo do conceito segundo as vrias cincias

(Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Sociologia) e Civilizaes.


2. COSTUMES E CULTURA: Apontar os hbitos, costumes e atitudes, bem como a

cultura resultante desse modo de vida.


3. ICONOGRAFIA: Quais so as referncias para os adolescentes hoje. Nomes que eles

copiam e por qu.


4. ECA E VIOLNCIA: Bnus e nus do Estatuto. Os dados estatsticos sobre a violncia

sofrida e praticada pelos adolescentes.


5. ARTES: Grafite, Msica, TV, teatro... O que curtem e por qu. 6. LITERATURA PARA ADOLESCENTES: Vida e obra de autores que escrevem para

ou so apreciados pelos adolescentes (Paulo Paes, Vincius, Ana Machado etc). Escritores adolescentes pelo mundo (Anne Frank, Paolin)
7. O ADOLESCENTE E A ECONOMIA: Quanto o adolescente influencia na economia,

os custos da vida adolescente. As marcas consumidas e o endividamento precoce. A falta ou importncia da formao em Economia domstica.

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

8. EDUCAO E VOCAO: O que falta ou o que querem o que concerne educao.

Que escola querem? Como escolher o futuro: testes vocacionais e a influncia dos pais. Profisso: amor ou dinheiro?
9. O TRABALHO NA ADOLESCNCIA: Explorao da mo de obra. Estgio. Menor

aprendiz. Carreira Artstica ou esportiva. O 1 emprego.


10.RELIGIO: Quem escolhe, como e por qu? A importncia dos pais. A influncia da

mdia e amigos. O valor da Religio para os adolescentes. Valores e formao moral em casa e no grupo religioso.
11.SEXUALIDADE: O papel dos pais e da escola. As escolhas. Os perigos do sexo. A

prostituio.
12.VCIOS: As influncias para o uso de drogas lcitas e ilcitas. O perigo dos

medicamentos. Os tratamentos e a preveno.


13.SADE E ESTTICA: A alimentao saudvel e de risco. A importncia das

atividades fsicas. O culto ao corpo. Cirurgia de correo esttica. CRONOGRAMA Julho Apresentao da proposta Organizao dos grupos Definio das aes Agosto Pesquisa Tabulao dos dados Definio do estilo de apresentao Setembro Contato com palestrantes Montagem do material a ser exposto Exposio 21.09 a partir das 10h RECURSOS

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

Humanos: Professora Alunos do 1 Ano Pblico em geral Palestrantes convidados Funcionrios da escola Coordenadores Direo Materiais: Dos alunos: Material de expediente; Banner; gravuras; camisetas; lembranas; notbook; data show; TV etc Da Escola Murais mveis e fixos (12); Mesas (12); Auditrio e Hall da Unidade I; Financeiros: Cada grupo dever estipular e organizar seus gastos. AVALIAO: Os alunos sero avaliados pelo aspecto cientfico do trabalho a partir de suas apresentaes orais, sendo que cada grupo apontar um avaliador que, juntamente com os professores, atribuiro conceitos a serem transformados em notas, cuja mdia ser obtida por meio de mdia aritmtica, a partir dos seguintes parmetros:
Insuficiente: (2,5) Regular: (5,0) timo (7,5) Excelente: (10,0)

Contedo Assunto de acordo com o solicitado; com embasamento cientfico e referncias; Recursos grficos: Recursos usados so adequados; esteticamente bem construdos; Apresentao oral Apresentaram desenvoltura, clareza e

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

segurana ao expor o contedo Aspectos Gramaticais

BIBLIOGRAFIA:

BECKER, D. O que adolescncia. So Paulo: Editora. Brasiliense, 1994. BRANDO, E.R(2003). O debate contemporneo sobre juventude. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2003.(Tese de doutorado). CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. Estatuto da Criana e do Adolescente: Lei Federal 8.069/1990. Goinia: Editora Kelps, 1996.
PEREIRA, E. D. Disponvel em: www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/adoles.html de ED Pereira - Artigos relacionados

SALGADO, Elisabeth. Disponvel em: http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/ que_e__a_adolescencia.htm

ANEXO MODELO DE PLANO DE AO

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

10

Plano de Ao TEMA: DELIMITAO DO TEMA: Ttulo:

Cronograma

agosto

Julho

Ao

Respon-svel

setembro

Local Sala de aula Sala de aula

Procedimentos Motivao dos alunos para a realizao do projeto - Organizao das equipes; - Sorteio dos temas - Reunio das equipes - Definio das aes

Apresentao do projeto Elaborao do Projeto

Professor Professor Alunos e

X X

Pesquisa

Professor Alunos

Biblioteca e sala de informtica

- Uso da biblioteca e sala de informtica para realizar as pesquisas; - Orientao aos alunos quanto aos melhores sites e livros; - Leitura e acompanhamento direto dos contedos para o trabalho

Reunio dos grupos Palestras

Professor alunos Professor alunos

X X

X X

Sala Auditrio

- Definio do estilo de apresentao - Montagem do material (vdeo, banners etc) - Convite aos alunos para participarem ativamente das palestras

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

11

Pais coordenao Convidados

Tema: Adolescncia: O que isso?

Montagem do material a ser exposto: banner, vdeo, slide etc

Professor alunos

Sala biblioteca

Destinar uma aula semanal para a produo do material Pesquisa de preos e encomenda de banner, camisa, lembranas etc

Culminncia 21.09.2012 (Sexta-feira) Dia do Adolescente

Professor alunos Pais Convidados Coordenao

Hall Auditrio

Apresentao dos resultados das pesquisas em formato de mural, banner, vdeo, exposio oral etc

BIBLIOGRAFIA:

Professora Especialista Alcione Alves 2012/2

12

You might also like