You are on page 1of 1

REGRAS DE OURO PARA EMAGRECER!

Estas orientaes so de autoria do Dr. Daniel Boarim que doutorando em medicina (UFPR), nutricionista (UFRJ), especialista em nutrio humana (UFL), Professor Universitrio, autor de 10 livros sobre alimentao e qualidade de vida, seus livros somam mais de 2 milhes de exemplares vendidos.

A DIETA 1000 muito comum recomendarmos uma dieta de 1000 calorias para emagrecer. Este parece o nmero mgico da perda de peso. Mas, no h nada de mgico nisso. Dietas com menos de 1000 calorias tendem a provocar m nutrio, especialmente se adotadas por perodo prolongado. Dietas com mais de 1200 calorias tendem a se afastar da dotao calrica mnima para uma perda de peso sustentvel. Mas, importante dizer, cada caso um caso e deve obrigatoriamente passar pelas mos de um especialista (nutricionista e/ou mdico). A dieta aqui sugerida apenas de carter informacional e educativo, e voc s deve adot-la com permisso de seu mdico ou nutricionista. Desjejum I
Po de forma integral, 2 fatias mdias* Ma (1 unidade mdia/grande) ou 2 colheres de sopa de granola Mamo (meio papaia) ou duas colheres de sopa de granola Iogurte light ou desnatado (200 ml)* Total

Caloria
150 80 80 80 390

* Para passar no po: use um pouco dos 200 ml do iogurte desnatado, temperado com sal marinho, cheiro verde, cebola, alho, etc. conforme seu gosto. Fica uma delcia.

No

acredite

em

promessas
Desjejum II
S frutas (para voc ter uma idia, uma quantidade bem grande de frutas como10 fatias mdias de abacaxi, 10 laranjas, ou 2 mangas grandes, totalizaro no mais que 400 calorias). Mesmo consumindo quantidades liberais de frutas, elas logo produzem saciedade, e o consumo de calorias baixo. Nas primeiras duas ou trs semanas, a dica adotar este desjejum. D excelentes resultados para apressar o processo de emagrecimento. Mas pode produzir hipoglicemia no meio da manh. Por isso importante lanchar uma fruta.

mirabolantes de emagrecimento mgico, sem esforo. Tambm no chegue ao outro extremo de se martirizar com regimes de fome. As pesquisas cientficas mostram claramente que passar muita fome no resolve, pois o corpo se desnutre, exigindo mais tarde uma indenizao pesada: os quilos perdidos voltam de novo. O caminho certo para emagrecer tem trs caractersticas bsicas:
1) Regime apropriado, calculado para cada pessoa. Voc tem uma dieta que se encaixa no seu caso. 2) Abordagem psquica, pois a obesidade tem, quase sempre, forte relao com problemas emocionais. 3) Atividade fsica adequada a cada caso. Ajudam muito no tratamento os meios naturais. Mas preciso consultar um especialista.

Lanche
Laranja (uma unidade)

Caloria
40

Almoo
Saladas cruas ( vontade) Arroz integral (3 colheres, das de sopa, cheias) Feijo (2 colheres, das de sopa, cheias) Vegetais B (vagem, brcolis, etc.: ao vapor), vontade* Prato protico (1 ovo cozido) Total

Caloria
20 a 30 90 70 100 100 380

*Aqui no entram batata, inhame, mandioca, batata-salsa. Entram cenoura, vagem, chuchu, espinafre, couve, vagem, abbora, beterraba, couve-flor, brcolis, etc. No use leo no preparo (cozinhar no vapor).

Almoo II
Podem substituir-se os componentes citados pelos seus equivalentes. Por exemplo, em lugar do ovo, podem-se usar 2 a 3 colheres, das de sopa, de PVT (protena vegetal texturizada), ou 4 a 5 colheres, das de sopa, de tof. O mesmo se pode fazer com o feijo (substitu-lo por lentilha ou ervilha), e assim por diante.

Lanche
gua de coco (1 copo mdio) ou fruta (por exemplo, uma fatia de abacaxi, melo ou melancia)

Caloria
40

Jantar
Sopa leve de legumes, sem leo, batata ou massas (350 ml) Torrada integral (uma unidade) Ricota (uma fatia fina, de 25 g) Total

Caloria
100 40 40 180

Este programa segue a orientao de alimentao lacto-ovo-vegetariana e naturista. Dieta de 1.000 a 1.200 calorias.

Ceia
Ma (meia unidade mdia)

Caloria
40

You might also like