You are on page 1of 7

Pensamos em fazer experimentos bem simples e de fcil compreenso para o entendimento de duas importantes propriedades que alguns minerais

tm que so a piezeletricidade e a piroeletricidade. A maioria dos materiais de fcil acesso e baratos para serem comprados.

Breve introduo:
Piezeletricidade: A piezeletricidade tem como definio a produo de eletricidade por aplicao de presso ao longo de um eixo polar (eixo com formas cristalinas em cada uma das pontas). O inverso tambm verdadeiro, ou seja, uma aplicao de diferena de potencial resulta em uma deformao. O efeito tambm pode ser observado se o cristal for submetido a um aquecimento no uniforme, pois este causar um estresse mecnico, devido expanso no uniforme. Piroeletricidade: A piroeletricidade tem como definio a produo de cargas eltricas positivas e negativas no extremo de um cristal devido a uma variao de temperatura. Essa variao deve ser uniforme ao longo de toda amostra, para que o efeito no seja confundido com o piezeltrico. Ocorre apenas em minerais que no possuem centro de simetria e tem pelo menos um eixo polar. Vale lembrar que essa variao de temperatura pode ser negativa (resfriando o material) e no s positiva (esquentando o material).

Objetivos:
Temos como objetivos com esse experimento mostrar interessantes caractersticas dos minerais e suas importncias, buscando contextualizar essas propriedades com aplicaes relevantes.

Alm disso, utilizar a prtica experimental como um meio de incentivar o uso da criatividade e do pensamento lgico para a soluo de possveis desafios.

Material necessrio:
Lista com alguns minerais (entre eles, obrigatoriamente quartzo e turmalina); Voltmetro; Eletrodos de monitoramento cardaco; Martelos de borracha ou de madeira; Bico de bunsen com placa; Tenaz.

Procedimento:
Piezeletricidade:
Para verificarmos tal propriedade dos minerais, devemos proceder experimentalmente da seguinte maneira: Afixar os eletrodos de monitoramento cardaco aos lados do cristal e lig-los ao voltmetro. Com o martelo de borracha ou de madeira, bater no cristal com cuidado. Observar se h algum pico na medio. Aproveitando essa montagem, pegar o cristal (caso tenha demonstrado a propriedade) e aquecer na placa com bico de bunsen. O cristal dever gerar novamente um pulso devido ao estresse mecnico causado pelo aquecimento no uniforme, demonstrando novamente o efeito piezeltrico. Piroeletricidade: Com o auxlio da tenaz, aquecer uniformemente os minerais.

Realizar a medio para ver se foi gerado potencial eltrico. Alguns minerais atraem algumas pequenas partculas quando exibem o efeito piroeltrico, o que pode ser usado para visualizar esse efeito. O efeito piroeltrico difcil de ser observado devido ao chamado ponto de Curie, que uma temperatura que quando ultrapassada, faz com que o mineral deixe de apresentar essa propriedade. O efeito tambm observado ao se diminuir a temperatura.

Anlise dos resultados:


A anlise de resultados seria feita por meio de uma tabela. Esta tabela seria distribuda para os alunos para ser preenchida ao longo do experimento. J preenchida, a tabela nos traria informaes importantes como, por exemplo, quais minerais apresentam tais propriedades. A tabela seria da seguinte natureza: Piezeletricidade Mineral 1 Mineral 2 Mineral 3 Mineral 4 Mineral 5 O aluno marcaria com um x se o mineral apresenta ou no a piezeletricidade e a piroeletricidade e depois coloria na ordem dos mais piezeltricos para os menos piezeltricos. Desta forma, seria encerrado o experimento com o aluno fazendo essa atividade que o ajudar a lembrar de tais caractersticas e quais os minerais que as apresentam. Piroeletricidade Ordem de intensidade

Achamos que existem outras duas importantes propriedades dos minerais que podem complementar as informaes j obtidas, poderamos fazer esses outros experimentos para abranger mais as caractersticas de cada mineral. Para isso, escolhemos realizar mais dois experimentos bem simples, porm muito didticos, que mostraro mais duas caractersticas interessantes. Essas propriedades so a condutividade eltrica e o magnetismo.

Breve introduo:
Magnetismo: Alguns minerais podem ser atrados por um campo magntico, como o de um m comum, ou o da prpria Terra. H apenas dois minerais que so atrados pelo m comum de mo: a magnetita e a pirrotita. Dos dois, a magnetita muito mais comum nas rochas e materiais de superfcie como solos e sedimentos. Por isso o magnetismo uma tima propriedade distintiva da magnetita. Outros minerais apresentam tambm propriedades magnticas, porm menos intensas.Podem ser classificados em ferromagnticos ( magnetita,pirrotita), diamagnticos (quartzo) . Os primeiros so atrados fortemente pelos ims e diferentemente dos diamagnticos. Minerais levemente atrados pelo im so paramagnticos(Ex. pirita, micas).

Condutividade Eltrica: Condutividade eltrica o inverso da resistividade eltrica, que uma caracterstica de cada material. Devido a resistividade temos uma resistncia passagem de corrente eltrica. A resistividade dada matematicamente por: = R.S/l ,

onde a resistividade proporcional resistncia eltrica R e a rea de seo transversal S do material e inversamente ao comprimento do

material em questo. Assim, quanto maior a resistividade, menor ser a condutividade, de acordo com a equao: = 1/ Nesse experimento iremos apenas visualizar a condutividade eltrica qualitativamente, pois as amostras no so padronizadas em tamanhos e formas.

Objetivos:
Complementar as propriedades fsicas dos minerais, assim fazendo uma aula mais completa.

Materiais necessrios:
Lista de minerais (entre eles magnetita ou pirrotita e alguns metais nativos e minerais que contenham ferro, por exemplo); Im ou bssola; Ohmmetro.

Procedimento:
Aproximar o im ou a bssola dos minerais e observar o que ocorre. Com as duas pontas de prova do ohmmetro, medir a resistncia das amostras, ajustando a escala de medida conforme necessrio. Com essa medida de resistncia podemos estimar qual material melhor ou pior condutor eltrico. Esses dois experimentos podem ser considerados banais, mas ilustram bem essas duas propriedades dos minerais, alm de contribuir para que os estudantes se familiarizem com alguns aparelhos e prticas experimentais.

Anlise dos resultados:


A anlise dos resultados seria feita da mesma forma dos dois primeiros experimentos, por meio de uma tabela que seria tambm da mesma natureza. Magnetismo Condutividade eltrica Ordem de intensidade Mineral 1 Mineral 2 Mineral 3 Mineral 4 Mineral 5 Assim como na primeira tabela, o aluno marcaria com um x se o mineral apresenta ou no a magnetismo e condutividade eltrica e depois coloria na ordem dos mais condutores at os menos condutores. Desta forma, seria encerrada a aula experimental.

You might also like