You are on page 1of 27

TCNICAS DE APRENDIZADO CURSO DE MEMORIZAO SUPER POWER OU TCNICA JAPONESA (SHIRO)

PAGINA 1 DE 27

Hoje em dia est mais do que claro que o bom aluno no aquele que decora, e sim o que entende a razo de ser das coisas. Quando voc entende, voc no precisa decorar. Voc pode deduzir as coisas porque sabe como elas funcionam. No entanto, cedo ou tarde voc vai notar que no vestibular h uma coisa que precisa ta muito ligado: T E M P O ! TEMPO precioso demais numa prova. Voc no pode perder tempo demais tentando deduzir uma frmula, ou demonstrar coisas que no foram pedidas. por isso que voc precisa memorizar. Voc vai economizar um tempo enorme simplesmente memorizando . Isso se aplica a leis, frmulas, regras, e mtodos de se resolver determinados problemas. Voc ouve falar que os nerds so burros porque decoram. Mas pense bem: numa prova que voc tm vrias questes para resolver em poucas horas, no seria inteligente fazer isso para ganhar tempo? Claro!!! O que acontece que muita gente alega que no tem saco pra decoreba. Quando voc pensa em decorar, bate logo aquela idia de ficar horas e horas sentado na cadeira repetindo um monte de vezes a mesma coisa, no ? por isso que muita gente no gosta de estudar. Afinal, a escola s ensina o que estudar, e no como....

PAGINA 2 DE 27

Eles no ensinam alguns mtodos eficazes no processo de memorizao, que poderiam salvar os alunos horas e mais horas de cansao mental. E no para por a.... Alm de saber memorizar facilmente, necessrio ao mesmo tempo um sistema para se entender melhor aquilo que est sendo estudado. Isso sim ser inteligente. Afora ns vamos lhe mostrar alguns mtodos extremamente eficazes para aumentar sua capacidade de memorizao e aprendizado, para que voc possa literalmente degustar qualquer informao em tempo recorde! Assim que estiver pronto, prossiga e bom resultados!!! CAPTULO I FICHAS DE ESTUDOS Voc sabe por que aqueles cares 4 por 6 vendem tanto? Porque eles servem como fichas. Existem vrios tipos de fichas. Fichas para catalogar uma biblioteca, fichas para cadastrar clientes de uma loja, fichas para organizar um relatrio sobre um assunto, etc. Mas tambm existe um tipo de ficha que daqui para frente ser a mola mestra do nosso processo de estudo...Sabe qual ? Ficha de estudo! Ficha de estudo um pequeno carto (de preferncia aquele 4 por 6) em que voc pode escrever de forma resumida tudo sobre uma determinada matria que estudou. Voc pode simplesmente resumir a idia principal dos tpicos mais importantes que estudou durante o dia.
PAGINA 3 DE 27

No entanto, aconselhvel anotar os pontos-chave (os nomes, frmulas, datas, etc que forem cruciais na hora de resolver uma determinada questo), e reservar um espao para referencias (pginas de livros, e tambm para que voc possa aprofundar melhor a matria) Fazendo os cartes conforme est explicado acima, voc dever levar no mximo uns 5 ou 10 minutos para revisar cada um. Voc pode revisar nas horas vagas, um pouco antes de dormir, ou a qualquer hora do dia que der na telha! Esse cartes tambm servem para voc ter uma noo concreta do quanto j estudou, e uma forma de organizar e acessar a matria bem fcil e rpida (separe-os por matria). No toa que quase todos os estudantes que passam no vestibular fazer uso dessa tcnica (embora no seja num nvel to avanado como voc ver agora). Alem disso, esses cartes vo ser de suma importncia para o nosso prximo passo... Obs: Procure estar a par do que vai escrever antes de comear a fazer a ficha. Voc far melhor e mais rpido do que se tentar aprender e fazer a ficha ao mesmo tempo. CAPTULO II O MTODO DA REVISO DINMICA Esse mtodo funciona majestosamente para qualquer memorizao longo prazo. E o que melhor: precisa de muito pouco esforo!

PAGINA 4 DE 27

Vou resumir o que voc precisa fazer: A) Estudar normalmente a matria, por cerca de no mximo uma hora. Esse o tempo que sua mente pode trabalhar sem se esforar demais. Aps isso, voc precisa dar um descanso de cerca de 10 minutos. B) Revisar 10 minutos aps aprender Depois que voc passa uma hora estudando, sua mente ter absorvido a informao que voc aprendeu, e sua capacidade de recordao ter aumentado. Essa capacidade se eleva durante 10 minutos, e depois cai bruscamente.... Voc precisa aproveitar enquanto ela est no auge! Em outras palavras, se voc rever o que aprendeu nesses 10 minutos, voc vai estar revisando a informao no momento que ela est mais forte no seu crebro. Aps fazer isso, essa informao ficar bastante presente na sua mente por cerca de 1 dia. S ento, ela comear se enfraquecer, e voc precisar prosseguir para a etapa seguinte.... C)Revisar depois de 1 dia No dia seguinte (no muito tarde), a informao que voc aprendeu no dia anterior ainda estar fresca. Mas se voc deixar de lado e no revisar, pode cair no total esquecimento! Com isso entendido, voc sabe o que precisa fazer: mais uma reviso!

PAGINA 5 DE 27

Porm, essa reviso agora vai durar mais tempo na sua mente. Em geral, dura cerca de 1 semana. D)Revisar depois de uma semana Normalmente, volta aquela velha histria... REVISO! Aps uma semana, voc precisar revisar novamente aquilo que aprendeu. Agora voc j deve estar comeando a perceber que ser necessrio algum tipo de organizao, para que voc saiba o que precisa revisar, e principalmente, quando. Voc ver uma combinao extremamente eficaz para fazer isso adiante. Mas antes, vejamos mais alguns estgios essenciais desse processo. E) Revisar depois de 1 ms Agora se estendeu para 1 ms. Voc est quase na reta final para a memria permanente, ento v se no d nenhum vacilo! F) Revisar depois de 6 meses Essa a ltima reviso que voc precisa fazer. Aps isso, a informao dever ficar guardada na sua memria longo prazo, ou memria permanente. Esse mtodo que estou lhe ensinando foi cientificamente comprovado, e portanto, basta voc seguir essas orientaes religiosamente! Algumas pessoas vo dizer que no tm tanto tempo assim para fazer tantas revises.
PAGINA 6 DE 27

O bom disso tudo que voc s precisa de alguns minutos para fazer cada reviso! (uns 5 10 deve ser suficiente). Alm, claro, de uma boa organizao (para que voc saiba o que, e quando precisa revisar!) Uma dica fundamental para isso combinar o uso das fichas de estudo com esse mtodo de memorizao. Essa combinao o que chamo de reviso Dinmica (voc vai encontrar esse termo em nenhum outro livro de Vestibular!) As fichas vo servir no s para voc revisar a matria, como tambm para marcar nas prprias fichas quantas vezes voc j as revisou. Assim, voc tem um controle total de quantas revises j fez, e quanto ainda precisa revisar! N canto superior de cada ficha, voc pode colocar, por exemplo, as datas que pretende revis-la. So 4 datas: uma relativa ao dia seguinte aps a criao, outra relativa uma semana aps a criao, e finalmente, a ltima relativa seis meses aps a criao. Veja o exemplo abaixo para ter uma idia de como voc deve fazer: uma ficha criada no dia 20/11/2003, dever ter as seguintes datas de reviso marcadas em algum canto: 21/11/2003 ; 28/11/2003 ; 20/12/2003 e 20/05/2004 Conforme voc for revisando cada ficha nas datas que marcou, voc pode assinar (fazer um risco) na data que acaba de ser revisada, para saber que ficha j foi revisada nessa data. S que conforme o numero de fichas for crescendo, fica meio enrolado saber quando voc precisa revisar cada ficha, no mesmo? A que entra nosso prximo truque, o calendrio de revises.
PAGINA 7 DE 27

Para usar o calendrio de revises, voc precisa antes de mais nada: 1. Classificar Classifique cada ficha por matria. No misture matrias diferentes numa mesma ficha. Classifique as fichas em matemtica, qumica, fsica, etc. e marque no topo de cada ficha a matria qual ela pertence. 2. Enumerar Enumere as fichas. Por exemplo, conforme voc for criando fichas de matemtica, voc coloca um numero no topo de cada uma delas, sempre aumentando. Vai ficar assim: Ficha 1, Ficha 2, Ficha 3.... Agora voc j est para criar o calendrio, para que voc possa marcar e ver facilmente as datas que precisa revisar cada ficha. No meu caso, eu fiz uma tabela. Na vertical eu coloquei as fileiras com as matrias. Na horizontal eu coloquei os dias do ms (de 1 31). Em cada tabela que imprimo eu escrevo em baixo (no rodap) o ms e o ano a qual ela pertence. Quando eu preciso marcar uma data para revisar uma ficha, eu primeiro observo o ms e o ano da reviso, e pego a tabela certa de acordo com esses dados... Depois, eu verifico de qual matria essa ficha (matemtica, qumica, fsica, etc), e procuro o dia do ms que preciso marcar para revisa-la. A s cruzar na tabela (que nem voc cruza com as coordenadas cartesianas) a matria da ficha (vertical) com o dia do ms que terei que revisa-la (horizontal), e anotar nesse cruzamento o nmero da ficha!
PAGINA 8 DE 27

Pra facilitar mais o seu aprendizado, fiz o modelo da tabela. Clique no documento ModeloTabela, que voc fez download. Ao criar uma nova ficha, voc deve marcar as datas de reviso para ela na tabela do ms atual, e tambm nas tabelas dos meses seguintes. Por isso recomendvel j deixar as tabelas dos meses seguintes impressas. Assim, quando voc criar uma nova ficha, voc j marca todas as datas de reviso para ela. Se voc fizer uso dessa tcnica, certamente vai estar gente de muitos candidatos no Vestibular, concursos, e principalmente na Vida.... Voc vai ver que isso faz uma diferena enorme. Tanto no processo de memorizao, quanto no de organizao do seu estudo! CAPTULO III DIVIDINDO A INFORMAO EM PARTES Antes de memorizar qualquer coisa, veja se voc no pode dividir a informao a informao. Por exemplo, quando voc vai memorizar um nmero de telefone, como: 08744513265, no fica mais fcil dividi-lo em partes antes? No caso, ficaria assim: 087 4451 3265. Isso tambm se aplica a diversos outros tipos de informaes. Por exemplo, digamos que voc esteja estudando as principais mudanas ocorridas no Brasil na ltima dcada. No seria muito mais fcil antes de mais nada dividi-las em mudanas: polticas, sociais e econmicas?

PAGINA 9 DE 27

isso que muitos livros fazem, mas nem sempre fazem isso com todos os assuntos, ou no dividem o mximo que podem a informao. Deve-se apenas tomar cuidado para no dividir demais. Divida tudo aquilo que estiver grande demais at ficar num tamanho razovel e mais fcil de guardar. Essa tcnica gera de dividir por parte, gera um excelente resultado. CAPTULO IV O MTODO FUNIL Quando voe usa esse mtodo, seu foco ter uma idia geral do contexto antes de entrar nos detalhes. o que muitos chamam de entender, no simplesmente decorar!. Quando se tem uma idia geral, alem de se entender o que est acontecendo, as partes mais detalhadas passam a ser memorizadas muito mais facilmente. isso que muitos que passam nos vestibulares fazem quando vem algo mais complicado pela frente! Eles pegam sumrios, resumos de livros, captulos, matrias... ou de qualquer outro material que desejem estudar! Muitos livros explicam exageradamente um determinado assunto, e com isso acabem complicando a vida do estudante... por isso que voc precisa antes de mais nada mastigar a essncia do assunto! Voc pode conseguir isso at pela internet (muitos livros, assuntos, etc. podem ser encontrados na forma de resumo, simplesmente fazendo uma busca num site como o Cad?, Altavista, Yahoo, Google, etc.)
PAGINA 10 DE 27

Combinando essa tcnica com a anterior (dividir a informao em partes), voc ter um resultado extraordinrio. OBS: Cuidado apenas para no estudar pedaos de informaes que no estejam relacionados. Ao analisar detalhadamente e seqencialmente como uma outra coisa se relaciona com outro, a informao processada muito mais facilmente. CAPTULO V FAZENDO ASSOCIAES Ns lembramos das coisas atravs de associaes. Cada pedao de informao em nossa memria est conectado a outro pedao de alguma forma. Por exemplo, se for dada a palavra cu, voc pode pensar em cu: azul, nuvem, mar, gua, Deus, etc. Quer ver outro exemplo prtico de associao? Qual a sexta letra do alfabeto? De supeto, talvez voc no soubesse responder que a letra F. mas voc pode descobrir isso facilmente, pensando em A, B, C, D, E, F, e ento F. Nossa! Voc acabou de fazer uma associao! Como voc sabia que a letra A era a primeira do alfabeto, voc continuou escolhendo a prxima letra na seqncia, at chegar letra F Algumas vezes voc pode pensar: E quando eu no ver nenhum associao bvia para memorizar o que preciso? Como fao? Tudo que digo o seguinte: Relaxe! s vezes as associaes no so to bvias de se perceber. Nesse caso, tenha pacincia e tente um pouco mais.
PAGINA 11 DE 27

Vamos super que voc precisasse decorar que a Serra dos Carajs a maior jazida ferrfera do mundo. A princpio, no h nenhuma associao fcil vista....mas parando para pensar um pouco, temos associao a: Veja bem, Carajs no rima com Marajs Ento imagine um monte de Marajs vivendo as custas de uma grande fortuna do mundo. Agora imagine todos esses marajs sobre um tapete vermelho, extremamente da cor do ferro. Que bela absoro! (Serra dos Marajs:-) Como voc pode ver, esse tipo de memorizao pode ser extremamente til para memorizar dados como estatsticas, palavras, nomes, frmulas, etc. Claro que nem sempre vai ser possvel fazer associaes com tudo... Mas no custa nada tentar um pouco, no ? CAPTULO VI ASSOCIANDO COM IMAGENS Esse tipo e associao e to importante que merece um destaque especial. Como j foi visto no tpico anterior, associaes so extremamente teis para memorizar diversos tipos de dados. E adivinha qual a parte mais importante, mais utilizada, e mais marcante desse processo? Isso mesmo, imagens! Para que voc entenda bem isso, vou dar um exemplo clssico. Antigamente, a maioria dos cursos de ingls usavam um mtodo que na poca eles achavam que era o bicho.

PAGINA 12 DE 27

Esse mtodo consiste em simplesmente escrever a palavra em portugus, e ao lado a palavra em ingls. Dessa forma, eles acreditavam que as pessoas associavam mais fcil uma palavra outra, e com isso, aprenderiam mais rpido. Hoje eu posso seguramente dar um urro bem alto pra eles: que viajem! J foi constatado que as pessoas aprendem muito melhor quando associam palavras imagens. assim que ns aprendemos as coisas quando somos crianas. Porm, a partir do momento que somos alfabetizados, a escola passa a nos ensinar as coisas de uma maneira diferente, que mais prtica para ela no para ns! Nosso mtodo natural (e mais eficiente para o aprendizado) vai aos pouco sendo substitudo pela linguagem escrita. Com isso, a cada ano que passa nosso nvel de aprendizado diminui... Porm, do jeito que a maior para da informao que temos pra digerir colocada, no nos resta outra escolha... Precisamos aprender pela forma escrita! E agora? Calma, ainda h uma luz no fim do tnel... Voc ainda pode usar seu lado visual para aprender muita coisa. Como? Por exemplo, digamos que um rapaz combinou se encontrar com sua namorada as duas horas. Ele disse que tinha uma surpresa para ela, que estava guardando h muito tempo (ele pretende ficar noivo dela). Portanto, ele precisa chegar pontualmente ao encontro nesse horrio.
PAGINA 13 DE 27

Nessas condies, parece algo arriscado de no lembrar. Porm, as coisas mudam quando ele comea a pensar em uma figura que liga os dos pedaos de informao. No caso acima, basta ele pensar estar com duas alianas as duas horas. Pronto, formou-se uma associao! Outro caso bem simples de voc entender o de um aluno que precisa decorar o teorema de Pitgoras. Um mtodo bem fcil para ele nunca mais esquecer imaginar um triangulo com um quadrado do lado de cada cateto, e um quadrado maior no lado da hipotenusa. Quanto mais associaes com imagens voc fizer, mais voc ficar surpreso em como isso aumentar sua capacidade de memorizao. Se voc est aprendendo, ou for aprender uma lngua estrangeira, jamais se esquea dessa tcnica! CAPTULO VII RECITANDO ALTO Quando voc tiver que memorizar algo, uma coisa que ajuda muito falar alto a informao. Voc pode repetir as frases, ou apenas as palavras-chaves das idias bem alto. O processo de encodificao aumenta consideravelmente quando se pronuncia alto a informao. Embora recitar alto seja uma tcnica que ajude, muitas pessoas temem isso para no parecerem idiotas. Se esse for o caso, o melhor a fazer s falar assim na presena de pessoas que entendam o que voc est fazendo.
PAGINA 14 DE 27

De qualquer maneira, se h algum incomodo em fazer isso simplesmente no faa. O que eu fao mostrar voc maneiras extremamente eficazes de estudar, e obviamente, nem tudo se aplicara a todos. Algumas vezes voc precisa selecionar o que for mais adequado s suas condies. CAPTULO VIII MNEMNIOS Esse um tipo de memorizao voltado para a simples e pura decoreba! (voc pode at no gostar da idia, mas pra certos assuntos pode ajudar muito no Vestibular!) Existem diversos tipos de Mnemnicos: a. Rimas e sons Essa aqui voc j deve ter feito pelo menos uma vez na sua vida escolar! Tudo o que voc precisa inventar alguma frase que rime, ou uma cano. Exemplo: Bela Magnlia Casou com o senhor BaRo. Agora voc pergunta porque? Simples. Os elementos que eu precisava da tabela peridica eram: Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra. b. Acrnimos Acrnimos, ou siglas, so palavras formadas pelas iniciais de cada palavra em uma expresso. Exemplo: CBF (Confederao Brasileira de Futebol), ONU (Organizao das Naes Unidas), etc.
PAGINA 15 DE 27

Voc pode inventar um acrnimo, quando for o caso. c. Mtodo de Loci Esse mtodo combina organizao, memria visual e associao. Muito usado por antigos oradores para lembrar de seus textos. Antes de usar essa tcnica, voc deve lembrar de um caminho comum pelo qual passe diariamente. Pode ser o caminho do seu dormitrio at a sala, por dentro da sua casa, ou qualquer outro caminho familiar. A primeira coisa que deve ser feita visualizar o caminho e os objetos que esto nele. Aps isso, comece a imaginar as posies que voc vai passar (ex: a primeira pode ser seu quarto, depois o banheiro, etc.) O nmero de posies que voc deve imaginar depende do numero de informaes que voc quer lembrar. Voc no precisa se limitar um caminho. Voc pode at usar isso com uma imagem de um objeto que possa ser dividido em sees especficas. O mais importante usar algo com que voc seja familiar e que veja todo dia. Se voc escolher um caminho, v em cada posio e visualize-a ao mximo. Tendo feito isso, comece a associar mentalmente cada informao que voc precisa memorizar com cada uma das posies. Voc faz isso simplesmente pensando, e logo em seguida na localizao, ou vice-versa.

PAGINA 16 DE 27

Agora, toda vez que voc passar por cada uma dessas posies, adivinha? Isso mesmo, voc vai lembrar daquela informao! Esse tipo de mnemnico especialmente til para decorar textos grandes, tabelas enormes que precisem ser memorizadas em um determinado prazo. Basta associar cada posio do seu caminho com uma parte da informao que voc quer memorizar seguindo a seqncia da informao conforme voc for avanando pelo caminho. Esta tcnica no deve ser usada com qualquer tipo de informao, uma vez que consome um certo tempo, e outros mtodos contidos nesse curso podem ser bem mais fceis para informaes menores. No inicio pode no ser to fcil dominar esta tcnica, mas praticando um pouco voc passar rapidamente a ter muito mais facilidade em usa-la. CAPTULO IX MEMORIZANDO DATAS Nesta parte voc aprender como saber em que dia da semana cai qualquer dia do ano, ou de outros anos. uma tcnica simples, como todas as outras que eu apresento aqui, e funciona muito bem. Imagine o espanto dos seus amigos quando voc lhes disser que memorizou o calendrio inteiro... Talvez eles no acreditem e resolvam testar se verdade mesmo. Claro que esta tcnica no funciona assim, voc no vai precisar memorizar o calendrio inteiro. Tudo que voc precisa memorizar uma frmula e o dia que cai o primeiro sbado de cada ms. To fcil que qualquer criana de oito anos pode aprender!
PAGINA 17 DE 27

A frmula a seguinte:
Dia= (D - 1s) - 7*

Onde: D => Dia da semana; 1s => Dia que cai o primeiro sbado do ms em questo; 7* => Maior mltiplo de 7 que possvel subtrair do resultado dos parnteses, de forma que o resultado seja um nmero entre 1 e 7. Calma, no precisa dizer que complicado, eu vou explicar! Vou dar um exemplo, que mais fcil de entender. Vamos supor que voc quer saber em que dia da semana caiu dia 24 de fevereiro de 1999. O dia que queremos saber 24, ento D=24. Sabemos que o primeiro sbado de fevereiro caiu em um dia 6. Logo, 1s=6. A frmula fica: Dia = (24 - 6) - 7* resolvendo: Dia = 18 - 7* Agora vejamos: qual o maior mltiplo de 7 que podemos subtrair de 18? Se voc no lembra, os mltiplos de 7 so 7x0, 7x1, 7x2, 7x3, 7x4, etc. O maior mltiplo de 7 que podemos subtrair de 18 quatorze, e o resultado 4. Portanto, chegamos resposta: quarta-feira. Pode conferir no calendrio. Se o resultado tivesse sido 1, o dia cairia em um domingo (domingo o primeiro dia da semana). Se o resultado fosse 7, cairia em um sbado. Se fosse dois, segunda-feira; trs, tera-feira; quatro, quarta-feira, e assim por diante.

PAGINA 18 DE 27

Fcil, no acha? Depois de memorizar o dia em que cai o primeiro sbado de cada ms, e treinar um pouco o uso da frmula, voc responder quase que instantaneamente. Voc j viu uma demonstrao desse tipo na TV? Se voc viu e ficou impressionado, saiba que a tcnica usada essa. Abaixo vai a lista dos dias em que cai o primeiro sbado de cada ms no ano de 1999:
Ms Dia Janeiro 2 Fevereiro 6 Maro 6 Abril 3 Maio 1 Junho 5 Julho 3 Agosto 7 Setembro 4 Outubro 2 Novembro 6 Dezembro 4

Olha, no muita coisa para memorizar, e realmente vale a pena. Eu gastei um tempo precioso escrevendo este texto para voc, e gostaria que voc o aproveitasse de verdade, ou meu trabalho vai ter sido intil. No seja o tipo de pessoa que desiste fcil, essas pessoas raramente conseguem algo de significativo na vida. Use o que voc aprendeu aqui, e voc sentir que uma das poucas pessoas que fazem, e no uma das muitas que apenas falam.

PAGINA 19 DE 27

A tcnica ensinada acima permite que voc diga em que dia da semana vai cair qualquer dia desse ano. Mas usando uma outra frmula, voc pode saber o dia da semana de qualquer dia do sculo, ou de outros sculos. o que eu vou explicar agora. Se voc quer saber em que dia da semana vai cair um dia do ano anterior, calcule normalmente, como se fosse desse ano, e depois subtraia um. Por exemplo, 24/02/1999 caiu em uma quarta-feira. Logo, 24/02/1998 caiu em uma tera-feira, e 24/02/1997 caiu em uma segunda-feira. Basta subtrair um dia. Para os anos frente, basta somar um. Mas h uma exceo para essa regra, que so os anos bissextos. Esses anos tm um dia a mais, o dia 29 de fevereiro. O ano de 2000 um exemplo. Se voc quiser saber em que dia cai 24/02/2000 pode aplicar a regra, basta somar um dia: vai cair em uma quinta-feira. Mas se voc estivesse verificando datas aps 29/02, deveria somar dois, ao invs de um dia. Por exemplo: suponha que voc queira saber em que dia vai cair dia 25 de Outubro de 2000. Calcule como se fosse o ano atual, 1999, usando a frmula que est no incio desse texto. O resultado dois, ou segunda-feira. Logo, 25/10/2000 vai cair em uma quarta- feira: segunda-feira+2=quarta-feira. Para anos prximos ao ano atual, o raciocnio acima pode ser usado sem problemas. Mas em casos de datas distantes, fica um pouco difcil. Para esses casos, voc vai usar uma outra frmula, parecida com a primeira, para facilitar o seu clculo. Entretanto, recomendo que voc treine o uso da frmula acima primeiro. Para calcular o dia da semana quando se trata de datas de outros anos que no seja o ano atual, h um outro mtodo, criado a partir da primeira frmula. A frmula a seguinte:
Dia = (D - 1s) ANOS (ANOS/4) 7*
PAGINA 20 DE 27

Onde: D => Dia da semana; 1s => Dia que cai o primeiro sbado do ms em questo; 7* => Maior mltiplo de 7 que possvel subtrair do resultado dos parnteses, de forma que o resultado seja um nmero entre 1 e 7. ANOS => Nmero de anos entre o ano atual e o ano que voc deseja calcular. (Exemplo: 1999-1981=18) Vamos explicao: A parte da frmula que est entre parnteses j foi explicada acima. ANOS o nmero de anos decorridos entre o ano atual ou ano base (1999, no nosso caso) e o ano que se deseja consultar. Se voc deseja saber em que dia caiu 24 de fevereiro de 1981, ANOS, ser igual a 1999-1981, ou seja, 18. O sinal de porque, dependendo da situao, voc dever fazer uma soma ou uma subtrao. H um outro detalhe importante: a diviso da frmula uma diviso inteira, ou seja, se houver resto, ele deve ser desprezado. Nada melhor que um exemplo para esclarecer tudo. Suponhamos que voc queira saber em que dia da semana caiu o dia 24/02/1981. Jogando os valores na frmula, fica: Dia = (D - 1s) ANOS (ANOS/4) 7* Dia = (24 - 6) - ANOS - (ANOS/4) 7* Neste exemplo, ANOS 1999-1981=18: Dia = (24 - 6) - 18 - (18/4) 7* Dia = (18) - 18 - (4) 7* Porque substitumos os dois primeiros sinais de por sinais de menos? porque vamos calcular uma data de um ano anterior ao ano atual. O sinal de antes do 7* tambm ser
PAGINA 21 DE 27

substtuido por um sinal de mais ou por um sinal de menos, mas por enquanto no d para saber qual dos dois usaremos. Preste ateno em como fizemos a diviso: 18 dividido por 4 igual a 4 e o resto 2. Desprezamos o resto, como voc deve fazer ao usar essa frmula. Foi por isso que o sinal de diviso est em cor diferente na frmula, para lembr-lo desse detalhe importante. Continuando: Dia = -4 + 7* Porque substitumos o sinal de por um sinal de soma? porque o resultado parcial deu negativo (-4). Isso significa que devemos ir somando sete ao resultado, at chegar a um nmero que esteja entre 1 e 7. Com isso teremos descoberto o dia da semana. No nosso exemplo, basta somar sete uma vez para chegarmos ao resultado: Dia = -4 + 7 Dia = 3 Isso significa que o dia 24/02/1981 caiu em uma tera-feira. Para explicar essa frmula, eu a resolvi passo a passo, e descrevi todos os detalhes. Para voc, que acabou de ler, ela provavelmente parece complicada e difcil. Eu garanto que basta voc treinar um pouco para ver que realmente muito simples. Recomendo que voc treine a primeira frmula primeiro, e depois de estar bom em calcular dias da semana para o ano atual, ento passe para a segunda frmula. Espero ter dado uma explicao satisfatria CAPTULO X MEMORIZANDO NMEROS

PAGINA 22 DE 27

Este um dos tpicos mais procurados e mais interessantes, mas d um pouquinho de trabalho... Mas tenha certeza de que vale a pena! Imagine quando voc for capaz de memorizar um nmero de 50 dgitos, e se lembrar dele por quanto tempo quiser, sendo at capaz de dit-lo de trs para frente? Interessante, no acha? Ento continue lendo. Existe mais de uma tcnica de para memorizar nmeros. Vou explicar duas delas aqui. A primeira mais fcil de aprender, mas no to poderosa quanto a segunda que, apesar de ser um pouquinho mais trabalhosa para se aprender, muito mais fcil de usar. Mas no se intimide com a forma que estou falando, eu acho que ambas as tcnicas so realmente muito fceis, e tenho certeza de que voc no precisa ser superdotado(a) para aprender. Qualquer um pode! E para uma pessoa inteligente como voc, vai ser moleza. Eu sei que voc uma pessoa inteligente, caso contrrio no estaria lendo isso. O simples fato de voc estar interessado(a) em aprender essas tcnicas mostra que voc uma pessoa muito inteligente. Mostre que voc, alm de inteligente, uma pessoa determinada, e prometa a si mesmo(a) que vai estudar e dominar essas tcnicas e tirar o mximo de proveito que puder! Voc merece. 1 Tcnica - Encontrando padres 2 Tcnica - Associao com imagens 1 - Encontrando padres Essa tcnica relativamente simples, basta treinar um pouco. Consiste em descobrir um padro entre os dgitos de um nmero. Por exemplo: voc acha que consegue guardar o nmero abaixo em 5 segundos? 248101214161820
PAGINA 23 DE 27

E se eu lhe mostrar o nmero assim? 2 4 8 10 12 14 16 18 20 Observe que se trata dos nmeros pares de 1 a 20. O padro identificado acima que os nmeros so acrescidos de dois para formar o prximo nmero da srie. Agora voc j deve estar dizendo: "Tudo bem com esse nmero, mas eu preciso memorizar um monte de nmeros de telefone que no tem padro algum!". Eu lhe respondo: verdade que, geralmente, no to fcil assim achar um padro. Mas basta treinar um pouco! Eu vou passar alguns exerccios que vo lhe ajudar. E tem um outro detalhe importante: um dos fatores que determinam se voc vai lembrar de algo ou no, a ateno que voc dispensa a essa coisa. O simples fato de voc precisar se concentrar no nmero para descobrir um padro j ajuda muito a lembrar do nmero depois. Vou dar mais alguns exemplos de padres, depois eu passo alguns exerccios para voc treinar. Mesmo que voc aprenda a usar a outra tcnica de memorizao de nmeros, e goste mais dela do que dessa, garanto que seu tempo no ser perdido. Muitos testes para empregos possuem algumas questes desse tipo, que visam testar a sua capacidade de associao. 2 4 8 16 32 .... Nesse caso, qual seria o nmero que completaria a srie? O padro a multiplicao por 2: todo nmero da srie igual ao nmero anterior multiplicado por 2. O nmero que viria depois do 32 seria o 64. 1 2 6 12 36 ... ... Quais seriam os dois prximos nmeros? Conseguiu encontrar o padro? o seguinte: para obter o segundo nmero, multiplicamos o primeiro por 2. Para obter o terceiro, multiplicamos o segundo por 3. Para obter o quarto, multiplicamos o terceiro por 2... x2, x3, x2, x3... Os prximos dois nmeros para completar a srie seriam 72 e 216. 3 4 6 10 18 ... ...
PAGINA 24 DE 27

Para conseguir o prximo nmero dessa srie, subtramos 1 do nmero anterior e em seguida, multiplicamos por 2. Os exemplos poderiam se seguir, aumentando o grau de complexidade. Vou deixar alguns exerccios para voc resolver. Todos eles tem pelo menos uma soluo (podem ter mais de uma): 2 0 -4 -12 -28 ... ... 1 2 3 5 8 13 21 ... ... 2 3 6 18 ... ... 4 3 1 1 2 1 -2 -3 ... ... Treine com nmeros de telefone, e outros nmeros que voc precise memorizar. Com um pouco de treino, voc ser capaz de identificar o padro de uma srie numrica com facilidade. E prepare-se para a prxima tcnica de memorizao de nmeros, que incrvel! Imagine-se sendo capaz de memorizar um nmero de 50 dgitos ou mais com facilidade, lembrar dele por quanto tempo quiser, e at recit-lo ao contrrio... CAPTULO XI MANDAMENTOS PARA DESENVOLVER O LADO DIREITO DO CREBRO
Memorizar de maneira: 1. Absurda, incomum; 2. Hilria, humorstica, ridcula; 3. Exagerada, repugnante; 4. Emocional; 5. Bizarra, extica, grotesca; 6. Em movimento, ritmo, som; 7. Colorida, ntida, cintilante; 8. Com semelhanas e contrastes; 9. Usando as sub-modalidades cerebrais; 10. Utilizando os cinco sentidos.

PAGINA 25 DE 27

CAPTULO XII DICAS PARA DESENVOLVER UMA MENTE ALERTA 01) Saiba que no nosso aprendizado ns retemos: 10% do que LEMOS 20% do que ESCUTAMOS 30% do que VEMOS 50% do que VEMOS E ESCUTAMOS (audiovisual) 70% do que OUVIMOS e LOGO DISCUTIMOS 90% do que OUVIMOS e LOGO REALIZAMOS Utilize esses conhecimentos e toda a sua sensibilidade para melhorar sua aprendizagem e para perceber amplamente o universo ao seu redor. 02) Mantenha-se alerta e presente nas suas atividades dirias. No se PREOCUPE! 03) Escreva os recados e listas de compra de maneira organizada. Visualize na tela mental as imagens correspondentes, segundo as tcnicas aprendidas. Faa as compras, guiando-se pela sua memria e, no final, confira. 04) Identifique a voz da pessoa com quem fala ao telefone. ANTES que ela se identifique. 05) Escolha um ambiente e observe-o em todos os DETALHES (sala de consultrio, restaurante, cabeleireiro, etc.), localize os objetos, avalie as formas, cores e a distncia entre eles. Aps cinco dias reconstrua as imagens na sua tela mental. 06) A msica que voc gosta de ouvir, imagine ouvi-la com todos os detalhes. O mesmo pode ser feito com os sabores e os sons. 07) Faa clculos menores de cabea ou no papel. Use a calculadora s para conferir. 08) Leia diversos estilos de livros e revistas. Crie o hbito de comentar sobre eles com os amigos. Forme um pequeno resumo na sua mente.
PAGINA 26 DE 27

09) Mantenha-se atualizado. V ao teatro, cinema, shows, exposies, etc. observe tudo e depois comente a respeito. 10) Quando estudar um assunto, no sobrecarregue o crebro estudando horas seguidas. Prefira sesses curtas (de 60 minutos a 1h 30 min) e nos intervalos de descanso faa alguma atividade bem diferente.

PAGINA 27 DE 27

You might also like