You are on page 1of 4

QUESTIONRIO 3 AVALIAO

1. Defina Leishmaniose. R- So doenas infecciosas causadas por protozorios, que podem afetar tanto o homem como o animal. 2. Quantas e quais so as formas que a Leishmaniose se apresenta no Brasil? R- Duas. Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). 3. Qual o perodo de incubao da Leishmaniose Tegumentar e Leishmaniose visceral? R- LTA => de uma a quatro semanas; LV => de dez dias a 24 meses. 4. Qual o mecanismo de transmisso da Leishmaniose? R- transmitido pelo inseto hematfago-Flebtomo, o Lutzomya Longipalpis infectado. 5. Qual o agente etiolgico da Leishmaniose Tegumentar? R- L. Braziliensis; L. Amazonensis e L. Guyanensis. 6. Qual o agente etiolgico da Leishmaniose Visceral? R- L. Donovani; L. nfantum e L. Chagasi. 7. Qual o modo de transmisso da Leishmaniose? R- Indireto. Atravs de um vetor na forma promastigotas. 8. Quais as formas de apresentao da Leishmaniose Tegumentar? R- Cutnea => classifica-se por papulas, ulceras com ou sem esudao. Mucosa => caracteriza-se por infiltrao, ulcera e destruio dos tecidos da cavidade nasal. 9. Como se d o diagnostico da Leishmaniose? R- Clinico; Laboratorial => exame sorolgico (Elisa e imunofluorescencia). 10. Quais as formas evolutivas da Leishmaniose? R- Amastigotas => no hospedeiro vertebrado; Promastigotas => Inseto-Vetor. 11. Quais os reservatrios da Leishmaniose mais importantes no Brasil? R- O co e a raposa. 12. A forma Amastigota da Leishmaniose Visceral tem tropismo por quais rgos do corpo, e quais os sintomas? R- Fgado, Bao e Medula ssea. Febre, anorexia, perda de peso, hepatoesplenomegalia (aumento do fgado e do bao), alteraes circulatrias, plaquetopenia, e anemia. 13. Cite as formas da Leishmaniose Visceral. R- Inaparente => Assintomtica; Aparente => que classificada em: Aguda, Clssica e Refratria (a mais grave). 14. Como se d o tratamento da Leishmaniose? R- Com Glucantime. No caso de resistncia a esse medicamento a segunda escolha so os medicamentos Anfotericina B e Pentamidina.

15. Cite algumas atribuies de enfermagem no tratamento da Leishmaniose. R- Identificar sinais e sintomas; observar aspecto da pele e mucosa; pesar o paciente; orientar quanto a importncia da dieta; atentar quanto as reaes da medicao; fazer controle hdrico; fazer curativo na leso da LT; evitar uso de salicilato (AAS); observar sono e repouso. 16. Defina Aranesmo. R- Acidentes ou intoxicao causados por aranhas. 17. Defina Aracnidsmo. R- Acidentes causados por artrpodes, alm das aranhas, os escorpies, caros, entre outros. 18. Como tambm conhecida a Loxosceles? R- Como Aranha Marrom. 19. Fale sobre a Loxosceles. R- Conhecida como aranha marrom, a mais perigosa para o homem, aps sua picada apresenta sinais e sintomas graves e pode levar a morte. 20. Defina Loxoscelismo. R- a forma mais grave de acidente por aranesmo por Loxoceles (aranha marrom) no Brasil. 21. Descreva como ocorre a ao do veneno da aranha marrom. R- Por ao direta ou indireta, o veneno atua sobre as membranas das clulas, em virtude dessa ao, so ativadas o sistema complemento da coagulao e das plaquetas desencadeando intenso processo inflamatrio no local da picada, acompanhado de obstruo de pequenos vasos, edema, hemorragia e necrose focal. a forma mais grave de envenenamento. 22. A picada da aranha marrom quase sempre imperceptvel e o quadro clinico em decorrncia do envenenamento se apresenta sob dois aspectos fundamentais. Quais so esses aspectos? R- Forma Cutnea e Forma Cutnea Visceral (Hemoltica). 23. Quais os sintomas caractersticos do Loxoscelismo? R- Dor e queimao; leses hemorrgicas focais, mescladas com reas plidas de isquemia e necrose. 24. Qual a principal causa de bito no Loxoscelismo? R- A Insuficincia Renal Aguda (IRA) 25. Como pode ser classificado o acidente Loxocelio com base nas alteraes clinico-laboratorial e identificao do agente causal? R- Leve; Moderada e Grave. 26. Quais as complicaes do Loxoscelismo? R- Local => Infeco secundria; Perda tecidual; Cicatrizes desfiguradas. Sistmica => A principal complicao a Insuficincia Renal Aguda. 27. Como se d o diagnostico do Loxoscelismo? R- No existe exame diagnstico especfico. Alteraes laboratoriais dependem da forma clinica do envenenamento, podendo ser observado. 28. Como se d o tratamento no Loxoscelismo? R- Nas fases Moderada e Grave, soroterapia com soro Antiaracnidico e Prednisona. 29. Defina Acidente Botrpico. R- Corresponde a acidente ofdico (com cobras), por cobras de cauda lisa, que responsvel por cerca de 90% dos envenenamentos no pas.

30. Quais as manifestaes locais em um Acidente Botrpico? R- Dor; edema; equimose e sangramento na picada. 31. Com base nas manifestaes clinicas e visando orientar a teraputica a ser empregada, como so classificados os Acidentes Botrpicos? R- Leve; Moderado e Grave. 32. Quais os sinais e sintomas sistmicos, no Acidente Botrpico? R- Hipotenso Arterial; Choque. Oliguanria; Hemorragias intensas. 33. Quais as complicaes locais no Acidente Botrpico? R- Sndrome compartimental; Abscesso e Necrose. 34. Quais as complicaes sistmicas no Acidente Botrpico? R- Choque e Insuficincia Renal Aguda (IRA). 35. Quais os exames complementares para diagnosticar casos de Acidente Botrpico? R- Tempo de coagulao e Laboratoriais => Hemograma, Sumrio de Urina, mtodos de Imunodiagnostico. 36. Como se d o tratamento especfico no Acidente Botrpico? R- Atravs de soroterapia com SAB (soro antibotrpico), SABC (soro antibotrpico-crotlico) e SABL (soro antibotrpico-laqutico). 37. Cite as manifestaes locais no Acidente Crotlico. R- No h dor, ou esta pode ser de pequena intensidade; parestesia local ou regional, pode ser acompanhada de edema discreto ou eritema na picada. 38. Quais os sinais e sintomas sistmicos no Acidente Crotlico? R- Geral => Mal-estar, prostrao, sudorese, nuseas vmitos, entre outros; Neurolgicas => Surgem nas primeiras horas aps a picada: Fcies miastnica, viso turva, viso dupla, dificuldade de deglutio, alteraes do paladar e olfato; Musculares => Mialgia, mioglobinria, rabdomilise; Distrbios da Coagulao => Aumento do TC, gengivorragia. 39. Relacionado a manifestaes sistemicas qual a diferena do Acidente Botrpico do Acidente Crotlico? R- A Neurolgica. 40. Quais a complicao local no Acidente Crotlico? R- Parestesias locais duradouras, porem reversvel. 41. Qual a complicao sistmica no Acidente Crotlico? R- Insuficincia Renal Aguda (IRA). 42. Quais tipos de exames complementares so feitos para diagnosticar o Acidente Crotlico? R- Sangue e Urina. 43. Como se d o tratamento especfico no Acidente Crotlico? R- Atravs de soroterapia com SAC (soro anticrotlico), poder ser utilizado SABC (soro antibotrpico-crotlico). 44. Qual a complicao comum entre todos os Acidentes Ofdicos? R- A Insuficincia Renal Aguda (IRA). 45. Defina acidente laqutico. R- Acidente causado por serpentes de cauda escamosa encontradas em reas florestais, a exemplo da Surucucu.

46. Cite as manifestaes locais no Acidente Laqutico. R- Dor e edema, que podem progredir para todo o membro. Podem surgir vesculas e bolhas de contedo seroso ou sero-hemorrgico nas primeiras horas do acidente. 47. Cite as manifestaes sistmicas no Acidente Laqutico. R- Hipotenso arterial, tonturas, escurecimento da viso, bradicardia, clicas abdominais, e diarreia. 48. Como so classificados os Acidentes Laquticos? R- Moderados e graves. No existem casos leves. 49. Quais as complicaes no Acidente Laqutico? R- Sndrome compartimental, necrose, infeco secundria, abscesso, dficit funcional. 50. Qual o exame complementar mais importante no Acidente Laqutico? R- Determinao do tempo de coagulao. 51. Como se d o tratamento no Acidente Laqutico? R- Atravs de sorologia com o soro antilaqutico ou soro antibotrpicolaqutico. 52. Defina Acidente Elapdico. R- Acidente por serpentes peonhentas, a exemplo da cobra coral. o tipo mais grave de acidente por cobras, pois causa Insuficincia Aguda Respiratria podendo levar a morte. 53. Como se d o quadro clinico no Acidente Elapdico? R- Os sintomas aparecem em menos de uma hora aps a picada. Recomenda-se a observao clinica do acidentado por 24 horas. 54. Cite as manifestaes locais no Acidente Elapdico. R- Dor local e geralmente acompanhada de parestesia com tendncia a progresso proximal. 55. Cite as manifestaes sistmicas no Acidente Elapdico. R- Fraqueza muscular, vomito ptose palpebral, oftalmoplegia, fceis miastnica, ou neurotxica, mialgia localizada, dificuldade para deglutir. 56. Qual a complicao caracterstica no Acidente Elapdico? R- Insuficincia Respiratria Aguda. 57. Quais os exames complementares no Acidente Elapdico? R- No h exames especficos para o diagnostico. 58. Qual o tratamento especfico no Acidente Elapdico? R- Atravs de sorologia com o soro antilelapdico. S o soro pode livrar o paciente da morte. 59. Como so classificados os casos no Acidente Elapdico? R- No existem casos leves ou moderados, s casos graves. Tem que administrar o soro antielapdico imediatamente.

You might also like