You are on page 1of 5

Filme Para Alm do horizonte Com o ttulo original What Dreams May Come (traduzido no Brasil para Amor

r Alm da Vida), a pelcula de 1997 realizada por Vincent Ward baseia-se no livro homnimo de Richard Matheson (autor de Eu sou a lenda), editado nos EUA em 1978. Recentemente tive a oportunidade de ler o livro (editado no Brasil pela Butterfly Editora), logo aps de ter visionado a adaptao para o cinema e fiquei abismado com a diferena de qualidade entre o livro e o filme. Normalmente o livro sempre melhor que o filme e neste caso isso indubitavelmente verdade. No de espantar que um produtor de Hollywood tenha a dito a Matheson que mais valia terem filmado as pginas do seu livro.

O comeo da histria muito simples: Chris Nielsen vtima de um acidente de viao, no consegue resistir aos ferimentos e morre. Matheson fez muita pesquisa antes de escrever o livro. No prlogo ele refere que: Como o seu tema [do romance] a sobrevivncia aps a morte, imprescindvel que voc [o leitor] perceba, antes de ler a histria, que apenas um aspecto dele ficcional: as personagens e as suas relaes. Com algumas excepes, todos os demais detalhes so o resultado exclusivo de pesquisa. No fim do livro, Matheson lista a bibliografia consultada. L possvel encontrar muitos livros sobre reencarnao, karma e estados ps-morte e alguns de autores teosofistas, com destaque para o de Geoffrey

Farthing, When we die, editado em 1968. Outros autores conhecidos so Evans-Wentz (O livro tibetano dos mortos), Dion Fortune (Atravs dos portais da morte) e Max Heindel (The passing-and life afterward). Geoffrey Hodson e Charles Leadbeater, do campo da chamada neo-teosofia (ou pseudo-teosofia para os mais crticos) tambm esto na lista. Outro dos livros citados de Raymond Moody Jr. que tambm j foi mencionado mais do que uma vez no Lua em Escorpio (veja aqui e aqui). Com tantas referncias, no surpreende que o livro contenha muitos detalhes preciosos, mas o seu principal mrito est na capacidade de Matheson, que fazendo uso de todos os seus recursos de escritor, consegue nos dar uma perspectiva de alguns fenmenos bastante reveladora. Serve como exemplo, a sada do corpo no momento da morte de Chris: Eu conseguia sentir a vida esvaindo, ouvia os sons de novo, muito mais altos agora; centenas de pequenas tiras sendo arrancadas. Eu no tinha sensao de gosto ou cheiro. J no sentia os dedos, meus ps. O torpor comeava a subir pelas pernas. Lutei para recuperar as sensaes, mas no consegui. Algo frio passava pelo meu estmago, pelo meu peito e deteve-se gelidamente em torno do meu corao. Senti meu corao bater lento, como o tambor da procisso de um funeral. Mais frente: Comecei a mexer-me por meio de uma abertura na cabea. Havia um zunido, uma ressonncia, algo correndo muito rpido, como um riacho atravs de um desfiladeiro estreito. Senti que comeava a levantar-me. Eu era uma bolha, subindo e descendo. Pensei ter visto um tnel acima de mim, escuro e infinito. Virei-me e fiquei assombrado ao ver meu corpo deitado na cama. Coberto de ataduras e imvel. Alimentado por intermdio de tubos plsticos. Eu estava conectado a ele por um cordo que brilhava com uma luz prateada. Fino, ele se unia ao meu corpo pelo topo da cabea. Ento, ele entrou na minha cabea. O cordo prateado. Pensei: meu Deus, o cordo prateado. Eu sabia que ele era tudo o que mantinha meu corpo vivo. Depois de perceber que tinha abandonado o seu corpo fsico, Chris Nielsen vai observar a chamada segunda morte, onde se d a separao dos princpios superiores dos inferiores, estes ltimos ficando em decomposio no chamado Kma-loka. Este processo ocorre a meio de uma sesso esprita, e serve para ilustrar o porqu de algumas comunicaes espritas no serem verdadeiras, ou seja, de no ser realmente o falecido que est a ser contactado. Chris olha estarrecido para sua forma astral:

De repente, parei de andar e olhei com horror a sala de estar. Para mim mesmo. Minha mente no conseguia reagir. Eu estava atordoado pela viso. Eu sabia que estava de p onde eu estava. Mas eu tambm estava na sala de estar. Vestido com roupas idnticas. Meu rosto, meu corpo. Eu, sem dvida. Mas como isso era possvel? Eu no estava naquele corpo. Ento, entendi. Eu apenas observava-o. Mirando-o, aproximei-me. A minha figura tinha a forma de um corpo normal. No havia expresso em seu rosto. Poderia ser uma figura em um museu de cera, com exceo de que ela se movia lentamente como se fosse um autmato movido a corda. Mais adiante: A figura no estava respondendo por conta prpria. Ela apenas repetia o que a mente de Perry [o mdium] lhe sugeria. No era eu, absolutamente. Era uma marionete que ele [o mdium] construra com o poder da sua vontade. Chris vai conhecendo depois como funciona o que parecem ser os subplanos do mundo astral, desde os mais elevados aos mais inferiores, onde depois ter de penetrar para tentar resgatar a sua mulher, que entretanto se suicida. O ps-morte dos suicidas reconhecido como muito complicado quer pelas religies, quer pelo Espiritismo e Teosofia. Raymond Moody Jr. tem num dos seus livros a descrio de uma experincia de quase-morte de um suicdio falhado, onde a pessoa percebe quase de imediato que os seus problemas no ficaram resolvidos com essa fuga. Felizmente no morreu, sobrevivendo para contar a experincia ao mdico norte-americano. Moody lanou Vida depois da vida em 1975 e espoletou a discusso sobre a realidade das experincias de quase-morte. Sylvia Cranston no seu extraordinrio livro escrito a meias com Carey Williams, Reincarnation: A New Horizon in Science, Religion and Society menciona o caso de um psiquiatra que usava com sucesso cpias dessa parte do livro de Moody Jr. para dissuadir alguns dos seus pacientes com ideao suicida.

Alis a descrio do estado dos suicidas uma das poucas partes informativas do filme.
Clique aqui e escolha o primeiro video

O livro de leitura muito fcil e apelativa, sendo muito menos lamechas que o filme, onde a situao de drama muito agravada, pois ambos os filhos de Chris tambm morrem. Robin Williams passa meio filme com ar choramingo, o que admito, me mexe bastante com os nervos. No obstante, algumas cautelas devem ser tomadas, pois com certeza Matheson deve ter encontrado diferenas entre os vrios livros que leu. Por exemplo entre a teosofia original de Blavatsky e a neo-teosofia, como aparece aqui expresso nesta pgina do portal Blavatsky Study Center de Daniel Caldwell. Abaixo o trailer do filme, que est pontuado com um generoso 6,7/10 no IMDB, o que provavelmente bastante influeciado pela qualidade dos efeitos especiais que mostram um mundo astral muito intenso (ganhou o scar de melhores efeitos especiais). H esse lado lado positivo das imagens conseguirem impressionar o espectador de uma forma que o pode levar a investigar mais o assunto. Pena , que no seguissem mais de perto o livro de Matheson e tenham tentado seguir uma das receitas moda de Hollywood.

Trailer do filme

You might also like