You are on page 1of 9

Proposta de Comunicao ao IV Simpsio Internacional de Teologia e Cincias da Religio da PUC Minas

Ritual apomtrico e suas intersees com o Espiritismo Izabela Matos Floriano Mendona1

A utilizao de terapias religiosas sempre estiveram presente no campo religioso brasileiro, principalmente as terapias adivindas das religies medinicas espritas que foram e ainda so alvo de discusses tanto no campo religioso como cientfico. Com as mudanas ocorridas no cenrio das religies e no campo das religies medinicas espritas, novas terapias tem adentrado os centros espritas kardecistas, dentre elas a apometria. Uma nova terapia que surge em 1965, dentro de um hospital esprita em Porto Alegre desenvolvida pelo mdico esprita Jos Lacerda. Utilizada tanto em centros de terapias holsticas, centros espritas kardecistas e outros, traz consigo novas perspectivas rituais para as terapias medinicas espritas, onde suas inovaes levantaram polmicas quanto a sua pertena ou no ao espiritismo. A apometria tem sido amplamente utilizada fora do ambiente religioso, prtica que observamos ao acompanhar os atendimentos de um Grupo de Apometria na cidade de Juiz de Fora, MG. Esse grupo se rene em uma clnica de terapia holstica e utiliza a tcnica de origem religiosa em seus tratamentos. Mesmo no assumindo carter religioso e no se vinculando a instituio religiosa qualquer, as interlocues e intersees religiosas esto presentes a todo momento no ritual teraputico do grupo. Assim, apartir das observaes realizadas neste grupo vimos levantar semelhanas e diferenas no ritual teraputico apomtrico e o ritual do espiritismo a fim de interpretar at onde as terapias holticas se encontram com as terapias religiosas espritas.

PALAVRAS-CHAVE: Ritual, Perspectiva, Terapias religiosas, Espiritismo

Enfermeira Mestranda em Cincia da Religio , Programa de Ps graduao em Cincia da Religio PPCIR / Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Endereo eletrnico: izabelamatos@hotmail.com

2. APOMETRIA TERAPIA DA CASA DO JARDIM Em meados de 1965, um grupo esprita no Rio Grande do Sul2, liderado pelo mdico Jos Lacerda, trouxe novas polmicas ao meio esprita com a introduo uma nova terapia denominada apometria. A apometria surge a partir da tcnica anmica, hipnometria, desenvolvida pelo porto riquenho farmacutico e bioqumico Luiz Rodrigues, que acredita desdobrar os corpos dos doentes e lev-los para serem tratados no plano espiritual. Ao assistir duas demonstraes da tcnica, Dr. Jose Lacerda resolve estud-la aprimorando-a de chamando-a de apometria3, pois hipnoterapia remetia a idia de hipnose, porm a tcnica no levava o paciente a este estado (COSTA, 1997). Assim, a apometria considerada um procedimento/tcnica/mtodo utilizado por meio das bioenergias de pessoa ou grupo, para separar os corpos sutis dos mesmos, principalmente do corpo astral ou periesprito do paciente (encarnado), a fim de trat-lo com maior eficincia. (LACERDA, 2002). A tcnica considerada por seus praticantes mais eficaz ao tratamento de doenas mentais, espirituais, fsicas e psicolgicas que as terapias espritas convencionais. Pode ser aplicada a qualquer pessoa independentemente de raa, credo, idade, sexo ou doena. (GREENFIELD, 1999). Essa tcnica se desvia do espiritismo tradicional, pois desenvolve experincias que incluem a fsica moderna e crena nas entidades das religies afro-brasileira. O grupo diz ser capaz de transportar uma parte do corpo4 do paciente para o mundo astral, onde tratado por mdicos do astral. Segundo os apmetras, no plano astral so realizadas cirurgias espirituais, regresso dos espritos desencarnados a vidas passadas, desobsesso convencional e invocao dos espritos das religies afro-brasileiras muitas vezes responsveis pelos sintomas das doenas apresentados pelo paciente. (GREENFIELD, 1999).

O grupo do Dr. Jos Lacerda comeou a se reunir em 1960 no prdio Casa do Jardim localizado em uma rea do Hospital Esprita de Porto Alegre, criado pela Federao Esprita. Em 1987, o grupo foi convidado a sair do prdio devido a utilizao da tcnica apometria que contrariava as crenas e formas de tratamentos definido pela Federao Esprita que administrava o hospital, a partir da o grupo continua seus atendimentos fora do hospital em espaos alugados eq ou em centros de umbanda (GREENFIELD, 1999, p.59). 3 O termo apometria se origina do grego apo (alm de) e metron (medida) que literalmente, significa "sem medida" ou "alm da medida". (LACERDA, 2002). 4 Divergindo dos espritas, os adeptos da apometria acreditam que o indivduo formado por sete corpos. Sendo dois materiais (etrico, Somtico) e cinco espirituais (tmico, bdico, mental superior, mental inferior e astral). Acrescentam a sua tcnica conhecimentos orientais, de teosofia, fsica moderna e esoterismo.

O crescimento da aplicao e divulgao da apometria fez com que grupos espritas de vrias partes do pas procurassem o grupo do Dr. Jos Lacerda no Rio grande do Sul para aprender como usar a nova terapia. Seu crescimento no final do sculo XX e incio deste sculo no acontece somente dentro dos centros espritas, mas tambm, em consultrios de psicologias e terapias holsticas. A tcnica no considerada esprita pelos apmetras, pois segundo eles a apometria pode ser utilizada por qualquer pessoa treinada. Mesmo se desvinculando do espiritismo, a apometria no deixa de utilizar as tcnicas convencionais espritas de passes, leitura do evangelho segundo espiritismo, doutrinao dos obsessores, atendimentos distncia em sua proposta teraputica. Com cunho da moral esprita a tcnica est associada ao discurso de melhoramento ntimo, da caridade, da tica. Seu precursor salienta ainda, que na maioria dos casos ela deve ser utilizada em ambiente que tenha um suporte dos espritos superiores, associando sua maior eficcia quando utilizada por mdiuns desenvolvidos mediunicamente. (LACERDA, 2002; COSTA, 1997). Os espritas reforam o discurso de que a apometria no esprita, primeiro por que os prprios apmetras o dizem e segundo pelo fato da apometria no est fundamentada nas obras de Kardec. Lacerda salienta que os espritas deixaram de lado o cunho cientfico do espiritismo e embrenharam o espiritismo por uma religiosidade sincrtica distanciando-se do cientfico e atribui o estudo da apometria o retorno ao cientfico do espiritismo (LACERDA, 2002; COSTA; 1997). Ao se entender cincia, a apometria assim como o espiritismo busca se legitimar ao afirmar ser o retorno dos estudos cientficos do espiritismo. Alm de associar a apometria a cincia, ela tambm utiliza outras terapias alternativas e absorve tambm as idias de alguns grupos espritas sobre as religies afros como tendo a Umbanda entidades5mais forte para lidar com doenas ou problemas espirituais causados por magia, trabalhos ou feitios (CAMARGO, 1961).

Espritos desencarnados que vem no mundo fsico para auxiliar os trabalhos espirituais a partir dos mdiuns (sensitivos com capacidade de se comunicarem com os espritos desencarnados.)

DOENAS DO CORPO E DA ALMA

Com o advento da Repblica e o princpio constitucional da liberdade religiosa, o espiritismo consagra-se como uma doutrina da caridade e da assistncia aos pobres, sobretudo aonde a terapia de passes, a fluidificao de gua, o atendimento fraterno e a desobsesso (espcie de ritual dialgico de exorcismo e converso de espritos baixos) vieram a suplantar a anterior nfase no receitismo medinico sem, contudo, eliminar sua prtica. (LEWGOY, 2006b; CAVALCANTI, 1983; CAMURA, 2000). Os espritas6 acreditam na existncia de dois mundos: um fsico e material onde vivemos, e um espiritual e invisvel habitado pelos espritos. Eles crem tambm que as pessoas so uma reunio de trs elementos ou componentes bsicos: o corpo, o periesprito e o esprito. O esprito transcendente torna-se alma e d ao corpo com seus rgos ao e inteligncia quando encarnado. Alma e corpo so unidos pelo periesprito, fluido universal mediador nas passagens e comunicaes entre os dois mundos, material (visvel) e espiritual (invisvel). (CAVALCANTI, 1983). Por acreditarem na existncia de dois mundos, crem que as doenas possam ser de ordem fsica ou espiritual, causadas devido ao dos espritos sobre o encarnado (obsesso), doenas crmicas (produto de um mal realizado no passado do esprito, adquiridas nesta vida para expiao e elevao espiritual) magia, mediunidade e por microorganismos vivos. (GREENFIELD, 1999; CAVALCANTI, 1983). Para se entender o processo do adoecimento na concepo esprita preciso entender como acontece juno do corpo, esprito e periesprito. Quando o esprito encarna, o corpo espiritual acopla ao corpo somtico atravs do periesprito. Os pontos de juno so chamados plexos, uma rede de vasos sanguneos e nervos do sistema linftico, as partes que correspondem ao periesprito so chamadas chacras. Quando os plexos do corpo somtico e os chacras se unem adequadamente, esto em equilbrio. A doena ocorre no corpo quando acontece uma desarmonia entre o corpo somtico e o periesprito. (GREENFIELD, 1992, 1999; CAVALCANTI, 1983).

Os espritas em geral tem a mesma concepo de doena fsica e espiritual, as maiores divergncias so quanto a formas de tratamento.

Eles acreditam que algumas doenas mentais7 surgem no indivduo devido ao de foras eletromagnticas que desequilibram os corpos somticos. Esses desequilbrios so trazidos por desencarnados de baixo nvel tentando se comunicar ou controlar o corpo do indivduo, ou por pensamentos negativos, cimes, inveja e outros de seres encarnados. Estes desequilbrios podem se manifestar em forma de doenas fsicas, e caso isso acontea devem ser tratadas e curadas espiritualmente, por intermdio dos mdicos do espao e terapias espirituais. Essas doenas podem voltar a qualquer momento, pois so parte permanente da experincia dos seres encarnados. Acreditam tambm na existncia das doenas fsicas, causadas por microorganismos e seus tratamentos pela medicina convencional e encaminham os pacientes para os mdicos da terra quando entendem ser necessrio, porm entendem que doenas espirituais devem ser tratadas pela medicina espiritual. (GREENFIELD, 1992, 1999). Os espritas aceitam a medicina moderna, porm, consideram limitada sua capacidade de tratamento e cura. Entendem que ela s consegue tratar as doenas somticas, as doenas espirituais devero ser tratadas pelos mdiuns curadores e as terapias espirituais. (GREENFIELD, 1999). Por isso procura-se os centros e terapias espritas.

3.1 O tratamento esprita das doenas

Mesmo com os avanos da medicina moderna, os pacientes no deixam de recorrer s medicinas espiritualistas da umbanda, do candombl e dos centros kardecistas como forma de terapia popular, na busca pela cura das doenas (LUZ, 2005). Por isso que a funo teraputica do espiritismo assume grande visibilidade na sociedade brasileira, pois segundo Lewgoy (2006b) uma religio ao prestar servios de cura, acaba sendo disseminado por um universo de abrangncia muito maior que o limites de seus praticantes, fato evidenciado ao grande nmero de pessoas que procuram centros espritas em busca de tratamento de doenas e soluo de problemas de relacionamento. Na dcada de 1980, o antroplogo Sidney M. Greenfield vem ao Brasil e inicia estudos sobre as curas espirituais das religies espritas brasileira. Segundo ele h quatro modalidades, cirurgia espiritual, passes magnticos, desobsesso e cura distncia. (GREENFIELD, 1999).

Doenas mentais podem estar associadas a mediunidade no desenvolvida, solucionada quando paciente converte ao espiritismo e inicia seu contato com seus mentores espirituais. (CAMRGO, 1961)

As cirurgias espirituais so procedimentos mdicos realizados por mdiuns curadores em transe. Nas intervenes cirrgicas no so utilizadas tcnicas de assepsia e no h relato de dor ou infeco, por que a anti-sepsia e analgesia so realizadas pelos especialistas espirituais. Os espritas explicam que nem todas as doenas podem ser curadas, pois se doenas crmicas fossem curadas anulariam o desenvolvimento espiritual da encarnao (GREENFIELD, 1999). As cirurgias espirituais sem assepsia e anestesia foram alvo de crticas e conflitos entre espritas dos diversos grupos e associaes mdicas espritas, que desaprovam os procedimentos no as consideram prticas espritas, e entre os conselhos de medicina que as consideram charlatanismo e exerccio ilegal da medicina. (GREENFIELD, 1992; GUIMBELLI, 1997). Com a grande disseminao da doutrina esprita e das cirurgias espirituais, os procedimentos cirrgicos dos espritos hoje em dia, no so realizados no plano material, somente no plano espiritual (GREENFIELD, 1999). Segundo Cavalcanti (1983), o passe um terapia onde ocorre transmisso de energia aos doentes, pode ser dividido em trs tipos: o passe espiritual (dado pelos espritos que atuam diretamente sobre os espritos encarnados); o passe magntico (transmisso de energias do prprio mdium e podem ser dado por pessoas sem credo algum) e o passe medinico (considerado o passe esprita, centrado na figura do mdium que serve de veculo para os fludos que os espritos doam). O tratamento de desobsesso pode ser realizado com passes magnticos e doutrinao do esprito causador das perturbaes mentais, na tentativa de esclarecer e convenc-lo a largar o paciente perturbado. Ao final as curas distncia so realizadas porque os espritas acreditam que todas essas prticas so dispensveis e os espritos curadores podem agir sem intermedirios, enviam a solicitao de ajuda aos centros que retornam dando orientaes aos pacientes de quando ser realizado o atendimento. (GREENFIELD, 1999). Todas essas terapias so utilizadas tambm na umbanda, porm so acrescidas de oferendas, banhos, fitoterapia e outras modalidades teraputicas prximas da cultura africana. (CAMARGO, 1961). Alm das cirurgias espirituais, Sidney M. Greenfield acompanhou um grupo esprita no Rio Grande do Sul, liderado pelo mdico Jos Lacerda, que trouxe novas polmicas ao meio esprita com a introduo uma nova terapia denominada apometria. Essa tcnica se desvia do espiritismo tradicional, pois desenvolve experincias que incluem a fsica moderna e crena nas entidades das religies afro-brasileira. O grupo diz ser capaz de transportar uma parte do

corpo8 do paciente para o mundo astral, onde tratado por mdicos do astral. No plano astral so realizadas cirurgias espirituais, regresso dos espritos desencarnados a vidas passadas, desobsesso convencional e invocao dos espritos das religies afro-brasileiras muitas vezes responsveis pelos sintomas das doenas apresentados pelo paciente. (GREENFIELD, 1999). As pessoas que recorrem apometria, na maioria das vezes no so espritas ou tem conhecimento prvio do espiritismo e na maioria das vezes no se convertem ao espiritismo, ou seja, a apometria como tcnica, no assume papel de converso ao espiritismo, apesar de Dr. Lacerda orientar os pacientes a fazerem leitura de obras espritas para que possam entender melhor o trabalho dos espritos (GREENFIELD, 1999).

3.2 Terapia da casa do jardim

O grupo do Dr. Jos Lacerda comeou a se reunir em 1960 no prdio Casa do Jardim localizado em uma rea do Hospital Esprita de Porto Alegre, criado pela Federao Esprita. Em meados do sculo XX, por volta de 1965 o grupo da Casa do Jardim, inicia os trabalhos com uma nova tcnica de cura denominada apometria, tcnica essa considerada por seus praticantes mais eficaz ao tratamento de doenas mentais, espirituais, fsicas e psicolgicas que as terapias espritas convencionais. Pode ser aplicada a qualquer pessoa independentemente de raa, credo, idade, sexo ou doena. A apometria surge a partir da tcnica anmica hipnometria desenvolvida pelo porto riquenho farmacutico e bioqumico Luiz Rodrigues, que acredita desdobrar os corpos dos doentes e lev-los para serem tratados no plano espiritual. Ao assistir duas demonstraes da tcnica, Dr. Jose Lacerda resolve estud-la aprimorando-a de chamando-a de apometria, pois hipnoterapia remetia a idia de hipnose, porm a tcnica no levava o paciente a este estado (COSTA, 1997). O termo apometria se origina do grego apo (alm de) e metron (medida). Em interpretao literal, significa "sem medida" ou "alm da medida". Apometria um procedimento/tcnica/mtodo utilizado por meio das bioenergias de pessoa ou grupo, para separar os corpos sutis dos mesmos, principalmente do corpo astral ou periesprito do paciente (encarnado), a fim de trat-lo com maior eficincia. (LACERDA, 2002).

Divergindo dos espritas, os adeptos da apometria acreditam que o indivduo formado por sete corpos. Sendo dois materiais (etrico, Somtico) e cinco espirituais (tmico, bdico, mental superior, mental inferior e astral). Acrescentam a sua tcnica conhecimentos orientais, de teosofia, fsica moderna e esoterismo.

Em 1987, o grupo foi convidado a sair do prdio devido suas crenas e forma de tratamentos contrrios ao espiritismo definido pela Federao Esprita que administrava o hospital. (GREENFIELD, 1999). A continuidade de seus atendimentos fora do hospital, fez com que crescesse a aplicao e divulgao da apometria onde diversos grupos espritas de vrias partes do pas procuraram o grupo no Rio grande do Sul para aprender como us-la em seus trabalhos de cura. Assim seu crescimento no final do sculo XX e incio deste sculo, no s acontece dentro dos centros espritas como em consultrios de terapias holsticas. A tcnica no considerada esprita pelos apmetras, pois segundo ele que pode ser utilizada por qualquer pessoa treinada. Os espritas reforam o discurso de que ela no esprita, primeiro por que os prprios apmetras o dizem e segundo assim como falam de outras terapias alternativas, a apometria no est fundamentada nas obras de Kardec. Essa polmica cresce ao explorarmos os discursos e leituras dos nativos apmetras, pois tem a tcnica como cientfica e no esprita. Lacerda salienta que os espritas deixaram de lado o cunho cientfico do espiritismo e embrenharam o espiritismo por uma religiosidade sincrtica distanciando-se do cientfico e atribui o estudo da apometria o retorno ao cientfico do espiritismo (LACERDA, 2002; COSTA; 1997). Ao se entender cincia, a apometria assim como o espiritismo busca se legitimar ao afirmar ser o retorno dos estudos cientficos do espiritismo. Mesmo desvinculando sua tcnica do espiritismo, ele no deixa de utilizar as tcnicas convencionais espritas de passes, gua fluda, leitura do evangelho segundo espiritismo, doutrinao dos obsessores, atendimentos distncia. Com cunho da moral esprita a tcnica est associada ao discurso de melhoramento ntimo, da caridade, da tica e defendida que na maioria dos casos deve ser utilizada em ambiente esprita com suporte dos espritos superiores, associando sua maior eficcia a utilizao da mesma por mdiuns desenvolvidos mediunicamente. (LACERDA, 2002; COSTA, 1997). Alm de associar a apometria a cincia, ela tambm utiliza outras terapias alternativas e absorve tambm as idias de alguns grupos espritas sobre as religies afros como tendo a Umbanda entidades9mais forte para lidar com doenas ou problemas espirituais causados por magia, trabalhos ou feitios (CAMARGO, 1961). No caso do grupo da Casa do Jardim Dr. Jos Lacerda, consegue com que alguns mdiuns de seu grupo v a um centro de umbanda e aprendam a se comunicar e lidar com essas entidades (GREENFIELD, 1999).
9

Espritos desencarnados que vem no mundo fsico para auxiliar os trabalhos espirituais a partir dos mdiuns (sensitivos com capacidade de se comunicarem com os espritos desencarnados.)

Alm da discusso quanto a sua eficcia e pertena ao espiritismo, a apometria retoma as discusses quanto presena das religies afro-brasileiras e do sincretismo e uso de terapias alternativas no espiritismo brasileiro, combatidas dentro das casas espritas federadas e das Associaes Mdicas Espritas, que ao defenderem o modelo de espiritismo da FEB promovem reaes puristas de volta s origens kardequianas. Essas reaes fazem com que movimentos opostos em direo s terapias novaeristas, cresam e intensifiquem o psicologismo na reflexo de espritas e, reafirmem o compromisso de envolvimento social e educacional nas campanhas das federaes espritas regionais (DANDREA, 2000; LEWGOY, 2006b). Segundo DAndrea (2000) essas diversidades de terapias dentro das casas espritas surgem onde a porosidade brasileira flexvel em absorver sistemas religiosos e espiritualistas que intensifiquem a relao entre os mundos visveis e invisveis levam a parcelas da populao esprita sequiosas de conquistas materiais a procurarem outros sistemas que tem as prticas mgicas, esotricas e paracientficas permitidas para atenderem suas necessidades individuais.

You might also like